Prova Mackenzie 2015.1 com Gabarito

Mackenzie

Prova Mackenzie 2015.1 com Gabarito

Língua Portuguesa

Texto para as questões de 01 a 05

Os bebês nascem com instintos que os ajudam a sintonizar rapidamente os ritmos da fala e a gramática. São muito sensíveis à direção do olhar de outra pessoa, que os ajuda a decifrar frases incompreensíveis, como “olha aquele cachorro engraçado”. Os bebês murmuram e balbuciam, ações que tornam as cordas vocais mais afinadas. Eles também viram a cabeça instintivamente por causa de um barulho e se extasiam com a voz da mãe ou do pai. O elo afetivo é muito importante para o seu desenvolvimento intuitivo e emocional. Embora a linguagem ainda não esteja conectada no seu cérebro, o bebê tem várias artimanhas genéticas que lhe permitem aprender desde o dia de seu nascimento.
John McCrone

MACKENZIE 2015.1 - QUESTÃO 01
Pela leitura do texto, é correto afirmar que:

a) está ausente nos bebês qualquer processo cognitivo que os faça compreender o mundo ao seu redor, uma vez que eles ainda estão distantes da linguagem e da compreensão das ações dos adultos.

b) os bebês realizam ações que organizam sua entrada no mundo da linguagem e os colocam em contato com os adultos, como o ato de murmurar e mesmo o reconhecimento da voz dos pais.

c) as frases ditas pelos adultos para os bebês são incompreensíveis para estes porque eles ainda não conseguem processar nenhum tipo de informação que venha do mundo externo ou do contato com seus pais.

d) o aprendizado dos bebês se inicia no momento exato em que eles viram a cabeça para o lado e reconhecem os seus pais, a partir daí eles já estão prontos para utilizar as primeiras palavras.

e) o aprendizado da língua pelos bebês é algo que depende exclusivamente do ambiente externo e do contato com os pais, pois é improvável que haja habilidades inatas que contribuam para o desenvolvimento da linguagem.


MACKENZIE 2015.1 - QUESTÃO 02
É predominante no texto a função:

a) metalinguística, uma vez que, ao falar do desenvolvimento da linguagem nos bebês, o autor trata com destaque do código linguístico e seus recursos.

b) emotiva, já que o autor do texto e sua subjetividade em relação ao que narra são destacados por meio de elementos linguísticos.

c) referencial, pois a intenção principal do texto é informar o leitor de um assunto que é tratado de modo objetivo pelo seu autor. 

d) fática, porque estão presentes no texto, ao longo de seu desenvolvimento, marcas de interação com o leitor, como perguntas retóricas.

e) poética, pois mais do que informar sobre algo o autor procurou persuadir o leitor pelo modo com que elaborou a mensagem, caracterizada pela linguagem figurada.


MACKENZIE 2015.1 - QUESTÃO 03
Assinale a alternativa correta.

a) Em são muito sensíveis à direção do olhar (linhas 02 e 03), a alteração da palavra direção por “movimentos” manteria a obrigatoriedade do acento indicador da crase na partícula a.

b) A palavra ritmos (linha 02) pode ser escrita de duas maneiras: a própria forma empregada no texto, ritmos, e sua variante “rítimos”.

c) A conjunção embora (linha 09), ao ser empregada, estabelece relação de explicação com o período que lhe sucede imediatamente.

d) Em que os ajuda a decifrar frases (linha 03), a partícula os retoma o referente os bebês.

e) Em murmuram e balbuciam (linha 05), o tempo verbal empregado indica ações que ocorreram de modo pontual uma única vez no passado.


MACKENZIE 2015.1 - QUESTÃO 04
O texto procura:

a) expor um conjunto de informações, tendo como objetivo central apresentar ao leitor uma série de conhecimentos a respeito do tema principal.

b) relatar fatos e experiências vividos pelo seu autor, daí o tom predominantemente autobiográfico naquilo que é explanado.

c) construir um enredo narrativo que é conduzido até seu clímax final.

d) instruir o leitor, uma vez que é construído essencialmente como uma espécie de guia de conduta para os pais, orientando comportamentos.

e) argumentar, já que há a elaboração de posicionamentos críticos, expostos contraditoriamente, com a função essencial de persuadir o leitor.


MACKENZIE 2015.1 - QUESTÃO 05
Assinale a alternativa que apresenta melhor paráfrase para o trecho abaixo, considerando a manutenção do sentido original e o uso da norma culta.

Os bebês murmuram e balbuciam, ações que tornam as cordas vocais mais afinadas. Eles também viram a cabeça instintivamente por causa de um barulho e se extasiam com a voz da mãe ou do pai.

a) Ao murmurar e balbuciar, os bebês instintivamente tem como objetivo afinar suas cordas vocais para que os barulhos que fazem, ao virarem a cabeça, fiquem semelhantes com as vozes do pai e da mãe.

b) A mãe e o pai extasiados com os barulhos que os bebês fazem instintivamente, ao afinarem suas cordas vocais, viram a cabeça quando eles murmuram e balbuciam.

c) Virar a cabeça, ao ouvir um barulho, e se alegrar com o som das vozes dos pais são ações comuns aos bebês, que também murmuram e balbuciam, o que acaba por tornar suas cordas vocais afinadas.

d) Virar a cabeça é um movimento do instinto dos bebês que murmuram e balbuciam quando ouvem as vozes do pai ou da mãe, fazendo, assim, com que suas cordas vocais também se afinem.

e) Ao ouvirem um barulho, os bebês murmuram e balbuciam, assim como viram a cabeça com o som das vozes dos pais, que instintivamente afinam, extasiados, as cordas vocais dos bebês.


Textos para as questões de 06 a 08

Sete anos de pastor Jacob servia

Sete anos de pastor Jacob servia
Labão, pai de Raquel, serrana bela;
Mas não servia ao pai, servia a ela,
E a ela só por prêmio pretendia.

Os dias, na esperança de um só dia,
Passava, contentando-se com vê-la;
Porém o pai, usando de cautela,
Em lugar de Raquel lhe dava Lia.

Vendo o triste pastor que com enganos
Lhe fora assim negada a sua pastora,
Como se a não tivera merecida;

Começa de servir outros sete anos,
Dizendo – Mais servira, se não fora
Para tão longo amor tão curta a vida.
Luís de Camões

Sunetto Crassico

Sette anno di pastore, Giacó servia Labó,
Padre da Raffaela, serrana bella,
Ma non servia o pai, che illo non era trouxa nó!
Servia a Raffaela p’ra si gazá c’oella.

I os dia, na speranza di un dia só,
Apassava spiano na gianella;
Ma o páio, fugino da gombinaçó,
Deu a Lia inveiz da Raffaela.

Quano o Giacó adiscobri o ingano,
E che tigna gaido na sparella,
Ficô c’um brutto d’um garó di arara,

I incominciô di servi otros sette anno
Dizeno: Si o Labó non fossi o pai d’ella
Io pigava elli i li quibrava a gara.
Juó Bananere

MACKENZIE 2015.1 - QUESTÃO 06
A partir de Sete anos de pastor Jacob servia é INCORRETO afirmar que:

a) Jacob é a representação de uma personagem que ultrapassa todas as barreiras para merecer a pessoa amada.

b) do ponto de vista estrutural, o soneto alicerça-se em uma construção linear não isenta de tensão dramática.

c) o discurso narrativo do eu-lírico é interrompido no segundo terceto para inserir a voz de uma personagem.

d) o caráter narrativo da história de Jacob, baseada no texto bíblico, compromete a originalidade da composição poética.

e) nos quartetos, encontra-se a exposição do caso narrado e, no segundo terceto, o remate da história.


MACKENZIE 2015.1 - QUESTÃO 07
Tendo como base o poema modernista brasileiro de Juó Bananere, é correto afirmar que o autor:

a) resgata o tema já utilizado por Luís de Camões, mas concede a ele uma visão mais estereotipada e romântica, como em Servia a Raffaela p’ra si gazá c’oella. (linha 04).

b) valendo-se de uma linguagem macarrônica, representando o falar dos italianos que imigraram para o Brasil nos idos do século XIX e do século XX, critica a visão portuguesa medieval do amor.

c) recorre à intertextualidade para conceder um olhar irônico ao tema já explorado por Luís de Camões, como em Ma non servia o pai, che illo non era trouxa nó! (linha 03).

d) resgata o tema já utilizado por Luís de Camões mas concede a ele uma visão mais ufanista da pátria brasileira, como em Ficô c’um brutto d’um garó di arara, (linha 11).

e) compõe seus textos calcados na ironia, retomando características do teatro vicentino e antecipando características determinantes da poesia da Geração de 1930, cujo expoente é João Cabral de Melo Neto.


MACKENZIE 2015.1 - QUESTÃO 08
Sobre o Classicismo, movimento literário surgido na época do Renascimento, ao qual a crítica vincula Luís de Camões, todas as alternativas estão corretas, EXCETO:

a) destaca-se o predomínio da razão sobre o sentimento nas composições artísticas.

b) há a libertação dos dogmas da Igreja, mas sem o desaparecimento, por completo, da religiosidade.

c) destaca-se a presença da mitologia greco-latina nas composições artísticas.

d) há a preocupação e valorização da perfeição formal nas composições literárias.

e) destaca-se o relato realista, por vezes com enfoque determinista, sobre os eventos narrados nas composições artísticas.


Texto para as questões de 09 a 11

A Esmeralda e o Camafeu

— Se eu encontrasse!...

— Então?... que faria?...

— Atirar-me-ia a seus pés, abraçar-me-ia com eles e lhe diria: “Perdoai-me, perdoai-me, senhora, eu já não posso ser vosso esposo! tomai a prenda que me deste...”

E o infeliz amante arrancou debaixo da camisa um breve, que convulsivamente apertou na mão.

— O breve verde!... exclamou D. Carolina, o breve que contém a esmeralda!...

— Eu lhe diria, continuou Augusto: “recebei este breve que já não devo conservar, porque eu amo outra que não sois vós, que é mais bela e mais cruel do que vós!...”

A cena se estava tornando patética; ambos choravam e só passados alguns instantes a inexplicável Moreninha pôde falar e responder ao triste estudante.

— Oh! pois bem, disse; vá ter com sua desposada, repita-lhe o que acaba de dizer, e se ela ceder, se perdoar, volte que eu serei sua... esposa.

— Sim... eu corro... Mas, meu Deus, onde poderei achar essa moça a quem não tornei a ver, nem poderei conhecer?... onde meu Deus?... onde?...

E tornou a deixar correr o pranto, por um momento suspendido.

— Espere, tornou D. Carolina, escute, senhor. Houve um dia, quando a minha mãe era viva, em que eu também socorri um velho moribundo. Como o senhor e sua camarada, matei a fome de sua família e cobri a nudez de seus filhos; em sinal de reconhecimento também este velho me fez um presente: deu-me uma relíquia milagrosa que, asseverou-me ele, tem o poder uma vez na vida de quem a possui, de dar o que se deseja; eu cosi essa relíquia dentro de um breve; ainda não lhe pedi coisa alguma, mas trago-a sempre comigo; eu lha cedo... tome o breve, descosa-o, tire a relíquia e à mercê dela encontre sua antiga amada. Obtenha o seu perdão e me terá por esposa.

— Isto tudo me parece um sonho, respondeu Augusto, porém, dê-me, dê-me esse breve!

A menina, com efeito, entregou o breve ao estudante, que começou a descosê-lo precipitadamente. Aquela relíquia, que se dizia milagrosa, era sua última esperança; e, semelhante ao náufrago que no derradeiro extremo se agarra à mais leve tábua, ele se abraçava com ela. Só falta a derradeira capa do breve... ei-la que cede e se descose... Salta uma pedra... e Augusto, entusiasmado e como delirante, cai aos pés de D. Carolina, exclamando:

— O meu camafeu!... o meu camafeu!...
Joaquim Manoel de Macedo, A Moreninha.

MACKENZIE 2015.1 - QUESTÃO 09
No excerto, está presente:

a) um narrador-observador que participa da cena apenas para produzir um efeito de comicidade, como em A cena se estava tornando patética (linha 13).

b) o uso da primeira pessoa na voz narrativa, caracterizando um personagem com dupla função: narrador-personagem.

c) um narrador-protagonista que conhece e participa de toda a história, impondo juízo de valores, como em E o infeliz amante arrancou debaixo da camisa um breve (linha 06).

d) o recurso do flashback, iniciado com — Espere, tornou D. Carolina (linha 23), para elucidar uma ação ocorrida no passado com consequências no presente.

e) um narrador que, em perspectiva futurista, exalta a vida moderna, a velocidade e a sociedade urbana.


MACKENZIE 2015.1 - QUESTÃO 10
A partir do fragmento selecionado, pode-se afirmar que a prosa de Joaquim Manoel de Macedo

I. é marcada por enredos cheios de peripécias e final feliz.

II. é composta com uma linguagem simples, estilo fluente e leve.

III. é elaborada em torno de objetividade temática, com negação do sentimentalismo.

Assinale a alternativa correta.

a) Estão corretas apenas as alternativas I e II.

b) Estão corretas apenas as alternativas I e III.

c) Estão corretas apenas as alternativas II e III.

d) Todas as alternativas estão corretas.

e) Nenhuma das alternativas está correta.


MACKENZIE 2015.1 - QUESTÃO 11
Assinale a alternativa INCORRETA sobre a prosa romântica brasileira.

a) Destacam-se autores como Manuel Antônio de Almeida, Bernardo Guimarães, José de Alencar, Joaquim Manuel de Macedo e Visconde de Taunay.

b) Retrata a sociedade da época embasada pela ideologia positivista e pelo cientificismo.

c) Costuma girar em torno da descrição dos costumes da sociedade da época, criando identificação com o público-leitor.

d) É composta por romances de costumes, urbanos, indianistas, regionalistas e históricos.

e) Visconde de Taunay é um dos representantes do romance regionalista com a obra Inocência.


Língua  Inglesa

The following text refers to questions 12 to 14

The Rolling Stones Impose High Ticket Prices for U.S. Tour
“Is that a lot?” says Mick Jagger
By Jerry Hopkins November 15, 1969

LOS ANGELES—The Rolling Stones have returned to the United States for their first tour in more than three years.

It begins with two evening shows at the Forum in Los Angeles November 8th, with tickets priced from $5.50 to $8.50. (This compares to a $7.50 top price for a Blind Faith concert in the same arena, a $6.50 top for the Doors. And in both those concerts, tickets started at $3.50.) In arranging this show, a previously-set hockey game between the Los Angeles Kings and the New York Rangers was rescheduled – at the request of the man who owns both the Forum and the Kings.

Acts appearing at the concerts here will include Terry Reid, who will appear on all the dates, and the Ike and Tina Turner Revue. Negotiations were continuing to have Ike and Tina, B. B. King and Chuck Berry join the Stones in several other cities. 

Promoters of the L.A. concerts said the gross for the evening would exceed $275,000 if the Stones filled the 18,000 seats in the Forum both shows. Similar grosses, on a per show basis, were expected throughout the tour, with the Stones getting guarantees of $25,000 a concert and up, against take home percentages running close to $60,000.

Although figures such as these are not unusual for tours by groups of this magnitude, they did bring strong criticism from, among others, Ralph Gleason in the San Francisco Chronicle.

“Can the Rolling Stones actually need all that money?” Gleason asked. “If they really dig the black musicians as much as every note they play and every syllable they utter indicates, is it possible to take out a show with, say, Ike and Tina and some of the older men like Howlin’ Wolf and let them share in the loot? How much can the Stones take back to Merrie

England after taxes, anyway? How much must the British manager and the American manager and the agency rake off the top?”

“Paying five, six and seven dollars for a Stones concert at the Oakland Coliseum for, say, an hour of the Stones seen a quarter of a mile away because the artists demand such outrageous fees that they can only be obtained under these circumstances, says a very bad thing to me about the artists’ attitude towards the public. It says they despise their own audience.”

When Mick Jagger was confronted by this criticism at a press conference at the Beverly Wilshire Hotel, he left the door slightly open to giving a free concert sometime during the 13-city, 18-concert tour, but his tone didn’t seem too promising.

“There has been talk of that,” he said. “I should think toward the end. We’ll have to see how things go. I don’t want to plan that right now, ‘cause we’re gonna be here some while. We’ve got time for all that. I don’t want to say that’s what we want to do or not do. I’m leaving it rather blurry. I’m not committing myself.”

And about the ticket cost, he strongly indicated that if some people thought prices were high, they might have been a lot worse.

“We were offered a lot of money to do some very good dates – money in front in Europe, before we left, really a lot of bread. We didn’t accept because we thought they’d be too expensive on the basis of the money we’d get. We didn’t say that unless we walk out of America with X dollars, we ain’t gonna come. We’re really not into that sort of economic scene. Either you’re gonna sing and all that crap, or you’re gonna be an economist. I really don’t know whether this is more expensive than recent tours by local bands. I don’t know how much people can afford. I’ve no idea. Is that a lot? You’ll have to tell me.”
www.rollingstone.com

MACKENZIE 2015.1 - QUESTÃO 12
According to the text, the Rolling Stones

a) have been selling more tickets to their concerts than bands like the Doors.

b) have been overcharging the tickets to their concerts in order to be able to make ends meet.

c) are considering giving a concert free of charge in the middle of the tour.

d) might have Howlin’ Wolf opening for them and being paid half the money cost of the tickets.

e) have been planning a brand new tour based on their latest Merrie England CD.


MACKENZIE 2015.1 - QUESTÃO 13
The text explains that

a) sports games are usually played before every concert of the Stones.

b) whether the Stones do need all the money mentioned for their concert tickets is debatable.

c) the Stones didn’t accept the bread offered them due to the fact that it would be too expensive to be paid back.

d) it is widely known that artists in general have been letting their audiences down for quite a while.

e) Mick Jagger doubts that other bands charge their concerts more than the Stones.


MACKENZIE 2015.1 - QUESTÃO 14
The question that the promoters were asked and whose answer can be found in the phrase from $5.50 to $8.50 was probably:

a) How much the ticket cost will be?

b) How much cost the tickets to the Stones’ next concert?

c) What is the ticket prices?

d) Will the ticket prices to be worse than the prices to see other bands?

e) What’s the price range for a concert ticket?


The following text refers to questions 15 to 17.

Female Prisoners Post Sexy Pictures
of Themselves on Social Network
ESTELITA HASS CARAZZAI
FROM CURITIBA

At least two detainees have taken pictures and published them on social networking sites from inside Guarapuava Public Jail, in the state of Paraná.

The pictures, taken on a phone, were found by prison guards and posted online last April.

The 30 year-old detainees are in jail after being accused of drug trafficking. Both are serving provisional sentences, and are yet to be convicted. One has been in jail since April, and the other for a year.

Detainees are not granted possession of cell phones, and, due to this breach, they were awarded a disciplinary sanction and have since been prevented from receiving visits or food sent by family members for 30 days.

Additionally, this occurrence may prevent them from shortening their sentences if they are eventually convicted.

They appear posing in underwear on concrete beds in the female dormitory, which is decorated with animal print.

After the prison guards discovered the images, they inspected the room the two women shared and found the cell phone used to take the pictures.

“This unfortunately happens. Detainees can hide things very well”, the prison chief, Altemir Nascimento, said.

According to Nascimento, 40 cell phones have been seized so far this year in the prison (which also houses men).

CELL PHONE THROWING

The location of the prison in downtown Guarapuava makes matters worse. According to the prison chief, during sunbathing, pedestrians toss cell phones over the wall.

“Cell phones and drugs are thrown over the wall. This happens regularly. On every sunny day two or three items are thrown”, Nascimento said.

At the beginning of the year, in order to bring the “deliveries” to a halt, the prison chief decided to install a protective net over the patio. Since then 77 cell phones have been caught on the net.
http://www1.folha.uol.com.br/internacional/

MACKENZIE 2015.1 - QUESTÃO 15
According to the text,

a) delivery of cell phones to prison has been good business nowadays.

b) recently not all cell phones coming from the outside of the prison building have reached the prisoners.

c) while women are left in prison cells, men are kept in houses inside the Guarapuava Public Jail.

d) when cell phones are found with prisoners, they are banned from sunbathing.

e) the pictures taken on the prisoners’ cell phones were posted on Facebook in the first semester of the year.


MACKENZIE 2015.1 - QUESTÃO 16
Detainees

a) have been denied the right to see their family members since they broke the law in prison.

b) are not allowed to use their phones inside their prison cells for more than 30 days.

c) throw cell phones with sexy images and other kinds of pictures over the wall on sunny days.

d) who decorate their cells with pictures of animals are seriously punished by the prison guards.

e) usually hide the things they bring to jail in the female dormitory.


MACKENZIE 2015.1 - QUESTÃO 17
The only alternative where all the phrases are in the PASSIVE VOICE is

a) have been prevented / are not granted / have taken / after being

b) were found / may prevent / are serving / they inspected

c) is decorated / from shortening / have been caught / being accused

d) were awarded / have been seized / is decorated / are thrown

e) are eventually convicted / have been caught / has been in jail / are yet to be convicted


MACKENZIE 2015.1 - QUESTÃO 18
MACKENZIE

The sentence that does NOT make sense according to the comic strip is

a) Unlike Monica, Jimmy Five plays chess intelligently and differently.

b) Monica, as usual, is mad at Jimmy Five for something wrong he might have done.

c) “Have you thought about chess?” could replace “How about chess?”

d) Monica is so uptight that she can barely listen to Jimmy Five.

e) Jimmy Five’s difficulty in pronouncing certain words is obvious in the story.


Matemática

MACKENZIE 2015.1 - QUESTÃO 19
MACKENZIE

A figura acima é formada por quadrados de lados a. A área do quadrilátero convexo de vértices M, N, P e Q é

a) 6 a²

b) 5 a²

c) 4 a²

d) 4√3 a²

e) 2√5 a²


MACKENZIE 2015.1 - QUESTÃO 20
Se i é a unidade imaginária e MACKENZIE tem determinante igual a 3i, os valores de a e b são, respectivamente,

a) 6 e 3

b) 3 e 1

c) 0 e 6

d) 2 e 4

e) 4 e 2


MACKENZIE 2015.1 - QUESTÃO 21
MACKENZIE

Na figura acima, as circunferências l1 e l2 são tangentes no ponto C e tangentes à reta r nos pontos E e F , respectivamente. Os centros, O1 e O2 , das circunferências pertencem à reta s. Sabe-se que r e s se interceptam no ponto A, formando um ângulo de 30º.

Se AE mede 2√3 cm , então os raios das circunferências l1 e l2 medem, respectivamente,

a) √3 cm e √15 cm

b) √3 cm e 2 cm

c) 2 cm e 6 cm

d) 2 cm e 4 cm

e) 2√3 cm e 4 cm


MACKENZIE 2015.1 - QUESTÃO 22
A soma das raízes da equação cos 2x + cos 4x = 0, no intervalo [0 , π], é  

MACKENZIE


MACKENZIE 2015.1 - QUESTÃO 23
O número de polígonos convexos distintos que podemos formar, com vértices nos pontos de coordenadas (0, 0), (0, 1), (0, 2), (0, 3), (2, 0), (2, 1), (2, 2) e (2, 3), do plano, é

a) 101

b) 84

c) 98

d) 100

e) 48


MACKENZIE 2015.1 - QUESTÃO 24
Em uma das provas de uma gincana, cada um dos 4 membros de cada equipe deve retirar, ao acaso, uma bola de uma urna contendo bolas numeradas de 1 a 10, que deve ser reposta após cada retirada. A pontuação de uma equipe nessa prova é igual ao número de bolas com números pares sorteadas pelos seus membros. Assim, a probabilidade de uma equipe conseguir pelo menos um ponto é

MACKENZIE


MACKENZIE 2015.1 - QUESTÃO 25
makenzie

a) f é crescente e g é decrescente.

b) f e g se interceptam em x = 0.

c) f (0) = – g (0).

d) [F(X)]² - [g(x)]² =  1.

e) f (x) > 0 e g (x) > 0. Ax e R.


Geografia

MACKENZIE 2015.1 - QUESTÃO 26
Observe a imagem para responder a questão.

mackenzie

 A imagem retrata um tipo de ocupação muito comum no Brasil, relacionada muitas vezes a um grave problema socioambiental. A esse respeito, considere as afirmativas a seguir: 

I. A ocupação irregular das encostas tende a elevar a exposição dos solos às enxurradas, contribuindo para deslizamentos que trazem perdas humanas e materiais.

II. Os escorregamentos de solos ocorrem por ocasiões das chuvas mais fortes, evidenciando o caráter acidental desse fenômeno. O processo erosivo provocado pelas chuvas de menor intensidade não é um fator de maior importância neste caso.

III. A ocupação das encostas é uma decorrência da exclusão social que dificulta o acesso de muitas pessoas à moradia. Portanto, esse fenômeno nunca atinge pessoas com melhores condições socioeconômicas, pois suas moradias estão sempre localizadas em áreas fora de risco.

IV. A irregular ocupação das encostas envolve problemas diferentes que, combinados, resultam nos deslizamentos de solos. Entre esses problemas estão: ineficiência da fiscalização dos agentes públicos na ocupação de áreas de risco; dificuldade de acesso a habitação entre os mais pobres; monitoramento inexistente ou insuficiente para minimizar o problema.

Estão corretas apenas as afirmativas

a) I e II.

b) I e III.

c) II e IV.

d) II e III.

e) I e IV 


MACKENZIE 2015.1 - QUESTÃO 27
Observe e analise a imagem a seguir.

mackenzie

 A respeito da área mapeada, considere as afirmativas.

I. Corresponde à Bacia de Campos, onde a produção de petróleo e gás natural ocorre desde a década de 1960.

II. Destaca o campo Tupi na Bacia de Santos, onde recentes descobertas ampliaram as estimativas das reservas de petróleo e gás natural do Brasil.

III. O potencial de exploração de hidrocarbonetos das reservas do pré-sal suscitaram discussões e mudanças legais em relação aos royalties para estados produtores, como BA, ES, RJ, SP, PR, SC e RS.

Assinale

a) se apenas a afirmativa I está correta.

b) se apenas as afirmativas I e II estão corretas.

c) se apenas as afirmativas II e III estão corretas.

d) se apenas a afirmativa II está correta.

e) se apenas a afirmativa III está correta. 


MACKENZIE 2015.1 - QUESTÃO 28
Leia o texto a seguir para responder a questão.

População idosa da Europa é um desafio para o sistema previdenciário
Jornal do Brasil 

O equilíbrio no sistema previdenciário europeu é um dos grandes desafios do continente para as próximas décadas, acreditam os especialistas. Os que vivem de aposentadorias deverão atingir a maioria da população europeia, com cerca de 30% do total em 2050. Porém, a crise econômica que se alastra no Velho Mundo já desempregou cerca de 10% do continente, causando um desequilíbrio que deverá afetar os Estados no futuro.
Fonte: www.jb.com.br/economia/noticias/2012/02/03/

O trecho da reportagem acima retrata parte do problema do chamado “déficit previdenciário”. Este problema envolve aspectos demográficos, econômicos e políticos. A esse respeito, assinale a alternativa correta.

a) O déficit previdenciário é um problema grave da Europa, pois sua população ainda se encontra na primeira fase do processo de transição demográfica, apresentando redução constante dos índices de mortalidade e aumento da expectativa de vida. Os índices elevados de natalidade, pouco superiores às médias mundiais, não têm sido suficientes para a reposição da mão-de-obra e, consequentemente, das contribuições previdenciárias.

b) A população europeia encontra-se na segunda fase do processo de transição demográfica, caracterizando-se por uma queda recente dos índices de natalidade, o que garante a mão-de-obra compatível com as contribuições previdenciárias. Desse modo, o problema do déficit se justifica apenas pela crise econômica deflagrada em 2008.

c) A contínua elevação da expectativa de vida fez aumentar a proporção de idosos no continente europeu, ao mesmo tempo em que a reduzida taxa de natalidade fez com que a proporção da população economicamente ativa não acompanhasse esse crescimento. Esses dois fenômenos, combinados, provocam o déficit previdenciário, agravado pela crise econômica.

d) A população europeia é chamada de “madura” ou “envelhecida”, pois a proporção média de idosos (pessoas acima de 60 anos) nos países do continente ultrapassa os 60% da população total. Nesse contexto, os gastos com aposentadorias e pensões tornam-se muito superiores ao volume das contribuições previdenciárias.

e) A grande participação de imigrantes ilegais é a principal causa do déficit previdenciário nos países europeus, sobretudo na sua porção ocidental. Países como França e Alemanha apresentam grandes percentuais de estrangeiros irregulares, notadamente argelinos e turcos. Esses imigrantes, por serem ilegais, não trabalham, mas consomem os recursos previdenciários sob a forma de aposentadorias e pensões. 


MACKENZIE 2015.1 - QUESTÃO 29
Observe o mapa a seguir.

mackenzie

Assinale a alternativa que indica, respectivamente, as atividades agrícolas tradicionalmente praticadas nos espaços assinalados no mapa com os números 1, 2 e 3.

a) 1- Cotton Belt (algodão), 2- Corn Belt (milho), 3- Wheat Belt (trigo).

b) 1- Wheat Belt (trigo), 2- Cotton Belt (algodão), 3- Sun Belt (frutas).

c) 1- Corn Belt (milho), 2- Dairy Belt (sorgo), 3- Wheat Belt (trigo).

d) 1- Dairy Belt (sorgo), 2- Corn Belt (milho), 3- Cotton Belt (algodão).

e) 1- Rice Belt (arroz), 2- Dairy Belt (sorgo), 3- Corn Belt (milho).


MACKENZIE 2015.1 - QUESTÃO 30
Observe o mapa.

mackenzie

 Tendo como base de análise o mapa e seus conhecimentos, identifique a alternativa que contenha, apenas, informações corretas. 

a) O número 1 no mapa corresponde ao deserto do Saara. Tem sua origem nas massas de ar muito secas da região do Sahel e também por ser entrecortado pela linha do Equador.

b) O número 2 no mapa corresponde ao deserto do Kalahari. Tem sua origem devido à influência direta da Corrente Marítima do Atlântico Sul.Sendo fria, provoca precipitações sobre o mar e, assim, as massas de ar chegam secas ao continente.

c) O número 3 no mapa corresponde ao deserto do Atacama. Tem sua origem devido à influência direta da Corrente Marítima de Humboldt. Sendo fria, provoca resfriamento na atmosfera junto ao oceano e precipitações sobre o mar, fazendo com que as massas de ar cheguem mais secas ao continente.

d) O número 1 no mapa corresponde ao deserto do Saara. Tem sua origem devido à influência direta da Corrente Marítima de Benguela. Sendo quente e úmida, ao adentrar no continente condensa e precipita completamente ao cruzar o compartimento geológico dos Montes Atlas.

e) O número 2 no mapa corresponde ao deserto da Namíbia. Tem sua origem devido à influência direta da Corrente Marítima de Falklands. Sendo quente e úmida, ao penetrar no continente perde sua umidade ao ultrapassar as cadeias montanhosas de Drakensberg, onde torna-se seca, permanecendo muito quente.


MACKENZIE 2015.1 - QUESTÃO 31
Escócia rejeita em plebiscito separação do Reino Unido A Escócia votou para continuar como parte do Reino Unido, rejeitando a independência em plebiscito realizado na quinta-feira.

A apuração das urnas nas 32 regiões administrativas escocesas foi concluída na manhã desta sexta-feira. O “Não” (contra a independência) obteve 2.001.926 de votos, contra 1.617.989 do “Sim”. Em percentuais, a vitória foi de 55,3% contra 44,7%.

Comparecimento nas urnas foi recorde e a contagem atravessou a madrugada na Escócia.
Atualizado em 19 de setembro, 2014 - 03:54 (Brasília) 06:54 GMT
Fonte: http://www.bbc.co.uk/portuguese/noticias/2014/09/140912_escocia_plebiscito_hb.shtml 

Levando-se em conta a notícia dada e seus conhecimentos, analise as afirmações que seguem.

I. A Escócia está localizada no norte da Grã – Bretanha onde predominam as Terras Altas (Highlands), importante cadeia montanhosa do Reino Unido.

II. Os movimentos populares pleiteando a independência da Escócia iniciaram no final do século XX, após a descoberta de extensas jazidas petrolíferas no Mar da Irlanda em sua costa oeste. 

III. O Reino Unido compreende as três nações que ocupam a ilha da GrãBretanha - Inglaterra, Escócia e País de Gales como também sua vizinha Irlanda (Eire e Ulster) que comungam interesses políticos e religiosos.

IV. A economia escocesa é baseada na alta produção têxtil e agrícola, uma vez que Edimburgo e Glasgow são as cidades mais industrializadas da nação. Destaca-se, ainda, na tradicional produção de destilados.

Estão corretas apenas as alternativas

a) I e II.

b) II e III.

c) I e III.

d) III e IV.

e) I e IV.


MACKENZIE 2015.1 - QUESTÃO 32
Em relação às projeções cartográficas, considere as assertivas abaixo:

I. Todas as projeções cartográficas utilizadas atualmente resultam de trabalhos realizados nos séculos XV e XVI, época em que ocorreram as denominadas “grandes navegações”.

II. A projeção de Mercator, desenvolvida no século XVI, é do tipo cilíndrica conforme e preocupa-se, basicamente, com as formas e bem pouco com o tamanho proporcional de cada área.

III. A projeção de Mercator reproduz, com considerável precisão, todas as áreas do globo terrestre, preservando a proporcionalidade entre elas.

IV. A projeção de Gall-Peters é do tipo cilíndrica equivalente, ou seja, preocupase mais com a proporção das áreas representadas do que com suas formas, razão pela qual permite comparar com maior precisão o tamanho de países ou continentes.

Assinale

a) se apenas a assertiva I está correta.

b) se apenas as assertivas I e II estão corretas.

c) se apenas as assertivas II e III estão corretas.

d) se apenas as assertivas II e IV estão corretas.

e) se apenas as assertivas I, III e IV estão corretas.


Química

MACKENZIE 2015.1 - QUESTÃO 33
Determine, respectivamente, o pH e a constante de ionização de uma solução aquosa de um ácido monocarboxílico 0,01 M, a 25ºC, que está 20% ionizado, após ter sido atingido o equilíbrio.

a) 3,3 e 5∙10-⁴.

b) 2,7 e 2∙10-³.

c) 1,7 e 5∙10-⁴.

d) 2,7 e 5∙10-⁴.

e) 3,3 e 2∙10-³.


MACKENZIE 2015.1 - QUESTÃO 34
Durante o processo de transpiração, o ser humano elimina secreções, ricas em proteínas e lipídeos, por intermédio das glândulas sudoríparas. Bactérias presentes nas axilas utilizam tais secreções como “alimento” e produzem compostos malcheirosos como o ácido 3-metil-hex-2-enoico. Assim, é correto afirmar que o ácido 3-metil-hex-2-enoico é uma substância química

a) de cadeia carbônica insaturada e que apresenta um carbono quiral.

b) que pode reagir com o etanol, em meio ácido, e formar um éter.

c) que apresenta isomeria geométrica.

d) que possui 2 átomos de carbono híbridos sp².

e) que apresenta ligações covalentes polares e iônicas.


MACKENZIE 2015.1 - QUESTÃO 35
Foram misturados 100 mL de solução aquosa de cloreto de sódio 0,1 mol.L-¹ com 200 mL de solução aquosa de nitrato de prata 0,2 mol.L-¹. Considerando que as condições sejam favoráveis à ocorrência da reação, é INCORRETO afirmar que

a) o cloreto formado é insolúvel em meio aquoso.

b) o cloreto de sódio será totalmente consumido.

c) haverá excesso de 0,03 mol de nitrato de prata.

d) ocorrerá a precipitação de 0,01 mol de cloreto de prata.

e) a concentração do nitrato de prata na solução final é de 0,03 mol.L-¹.


MACKENZIE 2015.1 - QUESTÃO 36
Em um experimento de laboratório, realizado sob pressão constante e ao nível do mar, foram utilizadas duas soluções, A e B, ambas apresentando a água como solvente e mesmo sal como soluto não volátil, as quais, estando inicialmente na fase líquida, foram aquecidas até ebulição. Desse experimento, foram coletados os dados que constam da tabela abaixo:

mackenzie

Um analista, baseando-se nos resultados obtidos, fez as seguintes afirmações: 

I. A pressão de vapor de ambas as soluções é menor do que a pressão de vapor da água pura.

II. A solução A apresenta menor concentração de sal em relação à concentração salina da solução B.

III. As forças de interação intermoleculares na solução B apresentam maior intensidade do que as forças de interação existentes, tanto na solução A como na água.

É correto dizer que

a) nenhuma afirmação é verdadeira.

b) as afirmações I e II são verdadeiras.

c) as afirmações I e III são verdadeiras.

d) as afirmações II e III são verdadeiras.

e) todas as afirmações são verdadeiras.


MACKENZIE 2015.1 - QUESTÃO 37
O cicloexano (C6H12) é um hidrocarboneto líquido à temperatura ambiente, insolúvel em água, que pode ser obtido pela redução com hidrogênio, na presença de um catalisador e pressão adequados, a partir do benzeno, apresentando valor de entalpia-padrão de formação igual a –156 kJ.mol-¹. Sabendo-se que as entalpias padrão de formação, da água líquida e do dióxido de carbono gasoso são, respectivamente, –286 kJ.mol-¹ e –394 kJ.mol-¹, pode-se afirmar que a entalpia-padrão de combustão do cicloexano é de

a) – 524 kJ.mol-¹.

b) – 836 kJ.mol-¹.

c) – 3924 kJ.mol-¹.

d) – 4236 kJ.mol-¹.

e) – 6000 kJ.mol-¹.


MACKENZIE 2015.1 - QUESTÃO 38
Em uma análise de laboratório, uma amostra de ferro com 100% de pureza foi tratada com 10 mL de solução 1,0 mol.L-¹ de HCl até completa dissolução. A reação ocorrida nesse processo é representada pela equação NÃO BALANCEADA abaixo:

Fe(s) + HCl (aq) → FeCl 2(aq) + H2(g)

Assim, pode-se afirmar que as massas de ferro na amostra e de hidrogênio liberada por essa reação são, respectivamente,

a) 0,28 g e 0,01 g.

b) 0,56 g e 0,04 g.

c) 0,28 g e 0,02 g.

d) 0,84 g e 0,01 g.

e) 0,84 g e 0,04 g.


MACKENZIE 2015.1 - QUESTÃO 39
mackenzie

A creatina é um composto orgânico produzido pelo corpo dos vertebrados e é utilizada no interior das células musculares esqueléticas como fonte de energia. Ela é degradada em fosfocreatina e posteriormente em creatinina, após a realização de exercícios físicos. O seu nível é equilibrado pelos rins, assim a dosagem sorológica de creatinina visa medir a função renal de um indivíduo. De acordo com a fórmula estrutural da creatina, representada acima, são realizadas as seguintes afirmações:

I. Possui em sua estrutura ácido e base segundo a teoria de Bronsted-Lowry.

II. Apresenta os grupos funcionais amina primária, secundária e ácido carboxílico.

III. Possui dois carbonos que apresentam geometria trigonal plana.

Está correto o que se afirma em

a) I e II, apenas.

b) I e III, apenas.

c) II e III, apenas.

d) I, II e III.

e) II, apenas. 


Biologia 

MACKENZIE 2015.1 - QUESTÃO 40
makenzie

O esquema acima mostra, de maneira simplificada, a árvore filogenética dos grandes grupos de seres vivos.

A respeito dessa árvore, são feitas as seguintes afirmações:

I. As arqueobactérias são mais antigas do que as eubactérias.

II. As arqueobactérias são parentes mais próximas dos animais e vegetais do que as eubactérias.

III. As arqueobactérias e eubactérias apareceram na mesma época geológica.

IV. Arqueobactérias, eubactérias e eucariontes tiveram o mesmo ancestral comum.

Estão corretas, apenas,

a) I e II.

b) I e III.

c) I e IV.

d) II e III.

e) II e IV.


MACKENZIE 2015.1 - QUESTÃO 41
Nas plantas superiores (gimnospermas e angiospermas), a fase gametofítica é bastante reduzida e desenvolve-se no interior do próprio esporângio.

Os gametófitos masculino e feminino, nessas plantas, correspondem, respectivamente, ao

a) grão-de-pólen e óvulo.

b) célula do tubo polínico e endosperma.

c) tubo polínico e saco embrionário.

d) microsporócito e megasporócito.

e) célula espermática e oosfera.


MACKENZIE 2015.1 - QUESTÃO 42
Comparando-se as doenças AIDS e Ebola, são feitas as seguintes afirmações:

I. o vírus HIV só é transmitido de uma pessoa para outra pelo contato sanguíneo, enquanto o vírus Ebola, além do sangue, pode ser transmitido também por secreções bucais e nasais.

II. Para o combate à doença Ebola, há a vacinação, enquanto para a AIDS não há esse recurso.

III. A doença Ebola constitui uma endemia, pois atingiu apenas alguns países da África, enquanto a AIDS é uma epidemia, pois sua ocorrência é mundial.

IV. Tanto o vírus HIV como o vírus Ebola podem ser adquiridos pelo homem pelo contato com o sangue de animais, como o macaco.

Estão corretas, apenas,

a) I e II.

b) I e III.

c) I e IV.

d) II e III.

e) II e IV.


MACKENZIE 2015.1 - QUESTÃO 43
mackenzie

O desenho acima mostra um ovo terrestre de um réptil.

As setas I, II, III e IV correspondem, respectivamente, aos seguintes anexos embrionários:

a) alantoide, cório, saco vitelínico e âmnio.

b) alantoide, âmnio, saco vitelínico e cório.

c) cório, alantoide, âmnio e saco vitelínico.

d) saco vitelínico, alantoide, cório e âmnio.

e) âmnio, alantoide, cório e saco vitelínico.


MACKENZIE 2015.1 - QUESTÃO 44
Uma mulher pertencente ao tipo sanguíneo A teve uma criança pertencente ao tipo B que sofreu eritroblastose fetal ao nascer. O pai da criança é receptor universal e também teve eritroblastose fetal. A probabilidade desse casal ter uma criança com o mesmo genótipo da mãe é de

a) 1/2.

b) 1/8.

c) 3/4.

d) 1/4.

e) 0.


MACKENZIE 2015.1 - QUESTÃO 45
mackenzie

Os espaços A, B, C e D serão preenchidos correta e respectivamente por

a) aumento do metabolismo basal; adrenalina; adenoipófise; glucagon.

b) diminuição da glicemia sanguínea; noradrenalina; hipotálamo; insulina.

c) aumento da produção de calor; cortisol; neuroipófise; glucagon.

d) controle do metabolismo de cálcio; aldosterona; adenoipófise; insulina.

e) diminuição da atividade metabólica; adrenalina; hipotálamo; glucagon.


MACKENZIE 2015.1 - QUESTÃO 46
A respeito do sangue, considere as seguintes afirmações:

I. As células desse tecido são produzidas a partir de células tronco adultas presentes na medula óssea.

II. Somente os glóbulos brancos são células sanguíneas nucleadas.

III. A quantidade insuficiente de glóbulos vermelhos é conhecida como anemia.

IV. A produção insuficiente de plaquetas tem como consequência a dificuldade de defesa.

São corretas as afirmativas.

a) I e III, apenas.

b) II, III e IV, apenas.

c) I, II, III e IV.

d) II e III, apenas.

e) I, II e III, apenas.


História

MACKENZIE 2015.1 - QUESTÃO 47
“Os generais os enganam quando os exortam a combater pelos templos de seus deuses, pelas sepulturas de seus pais. Isto porque de um grande número de romanos não há um só que tenha o seu altar doméstico, o seu jazigo familiar. Eles combatem e morrem para alimentar a opulência e o luxo de outros. Dizem que são senhores do universo, mas eles não são donos sequer de um pedaço de terra”.
(Apud Plutarco. Vidas paralelas. Barcelona: Ibéria, 1951. v4, p.150)

Segundo Plutarco, essas foram palavras proferidas por Tibério Graco, político romano, em um discurso público. A respeito da iniciativa promovida tanto por ele, como por seu irmão Caio, durante o período da Republica romana (VI a.C. – I a.C.) podemos afirmar que

a) reafirmou o poder da aristocracia romana, confirmando o direito a terras e indenização em caso de expropriação nos períodos de guerra.

b) os irmãos Graco reconheciam que a distribuição de terras seria a solução para atender às necessidades de uma plebe marginalizada.

c) defendiam uma maior participação política da classe de comerciantes para promover o desenvolvimento e expansão da economia romana. 

d) incitavam o povo a apoiar as ditaduras militares, sendo os generais do exército, os únicos capazes de assumir o governo em época de crise.

e) os irmãos Graco, com o apoio do Senado e da aristocracia romana, puderam promover uma reforma social que aplacou o clima de tensão vivido na época.


MACKENZIE 2015.1 - QUESTÃO 48
A expulsão da Companhia de Jesus de todos os territórios portugueses, em 1759, foi uma das medidas mais polêmicas tomadas por Pombal. Em geral, as justificativas para esse ato são a total incompatibilidade entre o controle das práticas pedagógicas adotadas pelos jesuítas e o projeto educacional iluminista pombalino. Todavia, é importante assinalar que tal expulsão também está relacionada

a) aos embates entre o Despotismo Esclarecido e as convicções dogmáticas da Igreja, que persistiram no governo de Pombal e de D. Maria I.

b) à imposição do catolicismo como religião oficial da colônia, fruto da subordinação da coroa portuguesa às decisões do papa.

c) ao controle do comércio de escravos africanos pelos jesuítas na região norte, impedindo lucros para a coroa portuguesa.

d) à influência da burguesia huguenote na corte de D. José I, exigindo o direito de educar os filhos dos colonos, até então monopólio dos jesuítas.

e) ao interesse em estabelecer o controle sobre as fronteiras da América portuguesa e sobre os recursos econômicos produzidos nessas regiões.


MACKENZIE 2015.1 - QUESTÃO 49
mackenzie

A foto acima, onde flores aparecem saindo dos orifícios das armas, flagrou o movimento de soldados portugueses durante a Revolução dos Cravos, ocorrida em Portugal, em 25 de abril de 1974. Esse momento revolucionário marcou

a) o fim do domínio colonial português sobre suas possessões na África: Moçambique, Guiné-Bissau, Angola, Cabo Verde e São Tomé e Príncipe, poder exercido desde o período das Grandes Navegações.

b) a revolta do Exército contra o fim da ditadura militar, que perdurou até 1974, pois desejavam reivindicar a volta dos militares ao poder, assim como lutavam pelo prestígio das Forças Armadas.

c) a luta armada, por parte das tropas portuguesas, a favor da permanência do domínio “ultramar” ibérico sobre suas colônias africanas, apesar das lutas por emancipação travadas no continente africano. 

d) o fim do regime ditatorial inaugurado por António Salazar (1932-1968), prolongado pelo governo de Marcelo Caetano, e o início do processo que viria a terminar com a implantação de um regime democrático em Portugal.

e) o último momento de luta armada dentro do país, pois o processo de descolonização das colônias africanas sob o domínio português transcorreu de forma pacífica, apesar da resistência do Exército. 


MACKENZIE 2015.1 - QUESTÃO 50
“Meu avô foi buscar prata,
mas a prata virou índios.

Meu avô foi buscar índio,
mas o índio virou ouro.

Meu avô foi buscar ouro,
mas o ouro virou terra.

Meu avô foi buscar terras
e a terra virou fronteira.

Meu avô, ainda intrigado,
foi modelar a fronteira:

E o Brasil tomou a forma de harpa.
(Martim Cererê - Cassiano Ricardo)

O autor, no seu poema Metamorfoses se refere às várias transformações verificadas no território brasileiro. Tais “metamorfoses” presentes acima se referem

a) à importância do indígena brasileiro na composição étnica e cultural do povo brasileiro.

b) às dimensões continentais adquiridas pela nação brasileira e sua semelhança com um instrumento musical.

c) ao processo histórico de penetração e ocupação do território nacional e a delimitação das nossas fronteiras.

d) à conquista do território nacional, realizada pelos nossos indígenas, graças à navegação dos nossos rios.

e) à enorme diversidade de ecossistemas e paisagens naturais presentes no nosso vasto território.


MACKENZIE 2015.1 - QUESTÃO 51
A maior das guerras que a América Latina conheceu no século XIX foi a Guerra do Paraguai (1864-1870). Em 1865, os governos do Brasil, Argentina e Uruguai criaram a Tríplice Aliança contra o governo do presidente paraguaio Solano López. Sobre esse conflito considere as afirmativas dadas.

I. A questão fundamental era a liberalização da bacia do Rio da Prata para o comércio internacional, o que beneficiaria especialmente aos interesses ingleses na região.

II. A expansão da economia paraguaia exigia que o país pudesse exercer controle sobre a navegação dos rios platinos. Com uma indústria florescente, o Paraguai necessitava escoar suas mercadorias através do estuário do Prata.

III. Os países integrantes da Tríplice Aliança foram financiados pelo capital inglês e, portanto, não tiveram suas economias prejudicadas pelo confronto armado.

Assinale

a) se somente a afirmativa I estiver correta.

b) se somente a afirmativa II estiver correta.

c) se somente a afirmativa III estiver correta.

d) se somente as afirmativas I e II estiverem corretas.

e) se somente as afirmativas II e III estiverem corretas.


MACKENZIE 2015.1 - QUESTÃO 52
Durante o século XV, a Europa experimentou o início de uma expansão marítima, que é um marco no início da europeização do mundo. Entre os motivos que levaram os portugueses a buscarem a Expansão Marítima, podemos apontar

a) a queda de Constantinopla para o império turco otomano, em 1453, levando os países católicos a buscarem um novo caminho que os conduzissem à Terra Santa.

b) o crescimento da circulação monetária e a consequente estabilização dos preços, na época, permitindo o acúmulo de que passou a ser investido nas empreitadas marítimas.

c) o fortalecimento do poder dos monarcas europeus, que passaram a governar em caráter absolutista e centralizaram todas as decisões do Estado em suas mãos.

d) a consolidação do sistema de manufaturas controladas pelas grandes corporações de ofício, que passaram a financiar a Expansão Marítima em busca de novos mercados consumidores.

e) a necessidade da expansão comercial, que aumentaria os poderes do rei, manteria os privilégios da nobreza e elevaria os lucros da burguesia, pois o controle comercial do Mediterrâneo pertencia aos italianos. 


MACKENZIE 2015.1 - QUESTÃO 53
Ao analisar os acontecimentos e consequências de 1848, na França, Karl Marx denominou de “18 brumário de Luís Bonaparte” o golpe de Estado realizado por esse último. A denominação é historicamente possível, pois

a) estendeu a ação de seu Império da França até o norte da África, incluindo regiões na Itália e Alemanha, territórios anteriormente também conquistados por seu tio.

b) organizou um Império de caráter despótico absolutista, impôs a censura aos meios de comunicação e proclamou-se cônsul vitalício, atitudes já realizadas por Napoleão.

c) assim como Napoleão, Luís Bonaparte legitimou seu golpe por meio de um plebiscito, extinguindo a República até então vigente para proclamar-se imperador.

d) Luís Napoleão, assim como Napoleão, a princípio realizou reformas absolutistas para depois, já no Império, introduzir princípios iluministas de administração pública.

e) assim como seu tio, Luís Bonaparte se auto coroou imperador, reduziu a interferência do alto clero no governo e limitou o direito ao voto a critérios censitários.


Física

MACKENZIE 2015.1 - QUESTÃO 54
mackenzie

Uma carga elétrica de intensidade Q = 10,0 µC, no vácuo, gera um campo elétrico em dois pontos A e B, conforme figura acima. Sabendo-se que a constante eletrostática do vácuo é k0 = 9.109 Nm²/C² o trabalho realizado pela força elétrica para transferir uma carga q= 2,00 µC do ponto B até o ponto A é, em mJ, igual a

a) 90,0

b) 180

c) 270

d) 100

e) 200


MACKENZIE 2015.1 - QUESTÃO 55
Vários corpos idênticos são abandonados de uma altura de 7,20 m em relação ao solo, em intervalos de tempos iguais. Quando o primeiro corpo atingir o solo, o quinto corpo inicia seu movimento de queda livre. Desprezando a resistência do ar e adotando a aceleração da gravidade g = 10,0 m/s², a velocidade do segundo corpo nessas condições é

a) 10,0 m/s

b) 6,00 m/s

c) 3,00 m/s

d) 9,00 m/s

e) 12,0 m/s


MACKENZIE 2015.1 - QUESTÃO 56
mackenzie

Um jovem movimenta-se com seu “skate” na pista da figura acima desde o ponto A até o ponto B, onde ele inverte seu sentido de movimento. Desprezando-se os atritos de contato e considerando a aceleração da gravidade g = 10,0 m/s², a velocidade que o jovem “skatista” tinha ao passar pelo ponto A é

a) entre 11,0 km/h e 12,0 km/h

b) entre 10,0 km/h e 11,0 km/h

c) entre 13,0 km/h e 14,0 km/h

d) entre 15,0 km/h e 16,0 km/h

e) menor que 10,0 km/h


MACKENZIE 2015.1 - QUESTÃO 57
mackenzie

Um corpo de massa 2,0 kg é lançado sobre um plano horizontal rugoso com uma velocidade inicial de 5,0 m/s e sua velocidade varia com o tempo, segundo o gráfico acima.

Considerando a aceleração da gravidade g = 10,0 m/s², o coeficiente de atrito cinético entre o corpo e o plano vale

a) 5,0.10–²

b) 5,0.10–¹

c) 1,0.10–¹

d) 2,0.10–¹

e) 2,0.10–²


MACKENZIE 2015.1 - QUESTÃO 58
mackenzie

Uma cancela manual é constituída de uma barra homogênea AB de comprimento L = 2,40 m e massa M = 10,0 kg, está articulada no ponto O, onde o atrito é desprezível. A força F tem direção vertical e sentido descendente, como mostra a figura acima.

Considerando a aceleração da gravidade g = 10,0 m/s², a intensidade da força mínima que se deve aplicar em A para iniciar o movimento de subida da cancela é

a) 150 N

b) 175 N

c) 200 N

d) 125 N

e) 100 N


MACKENZIE 2015.1 - QUESTÃO 59
O uso de espelhos retrovisores externos convexos em automóveis é uma determinação de segurança do governo americano desde 1970, porque

a) a imagem aparece mais longe que o objeto real, com um aumento do campo visual, em relação ao de um espelho plano.

b) a distância da imagem é a mesma que a do objeto real em relação ao espelho, com aumento do campo visual, em relação ao de um espelho plano.

c) a imagem aparece mais perto que o objeto real, com um aumento do campo visual, em relação ao de um espelho plano.

d) a imagem aparece mais longe que o objeto real, com uma redução do campo visual, em relação ao de um espelho plano.

e) a distância da imagem é maior que a do objeto real em relação ao espelho, sem alteração do campo visual, quando comparado ao de um espelho plano.


MACKENZIE 2015.1 - QUESTÃO 60
mackenzie

A ponte de fio mostrada acima é constituída por uma bateria, um galvanômetro G, dois resistores, um de resistência elétrica R1 = 10,0 W e outro de resistência elétrica R2 = 40,0 W, um fio condutor homogêneo de resistividade r, área de secção transversal A e comprimento L = 100,0 cm e um cursor C que desliza sobre o fio condutor. Quando o cursor é colocado de modo a dividir o fio condutor em dois trechos de comprimentos L1 e L2 a corrente elétrica no galvanômetro é nula.

Os comprimentos L1 e L2 valem, respectivamente,

a) 50,0 cm e 50,0 cm

b) 60,0 cm e 40,0 cm

c) 40,0 cm e 60,0 cm

d) 80,0 cm e 20,0 cm

e) 20,0 cm e 80,0 cm

COMENTÁRIOS

DESTAQUE
Nome

administração,7,administração financeira,1,administração orçamentária,1,administração pública,1,ads,39563,advogado,1,agricultura,1,agronomia,6,alberteinstein,24,alfabeto,2,amrigs,3,anasem,1,anatomia,2,aocp,142,arquitetura,1,arquitetura e urbanismo,4,arquivologia,1,arte,9,artes visucias,1,assistente social,1,atividade,277,atividade biologia,8,atividade ciências,68,atividade de português,56,atividade espanhol,17,atividade filosofia,5,atividade física,8,atividade fundamental,167,atividade geografia,6,atividade história,84,atividade inglês,2,atividade literatura,3,atividade matemática,27,atividade quimica,7,atividade sociologia,3,auditor fiscal,1,auditoria,1,autoajuda,1,auxiliar administrativo,3,auxiliar judiciário,1,bem-estar,13,biblioteconomia,4,biografia,1,biologia,65,biomedicina,7,bioquimica,1,blogger,3,bncc,12,bolsafamilia,1,callfrom,1,carnaval,2,cecierj,5,cederj,5,cefetba,40,cefetmg,33,celebridades,1,celpebras,1,cesgranrio,52,cfc,9,ciencias,84,ciências contábeis,20,ciências da saúde,1,ciências econômicas,4,ciências sociais,3,claudiogaleno,1,colunas,11,comercio exterior,1,computação,5,comunicação social,1,concurso,364,conhecimento específico,3,conscam,45,conta pra mim,41,contabilidade,8,contabilidade avançada,1,contabilidade de custos,1,contabilidade pública,10,contabilidadedecustos,1,contador,2,coronavirus,8,criminologia,1,cultura,30,curiosidade,5,datas comemorativas,24,declaracoes,6,desenhos,393,design,5,design de interiores,1,design de moda,1,design grafico,1,destaque,3,detran,2,devry,1,dietética,2,direito,156,direito administrativo,27,direito ambiental,2,direito civil,27,direito constitucional,28,direito do trabalho,25,direito eleitoral,1,direito empresarial,26,direito financeiro,1,direito penal,28,direito processual civil,1,direito processual do trabalho,1,direito processual penal,2,direito tributário,26,direitoadministrativo,2,direitocivil,3,direitos humanos,1,duvidas,5,economia,2,educação,51,educação física,16,educação infantil,341,eleicoes,1,enade,264,enare,1,encceja,44,enem,86,enfermagem,16,engenharia,4,engenharia ambiental,1,engenharia civil,1,engenharia da computação,2,engenharia de alimentos,1,engenharia de produção,2,engenharia eletrica,1,engenharia florestal,1,engenharia mecanica,1,engenharia quimica,1,ensino fundamental,313,escola,1,espanhol,39,espcex,32,especial,1,espm,6,esportes,1,estatística,2,exame nacional,2,explicacao,47,facid,1,faculdade,30,faculdade dinamica,2,fadip,1,fagoc,2,famema,28,famerp,14,farmacia,8,fasa,9,faseh,1,fatec,25,fcc,107,fdsbc,4,fei,19,fgv,28,filosofia,24,fiscal de obras e posturas,1,fisica,65,fisioterapia,7,fmabc,4,fmo,2,fonoaudiologia,6,formação geral,6,formula1,1,fps,35,frances,7,frases,1,fuvest,21,gabaritos,34,gastronomia,2,geografia,75,gestao ambiental,3,gestão comercial,2,gestao de qualidade,1,gestao de recursos humanos,3,gestão financeira,3,gestao hospitalar,3,gestão pública,1,habilidades bncc,76,historia,176,ibade,5,ifba,1,ifce,12,iff,1,ifmg,3,ifmt,134,ifnmg,1,ifpe,66,ifpi,7,ifsul,67,ifto,12,imagens,96,ime,68,informatica,10,inglês,57,insper,52,instituto acesso,138,ita,20,jornalismo,14,legislação,10,legislação penal,1,legislação tributária municipal,13,lendas,23,letras,2,libras,1,liceu piauiense,1,literatura,23,lixo,12,logística,2,loja,3,mackenzie,27,marketing,3,matematica,120,matemática financeira,1,medicina,79,medicina legal,2,medicina veterinaria,6,meliuz,1,mtc,1,musica,3,música,1,natal,2,necropsia,1,normal superior,1,noticias,93,nubank,4,nutrição,11,o que e,2,oab,196,obmep,6,odontologia,9,outros,75,pedagogia,6,piaui,1,pnaic,10,portugues,156,praticapsi,3,priuni,1,processos gerenciais,3,procurador,1,professor,11,pronatec,3,prouni,5,provas,999,provas access,1,provas agirh,8,provas albert einstein,6,provas amrigs,3,provas avança sp,5,provas cecierj,2,provas cefetmg,33,provas cfc,8,provas concurso,182,provas enade,263,provas enare,1,provas encceja,35,provas enem,31,provas espcex,3,provas espm,3,provas famema,15,provas famerp,8,provas faseh,1,provas fatec,20,provas fdsbc,2,provas fei,2,provas fgv,3,provas fmabc,2,provas fundatec,3,provas fuvest,11,provas iades,2,provas ieses,3,provas ifba,1,provas ifce,2,provas ifmg,3,provas ifnmg,1,provas ifpi,7,provas ifsul,9,provas ifto,8,provas ime,1,provas ita,9,provas mackenzie,15,provas nível fundamental,2,provas nível médio,18,provas nível superior,107,provas oab,197,provas puc,8,provas pucgo,1,provas pucrj,1,provas residencia,24,provas revalida,4,provas santa casa,7,provas uece,14,provas ueg,4,provas uel,4,provas uem,3,provas uema,4,provas uerj,2,provas ufrgs,1,provas unemat,1,provas unesp,6,provas unicamp,8,provas uniceub,2,provas unichristus,4,provas unifenas,5,provas unifesp,20,provas unifor,5,provas unioeste,2,provas unirg,6,provas unitins,2,provas upe,7,provas usp,25,provas vestibular,352,psicologia,22,publicidade e propaganda,3,publieditorial,2,puc-go,3,puc-pr,2,puc-rs,106,puc-sp,69,pucrj,1,questão alemao,8,questão anasem,60,questão arquitetura e urbanismo,87,questão atualidades,35,questão automação industrial,26,questão auxiliar judiciário,48,questão avmoreira,59,questão cecierj,64,questão cederj,128,questão cespe,124,questão comercio exterior,27,questão computação,136,questão comunicação social,24,questão construção de edifícios,27,questão coronavirus,25,questão crespe,659,questão da access,40,questão da albert einstein,397,questão da aocp,50,questão da avança sp,70,questão da cebraspe,60,questão da cesgranrio,212,questão da espcex,399,questão da famema,481,questão da famerp,50,questão da fasa,102,questão da fatec,1145,questão da fau,96,questão da fcc,340,questão da fgv,769,questão da fmabc,120,questão da fuvest,888,questão da mackenzie,294,questão da oab,3138,questão da obmep,164,questão da puc-pr,103,questão da puc-sp,243,questão da santa casa,400,questão da uece,932,questão da ueg,270,questão da uel,385,questão da uema,287,questão da uemg,115,questão da uerj,140,questão da ufrgs,25,questão da unesp,821,questão da unicamp,659,questão da unicentro,155,questão da uniceub,108,questão da unichristus,307,questão da unifenas,298,questão da unifesp,830,questão da unifor,322,questão da unioeste,80,questão da unirg,357,questão da unitins,101,questão da usp,677,questão de administração,151,questão de administração financeira,6,questão de administração orçamentária,6,questão de administração pública,30,questão de agronomia,124,questão de anatomia,20,questão de arte,70,questão de artes,15,questão de artes visuais,30,questão de auditoria,25,questão de biblioteconomia,39,questão de biologia,1234,questão de biomedicina,164,questão de ciências,748,questão de ciências biológicas,35,questão de ciências contábeis,104,questão de ciências da computação,86,questão de ciências da saúde,20,questão de ciências econômicas,107,questão de ciências sociais,86,questão de concurso,4824,questão de conhecimento geral,5,questão de contabilidade,251,questão de criminologia,5,questão de defesa do consumidor,10,questão de design,116,questão de design de moda,53,questão de dietética,40,questão de direito,3017,questão de direito administrativo,235,questão de direito ambiental,18,questão de direito civil,181,questão de direito constitucional,230,questão de direito da pessoa com deficiência,3,questão de direito do trabalho,130,questão de direito eleitoral,5,questão de direito empresarial,131,questão de direito financeiro,28,questão de direito penal,179,questão de direito penal militar,6,questão de direito previdenciario,10,questão de direito processual civil,55,questão de direito processual do trabalho,5,questão de direito processual penal,44,questão de direito tributário,168,questão de direito urbanistico,8,questão de direitos humanos,4,questão de educação física,212,questão de enfermagem,187,questão de engenharia da computação,91,questão de engenharia de produção,47,questão de espanhol,577,questão de estatistica,29,questão de farmácia,239,questão de filosofia,300,questão de física,1555,questão de física médica,55,questão de fisioterapia,180,questão de fonoaudiologia,135,questão de frances,139,questão de geografia,1305,questão de gestão ambiental,37,questão de gestão de recursos humanos,40,questão de gestão financeira,81,questão de gestão hospitalar,54,questão de história,1847,questão de informática,139,questão de inglês,1323,questão de jornalismo,158,questão de legislação,226,questão de legislação penal,15,questão de legislação tributária,23,questão de literatura,374,questão de marketing,54,questão de matemática,2961,questão de medicina,541,questão de medicina legal,15,questão de medicina veterinária,157,questão de música,36,questão de necropsia,20,questão de nutrição,206,questão de odontologia,152,questão de pedagogia,92,questão de português,3827,questão de processo legislativo,5,questão de processos gerenciais,47,questão de psicologia,261,questão de publicidade e propaganda,54,questão de química,1425,questão de raciocínio lógico,155,questão de radiologia,79,questão de relações internacionais,75,questão de saúde pública,25,questão de secretariado executivo,107,questão de segurança pública,5,questão de servico social,101,questão de serviço social,55,questão de sistemas de informação,30,questão de sociologia,184,questão de teatro,48,questão de tecnologia em agronegocio,53,questão de tecnologia em análise e desenvolvimento de sistemas,30,questão de tecnologia em análise e desenvolvimentos,24,questão de tecnologia em gestão e tecnologia da informação,30,questão de tecnologia em redes de computadores,57,questão de terapia ocupacional,128,questão de turismo,83,questão de vestibular,21927,questão de zootecnia,77,questão design de interiores,26,questão design gráfico,25,questão detran,96,questão do cefetmg,1223,questão do cfc,394,questão do enade,5427,questão do enare,50,questão do encceja,1110,questão do enem,2625,questão do iff,53,questão do ifpi,472,questão do ime,40,questão do ita,405,questão do liceu piauiense,30,questão do mackenzie,391,questão do revalida,405,questão engenharia,55,questão engenharia ambiental,27,questão engenharia civil,27,questão engenharia de alimentos,27,questão engenharia de controle e automacao,27,questão engenharia eletrica,27,questão engenharia florestal,27,questão engenharia mecânica,27,questão engenharia quimica,27,questão espm,239,questão faculdade dinamica,108,questão fadip,54,questão fagoc,50,questão famerp,700,questão faseh,60,questão fdsbc,100,questão fei,210,questão fiscal,40,questão fmo,90,questão funcern,240,questão fundatec,49,questão gastronomia,26,questão gestao comercial,26,questão gestão de qualidade,27,questão gestão pública,26,questão iave,60,questão ibade,107,questão idib,40,questão ieses,100,questão ifce,90,questão ifmg,126,questão ifmt,110,questão ifsul,357,questão ifto,361,questão italiano,8,questão letras,65,questão lógica,5,questão logística,27,questão multidisciplinar,62,questão nucepe,46,questão obras e postura,28,questão processo do trabalho,10,questão processo tributario,15,questão pucgo,126,questão pucrj,70,questão slmandic,70,questão técnico agrícola,15,questão tecnologia em alimentos,27,questão tecnologia em manutenção industrial,27,questão tecnologia em saneamento ambiental,25,questão tecnologia estética e cosmetica,27,questão tecnologia seguranca do trabalho,27,questão teologia,27,questão ucb,106,questão udesc,106,questão uem,186,questão uepg,69,questão uespi,127,questão ufpe,50,questão ufpr,30,questão ufsc,116,questão unemat,77,questão unifaminas,54,questão unifenas,81,questão unifil,29,questão unimontes,3,questão uninassau,90,questão unioeste,81,questão upe,588,questão urologia,15,questão web design,40,questões,41349,quimica,66,raciocínio lógico,7,radiologia,4,redacao,158,Reflexão In Texto,8,relações internacionais,3,religiao,4,resumo,5,revalida,6,rhinsight,8,saeb,2,santacasa,91,saude publica,1,secretariado executivo,4,seguranca do trabalho,1,serviço social,7,sesc,1,sexto ano,1,silabas,18,simulado,2,sisu,2,slmandic,2,sociologia,14,teatro,2,técnico agrícola,1,tecnologia em agroindustria,1,tecnologia em agronegocio,2,tecnologia em alimentos,1,teologia,1,terapia ocupacional,4,textos,45,textos paradidáticos,1,trechos,1,turismo,6,uber,1,ucb,10,udesc,14,uece,48,ueg,4,uel,24,uem,3,uema,9,uemg,13,uepg,3,uerj,73,uespi,3,ufam,3,ufc,2,ufes,2,uffs,4,ufg,1,ufgd,63,ufma,1,ufmg,1,ufpa,1,ufpi,2,ufpr,1,ufrgs,2,ufrn,2,ufsc,5,ufscar,1,uftm,188,unb,1,unemat,2,unesp,17,unicamp,19,unicentro,14,uniceub,4,unichristus,13,unifaminas,1,unifenas,7,unifesp,39,unifor,10,uninassau,3,uninove,1,unioeste,5,unirg,10,unirv,41,unitins,4,upe,21,urbanismo,1,usp,27,vestibular,838,videos,5,vivo,1,zootecnia,5,
ltr
item
INDAGAÇÃO: Prova Mackenzie 2015.1 com Gabarito
Prova Mackenzie 2015.1 com Gabarito
https://1.bp.blogspot.com/-QH1O0ZmShEc/YNUNWc5Mm0I/AAAAAAACvu4/N-hKELo3I3wT2a9NnvJ20mErrbZvA_VJwCLcBGAsYHQ/s16000/mackenzie-indagacao.png
https://1.bp.blogspot.com/-QH1O0ZmShEc/YNUNWc5Mm0I/AAAAAAACvu4/N-hKELo3I3wT2a9NnvJ20mErrbZvA_VJwCLcBGAsYHQ/s72-c/mackenzie-indagacao.png
INDAGAÇÃO
https://www.indagacao.com.br/2022/01/prova-mackenzie-2015-1-com-gabarito.html
https://www.indagacao.com.br/
https://www.indagacao.com.br/
https://www.indagacao.com.br/2022/01/prova-mackenzie-2015-1-com-gabarito.html
true
3110492279122331237
UTF-8
Todas as Postagens Não foram encontradas postagens VEJA TODOS Leia Mais Resposta Cancelar resposta Deletar Por Home PAGINAS POSTS Veja todos RECOMENDADOS PARA VOCÊ Tudo Sobre ARQUIVOS BUSCAR TODOS OS POSTS Nenhuma postagem foi encontrada Voltar para Home Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sab Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Maio Jun Jul Ago Sep Out Nov Dez Agora mesmo 1 minuto atrás $$1$$ minutos agora 1 hora atrás $$1$$ horas atrás Ontem $$1$$ dias atrás $$1$$ semanas atrás mais de 5 semanas atrás Seguidores Seguir CONTEÚDO PREMIUM BLOQUEADO PASSO 1: Compartilhar em uma rede social PASSO 2: Clique no link na sua rede social Copiar todo o código Selecionar todo o código Todos os códigos foram copiados Não é possível copiar os códigos / textos, pressione [CTRL] + [C] para copiar Tabela de conteúdo