Prova Professor de Inglês (Concurso Avança SP - 2022 - Prefeitura de Louveira - SP) com Gabarito PORTUGUÊS Leia o texto a seguir para r...
Prova Professor de Inglês (Concurso Avança SP - 2022 - Prefeitura de Louveira - SP) com Gabarito
PORTUGUÊS
Leia o texto a seguir para responder às questões de 1 a 3.
Investimento em educação e ciência
Por RUY ALTENFELDER - Curador dos Prêmios Fundação Bunge, presidente do Conselho
Superior de Estudos Avançados (Consea) e presidente da Academia de Letras Jurídicas
A contenção do aquecimento global, cujos efeitos já podemos sentir nos dias de hoje, é o grande desafio das próximas gerações. Para frear o desequilíbrio ambiental, precisaremos de combustíveis menos poluentes, de novas técnicas agrícolas, de novas fontes de energia. Teremos que inventar modelos urbanos, econômicos e sociais mais sustentáveis. Estamos na antessala de um rearranjo completo das cadeias produtivas globais e do nosso próprio modo de vida, desafios que só serão superados com base em novos conhecimentos e novas tecnologias.
O investimento em educação e ciência, portanto, nunca foi tão importante. Avanço científico e progresso social sempre foram fenômenos indissociáveis, mas nota-se agora que a própria sobrevivência da espécie humana está em jogo. Sociedades que valorizam a ciência são aquelas com melhores chances de encontrar soluções para os grandes desafios deste século.
A pandemia de covid-19 deu uma amostra disso. Graças à ciência, conseguimos mapear a evolução do vírus e desenvolver vacinas em tempo recorde, as quais vêm reduzindo drasticamente o número de mortes e oferecendo uma rota de saída para a pandemia.
Investir em ciência não é um gasto, mas uma aposta no futuro. No médio e longo prazos, não há aplicação que traga tanto retorno, inclusive financeiro, quanto a valorização do trabalho dos cientistas.
Tecnologias inovadoras podem se tornar negócios bilionários, além de serem decisivas, como vimos, para a construção de um presente sustentável para toda a humanidade.
[...]
Diante de problemas ambientais, sociais e sanitários cada vez mais complexos, infelizmente ainda temos dificuldade para compreender o trabalho do cientista como essencial ao desenvolvimento nacional e até à nossa sobrevivência.
Investir em ciência é garantir que estaremos à altura dos grandes desafios que este século nos reserva.
Quanto antes aprendermos essa lição, mais chances teremos de construir um futuro próspero e sustentável para todos os brasileiros.
postado em 17/11/2021 – texto adaptado
https://www.correiobraziliense.com.br
AVANÇA SP - QUESTÃO 01
Pelas características do texto lido, considera-se que ele pertence ao gênero:
(A) notícia, pois informa o leitor sobre um fato atual e relevante.
(B) crônica, pois narra um fato do cotidiano do mundo moderno.
(C) depoimento, pois expõe uma preocupação do autor.
(D) artigo, pois apresenta a posição do autor sobre um tema de relevância.
(E) instrução, pois ensina algo por meio de explicações.
AVANÇA SP - QUESTÃO 02
“Sociedades que valorizam a ciência são aquelas com melhores chances de encontrar soluções para os grandes desafios deste século.” 2º§
A afirmação contida na oração destacada exprime ideia de:
(A) explicação.
(B) restrição.
(C) conclusão.
(D) comparação.
(E) conformidade.
AVANÇA SP - QUESTÃO 03
“Quanto antes aprendermos essa lição, mais chances teremos de construir um futuro próspero e sustentável para todos os brasileiros.” 6º§
Na estruturação desse período, o autor usou um conector discursivo com ideia de:
(A) conformidade.
(B) comparação.
(C) finalidade.
(D) conclusão.
(E) proporção.
AVANÇA SP - QUESTÃO 04
Assinale a alternativa que completa corretamente as lacunas da frase:
“___________ menos problemas ambientais, sociais e sanitários, se __________ mais investimentos em educação e ciência.”
(A) Deveria haver – existissem.
(B) Deveriam haver – existissem.
(C) Deveriam haver – existisse.
(D) Deveriam haverem – existissem.
(E) Deveria haver – existisse.
AVANÇA SP - QUESTÃO 05
Todas as palavras da frase estão grafadas corretamente, exceto em:
(A) Foi falta de bom senso o corte no orçamento da ciência.
(B) Não esperávamos que ele ascendesse ao cargo tão rapidamente.
(C) O iminente cientista liderou o combate à pandemia no mundo.
(D) Pediram a rescisão do contrato antes que o prazo expirasse.
(E) Ela tem dificuldades para enxergar oportunidades.
MATEMÁTICA E RACIOCÍNIO LÓGICO
AVANÇA SP - QUESTÃO 06
Na escola de Eduarda, as aulas começam às 13 horas. Em um dia são ministradas 6 aulas, cada uma com 50 minutos de duração. Se há um intervalo de 25 minutos entre a terceira e a quarta aula, a que horas do dia Eduarda voltará para casa?
A) 15h55min
B) 16h45min
C) 17h35min
D) 18h25min
E) 18h35min
AVANÇA SP - QUESTÃO 07
As idades das amigas Alice, Beatriz, Carolina e Daniele são quatro números consecutivos. A soma desses números é igual a 74. Qual é a idade da amiga mais velha?
A) 16
B) 17
C) 18
D) 19
E) 20
AVANÇA SP - QUESTÃO 08
Um vestido que custa R$ 120,00 recebeu um desconto de 20% e, em seguida um aumento de 20%.
Qual será o preço final do vestido?
A) R$ 115,20
B) R$ 120,00
C) R$ 151,20
D) R$ 168,00
E) R$ 172,80
AVANÇA SP - QUESTÃO 09
Calcule a soma a seguir e assinale a alternativa correta em centímetros.
0,0350 Km + 0,05 hm + 1,7 dam + 2m + 4dm + 90cm + 3000 mm =
A) 3180
B) 4800
C) 6240
D) 6330
E) 9030
AVANÇA SP - QUESTÃO 10
Gabriel é um colecionador de moedas. Sua coleção possui 80 moedas de 5 centavos, 65 moedas de 10 centavos, 40 moedas de 25 centavos, 35 moedas de 50 centavos e 22 moedas de 1 real. Quantos reais Gabriel possui ao todo em sua coleção?
A) R$ 54,00
B) R$ 60,00
C) R$ 96,00
D) R$ 118,50
E) R$ 150,00
ATUALIDADES
AVANÇA SP - QUESTÃO 11
Segundo o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), as queimadas na região do Pantanal brasileiro aumentaram 210% em 2020, quando comparado ao mesmo período do ano de 2019.
(Fonte: mundoeducacao.uol.com.br)
São causas das queimadas do Pantanal, EXCETO:
A) a ausência de um regime pluvial que favorece a propagação e o avanço das queimadas.
B) a expansão das fronteiras de ocupação da agricultura e pecuária.
C) a limpeza de terreno, como ação de contensão de arbustos e ervas daninhas.
D) o controle de pragas que prejudicam as lavouras.
E) a liberação de gases poluentes que geram um aquecimento do planeta Terra.
AVANÇA SP - QUESTÃO 12
Nos últimos meses o Brasil viu o preço da gasolina subir constantemente. Em quase todo território nacional, o litro do combustível pode ser encontrado acima de R$ 7, assustando muitos motoristas.
(Fonte: autopapo.uol.com.br, 2021)
São fatores que influenciaram no aumento do preço da gasolina em 2021, EXCETO:
A) elevação dos preços de biocombustíveis.
B) aumento do consumo e da demanda pelo petróleo.
C) alteração das alíquotas de ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços).
D) restrição de oferta, devido à pouca quantidade disponível de petróleo.
E) desvalorização cambial.
AVANÇA SP - QUESTÃO 13
A Amazônia Legal perdeu 10.476 km² de floresta entre agosto de 2020 e julho de 2021, meses em que se mede a temporada do desmatamento. A taxa é 57% maior que a da temporada passada, além de ser a pior dos últimos dez anos, aponta o Instituto do Homem e Meio Ambiente da Amazônia (Imazon).
(Fonte: g1.globo.com, 2021)
Analise as afirmativas.
I- espécies de animais e vegetais ameaçadas de extinção.
II- empobrecimento do solo.
III- construção de hidrelétricas.
IV- expansão do agronegócio.
V- aumento do aquecimento global.
São CONSEQUÊNCIAS do desmatamento da Amazônia Legal para o Brasil, o indicado apenas nos itens:
A) I, II e V.
B) I, II e III.
C) II, IV e V.
D) I, III, IV e V.
E) III e IV.
AVANÇA SP - QUESTÃO 14
O presidente Jair Bolsonaro defendeu hoje (9/09) uma “reforçada cooperação” dos países do Brics em prol da modernização da Organização Mundial do Comércio (OMC).
(Fonte: agenciabrasil.ebc.com.br, 2021)
São países que fazem parte do Brics:
A) Brasil, Rússia, Inglaterra, Chile e Suíça.
B) Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul.
C) Brasil, Romênia, Índia, Chile e Suíça.
D) Brasil, Rússia, Inglaterra, China e África do Sul.
E) Brasil, Romênia, Índia, China e Suíça.
AVANÇA SP - QUESTÃO 15
Em 2021, a Guerra na Síria completou 10 anos. Até dezembro de 2020, mais de 380 mil pessoas já tinham morrido nessa guerra que não tem fim à vista e que já foi considerado o pior desastre humanitário desde a Segunda Guerra Mundial.
(Fonte: www.todamateria.com.br)
Analise as afirmativas.
I- Além de causar centenas de milhares de mortes, a guerra deixou mais de 2,1 milhões de civis feridos ou permanentemente incapacitados.
II- Aproximadamente 5,6 milhões de pessoas estão registradas como refugiadas no exterior. A maioria (cerca de 93%) dos refugiados estão nos países vizinhos do Líbano, Jordânia e Turquia.
III - Em março de 2011, manifestações pró-democracia começaram na cidade de Deraa, no sul do país, inspiradas por levantes em países vizinhos contra governos opressivos, na chamada Primavera Árabe.
Está(ão) correta(s) a(s) afirmativa(s):
A) I, apenas
B) I e II, apenas
C) III, apenas
D) I e III, apenas
E) I, II e III
NOÇÕES DE INFORMÁTICA
AVANÇA SP - QUESTÃO 16
O Google Chrome permite que tenhamos uma navegação mais privada, que não salva histórico de navegação, cookies e dados de site, e informações fornecidas em formulários. Qual o nome desse modo de navegação?
(A) Navegação anônima.
(B) Navegação corporativa.
(C) Navegação empresarial.
(D) Navegação pessoal.
(E) Navegação privada.
AVANÇA SP - QUESTÃO 17
No Google Chrome é possível salvarmos uma “foto” da página que estamos em formato de pdf, após clicar no ícone qual é a opção que devemos escolher?
(A) Buscar
(B) Downloads
(C) Histórico
(D) Imprimir
(E) Transmitir
AVANÇA SP - QUESTÃO 18
Sobre o programa Microsoft Excel 2016, é possível dizer que para inserir uma nova linha em alguma planilha se deve:
(A) Selecionar a aba em que será inserida a nova cédula em branco; Então inserir novas linhas até formar uma coluna.
(B) Selecionar a aba em que será inserida a nova linha em branco; Então, inserir novas cédulas até formar uma linha.
(C) Selecionar a célula ou um intervalo de cédulas em que será inserida a nova linha em branco; Na guia Página Inicial, clicar na seta abaixo do botão Retirar; no menu exibido, clique em Inserir Linhas na Planilha.
(D) Selecionar a linha ou um intervalo de linhas em que será inserida a nova linha em branco; Na guia Página Inicial, clicar na seta abaixo do botão Inserir; no menu exibido, clique em Inserir Linhas na Planilha.
(E) Selecionar a planilha em que será inserida a nova linha em branco; Na guia Página Inicial, clicar na parte inserir células novas.
AVANÇA SP - QUESTÃO 19
“Refere-se à prática de enviar uma mesma mensagem a vários destinatários de tal maneira que eles não conheçam uns aos outros.”
A prática citada no trecho acontece quando enviamos um e-mail:
(A) Com cópia oculta.
(B) Em cópia acoplada.
(C) Para um destinatário público.
(D) Para vários destinatários.
(E) Privado
AVANÇA SP - QUESTÃO 20
O atalho de teclado usado para recortar um item selecionado é:
(A) Alt + Ctrl.
(B) Alt + Tab.
(C) Ctrl + Alt.
(D) Ctrl + V.
(E) Ctrl + X.
CONHECIMENTOS PEDAGÓGICOS E LEGISLAÇÃO EDUCACIONAL
AVANÇA SP - QUESTÃO 21
De acordo com a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDBEN 9394/96), a União, os Estados, o Distrito Federal e os Municípios organizarão, em regime de colaboração, os respectivos sistemas de ensino. Sendo assim, é incumbência da União, EXCETO:
(A) Assumir o transporte escolar dos alunos da rede estadual.
(B) Elaborar o Plano Nacional de Educação, em colaboração com os Estados, o Distrito Federal e os Municípios.
(C) Estabelecer, em colaboração com os Estados, o Distrito Federal e os Municípios, competências e diretrizes para a educação infantil, o ensino fundamental e o ensino médio, que nortearão os currículos e seus conteúdos mínimos, de modo a assegurar formação básica comum.
(D) Estabelecer, em colaboração com os Estados, o Distrito Federal e os Municípios, diretrizes e procedimentos para identificação, cadastramento e atendimento, na educação básica e na educação superior, de alunos com altas habilidades ou superdotação.
(E) Organizar, manter e desenvolver os órgãos e instituições oficiais do sistema federal de ensino e o dos Territórios.
AVANÇA SP - QUESTÃO 22
A obra de Paulo Freire, Pedagogia da Autonomia, traz uma reflexão sobre a prática educativa na formação de docentes, numa abordagem educativo-progressista, fazendo uma análise de saberes fundamentais, enumerados através de exigências de um ensino em favor da autonomia do educando.
Sobre os saberes indispensáveis à prática docente, segundo a Pedagogia da Autonomia, é INCORRETO afirmar que:
(A) O professor que não leva a sério sua formação não tem força moral, nem competência profissional para coordenar as atividades de sua classe. Ele precisa ter comprometimento com o educando, possibilitando uma aprendizagem democrática.
(B) O rigor do pensar certo para fazer certo negam uma prática de preconceito, pois uma das tarefas mais importantes da prática educativo-crítica é propiciar as condições em que os educandos em relação uns com os outros e todos com o professor ou a professora ensaiam a experiência profunda de assumir-se como ser social e histórico, como ser pensante, comunicante, transformador, criador, realizador de sonhos, capaz de ter raiva porque capaz de amar.
(C) Os educadores devem ensinar com rigorosidade metódica, pois não há ensino sem pesquisa aproximando os educandos dos objetos cognoscíveis, com criatividade, investigação, curiosidade, humildade e persistência, ética e estética, levando à procura pelo esclarecimento através de perguntas e indagações que fazem parte de uma prática que leva à autonomia do ser.
(D) Ter consciência do inacabamento do ser é fundamental na formação docente para poder sempre buscar essa conclusão histórica e social do ser. Para isto é importante o respeito à autonomia e à dignidade do ser do educando em busca da curiosidade e inquietação em suas descobertas.
(E) O educador não deve estar aberto a indagações, à curiosidade, às perguntas dos alunos, criando possibilidades para sua própria produção e construção, pois ensinar é transferir conhecimento.
AVANÇA SP - QUESTÃO 23
Conforme a Pedagogia da Autonomia, de Paulo Freire, alguns saberes são indispensáveis à prática docente. Nesse sentido, analise as afirmativas a seguir e marque V para verdadeiro e F para falso.
( ) Ensinar exige liberdade e autoridade, no sentido de que uma pedagogia da autonomia tem de estar centrada em experiências estimuladoras da decisão e da responsabilidade em experiência respeitosas da liberdade.
( ) A afetividade se acha excluída da cognoscibilidade. A prática educativa é tudo isso: afetividade, alegria, capacidade científica, domínio técnico a serviço da mudança ou, lamentavelmente, da permanência do hoje
( ) Paulo Freire defende a função de educador autoritário e conservador, que não permite a participação dos educandos, suas curiosidades, insubmissões, e as suas vivências adquiridas no decorrer da vida e do seu meio social.
( ) O professor exerce uma grande importância para que haja um movimento de mudança social.
A sequência CORRETA é:
(A) F – V – F – V.
(B) V – F – F – F.
(C) V – F – F – V.
(D) V – F – V – F.
(E) F – V – V – F.
AVANÇA SP - QUESTÃO 24
Sobre o Plano de Ensino ou Plano Curricular, é CORRETO afirmar que:
(A) O plano de ensino ou plano curricular deve constituir-se na organização didática do processo de ensino destinado a cada turma, levando em consideração tanto as defasagens como os conhecimentos prévios dos alunos de modo a garantir que todos os alunos alcancem os objetivos de aprendizagem contidos no plano de ensino.
(B) O plano de ensino ou plano curricular é o plano integral da instituição composto pelos referenciais que dizem respeito aos objetivos e metas estabelecidas para cada uma das dimensões de gestão da escola: pedagógica, administrativa, recursos humanos, recursos financeiros e resultados educacionais.
(C) O plano de ensino ou plano curricular, enquanto instrumento personalizado de trabalho, deve ser desenvolvido para atingir os objetivos de cada turma em separado.
(D) O plano curricular ou de ensino constitui-se no referencial com os fundamentos de cada disciplina. Nele devem estar expressos as expectativas de aprendizagem, os conteúdos previstos e as propostas de avaliação para cada ano/série.
(E) O planejamento escolar deve ser estruturado e articulado através de três níveis: o planejamento da escola, o plano de ensino ou plano curricular e o plano de aula.
AVANÇA SP - QUESTÃO 25
Leia o trecho a seguir.
O movimento mundial pela educação inclusiva é uma ação política, cultural, social e pedagógica, desencadeada em defesa do direito de todos os estudantes de estarem juntos, aprendendo e participando, sem nenhum tipo de discriminação. A educação inclusiva constitui um paradigma educacional fundamentado na concepção de direitos humanos, que conjuga igualdade e diferença como valores indissociáveis, e que avança em relação à ideia de equidade formal ao contextualizar as circunstâncias históricas da produção da exclusão dentro e fora da escola.
Fonte: BRASIL. Ministério da Educação. Política Nacional de Educação
Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva. Disponível em:
http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=16690-politica-nacional-de-educacao-especial-na-perspectiva-da-educacao-inclusiva-05122014&Itemid=30192
Sobre a educação na perspectiva inclusiva, é INCORRETO afirmar que:
(A) A educação especial direciona suas ações para o atendimento às especificidades dos estudantes no processo educacional e, no âmbito de uma atuação mais ampla na escola, orienta a organização de redes de apoio, a formação continuada, a identificação de recursos, serviços e o desenvolvimento de práticas colaborativas.
(B) As atividades desenvolvidas no atendimento educacional especializado diferenciam-se daquelas realizadas na sala de aula comum, sendo substitutivas à escolarização. Esse atendimento visa a formação dos estudantes com vistas à autonomia e independência na escola e fora dela.
(C) Na modalidade de educação de jovens e adultos e educação profissional, as ações da educação especial possibilitam a ampliação de oportunidades de escolarização, formação para ingresso no mundo do trabalho e efetiva participação social.
(D) Na perspectiva da educação inclusiva, a educação especial passa a integrar a proposta pedagógica da escola regular, promovendo o atendimento aos estudantes com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades/superdotação.
(E) O atendimento educacional especializado tem como função identificar, elaborar e organizar recursos pedagógicos e de acessibilidade que eliminem as barreiras para a plena participação dos estudantes, considerando suas necessidades específicas.
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS
AVANÇA SP - QUESTÃO 26
Esta abordagem, defendida pelos PCNs (Parâmetros Curriculares Nacionais) para o ensino de língua estrangeira, visa desenvolver a competência linguística através da comunicação, da troca de experiência, da relação construída por meio do convívio entre os seres. Enfatiza situações reais condicionadas ao uso da segunda língua e parte do princípio da reflexão ao utilizar diferentes gêneros textuais.
O texto acima se refere a qual das abordagens e métodos de ensino de língua inglesa?
(A) Método gramática – tradução.
(B) Método sociointeracionista.
(C) Método direto.
(D) Método audiolingual.
(E) Método situacional.
AVANÇA SP - QUESTÃO 27
A teoria de aprendizagem desta abordagem consiste no tipo de hábito de aprendizagem. Para tanto, utiliza-se de frases previamente prontas, que são apresentadas aos alunos e relacionadas a diferentes situações ou contextos para que esses as memorizem e repitam. Desse modo, frases já prontas são apresentadas aos alunos, sendo relacionadas a diferentes situações ou contextos para que os alunos as memorizem e repitam. Esses exercícios de repetição são referidos como ‘drills’.
O texto acima se refere a qual das abordagens e métodos de ensino de língua inglesa?
(A) Método direto.
(B) Método sociointeracionista.
(C) Método audiolingual.
(D) Método oral e ensino de línguas situacional.
(E) Abordagem comunicativa.
AVANÇA SP - QUESTÃO 28
Canale (1984), baseado nas idéias de Dell Hymes, desenvolveu um modelo de competência comunicativa que envolviam outras competências, são elas, exceto:
(A) Competência gramatical.
(B) Competência sociolinguística.
(C) Competência discursiva.
(D) Competência estratégica.
(E) Competência interpessoal.
AVANÇA SP - QUESTÃO 29
Observe as afirmativas a seguir:
I - A competência gramatical diz respeito ao domínio da língua, entendida como um sistema, englobando os conhecimentos fonológicos, morfológicos, sintáticos e semânticos, além de pronúncia e ortografia.
II - A competência sociolinguística compreende os fatores de uso da língua em diferentes contextos, depende de fatores contextuais como o status dos participantes, o propósito da interação, além das normas e convenções dos grupos sociais e do repertório do indivíduo.
III - A competência interpessoal diz respeito a capacidade de viver em sociedade, à interação dos seres falantes da língua e como eles usam a língua para se comunicarem entre si formando, assim, ciclos sociais.
Sobre as competências da abordagem comunicativa, assinale a alternativa correta:
(A) Somente as afirmativas I e III estão corretas.
(B) Somente as afirmativas II e III estão corretas.
(C) Somente as afirmativas I e II estão corretas.
(D) Somente a afirmativa I está correta.
(E) Somente a afirmativa III está correta.
AVANÇA SP - QUESTÃO 30
Observe as sentenças a seguir:
I - The crime happened right here.
II - The party will be on my house.
III - The TV is still inside the box.
Assinale a alternativa correta:
(A) As três sentenças estão no mesmo tempo verbal.
(B) A sentença II possui em erro ortográfico.
(C) A sentença III utiliza um auxiliar modal.
(D) A sentença I está no presente.
(E) As três sentenças utilizam advérbios de lugar.
AVANÇA SP - QUESTÃO 31
Observe as sentenças abaixo:
I - My father always was an honest man.
II - He built a hospital downtown.
III - Today, his hospital is also a university
Assinale a alternativa correta:
(A) O artigo indefinido está sendo usado incorretamente nas três sentenças.
(B) O artigo indefinido está sendo usado corretamente somete nas sentenças II e III.
(C) O artigo indefinido está sendo usado corretamente somete nas sentenças I e III.
(D) O artigo indefinido está sendo usado corretamente somete nas sentenças I e II.
(E) O uso do artigo indefinido está correto nas três sentenças.
AVANÇA SP - QUESTÃO 32
Observe a estrutura verbal a seguir:
• Sujeito + simple future do verbo to have (will have) + o particípio do verbo principal.
A estrutura verbal apresentada acima é a representação de qual tempo verbal?
(A) future.
(B) future continuous.
(C) simple future.
(D) future perfect.
(E) future perfect continuous.
AVANÇA SP - QUESTÃO 33
Observe a tabela a seguir:
Assinale a alternativa que preenche corretamente os espaços em branco na tabela acima:
(A) My – His – Us – Their.
(B) Mine – Hes – Our – Theirs.
(C) My – Hes – Our – Theyr.
(D) Mine – His – Our – Their.
(E) Mine – His – Us – Theyr.
AVANÇA SP - QUESTÃO 34
Observe as sentenças a seguir:
I - For now on you have your own bedroom.
II - My father was a bus driver for 10 years.
III - My mother-in-law is very sweet.
Assinale a alternativa correta:
(A) A sentença I não possui verbo.
(B) As três sentenças possuem substantivos compostos.
(C) A sentença III possui um erro ortográfico.
(D) As sentenças II e III possuem pronomes reflexivos.
(E) A sentença I possui um pronome demonstrativo.
AVANÇA SP - QUESTÃO 35
François Gouin, francês, professor de latim do final dos anos 1800, decidiu aprender alemão e, para isso, morou em Hamburgo por um ano. Ao invés de comunicar-se com falantes de alemão, Gouin fez sequências de tentativas de dominar a língua através de técnicas como memorizar uma gramática da língua alemã e uma tabela de verbos irregulares.
Ao ir para a universidade testar seus conhecimentos, percebeu que não conseguia compreender nenhuma palavra na língua. Ele retornou ao isolamento e continuou em sua árdua tarefa de memorização de regras e tradução de clássicos de Goethe e Schiller, porém ao tentar estabelecer comunicação oral com falantes da língua continuou sem êxito. Tais experiências mostraram a François Gouin o absurdo do Método Tradicional, fazendo com que ele, após falhar, voltasse para casa.
Após retornar para seu país e observar os avanços que seu sobrinho de três anos tinha obtido na aquisição de sua língua materna, Gouin percebeu que o aprendizado de uma língua é “primeiramente uma questão de transformar percepções em conceitos. As crianças usam a língua para representar seus conceitos. A língua é uma maneira de pensar, de representar o mundo para alguém.”
(BROWN, 2007, p. 20, tradução da autora).
François Gouin foi responsável pela criação de qual metodologia de ensino de língua estrangeira?
(A) Método de Série.
(B) Método Direto.
(C) Método Audiolingual.
(D) Cognitive Code Learning.
(E) Community language learning.
Leia o texto a seguir e responda as questões de 36 a 40.
“He remembered the time he had hooked one of a pair of marlin. The male fish always let the femalefish feed first and the hooked fish, the female, made a wild, panic-stricken, despairing fight that soonexhausted her, and all the time the male had stayed with her, crossing the line and circling with heron the surface.
He had stayed so close that the old man was afraid he would cut the line with his tail which was sharpas a scythe and almost of that size and shape. When the old man had gaffed her and clubbed her,holding the rapier bill with its sandpaper edge and clubbing her across the top of her head until hercolour turned to a colour almost like the backing of mirrors, and then, with the boy’s aid, hoisted heraboard, the male fish had stayed by the side of the boat.
Then, while the old man was clearing the lines and preparing the harpoon, the male fish jumped highinto the air beside the boat to see where the female was and then went down deep, his lavender wings,that were his pectoral fins, spread wide and all his wide lavender stripes showing. He was beautiful,the old man remembered, and he had stayed.”
HEMINGWAY, Ernest. The Old Man and the Sea. Eua: Hueber Verlag, 1952. 108 p.
AVANÇA SP - QUESTÃO 36
No trecho do livro “The old man and the sea” citado acima podemos considerar que autor quis destacar:
(A) A anatomia dos Marlin, espécie de peixe oriundo do Caribe.
(B) As táticas de pesca do homem velho.
(C) A relação entre o homem velho e o mar.
(D) O comportamento romantizado do Marlin macho em relação a Marlin fêmea, quando capturada.
(E) A relação do velho homem com os peixes do Caribe.
AVANÇA SP - QUESTÃO 37
No trecho “He remembered the time he had hooked one of a pair of marlin.” Podemos constatar que o autor:
(A) Estava narrando um acontecimento em tempo real.
(B) Estava contando uma lembrança.
(C) Estava supondo um acontecimento futuro.
(D) Estava prevendo um acontecimento futuro.
(E) Estava certo de um acontecimento futuro.
AVANÇA SP - QUESTÃO 38
“Then, while the old man was clearing the lines and preparing the harpoon”
Assinale a alternativa que apresenta, corretamente, a frase acima em sua forma de voz passiva:
(A) While the old man was being cleared by the lines and the prepared by the harpoon, then.
(B) The old man, then, while the lines was clearing and the harpoon was preparing.
(C) Then, while the lines was clearing and the harpoon was preparing the old man.
(D) Then, while the lines was being cleared and the harpoon was being prepared by the old man.
(E) The lines was clearing and the harpoon was preparing by the old man, while, then.
AVANÇA SP - QUESTÃO 39
“When the old man had gaffed her and clubbed her, holding the rapier bill with its sandpaper edge.”
A expressão destacada no trecho acima pode ser traduzida como:
(A) Ponta da lixa.
(B) Beirada de uma lixadeira.
(C) Ponta de um papel-areia.
(D) Beira do barco.
(E) Ponta de um papel feito com areia.
AVANÇA SP - QUESTÃO 40
“the male fish jumped high into the air beside the boat to see where the female was and then went down deep, his lavender wings, that were his pectoral fins,”
O trecho destacado acima tem a função de:
(A) Distinguir o peixe macho, do peixe fêmea.
(B) Explicar a anatomia da espécie de peixe Marlin.
(C) Simbolizar que o peixe voou, já que ele usa a palavra “wings” anteriormente.
(D) Explicar o que são “lavender wings”, que o autor cita anteriormente.
(E) Explicar porque essa espécie de peixe pode pular tão alto.
COMENTÁRIOS