Prova Psicólogo (Concurso IESES 2022) com Gabarito


Prova Psicólogo (Concurso IESES 2022) com Gabarito

Concurso: Prefeitura de Palhoça - SC - 2021 - Edital nº 001 - Concurso Público
Órgão/Instituição: Prefeitura Municipal de Palhoça
Banca/Organizadora: Instituto de Estudos Superiores do Extremo Sul
Cargo: Psicólogo
Escolaridade: Superior

OBS: As questões de 01 à 20 são comuns a todas as provas, logo, você pode encontrar elas nesta página. As questões abaixo são referente às questões de conhecimentos específicos da áreas de atuação.

IESES 2022 - QUESTÃO 21
Sobre a Constituição Federal do Brasil de 1988 e os direcionamentos por ela colocados para o setor saúde, indique o que seja INCORRETO.

a) A saúde se encontra sob a égide do que seja a seguridade social, ou seja, integrada à Assistência e Previdência Social, sem subordinação entre essas áreas.

b) Os Artigos 196 a 200 remetem ao ordenamento constitucional da saúde, e com eles o setor saúde ganhou espaço específico no texto da Carta Magna, desvinculando-se da Assistência e Previdência Social.

c) A Constituição determina que a saúde deve ser conferida por ações e serviços públicos de saúde que integram uma rede regionalizada e hierarquizada, constituindo como um sistema único.

d) O Artigo 199 da Constituição Federal de 1988 determina que participação da iniciativa privada nas ações de saúde deve ser livre, sobre o que podem ser derivado grandes problemas relativos ao alcance da integralidade.


IESES 2022 - QUESTÃO 22
A Gestalt Terapia de Frederick Perls tem seus fundamentos na psicofísica e nos estudos da percepção e sensação do movimento. Destaca a importância do estudo do comportamento em seus aspectos mais globais. Sobre esse sistema teórico no campo das práticas psicológicas, é INCORRETO afirmar: 

a) O trabalho do terapeuta envolve situações inacabadas do passado, tornando consciente sua experiência presente.

b) Considera que ser o mundo vivencial de um indivíduo compreendido por meio de descrição direta que o próprio indivíduo faz de sua situação única.

c) Desvia-se de uma teoria da personalidade e de funcionamentos em mecanismos neuróticos, como como introjeção projeção.

d) Tem base fenomenológicas, resgatando explicações da Filosofia acerca do comportamento humano.


IESES 2022 - QUESTÃO 23
Nos seguintes raciocínios clínicos em psicopatologia, indique o que seja correto. 

I. A ocorrência psicótica ou grave dissociação da realidade são indicativos de um diagnóstico de um transtorno mental. O quadro psicótico envolve diversos sintomas, como alucinações, paranoia, e até mudanças na personalidade, sendo a ocorrência psicótica não encontrada em quadros agudos e transitórios. 

II. Presença de ansiedade, alterações de pensamento e agitação, com luta contra sintomas pode ser indicativo de um transtorno de ansiedade. Enquanto déficits ou ausência de percepção das regras e morais, bem como da natureza das relações e aumento da demanda relacional pode ser indicativo de um transtorno de personalidade. 

III. Alteração da memória passada pode ser encontrada nos transtornos mentais orgânicos. Nas demências, a memória afetada é acompanhada da alteração do pensamento. Na demência de Alzheimer, o requisito primário é o declínio da memória e pensamento, mas isto ocorre de modo insidioso, com deterioração lenta, e sem indicativos de ser decorrente de outra doença sistêmica ou cerebral, a qual possa induzir uma demência. 

Estão corretas apenas as assertivas: 

a) I, II. 
b) I, III. 
c) II, III.
d) I, II, III.


IESES 2022 - QUESTÃO 24
Em entrevistas clínicas, a capacidade de reconhecer as defesas e o modo particular de estruturação do paciente é de especial interesse. Sobre esse processo de investigação, é INCORRETO afirmar: 

a) É necessário que o entrevistador restrinja ao âmbito do interpretável apenas o conteúdo explícito da comunicação, a fim de não acessar em condições clínicas não enquadradas.

b) O reconhecimento pelo clínico sobre como os processos mentais e afetivos são mobilizados nele fornece uma via inigualável de compreensão da experiência do entrevistado. 

c) Ser capaz de compreender seus processos contra transferenciais é, possivelmente, um dos recursos mais importantes do clínico, o que deve ser estendido a entrevistas clínicas. 

d) O entrevistador, reconhecendo aspectos como estilo rígido de personalidade ou de dependência nas relações poderá antecipar situações de transferência e evitar respostas contra transferenciais inadequadas.


IESES 2022 - QUESTÃO 25
O Estatuto da Criança e do Adolescente coloca direitos a essa população “sem discriminação de nascimento, situação familiar, idade, sexo, raça, etnia ou cor, religião ou crença, deficiência, condição pessoal de desenvolvimento e aprendizagem, condição econômica, ambiente social, região e local de moradia ou outra condição que diferencie as pessoas, as famílias ou a comunidade em que vivem”.

Sobre o estabelecido nessa Lei, que se desdobra da Constituição Federal de 1988, é INCORRETO afirmar: 

a) É dever da família, da comunidade, da sociedade em geral e do poder público assegurar, com absoluta prioridade, a efetivação dos direitos (...) sendo que a garantia de prioridade compreende destinação privilegiada de recursos públicos nas áreas relacionadas com a proteção à infância e à juventude.

b) São medidas aplicáveis aos pais ou responsáveis o encaminhamento a serviços e programas oficiais ou comunitários de proteção, apoio e promoção da família, inclusão em programa oficial ou comunitário de auxílio, orientação e tratamento a alcoólatras e toxicômanos, encaminhamento a tratamento psicológico ou psiquiátrico e encaminhamento a cursos ou programas de orientação.

c) É assegurado a todas as mulheres o acesso aos programas e às políticas de saúde da mulher e de planejamento reprodutivo e, às gestantes, nutrição adequada, atenção humanizada à gravidez, ao parto e ao puerpério e atendimento pré-natal, perinatal e pós-natal integral no âmbito do Sistema Único de Saúde.

d) Os dirigentes de estabelecimentos de ensino fundamental comunicarão ao Conselho Tutelar os casos de maus-tratos envolvendo seus alunos, reiteração de faltas injustificadas e de evasão escolar, elevados níveis de repetência e casos de indisciplina escolar.


IESES 2022 - QUESTÃO 26
Na relação entre trabalho e subjetividade, há de se ter atenção ao desgaste a que as pessoas são submetidas e as relações dessa condição a processos de adoecimento. Sobre a relação entre psicossomática e estresse nos contextos de trabalho, o que envolve o campo da saúde do trabalhador, é INCORRETO afirmar: 

a) No trabalho podem ser identificados ajustes ativos como expressão de desejo de mudança; afastamento; movimentações trabalhistas; e ainda os ajustes passivos constituídos por alienação, depreciação do trabalho, absenteísmo e adoecimento. 

b) Há trabalhos em que o sujeito pode ser constantemente colocado face a reações de alarme, ou aumento de frequência cardíaca e pressão arterial. Tal alteração visa chegada de nutrientes, contração do baço para levar glóbulos vermelhos, liberação de açúcar armazenado na corrente sanguínea, aumento de linfócitos entre outros mecanismos. 

c) Podem ser relacionadas ao trabalho, as reações de estresse que resultam de esforços de adaptação, sendo que reações ao “agressor” muito intensas, vão colocando uma predisposição à doença. Por isto encontra-se superada a ideia de sistema límbico e geração de memória afetiva que coloca a predisposição para a doença em alguns sujeitos. 

d) A situação de conflito do indivíduo com o trabalho pode ser geradora de emoção relativa a estresse. Mas o que tem ocorrido é banalização do que seja estresse, pois a bacteriologia, com a perspectiva do contágio gerou invisibilidade dos fenômenos e focalização no individual em detrimento do coletivo.


IESES 2022 - QUESTÃO 27
A organização do Sistema Único de Saúde, seu planejamento e a articulação Inter federativa, encontra-se definido por meio da organização de Redes de Atenção à Saúde (RAS). Uma delas é a Rede de Atenção Psicossocial (RAPS) instituída pela Portaria 3088/2011 para atendimento das pessoas com transtornos mentais e com necessidades decorrentes do uso de crack, álcool e outras drogas. Sobre a RAPS é correto afirmar. 

I. A RAS é composta por 7 componentes: atenção básica; atenção psicossocial; atenção de urgência e emergência; atenção residencial de caráter transitório; atenção hospitalar em hospitais gerais; estratégias de desinstitucionalização; e reabilitação psicossocial. 

II. Na RAPS a atenção hospitalar é formada por enfermaria especializada em Hospital Geral e ainda serviço Hospitalar de Referência para a população que necessita desse tipo de atenção em saúde mental. 

III. Na perspectiva de RAPS, a atenção básica em saúde, envolve, além das Unidades Básicas de Saúde, outros dispositivos como Equipe de Consultório na Rua, Equipe de apoio aos serviços do componente Atenção Residencial de Caráter Transitório e até Centros de Convivência. 

As assertivas corretas são apenas: 

a) I, II. 
b) I, II, III. 
c) II, III. 
d) I, III.


IESES 2022 - QUESTÃO 28
O trabalho de psicólogos nos contextos institucionais se vê constantemente envolto em questionamentos sobre os porquês de o trabalho em equipe e trabalho interdisciplinar não se transformavam em prática uma vez que fazem parte do discurso dos profissionais e das instituições. Sobre a problemática do alcance da interdisciplinaridade, indique o que seja INCORRETO.

a) A interdisciplinaridade, no trabalho em saúde, requer revisitação do conceito de equipe, enquanto conjunto de pessoas que trabalham juntas com elemento de identificação, de natureza simbólica, por meio processo de inter-relação entre os trabalhadores e destes com usuários. O trabalho interdisciplinar tem como condição o trabalho sobre as relações de poder ali existentes. 

b) A interdisciplinaridade é desdobramento do que seja disciplina enquanto área homogênea de estudo com fronteiras bem delimitadas. Em especial no campo da saúde, é necessário explicitar a relação de poder que subjaz à disciplinarização. 

c) A interdisciplinaridade é conceituada pelo grau de integração entre as disciplinas e a intensidade de trocas entre os especialistas; e desse processo interativo, todas as disciplinas devem sair enriquecidas. No setor saúde, não basta somente tomar de empréstimo elementos de outras disciplinas, mas comparar, julgar e incorporar esses elementos na produção de uma disciplina modificada. 

d) No campo da saúde, para a superação da fragmentação das disciplinas é necessário projeto que reúna esforços para a transformação de práticas cotidianas e a construção de novos saberes, formação (des) segmentada de recursos humanos na saúde, e ainda que as diferentes disciplinas saibam como atuarem complementarmente à biomedicina.


IESES 2022 - QUESTÃO 29
As intervenções grupais são ferramentas metodológicas fundamentais em práticas de saúde, tendo em vista o fortalecimento de rede social, bem como a busca de saídas comuns em face de dificuldades que chegam aos serviços, sobretudo na atenção primária.

Sobre fundamentos do trabalho grupal, na perspectiva de grupos operativos, pode ser considerado INCORRETO.

a) Além de ter objetivos claramente definidos, o grupo deve ser planejado acerca da de seus espaços e horários e um conjunto de regras voltadas ao seu funcionamento. 

b) Os grupos não são somatório de indivíduos, mas uma nova entidade, com leis e mecanismos próprios, que são alvo do trabalho do facilitador de um grupo. 

c) O número de componentes de um grupo deve possibilitar a comunicação, tanto visual, como auditiva e conceitual, o que deve ser planejado na constituição de um grupo. 

d) O trabalho de condução de grupos deve se desviar das interações afetivas, bem como de desempenho de diferentes papeis, visando a homogeneidade.


IESES 2022 - QUESTÃO 30
Um psicólogo tem como tarefa indicar, por meio de entrevistas, 3 candidatos, dentre 10, para uma vaga de recepcionista de uma clínica de desintoxicação voltada para pessoas que fazem uso problemático de álcool e outras drogas. Tais candidatos já passaram em provas de conhecimentos de informática e de conhecimentos gerais e pontuação no currículo.

Indique o que seja INCORRETO acerca do planejamento dessa entrevista. 

a) Uma vez que o cargo não requer competência técnica para o trabalho com pessoas que fazem uso problemático de drogas, aspectos da transferência do candidato com essa população não é requisito a ser avaliado. 

b) Um objetivo que poderia ser traçado para a entrevista seria o de conhecer as percepções gerais desses candidatos sobre o usuário de drogas, bem como suas expectativas em atuar nessa área Poderia ainda ser traçado um objetivo voltado à conhecer experiências de relação do candidato com essa população. 

c) A entrevista não ganharia em objetividade e especificidade se fosse organizada de modo estruturado. Isto porque nesse nível da seleção já não seria mais buscado estabelecer pontuação diferente entre os candidatos, a partir dos resultados da entrevista, mas correspondência da idiossincrasia do candidato ao trabalho a ser realizado. 

d) No tocante ao enquadre colocado para entrevista, ela poderia começar informando a duração da entrevista e, em linhas gerais, seus objetivos e depois coletar algumas impressões sobre as etapas de seleção já ocorridas.


IESES 2022 - QUESTÃO 31
No trabalho clínico de atenção a sofrimento psíquico na infância, a perspectiva de Melanie Klein se constitui um pilar teórico e técnico fundamental para atenção a essa população. Sobre essa perspectiva, a qual se inclui o uso do brincar como recurso terapêutico, é correto afirmar. 

I. No tratamento busca-se levar a criança de representação em representação, de moção pulsional em Moção pulsional, de objeto internalizado em objeto internalizado, instaurando tantas representações quantas sejam necessárias para manter o mais baixo possível o nível de tensão que regula todo o funcionamento do aparelho psíquico. 

II. O tratamento é concebido como um estabelecimento do princípio de prazer, ou seja, como a constituição do eu. A técnica inclui atenção aos detalhes mais ínfimos como o uso do material fornecido, (brinquedo, dramatização, água, recorte, desenho), maneira como brincam, mudança de brinquedo e etc. O brincar toma o lugar da associação no sentido analítico fazendo ofício de metáfora (sonho). 

III. Os princípios do tratamento são os mesmos para todos os pacientes, crianças e adultos; mas uma vez que o psiquismo dos pacientes muito pequenos é diferente, essa diferença é alcançada por meio do brincar. O brincar, ou o Play-technique, equivale ao que seja a ludoterapia, que oferece descarga emocional e libera o afeto desagradável, quando o ludoterapeuta então pode interpretar a transferência negativa. 

Estão corretas apenas as assertivas: 

a) II, III. 
b) I, III. 
c) II. 
d) I, II.


IESES 2022 - QUESTÃO 32
Leia o caso a seguir:

CASO DA DONA OLINDA.

A Sra. Olinda, de 47 anos, procurou a atenção primária de seu território a fim de realizar vinculação a este serviço, tendo em vista que se mudou de Brumadinho, município de Minas Gerais para Santa Catarina. Em Minas, não vinha tendo atendimento da atenção primária, pois trabalhava e tinha plano de saúde, a partir do qual apenas visitava um ginecologista anualmente. Mudou-se, pois, meses depois do grande acidente na barragem da Valle que acometeu aquele município, ficou viúva. Vem até a Atenção Básica pois, frequentemente se vê com forte dores de estômago. Aqui veio morar com o filho, nora e netos. Não tem rede social e apenas faz algumas costuras, mas sem grande ânimo, sobre o que diz para a enfermeira que a acolheu passar grande parte do dia sem vontade de conversar com as pessoas. A enfermeira que a acolheu ficou preocupada com a possibilidade de a paciente estar apresentando depressão em algum nível. Diante disso, levou o caso para a discussão do NASF, a fim pensar um projeto terapêutico específico, ou singular, para a paciente.

No tocante aos Princípios e Diretrizes do Sistema Único de Saúde e da Rede de Atenção em saúde, dispostos na Política Nacional de Atenção Básica, indique diretamente (em primeiro plano), qual princípio e qual diretriz atendido no caso de Dona Olinda. 

a) Integralidade e participação social. 

b) Integralidade e cuidado centrado na pessoa. 

c) Universalidade e ordenação da rede. 

d) Universalidade e territorialização.


IESES 2022 - QUESTÃO 33
Com base no CASO DA DONA OLINDA, indique o que seja correto no desenvolvimento de um Projeto Terapêutico Singular para o caso. 

I. Dona Olinda deverá ser encaminhada para um Centro de Atenção Psicossocial ou serviço equivalente, a fim de alcançar atendimento psicossocial e medicamentoso e específico, como o próprio nome diz, especializado, para sua condição, que pode envolver um quadro depressivo. 

II. Uma vez que na atenção primária da região ocorre um grupo de mulheres coordenado pela equipe do NASF, deve ser discutido com Dona Olinda sua vontade de participar dessa atividade; e, paralelamente, deverá ser acompanhada pelo médico de saúde da família, a fim de ter avaliada sua condição gástrica. 

III. Dona Olinda não deve ser encaminhada para um outro nível de atenção em saúde, mas deve ser pensada junto a ela estratégias de saúde integral, que envolva sua condição biopsicossocial, a fim de retomar o ânimo para suas atividades e resolver sua condição gástrica. Nesse processo deve ser potencializada sua rede social a fim de construir vínculos e apoio no acompanhamento de seu autocuidado. 

Está(ao) correta(s) apenas a(s) assertiva(s): 

a) II, III.
b) I. 
c) II. 
d) I, II. 


IESES 2022 - QUESTÃO 34
No trabalho de psicólogos, o exame do estado mental pode ser necessário em situações diversas, ainda que tal exame não fosse o objetivo direto de uma prática profissional. Ou seja, o exame do estado mental também deve se fazer presente entre as competências do profissional. Sobre o exame do estado mental, é INCORRETO afirmar: 

a) A consciência diz respeito à capacidade de o indivíduo perceber o que está ocorrendo dentro e ao redor de si, ao alcance de seu sensório. A obnubilação é um exemplo de alteração da consciência. 

b) A atenção é um processo psíquico que permite concentrar a atividade mental sobre um fato determinado. A aprosexia é exemplo de uma alteração na atenção. 

c) O pensamento diz respeito à aptidão do indivíduo para elaborar conceitos, articular juízos; e com base nisto, construir raciocínios, de modo a solucionar com algum êxito os problemas com que se depara. Dentre as alterações mais frequentes do pensamento estão a ambivalência e a labilidade afetiva. 

d) A sensopercepção é a capacidade de captar as sensações, através dos receptores sensoriais, e transformá-las em imagens ou sensações no sistema nervoso central. A alucinação é um exemplo de alteração da sensopercepção.


IESES 2022 - QUESTÃO 35
Ainda que exista uma forte identificação do campo da psicopatologia ao modelo da biomedicina, umas das principais características da psicopatologia é seu caráter interdisciplinar, para o qual concorre uma multiplicidade de abordagens e referenciais teóricos.

Indique a correta relação entre algumas das escolas existentes em psicopatologia, considerando as ênfases de seus estudos.

IESES 2022 - QUESTÃO 35

a) 4, 2, 1, 3, 5. 
b) 4, 2, 3, 1, 5. 
c) 4, 3, 2, 1, 5. 
d) 4, 2, 3, 5, 1. 


IESES 2022 - QUESTÃO 36
O trabalho clínico com sofrimentos nas relações familiares, ou em face de vínculos familiares, pode requerer informações sobre como a como a família é ou foi afetada pelas mudanças e experiências relacionadas às mudanças, que surgem ao longo dos ciclos de vida familiar. Sobre as mudanças nos ciclos de vida familiar, é INCORRETO afirmar: 

a) Há, no enfrentamento de mudanças por parte das famílias, os estressores horizontais, que podem ser desenvolvimentais como a morte precoce, acidentes ou divórcio; ou impredizíveis, relativos às mudanças no ciclo de vida.

b) Na ideia de ciclo de vida familiar, as mudanças vivenciadas pelas pessoas que compõem um grupo familiar provocam efeitos em todos os níveis do sistema. Essas relações são complexas e não são unilaterais.

c) Dentre os estressores do ciclo de vida familiar, existem os estressores verticais. Estes podem ser relativos aos padrões familiares, mitos e crenças que se fazem presentes nas famílias. São exemplos de estressores verticais, os segredos carregados por um ou mais membros da família.

d) O estresse familiar é geralmente maior nos pontos de transição de um estágio para outro no processo desenvolvimental familiar sendo que sintomas aparecem quando há uma interrupção no ciclo de vida familiar em desenvolvimento.


IESES 2022 - QUESTÃO 37
O conceito de clínica ampliada foi apresentado ao setor saúde brasileiro, sendo um direcionamento para a prática que alcança os diferentes setores do Sistema Único de Saúde. Sobre o que seja clínica ampliada, é correto afirmar. 

I. O conceito de clínica ampliada foi desenvolvido a partir do conceito de Paideia, ou seja, teria esse método como matriz. Tal método envolve desde a dimensão pedagógica de uma cidade até o cuidado com o corpo. O conceito Paideia advém do processo democrático ateniense, relativo ao período Helênico. 

II. O conceito de clínica ampliada envolve a autonomia e autocuidado como diretriz do trabalho em saúde, quando a ampliação do grau de autonomia pode ser avaliada pelo aumento da capacidade dos usuários compreenderem e atuarem sobre si mesmo e sobre o mundo da vida. E isto envolve capacidade de usar o poder e de estabelecer compromisso e contrato com outros. 

III. No campo da atenção básica, de acordo com a Política Nacional de Atenção Básica, o conceito de clínica ampliada diz respeito à diretriz organizativa da Resolutividade, pois tal perspectiva de clínica é capaz de construir vínculos positivos e intervenções clínicas e sanitariamente efetivas, centradas na pessoa, na perspectiva de ampliação dos graus de autonomia dos indivíduos e grupos sociais.

Estão corretas apenas as assertivas: 

a) I, II, III. 
b) I, II. 
c) II, III. 
d) I, III.


IESES 2022 - QUESTÃO 38
No Sistema Único de Saúde, o acolhimento tem sido afirmado como estratégia fundamental no planejamento dos serviços e nos processos de trabalho, e em interrelação com a rede de atenção. Diante da complexidade que envolve o acolhimento em saúde, e sobre os direcionamentos colocados para a implantação do acolhimento nos serviços, é correto afirmar. 

I. Faz-se necessário ampliar a qualificação técnica dos profissionais e equipes em habilidades relacionais de escuta qualificada, de modo a estabelecer interação humanizada, cidadã e solidária com usuários, familiares e comunidade, bem como o reconhecimento e a atuação em problemas de saúde de natureza aguda ou relevantes para a saúde pública. 

II. Pode ser necessária a elaboração de protocolos, sob a ótica da intervenção multi e interprofissional na qualificação da assistência, legitimando a inserção do conjunto de profissionais ligados à assistência na identificação de risco e na definição de prioridades, contribuindo, assim, para a formação e o fortalecimento da equipe. 

III. A recomendação é de que sejam implantadas as sistemáticas de acolhimento na Atenção Básica, compatibilizando o atendimento entre a demanda programada e a não-programada, o que pode ser estendido à comunidade por meio de rodas de conversas de quarteirão, terapia comunitária, grupos de convivência, entre outros; já a classificação de risco precisa ser pensada para as Unidades de Urgência. 

Estão corretas apenas as assertivas: 

a) I, II. 
b) I, III. 
c) I, II, III. 
d) II. III.


IESES 2022 - QUESTÃO 39
Leia o texto a seguir:

Um processo ético disciplinar foi instaurado pelo Conselho Regional de psicologia da Região X contra uma psicóloga. Tal processo diz respeito a denúncias recebidas da Vigilância Sanitária. A referida psicóloga prestava serviços em uma instituição que atendia pessoas com transtornos mentais e idosos que se encontrava operando sem condições mínimas de salubridade ou eficácia no atendimento dos pacientes. Segundo relatório da Vigilância Sanitária, a situação encontrada no estabelecimento foi de este espaço ser um depósito de doentes mentais sem condições de funcionamento como estabelecimento de saúde, tanto pelas condições físicas como pelo descaso na atenção prestada aos pacientes sob seus cuidados.

Indique o que seja INCORRETO ser destacado enquanto falha ética da profissional. 

a) O psicólogo deve se recusar a “prestar serviços em organizações quando a missão, a filosofia, as políticas, as normas e as práticas nela vigentes e sua compatibilidade colide com os princípios e regras da profissão.

b) O psicólogo não deve prestar “serviços psicológicos de qualidade, em condições de trabalho dignas e apropriadas à natureza desses serviços, utilizando princípios”.

c) O psicólogo não deve ser “conivente com quaisquer atos que caracterizem negligência, discriminação, exploração, violência, crueldade ou opressão”.

d) O psicólogo deve “levar ao conhecimento das instâncias competentes o exercício ilegal ou irregular da profissão”.


IESES 2022 - QUESTÃO 40
Justiça Restaurativa tem sido considerada como um recurso alternativo ao ciclo de violência que vem sendo alvo de atenção de Organismos Internacionais, sobretudo pela ONU, sobretudo a partir do ano de 2000. Tal tipo de justiça vem sendo afirmada no contexto institucional do país, e se volta para uma situação conflitiva que envolva uma vítima e um ofensor. Sobre o trabalho em face da Justiça Restaurativa, é INCORRETO afirmar: 

a) As práticas restaurativas têm foco no dano causado, e a decorrente necessidade da vítima; se possível, reparando o dano concreto ou simbólico; e ainda reparação de algum dano que possa ter sido causado a uma comunidade. 

b) A Justiça restaurativa é um mecanismo de heterocomposição em face da conflitiva para a qual se volta. Pode ocorrer por meio de encontros presenciais ou não, a depender do caso a ser solucionado, o que requer avaliação prévia. 

c) Em face do ofensor, a Justiça Restaurativa visa que este se perceba enquanto sujeito na perspectiva de mudanças de atitudes, identificando os efeitos do dano causado em face do relato da vítima. 

d) É considerado na Justiça Restaurativa o dano psíquico resultante da ameaça à integridade física ou psicológica, uma lesão física grave, a percepção do dano como intencional. O dano psíquico também pode ser gerado em função de perda violenta de um ser querido, ou ainda na exposição ao sofrimento de outras pessoas, ainda que não seja próximo afetivamente.


COMENTÁRIOS

Nome

administração,7,administração financeira,1,administração orçamentária,1,administração pública,1,ads,39562,advogado,1,agricultura,1,agronomia,6,alberteinstein,24,alfabeto,2,amrigs,3,anasem,1,anatomia,2,aocp,142,arquitetura,1,arquitetura e urbanismo,4,arquivologia,1,arte,10,artes visucias,1,assinale a alternativa correta.,1,assistente social,2,atividade,278,atividade biologia,8,atividade ciências,68,atividade de português,57,atividade espanhol,17,atividade filosofia,5,atividade física,8,atividade fundamental,169,atividade geografia,6,atividade história,84,atividade inglês,2,atividade literatura,3,atividade matemática,27,atividade quimica,7,atividade sociologia,3,auditor fiscal,1,auditoria,1,autoajuda,1,auxiliar administrativo,3,auxiliar judiciário,1,bem-estar,13,biblioteconomia,4,biografia,1,biologia,65,biomedicina,8,bioquimica,1,blogger,3,bncc,12,bolsafamilia,1,braille,1,callfrom,1,carnaval,2,cecierj,5,cederj,5,cefetba,40,cefetmg,33,celebridades,1,celpebras,1,cesgranrio,52,cfc,10,ciencias,84,ciências contábeis,20,ciências da saúde,1,ciências econômicas,4,ciências sociais,3,claudiogaleno,1,colunas,11,comercio exterior,1,computação,5,comunicação social,1,concurso,409,conhecimento específico,3,conscam,45,conta pra mim,41,contabilidade,11,contabilidade avançada,1,contabilidade de custos,1,contabilidade pública,10,contabilidadedecustos,1,contador,5,coronavirus,8,criminologia,1,cultura,30,curiosidade,5,datas comemorativas,24,declaracoes,6,desenhos,393,design,5,design de interiores,1,design de moda,1,design grafico,1,destaque,30,detran,2,devry,1,dietética,2,direito,158,direito administrativo,27,direito ambiental,2,direito civil,27,direito constitucional,28,direito do trabalho,25,direito eleitoral,1,direito empresarial,26,direito financeiro,1,direito penal,28,direito processual civil,1,direito processual do trabalho,1,direito processual penal,2,direito tributário,26,direitoadministrativo,2,direitocivil,3,direitos humanos,1,duvidas,5,economia,2,educação,51,educação física,17,educação infantil,343,eleicoes,1,enade,264,enare,1,encceja,44,enem,87,enfermagem,17,engenharia,4,engenharia ambiental,1,engenharia civil,2,engenharia da computação,2,engenharia de alimentos,1,engenharia de produção,2,engenharia eletrica,1,engenharia florestal,1,engenharia mecanica,1,engenharia quimica,1,ensino fundamental,315,escola,1,espanhol,39,espcex,32,especial,1,espm,6,esportes,1,estatística,2,exame nacional,2,explicacao,47,facid,1,faculdade,30,faculdade dinamica,2,fadip,1,fagoc,2,famema,28,famerp,14,farmacia,9,fasa,9,faseh,1,fatec,25,fcc,107,fdsbc,4,fei,19,fgv,32,filosofia,24,fiscal de obras e posturas,1,fisica,66,fisioterapia,8,fmabc,4,fmo,2,fonoaudiologia,7,formação geral,6,formula1,1,fps,35,frances,7,frases,1,fuvest,21,gabaritos,34,gastronomia,2,geografia,75,gestao ambiental,3,gestão comercial,2,gestao de qualidade,1,gestao de recursos humanos,3,gestão financeira,3,gestao hospitalar,3,gestão pública,1,habilidades bncc,76,historia,176,ibade,5,ifba,1,ifce,12,iff,1,ifmg,3,ifmt,134,ifnmg,1,ifpe,66,ifpi,7,ifsul,67,ifto,12,imagens,96,ime,68,informatica,10,inglês,58,insper,52,instituto acesso,138,ita,20,jornalismo,15,legislação,10,legislação penal,1,legislação tributária municipal,13,lendas,23,letras,2,libras,2,liceu piauiense,1,literatura,23,lixo,12,logística,2,loja,3,mackenzie,27,marketing,3,matematica,120,matemática financeira,1,medicina,92,medicina legal,2,medicina veterinaria,8,meliuz,1,mtc,1,musica,3,música,1,natal,2,necropsia,1,normal superior,1,noticias,95,nubank,4,nutrição,12,o que e,3,oab,197,obmep,7,odontologia,10,outros,75,pedagogia,6,piaui,1,pnaic,10,portugues,158,praticapsi,14,priuni,1,processos gerenciais,3,procurador,1,professor,18,pronatec,3,prouni,5,provas,1080,provas access,1,provas agirh,8,provas albert einstein,6,provas ameosc,2,provas amrigs,3,provas avança sp,5,provas cecierj,2,provas cefetmg,33,provas cfc,9,provas concurso,228,provas da univesp,2,provas enade,263,provas enare,1,provas encceja,35,provas enem,32,provas espcex,3,provas espm,3,provas famema,15,provas famerp,8,provas faseh,1,provas fatec,20,provas fdsbc,2,provas fei,2,provas fepese,9,provas fgv,8,provas fmabc,2,provas fundatec,3,provas fuvest,11,provas iades,2,provas ieses,3,provas ifba,1,provas ifce,2,provas ifmg,3,provas ifnmg,1,provas ifpi,7,provas ifsul,9,provas ifto,8,provas ime,1,provas ita,9,provas mackenzie,15,provas nível fundamental,2,provas nível médio,20,provas nível superior,130,provas oab,198,provas puc,8,provas pucgo,1,provas pucrj,1,provas quadrix,2,provas reis&reis,1,provas residencia,38,provas revalida,4,provas santa casa,7,provas uece,14,provas ueg,7,provas uel,5,provas uem,3,provas uema,4,provas uerj,2,provas ufac,5,provas ufrgs,1,provas unemat,1,provas unesc,7,provas unesp,6,provas unicamp,8,provas unicesumar,2,provas uniceub,2,provas unichristus,5,provas unifenas,5,provas unifesp,20,provas unifor,6,provas unioeste,2,provas unip,1,provas unirg,6,provas unitins,2,provas upe,13,provas usp,39,provas vestibular,369,provas vunesp,1,psicologia,35,publicidade e propaganda,3,publieditorial,2,puc-go,3,puc-pr,2,puc-rs,106,puc-sp,69,pucrj,1,questão agirh,34,questão alemao,8,questão anasem,60,questão arquitetura e urbanismo,87,questão atualidades,35,questão automação industrial,26,questão auxiliar judiciário,48,questão avmoreira,59,questão cecierj,64,questão cederj,128,questão cespe,221,questão comercio exterior,27,questão computação,136,questão comunicação social,24,questão construção de edifícios,27,questão coronavirus,25,questão crespe,659,questão da access,40,questão da agirh,60,questão da albert einstein,397,questão da ameosc,40,questão da amrigs,180,questão da aocp,50,questão da avança sp,110,questão da cebraspe,60,questão da cesgranrio,212,questão da espcex,399,questão da famema,481,questão da famerp,50,questão da fasa,102,questão da fatec,1199,questão da fau,96,questão da fcc,340,questão da fepese,340,questão da fgv,2413,questão da fmabc,120,questão da fuvest,1029,questão da mackenzie,518,questão da oab,3218,questão da obmep,193,questão da puc-pr,103,questão da puc-sp,243,questão da santa casa,400,questão da uece,932,questão da ueg,324,questão da uel,385,questão da uema,287,questão da uemg,115,questão da uerj,140,questão da ufac,209,questão da ufrgs,25,questão da unesc,68,questão da unesp,821,questão da unicamp,659,questão da unicentro,155,questão da unicesumar,75,questão da uniceub,108,questão da unichristus,381,questão da unifenas,298,questão da unifesp,830,questão da unifor,387,questão da unioeste,80,questão da unip,49,questão da unirg,357,questão da unitins,101,questão da usp,964,questão da vunesp,60,questão de administração,151,questão de administração financeira,6,questão de administração financeira e orçamentária,7,questão de administração orçamentária,6,questão de administração pública,34,questão de agronomia,124,questão de análise das demonstrações contábeis,2,questão de análise de dados,17,questão de anatomia,20,questão de arte,70,questão de artes,25,questão de artes visuais,30,questão de auditoria,25,questão de auditoria governamental,7,questão de biblioteconomia,39,questão de biologia,1378,questão de biomedicina,204,questão de braille,10,questão de ciências,765,questão de ciências biológicas,35,questão de ciências contábeis,104,questão de ciências da computação,86,questão de ciências da saúde,20,questão de ciências econômicas,107,questão de ciências humanas,89,questão de ciências naturais,117,questão de ciências sociais,86,questão de cirurgia cardiovascular,30,questão de computação,57,questão de concurso,7536,questão de conhecimento geral,15,questão de contabilidade,349,questão de contabilidade do setor publico,5,questão de controle externo,6,questão de criminologia,5,questão de defesa do consumidor,10,questão de design,116,questão de design de moda,53,questão de dietética,40,questão de direito,3097,questão de direito administrativo,268,questão de direito administrativo e constitucional,10,questão de direito ambiental,21,questão de direito civil,208,questão de direito constitucional,265,questão de direito da criança e do adolescente,5,questão de direito da pessoa com deficiência,3,questão de direito do consumidor,5,questão de direito do trabalho,130,questão de direito eleitoral,7,questão de direito empresarial,139,questão de direito financeiro,28,questão de direito penal,207,questão de direito penal militar,6,questão de direito previdenciario,10,questão de direito processual civil,70,questão de direito processual do trabalho,5,questão de direito processual penal,71,questão de direito tributário,178,questão de direito urbanistico,8,questão de direitos humanos,4,questão de economia do setor público,4,questão de educação física,237,questão de enfermagem,222,questão de engenharia civil,69,questão de engenharia da computação,91,questão de engenharia de produção,47,questão de escriturário,10,questão de espanhol,618,questão de estatistica,35,questão de farmácia,239,questão de filosofia,319,questão de física,1692,questão de física médica,55,questão de fisioterapia,205,questão de fonoaudiologia,151,questão de frances,139,questão de geografia,1475,questão de gestão ambiental,37,questão de gestão de recursos humanos,40,questão de gestão financeira,81,questão de gestão hospitalar,54,questão de governança e gestão,40,questão de história,2003,questão de informática,179,questão de inglês,1471,questão de jornalismo,168,questão de legislação,246,questão de legislação penal,15,questão de legislação tributária,23,questão de licenciatura,57,questão de literatura,374,questão de marketing,54,questão de matemática,3373,questão de medicina,1631,questão de medicina legal,25,questão de medicina veterinária,192,questão de música,36,questão de necropsia,20,questão de neurologia pediátrica,30,questão de nutrição,301,questão de odontologia,152,questão de pedagogia,92,questão de planejamento e orçamento público,30,questão de português,4320,questão de processo legislativo,5,questão de processos gerenciais,47,questão de psicologia,340,questão de publicidade e propaganda,54,questão de química,1575,questão de raciocínio lógico,185,questão de radiologia,79,questão de redação,2,questão de relações internacionais,75,questão de saúde pública,50,questão de secretariado executivo,107,questão de segurança pública,5,questão de servico social,101,questão de serviço social,88,questão de sistema normativo anticorrupção,5,questão de sistemas de informação,30,questão de sociologia,197,questão de teatro,48,questão de tecnologia em agronegocio,53,questão de tecnologia em análise e desenvolvimento de sistemas,30,questão de tecnologia em análise e desenvolvimentos,24,questão de tecnologia em gestão e tecnologia da informação,30,questão de tecnologia em redes de computadores,57,questão de terapia ocupacional,153,questão de turismo,83,questão de vestibular,23622,questão de zootecnia,77,questão design de interiores,26,questão design gráfico,25,questão detran,96,questão do cefetmg,1736,questão do cfc,442,questão do enade,5427,questão do enare,50,questão do encceja,1110,questão do enem,2809,questão do ifba,62,questão do iff,53,questão do ifnmg,26,questão do ifpi,472,questão do ime,40,questão do ita,405,questão do liceu piauiense,30,questão do mackenzie,743,questão do revalida,405,questão engenharia,55,questão engenharia ambiental,27,questão engenharia civil,27,questão engenharia de alimentos,27,questão engenharia de controle e automacao,27,questão engenharia eletrica,27,questão engenharia florestal,27,questão engenharia mecânica,27,questão engenharia quimica,27,questão espm,239,questão faculdade dinamica,108,questão fadip,54,questão fagoc,50,questão famerp,700,questão faseh,60,questão fdsbc,100,questão fei,210,questão fiscal,40,questão fmo,90,questão funcern,240,questão fundatec,149,questão gastronomia,26,questão gestao comercial,26,questão gestão de qualidade,27,questão gestão pública,26,questão iades,60,questão iave,60,questão ibade,107,questão idib,40,questão ieses,190,questão ifce,90,questão ifmg,126,questão ifmt,110,questão ifsul,357,questão ifto,361,questão italiano,8,questão letras,65,questão lógica,5,questão logística,27,questão multidisciplinar,68,questão nucepe,46,questão obras e postura,28,questão processo do trabalho,10,questão processo tributario,15,questão pucgo,126,questão pucrj,70,questão quadrix,80,questão slmandic,70,questão técnico agrícola,15,questão tecnologia em alimentos,27,questão tecnologia em manutenção industrial,27,questão tecnologia em saneamento ambiental,25,questão tecnologia estética e cosmetica,27,questão tecnologia seguranca do trabalho,27,questão tecnólogo de ti,30,questão teologia,27,questão ucb,106,questão udesc,106,questão uem,186,questão uepg,69,questão uespi,127,questão ufpe,50,questão ufpr,30,questão ufsc,116,questão unemat,77,questão unifaminas,54,questão unifenas,81,questão unifil,29,questão unimontes,3,questão uninassau,90,questão unioeste,81,questão univesp,114,questão upe,872,questão urologia,15,questão web design,40,questões,47126,quimica,66,raciocínio lógico,7,radiologia,4,redacao,158,Reflexão In Texto,8,relações internacionais,3,religiao,5,resumo,5,revalida,6,rhinsight,8,saeb,2,santacasa,91,saude publica,2,secretariado executivo,4,seguranca do trabalho,1,serviço social,8,sesc,1,sexto ano,1,silabas,18,simulado,2,sisu,2,slmandic,2,Sobre o tratamento do hipotireoidismo,1,sociologia,14,teatro,2,técnico agrícola,1,tecnologia em agroindustria,1,tecnologia em agronegocio,2,tecnologia em alimentos,1,teologia,1,terapia ocupacional,5,textos,45,textos paradidáticos,1,trechos,1,turismo,6,uber,1,ucb,10,udesc,14,uece,48,ueg,7,uel,25,uem,3,uema,9,uemg,13,uepg,3,uerj,73,uespi,3,ufam,3,ufc,2,ufes,2,uffs,4,ufg,1,ufgd,63,ufma,1,ufmg,1,ufpa,1,ufpi,2,ufpr,1,ufrgs,2,ufrn,2,ufsc,5,ufscar,1,uftm,188,unb,1,unemat,2,unesp,17,unicamp,19,unicentro,14,unicesumar,2,uniceub,4,unichristus,14,unifaminas,1,unifenas,7,unifesp,39,unifor,11,uninassau,3,uninove,1,unioeste,5,unip,1,unirg,10,unirv,41,unitins,4,univesp,2,upe,21,urbanismo,1,usp,41,vestibular,856,videos,5,vivo,1,vunesp,1,zootecnia,5,
ltr
item
INDAGAÇÃO: Prova Psicólogo (Concurso IESES 2022) com Gabarito
Prova Psicólogo (Concurso IESES 2022) com Gabarito
https://blogger.googleusercontent.com/img/a/AVvXsEj38pdJCBzmlz4wAc6y92Xyw6MgFMq-ceVV7WTx7yktGXCex_pRI61cTC-6eAYe6lcDB5awsL67eRx0Pe1ZXydWfK_02IVu4pg5wIzBNa44hjW2bped942_hhWFJIsL0OkU9P5dPpqlh_vDRQlkzisghwH8493WbLknjyyTatdcen4zSckWID_wZXiJ=s16000
https://blogger.googleusercontent.com/img/a/AVvXsEj38pdJCBzmlz4wAc6y92Xyw6MgFMq-ceVV7WTx7yktGXCex_pRI61cTC-6eAYe6lcDB5awsL67eRx0Pe1ZXydWfK_02IVu4pg5wIzBNa44hjW2bped942_hhWFJIsL0OkU9P5dPpqlh_vDRQlkzisghwH8493WbLknjyyTatdcen4zSckWID_wZXiJ=s72-c
INDAGAÇÃO
https://www.indagacao.com.br/2022/01/prova-psicologo-concurso-ieses-2022-com-gabarito.html
https://www.indagacao.com.br/
https://www.indagacao.com.br/
https://www.indagacao.com.br/2022/01/prova-psicologo-concurso-ieses-2022-com-gabarito.html
true
3110492279122331237
UTF-8
Todas as Postagens Não foram encontradas postagens VEJA TODOS Leia Mais Resposta Cancelar resposta Deletar Por Home PAGINAS POSTS Veja todos RECOMENDADOS PARA VOCÊ Tudo Sobre ARQUIVOS BUSCAR TODOS OS POSTS Nenhuma postagem foi encontrada Voltar para Home Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sab Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Maio Jun Jul Ago Sep Out Nov Dez Agora mesmo 1 minuto atrás $$1$$ minutos agora 1 hora atrás $$1$$ horas atrás Ontem $$1$$ dias atrás $$1$$ semanas atrás mais de 5 semanas atrás Seguidores Seguir CONTEÚDO PREMIUM BLOQUEADO PASSO 1: Compartilhar em uma rede social PASSO 2: Clique no link na sua rede social Copiar todo o código Selecionar todo o código Todos os códigos foram copiados Não é possível copiar os códigos / textos, pressione [CTRL] + [C] para copiar Tabela de conteúdo