Considerando os Textos de apoio I e II, informe se é verdadeiro (V) ou falso (F) o que se afirma a seguir e assinale a alternativa com a sequência correta.

TEXTO I
No Chile, o deserto do Atacama abriga lixão tóxico da moda descartável do 1° mundo

O deserto do Atacama no Chile abriga um gigantesco lixão clandestino de roupas que se descartam nos Estados Unidos, na Europa e na Ásia.

As colinas coloridas de roupas emergem da paisagem desoladora. São montanhas que crescem cerca de 59 mil toneladas por ano entrando na zona franca do porto de Iquique, a 1.800 quilômetros de Santiago.

O consumo excessivo e fugaz de roupas, com redes capazes de lançar mais de 50 coleções de novos produtos por ano, tem feito com que o desperdício têxtil cresça exponencialmente no mundo.

Milhares de toneladas acabam como lixo escondido no deserto na área de Alto Hospicio, no norte do Chile, um dos destinos finais para roupas "de segunda mão" ou de temporadas anteriores de cadeias de fast fashion.

“Essas roupas vêm de todas as partes do mundo”, explica Alex Carreño, ex-trabalhador da zona de importação do porto de Iquique, que mora próximo a um lixão de roupas.

Nessa área de importadores e taxas preferenciais, comerciantes do resto do país selecionam os produtos para suas lojas e o que sobra não pode sair da alfândega nesta região de pouco mais de 300 mil habitantes.

Moda tóxica
Reportagens sobre a indústria têxtil expuseram o alto custo do chamado fast fashion, com trabalhadores mal pagos, denúncias de mão-de-obra infantil e condições deploráveis para a produção em massa das vestimentas. A isso se somam hoje cifras devastadoras sobre seu imenso impacto ambiental, comparável ao da indústria do petróleo.

De acordo com estudo da ONU de 2019, a produção de roupas no mundo dobrou entre 2000 e 2014, o que também mostra que se trata de uma indústria “responsável por 20% do total de desperdício de água globalmente”.

Lixões têxteis
"O problema é que a roupa não é biodegradável e contém produtos químicos, por isso não é aceita nos aterros municipais", disse Franklin Zepeda, fundador da EcoFibra, empresa de economia circular com unidade produtiva em Alto Hospicio, que produz painéis isolantes com base nessas roupas descartáveis.

No subsolo, há mais roupas cobertas com a ajuda de caminhões, na tentativa de evitar incêndios causados pelos produtos químicos e tecidos sintéticos que a compõem. Mas roupas enterradas ou expostas também liberam poluentes no ar e nos corpos d'água subterrâneos típicos do ecossistema do deserto. A moda, como se vê, é tão tóxica quanto pneus ou plásticos.
Adaptado de: https://g1.globo.com/mundo/noticia/2021/11/10/no-chile-o-deserto-do-atacama-abriga-lixao-toxico-da-moda-descartavel-do-1-mundo.ghtml [Fragmentos]. 
Acesso em: 20 nov 2021.

TEXTO II

Texto 2


UNIP 2022 - QUESTÃO 33
Considerando os Textos de apoio I e II, informe se é verdadeiro (V) ou falso (F) o que se afirma a seguir e assinale a alternativa com a sequência correta.

( ) Em “O consumo excessivo e fugaz de roupas, com redes capazes de lançar mais de 50 coleções de novos produtos por ano, tem feito com que o desperdício têxtil cresça exponencialmente no mundo.”, deveria ter sido utilizado acento diferencial no verbo “ter”, visto que seu sujeito é composto, cujos núcleos estão ligados pelo conectivo “e”.

( ) Os seguintes trechos dos Textos I e II estabelecem um diálogo temático entre eles “O consumo excessivo e fugaz de roupas [...]” e “Quando eu crescer quero ter muitos vestidos!”.

( ) No terceiro quadrinho do Texto II, a utilização do verbo “experimenta” relaciona-se a um contexto de oralidade e informalidade discursiva, visto que ocorre uma mistura entre as pessoas discursivas “você” (2º quadrinho) e “tu” (experimenta).

( ) No trecho “No subsolo, há mais roupas cobertas com a ajuda de caminhões [...]”, o verbo “há” pode ser substituído pelo verbo “existe”, sem causar prejuízos sintático-semânticos ao texto.

(A) V – V – V – V.
(B) F – V – F – F.
(C) V – F – F – V.
(D) F – F – F – F.
(E) F – V – V – F.

QUESTÃO ANTERIOR:

GABARITO:
(E) F – V – V – F.

RESOLUÇÃO:
Não temos resolução para essa questão! Você sabe explicar? Copie o link dessa página e envie sua resolução clicando AQUI!

PRÓXIMA QUESTÃO:

QUESTÃO DISPONÍVEL EM:

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.