Prova de Residência Serviço Social (USP 2022) com Gabarito

Residência USP

Prova de Residência Serviço Social (USP 2022) com Gabarito

SERVIÇO SOCIAL

USP 2022 - QUESTÃO 16
Segundo Andrade (2008), os cuidados paliativos consistem na manutenção da qualidade de vida nos momentos finais e na garantia de uma morte digna. O Serviço Social compondo a equipe interdisciplinar acompanha as notícias de óbitos dada à família ou, ainda, é comunicada pela família em casos de falecimento em domicílio.

Nessas circunstâncias, são atribuições do/a assistente social: 

(A) Receber a comunicação de óbito pela família e tomar providências quanto à notificação do óbito às entidades competentes. 

(B) Garantir o acesso à informação necessária, fornecendo orientações burocráticas sobre o óbito, como documentos necessários e providências legais.

(C) Comunicar o óbito aos familiares e fazer orientação das providências burocráticas àquele familiar menos envolvido emocionalmente com o falecido. 

(D) Comunicar o óbito aos familiares na ausência dos profissionais da enfermagem e promover acolhimento psicológico. 

(E) Acompanhar o atendimento médico no momento do comunicado do óbito e, posteriormente, tomar as providências para o velório ser realizado gratuitamente.


USP 2022 - QUESTÃO 17
No texto “Na prática a teoria é outra”, localizado no livro “A instrumentalidade do Serviço Social”, a autora Yolanda Guerra (2011, p.172) afirma que “a repetibilidade das ações, sancionada pela experiência e ancorada na teoria, permite a instituição de modelos de atuação profissional”, porém, mais adiante, faz uma ressalva em relação à aplicação indiscriminada de modelos na análise e diagnóstico da realidade, pois, segundo Guerra, tal conduta levaria o profissional a um equívoco que se apresenta em uma das afirmações apresentadas a seguir.

Assinale a alternativa que apresenta o equívoco apontado pela autora. 

(A) Apreensão do real fragmentada e incompleta, que levaria à aceitação acrítica do instituído. 

(B) Aplicação sistematizada e crítica dos modelos de atuação profissional. 

(C) O estabelecimento de princípios, normas e regulamentos passíveis de avaliação. 

(D) Apreensão crítica da realidade e livre da neutralidade entre os sujeitos. 

(E) A consagração de um conjunto de procedimentos, como estudo, diagnóstico, intervenção e avaliação.


USP 2022 - QUESTÃO 18
Vasconcelos (2013), em seu livro “Saúde Mental e Serviço Social: o desafio da subjetividade e da interdisciplinaridade”, define multidisciplinaridade como: 

(A) Justaposição de diversas disciplinas em um nível único de hierarquia. 

(B) Compartilhamento da epistemologia e de uma finalidade e objetivo comuns. 

(C) Gama de disciplinas que compartilham o mesmo saber teórico-epistemológico operando a partir da troca de informação entre si. 

(D) Justaposição de diversas disciplinas de maneira desordenada e nada hierárquica. 

(E) Gama de disciplinas que coexistem, mas sem cooperação ou troca de informação entre si.


USP 2022 - QUESTÃO 19
Martinelli (2011), em seu texto, “O trabalho do assistente social em contextos hospitalares: desafios cotidianos” relembra que o fundamento do Serviço Social é a própria realidade social, e sua matéria-prima de trabalho são as múltiplas expressões da questão social.

Na sua atuação na área da saúde, no atendimento direto aos usuários, o trabalho com pessoas fragilizadas, que pedem um cuidado humanizado para que possam se fortalecer na sua própria humanidade, exige um exercício profissional que materialize os princípios do Código de Ética, do Projeto Ético Político da profissão e dos Parâmetros de Atuação do Assistente Social na Política de Saúde, assim, na saúde é imprescindível a articulação de três dimensões da ética, que são: 

(A) Ética dos cuidados; ética da assistência à saúde; ética exclusiva do/a assistente social. 

(B) Ética profissional; ética pessoal; ética laboral. 

(C) Ética dos cuidados; ética da proteção social; ética militante.

(D) Ética profissional; ética dos movimentos sociais; ética protestante. 

(E) Ética profissional; normativas morais; valores de igualdade social.


USP 2022 - QUESTÃO 20
Mioto, no texto “Estudos socioeconômicos” (BRASIL, 2009), afirma que, na atualidade, os estudos socioeconômicos consistem em ação de competência dos/as assistentes sociais e que têm por finalidade conhecer de forma profunda e crítica uma determinada situação que apresente expressões da questão social. São objetivos para a realização dos estudos socioeconômicos: 

(A) Subsidiar decisões teóricas acerca da aplicabilidade das legislações sociais.

(B) Subsidiar decisões técnicas vinculados ao acesso de benefícios sociais ou parecer em situações conflituosas.

(C) Promover acesso à justiça social em processos seletivos privados. 

(D) Promover políticas de equidade social a partir da elaboração de parecer e opinião pessoal do profissional. 

(E) Recolher dados objetivos acerca de uma situação de pobreza, identificando a responsabilidade dos próprios indivíduos na situação estudada.


USP 2022 - QUESTÃO 21
No texto “Estudos socioeconômicos” (BRASIL, 2009), Mioto afirma que os estudos sociais contêm duas dimensões, uma operativa e outra ética, e que ambas devem expressar a apropriação do conhecimento pelos/as assistentes sociais. A qual tipo de conhecimento a autora se refere ao apresentar as duas dimensões que compõem o estudo social? 

(A) Fundamentos técnico-operativos e instrumentais da profissão. 

(B) Fundamentos teórico-metodológico e técnico-prático da profissão. 

(C) Fundamentos teórico-metodológico e ético-políticos da profissão em determinado momento histórico.

(D) Fundamentos específicos formativos da categoria profissional com base na instrumentalidade do Serviço Social. 

(E) Referencial à luz da Teoria Crítico-Positivista, uma vez que estão presentes as dimensões teórico e técnica.


USP 2022 - QUESTÃO 22
Segundo Mioto (BRASIL, 2009, p. 500), “a orientação e o acompanhamento são ações socioeducativas realizadas por assistentes sociais alinhados ao atual projeto ético-político da profissão” e podem promover transformações sociais para indivíduos, grupos e famílias. São efeitos das ações socioeducativas: 

(A) Contribuir para o fortalecimento de processos emancipatórios, nos quais há a formação de uma consciência crítica dos sujeitos frente à apreensão e à vivência da realidade.

(B) Contribuir para a emancipação de todos os grupos subalternos em que haja exploração da mão-de-obra e da mais-valia, conquistando a extinção do modo de produção capitalista. 

(C) Contribuir para o fortalecimento de processos emancipatórios, sem que haja, necessariamente, a conquista de novos direitos sociais e a ampliação da consciência de classes. 

(D) Facilitar a construção de processos democráticos garantidores de direitos que coexistam com o aprofundamento das desigualdades socioeconômicas.

(E) Facilitar a ampliação de acesso a bens e serviços previstos em lei, regulando as relações sociais e promovendo maior controle e vigilância das classes subalternas.


USP 2022 - QUESTÃO 23
Mioto (BRASIL, 2009, p. 502) explica que “as ações socioeducativas se constituem como processos que se constroem e se reconstroem continuamente, não existindo modelos pré-definidos”. Porém, cabe salientar que só se torna possível desenvolvê-las mantendo coerência entre a direção teórico-metodológica, ético-política e técnica-operativa.

Há naatualidade uma escolha tanto pelas abordagens individuais e pelas grupais, ambas alinhadas aos três pontos que constituem a instrumentalidade do Serviço Social. A escolha da realização de grupos nas ações socioeducativas como uma estratégia coerente é justificada pelo seguinte argumento: 

(A) A formação de grupos é uma estratégia rentável aos serviçose profissionais, pois otimiza custos, ampliando o número de atendimentos realizados. 

(B) A formação de grupos é altamente recomendável, pois proporciona o encontro de diferentes subjetividades e a possibilidade de construção de um trabalho intersubjetivo mesmo durante as ações socioeducativas. 

(C) A formação de grupos é recomendável quando não há a possibilidade de realizar o atendimento individual, pois é este que permite uma intervenção profissional coerente. 

(D) A formação de grupos é altamente recomendável porque permite, por meio da reunião de diferentes sujeitos, a realização do processo educativo de forma coletiva.

(E) A formação de grupos é uma estratégia metodológica passível de questionamentos no que tange à intervenção do/a assistente social, pois não comporta responder as demandas da população pauperizada nesse formato de atendimento.


USP 2022 - QUESTÃO 24
Chupel e Mioto (2010) constataram em seus estudos que o tema do acolhimento ainda não possui uma discussão consistente no âmbito do Serviço Social, conformando uma lacuna no pensamento e na prática executada no campo da saúde.

Há, entretanto, alguns direcionamentos acerca do que é o acolhimento para o Serviço Social, que, segundo os autores, é composto por: 

(A) Escuta do usuário, fornecimento de informação e comportamento cordial.

(B) Avaliação, aplicação de questionário e identificação de fatores de risco. 

(C) Escuta qualificada, orientação diretiva e encaminhamentos. 

(D) Estabelecimento de vínculo, escuta pragmática e intervenções breves. 

(E) Avaliação, diagnóstico e intervenção.


USP 2022 - QUESTÃO 25
No debate que Chupel e Mioto (2010) fazem sobre o tema do acolhimento no Serviço Social, as autoras buscam identificar quais os objetivos que a categoria profissional reconhece no ato do acolhimento. Nesse contexto, é correto afirmar que o/a assistente social faz o acolhimento 

(A) a fim de construir uma relação de confiança tal que permita criar vínculos e realizar orientações que corrijam o comportamento errante inicial do usuário e subsidiar decisões futuras. 

(B) para garantir o acesso do usuário aos mais diversos direitos sociais, construir uma relação de confiança e coletar informações necessárias para tomada de decisões futuras. 

(C) para captar informações que subsidiem as decisões acerca das intervenções a serem realizadas e escutar as queixas sobre os serviços pelos quais o usuário já passou. 

(D) para realizar orientação acerca de benefícios e direitos sociais, além de identificar demandas previdenciárias e trabalhistas e fazer diagnóstico funcional do grupo familiar. 

(E) a fim de construir uma relação de confiabilidade de modo que o usuário não minta durante as entrevistas sociais futuras, facilitando o trabalho do profissional na concessão de benefícios.


USP 2022 - QUESTÃO 26
Matos (2020) em seu texto “A pandemia do coronavírus (COVID19) e o trabalho de assistentes sociais na saúde”, inaugura um diálogo entre os/as assistentes sociais sobre sua prática profissional nesse contexto inédito e desafiador da pandemia e propõe um conjunto de estratégias para uma prática profissionalque sustente seu posicionamento ético-político a despeito das (novas) dificuldades nos processos de trabalho. Algumas das estratégias trazidas no referido texto são: 

(A) Realizar estudo social para identificar e classificar os níveis de urgência para atendimento social e, assim, reagendar os atendimentos que não se tratem de risco iminente aos atendidos. 

(B) Direcionar as atividades profissionais para a concessão de benefícios de transferência de renda, realizar orientações previdenciárias e trabalhistas e não pactuar com atividades que não sejam pertinentes à categoria. 

(C) Fazer articulação com outras instituições, posicionar-se diante de requisições técnico-administrativas equivocadas para o Serviço Social e elaborar estratégias seguras para manter o contato com os usuários. 

(D) Fazer articulação entre serviços da rede, responder somente demandas emergenciais e realizar atendimento social com os familiares e amigos dos pacientes. 

(E) Negar-se a qualquer atendimento que venha expor o profissional ao contágio do vírus, elencar prioridades nas novas rotinas de atendimento e garantir o sigilo profissional realizando atendimento às portas fechadas.


USP 2022 - QUESTÃO 27
De acordo com Barroco &Terra (2012, p. 77), “entender o profissional como sujeito ético-moral é tratá-lo como um sujeito dotado de certos atributos que lhe permitem agir eticamente: vontade, racionalidade, consciência, senso moral ou capacidade de responder por seus atos e discernir entre valores morais (certo/errado; bom/mau etc). Dizemos que as ações ético-morais são conscientes quando o sujeito assume que os demais podem sofrer as consequências dos seus atos, se responsabilizando por eles”.

Com base na reflexão das autoras, é correto afirmar que, mesmo em situações de confronto entre valores pessoais e os vinculados à ética profissional, espera(m)-se da/o profissional consciência 

(A) ética e compromisso com valores hierárquicos e humanitários. 

(B) de sua incompetência técnica para discernir a respeito dos valores. 

(C) moral e maturidade emocional para escolher os valores ideais. 

(D) das normas e responsabilidade vinculada à moral e a religião. 

(E) ética e responsabilidade vinculada à liberdade e à equidade.


USP 2022 - QUESTÃO 28
A questão social como “matéria” do Serviço Social é notadamente reconhecida nos debates da profissão. Iamamoto (2012) aponta que há uma dupla armadilha para analisar a questão social “quando suas múltiplas e diferenciadas expressões são desconectadas de sua gênese comum, desconsiderando os processos sociais contraditórios, na sua dimensão de totalidade, que as criam e as transformam” (BRASIL, 2012, p. 49).

Essas armadilhas referem-se à 

(A) associação dos efeitos contraditórios da sociabilidade burguesa e da relação entre capital e trabalho que resultam nas expressões da questão social. 

(B) pulverização e fragmentação das questões sociais e à difusão de um discurso genérico com uma visão unívoca e indiferenciada da questão social. 

(C) problematização a respeito da compreensão das expressões das questões sociais enquanto lógica do capitalismo. 

(D) ampliação da concepção de questão social voltada à estrutura e dinâmica da sociedade capitalista e de suas respostas ao enfrentamento de suas crises. 

(E) compreensão da totalidade social enquanto apoio analítico que construirá mediações com as diversas e distintas facetas das expressões da questão social.


USP 2022 - QUESTÃO 29
No documento “Parâmetros para Atuação de Assistentes Sociais na Política de Saúde” (BRASIL, 2010) destaca-se a relação entre o projeto ético-político e o de reforma sanitária. 

Os dois projetos são construídos 

(A) no período da Ditadura Militar e se afirmam no acirramento da repressão com o AI5 em 1968. 

(B) junto às organizações privadas de saúde nos anos de 1980 e se expressam frente às suas regulamentações. 

(C) no processo de redemocratização da sociedade brasileira e se consolidam na década de 1980.

(D) no interior das iniciativas particulares de setores da sociedade civil-empresarial nos anos de 1960. 

(E) em conjunto com as reformas de base do governo de Juscelino Kubitschek durante o período de 1956-1961.


USP 2022 - QUESTÃO 30
Barroco &Terra (2012, p.90) apresentam no debate a respeito do compromisso ético-político com os usuários a seguinte situação hipotética:

“A assistente social B atendeu uma usuária que solicitou ajuda de uma passagem de ônibus de São Paulo para São Luiz do Maranhão, para ver sua mãe que estava no hospital, em estado de coma. B deixou de fornecer o auxílio porque durante o atendimento notou que a usuária levava uma revista embaixo do braço e cigarros em seu bolso. B comentou com sua colega que o que mais a incomodou foi o fato da usuária gastar dinheiro com revistas e cigarros. A colega ainda argumentou que a revista poderia ser emprestada, e que o cigarro é uma escolha e uma dependência que não pode ser julgada dessa forma. Mas B estava irredutível: ‘Quem gasta dinheiro com bobagens e não tem força de vontade para largar o vício, não precisa de ajuda’”.

Contrárias ao que o Código de Ética Profissional de 1993 prevê, essas situações demonstram que necessidades sociais são negadas em virtude de: 

(A) Compromisso com a liberdade e ação ética. 

(B) Respeito às necessidades e vínculo com os usuários. 

(C) Posicionamento coerente com os valores emancipatórios. 

(D) Preconceito e atitudes policialescas.

(E) Equidade e exercício da autonomia.


USP 2022 - QUESTÃO 31
Iamamoto (BRASIL, 2012, p. 44) afirma que o projeto ético-político profissional é “fruto do protagonismo social dos agentes profissionais, vem sendo construído historicamente no embate entre distintos projetos sociais que se refratam no interior da categoria, redundando em diferenciadas perspectivas de leitura do significado social do Serviço Social, que incidem na condução e operacionalização do trabalho quotidiano”.

Segunda a autora, um dos maiores desafios para efetivação desse projeto é torná-lo

(A) um guia efetivo para o exercício profissional e consolidá-lo por meio de sua implementação efetiva. 

(B) uma obrigação para o exercício profissional e consolidá-lo por meio de sua legislação efetiva. 

(C) uma matriz teórica e ideológica para o exercício profissional e consolidá-lo por meio da militância partidária. 

(D) um conjunto de orientações e procedimentos para o exercício profissional e consolidá-lo por meio da norma. 

(E) um manual ético-moral para o exercício profissional e consolidá-lo por meio de práticas exitosas.


USP 2022 - QUESTÃO 32
Segundo os “Parâmetros para Atuação de Assistentes Sociais na Política de Saúde” (BRASIL, 2010), uma das competências que permitem ao profissional realizar a análise crítica da realidade para o enfrentamento das situações e demandas sociais que se apresentam em seu cotidiano, é(são): 

(A) Compreensão analítica dos processos sociais vigentes na busca da interação dos grupos sociais distintos. 

(B) Participação efetiva nos espaços de influência política e percepção das correntes majoritárias de poder. 

(C) Apropriação das correlações de forças vigentes na direção do apoio e intervenção às classes dominantes. 

(D) Avaliação das correntes ideológicas em disputa e pactuação com as instituições e interesses privados. 

(E) Apreensão crítica dos processos sociais de produção e reprodução das relações sociais numa perspectiva de totalidade.


USP 2022 - QUESTÃO 33
A Resolução CFESS nº 383/99 de 29/03/1999, que caracteriza o/a assistente social como profissional da saúde, nas suas considerações, afirma que, para a consolidação dos princípios e objetivos do Sistema Único de Saúde, é imprescindível a efetivação do Controle Social e o Assistente Social, com base no seu compromisso ético-político, tem focalizado suas atividades para uma ação técnico-política que contribua para: 

(A) Centralizar a ação individual e restrita, salvaguardando as requisições e demandas para o controle institucional e burocrático. 

(B) Incentivar os espaços de comunicação social, de publicização do cotidiano dos usuários e controle dos direitos sociais. 

(C) Potencializar as forças políticas de poder no território, socializando os interesses privados e individuais da população usuária. 

(D) Viabilizar a participação popular, a democratização das instituições, o fortalecimento dos Conselhos de Saúde e a ampliação dos direitos sociais.

(E) Estimular as manifestações individuais, a exposição das lideranças populares e os espaços de organização coletiva.


USP 2022 - QUESTÃO 34
Bravo & Matos (2009) destacam, no texto “Projeto Ético-Político do Serviço Social e sua relação com a Reforma Sanitária: elementos para o debate”, o debate sobre o controle social na saúde e levantam considerações sobre a concepção dos Conselhos pelos assistentes sociais a partir de uma pesquisa e apontam duas tendências identificadas como o otimismo utópico e o pessimismo realista.

Essas tendências desdobram-se em duas sub-tendências, do conselho como 

(A) espaço de cooptação ou conselho como um espaço tenso e contraditório, mas com potencial democratizante.

(B) estratégia do Estado da aglutinação de diferentes movimentos sociais e ou conselho como um núcleo de reivindicações da sociedade. 

(C) matéria exclusiva de atuação das/os assistentes sociais ou conselho como uma instituição burocrática, porém eficiente. 

(D) instrumento de formação de políticos ou conselho como um espaço harmonioso e distensionado. 

(E) canal de reprodução alienada ou conselho como um espaço aberto e de múltiplas requisições político-partidárias.


USP 2022 - QUESTÃO 35
Na obra “O Serviço Social na contemporaneidade: trabalho e formação profissional”, Iamamoto (2005) aponta importantes reflexões sobre as demandas profissionais no âmbito das relações sociais entre o Estado e a sociedade. Nessa direção, a autora menciona ao menos quatro tendências que ela denomina de “temas ocultos” (p. 151) no debate profissional, ou seja, que não têm destaques nas análises da profissão. 

Dentre esses temas, evidencia-se que a profissão tem olhado 

(A) mais para a instrumentalidade e menos para a ação. 

(B) menos para a prática e mais para a conjuntura. 

(C) menos para a sociedade e mais para o Estado.

(D) mais para a história e menos para a realidade. 

(E) menos para a instituição e mais para os usuários.


USP 2022 - QUESTÃO 36
De acordo com Bravo & Matos (2009), pensar hoje uma atuação competente e crítica do Serviço Social na área da saúde exige, dentre outros compromissos, 

(A) estar atento às principais requisições do Estado na formulação da política de saúde e pela real redução dos investimentos. 

(B) conectar-se às principais instituições privadas de saúde e reproduzir a ideologia individualista dos planos de saúde. 

(C) estar articulado e sintonizado ao movimento dos trabalhadores e de usuários que lutam pela real efetivação do SUS.

(D) envolver-se com os diversos mecanismos de persuasão dos usuários na direção do apaziguamento dos conflitos. 

(E) estar mobilizado em conjunto com as forças hegemônicas das instituições de saúde na perspectiva administrativa.


USP 2022 - QUESTÃO 37
Iamamoto (2005, p.198-9) afirma que “na sociedade brasileira, marcada por suas heranças do passado – uma sociedade que se construiu ao revés do imaginário igualitário da modernidade, como o já salientado –, a descoberta dos direitos convive com a sua recusa, com a violência cotidiana perpassando as relações sociais, repondo privilégios e novas discriminações, conformando hoje, o que alguns qualificam de ‘apartação social’”.

Nesse sentido, a autora reflete que é justamente na dinâmica desses conflitos que se encontram as fontes de possibilidades e esperanças de uma prática voltada à/ao 

(A) filantropia, que singularize os direitos em benefícios, formulando novas práticas. 

(B) bem comum, que direcione ao assistencialismo, fortalecendo as instituições. 

(C) solidariedade, que potencialize as lideranças institucionais, enfatizando o indivíduo. 

(D) cidadania, que generalize os direitos existentes, criando outros novos na luta social.

(E) dependência, que assegure o compromisso do usuário, fortalecendo a lealdade.


USP 2022 - QUESTÃO 38
No editorial organizado por Yazbeck, Raichelis & Sant´Ana (2020) da Revista Serviço Social e Sociedade sobre “Questão Social, Trabalho e crise em tempos de pandemia”, as autoras relembram aos assistentes sociais-leitores que, por configurarem expressões concretas da atual fase de acumulação do capitalismo internacional, não se pode creditar à pandemia causada pelo novo coronavírus: 

(A) O aumento da mortalidade, a disseminação do vírus e a possibilidade de contágio sem restrição territorial, além da desinformação protagonizada pelas instituições que deveriam assumir a comunicação. 

(B) A expansão da(s) direita(s) no cenário nacional e internacional, o crescimento do conservadorismo de traços fascistas e a intensa precarização das condições de trabalho e de vida. 

(C) O isolamento social, distanciamento, ações de saúde pública, medidas sanitárias de prevenção e tratamento, programas de vacinação e um programa nacional de combate a pandemia. 

(D) As manifestações de medo de um vírus desconhecido, o tédio do isolamento, a incerteza quanto ao futuro e as dificuldades financeiras que geraram uma nova epidemia evidenciada em inúmeros casos de depressão. 

(E) Complicações mais graves e até mesmo favorecimento do surgimento de outras doenças, como a diabetes, quando o organismo não metaboliza de forma eficiente as moléculas de açúcar (glicose) no sangue.


USP 2022 - QUESTÃO 39
No debate acerca da concepção de família desenvolvido por Mioto (2010) é assinalado que “a família, nas suas mais diversas configurações constitui-se como um espaço altamente complexo. É construída e reconstruída histórica e cotidianamente, através das relações e negociações que estabelece entre seus membros, entre seus membros e outras esferas da sociedade e entre ela e outras esferas da sociedade, tais como Estado, trabalho e mercado.

Reconhece-se também que além de sua capacidade de produção de subjetividades, ela também é uma unidade de cuidado e de redistribuição interna de recursos”. Nesse sentido, a autora conclui que essa concepção compreende a família não apenas como uma construção 

(A) privada, mas também pública e que tem um papel importante na estruturação da sociedade em seus aspectos sociais, políticos e econômicos.

(B) subjetiva, mas também objetiva e que tem predominância na tradição e na conformação moral de cada sociedade. 

(C) particular, mas também individualizada, pois sofrem determinações culturais que estruturam seu modo de ser.

(D) afetiva, mas também da ordem e da hierarquia, que promove a estruturação da sociedade nos seus aspectos ético-morais. 

(E) íntima, mas também política, pois potencializa a estrutura da sociedade e os papéis fundamentais das instituições.


USP 2022 - QUESTÃO 40
Frente às tendências que Behring & Boschetti (2007, p. 164) apontam a respeito da política social e a difícil coexistência entre universalidade e hegemonia neoliberal, destaca-se o processo de privatização passiva que a proposta de saúde pública e universal passa a sofrer, assim como na política de assistência social, com a tímida inserção do SUAS em todos os municípios, como por exemplo “os Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) atingem, atualmente, 27,5% dos municípios brasileiros”.

Um dos agravantes e determinantes para manutenção desse quadro é a 

(A) estrutura da sociedade capitalista que colabora com a ampliação e a universalização do SUS e do SUAS. 

(B) mobilização permanente da classe da trabalhadora que potencializa a superação da estrutura fragmentada das políticas. 

(C) natureza das políticas sociais que condicionam sua dependência aos mecanismos do assistencialismo burguês. 

(D) condição do orçamento público destinado às políticas sociais, que padece de histórica submissão à política econômica.

(E) regulamentação do Estado brasileiro que tende a cercear a dinâmica das políticas sociais junto às organizações políticas.


COMENTÁRIOS

Nome

administração,7,administração financeira,1,administração orçamentária,1,administração pública,1,ads,39562,advogado,1,agricultura,1,agronomia,6,alberteinstein,24,alfabeto,2,amrigs,3,anasem,1,anatomia,2,aocp,142,arquitetura,1,arquitetura e urbanismo,4,arquivologia,1,arte,10,artes visucias,1,assinale a alternativa correta.,1,assistente social,2,atividade,278,atividade biologia,8,atividade ciências,68,atividade de português,57,atividade espanhol,17,atividade filosofia,5,atividade física,8,atividade fundamental,169,atividade geografia,6,atividade história,84,atividade inglês,2,atividade literatura,3,atividade matemática,27,atividade quimica,7,atividade sociologia,3,auditor fiscal,1,auditoria,1,autoajuda,1,auxiliar administrativo,3,auxiliar judiciário,1,bem-estar,13,biblioteconomia,4,biografia,1,biologia,65,biomedicina,8,bioquimica,1,blogger,3,bncc,12,bolsafamilia,1,braille,1,callfrom,1,carnaval,2,cecierj,5,cederj,5,cefetba,40,cefetmg,33,celebridades,1,celpebras,1,cesgranrio,52,cfc,10,ciencias,84,ciências contábeis,20,ciências da saúde,1,ciências econômicas,4,ciências sociais,3,claudiogaleno,1,colunas,11,comercio exterior,1,computação,5,comunicação social,1,concurso,409,conhecimento específico,3,conscam,45,conta pra mim,41,contabilidade,11,contabilidade avançada,1,contabilidade de custos,1,contabilidade pública,10,contabilidadedecustos,1,contador,5,coronavirus,8,criminologia,1,cultura,30,curiosidade,5,datas comemorativas,24,declaracoes,6,desenhos,393,design,5,design de interiores,1,design de moda,1,design grafico,1,destaque,30,detran,2,devry,1,dietética,2,direito,158,direito administrativo,27,direito ambiental,2,direito civil,27,direito constitucional,28,direito do trabalho,25,direito eleitoral,1,direito empresarial,26,direito financeiro,1,direito penal,28,direito processual civil,1,direito processual do trabalho,1,direito processual penal,2,direito tributário,26,direitoadministrativo,2,direitocivil,3,direitos humanos,1,duvidas,5,economia,2,educação,51,educação física,17,educação infantil,343,eleicoes,1,enade,264,enare,1,encceja,44,enem,87,enfermagem,17,engenharia,4,engenharia ambiental,1,engenharia civil,2,engenharia da computação,2,engenharia de alimentos,1,engenharia de produção,2,engenharia eletrica,1,engenharia florestal,1,engenharia mecanica,1,engenharia quimica,1,ensino fundamental,315,escola,1,espanhol,39,espcex,32,especial,1,espm,6,esportes,1,estatística,2,exame nacional,2,explicacao,47,facid,1,faculdade,30,faculdade dinamica,2,fadip,1,fagoc,2,famema,28,famerp,14,farmacia,9,fasa,9,faseh,1,fatec,25,fcc,107,fdsbc,4,fei,19,fgv,32,filosofia,24,fiscal de obras e posturas,1,fisica,66,fisioterapia,8,fmabc,4,fmo,2,fonoaudiologia,7,formação geral,6,formula1,1,fps,35,frances,7,frases,1,fuvest,21,gabaritos,34,gastronomia,2,geografia,75,gestao ambiental,3,gestão comercial,2,gestao de qualidade,1,gestao de recursos humanos,3,gestão financeira,3,gestao hospitalar,3,gestão pública,1,habilidades bncc,76,historia,176,ibade,5,ifba,1,ifce,12,iff,1,ifmg,3,ifmt,134,ifnmg,1,ifpe,66,ifpi,7,ifsul,67,ifto,12,imagens,96,ime,68,informatica,10,inglês,58,insper,52,instituto acesso,138,ita,20,jornalismo,15,legislação,10,legislação penal,1,legislação tributária municipal,13,lendas,23,letras,2,libras,2,liceu piauiense,1,literatura,23,lixo,12,logística,2,loja,3,mackenzie,27,marketing,3,matematica,120,matemática financeira,1,medicina,92,medicina legal,2,medicina veterinaria,8,meliuz,1,mtc,1,musica,3,música,1,natal,2,necropsia,1,normal superior,1,noticias,95,nubank,4,nutrição,12,o que e,3,oab,197,obmep,7,odontologia,10,outros,75,pedagogia,6,piaui,1,pnaic,10,portugues,158,praticapsi,14,priuni,1,processos gerenciais,3,procurador,1,professor,18,pronatec,3,prouni,5,provas,1080,provas access,1,provas agirh,8,provas albert einstein,6,provas ameosc,2,provas amrigs,3,provas avança sp,5,provas cecierj,2,provas cefetmg,33,provas cfc,9,provas concurso,228,provas da univesp,2,provas enade,263,provas enare,1,provas encceja,35,provas enem,32,provas espcex,3,provas espm,3,provas famema,15,provas famerp,8,provas faseh,1,provas fatec,20,provas fdsbc,2,provas fei,2,provas fepese,9,provas fgv,8,provas fmabc,2,provas fundatec,3,provas fuvest,11,provas iades,2,provas ieses,3,provas ifba,1,provas ifce,2,provas ifmg,3,provas ifnmg,1,provas ifpi,7,provas ifsul,9,provas ifto,8,provas ime,1,provas ita,9,provas mackenzie,15,provas nível fundamental,2,provas nível médio,20,provas nível superior,130,provas oab,198,provas puc,8,provas pucgo,1,provas pucrj,1,provas quadrix,2,provas reis&reis,1,provas residencia,38,provas revalida,4,provas santa casa,7,provas uece,14,provas ueg,7,provas uel,5,provas uem,3,provas uema,4,provas uerj,2,provas ufac,5,provas ufrgs,1,provas unemat,1,provas unesc,7,provas unesp,6,provas unicamp,8,provas unicesumar,2,provas uniceub,2,provas unichristus,5,provas unifenas,5,provas unifesp,20,provas unifor,6,provas unioeste,2,provas unip,1,provas unirg,6,provas unitins,2,provas upe,13,provas usp,39,provas vestibular,369,provas vunesp,1,psicologia,35,publicidade e propaganda,3,publieditorial,2,puc-go,3,puc-pr,2,puc-rs,106,puc-sp,69,pucrj,1,questão agirh,34,questão alemao,8,questão anasem,60,questão arquitetura e urbanismo,87,questão atualidades,35,questão automação industrial,26,questão auxiliar judiciário,48,questão avmoreira,59,questão cecierj,64,questão cederj,128,questão cespe,221,questão comercio exterior,27,questão computação,136,questão comunicação social,24,questão construção de edifícios,27,questão coronavirus,25,questão crespe,659,questão da access,40,questão da agirh,60,questão da albert einstein,397,questão da ameosc,40,questão da amrigs,180,questão da aocp,50,questão da avança sp,110,questão da cebraspe,60,questão da cesgranrio,212,questão da espcex,399,questão da famema,481,questão da famerp,50,questão da fasa,102,questão da fatec,1199,questão da fau,96,questão da fcc,340,questão da fepese,340,questão da fgv,2413,questão da fmabc,120,questão da fuvest,1029,questão da mackenzie,518,questão da oab,3218,questão da obmep,193,questão da puc-pr,103,questão da puc-sp,243,questão da santa casa,400,questão da uece,932,questão da ueg,324,questão da uel,385,questão da uema,287,questão da uemg,115,questão da uerj,140,questão da ufac,209,questão da ufrgs,25,questão da unesc,68,questão da unesp,821,questão da unicamp,659,questão da unicentro,155,questão da unicesumar,75,questão da uniceub,108,questão da unichristus,381,questão da unifenas,298,questão da unifesp,830,questão da unifor,387,questão da unioeste,80,questão da unip,49,questão da unirg,357,questão da unitins,101,questão da usp,964,questão da vunesp,60,questão de administração,151,questão de administração financeira,6,questão de administração financeira e orçamentária,7,questão de administração orçamentária,6,questão de administração pública,34,questão de agronomia,124,questão de análise das demonstrações contábeis,2,questão de análise de dados,17,questão de anatomia,20,questão de arte,70,questão de artes,25,questão de artes visuais,30,questão de auditoria,25,questão de auditoria governamental,7,questão de biblioteconomia,39,questão de biologia,1378,questão de biomedicina,204,questão de braille,10,questão de ciências,765,questão de ciências biológicas,35,questão de ciências contábeis,104,questão de ciências da computação,86,questão de ciências da saúde,20,questão de ciências econômicas,107,questão de ciências humanas,89,questão de ciências naturais,117,questão de ciências sociais,86,questão de cirurgia cardiovascular,30,questão de computação,57,questão de concurso,7536,questão de conhecimento geral,15,questão de contabilidade,349,questão de contabilidade do setor publico,5,questão de controle externo,6,questão de criminologia,5,questão de defesa do consumidor,10,questão de design,116,questão de design de moda,53,questão de dietética,40,questão de direito,3097,questão de direito administrativo,268,questão de direito administrativo e constitucional,10,questão de direito ambiental,21,questão de direito civil,208,questão de direito constitucional,265,questão de direito da criança e do adolescente,5,questão de direito da pessoa com deficiência,3,questão de direito do consumidor,5,questão de direito do trabalho,130,questão de direito eleitoral,7,questão de direito empresarial,139,questão de direito financeiro,28,questão de direito penal,207,questão de direito penal militar,6,questão de direito previdenciario,10,questão de direito processual civil,70,questão de direito processual do trabalho,5,questão de direito processual penal,71,questão de direito tributário,178,questão de direito urbanistico,8,questão de direitos humanos,4,questão de economia do setor público,4,questão de educação física,237,questão de enfermagem,222,questão de engenharia civil,69,questão de engenharia da computação,91,questão de engenharia de produção,47,questão de escriturário,10,questão de espanhol,618,questão de estatistica,35,questão de farmácia,239,questão de filosofia,319,questão de física,1692,questão de física médica,55,questão de fisioterapia,205,questão de fonoaudiologia,151,questão de frances,139,questão de geografia,1475,questão de gestão ambiental,37,questão de gestão de recursos humanos,40,questão de gestão financeira,81,questão de gestão hospitalar,54,questão de governança e gestão,40,questão de história,2003,questão de informática,179,questão de inglês,1471,questão de jornalismo,168,questão de legislação,246,questão de legislação penal,15,questão de legislação tributária,23,questão de licenciatura,57,questão de literatura,374,questão de marketing,54,questão de matemática,3373,questão de medicina,1631,questão de medicina legal,25,questão de medicina veterinária,192,questão de música,36,questão de necropsia,20,questão de neurologia pediátrica,30,questão de nutrição,301,questão de odontologia,152,questão de pedagogia,92,questão de planejamento e orçamento público,30,questão de português,4320,questão de processo legislativo,5,questão de processos gerenciais,47,questão de psicologia,340,questão de publicidade e propaganda,54,questão de química,1575,questão de raciocínio lógico,185,questão de radiologia,79,questão de redação,2,questão de relações internacionais,75,questão de saúde pública,50,questão de secretariado executivo,107,questão de segurança pública,5,questão de servico social,101,questão de serviço social,88,questão de sistema normativo anticorrupção,5,questão de sistemas de informação,30,questão de sociologia,197,questão de teatro,48,questão de tecnologia em agronegocio,53,questão de tecnologia em análise e desenvolvimento de sistemas,30,questão de tecnologia em análise e desenvolvimentos,24,questão de tecnologia em gestão e tecnologia da informação,30,questão de tecnologia em redes de computadores,57,questão de terapia ocupacional,153,questão de turismo,83,questão de vestibular,23622,questão de zootecnia,77,questão design de interiores,26,questão design gráfico,25,questão detran,96,questão do cefetmg,1736,questão do cfc,442,questão do enade,5427,questão do enare,50,questão do encceja,1110,questão do enem,2809,questão do ifba,62,questão do iff,53,questão do ifnmg,26,questão do ifpi,472,questão do ime,40,questão do ita,405,questão do liceu piauiense,30,questão do mackenzie,743,questão do revalida,405,questão engenharia,55,questão engenharia ambiental,27,questão engenharia civil,27,questão engenharia de alimentos,27,questão engenharia de controle e automacao,27,questão engenharia eletrica,27,questão engenharia florestal,27,questão engenharia mecânica,27,questão engenharia quimica,27,questão espm,239,questão faculdade dinamica,108,questão fadip,54,questão fagoc,50,questão famerp,700,questão faseh,60,questão fdsbc,100,questão fei,210,questão fiscal,40,questão fmo,90,questão funcern,240,questão fundatec,149,questão gastronomia,26,questão gestao comercial,26,questão gestão de qualidade,27,questão gestão pública,26,questão iades,60,questão iave,60,questão ibade,107,questão idib,40,questão ieses,190,questão ifce,90,questão ifmg,126,questão ifmt,110,questão ifsul,357,questão ifto,361,questão italiano,8,questão letras,65,questão lógica,5,questão logística,27,questão multidisciplinar,68,questão nucepe,46,questão obras e postura,28,questão processo do trabalho,10,questão processo tributario,15,questão pucgo,126,questão pucrj,70,questão quadrix,80,questão slmandic,70,questão técnico agrícola,15,questão tecnologia em alimentos,27,questão tecnologia em manutenção industrial,27,questão tecnologia em saneamento ambiental,25,questão tecnologia estética e cosmetica,27,questão tecnologia seguranca do trabalho,27,questão tecnólogo de ti,30,questão teologia,27,questão ucb,106,questão udesc,106,questão uem,186,questão uepg,69,questão uespi,127,questão ufpe,50,questão ufpr,30,questão ufsc,116,questão unemat,77,questão unifaminas,54,questão unifenas,81,questão unifil,29,questão unimontes,3,questão uninassau,90,questão unioeste,81,questão univesp,114,questão upe,872,questão urologia,15,questão web design,40,questões,47126,quimica,66,raciocínio lógico,7,radiologia,4,redacao,158,Reflexão In Texto,8,relações internacionais,3,religiao,5,resumo,5,revalida,6,rhinsight,8,saeb,2,santacasa,91,saude publica,2,secretariado executivo,4,seguranca do trabalho,1,serviço social,8,sesc,1,sexto ano,1,silabas,18,simulado,2,sisu,2,slmandic,2,Sobre o tratamento do hipotireoidismo,1,sociologia,14,teatro,2,técnico agrícola,1,tecnologia em agroindustria,1,tecnologia em agronegocio,2,tecnologia em alimentos,1,teologia,1,terapia ocupacional,5,textos,45,textos paradidáticos,1,trechos,1,turismo,6,uber,1,ucb,10,udesc,14,uece,48,ueg,7,uel,25,uem,3,uema,9,uemg,13,uepg,3,uerj,73,uespi,3,ufam,3,ufc,2,ufes,2,uffs,4,ufg,1,ufgd,63,ufma,1,ufmg,1,ufpa,1,ufpi,2,ufpr,1,ufrgs,2,ufrn,2,ufsc,5,ufscar,1,uftm,188,unb,1,unemat,2,unesp,17,unicamp,19,unicentro,14,unicesumar,2,uniceub,4,unichristus,14,unifaminas,1,unifenas,7,unifesp,39,unifor,11,uninassau,3,uninove,1,unioeste,5,unip,1,unirg,10,unirv,41,unitins,4,univesp,2,upe,21,urbanismo,1,usp,41,vestibular,856,videos,5,vivo,1,vunesp,1,zootecnia,5,
ltr
item
INDAGAÇÃO: Prova de Residência Serviço Social (USP 2022) com Gabarito
Prova de Residência Serviço Social (USP 2022) com Gabarito
https://1.bp.blogspot.com/-qfTYrIXj1Ow/X_HZEW_iXgI/AAAAAAACqoI/OGPtOW_7bXM-r76SsplnU-re6b9gksVQACLcBGAsYHQ/w320-h187/residencia-usp-indagacao.jpg
https://1.bp.blogspot.com/-qfTYrIXj1Ow/X_HZEW_iXgI/AAAAAAACqoI/OGPtOW_7bXM-r76SsplnU-re6b9gksVQACLcBGAsYHQ/s72-w320-c-h187/residencia-usp-indagacao.jpg
INDAGAÇÃO
https://www.indagacao.com.br/2022/02/prova-de-residencia-servico-social-usp-2022-com-gabarito.html
https://www.indagacao.com.br/
https://www.indagacao.com.br/
https://www.indagacao.com.br/2022/02/prova-de-residencia-servico-social-usp-2022-com-gabarito.html
true
3110492279122331237
UTF-8
Todas as Postagens Não foram encontradas postagens VEJA TODOS Leia Mais Resposta Cancelar resposta Deletar Por Home PAGINAS POSTS Veja todos RECOMENDADOS PARA VOCÊ Tudo Sobre ARQUIVOS BUSCAR TODOS OS POSTS Nenhuma postagem foi encontrada Voltar para Home Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sab Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Maio Jun Jul Ago Sep Out Nov Dez Agora mesmo 1 minuto atrás $$1$$ minutos agora 1 hora atrás $$1$$ horas atrás Ontem $$1$$ dias atrás $$1$$ semanas atrás mais de 5 semanas atrás Seguidores Seguir CONTEÚDO PREMIUM BLOQUEADO PASSO 1: Compartilhar em uma rede social PASSO 2: Clique no link na sua rede social Copiar todo o código Selecionar todo o código Todos os códigos foram copiados Não é possível copiar os códigos / textos, pressione [CTRL] + [C] para copiar Tabela de conteúdo