Prova de Residência Terapia Ocupacional (USP 2022) com Gabarito TERAPIA OCUPACIONAL USP 2022 - QUESTÃO 16 De acordo com o Código de Ética e ...
Prova de Residência Terapia Ocupacional (USP 2022) com Gabarito
TERAPIA OCUPACIONAL
USP 2022 - QUESTÃO 16
De acordo com o Código de Ética e Deontologia da Terapia Ocupacional (Resolução n° 425/2013 do Conselho Federal de Fisioterapia e Terapia Ocupacional), são responsabilidades fundamentais do terapeuta ocupacional:
(A) Observar as recomendações e normatizações relativas à capacitação e à titulação, emanadas pelo Conselho Federal de Fisioterapia e Terapia Ocupacional, realizando provas de título anualmente.
(B) Portar sempre sua identificação profissional e realizar a atualização cadastral minimamente a cada semestre, respeitadas as regras específicas quanto ao recadastramento nacional.
(C) Avaliar sua capacidade técnica e somente aceitar atribuição ou assumir encargo quando sentir-se capaz de desempenhar suas atribuições de forma segura ao cliente/paciente/usuário, em respeito aos direitos humanos.
(D) Proteger o colega de equipe, bem como o cliente/paciente/usuário/família/grupo/comunidade e a instituição/programa em que trabalha contra danos decorrentes de imperícia, negligência ou imprudência, evitando advertir o profissional faltoso.
(E) Atualizar-se e aperfeiçoar seus conhecimentos técnicos, científicos e culturais, capacitando-se em benefício do cliente/paciente/usuário/grupo/ comunidade e do desenvolvimento de sua profissão, desde que haja provimento por parte da chefia imediata e/ou da instituição contratante.
USP 2022 - QUESTÃO 17
O apoio matricial apresenta-se como importante ferramenta para a qualificação do cuidado e é composto por
(A) equipes de referência que se responsabilizam pela totalidade do cuidado, no sentido de identificar as necessidades do usuário e propor ações que busquem respondê-las.
(B) um conjunto de profissionais de diferentes especialidades, que atenderão às demandas de saúde da população em modalidade ambulatorial.
(C) médicos especialistas que se reúnem periodicamente com equipes de Saúde da Família para propor ações que extrapolam o escopo do médico generalista.
(D) um conjunto de profissionais que poderá desenvolver relação direta de assistência ao usuário, mas cujas tarefas serão de prestar apoio às equipes de referência.
(E) equipes da Estratégia Saúde da Família que buscarão, de um modo dinâmico e interativo, delegar decisões do cuidado a equipes de outros serviços.
USP 2022 - QUESTÃO 18
O apoio matricial é caracterizado pelas dimensões assistencial e técnico-pedagógica, entendidas como a possibilidade de
(A) produzir uma ação clínica direta com os usuários e de produzir ação de apoio educativo com e para a equipe, respectivamente.
(B) responder às demandas sociais de usuários, a partir de ações assistencialistas, e de replicar para a população conhecimentos das equipes técnicas, respectivamente.
(C) produzir ação de apoio educativo com e para a equipe e de produzir uma ação clínica direta com os usuários, respectivamente.
(D) replicar para a população conhecimentos das equipes técnicas e de responder às demandas sociais de usuários, a partir de ações assistencialistas, respectivamente.
(E) revisar práticas assistenciais por meio da educação permanente e de ampliar a interlocução entre equipe e usuário a partir do fortalecimento da participação social, respectivamente.
USP 2022 - QUESTÃO 19
De acordo com a Política Nacional de Saúde da Pessoa Idosa, é necessário considerar o envelhecimento como uma das prioridades do sistema de saúde brasileiro frente ao crescente aumento do número de pessoas idosas na população, visto que
(A) requer dos serviços a tutela das pessoas idosas, frente à perda da autonomia, à dependência financeira e aos prejuízos de saúde relacionados ao envelhecimento.
(B) pode acarretar aumento no número de doenças e/ou condições crônicas que requerem mais serviços sociais e médicos, por períodos mais prolongados.
(C) implica investimentos de alto custo para o controle e prevenção de agravos relacionados a doenças crônicas não transmissíveis.
(D) exige dos serviços de saúde a redefinição de prioridades, devendo a saúde materno-infantil ser preterida à saúde do idoso.
(E) pode levar ao excesso de especialização de trabalhadores envolvidos no cuidado a essa população, em todos os níveis de atenção.
USP 2022 - QUESTÃO 20
Na intervenção junto a idosos, o terapeuta ocupacional deve compreender o processo de envelhecimento e reconhecer quais alterações são patológicas e quais são consequências do próprio envelhecer. Assinale a alternativa que apresenta alterações fisiológicas características do processo de envelhecimento:
(A) Aumento do tecido elástico da pele, levando ao aparecimento de rugas e atrofias.
(B) Acúmulo de gordura e de cálcio nas artérias, levando ao aumento da vascularização.
(C) Maior quantidade de gordura subcutânea, com prejuízos à capacidade de termorregulação.
(D) Aumento da mobilidade do trabalho digestivo, relacionado ao esvaziamento intestinal e retardo no metabolismo.
(E) Diminuição das massas muscular e óssea, ocasionando alterações na coordenação e no equilíbrio.
USP 2022 - QUESTÃO 21
De acordo com o Manual de procedimentos para os serviços de saúde sobre doenças relacionadas ao trabalho, as ações de saúde do trabalhador têm como foco as mudanças nos(as) ______________ que contemplem os(as) ________________ em toda a sua complexidade, por meio de uma atuação multiprofissional, interdisciplinar e intersetorial.
Assinale a alternativa que preenche correta e respectivamente as lacunas:
(A) condições físicas e psíquicas do trabalhador / interações com o trabalho.
(B) fatores de risco / necessidades de produção.
(C) processos de trabalho / relações saúde-trabalho.
(D) ambientes laborais / necessidades individuais e coletivas.
(E) relações trabalhador-chefia / competências individuais.
USP 2022 - QUESTÃO 22
O campo da Saúde Mental e Trabalho estuda as interrelações entre o trabalho, os processos de adoecimento psíquico e o impacto dos aspectos subjetivos do trabalho na saúde mental dos indivíduos. Desse modo, as intervenções da Terapia Ocupacional neste campo
(A) são embasadas na teoria psicanalítica de Sigmund Freud, na acepção de considerar o trabalhador como sujeito de sua ação, responsável por suas escolhas e adoecimentos, e não como objeto das demandas opressoras do trabalho.
(B) buscam facilitar a construção de um processo de reflexão sobre o próprio trabalho, permitindo uma apropriação e uma emancipação que favoreçam a reconstrução coletiva do trabalho e contribuam para a participação ativa do trabalhador na prevenção de adoecimentos, no tratamento e no retorno ao trabalho.
(C) trazem contribuições significativas ao processo diagnóstico, a partir da aproximação com a Psicopatologia do Trabalho, auxiliando equipes dos Centros de Referência em Saúde do Trabalhador a identificar os sintomas psíquicos relacionados ao trabalho.
(D) são consideradas complementares, já que têm como objeto de intervenção o ajustamento das medidas individuais aos contextos laborais ambientais, em alinhamento à Ergonomia.
(E) favorecem a otimização da produtividade, a partir dos dadosda avaliação da funcionalidade de cada trabalhador e da análise de atividade laboral, almejando os melhores indicadores de produção em um menor intervalo de tempo.
USP 2022 - QUESTÃO 23
De acordo com a Política Nacional de Saúde da Pessoa com Deficiência, ainda persistem fatores que dificultam o alcance de melhores resultados na atenção à saúde dessa população e o efetivo aproveitamento dos recursos financeiros, técnicos, materiais e humanos, entre os quais se destacam:
(A) A imobilização dessa população frente à condição de dependência, gerando acomodação a partir dos ganhos secundários advindos das necessidades, que mobilizam a sociedade civil em ações assistencialistas e beneficentes.
(B) A elevada consciência da população em relação aos benefícios resultantes, para os indivíduos e a sociedade, da inclusão das pessoas com deficiência em todas as esferas da vida social, econômica e política.
(C) A ineficiência da rede de atenção à saúde, a ausência de políticas públicas específicas para esse segmento populacional e a escassa mobilização social, no sentido de angariar fundos para implementação de novos serviços.
(D) A desinformação da sociedade em geral, a precária distribuição dos recursos financeiros e a visão limitada dos serviços sobre como e em que poderiam contribuir para a independência e a qualidade de vida dessas pessoas.
(E) O apoio das organizações não-governamentais às ações governamentais voltadas a esse segmento populacional, ao oferecerem serviços complementares às pessoas com deficiência.
USP 2022 - QUESTÃO 24
A _______________ deveria ser compreendida como restrição, criada socialmente, às pessoas com algum déficit, que limitasse a possibilidade de participação social igualitária. A ______________, nessa perspectiva, é imposta ao sujeito por meio de barreiras objetivas, sociais e físicas. É a sociedade que desabilita o sujeito e, sendo assim, é ela que deve remover barreiras e modificar seus padrões normativos.
Assinale a alternativa que indica o termo correto para o preenchimento de ambas as lacunas:
(A) Inclusão social
(B) Resiliência
(C) Exclusão
(D) Incapacidade
(E) Deficiência
USP 2022 - QUESTÃO 25
Juliano é terapeuta ocupacional de um Hospital Geral e foi acionado pela equipe médica para atender Moacir, um homem de 35 anos recém-admitido na Enfermaria de Adultos, que sofreu uma lesão medular completa de C5. A respeito da recomendação do uso de tecnologia assistiva, qual deve ser a conduta de Juliano?
(A) Juliano deverá realizar a requisição de cadeira de rodas com propulsão elétrica ainda na internação, para que Moacir se adapte ao seu uso, ainda em ambiente supervisionado.
(B) Quanto à prescrição de adaptações e/ou equipamentos de uso definitivo, Juliano deverá recomendar que Moacir promova a continuidade da atenção terapêutico-ocupacional imediatamente após a alta hospitalar, de modo a diminuir o abandono do equipamento ao aguardar o período necessário para aceitação de sua nova condição.
(C) Definir em conjunto com equipe médica e de enfermagem qual será o grau possível e desejado de autonomia para Moacir, de modo a não o frustrar, buscando não mencionar recursos que não estejam disponíveis ou que exijam acompanhamento da equipe.
(D) Considerando que este é o momento inicial do contato de Moacir com sua incapacidade, Juliano não deverá prescrever o uso de adaptações e/ou equipamentos, contando com o suporte da equipe de enfermagem para apoiar Moacir em todas as etapas da alimentação e do autocuidado.
(E) Em um primeiro momento, Juliano deverá identificar com Moacir quais atividades são prioritárias para ele, para então recomendar que utilize o apoio de seus braços, mãos e punhos para descarga de peso durante transferências e mudanças de decúbito, com o apoio de equipamentos.
USP 2022 - QUESTÃO 26
Órtese que apresenta base de suporte e dispositivo para aplicação de força externa, envolve o uso de componentes de força inelásticos que permitem a mudança progressiva da posição articular, alterando a amplitude de movimento sem alterar a estrutura da órtese, sendo eficaz para articulações com limitação de movimento no final do alongamento passivo.
Esta é a descrição da órtese
(A) estática progressiva.
(B) dinâmica.
(C) articulada.
(D) drop-out.
(E) estática seriada.
USP 2022 - QUESTÃO 27
Sobre a atuação em contextos hospitalares, é correto afirmar que o terapeuta ocupacional
(A) é responsável por complementar o cuidado médico, atuando em situações caracterizadas pela limitação funcional e perda da autonomia, com o intuito de estimular componentes do desempenho, como força e resistência.
(B) tem como principal objetivo intervir nas questões de saúde mental, reconhecendo que os impactos do processo de internação são superiores aos sintomas e perdas de função decorrentes dos quadros clínicos.
(C) deve conhecer uma ampla variedade de diagnósticos e procedimentos terapêuticos, técnicas e métodos de intervenção em Terapia Ocupacional, além dos diversos recursos sociais, de saúde e da educação da comunidade, para articular a continuidade do cuidado extra-hospitalar.
(D) atua em uma única linha especializada de cuidado, como Clínica Médica, Clínica Cirúrgica ou Pediatria, preterindo a integralidade do cuidado frente à necessidade de se especializar para qualificar o cuidado.
(E) deve trabalhar de forma articulada à rede de atenção à saúde, identificando a necessidade de acionar outros serviços para a programação do cuidado pós-alta, delineando o planto terapêutico-ocupacional a ser seguido pelo ambulatório de referência do usuário.
USP 2022 - QUESTÃO 28
É compreendido como um conjunto de sistemas naturais e artificiais que engloba indivíduos e instituições, independentemente de seu poder, a partir do qual as Redes de Atenção à Saúde se organizam. Deve ser considerado em suas divisões jurídicas e políticas, suas heranças históricas eseus aspectos econômicos e normativos.
A definição apresentada refere-se ao:
(A) Princípio da integralidade.
(B) Projeto de Saúde.
(C) Princípio da intersetorialidade.
(D) Território.
(E) Trabalho em equipe.
USP 2022 - QUESTÃO 29
A proposta da Clínica Ampliada é atualmente uma das principais diretrizes das Redes de Atenção à Saúde e se direciona a todos os profissionais na sua prática de atenção aos usuários. Caracterizam a Clínica Ampliada: a compreensão ampliada do processo saúde-doença, a transformação dos instrumentos de trabalho,
(A) o trabalho multiprofissional em equipe e a educação continuada.
(B) a construção de projetos terapêuticos singulares e o trabalho no território.
(C) a superação do modelo biomédico ou psicológico e a atenção voltada aos determinantes sociais da saúde.
(D) a construção compartilhada dos diagnósticos e terapêuticas e o suporte aos profissionais de saúde.
(E) a assunção da transdisciplinaridade e do princípio da autogestão na organização dos serviços de saúde.
USP 2022 - QUESTÃO 30
O Projeto de Saúde no Território é uma das principais ferramentas tecnológicas para o trabalho dos Núcleos de Apoio à Saúde da Família, no componente Atenção Básica das Redes de Atenção à Saúde.
O PST, como é conhecido, deve
(A) ser sempre baseado na promoção da saúde, na participação social e na intersetorialidade, na existência de demandas e na priorização.
(B) responder aos critérios de adscrição e abrangência como marcadores finais de limites de ação.
(C) atender apenas às prioridades determinadas pela gestão municipal, a partir de dados epidemiológicos.
(D) contemplar apenas as principais linhas de cuidado prioritárias da atenção básica, tais como gestantes, pessoas com diabete ou hipertensão e tabagistas.
(E) convocar, eleger e coordenar o conselho gestor do serviço ou território, atuando com vistas a garantir o controle social.
USP 2022 - QUESTÃO 31
A Linha de Cuidado é uma das principais ferramentas de micro gestão dos serviços. Definida como uma forma de articulação de recursos e das práticas de cuidado, visa à coordenação do cuidado ao longo do tempo, entre os diferentes pontos de atenção e profissionais, superando a fragmentação das respostas.
De acordo com Reis et al. (2012), um dos principais desafios encontrados por terapeutas ocupacionais atuantes na Atenção Básica na composição das linhas de cuidado
(A) são as condições de vida das populações atendidas pela TO, marcadas pela pobreza e por processos de vulnerabilidade social extrema.
(B) é a resistência ainda encontrada nas equipes e comunidades frente às propostas de atendimentos não pautados pela lógica ambulatorial.
(C) são os processos de trabalho hierárquicos, centrados no poder médico e não interdisciplinares.
(D) são os níveis de gravidade das deficiências das pessoas, que impedem que o cuidado seja produzido na atenção básica.
(E) é a falta de recursos e equipamentos especializados para, por exemplo, a confecção e dispensação de órteses, próteses e outros equipamentos de tecnologia assistiva.
USP 2022 - QUESTÃO 32
O trabalho em equipe configura-se em uma das principais diretrizes para a transformação das práticas de cuidado no SUS e está presente em todas as políticas, componentes e pontos de atenção das Redes de Atenção à Saúde.
Na prática cotidiana, são ferramentas para operacionalização do trabalho em equipe:
(A) O princípio de governança local e as linhas de cuidado.
(B) A hierarquização entre os diferentes níveis de complexidade e a adscrição populacional.
(C) A horizontalidade das relações profissionais e o modelo anátomo-clínico compartilhado.
(D) A referência e contrarreferência e o encaminhamento entre serviços.
(E) O apoio matricial e a construção do Projeto Terapêutico Singular.
USP 2022 - QUESTÃO 33
O Projeto Terapêutico Singular é uma das principais ferramentas de organização do cuidado no SUS. De acordo com as diretrizes para sua construção, junto às mais atuais perspectivas da Terapia Ocupacional, é necessário que o PTS
(A) busque a maior adequação possível do sujeito às condições normais da vida, de acordo com o contexto em que vive e com quem compartilha seu cotidiano.
(B) seja centrado no sujeito, suas necessidades e em seu contexto de vida, compartilhado em equipe e em rede.
(C) considere o sujeito como seu objeto e tenha seus diferentes momentos – prevenção, tratamento e reabilitação – bem delimitados.
(D) garanta a continuidade do cuidado do sujeito, individual ou coletivo, no serviço por onde iniciou seu tratamento.
(E) tenha como diretriz central a saúde comunitária e não mais a individual, buscando encontrar soluções coletivas.
USP 2022 - QUESTÃO 34
Assinale a alternativa que apresenta aspectos que podem ser compreendidos como processo em Terapia Ocupacional, de acordo com as diretrizes da Associação Americana de Terapia Ocupacional:
(A) Prevenção, promoção e reabilitação.
(B) Análise da atividade, análise do desempenho e análise ambiental.
(C) Avaliação, intervenção e resultados alvo.
(D) Transferência e contratransferência, continência e holding.
(E) Indivíduo, terapeuta e atividade.
USP 2022 - QUESTÃO 35
Um dos principais movimentos inspiradores da Terapia Ocupacional e da Política Nacional de Saúde Mental brasileira ficou conhecido, no Brasil, como Desinstitucionalização Italiana. De acordo com os autores centrais dessa experiência,
(A) é imperativa a desconstrução dos aparatos teóricos e institucionais que edificam e legitimam a psiquiatria e o papel segregador e violento das instituições totais.
(B) a desinstitucionalização só pode ser assim conduzida a partir da extinção de todos os hospitais psiquiátricos e sua substituição por comunidades terapêuticas, inseridas na comunidade.
(C) é necessário transformar o modelo centrado na experiência singular que cada sujeito vivencia como sofrimento psíquico, deslocando o olhar para os determinantes socioculturais da loucura.
(D) a loucura não deve mais ser objeto de qualquer especialidade nucleada no campo da saúde; a experiência deve ser reconhecida enquanto fenômeno social.
(E) o processo de desconstrução do manicômio passa pelo processo de normatização e cura de todas as pessoas com transtornos mentais graves e persistentes em serviços ambulatoriais e comunitários.
USP 2022 - QUESTÃO 36
A Rede de Atenção Psicossocial, instituída em 2011, visa à ampliação e articulação de pontos de atenção à saúde para pessoas com transtorno mental ou problemáticas decorrentes do uso de drogas. Sua principal premissa é
(A) promover campanhas de esclarecimento e sensibilização da população geral contra o estigma das pessoas com transtornos mentais ou que fazem uso de drogas.
(B) que as pessoas com transtornos mentais ou que fazem uso de drogas sejam reconhecidas como pessoas com deficiência para que tenham acesso aos direitos previstos em lei, tais como o Benefício de Prestação Continuada, também conhecido como LOAS (Lei Orgânica da Assistência Social).
(C) garantir o direito ao internamento em instituições de longa permanência nos casos de alta severidade do transtorno, violência ou a pedido da família.
(D) concentrar o cuidado de pessoas com transtornos mentais ou que fazem uso de drogas em serviços especializados, tais como os Centros de Atenção Psicossocial.
(E) ofertar o cuidado em saúde mental na comunidade, prezando pelos direitos e pela liberdade dos sujeitos acometidos por transtorno mental ou que fazem uso de drogas.
USP 2022 - QUESTÃO 37
Ao receber pela primeira vez uma pessoa com necessidades decorrentes do uso de drogas em qualquer ponto de atenção da Rede de Atenção Psicossocial, um dos princípios que deve nortear o cuidado ofertado pela equipe é
(A) agendar o primeiro atendimento do usuário, com data e horários pré-estabelecidos, em curto prazo, para compreender o grau de comprometimento do sujeito para com o seu cuidado.
(B) construir com o usuário o seu Projeto Terapêutico Singular, buscando o maior número possível de atividades e recursos que ele possa desenvolver no serviço e reduzindo, assim, os riscos de recaídas.
(C) acolher o usuário tal qual ele se apresente para o cuidado, com baixa exigência e sem barreiras sintomatológicas/administrativas ou de julgamentos.
(D) encaminhar o usuário para uma Unidade de Acolhimento ou Comunidade Terapêutica, para que ele passe pelo processo de desintoxicação e possa iniciar o tratamento.
(E) oferecer estratégias de redução de danos de acordo com a droga utilizada pelo usuário, propondo a substituição por substâncias de menor risco.
USP 2022 - QUESTÃO 38
Redução de Danos (RD) é uma estratégia de saúde pública pautada no princípio da ética do cuidado, que visa diminuir as vulnerabilidades de risco social, individual e comunitário, decorrentes do uso, abuso e dependência de drogas. Reconhece o usuário em sua singularidade e constrói com ele estratégias que focam a defesa da vida. Assinale a alternativa que apresenta uma das premissas da RD:
(A) O uso de drogas ocorre em um processo, do início à dependência, e assim também se dá a interrupção do uso, concepção contrária à ideia de desintoxicação e abstinência abrupta.
(B) As pessoas têm direito ao uso de quaisquer substâncias, a partir da perspectiva do direito ao próprio corpo e ao consumo.
(C) A diminuição do uso ou a substituição da droga consumida por outra que ofereça menor risco levará, invariavelmente, à interrupção do uso.
(D) O uso de drogas é considerado uma questão de saúde pública e comunitária, não individual e, por isso, seu foco se dá nas relações sociais e não no usuário.
(E) Há pessoas que consomem drogas (lícitas ou ilícitas) que não conseguem ou não querem interromper o uso e isso não cessa seu direito de cuidado em saúde.
USP 2022 - QUESTÃO 39
Atualmente no Brasil, o cuidado a crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA) deve ser realizado pela Rede de Atenção Psicossocial. Em relação ao diagnóstico do TEA, a política estabelece:
(A) O diagnóstico definitivo de TEA deve ser firmado ainda no primeiro ano de vida da criança, ampliando as possibilidades de intervenção precoce.
(B) A detecção precoce para o risco de TEA é um dever do Estado, contemplando as diretrizes de prevenção de agravos e promoção e proteção à saúde.
(C) O diagnóstico de TEA baseia-se na aplicação de testes, escalas e instrumentos padronizados e validados internacionalmente, buscando critérios cada vez mais bem definidos e homogêneos para o transtorno.
(D) A estimulação cognitiva, sensorial ou comportamental só deve ser iniciada após o diagnóstico definitivo, diminuindo o risco de intervenções desnecessárias ou iatrogênicas.
(E) O diagnóstico de risco para o TEA deve ser considerado para fins de início de tratamento, concessão de benefícios e notificações de vigilância e epidemiológicas.
USP 2022 - QUESTÃO 40
Importante tecnologia do cuidado em Terapia Ocupacional, que permite relacionar desordens na percepção, organização e interpretação da informação sensorial interoceptiva e exteroceptiva, correlacionando-as com as dificuldades de aprendizagem e os desempenhos ocupacionais ineficientes.
No caso do Transtorno do Espectro Autista (TEA), estudos têm apontado grande incidência de comportamentos atípicos de resposta sensorial, como padrões de hipo e hiper-resposta coexistentes e flutuantes que contribuem para maior dependência nas atividades de autocuidado e atividades cotidianas, bem como déficit discriminativo ou perceptivo, contribuindo para problemas posturais e práxicos observados em crianças com o espectro.
Assinale a alternativa que identifica corretamente a tecnologia descrita.
(A) Tratamento Clínico de Base Psicanalítica.
(B) BA – Análise do Comportamento Aplicada.
(C) Integração Sensorial.
(D) TEACCH – Tratamento e Educação para Crianças com TEA.
(E) CSA – Comunicação Suplementar e Alternativa.
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