Prova Psicologia (Concurso Prefeitura de Areado - MG 2022) com Gabarito Concurso: Prefeitura de Areado - MG - 2021 - Edital nº 001 Órgão/Ins...
Prova Psicologia (Concurso Prefeitura de Areado - MG 2022) com Gabarito
Concurso: Prefeitura de Areado - MG - 2021 - Edital nº 001
Órgão/Instituição: Prefeitura Municipal de Areado
Banca/Organizadora: Portal Acesso 7 Ltda
Cargo: Psicólogo
Escolaridade: Superior
OBS: as questões de 01 a 20 são comuns em todas as provas desses concurso, então, você pode encontrar elas nessa página.
CONHECIMENTO ESPECÍFICO
QUESTÃO 21
Conforme nos aponta Bleger (1980), a entrevista psicológica é:
A. Uma técnica de investigação científica em psicologia.
B. Uma técnica na qual se buscam objetivos psicológicos.
C. Um campo de trabalho no qual se investiga a conduta e a personalidade de seres humanos.
D. Todas as alternativas anteriores.
QUESTÃO 22
Quanto à caracterização do processo de psicodiagnóstico, assinale a alternativa correta:
A. É ilimitado no tempo.
B. Utiliza técnicas e testes psicológicos somente em nível individual.
C. Identifica e avalia aspectos específicos, seja para classificar o caso e prever seu curso possível, comunicando os resultados, na base dos quais são propostas soluções, se for o caso.
D. Não é ainda considerado um processo científico.
QUESTÃO 23
Ordene os passos para a realização do diagnóstico com um modelo psicológico de natureza clínica:
I. comunicação de resultados, orientação sobre o caso e encerramento do processo.
II. integração de dados e informações, formulação de inferências pela integração dos dados, tendo como pontos de referência as hipóteses iniciais e os objetivos do exame;
III. levantamento quantitativo e qualitativo dos dados;
IV. levantamento de perguntas relacionadas com os motivos da consulta e definição das hipóteses iniciais e dos objetivos do exame;
V. planejamento, seleção e utilização de instrumentos de exame psicológico;
A. IV, V, III, II, I
B. I, III, IV, II, V
C. V, IV, III, I, II
D. V, IV, III, II, I
QUESTÃO 24
Para Zimerman (2008), é cada vez mais acirrada a competição entre as pessoas para se sobressair sobre as outras, numa sociedade em que prevalece a “lei do mais capaz” e valoriza sempre aqueles que aparentam ser mais bem-sucedidos.
Sob pressão para atingir metas idealizadas por essa sociedade, pela família, pela cultura e até por si próprios, muitos indivíduos veem suas limitações sendo transgredidas, o que promove uma condição angustiante para grande parte das pessoas.
Para a Psicanálise, esta disparidade é conhecida como “Ego Ideal” versus “Ego Real”, um estado de conflito responsável pela disseminação crescente do falso valor atribuído às pessoas. Ou seja, elas valem mais pelo que têm ou aparentam ser, do que de fato são.
A busca ávida pelo reconhecimento das outras pessoas torna-se cada vez mais premente, o que aumenta significativamente o número de portadores de um falso self. E, ainda, se o reconhecimento não vem, a cultura motiva uma baixa da autoestima que pode ser profundamente abalada e assim contribuir para o surgimento de estados depressivos.
Estamos nos referindo a:
A. Cultura do Narcisismo
B. Cultura do Ecoísmo
C. Cultura da Desafetação
D. Cultura do Despojamento
QUESTÃO 25
Sigmund Freud desenvolveu alguns conceitos, dentre eles o mecanismo de defesa. Os mecanismos de defesa são diferentes tipos de operações mentais que têm como objetivo reduzir as tensões psíquicas internas. Há um mecanismo no qual o indivíduo externaliza as suas tendências afetivas em direção a outras fontes de origem, vendo-se livre das responsabilidades de seus atos. O mecanismo de defesa aqui descrito é:
A. Racionalização
B. Projeção
C. Sublimação
D. Regressão
QUESTÃO 26
Erik Erikson postula a teoria do desenvolvimento psicossocial que contempla todo o percurso da vida, na qual cada estágio nos coloca conflitos e um importante desafio associado ao “eu” e aos outros, e com o qual cada pessoa vai enfrentar, de acordo com suas possibilidades. O desafio do segundo estágio refere-se a:
A. diligência × inferioridade
B. iniciativa × culpa
C. confiança × desconfiança
D. autonomia × vergonha e dúvida
QUESTÃO 27
Assinale a alternativa incorreta. Segundo o Código de Ética Profissional do Psicólogo, é desautorizado ao psicólogo:
A. Ser conivente com erros, faltas éticas, violação de direitos, crimes ou contravenções penais praticadas por psicólogos na prestação de serviços profissionais.
B. Induzir a convicções políticas, filosóficas, morais, ideológicas, religiosas, de orientação sexual ou a qualquer tipo de preconceito, quando do exercício de suas funções profissionais.
C. Informar, a quem de direito, os resultados decorrentes da prestação de serviços psicológicos, transmitindo somente o que for necessário para a tomada de decisões que afetem o usuário ou beneficiário.
D. Praticar ou ser conivente com quaisquer atos que caracterizem negligência, discriminação, exploração, violência, crueldade ou opressão.
QUESTÃO 28
O Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) reconhece como fatores identitários dois grandes eixos como alicerces do Sistema Único de Assistência Social -SUAS: a matricialidade sociofamiliar e a territorialização. São atribuições do Centro de Referência da Assistência Social (CRAS), exceto:
A. Realiza a procura intencional das ocorrências que influenciam o modo de vida da população em determinado território, ou seja, a busca ativa.
B. Desempenha as funções de gestão da proteção básica no seu território e de oferta do Programa de Atenção Integral à Família - PAIF.
C. Materializa a presença do Estado no território, possibilita a democratização do acesso aos direitos socioassistenciais e contribui para o fortalecimento da cidadania.
D. Acompanha o cumprimento de Medidas Socioeducativas em duas modalidades: Prestação de Serviços à Comunidade e Liberdade Assistida.
QUESTÃO 29
Jean Piaget usou quatro conceitos básicos como estruturas explicativas da inteligência que permitem a organização evolutiva do conhecimento, são eles: esquema, assimilação, acomodação e equilibração. Para a Teoria da Epistemologia Genética proposta pelo autor, é correto afirmar que:
A. Na assimilação a pessoa é obrigada a promover novos arranjos em seus esquemas para acomodar os novos estímulos.
B. A assimilação é responsável pelo desenvolvimento (uma mudança qualitativa) e a acomodação pelo crescimento (uma mudança quantitativa) dos esquemas; juntas elas explicam a adaptação intelectual e o desenvolvimento das estruturas mentais.
C. Como construções, os esquemas não são cópias exatas da realidade e refletem o nível atual da criança, de compreensão e conhecimento do mundo.
D. A acomodação não resulta em mudança dos esquemas, mas ela afeta o crescimento deles e, dessa forma, é uma parte do desenvolvimento.
QUESTÃO 30
Ao discutir a interação entre aprendizado e desenvolvimento, Vygotsky postula o conceito de Zona de Desenvolvimento Proximal. Assinale a alternativa incorreta:
A. Podemos considerar a Zona de Desenvolvimento Proximal como a distância entre a Zona de Desenvolvimento Real, que pode ser definida através da solução independente de problemas, e a Zona de Desenvolvimento Potencial, definida através da solução de problemas sob a orientação de um adulto ou em colaboração de parceiros mais experientes.
B. Quando alguém não consegue realizar sozinho determinada tarefa, mas o faz com a ajuda de outros parceiros mais experientes, está nos revelando o seu nível de desenvolvimento real.
C. A Zona de Desenvolvimento Real caracteriza o desenvolvimento mental retrospectivamente, enquanto a Zona de Desenvolvimento Proximal caracteriza o desenvolvimento mental prospectivamente.
D. A Zona de Desenvolvimento Proximal define aquelas funções que ainda não amadureceram, mas que estão em processo de maturação e presentemente em estado embrionário.
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