Prova Psicólogo (AMEOSC 2022) com Gabarito

AMEOSC

Prova Psicólogo (AMEOSC 2022) com Gabarito

Concurso: Prefeitura de Guaraciaba - SC - 2021 - Edital nº 031
Órgão/Instituição: Prefeitura Municipal de Guaraciaba
Banca/Organizadora: Associação Municipal do Extremo Oeste de Santa Catarina
Cargo: Psicólogo
Escolaridade: Superior

AMEOSC 2022 - QUESTÃO 01
Complete as lacunas:

"A ________ e o ________ gozam de todos os ________ fundamentais inerentes à pessoa humana, sem prejuízo da ________ de que trata esta Lei, assegurando-se-lhes, por lei ou por outros meios, todas as oportunidades e facilidades, a fim de lhes ________ o desenvolvimento físico, mental, moral, espiritual e social, em condições de liberdade e de dignidade."
Fonte: Estatuto da Criança e do Adolescente

A alternativa que completa corretamente as lacunas é:

(A) criança, jovem, deveres, condição, contestar

(B) família, idoso, direitos, integralidade, facultar

(C) criança, prematuro, deveres, proteção social, censurar

(D) criança, adolescente, direitos, proteção integral, facultar.


AMEOSC 2022 - QUESTÃO 02
Os casos de suspeita ou confirmação de violência praticada contra idosos serão objeto de notificação compulsória pelos serviços de saúde públicos e privados à autoridade sanitária, bem como serão obrigatoriamente comunicados por eles a quaisquer dos seguintes órgãos, EXCETO:

(A) Ministério Público.

(B) Autoridade policial.

(C) Conselho Municipal do Idoso.

(D) Conselho Regional do Idoso.


AMEOSC 2022 - QUESTÃO 03
Na Política Nacional de Humanização (PNH), a diretriz de Cogestão objetiva à implementação de espaços coletivos/colegiados para análises coletivas, diagnósticos, pactuações e condução de ações para mudanças das práticas de atenção e gestão.

São efeitos esperados na implementação desta Diretriz, EXCETO:

(A) Fomento de redes.

(B) Respeito dos trabalhadores à hierarquia gerencial.

(C) Corresponsabilização.

(D) Alteração no padrão de comunicação.


AMEOSC 2022 - QUESTÃO 04
Sobre as grandes síndromes psiquiátricas é CORRETO afirmar que:

(A) A linguagem é uma das funções psíquicas mais afetadas tanto nos transtornos psico-orgânico como nos transtornos psicóticos.

(B) Distimia é uma depressão crônica, geralmente de intensidade leve, muito duradoura. Começa no início da vida adulta e persiste por vários anos. Ocorrem lentificação psicomotora, anedonia, alterações do sono e do apetite, piora dos sintomas no período da manhã (melhora no período da tarde e da noite) e ideias de culpa.

(C) O quadro de crise de pânico caracteriza-se pela presença de sintomas ansiosos excessivos, na maior parte dos dias, por pelo menos seis meses.

(D) As neuroses se caracterizam por dificuldades e conflitos intrapsíquicos e pessoais que mantêm o sofrimento, a frustração, a angústia, o empobrecimento e a inadequação das relações interpessoais.


AMEOSC 2022 - QUESTÃO 05
A Política Nacional de Atenção Básica (PNAB) tem na Saúde da Família sua estratégia prioritária para expansão e consolidação da Atenção Básica.

Sobre a Estratégia de Saúde da Família, é CORRETO afirmar que:

(A) Cada Unidade Básica de Saúde pode contar com no máximo 3 (três) equipes de Saúde da Família que possam atingir seu potencial resolutivo.

(B) A população adscrita por equipe de Saúde da Família (eSF) é de até 5.000 pessoas, localizada dentro do seu território, garantindo os princípios e diretrizes da Atenção Básica.

(C) A Equipe de Saúde da Família deve ser composta no mínimo por médico, obrigatoriamente da especialidade medicina de família e comunidade, enfermeiro, obrigatoriamente especialista em saúde da família, auxiliar e/ou técnico de enfermagem e agente comunitário de saúde (ACS).

(D) Para equipe de Saúde da Família, há a obrigatoriedade de carga horária de 40 (quarenta) horas semanais para todos os profissionais de saúde membros da Estratégia Saúde da Família (ESF).


AMEOSC 2022 - QUESTÃO 06
De acordo com a Portaria nº 2488 de 2011, é CORRETO afirmar que:

(A) A atenção básica deve cumprir algumas funções para contribuir com o funcionamento das Redes de Atenção à Saúde, uma delas é: ser resolutiva: identificar riscos, necessidades e demandas de saúde, utilizando e articulando diferentes tecnologias de cuidado individual e coletivo, por meio de uma clínica ampliada capaz de construir vínculos positivos e intervenções clínica e sanitariamente efetivas, na perspectiva de ampliação dos graus de autonomia dos indivíduos e grupos sociais.

(B) São algumas responsabilidades exclusivas do governo federal: contribuir para a reorientação do modelo de atenção e de gestão com base nos fundamentos e diretrizes assinalados, apoiar e estimular a adoção da estratégia Saúde da Família pelos serviços estaduais e municipais de saúde como estratégia prioritária de expansão, consolidação e qualificação da atenção básica à saúde, e garantir a infraestrutura necessária ao funcionamento das Unidades Básicas de Saúde.

(C) A Política Nacional de Atenção Básica tem na Saúde da Família sua estratégia prioritária para expansão e consolidação da atenção básica. A qualificação da Estratégia de Saúde da Família e de outras estratégias de organização da atenção básica deverão seguir as diretrizes da atenção básica, do SUS e do SUAS configurando um processo progressivo e singular que considera e inclui as especificidades locoregionais.

(D) São alguns itens necessários à estratégia Saúde da Família: existência de equipe multiprofissional (equipe saúde da família) obrigatoriamente composta por médico especialista em saúde da família ou médico de família e comunidade, enfermeiro generalista ou especialista em saúde da família, auxiliar ou técnico de enfermagem, agentes comunitários de saúde, e profissionais de saúde bucal.


AMEOSC 2022 - QUESTÃO 07
A garantia de prioridade ao idoso compreende, EXCETO:

(A) Destinação privilegiada de recursos públicos nas áreas relacionadas com a proteção à criança e ao adolescente.

(B) Atendimento preferencial imediato e individualizado junto aos órgãos públicos e privados prestadores de serviços à população.

(C) Estabelecimento de mecanismos que favoreçam a divulgação de informações de caráter educativo sobre os aspectos biopsicossociais de envelhecimento.

(D) Prioridade no recebimento da restituição do Imposto de Renda.


AMEOSC 2022 - QUESTÃO 08
A Educação Permanente em Saúde se configura como uma proposta de aprendizagem no trabalho, onde o aprender e o ensinar se incorporam ao cotidiano das organizações. (Ministério da Saúde, 2018)

A condução regional da Política Nacional de Educação Permanente em Saúde dar-se-á por meio dos (as):

(A) Conselhos Municipais de Saúde.

(B) Comissões Intergestores Regional.

(C) Secretarias Municipais de Educação e Saúde.

(D) Colegiados de Gestão Regional.


AMEOSC 2022 - QUESTÃO 09
Sobre a Psicoterapia Grupal, analise os itens:

I. O grupo oferece ao terapeuta, por meio da interação de seus integrantes, um acesso privilegiado aos conflitos e relacionamentos (vínculos) que eles estabelecem, podendo assim abordar e tratar as patologias existentes. Isso constitui a principal diferença entre a psicoterapia psicodinâmica individual e a de grupo: enquanto nos grupos as relações intersubjetivas (vínculos) fazem parte do aqui e agora, no tratamento individual essas relações estão no lá e então e são apenas relatadas pelo paciente.

II. A existência de um grupo pressupõe uma série de características psicológicas que lhe é intrínseca e, portanto, definidora de o que é um grupo. Esse conjunto de características se chama setting grupal e ocorre em todos os grupos humanos, independentemente da sua finalidade. Um terapeuta de grupo deve compreendê-los adequadamente para minimizar os seus efeitos obstrutivos e maximizar os seus efeitos catalisadores de mudanças e de crescimento emocional.

III. O enquadre grupal é o conjunto de regras e combinações que organizam e possibilitam o processo grupal terapêutico. São as "regras do jogo". Ele inclui os aspectos práticos do tratamento: local, horário, frequência e duração das sessões, honorários, férias, número de participantes, grupo aberto ou fechado, etc. Ao mesmo tempo, o enquadre também funciona como um "organizador psicológico" que estabelece limites e funções e proporciona a segurança necessária para os pacientes poderem se desnudar ao longo do tratamento.

IV. O funcionamento de um grupo, sua cultura, sua organização gestáltica e sua "produtividade" são fortemente influenciados pela composição (ou agrupamento, como denominam alguns autores) de seus membros.

V. O encontro de pessoas no grupo produz um fenômeno denominado de estado de reflexos, no qual cada participante pode refletir nos outros e ter refletidos pelos outros os vários aspectos de sua imagem social e psicológica. Isso oferece ao indivíduo uma oportunidade ímpar de reconhecer identificações patológicas, produzindo novas identificações mais saudáveis.

Estão CORRETAS apenas as afirmativas:

(A) III, IV e V.

(B) I, II e III.

(C) II, III e IV.

(D) I, III e IV.


AMEOSC 2022 - QUESTÃO 10
Sobre os Transtornos Neuróticos, analise os itens:

I. As funções psíquicas mais afetadas nos transtornos neuróticos são: afetividade, vontade, psicomotricidade e personalidade.

II. As neuroses se caracterizam por dificuldades e conflitos intrapsíquicos e sensoriais que mantêm o sofrimento, a frustração, a angústia, o empobrecimento e a inadequação tanto do Eu como das relações interpessoais.

III. As síndromes obsessivas caracterizam-se por ideias, pensamentos, fantasias ou imagens persistentes, que surgem de forma recorrente na consciência, são vivenciadas com angústia e como algo que "invade" a consciência. O indivíduo, por vezes, não reconhece o caráter irracional e absurdo desses pensamentos.

IV. As síndromes histéricas caracterizam-se por apresentar manifestações clínicas tanto referentes ao corpo como à mente e ao comportamento. No corpo, predominam as alterações das funções sensoriais e motoras e, na mente, aquelas relacionadas à consciência vígil, à memória e às percepções.

V. Denomina-se alexitimia a dificuldade de identificar sentimentos e diferenciá-los de sensações corporais, assim como a dificuldade de falar sobre as próprias emoções.

Estão CORRETAS apenas as afirmativas:

(A) I, II e III.
(B) I, II e IV.
(C) III, IV e V.
(D) I, IV e V.


AMEOSC 2022 - QUESTÃO 11
De acordo com a Legislação em Saúde Mental é CORRETO afirmar que:

(A) A instituição do hospital-dia na assistência em saúde mental representa um recurso substitutivo de internação e de ambulatório, que desenvolve programas de atenção e cuidados intensivos por equipe multiprofissional, visando  a substituir a internação integral. A proposta técnica deve abranger um conjunto diversificado de atividades desenvolvidas em até 5 dias da semana (de segunda-feira a sexta-feira), com uma carga horária de 4 a 8 horas diárias para cada paciente. O hospital-dia deve situar-se em área específica, independente da estrutura hospitalar, contando com salas para trabalho em grupo, salas de refeições, área externa para atividades ao ar livre e leitos para repouso eventual. Recomenda-se que o serviço do hospital-dia seja regionalizado, atendendo a uma população de uma área geográfica definida, facilitando o acesso do paciente à unidade assistencial. Deverá estar integrada a uma rede descentralizada e hierarquizada de cuidados de saúde mental.

(B) Os serviços de urgência psiquiátrica em prontos-socorros gerais funcionam diariamente durante 24 horas e contam com o apoio de leitos de internação para até 72 horas, com equipe multiprofissional. O atendimento resolutivo e com qualidade dos casos de urgência tem por objetivo evitar a internação hospitalar, permitindo que o paciente retorne ao convívio social, em curto período de tempo. Os serviços de urgência psiquiátrica devem ser regionalizados, atendendo a uma população residente em determinada área geográfica. Estes serviços devem oferecer, de acordo com a necessidade de cada paciente, as seguintes atividades: avaliação médico-psicológica e social, atendimento individual (medicamentoso, de orientação, dentre outros), atendimento grupal (grupo operativo, de orientação), atendimento à família (orientação, esclarecimento sobre o diagnóstico, dentre outros). Após a alta, tanto no pronto atendimento quanto na internação de urgência, o paciente deverá, quando indicado, ser referenciado a um serviço extra-hospitalar regionalizado, favorecendo assim a continuidade do tratamento próximo à sua residência. Em caso de necessidade de continuidade da internação, deve-se considerar os seguintes recursos assistenciais: hospital-dia, hospital geral e hospital especializado.

(C) Os NAPS/CAPS são unidades de saúde locais/regionalizadas que contam com uma população adscrita definida pelo nível local e que oferecem atendimento de cuidados intermediários entre o regime ambulatorial e a internação hospitalar, em um ou dois turnos de 4 horas, por equipe multiprofissional. Atendem também a pacientes referenciados de outros serviços de saúde, dos serviços de urgência psiquiátrica ou egressos de internação hospitalar. Deverão estar integrados a uma rede descentralizada e hierarquizada de cuidados em saúde mental. Os NAPS/CAPS não constituem em porta de entrada da rede de serviços para as ações relativas à saúde mental.

(D) A equipe técnica de saúde mental para atuação no NASF deverá ser definida segundo critérios do órgão gestor local, contando com equipe composta por profissionais especializados (médico psiquiatra, psicólogo e assistente social) ou com equipe integrada por outros profissionais (médico generalista, enfermeiro, auxiliares, agentes de saúde). No ambulatório especializado, a equipe multiprofissional deverá ser composta por diferentes categorias de profissionais especializados (médico psiquiatra, médico clínico, psicólogo, enfermeiro, assistente social, terapeuta ocupacional, fonoaudiólogo, neurologista e pessoal auxiliar), cuja composição e atribuições serão definidas pelo órgão gestor local.


AMEOSC 2022 - QUESTÃO 12
O Sistema Único de Saúde (SUS) tem o objetivo de prover uma atenção abrangente e universal, preventiva e curativa, por meio da gestão e prestação descentralizadas de serviços de saúde, promovendo a participação da comunidade em todos os níveis de governo. (Paim et al., 2011) Com base na Lei nº 8080/90, sobre o Sistema Único de Saúde (SUS), é CORRETO afirmar que:

(A) As ações e serviços de saúde, executados pelo Sistema Único de Saúde (SUS), seja diretamente ou mediante participação complementar da iniciativa privada, serão organizados de forma regionalizada e hierarquizada em níveis de complexidade decrescente.

(B) As populações indígenas não terão direito a participar dos organismos colegiados de formulação, acompanhamento e avaliação das políticas de saúde, tais como o Conselho Nacional de Saúde e os Conselhos Estaduais e Municipais de Saúde.

(C) Definir as instâncias e mecanismos de controle e fiscalização inerentes ao poder de polícia sanitária é competência exclusiva da União.

(D) A União poderá executar ações de vigilância epidemiológica e sanitária em circunstâncias especiais, como na ocorrência de agravos inusitados à saúde, que possam escapar do controle da direção estadual do Sistema Único de Saúde (SUS) ou que representem risco de disseminação nacional.


AMEOSC 2022 - QUESTÃO 13
Considerando a teoria da Psicologia Escolar é CORRETO afirmar que:

(A) O psicólogo atua como clínico no contexto escolar, quando baseia sua intervenção num modelo médico. Seu interesse gira em torno da adaptação ao modelo escolar e a cura de problemas de comportamento e aprendizagem. Mas, há um modelo mais apropriado para o profissional que deseja atuar no contexto escolar, que é, assumir um papel de educador. Nesse sentido, seu objetivo seria o de ajudar a aumentar a qualidade e a eficiência do processo de aprendizagem através da aplicação dos conhecimentos psicológicos. Ele está nas escolas para ajudar a planejar programas educacionais para as crianças.

(B) O psicólogo escolar é um elo entre o mundo acadêmico e o sistema escolar.

(C) A alternativa mais adequada para a intervenção do psicólogo no contexto escolar é aquela em que, sem excluir as contribuições da psicologia clínica e acadêmica, o profissional assuma o papel de agente de mudanças dentro da instituição escolar. Ele aborda os problemas escolares centrando seu olhar sobre os alunos e a instituição, o psicólogo atua sobre as relações que se estabelecem neste contexto. Ele atua, portanto, sobre os contextos sociais.

(D) Sob a perspectiva da "psicologia escolar clínica", o trabalho do psicólogo tem como papel evitar desajustes ou desadaptações do aluno. Estes, por sua vez, são equacionados em termos de ajustamento x desajustamentos, o que, na escola, é retraduzido como problemas de comportamento. A escola, como instituição, é tomada como adequada, cumpridora dos objetivos ideais que foram propostos. De certa forma, os problemas que surgem no contexto escolar são centrados nos alunos, e investe-se o psicólogo de um caráter de onipotência, e seu papel acaba sendo, tratar estes 'alunos-problema', devolvendo-os à sala de aula 'bem-adaptados'.


AMEOSC 2022 - QUESTÃO 14
Prevenção primária é a ação tomada para remover causas e fatores de risco de um problema de saúde individual ou populacional antes do desenvolvimento de uma condição clínica.
(Ministério da Saúde, 2013)

Caracteriza um exemplo de ação de saúde de prevenção primária:

(A) Diagnóstico precoce.
(B) Imunização.
(C) Reabilitação.
(D) Rastreamento.


AMEOSC 2022 - QUESTÃO 15
Sobre o Transtorno Psicótico, registre V, para verdadeiro, ou F, para falso:

(__) A paranoia caracteriza-se, portanto, por um delírio geralmente organizado e sistematizado, às vezes com temática complexa, que permanece como que "encistado", "cristalizado", em um domínio da personalidade do doente.

(__) Nas psicoses reativas predominam sintomas floridos, como ideias delirantes ou deliroides (em geral paranoides), alucinações visuais e/ou auditivas, intensa perplexidade, confusão mental, ansiedade acentuada e medos difusos.

(__) As parafrenias são formas de psicose esquizofreniforme, de aparecimento tardio, em que surgem delírios, em geral acompanhados de alucinações, mas nas quais, semelhantemente à paranoia, há relativa preservação da personalidade do doente.

(__) Os principais sintomas negativos das síndromes esquizofrênicas são: alucinações, ilusões ou pseudoalucinações auditivas (mais frequentes), visuais ou de outro tipo, ideias delirantes, de conteúdo paranoide, autoreferente, de influência ou de outra natureza, comportamento bizarro, atos impulsivos, agitação psicomotora, ideias bizarras, não necessariamente delirantes, e produções linguísticas novas como neologismos e parafasias.

(__) As funções psíquicas mais afetadas nos transtornos psicóticos são: sensopercepção, juízo de realidade, vivência do Eu e nível de consciência. Após análise, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA dos itens acima, de cima para baixo:

(A) V, V, V, F, F.
(B) V, V, F, V, V.
(C) V, F, V, F, F.
(D) V, F, V, F, F.


AMEOSC 2022 - QUESTÃO 16
A Lei nº 8142, de 28 de dezembro de 1990, conhecida como Lei Orgânica da Saúde - Parte II, traz no "Art. 1° O Sistema Único de Saúde (SUS), de que trata a Lei n° 8.080, de 19 de setembro de 1990, contará, em cada esfera de governo, sem prejuízo das funções do Poder Legislativo, com as seguintes instâncias colegiadas:

I. A Conferência de Saúde.
II. O Conselho de Saúde.

"§ 1° A Conferência de Saúde reunir-se-á a cada quatro anos com a representação dos vários segmentos sociais, para avaliar a situação de saúde e propor as diretrizes para a formulação da política de saúde nos níveis correspondentes, convocada pelo Poder Executivo ou, extraordinariamente, por esta ou pelo Conselho de Saúde."

A Conferência de Saúde tem caráter:

(A) Consultivo.
(B) Permanente.
(C) Deliberativo.
(D) Administrativo.


AMEOSC 2022 - QUESTÃO 17
Sobre as diversas abordagens psicológicas, registre V, para verdadeiro, ou F, para falso:

(__) Para a Terapia de Família, a família pode ser considerada um sistema vivo, semi aberto, que se desenvolve e se transforma com o tempo - não nasce e não morre, surge de famílias às quais dá continuidade e se transforma em novas famílias. Para entendê-lo, é necessário levar em conta pelo menos três gerações.

(__) A Terapia Cognitiva (TC) é um método psicoterapêutico fundamentado no modelo cognitivo, segundo o qual a emoção e o comportamento são influenciados pela forma como o indivíduo interpreta os acontecimentos.

(__) Para a Terapia Cognitivo Comportamental (TCC), os "pensamentos automáticos" são pensamentos constantes, breves ou duradouros e involuntários que surgem de modo inesperado. São mensagens específicas, discretas, que parecem taquigrafadas, compostas por palavras curtas e essenciais. Muitas vezes a pessoa não consegue perceber esses pensamentos, tendo apenas conhecimento da emoção que se segue.

(__) Em geral, na Terapia Familiar, durante a primeira entrevista já é possível conhecer o paciente e sua família o suficiente para poder estabelecer uma hipótese diagnóstica. O diagnóstico é um processo dinâmico que precisa ser refeito ao longo do tratamento à medida que a família e os indivíduos vão mudando.

(__) A eficácia da terapia cognitiva depende do estabelecimento de um plano claro de tratamento, que deve incluir: conceitualização do problema, educação do paciente sobre o modelo cognitivo, desenvolvimento de uma relação colaboradora, fortalecimento da motivação para o tratamento e o estabelecimento de metas, realização de várias intervenções cognitivas e comportamentais e esforços para prevenção de recaídas.

Após análise, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA dos itens acima, de cima para baixo:

(A) V, F, V, F, F.
(B) F, V, V, F, V.
(C) V, V, V, F, V.
(D) V, V, F, V, V.


AMEOSC 2022 - QUESTÃO 18
De acordo com o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), analise os itens:

I. Trata-se de um dever principal da família emparceria com o poder público, assegurar, com absoluta prioridade, a efetivação dos direitos referentes à vida, à saúde, à alimentação, à educação, ao esporte, ao lazer, à profissionalização, à cultura, à dignidade, ao respeito, à liberdade e à convivência familiar e comunitária.

II. O direito à liberdade, compreende os seguintes aspectos: ir, vir e estar nos logradouros públicos e espaços comunitários, ressalvadas as restrições legais, brincar, praticar esportes e divertir-se, participar da vida familiar e comunitária, sem discriminação, e participar da vida política, na forma da lei e acesso à escola.

III. A colocação em família substituta não admitirá transferência da criança ou adolescente a terceiros ou a entidades governamentais ou não-governamentais, sem autorização judicial.

IV. É proibido qualquer trabalho a menores de dezesseis anos de idade, salvo na condição de aprendiz.

V. Em se tratando de ato infracional, praticado por menor de 18 anos, com reflexos patrimoniais, a autoridade poderá determinar, se for o caso, que o adolescente restitua a coisa, promova o ressarcimento do dano, ou, por outra forma, compense o prejuízo da vítima.

Estão CORRETAS apenas as afirmativas:

(A) II e III.
(B) I e IV.
(C) III e V.
(D) III e IV.


AMEOSC 2022 - QUESTÃO 19
Sobre o NASF, pode-se afirmar que:

(A) É um ambulatório de especialidades ou serviço médico hospitalar.

(B) Recebe a demanda por meio de encaminhamentos impessoais.

(C) É uma equipe formada por diferentes profissões e/ou especialidades, que contribui para aumentar a capacidade de cuidado das equipes de Atenção Básica, agrega novas ofertas de cuidado nas UBS e ajuda na articulação com outros pontos de atenção da rede.

(D) Realiza ações compartilhadas com as equipes de Saúde da Família (eSF), ocupando o mesmo espaço/tempo em todas as ações.


AMEOSC 2022 - QUESTÃO 20
Registre V, para verdadeiro, ou F, para falso:

(__) O desenvolvimento do cérebro após o nascimento está intimamente ligado a mudanças na vida sócio emocional: as experiências emocionais são afetadas pelo desenvolvimento do cérebro e podem causar efeitos duradouros na vida social.

(__) O desenvolvimento do cérebro durante a segunda infância é menos dramático do que durante a primeira infância, mas um estirão de crescimento cerebral continua até pelo menos os 3 anos de idade, quando o cérebro tem aproximadamente 90% do peso adulto. O desenvolvimento cerebral afeta outros aspectos do desenvolvimento, um deles é o desenvolvimento das habilidades motoras.

(__) O desenvolvimento motor, na terceira infância, das meninas é superior na precisão de movimentos, e nos meninos são superiores em ações vigorosas e menos complexas.

(__) A rede social torna-se mais ativa na puberdade, enquanto a rede de controle emocional amadurece mais gradualmente até o início da idade adulta. Esses achados podem explicar a tendência dos adolescentes a explosões emocionais e a comportamento de risco e por que o comportamento de risco frequentemente ocorre em grupos.

(__) Mudanças estruturais na adolescência incluem: mudanças na capacidade da memória de trabalho, e a crescente quantidade de conhecimento armazenada na memória de longo prazo.

Após análise, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA dos itens acima, de cima para baixo:

(A) V, F, V, F, F.
(B) F, F, V, V, F.
(C) F, V, V, F, V.
(D) F, F, V, V, V.


Língua Portuguesa

O texto seguinte servirá de base para responder às questões de 21 a 26.

Vivendo e Aprendendo

Um fazendeiro, que lutava com muitas dificuldades possuía alguns cavalos para ajudar nos trabalhos em sua pequena fazenda.

Um dia, seu capataz veio trazer a notícia de que um dos cavalos havia caído num velho poço abandonado.

O poço era muito profundo e seria extremamente difícil tirar o cavalo de lá.

O fazendeiro foi rapidamente até o local do acidente, avaliou a situação certificando-se que o animal não se machucara.

Mas, pela dificuldade e alto custo de retirá-lo do fundo do poço, achou que não valeria a pena investir numa operação de resgate.

Tomou então a difícil decisão: determinou ao capataz que sacrificasse o animal, jogando terra no poço até enterrá-lo ali mesmo.

E assim foi feito:

Os empregados, comandados pelo capataz, começaram a lançar terra para dentro do buraco de forma a cobrir o cavalo...

Mas, à medida que a terra caia em seu dorso, animal sacudia e ela ia se acumulando no fundo, possibilitando ao cavalo ir subindo.

Logo os homens perceberam que o cavalo não se deixava enterrar, mas, ao contrário, estava subindo à medida que a terra enchia o poço, até que finalmente conseguiu sair.

Sabendo do caso, o fazendeiro ficou muito satisfeito e o cavalo viveu ainda muitos anos servindo ao seu dono na fazenda.
https://www.contandohistorias.com.br/html/contandohistorias.html

AMEOSC 2022 - QUESTÃO 21
Em "Logo os homens perceberam QUE O CAVALO NÃO SE DEIXAVA ENTERRAR", a oração em destaque é classificada sintaticamente como:

(A) Oração Subordinada Adjetiva Explicativa.

(B) Oração Subordinada Adjetiva Restritiva.

(C) Oração Subordinada Coordenativa Explicativa.

(D) Oração Subordinada Substantiva Objetiva Direta.


AMEOSC 2022 - QUESTÃO 22
Em "Tomou então a difícil decisão: DETERMINOU ao capataz que sacrificasse o animal, jogando terra no poço até enterrá-lo ali mesmo", a forma verbal "DETERMINOU" pode ser classificada, no contexto em que foi empregada, quanto à sua transitividade (Regência Verbal) como sendo:

(A) Transitiva direta.

(B) Transitiva indireta.

(C) Transitiva direta e indireta.

(D) Intransitiva.


AMEOSC 2022 - QUESTÃO 23
A forma verbal destacada no trecho "O fazendeiro foi rapidamente até o local do acidente, avaliou a situação certificando-se que o animal não se MACHUCARA", está conjugada no:

(A) Pretérito mais que perfeito do indicativo para indicar uma ação passada que ocorreu antes de outra, também no passado.

(B) Pretérito Imperfeito do Subjuntivo para indicar uma ação passada que ocorreu antes de outra, também no passado.

(C) Pretérito Imperfeito do Indicativo para indicar uma ação anterior ao momento da fala e que, no tempo passado a que pertence, não foi finalizada.

(D) Pretérito Perfeito do Indicativo para indicar que a ação verbal aconteceu num determinado momento do passado, tendo o seu início e o seu fim no passado.


AMEOSC 2022 - QUESTÃO 24
Assinale a alternativa cuja palavra destacada seja um pronome relativo.

(A) Um dia, seu capataz veio trazer a notícia de QUE um dos cavalos havia caído num velho poço abandonado.

(B) O fazendeiro foi rapidamente até o local do acidente, avaliou a situação certificando-se QUE o animal não se machucara.

(C) Mas, pela dificuldade e alto custo de retirá-lo do fundo do poço, achou QUE não valeria a pena investir numa operação de resgate.

(D) Um fazendeiro, QUE lutava com muitas dificuldades possuía alguns cavalos para ajudar nos trabalhos em sua pequena fazenda.


AMEOSC 2022 - QUESTÃO 25
O trecho destacado em "Tomou então a difícil decisão: DETERMINOU AO CAPATAZ QUE SACRIFICASSE O ANIMAL, JOGANDO TERRA NO POÇO ATÉ ENTERRÁ-LO ALI MESMO" está exercendo a função sintática de:

(A) Objeto Direto.
(B) Adjunto Adnominal.
(C) Aposto.
(D) Vocativo.


AMEOSC 2022 - QUESTÃO 26
Assinale a alternativa que apresenta a regra que justifica a acentuação gráfica da palavra CAÍDO em "Um dia, seu capataz veio trazer a notícia de que um dos cavalos havia CAÍDO num velho poço abandonado."

(A) São acentuados graficamente todos os paroxítonos terminados em ditongo crescente.

(B) Acentuam-se as letras -i, desde seja a segunda vogal átona de um hiato e estejam sozinhas.

(C) Acentuam-se as letras -i, desde seja a segunda vogal tônica de um hiato e estejam sozinhas.

(D) São acentuados graficamente todos os paroxítonos com hiatos.


AMEOSC 2022 - QUESTÃO 27
Observe o verbete que segue:

banco
ban·co

sm
1-Assento estreito de madeira, cimento, ferro ou plástico, com ou sem encosto, geralmente para várias pessoas.

2-Assento para uma pessoa, redondo ou quadrado, sem encosto, com três ou quatro pés; banqueta, mocho.

3-Balcão de loja.

4-Mesa de trabalho, comprida e rústica, para marceneiros, carpinteiros, serralheiros etc.; bancada.

5-ECON Instituição financeira que tem como atividades principais receber depósitos de dinheiro em conta-corrente, efetuar empréstimos, aplicar capitais, efetuar cobranças, operar no mercado cambial etc.

6-Local onde funciona essa instituição.
Fonte: https://michaelis.uol.com.br/busca?id=eWKj

As acepções do substantivo "BANCO" no verbete caracterizam o que é chamado precisamente de:

(A) Paronímia, diferentes palavras com sons semelhantes.

(B) Homonímia, diferentes palavras para um só sentido.

(C) Ambiguidade, de sentido incerto.

(D) Polissemia, diferentes sentidos para uma mesma palavra.


AMEOSC 2022 - QUESTÃO 28
O emprego do elemento sublinhado compromete a coerência da frase:

(A) A menos que se mudem algumas questões da sociedade, as gerações seguintes perderão a capacidade de sonhar.

(B) As pessoas esqueceram que devem sonhar, por conseguinte algumas ainda persistem em ir além.

(C) Atualmente, sonhar faz muita falta às pessoas, bem como alimentar a confiança em sua própria capacidade sonhadora.

(D) Cada momento tem sua característica, pois este é influenciado pela maneira que as pessoas se deixam levar pelos seus sonhos.


AMEOSC 2022 - QUESTÃO 29
AMEOSC 2022 - QUESTÃO 29

A imagem acima é uma propaganda do Leite Condensado Moça da Nestlé, e faz uma alusão à música "Mania de Você" da cantora Rita Lee.

Esse diálogo é chamado de:

(A) Denotação.
(B) Polifonia.
(C) Intertextualidade.
(D) Polissemia.


AMEOSC 2022 - QUESTÃO 30
Vícios de linguagem são todas as expressões ou construções que alteram a norma padrão ou norma culta. Geralmente, elas são provocadas por descuido ou por falta de conhecimento das regras por parte do falante.

Entre, os vícios de linguagem está o SOLECISMO que ocorre quando:

(A) A pronúncia de palavras seguidas produz um som desagradável ou inapropriado.

(B) Há erro de concordância, regência ou de colocação pronominal.

(C) Há desvio causado pelo uso de palavras cujas terminações são iguais, ocorrendo sons repetitivos na prosa.

(D) Há desvio que pode ser feito pela pronúncia, acentuação, ortografia, flexão ou semântica.


Conhecimentos Gerais

AMEOSC 2022 - QUESTÃO 31
Assinale a alternativa CORRETA contendo a data da emancipação Político Administrativa de Guaraciaba/SC.
https://www.guaraciaba.sc.gov.br/municipio/index/codMapaItem/9280

(A) 1º de Dezembro de 1916.

(B) 10 de Novembro de 1962.

(C) 1º de Outubro de 1961.

(D) 17 de Agosto de 1975.


AMEOSC 2022 - QUESTÃO 32
O nome da nova variante do coronavírus está causando alguma confusão.

Desde maio, a Organização Mundial da Saúde (OMS) usa letras do alfabeto grego para nomear as variantes do coronavírus. A Delta foi a mais dominante, seguida por outras oito - incluindo Épsilon, Iota e Lambda - que até agora praticamente desapareceram.

Então, depois que uma nova variante com o pesado nome científico de B.1.1.529 foi descoberta na semana passada na África do Sul, os espectadores poderiam esperar que a OMS a nomeasse com a próxima letra grega da lista: Nu.

Mas a agência de saúde ignorou Nu, junto com a letra seguinte - Xi (...).

"Nu é facilmente confundido com 'novo' [em inglês] e Xi não foi usado porque é um sobrenome comum", explicou a organização em um comunicado enviado por e-mail à CNN.
Disponível em https://www.cnnbrasil.com.br/saude/

Assinale a alternativa CORRETA contendo o nome da nova variante acima descrita.

(A) Zeta.

(B) Theta.

(C) Ômicron.

(D) Kappa.


AMEOSC 2022 - QUESTÃO 33
O Senado aprovou nesta quarta-feira (08/12) um projeto que cria novas regras para o mercado de câmbio e para a circulação de capital estrangeiro no país. O texto segue para a sanção presidencial.

Depois, o Conselho Monetário Nacional (CMN) e o Banco Central ainda terão de definir regulamentação específica e estabelecer um prazo de adaptação para o mercado. Com isso, as novas regras podem demorar até um ano para entrar em vigor.

O ponto mais polêmico da proposta é o que transfere do Conselho Monetário Nacional para o Banco Central a competência para autorizar novos setores da economia a manterem contas em moeda estrangeira no país.
Disponível em https://g1.globo.com/economia/

Nesse sentido, assinale a alternativa CORRETA contendo uma nova regra conforme o projeto acima mencionado.

(A) Pessoas e empresas poderão pagar contas no Brasil em moeda estrangeira, em algumas situações.

(B) Diminuição do limite de saque em bancos digitais.

(C) Obrigação da abertura de contas bancários em meios digitais.

(D) Proibição de transferência bancária para o exterior.


AMEOSC 2022 - QUESTÃO 34
Conforme a Lei Orgânica do Município de Guaraciaba, assinale a alternativa CORRETA.

(A) É vedado à Câmara Municipal anistiar servidores submetidos a processo disciplinar.

(B) O Município não poderá instituir contribuição, cobrada de seus servidores, para o custeio, em benefício destes, de sistemas de previdência e assistência social.

(C) O regime jurídico dos servidores da administração pública direta, das autarquias e das fundações públicas do município de Guaraciaba é o celetista, devendo ser regulamentado por lei de iniciativa do Poder Executivo Federal.

(D) Os servidores públicos municipais, nomeados em virtude de aprovação e classificação em concurso público, passam a ser efetivos e estáveis depois de dois anos de exercício das atribuições do cargo.


AMEOSC 2022 - QUESTÃO 35
O município de Guaraciaba está localizado na:
https://www.sc.gov.br/conhecasc/municipios-de-sc/guaraciaba

(A) Microrregião do Alto Vale do Itajaí.

(B) Microrregião do Extremo Oeste de Santa Catarina.

(C) Serra Catarinense.

(D) Microrregião Alto Irani.


COMENTÁRIOS

Nome

administração,7,administração financeira,1,administração orçamentária,1,administração pública,1,ads,39562,advogado,1,agricultura,1,agronomia,6,alberteinstein,24,alfabeto,2,amrigs,3,anasem,1,anatomia,2,aocp,142,arquitetura,1,arquitetura e urbanismo,4,arquivologia,1,arte,10,artes visucias,1,assinale a alternativa correta.,1,assistente social,2,atividade,278,atividade biologia,8,atividade ciências,68,atividade de português,57,atividade espanhol,17,atividade filosofia,5,atividade física,8,atividade fundamental,169,atividade geografia,6,atividade história,84,atividade inglês,2,atividade literatura,3,atividade matemática,27,atividade quimica,7,atividade sociologia,3,auditor fiscal,1,auditoria,1,autoajuda,1,auxiliar administrativo,3,auxiliar judiciário,1,bem-estar,13,biblioteconomia,4,biografia,1,biologia,65,biomedicina,8,bioquimica,1,blogger,3,bncc,12,bolsafamilia,1,braille,1,callfrom,1,carnaval,2,cecierj,5,cederj,5,cefetba,40,cefetmg,33,celebridades,1,celpebras,1,cesgranrio,52,cfc,10,ciencias,84,ciências contábeis,20,ciências da saúde,1,ciências econômicas,4,ciências sociais,3,claudiogaleno,1,colunas,11,comercio exterior,1,computação,5,comunicação social,1,concurso,409,conhecimento específico,3,conscam,45,conta pra mim,41,contabilidade,11,contabilidade avançada,1,contabilidade de custos,1,contabilidade pública,10,contabilidadedecustos,1,contador,5,coronavirus,8,criminologia,1,cultura,30,curiosidade,5,datas comemorativas,24,declaracoes,6,desenhos,393,design,5,design de interiores,1,design de moda,1,design grafico,1,destaque,30,detran,2,devry,1,dietética,2,direito,158,direito administrativo,27,direito ambiental,2,direito civil,27,direito constitucional,28,direito do trabalho,25,direito eleitoral,1,direito empresarial,26,direito financeiro,1,direito penal,28,direito processual civil,1,direito processual do trabalho,1,direito processual penal,2,direito tributário,26,direitoadministrativo,2,direitocivil,3,direitos humanos,1,duvidas,5,economia,2,educação,51,educação física,17,educação infantil,343,eleicoes,1,enade,264,enare,1,encceja,44,enem,87,enfermagem,17,engenharia,4,engenharia ambiental,1,engenharia civil,2,engenharia da computação,2,engenharia de alimentos,1,engenharia de produção,2,engenharia eletrica,1,engenharia florestal,1,engenharia mecanica,1,engenharia quimica,1,ensino fundamental,315,escola,1,espanhol,39,espcex,32,especial,1,espm,6,esportes,1,estatística,2,exame nacional,2,explicacao,47,facid,1,faculdade,30,faculdade dinamica,2,fadip,1,fagoc,2,famema,28,famerp,14,farmacia,9,fasa,9,faseh,1,fatec,25,fcc,107,fdsbc,4,fei,19,fgv,32,filosofia,24,fiscal de obras e posturas,1,fisica,66,fisioterapia,8,fmabc,4,fmo,2,fonoaudiologia,7,formação geral,6,formula1,1,fps,35,frances,7,frases,1,fuvest,21,gabaritos,34,gastronomia,2,geografia,75,gestao ambiental,3,gestão comercial,2,gestao de qualidade,1,gestao de recursos humanos,3,gestão financeira,3,gestao hospitalar,3,gestão pública,1,habilidades bncc,76,historia,176,ibade,5,ifba,1,ifce,12,iff,1,ifmg,3,ifmt,134,ifnmg,1,ifpe,66,ifpi,7,ifsul,67,ifto,12,imagens,96,ime,68,informatica,10,inglês,58,insper,52,instituto acesso,138,ita,20,jornalismo,15,legislação,10,legislação penal,1,legislação tributária municipal,13,lendas,23,letras,2,libras,2,liceu piauiense,1,literatura,23,lixo,12,logística,2,loja,3,mackenzie,27,marketing,3,matematica,120,matemática financeira,1,medicina,92,medicina legal,2,medicina veterinaria,8,meliuz,1,mtc,1,musica,3,música,1,natal,2,necropsia,1,normal superior,1,noticias,95,nubank,4,nutrição,12,o que e,3,oab,197,obmep,7,odontologia,10,outros,75,pedagogia,6,piaui,1,pnaic,10,portugues,158,praticapsi,14,priuni,1,processos gerenciais,3,procurador,1,professor,18,pronatec,3,prouni,5,provas,1080,provas access,1,provas agirh,8,provas albert einstein,6,provas ameosc,2,provas amrigs,3,provas avança sp,5,provas cecierj,2,provas cefetmg,33,provas cfc,9,provas concurso,228,provas da univesp,2,provas enade,263,provas enare,1,provas encceja,35,provas enem,32,provas espcex,3,provas espm,3,provas famema,15,provas famerp,8,provas faseh,1,provas fatec,20,provas fdsbc,2,provas fei,2,provas fepese,9,provas fgv,8,provas fmabc,2,provas fundatec,3,provas fuvest,11,provas iades,2,provas ieses,3,provas ifba,1,provas ifce,2,provas ifmg,3,provas ifnmg,1,provas ifpi,7,provas ifsul,9,provas ifto,8,provas ime,1,provas ita,9,provas mackenzie,15,provas nível fundamental,2,provas nível médio,20,provas nível superior,130,provas oab,198,provas puc,8,provas pucgo,1,provas pucrj,1,provas quadrix,2,provas reis&reis,1,provas residencia,38,provas revalida,4,provas santa casa,7,provas uece,14,provas ueg,7,provas uel,5,provas uem,3,provas uema,4,provas uerj,2,provas ufac,5,provas ufrgs,1,provas unemat,1,provas unesc,7,provas unesp,6,provas unicamp,8,provas unicesumar,2,provas uniceub,2,provas unichristus,5,provas unifenas,5,provas unifesp,20,provas unifor,6,provas unioeste,2,provas unip,1,provas unirg,6,provas unitins,2,provas upe,13,provas usp,39,provas vestibular,369,provas vunesp,1,psicologia,35,publicidade e propaganda,3,publieditorial,2,puc-go,3,puc-pr,2,puc-rs,106,puc-sp,69,pucrj,1,questão agirh,34,questão alemao,8,questão anasem,60,questão arquitetura e urbanismo,87,questão atualidades,35,questão automação industrial,26,questão auxiliar judiciário,48,questão avmoreira,59,questão cecierj,64,questão cederj,128,questão cespe,221,questão comercio exterior,27,questão computação,136,questão comunicação social,24,questão construção de edifícios,27,questão coronavirus,25,questão crespe,659,questão da access,40,questão da agirh,60,questão da albert einstein,397,questão da ameosc,40,questão da amrigs,180,questão da aocp,50,questão da avança sp,110,questão da cebraspe,60,questão da cesgranrio,212,questão da espcex,399,questão da famema,481,questão da famerp,50,questão da fasa,102,questão da fatec,1199,questão da fau,96,questão da fcc,340,questão da fepese,340,questão da fgv,2413,questão da fmabc,120,questão da fuvest,1029,questão da mackenzie,518,questão da oab,3218,questão da obmep,193,questão da puc-pr,103,questão da puc-sp,243,questão da santa casa,400,questão da uece,932,questão da ueg,324,questão da uel,385,questão da uema,287,questão da uemg,115,questão da uerj,140,questão da ufac,209,questão da ufrgs,25,questão da unesc,68,questão da unesp,821,questão da unicamp,659,questão da unicentro,155,questão da unicesumar,75,questão da uniceub,108,questão da unichristus,381,questão da unifenas,298,questão da unifesp,830,questão da unifor,387,questão da unioeste,80,questão da unip,49,questão da unirg,357,questão da unitins,101,questão da usp,964,questão da vunesp,60,questão de administração,151,questão de administração financeira,6,questão de administração financeira e orçamentária,7,questão de administração orçamentária,6,questão de administração pública,34,questão de agronomia,124,questão de análise das demonstrações contábeis,2,questão de análise de dados,17,questão de anatomia,20,questão de arte,70,questão de artes,25,questão de artes visuais,30,questão de auditoria,25,questão de auditoria governamental,7,questão de biblioteconomia,39,questão de biologia,1378,questão de biomedicina,204,questão de braille,10,questão de ciências,765,questão de ciências biológicas,35,questão de ciências contábeis,104,questão de ciências da computação,86,questão de ciências da saúde,20,questão de ciências econômicas,107,questão de ciências humanas,89,questão de ciências naturais,117,questão de ciências sociais,86,questão de cirurgia cardiovascular,30,questão de computação,57,questão de concurso,7536,questão de conhecimento geral,15,questão de contabilidade,349,questão de contabilidade do setor publico,5,questão de controle externo,6,questão de criminologia,5,questão de defesa do consumidor,10,questão de design,116,questão de design de moda,53,questão de dietética,40,questão de direito,3097,questão de direito administrativo,268,questão de direito administrativo e constitucional,10,questão de direito ambiental,21,questão de direito civil,208,questão de direito constitucional,265,questão de direito da criança e do adolescente,5,questão de direito da pessoa com deficiência,3,questão de direito do consumidor,5,questão de direito do trabalho,130,questão de direito eleitoral,7,questão de direito empresarial,139,questão de direito financeiro,28,questão de direito penal,207,questão de direito penal militar,6,questão de direito previdenciario,10,questão de direito processual civil,70,questão de direito processual do trabalho,5,questão de direito processual penal,71,questão de direito tributário,178,questão de direito urbanistico,8,questão de direitos humanos,4,questão de economia do setor público,4,questão de educação física,237,questão de enfermagem,222,questão de engenharia civil,69,questão de engenharia da computação,91,questão de engenharia de produção,47,questão de escriturário,10,questão de espanhol,618,questão de estatistica,35,questão de farmácia,239,questão de filosofia,319,questão de física,1692,questão de física médica,55,questão de fisioterapia,205,questão de fonoaudiologia,151,questão de frances,139,questão de geografia,1475,questão de gestão ambiental,37,questão de gestão de recursos humanos,40,questão de gestão financeira,81,questão de gestão hospitalar,54,questão de governança e gestão,40,questão de história,2003,questão de informática,179,questão de inglês,1471,questão de jornalismo,168,questão de legislação,246,questão de legislação penal,15,questão de legislação tributária,23,questão de licenciatura,57,questão de literatura,374,questão de marketing,54,questão de matemática,3373,questão de medicina,1631,questão de medicina legal,25,questão de medicina veterinária,192,questão de música,36,questão de necropsia,20,questão de neurologia pediátrica,30,questão de nutrição,301,questão de odontologia,152,questão de pedagogia,92,questão de planejamento e orçamento público,30,questão de português,4320,questão de processo legislativo,5,questão de processos gerenciais,47,questão de psicologia,340,questão de publicidade e propaganda,54,questão de química,1575,questão de raciocínio lógico,185,questão de radiologia,79,questão de redação,2,questão de relações internacionais,75,questão de saúde pública,50,questão de secretariado executivo,107,questão de segurança pública,5,questão de servico social,101,questão de serviço social,88,questão de sistema normativo anticorrupção,5,questão de sistemas de informação,30,questão de sociologia,197,questão de teatro,48,questão de tecnologia em agronegocio,53,questão de tecnologia em análise e desenvolvimento de sistemas,30,questão de tecnologia em análise e desenvolvimentos,24,questão de tecnologia em gestão e tecnologia da informação,30,questão de tecnologia em redes de computadores,57,questão de terapia ocupacional,153,questão de turismo,83,questão de vestibular,23622,questão de zootecnia,77,questão design de interiores,26,questão design gráfico,25,questão detran,96,questão do cefetmg,1736,questão do cfc,442,questão do enade,5427,questão do enare,50,questão do encceja,1110,questão do enem,2809,questão do ifba,62,questão do iff,53,questão do ifnmg,26,questão do ifpi,472,questão do ime,40,questão do ita,405,questão do liceu piauiense,30,questão do mackenzie,743,questão do revalida,405,questão engenharia,55,questão engenharia ambiental,27,questão engenharia civil,27,questão engenharia de alimentos,27,questão engenharia de controle e automacao,27,questão engenharia eletrica,27,questão engenharia florestal,27,questão engenharia mecânica,27,questão engenharia quimica,27,questão espm,239,questão faculdade dinamica,108,questão fadip,54,questão fagoc,50,questão famerp,700,questão faseh,60,questão fdsbc,100,questão fei,210,questão fiscal,40,questão fmo,90,questão funcern,240,questão fundatec,149,questão gastronomia,26,questão gestao comercial,26,questão gestão de qualidade,27,questão gestão pública,26,questão iades,60,questão iave,60,questão ibade,107,questão idib,40,questão ieses,190,questão ifce,90,questão ifmg,126,questão ifmt,110,questão ifsul,357,questão ifto,361,questão italiano,8,questão letras,65,questão lógica,5,questão logística,27,questão multidisciplinar,68,questão nucepe,46,questão obras e postura,28,questão processo do trabalho,10,questão processo tributario,15,questão pucgo,126,questão pucrj,70,questão quadrix,80,questão slmandic,70,questão técnico agrícola,15,questão tecnologia em alimentos,27,questão tecnologia em manutenção industrial,27,questão tecnologia em saneamento ambiental,25,questão tecnologia estética e cosmetica,27,questão tecnologia seguranca do trabalho,27,questão tecnólogo de ti,30,questão teologia,27,questão ucb,106,questão udesc,106,questão uem,186,questão uepg,69,questão uespi,127,questão ufpe,50,questão ufpr,30,questão ufsc,116,questão unemat,77,questão unifaminas,54,questão unifenas,81,questão unifil,29,questão unimontes,3,questão uninassau,90,questão unioeste,81,questão univesp,114,questão upe,872,questão urologia,15,questão web design,40,questões,47126,quimica,66,raciocínio lógico,7,radiologia,4,redacao,158,Reflexão In Texto,8,relações internacionais,3,religiao,5,resumo,5,revalida,6,rhinsight,8,saeb,2,santacasa,91,saude publica,2,secretariado executivo,4,seguranca do trabalho,1,serviço social,8,sesc,1,sexto ano,1,silabas,18,simulado,2,sisu,2,slmandic,2,Sobre o tratamento do hipotireoidismo,1,sociologia,14,teatro,2,técnico agrícola,1,tecnologia em agroindustria,1,tecnologia em agronegocio,2,tecnologia em alimentos,1,teologia,1,terapia ocupacional,5,textos,45,textos paradidáticos,1,trechos,1,turismo,6,uber,1,ucb,10,udesc,14,uece,48,ueg,7,uel,25,uem,3,uema,9,uemg,13,uepg,3,uerj,73,uespi,3,ufam,3,ufc,2,ufes,2,uffs,4,ufg,1,ufgd,63,ufma,1,ufmg,1,ufpa,1,ufpi,2,ufpr,1,ufrgs,2,ufrn,2,ufsc,5,ufscar,1,uftm,188,unb,1,unemat,2,unesp,17,unicamp,19,unicentro,14,unicesumar,2,uniceub,4,unichristus,14,unifaminas,1,unifenas,7,unifesp,39,unifor,11,uninassau,3,uninove,1,unioeste,5,unip,1,unirg,10,unirv,41,unitins,4,univesp,2,upe,21,urbanismo,1,usp,41,vestibular,856,videos,5,vivo,1,vunesp,1,zootecnia,5,
ltr
item
INDAGAÇÃO: Prova Psicólogo (AMEOSC 2022) com Gabarito
Prova Psicólogo (AMEOSC 2022) com Gabarito
https://blogger.googleusercontent.com/img/a/AVvXsEiSlA0eQv4JNd6xnai4p6VhDwcTIh-VsEUajLn9BWhBZKpwS1rlotVRP4jjlqsHjr2TMMUe6srqrkUPY_y5K4SdR0RzA6ZBLBVdL_i1OtuwOTA-03sUmn9_QKW9DbMO3WiKH1kWUBi-EZSOm4UTeQmAYv98KBard66oIb45PWZOK0fIIIlwMBd4gmEb=s16000
https://blogger.googleusercontent.com/img/a/AVvXsEiSlA0eQv4JNd6xnai4p6VhDwcTIh-VsEUajLn9BWhBZKpwS1rlotVRP4jjlqsHjr2TMMUe6srqrkUPY_y5K4SdR0RzA6ZBLBVdL_i1OtuwOTA-03sUmn9_QKW9DbMO3WiKH1kWUBi-EZSOm4UTeQmAYv98KBard66oIb45PWZOK0fIIIlwMBd4gmEb=s72-c
INDAGAÇÃO
https://www.indagacao.com.br/2022/02/prova-psicologo-ameosc-2022-com-gabarito.html
https://www.indagacao.com.br/
https://www.indagacao.com.br/
https://www.indagacao.com.br/2022/02/prova-psicologo-ameosc-2022-com-gabarito.html
true
3110492279122331237
UTF-8
Todas as Postagens Não foram encontradas postagens VEJA TODOS Leia Mais Resposta Cancelar resposta Deletar Por Home PAGINAS POSTS Veja todos RECOMENDADOS PARA VOCÊ Tudo Sobre ARQUIVOS BUSCAR TODOS OS POSTS Nenhuma postagem foi encontrada Voltar para Home Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sab Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Maio Jun Jul Ago Sep Out Nov Dez Agora mesmo 1 minuto atrás $$1$$ minutos agora 1 hora atrás $$1$$ horas atrás Ontem $$1$$ dias atrás $$1$$ semanas atrás mais de 5 semanas atrás Seguidores Seguir CONTEÚDO PREMIUM BLOQUEADO PASSO 1: Compartilhar em uma rede social PASSO 2: Clique no link na sua rede social Copiar todo o código Selecionar todo o código Todos os códigos foram copiados Não é possível copiar os códigos / textos, pressione [CTRL] + [C] para copiar Tabela de conteúdo