Que procedimento composicional o narrador utiliza para caracterizar a aparência da personagem?

ENEM 2021 - QUESTÃO 07
A caolha
A caolha era uma mulher magra, alta, macilenta, peito fundo, busto arqueado, braços compridos, delgados, largos nos cotovelos, grossos nos pulsos; mãos grandes, ossudas, estragadas pelo reumatismo e pelo trabalho; unhas grossas, chatas e cinzentas, cabelo crespo, de uma cor indecisa entre o branco sujo e o louro grisalho, desse cabelo cujo contato parece dever ser áspero e espinhento; boca descaída, numa expressão de desprezo, pescoço longo, engelhado, como o pescoço dos urubus; dentes falhos e cariados.

O seu aspecto infundia terror às crianças e repulsão aos adultos; não tanto pela sua altura e extraordinária magreza, mas porque a desgraçada tinha um defeito horrível: haviam-lhe extraído o olho esquerdo; a pálpebra descera mirrada, deixando, contudo, junto ao lacrimal, uma fístula continuamente porejante. Era essa pinta amarela sobre o fundo denegrido da olheira, era essa destilação incessante de pus que a tornava repulsiva aos olhos de toda a gente.
ALMEIDA, J. L. In: COSTA, F.M. (org). Os melhores contos
brasileiros de todos os tempos. Rio de Janeiro. 
Nova Fronteira. 2009.

Que procedimento composicional o narrador utiliza para caracterizar a aparência da personagem?

a) A descrição marcada por adjetivações depreciativas.

b) A alternância dos tempos e modos verbais da narrativa.

c) A adoção de um ponto de vista centrado no medo das crianças.

d) A objetividade da correlação entre imperfeições físicas e morais.

e) A especificação da deformidade responsável pela feição assustadora.

QUESTÃO ANTERIOR:

GABARITO:
a) A descrição marcada por adjetivações depreciativas.

RESOLUÇÃO:
Não temos resolução para essa questão! Você sabe explicar? Copie o link dessa página e envie sua resolução clicando AQUI!

PRÓXIMA QUESTÃO:

QUESTÃO DISPONÍVEL EM:

Um comentário:

  1. Todas as descrições, para além do item "a", são incompletas ou extrapolações. A "alternância dos tempos e modos verbais" não é suficiente para explicar a imagem poética criada, do contrário em outros textos esse recurso bastaria. Aqui o foco narrativo está nos adjetivos e substantivos. O "medo das crianças", item "B", é apenas uma consequência frente a todos os outros corolários. Já as alternativas D e E falham por destacar insuficientes e, portanto, errôneos num panorama genérico. Não há passagem lógica, precisa, entre atributos físicos e morais. Da mesma forma, no neste, não existiria apenas um adjetivo, ou predicativo do sujeito, capaz de traduzir todas as outras características. Portanto, a alternativa mais correta é "A".

    ResponderExcluir

Tecnologia do Blogger.