Prova UniCesumar 2022 (Medicina) com Gabarito

UniCesumar

Prova UniCesumar 2022 (Medicina) com Gabarito

Ciências da Natureza e suas tecnologias

UNICESUMAR - QUESTÃO 01
Testes que avaliam o desempenho físico são compostos por vários tipos de prova, uma delas consiste em subir por uma corda vertical de altura variável no menor intervalo de tempo possível. Nessa perspectiva, considere que uma pessoa, de massa igual a 88 kg, tenha realizado um teste com uma corda de 10 m de altura, sendo que o tempo total dela para execução da prova foi de 44 segundos. Diante do exposto, assinale a alternativa que fornece a potência média da pessoa nesse teste de desempenho físico. 

(Dados: g = 10 m/s²).

(A) 25 W.
(B) 50 W.
(C) 100 W.
(D) 150 W.
(E) 200 W.


UNICESUMAR - QUESTÃO 02
Sabe-se que, ainda no início do século XVII, Kepler (1571-1630), usando os estudos de Copérnico e os dados astronômicos compilados por Tycho Brahe (1546-1601), enunciou três leis para descrever os movimentos celestes. Em relação à 2ª Lei de Kepler, é correto afirmar que

(A) a intensidade da velocidade de um planeta ao longo de sua órbita em torno do Sol é constante.

(B) o quadrado do período de translação do planeta é proporcional ao cubo do raio médio da sua órbita.

(C) a intensidade da velocidade de um planeta ao longo de sua órbita em torno do Sol é máxima no afélio.

(D) a intensidade da velocidade de um planeta ao longo de sua órbita em torno do Sol é máxima no periélio.

(E) o intervalo de tempo gasto pelo planeta em sua translação do afélio para o periélio é maior que o intervalo de tempo gasto por ele na translação do periélio para o afélio.


UNICESUMAR - QUESTÃO 03
Devido à necessidade de a sociedade estar sempre conectada aos celulares, atualmente, tem-se vendido muito carregadores turbo. 

Considere dois carregadores, com saída de tensão de 5 V, de modo que o carregador (turbo) tenha uma corrente elétrica de 3 A e o outro carregador (simples) tenha uma corrente elétrica de 0,85 A. Diante ao exposto, assinale a alternativa correta a respeito da comparação entre esses dois carregadores. 

(A) O carregador simples tem o triplo de potência do que o carregador turbo.

(B) O carregador turbo tem o dobro de potência do que o carregador simples.

(C) O carregador simples tem potência de, aproximadamente, 15 W, enquanto o carreador turbo tem potência de, aproximadamente, 4 W.

(D) O carregador simples tem resistência de, aproximadamente, 2 Ω, enquanto o carregador turbo tem resistência de, aproximadamente, 6 Ω.

(E) O carregador turbo tem resistência de, aproximadamente, 2 Ω, enquanto o carregador simples tem resistência de, aproximadamente, 6 Ω.


UNICESUMAR - QUESTÃO 04
Entre os anos de 1820 e 1832, Oersted fez importantes contribuições para a Ciência da época. Uma das principais foi o experimento realizado em 1820 com o objetivo de caracterizar o efeito magnético de uma corrente elétrica. Assinale a alternativa que melhor descreve o que Oersted observou em seu experimento. 

(A) Um fio condutor sofrendo um desvio ao passar por uma agulha magnética.

(B) A corrente elétrica sofrendo um desvio ao passar por uma agulha magnética. 

(C) Oersted não conseguiu observar nada porque não tinha recursos necessários na época.

(D) A agulha magnética ficando perpendicular a um fio condutor próximo, no momento em que passa corrente elétrica por esse fio.

(E) A agulha magnética ficando paralela a um fio condutor próximo, no momento em que passa corrente elétrica por esse fio.


UNICESUMAR - QUESTÃO 05
Em 1913, Bohr propôs um modelo atômico baseado na ideia da quantização de energia de Planck. Nessa perspectiva, considere o esquema de quantização dos níveis de energia do átomo de hidrogênio e os comprimentos de onda dos fótons das radiações absorvidas e emitidas nas transições entre os níveis de energia indicados na figura a seguir e assinale a alternativa correta. 

(Considere h = 4,14.10⁻¹⁵ eV.s (constante de Planck) e c = 3.10⁸ m/s (velocidade da luz).)

UniCesumar 2022

(A) Do estado n = 2 para n = 4 deve ser absorvido um fóton de energia de aproximadamente 2,55 eV.

(B) Do estado n = 2 para n = 3 deve ser emitido um fóton de energia de aproximadamente 2,86 eV.

(C) Do estado n = 2 para n = 1 deve absorvido um fóton de energia de aproximadamente 3,40 eV.

(D) Do estado n = 1 para n = 2 deve ser emitido um fóton de energia de aproximadamente 13,6 eV.

(E) Do estado n = 5 para n = 2 deve ser absorvido um fóton de energia de aproximadamente 2,86 eV.


UNICESUMAR - QUESTÃO 06
A reação de formação da água líquida (a 25 °C e 1 atm) pode ser descrita pela seguinte reação:

H2(g) + ½ O2(g) ⟶ H2O(l)

A representação termoquímica gráfica é dada a seguir:

UNICESUMAR - QUESTÃO 06

De acordo com a reação e o gráfico apresentados, assinale a alternativa correta.

(A) A entalpia padrão de formação dos reagentes é diferente de zero.

(B) A entalpia padrão de formação da água líquida (ΔH⁰f) é igual à variação de entalpia da reação.

(C) A entalpia do produto é maior que a entalpia dos reagentes.

(D) A reação é endotérmica.

(E) A diferença entre a entalpia final e a entalpia inicial é igual a – 286,6 kcal/mol.


UNICESUMAR - QUESTÃO 07
Em um laboratório, foram misturados 300 mL de ácido clorídrico 0,4 mol L⁻¹ com 200 mL de hidróxido de sódio 0,6 mol L⁻¹. Com base nessa reação, é correto afirmar que

(A) o reagente em excesso é o hidróxido de sódio.

(B) a solução resultante será ácida.

(C) a concentração de íons cloreto na solução será 0,12 mol L⁻¹.

(D) a concentração de íons sódio na solução será 0,24 mol L⁻¹.

(E) os íons sódio sofrem hidrólise para formar hidróxido de sódio.


UNICESUMAR - QUESTÃO 08
Radioisótopos são empregados no diagnóstico e tratamento de inúmeras doenças. Na radioterapia externa, doses diárias de radiação são aplicadas sobre a região tratada, por meio de um aparelho que não entra em contato com a pele do paciente. Um dos aparelhos mais utilizados para esse fim é a Bomba de Cobalto, que contém uma fonte radioativa de cobalto-60 selada. 

Assinale a alternativa que expressa corretamente o número de nêutrons, prótons e elétrons, respectivamente, do isótopo cobalto-60.

(A) 60, 27 e 60.

(B) 87, 27 e 60.

(C) 33, 60 e 27.

(D) 87, 27 e 33.

(E) 33, 27 e 27.


UNICESUMAR - QUESTÃO 09
O sulfato de bário é normalmente aplicado como contraste em radiografia digital para auxílio na visualização das estruturas do sistema digestivo. Considere uma solução saturada de sulfato de bário contendo 0,01 mol/L de H2SO4 (totalmente ionizado). A solubilidade (em mol/L) do BaSO4 nessa solução é de 

(Dado: Kps (BaSO4) = 1,0x10⁻¹⁰)

(A) 1,0x10⁻⁵.
(B) 5,0x10⁻⁵.
(C) 1,0x10⁻⁸.
(D) 1,0x10⁻².
(E) 1,0x10⁻¹².


UNICESUMAR - QUESTÃO 10
Durante um processo eletrolítico, cobre metálico foi depositado no eletrodo cátodo quando uma corrente de 1,90 A atravessou uma solução de CuSO4 durante 10 minutos. 

Assinale a alternativa que forneça corretamente a massa de cobre depositada no cátodo.

(Dados: Constante de Faraday (F) = 96500 C/mol elétron)

(A) 0,37 g.
(B) 0,74 g.
(C) 0,0062 g.
(D) 0,18 g.
(E) 0,012 g.


UNICESUMAR - QUESTÃO 11
Para facilitar a comunicação científica, os biólogos adotaram uma regra através de um acordo internacional, permitindo, assim, que cada ser vivo tivesse um único nome que pudesse ser usado em todo o mundo. A atribuição de nomes científicos às espécies deve respeitar um código que desempenha a mesma função que a gramática de uma língua. Qualquer taxonomista que queira atribuir um novo nome deve seguir as regras do Código Internacional da Nomenclatura Biológica. A maioria dos nomes de gêneros e espécies é escolhida de forma a nos contar algo sobre o organismo.

O nome da bactéria Escherichia coli é em função

(A) do movimento e de seu crescimento.

(B) da aparência e de sua característica morfológica.

(C) do habitat e de seu metabolismo.

(D) da nutrição e de sua reprodução

(E) do cientista que a descobriu e de seu habitat habitual.


UNICESUMAR - QUESTÃO 12
Homem de 33 anos de idade evoluiu com ginecomastia bilateral, progressiva e dolorosa, hipogonadismo hipergonadotrófico e labilidade emocional decorrente do quadro com presença de sinais e sintomas de deficiência de androgênios aliados à demonstração de cariótipo 47, XXY, envolvendo o paciente em uma rara síndrome com infertilidade, feminização e suas implicações biopsicossociais.

O caso apresentado remete ao diagnóstico de Síndrome de

(A) Klinefelter.
(B) Turner.
(C) Edwards.
(D) Patau.
(E) Cri du Chat.


UNICESUMAR - QUESTÃO 13
O sistema circulatório é composto pelo sistema vascular sanguíneo e pelo sistema vascular linfático. Em relação ao coração e suas características, assinale a alternativa INCORRETA.

(A) O coração tem quatro câmaras: o átrio direito, que recebe sangue desoxigenado da circulação sistêmica; o ventrículo direito, que recebe sangue do átrio direito e o bombeia para os pulmões, onde é oxigenado; e o átrio esquerdo, que recebe sangue dos pulmões e o envia para o ventrículo esquerdo, que, por sua vez, o bombeia para a circulação sistêmica.

(B) Devido à origem embriológica a partir de dois vasos que se fusionam, o coração apresenta três túnicas semelhantes às dos vasos: o endocárdio, o miocárdio e o epicárdio.

(C) Entre as células do miocárdio, existem terminações nervosas livres relacionadas com a sensibilidade à dor, por isso há percepção de dor quando ocorre deficiência de oxigênio pela obstrução parcial das artérias coronárias (angina) ou no infarto.

(D) Nos átrios, pelo fluxo sanguíneo não ser turbulento, o endocárdio não é espesso, enquanto, nos ventrículos, o miocárdio é mais desenvolvido para ocorrer a propulsão do sangue para fora do coração.

(E) O miocárdio, formado de músculo estriado cardíaco, é responsável pelo bombeamento do sangue.


UNICESUMAR - QUESTÃO 14
Para que as plantas pudessem sair da água e alcançar o ambiente terrestre, profundas modificações vegetativas e reprodutivas foram necessárias, visto que na água todas as células do organismo vegetal estão em contato com a própria água e, portanto, não há possibilidade de dessecamento.

Assim, para viver no ambiente terrestre, as plantas desenvolveram, através de mutações, um sistema radicular para retirar a água do solo, um sistema vascular para distribuir a água no corpo da planta e um sistema de revestimento para evitar a perda de água (epiderme com cutícula). Em relação aos elementos de reprodução das plantas, é correto afirmar que

(A) as pteridófitas apresentam como geração predominante, isto é, permanente, a geração gametofítica (haploide). Em briófitas, nas gimnospermas e angiospermas, a geração predominante é a geração produtora de esporos, isto é, a esporofítica (diploide).

(B) as briófitas e as pteridófitas, embora consigam sobreviver em solo seco, para a sua reprodução, necessitam da água para que os anterozoides nadem de encontro às oosferas. Em pteridófitas, estas encontram-se em arquegônios superficiais e, em briófitas, mergulhadas no talo.

(C) Entre as pteridófitas, há os licopódios que são heterosporados e formam gametófitos monoclinos e os equisetos, que também são heterosporados, porém dão origem a gametófitos diclinos. Nesse caso, os esporos iguais são fisiologicamente diferentes.

(D) Nas espermatófitas (Spermatophyta), isto é, plantas produtoras de sementes, nota-se a presença do óvulo que é o precursor ontogenético da semente, apresentando o esporângio feminino envolvido por um tegumento (gimnospermas) ou dois tegumentos (angiospermas).

(E) Nas angiospermas, o embrião, para se desenvolver, alimenta-se dos tecidos do gametófito feminino, como acontece nas pteridófitas. Nas gimnospermas, o tecido nutritivo do embrião é o endosperma e somente aparece se o óvulo for fecundado. 


UNICESUMAR - QUESTÃO 15
A flor é constituída por um ramo caulinar de crescimento determinado, ou seja, um ramo que cresce por tempo limitado. Esse ramo apresenta folhas modificadas, dispostas nos nós, devido ao achatamento dos entrenós. 

Um aspecto interessante relacionado às flores é sua simetria. Algumas flores apresentam suas peças florais dispostas, no receptáculo, de maneira uniforme, permitindo mais de um plano de simetria, sendo denominadas

(A) Zigomorfas.

(B) Actinomorfas.

(C) Assimétricas.

(D) Apocárpicos.

(E) Sincárpicos.


UNICESUMAR - QUESTÃO 16
O sistema endócrino é formado por um conjunto de glândulas produtoras de hormônios, muitas das quais são reguladas por hormônios tróficos segregados pela hipófise, a qual estabelece a ligação entre o sistema endócrino e o sistema nervoso.

Qual é o hormônio que provoca a secreção de hormônios córtico-suprarrenais pelo córtex suprarrenal?

(A) Luteinizante.

(B) Corticotropina.

(C) Cortisol.

(D) Aldosterona.

(E) Calcitonina.


UNICESUMAR - QUESTÃO 17
O Manguezal é um tipo de vegetação litorânea que caracteriza um ecossistema de grande importância ecológica. Ele ocorre em áreas de água salobra, em zonas de transição entre a terra e o mar e sofre a influência da amplitude de marés. A vegetação dos manguezais apresenta adaptações (estruturas) para tais condições, por meio das quais o oxigênio é absorvido. Essas estruturas, presentes nas raízes aéreas, são denominadas

(A) hidatódios.
(B) estômatos.
(C) pneumatóforos.
(D) ritidoma.
(E) lenticelas.


UNICESUMAR - QUESTÃO 18
Um mecanismo de expressão da estrutura de uma comunidade são as pirâmides, por exemplo, as pirâmides de energia, de número ou de biomassa. Uma pirâmide invertida de biomassa pode ser observada quando uma biomassa pequena de presas com alta taxa de renovação suporta uma biomassa maior de predadores com taxa de renovação mais lenta. Esse tipo de pirâmide é comumente encontrado em ecossistemas aquáticos, uma vez que 

(A) o fluxo de energia através de cada nível trófico sempre deve diminuir conforme o nível trófico aumenta.

(B) o fitoplâncton não realiza a fotossíntese apenas a quimiossíntese e produz menor matéria orgânica. 

(C) o zooplâncton é autótrofo e produz menor matéria orgânica.

(D) os produtores primários são maiores e se multiplicam com rapidez, enquanto os consumidores primários são menores e de vida mais curta.

(E) os produtores primários (fitoplâncton) são pequenos e se multiplicam com rapidez, enquanto os consumidores primários (zooplâncton) são maiores e de vida mais longa.


UNICESUMAR - QUESTÃO 19
No ciclo do enxofre, o principal reservatório está localizado no solo e nos sedimentos, sendo que um reservatório menor ocorre na atmosfera. Dentre os dispostos a seguir, NÃO é um processo biogeoquímico natural que libera enxofre para a atmosfera 

(A) a ação dos microorganismos como as bactérias Azotobacter, Clostridium, Rhizobium e das cianobactérias Anabaena e Nostoc.

(B) a atividade vulcânica. 

(C) a respiração anaeróbica de bactérias redutoras de sulfatos.

(D) a formação de aerossóis devido à ação das ondas do mar.

(E) o dióxido de enxofre lançado na atmosfera que é oxidado e convertido em ácido sulfúrico.


UNICESUMAR - QUESTÃO 20
Consiste em um dos tipos mais frequentes de uretrite masculina, em que o sintoma mais precoce é uma sensação de coceira na fossa navicular a qual vai se estendendo para toda a uretra. Após 1 a 3 dias, o doente já se queixa de ardência miccional (disúria), seguida por corrimento, inicialmente mucoide o qual, com o tempo, vai se tornando mais abundante e purulento.

Em alguns pacientes, pode ocorrer febre e outras manifestações de infecção aguda sistêmica. Se não houver tratamento ou se esse for tardio ou inadequado, o processo se propaga ao restante da uretra, com o aparecimento de sensação de peso no períneo.

Essas características remetem a qual doença?

(A) Cancro mole.

(B) Condiloma acuminado ou HPV.

(C) Gonorreia.

(D) Sífilis.

(E) Linfogranuloma venéreo.


Ciências Humanas e suas tecnologias

UNICESUMAR - QUESTÃO 21
Considere o contexto histórico da expansão comercial marítima europeia, entre os séculos XIV e XVI e assinale a alternativa correta.

(A) Dentre os fatores que contribuem para explicar o pioneirismo português nas grandes navegações, estão a descentralização do poder político, resultante da Revolução de Avis, e a derrota dos reinos católicos na Guerra da Reconquista. 

(B) Ao chegar nas Índias, no final do século XV, Vasco da Gama deu um importante passo dentro processo da expansão marítima e comercial portuguesa, pois abriu caminho para diversas negociações e acordos comerciais altamente lucrativos. 

(C) Para superar a Coroa Portuguesa no concorrido comércio marítimo europeu, os monarcas calvinistas da Espanha, Fernando e Isabel de Castela, não mediram esforços para financiar as expedições de descobrimento da Companhia das Índias Ocidentais. 

(D) Navegando em nome da Espanha, o genovês Cristóvão Colombo, auxiliado pelo experiente navegador francês Nicolas de Villegagnon, obteve sucesso surpreendente ao atravessar o estreito de Magalhães e descobrir a América em 1492. 

(E) O fracasso de Portugal na invasão de Ceuta, na primeira metade do século XV, fez com que os navegadores lusitanos direcionassem seus esforços na conquista e dominação de territórios onde a resistência armada era insignificante, como no Brasil.


UNICESUMAR - QUESTÃO 22
Assinale a alternativa que apresenta informações corretas em relação aos processos históricos que ocasionaram o fim do pacto colonial nas relações entre Brasil e Portugal no decorrer do século XIX. 

(A) A política joanina, como conjunto de leis que contribuíram ao fim do pacto colonial entre Brasil e Portugal, foi contraditória ao permitir a coexistência da abertura dos portos brasileiros às nações amigas, com a proibição de instalação de manufaturas no Brasil. 

(B) Ainda que a abertura dos portos de 1808 tenha rompido com o monopólio comercial exercido por Portugal e intensificado os tratados econômicos entre Brasil e Inglaterra, o fim do pacto colonial somente poderia ser efetivado com a libertação dos escravos. 

(C) Com o objetivo de manter o Brasil como uma colônia portuguesa e assim fortalecer relações pautadas no monopólio comercial, D. João, ainda na condição de Príncipe Regente, revogou o alvará que tornava o Brasil um Reino Unido a Portugal e a Algarves. 

(D) Com o fim do pacto colonial, D. João VI acionou representantes da diplomacia brasileira para estreitar laços de amizade e estabelecer tratados comerciais com a França, que se tornou, ao longo do século XIX, o principal parceiro comercial do Brasil.

(E) A vinda da família real para o Brasil e suas consequências abalaram de forma decisiva o pacto colonial, favorecendo sua deterioração, além de gerar grandes prejuízos econômicos para Portugal, o que resultou na Revolução Liberal do Porto de 1820.


UNICESUMAR - QUESTÃO 23
Em relação às características gerais da Era Vargas, assinale a alternativa correta.

(A) A Era Vargas foi um período governamental de 15 anos no qual Getúlio Vargas, com amplo apoio de diversos setores da sociedade, consolidou uma duradoura estabilidade no campo das políticas públicas voltadas à defesa dos direitos humanos. 

(B) Ao vencer as eleições de 1930, Getúlio Vargas inicia um mandato presidencial que ficaria marcado na história por seu caráter liberal-democrático, devido à defesa de um estado mínimo e do sufrágio universal secreto.

(C) No decorrer da Era Vargas, o poder político e econômico concentrou-se e transitou no eixo Minas Gerais-São Paulo, favorecendo, nessas regiões, os interesses das elites cafeicultoras e pecuaristas, respectivamente. 

(D) No tocante às eleições, ao voto e à participação política, é possível afirmar que a Era Vargas representou a descontinuidade dos procedimentos eleitorais que marcaram a política oligárquica da chamada primeira república.

(E) A consolidação da força política exercida por Getúlio, ao longo da Era Vargas, está intrinsicamente ligada ao apoio recebido de lideranças populistas como Luís Carlos Prestes, que, por muito tempo, esteve à frente da socialdemocrata Aliança Nacional Libertadora.


UNICESUMAR - QUESTÃO 24
Assinale a alternativa correta sobre o período da História do Brasil que contempla os dois reinados e o período regencial.

(A) Antes de atingir a maioridade e contrariando a Constituição vigente, D. Pedro II assume o governo para evitar a fragmentação política e social no Brasil em formação. 

(B) O período regencial ficou marcado pela inexistência de rebeliões populares e pelo equilíbrio entre as forças políticas e econômicas atuantes. 

(C) A economia açucareira concretizou-se como o sustentáculo das riquezas formadas na região do Vale do Paraíba ao longo do segundo reinado. 

(D) Tendo seu governo questionado pela população e ameaçado pelo avanço da Revolução Farroupilha, D. Pedro I decidiu renunciar ao trono e afastar-se do Brasil. 

(E) A maior rebelião popular ocorrida durante o governo de D. Pedro II, a Praieira, combateu oposicionistas ao governo imperial em quase todas as regiões do Brasil.


UNICESUMAR - QUESTÃO 25
Assinale a alternativa que apresenta um processo histórico que NÃO faz parte do período da História do Brasil de 1945 a 1964. 

(A) Instauração do sistema parlamentarista de governo em função de suspeitas de envolvimento do presidente da república com organizações de tendências comunistas. 

(B) Ampliação do tamanho do Estado devido ao forte apoio à instalação de estatais de tendências monopolistas e nacionalistas, como a Petrobrás. 

(C) Criação de um novo esquema de caráter bipartidário, a partir da extinção dos partidos políticos, no qual uma das siglas exerceu postura oposicionista ao governo federal.

(D) Política externa independente e pragmática diante de fatos e temas que estimulavam a bipolarização típica da Guerra Fria. 

(E) Busca pela intensificação do desenvolvimento industrial e econômico do Brasil com o Plano de Metas, que visava investimentos massivos em cinco grandes áreas estratégias.


UNICESUMAR - QUESTÃO 26
Os problemas ambientais, dentre eles os que ocorrem no espaço urbano, são notórios, principalmente nos períodos de chuvas intensas. Sobre a relação das águas fluviais e pluviais e o espaço urbano, informe se é verdadeiro (V) ou falso (F) o que se afirma a seguir e assinale a alternativa com a sequência correta. 

( ) As enchentes nos grandes centros e regiões metropolitanas decorrem de problemas no planejamento urbano, visto que a canalização dos rios e o assoreamento para a intensificação das construções agravam esse fenômeno. 

( ) Um dos grupos mais afetados pelas enchentes é a camada mais pobre da sociedade que passa a viver nas áreas de várzeas dos rios, onde, comumente, são áreas mais baratas já que tendem a alagar com as chuvas por conta da dinâmica natural dos rios. 

( ) Ainda que se sejam modernos, eficientes e suficientes, os sistemas de drenagem, nos grandes centros urbanos, acabam por não escoar a água das chuvas como deveriam, pois sofrem com o alto índice de lixo descartado de forma inadequada.

( ) A água das inundações não se restringe apenas às ruas, mas também dentro das casas, aumentando o risco de pessoas contraírem doenças, como a leptospirose, a partir da água contaminada.

(A) V – V – V – V.
(B) F – V – F – F.
(C) F – F – V – F.
(D) V – V – F – V.
(E) F – F – V – V.


TEXTO 1
A estratégia política sobre a reestruturação territorial, para alocar essa nova atividade (atividade turística) pode ser de grande valia para a população, de forma geral, como melhorias em infraestrutura, nos meios de transportes e nas comunicações, podendo assim proporcionar o maior fluxo e interação com outros lugares e regiões em distintas escalas.
Fonte: AZEREDO, Thiago. Educação: Turismo rural. G1. 
Disponível em: http://educacao.globo.com/artigo/turismo-rural.html

TEXTO 2
Incra e Codevasf firmam parceria para regularização de área federal e para apoio à produção e ao turismo rural em assentamentos de Alagoas

Uma área federal da Companhia de Desenvolvimento do Vale do São Francisco (Codevasf) será regularizada pelo Incra para 316 famílias de Alagoas que já vivem e produzem no local. Também estão previstas a implantação de projetos produtivos e ações de fomento ao turismo rural em assentamentos alagoanos.
Fonte: Tribuna do Sertão. Incra e Codevasf firmam
parceria para regularização de área federal e para
apoio à produção e ao turismo rural em assentamentos de Alagoas. 2021.
Disponível em: https://www.tribunadosertao.com.br.

UNICESUMAR - QUESTÃO 27
A articulação dos textos apresentados representa

(A) a transformação do espaço geográfico rural para além dos usos produtivos tradicionais, o que acaba por tornar o espaço rural multifuncional.

(B) uma alternativa econômica viável para o meio rural, tornando-o mais dependente do mercado interno, como ocorre com a indústria agropecuária na venda de sua matéria prima. 

(C) a expansão do ecoturismo, com ênfase no aproveitamento econômico dos recursos artificiais provenientes das paisagens de cada região brasileira articulado com o patrimônio e diversidade cultural.

(D) o fomento econômico do setor primário da economia, o setor de turismo, visto que o turismo rural amplia consideravelmente a necessidade de prestadores de serviços, gerando emprego no local.

(E) uma nova configuração territorial, formada por novos fluxos de pessoas e de informações, e uma forma de inserção das comunidades locais ao turismo internacional do mundo globalizado.


UNICESUMAR - QUESTÃO 28
Observe a figura:

UNICESUMAR - QUESTÃO 28

A transmissão epidemiológica apresentada na figura pode ser compreendida por meio da leitura geográfica a partir

(A) do tempo e do clima, do consumo exacerbado e da ampliação do efeito estufa.

(B) dos tecnopolos, da primeira revolução industrial e das baixas taxas de fecundidade.

(C) do processo de globalização, dos fluxos migratórios e do crescimento populacional.

(D) do meio técnico informacional, do aquecimento global e da inversão térmica.

(E) das redes de comunicação, dos impactos ambientais e da chuva ácida.


UNICESUMAR - QUESTÃO 29
Sobre as correntes marítimas e sua relação com o clima, assinale a alternativa INCORRETA. 

(A) Os oceanos funcionam como reguladores térmicos nas regiões costeiras aquecendo o continente nos meses mais frios. 

(B) Uma corrente fria pode ocasionar a formação de desertos, já que, com o resfriamento das águas oceânicas, a temperatura da atmosfera diminui, provocando a condensação de nuvens ainda sobre o mar.

(C) Durante a noite e nos meses mais frios, o calor liberado pelos oceanos ajuda a manter mais aquecidas as regiões litorâneas.

(D) As regiões interioranas distantes do oceano tendem a apresentar grandes diferenças entre as temperaturas médias registradas nos meses de inverno e de verão.

(E) Uma corrente quente resulta na diminuição de temperatura de localidades próximas à faixa litorânea, diminuindo a pluviosidade.


UNICESUMAR - QUESTÃO 30
Um dos grandes desafios quando se trata do bioma Amazônia é transformar os recursos da biodiversidade em atividades econômicas que gerem renda e emprego para a sua população, sendo esta a melhor forma de combater a 

(A) biopatente internacional.

(B) internacionalização dos recursos naturais.

(C) expropriação ecológica. 

(D) biopirataria ou biogrilagem.

(E) fuga da biotecnologia.


Linguagens, códigos e suas tecnologias

TEXTO I
Canto magno de Maria Bethânia brilha no 
contraste entre a claridade e o breu que 
ilumina o álbum 'Noturno'

Composição de Zeca Veloso, 'O sopro do fole' é a grande música inédita do disco gravado pela artista sob direção musical do maestro Letieres Leite.

Álbum com a magnitude do canto de Maria Bethânia, Noturno se alimenta do contraste entre a claridade e o breu que move as onze músicas e o poema que compõem o repertório deste disco gravado pela artista sob direção musical do maestro baiano Letieres Leite, criador dos arranjos.

Luz de sol negro que irradia pelo Brasil os sentimentos contraditórios do mundo há seis décadas, o canto de Bethânia brilha em Noturno com a chama que pareceu ter baixado no álbum anterior da artista, Mangueira – A menina dos meus olhos (2019), tributo à escola de samba Estação Primeira de Mangueira conduzido à apoteose mais pelos arranjos de Letieres. (...)

Diamante verdadeiro lapidado desde 1965, a voz de Bethânia alia à maturidade uma precisão que a permite delinear com nitidez o vaivém entre a luz e a treva que norteia o álbum Noturno – movimento ignorado na arte da capa branca e inexpressiva do disco que causou decepção entre os seguidores da artista.

A dramaticidade do canto permite a intérprete expor em Dois de junho (Adriana Calcanhotto, 2020) a escuridão que encobre as luzes do Brasil, país negro e racista em que dissonâncias como a morte do menino Miguel Otávio Santana da Silva (2014 – 2020) – filho da empregada doméstica Mirtes Renata Santana de Souza, morto por descuido da patroa da mãe, Sari Mariana Costa Gaspar Côrte Real –acontecem em cotidiano embrutecido pela injustiça social.(...)

A canção é de autoria de Adriana Calcanhotto, compositora de outra música, A flor encarnada, que faz o álbum Noturno desabrochar na escuridão – no caso, na treva de paixão que esmaga coração desiludido. (...)

Do show Claros breus, vem também o samba-canção Bar da noite (Bidu Reis e Haroldo Barbosa, 1953), rebobinado no disco em registro primoroso de voz e piano, o de Zé Manoel, no mesmo formato minimalista de A flor encarnada.

Em Bar da noite, Bethânia ecoa o canto grave de Nora Ney (1922 – 2003) enquanto sorve tristezas de amores, abrigada no refúgio dos corações afogados no álcool e no mesmo sertão de lágrimas que encharca A flor encarnada. (...)

Resistindo à tentação do exibicionismo, Camarero recusa os clichês do flamenco ao manusear as sete cordas de violão, expressando com Bethânia o sentimento da canção em espanhol, idioma bissexto na discografia da cantora. (...)

Herança do roteiro do show Claros breus, Música, música (Roque Ferreira) – originalmente grafada Músicas, música – reacende as luzes da fé no amor, com o violão virtuoso de João Camarero, mas sem a imponência no arremate da canção, como no show de 2019. (...)

Tudo ainda parece treva no Brasil de 2021, mas, no meio de nós, uma grandiosa luz brilha, irradiada por Noturno, álbum iluminado pela magnitude do canto de Maria Bethânia.
Disponível em: https://g1.globo.com/pop-arte/musica/blog/mauro-
ferreira/post/2021/07/30/canto-magno-de-maria-bethania-brilha-
no-contraste-entre-a-claridade-e-o-breu-que-ilumina-o-album-noturno.ghtml

TEXTO II
Música, música
(Maria Bethânia)

Nascem novamente no meu peito as ilusões
Como flores novas no jardim
Corre novamente um rio dentro de mim
Água doce cortejando o mar sem fim

A vida, a vida, a vida de novo me convida
Ao som divino de um violino
Chama pra cantar
A bem-aventurada música da esperança
E tudo em mim festeja, abraça e dança

De novo esse salão de festa lindo
Abrindo em meu olhar
De novo o amor, o amor
O amor de novo acende as luzes da cidade
Escuto a orquestra tocar
(...)
Disponível em https://www.letras.mus.br/
maria-bethania/musica-musica/#album:noturno-2021.

UNICESUMAR - QUESTÃO 31
Considerando seu conhecimento no que tange ao emprego de figuras de linguagem nos Textos apresentados, analise as afirmações que seguem.

I. Em “Diamante verdadeiro lapidado desde 1965, a voz de Bethânia alia à maturidade uma precisão (...) (Texto I)”, empregou-se metáfora ao se comparar a voz da cantora com um diamante.

II. Tanto em “(...) Noturno se alimenta do contraste entre a claridade e o breu que move as onze músicas (...)” quanto em “Do show Claros breus, vem também o samba-canção Bar da noite (...)” (Texto I), há oxímoro ao se empregarem palavras de sentidos opostos que parecem excluírem-se mutuamente.

III. No excerto “Luz de sol negro que irradia pelo Brasil os sentimentos contraditórios do mundo há seis décadas, o canto de Bethânia (...) (Texto I)”, o segmento destacado apresenta não só um recurso metafórico, por comparar o canto de Bethânia com uma luz, como também um paradoxo, por propor um confronto de ideias, uma vez que o sol é claro, iluminado, logo, não pode ser negro.

IV. No Texto II, a expressividade se evidencia também com o uso de metáfora em “Nascem novamente no meu peito as ilusões, / Como flores novas no jardim”, ao se comparar as ilusões com flores novas.

V. A fim de se evidenciar a atmosfera de luz que se instaura com a chegada de um novo amor, nos versos do Texto II “O amor de novo acende as luzes da cidade/Escuto a orquestra tocar”, há a personificação do sentimento amor ao se atribuir a este a capacidade de “acender as luzes da cidade”, 

Estão corretas apenas:

(A) I, II e III.
(B) I, III e V.
(C) II, IV e V.
(D) II e IV.
(E) I e V.


UNICESUMAR - QUESTÃO 32
Sobre os aspectos linguísticos e gramaticais correspondentes a trechos dos Textos em  análise, assinale a alternativa correta.

(A) No quarto parágrafo do Texto I, o verbo “acontecer” em “(...) acontecem em cotidiano embrutecido pela injustiça social.” deveria ser conjugado no singular para concordar com o sujeito “A dramaticidade do canto”.

(B) Ainda no quarto parágrafo do Texto I, em “A dramaticidade do canto permite a intérprete expor (...) a escuridão (...)”, o verbo permitir, nesse contexto, é considerado transitivo direto e indireto, tendo como complementos: “a intérprete” e a oração “expor (...) a escuridão (...)”. Com isso, o “a” que acompanha “a intérprete” deveria estar craseado.

(C) No trecho “Em Bar da noite, Bethânia ecoa o canto grave de Nora Ney (1922 – 2003) enquanto sorve tristezas de amores, (...) (Texto I), a conjunção destacada, nesse contexto, introduz uma sentença com valor de condição.

(D) Em “A vida, a vida, a vida de novo me convida” (Texto II), o pronome oblíquo “me” poderia, nesse caso, ser empregado também à frente do verbo “convidar”: “A vida, a vida, a vida de novo convida-me”, sem prejuízo gramatical, no que se refere às regras de colocação pronominal.

(E) Nos versos “Corre novamente um rio dentro de mim”; “A bem-aventurada música da esperança” e “O amor de novo acende as luzes da cidade” (Texto II), as expressões destacadas completam, respectivamente, os nomes “dentro”, “música” e “luzes” e exercem a mesma função sintática.


UNICESUMAR - QUESTÃO 33
Analise o excerto que segue, extraído do Texto I:

- “Em Bar da noite, Bethânia ecoa o canto grave de Nora Ney (1922 – 2003) (...)”.

A vírgula foi empregada pelo mesmo motivo que em

(A) “(...) gravado pela artista sob direção musical do maestro baiano Letieres Leite, criador dos arranjos.

(B) “Luz de sol negro que irradia pelo Brasil os sentimentos contraditórios do mundo há seis décadas, (...)”.

(C) “A canção é de autoria de Adriana Calcanhotto, compositora de outra música, (...)”.

(D) “(...) A flor encarnada, que faz o álbum Noturno desabrochar na escuridão (...)”.

(E) “(...) mas, no meio de nós, uma grandiosa luz brilha (...)”.


UNICESUMAR - QUESTÃO 34
Analise o excerto que segue, extraído do Texto I:

(...) Mangueira – A menina dos meus olhos (2019), tributo à escola de samba Estação Primeira de Mangueira conduzido à apoteose mais pelos arranjos de Letieres.”.

Nesse excerto, o acento grave, indicativo de crase, foi utilizado devido

(A) aos trechos "à escola de samba" e “à apoteose” corresponderem a expressões adverbiais formadas por palavras femininas.

(B) ao uso dos termos "tributo" e “conduzido”, os quais sempre ocasionam a ocorrência de crase, ao serem empregados.

(C) à união da preposição "a", que rege os verbos "tributo" e “conduzido”, com o artigo definido "a", que acompanha os substantivos femininos "escola" e “apoteose”.

(D) à junção da preposição "a", que rege os termos "tributo" e “conduzido”, com o artigo "a", que acompanha os vocábulos femininos "escola" e “apoteose”.

(E) ao encontro de duas preposições “a”: o "a" que os termos "tributo" e “conduzido” exigem e o "a" que acompanha os substantivos "escola" e “apoteose”.


UNICESUMAR - QUESTÃO 35
Assinale a alternativa INCORRETA quanto aos processos de estrutura e formação dos vocábulos em destaque (Texto I).

(A) No título “Canto magno de Maria Bethânia (...)”, o termo “canto” corresponde a uma palavra que formou-se por derivação regressiva, uma vez que tal substantivo é oriundo do verbo “cantar”, com supressão da desinência indicadora de infinitivo.

(B) No trecho “(...) Noturno se alimenta do contraste entre a claridade e o breu (...)”, o termo em destaque, nesse contexto, pode ser considerado como um caso de derivação imprópria, já que originalmente pertence à classe dos adjetivos, mas, nesse caso, foi empregado como substantivo próprio.

(C) O termo “vaivém”, empregado em “(...) vaivém entre a luz e a treva que norteia o álbum Noturno”, formou-se por composição por aglutinação, visto que se juntaram os termos “vai” e “vem” sem perda fonética ou ortográfica nas bases originais.

(D) Em “(...) movimento ignorado na arte da capa branca e inexpressiva do disco (...)”, o vocábulo em destaque formou-se por derivação prefixal, com acréscimo do prefixo “in” à base “expressiva”.

(E) Em “(...) expressando com Bethânia o sentimento da canção em espanhol, idioma bissexto na discografia da cantora.”, o termo em destaque formou-se por derivação sufixal, com acréscimo do sufixo “mento”, formador de substantivos, ao verbo “sentir”.


UNICESUMAR - QUESTÃO 36
Leia o fragmento textual a seguir:

“O meu fim evidente era atar as duas pontas da vida, e restaurar na velhice a adolescência. Pois, senhor, não consegui recompor o que foi nem o que fui. Em tudo, se o rosto é igual, a fisionomia é diferente. Se só me faltassem os outros, vá; um homem consola-se mais ou menos das pessoas que perde; mas falto eu mesmo, e esta lacuna é tudo”.
ASSIS, M. Dom Casmurro. 11.ed. São Paulo: Ática, 1981.

A partir da leitura completa da obra e do excerto do romance Dom Casmurro de Machado de Assis, assinale a alternativa correta.

(A) Como é próprio de Machado de Assis, o romance entre Capitu e Bentinho é contado por meio de memórias de um narrador de 3ª pessoa, onisciente, pois este viveu todos os fatos que está contando.

(B) A perspectiva pessimista do narrador se esboça desde o início do romance. Como o excerto permite inferir, ao tentar reconstituir a velhice na adolescência, Bentinho conseguiu apenas recompor quem ele foi, completou o seu próprio eu, mas não pode fazer viver quem havia morrido.

(C) O narrador de 1ª pessoa é testemunha da vida das demais personagens. Por mais que esteja reconstituindo memórias, o foco não é o seu próprio eu, seu projeto com o romance é contar a História dos Subúrbios.

(D) A afirmação do personagem de que o seu “fim evidente era atar as duas pontas da vida” revela uma característica da obra de Machado de Assis: o emprego da metalinguagem. O narrador, no excerto, reflete sobre o objetivo da história que está narrando.

(E) O romance Dom Casmurro, publicado em 1881, é fundamental na obra de Machado de Assis e para a literatura brasileira por introduzir a chamada estética romântica. A partir da narrativa envolvendo a questão universal do adultério, o autor definiu novos rumos para o gênero literário romance no território nacional.


UNICESUMAR - QUESTÃO 37
A partir de seus conhecimentos sobre o romance São Bernardo de Graciliano Ramos, assinale a alternativa correta.

(A) O narrador e protagonista, Paulo Honório, vive uma trajetória de ascensão social, de guia de cego a latifundiário. Ele não manifesta escrúpulos para alcançar seus objetivos sociais e econômicos, usando as pessoas quando necessário. A única exceção é Madalena, mulher pela qual ele se apaixona e com quem mantém um relacionamento harmônico e desinteressado. 

(B) O romance aborda problemáticas socioeconômicas. Uma delas é a questão do trabalho e as condições precárias do trabalhador no meio rural, o qual se encontra submetido às estruturas agrárias arcaicas, ao autoritarismo dos patrões e a uma remuneração que não lhe garante dignidade.

(C) O título do romance, São Bernardo, evidencia que apesar da abordagem da vida do narrador, o que está no centro da narrativa é o latifúndio. Quando Paulo Honório, já adulto, chega em Viçosa (Alagoas) e conhece as terras da propriedade da família Padilha, muito bem cuidadas e promissoras, decide que será um proprietário. É a partir daí que começa a trabalhar duro na terra que um dia será sua, mostrando o mérito do trabalhador que se dedica e conquista sua propriedade com o suor de seu rosto.

(D) O enredo de São Bernardo, como é próprio dos textos regionalistas do período, obedece a um enredo linear, o qual resulta da reconstituição da memória do narrador. Não há fragmentação, uma vez que Paulo Honório, o narrador-personagem, é uma figura pragmática, a qual não aceita idas e vindas, apostando na essência poética dos fatos.

(E) Dois funcionários de Paulo Honório se destacam na narrativa: Casimiro Lopes e Mestre Caetano. São homens violentos, fiéis ao patrão, extremamente produtivos e capazes de crimes para preservar o controle do latifúndio. Em virtude dessa virilidade, Paulo Honório se sente ameaçado pelos funcionários.


UNICESUMAR - QUESTÃO 38
Leia o poema a seguir, publicado na obra Sentimento do mundo (1940) de Carlos Drummond de Andrade.

Os mortos de sobrecasaca

Havia a um canto da sala um álbum de fotografias 
intoleráveis, 
alto de muitos metros e velho de infinitos minutos, 
em que todos se debruçavam 
na alegria de zombar dos mortos de sobrecasaca. 

Um verme principiou a roer as sobrecasacas 
indiferentes 
e roeu as páginas, as dedicatórias e mesmo a 
poeira dos retratos.

Só não roeu o imortal soluço de vida que rebentava 
que rebentava daquelas páginas.
ANDRADE, C. D. de. Sentimento do mundo. São Paulo: 
Companhia das Letras, 2012.

A partir do poema apresentado, analise as afirmações que seguem.

I. O poema de Drummond revela a liberdade formal garantida a um poeta da segunda fase do Modernismo brasileiro. Os versos das duas estrofes são brancos e livres.

II. O tempo é um tema importante da obra de Drummond e se manifesta no poema em que o verme vai roendo os registros do passado, um passado que gera risos em quem se encontra no presente.

III. A linguagem rebuscada e o uso da figura de estilo antítese marcam os versos finais do poema “[...] soluço da vida que rebentava / que rebentava daquelas páginas.”, a repetição da expressão “que rebentava” marca a oposição entre o passado e o presente. 

Estão corretas:

(A) apenas I.
(B) apenas II.
(C) apenas I e II.
(D) apenas II e III.
(E) I, II e III.


UNICESUMAR - QUESTÃO 39
A partir dos seguintes excertos de contos e de seus conhecimentos acerca da obra Laços de Família (1960) de Clarice Lispector, assinale a alternativa correta.

Excerto do conto Preciosidade:
“Até que, assim como uma pessoa engorda, ela 
deixou, sem saber por que processo, de ser 
preciosa. Há uma obscura lei que faz com que 
se proteja o ovo até que nasça o pinto, pássaro 
de fogo. 
E ela ganhou os sapatos novos.” 

Excerto do conto Amor:
“O que havia mais que fizesse Ana se aprumar 
em desconfiança? Alguma coisa intranquila 
estava sucedendo. Então ela viu: o cego 
mascava chicles… Um homem cego mascava 
chicles.” 

Excerto do conto Feliz Aniversário:
“Tratava-se de uma velha grande, magra, 
imponente e morena. Parecia oca. 
— Oitenta e nove anos, sim senhora! disse José, 
filho mais velho agora que jonga tinha morrido. 
Oitenta e nove anos, sim senhora! disse 
esfregando as mãos em admiração pública e 
como sinal imperceptível para todos. 
Todos interromperam atento e olharam a 
aniversariante de um modo mais oficial. 
— Oitenta e nove anos! ecoou Manoel que era 
sócio de José. É um brotinho! disse espirituoso e 
nervoso, e todos riram, menos sua esposa. 
A velha não se manifestava.” 
LISPECTOR, Clarice. Laços de família. Rio de Janeiro: Rocco, 1998.

(A) Os contos de Laços de família, como é possível verificar pelos excertos, são narrados em primeira pessoa, o que enfatiza o mundo interior das personagens, permitindo a sondagem psicológica.

(B) Os acontecimentos narrados na coletânea de crônicas são extraordinários, incomuns no cotidiano. Isso explicita o caráter existencial desenvolvido no universo de personagens de Clarice Lispector.

(C) Uma adolescente que deixa de ser preciosa; uma mulher que se depara com uma imagem que a perturba; uma senhora de oitenta e nove anos em sua festa de aniversário. Os contos de Clarice Lispector exploram reações e reflexões a partir de vivências que extrapolam o mundo exterior.

(D) A obra de Clarice Lispector é assinalada pela autobiografia. Nos excertos, são apresentadas cenas da adolescência (Preciosidade), vida adulta (Amor) e velhice (Feliz Aniversário) da consagrada escritora brasileira.

(E) A linguagem da obra de Clarice Lispector não explora recursos poéticos, como metáforas, pois sua produção central é de textos em prosa, ou seja, contos, romances e crônicas.


UNICESUMAR - QUESTÃO 40
Leia o seguinte excerto e assinale a alternativa correta sobre a obra Campo Geral – Miguilim – de João Guimarães Rosa.

“Sofria precisão de conversar com o Dito, assim que o Pai terminasse de contar tantas vezes a estória dos macacos, todos riam muito, mas ele Miguilim não se importava, até era bom que rissem e falassem, sem ralhar. ― ‘Miguilim? Se encontrou com padrinho Simão, correu ensebado, veadal... Chorou a água de uns três cocos...’ ― Pai caçoava. Quando Pai caçoava, então era porque Pai gostava dele.”
ROSA, J. G. Manuelzão e Miguilim (Corpo de Baile).
Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 11.ed., 2001.

(A) Campo Geral – Miguilim – retrata o mundo infantil com uma dinâmica em que o protagonista vai reconhecendo a vida à medida em que vai experimentando convivências e desafios.

(B) Vencer o medo e conhecer o sentimento dos adultos são desafios que Miguilim não consegue enfrentar, o que faz com que sua trajetória seja marcada pelo retrocesso, resultado do pessimismo de Guimarães Rosa.

(C) A linguagem empregada na novela é diferente das demais obras de Guimarães. Em Miguelim, ele emprega a norma culta do universo urbano erudito, evitando regionalismos.

(D) Por ser uma obra em que Rosa enfocou um personagem infantil, a narrativa é mais linear, o que gera uma divisão clara de diálogos, facilitando a compreensão por parte do leitor criança, público-alvo da obra.

(E) No excerto, fica evidente a presença do narrador-personagem, o qual compreende que o pai não gostava dele, pois caçoava de seu comportamento.


TEXTO I

Cerebral palsy in children: a clinical overview
By Dilip R. Patel, Mekala Neelakantan,
Karan Pandher, and Joav Merrick

Cerebral palsy (CP) is a disorder characterized by abnormal tone, posture and movement and clinically classified based on the predominant motor syndrome-spastic hemiplegia, spastic diplegia, spastic quadriplegia, and extrapyramidal or dyskinetic. The incidence of CP is 2-3 per 1,000 live births. Prematurity and low birthweight are important risk factors for CP; however, multiple other factors have been associated with an increased risk for CP, including maternal infections, and multiple gestation.

In most cases of CP the initial injury to the brain occurs during early fetal brain development; intracerebral hemorrhage and periventricular leukomalacia are the main pathologic findings found in preterm infants who develop CP. The diagnosis of CP is primarily based on clinical findings. Early diagnosis is possible based on a combination of clinical history, use of standardized neuromotor assessment and findings on magnetic resonance imaging (MRI); however, in most clinical settings CP is more reliably recognized by 2 years of age. MRI scan is indicated to delineate the extent of brain lesions and to identify congenital brain malformations.

Genetic tests and tests for inborn errors of metabolism are indicated based on clinical findings to identify specific disorders. Because CP is associated with multiple associated and secondary medical conditions, its management requires a multidisciplinary team approach. Most children with CP grow up to be productive adults.
Adaptado de: https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/32206590/

UNICESUMAR - QUESTÃO 41
Em cada alternativa a seguir foram reunidos grupos de palavras, todas retiradas do Texto I. Assinale a única alternativa na qual todas as palavras pertençam a mesma classe, denominada em parênteses.

(A) (Advérbios): Clinically – 1º parágrafo; Palsy – 1º parágrafo; Injury – 2º parágrafo; Early – 2º parágrafo; Reliably – 2º parágrafo; Identify– 2º parágrafo; Secondary – 3º parágrafo; Multidisciplinary – 3º parágrafo.

(B) (Verbos): Are – 1º parágrafo; Extent – 2º parágrafo; Delineate – 2º parágrafo; Development – 2º parágrafo; Occurs – 2º parágrafo; Requires – 3º parágrafo; Grow –3º parágrafo.

(C) (Preposições): By – 1º parágrafo; And – 1º parágrafo; On – 1º parágrafo; Or – 1º parágrafo; However – 1º parágrafo; For – 1º parágrafo; Of – 2º parágrafo; To – 2º parágrafo.

(D) (Adjetivos): Abnormal – 1º parágrafo; Maternal – 1º parágrafo; Magnetic – 2º parágrafo; Intracerebral – 2º parágrafo; Congenital – 2º parágrafo; Clinical – 3º parágrafo; Medical – 3º parágrafo.

(E) (Substantivos): Metabolism – 3º parágrafo; Children – 3º parágrafo; Hemiplegia – 1º parágrafo; Assessment – 2º parágrafo; Incidence (1º parágrafo); Multiple – 3º parágrafo.


UNICESUMAR - QUESTÃO 42
De acordo com o Texto I, em que contexto o método da “Imagem por Ressonância Magnética” (IRM) é utilizado no reconhecimento da paralisia cerebral em crianças e para qual finalidade ele é indicado?

(A) A IRM é empregada para diagnósticos de paralisia cerebral em casos que não sejam primariamente baseados em achados clínicos. Ela é indicada como um substituto para a consulta do histórico clínico do paciente e para o uso de avaliação neuromotora padronizada.

(B) A IRM é empregada em diagnósticos precoces em combinação com avaliação neuromotora padronizada para casos nos quais não haja acesso prévio ao histórico clínico do paciente. Ela é indicada para o exame das principais patologias em bebês prematuros que desenvolvam paralisia cerebral.

(C) A IRM é empregada no contexto de diagnósticos precoces em combinação com o histórico clínico do paciente e para o uso de avaliação neuromotora padronizada. Ela é indicada para delinear a extensão de lesões cerebrais e para identificar malformações cerebrais congênitas.

(D) A IRM é empregada apenas em casos restritos, em que o ferimento inicial no cérebro ocorre durante os primeiros estágios de desenvolvimento do cérebro fetal. Ela é indicada para o diagnóstico de patologias como hemorragia intracerebral e leucomalácia periventricular.

(E) A IRM é empregada na maior parte dos ambientes clínicos para que a paralisia cerebral seja reconhecida seguramente até os 2 anos de idade em um diagnóstico precoce. Ela é indicada para o tratamento intensivo de lesões cerebrais provenientes de malformações cerebrais congênitas.


UNICESUMAR - QUESTÃO 43
De acordo com o que o Texto I afirma acerca da paralisia cerebral, suas características, diagnóstico e tratamento de forma geral, assinale a alternativa correta.

(A) Por conta de a paralisia cerebral estar associada a múltiplas condições médicas associadas e secundárias, o seu manejo requer a abordagem de uma equipe multidisciplinar. Além disso, o diagnóstico da doença é baseado primariamente em achados clínicos.

(B) A prematuridade e o baixo peso ao nascer são fatores de risco importantes que foram associados a um risco aumentado de paralisia cerebral, ao contrário de infecções maternas e gestação múltipla, que não representam risco para o bebê.

(C) Com uma combinação entre o histórico clínico do paciente, o uso de avaliação neuromotora padronizada e achados em IRM, é possível prevenir a hemorragia intracerebral e a leucomalácia periventricular, as principais patologias vistas em bebês prematuros.

(D) Para a identificação de desordens específicas nos pacientes, são indicados testes genéticos e testes de erros inatos no metabolismo. Em uma pequena parcela de ambientes clínicos, a doença pode ser mais reconhecida seguramente já aos 2 anos de idade.

(E) A incidência de paralisia cerebral é de 2-3 por 1.000 nascidos vivos. Infelizmente, na ausência de um diagnóstico precoce, a maior parte das crianças com a doença não crescerão para se tornarem adultos produtivos.


TEXTO II
Skull-drilling: The ancient roots of modern neurosurgery
By Maria Cohut, Ph.D.

Over the years, archeologists across the world have unearthed many ancient and medieval skeletons with mysterious holes in their skulls. It turned out that these holes were evidence of trepanation, an “ancestor” of modern brain surgery. When it comes to the reasons why trepanation was practiced at all, opinions differ. Some of the trepanations may have been done for ritualistic purposes, but many others were probably performed to heal. In a medical context, research has shown that trepanation was likely used to treat various types of head injuries and to relieve intracranial pressure.

Fascinatingly, the most cases of ancient trepanation have been found in Peru, where it was also seen to have the highest survival rate. A new study, in fact, shows that trepanation performed in the Incan period (early 15th–early 16th century) had higher survival rates than even modern trepanation procedures, such as those that were performed during the American Civil War (1861–1865) on soldiers who had suffered head trauma.

Dr. David Kushner explains that trepanation was surprisingly well developed in the Inca Empire. “There are still many unknowns about the procedure and the individuals on whom trepanation was performed, but the outcomes during the Civil War were dismal compared to Incan times,” says Dr. Kushner. His research suggest that one reason why skull-drilling practices during the Civil War may have had such dismal outcomes was the subpar hygiene involved in such operations, wherein surgeons used unsterilized tools and their bare — perhaps unclean — hands.

At the same time, he admits, “We do not know how the ancient Peruvians prevented infection, but it seems that they did a good job of it.” Dr. Kushner also believes that the Peruvians may have used something akin to anesthetic to make the procedure more bearable, and his first guess is coca leaves — which have been used for medicinal purposes by Andean populations for centuries.
Adaptado de: https://www.medicalnewstoday.com/articles/322109

UNICESUMAR - QUESTÃO 44
Atente-se para as seguintes cinco palavras, todas retiradas do texto II: “Ritualistic” (1º parágrafo), “Fascinatingly” (2º parágrafo), “Trepanation” (3º parágrafo), “Procedure” (3º parágrafo), “Bearable” (4º parágrafo).

Com base na morfologia de cada uma delas, seu significado e a maneira como este é determinado por cada afixo, assinale a alternativa correta.

(A) A palavra “Ritualistic” é formada pela união do radical “Ritualist” ao sufixo “-ic”. Com esse sufixo, seu significado passa a ser: algo ritualístico. Sua morfologia é análoga à da palavra “Atlantic”.

(B) A palavra “Fascinatingly” é formada pela união do radical “Fascinate” aos sufixos “-ing” e “-ly”. Com esses sufixos, seu significado passa a ser: de modo ou forma fascinante. Sua morfologia é análoga à da palavra “Incredibly”.

(C) A palavra “Trepanation” é formada pela união do radical “Panation” ao prefixo “Tre-” e ao sufixo “-ion”. Com esse prefixo e sufixo, seu significado passa a ser: o ato ou ação de perfurar. Sua morfologia é análoga à da palavra “Trepidation”.

(D) A palavra “Procedure” é formada pela união do radical “Process” ao prefixo “-dure”. Com esse prefixo, seu significado passa a ser: procedimento. Sua morfologia é análoga à da palavra “Legislature”.

(E) A palavra “Bearable” é formada pela união do radical “Bear” ao sufixo “-able”. Com esse sufixo, seu significado passa a ser: algo que é suportável ou tolerável. Sua morfologia é análoga à da palavra “Affordable”.


UNICESUMAR - QUESTÃO 45
Com base no Texto II e nas considerações de Dr. Kushner, assinale a alternativa que descreva corretamente as diferenças entre as trepanações realizadas durante o período da Guerra Civil americana e do antigo Império Inca.

(A) A pesquisa de Dr. Kushner apresentou provas conclusivas de que os antigos peruanos utilizaram folhas de coca como um anestésico para tornar o procedimento mais tolerável. A planta tem sido usada para fins medicinais por populações andinas há séculos.

(B) A pesquisa de Dr. Kushner sugere que uma razão pela qual as práticas de perfuração craniana, durante a Guerra Civil, podem ter tido resultados tão terríveis comparados às trepanações no Império Inca era a higiene precária envolvida em tais operações.

(C) O estudo obteve um achado fascinante, constatando que, embora o período da Guerra Civil representasse a maioria dos casos de trepanação encontrados na história, a técnica era muito mais desenvolvida no Império Inca – cerca de trezentos anos antes.

(D) Não se sabe como os antigos peruanos preveniam infecções com o procedimento, mas parece que eles faziam um bom trabalho nisso. Por outro lado, durante a Guerra Civil, estas não puderam ser evitadas, mesmo com o uso de instrumentos esterilizados.

(E) Enquanto no Império Inca as trepanações eram feitas para propósitos ritualísticos, durante a Guerra Civil, estas serviam para tratar vários tipos de ferimentos na cabeça e aliviar a pressão intracraniana. Ironicamente, a maior taxa de sobrevivência foi encontrada no primeiro desses contextos.

Matemática e suas tecnologias

UNICESUMAR - QUESTÃO 46
Uma universidade entrevistou todos os alunos matriculados sobre a vacinação contra a COVID 19 (vacina A) e contra a gripe H1N1 (vacina B). O resultado foi o seguinte: 75% tomaram a vacina A; 55% tomaram a vacina B e 35% tomaram as vacinas A e B. 

Sabendo que 14.858 alunos foram vacinados, quantos alunos não tomaram nenhuma das vacinas mencionadas?

(A) 0
(B) 142
(C) 354
(D) 528
(E) 782


UNICESUMAR - QUESTÃO 47
Seja f a função quadrática, tal que seu gráfico intersecta o eixo das ordenadas no ponto (0, 3) e tem vértice de coordenadas (1, 4). Nessas condições, a expressão algébrica dessa função é

unicesumar


UNICESUMAR - QUESTÃO 48
Seja f uma função definida por f(x) = log(tgx), com x ≠ 90° + k180º . k ∈ Z para todo x. O valor de S = f(15°) + f(30°) + f(45°) + f(60°) + f(75º) é

(A) 0.
(E) impossível de ser determinado sem o auxílio de uma tábua de funções trigonométricas ou de uma calculadora eletrônica.


UNICESUMAR - QUESTÃO 49
No palco de um programa de TV, há três equipamentos giratórios em formato de prisma de base octogonal. Quando em repouso, os telespectadores somente conseguem ver a face frontal para a plateia. 

Certo dia, cada equipamento teve suas faces numeradas com 1, 1, 1, 2, 5, 7, 8 e 9, que correspondem aos algarismos do dia, mês e ano do nascimento da pessoa sorteada (15/12/1987). Após girar cada equipamento, os números obtidos na face frontal para a plateia são multiplicados e se o resultado for um número par, a pessoa sorteada ganha o prêmio.

Nessas condições, a probabilidade P de essa pessoa ganhar o prêmio é tal que

(A) 45% < P < 50%.

(B) 50% < P < 55%.

(C) 55% < P < 60%.

(D) 60% < P < 65%.

(E) 65% < P < 70%.


UNICESUMAR - QUESTÃO 50
Dada a reta r de equação 3x + 4y = 0 e a circunferência C de equação x² + y² +x + y -1 = 0, assinale a alternativa correta.

(A) A reta r é tangente à C.

(B) A reta r é secante à C.

(C) O raio de C é um número inteiro maior do que 3/2.

(D) O raio de C é um número inteiro menor do que 3/2.

(E) O raio de C é igual a 3/2.


COMENTÁRIOS

Nome

administração,7,administração financeira,1,administração orçamentária,1,administração pública,1,ads,39563,advogado,1,agricultura,1,agronomia,6,alberteinstein,24,alfabeto,2,amrigs,3,anasem,1,anatomia,2,aocp,142,arquitetura,1,arquitetura e urbanismo,4,arquivologia,1,arte,10,artes visucias,1,assinale a alternativa correta.,1,assistente social,2,atividade,278,atividade biologia,8,atividade ciências,68,atividade de português,57,atividade espanhol,17,atividade filosofia,5,atividade física,8,atividade fundamental,169,atividade geografia,6,atividade história,84,atividade inglês,2,atividade literatura,3,atividade matemática,27,atividade quimica,7,atividade sociologia,3,auditor fiscal,1,auditoria,1,autoajuda,1,auxiliar administrativo,3,auxiliar judiciário,1,bem-estar,13,biblioteconomia,4,biografia,1,biologia,65,biomedicina,8,bioquimica,1,blogger,3,bncc,12,bolsafamilia,1,braille,1,callfrom,1,carnaval,2,cecierj,5,cederj,5,cefetba,40,cefetmg,33,celebridades,1,celpebras,1,cesgranrio,52,cfc,9,ciencias,84,ciências contábeis,20,ciências da saúde,1,ciências econômicas,4,ciências sociais,3,claudiogaleno,1,colunas,11,comercio exterior,1,computação,5,comunicação social,1,concurso,399,conhecimento específico,3,conscam,45,conta pra mim,41,contabilidade,9,contabilidade avançada,1,contabilidade de custos,1,contabilidade pública,10,contabilidadedecustos,1,contador,5,coronavirus,8,criminologia,1,cultura,30,curiosidade,5,datas comemorativas,24,declaracoes,6,desenhos,393,design,5,design de interiores,1,design de moda,1,design grafico,1,destaque,27,detran,2,devry,1,dietética,2,direito,158,direito administrativo,27,direito ambiental,2,direito civil,27,direito constitucional,28,direito do trabalho,25,direito eleitoral,1,direito empresarial,26,direito financeiro,1,direito penal,28,direito processual civil,1,direito processual do trabalho,1,direito processual penal,2,direito tributário,26,direitoadministrativo,2,direitocivil,3,direitos humanos,1,duvidas,5,economia,2,educação,51,educação física,17,educação infantil,343,eleicoes,1,enade,264,enare,1,encceja,44,enem,87,enfermagem,17,engenharia,4,engenharia ambiental,1,engenharia civil,2,engenharia da computação,2,engenharia de alimentos,1,engenharia de produção,2,engenharia eletrica,1,engenharia florestal,1,engenharia mecanica,1,engenharia quimica,1,ensino fundamental,315,escola,1,espanhol,39,espcex,32,especial,1,espm,6,esportes,1,estatística,2,exame nacional,2,explicacao,47,facid,1,faculdade,30,faculdade dinamica,2,fadip,1,fagoc,2,famema,28,famerp,14,farmacia,9,fasa,9,faseh,1,fatec,25,fcc,107,fdsbc,4,fei,19,fgv,32,filosofia,24,fiscal de obras e posturas,1,fisica,66,fisioterapia,8,fmabc,4,fmo,2,fonoaudiologia,7,formação geral,6,formula1,1,fps,35,frances,7,frases,1,fuvest,21,gabaritos,34,gastronomia,2,geografia,75,gestao ambiental,3,gestão comercial,2,gestao de qualidade,1,gestao de recursos humanos,3,gestão financeira,3,gestao hospitalar,3,gestão pública,1,habilidades bncc,76,historia,176,ibade,5,ifba,1,ifce,12,iff,1,ifmg,3,ifmt,134,ifnmg,1,ifpe,66,ifpi,7,ifsul,67,ifto,12,imagens,96,ime,68,informatica,10,inglês,58,insper,52,instituto acesso,138,ita,20,jornalismo,15,legislação,10,legislação penal,1,legislação tributária municipal,13,lendas,23,letras,2,libras,2,liceu piauiense,1,literatura,23,lixo,12,logística,2,loja,3,mackenzie,27,marketing,3,matematica,120,matemática financeira,1,medicina,92,medicina legal,2,medicina veterinaria,8,meliuz,1,mtc,1,musica,3,música,1,natal,2,necropsia,1,normal superior,1,noticias,95,nubank,4,nutrição,12,o que e,3,oab,197,obmep,7,odontologia,10,outros,75,pedagogia,6,piaui,1,pnaic,10,portugues,168,praticapsi,14,priuni,1,processos gerenciais,3,procurador,1,professor,18,pronatec,3,prouni,5,provas,1065,provas access,1,provas agirh,8,provas albert einstein,6,provas ameosc,2,provas amrigs,3,provas avança sp,5,provas cecierj,2,provas cefetmg,33,provas cfc,8,provas concurso,218,provas da univesp,2,provas enade,263,provas enare,1,provas encceja,35,provas enem,32,provas espcex,3,provas espm,3,provas famema,15,provas famerp,8,provas faseh,1,provas fatec,20,provas fdsbc,2,provas fei,2,provas fgv,8,provas fmabc,2,provas fundatec,3,provas fuvest,11,provas iades,2,provas ieses,3,provas ifba,1,provas ifce,2,provas ifmg,3,provas ifnmg,1,provas ifpi,7,provas ifsul,9,provas ifto,8,provas ime,1,provas ita,9,provas mackenzie,15,provas nível fundamental,2,provas nível médio,20,provas nível superior,129,provas oab,198,provas puc,8,provas pucgo,1,provas pucrj,1,provas quadrix,2,provas reis&reis,1,provas residencia,38,provas revalida,4,provas santa casa,7,provas uece,14,provas ueg,7,provas uel,4,provas uem,3,provas uema,4,provas uerj,2,provas ufac,5,provas ufrgs,1,provas unemat,1,provas unesc,7,provas unesp,6,provas unicamp,8,provas unicesumar,2,provas uniceub,2,provas unichristus,5,provas unifenas,5,provas unifesp,20,provas unifor,5,provas unioeste,2,provas unip,1,provas unirg,6,provas unitins,2,provas upe,11,provas usp,39,provas vestibular,365,provas vunesp,1,psicologia,35,publicidade e propaganda,3,publieditorial,2,puc-go,3,puc-pr,2,puc-rs,106,puc-sp,69,pucrj,1,questão agirh,34,questão alemao,8,questão anasem,60,questão arquitetura e urbanismo,87,questão atualidades,35,questão automação industrial,26,questão auxiliar judiciário,48,questão avmoreira,59,questão cecierj,64,questão cederj,128,questão cespe,221,questão comercio exterior,27,questão computação,136,questão comunicação social,24,questão construção de edifícios,27,questão coronavirus,25,questão crespe,659,questão da access,40,questão da agirh,60,questão da albert einstein,397,questão da ameosc,40,questão da amrigs,180,questão da aocp,50,questão da avança sp,110,questão da cebraspe,60,questão da cesgranrio,212,questão da espcex,399,questão da famema,481,questão da famerp,50,questão da fasa,102,questão da fatec,1199,questão da fau,96,questão da fcc,340,questão da fepese,50,questão da fgv,2413,questão da fmabc,120,questão da fuvest,1029,questão da mackenzie,518,questão da oab,3218,questão da obmep,193,questão da puc-pr,103,questão da puc-sp,243,questão da santa casa,400,questão da uece,932,questão da ueg,324,questão da uel,385,questão da uema,287,questão da uemg,115,questão da uerj,140,questão da ufac,129,questão da ufrgs,25,questão da unesc,68,questão da unesp,821,questão da unicamp,659,questão da unicentro,155,questão da unicesumar,75,questão da uniceub,108,questão da unichristus,381,questão da unifenas,298,questão da unifesp,830,questão da unifor,322,questão da unioeste,80,questão da unip,49,questão da unirg,357,questão da unitins,101,questão da usp,964,questão da vunesp,60,questão de administração,151,questão de administração financeira,6,questão de administração financeira e orçamentária,7,questão de administração orçamentária,6,questão de administração pública,34,questão de agronomia,124,questão de análise das demonstrações contábeis,2,questão de análise de dados,17,questão de anatomia,20,questão de arte,70,questão de artes,25,questão de artes visuais,30,questão de auditoria,25,questão de auditoria governamental,7,questão de biblioteconomia,39,questão de biologia,1348,questão de biomedicina,204,questão de braille,10,questão de ciências,765,questão de ciências biológicas,35,questão de ciências contábeis,104,questão de ciências da computação,86,questão de ciências da saúde,20,questão de ciências econômicas,107,questão de ciências humanas,79,questão de ciências naturais,103,questão de ciências sociais,86,questão de cirurgia cardiovascular,30,questão de computação,57,questão de concurso,7166,questão de conhecimento geral,15,questão de contabilidade,301,questão de contabilidade do setor publico,5,questão de controle externo,6,questão de criminologia,5,questão de defesa do consumidor,10,questão de design,116,questão de design de moda,53,questão de dietética,40,questão de direito,3097,questão de direito administrativo,268,questão de direito administrativo e constitucional,10,questão de direito ambiental,21,questão de direito civil,208,questão de direito constitucional,265,questão de direito da criança e do adolescente,5,questão de direito da pessoa com deficiência,3,questão de direito do consumidor,5,questão de direito do trabalho,130,questão de direito eleitoral,7,questão de direito empresarial,139,questão de direito financeiro,28,questão de direito penal,207,questão de direito penal militar,6,questão de direito previdenciario,10,questão de direito processual civil,70,questão de direito processual do trabalho,5,questão de direito processual penal,71,questão de direito tributário,178,questão de direito urbanistico,8,questão de direitos humanos,4,questão de economia do setor público,4,questão de educação física,237,questão de enfermagem,222,questão de engenharia civil,69,questão de engenharia da computação,91,questão de engenharia de produção,47,questão de escriturário,10,questão de espanhol,596,questão de estatistica,35,questão de farmácia,239,questão de filosofia,305,questão de física,1673,questão de física médica,55,questão de fisioterapia,205,questão de fonoaudiologia,151,questão de frances,139,questão de geografia,1446,questão de gestão ambiental,37,questão de gestão de recursos humanos,40,questão de gestão financeira,81,questão de gestão hospitalar,54,questão de governança e gestão,40,questão de história,1975,questão de informática,164,questão de inglês,1449,questão de jornalismo,168,questão de legislação,236,questão de legislação penal,15,questão de legislação tributária,23,questão de licenciatura,57,questão de literatura,374,questão de marketing,54,questão de matemática,3333,questão de medicina,1631,questão de medicina legal,25,questão de medicina veterinária,192,questão de música,36,questão de necropsia,20,questão de neurologia pediátrica,30,questão de nutrição,301,questão de odontologia,152,questão de pedagogia,92,questão de planejamento e orçamento público,30,questão de português,4262,questão de processo legislativo,5,questão de processos gerenciais,47,questão de psicologia,340,questão de publicidade e propaganda,54,questão de química,1546,questão de raciocínio lógico,180,questão de radiologia,79,questão de redação,2,questão de relações internacionais,75,questão de saúde pública,50,questão de secretariado executivo,107,questão de segurança pública,5,questão de servico social,101,questão de serviço social,88,questão de sistema normativo anticorrupção,5,questão de sistemas de informação,30,questão de sociologia,186,questão de teatro,48,questão de tecnologia em agronegocio,53,questão de tecnologia em análise e desenvolvimento de sistemas,30,questão de tecnologia em análise e desenvolvimentos,24,questão de tecnologia em gestão e tecnologia da informação,30,questão de tecnologia em redes de computadores,57,questão de terapia ocupacional,153,questão de turismo,83,questão de vestibular,23321,questão de zootecnia,77,questão design de interiores,26,questão design gráfico,25,questão detran,96,questão do cefetmg,1736,questão do cfc,394,questão do enade,5427,questão do enare,50,questão do encceja,1110,questão do enem,2809,questão do ifba,62,questão do iff,53,questão do ifnmg,26,questão do ifpi,472,questão do ime,40,questão do ita,405,questão do liceu piauiense,30,questão do mackenzie,743,questão do revalida,405,questão engenharia,55,questão engenharia ambiental,27,questão engenharia civil,27,questão engenharia de alimentos,27,questão engenharia de controle e automacao,27,questão engenharia eletrica,27,questão engenharia florestal,27,questão engenharia mecânica,27,questão engenharia quimica,27,questão espm,239,questão faculdade dinamica,108,questão fadip,54,questão fagoc,50,questão famerp,700,questão faseh,60,questão fdsbc,100,questão fei,210,questão fiscal,40,questão fmo,90,questão funcern,240,questão fundatec,149,questão gastronomia,26,questão gestao comercial,26,questão gestão de qualidade,27,questão gestão pública,26,questão iades,60,questão iave,60,questão ibade,107,questão idib,40,questão ieses,190,questão ifce,90,questão ifmg,126,questão ifmt,110,questão ifsul,357,questão ifto,361,questão italiano,8,questão letras,65,questão lógica,5,questão logística,27,questão multidisciplinar,68,questão nucepe,46,questão obras e postura,28,questão processo do trabalho,10,questão processo tributario,15,questão pucgo,126,questão pucrj,70,questão quadrix,80,questão slmandic,70,questão técnico agrícola,15,questão tecnologia em alimentos,27,questão tecnologia em manutenção industrial,27,questão tecnologia em saneamento ambiental,25,questão tecnologia estética e cosmetica,27,questão tecnologia seguranca do trabalho,27,questão tecnólogo de ti,30,questão teologia,27,questão ucb,106,questão udesc,106,questão uem,186,questão uepg,69,questão uespi,127,questão ufpe,50,questão ufpr,30,questão ufsc,116,questão unemat,77,questão unifaminas,54,questão unifenas,81,questão unifil,29,questão unimontes,3,questão uninassau,90,questão unioeste,81,questão univesp,114,questão upe,636,questão urologia,15,questão web design,40,questões,46407,quimica,66,raciocínio lógico,7,radiologia,4,redacao,158,Reflexão In Texto,8,relações internacionais,3,religiao,5,resumo,5,revalida,6,rhinsight,8,saeb,2,santacasa,91,saude publica,2,secretariado executivo,4,seguranca do trabalho,1,serviço social,8,sesc,1,sexto ano,1,silabas,18,simulado,2,sisu,2,slmandic,2,Sobre o tratamento do hipotireoidismo,1,sociologia,14,teatro,2,técnico agrícola,1,tecnologia em agroindustria,1,tecnologia em agronegocio,2,tecnologia em alimentos,1,teologia,1,terapia ocupacional,5,textos,45,textos paradidáticos,1,trechos,1,turismo,6,uber,1,ucb,10,udesc,14,uece,48,ueg,7,uel,24,uem,3,uema,9,uemg,13,uepg,3,uerj,73,uespi,3,ufam,3,ufc,2,ufes,2,uffs,4,ufg,1,ufgd,63,ufma,1,ufmg,1,ufpa,1,ufpi,2,ufpr,1,ufrgs,2,ufrn,2,ufsc,5,ufscar,1,uftm,188,unb,1,unemat,2,unesp,17,unicamp,19,unicentro,14,unicesumar,2,uniceub,4,unichristus,14,unifaminas,1,unifenas,7,unifesp,39,unifor,10,uninassau,3,uninove,1,unioeste,5,unip,1,unirg,10,unirv,41,unitins,4,univesp,2,upe,21,urbanismo,1,usp,41,vestibular,852,videos,5,vivo,1,vunesp,1,zootecnia,5,
ltr
item
INDAGAÇÃO: Prova UniCesumar 2022 (Medicina) com Gabarito
Prova UniCesumar 2022 (Medicina) com Gabarito
https://blogger.googleusercontent.com/img/a/AVvXsEgRiVBkOg87wJ7kgnVy_YWk_nx_x_SwTMnP--VgaKc0rp3aZPTUHIWgLjSb2eFpDKE70WGrZ8PW-LMsmyMt_bj6wd_Lm1SvhEA7LmvUeEhNidkjnA63PMqsKI_Avv5vEJY-11T-Uro-z78KfL0X83jsvTFq3ryvC2Idsseg8XtPHkCVPUS1rI9Fmp8J=s16000
https://blogger.googleusercontent.com/img/a/AVvXsEgRiVBkOg87wJ7kgnVy_YWk_nx_x_SwTMnP--VgaKc0rp3aZPTUHIWgLjSb2eFpDKE70WGrZ8PW-LMsmyMt_bj6wd_Lm1SvhEA7LmvUeEhNidkjnA63PMqsKI_Avv5vEJY-11T-Uro-z78KfL0X83jsvTFq3ryvC2Idsseg8XtPHkCVPUS1rI9Fmp8J=s72-c
INDAGAÇÃO
https://www.indagacao.com.br/2022/03/prova-unicesumar-2022-medicina-com.html
https://www.indagacao.com.br/
https://www.indagacao.com.br/
https://www.indagacao.com.br/2022/03/prova-unicesumar-2022-medicina-com.html
true
3110492279122331237
UTF-8
Todas as Postagens Não foram encontradas postagens VEJA TODOS Leia Mais Resposta Cancelar resposta Deletar Por Home PAGINAS POSTS Veja todos RECOMENDADOS PARA VOCÊ Tudo Sobre ARQUIVOS BUSCAR TODOS OS POSTS Nenhuma postagem foi encontrada Voltar para Home Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sab Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Maio Jun Jul Ago Sep Out Nov Dez Agora mesmo 1 minuto atrás $$1$$ minutos agora 1 hora atrás $$1$$ horas atrás Ontem $$1$$ dias atrás $$1$$ semanas atrás mais de 5 semanas atrás Seguidores Seguir CONTEÚDO PREMIUM BLOQUEADO PASSO 1: Compartilhar em uma rede social PASSO 2: Clique no link na sua rede social Copiar todo o código Selecionar todo o código Todos os códigos foram copiados Não é possível copiar os códigos / textos, pressione [CTRL] + [C] para copiar Tabela de conteúdo