Prova Professor de Especialista em Educação - Orientador Educacional (FEPESE 2022) com Gabarito Concurso: Prefeitura de Concórdia - SC - 20...
Prova Professor de Especialista em Educação - Orientador Educacional (FEPESE 2022) com Gabarito
Concurso: Prefeitura de Concórdia - SC - 2020
Órgão/Instituição: Prefeitura Municipal de Concórdia
Banca/Organizadora: Fundação de Estudos e Pesquisas Sócio Econômicos
Cargo: Orientador Educacional
Escolaridade: Superior
OBS: As questões de 01 a 25 são comuns a todas as provas desse concurso e você pode encontrar todas elas nesta página.
FEPESE 2022 - QUESTÃO 26
Sobre as perspectivas de avaliação mediadora, é possível afiançar:
1. O processo de avaliação se resume a testes, provas e exercícios.
2. Os métodos e instrumentos de avaliação são fundamentados em valores morais e concepções de educação, de sociedade e de sujeito.
3. Para se reconstruir as práticas avaliativas não é necessário refletir o significado desse processo.
4. Ao avaliar efetiva-se um conjunto de procedimentos didáticos que se estendem por um longo tempo e se dão em vários espaços escolares.
Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.
a. É correta apenas a afirmativa 2.
b. São corretas apenas as afirmativas 1 e 3.
c. São corretas apenas as afirmativas 2 e 4.
d. São corretas apenas as afirmativas 2, 3 e 4.
e. São corretas as afirmativas 1, 2, 3 e 4.
FEPESE 2022 - QUESTÃO 27
Que conceito é definido na Base Nacional Comum Curricular (2018) como “a mobilização de conhecimentos (conceitos e procedimentos), habilidades (práticas, cognitivas e socioemocionais), atitudes e valores para resolver demandas complexas da vida cotidiana, do pleno exercício da cidadania e do mundo do trabalho.”?
a. Temas Transversais
b. Educação Integral
c. Gestão democrática
d. Aprendizagem
e. Competências
FEPESE 2022 - QUESTÃO 28
O texto da Base Nacional Comum Curricular (2019) afirma que:
“Teóricos consagrados, que se interrogam sobre o futuro e a importância da educação, defendem a visão da necessária associação do conteúdo escolar com a realidade vivida. Consideram que a educação escolar tem responsabilidade de transformar a realidade, trabalhando, além dos conteúdos considerados clássicos, também aqueles que tenham uma finalidade crítica social. Educar e aprender são fenômenos que envolvem todas as dimensões do ser humano e, quando isso deixa de acontecer, produz alienação e perda do sentido social e individual no viver. É preciso superar as formas de fragmentação do processo pedagógico em que os conteúdos não se relacionam, não se integram e não se interagem.”
Qual proposição curricular se encontra destacada nesse parágrafo?
a. Temas Transversais
b. Avaliação Quantitativa
c. Ideologia de Gênero
d. Planejamento Coletivo
e. Gestão Dogmática
FEPESE 2022 - QUESTÃO 29
Existem alguns aspectos do cotidiano escolar que são destacados como de grande relevância por estudiosos da Orientação Educacional.
Identifique abaixo as afirmativas verdadeiras ( V ) e as falsas ( F ) em relação ao assunto.
( ) Os objetivos de aprendizagem são construídos exclusivamente pelos profissionais que exercem a docência. Aos especialistas compete apenas solucionar problemas comportamentais de indivíduos que prejudicam o andamento do cotidiano escolar.
( ) O ser humano não deve ser visto apenas como indivíduo isolado, mas como um sujeito social e, portanto, nesse contexto a subjetividade deve ser considerada um fator significativo do fazer educacional contemporâneo.
( ) A educação institucionalizada é forjada por princípios e valores e precisa ser percebida não só como um rol de disciplinas e programas, mas como uma instituição construída e que constrói culturas escolares.
( ) A ética da palavra se encerra em uma questão relevante que deveria estar presente na escola se considerarmos que o processo educativo deve ser dialógico em sua essência.
Assinale a alternativa que indica a sequência correta, de cima para baixo.
a. V • V • V • V
b. V • V • F • F
c. F • V • V • V
d. F • V • F • V
e. F • F • V • F
FEPESE 2022 - QUESTÃO 30
De acordo com as orientações para implementação da política de Educação Especial na perspectiva da Educação Inclusiva, é correto afirmar:
a. A educação inclusiva constitui um paradigma educacional fundamentado na concepção de direitos humanos, que conjuga igualdade e diferença como valores dissociáveis, e que não avança em relação à ideia de equidade formal.
b. O atendimento educacional especializado é o conjunto de atividades, recursos de acessibilidade e pedagógicos organizados institucionalmente, prestado de forma complementar ou suplementar à formação dos alunos no ensino regular.
c. Não existe nenhuma legislação que busque conduzir o trabalho inclusivo desenvolvido na educação institucionalizada. Cada escola tem total autonomia para conduzir ou não o processo de inclusão.
d. Ao desconsiderar que as dificuldades enfrentadas nos sistemas de ensino evidenciam a necessidade de confrontar as práticas discriminatórias, a educação inclusiva assume espaço periférico no debate acerca da sociedade contemporânea e do papel da escola na manutenção da lógica da exclusão.
e. O Atendimento Educacional Especializado é facultativo à instituição e pode ser realizado na sala de recursos multifuncionais da própria escola ou na sala de aula do estudante do ensino regular, no turno da escolarização, sendo substitutivo às classes comuns.
FEPESE 2022 - QUESTÃO 31
A partir da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (2018), é correto afirmar:
a. O ensino deve ser ministrado com base em princípios como: igualdade de condições para o acesso e permanência na escola; liberdade de aprender, ensinar, pesquisar e divulgar a cultura, o pensamento, a arte e o saber; pluralismo de ideias e de concepções pedagógicas.
b. A educação restringe os processos formativos que se desenvolvem na vida familiar, na convivência humana, no trabalho, nas instituições de ensino e pesquisa, nos movimentos sociais e organizações da sociedade civil e nas manifestações culturais.
c. A educação, inspirada nos princípios de liberdade e nos ideais de solidariedade humana, é dever apenas da família e tem por finalidade o pleno desenvolvimento do ser humano de bem.
d. É facultativa ao Estado a oferta de educação escolar regular para jovens e adultos, com características e modalidades adequadas às suas necessidades e disponibilidades, garantindo-se aos que forem trabalhadores as condições de acesso e permanência na escola.
e. Cabe aos municípios elaborarem o processo nacional de avaliação do rendimento escolar no ensino fundamental, médio e superior, em colaboração com os sistemas de ensino, objetivando a definição de prioridades e a melhoria da qualidade do ensino.
FEPESE 2022 - QUESTÃO 32
Identifique abaixo as afirmativas verdadeiras ( V ) e as falsas ( F ) acerca da organização da Educação Básica.
( ) A educação básica tem por finalidades desenvolver o educando, assegurar-lhe a formação comum indispensável para o exercício da cidadania e fornecer-lhe meios para progredir no trabalho e em estudos posteriores.
( ) A escola não poderá reclassificar os alunos, especialmente quando se tratar de transferências entre estabelecimentos situados no País e no exterior, tendo como base as normas curriculares gerais.
( ) O calendário escolar deverá adequar-se às peculiaridades locais, inclusive climáticas e econômicas, a critério do respectivo sistema de ensino, podendo com isso reduzir o número de horas letivas previsto na Lei de Diretrizes e Bases da Educação.
( ) O controle de frequência fica a cargo da escola, conforme o disposto no seu regimento e nas normas do respectivo sistema de ensino, exigida a frequência mínima de sessenta e cinco por cento do total de horas letivas para aprovação.
Assinale a alternativa que indica a sequência correta, de cima para baixo.
a. V • V • V • V
b. V • V • F • F
c. V • F • F • V
d. V • F • F • F
e. F • F • F • F
FEPESE 2022 - QUESTÃO 33
A fim de assegurar as aprendizagens essenciais definidas para cada etapa da Educação Básica, as escolas projetam currículos a partir de recomendações nacionais.
Assinale a alternativa correta sobre as diretrizes brasileiras.
a. As escolas devem construir e aplicar procedimentos de avaliação quantitativa que não levem em conta os contextos e as condições de aprendizagem, tomando tais registros como referência para melhorar o desempenho da escola, dos professores e dos alunos.
b. Os critérios de organização das habilidades do Ensino Fundamental na Base Nacional Comum Curricular expressam o arranjo possível. Portanto, os agrupamentos propostos nesse documento devem ser tomados como modelo obrigatório para o desenho dos currículos.
c. Na elaboração dos currículos e das propostas pedagógicas devem sempre ser consideradas medidas para assegurar aos alunos um percurso descontínuo de aprendizagens entre as duas fases do Ensino Fundamental, de modo a promover uma menor integração entre elas.
d. Para garantir aos sistemas de ensino e às escolas a construção de currículos e propostas pedagógicas flexíveis e adequados à sua realidade, as habilidades e as competências a serem desenvolvidas devem ser elencadas de maneira rigorosa, com definição de seriação.
e. As escolas devem selecionar e aplicar metodologias e estratégias didático-pedagógicas diversificadas, recorrendo a ritmos diferenciados e a conteúdos complementares, se necessário, para trabalhar com as necessidades de diferentes grupos de alunos, suas famílias e cultura de origem, suas comunidades, seus grupos de socialização.
FEPESE 2022 - QUESTÃO 34
Relacione as colunas 1 e 2 abaixo sobre as possibilidades de abordagens no processo de ensino e algumas das diferentes formas de explicação das aprendizagens.
Coluna 1 Abordagens
1. Abordagem Tradicional
2. Abordagem Comportamentalista
3. Abordagem Sociocultural
Coluna 2 Definições
( ) O ser humano como receptor passivo e o conhecimento com caráter cumulativo.
( ) O ser humano em interação desafiadora com o mundo e o conhecimento como elaboração interacionista entre o ser humano e a realidade.
( ) O ser humano como produto do meio ambiente e o conhecimento como resultado direto da experiência.
Assinale a alternativa que indica a sequência correta, de cima para baixo.
a. 1 • 2 • 3
b. 1 • 3 • 2
c. 2 • 3 • 1
d. 3 • 1 • 2
e. 3 • 2 • 1
FEPESE 2022 - QUESTÃO 35
Para educar é preciso planejar. Nessa direção, a construção de Projetos Políticos Pedagógicos como documentos norteadores da cultura escolar contemporânea representa o ideal de democratização da educação nacional.
Assinale a alternativa correta sobre esse documento.
a. Encerra-se em um documento construído pela direção e planejado por um pequeno grupo para ser mostrado ou ficar arquivado na secretaria de cada escola.
b. Não é necessário que seja baseado nas legislações vigentes, visto que é um documento construído por cada escola e estas possuem autonomia.
c. Deve ser um produto que envolva minimamente a comunidade escolar para que os gestores tenham autonomia de direcionar as escolhas acerca dos objetivos.
d. É o planejamento, a execução e avaliação de todas as ações individuais e coletivas, que refletem as realidades e as necessidades da comunidade escolar interna e externa.
e. Quando elaborado de forma democrática e com a garantia de participação maciça da comunidade escolar interna e externa, pode ser revisto e avaliado a cada dez anos.
COMENTÁRIOS