Como um elemento constitutivo das relações sociais baseadas nas diferenças percebidas, o gênero

Como um elemento constitutivo das relações sociais baseadas nas diferenças percebidas, o gênero
UEL 2022 / QUESTÃO 28
Leia o texto a seguir.

Como um elemento constitutivo das relações sociais baseadas nas diferenças percebidas, o gênero implica ...] os símbolos culturalmente disponíveis que evocam representações simbólicas (e com frequência contraditórias) - Eva e Maria como símbolos da mulher, por exemplo, na tradição cristã ocidental - mas, também itos de luz e escuridão, purificação e poluição, inocência e corrupção.
SCOTT, Joan. Gênero: uma categoria útil de análise histórica.
Educação e Realidade, Porto Alegre, 20(2), p.71-99, jul/dez.1995, p. 86.

Pandora é um mito que carrega consigo representações simbólicas da mulher e do universo feminino. Com ase nos conhecimentos socioantropológicos sobre símbolos e representações sociais, assinale a alternativa orreta.

a) Para o interacionismo simbólico, as representações culturais dos papéis masculinos e femininos são universais porque correspondem à função de promover a cooperação na família nuclear.

b) Para o culturalismo, a capacidade de criação de símbolos é uma característica que equipara os seres humanos a utros animais, o que se comprova pela presença das diferenças sexuais nesses dois domínios.

c) Para o estruturalismo, o feminino como representação de poluição e desgraças sociais decorre de simbologias produzidas pelas sociedades matriarcais, as quais deram origem à formação da ropriedade privada.

d) Para o funcionalismo, as representações sociais são expressões da consciência coletiva e esta tem como função rientar as consciências individuais com vistas à produção da coesão social.

e) Para o evolucionismo, a relação das mulheres com a natureza nas sociedades tradicionais criou, na sociedade oderna, os símbolos de mulheres autônomas, poderosas e socialmente respeitadas.

QUESTÃO ANTERIOR:

GABARITO:
d) Para o funcionalismo, as representações sociais são expressões da consciência coletiva e esta tem como função rientar as consciências individuais com vistas à produção da coesão social.

RESOLUÇÃO:
a) Incorreta. O interacionismo simbólico é uma corrente sociológica que valoriza as variações produzidas nas interações entre diferentes sujeitos ou grupos, em diversos contextos, a exemplo dos trabalhos de Howard Becker. Para ssa corrente, as interações são possibilitadas pela existência e manejo dos símbolos. Esta corrente refuta as teses niversalistas e dá mais atenção ao conflito do que à cooperação.

b) Incorreta. A criação dos símbolos é uma característica que distingue os seres humanos de outros animais, daí a mportância atribuída à cultura para a compreensão da vida em sociedades humanas.

c) Incorreta. As teses de existência de sociedades matriarcais já foram amplamente refutadas pelos conhecimentos ntropológicos e arqueológicos. Ademais, as sociedades matrifocais tendem a valorizar atributos femininos. As epresentações do feminino como poluição e desgraças sociais, no Ocidente, frequentemente estão associadas os símbolos da tradição judaico-cristã e não à formação da propriedade privada.

d) Correta. O funcionalismo é uma corrente sociológica que considera a existência de dois tipos de consciência: a oletiva e a individual. Para o funcionalismo, as representações sociais são expressões da consciência coletiva e sta tem como função orientar as consciências individuais com vistas à produção da coesão social. Essa compreensão caracteriza a visão funcionalista de que a sociedade é moralmente superior ao indivíduo, é exterior a ele e uscetível de exercer coerção sobre ele. Considere-se Durkheim como referência do funcionalismo, a exemplo de duas obras, como A Divisão do Trabalho Social, As regras do método sociológico e O suicídio.

e) Incorreta. A sociedade moderna, geralmente sob o predomínio da tradição judaico-cristã, interpretou e interpreta  relação das mulheres com a natureza como sinônimo de perigo e de transgressão e essas mulheres podem er temidas e perseguidas, como na representação das bruxas, que ainda sobrevive socialmente entre nós, e na riminalização de alguns saberes tradicionais, como o das parteiras.

PRÓXIMA QUESTÃO:

QUESTÃO DISPONÍVEL EM:

COMENTÁRIOS

Todas as Postagens Não foram encontradas postagens VEJA TODOS Leia Mais Resposta Cancelar resposta Deletar Por Home PAGINAS POSTS Veja todos RECOMENDADOS PARA VOCÊ Tudo Sobre ARQUIVOS BUSCAR TODOS OS POSTS Nenhuma postagem foi encontrada Voltar para Home Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sab Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Maio Jun Jul Ago Sep Out Nov Dez Agora mesmo 1 minuto atrás $$1$$ minutos agora 1 hora atrás $$1$$ horas atrás Ontem $$1$$ dias atrás $$1$$ semanas atrás mais de 5 semanas atrás Seguidores Seguir CONTEÚDO PREMIUM BLOQUEADO PASSO 1: Compartilhar em uma rede social PASSO 2: Clique no link na sua rede social Copiar todo o código Selecionar todo o código Todos os códigos foram copiados Não é possível copiar os códigos / textos, pressione [CTRL] + [C] para copiar Tabela de conteúdo