Num lugar escolhido da biblioteca do mosteiro [de Ulm] ergue-se uma magnífica escultura barroca.

Num lugar escolhido da biblioteca do mosteiro [de Ulm] ergue-se uma magnífica escultura barroca.
UEL 2022 / QUESTÃO 20
Leia o texto a seguir.

Num lugar escolhido da biblioteca do mosteiro [de Ulm] ergue-se uma magnífica escultura barroca. É figura dupla da história. Na frente, Cronos, o deus alado. É um ancião com a fronte cingida; a mão esquerda segura um imenso livro do qual a direita tenta arrancar uma folha. Atrás, e em desaprumo, a própria história. O olhar é sério e perscrutador; um pé derruba uma cornucópia de onde escorre uma chuva de ouro e prata, sinal de instabilidade; a mão esquerda detém o gesto do deus, enquanto a direita exibe os instrumentos da história: o livro, o tinteiro e o estilo.
RICOEUR, P. A memória, a história, o esquecimento.
Campinas: Ed. UNICAMP, 2007, p. 67.

Segundo a mitologia grega, Clio, a musa da história, é filha de Zeus e de Mnemósine, a memória.

Sobre memória e história, atribua V (verdadeiro) ou F (falso) às afirmativas a seguir.

( ) A memória é a recordação das coisas que ficaram no passado, desvinculada do presente e da experiência histórica.

( ) A história é a forma de conhecimento que investiga aquilo que os seres humanos construíram no tempo e no espaço; neste sentido, ela é materialista.

( ) A memória é mais verdadeira que a história, porque se relaciona com a experiência vivida pelo indivíduo, e a experiência é mais fidedigna que a representação.

( ) A memória coletiva é aquela que, compartilhada por um grupo, substitui a história devido ao conceito de experiência.

( ) A história utiliza-se dos veículos de memória para garantir a objetividade necessária a toda forma de conhecimento.

Assinale a alternativa que contém, de cima para baixo, a sequência correta.

a) V, V, F, F, V.
b) V, V, V, F, F.
c) F, V, F, F, V.
d) F, F, V, V, F.
e) F, F, F. V. V.

QUESTÃO ANTERIOR:

GABARITO:
c) F, V, F, F, V.

RESOLUÇÃO:
I. Falso. A memória é socialmente constituída pelas experiências históricas comuns realizadas no tempo presente, conforme delineou M. HALBWACHS, na obra A memória coletiva.

II. Verdadeiro. A história é a forma de conhecimento segundo a qual as ações humanas são observadas/compreendidas pela experiência histórica ou história vivida, constituída por todos os humanos.

III. Falso. A memória sem a crítica histórica é um mero depoimento, criador de mitologias que reforçam os poderes locais, afastando o homem da capacidade de compreender a si e ao seu tempo.

IV. Falso. Memória coletiva é aquela compartilhada pelos indivíduos mediante suas experiências comuns como pensou HALBWACHS, mas isso não fragiliza a ideia de história. Ao contrário, a fortalece porque impõe uma categoria (a de experiência) capaz de inserir nela as questões objetivas e subjetivas do sujeito histórico.

V. Verdadeiro. Veículos de memória são todo e qualquer suporte de registro da experiência humana, conforme as reflexões de YERUSHALMI, postas ao exame objetivo da crítica histórica.

PRÓXIMA QUESTÃO:

QUESTÃO DISPONÍVEL EM:

COMENTÁRIOS

Todas as Postagens Não foram encontradas postagens VEJA TODOS Leia Mais Resposta Cancelar resposta Deletar Por Home PAGINAS POSTS Veja todos RECOMENDADOS PARA VOCÊ Tudo Sobre ARQUIVOS BUSCAR TODOS OS POSTS Nenhuma postagem foi encontrada Voltar para Home Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sab Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Maio Jun Jul Ago Sep Out Nov Dez Agora mesmo 1 minuto atrás $$1$$ minutos agora 1 hora atrás $$1$$ horas atrás Ontem $$1$$ dias atrás $$1$$ semanas atrás mais de 5 semanas atrás Seguidores Seguir CONTEÚDO PREMIUM BLOQUEADO PASSO 1: Compartilhar em uma rede social PASSO 2: Clique no link na sua rede social Copiar todo o código Selecionar todo o código Todos os códigos foram copiados Não é possível copiar os códigos / textos, pressione [CTRL] + [C] para copiar Tabela de conteúdo