Prova da UPE 2021 3ª fase – 2º dia com Gabarito

Prova da UPE 2021 3ª fase – 2º dia com Gabarito
Prova da UPE 2021 3ª fase – 2º dia com Gabarito

BIOLOGIA

QUESTÃO 01
Observe a tirinha seguir:

UPE 2021
Disponível em: <http://dragoesdegaragem.com/cientirinhas/cientirinhas-178/> Acesso em jul., 2020. Adaptada.

Sobre seleção sexual, assinale a alternativa CORRETA.

a) A condição ornamental da cauda do pavão não está sujeita ao aumento de ataque de parasitas, assim as fêmeas escolhem o macho com mais ornamentos, independentemente de ele ter infecções.

b) A seleção sexual irá modificar características, influenciando o sucesso de cruzamento, de forma que a resposta continua, assim a cauda do pavão ficará maior a cada geração, sem haver limites de crescimento.

c) Geralmente os machos apresentam potencial reprodutivo menor que as fêmeas, assim os machos escolhem as fêmeas, e as fêmeas competem entre si pelos machos.

d) Parceiros potenciais devem evoluir sinais confiáveis que indicam sua saúde, mas não são custosos para serem produzidos pelo organismo, como uma cauda de pavão vistosa, assim a fêmea irá escolher o pavão.

e) Uma característica sexual, como a cauda do pavão, reduz a sobrevivência do indivíduo que a possui, mas isso é compensado pelo sucesso do cruzamento e pela passagem de genes para as próximas gerações.


QUESTÃO 02
Leia o texto e observe as imagens a seguir:

UPE 2021

Sobre esse tema, assinale a alternativa CORRETA.

a) Algumas espécies de morango são diploides, o que significa que têm dois conjuntos de sete cromossomos (14 no total), estando representados na imagem A pelos morangos cultivados.

b) Algumas espécies de morango são tetraploides (4 pares, 28 cromossomos no total), hexaploides (6 pares, 42 no total), octaploides (8 pares, 56 no total) ou decaploides (10 pares, 70 no total), estando representados na imagem A pelos morangos pequenos.

c) De acordo com a imagem B, a ploidia se reflete no tamanho nuclear, celular e do órgão e, dessa forma, no tamanho do organismo. Então, pelo número cromossômico apresentado, esse morango deve ser um dos maiores autopoliploides.

d) A ocorrência de erros meióticos, envolvendo falha na separação de homólogos, pode levar à formação de um poliploide. Assim, se o morango representado na imagem B formasse gametas diploides, estes, ao se encontrarem, determinariam a formação de um tetraploide.

e) A poliploidia pode se originar quando são produzidos gametas não haploides, por causa da disjunção dos cromossomos durante a meiose. Então, se o morango com a ploidia representada na imagem B cruzar com espécie de igual ploidia, espera-se que surja um alopoliploide.


QUESTÃO 03
Observe a tirinha a seguir:

UPE 2021
Disponível em: <https://www.humorcomciencia.com/tirinhas/#http-www-humorcomciencia-com-wp-content-uploads-2017-04-Hist-ria-depescador-png-173920>Acesso em: set. 2020.

Cinco amigos, ao virem a tirinha, começaram a discutir sobre o assunto e levantar hipóteses. Analise a fala deles, a seguir:

UPE 2021

Com base nas falas, quem fez a afirmação CORRETA?

a) Anita
b) Bernardo
c) Débora
d) Joaquim
e) Pedro


QUESTÃO 04
No Canal UPE – YouTube, existe uma grande quantidade de notícias sobre a Covid-19 por meio de Vídeos do Conhecimento Solidário. Observe as imagens com base no vídeo do Dr. Marcos Machado - UPE – Testes e Diagnósticos para o Coronavírus - Conhecimento Solidário e analise as informações, a seguir, sobre o Teste RT - PCR e o Teste rápido, nas linhas I, II, III e IV:

UPE 2021
Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=xfSrVXiHB3U&list=PLCw2lkJGLbEDBeC1auKTJmihUhhlsOmLH&index=14>
Acesso em: ago. 2020

Sobre o Teste RT - PCR e o Teste rápido, estão CORRETAS as linhas

a) I e II.
b) I, II e III.
c) II e III.
d) II, III e IV.
e) III e IV.


QUESTÃO 05
Leia o texto e analise o heredograma a seguir:

UPE 2021
Fonte: Genética na Escola 14 v2(2019). Disponível em: < https://7ced070d-0e5f-43ae-9b1caef006b093c9.filesusr.com/ugd/b703be_a1e857a600544c99b6fb62fa900587bc.pdf> Acesso em: jul. 2020.
Texto e Figura adaptados.

Sobre o tipo de herança genética do fenótipo “rabo de porco”, leia as alternativas a seguir e marque a CORRETA.

a) I-3 e I-4 são primos, o casamento consanguíneo é representado pela linha dupla do casamento, e ambos possuem o gene para o fenótipo, caracterizando assim uma herança autossômica dominante.

b) I-3, II-2, III-2, IV-1, IV-2, V-2, V-4, VI-1 portam o gene na forma heterozigota para o fenótipo, que é de herança autossômica recessiva.

c) IV-1, IV-2 são gêmeos bivitelinos e possuem genótipos diferentes, assim apenas um deles poderia ter passado adiante o gene para o fenótipo, mas somente para as suas filhas, visto ser uma herança ligada ao X dominante.

d) V-4 e VI-1 são primos em segundo grau, e ambos portam o gene para o fenótipo, uma herança ligada ao Y.

e) VII-1 é um menino afetado, da família Buendía, apresentando o fenótipo de herança do tipo ligada ao sexo recessiva, por só acometer os meninos.


QUESTÃO 06
Os biomas apresentam diferentes fisionomias vegetais, que variam segundo as características macroclimáticas. Padrões de vegetação podem ser identificados em escalas regionais ou continentais.
As setas representam temperatura, precipitação e latitude. Observe a figura a seguir:

UPE 2021
Modificado de James F. Petersen, Dorothy Sack e Robert E. Glabler, Fundamentos de Geografia Física.
São Paulo: Cengage, 2015.

Sobre esse tema, assinale a alternativa CORRETA.

a) Se E e F representam, respectivamente, Floresta Temperada e Campos Temperados, as altas latitudes com altas temperaturas afetam o crescimento e a diversidade de espécies arbóreas.

b) Se A e B representam, respectivamente, Floresta Tropical Úmida e Deserto, a diminuição da pluviosidade tende à savanização do ecossistema.

c) Se B e F representam fisionomias vegetais arbustivas e herbáceas, a baixa temperatura e alta umidade são fatores que condicionam o crescimento e a diversidade das espécies.

d) Se C e D representam, respectivamente, Floresta Temperada e Savana, altas temperaturas e estações secas bem definidas são fatores determinantes para a desertificação do ambiente.

e) Se C e E representam Floresta Temperada Sazonal e Floresta Temperada Úmida, respectivamente, condições climáticas severas em baixas latitudes condicionam tanto o crescimento quanto a diversidade de espécies.


QUESTÃO 07
O Oxigênio é um dos principais elementos da natureza, estando presente na composição da água, do gás carbônico e de numerosos compostos orgânicos e inorgânicos. É encontrado na atmosfera e hidrosfera em forma de substância pura. Corresponde a cerca de 21% dos gases presentes na atmosfera.

Quanto à origem do oxigênio que respiramos, assinale a alternativa CORRETA.

a) Cerca de 50% do oxigênio produzido vêm da quebra da molécula de ozônio.
b) Florestas tropicais e subtropicais juntas produzem 75% do oxigênio da atmosfera.
c) Somente 1/3 do oxigênio presente na atmosfera vem do processo de fotossíntese.
d) Algas marinhas e algas de água doce produzem 55% do oxigênio do planeta.
e) O oxigênio que respiramos vem do processo de decomposição da matéria orgânica.


QUESTÃO 08
O fogo é um distúrbio, que pode afetar a riqueza das comunidades ecológicas por meio de efeitos diretos e/ou indiretos. Os efeitos diretos são mortes, queimaduras, intoxicações. O impacto pode ser medido pela contagem de indivíduos mortos, logo após a passagem do fogo ou mediante censo das populações antes e após a queimada. Os efeitos indiretos do fogo tendem a ser mais amplos, tardios e diversos. Esses efeitos acarretam alterações na estrutura das comunidades animais, devido às mudanças que ocorrem na paisagem. A figura a seguir representa o efeito indireto do fogo sobre as populações.

UPE 2021
Fonte: Texto e Figura adaptados de Frizzo et al., 2011. Disponível em:
https://www.researchgate.net/publication/258933729_Revisao_Dos_Efeitos_Do_Fogo_Sobre_a_Fauna_De_Formacoes_Savanicas_Do_Brasil

Sobre o texto e a figura, assinale a alternativa CORRETA.

a) I - Redução dos recursos, II - Alteração do habitat ou micro-habitat, III - Afrouxamento da competição, IV - Facilidade em se locomover.

b) I - Facilidade em se locomover, II - Afrouxamento da competição, III - Alteração do habitat ou micro-habitat, IV - Redução dos recursos.

c) I - Afrouxamento da competição, II - Facilidade em se locomover, III - Redução dos recursos, IV - Alteração do habitat ou micro-habitat.

d) I - Alteração do habitat ou micro-habitat, II - Afrouxamento da competição, III - Facilidade em se locomover, IV - Redução dos recursos.

e) I - Facilidade em se locomover, II - Alteração do habitat ou micro-habitat, III - Redução dos recursos, IV - Afrouxamento da competição.


QUESTÃO 09
A tirinha “A Bordo do Beagle” publicou o maior desastre ambiental do litoral nordestino.

UPE 2021
Disponível em: https://www.instagram.com/abordodobeagle/?hl=pt-br

Em 30 de agosto de 2019, começaram a aparecer manchas de óleo entre o litoral da Paraíba e o litoral de Pernambuco e seguiu por meses, atingindo todos os estados nordestinos, Espírito Santo e Rio de Janeiro. Tratava-se de petróleo, uma combinação complexa de hidrocarbonetos, alifáticos, alicíclicos e aromáticos, podendo conter outras moléculas. Quanto aos possíveis danos à saúde dos ecossistemas e dos organismos, causados por esses compostos, assinale a alternativa CORRETA.

a) Não causam a morte dos organismos, mas podem contaminar toda a cadeia alimentar.

b) Impactam somente consumidores secundários, pois alguns organismos acabam ingerindo o composto.

c) Impactam toda a cadeia alimentar a médio e longo prazo pelo processo denominado bioacumulação.

d) Causam danos irreversíveis somente nos produtores primários, devido ao contato com moléculas voláteis que se desprenderam do óleo.

e) A curto prazo, identificam-se danos severos aos ecossistemas, mas a longo, não, por causa de a decomposição total do petróleo ocorrer em alguns meses.


QUESTÃO 10
UPE 2021

Observe o gráfico acima e assinale a correspondência CORRETA para cada curva.

a) A – população de predador; B – população de presa natural; C – população da espécie exótica.
b) A – população de presa natural; B – população de predador; C – população da espécie exótica.
c) A – população da espécie exótica; B – população de predador; C – população de presa natural.
d) A – população da espécie exótica; B – população de presa natural; C – população de predador.
e) A – população de presa natural; B – população da espécie exótica; C – população de predador.


QUESTÃO 11
Em 2020, o mundo foi surpreendido pela pandemia da Covid-19. Entre as medidas de enfrentamento, estão o uso de máscaras, o distanciamento social, a higienização de mãos e o reforço do sistema imunológico da população. Nesse sentido, alguns médicos estão recomendando que seus pacientes façam uso regular de vitaminas C e D, importantes para o sistema imunológico. Abaixo, são apresentadas as estruturas de algumas vitaminas:

UPE 2021

As vitaminas C e D possuem isômeros opticamente ativos. A vitamina C é hidrossolúvel e apresenta equilíbrio ceto-enólico; por outro lado, a vitamina D possui quatro insaturações e, mesmo sendo lipossolúvel, é capaz de formar ligação de hidrogênio.

Assinale a alternativa que apresenta as fórmulas estruturais das vitaminas C e D, respectivamente.

a) I e III
b) I e V
c) II e IV
d) II e V
e) III e IV 


QUESTÃO 12
Segundo a Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biodiesel (ANP), o biodiesel é um combustível renovável, obtido a partir de um processo químico chamado transesterificação. A figura a seguir apresenta a cadeia do biodiesel.

UPE 2021

Sobre esse combustível, assinale a alternativa CORRETA.

a) Permite o estabelecimento de um ciclo fechado para o carbono, apresentando considerável vantagem ambiental.

b) Apesar do ciclo renovável, apresenta uma grande quantidade de carbonos nas cadeias, o que polui consideravelmente a atmosfera.

c) Apresenta pouca vantagem ambiental, pois, apesar do ciclo renovável, muitos produtos secundários, poluentes do meio ambiente, são produzidos.

d) Para ser produzido, exige tecnologia de ponta, o que impossibilita sua utilização comercial devido ao alto custo envolvido no processo de transesterificação.

e) Apresenta desvantagens ambientais, pois, mesmo com o ciclo renovável do carbono, a eficiência do combustível não permite sua utilização em atividades, a exemplo da aviação e do automobilismo.


QUESTÃO 13
Ao comprar cenouras em um supermercado, José se deparou com a imagem ao lado, impressa na embalagem do produto. Ao buscar o significado na internet, ele descobriu que se trata da radura, símbolo internacional para produto irradiado, e que as cenouras foram expostas, por tempo controlado, à radiação a partir de uma fonte de cobalto-60, visando retardar seu apodrecimento. Preocupado, José decidiu enterrar o produto para evitar que sua família fosse exposta ao perigo da radiação.

UPE 2021

A decisão de José foi considerada

a) correta, pois a radiação presente nas cenouras pode causar problemas de saúde, a exemplo de queimaduras e câncer de pele.

b) equivocada, pois a radiação emitida pelo cobalto-60 é de baixa intensidade e, por isso, não é prejudicial aos seres humanos.

c) correta, pois a cenoura irradiada, se consumida, pode levar a óbito imediato do consumidor, caso o tempo de meia-vida não tenha sido atingido.

d) equivocada, pois as cenouras não se tornam emissoras de radiação ao serem irradiadas, portanto não existe risco de contaminação em nenhum momento após o processo inicial.

e) equivocada, pois as cenouras, após irradiadas, perdem a capacidade de emissão radioativa durante o transporte para o supermercado, logo não são perigosas para o consumo.


QUESTÃO 14
A corrosão de estruturas metálicas é uma transformação eletroquímica, que pode resultar em sérios prejuízos, seja para processos industriais, seja no cotidiano das pessoas. Aqui, são apresentados alguns potenciais padrão de redução.

UPE 2021

Considerando os potenciais padrão de redução apresentados, avalie as sentenças abaixo e assinale aquela quimicamente INCORRETA quanto ao processo de corrosão.

a) A corrosão é um processo que ocorre com variação de Energia de Gibbs menor que zero.

b) Na galvanização, um filme compacto de zinco metálico protege a estrutura metálica da corrosão.

c) O cobre metálico pode ser utilizado como eletrodo de sacrífico em estrutura de ferro, protegendo-a da corrosão.

d) Esponjas de aço usadas podem ter sua vida útil ampliada, protegidas da corrosão, se totalmente imersas em água.

e) Placas metálicas de zinco e alumínio são resistentes à corrosão, porque elas são passivadas por uma camada de ZnO e Al2O3 respectivamente.


QUESTÃO 15
Quando um álcool possui dois grupos hidroxila, ele é chamado de diálcool ou diol, podendo ser classificado como geminal quando as duas hidroxilas estão no mesmo carbono; ou vicinal quando as hidroxilas estão em carbonos vizinhos. Os dióis vicinais são estáveis, enquanto os geminais são instáveis, tendendo a perderem água e se transformarem em outro composto.

Quanto à função orgânica dos compostos obtidos a partir dos dióis geminais, assinale a alternativa CORRETA.

a) Fenol, se as duas hidroxilas estiverem em carbono primário; e éter, se as duas hidroxilas estiverem em carbono secundário.

b) Aldeído, se as duas hidroxilas estiverem em carbono primário; e cetona, se as duas hidroxilas estiverem em carbono secundário.

c) Cetona, se as duas hidroxilas estiverem em carbono primário; e aldeído, se as duas hidroxilas estiverem em carbono secundário.

d) Ácido carboxílico, se as duas hidroxilas estiverem em carbono primário; e éster, se as duas hidroxilas estiverem em carbono secundário.

e) Éster, se as duas hidroxilas estiverem em carbono primário; e ácido carboxílico, se as duas hidroxilas estiverem em carbono secundário.


QUESTÃO 16
A doutora, regeneração da personagem principal da série Doctor Who, a mais longeva série de ficção científica da história, está em uma enrascada! O ano é 3400 d.C., e seu companheiro de viagem, Graham, está preso em uma fortaleza. Seus captores exigem, em troca da liberdade de seu amigo, alguns litros de vinagre, substância que não existe nesse futuro. Ela entra na sua máquina do tempo, a TARDIS, e volta aos dias atuais. Não encontrando vinagre, pega algumas garrafas de vinho e coloca em local seguro. Ao regressar ao ano 3400, busca as garrafas, agora com vinagre, e entrega aos captores.

UPE 2021
Fonte: BBC

Quanto ao fenômeno descrito, ocorreu uma reação de

a) hidrólise, com o etanol presente no vinho, transformando-se no ácido etanoico, presente no vinagre.

b) hidrólise, com o metanol presente no vinho, transformando-se no ácido metanoico, presente no vinagre.

c) oxidação, com o metanal presente no vinho, transformando-se no ácido etanoico, presente no vinagre.

d) oxidação, com o etanol presente no vinho, transformando-se no ácido etanoico, presente no vinagre.

e) substituição, com o etanol presente no vinho, transformando-se no ácido etanoico, presente no vinagre.


QUESTÃO 17
Uma joalheria produz suas peças “banhadas de ouro”, e sua propaganda informa que qualquer peça, com a sua assinatura, contém 3,94 g de ouro metálico, pelo menos. Considere que esse “banho de ouro” é um processo de eletrodeposição, que utiliza uma solução de Au(NO3)3 e uma intensidade de corrente elétrica igual a 10,0 A.

Assinale a alternativa que apresenta o tempo aproximado que a célula de eletrodeposição deve ser mantida ligada, nas condições apresentadas, para que a propaganda seja verdadeira.

UPE 2021

a) 200 s
b) 300 s
c) 400 s
d) 500 s
e) 600 s 

QUESTÃO 18
Na Medicina Nuclear, é comum a utilização de radioisótopos para diagnóstico ou intervenção terapêutica. ³²P (32 g/mol) e ¹³¹I (131 g/mol), que são amplamente utilizados nesse campo da medicina, têm tempos de meia-vida de 14 e 8 dias, respectivamente. Fosfato de crômio (CrPO4) coloidal e Iodeto de sódio (NaI) são exemplos de radiofármacos empregados para esse fim.

Considerando que doses equivalentes a 2,0x10-³ mol desses radiofármacos são administradas no mesmo instante, assinale a alternativa que apresenta as massas desses radioisótopos contidas nos corpos dos pacientes, após 56 dias da administração.

a) 4,00 mg de ³²P e 2,05 mg de ¹³¹I
b) 16,4 mg de ³²P e 0,60 mg de ¹³¹I
c) 20,4 mg de ³²P e 2,90 mg de ¹³¹I
d) 30,1 mg de ³²P e 10,5 mg de ¹³¹I
e) 41,2 mg de ³²P e 20,6 mg de ¹³¹I


QUESTÃO 19
Abaixo são apresentadas cinco fórmulas estruturais de compostos encontrados em diferentes óleos essenciais. 

UPE 2021

A análise de um óleo essencial, usado na indústria farmacêutica, indicou que esse óleo é constituído por dois compostos que podem formar ligação de hidrogênio e, juntos, têm 12 isômeros ópticos. Sabe-se que um dos constituintes do óleo essencial é produto de oxidação do limoneno, que é um terpeno, cuja fórmula molecular é C10H16. (Estrutura abaixo)

UPE 2021

Assinale a alternativa que apresenta os constituintes desse óleo.

a) I e II
b) I e III
c) II e IV
d) II e V
e) IV e V


QUESTÃO 20
Nas células fotorreceptoras, a exemplo de cones e bastonetes, existem proteínas chamadas de opsinas, que possuem, em sua estrutura, moléculas chamadas de retinal [3,7-dimetil-9-(2,6,6-trimetil ciclohexenil) nona-2,4,6,8-tetraenal]. Ao atingir o olho, a luz provoca a isomerização do cis-retinal para o trans-retinal, o que gera impulsos elétricos, os quais são enviados ao cérebro e formam a imagem que estamos vendo. A estrutura dos compostos está apresentada a seguir:

UPE 2021

Em qual carbono ocorre o processo de isomerização responsável pela visão?

a) Carbono 3
b) Carbono 4
c) Carbono 6
d) Carbono 7
e) Carbono 9


FÍSICA 


Nas questões com respostas numéricas, considere o módulo da aceleração da gravidade g = 10,0 m/s², o módulo da carga do elétron e = 1,6 x 10⁻¹⁹ C, a massa do próton mp = 1,7 x 10⁻²⁷ kg, a massa do elétron me = 9,1 x 10⁻³¹ kg, pi π = 3 e a constante de Planck h = 6,6 x 10⁻³⁴ Js ou 4,14 x 10⁻¹⁵ eV.

QUESTÃO 21
Em diversas máquinas, óleos e esferas de aço, ocas ou não, são frequentemente utilizadas com o objetivo de lubrificar engrenagens e rolamentos de máquinas. Sabendo que a densidade de um óleo específico é 700 kg/m³, qual tipo de esfera de aço, de acordo com a tabela, flutuaria nesse óleo em questão?

UPE 2021

a) Tipo A
b) Tipo B
c) Tipo C
d) Tipo D
e) Tipo E


QUESTÃO 22
Na praia de Porto de Galinhas, litoral Sul de Pernambuco, existem navios naufragados com história e beleza guardadas no fundo do mar. Atualmente são locais de turismo para quem aprecia mergulhos, que misturam contos com beleza natural. A profundidade desses mergulhos varia entre 20 e 80 metros. Qual a diferença aproximada de pressão entre os dois pontos extremos do mergulho, em atm, onde a densidade da água do mar é 1,03 g/cm³?

a) 2
b) 5
c) 6
d) 8
e) 10


QUESTÃO 23
Um oscilador vertical de massa m e mola de constante elástica k tem período T1. Se uma segunda mola com constante elástica 3k é introduzida em série entre a mola e a massa, o novo sistema apresenta um período de oscilação T2. Qual é o valor da expressão (3) ¹/²T2/T1?

a) 1
b) 2
c) 3
d) 6
e) 9 


QUESTÃO 24
Duas fontes de luz F1 e F2 que emitem ondas de luz coerentes e em fase, de comprimento de onda λ, estão dispostas conforme ilustra a figura a seguir. Se para uma distância D específica, verifica-se que não há um ponto iluminado no centro do anteparo, então a distância d entre as fontes deve ser

UPE 2021

a) λ/2
b) λ/5
c) 2λ/3
d) 5λ/6
e) 7λ/9


QUESTÃO 25
A equipe do Robolab, do curso de Física de Materiais da Escola Politécnica da Universidade de Pernambuco, desde o início da pandemia, realizou a entrega de mais de mil protetores faciais impressos para diversos hospitais e instituições de saúde em todo o Estado de Pernambuco. Essa equipe utilizou quatro impressoras 3D de 400 W idênticas.
Disponível em: http://www.upe.br/noticias/curso-de-f%C3%ADsica-de-materiais-entrega-mais-de-1000-protetores-faciaisimpressos-em-3d-para-profissionais-de-saúde-do-estado-de-pernambuco.html. Acesso em: 18 set. 2020. (Adaptado)

Com referência à instalação das impressoras, ilustramos um esquema na figura a seguir. Cada protetor facial consome aproximadamente 25 g de filamento de PLA (poliácido láctico) em 1,5 h de impressão. Supondo que o custo efetivo do kWh em Pernambuco é de R$ 1,10 e que o filamento PLA é orçado em R$ 120,00/kg, estime o valor necessário para produzir 1000 protetores faciais.

UPE 2021

a) R$ 720
b) R$ 1450
c) R$ 2840
d) R$ 3660
e) R$ 4210


QUESTÃO 26
A figura a seguir ilustra um gráfico da potência dissipada P por quatro diferentes resistores quando submetidos a uma passagem de corrente de intensidade i. Assim, é CORRETO afirmar que

UPE 2021
a) R1 = R4
b) R2 > R3
c) R3 < R4
d) R4 > R1
e) R1 < R2


QUESTÃO 27 NULA

QUESTÃO 28
Sobre a teoria da relatividade de Albert Einstein, assinale a alternativa CORRETA.

a) Quando exposto à radiação eletromagnética, um material metálico ejeta elétrons da superfície.

b) O tempo é uma grandeza absoluta.

c) Um observador que esteja próximo da velocidade da luz verifica uma contração temporal, quando comparado a um observador em repouso.

d) Um observador em repouso verifica a contração do comprimento de um objeto que esteja se movendo próximo da velocidade da luz.

e) Um observador em repouso verifica a dilatação do comprimento de um objeto que esteja se movendo próximo da velocidade da luz.


QUESTÃO 29
Um forno de micro-ondas doméstico com 1600 W de potência emite uma radiação em seu interior, no comprimento de onda de 12,0 cm, para aquecer ou cozer os alimentos. Supondo que todos os fótons emitidos pelo canhão de micro-ondas - o magnetron - sejam absorvidos pelo alimento para aquecê-lo, aproximadamente quantos fótons de micro-ondas foram absorvidos pelo alimento em 10,0 s de exposição nesse forno?

a) 10³
b) 10¹⁰
c) 10¹⁸
d) 10²⁸
e) 10³⁸


QUESTÃO 30
Um instrumento de diagnóstico médico moderno, que usa técnica de imagem por raios gamas da aniquilação do par elétron-pósitron, é conhecido como PET. Essa máquina realiza tomografia por emissão de pósitrons, para produzir imagens da seção transversal do corpo de um paciente. O pósitron é a antipartícula do elétron, que possui mesma massa, mas carga de sinal oposta. Para um exame, um paciente recebe injeção intravenosa de um marcador radioativo contendo um isótopo de Flúor-18 ou Gálio-67 ou Tecnécio-99, por exemplo. Encontre o comprimento de onda aproximado de aniquilação de um par elétron-pósitron lento em angstrons.

a) 7,0 x 10²
b) 4,0 x 10²
c) 1,0 x 10
d) 2,4 x 10⁻¹
e) 1,2 x 10⁻²


HISTÓRIA

QUESTÃO 31
As principais características do movimento retratado pela imagem ao lado são, respectivamente,

UPE 2021
Disponível em: https://acervo.oglobo.globo.com/incoming/acao-integralista-brasileira-21872884. Acesso em: 08 ago. 2020.

a) liberalismo e marxismo.
b) protecionismo e anarquismo.
c) parlamentarismo e unitarismo.
d) nacionalismo e conservadorismo.
e) antimodernismo e antirrepublicanismo.


QUESTÃO 32
A imagem a seguir retrata um importante evento da Segunda Guerra Mundial, que teve como principal consequência o/a

UPE 2021
Disponível em: http://historiaupf.blogspot.com/2011/01/1942-conferencia-de-wannsee.html. Acesso em: 08 ago. 2020. 

a) início da invasão da antiga URSS.
b) anexação da Áustria e da República Tcheca.
c) extermínio em massa dos judeus da Europa.
d) plano arco-íris de defesa do Oceano Atlântico.
e) decisão de expansão do Reich para o norte da África.


QUESTÃO 33
A imagem do Rio de Janeiro, em 1º de abril de 1964, retrata qual característica política do regime instalado no Brasil?

UPE 2021
1964: que dizem os novos estudos históricos.
Disponível em: https://outraspalavras.net/outrasmidias/golpe-de-1964-o-que-dizem-os-novos-estudos-historicos/
Acesso em: 08 ago. 2020.

a) Predomínio dos empresários
b) Centralização nas Forças Armadas
c) Implantação do desenvolvimentismo
d) Proeminência da autonomia na política externa
e) Cooperação dos países integrantes do Pacto de Varsóvia


QUESTÃO 34
Em maio de 1966, durante a convenção estadual da Arena pernambucana, Nilo Coelho, por indicação do governador Paulo Guerra, foi designado candidato oficial do partido para as eleições indiretas ao governo do estado. Coelho derrotou na convenção outros dois postulantes, Eraldo Gueiros e o general Antônio Carlos Murici, comandante da 7ª Região Militar, sediada em Recife, apresentado pelos militares. Foi eleito pela Assembleia Legislativa em 3 de setembro e tomou posse em 31 de janeiro de 1967.
Fonte: CPDOC – FGV - http://www.fgv.br/cpdoc/acervo/dicionarios/verbete-biografico/nilo-de-sousa-coelho. (Adaptado)

Qual a principal característica socioeconômica do governo citado pelo texto?

a) Ampliação da rede elétrica rural
b) Construção da barragem de Tapacurá
c) Criação do programa de renda mínima
d) Inauguração do aeroporto de Petrolina
e) Implantação da Liga Social contra o Mocambo


QUESTÃO 35

UPE 2021
Cena de Dzi Croquettes, 2009. Dirigido por Tatiana Issa e Raphael Alvarez.

A cena do documentário retratado na imagem resgata a trajetória dos atores e bailarinos que se tornaram símbolo da contracultura no Brasil de 1970, ao confrontar a Ditadura Civil-Militar por meio da

a) adesão à luta armada com amplo apoio da sociedade civil organizada.
b) americanização da arte, buscando apresentar uma aceitação da realidade.
c) transgressão das normativas de identidade de gênero de forma lúdica e satírica.
d) inspiração no comunismo soviético utilizando técnicas da arte e cinema clássico.
e) aceitação dos valores conservadores da sociedade, criticando a identidade de gênero.


QUESTÃO 36
Qual a principal característica do grupo político retratado na imagem? 

UPE 2021
Foto do movimento Panteras Negras nos EUA.
Disponível em: https://super.abril.com.br/mundo-estranho/quem-foram-os-panteras-negras/ Acesso em: 08 ago. 2020.

a) Resistência armada contra a opressão aos negros
b) Luta pacífica em resistência ao porte de armas nos EUA
c) Melhoria no sistema de saúde dos Estados confederados
d) Cooperação com o movimento Baader Meinhof, na Alemanha, para ações em conjunto
e) Combate às políticas de Lyndon Johnson de retirada da cidadania dos afro-americanos


QUESTÃO 37
A imagem ao lado representa uma crítica a duas questões fundamentais para a sociedade norte americana durante a Guerra Fria, sendo elas, respectivamente, a/o

UPE 2021
Napalm (Não consigo superar esse sentimento) – Banksy. 
Disponível em: https://www.todamateria.com.br/banksy-obras/ Acesso em: 08 ago. 2020. 

a) Guerra da Coreia e a globalização.
b) 11 de setembro e a guerra ao terror.
c) sociedade do consumo e a cultura pop.
d) desarmamento e a questão ambiental.
e) Guerra do Vietnã e o American way of Life.


QUESTÃO 38
A política externa do Governo João Batista Figueiredo (1979-1985) manteve-se próxima à do governo Geisel, tendo apenas uma pequena modificação no campo de atuação e linguagem.
Fonte: ALTEMANI, Henrique. Política externa brasileira. São Paulo: Saraiva, 2005. (Adaptado)

As principais características da política externa do governo citado no texto foram

a) integração regional e multilateralismo.
b) adesão ao neoliberalismo e autonomia pela distância.
c) aproximação com o mercado da Ásia e construção do Mercosul.
d) manutenção do pragmatismo e diálogo com países em desenvolvimento.
e) implementação do desenvolvimentismo e cooperação bilateral com os EUA.


QUESTÃO 39
Observe a charge a seguir:

UPE 2021
Claudius. 08-05-1985.
Disponível em: https://acervo.folha.com.br//leitor.do?anchor=4281304&pd=b1c74f8c7a4176a6eb476d59bee91673.
Acesso em: 08 ago. 2020.

Quais as principais críticas políticas ao Governo José Sarney estão nela contidas?

a) Isolamento político e tentativa de reeleição
b) Alta da inflação e corrupção no poder executivo
c) Retorno do estado autoritário e economia liberalizante
d) Militarização da sociedade e crise da representatividade
e) Questionável legitimidade e necessidade de eleições diretas


QUESTÃO 40
Leia o quadrinho a seguir:

UPE 2021

Ele se remete a qual movimento ocorrido em 1987, no Oriente Médio?

a) Guerra dos Seis Dias, configurando a conquista do Egito.
b) Guerra do Yom Kippur, pela anexação dos territórios Sírios.
c) Terceira Intifada, marcando a retomada do território da Cisjordânia.
d) Conflito Israel-Líbano, com a intenção de desarmar o grupo Hezbollah.
e) Guerra das Pedras, levante da população palestina contra a ocupação israelense. 

GEOGRAFIA

QUESTÃO 41
A crise no final de 2007, nos Estados Unidos propagou-se, nos anos seguintes, para outras economias, trazendo várias consequências econômicas e sociais adversas. Essa crise teve início no/na

a) setor agropecuário do Sul daquele país, agravada com a Peste Suína.
b) setor imobiliário, decorrente da expansão dos créditos bancários.
c) Região Norte dos EEUU, em face dos incêndios que desestabilizaram a produção agrícola.
d) setor têxtil, provocada pela concorrência da indústria chinesa na porção central do país.
e) setor Primário da economia estadunidense, afetado pela política de substituição de importação. 


QUESTÃO 42
Algo nem sempre reconhecido, mas com efeitos possivelmente benéficos para toda a sociedade brasileira refere-se àquilo que alguns denominam janela de oportunidades, enquanto outros chamam de "bônus demográfico", ou "dividendo demográfico". Esses termos são corolários da transição demográfica.
(Extraído de RIGOTTI, J.R R. Transição demográfica. Educ. Real. vol. 37. nº. 2
Porto Alegre: mai/ago., 2012).

Sobre o assunto tratado no texto, assinale a alternativa CORRETA.

a) A transição demográfica é a passagem de uma situação de equilíbrio no crescimento populacional, caracterizado por altos níveis de fecundidade e de mortalidade para uma etapa de níveis baixos, em ambas as componentes.

b) Quando um país ou região se apresenta com a taxa de mortalidade da população superando a densidade demográfica, diz-se que se encontra na transição demográfica.

c) Durante a transição demográfica que ocorre num país, configura-se uma situação de Pleno Emprego na economia.

d) As rápidas mudanças na estrutura etária da população não têm implicações no crescimento econômico, sobretudo em países que se encontram em desenvolvimento.

e) O Brasil mergulhou na fase de Transição Demográfica, e isso acarretou objetivamente as frequentes crises recessivas na economia do país.


QUESTÃO 43
Observe o mapa a seguir:

UPE 2021
Disponível em: Google Earth. Acesso em: 25 set. 2020. (Adaptado)

Com relação aos países enumerados, é CORRETO afirmar que

a) o país 1 vem investindo em centros de formação e reeducação para o trabalho, capacitando livremente a população, segundo as diferentes etnias e grupos culturais, o que evita desemprego, precarização do trabalho e fome. Essa mão de obra é absorvida e dignamente remunerada por fábricas de produtos e marcas conhecidas mundialmente, nas áreas de tecnologia.

b) o país 2 é republicano, de constituição monárquica, e apresenta a maior taxa de imigração per capta do mundo. Essa condição está vinculada ao elevado nível de desenvolvimento econômico, segurança e oferta de emprego, derivada de sua economia estável.

c) o modelo especializado da economia industrial do país 3, nas últimas décadas, permitiu ampliar o valor agregado na sua economia e gerar condições de emprego, postos e salários competitivos no nível de grandes economias mundiais. Muito dessa condição se deve às “maquilas” montadoras de bens importados da Ásia para vender nos Estados Unidos.

d) as condições climáticas e edáficas predominantes no país 4 favoreceram o desenvolvimento de um sistema agrícola intensivo, eficiente e que abastece boa parte da região.

e) no país 5, constata-se um elevado número de trabalhadores, com fluência em inglês, empregados na área de informática, realização de telesserviços em redes internacionais, bem como produção de softwares. Por outro lado, cerca de 2/3 da população desse país encontram-se ocupados no setor agrícola, com baixo desempenho econômico.


QUESTÃO 44
Observe o mapa a seguir:

UPE 2021
Disponível em: https://www.slideshare.net

Que título abaixo define CORRETAMENTE essa representação?

a) Rotas do CO2 vindo da África e da Eurásia
b) Fluxos populacionais
c) Circulação atmosférica global
d) Fluxos comerciais intrazonais
e) Migrações pendulares por causas políticas


QUESTÃO 45
O desenvolvimento tem conotações muito mais amplas que crescimento econômico; isso implica o aumento físico da produção ou rendimento em uma economia. Quando se instala o processo de desenvolvimento, mudanças estruturais por ele provocadas surgem, dentre elas as seguintes, EXCETO:

a) Modificação na estrutura da participação do uso da força de trabalho do setor primário da economia para os outros setores.

b) Diminuição da diferença de produtividade do trabalho entre os vários setores da economia.

c) Aumento da participação relativa do setor agrícola do total da renda gerada no país, em face da Reforma Agrária que se verifica com frequência.

d) Aumento da produtividade do trabalho.

e) Modificações na estrutura etária, taxas de natalidade e de mortalidade da população.


QUESTÃO 46
Observe o mapa a seguir:

UPE 2021
Disponível em: Google Earth. Acesso em: 27 set. 2020.

Sobre os principais aspectos físico-geográficos e geoeconômicos dessa região das Américas, assinale a alternativa INCORRETA.

a) A Nicarágua sofre, episodicamente, os efeitos de sistemas atmosféricos ciclônicos que atravessam o país, deixando mortos e um rastro de destruição com sérias repercussões econômicas negativas.

b) O setor econômico mais importante do Panamá é o de serviços, que engloba as atividades financeiras e as rendas obtidas com a Zona de Livre Comércio, além da exploração do Canal.

c) A Costa Rica destaca-se nessa região pelo elevado IDH e pela estabilidade política, quando comparada com a de outros países da América Central.

d) Trata-se de uma área do planeta que apresenta, por motivos geológicos e geomorfológicos, uma estabilidade tectônica, que se reflete plenamente na ocorrência de fenômenos sísmicos e magmáticos, sobretudo na Guatemala e em El Salvador.

e) O café e a banana são os dois principais produtos da pauta de exportação de Honduras. No passado, esse país teve preocupantes conflitos relacionados à demarcação de fronteira com El Salvador.


QUESTÃO 47
O tema “Problemas Ambientais Urbanos” vem sendo objeto de pesquisa em inúmeros trabalhos de natureza geográfica, particularmente na Geografia Urbana. Com relação a esse assunto, assinale a alternativa CORRETA.

a) A política do sequestro de carbono é uma iniciativa para combater a poluição das florestas e jardins públicos.

b) A água é um bem público, e seu uso urbano é regulamentado pela ANA - Agência Nacional de Águas.

c) Os Planos Diretores Municipais definem princípios e normas ambientais nas cidades com mais de 20 mil habitantes.

d) O transporte rodoviário nas cidades brasileiras é um dos setores que mais geram problemas socioambientais.

e) O déficit de saneamento e a verticalização nos espaços urbanos representam grandes problemas ambientais.


QUESTÃO 48
Observe o mapa a seguir:

UPE 2021
FONTE: Encyclopedia Britanica
Disponível em: https://escola.britannica.com.br/artigo/Cingapura/482507

Sobre o país Cingapura indicado no mapa, assinale a afirmativa CORRETA.

a) Essa Cidade-Estado de pequena extensão territorial, de base originária agrária, produtora de quase toda a sua alimentação, após a independência, passou por uma acelerada desindustrialização e adotou o sistema socialista de governo; hoje a maioria das fazendas está eliminada.

b) Cingapura tenta explorar cada vez mais o subsolo para atividades, como transporte e armazenamento, a fim de liberar espaço para moradia, escritórios e agricultura. É um dos poucos países da Oceania que aboliu a censura à imprensa.

c) A sua localização estratégica configurou-se num enorme benefício econômico, mas, nas últimas décadas, têm sido frequentes os conflitos bélicos por motivações econômicas e étnicas com a Malásia.

d) Integrando o grupo dos chamados Tigres Asiáticos (conjuntamente com Hong Kong, Coreia do Sul e Taiwan), Cingapura tornou-se uma das mais prósperas nações em nível mundial, com uma das mais desenvolvidas e bem-sucedidas economias de mercado, que adotaram o modelo econômico socialista.

e) O país é particularmente exportador de produtos eletrônicos e de tecnologias de informação, bem como de produtos farmacêuticos. É um importante entreposto comercial e financeiro da Ásia.


QUESTÃO 49
Exposta em 1798, foi a primeira teoria demográfica de grande repercussão nos meios acadêmicos, políticos e econômicos e até hoje é a mais popular de todas, apesar das falhas que apresenta. Preocupado com os problemas socioeconômicos (desemprego, fome, êxodo rural, rápido aumento populacional) decorrentes da Revolução Industrial e que afetavam seriamente a Inglaterra, o seu autor expôs a famosa teoria a respeito do crescimento demográfico.
(Texto adaptado de FONTANA, R.L.M et al. Teorias demográficas e o crescimento populacional no mundo. Ciências Humanas e Sociais
Unit, Aracaju, v. 2, n.3, março, 2015)

A que os autores do texto se referem?

a) Teoria Malthusiana
b) Teoria Marxista do Crescimento Populacional
c) Teoria do Ecodesenvolvimento Populacional
d) Teoria do Desemprego e do Crescimento Populacional
e) Teoria de Moore do Êxodo Rural


QUESTÃO 50
A urbanização contemporânea revela com clareza que a cidade como a conhecemos, circunscrita a um ponto, tende, em algumas áreas, a se amalgamar com outras e constituir regiões urbanas de grande coesão, deixando como imagem do passado a cidade como aglomeração concentrada. Talvez evoluamos para um mundo sem cidades a exemplo da que herdamos do passado e vivamos em grandes aglomerações dispersas. Isso não significa que não haverá mais cidades com aglomerações concentradas, significa apenas que a tendência é a de que, no futuro, multipliquem-se as grandes concentrações urbanas construídas por movimentos de dispersão.
(LENCIONI, S. Urbanização difusa e a constituição de megarregiões.
In: Observatório das Metrópoles. N. 22. Ano 6. 2015.)

Com base na abordagem do texto e nos seus conhecimentos sobre o tema, assinale a afirmativa CORRETA.

a) A primeira megalópole BosWash foi identificada na década de 1980, nos Estados Unidos, com uma população de 50 milhões de habitantes; a segunda foi a México DC, com 20 milhões de habitantes em 1990.

b) As transformações socioespaciais provocadas pelos avanços do meio técnico-científico informacional, além de corresponder às bases estruturais do processo de Globalização, dão origem às megalópoles. São nesses espaços denominados megalópoles que se concentram as principais atividades econômicas e as grandes corporações mundiais. No Brasil existe uma megalópole.

c) As cidades globais podem apresentar uma menor densidade populacional, no entanto são centros urbanos com grande concentração de poder (político e econômico) e influência mundial. Por exemplo, Tóquio, São Paulo e Nova York são megacidades e cidades globais.

d) De acordo com a Organização das Nações Unidas – ONU, os centros urbanos que possuem mais de 10 milhões de habitantes são identificados como Megalópoles ou Megacidades, mas com influências econômicas restritas ao país de origem.

e) A China é o país com maior número de megalópoles do mundo. Pequim deverá ser a cidade mais populosa do mundo em 2030, com função administrativa, ultrapassando Tokyo, que atualmente é a cidade mais populosa da Eurásia.


SOCIOLOGIA

QUESTÃO 51
Leia o texto a seguir:

Analisar uma sociedade a partir de um modelo de estratificação social permite averiguar “fotograficamente” como os recursos sociais disputados estão distribuídos. Esse modo de captar uma dada realidade favorece o conhecimento das desigualdades estruturadas num determinado momento histórico.

Complementarmente, os estudos sobre mobilidade social favorecem uma análise “cinematográfica” da distribuição e apropriação dos recursos sociais, ou seja, favorecem a análise dos deslocamentos de indivíduos e grupos sociais ao longo do tempo.
GEHLEN, Ivaldo; MOCELIN, Daniel Gustavo. Organização Social e
Movimentos sociais rurais. Porto Alegre: Editora da UFRGS, 2009, p. 26.

No mundo globalizado capitalista, a organização política e econômica influencia o deslocamento das pessoas no/a

a) sistema de subjetivação.
b) estrato elitizado tecnocrático.
c) posição política partidária.
d) sistema de classes e status.
e) prática da assistência social.


QUESTÃO 52
Analise a seguinte tirinha:

UPE 2021
Disponível em: <<https:evolucaosertaneja.files.wordpress.com>>. Acesso em: 06 jul. 2020.

Ela faz uma crítica aos meios de comunicação de massa empregados pela indústria cultural que valoriza a

a) produção humana material e simbólica.
b) subordinação alienante dos indivíduos.
c) reprodução dos rituais religiosos.
d) diminuição da desigualdade social.
e) formação crítica dos sujeitos.


QUESTÃO 53
Leia o seguinte trecho:

É pela mobilização da sociedade civil organizada que se poderá pensar numa conquista de direitos, e não de privilégios, o que representará a ressignificação das relações público-privado, que levarão à superação do padrão oligárquico, autoritário e patrimonialista, que têm marcado a cultura brasileira. A existência dos movimentos sociais não conservadores pode favorecer a emergência de uma ideia de cidadania como um direito a ter direitos, que se conquista de baixo para cima e transforma as relações sociais, estabelecendo um padrão de sociabilidade que rompe com o autoritarismo.
MIRANDA, Ana Paula Mendes de. Movimentos sociais, a construção de sujeitos de direitos e a busca por democratização do
Estado. Lex Humana, Petrópolis, n. 1, p. 218-237, 2009.

Obtendo sucesso e adesão de um grande número de pessoas, as mobilizações populares substituem (ou reorientam) o líder carismático por uma liderança profissional permitindo ao movimento uma

a) agitação.
b) excitação.
c) substancialização.
d) institucionalização.
e) rivalidade.


QUESTÃO 54
Analise a imagem a seguir:

UPE 2021

Ela indica um processo cultural caracterizado pela/o

a) fusão de dois rituais distintos.
b) rejeição de traços culturais.
c) uso de linguagem gramatical particular.
d) aprendizagem de uma cultura desde a infância.
e) ajuste e conformidade de padrões culturais.


QUESTÃO 55
Leia o trecho a seguir:

Muitas vezes, a questão regional tem sido levantada apenas como uma fonte potencial de geração ou perpetuação de privilégios para setores e grupos sociais específicos. Nesse contexto, a questão regional passa a ser um instrumento social perverso, pois é utilizada como argumento para gerar políticas que, se implementadas, distorcerão os incentivos econômicos de mercado de forma inadequada, levando à maior desigualdade de oportunidades e/ou perda de bem-estar para a sociedade.
BARROS, Alexandre Rands. Desigualdades Regionais no Brasil.
Rio de Janeiro: Elsevier, 2012, p. 36.

No contexto da sociedade brasileira, a desigualdade social pode ser explicada pela Sociologia por diferentes fatores, mas dentre esses se destaca a

a) marginalização histórica de parcela da população.
b) instalação de multinacionais nas regiões pobres.
c) prática administrativa eficiente.
d) política de inclusão étnica.
e) criação de políticas protecionistas do comércio nacional.


QUESTÃO 56
Observe a seguinte imagem:

UPE 2021
BORGES, J. Trabalhadores rurais. Papel sulfite, 66 cm x 48 cm.
Disponível em: https://cestariasregio.com.br/. Acesso em: 06 ago. 2020.

Os Movimentos de Cultura Popular pernambucanos utilizaram as cenas retratadas por esse estilo artístico como pauta de mobilização e luta, questionando a

a) pouca atenção das políticas públicas em benefício dos ricos.
b) mobilização em prol de reformas nas políticas públicas para as artes.
c) ação de grupos de intelectuais na proteção da cultura do povo.
d) ausência de assistência da população socialmente invisível às políticas públicas.
e) criação de praças de cultura na cidade.


QUESTÃO 57
Leia o texto a seguir:

A escola é um lugar institucional de educação para a cidadania, de uma importância cívica fundamental, não como uma antecâmara para a vida em sociedade, mas constituindo os primeiros degraus de uma caminhada, que a família e a comunidade se enquadram. Deve proporcionar a “cultura do outro” como “necessidade de compreensão de singularidades e diferenças”, a responsabilidade pessoal e comunitária, o conhecimento rigoroso e metódico da vida e das coisas e a compreensão de culturas, de nações, do mundo. A escola fornece um horizonte mais amplo no qual a criança ou o jovem inscrevem as suas vidas.
ASSIS, G. J.; LIMA, E. E. Escola, família e sociedade: diferentes
espaços na construção da cidadania. Disponível em:
https://educere.bruc.com.br. Acesso em: 06 ago., 2020.

A educação como instituição social funciona sociologicamente como um agente de mudanças e de

a) responsabilização.
b) nepotismo.
c) compaixão.
d) jurisprudência.
e) comunicação.


QUESTÃO 58
Analise a seguinte imagem:

Cesto Baré, Arte indígena Kauar. Disponível em: https://www.kauar.com.br/.
Acesso em: 06 ago. 2020.

A educação prepara as gerações mais novas para o desenvolvimento de suas atividades ao longo da vida em grupo e, na imagem, a transmissão do conhecimento é classificada como

a) pragmática.
b) formal.
c) difusa.
d) sistemática.
e) acadêmica.


COMENTÁRIOS

Nome

administração,7,administração financeira,1,administração orçamentária,1,administração pública,1,ads,39562,advogado,1,agricultura,1,agronomia,6,alberteinstein,24,alfabeto,2,amrigs,3,anasem,1,anatomia,2,aocp,142,arquitetura,1,arquitetura e urbanismo,4,arquivologia,1,arte,10,artes visucias,1,assinale a alternativa correta.,1,assistente social,2,atividade,278,atividade biologia,8,atividade ciências,68,atividade de português,57,atividade espanhol,17,atividade filosofia,5,atividade física,8,atividade fundamental,169,atividade geografia,6,atividade história,84,atividade inglês,2,atividade literatura,3,atividade matemática,27,atividade quimica,7,atividade sociologia,3,auditor fiscal,1,auditoria,1,autoajuda,1,auxiliar administrativo,3,auxiliar judiciário,1,bem-estar,13,biblioteconomia,4,biografia,1,biologia,65,biomedicina,8,bioquimica,1,blogger,3,bncc,12,bolsafamilia,1,braille,1,callfrom,1,carnaval,2,cecierj,5,cederj,5,cefetba,40,cefetmg,33,celebridades,1,celpebras,1,cesgranrio,52,cfc,10,ciencias,84,ciências contábeis,20,ciências da saúde,1,ciências econômicas,4,ciências sociais,3,claudiogaleno,1,colunas,11,comercio exterior,1,computação,5,comunicação social,1,concurso,408,conhecimento específico,3,conscam,45,conta pra mim,41,contabilidade,11,contabilidade avançada,1,contabilidade de custos,1,contabilidade pública,10,contabilidadedecustos,1,contador,5,coronavirus,8,criminologia,1,cultura,30,curiosidade,5,datas comemorativas,24,declaracoes,6,desenhos,393,design,5,design de interiores,1,design de moda,1,design grafico,1,destaque,29,detran,2,devry,1,dietética,2,direito,158,direito administrativo,27,direito ambiental,2,direito civil,27,direito constitucional,28,direito do trabalho,25,direito eleitoral,1,direito empresarial,26,direito financeiro,1,direito penal,28,direito processual civil,1,direito processual do trabalho,1,direito processual penal,2,direito tributário,26,direitoadministrativo,2,direitocivil,3,direitos humanos,1,duvidas,5,economia,2,educação,51,educação física,17,educação infantil,343,eleicoes,1,enade,264,enare,1,encceja,44,enem,87,enfermagem,17,engenharia,4,engenharia ambiental,1,engenharia civil,2,engenharia da computação,2,engenharia de alimentos,1,engenharia de produção,2,engenharia eletrica,1,engenharia florestal,1,engenharia mecanica,1,engenharia quimica,1,ensino fundamental,315,escola,1,espanhol,39,espcex,32,especial,1,espm,6,esportes,1,estatística,2,exame nacional,2,explicacao,47,facid,1,faculdade,30,faculdade dinamica,2,fadip,1,fagoc,2,famema,28,famerp,14,farmacia,9,fasa,9,faseh,1,fatec,25,fcc,107,fdsbc,4,fei,19,fgv,32,filosofia,24,fiscal de obras e posturas,1,fisica,66,fisioterapia,8,fmabc,4,fmo,2,fonoaudiologia,7,formação geral,6,formula1,1,fps,35,frances,7,frases,1,fuvest,21,gabaritos,34,gastronomia,2,geografia,75,gestao ambiental,3,gestão comercial,2,gestao de qualidade,1,gestao de recursos humanos,3,gestão financeira,3,gestao hospitalar,3,gestão pública,1,habilidades bncc,76,historia,176,ibade,5,ifba,1,ifce,12,iff,1,ifmg,3,ifmt,134,ifnmg,1,ifpe,66,ifpi,7,ifsul,67,ifto,12,imagens,96,ime,68,informatica,10,inglês,58,insper,52,instituto acesso,138,ita,20,jornalismo,15,legislação,10,legislação penal,1,legislação tributária municipal,13,lendas,23,letras,2,libras,2,liceu piauiense,1,literatura,23,lixo,12,logística,2,loja,3,mackenzie,27,marketing,3,matematica,120,matemática financeira,1,medicina,92,medicina legal,2,medicina veterinaria,8,meliuz,1,mtc,1,musica,3,música,1,natal,2,necropsia,1,normal superior,1,noticias,95,nubank,4,nutrição,12,o que e,3,oab,197,obmep,7,odontologia,10,outros,75,pedagogia,6,piaui,1,pnaic,10,portugues,158,praticapsi,14,priuni,1,processos gerenciais,3,procurador,1,professor,18,pronatec,3,prouni,5,provas,1078,provas access,1,provas agirh,8,provas albert einstein,6,provas ameosc,2,provas amrigs,3,provas avança sp,5,provas cecierj,2,provas cefetmg,33,provas cfc,9,provas concurso,227,provas da univesp,2,provas enade,263,provas enare,1,provas encceja,35,provas enem,32,provas espcex,3,provas espm,3,provas famema,15,provas famerp,8,provas faseh,1,provas fatec,20,provas fdsbc,2,provas fei,2,provas fepese,9,provas fgv,8,provas fmabc,2,provas fundatec,3,provas fuvest,11,provas iades,2,provas ieses,3,provas ifba,1,provas ifce,2,provas ifmg,3,provas ifnmg,1,provas ifpi,7,provas ifsul,9,provas ifto,8,provas ime,1,provas ita,9,provas mackenzie,15,provas nível fundamental,2,provas nível médio,20,provas nível superior,129,provas oab,198,provas puc,8,provas pucgo,1,provas pucrj,1,provas quadrix,2,provas reis&reis,1,provas residencia,38,provas revalida,4,provas santa casa,7,provas uece,14,provas ueg,7,provas uel,4,provas uem,3,provas uema,4,provas uerj,2,provas ufac,5,provas ufrgs,1,provas unemat,1,provas unesc,7,provas unesp,6,provas unicamp,8,provas unicesumar,2,provas uniceub,2,provas unichristus,5,provas unifenas,5,provas unifesp,20,provas unifor,6,provas unioeste,2,provas unip,1,provas unirg,6,provas unitins,2,provas upe,13,provas usp,39,provas vestibular,368,provas vunesp,1,psicologia,35,publicidade e propaganda,3,publieditorial,2,puc-go,3,puc-pr,2,puc-rs,106,puc-sp,69,pucrj,1,questão agirh,34,questão alemao,8,questão anasem,60,questão arquitetura e urbanismo,87,questão atualidades,35,questão automação industrial,26,questão auxiliar judiciário,48,questão avmoreira,59,questão cecierj,64,questão cederj,128,questão cespe,221,questão comercio exterior,27,questão computação,136,questão comunicação social,24,questão construção de edifícios,27,questão coronavirus,25,questão crespe,659,questão da access,40,questão da agirh,60,questão da albert einstein,397,questão da ameosc,40,questão da amrigs,180,questão da aocp,50,questão da avança sp,110,questão da cebraspe,60,questão da cesgranrio,212,questão da espcex,399,questão da famema,481,questão da famerp,50,questão da fasa,102,questão da fatec,1199,questão da fau,96,questão da fcc,340,questão da fepese,340,questão da fgv,2413,questão da fmabc,120,questão da fuvest,1029,questão da mackenzie,518,questão da oab,3218,questão da obmep,193,questão da puc-pr,103,questão da puc-sp,243,questão da santa casa,400,questão da uece,932,questão da ueg,324,questão da uel,385,questão da uema,287,questão da uemg,115,questão da uerj,140,questão da ufac,209,questão da ufrgs,25,questão da unesc,68,questão da unesp,821,questão da unicamp,659,questão da unicentro,155,questão da unicesumar,75,questão da uniceub,108,questão da unichristus,381,questão da unifenas,298,questão da unifesp,830,questão da unifor,322,questão da unioeste,80,questão da unip,49,questão da unirg,357,questão da unitins,101,questão da usp,964,questão da vunesp,60,questão de administração,151,questão de administração financeira,6,questão de administração financeira e orçamentária,7,questão de administração orçamentária,6,questão de administração pública,34,questão de agronomia,124,questão de análise das demonstrações contábeis,2,questão de análise de dados,17,questão de anatomia,20,questão de arte,70,questão de artes,25,questão de artes visuais,30,questão de auditoria,25,questão de auditoria governamental,7,questão de biblioteconomia,39,questão de biologia,1378,questão de biomedicina,204,questão de braille,10,questão de ciências,765,questão de ciências biológicas,35,questão de ciências contábeis,104,questão de ciências da computação,86,questão de ciências da saúde,20,questão de ciências econômicas,107,questão de ciências humanas,79,questão de ciências naturais,103,questão de ciências sociais,86,questão de cirurgia cardiovascular,30,questão de computação,57,questão de concurso,7536,questão de conhecimento geral,15,questão de contabilidade,349,questão de contabilidade do setor publico,5,questão de controle externo,6,questão de criminologia,5,questão de defesa do consumidor,10,questão de design,116,questão de design de moda,53,questão de dietética,40,questão de direito,3097,questão de direito administrativo,268,questão de direito administrativo e constitucional,10,questão de direito ambiental,21,questão de direito civil,208,questão de direito constitucional,265,questão de direito da criança e do adolescente,5,questão de direito da pessoa com deficiência,3,questão de direito do consumidor,5,questão de direito do trabalho,130,questão de direito eleitoral,7,questão de direito empresarial,139,questão de direito financeiro,28,questão de direito penal,207,questão de direito penal militar,6,questão de direito previdenciario,10,questão de direito processual civil,70,questão de direito processual do trabalho,5,questão de direito processual penal,71,questão de direito tributário,178,questão de direito urbanistico,8,questão de direitos humanos,4,questão de economia do setor público,4,questão de educação física,237,questão de enfermagem,222,questão de engenharia civil,69,questão de engenharia da computação,91,questão de engenharia de produção,47,questão de escriturário,10,questão de espanhol,612,questão de estatistica,35,questão de farmácia,239,questão de filosofia,319,questão de física,1692,questão de física médica,55,questão de fisioterapia,205,questão de fonoaudiologia,151,questão de frances,139,questão de geografia,1475,questão de gestão ambiental,37,questão de gestão de recursos humanos,40,questão de gestão financeira,81,questão de gestão hospitalar,54,questão de governança e gestão,40,questão de história,2003,questão de informática,179,questão de inglês,1465,questão de jornalismo,168,questão de legislação,246,questão de legislação penal,15,questão de legislação tributária,23,questão de licenciatura,57,questão de literatura,374,questão de marketing,54,questão de matemática,3358,questão de medicina,1631,questão de medicina legal,25,questão de medicina veterinária,192,questão de música,36,questão de necropsia,20,questão de neurologia pediátrica,30,questão de nutrição,301,questão de odontologia,152,questão de pedagogia,92,questão de planejamento e orçamento público,30,questão de português,4306,questão de processo legislativo,5,questão de processos gerenciais,47,questão de psicologia,340,questão de publicidade e propaganda,54,questão de química,1575,questão de raciocínio lógico,185,questão de radiologia,79,questão de redação,2,questão de relações internacionais,75,questão de saúde pública,50,questão de secretariado executivo,107,questão de segurança pública,5,questão de servico social,101,questão de serviço social,88,questão de sistema normativo anticorrupção,5,questão de sistemas de informação,30,questão de sociologia,197,questão de teatro,48,questão de tecnologia em agronegocio,53,questão de tecnologia em análise e desenvolvimento de sistemas,30,questão de tecnologia em análise e desenvolvimentos,24,questão de tecnologia em gestão e tecnologia da informação,30,questão de tecnologia em redes de computadores,57,questão de terapia ocupacional,153,questão de turismo,83,questão de vestibular,23557,questão de zootecnia,77,questão design de interiores,26,questão design gráfico,25,questão detran,96,questão do cefetmg,1736,questão do cfc,442,questão do enade,5427,questão do enare,50,questão do encceja,1110,questão do enem,2809,questão do ifba,62,questão do iff,53,questão do ifnmg,26,questão do ifpi,472,questão do ime,40,questão do ita,405,questão do liceu piauiense,30,questão do mackenzie,743,questão do revalida,405,questão engenharia,55,questão engenharia ambiental,27,questão engenharia civil,27,questão engenharia de alimentos,27,questão engenharia de controle e automacao,27,questão engenharia eletrica,27,questão engenharia florestal,27,questão engenharia mecânica,27,questão engenharia quimica,27,questão espm,239,questão faculdade dinamica,108,questão fadip,54,questão fagoc,50,questão famerp,700,questão faseh,60,questão fdsbc,100,questão fei,210,questão fiscal,40,questão fmo,90,questão funcern,240,questão fundatec,149,questão gastronomia,26,questão gestao comercial,26,questão gestão de qualidade,27,questão gestão pública,26,questão iades,60,questão iave,60,questão ibade,107,questão idib,40,questão ieses,190,questão ifce,90,questão ifmg,126,questão ifmt,110,questão ifsul,357,questão ifto,361,questão italiano,8,questão letras,65,questão lógica,5,questão logística,27,questão multidisciplinar,68,questão nucepe,46,questão obras e postura,28,questão processo do trabalho,10,questão processo tributario,15,questão pucgo,126,questão pucrj,70,questão quadrix,80,questão slmandic,70,questão técnico agrícola,15,questão tecnologia em alimentos,27,questão tecnologia em manutenção industrial,27,questão tecnologia em saneamento ambiental,25,questão tecnologia estética e cosmetica,27,questão tecnologia seguranca do trabalho,27,questão tecnólogo de ti,30,questão teologia,27,questão ucb,106,questão udesc,106,questão uem,186,questão uepg,69,questão uespi,127,questão ufpe,50,questão ufpr,30,questão ufsc,116,questão unemat,77,questão unifaminas,54,questão unifenas,81,questão unifil,29,questão unimontes,3,questão uninassau,90,questão unioeste,81,questão univesp,114,questão upe,872,questão urologia,15,questão web design,40,questões,47061,quimica,66,raciocínio lógico,7,radiologia,4,redacao,158,Reflexão In Texto,8,relações internacionais,3,religiao,5,resumo,5,revalida,6,rhinsight,8,saeb,2,santacasa,91,saude publica,2,secretariado executivo,4,seguranca do trabalho,1,serviço social,8,sesc,1,sexto ano,1,silabas,18,simulado,2,sisu,2,slmandic,2,Sobre o tratamento do hipotireoidismo,1,sociologia,14,teatro,2,técnico agrícola,1,tecnologia em agroindustria,1,tecnologia em agronegocio,2,tecnologia em alimentos,1,teologia,1,terapia ocupacional,5,textos,45,textos paradidáticos,1,trechos,1,turismo,6,uber,1,ucb,10,udesc,14,uece,48,ueg,7,uel,24,uem,3,uema,9,uemg,13,uepg,3,uerj,73,uespi,3,ufam,3,ufc,2,ufes,2,uffs,4,ufg,1,ufgd,63,ufma,1,ufmg,1,ufpa,1,ufpi,2,ufpr,1,ufrgs,2,ufrn,2,ufsc,5,ufscar,1,uftm,188,unb,1,unemat,2,unesp,17,unicamp,19,unicentro,14,unicesumar,2,uniceub,4,unichristus,14,unifaminas,1,unifenas,7,unifesp,39,unifor,11,uninassau,3,uninove,1,unioeste,5,unip,1,unirg,10,unirv,41,unitins,4,univesp,2,upe,21,urbanismo,1,usp,41,vestibular,855,videos,5,vivo,1,vunesp,1,zootecnia,5,
ltr
item
INDAGAÇÃO: Prova da UPE 2021 3ª fase – 2º dia com Gabarito
Prova da UPE 2021 3ª fase – 2º dia com Gabarito
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEiaOHLrxaMro1s2NT1sDxzc1qaak72wCrF6g3C5kOG-_x66rKF6V5BPb9zmwOy2P-vrKliVOAkuB74mXjuyfahF2Q0J-YHPCFr584y_hW0mAaWIteo06RyX5hxPDVhRc8eo3WFg36Hbh7FxsSwv2qd9jGIsu-5AnclawA0mdkR9otISWidFMopIOeTrBQ/s16000/UPE%2000.jpg
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEiaOHLrxaMro1s2NT1sDxzc1qaak72wCrF6g3C5kOG-_x66rKF6V5BPb9zmwOy2P-vrKliVOAkuB74mXjuyfahF2Q0J-YHPCFr584y_hW0mAaWIteo06RyX5hxPDVhRc8eo3WFg36Hbh7FxsSwv2qd9jGIsu-5AnclawA0mdkR9otISWidFMopIOeTrBQ/s72-c/UPE%2000.jpg
INDAGAÇÃO
https://www.indagacao.com.br/2022/06/prova-da-upe-2021-3-fase-2-dia-com-gabarito.html
https://www.indagacao.com.br/
https://www.indagacao.com.br/
https://www.indagacao.com.br/2022/06/prova-da-upe-2021-3-fase-2-dia-com-gabarito.html
true
3110492279122331237
UTF-8
Todas as Postagens Não foram encontradas postagens VEJA TODOS Leia Mais Resposta Cancelar resposta Deletar Por Home PAGINAS POSTS Veja todos RECOMENDADOS PARA VOCÊ Tudo Sobre ARQUIVOS BUSCAR TODOS OS POSTS Nenhuma postagem foi encontrada Voltar para Home Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sab Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Maio Jun Jul Ago Sep Out Nov Dez Agora mesmo 1 minuto atrás $$1$$ minutos agora 1 hora atrás $$1$$ horas atrás Ontem $$1$$ dias atrás $$1$$ semanas atrás mais de 5 semanas atrás Seguidores Seguir CONTEÚDO PREMIUM BLOQUEADO PASSO 1: Compartilhar em uma rede social PASSO 2: Clique no link na sua rede social Copiar todo o código Selecionar todo o código Todos os códigos foram copiados Não é possível copiar os códigos / textos, pressione [CTRL] + [C] para copiar Tabela de conteúdo