A estrutura de qualquer ecossistema sempre apresenta três categorias de organismos que ocupam níveis

UFGD 2013 - QUESTÃO 03
A estrutura de qualquer ecossistema sempre apresenta três categorias de organismos que ocupam níveis tróficos distintos, conforme o esquema que se segue.

A estrutura de qualquer ecossistema sempre apresenta três categorias de organismos que ocupam níveis tróficos distintos, conforme o esquema que se segue.

Analisando as alternativas propostas, é possível afirmar que 

I. a energia absorvida pelo produtor é transferida para todos os níveis da cadeia trófica e tende a diminuir nesse processo de transferência, sendo o consumidor 3 o que recebe menor quantidade de energia.

II. a biomassa disponível para os consumidores 1, 2 e 3 resulta da produtividade primária líquida (total de biomassa produzida pela planta – biomassa consumida no processo de respiração da planta). Portanto, quanto mais curta a cadeia trófica, maior a quantidade de energia disponível para os níveis tróficos mais elevados.

III. se ocorrer a aplicação de um tipo de Poluente Orgânico Persistente (que tem a capacidade de bioacumular em organismos vivos e causam toxidez) em uma área de lavoura de soja que estava sendo atacada por pragas, é possível afirmar que o decompositor é o que apresentará maior concentração de poluentes em seu organismo.

IV. os decompositores têm como nicho ecológico degradar os restos de plantas, animais e demais matéria orgânica presente na cadeia trófica, devolvendo ao meio ambiente sais minerais e outros nutrientes que serão utilizados pelos produtores.

V. as cadeias tróficas aquáticas sofrem influência direta dos fatores abióticos temperatura, pH, oxigênio, gás carbônico e sais minerais dissolvidos, afetando principalmente os decompositores.

Está correto apenas o que se afirma em

(A) I, II e V.
(B) I, II e IV.
(C) I, III e V.
(D) II, III e IV.
(E) II, III e V.

QUESTÃO ANTERIOR:

GABARITO:
(B) I, II e IV.

RESOLUÇÃO:
Não temos resolução para essa questão! Você sabe explicar? Copie o link dessa página e envie sua resolução clicando AQUI!

PRÓXIMA QUESTÃO:

QUESTÃO DISPONÍVEL EM:

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.