A necrose caseosa é assim chamada porque as áreas de necrose, macroscopicamente, assemelham-se à massa de queijo (do latim, caseus)

UNICESUMAR 2022.2 - QUESTÃO 38
A necrose caseosa é assim chamada porque as áreas de necrose, macroscopicamente, assemelham-se à massa de queijo (do latim, caseus). Sobre esse tipo de necrose, é correto afirmar que

(A) após algumas horas, a zona necrosada adquire consistência mole, semifluída ou mesmo liquefeita. É comum após necrose do tecido nervoso, na glândula suprarrenal e na mucosa gástrica.

(B) é comum na tuberculose e decorre de mecanismos imunitários de agressão envolvendo macrófagos e linfócitos T.

(C) o tecido necrosado assume aspecto compacto e elástico como borracha (goma) e é mais comumente encontrada na sífilis tardia ou terciária.

(D) é encontrada na pancreatite aguda necro-hemorrágica por extravasamento de enzimas digestivas do pâncreas exócrino, com ação de lipases sobre triglicerídeos, provocando saponificação.

(E) é comum em extremidades como dedos e nariz. Surge normalmente em decorrência de processos isquêmicos como no diabetes.

QUESTÃO ANTERIOR:

GABARITO:
(B) é comum na tuberculose e decorre de mecanismos imunitários de agressão envolvendo macrófagos e linfócitos T.

RESOLUÇÃO:
Não temos resolução para essa questão! Você sabe explicar? Copie o link dessa página e envie sua resolução clicando AQUI!

PRÓXIMA QUESTÃO:

QUESTÃO DISPONÍVEL EM:

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.