A operação Barba Ruiva, código com que os nazistas chamaram a invasão da União Soviética, teve

UFGD 2022 - QUESTÃO 32
A operação Barba Ruiva, código com que os nazistas chamaram a invasão da União Soviética, teve início em 22 de junho de 1941. Começava então o enfrentamento mais decisivo da Segunda Guerra Mundial que só terminou com a conquista de Berlim e o fim da guerra em maio de 1945, quase quatro anos depois. 
REIS FILHO, Daniel Aarão. As Revoluções Russas e o
Socialismo Soviético. São Paulo: Editora Unesp, 2003. p. 103.

Travada entre 1939 e 1945, a Segunda Guerra Mundial opôs os países do Eixo Alemanha, Itália e Japão aos países aliados, sendo as principais potências do bloco: Reino Unido, França, União Soviética e Estados Unidos da América. O front da Europa Oriental foi o teatro de guerra entre a Alemanha Nazista e a União Soviética. No que se refere ao conflito entre essas duas potências, durante a Segunda Guerra Mundial, assinale a alternativa correta.

(A) Foi irrelevante para o desfecho da Segunda Guerra Mundial, pois a Alemanha só foi derrotada após a contundente ação das Forças Armadas Francesas que ocuparam Berlim em 1945, pondo fim ao conflito.

(B) Alemanha e União Soviética, em agosto de 1939, assinaram o Pacto Ribbentrop-Molotov ou Pacto de Não Agressão Germano-Soviético. O pacto foi integralmente respeitado por Hitler. Entretanto, foi quebrado pela União Soviética quando Stalin decidiu ocupar Berlim em 1941. 

(C) A Batalha de Stalingrado foi a maior e mais sangrenta da Segunda Guerra Mundial. Após meses de combates, em fevereiro de 1943, os soviéticos saíram vitoriosos, o que provocou uma reviravolta nos rumos da Segunda Guerra Mundial.

(D) A Alemanha Nazista foi aniquilada por forças soviéticas em 1945. Todavia, isso só foi possível devido ao apoio que os soviéticos receberam de soldados mercenários recrutados na África Subsaariana e na Indonésia, países do bloco socialista, pois o efetivo do Exército Vermelho era pequeno e militarmente despreparado. 

(E) Em junho de 1941, o Exército Alemão iniciou sua ofensiva em território soviético culminando na ocupação de Moscou em dezembro de 1941. Stalin e seus principais generais foram obrigados a se refugiarem na Sibéria, de onde se reorganizaram para tomar Berlim em 1945.

QUESTÃO ANTERIOR:

GABARITO:
(C) A Batalha de Stalingrado foi a maior e mais sangrenta da Segunda Guerra Mundial. Após meses de combates, em fevereiro de 1943, os soviéticos saíram vitoriosos, o que provocou uma reviravolta nos rumos da Segunda Guerra Mundial.

RESOLUÇÃO:
Não temos resolução para essa questão! Você sabe explicar? Copie o link dessa página e envie sua resolução clicando AQUI!

PRÓXIMA QUESTÃO:

QUESTÃO DISPONÍVEL EM:

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.