Excrescência. No dicionário está “demasia, excesso, superfluidade”. Coisa descartável. Que não faz

Excrescência. No dicionário está “demasia, excesso, superfluidade”. Coisa descartável. Que não faz
Leia o texto a seguir para responder às questões 49 e 50.

DESCARTÁVEIS

Excrescência. No dicionário está “demasia, excesso, superfluidade”. Coisa descartávelQue não faz falta. Que deve ser eliminada. Massacres como o de Carandiru, da Candelária e de Vigário Geral não são aberrações. Mesmo descontadas a estupidez humana, a insensibilização pela miséria, a certeza da impunidade ou da deficiência do disfarce ou da desculpa, um bando de extermínio não age com este descaso pela vida e pelas consequências dos seus atos se não sabe que o descaso é compartilhado, se não se sente implicitamente autorizado.

A autorização explícita é óbvia: a do comerciante que encomenda a morte do pivete incômodo, a do comandante que acha que a repressão clandestina é necessária porque a legal é insuficiente, a do cidadão que acha que a polícia tem que matar mesmo para ele poder andar na rua e dispor da sua propriedade sossegado, a do espírito da corporação que exige vingança, etc. A autorização implícita é outra questão, e não tem a ver só com a tragédia social brasileira e a brutalização e a hipocrisia que ela gera. É o sentimento generalizado, mesmo que não seja dito, que a maior parte da população do mundo é lixo. Excrescência, irrecuperável, condenada a jamais ser outra coisa.

Esta não é certamente uma constatação nova, e nem qualquer utopista social chegou a imaginar que o contrário era completamente viável. A novidade é que hoje se admite pensar o mundo a partir dela. Já se pode dormir com ela. Os países desenvolvidos já podem erguer barreiras mais rigorosas contra imigrantes pobres sem ferir suas convicções liberais, embora, claro, não aprovem quando os neonazistas alemães queimam turcos e produzem seus próprios carandirus. A ordem econômica mundial está baseada na invensibilidade de a maior parte do planeta ser habitada por lixo irreciclável.

Ser “politicamente correto” hoje é dizer o que ninguém mais pensa – sobre raças, sobre os pobres, sobre compaixão e consciência – para não parecer insensível, mas com o acordo tácito de que só se está preservando a convenção, que o vocabulário dos bons sentimentos finalmente substituiu os bons sentimentos por completo. É a intuição destes novos tempos sem remorso que move os exterminadores tanto quanto a aprovação dos imbecis nacionais. Não faz sentido dizer que a maioria das pessoas chacinadas em Vigário Geral não tinha ficha na polícia. Não existe lixo inocente ou culpado. O que está no lixo é lixo. Demasia. Excesso. Superfluidade. Excrescência.
VERÍSSIMO, L. F. Descartáveis Disponível em:
<http://literal.terra.com.br/verissimo>. Acesso em: 27/11/2008.

UFGD 2009 - QUESTÃO 49
Marque a alternativa incorreta.

(A) De acordo com o texto, há uma conivência geral velada que ratifica atitudes mesquinhas e violentas em relação à vida.

(B) Segundo o texto, além da estupidez humana, da insensibilização pela miséria, da certeza da impunidade ou da deficiência do disfarce ou da desculpa, há autorizações explícitas e implícitas que alimentam massacres como os de Carandiru e da Candelária.

(C) O texto deixa claro que o consentimento explícito em torno da violência é pior do que o sentimento de que uma grande parcela da população mundial é lixo.

(D) O texto traz à tona o fato de países desenvolvidos serem excludentes em relação aos seus imigrantes e críticos em relação às práticas excludentes de outros países.

(E) Veríssimo critica o discurso “politicamente correto” que substitui as reflexões reais e os bons sentimentos em torno da questão da exclusão por palavras vazias.

QUESTÃO ANTERIOR:

GABARITO:
(C) O texto deixa claro que o consentimento explícito em torno da violência é pior do que o sentimento de que uma grande parcela da população mundial é lixo.

RESOLUÇÃO:
Não temos resolução para essa questão! Você sabe explicar? Copie o link dessa página e envie sua resolução clicando AQUI!

PRÓXIMA QUESTÃO:

QUESTÃO DISPONÍVEL EM:

COMENTÁRIOS

Todas as Postagens Não foram encontradas postagens VEJA TODOS Leia Mais Resposta Cancelar resposta Deletar Por Home PAGINAS POSTS Veja todos RECOMENDADOS PARA VOCÊ Tudo Sobre ARQUIVOS BUSCAR TODOS OS POSTS Nenhuma postagem foi encontrada Voltar para Home Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sab Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Maio Jun Jul Ago Sep Out Nov Dez Agora mesmo 1 minuto atrás $$1$$ minutos agora 1 hora atrás $$1$$ horas atrás Ontem $$1$$ dias atrás $$1$$ semanas atrás mais de 5 semanas atrás Seguidores Seguir CONTEÚDO PREMIUM BLOQUEADO PASSO 1: Compartilhar em uma rede social PASSO 2: Clique no link na sua rede social Copiar todo o código Selecionar todo o código Todos os códigos foram copiados Não é possível copiar os códigos / textos, pressione [CTRL] + [C] para copiar Tabela de conteúdo