O surgimento de variantes do novo coronavírus trouxe, de carona, dúvidas, especulações e até teorias

UFGD 2022 - QUESTÃO 39
PARA GERAR VARIANTES, VÍRUS REQUER TEMPO E OPORTUNIDADE
Natália Pasternak 

O surgimento de variantes do novo coronavírus trouxe, de carona, dúvidas, especulações e até teorias de conspiração. Mutações e variantes fazem parte da vida normal de todo microrganismo. Qualquer pessoa que tenha trabalhado em um laboratório de microbiologia já teve a oportunidade de ver a evolução acontecendo em tempo real. Variantes deste vírus, portanto, não são nenhuma surpresa. […]. Mas se tivéssemos feito a lição de casa, usando máscaras, evitando aglomerações e cumprido o distanciamento, seria muito mais difícil surgirem variantes e, caso surgissem, que se propagassem. Variantes não devem ser usadas como desculpas por governantes para se eximir da responsabilidade de conter a pandemia.
Disponível em: https://www.revistaquestaodeciencia.com.br/questao-de-fato/2021/
03/10/para-gerar-variantes-virus-requer-tempo-e-oportunidade. Acesso em: 05 ago. 2021.

Considerando o texto e os conhecimentos de evolução e genética, assinale a alternativa correta.

(A) A mudança de um nucleotídeo de uma molécula de RNA do vírus sempre modifica a estrutura de sua proteína, pois para cada códon há um aminoácido específico.

(B) Quanto maior for o tempo de replicação dos vírus, menor a probabilidade do surgimento de novas variantes.

(C) É possível que a seleção natural aja sobre variantes do novo coronavírus, selecionando aquelas que tenham mutações que aumentam sua transmissão.

(D) Conhecimentos evolutivos não têm relação com o estabelecimento de estratégias de diminuição da transmissão do novo coronavírus, como o uso de máscaras e de vacinas.

(E) Os vírus produzem mutações para se adaptarem quando são submetidos a condições desfavoráveis a eles.

QUESTÃO ANTERIOR:

GABARITO:
 (C) É possível que a seleção natural aja sobre variantes do novo coronavírus, selecionando aquelas que tenham mutações que aumentam sua transmissão.

RESOLUÇÃO:
Não temos resolução para essa questão! Você sabe explicar? Copie o link dessa página e envie sua resolução clicando AQUI!

PRÓXIMA QUESTÃO:

QUESTÃO DISPONÍVEL EM:

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.