Prova concurso Secretário Auxiliar (MPE-GO 2022) com Gabarito

Prova concurso Secretário Auxiliar (MPE-GO 2022) com Gabarito
Prova concurso Secretário Auxiliar (MPE-GO 2022) com Gabarito

Concurso: MPE-GO - 2022 - Secretário Auxiliar - Edital nº 002
Órgão/Instituição: Ministério Público - Góias
Banca/Organizadora: Ministério Público de Goiás
Cargo: Secretário Auxiliar
Escolaridade: Fundamenta

LÍNGUA PORTUGUESA

MPE-GO 2002 - QUESTÃO 01
Analise as sentenças a seguir:

I - Refiro-me àquelas pessoas que vieram e às que faltaram. 
II - O momento de silêncio era feito à meia-noite. 
III - Fiquei à distância de vinte metros.
IV - Irei à Itália no próximo ano.

Pode-se concluir que:

a) Apenas a sentença II não deve ter crase.
b) As sentenças II e III não devem ter crase.
c) Todas as sentenças devem ter crase.
d) Nenhuma das sentenças deve ter crase.


MPE-GO 2002 - QUESTÃO 02
De acordo com a norma culta, assinale a alternativa que contém as expressões que preenchem Corretamente as lacunas das frases abaixo:

I - O diretor já deu a ordem. Não vai __________? 
II - A professora pediu a você. Vá __________! 
III - Você ainda não pagou a dívida. Quando pretende __________?
IV - __________ que tudo por aqui corre como de costume.

a) obedecer-lhe – chamá-los – pagá-la – Informo-lhe.
b) obedecê-lo – chamá-lo – pagá-la – Informo-lhe.
c) obedecer-lhe – chamá-los – pagá-la – Informo-o.
d) obedecê-lo – chamá-lo – pagá-la – Informo-lhe.


Leia com atenção um fragmento extraído do romance denominado “O Cortiço”, escrito por Aluísio de Azevedo em 1890, como expressão do movimento naturalista do Brasil, para responder as perguntas abaixo:

Acovardado defronte destes raciocínios, contentou-se com uma simples separação de leitos, e os dois  passaram a dormir em quartos separados. Não comiam juntos, e mal trocavam entre si uma ou outra palavra constrangida, quando qualquer inesperado acaso os reunia a contragosto. Odiavam-se. Cada qual sentia pelo outro um profundo desprezo, que pouco a pouco se foi transformando em repugnância completa. O nascimento de Zulmira veio agravar ainda mais a situação; a pobre criança, em vez de servir de elo aos dois infelizes, foi antes um novo isolador que se estabeleceu entre eles. Estela amava-a menos do que lhe pedia o instinto materno por supô-la filha do marido, e este a detestava porque tinha convicção de não ser seu pai. Uma bela noite, porém, o Miranda, que era homem de sangue esperto e orçava então pelos seus trinta e cinco anos, sentiu-se em insuportável estado de lubricidade. Era tarde já e não havia em casa alguma criada que lhe pudesse valer. Lembrou-se da mulher, mas repeliu logo esta ideia com escrupulosa repugnância. 

Continuava a odiá-la. Entretanto, este mesmo fato de obrigação em que ele se colocou de não servir-se dela, a responsabilidade de desprezá-la, como que ainda mais lhe assanhava o desejo da carne, fazendo  da esposa infiel um fruto proibido. Afinal, coisa singular, posto que moralmente nada diminuísse a sua repugnância pela perjura, foi até o quarto dela. A mulher dormia a sono solto. Miranda entrou pé ante pé e  aproximou-se da cama. “Devia voltar!...pensou. Não lhe ficava bem aquilo!...” Mas o sangue latejava-lhe, reclamando-a. Ainda hesitou um instante, imóvel, a contemplá-la no seu desejo. Estela, como se o olhar do marido lhe apalpasse o corpo, torceu-se sobre o quadril da esquerda, repuxando com as coxas o lençol para a frente e patenteando uma nesga de nudez estofada e branca. O Miranda não pôde resistir, atirou-se contra ela, que, num pequeno sobressalto, mais de surpresa que de revolta, desviou-se, tornando logo e enfrentando com o marido. E deixou-se empolgar pelos rins, de olhos fechados, fingindo que continuava a dormir, sem a menor consciência de tudo aquilo.
Fonte:http://objdigital.bn.br/Acervo_Digital/Livros_eletronicos/cortico.p f. Acessado 03/06/2022

MPE-GO 2002 - QUESTÃO 03
Ao ler e interpretar atentamente o texto, acima reproduzido, não se pode concluir que:

a) O nascimento de Zulmira acentuou o sentimento de repugnância que Miranda e Estela nutriam um pelo outro.

b) Miranda e Estela formavam um casal que habitava na mesma residência em quartos separados.

c) Miranda repugnava Zulmira porque era apaixonado por Estela. 

d) Estela fingiu continuar dormindo quando Miranda foi até seu quarto e atirou-se contra ela.


MPE-GO 2002 - QUESTÃO 04
O vocábulo, utilizado no texto acima, denominado “lubricidade”, tem como sinônimo a seguinte palavra:

a) Vulnerabilidade.
b) Lascívia.
c) Debilidade.
d) Melindre.


Leia o texto abaixo para responder às questões 05 e 06:

Em 13 de maio de 2008, comemoraram-se os 120 anos da assinatura da lei Áurea pela princesa Isabel, que ocupava então a Regência do Império do Brasil, em virtude de um tratamento de saúde que seu pai, o imperador dom Pedro 2º, realizava na Europa. A data está um pouco desprestigiada desde a década de  1970, quando os movimentos negros brasileiros resolveram instituir um dia da consciência negra para  ressaltar o papel dos próprios negros no processo de sua emancipação. Assim, o dia 20 de novembro, que relembra a execução de Zumbi, seria um contraponto ao 13 de maio. De acordo com essa perspectiva, o 13 de maio seria uma data que representaria a abolição como um ato  de "generosidade" da elite branca e  transformaria a princesa na personagem principal da libertação dos escravos. Ao contrário, o 20 de novembro, homenageando Zumbi e o quilombo de Palmares, seria um símbolo da resistência e da combatividade dos negros, que, de fato, não aceitaram passivamente a escravidão. Aos poucos, o dia nacional da consciência negra ganhou prestígio, até ser incluído no calendário escolar brasileiro, pelo artigo  79-B, da lei 10.639, de 9 de janeiro de 2003, que incluiu no currículo escolar a obrigatoriedade da temática "história e cultura afro-brasileira". Tornou-se também, segundo a Agência Brasil, um feriado em 225 municípios brasileiros, inclusive São Paulo, a maior metrópole do país.

A questão que se pode levantar a partir disso é: há ou não motivos para a comemoração do 13 de maio? A efeméride tem, sim, seu valor histórico. Ela comemora a vitória do movimento abolicionista e do parlamento brasileiro. A campanha abolicionista, um dos maiores movimentos cívicos da história do Brasil, ao lado da  campanha pelas Diretas Já, atingiu o êxito no exato momento em que a princesa Isabel assinou a célebre lei. Por outro lado, é importante ter em mente que a história trata de fatos do passado, mas as interpretações desses fatos dependem da época em que elas são feitas. O significado dos fatos, portanto, varia de acordo com as gerações de historiadores que se debruçam sobre e, também, segundo a ideologia que está por trás de suas interpretações. Assim, o que se valoriza numa determinada época, pode simplesmente ser considerado menos importante ou até se pôr de lado numa ocasião posterior. Um outro exemplo da história ajuda a esclarecer a questão: a comemoração de 21 de abril, que relembra o martírio de Tiradentes só passou a existir após a Independência do Brasil. Enquanto éramos colônia portuguesa, Tiradentes não era considerado um herói, muito pelo contrário. 

Enfim, a lei Áurea serviu para libertar 700 mil escravos que ainda existiam no Brasil em 1888 e proibir a  escravidão no país. Independentemente disso, não se pode deixar de reconhecer que a abolição não resolveu diversas questões essenciais acerca da inclusão dos negros libertos na sociedade brasileira. Depois da lei Áurea, o Estado brasileiro não tomou medidas que favorecessem sua integração social, abandonando-os à própria sorte. Essa dívida social, porém, não pode ser imputada somente à princesa Isabel e à monarquia. A situação social dos negros não melhorou com a República. Sobre isso, o Estado só veio a se pronunciar com mais veemência no ano 2003, com a instituição da Secretaria Especial de Políticas de Promoção da Igualdade Racial, que tem desenvolvido projetos visando a inclusão social do negro. Apesar disso, as estatísticas do IBGE ainda registram grande desigualdade em relação a negros e brancos. Alguns exemplos referentes à educação são bastante significativos. Os dados mais recentes apontam a taxa de analfabetismo das pessoas com 15 anos de idade ou mais: 8,3% de brancos e 21% de negros.

A média de anos de estudo das pessoas com 10 anos de idade ou mais é de quase seis anos para os brancos e cerca de três e meio para negros. Enquanto 22,7% dos brancos com 18 anos ou mais concluíram  o ensino médio, somente o fizeram 13% dos negros.
(Fonte:https://educacao.uol.com.br/disciplinas/historia-brasil/lei-aurea-120-anos-o-13-de-maio-e-mesmo-uma-data-a-sercomemorada.html - acessado em 13/05/22).

MPE-GO 2002 - QUESTÃO 05
Assinale a alternativa que contém uma interpretação equivocada do texto:

a) A efeméride de 13/05, data da assinatura da lei Áurea, está um pouco desprestigiada desde a década  de 1970, quando os movimentos negros brasileiros resolveram instituir um dia da consciência negra para ressaltar o papel dos próprios negros no processo de sua emancipação.

b) O dia 20 de novembro, que relembra a execução de Zumbi, seria um contraponto ao 13 de maio, pois  esta seria uma data que representaria a abolição como uma benevolência da elite branca e transformaria uma pessoa branca na personagem principal da libertação dos escravos.

c) O dia nacional da consciência negra ganhou prestígio, até ser incluído no calendário escolar brasileiro,  pelo artigo 79-B, da Lei 10.639, de 9 de janeiro de 2003, que incluiu no currículo escolar a obrigatoriedade da temática "história e cultura afro-brasileira", diferente do dia 13 de maio que sequer pode virar feriado em nosso país.

d) A média de anos de estudo das pessoas com 10 anos de idade ou mais é de quase seis anos para os brancos e cerca de três e meio para negros. Enquanto 22,7% dos brancos com 18 anos ou mais concluíram o ensino médio, somente o fizeram 13% dos negros.


MPE-GO 2002 - QUESTÃO 06
Assinale a alternativa que contém informações não contidas no texto:

a) A data de 13 de maio, que comemora a assinatura da Lei Áurea pela princesa Isabel, tem seu valor  histórico, pois comemora a vitória do movimento abolicionista e do parlamento brasileiro.

b) A lei Áurea serviu para libertar 700 mil escravos que ainda existiam no Brasil em 1888 e proibir a escravidão no país. Independentemente disso, pode-se reconhecer que a abolição não resolveu diversas questões essenciais acerca da inclusão dos negros libertos na sociedade brasileira. Depois da lei Áurea, o Estado brasileiro foi omisso na adoção de medidas que favorecessem sua integração social, abandonando-os à própria sorte.

c) A campanha abolicionista foi um dos maiores movimentos cívicos da história do Brasil, ao lado da campanha pelas Diretas Já.

d) A situação social dos negros não melhorou com a República. Sobre isso, o Estado só veio a se  pronunciar com mais veemência no ano 2003, com a instituição da Secretaria Especial de Políticas de  Promoção da Igualdade Racial, que tem desenvolvido projetos visando a inclusão social do negro, com  ações afirmativas, precipuamente, a instituição de cotas em concursos públicos e vestibulares. Apesar  disso, as estatísticas do IBGE ainda registram grande desigualdade em relação a negros e brancos. Alguns exemplos referentes à educação são bastante significativos. Os dados mais recentes apontam a taxa de analfabetismo das pessoas com 15 anos de idade ou mais: 8,3% de brancos e 21% de negros.


MPE-GO 2002 - QUESTÃO 07
Analise a narrativa da seguinte situação e, em seguida, assinale a alternativa correta:

Aline, internada em um hospital, pede ao seu pai, por e-mail, que ele compre para ela o exemplar de um livro e verifique se nele foi publicado corretamente o artigo que ela havia escrito e, caso tenha sido publicado, que lhe envie ao hospital. Alguns dias depois, seu pai responde:  ‘Querida filha, não me esqueci o exemplar de seu livro. Já o comprei.” 

Na referida situação há uma falha de comunicação, que é devida ao seguinte fato:

a) Aline é pouco objetiva em sua solicitação.
b) O pai presta informações insuficientes a Aline.
c) O pai mentiu sobre o fato de ter comprado o exemplar de livro.
d) O pai constrói sua resposta com ambiguidade.


MPE-GO 2002 - QUESTÃO 08
Em um programa de entretenimento da televisão, a apresentadora afirmou sobre uma determinada cantora: ‘Ela tem muito dinheiro, mas é muito infeliz.’

A frase abaixo em que o termo “mas” apresenta idêntico significado ao deste caso é:

a) Mas você tá muito elegante e bem vestida, minha amiga!

b) Mas como você soube disso?

c) Não somente a tia mas os primos também compareceram.

d) O livro é bom, mas lento e monótono.


MPE-GO 2002 - QUESTÃO 09
Assinale a alternativa em que nem todas as palavras estão escritas de forma correta:

a) anarquizar – catalisar – frisar
b) paralisar – deslizar – amenizar 
c) alizar – motorizar – improvizar 
d) avisar – cicatrizar – matizar 


MPE-GO 2002 - QUESTÃO 10
Assinale a alternativa em que todas as palavras estão escritas de forma correta:

a) caixa – orichá – chícara 
b) vexame – xale – encharcar 
c) abacaxi – encherto – enxaguar 
d) enchame – enchaqueca – enxovalhar 


MATEMÁTICA

MPE-GO 2002 - QUESTÃO 11
Analise a seguinte expressão algébrica: 25x² + 10x + 1 Fatorando essa expressão, temos o seguinte resultado:

a) (5x + 1)²
b) x(25x + 10)
c) (x + 5) (1 + x)
d) 5x(5x + 2)


MPE-GO 2002 - QUESTÃO 12
Sobre o número 2, é correto afirmar que:

a) é um número composto, pois é divisível por 2.
b) é o único número natural par que é primo.
c) é um número primo, pois é o menor número par maior que 1.
d) não é primo por ter um único divisor, que é ele mesmo, e não é composto por ter menos de dois divisores.


MPE-GO 2002 - QUESTÃO 13
Em uma indústria, o setor de qualidade constatou que de um lote com 4.500 peças, 180 apresentavam algum defeito. Para um lote ser aprovado é necessário que o número de peças com defeito seja inferior a 3%. Neste caso, o lote foi aprovado ou reprovado?

a) Aprovado com 1% de peças com defeito.
b) Aprovado com 2% de peças com defeito.
c) Reprovado com 3% de peças com defeito.
d) Reprovado com 4% de peças com defeito.


MPE-GO 2002 - QUESTÃO 14
Uma empresa de ônibus dispõe de uma frota de 58 ônibus para atender à população de Goiânia-GO e Turvânia-GO. Para circular pela cidade de Goiânia-GO, os moradores contam com 40 desses ônibus. No entanto, se quiserem ir de uma cidade para outra, contam com 12 ônibus, que circulam em Goiânia-GO e Turvânia-GO. A quantidade de ônibus que essa empresa oferece aos moradores de Turvânia-GO é de:

a) 6.
b) 18.
c) 26.
d) 30.


MPE-GO 2002 - QUESTÃO 15
Um tênis custa R$400,00 e é vendido com descontos sucessivos de 10% e 7%. 
Qual é o preço de venda do tênis após esses descontos?

a) R$332,00 
b) R$334,80
c) R$468,00
d) R$360,00


HISTÓRIA DO BRASIL

MPE-GO 2002 - QUESTÃO 16
A Revolução Pernambucana de 1817 foi um movimento que aconteceu na Capitania de Pernambuco durante o período colonial do Brasil.

Acerca desse movimento, é correto afirmar, exceto:

a) Tratou-se de um movimento de caráter separatista e republicano, por meio do qual se manifestou a  insatisfação local com o controle de Portugal sobre a região e com as desigualdades sociais existentes.

b) A Revolução Pernambucana foi um movimento que se inspirou nos ideais liberais difundidos à época pelo Iluminismo.

c) A Revolução Pernambucana, apesar de conseguir superar a fase conspiratória e deflagrar, de fato, a revolução, não evoluiu sequer para a instalação de um governo provisório.

d) A Revolução Pernambucana iniciou-se no dia 6 de março de 1817 e a derrota dos revolucionários aconteceu oficialmente no dia 20 de maio de 1817, com os principais nomes da Revolução Pernambucana sendo severamente punidos.


MPE-GO 2002 - QUESTÃO 17
Assinale a alternativa correta acerca da Constituição de 1824:
 
a) Dom Pedro I recebeu amplos poderes por meio da Constituição de 1824, governando o Império brasileiro de forma democrática.

b) A Constituição de 1824 estabeleceu no Brasil uma monarquia constitucional hereditária e representativa.

c) A Constituição de 1824 instalou o Poder Moderador, o voto secreto e democrático, o catolicismo como religião oficial do Estado, entre outras medidas.

d) A Constituição de 1824 foi outorgada pela Assembleia Constituinte de 1823.


MPE-GO 2002 - QUESTÃO 18
A Primeira República ficou muito marcada por diferentes movimentos sociais e pequenos conflitos que eclodiram, manifestando a insatisfação popular e os diferentes interesses em disputa em nossa sociedade. Entre os movimentos listados a seguir, qual não se passou durante a Primeira República:

a) Revolução Praieira
b) Revolução Federalista
c) Revolta da Armada
d) Revolta da Chibata


MPE-GO 2002 - QUESTÃO 19
“Trata-se de doutrina e prática política consistente em fazer a defesa das camadas menos privilegiadas da população, explorando suas emoções e simpatias com objetivos políticos. No Brasil, surgiu com Getúlio Vargas e os políticos a ele relacionados. Getúlio Vargas manipulava as vontades do povo, da oligarquia  cafeeira e da burguesia industrial que então surgia, e assim manteve o poder por quinze anos.” O texto refere-se a (ao):

a) Nacionalismo.
b) Fascismo.
c) Populismo.
d) Democracia.


MPE-GO 2002 - QUESTÃO 20
Os direitos políticos são prerrogativas relacionadas à cidadania, isto é, atributos assegurados a uma determinada categoria de nacionais, os cidadãos, que oportunizam a participação no Governo do país. 

Nesse contexto e com base na Constituição da República de 1988, assinale a opção correta acerca das  seguintes assertivas:

I – A soberania popular será exercida pelo sufrágio universal e pelo voto direto e secreto, com valor igual  para todos, e, nos termos da lei, mediante plebiscito, referendo e iniciativa popular.

II – O alistamento eleitoral e o voto são obrigatórios para os maiores de dezoito anos.

III – O alistamento eleitoral e o voto são facultativos para os maiores de dezesseis e menores de dezoito  anos.

a) Apenas o item I está correto. 
b) Apenas o item III está correto. 
c) Apenas os itens I e II estão corretos. 
d) Os itens I, II e III estão corretos.


GEOGRAFIA

MPE-GO 2002 - QUESTÃO 21
Acerca da organização política e administrativa do Brasil, pode-se fazer as seguintes afirmações:

I - O Brasil é um país federativo formado por 5.570 municípios, 27 unidades da federação (26 estados mais o Distrito Federal) e a União.

II - Ser um país federativo significa que a organização político administrativa é contemplada por diferentes  níveis de governo, com diferentes níveis de autonomia para governar o seu respectivo território.

III - O federalismo garante uma autonomia com interdependência, ou seja, os governos locais como  estados e municípios são autônomos em relação ao governo central, que é a União, mas eles também interagem entre si e produzem ações conjuntas.

IV - A organização político-administrativa do Brasil se justifica diante da presença de heterogeneidades no  território, eis que a federação permite garantir a expressão dessas diversidades e ao mesmo tempo resguarda uma unidade entre elas.

a) Nenhuma das alternativas está correta.
b) Todas as alternativas estão corretas.
c) Apenas as alternativas I, II e III estão corretas. 
d) Apenas as alternativas II e III estão corretas.


MPE-GO 2002 - QUESTÃO 22
Assinale a alternativa correta acerca da paisagem cultural, também chamada de “paisagem humanizada” ou de “paisagem geográfica”:

a) A paisagem cultural não apresenta alteração ao longo do tempo.

b) A paisagem cultural é constituída apenas por elementos culturais, que são aqueles construídos (criados) ou modificados pela ação do ser humano. A paisagem cultural é, por conta disso, estática.

c) A paisagem cultural é resultado da interação dos seres humanos com o seu ambiente natural, e é  através delas que podemos perceber as diferentes formas com que a sociedade se relaciona com a natureza.

d) A paisagem cultural é aquela formada por elementos da natureza, os quais sofreram pouca ou nenhuma interferência da ação humana.


MPE-GO 2002 - QUESTÃO 23
Partindo de um ponto inicial A, Laura caminhou 4 km para leste, 2 km para sul, 3 km para leste, 6 km para  norte, 6 km para oeste e, finalmente, 1 km para sul, chegando no ponto B. Artur partiu do mesmo ponto A  de Laura percorrendo X km para norte e 1 km para a direção Y, chegando no mesmo ponto B em que  Laura chegou. Sendo Y uma das quatro direções da rosa dos ventos (norte, sul, leste ou oeste), X e Y são, respectivamente:

a) 6 e sul.
b) 2 e norte.
c) 4 e oeste.
d) 3 e leste.


MPE-GO 2002 - QUESTÃO 24
Sobre a sociedade de consumo, assinale a alternativa incorreta:

a) Sociedade de consumo é o tipo de sociedade que promove, encoraja ou reforça a escolha de um estilo de vida consumista, rejeitando todas as opções culturais alternativas.

b) A questão ambiental está diretamente relacionada ao conceito de sociedade de consumo, uma vez que um dos efeitos do consumismo é a ampliação da exploração de recursos naturais para a geração de matérias-primas, voltadas à fabricação de mais mercadorias.

c) A obsolescência perceptiva consiste em uma técnica de produção em que se busca que os produtos  tenham um prazo de utilização reduzido, em razão de terem se tornado inutilizáveis ou obsoletos,  objetivando que os consumidores os substituam por outros.

d) A mídia exerce papel fundamental na sociedade de consumo, servindo para a disseminação de produtos destinados ao mercado consumidor.


MPE-GO 2002 - QUESTÃO 25
Sobre os blocos econômicos, assinale a opção correta acerca das seguintes assertivas:

I – Em 1991, em Assunção, capital paraguaia, os então presidentes do Brasil, da Argentina, do Uruguai e do Paraguai assinaram um acordo que visava à formação de um Mercado Comum do Sul, o Mercosul. 

II – Em 1957, o Tratado de Roma criou a Comunidade Econômica Europeia (CEE), que passou a ser o mais importante bloco de integração visto até então.

III – O Tratado de Roma estabeleceu um ousado calendário de atividades, tais como a unificação  monetária, a criação da cidadania europeia e a livre circulação de pessoas no âmbito dos países que compõem a União Europeia.

a) Apenas o item I está correto. 
b) Apenas o item III está correto. 
c) Apenas os itens I e II estão corretos. 
d) Os itens I, II e III estão corretos.


INFORMÁTICA BÁSICA

MPE-GO 2002 - QUESTÃO 26
Para marcar pastas sequenciais de um arquivo, você aciona o botão esquerdo do mouse e a tecla de atalho:

a) Shift 
b) Tab
c) Ctrl
d) Alt


MPE-GO 2002 - QUESTÃO 27
Assinale a alternativa correta sobre o software livre:

a) O software livre requer permissão específica para que seus usuários e desenvolvedores tenham acesso ao código-fonte, para que possam realizar alterações da maneira que desejarem.

b) Software Livre corresponde a todo programa de computador que pode ser executado, copiado, modificado e redistribuído sem que haja a necessidade da autorização do seu proprietário para isso.

c) O software livre pode ser utilizado após o pagamento da licença ao desenvolvedor, além de permitir disponibilizar, estudar e editar o código-fonte do sistema.

d) A liberdade de executar o software livre consiste em se permitir que qualquer tipo de pessoa física ou  jurídica possa utilizá-lo em apenas um computador, sem nenhuma restrição imposta pelo fornecedor.


MPE-GO 2002 - QUESTÃO 28
No Google Chrome, o atalho Ctrl+Shift+N abre uma nova janela incógnita. Com relação a essa janela, assinale a afirmativa correta.

a) As informações de navegação do usuário não podem ser rastreadas.
b) Nenhuma informação sobre o histórico de navegação é armazenada.
c) O usuário não pode fazer download de arquivos.
d) Os dados enviados para os servidores são criptografados. 


MPE-GO 2002 - QUESTÃO 29
Analise a imagem seguinte, que consiste em uma janela de alerta exibida na tentativa de acesso a uma página web no navegador Firefox.

indagacao

A janela acima consiste em uma alerta de:

a) Certificado não confiável.
b) Navegação segura. 
c) Tentativa de transferência de malware para o computador do usuário.
d) Tentativa de transferência de malware para o servidor web.


MPE-GO 2002 - QUESTÃO 30
Assinale a opção correta acerca das seguintes assertivas:

I – Vírus é a denominação genérica de programa que infecta o computador podendo fazer cópia de si mesmo e tornar-se parte de outro programa. 

II – Spam é o envio de mensagens eletrônicas indesejadas ou não solicitadas, muito utilizado para a  propagação de outras ameaças. 

III – Phishing é a tentativa de roubo de informações por meio da clonagem de uma página confiável, tentando induzir o usuário ao erro, muito utilizada para apropriação de dados bancários, usuários e senhas.

a) Apenas o item I está correto.
b) Apenas o item III está correto.
c) Apenas os itens I e II estão corretos.
d) Os itens I, II e III estão corretos.


LEGISLAÇÃO APLICADA AO MINISTÉRIO PÚBLICO DO ESTADO DE GOIÁS

MPE-GO 2002 - QUESTÃO 31
Analise as assertivas a seguir e assinale a alternativa correta. 

De acordo com a Constituição da República, são funções institucionais do Ministério Público, dentre outras:

I - promover, privativamente, a ação penal pública, na forma da lei;

II - promover o inquérito civil e a ação civil pública, para a proteção do patrimônio público e social, do meio ambiente e de outros interesses difusos e coletivos

III - promover a ação de inconstitucionalidade ou representação para fins de intervenção da União e dos Estados, nos casos previstos na Constituição;

IV - requisitar diligências investigatórias e a instauração de inquérito policial, indicados os fundamentos jurídicos de suas manifestações processuais.

a) Nenhum item está correto.
b) Apenas os itens I e II estão corretos. 
c) Apenas os itens I, II e III estão corretos.
d) Todos os itens estão corretos


MPE-GO 2002 - QUESTÃO 32
Considerando a disciplina legal dada pela Lei Complementar Estadual 25/98, especificamente quanto à autonomia funcional, administrativa e financeira do Ministério Público do Estado de Goiás, podemos afirmar que:

I - Ao Ministério Público é assegurado praticar atos e decidir sobre a situação funcional e administrativa do pessoal, ativo e inativo, da carreira e dos serviços auxiliares, organizados em quadros próprios, bem ainda elaborar suas folhas de pagamento e expedir os competentes demonstrativos.
 
II - Cabe à instituição propor ao Poder Legislativo a criação e a extinção de seus cargos e de seus serviços auxiliares, bem como a fixação e o reajuste dos vencimentos e vantagens dos seus membros e de seus servidores.

III - As decisões do Ministério Público fundadas em sua autonomia funcional, administrativa e financeira, obedecidas as formalidades legais, têm eficácia plena e executoriedade imediata, ressalvada a competência constitucional dos Poderes Judiciário e Legislativo.

IV - Os órgãos do Ministério Público têm asseguradas instalações privativas nos edifícios onde exerçam suas funções, especialmente nos tribunais e nos fóruns, cabendo ao Juiz Diretor do Fórum a administração das dependências do MP na sede do foro local.

a) Nenhum item está correto.
b) Apenas os itens I e II estão corretos. 
c) Apenas os itens I, II e III estão corretos.
d) Todos os itens estão corretos.


MPE-GO 2002 - QUESTÃO 33
Acerca dos órgãos de assessoramento da Procuradoria Geral de Justiça do Ministério Público do Estado  de Goiás e suas respectivas atribuições/competências, nos termos da Lei Complementar Estadual 25/98,  podemos afirmar:

I - São órgãos de assessoramento da Procuradoria Geral de Justiça: Subprocurador-Geral de Justiça para  Assuntos Institucionais, Subprocurador-Geral de Justiça para Assuntos Administrativos, Subprocurador-Geral de Justiça para Assuntos Jurídicos, Gabinete de Planejamento e Gestão Integrada, Gabinete do Procurador-Geral de Justiça e Assessoria Especial. 

II - Ao Subprocurador-Geral de Justiça para Assuntos Institucionais compete, dentre outras funções, assistir ao Procurador-Geral de Justiça na promoção da integração dos órgãos de execução do Ministério  Público, visando estabelecer ações institucionais, bem ainda promover, sob orientação do Procurador-Geral de Justiça, a interlocução do Ministério Público com os Poderes do Estado e outros órgãos em assuntos de interesse da Instituição. 

III - O Subprocurador-Geral de Justiça para Assuntos Administrativos tem por função, dentre outras,  aprovar a indicação ou designar servidores para responderem pelo expediente das unidades subordinadas, em caráter permanente ou em substituição e supervisionar as atividades administrativas dos serviços auxiliares que envolvam membros do Ministério Público. 

IV - O Subprocurador-Geral de Justiça para Assuntos Jurídicos tem por atribuição coordenar os serviços  da Assessoria Jurídica e Administrativa, bem como auxiliar e orientar a elaboração do Plano Plurianual, da Lei de Diretrizes Orçamentárias e da proposta orçamentária do Ministério Público, observadas as diretrizes institucionais, e encaminhá-las ao Procurador-Geral de Justiça.

a) Nenhum item está correto. 
b) Apenas os itens I e II estão corretos. 
c) Apenas os itens I, II e III estão corretos.
d) Todos os itens estão corretos.


MPE-GO 2002 - QUESTÃO 34
Conforme estabelece a Resolução 09/2018, do Colégio de Procuradores de Justiça do Ministério Público  do Estado de Goiás, notícia de fato é qualquer demanda submetida à apreciação dos membros do Ministério Público, podendo ser formulada presencialmente ou não, entendendo-se como tal aquela obtida  com a realização de atendimentos, o recebimento de notícias, documentos, representações ou requerimentos dirigidos à atividade-fim do Ministério Público.

Acerca do arquivamento da notícia de fato, é incorreto afirmar:

a) A notícia de fato será arquivada quando o fato narrado já tiver sido objeto de investigação ou de ação judicial ou já se encontrar solucionado.

b) A notícia de fato será arquivada quando a lesão ao bem jurídico tutelado for manifestamente insignificante, nos termos de jurisprudência consolidada ou de orientação do Conselho Superior do Ministério Público ou for incompreensível.

c) A notícia de fato poderá ser arquivada quando seu objeto puder ser solucionado em atuação mais  ampla e mais resolutiva, mediante ações, projetos e programas alinhados ao Planejamento Estratégico de cada ramo do Ministério Público, com vistas à concretização da unidade institucional.

d) A notícia de fato será arquivada quando for desprovida de elementos de prova ou de informação mínimos para o início de uma apuração e o noticiante não atender à intimação para complementá-la.


MPE-GO 2002 - QUESTÃO 35
Assinale a alternativa que reúna os princípios institucionais do Ministério Público previstos na Constituição Federal:

a) unidade, indivisibilidade e vitaliciedade.
b) indivisibilidade, vitaliciedade e independência funcional.
c) independência funcional, inamovibilidade e unidade.
d) unidade, indivisibilidade e independência funcional.


MPE-GO 2002 - QUESTÃO 36
De acordo com o art. 49 da Lei Complementar Estadual de Goiás de nº 25/1998, o controle externo da  atividade policial será exercido por meio de medidas judiciais e extrajudiciais. Assinale a alternativa que  não corresponda a uma atuação, conferida ao membro do Ministério Público pelo referido dispositivo legal, para exercer o controle externo da atividade policial:

a) requisitar à autoridade competente a instauração de inquérito policial sobre a omissão ou fato ilícito  ocorrido no exercício da atividade policial, podendo acompanhá-lo e indicar provas.

b) ter acesso a documentos relativos à atividade fim policial, desde que haja emissão de decisão judicial autorizativa.

c) representar à autoridade competente pela adoção de providências para sanar a omissão indevida, prevenir ou corrigir ilegalidade ou abuso de poder.

d) ter livre ingresso em estabelecimentos policiais ou prisionais, civis e militares


MPE-GO 2002 - QUESTÃO 37
As alternativas abaixo relacionam-se às incumbências dos Centros de Apoio Operacional, previstas na Lei Complementar Estadual de Goiás nº 25/1998. Marque a alternativa que se enquadra nas competências previstas para os Centros de Apoio Operacional.

a) remeter semestralmente ao Procurador-Geral de Justiça relatório das atividades do Ministério Público relativas às suas áreas de atribuições.

b) encaminhar ao Procurador-Geral de Justiça e ao Corregedor-Geral do Ministério Público estatística anual e relatório mensal de suas atividades.

c) prestar auxílio aos órgãos de execução do Ministério Público na instrução de inquéritos civis ou na preparação e proposição de medidas processuais.

d) remeter informações técnico-jurídicas, com caráter vinculativo, aos órgãos ligados à sua atividade.


MPE-GO 2002 - QUESTÃO 38
Julgue as assertivas abaixo, que cuidam de matéria concernente à Lei Complementar Estadual de Goiás nº 25/1998, quanto à eleição do Corregedor-Geral do Ministério Público.

I - O Corregedor-Geral do Ministério Público será eleito, em votação secreta, pelo Conselho Superior do  Ministério Público, entre seus integrantes, para mandato de dois anos, em regime de dedicação exclusiva,  na primeira quinzena do mês que anteceder o término do mandato, permitida a reeleição, observado o mesmo procedimento.

II - O Corregedor-Geral e o Corregedor-Geral Substituto do Ministério Público serão nomeados por ato do  Procurador-Geral de Justiça e tomarão posse em sessão solene perante o Conselho Superior do Ministério  Público, a realizar-se no dia em que se encerrar o mandato de seu antecessor.

III - Em caso de renúncia ou impedimento do Corregedor-Geral do Ministério Público por mais de 60 (sessenta) dias consecutivos, o Conselho Superior do Ministério Público realizará nova eleição.

Assinale a alternativa que corresponde ao julgamento das assertivas:

a) I, II e III estão corretas.
b) II e III estão corretas.
c) I e III estão corretas.
d) I, II e III estão incorretas.


MPE-GO 2002 - QUESTÃO 39
Assinale a alternativa incorreta acerca da organização do Ministério Público do Estado de Goiás:

a) O Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado é órgão de execução do Ministério Público e órgão auxiliar, uma vez que o Grupo pode auxiliar os Promotores de Justiça do interior. 

b) Os Centros de Apoio Operacional são órgãos auxiliares do Ministério Público, já as Procuradorias de Justiça são órgãos de Administração.

c) O Colégio de Procuradores de Justiça é órgão da Administração Superior do Ministério Público e órgão de execução do Ministério Público, assim como o Conselho Superior.

d) A comissão de concurso é órgão auxiliar do Ministério Público, já a Corregedoria Geral é órgão da Administração Superior do Ministério Público.


MPE-GO 2002 - QUESTÃO 40
Acerca da escolha, nomeação e posse do Procurador-Geral de Justiça, assinale a alternativa incorreta:

a) O Procurador-Geral de Justiça tomará posse e entrará em exercício em sessão pública e solene do Colégio de Procuradores de Justiça, na data que completar o mandato de seu antecessor.

b) São inelegíveis ao cargo de Procurador-Geral de Justiça os membros do Ministério Público que se  encontrem afastados do exercício das funções, na forma prevista nos artigos 124 e 125 da Lei Complementar Estadual 25/98, nos 6 (seis) meses anteriores à data da eleição. 

c) O Procurador-Geral de Justiça fará declaração pública de bens no ato da posse, no meio e no término do mandato.

d) São inelegíveis ao cargo de Procurador-Geral de Justiça os membros do Ministério Público que estejam  cumprindo sanção aplicada em processo administrativo disciplinar, bem como os que, à data da eleição, não apresentarem declaração de regularidade dos serviços afetos a seu cargo.


MPE-GO 2002 - QUESTÃO 41
Acerca daquilo que dispõe a Resolução 07/18 do Colégio de Procuradores de Justiça do Ministério Público do Estado de Goiás, assinale a alternativa correta:

a) O inquérito civil, de natureza unilateral e facultativa, é procedimento investigatório e será instaurado  para apurar fato que possa autorizar a defesa dos interesses ou direitos difusos, coletivos e individuais homogêneos, nos termos da legislação aplicável, servindo para o exercício das atribuições inerentes às funções institucionais do Ministério Público.

b) O procedimento investigatório criminal será instaurado por portaria fundamentada, devidamente  registrada no sistema eletrônico ATENA e autuada, com a indicação dos fatos a serem investigados e  deverá conter, sempre que possível, o nome, o número de inscrição no cadastro de pessoas físicas ou  jurídicas e demais dados de qualificação de seu autor, bem como a determinação das diligências iniciais, se houver.

c) Em poder de qualquer notícia de fato de natureza criminal, o membro do Ministério Público promoverá a ação penal cabível ou instaurará procedimento investigatório criminal, não podendo promover seu arquivamento sem uma apuração prévia.

d) Se no curso do procedimento administrativo surgirem fatos que demandem a apuração de infração  penal ou que se destine à tutela de interesses ou direitos difusos, coletivos ou individuais homogêneos,  deverá o membro do Ministério Público instaurar o procedimento de investigação pertinente ou  encaminhar a notícia do fato e os elementos de informação a quem tiver atribuição para tanto.


MPE-GO 2002 - QUESTÃO 42
Assinale a alternativa incorreta:

a) O procedimento administrativo deverá ser concluído no prazo de 1 (um) ano, prorrogável pelo mesmo  prazo e quantas vezes forem necessárias, por decisão fundamentada de seu presidente, à vista da imprescindibilidade da realização de outros atos.

b) A recomendação será fundamentada, mediante a exposição dos argumentos fáticos e jurídicos  justificadores de sua expedição, devendo ser utilizada, preferencialmente, antes da propositura de ação  judicial. Não poderá ser expedida recomendação que tiver como destinatária a mesma parte e por objeto o mesmo pedido de ação judicial, salvo situações excepcionais justificadas por circunstâncias  de fato e de direito e pela natureza do bem defendido, devidamente motivadas e desde que não contrarie decisão judicial.

c) O compromisso de ajustamento de conduta é instrumento de garantia dos direitos e interesses difusos  e coletivos, individuais homogêneos e outros direitos de cuja defesa está incumbido o Ministério Público, com natureza de negócio jurídico que tem por finalidade a adequação da conduta às exigências legais e constitucionais, com eficácia de título executivo extrajudicial a partir da celebração.  É vedado ao órgão do Ministério Público fazer concessões que impliquem renúncia aos direitos ou  interesses difusos, coletivos e individuais homogêneos, cingindo-se a negociação à interpretação do direito para o caso concreto, à especificação das obrigações adequadas e necessárias, em especial o  modo, o tempo e o lugar de cumprimento, bem como à mitigação, à compensação e à indenização dos danos que não puderem ser recuperados.

d) O compromisso de ajustamento de conduta é instrumento de garantia dos direitos e interesses difusos e coletivos, individuais homogêneos e outros direitos de cuja defesa está incumbido o Ministério Público, com natureza de negócio jurídico que tem por finalidade a adequação da conduta às exigências legais e constitucionais, com eficácia de título executivo extrajudicial a partir da celebração. A celebração do compromisso de ajustamento de conduta só afasta a possível responsabilidade administrativa ou penal pelo mesmo fato, se constar expressamente no respectivo acordo extrajudicial.


MPE-GO 2002 - QUESTÃO 43
Segundo previsto na Resolução 09/2018, do Colégio de Procuradores de Justiça do Ministério Público do Estado de Goiás, o procedimento administrativo é o instrumento próprio da atividade-fim que se destina, dentre outras hipóteses também previstas na mencionada Resolução, a:

a) acompanhar o cumprimento das cláusulas do acordo de não persecução cível.
 
b) apurar fato que possa autorizar a defesa dos interesses ou direitos difusos, coletivos e individuais homogêneos, nos termos da legislação aplicável.

c) investigar fatos cíveis ou criminais imputados a determinada pessoa, em função de ilícito específico praticado.

d) promover a adequação de determinada conduta às exigências legais e constitucionais, passando, a  partir de sua celebração, a ter eficácia de título executivo extrajudicial.


MPE-GO 2002 - QUESTÃO 44
Conforme previsão da Resolução 09/2018, do Colégio de Procuradores de Justiça do Ministério Público  do Estado de Goiás, a arguição de suspeição ou de impedimento do presidente do inquérito civil será formalizada:

a) em peça própria, sendo posteriormente concedido prazo para apresentação das razões e apresentação da prova do fato constitutivo alegado.

b) oralmente, por meio de mídia audiovisual, oportunidade em que serão apresentadas as razões e a prova do fato constitutivo alegado, sob pena de não conhecimento.

c) em peça própria, acompanhada das respectivas razões e instruída com a prova do fato constitutivo alegado, sob pena de não conhecimento. 

d) em peça própria ou oralmente, acompanhada das respectivas razões e instruída com a prova do fato constitutivo alegado, sob pena de não conhecimento.


MPE-GO 2002 - QUESTÃO 45
Conforme previsão da Resolução 07/2018, do Colégio de Procuradores de Justiça do Ministério Público  do Estado de Goiás, a proposta de acordo de não persecução penal poderá ser proposta pelo membro do Ministério Público quando:

a) cominada pena mínima igual ou inferior a 4 (quatro) anos e o crime não for cometido com violência ou  grave ameaça a pessoa, o investigado confessar formal e circunstanciadamente a sua prática, além de outras condições, ajustadas cumulativamente.

b) cominada pena máxima inferior a 4 (quatro) anos e o crime não for cometido com violência ou grave  ameaça a pessoa, o investigado confessar formal e circunstanciadamente a sua prática, além de outras condições, ajustadas cumulativa ou alternativamente.

c) independentemente da quantidade de pena prevista abstratamente em lei, o crime não for cometido com violência ou grave ameaça a pessoa, o investigado confessar formal e circunstancialmente a sua prática, além de outras condições, ajustadas cumulativamente.

d) cominada pena mínima inferior a 4 (quatro) anos e o crime não for cometido com violência ou grave  ameaça a pessoa, o investigado confessar formal e circunstanciadamente a sua prática, além de outras condições, ajustadas cumulativa ou alternativamente.


MPE-GO 2002 - QUESTÃO 46
Assinale abaixo a única alternativa que não prevê hipótese de atribuição do Corregedor-Geral do Ministério  Público, nos moldes da Lei Complementar Estadual 25/98:

a) Integrar, como membro nato, o Conselho Superior do Ministério Público e o Colégio de Procuradores  de Justiça, sem direito a voto quando do julgamento de suas postulações e de recurso a que tenha  dado causa.

b) Propor, ao Conselho Superior do Ministério Público, reclamações quanto ao quadro geral de antiguidade do Ministério Público.

c) Decidir sobre a vitaliciedade de membros do Ministério Público. 

d) Elaborar o regulamento de estágio probatório e encaminhar ao Conselho Superior do Ministério Público para aprovação.


MPE-GO 2002 - QUESTÃO 47
Com base na Lei Estadual nº 14.810, de 01 de julho de 2004, assinale a opção correta acerca das seguintes assertivas:

I – O ingresso nas categorias do Quadro Permanente dar-se-á na classe e referência iniciais, mediante  concurso público de provas e títulos, sendo que o tempo de serviço prestado ao Ministério Público do Estado de Goiás será computado como título nos termos do respectivo edital.

II - Os servidores nomeados para cargo de provimento efetivo no âmbito da instituição ficarão sujeitos a  um período de estágio probatório de três (03) anos, durante o qual serão apurados os requisitos necessários para a aquisição da estabilidade.

III - O não atendimento dos requisitos necessários para aquisição de estabilidade implicará na instauração  de processo de exoneração do servidor nomeado, resguardada a ampla defesa e o contraditório.

a) Nenhum item está correto.
b) Apenas os itens I e II estão corretos.
c) Apenas os itens II e III estão corretos.
d) Os itens I, II e III estão corretos.


MPE-GO 2002 - QUESTÃO 48
Com base na Lei Estadual nº 14.810, de 01 de julho de 2004, assinale a opção correta acerca das seguintes assertivas:

I - O desenvolvimento dos servidores nas carreiras dos serviços auxiliares e administrativos do Ministério  Público do Estado de Goiás, nos termos da Lei Estadual nº 14.810/04, far-se-á mediante processos de promoção vertical e progressão funcional, sempre precedido de avaliação de desempenho.

II - Promoção vertical é a elevação do servidor de uma classe para a  imediatamente superior, dentro do mesmo cargo, da mesma categoria funcional e do mesmo grupo ocupacional.

III - Progressão horizontal é a mudança do servidor de uma referência de vencimento para a seguinte,  dentro da classe a que pertença e far-se-á por merecimento e antiguidade, alternadamente, observado o processo de avaliação de desempenho.

a) Nenhum item está correto.
b) Apenas os itens I e II estão corretos. 
c) Apenas os itens II e III estão corretos. 
d) Os itens I, II e III estão corretos.


MPE-GO 2002 - QUESTÃO 49
Com base na Lei Estadual nº 14.810, de 01 de julho de 2004, assinale a opção correta acerca das seguintes assertivas:

I - A Comissão Especial de Promoção será composta por três membros escolhidos pelo Procurador-Geral de Justiça e por três representantes dos servidores, escolhidos por seus pares para um mandato de dois anos.

II - A Comissão Especial de Promoção terá regulamento próprio aprovado por Ato do Procurador-Geral de Justiça.

III - Em nenhuma hipótese, os servidores integrantes da Comissão Especial de Promoção participarão dos  processos de promoção, progressão e avaliação de desempenho dos servidores dos Serviços Auxiliares do Ministério Público do Estado de Goiás.

a) Nenhum item está correto.
b) Apenas os itens I e II estão corretos. 
c) Apenas os itens II e III estão corretos. 
d) Os itens I, II e III estão corretos.


MPE-GO 2002 - QUESTÃO 50
Com base na Lei Estadual nº 14.810, de 01 de julho de 2004, assinale a opção correta acerca das seguintes assertivas:

I - O servidor fará jus, anualmente, a trinta dias de férias, que podem ser acumuladas, até o máximo de  dois períodos, no caso de necessidade do serviço, ressalvadas as hipóteses em que haja legislação específica.

II - Para o primeiro período aquisitivo de férias serão exigidos 12 (doze) meses de exercício.

III - É vedado levar à conta de férias qualquer falta injustificada ao serviço.

a) Nenhum item está correto.
b) Apenas os itens I e II estão corretos. 
c) Apenas os itens II e III estão corretos. 
d) Os itens I, II e III estão corretos.

COMENTÁRIOS

Nome

administração,9,administração financeira,1,administração orçamentária,1,administração pública,2,ads,39306,advogado,1,agricultura,1,agronomia,8,alberteinstein,26,alfabeto,5,amrigs,3,anasem,1,anatomia,2,aocp,142,arquitetura,1,arquitetura e urbanismo,6,arquivologia,1,arte,10,artes visucais,2,assistente social,2,atividade,288,atividade biologia,8,atividade ciências,68,atividade de português,57,atividade espanhol,17,atividade filosofia,5,atividade física,8,atividade fundamental,209,atividade geografia,6,atividade história,84,atividade inglês,2,atividade literatura,3,atividade matemática,27,atividade quimica,7,atividade sociologia,3,auditor fiscal,1,auditoria,1,autoajuda,1,auxiliar administrativo,3,auxiliar judiciário,1,bem-estar,13,biblioteconomia,4,biografia,1,biologia,65,biomedicina,11,bioquimica,1,blogger,3,bncc,12,bolsafamilia,1,braille,1,callfrom,1,carnaval,2,cecierj,5,cederj,5,cefetba,40,cefetmg,35,celebridades,1,celpebras,1,cesgranrio,52,cfc,13,ciência da computação,1,ciencias,85,ciências biológicas,1,ciências contábeis,21,ciências da saúde,1,ciências econômicas,5,ciências sociais,4,claudiogaleno,1,colunas,11,comercio exterior,1,computação,5,comunicação social,1,concurso,458,conhecimento específico,3,conscam,45,conta pra mim,41,contabilidade,13,contabilidade avançada,1,contabilidade de custos,1,contabilidade pública,10,contabilidadedecustos,1,contador,5,coronavirus,8,criminologia,1,cultura,30,curiosidade,5,datas comemorativas,25,declaracoes,6,desenhos,449,design,6,design de interiores,1,design de moda,1,design grafico,1,destaque,4,detran,2,devry,1,dietética,2,direito,160,direito administrativo,36,direito ambiental,2,direito civil,29,direito constitucional,36,direito do trabalho,27,direito eleitoral,1,direito empresarial,28,direito financeiro,1,direito penal,30,direito processual civil,1,direito processual do trabalho,1,direito processual penal,2,direito tributário,34,direitoadministrativo,2,direitocivil,3,direitos humanos,1,duvidas,5,economia,3,educação,55,educação física,19,educação infantil,347,eleicoes,1,enade,385,enare,1,encceja,44,enem,96,enfermagem,20,engenharia,4,engenharia ambiental,3,engenharia civil,4,engenharia da computação,4,engenharia de alimentos,3,engenharia de controle e automação,2,engenharia de produção,4,engenharia eletrica,3,engenharia florestal,3,engenharia mecanica,3,engenharia quimica,3,ensino fundamental,350,escola,1,espanhol,40,espcex,36,especial,1,espm,7,esportes,1,estatística,2,exame nacional,3,explicacao,48,facid,1,faculdade,30,faculdade dinamica,2,fadip,1,fagoc,2,famema,30,famerp,14,farmacia,12,fasa,9,faseh,1,fatec,29,fcc,107,fdsbc,4,fei,19,fgv,32,filosofia,25,fiscal de obras e posturas,1,fisica,66,física,1,fisioterapia,11,fmabc,5,fmo,2,fonoaudiologia,10,formação geral,8,formula1,1,fps,35,frances,7,frases,1,fuvest,24,gabaritos,35,gastronomia,2,geografia,77,gestao ambiental,3,gestão comercial,2,gestao de qualidade,1,gestao de recursos humanos,3,gestão financeira,3,gestao hospitalar,4,gestão pública,1,habilidades bncc,76,historia,177,ibade,5,ifba,1,ifce,12,iff,1,ifmg,3,ifmt,135,ifnmg,1,ifpe,66,ifpi,12,ifsul,67,ifto,12,imagens,96,ime,68,informatica,11,inglês,60,insper,52,instituto acesso,138,ita,22,jornalismo,16,legislação,10,legislação penal,1,legislação tributária municipal,13,lendas,23,letras,2,libras,2,liceu piauiense,1,literatura,23,lixo,12,logística,2,loja,3,mackenzie,28,marketing,3,matematica,123,matemática financeira,1,medicina,96,medicina legal,2,medicina veterinaria,11,meliuz,1,mtc,1,musica,4,música,1,natal,2,necropsia,1,normal superior,1,noticias,116,nubank,4,nutrição,15,o que e,3,oab,215,obmep,10,odontologia,12,outros,75,pedagogia,7,piaui,1,pnaic,10,portugues,160,praticapsi,14,priuni,1,processos gerenciais,3,procurador,1,professor,18,pronatec,3,prouni,5,provas,1415,provas access,1,provas agirh,8,provas albert einstein,9,provas ameosc,2,provas amrigs,3,provas avança sp,5,provas cecierj,2,provas cefetmg,35,provas cfc,12,provas concurso,282,provas da univesp,2,provas enade,384,provas enare,1,provas encceja,35,provas enem,36,provas espcex,11,provas espm,4,provas famema,17,provas famerp,10,provas faseh,1,provas fatec,23,provas fdsbc,2,provas fei,2,provas fepese,17,provas fgv,11,provas fmabc,3,provas fmj,2,provas fmp,1,provas fundatec,4,provas fuvest,14,provas iades,2,provas ibest,1,provas ibfc,7,provas ieses,3,provas ifba,1,provas ifce,2,provas ifmg,3,provas ifmt,1,provas ifnmg,1,provas ifpi,13,provas ifsul,9,provas ifto,8,provas ime,1,provas ita,12,provas mackenzie,18,provas mestrado,1,provas mpe-go,1,provas nível fundamental,2,provas nível médio,25,provas nível superior,157,provas oab,216,provas puc,9,provas pucgo,2,provas pucrj,4,provas quadrix,2,provas reis&reis,1,provas residencia,51,provas revalida,9,provas santa casa,9,provas ucpel,2,provas uece,16,provas ueg,8,provas uel,5,provas uem,3,provas uema,5,provas uenp,1,provas uepg,1,provas uerj,2,provas uesb,1,provas ufac,5,provas ufgd,9,provas ufpel,1,provas ufpr,1,provas ufrgs,1,provas ufu,1,provas unemat,1,provas unesc,7,provas unesp,9,provas unicamp,11,provas unicentro,1,provas unicesumar,7,provas uniceub,2,provas unichristus,5,provas unifenas,6,provas unifesp,22,provas unifor,7,provas unioeste,3,provas unip,3,provas unirg,9,provas unirv,3,provas unisc,2,provas unitins,4,provas upe,17,provas uri,1,provas usp,52,provas vestibular,469,provas vunesp,1,psicologia,37,publicidade e propaganda,4,publieditorial,2,puc-go,4,puc-pr,2,puc-rs,106,puc-sp,69,pucrj,1,questão agirh,34,questão alemao,8,questão análise e desenvolvimento de sistemas,25,questão analista em tecnologia da informação,30,questão anasem,60,questão arquitetura e urbanismo,151,questão atualidades,50,questão automação industrial,26,questão auxiliar judiciário,48,questão avmoreira,59,questão cecierj,64,questão cederj,128,questão cespe,221,questão comercio exterior,54,questão computação,136,questão comunicação social,24,questão construção de edifícios,27,questão consulplan,20,questão consultor do tesouro estadual,39,questão coronavirus,25,questão cremern,27,questão crespe,659,questão da access,40,questão da agirh,60,questão da albert einstein,507,questão da ameosc,40,questão da amrigs,181,questão da aocp,50,questão da avança sp,110,questão da cebraspe,60,questão da cesgranrio,282,questão da espcex,796,questão da espm,80,questão da famema,521,questão da famerp,230,questão da fasa,102,questão da fatec,1307,questão da fau,96,questão da fcc,460,questão da fepese,489,questão da fgv,2841,questão da fmabc,170,questão da fmp,60,questão da fundatec,60,questão da fuvest,1255,questão da mpe-go,50,questão da oab,3663,questão da obmep,326,questão da puc-pr,103,questão da puc-rj,81,questão da puc-sp,243,questão da santa casa,581,questão da ucpel,64,questão da uece,1134,questão da ueg,380,questão da uel,453,questão da uema,352,questão da uemg,115,questão da uenp,65,questão da uerj,140,questão da ufac,209,questão da ufgd,476,questão da ufpel,106,questão da ufrgs,25,questão da unesc,68,questão da unesp,1061,questão da unicamp,813,questão da unicentro,256,questão da unicesumar,223,questão da uniceub,108,questão da unichristus,381,questão da unifenas,299,questão da unifesp,900,questão da unifor,453,questão da unioeste,164,questão da unip,149,questão da unirg,473,questão da unirv,181,questão da unisc,88,questão da unitins,209,questão da usp,1304,questão da vunesp,60,questão de administração,228,questão de administração financeira,6,questão de administração financeira e orçamentária,7,questão de administração orçamentária,6,questão de administração pública,88,questão de agronomia,179,questão de análise das demonstrações contábeis,2,questão de análise de dados,17,questão de anatomia,20,questão de arte,70,questão de artes,83,questão de artes visuais,55,questão de auditoria,25,questão de auditoria governamental,7,questão de biblioteconomia,39,questão de biologia,1652,questão de biomedicina,269,questão de braille,10,questão de ciências,765,questão de ciências biológicas,74,questão de ciências contábeis,196,questão de ciências da computação,127,questão de ciências da saúde,20,questão de ciências econômicas,200,questão de ciências humanas,219,questão de ciências naturais,249,questão de ciências sociais,123,questão de cirurgia cardiovascular,30,questão de código de defesa do consumidor,10,questão de computação,57,questão de concurso,9714,questão de conhecimento geral,15,questão de contabilidade,499,questão de contabilidade do setor publico,5,questão de controle externo,6,questão de criminologia,5,questão de defesa do consumidor,10,questão de design,116,questão de design de interiores,27,questão de design de moda,80,questão de dietética,40,questão de direito,3783,questão de direito administrativo,317,questão de direito administrativo e constitucional,10,questão de direito ambiental,21,questão de direito civil,233,questão de direito constitucional,289,questão de direito da criança e do adolescente,5,questão de direito da pessoa com deficiência,3,questão de direito do consumidor,5,questão de direito do trabalho,150,questão de direito eleitoral,7,questão de direito empresarial,168,questão de direito financeiro,28,questão de direito penal,227,questão de direito penal militar,6,questão de direito previdenciario,10,questão de direito processual civil,85,questão de direito processual do trabalho,15,questão de direito processual penal,81,questão de direito tributário,246,questão de direito urbanistico,8,questão de direitos humanos,4,questão de economia do setor público,4,questão de educação física,329,questão de enfermagem,322,questão de engenharia civil,115,questão de engenharia da computação,137,questão de engenharia de produção,92,questão de escriturário,10,questão de espanhol,915,questão de estatistica,55,questão de ética e legislação,4,questão de farmácia,317,questão de filosofia,428,questão de finanças públicas,9,questão de física,2113,questão de física médica,55,questão de fisioterapia,284,questão de fonoaudiologia,230,questão de frances,178,questão de geografia,1744,questão de gestão ambiental,92,questão de gestão de recursos humanos,67,questão de gestão financeira,108,questão de gestão hospitalar,108,questão de governança e gestão,40,questão de história,2275,questão de informática,214,questão de inglês,1867,questão de jornalismo,252,questão de legislação,338,questão de legislação estadual e institucional,8,questão de legislação penal,15,questão de legislação tributária,23,questão de licenciatura,57,questão de literatura,420,questão de literatura brasileira,20,questão de marketing,113,questão de matemática,4455,questão de matemática financeira,10,questão de medicina,2715,questão de medicina legal,25,questão de medicina veterinária,271,questão de modelagens e processo,10,questão de música,58,questão de necropsia,20,questão de neurologia pediátrica,30,questão de nutrição,381,questão de odontologia,233,questão de pedagogia,114,questão de planejamento de carreira e sucesso profissional,27,questão de planejamento e orçamento público,30,questão de português,5281,questão de princípios gerenciais de gorretagem,10,questão de processo legislativo,5,questão de processos gerenciais,74,questão de psicologia,447,questão de publicidade e propaganda,108,questão de química,1923,questão de raciocínio lógico,233,questão de radiologia,153,questão de redação,2,questão de relações internacionais,102,questão de saúde pública,75,questão de secretariado executivo,134,questão de segurança pública,5,questão de servico social,155,questão de serviço social,113,questão de sistema normativo anticorrupção,5,questão de sistemas de informação,56,questão de sociologia,239,questão de teatro,48,questão de tecnologia em agroindustria,25,questão de tecnologia em agronegocio,109,questão de tecnologia em análise e desenvolvimento de sistemas,30,questão de tecnologia em análise e desenvolvimentos,24,questão de tecnologia em estética e cosmética,29,questão de tecnologia em gestão e tecnologia da informação,30,questão de tecnologia em redes de computadores,83,questão de terapia ocupacional,204,questão de turismo,110,questão de vestibular,29886,questão de zootecnia,132,questão design de interiores,26,questão design gráfico,52,questão detran,96,questão do cefetmg,1816,questão do cfc,592,questão do enade,8417,questão do enare,50,questão do encceja,1110,questão do enem,3547,questão do ibfc,100,questão do ifba,62,questão do iff,53,questão do ifnmg,26,questão do ifpi,1167,questão do ime,40,questão do ita,554,questão do liceu piauiense,30,questão do mackenzie,1526,questão do revalida,791,questão economia empresarial,29,questão engenharia,72,questão engenharia ambiental,82,questão engenharia civil,27,questão engenharia de alimentos,73,questão engenharia de controle e automacao,73,questão engenharia eletrica,73,questão engenharia florestal,82,questão engenharia mecânica,72,questão engenharia quimica,44,questão espm,239,questão faculdade dinamica,108,questão fadip,54,questão fagoc,50,questão famerp,700,questão faseh,60,questão fdsbc,100,questão fei,210,questão fiscal,40,questão fmj,120,questão fmo,90,questão funcern,240,questão fundatec,149,questão gastronomia,53,questão gestao comercial,53,questão gestão da produção,27,questão gestão de qualidade,54,questão gestão pública,53,questão iades,60,questão iave,89,questão ibade,107,questão ibest,40,questão ibfc,320,questão idib,40,questão ieses,190,questão ifce,90,questão ifmg,126,questão ifmt,110,questão ifsul,357,questão ifto,361,questão italiano,8,questão letras,65,questão lógica,5,questão logística,54,questão máxima,50,questão modelagem de processos,11,questão multidisciplinar,68,questão nucepe,46,questão objetiva,20,questão obras e postura,28,questão princípios gerenciais de corretagem,15,questão processo do trabalho,10,questão processo tributario,15,questão pucgo,186,questão pucrj,70,questão quadrix,120,questão slmandic,70,questão técnico agrícola,15,questão técnico de laboratório,10,questão tecnologia em alimentos,27,questão tecnologia em manutenção industrial,27,questão tecnologia em saneamento ambiental,25,questão tecnologia estética e cosmetica,28,questão tecnologia seguranca do trabalho,56,questão tecnólogo de ti,30,questão teologia,54,questão ucb,106,questão udesc,106,questão uem,186,questão uepg,134,questão uesb,60,questão uespi,127,questão ufgd,187,questão ufpe,50,questão ufpr,70,questão ufsc,116,questão ufu,94,questão unemat,77,questão unifaminas,54,questão unifenas,128,questão unifil,29,questão unimontes,3,questão uninassau,90,questão unioeste,81,questão univesp,114,questão upe,1104,questão uri,84,questão urologia,15,questão web design,40,questões,60865,quimica,67,raciocínio lógico,7,radiologia,6,redacao,165,reflexão em texto,8,relações internacionais,4,religiao,5,resumo,5,revalida,11,rhinsight,8,saeb,2,santacasa,92,saude publica,2,secretariado executivo,5,seguranca do trabalho,2,serviço social,10,sesc,1,sexto ano,1,silabas,18,simulado,2,sistemas de informação,1,sisu,2,slmandic,2,sociologia,14,teatro,2,técnico agrícola,1,tecnologia em agroindustria,2,tecnologia em agronegocio,4,tecnologia em alimentos,1,tecnologia em gestão ambiental,2,tecnologia em gestão hospitalar,1,teologia,1,terapia ocupacional,7,textos,45,textos paradidáticos,1,trechos,1,turismo,6,uber,1,ucb,10,udesc,14,uece,50,ueg,8,uel,25,uem,3,uema,11,uemg,13,uepg,4,uerj,73,uespi,3,ufam,3,ufc,2,ufes,2,uffs,4,ufg,1,ufgd,71,ufma,1,ufmg,1,ufpa,1,ufpi,2,ufpr,1,ufrgs,2,ufrn,2,ufsc,5,ufscar,1,uftm,188,unb,1,unemat,2,unesp,21,unicamp,22,unicentro,15,unicesumar,5,uniceub,4,unichristus,14,unifaminas,1,unifenas,8,unifesp,41,unifor,12,uninassau,3,uninove,1,unioeste,6,unip,3,unirg,13,unirv,3,unitins,6,univesp,2,upe,23,urbanismo,1,usp,54,vestibular,942,videos,5,vivo,1,vunesp,1,zootecnia,7,
ltr
item
INDAGAÇÃO: Prova concurso Secretário Auxiliar (MPE-GO 2022) com Gabarito
Prova concurso Secretário Auxiliar (MPE-GO 2022) com Gabarito
Prova concurso Secretário Auxiliar (MPE-GO 2022) com Gabarito
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEh05yXjMNLgkUicsPb_CkAm5DUcbuhVgqnUkJSAgPzpOfBvm2yBtRr4efVEjaKTcnj3O033J3O3qj7-VRtciTbWbAbwzPiOY1kWJqN3m603ujZXzxoexYA74QYNOPn4XTv-idq9-kRfhTiQjqCF2EZPBEkO-OK-kskumqAwI4kv0PljTijNbcQyom3wBg/s16000/indagacao.jpg
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEh05yXjMNLgkUicsPb_CkAm5DUcbuhVgqnUkJSAgPzpOfBvm2yBtRr4efVEjaKTcnj3O033J3O3qj7-VRtciTbWbAbwzPiOY1kWJqN3m603ujZXzxoexYA74QYNOPn4XTv-idq9-kRfhTiQjqCF2EZPBEkO-OK-kskumqAwI4kv0PljTijNbcQyom3wBg/s72-c/indagacao.jpg
INDAGAÇÃO
https://www.indagacao.com.br/2022/07/prova-concurso-secretario-auxiliar-mpe-go-2022-com-gabarito.html
https://www.indagacao.com.br/
https://www.indagacao.com.br/
https://www.indagacao.com.br/2022/07/prova-concurso-secretario-auxiliar-mpe-go-2022-com-gabarito.html
true
3110492279122331237
UTF-8
Todas as Postagens Não foram encontradas postagens VEJA TODOS Leia Mais Resposta Cancelar resposta Deletar Por Home PAGINAS POSTS Veja todos RECOMENDADOS PARA VOCÊ Tudo Sobre ARQUIVOS BUSCAR TODOS OS POSTS Nenhuma postagem foi encontrada Voltar para Home Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sab Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Maio Jun Jul Ago Sep Out Nov Dez Agora mesmo 1 minuto atrás $$1$$ minutos agora 1 hora atrás $$1$$ horas atrás Ontem $$1$$ dias atrás $$1$$ semanas atrás mais de 5 semanas atrás Seguidores Seguir CONTEÚDO PREMIUM BLOQUEADO PASSO 1: Compartilhar em uma rede social PASSO 2: Clique no link na sua rede social Copiar todo o código Selecionar todo o código Todos os códigos foram copiados Não é possível copiar os códigos / textos, pressione [CTRL] + [C] para copiar Tabela de conteúdo