Prova UECE 2022.2 (1ª Fase) com Gabarito

Prova UECE 2022.2 (1ª Fase) com Gabarito CONHECIMENTOS GERAIS Gabarito 1 PORTUGUÊS Texto 1 Ser leve e líquido (Zygmunt Bauman) A elite globa...

UECE

Prova UECE 2022.2 (1ª Fase) com Gabarito

CONHECIMENTOS GERAIS
Gabarito 1

PORTUGUÊS

Texto 1
Ser leve e líquido
(Zygmunt Bauman)

A elite global contemporânea é formada no padrão do velho estilo dos “senhores ausentes”. Ela pode dominar sem se ocupar com a administração, gerenciamento, bem-estar, ou, ainda, com a missão de “levar a luz”, “reformar os modos”, elevar moralmente, “civilizar” e com cruzadas culturais. O engajamento ativo na vida das populações subordinadas não é mais necessário (ao contrário, é fortemente evitado como desnecessariamente custoso e ineficaz) — e, portanto, o “maior” não só não é mais o “melhor”, mas carece de significado racional. Agora é o menor, mais leve e mais portátil que significa melhoria e “progresso”. Mover-se leve, e não mais aferrar-se a coisas vistas como atraentes por sua confiabilidade e solidez — isto é, por seu peso, substancialidade e capacidade de resistência — é hoje recurso de poder.

Fixar-se ao solo não é tão importante se o solo pode ser alcançado e abandonado à vontade, imediatamente ou em pouquíssimo tempo. Por outro lado, fixar-se muito fortemente, sobrecarregando os laços com compromissos mutuamente vinculantes, pode ser positivamente prejudicial, dadas as novas oportunidades que surgem em outros lugares. Rockefeller pode ter desejado construir suas fábricas, estradas de ferro e torres de petróleo altas e volumosas e ser dono delas por um longo tempo (pela eternidade, se medirmos o tempo pela duração da própria vida ou pela da família). 

Bill Gates, no entanto, não sente remorsos quando abandona posses de que se orgulhava ontem; é a velocidade atordoante da circulação, da reciclagem, do envelhecimento, do entulho e da substituição que traz lucro hoje — não a durabilidade e confiabilidade do produto. Numa notável reversão da tradição milenar, são os grandes e poderosos que evitam o durável e desejam o transitório, enquanto os da base da pirâmide — contra todas as chances — lutam desesperadamente para fazer suas frágeis, mesquinhas e transitórias posses durarem mais tempo. Os dois se encontram hoje em dia principalmente nos lados opostos dos balcões das mega-liquidações ou de vendas de carros usados.

A desintegração da rede social, a derrocada das agências efetivas de ação coletiva, é recebida muitas vezes com grande ansiedade e lamentada como “efeito colateral” não previsto da nova leveza e fluidez do poder cada vez mais móvel, escorregadio, evasivo e fugitivo. Mas a desintegração social é tanto uma condição quanto um resultado da nova técnica do poder, que tem como ferramentas principais o desengajamento e a arte da fuga. Para que o poder tenha liberdade de fluir, o mundo deve estar livre de cercas, barreiras, fronteiras fortificadas e barricadas. Qualquer rede densa de laços sociais, e em particular uma que esteja territorialmente enraizada, é um obstáculo a ser eliminado. Os poderes globais se inclinam a desmantelar tais redes em proveito de sua contínua e crescente fluidez, principal fonte de sua força e garantia de sua invencibilidade. E são esse derrocar, a fragilidade, o quebradiço, o imediato dos laços e redes humanos que permitem que esses poderes operem.

Se essas tendências entrelaçadas se desenvolvessem sem freios, homens e mulheres seriam reformulados no padrão da toupeira eletrônica, essa orgulhosa invenção dos tempos pioneiros da cibernética imediatamente aclamada como arauto do porvir: um plugue em castores atarantados na desesperada busca de tomadas a que seligar. Mas no futuro anunciado pelos telefones celulares, as tomadas serão provavelmente declaradas obsoletas e de mau gosto, e passarão a ser fornecidas em quantidades cada vez menores e com qualidade cada vez mais duvidosa. No momento, muitos fornecedores de eletricidade exaltam as vantagens da conexão a suas respectivas redes e disputam os favores dos que procuram por tomadas. 

Mas a longo prazo (o que quer que “longo prazo” signifique na era da instantaneidade) as tomadas serão provavelmente banidas e suplantadas por baterias descartáveis compradas individualmente nas lojas e em oferta em cada quiosque de aeroporto e posto de gasolina ao longo das estradas.Essa parece ser a distopia feita sob medida para a modernidade líquida. 
BAUMAN, Zygmunt. Ser leve e líquido. In: BAUMAN, 
Zygmunt. Modernidade líquida. Tradução de Plínio Dentzien. 
São Paulo: Zahar, 2008. p. 17-18.

UECE 2022.2 - QUESTÃO 01
A partir do texto 1, pode-se apontar as transformações ocorridas no mundo contemporâneo, principalmente, no tocante às relações entre os poderes globais que tendem a fragilizar as redes de ações coletivas.

O propósito dessa reorganização é

A) apresentar, em razão da lógica do consumo, a contínua e crescente fluidez do laço entre pessoas e instituições.

B) fornecer poderes a um grupo de interesse de senhores, desmerecendo outras gerações.

C) construir instituições sólidas que valorizam as opiniões de todos independente da personalidade de cada um.

D) causar conflitos cibernéticos para o privilégio de uma geração de internautas participantes das conexões.


UECE 2022.2 - QUESTÃO 02
No trecho “Mover-se leve, e não mais aferrar-se a coisas vistas como atraentes por sua confiabilidade e solidez — isto é, por seu peso, substancialidade e capacidade de resistência — é hoje recurso de poder.” (linhas 16-20), a expressão destacada significa

A) libertar-se de amarras para seguir as vontades próprias.

B) prender-se a situações por sua palpabilidade.

C) ignorar as situações, deixando-as ocorrerem por si mesmas.

D) reconhecer as possibilidades permitidas pelas situações.


UECE 2022.2 - QUESTÃO 03
Atente para o seguinte trecho: “A elite global contemporânea é formada no padrão do velho estilo dos ‘senhores ausentes’. Ela pode dominar sem se ocupar com a administração, gerenciamento, bem-estar, ou, ainda, com a missão de ‘levar a luz’, ‘reformar os modos’, elevar moralmente, ‘civilizar’ e com cruzadas culturais” (linhas 01-08).

O uso de aspas pelo autor, nas expressões em destaque, foi para

A) assinalar palavra ou trecho citado ou transcrito de outro documento.

B) assinalar o uso de palavras que fogem ao uso convencional, de domínio profissional.

C) destacar a intenção de expressão do sentido figurado, revelando a ironia.

D) destacar a relação entre os tipos de linguagens utilizados no texto.


UECE 2022.2 - QUESTÃO 04
“O engajamento ativo na vida das populações subordinadas não é mais necessário (ao contrário, é fortemente evitado como desnecessariamente custoso e ineficaz) — e, portanto, o ‘maior’ não só não é mais o ‘melhor’, mas carece de significado racional. Agora é o menor, mais leve e mais portátil que significa melhoria e ‘progresso’.” (linhas 08-15)

Atente para o que se afirma a seguir sobre o trecho acima:

I. Há uma elipse, porque ocorre a supressão de “engajamento ativo” antes da expressão “é fortemente evitado”.

II. A conjunção adversativa “mas” é fundamental para estabelecer a ideia de contrários para a lógica do enunciado.

III. O termo “agora” remete a um tempo marcado no momento em que o fato já ocorreu.

Estão corretas as proposições contidas em

A) I e III apenas.
B) II e III apenas.
C) I e II apenas.
D) I, II e III.


UECE 2022.2 - QUESTÃO 05
Em “Fixar-se ao solo não é tão importante se o solo pode ser alcançado e abandonado à vontade, imediatamente ou em pouquíssimo tempo. Por outro lado, fixar-se muito fortemente, sobrecarregando os laços com compromissos mutuamente vinculantes, pode ser positivamente prejudicial, dadas as novas oportunidades que surgem em outros lugares.” (linhas 21-29), a expressão destacada significa

A) uma afirmação inferida a partir do texto para demarcar o caos contemporâneo.

B) um paradoxo da sociedade contemporânea para a qual as atribuições qualificadoras não importam.

C) uma relação de causa e efeito que mobiliza a sociedade contemporânea para que não criem laços com a terra natal.

D) um compromisso pautado na busca de vínculos, engajamentos com causas que prejudicam a fixação das pessoas em solo.


UECE 2022.2 - QUESTÃO 06
Atente para o seguinte trecho: “A desintegração da rede social, a derrocada das agências efetivas de ação coletiva, é recebida muitas vezes com grande ansiedade e lamentada como ‘efeito colateral’ não previsto da nova leveza e fluidez do poder cada vez mais móvel, escorregadio, evasivo e fugitivo”. (linhas 52-58) 

A expressão destacada é uma

A) metáfora, porque se configura como um recurso estilístico responsável por transpor o sentido literal para o figurado.

B) hipérbole, porque intensifica a carga semântica de uma expressão, exagerando-a intencionalmente.

C) sinestesia, porque combina dois ou mais sentidos para realçar uma sensação desconfortável.

D) antonomásia, porque está substituindo um termo por outro como se fosse um apelido.


UECE 2022.2 - QUESTÃO 07
Leia o trecho a seguir: “Mas a desintegração social é tanto uma condição quanto um resultado da nova técnica do poder, que tem como ferramentas principais o desengajamento e a arte da fuga”. (linhas 58-62)

Atente para o que se diz sobre o trecho acima:

I. Os prefixos de negação em “desintegração” e “desengajamento” correspondem à ideia de desprendimento do padrão de solidez de um modelo de sociedade fadado ao fim.

II. A conjunção adversativa “Mas” redireciona o enunciado do parágrafo, reforçando a reformulação das novas estruturas de poder.

III. O pronome relativo “que” retoma a expressão “nova técnica do poder”.

Está correto o que se afirma em 

A) I e III apenas.
B) II e III apenas.
C) I e II apenas.
D) I, II e III.


Texto 2
LYGIA FAGUNDES TELLES FOI A 3ª MULHER A 
INGRESSAR NA ACADEMIA BRASILEIRA DE 
LETRAS

Livro Ciranda de Pedra, publicado em 1954, é considerado o início da sua maturidade literária. Escritora morreu aos 98 anos em São Paulo.

Lygia Fagundes Telles, nasceu em São Paulo e foi criada no interior do estado. Voltou a morar na capital paulista na adolescência, quando manifestou sua vocação pela literatura. Ao atingir o que ela considera sua maturidade literária, a escritora rejeitou suas primeiras produções: “a pouca idade não justifica o nascimento de textos prematuros, que deveriam continuar no limbo”, disse Lygia segundo sua biografia na Academia Brasileira de Letras.

O livro Ciranda de Pedra (1954) é considerado por ela mesma o marco inicial de suas obras completas. O romance serviu de inspiração para uma novela de sucesso que foi ao ar em 1981 na TV Globo, com uma segunda versão em 2008.Seu segundo romance, Verão no 

Aquário (1963), lhe rendeu seu primeiro prêmio Jabuti. Depois ela recebeu outros três, que se juntam a uma enorme lista de premiações por suas obras. 

A década de 1970 foi de intensa atividade literária e marca a sua consagração na carreira. A escritora publicou alguns de seus livros mais importantes: Antes do Baile Verde (1970), As Meninas (1973), Semináriodos Ratos (1977) e o livro de contos Filhos Pródigos (1978).

De acordo com a ABL, a consagração definitiva viria com o Prêmio Camões (2005), distinção maior em língua portuguesa pelo conjunto de obra.

Lygia foi a terceira mulher a ingressar na Academia Brasileira de Letras, em 1985. Além dela, tornaram-se imortais Rachel de Queiroz (1977), Dinah Silveira de Queiroz (1980), Nélida Piñon (1989), Zélia Gattai (2001), Ana Maria Machado (2003), Cleonice Berardinelli (2009), Rosiska Darcy de Oliveira (2013) e, mais recentemente, Fernanda Montenegro (2022).

Teve seus livros publicados em diversos países: Portugal, França, Estados Unidos, Alemanha, Itália, Holanda, Suécia e Espanha, entre outros, com obras adaptadas para TV, teatro e cinema.
Adaptado de https://g1.globo.com/pop-arte/noticia/2022/04/03
/escritora-lygia-fagundes-telles-biografia.ghtml. Acesso em 03 de abril de 2022

UECE 2022.2 - QUESTÃO 08
A matéria do Portal de Notícias G1 ocorreu por ocasião do falecimento da escritora Lygia Fagundes Telles e da sua relevância para o cenário da literatura nacional. Como pode ser constatado, o Texto 2 pertence ao gênero notícia, cujo objetivo é

A) relatar: sua estrutura pauta-se por tempos verbais no passado, linguagem objetiva e acontecimentos verossímeis.

B) argumentar: apresenta uma opinião apoiada em argumentos para convencer o leitor.

C) narrar: organiza-se por meio de informações que contam a história de personagens que constroem o enredo da situação.

D) instruir: elenca informações que servem ao leitor como guia, munindo-o de direções que o orientam na leitura.


UECE 2022.2 - QUESTÃO 09
No texto 2, o nome da escritora aparece de forma completa somente no título e no primeiro parágrafo. Depois disso, outras estratégias são utilizadas para a retomada de seu nome. Isso ocorre porque

I. o autor utiliza-se de estratégias de coesão textual para evitar a repetição desnecessária.

II. a retomada da característica “escritora” é intencional para a relevância do conteúdo da matéria.

III. o uso de elipses e de pronomes possessivos são de fácil recuperação no texto, reiterando a relação entre a escritora e sua produção literária.

Estão corretas as complementações contidas em 

A) I e III apenas.
B) II e III apenas.
C) I e II apenas.
D) I, II e III.


Em 2022, comemora-se o centenário da Semana de Arte Moderna, manifestação artístico-cultural que ocorreu entre os dias 13 e 18 de fevereiro de 1922, no Teatro Municipal de São Paulo. Durante a abertura, Ronald de Carvalho leu o poema “Os sapos”, de Manuel Bandeira. Leia o referido poema para responder às questões de números 10 a 12.

Texto 3
Os sapos
(Manuel Bandeira)

Enfunando os papos,
Saem da penumbra,
Aos pulos, os sapos.
A luz os deslumbra.

Em ronco que aterra,
Berra o sapo-boi:
– “Meu pai foi à guerra!”
– “Não foi!” – “Foi!” – “Não foi!”.

O sapo-tanoeiro,
Parnasiano aguado,
Diz: – “Meu cancioneiro
É bem martelado.

Vede como primo
Em comer os hiatos!
Que arte! E nunca rimo
Os termos cognatos.

O meu verso é bom
Frumento sem joio.
Faço rimas com
Consoantes de apoio.

Vai por cinquenta anos
Que lhes dei a norma:
Reduzi sem danos
A fôrmas a forma.

Clame a saparia
Em críticas céticas:
Não há mais poesia,
Mas há artes poéticas…”

Urra o sapo-boi:
– “Meu pai foi rei!”- “Foi!”
– “Não foi!” – “Foi!” – “Não foi!”.

Brada em um assomo
O sapo-tanoeiro:
– “A grande arte é como
Lavor de joalheiro.
Ou bem de estatuário.
Tudo quanto é belo,
Tudo quanto é vário,
Canta no martelo”.

Outros, sapos-pipas
(Um mal em si cabe),
Falam pelas tripas,
– “Sei!” – “Não sabe!” – “Sabe!”.
Longe dessa grita,
Lá onde mais densa
A noite infinita
Veste a sombra imensa;
Lá, fugido ao mundo,
Sem glória, sem fé,
No perau profundo
E solitário, é
Que soluças tu,
Transido de frio,
Sapo-cururu
Da beira do rio…
BANDEIRA, Manuel. Os sapos. In: Estrela da Vida Inteira. 
Rio de Janeiro: Editora José Olympio, 2009, p. 51-52.


UECE 2022.2 - QUESTÃO 10
Sobre o poema, é correto afirmar que

A) os sapos são usados como crítica ao descuido do Brasil para com a fauna do país.

B) os sapos são usados como metáfora para representar as tendências estéticas da literatura brasileira.

C) reitera o modo de escrever da poesia vigente ao longo dos anos pelo modelo literário clássico brasileiro.

D) representa a escrita acadêmica, essencial para a composição de textos literários.


UECE 2022.2 - QUESTÃO 11
“Os sapos” é um poema cujo intuito é “mostrar o equívoco parnasiano de que a boa métrica e a rima constituiriam a excelência da forma e da poesia”. Tal afirmativa pode ser encontrada nos versos

A) “Enfunando os papos/ Saem da penumbra” (linhas 154-155)

B) “Em ronco que aterra/Berra o sapo-boi” (linhas 158-159)

C) “Brada em um assomo/O sapo-tanoeiro” (linhas 185-186)

D) “Reduzi sem danos / A fôrmas a forma” (linhas 176-177)


UECE 2022.2 - QUESTÃO 12
Os sapos, no poema, simbolizam os poetas parnasianos e os modernistas. O sapo que representa o poeta modernista é o

A) sapo-tanoeiro, porque acredita que o poema, assim como uma joia, deve ser lapidado.

B) sapo-boi, porque acredita que o poema anuncia um narrador e delega a ele a palavra. 

C) sapo-pipa, porque acredita que só ele sabe escrever poemas a partir de formas fixas.

D) sapo-cururu, porque acredita que para os poemas não há necessidade de formas prontas.


MATEMÁTICA

UECE 2022.2 - QUESTÃO 13
O professor Abder comprou alguns exemplares de um livro para presentear seus alunos, gastando R$ 640,00. Ganhou quatro livros de bonificação e, com isso, o preço de cada livro ficou R$ 8,00 mais barato.

Assim, é correto afirmar que o número de livros que o professor destinou para presentear seus alunos é

A) 20.
B) 12.
C) 18.
D) 14.


UECE 2022.2 - QUESTÃO 14
Se a e b são números reais positivos, a ≠ 1, b ≠ 1 e se 4.logub + 2. logvb² = 18, onde u =  e v = a², então, o valor de logab é igual a



UECE 2022.2 - QUESTÃO 15
Situadas em um plano, três circunferências, cujas medidas do raio de cada uma delas é 3 cm, tangenciam-se mutuamente externamente.

Assim, pode-se afirmar corretamente que a medida, em cm², da área do triângulo cujos vértices são os centros das circunferências é igual a

A) 7√3.
B) 6√3.
C) 9√3.
D) 8√3.


UECE 2022.2 - QUESTÃO 16
Uma folha de papel plana e retangular é dividida em três partes retangulares e congruentes de duas maneiras distintas, referenciadas à largura e ao comprimento da folha de papel.

Na primeira, a medida do menor lado de cada parte é igual a 4 cm e, analogamente, na segunda, a medida do menor lado de cada parte é igual a 5 cm.

Nessas condições, a medida, em cm, da diagonal da folha de papel é igual a

A) 4√41.
B) 3√41.
C) 6√39.
D) 5√39.


UECE 2022.2 - QUESTÃO 17
Desenhados em um plano munido do sistema usual de coordenadas cartesianas, os gráficos das funções reais de variável real f, g e h, que são definidas por f(x) = 2x, g(x) = x² e h(x) = 2ˣ, possuem exatamente um ponto P em comum.

A soma dos quadrados das coordenadas de P é um número múltiplo de

A) 6.
B) 5.
C) 3.
D) 8.


UECE 2022.2 - QUESTÃO 18
Em uma loja de confecções, um cliente, depois de verificar as ofertas, resolveu comprar três camisas de modelos e preços diferentes: a primeira foi a mais cara, o preço da segunda foi a metade do preço da primeira e o preço da terceira foi um terço do preço da primeira, totalizando a compra em p reais.

O vendedor que o acompanhava apresentou, então, uma oferta promocional. Ao comprar duas unidades de cada peça escolhida anteriormente, teria os seguintes descontos: 10% em cada peça de valor mais alto, 20% em cada peça de valor intermediário e 40% em cada peça de menor valor, totalizando a compra em P reais. A diferença P – p representa um acréscimo de k% sobre o valor p.

O Valor de k é aproximadamente

A) 58,4%.
B) 63,6%.
C) 68,6%.
D) 73,4%.


UECE 2022.2 - QUESTÃO 19
Um triângulo retângulo, ao girar em torno de um dos catetos, gera um cone. Ao girar em torno da hipotenusa, gera dois cones ligados pela base, que é a mesma para ambos os cones.

Se a medida da hipotenusa do triângulo é 5 cm e a medida de um dos catetos é 3 cm, esse triângulo, ao girar em torno da hipotenusa, gera um sólido (união de dois cones) cuja medida do volume, em cm³, é



UECE 2022.2 - QUESTÃO 20
Se p é a quantidade de números inteiros positivos formados por três algarismos pares e distintos, e q é a quantidade de números inteiros positivos formados por três algarismos ímpares e distintos, então, o valor do módulo de p – q é

A) 28.
B) 0.
C) 12.
D) 5.


UECE 2022.2 - QUESTÃO 21
Em um plano munido do sistema usual de coordenadas cartesianas, identifica–se o par ordenado (x, y) com o número complexo z = x + iy, onde i é o número complexo tal que i² = –1.

Se x e y são números reais quaisquer, o conjunto de números complexos z = x + iy, com |𝑍|² = (x + iy).(x – iy)=1, é representado por

A) quatro retas paralelas aos eixos coordenados.

B) duas retas que passam pela origem do sistema de coordenadas.

C) um quadrado centrado na origem do sistema.

D) uma circunferência centrada na origem do sistema.


UECE 2022.2 - QUESTÃO 22
Dados dois números inteiros positivos p e q, diremos que p é um divisor de q se existe um inteiro positivo k, tal que q = k.p. Um número inteiro positivo q, maior do que um, é chamado de número primo se seus únicos divisores positivos são o número um e o próprio número q.

Note que o número 101101 possui n divisores positivos sendo m deles números primos. Assim, é correto concluir que o valor de n – m é igual a

A) 11. 
B) 9.
C) 12.
D) 10.


HISTÓRIA

UECE 2022.2 - QUESTÃO 23
Durante o período da colonização portuguesa na América, foi estabelecida, na colônia, uma série de medidas de cunho econômico que caracterizam o sistema mercantilista. Considerando essas medidas, assinale a opção que NÃO corresponde a uma delas.

A) Desenvolvimento da produção de itens voltados para atender as demandas do mercado externo, o que provocava, por vezes, a falta de muitos produtos na própria colônia.

B) Proibição da instalação de manufaturas na metrópole, o que deu mais importância ao Pacto Colonial, que obrigava a metrópole a adquirir exclusivamente produtos da colônia.

C) Instalação de culturas agrícolas, em larga escala, de um único produto adequado às condições ecológicas das grandes extensões de terras, em variadas regiões da colônia.

D) Utilização de mão-de-obra cativa, sobretudo de africanos trazidos à força para a América, e de nativos, o que tornou o comércio de seres humanos uma atividade importante.


UECE 2022.2 - QUESTÃO 24
A independência do Brasil, ocorrida há quase 200 anos, trouxe poucas mudanças sociais para o povo brasileiro naquele momento. Atente para o que se diz a esse respeito e assinale a afirmação verdadeira.

A) Apesar de garantir acesso ao voto universal, a constituição do império exigia comprovação de uma renda alta para que o cidadão, sobretudo o negro, pudesse ser candidato.

B) A independência do Brasil proporcionou uma maior autonomia, pois somente em 1820 o príncipe regente D. Pedro assumiu o governo do país, dias após D. João VI retornar a Portugal. 

C) Com a independência, apesar do estabelecimento de uma legislação nacional, a escravidão foi mantida, o que prolongou a duração dessa causa da desigualdade social brasileira.

D) Mesmo com o fim do tráfico negreiro, dois anos após a independência, e com a assinatura da Lei Áurea no ano seguinte, os ex-escravos não foram plenamente integrados à sociedade brasileira.


UECE 2022.2 - QUESTÃO 25
Após a queda do Estado Novo, em 1945, a redemocratização do país mobilizou a sociedade brasileira. Surgiram partidos políticos nacionais que teriam, a partir daquele momento até a década de 1960, grande importância.

Sobre a eleição presidencial do fim daquele ano, que elegeu o governo sucessor ao de Getúlio Vargas, é correto afirmar que

A) o PTB lançou, como candidato a presidente, o protegido de Getúlio Vargas, João Goulart, que foi derrotado por Juscelino Kubitschek, do PSD.

B) o PSD lançou o general Eurico Dutra, que contou com apoio de Vargas para derrotar o brigadeiro Eduardo Gomes, candidato da UDN.

C) o apoio de Vargas ao candidato da UDN, general Juarez Távora, foi decisivo para este perder as eleições para o brigadeiro Eduardo Gomes, do PTB.

D) mesmo com o apoio de Vargas, Iedo Fiúza, candidato do PCB, não conseguiu se eleger, sendo derrotado por Carlos Lacerda, da UDN.


UECE 2022.2 - QUESTÃO 26
Durante o período da ditadura cívico-militar, instalada no Brasil após 1964, os governadores do estado do Ceará foram, em sua maioria, nomeados pelos presidentes militares; naquele tempo, destacaram-se os militares Virgílio Távora, Adauto Bezerra e César Cals, que formaram o que se costuma chamar de governo dos coronéis.

Após o retorno das eleições para o governo dos estados, em 1982, que resultou na eleição do economista Gonzaga Mota, candidato de consenso dos três coronéis, veio a eleição de 1986, cujo vencedor foi um novo grupo político que caracterizou a cena política estadual. Esse grupo ficou conhecido

A) por ter, em sua base, o PT, liderado no Ceará, pela professora Maria Luiza Fontenele, primeira mulher eleita prefeita de capital de um estado no Brasil.

B) por pretender romper com a tradição da política clientelista dos coronéis e implantar o Governo das Mudanças liderado pelo empresário Tasso Jereissati.

C) pela predominância do advogado Ciro Ferreira Gomes, que se elegeu logo após o período dos coronéis e fez de seu irmão Cid Gomes seu sucessor.

D) pela ascensão de Lúcio Alcântara como grande chefe político local, responsável pela eleição de Tasso Jereissati ao governo estadual em 1986.


UECE 2022.2 - QUESTÃO 27
A História de Roma se divide em três grandes períodos: a Monarquia, a República e o Império. Sobre o período da República Romana, é correto afirmar que

A) a escravidão dos cidadãos romanos por dívidas foi abolida logo depois da instalação da República.

B) a desintegração da comunidade gentílica romana ocorreu durante o período Republicano.

C) o fim da Monarquia em Roma significou a vitória da plebe romana sobre a aristocracia patrícia.

D) a expansão comercial de Roma possibilitou várias vitórias da plebe contra os patrícios.


UECE 2022.2 - QUESTÃO 28
Atente para o seguinte excerto, que revela a importância da Revolução Francesa para o mundo contemporâneo: “A Revolução Francesa é assim a revolução de seu tempo, e não apenas uma, embora a mais proeminente, do seu tipo. E suas origens devem, portanto, ser procuradas não meramente em condições gerais da Europa, mas sim na situação específica da França”. 
Hobsbawm, Eric. A Era das Revoluções: Europa 1789-1848. 
Rio de Janeiro, Paz e Terra, 1977.

Sobre a Revolução Francesa, é correto dizer que 

A) a Reação Termidoriana foi o golpe de Estado que derrubou os jacobinos e instalou o governo do Diretório.

B) a queda da bastilha assinalou não só o seu início, mas também a instalação do governo dos jacobinos, que eram apoiados pelos sans-cullotes.

C) a Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão foi aprovada assim que os jacobinos tomaram o poder.

D) a Convenção dirigida pelos monarquistas constitucionais tentou salvar o rei e a rainha, mas não obteve êxito.


UECE 2022.2 - QUESTÃO 29
Em fevereiro de 1917, começou uma revolução, na Rússia, que ocasionou o fim da monarquia dos Romanovs. Em outubro do mesmo ano, outra revolução levou os bolcheviques ao poder e à tentativa da construção do primeiro regime socialista da história. Atente para o que se afirma a seguir sobre esse processo histórico:

I. A abdicação do Czar Nicolau II levou à criação de um novo governo hegemonizado pelos sociais-democratas.

II. A Revolução de outubro significou a instalação de um governo democrático amparado pelos movimentos sociais.

III. A NEP — Nova Política Econômica —,implantada logo depois da guerra civil, permitiu a existência de um setor privado que se encarregou do comércio varejista.

É correto o que se afirma somente em

A) I e III.
B) II.
C) I e II.
D) III.


UECE 2022.2 - QUESTÃO 30
Martinho Lutero impulsionou a Reforma religiosa que varreu a Europa no século XVI, quebrando a unidade religiosa do Ocidente cristão. No que diz respeito ao movimento reformista, assinale a afirmação verdadeira.

A) Embora um crítico ardente da Igreja Católica, Lutero defendia que a prática de boas obras era essencial para a salvação.

B) A defesa da transubstanciação era um dos pontos centrais da doutrina dos anabatistas.

C) O rigor da disciplina e a valorização da moral do trabalho estava no centro da pregação dos calvinistas.

D) A Reforma Anglicana foi provocada pela discordância acerca dos sacramentos que deveriam ser seguidos pelos fiéis.


GEOGRAFIA

UECE 2022.2 - QUESTÃO 31
“Os padrões atuais de produção e consumo de energia são baseados nas fontes fósseis, o que gera emissões de poluentes locais, gases de efeito estufa e põem em risco o suprimento de longo prazo no planeta. É preciso mudar esses padrões estimulando as energias renováveis, e, nesse sentido, o Brasil apresenta uma condição bastante favorável em relação ao resto do mundo.” 
Goldemberg, J. e Lucon, O. Energia e meio ambiente no 
Brasil. USP. Estudos avançados 21(59). 2007.

Sobre as fontes de energia renováveis no Brasil, é correto afirmar que

A) se encontram em acelerado processo de expansão, evidenciado pela consolidação da legislação pertinente, pela criação de agências especificas de regulação e pelo planejamento das demandas de energia a longo prazo, considerando questões socioambientais, econômicas e climáticas.

B) se deve pensar nessas fontes como uma oportunidade estratégica para depender menos do combustível fóssil e das grandes usinas hidrelétricas, descentralizar o setor de energia elétrica, usar o enorme potencial de energia solar, eólica e de biomassa disponível no país e criar uma indústria respeitadora do meio ambiente.

C) a energia hidrelétrica, cada vez mais, deixa de ser uma fonte estratégica para o Brasil. O cenário climático com chuvas regulares nos últimos anos, além dos investimentos em usinas eólicas e solares, eliminou as vulnerabilidades do setor elétrico no Brasil e reduziram as emissões de CO2 em mais de 340×106ton/ano.

D) as precipitações na região Nordeste têm se mostrado suscetíveis às mudanças climáticas, provocando uma diminuição na velocidade dos ventos. Com isso, prevê-se que a geração de energia eólica possa entrar em colapso. Por esta razão, a ampliação das usinas termelétricas ainda é uma opção necessária no semiárido brasileiro.


UECE 2022.2 - QUESTÃO 32
“Fernando de Noronha é um pequeno arquipélago vulcânico situado no Atlântico Sul equatorial, a 350 km de Natal. É constituído de rochas do alto de um monte vulcânico que faz parte da cadeia homônima desenvolvida numa zona de fraturas oceânicas orientadas a E-W. [...] Fernando de Noronha é um arquipélago em que se expõem rochas vulcânicas de idades miocênica e pliocênica.

Constitui-se de um substrato de rochas piroclásticas penetradas por grande variedade de magmáticas alcalinas que, após prolongado hiato, foram recobertas por derrames de rochas ultrabásicas nefelínicas e seus piroclastos.” 
Disponível em: 
http://sigep.cprm.gov.br/sitio066/sitio066.pdf

As rochas ígneas são formadas a partir de matéria mineral fundida em profundidade. Quando atingem a superfície, em alguns casos, podem formar estruturas como o arquipélago de Fernando de Noronha. 

Considerando as características dessas rochas, assinale a afirmação verdadeira.

A) A variedade composicional das rochas ígneas está associada à variação da composição dos magmas dos quais se consolidaram.

B) Rochas ígneas podem ser constituídas por um único mineral, formando quartzitos e xistos, por exemplo. 

C) Diagênese é o nome que se dá ao processo de formação de rochas ígneas formadas por dissolução e cimentação de seus minerais.

D) Em Fortaleza existem registros da ocorrência de rochas metamórficas intrusivas, fonólitos, da mesma natureza que as de Fernando de Noronha.


UECE 2022.2 - QUESTÃO 33
A bacia Amazônica recebe uma contribuição diferente de cada um dos afluentes que a compõem, como uma consequência da extensão desses rios e das redes de drenagem de cada afluente. 

Majoritariamente, a bacia compreende uma topografia relativamente plena, com fracos declives. Uma outra caraterística topográfica desta bacia está relacionada com 

A) as nascentes formadoras do rio Madeira localizadas em áreas com terrenos acidentados nos Andes bolivianos.

B) a declividade plana e suave do rio Solimões desde suas nascentes, na Cordilheira dos Andes, até sua foz. 

C) a topografia escalonada em batentes basálticos, por onde fluem os rios típicos de planalto dessa região.

D) a formação de pequenas redes de drenagem semelhantes às existentes na Bacia do Paraguai, com descarga direta no Atlântico.


UECE 2022.2 - QUESTÃO 34
“A estrutura vertical de uma floresta, que depende da composição das espécies, das associações ecológicas e da idade da vegetação, determina o seu microclima. [...] O tamanho das árvores, obviamente, é importante. Em florestas temperadas, os tamanhos podem ser bastante semelhantes, ao passo que, em florestas tropicais, pode haver grande variedade local.”
Barry, R. G.; Chorley, R. J. Atmosfera, tempo e clima. 
Porto Alegre. Bookman, 2013. p. 399.

A relação entre o clima e a vegetação ocorre de forma dinâmica e interdependente, além de ser absolutamente vital para a manutenção da biosfera. Com base na relação, expressa no excerto acima, é correto inferir-se que

A) as estruturas verticais homogêneas nas florestas tropicais e nas florestas temperadas têm efeitos espaciais e microclimáticos importantes. 

B) dadas as suas características de distribuição espacial e densidade, as grandes florestas tropicais equatoriais exercem influência pouco significativa nos mecanismos climáticos regionais.

C) a influência climática de uma floresta pode ser explicada por sua geometria, distribuição espacial e características morfológicas tais como, porte, cobertura, estratificação e idade.

D) algumas florestas da Europa são bastante estratificadas, com densos sub-bosques, enquanto as florestas tropicais têm uma pequena variedade de espécies, em virtude da sua relação com o clima.


UECE 2022.2 - QUESTÃO 35
Atente para o seguinte enunciado: “Trata-se de uma corrente importante da geopolítica (ou geoestratégia) que se identifica com a razão de Estado, pois vê o Estado nacional, principalmente, como protagonista no cenário mundial e sua atuação nem sempre tem por base ideais democráticos tais como preservação da democracia, defesa dos direitos humanos, igualitarismo, pacifismo, cooperação entre os povos, dentre outros, privilegiando os interesses das potências globais”. 

O enunciado acima descreve a corrente da geopolítica denominada

A) idealismo político.
B) realismo político.
C) marxismo estruturalista.
D) iluminismo.


UECE 2022.2 - QUESTÃO 36
Considerando a atual invasão da Ucrânia pelas forças militares da Rússia e a guerra resultante, assinale a opção que apresenta os conceitos geográficos essenciais para a compreensão do conflito, levando em conta os fatores geográficos que explicam o motivo pelo qual “a Ucrânia é importante” para a Rússia.

A) Região, cultura, idiomas e religião comuns.

B) Rede urbana, infraestrutura, logística e agricultura.

C) Território, poder, fronteira e expansão territorial.

D) Espaço, economia, ideologia e recursos.


UECE 2022.2 - QUESTÃO 37
Tendo em vista a perspectiva de um mundo que se tornou cada vez mais multicultural, globalizado, conhecido e intercambiado, atente para o seguinte excerto: “Catar diz que vai ‘acolher’ gays na Copa, mas proíbe beijos. O comitê organizador da Copa do Mundo de 2022, no Catar, garantiu que o país vaiacolher o público LGBTQIA+, mas alertou que demonstrações públicas de carinho devem ser evitadas, pois a homossexualidade no país pode ser punida com até três anos de detenção”.
Fonte: Terra, 1 dez. de 2021.

Considerando o excerto acima a partir do ponto de vista cultural e geográfico das razões dessas recomendações por parte do Comitê Organizador da Copa do Mundo do Catar, é correto dizer que

A) o desenvolvimento econômico está na base explicativa do atraso ou do avanço cultural entre os povos, e de sua abertura ou fechamento às liberdades individuais e coletivas, dentre elas as liberdades sexuais.

B) as religiões vilipendiam os povos e os impelem ao atraso cultural e cerceiam valores historicamente aceitos por grande número de povos, sociedades e países, tais como as liberdades individuais, sociais e a própria democracia liberal.

C) as diferenças culturais, ideológicas e políticas estão na raiz da falta de diálogo e integração econômica entre os povos e nações. Tais diferenças se interpuseram ao pleno reconhecimento de direitos humanos fundamentais, prejudicando, inclusive, as trocas econômicas globais.

D) diferenças culturais estão na raiz explicativa do multiculturalismo entre as civilizações e de suas identidades civilizacionais, embora não muitas delas prevaleçam nos dias atuais, contudo são persistentes e resistentes em algumas regiões do globo, não havendo, portanto, uma civilização universal.


UECE 2022.2 - QUESTÃO 38
Segundo estimativas da Organização das Nações Unidas, em 30 anos a população urbana global deverá ultrapassar as seis bilhões de pessoas, quando as cidades passarão a abrigar aproximadamente 70% da população mundial; contudo, até 15 anos atrás mais da metade da população global ainda era considerada rural, pois, somente no ano de 2007, a população urbana mundial ultrapassou a população rural.

Considerando a tendência de crescimento da população global, em particular da população que habita áreas denominadas urbanas, assinale a afirmação verdadeira.

A) Os critérios adotados pela ONU, que consideram urbana mais da metade da população mundial, são empiricamente limitados, pois generalizam critérios demográficos e tipologias de assentamentos humanos para os países, a fim de chegar a tal estimativa.

B) Os critérios técnicos utilizados pela ONU para aferir a população urbana global são precisamente ajustados com as características da urbanização em cada país, levando em conta suas variadas particularidades territoriais.

C) As estimativas globais possibilitam assegurar rigorosamente que se adentrou a era urbana da sociedade, haja vista as grandes metrópoles concentrarem a maior parte da população dos seus respectivos países e as cidades médias e pequenas tendencialmente perderem população, o que confirma a tese da era urbana da sociedade mundial.

D) Os critérios técnicos de análise geográfica que cada país utiliza para diferenciar áreas urbanas de áreas rurais e, assim, mapear e contar sua população urbana e rural são comuns e equivalentes entre si, permitindo equiparações estatísticas em escala global.


FÍSICA

UECE 2022.2 - QUESTÃO 39
Considerando o trabalho realizado por uma força conservativa atuando sobre uma partícula entre dois pontos X e Y do espaço, julgue as seguintes afirmações: 

I. É nulo se a partícula sai de X em direção a Y e retorna para X.
II. Depende da trajetória que liga X a Y.
III. É não nulo se a partícula sai de X em direção a Y e retorna para X.
IV. Independe da trajetória que liga X a Y.

É correto o que se afirma somente em

A) I e II.
B) II e III.
C) III e IV.
D) I e IV.


UECE 2022.2 - QUESTÃO 40
Os morcegos, ao contrário do que alguns pensam, não são cegos. Por serem animais de hábitos noturnos, fazem uso da ecolocalização para percepção de obstáculos. Tal fenômeno consiste na emissão de ondas sonoras de frequências superiores às percebidas pelo ouvido humano, podendo chegar à ordem de 200.000 Hz.

A onda que o morcego emite é refletida em um determinado obstáculo possibilitando que o animal consiga medir a distância do objeto, estimar o seu tamanho, sua velocidade e até mesmo a textura. A elevada frequência sonora emitida pelos morcegos facilita o processo de localização de objetos, uma vez que o respectivo comprimento de onda

A) diminui os efeitos do fenômeno da difração.

B) possibilita o aumento da absorção da energia da onda pelos obstáculos.

C) diminui os efeitos do fenômeno da reflexão.

D) aumenta a velocidade de propagação do som.


UECE 2022.2 - QUESTÃO 41
Em uma rodovia, o raio de curva simples, sem inclinação, é selecionado de acordo com as características técnicas da estrada e da topografia da região.

Em um trecho da rodovia Br 116, um veículo que trafega com velocidade V descreve uma curva simples de raio R sob a ação de uma resultante central de módulo F.

Para que a intensidade da resultante sobre o veículo seja reduzida à metade em um trecho da rodovia com o dobro do limite de velocidade, o raio da curva simples deverá ser de

A) 4R.
B) 2R.
C) R.
D) 8R.


UECE 2022.2 - QUESTÃO 42
O osciloscópio, que pode ser analógico ou digital, é um dos mais importantes e versáteis instrumentos utilizados em eletrônica.

Com esse dispositivo, é possível acompanhar a evolução de um sinal elétrico e suas variações com tempo. Na tela (Ecrã) de um osciloscópio analógico típico, um ponto pertencente à representação gráfica de um sinal elétrico executa um movimento harmônico simples entre Y = –A e Y = A (eixo das amplitudes).

Em muitas situações práticas, o movimento harmônico simples (MHS) pode ser representado pela projeção do movimento de uma partícula descrevendo um movimento circular uniforme (MCU), o que simplifica significativamente os cálculos. Sabendo que o ponto, na tela, vai de 0 a A/2 em T1 segundos e que vai de A/2 a A em T2 segundos, é correto dizer que a razão entre T1/T2 corresponde a

A) 1/3.
B) 1.
C) 1/2.
D) 2.


UECE 2022.2 - QUESTÃO 43
Ao perfurar um bloco de alumínio de 10 kg em uma fresadora que consome 10 kW de potência, um operador de máquina nota um aquecimento considerável do mesmo. Sabe-se que durante o processo de usinagem, que dura em média 2 minutos e 15 segundos, cerca de 25% da potência empregada pela máquina é perdida para os arredores e desperdiçada no aquecimento da mesma.

Nessas condições, sabendo que o calor específico do alumínio em J/g.°C é 0,9, o incremento na temperatura do bloco corresponde a

A) 100 °C.
B) 37,5 °C.
C) 150 °C.
D) 112,5 °C.


UECE 2022.2 - QUESTÃO 44
Um estudante de Física resolveu criar seu próprio sistema de unidades ao adotar como unidades fundamentais a velocidade da luz c (m/s), a constante gravitacional G (N.m²/kg²) e a constante de Planck h (J.s).

A partir da escolha feita pelo estudante, a combinação Gh/c³ apresenta dimensão de

A) massa.
B) área.
C) tempo.
D) comprimento.


UECE 2022.2 - QUESTÃO 45
O microscópio óptico faz uso da refração da luz através de um sistema de lentes. Supondo-se que um sistema de lentes de um microscópio óptico possa ser substituído por uma única lente capaz de produzir uma imagem real 20 vezes maior do que o tamanho de um objeto e considerando a distância de 42 cm entre esse objeto e a imagem, é correto dizer que a distância, em cm, do objeto à lente é 

A) 12.
B) 2.
C) 24.
D) 8.


UECE 2022.2 - QUESTÃO 46
No laboratório de eletricidade e magnetismo da Universidade Estadual do Ceará, um estudante de Física dispõe de dois resistores R1 e R2 que podem ser conectados em série ou em paralelo a uma bateria.

O estudante, através de um experimento que envolvia o aquecimento de um líquido, observou que a dissipação gerada por efeito Joule na associação dos resistores em paralelo é quatro vezes maior do que aquela obtida na associação em série dos mesmos resistores. Se o valor da resistência R1 for de 200 Ω, a resistência R2 será

A) 50 Ω.
B) 100 Ω.
C) 200 Ω.
D) 800 Ω.


QUÍMICA

UECE 2022.2 - QUESTÃO 47
Em geral, as bebidas alcóolicas são bem calóricas por conterem etanol que, depois de metabolizado, se transforma em sacarose. Eis uma razão pela qual pessoas com sobrepeso devem evitar o consumo excessivo dessas bebidas. As fórmulas químicas do etanol e da sacarose são, respectivamente,

A) CH3OH e C6H10O5.
B) C2H6O e C6H12O6.
C) C2H5OH e C12H22O11.
D) C3H8OH e C12H22O11.


UECE 2022.2 - QUESTÃO 48
As tatuagens consistem na introdução, na derme, com o auxílio de agulhas, de pigmentos que ficam retidos nas células da pele. Para obtenção de variadas cores, usam-se os seguintes pigmentos: sais de cobalto para obter a cor azul; sais de crômio para obter a cor verde; sais de ferro para obter as cores marrom e rosa; sulfeto de mercúrio para obter a cor preta; sais de cádmio para obter a cor amarela; óxido de titânio para obter a cor branca.

Considerando a possibilidade de tatuar a bandeira brasileira em seu braço, os tipos de pigmentos empregados seriam os sais dos metais de transição específicos do bloco d, pertencentes aos grupos

A) 4, 6, 8 e 9.
B) 6, 8, 9 e 12.
C) 4, 8 e 9; e óxido de titânio.
D) 6, 9 e 12; e óxido de titânio.


UECE 2022.2 - QUESTÃO 49
A Química Verde é um ramo da Química que busca diminuir ou eliminar o uso de substâncias que promovem poluição, bem como recuperar a qualidade do meio ambiente.

Foi definida pela primeira vez, em 1991, por John Warner e Paul Anastas, membros da agência ambiental norte-americana Environmental Protection Agency (EPA). De acordo com a Química Verde, é obrigatório

I. utilizar reagentes não renováveis e diminuir a perda de materiais.

II. aprimorar processos naturais de síntese.

III. desenvolver condições para que as reações químicas tenham maior rendimento e produzam menos impurezas.

Estão corretas as complementações contidas em

A) I e II apenas.
B) II e III apenas.
C) I e III apenas.
D) I, II e III.


UECE 2022.2 - QUESTÃO 50
Reações orgânicas acontecem em compostos orgânicos cujos tipos são identificados mediante a quebra de moléculas, dando origem a novas ligações químicas.

Considerando as reações orgânicas apresentadas a seguir, assinale a opção que apresenta a correta associação entre a reação orgânica e seu tipo.

A) CH3Cℓ + NaCN → CH3CN + NaCℓ (ADIÇÃO)

B) C2H4 + [O] + H2O → C2H4(OH)2 (REDUÇÃO)

C) C2H5OH → C2H4 + H2O (ELIMINAÇÃO)

D) C2H4 + H2 → C2H6 (SUBSTITUIÇÃO)


UECE 2022.2 - QUESTÃO 51
A fórmula de um sal é constituída de 25,82% de potássio, 52,90% de bromo e 21,20% de oxigênio, em valores aproximados.

O nome desse composto é

A) perbromato de potássio.

B) bromito de potássio.

C) hipobromito de potássio.

D) bromato de potássio.


UECE 2022.2 - QUESTÃO 52
Considerando a cinética química, que estuda a velocidade das reações químicas e seus mecanismos, assinale a afirmação verdadeira.

A) Quando se refere a um reagente, a variação do número de mols (∆n) tem sinal positivo e, ao se referir ao produto de uma reação, o ∆n tem valor negativo.

B) Se uma reação é constituída de diversas etapas, a sua velocidade será determinada pela etapa mais rápida. 

C) Os catalisadores não modificam os mecanismos da reação, mas aumentam o valor da energia de ativação.

D) Energia livre permite verificar se a temperatura muda a espontaneidade de uma reação.


UECE 2022.2 - QUESTÃO 53
No que diz respeito à teoria cinético molecular dos gases elaborada pelo físico alemão Rudolf Clausius (1822-1888), é correto afirmar que

A) a pressão total de uma mistura de gases é a soma das pressões parciais dos gases componentes da mistura.

B) volumes iguais de diferentes gases mantidos nas mesmas condições de temperatura e pressão possuem o mesmo número de moléculas.

C) não existem forças de atração entre as moléculas de um gás ideal nem entre as moléculas e seu recipiente.

D) quando dois gases reagem em volumes iguais, o volume final dos produtos é igual à soma dos volumes dos reagentes.


UECE 2022.2 - QUESTÃO 54
A polaridade da molécula está diretamente associada a sua geometria. Considerando os compostos apresentados a seguir, assinale a opção que contém somente moléculas apolares.

A) Sulfeto de hidrogênio e metano.

B) Dissulfeto de carbono e cloreto de berílio.

C) Dióxido de carbono e dióxido de enxofre. 

D) Pentacloreto de fósforo e amônia.


BIOLOGIA

UECE 2022.2 - QUESTÃO 55
O grupo de seres vivos que contém organismos eucarióticos e heterótrofos por absorção é denominado

A) Fungi. 
B) Archae.
C) Bacteria.
D) Animalia.


UECE 2022.2 - QUESTÃO 56
Em relação à glândula tiroide, é correto afirmar que

A) é uma das menores glândulas exócrinas do corpo humano.

B) desempenha o papel de regular a velocidade metabólica do corpo humano.

C) a causa mais comum de hipertireoidismo é a falta de iodo na alimentação.

D) o hipotireoidismo se deve ao excesso dos hormônios triiodotironina e tiroxina.


UECE 2022.2 - QUESTÃO 57
No que diz respeito ao esqueleto dos animais, escreva V ou F conforme seja verdadeiro ou falso o que se afirma nos itens abaixo.

( ) Os nematoides e os poliquetos possuem esqueletos hidrostáticos constituídos pelo líquido presente em suas cavidades corpóreas.

( ) O endoesqueleto dos caracóis é formado por quitina misturada a proteínas.

( ) O exoesqueleto dos artrópodes é constituído principalmente por carbonato de cálcio.

( ) Os endoesqueletos maiores e mais resistentes são os dos cordados vertebrados.

Está correta, de cima para baixo, a seguinte sequência:

A) V, F, F, V.
B) V, V, V, F.
C) F, F, F, V.
D) F, V, V, F.


UECE 2022.2 - QUESTÃO 58
No que concerne aos mamíferos, assinale a afirmação verdadeira.

A) Por baixo da pele dos mamíferos, que é formada por epiderme e endoderme, há uma camada de gordura que age no isolamento térmico.

B) A maioria dos mamíferos é heterodonte como os tatus, as preguiças e os golfinhos.

C) Como o olfato dos mamíferos é pouco desenvolvido, a marcação com odores é incomum e pouco usada para defesa.

D) Os mamíferos monotremados são vivíparos e os marsupiais e placentários são ovíparos.


UECE 2022.2 - QUESTÃO 59
Em relação às enzimas, escreva V ou F conforme seja verdadeiro ou falso o que se afirma nos itens abaixo.

( ) São proteínas que controlam a velocidade e regulam as reações que ocorrem no organismo.

( ) Agem de forma generalista, atuando sobre substratos diversos.

( ) Atuam aumentando a velocidade das reações químicas, portanto, são chamadas de catalizadores.

( ) Ligam-se de forma aleatória em qualquer região dos substratos.

Está correta, de cima para baixo, a seguinte sequência:

A) F, V, V, V.
B) F, V, F, V.
C) V, F, V, F.
D) V, F, F, F.


UECE 2022.2 - QUESTÃO 60
De acordo com a 1ª Lei de Mendel, é correto afirmar que

A) cada característica é condicionada por um par de fatores que se separam na formação dos gametas, nos quais ocorrem em dose simples.

B) cada carácter é condicionado por um par de fatores que se separam na formação dos gametas, nos quais ocorrem em dose dupla.

C) os fatores para duas ou mais características segregam-se e se distribuem independentemente para os gametas, onde se combinam ao acaso.

D) os fatores para dois ou mais caracteres se distribuem independentemente para os gametas, combinando-se de forma agregada.


UECE 2022.2 - QUESTÃO 61
Relacione, corretamente, os conceitos ecológicos com suas possíveis definições, numerando os parênteses abaixo de acordo com a seguinte indicação: 1. Ecossistema; 2. População; 3. Comunidade; 4. Ecótono.

( ) Conjunto de indivíduos da mesma espécie que vivem na mesma área num determinado período.

( ) Unidade composta por fatores bióticos e abióticos em que há fluxo de energia e ciclagem de matéria.

( ) Região resultante do contato entre dois ou mais biossistemas em que diferentes comunidades se encontram.

( ) Conjunto de populações que habitam a mesma região num determinado período.

A sequência correta, de cima para baixo, é:

A) 3, 1, 4, 2.
B) 1, 2, 3, 4.
C) 4, 2, 1, 3.
D) 2, 1, 4, 3.


UECE 2022.2 - QUESTÃO 62
Considerando a teoria celular, é INCORRETO afirmar que

A) as células são consideradas unidades morfológicas e funcionais.

B) a célula se origina de outra célula preexistente.

C) os seres vivos, a exemplo do vírus, são formados por uma ou mais células.

D) as células apresentam capacidade de divisão.


EDUCAÇÃO FÍSICA

UECE 2022.2 - QUESTÃO 63
A implementação da atividade física na infância e na adolescência deve ser considerada como prioridade em nossa sociedade. Dessa forma, recomenda-se que

A) os profissionais da área de saúde combatam o sedentarismo na infância e na adolescência, e estimulem a prática do exercício físico no cotidiano.

B) os profissionais envolvidos com crianças e adolescentes que praticam atividade física priorizem seus aspectos competitivos em detrimento dos aspectos lúdicos e evitem a prática em temperaturas extremas.

C) a educação física escolar bem aplicada não deve ser considerada essencial nem parte indissociável do processo global de educação de crianças e adolescentes.

D) os governos, em seus diversos níveis, as entidades profissionais e científicas e os meios de comunicação considerem a atividade física para crianças e adolescentes uma questão de preocupação individual e particular de cada família e não uma política de Estado.


UECE 2022.2 - QUESTÃO 64
O objetivo principal da prescrição de atividade física para criança e adolescente é criar o interesse e desenvolver o hábito da prática de tal atividade. Considerando os objetivos da educação física escolar, assinale a opção que NÃO corresponde à correta atitude do professor da disciplina.

A) Priorizar a inclusão da atividade física no cotidiano e oferecer alternativas para a prática do desporto, de forma a contemplar os interesses individuais e coletivos, e o desenvolvimento de diferentes habilidades motoras.

B) Valorizar a educação física escolar que estimule a prática de atividade física para toda a vida, de forma agradável e prazerosa, integrando as crianças e sem discriminação dos menos aptos. 

C) Compreender que a competição desportiva escolar pode trazer benefícios do ponto de vista educacional e de socialização, uma vez que proporciona experiências de atividade em equipe, colocando a criança e o adolescente frente a situações de vitória e derrota. 

D) Estimular o objetivo do desempenho esportivo competitivo dos alunos e selecionar os mais aptos, pois a sociedade em que vivemos exige cobranças por parte de pais e treinadores, e as crianças e adolescentes devem considerar o sucesso como fruto da atividade física. 


UECE 2022.2 - QUESTÃO 65
Os diversos tipos de dança são atividades corporais criadas, por nossos ancestrais, como forma de homenagear as entidades divinas, os mortos, as estrelas e as colheitas. Com o tempo, alguns tipos de dança evoluíram até se tornarem modalidades esportivas. Break dance, por exemplo, é um tipo de dança que será uma das modalidades olímpicas nos Jogos de Paris em 2024. Considerando essa nova modalidade esportiva, assinale a afirmação verdadeira.

A) Para o Comitê Olímpico Internacional, a decisão de transformar break dance em modalidade olímpica faz parte de uma estratégia para afastar jovens urbanos dos Jogos Olímpicos.

B) Considerada apenas como esporte ou dança, essa nova modalidade olímpica não faz parte de um estilo de vida ligado à cultura urbana do hip hop.

C) Com uma história que remete ao início da década dos anos de 1970, o break dance tem passos inspirados nas danças de salão europeias consideras as primeiras danças clássicas. 

D) Com passos que incluem, dentre outros movimentos, giros, deslocamentos no chão, movimentos laterais de ombros e de tronco, o break dance é uma excelente atividade aeróbica.


UECE 2022.2 - QUESTÃO 66
O treinamento esportivo baseia-se em diversos e importantes princípios, dentre os quais se encontra o princípio da individualidade biológica. Sobre esse princípio, é correto afirmar que

A) explica a variabilidade entre elementos da mesma espécie, o que garante a inexistência de pessoas iguais entre si.

B) trata da reorganização orgânica e funcional do organismo, frente a exigências internas e externas.

C) impõe, como ponto essencial, que o treinamento seja montado de acordo com os requisitos específicos da performance desportiva.

D) se fundamenta na ideia do treinamento total, visando ao desenvolvimento global do indivíduo.


UECE 2022.2 - QUESTÃO 67
Desde março de 2019, todas as escolas do Brasil têm sido obrigadas a ter professores e colaboradores capacitados em primeiros socorros. A obrigatoriedade foi estabelecida, em 2018, após a aprovação da Lei Lucas (nº 13.722) cujo nome é uma homenagem ao menino Lucas Begalli, que morreu engasgado em uma excursão escolar. Diante do engasgo, os professores que o acompanhavam não sabiam como agir e não conseguiram salvá-lo.

A vítima de engasgo pode ser salva com a técnica conhecida como manobra de Heimlich. Nos procedimentos adotados para realizar tal manobra, o socorrista deverá

A) deitar a vítima calmamente, afastar objetos que podem ser perigosos, afrouxar as roupas da vítima e virar o rosto dela para o lado, para provocar o refluxo; não deve interferir nos movimentos nem colocar objetos entre os dentes da vítima. 

B) posicionar-se atrás da vítima e colocar o braço ao redor do abdome dela; uma mão do socorrista fica fechada sobre a boca do estômago e a outra mão é posicionada em cima da primeira e a comprime repetidas vezes, em movimentos para dentro e para cima, permitindo que o objeto que está bloqueando a via respiratória da vítima seja eliminado.

C) deitar a vítima, afrouxar suas roupas, elevar os membros inferiores e garantir que o ambiente fique arejado; orientar a vítima a deitar-se ou sentar-se, colocando a cabeça entre os joelhos, caso ela sinta a sensação de que irá desmaiar.

D) imobilizar a região do abdome da vítima para evitar o refluxo; não comprimir o abdome para não agravar o quadro e tentar controlar a salivação da vítima com um pano limpo, que deve ser colocado sobre o local. 


FILOSOFIA

UECE 2022.2 - QUESTÃO 68
O filósofo cearense Alcântara Nogueira (1918-1989) afirma o seguinte sobre o materialismo histórico: 

“Marx considera o processo histórico significando uma atividade que se exerce em contínua transformação e que, no final, se realiza como ação em constante modificação renovadora. [...] Existe a realidade objetiva, mas é preciso que esta seja modificada, porque só assim haverá condições para alcançar sua compreensão [...]”. 
NOGUEIRA, Francisco Alcântara. Poder e humanismo. 
Porto Alegre: Sergio Antonio Fabris Editor, 1989, p.147. 

Em outras palavras, a compreensão da realidade

A) não depende da ação humana.
B) só é possível com a ação humana.
C) antecede toda ação humana.
D) é o mesmo que a ação humana.


UECE 2022.2 - QUESTÃO 69
Na edição de 2022 do Oscar, o surdo Troy Kotsur recebeu o prêmio de melhor ator coadjuvante por sua participação no filme No ritmo do Coração(2021). Essa premiação ocorreu justamente no ano em que, no Brasil, se comemoram os 20 anos da Lei que reconhece a Língua Brasileira de Sinais (Libras), aprovada em 24 de abril de 2002.

No seu tempo, o filósofo francês Etienne de Condillac (1714-1780) buscou fundamentar a língua de sinais francesa em um ponto de vista filosófico. Ele o fez dizendo o seguinte sobre o ensino em língua de sinais que o Abade de l’Épeé (1712-1789), importante professor de surdos à época, oferecia às crianças surdas:

“Com base na linguagem da ação, o abade De l’Epée criou uma arte metódica, simples e fácil, com a qual dá a seus pupilos ideias de todo tipo e, ouso dizer, ideias mais precisas do que as que, em geral, se adquirem com a ajuda da audição. O abade De l’Epée só tem um meio de dar às crianças surdas ideias sensoriais: é analisar e fazer com que o pupilo analise junto. Assim, ele os conduz de ideias sensoriais a ideias abstratas”.
CONDILLAC, E. Apud SACKS, Oliver. Vendo vozes: Uma 
viagem ao mundo dos surdos. Trad. bras. Laura Teixeira
Motta. São Paulo: Companhia das Letras, 2010, p.30. 
Adaptado.

A expressão “linguagem da ação” deve ser entendida no sentido do que a linguística atual nomeia de língua gestual-visual. Considerando a citação acima, é correto afirmar que o ponto de vista filosófico em que Condillac se baseia para justificar a língua de sinais é 

A) idealista.
B) racionalista.
C) marxista.
D) empirista.


UECE 2022.2 - QUESTÃO 70
Quando argumenta que um Estado não tem direito a apropriar-se de outro Estado, seja por herança de seus soberanos, troca, compra ou doação, Kant afirma: 

“Um Estado não é patrimônio (como, por exemplo, o solo em que ele tem a sua sede). É uma sociedade de homens sobre a qual mais ninguém a não ser ele próprio tem de mandar e dispor. Enxertá-lo noutro Estado significa eliminar a sua existência como pessoa moral e fazer desta última uma coisa, contradizendo, por conseguinte, a ideia do contrato originário, sem a qual é impossível pensar Direito algum sobre um povo”. 
KANT, Immanuel. À paz perpétua: Um projeto filosófico. 
Trad. port. Artur Morão. Covilhã, Portugal: Universidade da 
Beira Interior, 2008, p.5. Adaptado.

Baseado na citação acima, é correto afirmar que

A) o Estado é uma coisa, por isso só pode ser tomado pela força.

B) o Estado, sendo uma coisa, pode ser herdado, comprado ou doado.

C) cada Estado, como pessoa moral, só obedece às suas próprias leis.

D) o Estado é uma pessoa moral, pois o território é sagrado para seu povo.


UECE 2022.2 - QUESTÃO 71
Discutindo sobre a origem da filosofia na Grécia, a filósofa paulista Marilena Chauí explica:

“A filosofia nasce [...] no contexto da pólis e da existência de um discurso (lógos) público, dialogal, compartilhado, decisional [de decisão coletiva], feito na troca de opiniões e na capacidade para encontrar e desenvolver argumentos que persuadam os outros e os façam aceitar como válida e correta a opinião emitida, ou rejeitá-la se houver fraqueza dos argumentos”.
CHAUÍ, Marilena. Introdução à história da filosofia, 1: Dos 
pré-socráticos a Aristóteles. – 2. ed. rev. e ampl. – São 
Paulo: Companhia das Letras, 2002, p. 44.

Segundo a tese de Chauí sobre a origem da filosofia, é correto dizer que a filosofia se desenvolve no contexto da pólis,

A) baseada no exercício da argumentação.

B) devido às opiniões tradicionais e de fé.

C) a partir de decisões coletivas coagidas.

D) pela importância da beleza dos discursos.


UECE 2022.2 - QUESTÃO 72
Em janeiro de 2022, dois jovens negros foram presos acusados de roubo de um carro, acusação que depois se demonstrou injusta. Em uma reportagem do G1, o pai dos jovens, que conseguiu ajuda de vizinhos para provar a inocência dos filhos, faz a seguinte reflexão:

“Em momento algum deram chances de defesa para os meninos. Eu acho que todo homem tem o direito de defesa, mas o sistema não dá o direito, principalmente da gente que é negro”. 
Disponível em: https://g1.globo.com/sp/sao-paulo/noticia/2022/04/02/pai-investiga-assalto-por-conta-propria-e-irmaos-sao-soltos-apos-um-mes-presos.ghtml. 
Acessado em 03/04/2022.

Com base no que afirma a Declaração Universal dos Direitos Humanos de 1948, o pai está reivindicando, em sua fala, o direito à

A) propriedade e à liberdade de usufruto de posses.

B) família e à liberdade de opinião e expressão.

C) presunção de inocência e à não discriminação.

D) liberdade de reunião e de associação pacífica.


SOCIOLOGIA

UECE 2022.2 - QUESTÃO 73
Os Estados modernos se constituíram e se constituem exercendo uma espécie de poder de regulação sobre as sociedades, através de um conjunto complexo de técnicas que produzem o controle social produzindo “corpos dóceis” politicamente e ativos economicamente.

Esta concepção foi desenvolvida por Michel Foucault, que procurava apontar como este tipo de poder está internalizado nas pessoas, docilizando os “corpos” e subjugando-as para o exercício de controle das sociedades pelos Estados.

O conceito de poder acima apresentado se refere a 

A) dominação racional.
B) alienação e fetiche.
C) biopoder e biopolítica.
D) poder econômico.


UECE 2022.2 - QUESTÃO 74
A Revolução Industrial, a partir do século XIX, deu início ao crescimento populacional e à urbanização das cidades, e impulsionou tanto o desenvolvimento tecnológico e científico como, na mesma toada, trouxe perigos e riscos para a vida coletiva nas sociedades modernas.

Antes da industrialização e da urbanização, os perigos naturais com que se defrontavam as populações humanas eram, por exemplo, enchentes e terremotos, mas, desde então, a humanidade tem-se debatido, também, com perigos que surgem pelo efeito da vida coletiva sobre a natureza como, por exemplo, o controle da produção e descarte de lixo nas cidades, e o aquecimento global. Segundo Beck (2011), vivemos em “sociedades de risco” e os Estados modernos começaram a levar em conta os perigos introduzidos, a reboque, pelos desenvolvimentos econômico e tecnológico.

De fato, são perigos que têm origem humana e não natural, e que, segundo Beck (2011), atualmente, nem a ciência nem a política conseguem controlá-los a contento, mas somente através da ciência e da política há chance de colocá-los sob algum controle ou amenizar seus malefícios.
BECK, Ulrich. Sociedade de risco: rumo a uma outra 
modernidade. 2ª ed. São Paulo: Editora 34, 2011.

Considerando o significado de “sociedade de risco”, assinale a proposição verdadeira.

A) A “sociedade de risco” demonstra como as revoluções científica e tecnológica precisam ser agora estancadas para que os perigos e os riscos que elas criaram para o social sejam evitados.

B) Uma “sociedade de risco” significa que indivíduos, governos e corporações estão, cada vez mais, preocupados com o controle dos riscos produzidos e disseminados na vida moderna.

C) A “sociedade de risco” indica um tipo de sociedade moderna em que as incertezas e as inseguranças produzidas pelos cientistas não conseguem ser sanadas nem controladas.

D) Uma “sociedade de risco” aponta que os perigos oriundos do desenvolvimento econômico estão além de qualquer controle e que a vida humana e a natureza estão comprometidas.


UECE 2022.2 - QUESTÃO 75
Karl Marx afirmou, em carta a um colega, que não lhe cabia o mérito de ter descoberto a existência de classes nas sociedades capitalistas e nem mesmo a luta entre elas: tais feitos seriam, segundo ele, de alguns historiadores e economistas “burgueses” que expuseram, antes dele, o desenvolvimento histórico da anatomia e das lutas das classes sociais.

Contudo, há na obra marxiana uma preocupação persistente e preponderante com as condições e consequências dos antagonismos e lutas entre as duas principais classes sociais da sociedade capitalista: a classe burguesa e a classe proletária. Ainda, Marx definiu as características e os posicionamentos dessas classes na estruturação das sociedades regidas pelo modo de produção do capital.

No que diz respeito ao entendimento de Marx acerca das classes sociais nas sociedades capitalistas, é correto dizer que

A) o controle dos meios de produção é característica própria da classe burguesa, o que fundamenta a dominação desta sobre a classe do proletariado.

B) uma das inevitáveis consequências que irão advir do fim da luta de classes é a implantação de uma sociedade capitalista liberal sem o controle estatal.

C) a burguesia, na sociedade capitalista, procura controlar o nível de exploração do proletariado ao evitar a produção da mais-valia no processo produtivo.

D) a classe burguesa se coloca contrária ao domínio da classe do proletariado que procura se impor como a única classe detentora da força de trabalho.


UECE 2022.2 - QUESTÃO 76
Para alguns, uma das formas de se combater o racismo seria, também, deixando de usar o conceito de “raça” para se tratar das diferentes coletividades humanas e usar, para isto, conceitos como o de “etnia”. Porém, segundo Munanga (2003), os conceitos de “etnia” e de “raça” implicam uma “relação hierarquizada entre culturas diferentes” e a noção de hierarquia entre culturas é um dos componentes que fundamentam as discriminações raciais e étnicas.

Na verdade, Munanga (2003) considera que o racismo nas sociedades contemporâneas está reformulado “com base nos conceitos de etnia, diferença cultural ou identidade cultural”, termos que comportam o mesmo “esquema ideológico” que aponta para a dominação e a exclusão de grupos sociais ou de coletividades.
MUNANGA, Kabengele. “Uma abordagem conceitual das 
noções de raça, racismo, identidade e etnia”, palestra 
proferida no 3º Seminário Nacional de Relações Raciais e 
Educação-PENESB-RJ, 05/11/2003.

Partindo dessa compreensão, é correto afirmar que

A) o simples uso do conceito de etnia não muda a realidade do racismo.

B) a discriminação racial é melhor tratada quando se usa o conceito de etnia. 

C) o conceito de etnia pode substituir o de raça para o enfrentamento do racismo. 

D) a discriminação racial persiste e se reforça na ideologia de políticas como a de cotas.


UECE 2022.2 - QUESTÃO 77
Democracia, essencialmente, é um método de governo ou, ainda, um conjunto de regras de procedimento para a formação das decisões coletivas (BOBBIO, 1986). Um método de governo que prevê e facilita a ampla participação dos interessados nos rumos da “comunidade política” e da organização da sociedade.

Conforme Bobbio, entretanto, pode-se definir a democracia das mais diversas maneiras, contudo não existe definição que possa deixar de incluir, em seus conotativos, a transparência do poder. Daí ser de suma importância, para este autor, o respeito às normas legais e às instituições, com a finalidade de que o poder seja exercido de forma transparente para todos que vivenciam uma sociedade democrática.
BOBBIO, Norberto. O Futuro da Democracia: 
uma defesa das regras do jogo. 6ª ed. Rio de Janeiro: 
Paz e Terra, 1986.

Seguindo o que afirma Bobbio sobre o regime democrático, assinale a proposição verdadeira.

A) É próprio das democracias a manutenção no poder de alguns grupos corporativos e de determinados setores sociais mais aptos para governar.

B) Uma das mais corretas decisões a favor de uma democracia é a ênfase nas liberdades econômicas para que se evite o prejudicial excesso de Estado.

C) A democracia, como método, não pode estar aberta a todos os grupos e interesses, pois, para o bem comum, alguns desses devem ser neutralizados.

D) É fato que existem diversos interesses divergentes numa democracia e isto é essencial para que haja equilíbrios, ajustes e vigilância ao governo.


ESPANHOL

T E X T O
CÓCTEL DE PLAGUICIDAS EN LOS ALIMENTOS

Pimientos, lechugas, tomates, manzanas… son algunos de los alimentos que forman parte de todas las cestas de la compra. Son sin duda los alimentos más sanos pero, debido a los métodos de cultivo intensivos, llegan al plato contaminados con residuos de plaguicidas.

Expertos del Instituto de Investigación Química y Veterinaria de Stuttgart (Alemania), tras cinco años de investigación, han concluido que, en Alemania, el 80% de la fruta y la verdura convencional está sobrecargada. Peor noticia es que los científicos de Stuttgart encontraron en los pimientos y uvas procedentes de España hasta 16 substancias químicas diferentes. En tomates hallaron 15 tipos distintos y en fresas, 14.

Los valores máximos permitidos para los residuos de los más de 800 plaguicidas autorizados en Europa varían entre países. Por el momento, los centroeuropeos y nórdicos tienen que aceptar los productos que les llegan más contaminados de otros países (en general los países del sur utilizan más plaguicidas, entre otras razones por motivos climáticos) porque son legales en origen, pero algunas distribuidoras presionan para que en España, Italia, Grecia y Turquía se reduzcan el uso de plaguicidas.

Además es frecuente que las autoridades de control alemanas denuncien los productos españoles en cuanto superan los valores permitidos (por España). Los consumidores españoles, según se desprende de todo esto, son seguramente los más expuestos a los plaguicidas. Si se realizara en España un estudio similar al citado de Stuttgart probablemente daría como resultado cifras mucho más alarmantes.

La bioquímica Irene Witte, profesora de la Universidad de Oldenburg (Alemania), cree que cuando en una pieza de fruta se combinan varios plaguicidas a la vez pueden ocurrir fenómenos imprevistos aún poco conocidos.

Witte lleva 20 años investigando el efecto de los plaguicidas sobre las células y ha descubierto que los ingredientes liposolubles de unos abren las paredes celulares para los hidrosolubles de otros, de modo que en los plasmas celulares tiene lugar reacciones en cascada y desconocidas. Por tanto, los efectos sobre la salud humana tampoco se conocen bien. 
www.larevistaintegral.com/artículo_print.jsp?id=215217>

UECE 2022.2 - QUESTÃO 78
Sobre “Pimientos, lechugas, tomates, manzanas…” (líneas 01-02), dice el texto que

A) son los productos más bien cultivados en Europa.

B) son los alimentos más investigados por los científicos.

C) reciben la misma cantidad de plaguicidas que las uvas y las fresas. 

D) están llegando al mercado sobrecargados de residuos.


UECE 2022.2 - QUESTÃO 79
El texto tiene la clara intención de mostrar

A) los valores máximos permitidos de los plaguicidas en los países de Europa.

B) que los plaguicidas están siendo usados en exceso en algunos países europeos.

C) la utilización de un único plaguicida en la cultura de frutas y hortalizas.

D) la posibilidad de prohibir la importación de productos agrícolas españoles.


UECE 2022.2 - QUESTÃO 80
La expresión “Cóctel de plaguicidas” (título del texto), se refiere a la/al

A) manera de sembrar.

B) cantidad de ingredientes.

C) modo de cosechar.

D) lugar de producción.


UECE 2022.2 - QUESTÃO 81
Sobre el uso de los plaguicidas, el texto nos dice que

A) España utiliza mucho más plaguicidas que los países nórdicos.

B) los plaguicidas usados en los países nórdicos no son dañosos.

C) los países de Europa siguen la misma legislación en cuanto al uso de plaguicidas.

D) en el sur de Europa se usan más plaguicidas por razones climáticas, entre otras.


UECE 2022.2 - QUESTÃO 82
De acuerdo con el texto, la Señora Witte lleva 20 años investigando 

A) los valores máximos permitidos para el uso de los plaguicidas.

B) los plaguicidas producidos por la Universidad de Oldenburg.

C) las células bajo los efectos de los plaguicidas.

D) la importancia de los plaguicidas para la bioquímica.


UECE 2022.2 - QUESTÃO 83
Según el texto, la Profesora Irene Witte afirma que

A) todavía no se conoce todos los efectos de los plaguicidas sobre la salud humana. 

B) los plasmas celulares reciben los ingredientes hidrosolubles, únicamente.

C) los plaguicidas no actúan directamente sobre la salud de los humanos.

D) antes de consumir algunos alimentos, se debe comprobar el uso de plaguicidas.


UECE 2022.2 - QUESTÃO 84
Señala lo que se dice correcto sobre algunos términos sacados del texto.

A) tras (línea 10) – adverbio de lugar

B) les (línea 22) – pronombre complemento directo

C) reduzcan (línea 28) – voz del verbo “reduzcir”

D) esto (línea 34) – demostrativo neutro


UECE 2022.2 - QUESTÃO 85
La expresión “a la vez” (línea 42), puede ser sustituida, sin perder su significado, por

A) simultáneamente.
B) indiscriminadamente.
C) continuadamente.
D) específicamente.


FRANCES

T E X T E
Lettre à un ami – La vie intérieure
Très cher Jean,

Tu t’es décidé à m’écrire, me dis-tu, parce que tu t’interroges sur le sens de ta vie et que tu voudrais avoir davantage de temps pour toi-même, pour repenser à ce qui est essentiel d’être vécu.

Je crois que tes questions expriment une exigence profonde de notre esprit: celle de la vie intérieure. Tôt ou tard, cette sollicitation se fait vivre en chacun de nous, car nous ne vivons pas seulement d’extériorité, en nous projetant hors de nousmêmes, dans une continuelle fugue où l’intensité des émotions passe pour la plénitude de la vie. Il y a aujourd’hui une certaine rhétorique du “dehors” qui oublie que l’homme est aussi, et avant tout, un “dedans”.

Pour cela nous avons recours à des expressions comme “conscience” ou “for intérieur”, des mots qui désignent cette dimension intérieure, profonde, invisible et donc fugitive mais très réelle de notre être. Cette réalité m’apprend que je ne suis pas totalement clair ni évident pour moi-même, que je suis également un mystère et que je ne me connais pas parfaitement. Or pour vivre en plenitude, nous avons à prendre au sérieux cette dimension, car elle fait partie de nous.

La vie intérieure s’exprime avant tout lorsqu’on se pose des questions, comme tu l’as toi-même fait par ta lettre. Derrière tes différentes questions, je distingue l’unique interrogation fondamentale: “Qui suis-je?” Elle ne sera jamais rendue caduque par les progrès de la science ou de la technologie, car elle est essentielle à l’homme pour qu’il devienne homme.

C’est cette demande fondamentale qui t’ouvrira la voie vers la vie intérieure, c’est-à-dire, vers le travail qui consiste à prendre au sérieux ta propre unicité. Cette question reste inépuisable, elle accompagnera toute notre vie dans ses diverses phases et ses articulations essentielles. Il faut réfléchir fortement à cela, mon cher Jean, tant que durera notre vie.
Très amicalement.
Extrait adapté de l’article “Qu’est-ce que la vie 
intérieure?” in Panorama nº 402, page 4.

Après la lecture attentive du texte répondez aux questions suivantes:

UECE 2022.2 - QUESTÃO 78
Le titre du texte, qui anticipe le contenu de la lettre à un ami, concerne la vie 

A) à l’intérieur du corps humain avec ses tâches physiologiques bien définies.

B) dans la dimension profonde et mystérieuse de l’esprit de l’homme.

C) qui cherche plus le dehors que le dedans de l’être humain.

D) qui cheche des émotions intenses pour fuir la plenitude de la vie.


UECE 2022.2 - QUESTÃO 79
La caractéristique formelle dans la construction de cette lettre qui compose le présent texte est le/la/l’ 

A) formule d’appel.

B) contexte bien défini.

C) thème présenté.

D) interlocuteur implicite.


UECE 2022.2 - QUESTÃO 80
Dès le premier paragraphe l’on constate que/qu’

A) il y a une intention de justifier le retard de la réponse à une lettre.

B) l’interlocuteur ne veut pas se présenter comme un ami.

C) il s’agit d’une réponse qui met en relief le sujet de la lettre.

D) la reflexion présentée conteste une reflexion déjà faite.


UECE 2022.2 - QUESTÃO 81
Dans le deuxième paragraphe, l’auteur commence par la première personne du singulier et après il passe à la première du pluriel pour

A) définir la singularité de sa voix en exprimant sa pensée. 

B) représenter également la pensée des autres à qui il parle.

C) inviter le lecteur à construire la réponse destinée à son ami.

D) essayer d’expliquer l’importance d’une amitié dans la vie.


UECE 2022.2 - QUESTÃO 82
Au troisième paragraphe, l’auteur reprend la première personne du discours

A) pour s’isoler dans son discours.

B) dans le but de rehausser la force de sa voix.

C) pour réduire l’éloignenent entre le lecteur et l’auteur. 

D) afin de fondre les personnes “je” et “nous”.


UECE 2022.2 - QUESTÃO 83
Selon le destinateur de la lettre, la question “Qui suis-je?” (ligne 32) ne vieillira jamais parce qu’elle

A) s’accompagnera du progrès de la science et de la technologie.

B) aidera en permanence l’homme à se retrouver en tant qu’homme. 

C) peut recourir à des expressions telles que “conscience” ou “for intérieur”.

D) arrive à permettre à l’homme de mieux connaître ses semblables.


UECE 2022.2 - QUESTÃO 84
À la ligne 32, l’auteur pose la question “Qui suis-je?” dont la réponse se trouve avant tout

A) à l’intérieur de nous-mêmes.
B) à côté de notre conscience.
C) hors de nous-mêmes.
D) dans notre travail.


UECE 2022.2 - QUESTÃO 85
Des termes synonymes du nom “fugue” (ligne 12) sont

A) canon, imitation, poursuite. 

B) composition, fuguée, exécution.

C) balade, promenade, tour.

D) échappée, escapade, fuite.


INGLÊS

T E X T
Walls, dreams and genocide: Zelensky invokes
history to rally support.

He told U.S. lawmakers that he had adream, invoking Martin Luther King Jr. to describe Ukraine’s fight against the Russian invasion. He said to the British Parliament that his country would fight until the end, in forests and fields, a vow resonant of Winston Churchill’s exhortations against Nazism. To members of the German Parliament he spoke of a new wall dividing Europe, echoing the Berlin Wall of the Cold War.

The passionate speeches, deliveredremotely by President Volodymyr Zelensky of Ukraine in his now-ubiquitous military-issue shirt, are part of a vigorous rhetorical effort to rally international support — for arms, or aid to his country, or sanctions against Russia.

Mr. Zelensky, a former comedian who ran a populist campaign to become president in 2019, is no stranger to performing, and his social-media missives and speeches have transformed him into aglobal symbol of his country’s resistance to Russian aggression. The allusions, metaphors and allegories made by Mr. Zelensky point to a tailored strategy to emotionally appeal to nations and institutions and their histories.

Mr. Zelensky’s soaring appeal to Congress, which prompted a standing ovation, framed Ukraine’s fight against Russia as a battle to preserve democracy, freedom and the rule of law, calling on the United States’ image of itself as a leader of the free world to defend those values.

Russia’s attack, Mr. Zelensky said, was a brutal offensive “against our freedom, against our right to live freely in our own country, choosing our own future, against our desire for happiness, against our national dreams — just like the same dreams you have, you Americans.”

He implored lawmakers to remember two moments of American trauma that involved assaults from the sky to empathize with Ukrainians fleeing missiles: Pearl Harbor and the terror attacks of Sept. 11, 2001.

He evoked the Rev. Dr. Martin Luther King Jr. to request antimissile defense systems, aircraft and a “no-fly” zone above Ukraine, a step that NATO allies have rebuffed, fearing it would escalate the war with Russia. “I can say I have a need. I need to protect our sky. I need your decision, your help, which means exactly the same, the same you feel when you hear the words, ‘I have a dream.’” he said.

Mr. Zelensky capped the speech with a direct appeal to President Biden, tailoring his words to appeal to the United States’ role on the global stage. “Being the leader of the world means to be the leader of peace,” he said.

British lawmakers earlier this month invited the Ukrainian leader for the first ever speech in the House of Commons by a foreign leader. He took advantage of the address to quote Shakespeare and align himself and his cause with Winston Churchill, Britain’s leader during World War II.

Ukrainians needed to defend their country against the Russians, just as Britons did against Nazism, Mr. Zelensky said. He vowed his country would never surrender to Russian tanks. “We will fight till the end, at sea, in the air,” Mr. Zelensky said in front of the Ukrainian flag, echoing the phrasing of Mr. Churchill in a famous wartime speech: “We will fight in the forests, in the fields, on the shores, in the streets.”

In his address to the Bundestag last week, Mr. Zelensky urged Germany to take stronger action against Russia, casting the decision as a metaphorical division between building or demolishing a wall — harkening back to the Cold War, an emotional period for Germans. “You are like behind the wall again. Not the Berlin Wall but in the middle of Europe, between freedom and slavery,” he said. “And this wall grows stronger with each bomb that falls on our land, on Ukraine,” he said.

He called for an embargo on trade with Russia, saying that its ability to keep trading, and keeping Ukraine from joining the European Union, 
was helping Moscow fortify this metaphorical wall.

With Canada, Mr. Zelensky mixed a personal, first-name appeal to Prime Minister Justin Trudeau with apocalyptic images of a Canada at war.

In his address to Canadian lawmakers, Mr. Zelensky referred to the country’s leader simply as “Justin.” And to help them understand Ukraine’s experience, he said, he painted a vivid image of Canadian cities and landmarks under attack. 

He asked lawmakers to envision Canadian flags replaced by Russian ones, Toronto’s CN tower being destroyed by Russian missiles and schools being burned down. “This is our reality,” he said.

He thanked Canada for its support, but said that what he really wanted was for the country to help bring about a no-fly zone in the skies above Ukraine and to force more companies to leave the Russian market.
From: www.nytimes.com/March 21, 2022

UECE 2022.2 - QUESTÃO 78
According to the article, the president of Ukraine has become a/an

A) leader of the free world.

B) unique defender of democracy in Europe.

C) symbol of Ukrainian resistance to the Russian invasion.

D) American ally to defend environmental causes.


UECE 2022.2 - QUESTÃO 79
While speaking at the House of Commons, Mr. Zelensky used the opportunity to

A) appeal to Canada’s Prime Minister.

B) quote the famous playwright William Shakespeare.

C) phrase Abraham Lincoln’s defense of democracy.

D) praise the Russian people.


UECE 2022.2 - QUESTÃO 80
By evoking Luther King’s speech, Mr. Zelensky requested, among other things,

A) the support of European leaders for more arms.

B) the building of a new dividing wall.

C) antimissile defense systems from US.

D) peace negotiations with US representatives.


UECE 2022.2 - QUESTÃO 81
In his speech to the German Parliament, the Ukrainian president 

A) mentioned the Pearl Harbor attack.

B) promised to protect forests and fields.

C) threatened Polish allies.

D) called for an embargo on trade with Russia.


UECE 2022.2 - QUESTÃO 82
One of the American historical moments President Zelensky referred to in his speech to Congress was

A) John Kennedy’s assassination.
B) the terror attacks of September 11.
C) the Independence War.
D) the Civil War.


UECE 2022.2 - QUESTÃO 83
As to Mr. Zelensky’s request of a no-fly zone above Ukraine,

A) NATO allies have declined.

B) European lawmakers have not decided yet.

C) the German Parliament will decide soon.

D) South American countries rejected it.


UECE 2022.2 - QUESTÃO 84
In his passionate speeches, the Ukrainian President tries to

A) get help to his country and sanctions against Russia.

B) fight against Nazism.

C) criticize Eastern countries.

D) rally the invasion of Russia by Western nations.


UECE 2022.2 - QUESTÃO 85
It is stated in the text that President Zelensky’s strategy of using allusions, references to each country’s history in his speeches is meant to

A) highlight the fact that each country is different.

B) make the world hate Russians.

C) generate a sense of distrust among nations.

D) trigger an emotional response in the audience.


COMENTÁRIOS

Nome

administração,9,administração financeira,1,administração orçamentária,1,administração pública,2,ads,39306,advogado,1,agricultura,1,agronomia,8,alberteinstein,26,alfabeto,5,amrigs,3,anasem,1,anatomia,2,aocp,142,arquitetura,1,arquitetura e urbanismo,6,arquivologia,1,arte,10,artes visucais,2,assistente social,2,atividade,288,atividade biologia,8,atividade ciências,68,atividade de português,57,atividade espanhol,17,atividade filosofia,5,atividade física,8,atividade fundamental,209,atividade geografia,6,atividade história,84,atividade inglês,2,atividade literatura,3,atividade matemática,27,atividade quimica,7,atividade sociologia,3,auditor fiscal,1,auditoria,1,autoajuda,1,auxiliar administrativo,3,auxiliar judiciário,1,bem-estar,13,biblioteconomia,4,biografia,1,biologia,65,biomedicina,11,bioquimica,1,blogger,3,bncc,12,bolsafamilia,1,braille,1,callfrom,1,carnaval,2,cecierj,5,cederj,5,cefetba,40,cefetmg,35,celebridades,1,celpebras,1,cesgranrio,52,cfc,13,ciência da computação,1,ciencias,85,ciências biológicas,1,ciências contábeis,21,ciências da saúde,1,ciências econômicas,5,ciências sociais,4,claudiogaleno,1,colunas,11,comercio exterior,1,computação,5,comunicação social,1,concurso,458,conhecimento específico,3,conscam,45,conta pra mim,41,contabilidade,13,contabilidade avançada,1,contabilidade de custos,1,contabilidade pública,10,contabilidadedecustos,1,contador,5,coronavirus,8,criminologia,1,cultura,30,curiosidade,5,datas comemorativas,25,declaracoes,6,desenhos,449,design,6,design de interiores,1,design de moda,1,design grafico,1,destaque,4,detran,2,devry,1,dietética,2,direito,160,direito administrativo,36,direito ambiental,2,direito civil,29,direito constitucional,36,direito do trabalho,27,direito eleitoral,1,direito empresarial,28,direito financeiro,1,direito penal,30,direito processual civil,1,direito processual do trabalho,1,direito processual penal,2,direito tributário,34,direitoadministrativo,2,direitocivil,3,direitos humanos,1,duvidas,5,economia,3,educação,55,educação física,19,educação infantil,347,eleicoes,1,enade,385,enare,1,encceja,44,enem,96,enfermagem,20,engenharia,4,engenharia ambiental,3,engenharia civil,4,engenharia da computação,4,engenharia de alimentos,3,engenharia de controle e automação,2,engenharia de produção,4,engenharia eletrica,3,engenharia florestal,3,engenharia mecanica,3,engenharia quimica,3,ensino fundamental,350,escola,1,espanhol,40,espcex,36,especial,1,espm,7,esportes,1,estatística,2,exame nacional,3,explicacao,48,facid,1,faculdade,30,faculdade dinamica,2,fadip,1,fagoc,2,famema,30,famerp,14,farmacia,12,fasa,9,faseh,1,fatec,29,fcc,107,fdsbc,4,fei,19,fgv,32,filosofia,25,fiscal de obras e posturas,1,fisica,66,física,1,fisioterapia,11,fmabc,5,fmo,2,fonoaudiologia,10,formação geral,8,formula1,1,fps,35,frances,7,frases,1,fuvest,24,gabaritos,35,gastronomia,2,geografia,77,gestao ambiental,3,gestão comercial,2,gestao de qualidade,1,gestao de recursos humanos,3,gestão financeira,3,gestao hospitalar,4,gestão pública,1,habilidades bncc,76,historia,177,ibade,5,ifba,1,ifce,12,iff,1,ifmg,3,ifmt,135,ifnmg,1,ifpe,66,ifpi,12,ifsul,67,ifto,12,imagens,96,ime,68,informatica,11,inglês,60,insper,52,instituto acesso,138,ita,22,jornalismo,16,legislação,10,legislação penal,1,legislação tributária municipal,13,lendas,23,letras,2,libras,2,liceu piauiense,1,literatura,23,lixo,12,logística,2,loja,3,mackenzie,28,marketing,3,matematica,123,matemática financeira,1,medicina,96,medicina legal,2,medicina veterinaria,11,meliuz,1,mtc,1,musica,4,música,1,natal,2,necropsia,1,normal superior,1,noticias,116,nubank,4,nutrição,15,o que e,3,oab,215,obmep,10,odontologia,12,outros,75,pedagogia,7,piaui,1,pnaic,10,portugues,160,praticapsi,14,priuni,1,processos gerenciais,3,procurador,1,professor,18,pronatec,3,prouni,5,provas,1415,provas access,1,provas agirh,8,provas albert einstein,9,provas ameosc,2,provas amrigs,3,provas avança sp,5,provas cecierj,2,provas cefetmg,35,provas cfc,12,provas concurso,282,provas da univesp,2,provas enade,384,provas enare,1,provas encceja,35,provas enem,36,provas espcex,11,provas espm,4,provas famema,17,provas famerp,10,provas faseh,1,provas fatec,23,provas fdsbc,2,provas fei,2,provas fepese,17,provas fgv,11,provas fmabc,3,provas fmj,2,provas fmp,1,provas fundatec,4,provas fuvest,14,provas iades,2,provas ibest,1,provas ibfc,7,provas ieses,3,provas ifba,1,provas ifce,2,provas ifmg,3,provas ifmt,1,provas ifnmg,1,provas ifpi,13,provas ifsul,9,provas ifto,8,provas ime,1,provas ita,12,provas mackenzie,18,provas mestrado,1,provas mpe-go,1,provas nível fundamental,2,provas nível médio,25,provas nível superior,157,provas oab,216,provas puc,9,provas pucgo,2,provas pucrj,4,provas quadrix,2,provas reis&reis,1,provas residencia,51,provas revalida,9,provas santa casa,9,provas ucpel,2,provas uece,16,provas ueg,8,provas uel,5,provas uem,3,provas uema,5,provas uenp,1,provas uepg,1,provas uerj,2,provas uesb,1,provas ufac,5,provas ufgd,9,provas ufpel,1,provas ufpr,1,provas ufrgs,1,provas ufu,1,provas unemat,1,provas unesc,7,provas unesp,9,provas unicamp,11,provas unicentro,1,provas unicesumar,7,provas uniceub,2,provas unichristus,5,provas unifenas,6,provas unifesp,22,provas unifor,7,provas unioeste,3,provas unip,3,provas unirg,9,provas unirv,3,provas unisc,2,provas unitins,4,provas upe,17,provas uri,1,provas usp,52,provas vestibular,469,provas vunesp,1,psicologia,37,publicidade e propaganda,4,publieditorial,2,puc-go,4,puc-pr,2,puc-rs,106,puc-sp,69,pucrj,1,questão agirh,34,questão alemao,8,questão análise e desenvolvimento de sistemas,25,questão analista em tecnologia da informação,30,questão anasem,60,questão arquitetura e urbanismo,151,questão atualidades,50,questão automação industrial,26,questão auxiliar judiciário,48,questão avmoreira,59,questão cecierj,64,questão cederj,128,questão cespe,221,questão comercio exterior,54,questão computação,136,questão comunicação social,24,questão construção de edifícios,27,questão consulplan,20,questão consultor do tesouro estadual,39,questão coronavirus,25,questão cremern,27,questão crespe,659,questão da access,40,questão da agirh,60,questão da albert einstein,507,questão da ameosc,40,questão da amrigs,181,questão da aocp,50,questão da avança sp,110,questão da cebraspe,60,questão da cesgranrio,282,questão da espcex,796,questão da espm,80,questão da famema,521,questão da famerp,230,questão da fasa,102,questão da fatec,1307,questão da fau,96,questão da fcc,460,questão da fepese,489,questão da fgv,2841,questão da fmabc,170,questão da fmp,60,questão da fundatec,60,questão da fuvest,1255,questão da mpe-go,50,questão da oab,3663,questão da obmep,326,questão da puc-pr,103,questão da puc-rj,81,questão da puc-sp,243,questão da santa casa,581,questão da ucpel,64,questão da uece,1134,questão da ueg,380,questão da uel,453,questão da uema,352,questão da uemg,115,questão da uenp,65,questão da uerj,140,questão da ufac,209,questão da ufgd,476,questão da ufpel,106,questão da ufrgs,25,questão da unesc,68,questão da unesp,1061,questão da unicamp,813,questão da unicentro,256,questão da unicesumar,223,questão da uniceub,108,questão da unichristus,381,questão da unifenas,299,questão da unifesp,900,questão da unifor,453,questão da unioeste,164,questão da unip,149,questão da unirg,473,questão da unirv,181,questão da unisc,88,questão da unitins,209,questão da usp,1304,questão da vunesp,60,questão de administração,228,questão de administração financeira,6,questão de administração financeira e orçamentária,7,questão de administração orçamentária,6,questão de administração pública,88,questão de agronomia,179,questão de análise das demonstrações contábeis,2,questão de análise de dados,17,questão de anatomia,20,questão de arte,70,questão de artes,83,questão de artes visuais,55,questão de auditoria,25,questão de auditoria governamental,7,questão de biblioteconomia,39,questão de biologia,1652,questão de biomedicina,269,questão de braille,10,questão de ciências,765,questão de ciências biológicas,74,questão de ciências contábeis,196,questão de ciências da computação,127,questão de ciências da saúde,20,questão de ciências econômicas,200,questão de ciências humanas,219,questão de ciências naturais,249,questão de ciências sociais,123,questão de cirurgia cardiovascular,30,questão de código de defesa do consumidor,10,questão de computação,57,questão de concurso,9714,questão de conhecimento geral,15,questão de contabilidade,499,questão de contabilidade do setor publico,5,questão de controle externo,6,questão de criminologia,5,questão de defesa do consumidor,10,questão de design,116,questão de design de interiores,27,questão de design de moda,80,questão de dietética,40,questão de direito,3783,questão de direito administrativo,317,questão de direito administrativo e constitucional,10,questão de direito ambiental,21,questão de direito civil,233,questão de direito constitucional,289,questão de direito da criança e do adolescente,5,questão de direito da pessoa com deficiência,3,questão de direito do consumidor,5,questão de direito do trabalho,150,questão de direito eleitoral,7,questão de direito empresarial,168,questão de direito financeiro,28,questão de direito penal,227,questão de direito penal militar,6,questão de direito previdenciario,10,questão de direito processual civil,85,questão de direito processual do trabalho,15,questão de direito processual penal,81,questão de direito tributário,246,questão de direito urbanistico,8,questão de direitos humanos,4,questão de economia do setor público,4,questão de educação física,329,questão de enfermagem,322,questão de engenharia civil,115,questão de engenharia da computação,137,questão de engenharia de produção,92,questão de escriturário,10,questão de espanhol,915,questão de estatistica,55,questão de ética e legislação,4,questão de farmácia,317,questão de filosofia,428,questão de finanças públicas,9,questão de física,2113,questão de física médica,55,questão de fisioterapia,284,questão de fonoaudiologia,230,questão de frances,178,questão de geografia,1744,questão de gestão ambiental,92,questão de gestão de recursos humanos,67,questão de gestão financeira,108,questão de gestão hospitalar,108,questão de governança e gestão,40,questão de história,2275,questão de informática,214,questão de inglês,1867,questão de jornalismo,252,questão de legislação,338,questão de legislação estadual e institucional,8,questão de legislação penal,15,questão de legislação tributária,23,questão de licenciatura,57,questão de literatura,420,questão de literatura brasileira,20,questão de marketing,113,questão de matemática,4455,questão de matemática financeira,10,questão de medicina,2715,questão de medicina legal,25,questão de medicina veterinária,271,questão de modelagens e processo,10,questão de música,58,questão de necropsia,20,questão de neurologia pediátrica,30,questão de nutrição,381,questão de odontologia,233,questão de pedagogia,114,questão de planejamento de carreira e sucesso profissional,27,questão de planejamento e orçamento público,30,questão de português,5281,questão de princípios gerenciais de gorretagem,10,questão de processo legislativo,5,questão de processos gerenciais,74,questão de psicologia,447,questão de publicidade e propaganda,108,questão de química,1923,questão de raciocínio lógico,233,questão de radiologia,153,questão de redação,2,questão de relações internacionais,102,questão de saúde pública,75,questão de secretariado executivo,134,questão de segurança pública,5,questão de servico social,155,questão de serviço social,113,questão de sistema normativo anticorrupção,5,questão de sistemas de informação,56,questão de sociologia,239,questão de teatro,48,questão de tecnologia em agroindustria,25,questão de tecnologia em agronegocio,109,questão de tecnologia em análise e desenvolvimento de sistemas,30,questão de tecnologia em análise e desenvolvimentos,24,questão de tecnologia em estética e cosmética,29,questão de tecnologia em gestão e tecnologia da informação,30,questão de tecnologia em redes de computadores,83,questão de terapia ocupacional,204,questão de turismo,110,questão de vestibular,29886,questão de zootecnia,132,questão design de interiores,26,questão design gráfico,52,questão detran,96,questão do cefetmg,1816,questão do cfc,592,questão do enade,8417,questão do enare,50,questão do encceja,1110,questão do enem,3547,questão do ibfc,100,questão do ifba,62,questão do iff,53,questão do ifnmg,26,questão do ifpi,1167,questão do ime,40,questão do ita,554,questão do liceu piauiense,30,questão do mackenzie,1526,questão do revalida,791,questão economia empresarial,29,questão engenharia,72,questão engenharia ambiental,82,questão engenharia civil,27,questão engenharia de alimentos,73,questão engenharia de controle e automacao,73,questão engenharia eletrica,73,questão engenharia florestal,82,questão engenharia mecânica,72,questão engenharia quimica,44,questão espm,239,questão faculdade dinamica,108,questão fadip,54,questão fagoc,50,questão famerp,700,questão faseh,60,questão fdsbc,100,questão fei,210,questão fiscal,40,questão fmj,120,questão fmo,90,questão funcern,240,questão fundatec,149,questão gastronomia,53,questão gestao comercial,53,questão gestão da produção,27,questão gestão de qualidade,54,questão gestão pública,53,questão iades,60,questão iave,89,questão ibade,107,questão ibest,40,questão ibfc,320,questão idib,40,questão ieses,190,questão ifce,90,questão ifmg,126,questão ifmt,110,questão ifsul,357,questão ifto,361,questão italiano,8,questão letras,65,questão lógica,5,questão logística,54,questão máxima,50,questão modelagem de processos,11,questão multidisciplinar,68,questão nucepe,46,questão objetiva,20,questão obras e postura,28,questão princípios gerenciais de corretagem,15,questão processo do trabalho,10,questão processo tributario,15,questão pucgo,186,questão pucrj,70,questão quadrix,120,questão slmandic,70,questão técnico agrícola,15,questão técnico de laboratório,10,questão tecnologia em alimentos,27,questão tecnologia em manutenção industrial,27,questão tecnologia em saneamento ambiental,25,questão tecnologia estética e cosmetica,28,questão tecnologia seguranca do trabalho,56,questão tecnólogo de ti,30,questão teologia,54,questão ucb,106,questão udesc,106,questão uem,186,questão uepg,134,questão uesb,60,questão uespi,127,questão ufgd,187,questão ufpe,50,questão ufpr,70,questão ufsc,116,questão ufu,94,questão unemat,77,questão unifaminas,54,questão unifenas,128,questão unifil,29,questão unimontes,3,questão uninassau,90,questão unioeste,81,questão univesp,114,questão upe,1104,questão uri,84,questão urologia,15,questão web design,40,questões,60865,quimica,67,raciocínio lógico,7,radiologia,6,redacao,165,reflexão em texto,8,relações internacionais,4,religiao,5,resumo,5,revalida,11,rhinsight,8,saeb,2,santacasa,92,saude publica,2,secretariado executivo,5,seguranca do trabalho,2,serviço social,10,sesc,1,sexto ano,1,silabas,18,simulado,2,sistemas de informação,1,sisu,2,slmandic,2,sociologia,14,teatro,2,técnico agrícola,1,tecnologia em agroindustria,2,tecnologia em agronegocio,4,tecnologia em alimentos,1,tecnologia em gestão ambiental,2,tecnologia em gestão hospitalar,1,teologia,1,terapia ocupacional,7,textos,45,textos paradidáticos,1,trechos,1,turismo,6,uber,1,ucb,10,udesc,14,uece,50,ueg,8,uel,25,uem,3,uema,11,uemg,13,uepg,4,uerj,73,uespi,3,ufam,3,ufc,2,ufes,2,uffs,4,ufg,1,ufgd,71,ufma,1,ufmg,1,ufpa,1,ufpi,2,ufpr,1,ufrgs,2,ufrn,2,ufsc,5,ufscar,1,uftm,188,unb,1,unemat,2,unesp,21,unicamp,22,unicentro,15,unicesumar,5,uniceub,4,unichristus,14,unifaminas,1,unifenas,8,unifesp,41,unifor,12,uninassau,3,uninove,1,unioeste,6,unip,3,unirg,13,unirv,3,unitins,6,univesp,2,upe,23,urbanismo,1,usp,54,vestibular,942,videos,5,vivo,1,vunesp,1,zootecnia,7,
ltr
item
INDAGAÇÃO: Prova UECE 2022.2 (1ª Fase) com Gabarito
Prova UECE 2022.2 (1ª Fase) com Gabarito
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgInGluNWQ5FFKlPz2p7kiIUKTr-CBmJ2q2GRGwbl0qVlzbWB5yhgUv94U0_uakdduNIBgD6m4kFphVI5jnxaW04G3OzeiDjB8nfJq5Pa_eK40mbExR9dJM_yRY3hG9abXH43cSxv3Wltw/s16000/uece-indagacao-logotipo.jpg
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgInGluNWQ5FFKlPz2p7kiIUKTr-CBmJ2q2GRGwbl0qVlzbWB5yhgUv94U0_uakdduNIBgD6m4kFphVI5jnxaW04G3OzeiDjB8nfJq5Pa_eK40mbExR9dJM_yRY3hG9abXH43cSxv3Wltw/s72-c/uece-indagacao-logotipo.jpg
INDAGAÇÃO
https://www.indagacao.com.br/2022/07/prova-uece-20222-1-fase-com-gabarito.html
https://www.indagacao.com.br/
https://www.indagacao.com.br/
https://www.indagacao.com.br/2022/07/prova-uece-20222-1-fase-com-gabarito.html
true
3110492279122331237
UTF-8
Todas as Postagens Não foram encontradas postagens VEJA TODOS Leia Mais Resposta Cancelar resposta Deletar Por Home PAGINAS POSTS Veja todos RECOMENDADOS PARA VOCÊ Tudo Sobre ARQUIVOS BUSCAR TODOS OS POSTS Nenhuma postagem foi encontrada Voltar para Home Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sab Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Maio Jun Jul Ago Sep Out Nov Dez Agora mesmo 1 minuto atrás $$1$$ minutos agora 1 hora atrás $$1$$ horas atrás Ontem $$1$$ dias atrás $$1$$ semanas atrás mais de 5 semanas atrás Seguidores Seguir CONTEÚDO PREMIUM BLOQUEADO PASSO 1: Compartilhar em uma rede social PASSO 2: Clique no link na sua rede social Copiar todo o código Selecionar todo o código Todos os códigos foram copiados Não é possível copiar os códigos / textos, pressione [CTRL] + [C] para copiar Tabela de conteúdo