Prova UFGD 2011 com Gabarito

Prova UFGD 2011 com Gabarito PROVA TIPO A BIOLOGIA UFGD 2011 - QUESTÃO 01 Consumir saladas é uma das dicas dos nutricionistas para uma ...
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Prova UFGD 2011 com Gabarito

PROVA TIPO A

BIOLOGIA

UFGD 2011 - QUESTÃO 01
Consumir saladas é uma das dicas dos nutricionistas para uma alimentação saudável. As saladas, especialmente de folhas verdes, se temperadas com sal, azeite e limão muito antes de serem consumidas, ficam

(A) desidratadas, uma vez que o tempero torna o meio isosmótico.

(B) murchas, uma vez que o tempero torna o meio hiperosmótico.

(C) hidratadas, uma vez que o tempero torna o meio hiposmótico.

(D) ressecadas, uma vez que o tempero torna o meio isosmótico.

(E) túrgidas, uma vez que o tempero torna o meio hipotônico.


UFGD 2011 - QUESTÃO 02
As figuras 1 e 2 demonstram os resultados de experiências no cultivo de Paramecium aurelia e Paramecium caudatum, desenvolvidos separadamente (Figura 1) e cultivados juntos (Figura 2).

UFGD 2011 - QUESTÃO 02

A análise desses resultados evidencia

(A) o princípio de Gause ou exclusão competitiva.

(B) o princípio da segregação independente.

(C) a sucessão ecótona estática entre espécies.

(D) o controle biológico por predatismo.

(E) o princípio das relações intraespecíficas desarmônicas.


UFGD 2011 - QUESTÃO 03
A figura a seguir representa o corte de um embrião de vertebrado na fase de neurulação. As estruturas I, II, III e IV representam, respectivamente,

UFGD 2011 - QUESTÃO 03

(A) o tubo neural, notocorda, celoma e arquênteron.

(B) a notocorda, endoderma, celoma e mesoderma.

(C) a endoderma, celoma, tubo neural e notocorda.

(D) a mesoderma, celoma, arquênteron e endoderma.

(E) o tubo neural, notocorda, celoma e mesoderma.


UFGD 2011 - QUESTÃO 04
Suponha que um homem heterozigoto para a anemia falciforme resolve se casar. A partir dessa afirmação, considere as seguintes questões:

I. se a mulher tiver anemia falciforme, quais os prováveis fenótipos dos filhos? 

II. se a mulher for ―portadora‖, qual a probabilidade de nascer uma criança com anemia falciforme? 

Assinale a alternativa que responde corretamente às perguntas.

(A) I – todos normais; II – 25%.

(B) I – todos normais; II – 50%.

(C) I – todos com anemia falciforme; II – 50%.

(D) I – normais ou com anemia falciforme; II – 25%.

(E) I – normais ou com anemia falciforme; II – 50%.


UFGD 2011 - QUESTÃO 05 - ANULADA.

UFGD 2011 - QUESTÃO 06
Com relação à biodiversidade, é correto afirmar que

(A) a retirada de um elo de uma cadeia alimentar não ameaça a biodiversidade.

(B) quanto mais curta a cadeia alimentar, menor a quantidade de energia disponível para os níveis tróficos mais elevados.

(C) a biodiversidade reúne somente as formas de vidas animais e vegetais. 

(D) a biodiversidade garante o equilíbrio das teias alimentares nos ecossistemas.

(E) a extinção de uma espécie pode ser reversível se medidas forem tomadas para recuperar o ecossistema em que essa espécie viveu.


UFGD 2011 - QUESTÃO 07
Uma professora de Biologia solicitou aos alunos que organizassem uma tabela indicando com sinais a presença (+) ou ausência (-) de estruturas celulares para três tipos de células, indicadas por X, Y e Z.

UFGD 2011 - QUESTÃO 07

Analisando a tabela elaborada pelos alunos, conclui-se que 

(A) a célula X é eucariótica e pertence a um organismo do reino monera devido à ausência de parede celular e cloroplastos.

(B) a célula Z é procariótica e pertence ao reino monera devido à ausência de envoltório nuclear, de organelas membranosas como complexo de Golgi, mitocôndrias ou cloroplastos.

(C) a célula Y é procariótica e pertence a um organismo do reino vegetal, pois apresenta parede celular e cloroplastos.

(D) a célula X é procariótica e pertence a um organismo do reino animal devido à ausência de parede celular e cloroplastos.

(E) as células Y e Z são eucarióticas e pertencem ao reino monera devido à ausência de envoltório nuclear, de organelas membranosas como complexo de Golgi, mitocôndrias ou cloroplastos.


UFGD 2011 - QUESTÃO 08
A vida na Terra é formada por vários grupos, dentre os quais, o Reino Plantae é um dos mais expressivos. Seus representantes encontram-se organizados conforme a figura a seguir.

UFGD 2011 - QUESTÃO 08

De acordo com a representação dos grupos vegetais, é correto afirmar que

(A) a vascularização ocorre somente a partir das gimnospermas.

(B) flores e frutos secos ocorrem a partir das gimnospermas.

(C) a fase esporofítica dominante aparece a partir das briófitas.

(D) não há características marcantes que separam gimnospermas e angiospermas.

(E) nas briófitas, a fase gametofítica é duradora e a esporofítica é efêmera.


UFGD 2011 - QUESTÃO 09
Podemos afirmar que as borboletas, quanto ao I) desenvolvimento e II) divisão corporal, são classificadas, respectivamente, como animais

(A) I – ametábolos; II – corpo dividido em cefalotórax e abdômen.

(B) I – hemimetábolos; II – corpo dividido em cabeça, tórax e abdômen.

(C) I – ametábolos; II – corpo dividido em cabeça, tórax e abdômen.

(D) I – holometábolos; II – corpo dividido em cabeça, tórax e abdômen.

(E) I – hemimetábolos; II – corpo dividido em cefalotórax e abdômen.


FÍSICA

UFGD 2011 - QUESTÃO 10
Uma pessoa deseja soltar uma porca de aço que está enroscada em um parafuso de ferro.

Sabendo que o coeficiente de dilatação volumétrica da porca é de 31,5X10⁻⁶ (°C)⁻¹ e do parafuso de 34,2X10⁻⁶ (°C)⁻¹, o que deve fazer essa pessoa para realizar a sua tarefa com mais facilidade?

(A) Aquecer o conjunto parafuso e porca, pois o parafuso, tendo maior coeficiente de dilatação, vai favorecer a soltura da porca.

(B) Aquecer só a porca, pois assim o parafuso não vai aquecer, facilitando a soltura da porca.

(C) Aquecer só o parafuso, pois assim a porca não vai ser aquecida e com isto ficará mais fácil soltar a porca.

(D) Esfriar o conjunto, pois, tendo o parafuso um maior coeficiente de dilatação, vai permitir que a porca seja solta com mais facilidade.

(E) Resfriar a porca e, simultaneamente, aquecer o parafuso, provocando um choque térmico que provocará a separação.


UFGD 2011 - QUESTÃO 11
Na figura a seguir, os capacitores C1, C2 e C3 apresentam, respectivamente, os valores de 10 μF, 10 μF e 4 μF.

Qual deve ser o valor do capacitor equivalente que substitui o circuito dessa figura?

UFGD 2011 - QUESTÃO 11

(A) 2,20 μF.
(B) 3,33 μF.
(C) 2,45 μF.
(D) 2,44 μF.
(E) 0,41 μF.


UFGD 2011 - QUESTÃO 12
Um corpo em movimento circular uniforme, que dá duas voltas por segundo, sofre em um determinado instante uma aceleração angular de 4π/s².

Quanto tempo esse corpo levará para atingir uma velocidade angular de 20π/s?

(A) 4 segundos
(B) 6 segundos
(C) 5 segundos
(D) 2,5 segundos
(E) 3 segundos


UFGD 2011 - QUESTÃO 13
Suponha que você more no último dos 15 andares de um edifício e que deseja levar para o seu apartamento um corpo de peso igual a 20 N. Ao entrar no elevador, coloca o objeto sobre uma balança que se encontra no interior do elevador.

Se o elevador subir com uma aceleração constante de 3 m/s e se a gravidade local for de 10 m/s², qual será a leitura do peso (em Newton) do objeto na balança durante o trajeto de subida?

(A) 80 N.
(B) 60 N.
(C) 30 N.
(D) 26 N.
(E) 36 N.


UFGD 2011 - QUESTÃO 14
Uma carga elétrica A é colocada próxima de uma carga elétrica B - ilustradas na figura a seguir -,formando um padrão para as linhas do campo elétrico.

Uma carga elétrica A é colocada próxima de uma carga elétrica B - ilustradas na figura a seguir -,formando um padrão para as linhas do campo elétrico.

O sinal das cargas para que isso seja possível é:

(A) positivo e negativo.
(B) negativo e negativo.
(C) negativo e positivo.
(D) positivo e positivo.
(E) 1/2 positivo e 3/2 negativo.


UFGD 2011 - QUESTÃO 15
Uma placa de 2,0 m² de um aquecedor solar é capaz de gerar 19,4 x10⁶J de calor ao longo de um dia ensolarado. Se o calor específico da água for igual a 4190 J/kg.K, qual será o número mínimo de placas necessárias para elevar, até o final do dia, a temperatura de 1000 litros de água de 22 °C para 60 °C, que está armazenada em um reservatório ideal? 

(A) 9
(B) 7
(C) 1
(D) 5
(E) 10


UFGD 2011 - QUESTÃO 16
Em muitas curvas de rodovias no Brasil, ainda podem ser encontradas antigas muretas de metal ou guard rails (Figura A). Porém, nos últimos anos, essa proteção vem sendo substituída por modelos de concreto cuja seção transversal é maior na base (Figura B).

UFGD

Considerando um impacto lateral, assinale a alternativa que apresenta a explicação física correta que justifica a importância dessa mudança.

(A) Quando do impacto, o atrito provocado pelo contato da borracha dos pneus com a base de concreto diminui, em relação à proteção de metal, mais rapidamente a velocidade do veículo.

(B) A mureta de metal absorve boa parte da energia cinética do veículo, impedindo a diminuição de sua velocidade.

(C) Quando do impacto, o atrito provocado pelo contato das portas do veículo com a estrutura metálica da proteção aumenta rapidamente a temperatura interna dele.

(D) A energia potencial gravitacional gerada no momento da colisão é mais bem absorvida pelo concreto.

(E) A colisão elástica do veículo com a proteção de concreto dissipa para o ambiente mais da metade da energia mecânica total, facilitando a diminuição da velocidade.


UFGD 2011 - QUESTÃO 17
A unidade “ohm” (Ω), no Sistema Internacional de Unidades, representa:

(A) Ampere por volt.
(B) Joule por metro.
(C) Volt por ampere.
(D) Ampere por metro.
(E) Volt por metro.


UFGD 2011 - QUESTÃO 18 - ANULADA.

GEOGRAFIA

UFGD 2011 - QUESTÃO 19
Analise a figura apresentada a seguir.

UFGD 2011 - QUESTÃO 19

A partir dela, pode-se dizer que

(A) a ruptura do aterro se deve ao padrão de construção e ao tipo de residências construídas, que não estão adaptadas às características naturais da área, caso contrário, não haveria o movimento de massa, a ruptura do aterro e os impactos ambientais negativos. 

(B) o quadro apresentado pouco se manifesta em centros urbanos brasileiros, principalmente pela demanda decrescente por habitação e a baixa especulação territorial urbana. 

(C) a especulação territorial urbana faz com que as populações menos favorecidas economicamente ocupem áreas de encostas. Essas áreas são conhecidas como áreas de risco e podem ser ocupadas segundo a legislação ambiental brasileira por aqueles que não têm moradia. 

(D) a ruptura do aterro e o movimento de massa resultam da inexistência de vegetação, da inclinação da vertente, da ocorrência da chuva, da saturação do solo e do escoamento superficial das águas pluviais modificado pela terraplanagem necessária para construção de residências.

(E) a figura pouco demonstra a influência do homem na transformação da natureza. O quadro descrito se deve a um desastre natural. 


UFGD 2011 - QUESTÃO 20
Analise a figura apresentada a seguir e assinale a alternativa correta.

UFGD 2011 - QUESTÃO 20

(A) A figura refere-se ao fenômeno chamado inversão térmica e sua ocorrência se deve ao processo de urbanização desordenado e à falta de planejamento urbano, condição comum nos grandes centros brasileiros. 

(B) A figura representa a condição termoclimática de metrópoles como São Paulo, Rio de Janeiro e Tóquio, todavia, também já se registra sua ocorrência em cidades menores, como Ribeirão Preto e Campo Grande. A diferença térmica existente entre a área central e a periferia favorece a ocorrência de chuvas orográficas.

(C) A diferença térmica registrada entre as áreas periféricas e a zona central resulta da inexistência de áreas verdes e o elevado adensamento urbano, cujos materiais utilizados na construção dos prédios, casas e arruamentos não favorecem à dispersão do calor.

(D) O rio e as áreas adjacentes ao centro com maior adensamento pouco funcionam como amenizador térmico, pois, não favorecem à dissipação do calor e à circulação dos ventos.

(E) Não há uma correlação direta entre a curva de temperatura e o padrão urbano demonstrado na figura. A produção do espaço urbano assim pouco influência na dinâmica do clima na escala local.


UFGD 2011 - QUESTÃO 21
Analise os dados das tabelas a seguir.

UFGD 2011 - QUESTÃO 21

Tendo em vista essas informações e as características da infraestrutura de circulação do Brasil, pode-se afirmar que

(A) houve, no período 1985-2006, investimentos significativos na infraestrutura do transporte ferroviário, o que explica o crescimento do percentual de cargas transportado por esse modal.

(B) o transporte hidroviário é pouco utilizado no Brasil em virtude de seu custo ser superior ao do transporte rodoviário.

(C) o transporte rodoviário caracteriza-se pelo baixo custo e rapidez nos deslocamentos, o que explica o predomínio deste na dinâmica de transportes no Brasil.

(D) o predomínio do modal rodoviário na dinâmica de transportes no Brasil relaciona-se às políticas implantadas a partir da segunda metade do século XX, que concentraram recursos neste setor.

(E) o modal rodoviário é o mais adequado para o transporte de grãos (maior quantidade transportada com menor custo), daí seu predomínio em relação aos demais modais no Brasil.


UFGD 2011 - QUESTÃO 22
Analise a tabela a seguir, que mostra dados sobre o consumo de água no Brasil.

UFGD 2011 - QUESTÃO 22

Com base nessas informações, assinale a alternativa correta.

(A) Em relação às águas subterrâneas, é preocupante o fato de o consumo doméstico já praticamente igualar-se ao consumo agrícola, pois isso indica que as águas superficiais não têm suprido a necessidade de consumo, sobretudo nas áreas urbanas.

(B) A captação de águas subterrâneas para os mais diversos fins tem se generalizado, havendo grande utilização destas, principalmente no setor industrial.

(C) O setor industrial é o maior consumidor das águas superficiais, o que o caracteriza como o responsável por sua crescente escassez.

(D) O consumo doméstico de águas subterrâneas e superficiais é inferior ao consumo do setor industrial, que é o setor que mais consome água no Brasil.

(E) O setor que mais consome águas superficiais e subterrâneas é o industrial, daí a necessidade de as indústrias implantarem programas de redução desse consumo em seus processos produtivos.


UFGD 2011 - QUESTÃO 23
Leia o texto a seguir.

OCDE: EMERGENTES TERÃO 60% DO PIB MUNDIAL ATÉ 2030

Relatório da organização mostra uma transformação da riqueza global que vem acontecendo nos últimos 20 anos.

Paris - Em 2030, quase 60% do Produto Interno Bruto (PIB) do mundo estará concentrado nos países em desenvolvimento, como resultado de uma "transformação estrutural de importância histórica" na economia mundial, afirmou a Organização para a Cooperação e o Desenvolvimento Econômicos (OCDE) em um relatório divulgado nesta quarta-feira.

Em 2000, os países que não integram a OCDE (atualmente formada por 34 países) representavam 40% da produção mundial, mas em 2030 concentrarão 57%, segundo o estudo, intitulado "Perspectivas sobre o desenvolvimento mundial 2010: riqueza em transformação".

O informe assinala que "o rápido crescimento das economias emergentes levou a uma reacomodação do poder econômico" e deu lugar a uma "nova geografia do crescimento mundial" e indica que "a crise financeira e econômica acelerou esta transformação estrutura da economia".

"As previsões sugerem que os países em desenvolvimento e os emergentes representarão quase 60% do PIB mundial em 2030", afirma a primeira edição deste informe anual.

Exemplo dessa "transformação estrutural" que foi acontecendo nos últimos 20 anos é o caso da China, enfatiza a OCDE, país que, em 2009, se converteu no principal sócio comercial do Brasil, Índia e África do Sul.

"O centro de gravidade econômico do planeta se deslocou para o Oriente e o Sul; de membros da OCDE a economias emergentes", afirma o documento, que classifica o fenômeno de "riqueza em transformação".
Disponível em <http://portalexame.abril.com.br/economia>. Acesso 
em 16 Nov. 2010 [Texto adaptado]

Considerando as informações trazidas pelo texto e as transformações ocorridas nos últimos anos no quadro da economia mundial, assinale a alternativa correta. 

(A) Os dados dos últimos 20 anos mostram que há uma tendência à manutenção da hegemonia do poder econômico nos países centrais que comandam a OCDE.

(B) A economia mundial está passando por um conjunto de transformações que não alterarão a composição do cenário mundial, que continuará sob a hegemonia dos países centrais.

(C) O conjunto de mudanças ocorridas na economia mundial aponta transformações em relação ao papel e à importância dos países em desenvolvimento e emergentes neste cenário para os próximos anos.

(D) O poder econômico mundial está centralizado nos países do norte, e isso tem impedido a ascensão dos países em desenvolvimento e emergentes no quadro da economia mundial.

(E) As previsões da OCDE mostram que a ascensão dos países emergentes na economia mundial propiciará a eliminação das desigualdades sociais nos países do Oriente e Sul do globo terrestre.


UFGD 2011 - QUESTÃO 24
Analise a tabela a seguir, que apresenta informações referentes aos principais produtos exportados por Mato Grosso do Sul em 2008.

Analise a tabela a seguir, que apresenta informações referentes aos principais produtos exportados por Mato Grosso do Sul em 2008.

Com base nessas informações e considerando as características da economia desse Estado, assinale a alternativa correta. 

(A) Mato Grosso do Sul tem se destacado, nos últimos anos, como um grande exportador de bens duráveis, que empregam alta tecnologia. 

(B) A pauta de exportações de Mato Grosso do Sul revela a principal característica da economia desse Estado, que tem como base o setor agropecuário voltado à produção de grãos e carne, principalmente.

(C) O recente processo de industrialização pelo qual passa Mato Grosso do Sul, principalmente em sua porção leste, já alterou a pauta de exportações do Estado, que passou a incluir bens duráveis entre os principais produtos exportados.

(D) A receita obtida com as exportações do setor mineral já é superior àquela obtida com os demais produtos, o que mostra a importância deste para a economia sul-mato-grossense.

(E) O crescimento das áreas destinadas ao plantio de cana-de-açúcar em Mato Grosso do Sul contribuiu para que os combustíveis renováveis se tornassem um dos principais produtos exportados por esse Estado no ano de 2008.


UFGD 2011 - QUESTÃO 25
Observe a foto apresentada a seguir. Publicada na revista Nature em sua edição de Julho de 2010, sob o título de "The Global Farm" (A Fazenda Global), ela faz referência à dinâmica agrícola brasileira e seu papel na economia mundial. Sobre essa dinâmica, assinale a alternativa correta.

UFGD 2011 - QUESTÃO 25

(A) O processo de interiorização da produção agropecuária e, mais recentemente, do setor sucroalcooleiro, fez surgir no Centro-oeste brasileiro uma paisagem antropizada. No entanto, devido a práticas conservacionistas, manteve-se a biodiversidade, a qualidade dos mananciais de superfície e as características dos climas locais. 

(B) O Cerrado deu lugar a atividades econômicas intensivas cujas bases estão na exportação de commodities. Hoje se sabe que mais de 55% da área de Cerrado foi destruída em função desse modelo de produção. O que ainda existe do bioma apresenta-se como corredores contínuos, havendo pouca influência governamental na conservação e preservação dessas áreas.

(C) O crescimento do plantio de cana-de-açúcar no Centro-Oeste, nas áreas destinadas até então à agropecuária, visa ao aumento da produção de açúcar para exportação, isso para o atendimento de demandas mundiais que têm crescido continuamente na última década. 

(D) Hoje existe uma preocupação mundial no que diz respeito ao avanço da fronteira agrícola brasileira sobre o bioma amazônico. Essa preocupação reside no fato de que o modelo de produção brasileiro atual prioriza a exportação de commodities, grandes latifúndios e a mecanização intensiva.

(E) O Brasil no século XXI terá papel fundamental na produção de alimentos em escala global. A produção de alimentos em larga escala e de maneira diversificada se deve ao padrão fundiário predominante nas áreas de Cerrado e ao modelo agrícola que prima pela diversidade da produção.


UFGD 2011 - QUESTÃO 26
Analise a tabela a seguir. 

UFGD 2011 - QUESTÃO 26

Considerando essas informações, assinale a alternativa correta. 

(A) A estrutura fundiária brasileira caracteriza-se pela distribuição equilibrada entre pequenas, médias e grandes propriedades, o que pode ser verificado ao analisar percentual de imóveis em cada estrato de área.

(B) A estrutura fundiária brasileira caracteriza-se pela concentração de terras, pois apenas 1,6% dos imóveis ocupa 46,8% da área, ou seja, quase metade da área total das terras do país é ocupada por um número reduzido de imóveis.

(C) A concentração de terras tem diminuído consideravelmente nos últimos anos, pois o número de imóveis nos estratos de área inferiores a 100 hectares é maior do que dos estratos de área superiores a 100 hectares.

(D) A relação entre o número de imóveis por estrato de área e a área total ocupada por cada um dos estratos mostra que, na estrutura fundiária, predomina a pequena propriedade. 

(E) A pressão exercida pelos movimentos sociais do campo a partir dos anos 1990 trouxe, como consequência, a desconcentração da propriedade da terra, que já pode ser notada nos dados sobre a estrutura fundiária brasileira em 2003.


UFGD 2011 - QUESTÃO 27
Analise a tabela a seguir, que apresenta as maiores concentrações urbanas em 1970 e uma projeção desta situação para 2015.

Analise a tabela a seguir, que apresenta as maiores concentrações urbanas em 1970 e uma projeção desta situação para 2015.

Com base nessas informações, assinale a alternativa correta.

(A) Em 2015, as maiores concentrações urbanas estarão localizadas, em sua maioria, em países ricos que apresentam altos índices de desenvolvimento social e humano.

(B) Em 1970, as maiores concentrações urbanas localizavam-se em países periféricos, ao contrário do que indica a projeção para 2015.

(C) Em 2015, as maiores concentrações urbanas estarão localizadas em países periféricos da África e da Ásia, o que poderá agravar problemas com habitação, transportes e saneamento básico nessas áreas.

(D) Comparando os dados de 1970 com a projeção para 2015, verifica-se o acelerado crescimento do número de concentrações urbanas nos países periféricos, o que indica a melhoria das condições de vida dessas populações.

(E) Em 2015, as maiores concentrações urbanas estarão localizadas em países centrais ou do Norte, seguindo uma tendência que já se apresentava desde os anos 1970.

HISTÓRIA

UFGD 2011 - QUESTÃO 28
Uma série de transformações vividas entre os séculos XV e XVII pela população mundial, caracterizadas por profundas modificações na ciência, cultura, política, economia e sociedade, foi denominada de modernidade. Assinale a alternativa que apresenta as principais características da modernidade.

(A) O capitalismo Industrial, o estado democrático de direito, a acomodação das forças sociais e o apego ao racionalismo.

(B) O capitalismo comercial, a sociedade das cortes, os privilégios sociais e a razão iluminista.

(C) O neoliberalismo econômico, as revoluções burguesas, a sociedade estamental e o trabalho assalariado.

(D) O mercantilismo, o socialismo e as lutas por direitos trabalhistas.

(E) A predominância do liberalismo econômico, das ditaduras militares e da sociedade de classes.


UFGD 2011 - QUESTÃO 29
Mato Grosso do Sul possui significativa população indígena. Com relação à questão indígena desse Estado, seus antecedentes históricos e situação atual, assinale a alternativa correta.

(A) A presença humana no espaço do atual Mato Grosso do Sul é bastante recente. Pesquisas indicam que indígenas e europeus chegaram à região na mesma época, isto é, no século XVI da era cristã.

(B) Devido à insalubridade climática do pantanal sul-mato-grossense, a ocupação indígena esteve restrita, até o século XIX, aos vales dos rios Paraná, Paraguai e Miranda.

(C) Os atuais indígenas do Mato Grosso do Sul descendem do mesmo tronco linguístico-cultural, o tupi-guarani. Dessa forma, é possível afirmar que os Kadiweu, os Terena, os Guató e os Guarani possuem a mesma cultura.

(D) Na Companhia Matte Laranjeira, embora a mão-de-obra amplamente predominante nos ervais tenha sido a paraguaia, ocorreu, em várias regiões, o engajamento de índios Kaiowá e Guarani (Ñandeva).

(E) O Serviço de Proteção ao Índio (SPI), ao criar, na região de Dourados, oito reservas indígenas, entre 1915 e 1928, pacificou em definitivo os conflitos fundiários entre indígenas e colonos.


UFGD 2011 - QUESTÃO 30
Leia a seguinte adaptação textual.

"O Panelaço na Argentina" trata de um acontecimento do ano de 2001. Retrata um pouco da crise econômica Argentina, país que espoliou a maioria dos seus habitantes, confiscando-lhes a poupança; o governo preferiu dar prioridade aos credores do FMI em detrimento da população argentina. Com isso, várias pessoas saíram às ruas para reclamar e até forçar a renúncia do presidente Menem. Nesse momento são as mulheres, inclusive as representantes das "Mães da Praça de Maio", que elaboram uma crítica veemente com relação ao neoliberalismo. Elas participaram desse "panelaço" e também do Fórum Social Mundial no mesmo ano, mostrando com isso que estão atentas à realidade que lhes rodeia, expressando sua insatisfação frente ao que acontece no mundo diante das políticas de globalização.
OLIVEIRA NETO, Augusto A.; FELIX, Keile S. L. A atuação feminina 
frente à politica econômica na América Latina - últimas décadas do 
século XX. Disponível em: 
<http://www.amerindia.ufc.br/articulos/pdf1/keile.pdf>. Acesso em: 05 
nov. 2010. (Texto adaptado).

Tomando o texto acima como ilustração do referido período histórico, assinale a alternativa correta.

(A) Na América Latina, África e Ásia, predominava um nível de crescimento econômico sustentável como um dos reflexos da globalização.

(B) Ao findar a década de 1990, as criticas à globalização e ao neoliberalismo tornaram-se cada vez mais frequentes e generalizadas. Há também a participação feminina na tentativa de mudança na realidade social.

(C) Com a globalização mundial, as políticas econômicas tenderam à inclusão social e ao respeito aos direitos humanos e às minorias étnicas.

(D) O capitalismo produziu grandes massas de capitais voláteis nas mãos de especuladores dos países ricos, levando os países de economia emergente a uma autonomia em relação a esses capitais.

(E) O pagamento da dívida externa dos países latino-americanos foi percebido pelos países credores como uma afronta ao livre comércio de bens e serviços.


UFGD 2011 - QUESTÃO 31
Com relação à história política do Brasil pós 1985, assinale a alternativa correta.

(A) Com a morte de Tancredo Neves, José Sarney foi o primeiro civil a assumir a presidência da República, após a Ditadura Militar. Em seu governo, em meio a uma grave crise econômica, implementou-se com sucesso um plano econômico visando combater a inflação, conhecido como Plano Cruzado. No Governo Sarney, promulgou-se a atual Constituição Brasileira, além de ter sido criada uma nova moeda, o Cruzeiro.

(B) Na campanha eleitoral de 1989 para Presidente da República, Fernando Collor de Mello foi o eleito. Embasados numa política econômica nacionalista, de fechamento do mercado brasileiro ao mercado externo, os Planos Collor I e II foram eficazes no combate à inflação. O governo Collor foi interrompido em 1992 após graves acusações de corrupção.

(C) Com o afastamento de Fernando Collor de Mello da presidência, assumiu seu vice, Itamar Franco. Em seu governo, foi lançado, em 1994, visando combater a inflação, o Plano Real. A nova moeda (o Real) esteve, desde o início, desvinculada do dólar, sujeita ao câmbio flutuante. Previa-se a emissão de novos reais independente da existência de volume equivalente de dólares nos cofres do Banco Central.

(D) Em 1° de janeiro de 1995, Fernando Henrique Cardoso assumiu a presidência da República, eleito em grande medida pela aceitação nacional do Plano Real. FHC, como ficou conhecido, foi reeleito em 1998, completando oito anos de mandato. Sua reeleição foi possível graças a aprovação de uma emenda constitucional, em 1997, pelo Congresso Nacional.

(E) Em 2003, Luis Inácio Lula da Silva chega à Presidência da República, após sucessivas derrotas eleitorais. Lula foi reeleito em 2006, tendo como proposta principal a privatização da Petrobrás e do pré-sal. Dentre as medidas sociais implementadas em seu segundo governo, está o Programa Fome Zero.


UFGD 2011 - QUESTÃO 32
Leia o texto a seguir.

"O corpo está no centro de toda relação de poder. Mas o corpo das mulheres é o centro, de maneira imediata e específica. Sua aparência, sua beleza, suas formas, suas roupas, seus gestos, sua maneira de andar, de olhar, de falar e de rir (provocante, o riso não cai bem às mulheres, prefere-se que elas fiquem com as lágrimas) soa o objeto de uma perpétua suspeita. Suspeita que visa o seu sexo, vulcão da terra. Enclausurá-las seria a melhor solução: em um pesco fechado e controlado, ou no mínimo sob um véu que mascara sua chama incendiária. Toda a mulher em liberdade é um perigo e, ao mesmo tempo, está em perigo, um legitimando o outro. Se algo de mal lhe acontece, ela está recebendo apenas aquilo que merece."
PERROT, Michele. As mulheres ou os silêncios da história. Bauru: 
EDUSC, 2005. p. 447.

Michele Perrot faz referência à descrição das normas de controle impostas às mulheres na Idade Média. Em relação às mulheres europeias no período medieval, assinale a alternativa correta.

(A) As filhas possuíam direitos na sucessão; quando contraíam matrimônio recebiam um dote, constituído de bens que seriam administrados por elas e pelo marido.

(B) A linhagem beneficiava igualitariamente tanto o sexo masculino quanto o feminino.

(C) A principal virtude da mulher, dentro e fora do casamento, deveria ser a obediência e a submissão. O casamento era um pacto entre duas famílias e tinha por objetivo simplesmente a procriação.

(D) Aos homens, pais ou maridos, não cabia o direito de castigá-las quando elas infringiam alguma norma moral.

(E) Na prática do sexo, sempre com o objetivo único de procriação, a mulher deveria demonstrar sensação de prazer perante o esposo.


UFGD 2011 - QUESTÃO 33
Com relação à formação histórica da região que compreende o atual Mato Grosso do Sul, assinale a alternativa correta.

(A) O estabelecimento de missões jesuíticas entre os indígenas Itatines foi duradouro. Entre 1549 e 1659, os jesuítas estabeleceram cerca de dez reduções entre os rios Paraguai e Miranda, Pirai-Aquidaban e as terras do povoado espanhol Santiago de Xerez.

(B) A partir do século XVII, as missões religiosas do Itatim sofreram a ação das bandeiras vindas de São Paulo com o intuito de capturar os indígenas para vendê-los aos colonizadores portugueses. Contudo, a ação dos bandeirantes esteve restrita às terras portuguesas localizadas a leste da linha do Tratado de Tordesilhas.

(C) Após a Guerra da Tríplice Aliança contra o Paraguai, a Companhia Matte Laranjeira instalou-se na região Sul do então Mato Grosso. Adquirindo praticamente a totalidade de suas terras, passou a explorar, em 1880, com mão-de-obra composta somente por imigrantes europeus, o mercado da erva-mate, desde a extração do produto até a sua comercialização.

(D) A construção da Estrada de Ferro Noroeste do Brasil impulsionou a produção pecuária, além de ter contribuído para o aumento da população do atual Estado de Mato Grosso do Sul. Ao longo dos trilhos da Noroeste, surgiram novas cidades, como Três Lagoas, Águas Claras, Ribas do Rio Pardo e Sidrolândia.

(E) Com intuito de garantir a posse das terras localizadas na fronteira do Brasil com o Paraguai aos indígenas Kaiowá, Getúlio Vargas cria, em 1943, a Colônia Agrícola Nacional de Dourados (CAND). Aos indígenas foi reservada grande parte dos lotes de terra da CAND. O restante da área foi ocupado por colonos.


UFGD 2011 - QUESTÃO 34
O Brasil viveu, em 2010, mais um processo eleitoral em sua história republicana. Com relação à história das eleições desde a Proclamação da República, em 1889, até a atualidade, assinale a alternativa correta.

(A) Com o advento da República, o voto passou a ser censitário, aspecto duramente combatido pelos coronéis, grandes proprietários de terras cujo título derivava de sua participação na Guarda Nacional. Eles condenavam também o esquema de poder que ficou conhecido como "política dos governadores". 

(B) Em 1930, no governo de Getúlio Vargas, um dos primeiros atos do governo provisório foi a criação de uma comissão de reforma da legislação eleitoral, cujo trabalho resultou no Código Eleitoral do Brasil. O Código introduziu o voto secreto, o voto feminino e o sistema de representação proporcional.

(C) No Estado Novo, a Constituição de 1937 extinguiu a Justiça Eleitoral e aboliu os partidos políticos existentes. Instituiu, no entanto, as eleições livres e diretas para Presidente da República, com mandato de seis anos, além das disputas eleitorais pautadas por ampla representatividade popular.

(D) Durante o Regime Militar, em 1965, o AI-2 restabeleceu os partidos políticos extintos pelo Estado Novo, renomeando-os, no entanto, como ARENA (Aliança Renovadora Nacional), composta por políticos contrários ao regime militar, e MDB (Movimento Democrático Brasileiro), defensor do regime.

(E) Com o fim do Regime Militar, em 1985, Tancredo Neves foi o primeiro civil a ser eleito presidente da República, inaugurado as eleições diretas, possibilitadas por lei específica proclamada pelo Deputado Federal Ulysses Guimarães, conhecido como o "Senhor Diretas".


UFGD 2011 - QUESTÃO 35
Leia o seguinte texto.

"De 1964 até o final dos anos 70, grandes mudanças políticas se processaram na América Latina. Em março de 1964, os militares derrubaram o poder constitucional de João Goulart, no Brasil, dando início a uma série de ditaduras militares, que iriam espalhar-se por toda a América Latina"
(CÁCERES, Florival. História da América. São Paulo: Moderna, 1992 p. 208).

Com relação à implantação das ditaduras militares na América Latina, no período aludido, assinale a alternativa correta.

(A) Insere-se numa tentativa de barrar o avanço do bloco capitalista liderado pelos Estados Unidos sobre a América Latina. Através da Doutrina da Segurança Nacional, os governos militares aproximavam os países latino-americanos do socialismo soviético. 

(B) Ao assumir o governo, no Brasil, os militares aliaram-se a políticos de esquerda, intelectuais, religiosos progressistas, estudantes e líderes sindicais a fim de aprovar, no Congresso Nacional, os AIs (Atos Institucionais), que criaram uma ordem jurídica e política baseada no Estado de direito.

(C) No Chile, nas eleições de 1970, Salvador Allende foi eleito presidente, a partir de uma aliança entre cristãos de esquerda, socialistas e comunistas. Com Allende, o Chile caminhava para o socialismo, fato que motivou, em 1973, a tomada de poder por um grupo de militares liderados por Augusto Pinochet.

(D) Embora os regimes militares latino-americanos tenham sido extremamente autoritários e violentos, tais aspectos não podem ser imputados à Argentina, país que implantou um governo de coalisão nacional que proibia a violência física e psicológica. Tal política foi apoiada pelas Mães da Praça de Maio.

(E) No Peru, a implantação da ditadura militar sofreu, desde o início, em 1968, a oposição da Ação Libertadora Nacional (ALN), liderada por Carlos Marighella. Por conta disso, para evitar uma possível guerra civil, o general Juan Velasco Alvarado assumiu uma postura nacional-socialista.


UFGD 2011 - QUESTÃO 36
Costuma-se dividir a história da civilização grega em três épocas: a arcaica, a clássica e a helenística. Por sua importância, existem certas realizações que caracterizam cada uma delas. O período clássico foi caracterizado pela(s)

(A) obras ―Ilíada e Odisseia‖, de Homero, que narram a formação da mitologia grega e o surgimento dos genos.

(B) reformas de Sólon, que marcam a abolição da escravidão por dívidas e a política do ostracismo.

(C) vitória dos persas e o consequente pan-helenismo.

(D) invasão da Grécia pelos Aqueus e a consequente diáspora Grega.

(E) origem da democracia grega (V e IV a.C.), o trabalho escravo e a hegemonia ateniense.


INGLÊS

Read the editorial cartoon below. Then, answer questions 37 and 38.

Read the editorial cartoon below. Then, answer questions 37 and 38

UFGD 2011 - QUESTÃO 37
What is the implicit situation between images and words in the editorial cartoon? It is correct to say that:

(A) Obama is thankful for Bill Clinton’s advice.

(B) Bill is more famous than Hillary Clinton in Politics.

(C) Hillary is angry with Obama and Osama.

(D) Romney, the candidate, calls on Osama to visit the USA.

(E) Obama is not convinced of Hillary’s political impact.


UFGD 2011 - QUESTÃO 38
The adverb “mistakenly” is between quotations in the cartoon above because there is the evidence of...

(A) a slip of the tongue which was probably on purpose.

(B) an innocent gaffe and a mispronounced word.

(C) an illegal accusation generated by an innocent gaffe.

(D) a grammar mistake which was not just a joke.

(E) a slip of the tongue between two similar verbs.


Leia o texto a seguir e responda às questões 39 a 41.

ABORTION BECOMES ISSUE IN BRAZIL'S PRESIDENTIAL RUNOFF

As Brazil's charismatic President Luiz Inacio Lula da Silva makes a triumphant exit, having fostered a fast-growing economy that lifted millions out of poverty and pleased financial markets, his country seems more than ever to embody the word "progress" that is emblazoned across its national flag. But as the Oct. 31 run-off election to choose his successor approaches, the focus is shifting to one aspect of Brazilian society where many say there has been little progress: Abortion is still illegal, despite one in five Brazilian women undergoing the procedure in their lifetimes. 

With religious-right votes up for grabs in the upcoming poll, the two remaining candidates and the leading party are backing down from earlier abortion-rights endorsements, leading abortion-rights advocates to say that votes are being traded for women's health. Two-thirds of Brazil's 191 million people are Roman Catholics, making it the world's largest Catholic nation. But the number of those professing evangelical beliefs, some 17 percent of the population, is growing fast. 

The frenzy to collect more of those votes is causing Lula's left-wing Workers Party to mull whether to back off its commitment to see abortion rights debated in Congress, and the party's candidate, Dilma Rousseff, heavily favored to win, is distancing herself from abortion-rights comments she made before becoming a candidate.

"It will be really ugly if the Workers Party pulls abortion rights from its agenda," said Regina Soares, a spokeswomanfor the abortion-rights group Catholics for the Right to Decide. 

"[Abortion] is a problem of a huge size, which has same importance as unemployment and homelessness," she said. 

Abortion is illegal in Brazil except in the case of rape or if the mother's life is in danger. Yet one in five Brazilian women under age 40 has had an abortion, the vast majority illegally. 

Half of those women end up in the hospital as the result of complications, said Marcelo Medeiros, an economist and sociologist who coordinated a 2009 government-funded abortion study. The abortion question shifted to the fore after Sunday's first-round presidential elections, in which Rousseff was expected to sail easily past the 50 percent mark that would have made a second round unnecessary.

But she received 46.8 percent, forcing a runoff with centrist challenger Jose Serra at the end of the month. Support for the 62-year-old former guerrilla, Lula's chosen successor, eroded in part because the religious right aired ads portraying Rousseff as pro-abortion-rights, observers said. To shore up votes, the Workers Party is considering whether to yank its promise to see abortion rights debated in Congress. In his more recent position as Brazil's health minister, Serra, along with the Workers Party, has advocated for a debate on abortion in Congress in the name of public health. But during his campaign, Serra declared himself anti-abortion. Observers are split on whether the issue could prevent a Rousseff win. 

Alberto Almeida, director of market research group Instituto Analise, said voters don't see the difference between the abortion stances of Serra and Rousseff. "Abortion won't have a big role in the election because nobody has a clear position on abortion," Almeida said. But a Workers Party senator from Parana state said some of her party members could end up promoting legalized abortion, a position that could "cost the presidency," said Gleisi Hoffman, according to a Folha report. 

"While most Brazilians support abortion in special cases, the rest is "a gray area," Medeiros said.
Adapted from:
KELLER, Karen. Abortion Becomes Issue in Brazil's Presidential Runoff.
Disponível em: http://www.aolnews.com/world/article/abortion-becomes-anissue-in-brazils-presidential-runoff/19665625. Acesso em: 4 nov. 2010.

UFGD 2011 - QUESTÃO 39
What does the text read about Luiz Inácio Lula da Silva:

(A) a president unable to develope a growing economy without striving against poverty.

(B) a charismatic president responsible for just pleasing financial markets.

(C) a presidente who only embodied the word "progress" that is emblazoned across the national flag.

(D) a predident who encouraged the economy shortening the poverty and pleasing economical markets.

(E) President Lula’s governement embodied the material progress but stimulated the poverty in Brazil.


UFGD 2011 - QUESTÃO 40
De acordo com o texto, pode-se afirmar que 

(A) no segundo turno das eleições presidenciais, passou a ser mais relevante discutir o aborto do que a economia.

(B) estudos sobre o aborto e suas implicações têm norteado o debate eleitoral a respeito desse assunto. 

(C) a visão religiosa contra o aborto ganhou destaque na pauta de discussões.

(D) os cristãos tanto católicos quanto evangélicos estão unidos em torno da questão do aborto. 

(E) há fortes indícios de que o Estado brasileiro será dominado pela religião. 


UFGD 2011 - QUESTÃO 41
Al referirse al Latín, el doctor Hernando señaló que la pérdida de su estudio

(A) acabó generando un proceso de atrofia en los chavales.

(B) fue compensada con el aprendizaje de otros idiomas.

(C) ha provocado la aparición de declinaciones en español.

(D) estaba justificada por las dificultades que él entrañaba.

(E) permitió confirmar los augurios que se habían dictado.


UFGD 2011 - QUESTÃO 42
El comentario que hace el Dr. Hernando al final del último párrafo contiene una

(A) reprimenda.
(B) desazón.
(C) gracia.
(D) amenaza.
(E) imposición.


Leia o texto e responda às questões 43, 44 e 45.

PUEDE SENTAR JURISPRUDENCIA

El hecho de que un padre esté separado y no tenga relación alguna con sus hijos no le exime de la responsabilidad civil que le corresponde en caso de que éstos cometan un acto delictivo que provoque daños a terceras personas, según una sentencia de la Audiencia de Cantabria, en Santander. El tribunal ha aplicado este criterio para desestimar el recurso de un padre que fue condenado a pagar solidariamente con su ex mujer una indemnización de cerca de 60.000 euros a un joven que fue apuñalado por su hijo, entonces menor de edad, en una discoteca.

El padre había alegado en su apelación que estaba separado y no tenía relación con su hijo, por lo que no podía ser responsabilizado civilmente de los actos del menor. "La ausencia de convivencia o de relación no puede ser un argumento para justificar el incumplimiento de las tareas u obligaciones propias de la patria potestad, pues supondría cargar con la totalidad de la responsabilidad de ello a la otra progenitora, que sí ha cumplido, o ha intentado cumplir, cargas tales como alojar al menor o procurar su manutención o educación", razona la Audiencia.

La sentencia subraya que la responsabilidad de los padres "comprende también los deberes de educación y formación integral del menor en la tolerancia y el respeto de los derechos individuales y la propiedad de los demás". La Ley de Responsabilidad de los Menores, insiste el tribunal, impone a los padres no sólo el deber de velar por los hijos y tenerlos en compañía, sino también el procurarles "una instrucción integral". Según la sentencia, resultaría completamente injusto" que quien ha demostrado una "nula o escasa implicación" en la educación del menor viera como "dicha dejadez resulta beneficiada con una exención de la responsabilidad civil en los hechos cometidos por su hijo".
AGENCIAS/ EFE. Puede sentar jurisprudencia. Disponível em: 
<http://www.farodevigo.es>. Aceso em: 10 nov. 2010. [Texto adaptado]

UFGD 2011 - QUESTÃO 43
La alegación del padre, apuntada en el segundo párrafo, se basaba en su falta de 

(A) solvencia para pagar la multa.

(B) convivencia con el chaval.

(C) autoridad sobre la víctima.

(D) paciencia ante la justicia.

(E) respeto a la progenitora.


UFGD 2011 - QUESTÃO 44
En el último párrafo se dice que, según el tribunal, la Ley de Responsabilidad de los Menores exige que, con respecto a sus hijos, los padres

(A) se centren en la alimentación.

(B) ofrezcan una educación total.

(C) deleguen la crianza en la justicia.

(D) cedan frente a las malas compañías.

(E) los mantengan retenidos en casa.


UFGD 2011 - QUESTÃO 45
La sentencia del tribunal de Cantabria acerca del acto cometido por un chico menor de edad 

(A) determina la responsabilidad del padre, aun estando él separado.

(B) exime de culpa al padre, a pesar de la culpabilidad que él dijo tener.

(C) señala que la separación de los padres motivó la actuación del rapaz.

(D) anima a los padres a que vuelvan a dialogar y retomen su relación.

(E) marca una indemnización que el padre deberá abonar a su ex mujer.


PORTUGUÊS

UFGD 2011 - QUESTÃO 46
No enunciado a seguir, retirado de um texto do gênero Editorial, observa-se, na passagem destacada, a não contração da preposição e do artigo.

"Em contraste com a oposição, parlamentares governistas parecem não ver nenhum inconveniente no fato de o presidente da República impor sua pauta ao Congresso".
O EXECUTIVO é a Lei. Folha de S.Paulo. Disponível em 
<http://www1.folha.uol.com.br/fsp/opiniao/fz2610201001.htm>. 
Acesso em 26 out. 2010. 

Isso ocorreu porque

(A) a expressão "Presidente da República" é sujeito do verbo "impor". O Sujeito, em português, é o único elemento da frase que não pode ser preposicionado.

(B) não há contração da preposição mais artigo porque o sujeito é "parlamentares governistas".

(C) a passagem negritada deveria ser "no fato do Presidente da República...".

(D) a não contração deve-se ao fato de o termo Presidente da República ser objeto indireto.

(E) todos os termos da oração, em português, podem ser preposicionáveis.


Leia o texto a seguir para responder às questões 47 e 48.

"O homem não passa de um caniço, o mais fraco da natureza, mas é um caniço pensante. Não é preciso que o universo inteiro se arme para esmagá-lo: um vapor, uma gota de água bastam para matá-lo. Mas, mesmo que o universo o esmagasse, o homem seria ainda mais nobre do que quem o mata, porque sabe que morre e a vantagem que o universo tem sobre ele; o universo desconhece tudo isso. Toda a nossa dignidade consiste, pois, no pensamento. Daí que é preciso nos elevarmos, e não do espaço e da duração, que não podemos preencher.Trabalhemos, pois, para bem pensar; eis o princípio da moral. Não é no espaço que devo buscar minha dignidade, mas na ordenação de meu pensamento. Não terei mais, possuindo terras; pelo espaço, o universo me abarca e traga como um ponto; pelo pensamento, eu o abarco".
PASCAL, Blaise. Pensamentos. São Paulo: Abril Cultural, 1988. 
(Coleção Os Pensadores, Artigo VI, p. 347 - 348)

UFGD 2011 - QUESTÃO 47
No texto filosófico apresentado, escrito por Blaise Pascal, o pensador, ao criar a metáfora do caniço pensante, defende qual destas teses?

(A) O homem está mais preocupado com o passado e/ou com o futuro, esquecendo-se de viver o presente.

(B) O ser humano é complexo, inconstante. Não sabe o que quer.

(C) O homem é crédulo, tímido, fraco, temerário.

(D) O homem é tão fraco que até uma gota d`água pode destruí-lo. 

(E) O homem demonstra, ao mesmo tempo, grandeza e fragilidade.


UFGD 2011 - QUESTÃO 48
No texto apresentado, procure estabelecer as relações de sentido implementadas pelos conectivos destacados. Depois, assinale a alternativa que expressa, respectivamente, as relações adequadas entre as partes do texto. 

(A) contradição, concessão, causa, conclusão.

(B) concessão, causa, explicação, conclusão.

(C) repetição, conclusão, causa, explicação.

(D) contradição, explicação, alternância, proporção.

(E) contradição, alternância, causa, conclusão.


UFGD 2011 - QUESTÃO 49
Leia as seguintes definições do dicionário Aurélio para a palavra “Especular”:

EspecularAdj. 2 g. 1. Referente a, ou próprio de espelho. 2. Transparente, diáfano. 3. Diz-se de uma superfície refletora.

EspecularV. t. d. 1. Examinar com atenção; averiguar minuciosamente; observar; indagar; pesquisar. T. i. 2. Informar-se minuciosamente de algo: Especulou sobre a situação financeira do novo cliente. 3. Valer-se de certa posição, de circunstância, de qualquer coisa, para auferir vantagens; explorar: Há autoridades que especulam com seus cargos. Int. 4. Meditar, raciocinar, refletir, considerar 
FERREIRA, Aurélio B. H. Dicionário Aurélio Básico da Língua 
Portuguesa. Rio de Janeiro: Editora Nova Fronteira, 1988, p. 269.

Baseando-se nessas acepções, pode-se dizer, a propósito do conto “Especular”, de Rubem Fonseca, que

(A) o título do conto é adequado, pois os personagens principais estão envolvidos com especulação financeira.

(B) o título do conto faz referência a um casal preocupado com a autoimagem, discutindo em uma sala de reuniões, toda espelhada.

(C) os personagens do conto refletem sobre o papel do exibicionismo na cultura contemporânea e os perigos da superexposição na televisão.

(D) o título do conto é adequado, pois se refere a um professor que faz uso de sua posição para convencer uma aluna a ser sua parceira de ginástica.

(E) o título do conto é adequado, já que faz referência ao exibicionismo dentro da academia de ginástica, coberta de espelhos, onde se desenrola uma história de ciúme.


UFGD 2011 - QUESTÃO 50
Assinale a alternativa em que os termos destacados na construção expressam uma relação de proporcionalidade

(A) "Dilma Rousseff (PT) e José Serra (PSDB) evitaram o contato direto tanto durante suas caminhadas pelo palco como nas críticas veladas que fizeram um ao outro." (Disponível em: <http://eleicoes.uol.com.br/2010/ultimas-noticias>. Acesso em: 30 out. 2010). 

(B) "Piccinini desfalcou a Itália na estreia do Mundial, na sexta contra Porto Rico, e na suada vitória deste sábado diante da Holanda. A jogadora também não deve jogar no domingo, contra o Quênia, mas pode voltar ao time antes do confronto contra o Brasil". (Disponível em: <http://esporte.uol.com.br/volei/campeonatos>. Acesso em: 30 out. 2010).

(C) "Crianças a partir dos cinco anos precisam passar por avaliações que duram de duas a cinco horas para conseguir vaga no ensino fundamental dos colégios mais disputados de São Paulo e Rio." (Disponível em: <http://m.folha.uol.com.br/saber>. Acesso em 01 nov. 2010).

(D) "O presidente eleito do Internacional, Giovanni Luigi, que assume o clube a partir de 2011, evitou comentar eventuais dispensas de jogadores e a situação do técnico Celso Roth após a eliminação trágica no Mundial de Clubes. Luigi, no entanto, disse que o grupo do Inter passará por reformulações." (Disponível em: <http://esporte.uol.com.br/futebol/campeonatos>. Acesso em: 01 nov. 2010)

(E) "Quanto mais abrangente e qualificada a intervenção dos indivíduos nas decisões coletivas, mais eficiente a democracia, e melhores e mais duradouros os seus efeitos. Portanto, enquanto parcelas significativas da sociedade estiverem excluídas das decisões (por razões econômicas, por exemplo), menos perceptíveis serão, no curto prazo, os efeitos benéficos dessa forma de governo." (Disponível em: <http://cienciahoje.uol.com.br/revista-ch/revista-ch-2002/186>. Acesso em: 01 nov. 2010)


UFGD 2011 - QUESTÃO 51
No conto “O bife e a pipoca”, de Lygia Bojunga, há um desentendimento entre os amigos de escola, Rodrigo e Tuca, o que provoca a queda de ambos em um lameiro, em meio ao lixo, de onde saem imundos. Assinale a alternativa que traz o motivo desse desentendimento.

(A) Rodrigo sente falta de seu melhor amigo, que se mudou para Pelotas, no Rio Grande Sul.

(B) A mãe de Rodrigo vai se separar da família e fugiu com o amante para a Grécia.

(C) Tuca sente raiva por causa da distância social entre ele, que vive na favela, e Rodrigo, de família abastada.

(D) Tuca e Rodrigo trocam correspondência sobre macetes de pescaria.

(E) A mãe de Rodrigo é alcoólatra e demonstra preferência por sua filha, Rebeca.


Leia o texto “Sustentável é pouco” para responder às questões 52 e 53.

Sustentável é pouco

Ideias e experiências que vão além do discurso da sustentabilidade

Enfim, juntou-se um "dream team" do novo urbanismo mundial para dar ideias para São Paulo. Os arquitetos do escritório de Gehl resolveram dedicar-se a transformar a região do Anhangabaú no centro vivo da cidade, um lugar onde a cidade toda se encontraria. Eles passaram semanas observando o jeito como as pessoas se relacionam com o espaço, entendendo o papel de cada um lá: os mendigos, as prostitutas, os policiais, os meninos de rua, os trabalhadores, os executivos, os camelôs. Ao final, eles propuseram um projeto lindo. Fiquei morrendo de vontade de passear pelo novo Anhangabaú.

Mas provavelmente não vou ter a chance. São Paulo recusou o projeto do dream team dos urbanistas do mundo. 
As ideias deles servem para Bogotá, Londres, Nova York, Copenhague, Melbourne, mas não para nós.
Por quê? Por quê São Paulo – e muitas cidades brasileiras – são tão refratárias a ideias inovadoras? [...].

Em parte é fácil de entender o porquê. Os setores imobiliários e de construção são os maiores financiadores de campanhas eleitorais, tanto à prefeitura quanto à Câmara dos Vereadores. A Associação Imobiliária Brasileira deu dinheiro a 29 dos 55 vereadores em exercício – o suficiente para ganhar com folga qualquer votação em plenário.

[...]

Quer entender por que o espaço público tende a ser tão ruim no Brasil? Talvez a resposta esteja nas regras de financiamento de campanhas e no sistema político. Talvez nosso sistema privilegie os candidatos que se preocupam em agradar empreiteiras e incorporadoras, em vez de se especializar em atender as pessoas e tornar a vida delas melhor.
BURGIERMAN, Denis Russo. Sustentável é pouco. Disponível em:
http://veja.abril.com.br/blog/denis-russo/cidade/nossas-cidades-nao-mudam/ Acesso em 25 out. 2010.

UFGD 2011 - QUESTÃO 52
O uso da expressão “dream team” (Linha 1) entre aspas indica que o autor lança mão explicitamente de recursos linguísticos chamados 

(A) intertextualidade e/ou estrangeirismo.

(B) conectividade e/ou estrangeirismo.

(C) coerência e/ou intertextualidade.

(D) coesão e/ou estrangeirismo.

(E) nomes próprios e/ou estrangeirismo.


UFGD 2011 - QUESTÃO 53
O uso da acentuação é um recurso linguístico normalizado por regras. Se usado inadequadamente, um acento pode mudar o sentido de uma palavra e alterar a compreensão de uma informação no texto. 

A presença do acento na palavra ANHANGABAÚ demonstra que é uma palavra

(A) oxítona terminada em "u".

(B) própria de origem indígena.

(C) oxítona terminada em hiato "u" tônico.

(D) paroxítona terminada em ditongo.

(E) oxítona terminada em ditongo "aú" tônico.


Leia o texto “Erradicar a pobreza nas metrópoles” e responda às questões 54 e 55.

Erradicar a pobreza nas metrópoles

Vamos nos colocar uma meta: erradicar a pobreza nas metrópoles brasileiras em 8 anos.

Seria isso possível? Se reunirmos condições políticas para tanto, como poderia ser feito?

Pobreza é, antes de tudo, a impossibilidade de decidir sobre sua própria vida. Neste sentido, erradicar a pobreza é incluir nas decisões públicas os pobres, suas representações coletivas, e descentralizar e democratizar radicalmente as instâncias públicas de decisão.

Pobreza é também a privação de direitos sociais. 

Para garantir a satisfação de necessidades básicas de todo cidadão, estamos falando de segurança alimentar, trabalho, moradia, saneamento básico, mobilidade, saúde, educação, cultura, esportes e lazer. O foco central deve ser a busca da redução das desigualdades. Portanto, a ênfase é atender com qualidade os que até então não tenham acesso a esses direitos.

O objetivo maior é a reapropriação da gestão das metrópoles por seus cidadãos. Por meio desta reapropriação se mobilizam recursos e se reorientam as políticas públicas para priorizar a redução das desigualdades.

[...]

Este projeto de erradicação da pobreza equivale à realização de um novo pacto social, com caráter redistributivo, a exemplo do que muitos países fizeram no século XX. O Estado do Bem-Estar Social era isso, o resultado de um novo pacto, feito sob pressão dos movimentos sociais europeus e da ameaça constituída pelo bloco socialista.

A magnitude do desafio de erradicar a pobreza e as exigências de novos paradigmas para a vida em sociedade abrem novas possibilidades, como a de convocar um grande mutirão da sociedade, empregando os desempregados, especialmente os jovens, para produzir uma "economia verde" com planejamento e financiamento públicos: a execução a cargo da iniciativa privada; a fiscalização e o controle dos entes públicos e da sociedade civil.

[...]

Se num programa de erradicação da pobreza nas regiões metropolitanas do Brasil for empregado algo como 1% do PIB, anualmente, em 8 anos serão aproximadamente R$ 280 bilhões. Dinheiro que, se bem empregado, fará uma enorme diferença e muito beneficiará todos os cidadãos e cidadãs, assim como as empresas que se dedicarem a este enorme desafio.
BRAVA, Silvio Caccia. Erradicar a pobreza nas metrópoles. 
Disponível em:
<http://diplomatique.uol.com.br/editorial.php?edicao=32>.
Acesso em: 25 out. 2010

UFGD 2011 - QUESTÃO 54
Nesse texto, a expressão “erradicar” assume o sentido de 

(A) realizar obras públicas que acabem com a pobreza das metrópoles.

(B) garantir aos pobres a satisfação digna dos direitos sociais.

(C) garantir a reapropriação da gestão das cidades pelos pobres.

(D) realizar um novo pacto de redistribuição de renda entre os habitantes das metrópoles.

(E) resolver o problema da pobreza empregando algo como 1% do PIB brasileiro.


UFGD 2011 - QUESTÃO 55
Leia o seguinte trecho.

"Este projeto de erradicação da pobreza equivale à realização de um novo pacto social, com caráter redistributivo, a exemplo do que muitos países fizeram no século XX. O Estado do Bem-Estar Social era isso, o resultado de um novo pacto, feito sob pressão dos movimentos sociais europeus e da ameaça constituída pelo bloco socialista".

O uso de maiúsculas na expressão “Estado do Bem-Estar Social” é explicado linguisticamente em qual dessas alternativas?

(A) É uma expressão que resume a idéia principal do texto.

(B) É uma expressão cunhada em outros documentos.

(C) É uma expressão que tem relevante importância para os sentidos do texto.

(D) É uma expressão com sentido figurado dentro do texto.

(E) É uma expressão que indica nome próprio de um bloco socialista.


UFGD 2011 - QUESTÃO 56
Leia os seguintes trechos de Terra sonâmbula, de Mia Couto, publicado pela Editora Caminho em 1992.

I. "Quero pôr os tempos, em sua mansa ordem, conforme esperas e sofrências. Mas as lembranças desobedecem, entre a vontade de serem nada e o gosto de me roubarem do presente. Acendo a estória, me apago a mim. No fim destes escritos, serei de novo uma sombra sem voz" (p. 15).

II. "Deixei o caminho antigo da casa, olhei a paisagem, o paciente verde. Meus olhos derretiam aquelas visões, fosse para guardar o passado em navegáveis águas. Era noite quando a canoa desatou o caminho. O escuro me fechava, apagando os lugares que foram meus. Sem que eu soubesse começava uma viagem que iria matar certezas da minha infância" (p.34).

A propósito desses fragmentos, assinale a alternativa correta.

(A) Em I, o narrador em 3ª pessoa inicia o relato realista da guerra civil em Moçambique.

(B) Em I, as lembranças de Kindzu submetem-se tranquilamente à ―mansa ordem‖ da escrita.

(C) Em II, Muidinga descreve como começou sua viagem ao lado de Tuahir.

(D) Em II, Kindzu observa a paisagem de sua infância a fim de poder voltar a ela mais tarde, em lembrança.

(E) Em I e II, Muidinga relata seu amadurecimento durante a leitura dos cadernos de Kindzu.


UFGD 2011 - QUESTÃO 57
Leia os trechos a seguir, retirados do romance Ensaio sobre a cegueira, de José Saramago, publicado pela Editora Caminho em 1998.

I. "A culpa foi minha, chorava ela, e era verdade, não se podia negar, mas também é certo, se isso lhe serve de consolação, que se antes de cada acto nosso nos puséssemos a prever todas as conseqüências dele, a pensar nelas a sério, primeiro as imediatas, depois as prováveis, depois as possíveis, depois as imagináveis, não chegaríamos sequer a mover-nos de onde o primeiro pensamento nos tivesse feito parar. Os bons e os maus resultados dos nossos ditos e obras vão-se distribuindo, supõe-se que de uma forma bastante uniforme e equilibrada, por todos os dias do futuro" (p. 68).

II. "Pela primeira vez, desde que aqui entrara, a mulher do médico sentiu-se como se estivesse por trás de um microscópio a observar o comportamento de uns seres que não podiam nem sequer suspeitar da sua presença, e isto pareceu-lhe subitamente indigno, obsceno, Não tenho o direito de olhar se os outros não me podem olhar a mim, pensou. Com a mão trémula, a rapariga punha algumas gotas do seu colírio. Assim sempre poderia dizer que não eram lágrimas o que lhe estava escorrendo dos olhos" (p. 71).

III. "(...) tão longe estamos do mundo que não tarda que comecemos a não saber quem somos, nem nos lembramos sequer de dizer-nos como nos chamamos, e para quê, para que iriam servir-nos os nomes, nenhum cão reconhece outro cão, ou se lhe dá a conhecer, pelos nomes que lhes foram postos, é pelo cheiro que identifica e se dá a identificar, nós aqui somos como uma outra raça de cães, conhecemo-nos pelo ladrar, pelo falar, o resto, feições, cor dos olhos, da pele, do cabelo, não conta, é como se não existisse" (p. 64).

Considerando o que foi afirmado, assinale a alternativa correta.

(A) Em I e III, o narrador estabelece analogias entre os personagens do romance e os animais, de modo a revelar o processo de desumanização que os cegos atravessam durante a epidemia.

(B) Em I, o narrador abandona temporariamente a narração dos eventos para realizar uma digressão sobre as consequências dos atos das pessoas.

(C) II e III são considerações em torno da importância dos nomes, e de como eles conseguem expressar a essência das pessoas.

(D) Em II, descreve-se a vergonha que a rapariga de óculos escuros sentia por ser a única personagem a enxergar no manicômio.

(E) Em II, a mulher do médico sente-se privilegiada por enxergar em meio aos cegos, confirmando a moral da fábula de Saramago, a de que, "em terra de cegos, quem tem olho é rei".


UFGD 2011 - QUESTÃO 58
Leia os dois poemas a seguir, do livro Poemas rupestres, de Manoel de Barros.

OS DOIS 
Eu sou dois seres. 
O primeiro é fruto do amor de João e Alice. 
O segundo é letral: 
É fruto de uma natureza que pensa por imagens, 
Como diria Paul Valéry. 
O primeiro está aqui de unha, roupa, chapéu 
e vaidades. 
O segundo está aqui em letras, sílabas, vaidades
Frases. 
E aceitamos que você empregue o seu amor em nós.

GARÇA
A palavra garça em meu perceber é bela. 
Não seja só pela elegância da ave. 
Há também a beleza letral. 
O corpo sônico da palavra 
E o corpo níveo da ave 
Se comungam. 
Não sei se passo por tantã dizendo isso. 
Olhando a garça-ave e a palavra garça 
Sofro uma espécie de encantamento poético.

Assinale a alternativa correta.

(A) No primeiro poema, o ser de "unha, roupa e chapéu" está para o ser "letral" assim como, no segundo poema, a palavra garça está para o corpo sônico da palavra.

(B) No último verso do primeiro poema, o verbo "aceitamos" refere-se ao poeta que, vaidoso, desdobra-se em múltiplas personalidades, a exemplo de Paul Valéry.

(C) No segundo poema, o corpo níveo da ave corresponde à sua forma letral.

(D) A palavra "letral" possui a mesma acepção nos dois poemas: em "Os dois", refere-se ao "fruto de uma natureza que pensa por imagens"; em "Garça", refere-se ao corpo sônico da palavra.

(E) No poema "Garça", o encantamento do eu lírico advém da observação de que palavra e coisa — a "palavra garça" e a "garça ave" — estão irremediavelmente cindidos.


MATEMÁTICA

UFGD 2011 - QUESTÃO 59
Em uma recente pesquisa, constatou-se que, das famílias com filhos, 40% tinham duas ou mais crianças. Das famílias contendo uma criança, 25% delas possuíam um menino. Qual é a porcentagem de todas as famílias com filhos que possuíam exatamente uma menina e nenhum menino?

(A) 45%
(B) 75%
(C) 60%
(D) 15%
(E) 40%


UFGD 2011 - QUESTÃO 60
Uma empresa de derivados químicos considera que, quando x milhões de dólares são investidos em pesquisas, o lucro anual, em milhões de dólares, passa a ser


De quanto deveria ser o investimento em pesquisa para que o lucro anual fosse de 40 milhões de dólares?

(A) 24 milhões de dólares.

(B) 27 milhões de dólares.

(C) 78 milhões de dólares.

(D) 9 milhões de dólares.

(E) 84 milhões de dólares.


UFGD 2011 - QUESTÃO 61
A curva de equação Y = (X - 3)² - (X + 5)² é representada por uma

(A) reta.
(B) parábola.
(C) círculo.
(D) elipse.
(E) hipérbole.


UFGD 2011 - QUESTÃO 62
O anel viário de Dourados vai cortar as propriedades de Tico e Teco, conforme a figura a seguir. O segmento AX irá dividir a área em partes iguais. Como os terrenos são do mesmo tamanho, os proprietários decidiram fazer uma permuta de terrenos, de modo que a rodovia seja o limite da propriedade de ambos, ou seja, é preciso encontrar o ponto X de modo que os terrenos de cada lado da estrada fiquem com áreas iguais.

UFGD 2011 - QUESTÃO 62

Sabendo que AB = 2 km, BC = 6 km e CD = 1 km, conclui-se que a distância do ponto A ao ponto X será, em quilômetros, de

(A) 4 km
(B) 4,5 km
(C) 5 km
(D) 5,5 km
(E) 6 km


UFGD 2011 - QUESTÃO 63
Três pontos A, B e C são vértices de um triângulo equilátero de 30 m de lado. Deseja-se encontrar um ponto O que seja ao mesmo tempo equidistante de A, B e C, portanto, o ponto "O" deverá estar a

(A) 5√3 m do ponto A.
(B) 10√3 m do ponto B.
(C) 30√2 m do ponto C.
(D) 15√3 m do ponto A.
(E) (7,5)√3 m do ponto A.


UFGD 2011 - QUESTÃO 64
Numa certa cultura contendo inicialmente um bilhão de bactérias, é aplicado um antibiótico que a cada 1 hora mata 9 em cada 10 bactérias. No mesmo período de tempo, as bactérias sobreviventes se reproduzem gerando uma cópia de si mesmas.

Então, 9 horas após o início do processo, a população de bactérias

(A) estará extinta.

(B) será inferior a 500.

(C) será superior a 500 e inferior a 1000.

(D) será superior a 1000 e inferior a 10.000.

(E) será superior a 10.000.


UFGD 2011 - QUESTÃO 65
Ataulfo e Bonifácio precisam ir a um sítio a 32 km de distância e dispõem apenas de uma bicicleta. Eles caminham a uma velocidade média de 4 km/h e, na bicicleta, desenvolvem a velocidade média de 12 km/h. Eles decidem que Ataulfo começará o trajeto a pé, e Bonifácio, de bicicleta. Este, após percorrer 2 km, deixará a bicicleta e continuará a pé, invertendo as posições a cada 2km. Pode-se concluir que chegarão ao sítio em

(A) 5 horas e 40 minutos.
(B) 6 horas e 20 minutos.
(C) 4 horas e 40 minutos.
(D) 5 horas e 40 minutos.
(E) 5 horas e 20 minutos.


UFGD 2011 - QUESTÃO 66
Um levantamento da Secretaria Nacional de políticas sobre drogas concluiu que 80% dos estudantes ingeriram algum tipo de bebida alcoólica no último ano e que 25% praticaram o binge(comportamento de beber intensamente em um curto espaço de tempo) nos últimos 30 dias, antes da pesquisa.

Ao escolher aleatoriamente um estudante que tenha bebido no último ano, a probabilidade de que o mesmo tenha praticado o binge nos últimos 30 dias é de

(A) 20,00%
(B) 32,00%
(C) 31,25%
(D) 32,15%
(E) 33,00%


UFGD 2011 - QUESTÃO 67
A Liga de Futebol do Pantanal organizou um torneio com os times da primeira divisão num sistema no qual cada time joga uma única vez com todos os demais. Quando a tabela de jogos já estava organizada, 2 times da divisão inferior conseguiram no "tapetão" o direito de participar, e isso obrigou a Liga a incluir na tabela mais 37 jogos. Pode-se concluir que o número de jogos na tabela inicial era de

(A) 153
(B) 173
(C) 163
(D) 136
(E) 157


UFGD 2011 - QUESTÃO 68
Se equação geral da reta, que divide as áreas dos círculos a seguir em duas partes iguais, é ax + by + c = 0, então a razão (a + b)/c é igual a

UFGD 2011 - QUESTÃO 68

(A) -1
(B) 1
(C) -2
(D) 2
(E) -3


UFGD 2011 - QUESTÃO 69
Sabendo que o número complexo unitário i é raiz do polinômio p(x) = x⁴ - 2x³ + 3x² - 2x + 2, então, pode-se dizer que

(A) o polinômio possui duas raízes reais.

(B) o polinômio tem uma raiz complexa z, cujo valor de sua parte real e de sua parte complexa são iguais.

(C) o polinômio tem apenas uma raiz real. 

(D) a soma das raízes é zero.

(E) não é possível conhecer as demais raízes apenas com os dados fornecidos.


UFGD 2011 - QUESTÃO 70
Os valores reais de A, B e C fazem a igualdade da equação


com x diferente de 1, 2 e 3. Qual o valor de A + B + C? 

(A) (– 2 )
(B) (– 1 )
(C) 0
(D) 1
(E) 2


UFGD 2011 - QUESTÃO 71
Um fazendeiro vai da cidade para a fazenda por três tipos de estrada. Na estrada asfaltada, ele dirige a 100 km/h; na estrada com cascalho, a 50 km/h; e na estrada com lama, a 20 km/h. Para chegar à fazenda, o carro deve andar 80km no asfalto, 20 km no cascalho e mais 8 km na lama.

Cada vez que ele faz esse percurso, para duas vezes: a primeira, na lanchonete, que fica no final da estrada asfaltada, por 15 minutos; e a segunda, por mais 10 minutos, no final da estrada de cascalho.

A distância percorrida pelo carro após 1h e 30min é de

(A) 100 km e 40m.
(B) 100 km.
(C) 108 km.
(D) 104 km.
(E) 104 km e 40m.


QUÍMICA

UFGD 2011 - QUESTÃO 72
No modelo atômico da mecânica quântica, os elétrons são descritos por quatro diferentes números quânticos: número quântico principal; número quântico secundário; número quântico magnético; número quântico de spin. Assinale a alternativa que apresenta, respectivamente, os significados físicos desses números.

(A) tamanho do átomo; probabilidade de encontrar o elétron; magnetismo do átomo; rotação do elétron em torno de si mesmo.

(B) raio nuclear; região de probabilidade; magnetismo do átomo e rotação do elétron em torno do átomo. 

(C) atração dos elétrons pelo núcleo; forma plana da região que o elétron ocupa; magnetismo do átomo; rotação do elétron em torno do núcleo.

(D) nível principal de energia do elétron; forma espacial da região que o elétron ocupa; orientação espacial do orbital atômico e rotação do elétron em torno do si mesmo.

(E) energia do elétron; forma espacial do orbital molecular; orientação espacial do orbital; rotação do elétron em torno de si mesmo.


UFGD 2011 - QUESTÃO 73
Dentro do período apresentado a seguir, a primeira energia de ionização aumenta do Sódio para o Cloro.

Dentro do período apresentado a seguir, a primeira energia de ionização aumenta do Sódio para o Cloro.

No entanto, apresenta duas exceções: o Alumínio e o Enxofre. A diminuição da energia de ionização do fósforo para o enxofre pode ser explicada pelo fato de

(A) os elétrons no Enxofre estarem mais próximos do núcleo que os do Fósforo.

(B) existir um elétron emparelhado no subnível 3p do Enxofre provocando maior repulsão.

(C) o aumento do número de elétrons tornar mais fácil a sua remoção do átomo.

(D) o último elétron do Enxofre possuir mais energia que o do Fósforo.

(E) o átomo de Enxofre ser instável a temperatura ambiente.


UFGD 2011 - QUESTÃO 74
Assinale a alternativa que mostra a estrutura que representa corretamente o (S)-2-butanol.









UFGD 2011 - QUESTÃO 75
Assinale a alternativa que apresenta a substância química com menor ponto de ebulição.

(A) CH3COOH
(B) NaCl
(C) CH3CH2OH
(D) CH3CH2CH3
(E) H2O


UFGD 2011 - QUESTÃO 76
Sódio metálico reage violentamente com água, resultando em hidróxido de sódio e hidrogênio, conforme a seguinte equação química:


Assinale a alternativa que apresenta a classe de reação na qual se enquadra essa transformação.

(A) Reação de dupla troca.

(B) Reação iônica.

(C) Reação de complexação.

(D) Reação de polimerização.

(E) Reação de oxirredução.


UFGD 2011 - QUESTÃO 77
O estado mais simples da matéria é um gás. Sobre o comportamento de um sistema gasoso, leia as seguintes afirmações. 

I. Gases são facilmente compressíveis, preenchem o espaço disponível e suas moléculas possuem movimento caótico incessante.

II. A energia cinética média das moléculas de um gás é diretamente proporcional à temperatura absoluta. 

III. A pressão de um gás é o resultado das colisões das moléculas com as paredes do recipiente. 

IV. As moléculas se movimentam sem colidirem com as paredes do recipiente que as contém. 

Assinale a alternativa que apresenta informações corretas.

(A) I, apenas.
(B) II, apenas.
(C) I e II, apenas.
(D) I, II e III, apenas.
(E) II, III e IV, apenas.


UFGD 2011 - QUESTÃO 78
Um nuclídeo emite sucessivamente uma partícula alfa (α) seguida de uma emissão beta (β) e, novamente, uma emissão alfa (α). Este nuclídeo radioativo possui número atômico 70 e número de massa 173.

Ao final, o átomo que encerra esta série de emissões terá em seu núcleo 

(A) 98 nêutrons.
(B) 90 prótons. 
(C) 230 nêutrons. 
(D) 110 prótons. 
(E) 105 nêutrons.


UFGD 2011 - QUESTÃO 79
Nos países que costumam ter um inverno rigoroso, adicionam-se anticongelantes à água do radiador dos automóveis para impedir que a expansão de volume que acompanha o congelamento da água rompa os alvéolos do radiador. Do ponto de vista crioscópico, seriam ótimos anticongelantes sais como MgCl2 ou CaCl2, que, em soluções aquosas a 30% em massa, congelam em torno de -50ºC.

No entanto, essas soluções são inconvenientes porque corroem o motor. Alternativamente, empregam-se, como solutos, etanol, glicerina ou etilenoglicol, e se obtêm soluções que congelam entre -10 e -25ºC. Calcule a massa de glicerina (C3H8O3) que deve ser adicionada por quilo de água para que a solução só comece a se solidificar a -10ºC.

Dado: Kc = 1,86ºC/molal

(A) 109 g.
(B) 290 g.
(C) 494,6 g.
(D) 310 g.
(E) 50 g.


UFGD 2011 - QUESTÃO 80
Em algumas regiões do Mato Grosso do Sul, a água pode possuir uma elevada dureza. São consideradas águas duras aquelas com alta concentração de

(A) sais de ferro.

(B) sais de magnésio e cálcio.

(C) sais de ferro e manganês.

(D) sais de alumínio e vanádio.

(E) sais de alumínio e cromo.


COMENTÁRIOS

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cfc,12,provas concurso,285,provas da univesp,2,provas enade,387,provas enare,1,provas encceja,35,provas enem,36,provas espcex,11,provas espm,4,provas famema,17,provas famerp,10,provas faseh,1,provas fatec,23,provas fdsbc,2,provas fei,2,provas fepese,17,provas fgv,11,provas fmabc,3,provas fmj,2,provas fmp,1,provas fundatec,4,provas fuvest,14,provas iades,2,provas ibest,1,provas ibfc,7,provas ieses,3,provas ifba,1,provas ifce,2,provas ifmg,3,provas ifmt,1,provas ifnmg,1,provas ifpi,13,provas ifsul,9,provas ifto,8,provas ime,1,provas ita,12,provas mackenzie,18,provas mestrado,1,provas mpe-go,1,provas nível fundamental,3,provas nível médio,26,provas nível superior,158,provas oab,216,provas puc,9,provas pucgo,2,provas pucrj,4,provas quadrix,2,provas reis&reis,1,provas residencia,51,provas revalida,9,provas santa casa,9,provas ucpel,2,provas uece,16,provas ueg,8,provas uel,5,provas uem,3,provas uema,5,provas uenp,1,provas uepg,1,provas uerj,2,provas uesb,1,provas ufac,5,provas ufgd,9,provas ufpel,1,provas ufpr,1,provas ufrgs,1,provas ufu,1,provas unemat,1,provas unesc,7,provas unesp,9,provas unicamp,11,provas unicentro,1,provas unicesumar,7,provas uniceub,2,provas unichristus,5,provas unifenas,6,provas unifesp,22,provas unifor,7,provas unioeste,3,provas unip,3,provas unirg,9,provas unirv,3,provas unisc,2,provas unitins,4,provas upe,17,provas uri,1,provas usp,52,provas vestibular,469,provas vunesp,1,psicologia,38,publicidade e propaganda,4,publieditorial,2,puc-go,4,puc-pr,2,puc-rs,106,puc-sp,69,pucrj,1,questão agirh,34,questão alemao,8,questão análise e desenvolvimento de sistemas,25,questão analista em tecnologia da informação,30,questão anasem,60,questão arquitetura e urbanismo,151,questão atualidades,50,questão automação industrial,26,questão auxiliar judiciário,48,questão avmoreira,59,questão cecierj,64,questão cederj,128,questão cespe,221,questão comercio exterior,54,questão computação,136,questão comunicação social,24,questão construção de edifícios,27,questão consulplan,20,questão consultor do tesouro estadual,39,questão coronavirus,25,questão cremern,27,questão crespe,659,questão da access,40,questão da agirh,60,questão da albert einstein,507,questão da ameosc,40,questão da amrigs,181,questão da aocp,50,questão da avança sp,110,questão da cebraspe,60,questão da cesgranrio,282,questão da espcex,796,questão da espm,80,questão da famema,521,questão da famerp,230,questão da fasa,102,questão da fatec,1307,questão da fau,96,questão da fcc,460,questão da fepese,489,questão da fgv,2841,questão da fmabc,170,questão da fmp,60,questão da fundatec,60,questão da fuvest,1255,questão da mpe-go,50,questão da oab,3663,questão da obmep,326,questão da puc-pr,103,questão da puc-rj,81,questão da puc-sp,243,questão da santa casa,581,questão da ucpel,64,questão da uece,1134,questão da ueg,380,questão da uel,453,questão da uema,352,questão da uemg,115,questão da uenp,65,questão da uerj,140,questão da ufac,209,questão da ufgd,476,questão da ufpel,106,questão da 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ciências,765,questão de ciências biológicas,74,questão de ciências contábeis,196,questão de ciências da computação,127,questão de ciências da saúde,20,questão de ciências econômicas,200,questão de ciências humanas,219,questão de ciências naturais,249,questão de ciências sociais,123,questão de cirurgia cardiovascular,30,questão de código de defesa do consumidor,10,questão de computação,57,questão de concurso,9834,questão de conhecimento geral,30,questão de contabilidade,499,questão de contabilidade do setor publico,5,questão de controle externo,6,questão de criminologia,5,questão de defesa do consumidor,10,questão de design,116,questão de design de interiores,27,questão de design de moda,80,questão de dietética,40,questão de direito,3783,questão de direito administrativo,317,questão de direito administrativo e constitucional,10,questão de direito ambiental,21,questão de direito civil,233,questão de direito constitucional,289,questão de direito da criança e do adolescente,5,questão de direito da pessoa com deficiência,3,questão de direito do consumidor,5,questão de direito do trabalho,150,questão de direito eleitoral,7,questão de direito empresarial,168,questão de direito financeiro,28,questão de direito penal,227,questão de direito penal militar,6,questão de direito previdenciario,10,questão de direito processual civil,85,questão de direito processual do trabalho,15,questão de direito processual penal,81,questão de direito tributário,246,questão de direito urbanistico,8,questão de direitos humanos,4,questão de economia do setor público,4,questão de educação física,329,questão de enfermagem,322,questão de engenharia civil,115,questão de engenharia da computação,137,questão de engenharia de produção,92,questão de escriturário,10,questão de espanhol,915,questão de estatistica,55,questão de ética e legislação,4,questão de farmácia,317,questão de filosofia,428,questão de finanças públicas,9,questão de física,2113,questão de física médica,55,questão de fisioterapia,284,questão de fonoaudiologia,230,questão de frances,178,questão de geografia,1744,questão de gestão ambiental,92,questão de gestão de recursos humanos,67,questão de gestão financeira,108,questão de gestão hospitalar,108,questão de governança e gestão,40,questão de história,2275,questão de informática,224,questão de inglês,1867,questão de jornalismo,252,questão de legislação,338,questão de legislação estadual e institucional,8,questão de legislação penal,15,questão de legislação tributária,23,questão de licenciatura,57,questão de literatura,420,questão de literatura brasileira,20,questão de marketing,113,questão de matemática,4475,questão de matemática financeira,10,questão de medicina,2715,questão de medicina legal,25,questão de medicina veterinária,271,questão de modelagens e processo,10,questão de música,58,questão de necropsia,20,questão de neurologia pediátrica,30,questão de nutrição,381,questão de odontologia,233,questão de pedagogia,114,questão de planejamento de carreira e sucesso profissional,27,questão de planejamento e orçamento público,30,questão de português,5296,questão de princípios gerenciais de gorretagem,10,questão de processo legislativo,5,questão de processos gerenciais,74,questão de psicologia,467,questão de publicidade e propaganda,108,questão de química,1923,questão de raciocínio lógico,233,questão de radiologia,153,questão de redação,2,questão de relações internacionais,129,questão de saúde pública,75,questão de secretariado executivo,160,questão de segurança pública,5,questão de servico social,155,questão de serviço social,113,questão de sistema normativo anticorrupção,5,questão de sistemas de informação,56,questão de sociologia,239,questão de teatro,48,questão de tecnologia em agroindustria,25,questão de tecnologia em agronegocio,109,questão de tecnologia em análise e desenvolvimento de sistemas,30,questão de tecnologia em análise e desenvolvimentos,24,questão de tecnologia em estética e cosmética,29,questão de tecnologia em gestão e tecnologia da informação,30,questão de tecnologia em redes de computadores,83,questão de terapia ocupacional,204,questão de turismo,128,questão de vestibular,29906,questão de zootecnia,132,questão design de interiores,26,questão design gráfico,52,questão detran,96,questão do cefetmg,1816,questão do cfc,592,questão do enade,8515,questão do enare,50,questão do encceja,1110,questão do enem,3547,questão do ibfc,100,questão do ifba,62,questão do iff,53,questão do ifnmg,26,questão do ifpi,1167,questão do ime,40,questão do ita,554,questão do liceu piauiense,30,questão do mackenzie,1526,questão do revalida,791,questão economia empresarial,29,questão engenharia,72,questão engenharia ambiental,82,questão engenharia civil,27,questão engenharia de alimentos,73,questão engenharia de controle e automacao,73,questão engenharia eletrica,73,questão engenharia florestal,82,questão engenharia mecânica,72,questão engenharia quimica,44,questão espm,239,questão faculdade dinamica,108,questão 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ano,1,silabas,18,simulado,2,sistemas de informação,1,sisu,2,slmandic,2,sociologia,14,teatro,2,técnico agrícola,1,tecnologia em agroindustria,2,tecnologia em agronegocio,4,tecnologia em alimentos,1,tecnologia em gestão ambiental,2,tecnologia em gestão hospitalar,1,teologia,2,terapia ocupacional,7,textos,45,textos paradidáticos,1,trechos,1,turismo,7,uber,1,ucb,10,udesc,14,uece,50,ueg,8,uel,25,uem,3,uema,11,uemg,13,uepg,4,uerj,73,uespi,3,ufam,3,ufc,2,ufes,2,uffs,4,ufg,1,ufgd,71,ufma,1,ufmg,1,ufpa,1,ufpi,2,ufpr,1,ufrgs,2,ufrn,2,ufsc,5,ufscar,1,uftm,188,unb,1,unemat,2,unesp,21,unicamp,22,unicentro,15,unicesumar,5,uniceub,4,unichristus,14,unifaminas,1,unifenas,8,unifesp,41,unifor,12,uninassau,3,uninove,1,unioeste,6,unip,3,unirg,13,unirv,3,unitins,6,univesp,2,upe,23,urbanismo,1,usp,54,vestibular,942,videos,5,vivo,1,vunesp,1,zootecnia,7,
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INDAGAÇÃO: Prova UFGD 2011 com Gabarito
Prova UFGD 2011 com Gabarito
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INDAGAÇÃO
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