Prova Unitins 2022.1 (Vestibular Geral) com Gabarito

Unitins

Prova Unitins 2022.1 (Vestibular Geral) com Gabarito

FÍSICA

UNITINS 2022.1 - QUESTÃO 01
Medir uma grandeza física significa obter um número que indica quantas unidades de medida a grandeza contém; ou seja, é comparar a grandeza em estudo com outra da mesma espécie, tomada como unidade padrão.

Nesse sentido, o Sistema Internacional de Unidades é o conjunto oficial de unidades adotado no mundo inteiro com objetivo de padronizar as grandezas físicas e suas respectivas unidades de medida.

Nesse conjunto de unidades, existem as unidades fundamentais e, a partir destas, as suas unidades derivadas. Das opções abaixo, a única grandeza física considerada fundamental é:

A) Velocidade
B) Tempo
C) Força 
D) Potência 
E) Área


UNITINS 2022.1 - QUESTÃO 02
De acordo com os princípios da Mecânica, julgue as proposições a seguir e coloque V para a/s verdadeira/s e F para a/s falsa/s.

I. Uma partícula está em movimento em relação a um referencial; logo, estará em movimento em relação a qualquer outro referencial.

II. O estudo da trajetória de um corpo depende do referencial adotado.

III. O efeito estático de uma força sobre um corpo é sua deformação.

IV. As forças ação-reação agem sempre em corpos distintos. 

A sequência correta é:

A) V, V, F e F. 
B) F, F, V e V.
C) V, F, F e V.
D) F, F, V e F. 
E) F, V, V e V.


UNITINS 2022.1 - QUESTÃO 03
Considere as afirmações a seguir no que diz respeito ao estudo da óptica:

I. Para haver reflexão total, é preciso que a luz se propague de um meio mais refringente para um meio menos refringente, com ângulo de incidência superior ao ângulo limite.

II. Um pescador situado fora da água tenta fisgar um peixe com uma flecha. Nesse caso, ele deve atirar na posição acima daquela em que vê o peixe.

III. Na reflexão, o ângulo de incidência é igual ao ângulo de reflexão somente se a superfície refletora não for curva.

Dessas afirmações, está(ão) correta(s):

A) Somente I.
B) Somente I e II.
C) Somente II.
D) Somente III. 
E) Somente II e III.


UNITINS 2022.1 - QUESTÃO 04
A resistividade de alguns elementos químicos, como o silício (Si) e o germânio (Ge), situa-se no intervalo entre as baixas resistividades dos metais e as altas resistividades dos dielétricos (isolantes). Por essa razão, corpos constituídos desses elementos são denominados semicondutores. Uma vantagem desses materiais é que eles podem ser utilizados na construção de termômetros.

Sabendo que à temperatura de 20°C o silício apresenta resistividade elétrica de 6,0 . 108 Ω.mm2.m-1, enquanto a 700°C sua resistividade elétrica é 1,0 . 103 Ω.mm2.m-1, podemos afirmar que a condutividade elétrica (em unidades SI) do silício nesses respectivos valores de temperatura é:

A) 1,6 . 10⁻³ Ω-1.m⁻¹ e 1,0 . 10³ Ω⁻¹.m⁻¹
B) 1,6 . 10³ Ω-1.m⁻¹ e 1,0 . 10-3 Ω⁻¹.m⁻¹
C) 1,6 . 10³ Ω-1.m⁻¹ e 1,0 . 10³ Ω⁻¹.m⁻¹
D) 6,0 . 10⁻⁸ Ω⁻¹.m⁻¹ e 1,0 . 10⁻³ Ω-1.m⁻¹
E) 1,0 . 10³ Ω-1.m⁻¹ e 6,0 . 10⁸ Ω⁻¹.m⁻¹


UNITINS 2022.1 - QUESTÃO 05
O banho-maria é uma técnica que consiste no aquecimento indireto, podendo ser utilizado, inclusive, na culinária. Ao fazer uma receita de pudim, primeiro, utiliza-se um recipiente com água onde se coloca a forma com a mistura do pudim e, depois, leva-os ao fogo. A transmissão de calor acontece na seguinte ordem: fogo, recipiente, água, forma e, finalmente, a mistura do pudim. 

Assim, o pudim cozinha de forma homogênea e em uma temperatura consideravelmente mais baixa e não queima, o que não acontece quando a forma vai diretamente ao fogo.

Em “Assim, o pudim cozinha de forma homogênea”, podemos considerar que o banho-maria causa melhor distribuição do calor. A que se deve a vantagem da utilização da técnica “banho-maria”?

A) O recipiente que entra em contato com o fogo vai aquecer primeiro, aquecendo a água em seguida, iniciando o processo de ebulição. A agitação causada durante a ebulição, permite que a energia térmica seja expulsa através de um fluxo interno na água, fazendo com que ela fique com uma temperatura mais homogênea.

B) O recipiente que entra em contato com o fogo vai aquecer primeiro, aquecendo a água em seguida. Isso inicia o processo de convecção em que a água mais quente vai para o fundo do recipiente e a mais fria sobe. Esse comportamento deixa o fogo mais longe da forma, permitindo que o calor se espalhe com maior eficiência antes de alcançar a mistura de pudim.

C) O recipiente que entra em contato com o fogo vai aquecer primeiro, aquecendo a água em seguida. Isso inicia o processo de convecção em que a água mais fria vai para o fundo do recipiente e a mais quente sobe. Esse comportamento gera um fluxo interno na água, fazendo com que ela fique com uma temperatura mais homogênea.

D) O recipiente que entra em contato com o fogo vai aquecer primeiro, aquecendo a água em seguida, fazendo com que a forma só receba calor e aqueça depois que a água estiver completamente aquecida. Dessa maneira, o cozimento acontece em temperaturas mais baixas.

E) O calor da chama aquece o recipiente com água; depois disso, acontece a transferência de calor entre o recipiente e a água para, então, fazê-la ferver. Nesse ponto, se a quantidade de água for suficiente, o calor só elevará a temperatura a níveis maiores que o esperado, após o cozimento completo do pudim.


BIOLOGIA

UNITINS 2022.1 - QUESTÃO 06
Nos últimos anos, principalmente, durante a pandemia instaurada pela Covid-19, a comunidade científica enfrentou, inúmeras vezes, argumentos não científicos e facilmente refutados que se tornaram as famosas “Fake News”, que estabeleceram um momento de descrédito aos esforços da ciência em detrimento aos inúmeros ataques que o Método Científico sofreu e vem sofrendo. Com base nessa situação, avalie as asserções a seguir.

I. A ciência utiliza um método robusto de investigação, no qual o ponto central é o subsídio de explicações dos fenômenos naturais, sociais etc.

II. Os cientistas utilizam os fatos observados como objetos de estudo.

III. Um dos pressupostos básicos da ciência é a observação dos fatos em condições controladas e não controladas que podem gerar uma hipótese irrefutável.

IV. As teorias são diferentes das hipóteses.

V. Para a verificação da validade de hipóteses são emprega das situações adversas em que determinados fatos e consequências são testados, permitindo aos cientistas deduzirem possíveis situações, caso as suas premissas iniciais apresentadas não sejam verdadeiras. 

São verdadeiras:

A) Apenas I, II e IV. 
B) Apenas I, III e V.
C) Apenas I, II, IV e V.
D) Apenas I, III e IV.
E) I, II, III, IV e V.


UNITINS 2022.1 - QUESTÃO 07
Patógenos e infecções

As doenças infecciosas causam cerca de um quarto das mortes de seres humanos no planeta, cujos causadores são microrganismos, tais como: bactérias, protozoários e seres acelulares, como os vírus. Tais organismos são responsáveis pela soma de mortes mundiais superiores à de todos os tipos de cânceres, ficando atrás apenas das doenças cardiovasculares. 

Além da grande carga permanente de doenças consideradas “antigas”, como a tuberculose e a malária, novas doenças infecciosas surgem rotineiramente. Por exemplo, a pandemia da SIDA (Síndrome da Imunodeficiência Adquirida) foi clinicamente  relatada pela primeira vez em 1981 e, desde então, causou mais de 35 milhões de mortes no mundo inteiro.

Outras infecções podem causar menores danos, como a maioria das úlceras gástricas que são causadas não pelo estresse ou por alimentação inadequada, mas sim por infecções do revestimento estomacal pela bactéria Helicobacter pylori.
Alberts, B. Biologia Molecular da Célula. 6.ed. Porto Alegre: Artmed, 2017 (adaptado).

Com base no texto, no qual estão apontadas características gerais das bactérias, marque a alternativa correta.

A) As bactérias possuem células eucariontes que são unicelulares, com reprodução assexuada e podem ser organotrópicas. 

B) As bactérias possuem células procariontes que são pluricelulares, com reprodução assexuada e podem ser organotrópicas. 

C) As bactérias apresentam células procariontes que são unicelulares ou pluricelulares, com reprodução sexuada ou assexuada e podem ser fototrópicas.

D) As bactérias apresentam células procariontes que são unicelulares, com reprodução sexuada ou assexuada e podem ser fototrópicas.

E) As bactérias são acelulares, parasitas intracelulares obrigatórios, com reprodução assexuada e podem ser organotrópicas e fototrópicas. 


UNITINS 2022.1 - QUESTÃO 08
Os plastídios são organelas encontradas exclusivamente nas células vegetais. Os mais comuns e de maior importância biológica são os cloroplastos que, juntamente com as mitocôndrias, constituem a engrenagem bioquímica encarregada de realizar as transformações energéticas necessárias para manter as funções das células.

Os cloroplastos utilizam a energia eletromagnética derivada da luz solar e convertem-na em energia química por meio de um processo denominado fotossíntese. Ao utilizar essa energia somada ao CO2 atmosférico, os cloroplastos sintetizam diversos tipos de moléculas, algumas das quais servem de alimento para as próprias plantas e para os organismos heterótrofos herbívoros.
De Robertis, E.M.F. Biologia celular e molecular. 16.ed.
Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2017 (adaptado).

Analise as seguintes asserções e a relação proposta entre elas:

I. Os cloroplastos caracterizam-se por ter pigmentos (clorofilas, carotenoides) e, neles, ocorre a fotossíntese. Por meio desse processo, produzem oxigênio e também a maior parte da energia química utilizada pelos organismos vivos; ou seja, a vida é mantida graças aos cloroplastos.

PORQUE

II. Se não existissem os plastídios, não haveria plantas nem animais, pois os animais se alimentam do que é produzido pelos vegetais. Desse modo, pode-se dizer que cada molécula de oxigênio usada na respiração e cada átomo de carbono presente em nossos corpos passaram alguma vez por um cloroplasto.

Marque a acertiva correta.

A) As duas asserções são verdadeiras e a segunda justifica a primeira.

B) As duas asserções são verdadeiras e a segunda não justifica a primeira.

C) A primeira asserção é verdadeira e a segunda é falsa.

D) A primeira asserção é falsa e a segunda é verdadeira.

E) As duas asserções são falsas.


UNITINS 2022.1 - QUESTÃO 09
A maioria das pessoas sabe que existem muitas espécies na Terra, e que novas espécies estão sendo descobertas todos os dias, mas nem todos sabem que aproximadamente a metade de todas as espécies do mundo inteiro habita um local: as florestas tropicais da Bacia Amazônica. As estatísticas são impressionantes: estima-se que 390 bilhões de árvores, que representam 16.000 espécies, crescem na Amazônia; uma de cada cinco espécies de aves do mundo reside lá; e um quinto de toda a água doce cai nas suas encostas e vales.

A Bacia Amazônica é uma das maiores bacias hidrográficas da Terra, com milhares de afluentes levando ao rio Amazonas e deste para o oceano. Até agora, aproximadamente 2.200 espécies de peixes de água doce foram descritas, representando mais do que todas as espécies de peixes descritas para o Oceano Atlântico. Portanto, é razoável admitir que, quando a Bacia Amazônica é ameaçada pelas atividades humanas, a biodiversidade global é igualmente afetada. Sem dúvida, a principal força destrutiva é o desmatamento, que começou há cerca de 50 anos.

À medida que as estradas avançavam sobre a floresta amazônica, mais florestas pluviais eram derrubadas e convertidas em lavouras e povoados, estimando-se que o desmatamento tenha atingido praticamente 20% da Bacia Amazônica. Outra característica interessante é que a fertilidade do solo em florestas pluviais é baixa, a terra desflorestada é muitas vezes utilizável apenas por uma década ou menos, resultando no abandono e em novos ciclos de desmatamento e fragmentação. 
Sadava, D. Vida: a ciência da Biologia. Volume II. 11.ed.
Porto Alegre: Artmed, 2020 (adaptado).

Marque a alternativa que descreve corretamente como a fragmentação de hábitats afeta as espécies vivas na Bacia Amazônica. 

A) A fragmentação torna os hábitats maiores para as populações; e o desmatamento aumenta a competição entre as espécies, favorecendo o deslocamento para áreas mais apropriadas.

B) A fragmentação cria hábitats menores que diminui a competição entre as populações; e o desmatamento, somado à baixa competição, favorece as espécies a se desenvolverem, aumentando a biodiversidade.

C) A fragmentação torna os hábitats menores, isolando as populações; e o desmatamento força as espécies a se autossustentarem em uma área menor ou a se deslocarem para áreas mais apropriadas.

D) A fragmentação torna os hábitats menores, não isolando as populações; e o desmatamento força as espécies a serem melhores competidoras, promovendo o surgimento de indivíduos mais resistentes. 

E) A fragmentação torna os hábitats menores, forçando as populações a coexistirem numa pequena área, por isso o desmatamento diminuirá a quantidade de indivíduos, mas não altera a biodiversidade.


UNITINS 2022.1 - QUESTÃO 10
A citogenética trata das bases cromossômicas e moleculares da hereditariedade e ajuda a solucionar questões importantes nos campos da medicina, da pecuária e da agricultura. Os princípios que regem a transmissão das características hereditárias se fundamentam no comportamento dos cromossomos durante a meiose e nas repercussões genéticas desse tipo de divisão.

No ano de 1865, Gregor J. Mendel descobriu os princípios fundamentais da hereditariedade e suas descobertas foram decorrentes de cruzamentos de plantas analisadas quantitativamente. Mendel realizou cruzamentos entre vagens de Pisum sativum (popularmente conhecida como ervilha) com características diferentes e contrastantes.

Ele utilizou plantas com ervilhas amarelas e verdes, com ervilhas lisas e rugosas, com flores brancas e vermelhas, com caules compridos e curtos etc. Depois do primeiro cruzamento, ele passou a observar os híbridos da primeira geração filial (F1), cruzou os híbridos F1 entre si e estudou os resultados da segunda geração filial (F2). O experimento de Mendel pode ser ilustrado pela figura a seguir.

UNITINS 2022.1 - QUESTÃO 10

Avalie as afirmações sobre a Lei de Segregação dos Genes:

I. No cruzamento realizado entre os progenitores com ervilhas amarelas (gene dominante) e verdes (gene recessivo), constata-se que todos os híbridos da primeira geração (F1) são ervilhas amarelas, ou seja, apenas a coloração de um dos progenitores se manifestou.

II. O cruzamento entre os híbridos da primeira geração (F1) resultaram na segunda geração (F2), onde as ervilhas apresentavam as características dos seus antepassados em uma proporção de 75% de ervilhas amarelas e 25% de ervilhas verdes (uma razão 3:1).

III. Mendel afirmou que a coloração das ervilhas era controlada por um “fator” que era transmitido para a descendência pelos gametas, de modo que esse “fator” se separava nos híbridos F1, penetrava em gametas diferentes e se distribuía nos híbridos F2.

Estão corretas.

A) Apenas I e III.
B) Apenas I e II.
C) Apenas II e III.
D) Apenas I.
E) I, II e III.


MATEMÁTICA

UNITINS 2022.1 - QUESTÃO 11
Um dos materiais mais utilizados na construção civil é o concreto, composto por uma mistura de cimento, agregados graúdos (pedras), agregados miúdos (areia), água, aditivos e adições. O cimento tem papel fundamental na resistência à compressão axial de um concreto.

Jorge é engenheiro civil e, através de experimentos, observou que o consumo de cimento (kg/m³) está relacionado com a resistência à compressão axial do concreto (MPa). Essa relação encontra-se expressa no quadro a seguir:

UNITINS 2022.1 - QUESTÃO 11

Jorge também percebeu que a resistência à compressão axial do concreto y depende do consumo de cimento x na forma de uma função do 1º grau no intervalo de 0 ≤ x ≤ 500 kg/m³. Com base nessas informações, julgue os itens a seguir.

I. O coeficiente angular é 0,05.

II. Para uma resistência de 23,1 MPa o consumo de cimento é 350 kg/m³.

III. Se o consumo de cimento for zero, então, a resistência é zero. 

A alternativa que apresenta a validação correta é:

A) Somente I é verdadeira.
B) Somente I e III são verdadeiras.
C) Somente II é verdadeira.
D) Somente II e III são verdadeiras.
E) Somente I e II são verdadeiras.


UNITINS 2022.1 - QUESTÃO 12
A parte da Matemática que estuda métodos e técnicas que permitem resolver problemas relacionados à contagem é a Análise Combinatória. Com base nisso, julgue as proposições.

I. Sejam todos os números inteiros x no intervalo 100 ≤ x ≤ 999. A probabilidade de escolher ao acaso um número par x formado por algarismos distintos é 82/225. 

II. Com a palavra PALMAS pode-se formar 720 novas palavras ou anagramas. 

III. Dado que há 7 candidatos para viajarem num carro em que cabem 5 pessoas, então, existem 21 maneiras diferentes de grupos de 5 pessoas para fazerem a viagem. 

A alternativa que apresenta a validação correta é:

A) Somente I e II são verdadeiras.
B) Somente I e III são verdadeiras.
C) Somente III é verdadeira.
D) Somente II e III são verdadeiras.
E) Somente I é verdadeira.


UNITINS 2022.1 - QUESTÃO 13
A vacina é considerada a principal “arma de combate” contra a COVID-19. Por esse motivo, acompanhar o programa de vacinação do seu estado é tão importante. 

No portal G1, é possível acessar os dados da campanha de vacinação em cada estado brasileiro. Por exemplo, no Tocantins, em maio de 2021, havia as seguintes informações:

UNITINS 2022.1 - QUESTÃO 13

A partir dessas informações, pode-se afirmar que:

A) O número de pessoas que receberam a 1a dose correspondia a 55% do total de doses recebidas naquele momento.

B) O número de doses as quais o Tocantins tinha direito, naquele momento, correspondia a, aproximadamente, 304.309 doses.

C) O número de doses as quais o Tocantins tinha direito, naquele momento, correspondia a, aproximadamente, 473.928 doses. 

D) O número de pessoas que receberam a 2a dose correspondia a 40,99% do total de doses recebidas naquele momento.

E) A quantidade de pessoas vacinadas com a 1a dose deveria ser de 1.395.458.


UNITINS 2022.1 - QUESTÃO 14
Um programa de vacinação prevê a criação de grupos prioritários em função das particularidades de saúde apresentadas pelas pessoas. 

O posto de saúde de uma comunidade possui apenas 10 doses de vacina para aplicar em um grupo prioritário de 22 pessoas, sendo 7 gestantes e 15 hipertensos.

O responsável pela unidade dispôs 10 cadeiras numeradas em fila e determinou que as sete primeiras fossem ocupadas pelas gestantes e, as outras três, pelas pessoas hipertensas.

Considerando que nenhuma gestante é hipertensa e que as determinações foram respeitadas, pode-se afirmar que a quantidade de filas diferentes que podem ser formadas é, aproximadamente, de:

A) 3,02 x 10⁴
B) 0,46 x 10⁷
C) 4,65 x 10⁷
D) 1,37 x 10⁷
E) 1,37 x 10³


UNITINS 2022.1 - QUESTÃO 15
Nos últimos meses, temos observado a alta nos preços de produtos alimentícios e serviços. Na realidade, o aumento (ou diminuição) no preço decorre de alterações sofridas pelos fatores que influenciam em sua formação, tais como:

Considerando esses fatores (e seus respectivos percentuais) na formação do preço de determinado produto, e que o comerciante não deseja aumentá-lo, o percentual de redução no lucro esperado em 2021 deve ser de, aproximadamente:

A) 73%
B) 62%
C) 57%
D) 49%
E) 39%


HISTÓRIA

UNITINS 2022.1 - QUESTÃO 16
Segundo os gregos antigos, é necessário um caminho a ser construído quando se trata de educação. Eles sintetizam esse processo formativo em uma única palavra, Paidéia. “A construção, na sua totalidade, é da maior importância para a história da educação grega. Permite-nos descobrir de uma só vez o que é característico na antiga educação aristocrática. Peleu entrega o seu filho Aquiles, sem qualquer experiência na arte da palavra e na conduta guerreira, ao seu leal vassalo, dando-o a ele como companheiro no campo e na corte real, e este imprime na consciência do herói um alto ideal de conduta humana transmitido pela tradição”. 
JAEGER, Werner. Paidéia: a formação do homem grego.
São Paulo: Martins Fontes, 1995. 52 p..

A dedicação ao desenvolvimento de uma educação integral e a valorização da cultura é um aspecto relevante para os gregos antigos. Em diferentes expressões do conhecimento, como na educação, na história, na filosofia, e nas artes como o teatro, a poesia, a arquitetura, dentre outras, a Grécia deixou seu legado influenciador da cultura e formação intelectual do mundo ocidental. Considerando a educação e a produção cultural da Grécia Antiga, é correto afirmar:

A) A educação grega tinha como caminho algo capaz de encher o homem do desejo e da vontade de se tornar um cidadão perfeito, alinhando corpo e intelecto; desenvolvia o equilíbrio do espírito, da temperança e do domínio de si, para então transgredir os fundamentos da justiça.

B) O teatro grego, dividido basicamente entre tragédia e comédia, foi uma prática reservada aos palácios e a nobreza, uma produção artística elevada por representar temas profundos da natureza humana em que os atores, com o uso de máscaras, se apresentavam em grandes auditórios.

C) Dentre os filósofos de renome, na Grécia Antiga, estavam Homero, Heródoto e Tucídetes, chamados de amigos da sabedoria; eles buscavam atingir a verdade e substituíam o pensamento lógico e racional pelo mitológico para alcançar o mais alto grau da intelectualidade do povo grego.

D) A educação grega, centrada no humanismo, teve seu auge no século XVII, período da história chamado de Iluminismo, em que a razão e a valorização filosófica influenciada pela virtude e o caráter político, contribuíam para a participação da população nas decisões e mudanças que aconteciam na sociedade.

E) Alexandre da Macedônia é um exemplo da educação grega. Suas conquistas resultaram culturalmente na expressão helenismo, uma fusão da cultura grega com a oriental ao criar esculturas e pinturas mais realistas; e na arquitetura, construções com maior luxo e grandiosidade.


UNITINS 2022.1 - QUESTÃO 17
Leia o poema “Privatização” do dramaturgo e poeta alemão Bertolt Brecht em relação ao avanço do neoliberalismo.

Privatizaram sua vida, seu trabalho, 

sua hora de amar e seu direito de pensar. 

É da empresa privada o seu passo em frente, 

seu pão e seu salário. 

E agora não contentes querem privatizar o conhecimento, 

a sabedoria, 

o pensamento, 

que só à Humanidade pertence. 
Brecht, Bertolt. Poemas 1913-1956. Trad. Paulo César de Souza.
São Paulo: Editora 34, 2000.

De acordo com o poema apresentado, as privatizações podem interferir nas relações

A) internacionais
B) liberais
C) humanas
D) egocêntricas
E) salariais


UNITINS 2022.1 - QUESTÃO 18
“É impossível estimar a perda que resulta da supressão dos antigos costumes e regras de vida. A partir desse momento, não há bússola que nos guie, nem temos meios de saber a qual porto nos dirigimos. A Europa, considerada em seu conjunto, estava sem dúvida em uma situação florescente quando a Revolução Francesa foi consumada.

Quanto daquela prosperidade não se deveu ao espírito de nossos costumes e opiniões antigas não é fácil dizer; mas como tais causas não podem ter sido indiferentes a seus efeitos, deve-se presumir que, no todo, tiveram uma ação benfazeja”. 
BURKE, Edmund. Reflexões sobre a Revolução em França. Brasília:
Editora Universidade de Brasília. 1982. 102 p..

No texto, o autor comenta o quanto a Revolução Francesa foi capaz de mudar o próprio país, como outros da Europa. Foi um acontecimento histórico, composto por diferentes etapas, identificadas entre as sucessões dos grupos revolucionários de interesses discordantes que se alternavam no controle do poder político. Quanto ao que representou a Revolução Francesa e seus acontecimentos, é correto afirmar que:

A) A última fase foi chamada de Terror, devido à grande quantidade de condenações à guilhotina, período em que o governo montanhês, dos jacobinos, conheceu o seu principal nome Napoleão Bonaparte, quem deu fim à revolução.

B) Entre seus principais motivos, estava o empobrecimento econômico da burguesia, que via como obstáculo o controle das decisões relacionadas à economia, centralizado somente nas mãos da nobreza absolutista.

C) A sua primeira fase foi chamada de Assembleia Nacional, dando fim aos privilégios feudais, mas ainda garantindo a influência da igreja, pois se tratava da instituição mais antiga e influente do país.

D) Ficou marcada pelo governo da ala mais radical, os jacobinos, com objetivos de promover mudanças de âmbito político, civil e religioso, a partir da eliminação do modelo monárquico estabelecido.

E) O interesse dos revolucionários radicais fazia parte de um plano sistematizado por seus líderes que souberam, ao longo do processo, articular seus papéis de forma organizada para se garantirem no poder.


UNITINS 2022.1 - QUESTÃO 19
“A vinda da Corte portuguesa para o Brasil aconteceu em meio a uma conjuntura política europeia muito delicada: as guerras napoleônicas que assolavam a paz no Velho Mundo (1805-1815)”. 
MEIRELLES, Juliana Gesuelli. A família real no Brasil: política e cotidiano (1808-1821) / 
Juliana Gesuelli Meirelles — São Bernardo do Campo: EdUFABC, 2015.

Em 1808, a corte portuguesa atracou no litoral brasileiro, e aqui estabeleceu-se para:

A) Fazer do Brasil um novo Portugal e afastar suas relações comerciais.

B) Fugir de Napoleão Bonaparte e manter relações comerciais da colônia.

C) Controlar as rebeliões brasileiras e manter suas relações diplomáticas.

D) Passeio, onde decidiu ficar e afastar suas relações comerciais.

E) Conquistar toda a América Latina e continuar sua expansão.


UNITINS 2022.1 - QUESTÃO 20
“Para Vargas, a organização do Estado, que se tinha configurado com a Constituição de 1934, não seria adequada por não dotá-lo de poderes e recursos suficientes para enfrentar as questões colocadas em momento de crise interna e mundial. Portanto, tornava-se preciso fortalecer o poder central como forma de alcançar a estabilidade política, considerada imprescindível para ‘a restruturação financeira e o desenvolvimento econômico’ do Brasil (Vargas, 1938-1945, n5, p. 19-32). Dessa forma, o Estado forte, desenvolvimento e unidade nacional caminhariam juntos”. 
CORSI, Francisco Luiz. Estado novo: política
externa e projeto nacional. São Paulo: Unesp, 2000. 75-76 p.

O texto anuncia a estratégia de Getúlio Vargas para implementação do Estado Novo, planejado pelo então presidente para ficar marcado pelo desenvolvimento econômico-industrial, superação da miséria e união nacional. Considerando as características marcantes do Estado Novo, é correto afirmar:

A) O Estado Novo foi a concretização do pensamento autoritário da época, uma forma de fortalecer e centralizar a economia nas mãos do governo, feitos que garantiriam a unidade e a independência da nação.

B) Para o Estado Novo, os ideais liberais seriam o caminho para o crescimento econômico da nação, modelo que propulsionaria a superação da miséria e a criação de melhor relacionamento com o mercado externo.

C) Um dos pilares do Estado Novo, como projeto de desenvolvimento, estava a siderurgia de grande porte aliada ao crescimento do mercado interno a partir da diminuição das relações comerciais com outros países.

D) O Estado Novo representou a união entre a crença no desenvolvimento industrial, a valorização da cultura nacional e o reconhecimento dos valores democráticos e de direito em todas instâncias da política e da sociedade.

E) O Estado Novo foi um período controverso da história, ao mesmo tempo que ficou conhecido por ser uma ditadura na política, garantiu a liberdade de imprensa e manifestações artísticas como teatro, cinema e música.


GEOGRAFIA

UNITINS 2022.1 - QUESTÃO 21
A incorporação efetiva da Amazônia ao espaço nacional é o grande desafio desta hora. Com ela lograremos acelerar o processo de desenvolvimento brasileiro e o de toda América do Sul, ao criar condições mais favoráveis à integração Latino-Americana, pela eliminação do vazio econômico de grande parte do centro do continente.

São Paulo, que no início de nossa história contribuiu decisivamente para fixar os contornos de nossas fronteiras, está chamado agora a dar – com máquinas de sua indústria, com a experiência de seus técnicos e com as pesquisas de seus cientistas – o grande impulso à Amazônia brasileira é ligá-la definitivamente ao sul e ao leste do país. [....] As diferentes “ilhas” de civilização e progresso que tem caracterizado o nosso desenvolvimento, se reunirão, assim, num todo contínuo, o que permitirá, pela primeira vez, pôr a serviço do homem brasileiro a totalidade do vasto espaço geográfico do país.
Suplemento Especial da Folha de São Paulo, série Realidade Brasileira, Nº 2, 1986.

Sobre a Amazônia e suas múltiplas escalas, incluindo o Estado do Tocantins, analise as proposições a seguir.

I. Fomentar o conceito de Pan Amazônia é fomentar a Amazônia como território e refutar a possibilidade de soberania compartilhada numa escala global.

II. A Zona de confluência dos rios Araguaia-Tocantins e região de fronteira entre os estados do Pará, Maranhão e Tocantins, o Bico do Papagaio, nas décadas de 1960/70 do século passado, foi porta de entrada para toda a Amazônia Legal, constituindo-se numa região de intensos conflitos, envolvendo posseiros, grileiros e fazendeiros durante todo o Regime Militar (1964-1985).

III. A Amazônia Legal corresponde à área de atuação da Superintendência de Desenvolvimento da Amazônia – SUDAM, delimitada em consonância ao Art. 2º. da Lei Complementar n. 124/2007. A região é composta por nove estados: Rondônia, Acre, Amazonas, Roraima, Pará, Amapá, Tocantins, Mato Grosso, Maranhão; e possui uma superfície aproximada de 5.015.067,75 km², correspondente a cerca de 58,9% do território brasileiro.

IV. A determinação da área ocorreu em razão de suas características geográficas, desconsiderando importantes aspectos políticos, sociais e econômicos que as zonas têm em comum.

São verdadeiras as seguintes afirmações:

A) Apenas I e II.
B) Apenas I, II e IV.
C) Apenas I, II e III.
D) Apenas II e IV.
E) I, II, III e IV. 


UNITINS 2022.1 - QUESTÃO 22
Em 2019, 3.737 mulheres foram assassinadas no Brasil. O número ficou bastante abaixo dos 4.519 homicídios femininos registrados em 2018, com uma redução de 17,3% nos números absolutos.

A diminuição no número de homicídios de mulheres registrados em 2019 segue a mesma tendência do indicador geral de homicídios (que inclui homens e mulheres), cuja redução foi de 21,5% em comparação com o ano anterior.

A notícia aparentemente positiva de redução da violência letal que atinge as mulheres precisa, no entanto, como já tratado acima, ser matizada pelo crescimento expressivo dos registros de Mortes Violentas por Causa Indeterminada (MVCI), que tiveram incremento de 35,2% de 2018 para 2019, um total de 16.648 casos no último ano.

Especificamente para o caso de homicídios femininos, enquanto o SIM/Datasus indica que 3.737 mulheres foram assassinadas no país, em 2019, outras 3.756 foram mortas de forma violenta no mesmo ano, mas sem indicação da causa – se homicídio, acidente ou suicídio –, um aumento de 21,6% em relação a 2018/17.
https://www.ipea.gov.br/atlasviolencia/publicações, 08/10/ 2021.

A lei brasileira que trata e estipula punição adequada de forma a coibir atos de violência doméstica contra a mulher recebe o nome de:

A) Lei Rouanet
B) Lei do Feminicídio
C) Lei Carolina Dieckmann
D) Lei Joanna Maranhão
E) Lei Maria da Penha


UNITINS 2022.1 - QUESTÃO 23
Considere as informações a seguir sobre o clima no Cerrado brasileiro. 

A área nuclear e contínua do Cerrado possui extensão de pouco mais de 2 milhões de quilômetros quadrados, notoriamente reconhecido como o segundo maior bioma brasileiro – após, somente, da Amazônia. Ao estender-se entre os paralelos 2° e 24° de latitude sul e os meridianos 41° e 60° de longitude oeste, o bioma exibe dimensões continentais que abrigam uma grande diversidade climática, de características equatoriais, tropicais e subtropicais.
Revista De Geografia Da UEG, 08/10/ 2021.

Marque a alternativa correta sobre domínios climáticos.

A) São quatro: Equatorial, Tropical, Tropical Ameno e Subtropical.

B) São dois: Equatorial e Subtropical.

C) É apenas um: Equatorial.

D) É apenas um: Tropical Ameno.

E) São três: Equatorial, Tropical e Tropical Ameno.


UNITINS 2022.1 - QUESTÃO 24
O Tocantins é um estado brasileiro que integra a Região Norte. Sua formação aconteceu no ano de 1988, consistindo, portanto, na mais nova unidade de federação do território nacional. A sede do governo tocantinense fica no município de Palmas, na região central do estado; mas, antes, a capital havia sido sediada em Miracema do Tocantins. O estado tocantinense faz fronteira com outros estados brasileiros, sendo eles:

A) Maranhão, Piauí, Bahia, Goiás, Mato Grosso, Pará.

B) Maranhão, Amazonas, Piauí, Bahia, Goiás, Mato Grosso do Sul, Pará.

C) Maranhão, Amazonas, Piauí, Bahia, Goiás, Mato Grosso, Pará.

D) Maranhão, Bahia, Goiás, Mato Grosso do Sul, Pará.

E) Maranhão, Piauí, Goiás, Mato Grosso do Sul, Bahia.


UNITINS 2022.1 - QUESTÃO 25
Observe um trecho da análise do professor Milton Santos (2008) e o gráfico a seguir sobre a evolução da urbanização brasileira.

A urbanização brasileira seguiu uma lógica em que os nexos econômicos necessários se deram sob uma articulação entre a economia agrícola e a industrialização, e consistiu numa ferramenta tecnológica e política determinante para a acumulação capitalista, por meio do movimento industrial nacional.
https://periodicos.ufpa.br/index.php/ncn/article/view/742/1012. 08/10/ 2021.

I. O crescimento da industrialização nacional exerceu forte influência sobre as cidades amazônicas, principalmente a partir dos anos 1970.

II. As rodovias viabilizaram fluxos migratórios intensos, estimulados pelas promessas governamentais de acesso a benefícios fundiários tanto no campo quanto na cidade, intensificando principalmente o êxodo rural.

III. O Brasil vive uma “verdadeira inversão quanto ao lugar de residência da população brasileira”, com decréscimo da taxa de urbanização.

IV. É inconcebível não associar o crescimento das cidades ao movimento de industrialização nacional, sobretudo, no que tange ao fenômeno da urbanização.

V. Entre 1960 e 2000, a população urbana brasileira atinge uma taxa de mais de 80% da população total.

Marque a assertiva que apresenta informações verdadeiras.

A) Apenas I, II e III.
B) Apenas I e II.
C) Apenas I, II, IV e V.
D) Apenas II, III, IV e V.
E) I, II, III, IV e V.


QUÍMICA

UNITINS 2022.1 - QUESTÃO 26
As misturas fazem parte do nosso cotidiano a todo instante, desde o ar que respiramos até os objetos que utilizamos nas tarefas diárias, nos alimentos, nos líquidos que ingerimos, inclusive na água, em que estão misturados diversos sais minerais e gases. De maneira geral, é difícil encontrar substâncias isoladas disponíveis na natureza; normalmente, tais substâncias estão unidas a outras, formando uma mistura.
https://mundoeducacao.uol.com.br/quimica/tipos-misturas.htm. 26 /10/2021.

Com base no estudo de misturas, julgue as proposições a seguir.

I) Dado que a solda é uma mistura eutética de estanho e chumbo, então, a passagem do estado sólido para o líquido é realizado por um intervalo de temperatura.

II) Dado que a mistura de 96% de álcool comum e 4% de água ferve à temperatura constante de 78,1 °C, então, é uma mistura azeotrópica.

III) Uma mistura azeotrópica de dois ou mais líquidos pode ser separada por destilação fracionada.

A alternativa que apresenta a validação correta é:

A) Somente II é verdadeira.

B) Somente I e II são verdadeiras.

C) Somente I e III são verdadeiras.

D) Somente II e III são verdadeiras.

E) I, II e III são verdadeiras.


UNITINS 2022.1 - QUESTÃO 27
Função química é um agrupamento de substâncias que apresentam propriedades semelhantes. Com base nisso, julgue as proposições.

I. O ácido clorídrico é classificado como monoácido, hidrácido e com elevado grau de ionização em solução aquosa. 

II. A soda cáustica é uma base, sendo um sólido branco à temperatura ambiente, corrosivo e tóxico; e a dissolução em água libera calor.

III. O óxido de zinco ao reagir com ácido clorídrico produz sal e água, e se comporta como um óxido ácido. 

A alternativa que apresenta a validação correta é:

A) Somente II é verdadeira.

B) Somente I e II são verdadeiras.

C) Somente II e III são verdadeiras.

D) Somente I e III são verdadeiras.

E) I, II e III são verdadeiras. 


UNITINS 2022.1 - QUESTÃO 28
Na vida contemporânea é comum encontrar diversas mercadorias que são vendidas em conjunto ou por atacado. Por exemplo, não se compra um bloco cerâmico, e sim, um conjunto de mil unidades de blocos cerâmicos; não se compra um grão de café, e sim, um conjunto de grãos. Ambos podem representar ou ilustrar o conceito de mol na química.

Carlos estava com dor e febre e, para aliviar os sintomas, tomou 2 comprimidos contendo cada um 45 mg de ácido acetilsalicílico (C9H8O4). Considerando a constante de Avogadro 6,0.1023 e as massas atômicas C = 12 u, H = 1 u e O = 16 u, o número de moléculas da substância ingerida é:

A) 3.10²⁰
B) 1,5.10²⁰
C) 1,5.10²³
D) 3.10²³
E) 6.10²³


UNITINS 2022.1 - QUESTÃO 29
Nos meses de setembro a novembro, a temperatura em Palmas – TO permanece durante o dia ao redor dos 38 ºC. Ao chover, é comum a temperatura reduzir, tornando o clima mais fresco. Isso pode ser um convite a ingerir alimentos quentes, como sopa de legumes e caldos.

Nesse sentido, considere que um caldo de legumes batido é uma solução química e analise a seguinte situação: Num caldo de legumes, a concentração de cloreto de sódio é 20 g/L. Ao diluir 200 mL da solução até obter 250 mL do volume final, a nova concentração de cloreto de sódio será:

A) 14 g/L
B) 18 g/L
C) 16 g/L
D) 25 g/L
E) 19 g/L


UNITINS 2022.1 - QUESTÃO 30
A pilha de Daniell era constituída por duas semicélulas ou semicelas eletroquímicas. A primeira era formada por uma placa de zinco mergulhada em uma solução de sulfato de zinco (ZnSO4), em um béquer; e a outra era formada por uma placa de cobre mergulhada em uma solução de sulfato de cobre II (CuSO4) em outro béquer.

Essas duas placas eram interligadas por um fio de cobre condutor. 
Além disso, as duas soluções estavam conectadas por um tubo que continha uma solução eletrolítica, isto é, uma ponte salina. 
https://mundoeducacao.uol.com.br/quimica/pilha-daniell.htm,26/10/2021.

O esquema a seguir representa a pilha de Daniell:

UNITINS 2022.1 - QUESTÃO 30

Supondo que uma pilha de Daniell seja formada pelas semi-reações a seguir:

UNITINS 2022.1 - QUESTÃO 30

Com base nisso julgue as preposições:

I. A força eletromotriz da pilha de Daniell é 1,22 V. 

II. Os elétrons saem do Al⁰ (ânodo ou polo negativo) e vão para o Fe⁰ (catodo ou polo positivo) da pilha.

III. A equação global da pilha é 2Al⁰ + 3Fe²⁺ → 2Al³⁺ +3Fe⁰.

A alternativa que apresenta a validação correta é:

A) Somente I é verdadeira.
B) Somente I e III são verdadeiras.
C) Somente II e III são verdadeiras.
D) Somente I e II são verdadeiras.
E) I, II e III são verdadeiras.


PORTUGUÊS

Analise o texto a seguir para responder as questões 31 e 32.

Tentar obter vantagens, favores ou valores indevidos são ações de corrupção que, infelizmente, acontecem em maior ou menor intensidade em diferentes épocas e lugares. Analise a peça de uma campanha produzida pelo Ministério da Transparência e Controladoria-Geral da União.

Analise o texto a seguir para responder as questões 31 e 32

UNITINS 2022.1 - QUESTÃO 31
Acerca da campanha, avalie as afirmações a seguir.

I. Utiliza linguagem verbal e não verbal a fim de mudar comportamentos, somente dos adultos, que podem prejudicar a coletividade.
II. Cada tipo de infração está precedida de imagens, sendo que um elemento se repete lembrando um X em sinal de proibição.
III. Visa combater atitudes antiéticas que acontecem no dia a dia.
IV. Apenas o clamor das ruas e a indignação popular poderão provocar mudanças em relação à ética, no Brasil.

Pela leitura e análise das afirmações, conclui-se que estão corretas:

A) Apenas I e III.
B) Apenas II, III e IV.
C) Apenas I e IV. 
D) Apenas II e III.
E) I, II, III e IV.


UNITINS 2022.1 - QUESTÃO 32
Analise o trecho: “Diga não às corrupções do dia a dia” e assinale V para as alternativas verdadeiras e F para as falsas.

( ) As aspas foram utilizadas na palavra corrupções para realçar o sentido da palavra.

( ) O termo dia a dia está incorreto porque falta o hífen, pois segundo o Novo Acordo Ortográfico, a palavra não sofreu nenhuma alteração.

( ) Em “às”, o uso do acento grave justifica-se em virtude da junção da preposição a com um pronome demonstrativo.

( ) O verbo dizer está flexionado no imperativo afirmativo, expressando uma ordem, um conselho ou pedido.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta, de cima para baixo.

A) V, V, V e F.
B) V, F, V e F.
C) F, V, F e V.
D) F, F, F e V.
E) V, F, F e V.


Leia o texto a seguir para responder as questões 33 e 34.

Temporada de baleias jubarte estimula ‘turismo de observação’ em Salvador: ‘comportamento atípico de estarem mais costeiras’

Essa é a primeira temporada de observação do Instituto Redemar Brasil, na capital baiana. O que tem chamado a atenção  dos biólogos é a proximidade dos animais com a costa. A temporada de baleias jubarte tem estimulado o turismo de observação em Salvador.

[...]

“Por acaso, esse ano elas estão com um comportamento atípico de estarem mais costeiras. É importante que a gente entenda essa interação e possa se preparar para ter uma relação muito mais harmônica com as baleias no período de migração”, disse William Freitas. As primeiras baleias jubarte começaram a ser vistas no litoral baiano, em julho, em seu ritual anual de acasalamento e reprodução na costa brasileira. A espécie viaja da Antártida até o Brasil para se reproduzir e os primeiros indivíduos costumam chegar no mês de maio, e geralmente o espetáculo segue até o mês de novembro. Nesta temporada, mais de 20 mil baleias são esperadas no país.

[...]

Os visitantes das baleias ficam satisfeitos com um verdadeiro espetáculo, com grandes acrobacias. O momento foi encarado como um presente para a turista Priscila Hortério, que fez o passeio.

“Foi muito inesquecível, porque um animal tão grandioso, a gente ver de perto. Foi inexplicável, mágico”, relatou.
https://g1.globo.com/ba/bahia/noticia/2021/08/17/,09/10/2021.

UNITINS 2022.1 - QUESTÃO 33
Com relação à palavra acasalamento, presente no texto, analise as assertivas.

I. É formada pelo processo de formação de palavras derivação parassintética.

II. É formada pelo processo de formação de palavras derivação prefixal e sufixal.

III. É derivada da palavra primitiva casal, da qual não é possível se formar uma nova palavra utilizando somente o acréscimo de um prefixo ou sufixo.

IV. É formada pelo processo de formação de palavras derivação regressiva.

Pela leitura e análise das afirmações, conclui-se que estão corretas:

A) Apenas II e III. 
B) Apenas I e III.
C) Apenas I e IV. 
D) Apenas I e II .
E) I, II, III e IV.


UNITINS 2022.1 - QUESTÃO 34
Os termos inesquecível, atípico e grandioso são formados respectivamente por:

A) derivação parassintética; composição por justaposição; derivação imprópria

B) derivação prefixal; derivação parassintética; derivação imprópria

C) derivação sufixal; composição por justaposição; derivação sufixal

D) composição por aglutinação; derivação prefixal; derivação regressiva

E) derivação parassintética; derivação prefixal; derivação sufixal


Leia o texto a seguir para responder as questões 35 e 36.

Nobel da Paz premia jornalistas por trabalho pela liberdade de expressão

A honraria foi concedida à filipina Maria Ressa e ao russo Dmitry Muratov O Prêmio Nobel da Paz de 2021 foi concedido nesta sexta--feira, 8, aos jornalistas Maria Ressa e Dmitry Muratov. Segundo o comitê responsável, a dupla ganhou a honraria “por sua corajosa luta pela liberdade de expressão nas Filipinas e na Rússia”. 

Maria Ressa, de 58 anos, é filipina e diretora executiva do Rappler, um veículo crítico ao presidente Rodrigo Duterte. Já o russo Dmitry Muratov, de 59 anos, lidera o jornal independente Novaya Gazeta. Os dois vão dividir o prêmio de 10 milhões de coroas suecas (cerca de 6,3 milhões de reais). 

“O jornalismo livre, independente e baseado em fatos atua na proteção contra abuso de poder, mentiras e propaganda de guerra”, disse Berit Reiss-Andersen, presidente do Comitê Norueguês do Nobel, ao anunciar o prêmio em Oslo. “Sem liberdade de expressão e de imprensa será difícil promover com sucesso a fraternidade entre as nações, o desarmamento e uma ordem mundial melhor”. 

Segundo o prêmio, Ressa demonstrou ser uma defensora destemida da liberdade de expressão ao comandar a cobertura crítica na controversa e assassina campanha antidrogas do regime de Duterte. Ela foi presa em 2019, acusada por uma controversa lei local de “difamação cibernética”, após a publicação de reportagens sobre notícias falsas e sonegação de impostos corporativos. “Ressa e Rappler também documentaram como as redes sociais estão sendo usadas para espalhar notícias falsas, assediar adversários e manipular o discurso público”, destacou o Nobel. 

Ressa é a primeira filipina a receber um Nobel individualmente. Em 2021, ela também recebeu o Prêmio Mundial de Liberdade de Expressão da Unesco. O Comitê afirmou que a Novaya Gazeta é “o jornal mais independente da Rússia, hoje, com uma atitude fundamentalmente crítica em relação ao poder”. Desde sua criação, em 1993, o meio de comunicação publicou artigos críticos sobre temas como corrupção, violência policial, prisões ilegais e fraudes eleitorais.

Pelo seu trabalho, seis repórteres do jornal foram mortos, mas apesar dos assassinatos e ameaças, o editor-chefe Muratov recusou-se a abandonar sua política independente. “O jornalismo baseado em fatos e a integridade profissional do jornal o tornaram uma importante fonte de informação sobre aspectos censuráveis da sociedade russa raramente mencionados por outros meios de comunicação”, disse o prêmio sobre o veículo comandado por Muratov.

O governo do russo Vladimir Putin se pronunciou após o anúncio do prêmio, mas preferiu ignorar as críticas às suas práticas.

O porta-voz de Moscou, Dmitri Peskov, afirmou que Muratov trabalha consistentemente de acordo com seus próprios ideais e que o jornalista é “corajoso e talentoso”.
https://veja.abril.com.br/mundo,11/10/ 2021.

UNITINS 2022.1 - QUESTÃO 35
Analise os trechos: “Rappler, um veículo crítico ao presidente Rodrigo Duterte” e “Berit Reiss-Andersen, presidente do Comitê Norueguês do Nobel”. O aposto exerce diferentes funções em relação a um substantivo, pronome ou oração. Os termos destacados exercem a função de:

A) aposto enumerativo.

B) aposto comparativo.

C) aposto circunstancial.

D) aposto explicativo.

E) aposto recapitulativo ou resumidor.


UNITINS 2022.1 - QUESTÃO 36
Analise os trechos a seguir, verificando os tipos de sujeitos presentes.

I. O governo do russo Vladimir Putin se pronunciou após o anúncio do prêmio.

II. O jornalismo livre, independente e baseado em fatos atua na proteção contra abuso de poder, mentiras e propaganda de guerra.

III. Ressa e Rappler também documentaram como as redes sociais estão sendo usadas para espalhar notícias falsas, assediar adversários e manipular o discurso público. 

IV. O meio de comunicação publicou artigos críticos sobre temas como corrupção, violência policial, prisões ilegais e fraudes eleitorais.

Assinale a alternativa que possui a classificação correta dos sujeitos, de cima para baixo.

A) indeterminado, simples, composto e oculto

B) composto, simples, oculto e inexistente.

C) simples, composto, indeterminado e simples.

D) oculto, inexistente, simples e composto.

E) simples, simples, composto e simples.


UNITINS 2022.1 - QUESTÃO 37
UNITINS 2022.1 - QUESTÃO 37

Analise as afirmativas sobre a tirinha.

I. Considerando o trecho “Era uma noite escura e chuvosa”, pode-se afirmar que Snoopy está produzindo o final da história.

II. Com a crítica da amiga sobre a pouca sutileza em sua escrita, Snoopy acrescentou adjetivos para caracterizar a noite.

III. Os termos “meio” e “mais ou menos” acrescidos no último quadrinho expressam circunstância de intensidade modificando, respectivamente, o sentido dos adjetivos “escura” e “chuvosa”.

IV. O humor presente na tirinha ocorre em função do descompasso entre a crítica da garota e a tentativa de correção realizada pelo cachorrinho.

Pela leitura e análise das afirmações, conclui-se que estão corretas:

A) Somente I e IV. 
B) Somente II e III.
C) Somente III e IV.
D) Somente I, II e III.
E) I, II, III e IV.


UNITINS 2022.1 - QUESTÃO 38

UNITINS 2022.1 - QUESTÃO 38

Na tirinha há uma oração subordinada substantiva completiva nominal. Identifique-a.

A) “Acontece fora da zona de conforto”.

B) “Evitando duas coisas: sofrer e suar”.

C) “Hoje vou ficar aqui tranquila e contemplativa”.

D) “Mas lembre que a vida”.

E) “Tenho certeza de que quem escreveu isso tinha ar condicionado”.


UNITINS 2022.1 - QUESTÃO 39
Furtei uma flor daquele jardim. O porteiro do edifício cochilava, e eu furtei a flor.

Trouxe-a para casa e coloquei-a no copo com água. Logo senti que ela não estava feliz. O copo destina-se a beber, e flor não é para ser bebida.

[...]

Já murcha, e com a cor particular da morte, peguei-a docemente e fui depositá-la no jardim onde desabrochara. O porteiro estava atento e repreendeu-me. 
Carlos Drummond de Andrade. Contos plausíveis.
Rio de Janeiro, José Olympio, 1985. p. 80.

Analise as afirmativas a seguir.

I. A coesão referencial é responsável por criar um sistema de relações entre palavras e expressões dentro de um texto.

II. A coesão referencial permite que o leitor identifique os termos do texto aos quais os elementos coesivos se referem. 

III. Nos fragmentos do conto Furto de flor, de Carlos Drummond de Andrade, os termos em destaque evidenciam a progressão textual, sendo portanto, um caso de coesão sequencial.

IV. Os termos em destaque nos fragmentos do conto Furto de flor, de Carlos Drummond de Andrade, estabelecem a coesão referencial anáfora.

Pela leitura e análise das afirmações, conclui-se que estão corretas:

A) I, II e III, apenas.
B) II e III, apenas.
C) I e IV, apenas. 
D) I, II e IV, apenas.
E) I, II, III e IV.


UNITINS 2022.1 - QUESTÃO 40
Cientistas descobrem dinossauro parente do T. Rex – do tamanho de uma galinha

Há 200 milhões de anos, um dinossauro do tamanho de uma galinha habitava o que conhecemos, hoje, como País de Gales. Apesar de parecer pouco ameaçador, o animal era carnívoro e estava no topo da cadeia alimentar. O Pendraig Milnerae, como foi batizado, era um terópode típico, que andava sobre duas pernas como seus primos T. Rex e Velociraptor. A única diferença é que ele habitou a Terra bem antes de seus parentes

[...]

Para começar a conhecê-lo, vale entender a história por trás de seu nome: Pendraig Milnerae. Pendraig significa “dragão chefe” – uma referência à posição de predador diante dos outros animais na época em que viveu. Milnerae, por sua vez, é uma homenagem à paleontóloga Angela Milner, que faleceu em agosto deste ano e teve grande importância para a descrição da espécie.

Os fósseis foram encontrados na década de 1950, em uma pedreira de calcário perto de Cowbridge, uma cidade na Gales do Sul. As evidências até chegaram a ser estudadas na época, mas não se sabia que tratava de uma nova espécie, então elas foram deixadas de lado. Foi só recentemente que Susannah Maidment, pesquisadora sênior do Museu de História Natural, comentou com Milner que não conseguia encontrar aquela espécime. Cerca de três horas após a conversa, a paleontóloga apareceu com os ossos fossilizados, que estavam perdidos em uma gaveta junto com amostras de tecidos de crocodilo.

Os pesquisadores também levantaram a hipótese de que o animal, que possuía o tamanho de uma galinha e uma cauda de aproximadamente um metro de comprimento, pudesse ser anão. As espécies que vivem em ilhas possuem menos recursos para se alimentar e não sofrem a ameaça de grandes predadores, o que pode levá-las ao nanismo insular. 
https://super.abril.com.br/ciencia,11/10/2021.

Assinale a alternativa que indica, respectivamente, os referentes dos termos destacados no texto:

A) País de Gales; terópode típico; espécies; pesquisadores.

B) Pendraig Milnerae; T. Rex e Velociraptor; evidências; espécies.

C) Carnívoro; pesquisadores; evidências; espécies.

D) Pendraig Milnerae; T. Rex e Velociraptor; espécies ; ilhas.

E) País de Gales; pesquisadores; Susannah Maidment; espécies.


LITERATURA

UNITINS 2022.1 - QUESTÃO 41
O romance “O cortiço”, de Aluísio de Azevedo, publicado pela primeira vez em 1890, apresenta o contexto vivido pelos moradores de um cortiço, no Rio de Janeiro; enquanto “Quarto de despejo: diário de uma favelada”, de Carolina Maria de Jesus, publicado em 1960, retrata a vida em uma favela paulistana.

Apesar da diferença temporal, as duas obras são atemporais e estabelecem similaridade com fatos que acontecem na contemporaneidade.

Analise os excertos a seguir e assinale (1) para os que pertencem à obra “O cortiço” e (2) para os que fazem parte de “Quarto de despejo: diário de uma favelada”. 

( ) “Quando passei perto da fábrica vi varios tomates. Ia pegar quando vi o gerente. Não aproximei porque ele não gosta que pega. Quando descarregam os caminhões os tomates caem no solo e quando os caminhões saem esmaga-os. Mas a humanidade é assim. Prefere vê estragar do que deixar seus semelhantes aproveitar. Quando ele afastou-se eu fui pegar uns tomates”.

( ) “Os papagaios pareciam também mais alegres com o domingo e lançavam das gaiolas frases inteiras, entre gargalhadas e assobios. À porta de diversos cômodos, trabalhadores descansavam, de calça limpa e camisa de meia lavada, assentados em cadeira, lendo e soletrando jornais ou livros; um declamava em voz alta versos de ‘Os Lusíadas’, com um empenho feroz, que o punha rouco”.

( ) “... O céu é belo, digno de contemplar porque as nuvens vagueiam e formam paisagens deslumbrantes. As brisas suaves perpassam conduzindo os perfumes das flores. E o astro rei sempre pontual para despontar-se e recluir-se. As aves percorrem o espaço demonstrando contentamento. A noite surge as estrelas cintilantes para adornar o céu. Há várias coisas belas no mundo que não é possível descrever-se”.

( ) “- Antigamente eram os pretos que criava os brancos. Hoje São os brancos que criam os pretos. A senhora disse que cria a menina desde os 9 meses E a negrinha dorme com ela e que lhe chama de mãe. [...]. Todas as manhãs eu canto. Sou como as aves, que cantam apenas ao amanhecer. De manhã estou sempre alegre. A primeira coisa que faço é abrir a janela e contemplar o espaço”.

( ) “— Aquela mulher que entrou junto será casada com ele? 
— É de crer. — Ela me parece gente das ilhas. — Eles o que têm é muito bons trastes de seu! interveio a Leocádia. Uma cama que deve ser um regalo e um toucador com um espelho maior do que aquela peneira! — E a cômoda, você viu, Nhá Leocádia? perguntou Florinda, gritando para ser ouvida, porque entre ela e a outra estavam a Bruxa e a velha Marciana. 
— Vi, Rico traste! — E o oratório, então? Muito bonito!...
— Vi também. É obra de capricho. Não! eles sejam lá quem for, são gente arranjada... Isso não se lhes pode negar! — Se são bons ou maus só com o tempo se saberá!... arriscou Dona Isabel”.
http://www.dominiopublico.gov.br/download/texto/ua00021a.pdf,10/11/ 2021.
JESUS. Carolina Maria de. Quarto de despejo: diário de uma favelada. São Paulo: Ática, 2014.

Marque a assertiva que apresenta a sequência correta, de cima para baixo, conforme análise dos trechos

A) 2, 2, 2, 1 e 1.
B) 2, 1, 2, 2 e 1.
C) 1, 2, 2, 1 e 2.
D) 2, 1, 1, 1 e 2.
E) 1, 1, 2, 2 e 2.


UNITINS 2022.1 - QUESTÃO 42
Leia o excerto da obra Becos da Memória, de Conceição Evaristo, para responder a questão.

Escrever é a ferramenta utilizada para recompor o vasto painel de lembranças calçadas na “experiência da pobreza”, vivida por quem soube observar, com olhos atentos e condoídos, os becos de uma coletividade: bêbados, putas, malandros, muitas crianças vadias e mulheres sofridas.

A menina de olhar atento retém as imagens que, mais tarde, já como mulher, irão compor o plano no qual as vidas subterrâneas emergem para expor a sua experiência.

Os fatos recordados são acolhidos com a generosidade de quem pôde observar a vida de excluídos, mas com o cuidado de registrar os acontecimentos de um lugar que também preserva os sonhadores e os contadores de histórias.
EVARISTO, Conceição. Becos da Memória [livro eletrônico].
3 ed. Rio de Janeiro, Pallas, 2018.

Sobre a noção de escrevivência, um conceito teórico-literário adotado por Conceição Evaristo, avalie as proposições.

I. Em Beco de Memórias, é possível observar a escrita da autora segundo o seu lugar de enunciação, que é, sobretudo, da experiência narrada, consolidando uma perspectiva feminina e afrodescendente em seu processo de elaboração escrita.

II. O conceito de escrevivência está associado à ideia de um projeto estético literário, consubstanciado pelo ponto de vista adotado em função das experiências pessoais da autora.

III. Conceição Evaristo articula uma autorrepresentação a qual, enquanto mulher negra, parte do seu contexto de vivências e experiências para denunciar a exclusão social enquanto partícipe do nosso passado histórico.

Marque a alternativa que apresenta informações verdadeiras:

A) II e III, apenas.
B) I e III, apenas.
C) I e II, apenas.
D) III, apenas.
E) I, II e III.


UNITINS 2022.1 - QUESTÃO 43
O sol e o povo

O sol, do espaço Briaréu gigante,
P’ra escalar a montanha do infinito,
Banha em sangue as capinas do levante.

Então em meio dos Saarás — o Egito
Humilde curva a fronte e um grito errante
Vai despertar a Esfinge de granito.

O povo é como o sol! Da treva escura 
Rompe um dia co’a destra iluminada,
Como o Lázaro escala a sepultura!...

Oh! Temei-vos da turba esfarrapada,
Que salva o berço à geração futura,
Que vinga a campa à geração passada.
ALVES, Castro. Os escravos In: Obra Completa.
Rio de Janeiro: Ed. Nova Aguilar, 1996. p. 228.

Sobre o poema apresentado, assinale a alternativa correta.

A) Aborda temas próprios da primeira geração da poesia romântica, como a referência a elementos da natureza e a idealização da resistência dos povos nativos.

B) Afirma que o povo escravizado é como uma esfinge de granito, incapaz de despertar do julgo do dominador e libertar-se da escravidão, conforme idealiza a poesia da terceira geração romântica.

C) Compara o povo escravizado ao sol e fala da esperança de que chegará o dia em que o povo se libertará, garantindo a liberdade para os filhos e reivindicando justiça para seus antepassados.

D) Associa o sofrimento do povo ao sofrimento de Lázaro, e apresenta a ideia de que a liberdade virá após a morte quando, enfim, será possível viver com liberdade junto aos antepassados.

E) Recorre a temas relacionados à morte e à religiosidade como forma de levar esperança ao povo escravizado e evitar possíveis conflitos sociais presentes na poesia da última geração romântica


UNITINS 2022.1 - QUESTÃO 44
Expõem esta doutrina com miudeza, e entendimento claro, e
se resolve a seguir seu antigo dictame
Que néscio, que era eu então,
quando o cuidava, o não era,
mas o tempo, a idade, a era
puderam mais que a razão:
fiei-me na discrição,
e perdi-me, em que me pes,
e agora dando ao través,
vim no cabo a entender,
que o tempo veio a fazer,
o que a razão nunca fez. 
O tempo me tem mostrado,
que por não me conformar
com o tempo, e com lugar
estou de todo arruinado:
nunca houve princípios certos,
e posto que homens espertos
alguns documentos deram,
tudo o que nisto escreveram,
são contingentes acertos.

Muitos por vias erradas
têm acertos mui perfeitos,
muitos por meios direitos,
nos dão sem erro as passadas:
cousas tão disparatadas
obra-se a sorte importuna,
que de indignos é coluna,
e se me há de ser preciso
lograr fortuna sem siso,
eu renuncio à fortuna.
Matos, Gregório de. Obra Poética. Volume I. Rio de Janeiro:
Record, 1992. pp.349-350. Fragmento.

Assinale a alternativa correta.

A) O poema apresenta uma comparação antagônica entre o eu e os outros, o passar do tempo e a razão, configurando-se como um jogo de antíteses e ideias opostas, características comuns à poesia barroca.

B) Além do lirismo dialético, o poema apresenta o jogo de ideias conceptistas e o uso de hipérboles para nomear as coisas certas e incertas da existência e acentuar a sátira barroca. 

C) O poema estabelece uma comparação entre sorte e inteligência, mostrando que as duas coisas nem sempre estão juntas, o que se caracteriza como sofisma, recurso presente na poesia gregoriana. 

D) Na primeira estrofe do poema, encontram-se a reflexão sobre a volatilidade do tempo e o conceito do carpe diem, temas constantes na poesia lírica de Gregório de Matos.

E) O poema é de teor satírico, com o eu-lírico medindo sua capacidade intelectual e justeza ao caráter dos afortunados da cidade, com esses últimos sendo o modelo que o eu-lírico deseja seguir.


UNITINS 2022.1 - QUESTÃO 45
Mas voltemos a hoje. Porque, como se sabe, hoje é hoje. Não estão me entendendo e eu ouço escuro que estão rindo de mim em risos rápidos e ríspidos de velhos. E ouço passos cadenciados na rua. Tenho um arrepio de medo. Ainda bem que o que eu vou escrever já está na certa de algum modo escrito em mim.

Tenho é que me copiar com uma delicadeza de borboleta branca. Essa ideia de borboleta branca vem de que, se a moça viera se casar, casar-se-á magra e leve, e, como virgem, de branco. Ou não se casará? O fato é que tenho em minhas mãos um destino e, no entanto, não me sinto com o poder de livremente inventar. Sigo uma oculta linha fatal.

Sou obrigado a procurar uma verdade que me ultrapassa. Por que escrevo sobre uma jovem que nem pobreza enfeitada tem? Talvez porque nela haja um recolhimento e também porque na pobreza de corpo e espírito eu toco na santidade, e eu quero sentir o sopro do meu além. Para ser mais do que eu, pois tão pouco sou.

Escrevo por não ter nada a fazer no mundo: sobrei e não há lugar para mim na terra dos homens. Escrevo porque sou um desesperado e estou cansado, não suporto mais a rotina de me ser e se não fosse a sempre novidade que é escrever, eu morreria simbolicamente todos os dias. Mas preparado estou para sair discretamente pela saída da porta dos fundos. Experimentei quase tudo, inclusive a paixão e o seu desespero. E agora só queria ter o que eu tivesse sido e não fui.
Lispector, Clarice. A Hora da estrela. Rio de Janeiro: Rocco, 1998. p.20-21.

Sobre o texto , assinale a alternativa correta.

A) Reflete sobre a manipulação do narrador com relação à história que irá contar e apresenta características da personagem que mudarão no decorrer do romance.

B) Mostra um narrador decidido a contar a história de uma jovem e seu destino já fatal, ao mesmo tempo em que reflete sobre a influência da literatura na vida dos seus leitores.

C) Apresenta reflexões que serão recorrentes ao longo do romance como: o narrador que fala acerca do processo da escrita, criação e destino da personagem.

D) Revela como a escrita é um passatempo sem influência na vida do narrador, e como escrever é uma forma que ele encontra para se divertir com a pobreza e a feiúra da personagem.

E) Mostra que a consciência do narrador sobre o pouco valor acerca do que ele escreve influenciará na construção de uma personagem sem beleza ou importância para literatura e para os leitores.


INGLÊS

UNITINS 2022.1 - QUESTÃO 46
COVID-19 Live Updates: U.S. Cases Drop by 22 Percent, 
Sydney Reopens to Fully Vaccinated After Months of Lockdown
BY EWAN QUAYLE ON 10/12/21 AT 4:13 AM EDT

COVID cases in the U.S. have started to fall significantly after months of sustained pressure on hospitals across the country.

Healthcare facilities were forced, and continue to, only offer emergency medical services as the number of patients in intensive care remains extraordinarily high.Elsewhere, a damning report has condemned the U.K. government’s response to the pandemic, describing failures by ministers and scientific advisers as “costing thousands of lives”.

In Sydney, business and life are beginning to return to relative normality for the fully vaccinated after over 100 days of lockdown in the city.Meanwhile, arguments about vaccine and mask mandates continue to rage in the U.S. after Texas Governor Greg Abbott issued an executive order to prohibit businesses from enforcing such restrictions on workers.
www.newsweek.com/covid-live-updates-us-cases-vaccinated-1637894,18/08/2021. 

A COVID 19 ainda é uma preocupação mundial. Esse conteúdo da Newsweek, informa 

A) a queda dos casos da COVID 19, após meses de pressão constante dos hospitais, sobre o governo dos Estados Unidos. 

B) aos habitantes de Sydney, que ainda precisam de mais 100 dias de confinamento, mesmo com a maioria da população vacinada.

C) uma queda significativa de casos da COVID 19, nos Estados Unidos, pois a maioria da população não usou máscaras.

D) um relatório sobre o governo do Reino Unido, responsável pela pandemia, o sucesso de milhares de vida salvas.

E) que para os totalmente vacinados da cidade de Sydney, a vida começou relativamente a se normalizar após mais de 100 dias de confinamento.


UNITINS 2022.1 - QUESTÃO 47
Sunday Bloody Sunday (U2)
[...]
Sunday, Bloody Sunday
Sunday, Bloody Sunday
Sunday, Bloody Sunday
And it’s true, we are immune
When fact is fiction and TV reality
And today, the millions cry
We eat and drink while tomorrow, they die
The real battle just begun (Sunday, Bloody Sunday)
To claim the victory Jesus won (Sunday, Bloody Sunday)
On
[...]
Adapted from www.letras.mus.br/u2/385206/.

A banda U2 traz, na maioria das letras de suas músicas, um olhar voltado às questões sociais, visando uma reflexão sobre o comportamento da sociedade; de como as pessoas se portam diante de situações, como: guerras, fome, pobreza, desigualdade social, política, entre outros. Ao ler esse trecho de ‘Sunday Bloody Sunday’, que retrata um atentado terrorista em Derry, Irlanda do Norte, em 1972, as frases em negrito na música, conduz uma mensagem, na qual, 

A) leva a humanidade toda a chorar, por ver, na TV, pessoas morrendo de fome e sede, após atentados terroristas.

B) ironiza o comportamento da sociedade, diante de atentados terroristas, sem atitudes plausíveis, pois a mesma, não se vê na realidade do outro, apenas assiste na TV, como se fosse um fato isolado de sua realidade.

C) ressalta que muitas pessoas estão morrendo de fome e sede, por causa da sociedade mundial, empática às guerras.

D) relata que a comida e bebida que consumimos, hoje, falta para as pessoas vítimas de atentados, amanhã.

E) mostra pessoas morrendo, porque os políticos não ajudam no combate às tragédias feitas pela mão do homem.


UNITINS 2022.1 - QUESTÃO 48
Sometimes with One I Love
Sometimes with one I love, I fill myself with rage, 
for fear I effuse unreturn’d love;
But now I think there is no unreturn’d love—the pay is 
certain, one way or another;
(I loved a certain person ardently, and my love was not 
return’d;  
Yet out of that, I have written these songs.)
https://escamandro.com/2012/02/02/alguns-poemas-
breves-de-walt-whitman/,20/08/2021.

No poema “Sometimes with One I Love”, o escritor americano Walt Whitman considerado, merecidamente, um dos maiores poetas dos EUA, aborda o sentimento de uma pessoa que,

A) embora haja o amor mútuo, alguém sempre demonstra sua fúria, por demonstrar mais amor. 

B) embora ame, não é correspondida no amor pela pessoa amada, pois ela valoriza mais as canções que compõe.

C) ainda que nunca tivesse tido medo de não ser correspondido no amor, ama com reciprocidade.

D) mesmo que tenha se extravasado em fúria com medo de não ser correspondido, sabe que o amor sempre se corresponde, de um jeito ou de outro.

E) ainda que tenha amado e não tenha sido correspondido, não deseja amar mais, de maneira alguma.


UNITINS 2022.1 - QUESTÃO 49
The Korean series “Round 6”, debuted on September 17th, and in just a few days it started to lead the Netflix audience in 82 of the 83 countries that the channel provides its streaming services, including Brazil.

UNITINS 2022.1 - QUESTÃO 49

The series is about to take the trophy of the most watched international series from Netflix from “The House of Paper”, and everything indicates that it could become the most watched series in the history of television.
Adapted from www.oespecialista.com.br/round-6-neflix-mais-vista-no-mundo.

As series são programas de televisão que abrangem um prosseguimento na narração, assim como nos atributos argumentativos mais importantes. Dessa forma, segundo o texto, “Round 6” indica que

A) os pais não permitirão que os filhos assistam a próxima temporada, por ser uma série violenta.

B) não haverá aceitação do público, como na “The House of Paper”.

C) manterá o repúdio do público, por ser uma série coreana, violenta.

D) “the House of Paper” continuará sendo a série mais assistida da história da TV.

E) poderá vir a ser a temporada mais assistida de todos os tempos.


UNITINS 2022.1 - QUESTÃO 50
UNITINS 2022.1 - QUESTÃO 50

A aceitabilidade de grupos distintos na sociedade cresce a cada dia. Algumas empresas conseguem notar esses grupos, porém, muitas outras, não. Nesse contexto, entendemos por meio do cartum que o empregador:

A) Reclama da aparência da funcionária recém-chegada à firma, pois ela se veste de modo antiquado e tradicional.

B) Exige à funcionária recém-chegada à firma que não tenha tatuagens, principalmente, com nome de cobras.

C) Sugere à funcionária recém-chegada à firma que se caracterize de forma estipulada, em que transmita diversidade social pela empresa.

D) Diz à funcionária recém-chegada à firma que aceita apenas tatuagens com imagens de cobra no corpo dela, mas que não raspe a cabeça.

E) Mostra à funcionária recém-chegada à firma que aceita a diversidade na empresa, pelos clientes, mas pelos funcionários, não.

ESPANHOL

Leia o texto a seguir e responda as questões 46 e 47

LA PRIMAVERA BESABA
Antonio Machado

La primavera besaba
suavemente la arboleda,
y el verde nuevo brotaba
como una verde humareda.
Las nubes iban pasando
sobre el campo juvenil...
Yo vi en las hojas temblando 
las frescas lluvias de abril.
Bajo ese almendro florido,
todo cargado de flor
—recordé—, yo he maldecido
mi juventud sin amor.
Hoy, en mitad de la vida,
me he parado a meditar…
¡Juventud nunca vivida,
quién te volviera a soñar!
lyricstranslate.com/pt,24/11/2021.

Segundo o texto, é correto afirmar que:

UNITINS 2022.1 - QUESTÃO 46
No poema do espanhol Antonio Machado, o sentimento que o eu lírico expressa é:

A) O desejo de poder passear pelos bosques repletos de flores como fizera na juventude.

B) O rancor provocado por um amor não correspondido na juventude.

C) A recordação de sentimentos vividos em sua juventude.

D) A alegria de desfrutar a primavera atual como na juventude.

E) A diferença entre a primavera na época de sua juventude e nos dias atuais.


UNITINS 2022.1 - QUESTÃO 47
Na construção de textos literários, os autores recorrem com frequência às figuras de linguagem. No poema La Primavera Besaba, o eu lírico recorre ao recurso expressivo conhecido como prosopopeia, nos versos: 

A) “La primavera besaba/ suavemente la arboleda”.

B) “y el verde nuevo brotaba/ como una verde humareda”.

C) “Las nubes iban pasando/ sobre el campo juvenil”.

D) “Yo vi en las hojas temblando/las frescas lluvias de abril”.

E) “recordé—, yo he maldecido/ mi juventud sin amor”.


UNITINS 2022.1 - QUESTÃO 48
La lava del volcán de La Palma llegó al mar: qué efectos tiene sobre la salud y el ecosistema

El inminente contacto entre el magma y el cuerpo de agua salada generará fenómenos de gran toxicidad, que se trasladarán por medio del aire y podrían llegar a hacer daño a los lugareños. Entre ellos, nubes de vapor ácido y explosiones.

La lava proveniente del volcán en la isla española de La Palma que entró en erupción el 19 de septiembre, alcanzó el mar en la noche de este martes 28 de septiembre, anunció el Instituto Volcanológico de Canarias (INVOLCAN) en sus redes sociales.

¿Cómo afectará a la salud de los ciudadanos y al ecosistema?

El contacto del magma con el agua salada provocará la aparición de nubes de vapor ácido y gases que resultan nocivos. 
Esta “lluvia ácida” puede causar irritación de la piel y los ojos, así como problemas respiratorios. 

Asimismo, este aumento de la presencia de gases tóxicos puede verse impulsado por la aparición del viento, ya que el humo podría desplazarse a sectores que se encuentran alejados de la colada de lava durante la madrugada.

Finalmente, cuando la lava del volcán se enfríe, tras entrar en contacto con el agua, se solidificará y los trozos pueden salir hacia arriba, en forma de explosión. Es decir, actuarían como proyectiles que salen disparados del agua y pueden causar daño.
https://www.perfil.com/noticias/internacional, 10 /10 2021.

Segundo o texto é correto afirmar que:

A) O contato entre o magma e o corpo de água salgada se espalhou pelo ar causando danos aos moradores, como a toxicidade de nuvens de vapor ácido e explosões.

B) O aparecimento de nuvens de vapores ácidos e gases nocivos causados pelo contato do magma com a água salgada poderá causar irritação na pele e nos olhos, além de problemas respiratórios.

C) O contato do magma com a água salgada causou o aparecimento de nuvens de vapores ácidos e gases nocivos.

D) A “chuva ácida” causou irritação na pele e nos olhos, além de problemas respiratórios aos moradores locais.

E) A lava do vulcão esfriou ao entrar em contato com a água, causando irritação na pele e nos olhos, além de problemas respiratórios.


UNITINS 2022.1 - QUESTÃO 49
As conjunções são classificadas em vários grupos, de acordo com a função que desempenham na relação dos componentes de uma frase. Analise as frases a seguir e marque a alternativa em que a classificação da conjunção destacada foi empregada corretamente. 

A) “El inminente contacto entre el magma y el cuerpo de agua salada generará fenómenos de gran toxicidad, que se trasladarán por medio del aire y podrían llegar a hacer daño a los lugareños”. (conjunción subordinativa condicional) 

B) “Finalmente, cuando la lava del volcán se enfríe” (conjunción coordinativa final).

C) “... ya que el humo podría desplazarse a sectores que se encuentran alejados de la colada de lava durante la madrugada” (conjunción coordinativa disyuntiva).

D) “El contacto del magma con el agua salada provocará la aparición de nubes de vapor ácido y gases que resultan nocivos” (conjunción subordinativa completiva).

E) “Esta “lluvia ácida” puede causar irritación de la piel y los ojos, así como problemas respiratorios. (conjunción coordinativa copulativa).


UNITINS 2022.1 - QUESTÃO 50
Publicidade para campanha contra câncer de mama produzida pela “Corporacion Nacional del Cancer” (CONAC, 2021).

#AHORA
TOCA
CUIDARTE
En promedio tocamos el celular 5 horas al dia.
Si tan solo dedicáramos 5 minutos para hacermos una autopalpación, podríamos salvar nuestras vidas.
Recurda palpar tu mamas periódicamente y si tienes más de 40 años, realizate una mamografia anual.

Na frase “En promedio tocamos el celular 5 horas al día. Si tan solo dedicáramos 5 minutos para hacermos una autopalpación, podríamos salvar nuestras vidas”, a expressão “dedicáramos” se refere:

A) À sua dedicação em realizar o autoexame.

B) À dedicação das pessoas em realizarem o autoexame.

C) À dedicação das pessoas em acessar o celular 5 horas ao dia.

D) À dedicação de todos nós em realizar o autoexame.

E) À vossa dedicação em realizar o autoexame. 


COMENTÁRIOS

Nome

administração,7,administração financeira,1,administração orçamentária,1,administração pública,1,ads,39323,advogado,1,agricultura,1,agronomia,6,alberteinstein,24,alfabeto,3,amrigs,3,anasem,1,anatomia,2,aocp,142,arquitetura,1,arquitetura e urbanismo,4,arquivologia,1,arte,10,artes visucias,1,assistente social,2,atividade,278,atividade biologia,8,atividade ciências,68,atividade de português,57,atividade espanhol,17,atividade filosofia,5,atividade física,8,atividade fundamental,170,atividade geografia,6,atividade história,84,atividade inglês,2,atividade literatura,3,atividade matemática,27,atividade quimica,7,atividade sociologia,3,auditor fiscal,1,auditoria,1,autoajuda,1,auxiliar administrativo,3,auxiliar judiciário,1,bem-estar,13,biblioteconomia,4,biografia,1,biologia,65,biomedicina,8,bioquimica,1,blogger,3,bncc,12,bolsafamilia,1,braille,1,callfrom,1,carnaval,2,cecierj,5,cederj,5,cefetba,40,cefetmg,33,celebridades,1,celpebras,1,cesgranrio,52,cfc,10,ciencias,84,ciências contábeis,20,ciências da saúde,1,ciências econômicas,4,ciências sociais,3,claudiogaleno,1,colunas,11,comercio exterior,1,computação,5,comunicação social,1,concurso,416,conhecimento específico,3,conscam,45,conta pra mim,41,contabilidade,11,contabilidade avançada,1,contabilidade de custos,1,contabilidade pública,10,contabilidadedecustos,1,contador,5,coronavirus,8,criminologia,1,cultura,30,curiosidade,5,datas comemorativas,24,declaracoes,6,desenhos,419,design,5,design de interiores,1,design de moda,1,design grafico,1,destaque,44,detran,2,devry,1,dietética,2,direito,158,direito administrativo,28,direito ambiental,2,direito civil,28,direito constitucional,29,direito do trabalho,26,direito eleitoral,1,direito empresarial,27,direito financeiro,1,direito penal,29,direito processual civil,1,direito processual do trabalho,1,direito processual penal,2,direito tributário,27,direitoadministrativo,2,direitocivil,3,direitos humanos,1,duvidas,5,economia,2,educação,51,educação física,17,educação infantil,343,eleicoes,1,enade,264,enare,1,encceja,44,enem,87,enfermagem,17,engenharia,4,engenharia ambiental,1,engenharia civil,2,engenharia da computação,2,engenharia de alimentos,1,engenharia de produção,2,engenharia eletrica,1,engenharia florestal,1,engenharia mecanica,1,engenharia quimica,1,ensino fundamental,315,escola,1,espanhol,39,espcex,32,especial,1,espm,6,esportes,1,estatística,2,exame nacional,2,explicacao,47,facid,1,faculdade,30,faculdade dinamica,2,fadip,1,fagoc,2,famema,28,famerp,14,farmacia,9,fasa,9,faseh,1,fatec,25,fcc,107,fdsbc,4,fei,19,fgv,32,filosofia,24,fiscal de obras e posturas,1,fisica,66,fisioterapia,8,fmabc,4,fmo,2,fonoaudiologia,7,formação geral,6,formula1,1,fps,35,frances,7,frases,1,fuvest,21,gabaritos,34,gastronomia,2,geografia,75,gestao ambiental,3,gestão comercial,2,gestao de qualidade,1,gestao de recursos humanos,3,gestão financeira,3,gestao hospitalar,3,gestão pública,1,habilidades bncc,76,historia,176,ibade,5,ifba,1,ifce,12,iff,1,ifmg,3,ifmt,135,ifnmg,1,ifpe,66,ifpi,10,ifsul,67,ifto,12,imagens,96,ime,68,informatica,10,inglês,58,insper,52,instituto acesso,138,ita,20,jornalismo,15,legislação,10,legislação penal,1,legislação tributária municipal,13,lendas,23,letras,2,libras,2,liceu piauiense,1,literatura,23,lixo,12,logística,2,loja,3,mackenzie,27,marketing,3,matematica,120,matemática financeira,1,medicina,94,medicina legal,2,medicina veterinaria,8,meliuz,1,mtc,1,musica,3,música,1,natal,2,necropsia,1,normal superior,1,noticias,95,nubank,4,nutrição,12,o que e,3,oab,205,obmep,7,odontologia,10,outros,75,pedagogia,6,piaui,1,pnaic,10,portugues,158,praticapsi,14,priuni,1,processos gerenciais,3,procurador,1,professor,18,pronatec,3,prouni,5,provas,1124,provas access,1,provas agirh,8,provas albert einstein,6,provas ameosc,2,provas amrigs,3,provas avança sp,5,provas cecierj,2,provas cefetmg,33,provas cfc,9,provas concurso,235,provas da univesp,2,provas enade,263,provas enare,1,provas encceja,35,provas enem,32,provas espcex,3,provas espm,3,provas famema,15,provas famerp,8,provas faseh,1,provas fatec,20,provas fdsbc,2,provas fei,2,provas fepese,9,provas fgv,8,provas fmabc,2,provas fundatec,3,provas fuvest,11,provas iades,2,provas ibest,1,provas ibfc,1,provas ieses,3,provas ifba,1,provas ifce,2,provas ifmg,3,provas ifmt,1,provas ifnmg,1,provas ifpi,10,provas ifsul,9,provas ifto,8,provas ime,1,provas ita,9,provas mackenzie,15,provas mestrado,1,provas mpe-go,1,provas nível fundamental,2,provas nível médio,20,provas nível superior,133,provas oab,206,provas puc,9,provas pucgo,2,provas pucrj,1,provas quadrix,2,provas reis&reis,1,provas residencia,38,provas revalida,4,provas santa casa,7,provas uece,15,provas ueg,7,provas uel,5,provas uem,3,provas uema,5,provas uerj,2,provas ufac,5,provas ufgd,9,provas ufrgs,1,provas unemat,1,provas unesc,7,provas unesp,6,provas unicamp,8,provas unicesumar,5,provas uniceub,2,provas unichristus,5,provas unifenas,5,provas unifesp,20,provas unifor,6,provas unioeste,3,provas unip,1,provas unirg,9,provas unirv,3,provas unitins,4,provas upe,15,provas usp,39,provas vestibular,395,provas vunesp,1,psicologia,35,publicidade e propaganda,3,publieditorial,2,puc-go,4,puc-pr,2,puc-rs,106,puc-sp,69,pucrj,1,quesdão da oab,1,questão agirh,34,questão alemao,8,questão anasem,60,questão arquitetura e urbanismo,87,questão atualidades,35,questão automação industrial,26,questão auxiliar judiciário,48,questão avmoreira,59,questão cecierj,64,questão cederj,128,questão cespe,221,questão comercio exterior,27,questão computação,136,questão comunicação social,24,questão construção de edifícios,27,questão coronavirus,25,questão crespe,659,questão da access,40,questão da agirh,60,questão da albert einstein,397,questão da ameosc,40,questão da amrigs,181,questão da aocp,50,questão da avança sp,110,questão da cebraspe,60,questão da cesgranrio,212,questão da espcex,399,questão da famema,481,questão da famerp,50,questão da fasa,102,questão da fatec,1199,questão da fau,96,questão da fcc,340,questão da fepese,340,questão da fgv,2413,questão da fmabc,120,questão da fuvest,1029,questão da mackenzie,518,questão da mpe-go,50,questão da oab,3390,questão da obmep,193,questão da puc-pr,103,questão da puc-sp,243,questão da santa casa,400,questão da uece,1033,questão da ueg,324,questão da uel,453,questão da uema,352,questão da uemg,115,questão da uerj,140,questão da ufac,209,questão da ufgd,476,questão da ufrgs,25,questão da unesc,68,questão da unesp,821,questão da unicamp,659,questão da unicentro,155,questão da unicesumar,200,questão da uniceub,108,questão da unichristus,381,questão da unifenas,298,questão da unifesp,830,questão da unifor,387,questão da unioeste,164,questão da unip,49,questão da unirg,473,questão da unirv,181,questão da unitins,209,questão da usp,964,questão da vunesp,60,questão de administração,151,questão de administração financeira,6,questão de administração financeira e orçamentária,7,questão de administração orçamentária,6,questão de administração pública,34,questão de agronomia,124,questão de análise das demonstrações contábeis,2,questão de análise de dados,17,questão de anatomia,20,questão de arte,70,questão de artes,25,questão de artes visuais,30,questão de auditoria,25,questão de auditoria governamental,7,questão de biblioteconomia,39,questão de biologia,1488,questão de biomedicina,204,questão de braille,10,questão de ciências,765,questão de ciências biológicas,35,questão de ciências contábeis,104,questão de ciências da computação,86,questão de ciências da saúde,20,questão de ciências econômicas,107,questão de ciências humanas,138,questão de ciências naturais,135,questão de ciências sociais,86,questão de cirurgia cardiovascular,30,questão de código de defesa do consumidor,10,questão de computação,57,questão de concurso,7906,questão de conhecimento geral,15,questão de contabilidade,349,questão de contabilidade do setor publico,5,questão de controle externo,6,questão de criminologia,5,questão de defesa do consumidor,10,questão de design,116,questão de design de moda,53,questão de dietética,40,questão de direito,3297,questão de direito administrativo,273,questão de direito administrativo e constitucional,10,questão de direito ambiental,21,questão de direito civil,223,questão de direito constitucional,270,questão de direito da criança e do adolescente,5,questão de direito da pessoa com deficiência,3,questão de direito do consumidor,5,questão de direito do trabalho,135,questão de direito eleitoral,7,questão de direito empresarial,144,questão de direito financeiro,28,questão de direito penal,222,questão de direito penal militar,6,questão de direito previdenciario,10,questão de direito processual civil,80,questão de direito processual do trabalho,5,questão de direito processual penal,81,questão de direito tributário,241,questão de direito urbanistico,8,questão de direitos humanos,4,questão de economia do setor público,4,questão de educação física,242,questão de enfermagem,222,questão de engenharia civil,69,questão de engenharia da computação,91,questão de engenharia de produção,47,questão de escriturário,10,questão de espanhol,733,questão de estatistica,35,questão de farmácia,239,questão de filosofia,331,questão de física,1808,questão de física médica,55,questão de fisioterapia,205,questão de fonoaudiologia,151,questão de frances,151,questão de geografia,1584,questão de gestão ambiental,37,questão de gestão de recursos humanos,40,questão de gestão financeira,81,questão de gestão hospitalar,54,questão de governança e gestão,40,questão de história,2120,questão de informática,204,questão de inglês,1602,questão de jornalismo,168,questão de legislação,290,questão de legislação penal,15,questão de legislação tributária,23,questão de licenciatura,57,questão de literatura,404,questão de literatura brasileira,15,questão de marketing,54,questão de matemática,3620,questão de medicina,2069,questão de medicina legal,25,questão de 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INDAGAÇÃO: Prova Unitins 2022.1 (Vestibular Geral) com Gabarito
Prova Unitins 2022.1 (Vestibular Geral) com Gabarito
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