Um complexo habitacional operário chamado Homi, em Toyota, no qual cerca de 48% dos residentes

Um complexo habitacional operário chamado Homi, em Toyota, no qual cerca de 48% dos residentes
UFGD 2009 - QUESTÃO 24
Leia o texto.

Um complexo habitacional operário chamado Homi, em Toyota, no qual cerca de 48% dos residentes são estrangeiros e que abriga diversos brasileiros de origem japonesa ganhou destaque em uma reportagem do jornal americano “The New York Times” na sua versão on-line. (...) Norimitsu Onishi assina a reportagem, na qual afirma que o fluxo de brasileiros no Japão continua aumentando apesar de períodos de crise desde que os dekasseguis passaram a buscar trabalho na ilha nos anos 1980. (...) A experiência com os brasileiros é fundamental para que o Japão possa receber melhor no futuro imigrantes que serão necessários para movimentar a economia, segundo Onishi. (...) Homi, construído nos anos 1970, tem uma população de 8.891 e os japoneses são 52% dos residentes. (...) “Para ser honesto, eu nunca imaginei que isto poderia se tornar um bairro multiétnico”, disse Toshinori Fujiwara, 69, um líder comunitário local, ao jornal americano. (...) Onishi afirma que a aceitação dos brasileiros é fundamental. Outros imigrantes, como os coreanos que chegaram ao país depois da Segunda Guerra Mundial (1939-1945) ainda são tratados como cidadãos de segunda classe, segundo a reportagem. (...) Em Homi, as placas estão sinalizadas em japonês e português, os restaurantes servem comida brasileira e há revistas brasileiras. Além disso, um supermercado japonês foi trocado por uma loja nipo-brasileira, segundo a reportagem. (...) Por outro lado, nem tudo é exemplo de integração. O “barulho” e o atraso dos brasileiros causam incompreensões entre os japoneses, e alguns brasileiros expressaram o sentimento de não se sentirem bem-vindos.
Jornal Folha de São Paulo. “Jornal aponta brasileiros como
"laboratório" para política migratória no Japão”. 02/11/2008.

A partir do texto e do importante processo de mobilidade de brasileiros para o Japão, nas últimas décadas, pode-se considerar que:

(A) A migração de brasileiros para o Japão não desempenhou nenhum papel no reordenamento sócio-espacial do complexo habitacional operário Homi, em Toyota, Japão.

(B) As relações tanto entre japoneses e imigrantes como entre a multiplicidade de imigrantes (brasileiros e coreanos, por exemplo) são homogêneas, isto é, marcadas pela hospitalidade e solidariedade.

(C) Os dekasseguis, brasileiros que migram para o Japão em busca de trabalho, por terem suas raízes japonesas ainda fortes, não tem tido nenhuma espécie de problemas nas relações com os japoneses.

(D) O principal motivo para a migração de brasileiros para o Japão tem sido a busca de reencontro com o passado e com as tradições dos imigrantes japoneses que chegaram ao Brasil a partir de 1908.

(E) A motivação maior para a migração dekassegui é de fundo econômico, e as relações no Japão, como em Homi, Toyota, demonstram que elas podem ser tensas tanto para imigrantes brasileiros como para imigrantes de outras nacionalidades.

QUESTÃO ANTERIOR:

GABARITO:
(E) A motivação maior para a migração dekassegui é de fundo econômico, e as relações no Japão, como em Homi, Toyota, demonstram que elas podem ser tensas tanto para imigrantes brasileiros como para imigrantes de outras nacionalidades.

RESOLUÇÃO:
Não temos resolução para essa questão! Você sabe explicar? Copie o link dessa página e envie sua resolução clicando AQUI!

PRÓXIMA QUESTÃO:

QUESTÃO DISPONÍVEL EM:

COMENTÁRIOS

Todas as Postagens Não foram encontradas postagens VEJA TODOS Leia Mais Resposta Cancelar resposta Deletar Por Home PAGINAS POSTS Veja todos RECOMENDADOS PARA VOCÊ Tudo Sobre ARQUIVOS BUSCAR TODOS OS POSTS Nenhuma postagem foi encontrada Voltar para Home Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sab Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Maio Jun Jul Ago Sep Out Nov Dez Agora mesmo 1 minuto atrás $$1$$ minutos agora 1 hora atrás $$1$$ horas atrás Ontem $$1$$ dias atrás $$1$$ semanas atrás mais de 5 semanas atrás Seguidores Seguir CONTEÚDO PREMIUM BLOQUEADO PASSO 1: Compartilhar em uma rede social PASSO 2: Clique no link na sua rede social Copiar todo o código Selecionar todo o código Todos os códigos foram copiados Não é possível copiar os códigos / textos, pressione [CTRL] + [C] para copiar Tabela de conteúdo