Assinale a alternativa em que a partícula “se” apresenta a função de indeterminar o sujeito da oração em que ocorre

Assinale a alternativa em que a partícula “se” apresenta a função de indeterminar o sujeito da oração em que ocorre

A urgência dos refugiados ambientais e a necessidade de adaptação

Com os já esperados efeitos da mudança do clima sobre o meio ambiente, a população humana será negativamente impactada. Esses efeitos serão sentidos com maior intensidade nas áreas em que a capacidade de adaptação for menor, ou seja, nas regiões mais pobres do planeta. Tempestades, secas e outros desdobramentos das alterações climáticas já afetam a qualidade de vida em várias localidades, o que faz com que as migrações sejam a única escolha para os habitantes dessas áreas.

Quem são os refugiados ambientais?

O termo “refugiados ambientais” foi criado em 1985 pela ONU Meio Ambiente, referindo-se às “pessoas que foram forçadas a deixar seu habitat tradicional, temporária ou permanentemente, por causa de uma perturbação ambiental acentuada (natural e/ou desencadeada por pessoas) que comprometeu sua existência e/ou afetou seriamente a qualidade de vida.”

Os refugiados ambientais ainda não têm o direito de migrar reconhecido, ao contrário dos refugiados de guerra, pois essa condição não é abrangida pela Convenção relativa ao Estatuto dos Refugiados de 1951. Avanços são necessários nesse sentido, pois a falta de regulações internacionais colocam as populações de regiões pobres em situação de vulnerabilidade mediante eventos extremos do clima. A International Organization for Migration (IOM) vem atuando, desde 2007, para chamar atenção para a urgência do reconhecimento do direito dos refugiados ambientais. Em 2015, houve inclusão formal desses migrantes no Acordo de Paris, que criou uma força tarefa para discussão do tema entre os países signatários.

As migrações internas

As migrações ambientais não se traduzem somente em movimentos entre fronteiras, mas também em deslocamentos internos. E isso já é realidade no Nordeste do Brasil. Além de razões econômicas, estudo do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden) aponta para a interferência das condições do clima nas migrações em direção ao Sudeste.

Como as populações podem se preparar para os efeitos das mudanças climáticas?Por meio dos avanços tecnológicos, aliados a um planejamento de médio e longo prazo, pode-se investir na resiliência de cidades e áreas rurais para amenizar as consequências das mudanças climáticas.

Nesse cenário, a análise de vulnerabilidade climática torna-se uma ferramenta essencial, pois permite prever os riscos a que uma região estará exposta, além de servir de base para traçar estratégias de adaptação às mudanças no clima.

No entanto, a capacidade de adaptação às mudanças climáticas se distribui de forma desigual ao redor do Planeta. Por isso, com a elevação da temperatura global, as migrações causadas pela mudança do clima serão um dos principais problemas de impacto mundial nos próximos anos. Como as populações mais pobres são as mais vulneráveis e com menor capacidade adaptativa, a mudança do clima tem potencial de aumentar ainda mais a crescente desigualdade global, como já demonstram alguns estudos recentes.
Adaptado de: https://blog.waycarbon.com/2019/06/a-urgencia-dos-
refugiados-ambientais-e-a-necessidade-de-adaptacao/. Acesso em:01 jun. 2022.

UNICESUMAR 2022.2 - QUESTÃO 34
Assinale a alternativa em que a partícula “se” apresenta a função de indeterminar o sujeito da oração em que ocorre.

(A) “As migrações ambientais não se traduzem somente em movimentos entre fronteiras”.

(B) “[...] pode-se investir na resiliência de cidades e áreas rurais para amenizar as consequências das mudanças climáticas.”

(C) “Nesse cenário, a análise de vulnerabilidade climática torna-se uma ferramenta essencial [...]”.

(D) “No entanto, a capacidade de adaptação às mudanças climáticas se distribui de forma desigual ao redor do Planeta.”

(E) “Como as populações podem se preparar para os efeitos das mudanças climáticas?”

QUESTÃO ANTERIOR:

GABARITO:
(B) “[...] pode-se investir na resiliência de cidades e áreas rurais para amenizar as consequências das mudanças climáticas.”

RESOLUÇÃO:
Não temos resolução para essa questão! Você sabe explicar? Copie o link dessa página e envie sua resolução clicando AQUI!

PRÓXIMA QUESTÃO:

QUESTÃO DISPONÍVEL EM:

COMENTÁRIOS

Todas as Postagens Não foram encontradas postagens VEJA TODOS Leia Mais Resposta Cancelar resposta Deletar Por Home PAGINAS POSTS Veja todos RECOMENDADOS PARA VOCÊ Tudo Sobre ARQUIVOS BUSCAR TODOS OS POSTS Nenhuma postagem foi encontrada Voltar para Home Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sab Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Maio Jun Jul Ago Sep Out Nov Dez Agora mesmo 1 minuto atrás $$1$$ minutos agora 1 hora atrás $$1$$ horas atrás Ontem $$1$$ dias atrás $$1$$ semanas atrás mais de 5 semanas atrás Seguidores Seguir CONTEÚDO PREMIUM BLOQUEADO PASSO 1: Compartilhar em uma rede social PASSO 2: Clique no link na sua rede social Copiar todo o código Selecionar todo o código Todos os códigos foram copiados Não é possível copiar os códigos / textos, pressione [CTRL] + [C] para copiar Tabela de conteúdo