Prova concurso Médico Dermatologia (IBFC 2022) com Gabarito

Prova concurso Médico Dermatologia (IBFC 2022) com Gabarito
Prova concurso Médico Dermatologia (IBFC 2022) com Gabarito

Concurso: SES-DF - 2022 - Médico - Edital nº 13
Órgão/Instituição: Secretaria de Estado de Saúde - Distrito Federal
Banca/Organizadora: Instituto Brasileiro de Formação e Capacitação
Cargo: Médico dermatologista
Escolaridade: Superior

As questões de 01 a 60 são iguais as demais provas desse concurso. Para conferir clique neste link.



CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS

IBFC 2022 - QUESTÃO 61
Com relação às manifestações cutâneas,tratamento e complicações da hidradenitesupurativa (acne inversa), analise asafirmativas abaixo.

I. Caracteriza-se por oclusão folicular comedosímile, inflamação recorrente, drenagemmucopurulenta, formação de fístulas ecicatrizes.

II. É um distúrbio do epitélio folicular terminal deregiões écrinas do tecido cutâneo.

III. São tratamentos para hidradenite supurativa:minociclina, retinoides sistêmicos (isotretinoínae acitretina), prednisona, finasterida, inibidoresde TNF-alfa e excisão cirúrgica.

IV. Carcinoma de células escamosas, doença renale fístula para uretra, peritônio e reto sãocomplicações da hidradenite supurativa.

Estão corretas as afirmativas:

a) I apenas

b) I e III apenas

c) I, II e IV apenas

d) I, III e IV apenas

e) I, II, III e IV

IBFC 2022 - QUESTÃO 62
Quantos às características clínicas, etiologia e tratamento da fasciíte necrosante, analise as afirmativas abaixo e dê valores Verdadeiro (V) ou Falso (F).

( ) O local de envolvimento mais comum são asextremidades.

( ) Quando a fasciíte necrosante envolve o períneoe a genitália é chamada de gangrena deFournier.

( ) Pode ser causada por bactérias aeróbicas,anaeróbicas e fungos.

( ) O tratamento consiste no desbridamentocirúrgico do tecido necrótico, antibioticoterapiade amplo espectro e suporte hemodinâmico.

Assinale a alternativa que apresenta asequência correta de cima para baixo.

a) V - F - F - V

b) V - V - F - V

c) F - V - V - V

d) V - F - V - V

e) V - V - V - V


IBFC 2022 - QUESTÃO 63
Quanto às manifestações clínicas, epidemiologia e etiologia das infecções bacterianas da pele, analise as afirmativas abaixo e dê valores Verdadeiro (V) ou Falso (F).

( ) O eritrasma é uma infecção bacteriana que pode se manifestar nas áreas inguinocrurais, axilarese interdigitais e apresenta fluorescência vermelho-coral-brilhante sob iluminação com lâmpada de Wood.

( ) A botriomicose é uma infecção bacteriana crônica, purulenta e granulomatosa que afeta principalmente a pele e é frequentemente causada por S. aureus.

( ) O impetigo bolhoso é mais frequente em crianças acima de 10 anos de idade.

( ) A exotoxina esfoliativa responsável pela síndrome estafilo cócica da pele escalda da produz clivagem da desmogleína 3, importante proteína desmossomal das camadas superiores da epiderme.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo.

a) V - V - F - F

b) V - F - V - F

c) V - F - V - V

d) F - V - V - F

e) V - F - F - F


IBFC 2022 - QUESTÃO 64
As dermatoviroses correspondem a um grupo de doenças de etiologia viral que apresentam como principal sítio de acometimento a pele. No que se refere à infecção pelo vírus do Herpes Simples (HSV), assinale a alternativa incorreta.

a) No herpes simples não genital a primo-infecção ocorre mais comumente em crianças menores de 10 anos de idade, com manifestações leve sou assintomáticas

b) O eritema multiforme apresenta como um dos principais desencadeantes o vírus do herpes simples

c) O HSV-1 é transmitido principalmente através do contato direto com a saliva contaminada ou outras secreções infectadas, enquanto o HSV-2é transmitido principalmente pelo contato sexual

d) O herpes simples é a principal causa infecciosa de surdez congênita

e) O citodiagnóstico de Tzanck com esfregaço de lesões iniciais revela células epiteliais gigantes multinucleadas


IBFC 2022 - QUESTÃO 65
A respeito da fototerapia que consiste no uso de fontes de radiação ultravioleta (R-UV) para controle de doenças cutâneas de diferentes etiologias, assinale a alternativa correta.

a) A profundidade atingida na pele por cada radiação depende diretamente do seu comprimento de onda. A radiação UVB (320-400nm) é absorvida pela derme e, por ter comprimento de onda mais longo ,penetra profundamente

b) A fototerapia é contraindicada para indivíduos com erupção polimorfa à luz

c) O tratamento com UVB envolve o uso dometoxipsoraleno meia hora antes da exposição à radiação

d) A fototerapia (PUVA) é indicada para pacientes compsoríase, vitiligo, xeroderma pigmentoso e linfomacutâneo de células T

e) A combinação de fototerapia e ciclosporina deve ser evitada dado o potencial carcinogênico aumentado


IBFC 2022 - QUESTÃO 66
As micoses superficiais são infecções fúngicas que acometem as camadas superficiais da pele, os pelos e as unhas. Podem ser classificada sem micoses superficiais propriamente ditas como pitiríase versicolor, piedra e tinha negra.

Analise as afirmativas abaixo.

I. A tinha negra é causada pelo fungo filamentos o hialino Hortaea werneckii e manifesta-se comomáculas acastanhadas assintomáticas localizadas principalmente na superfície plantar.

II. A pitiríase versicolor é uma infecção da camadacórnea causada por leveduras da biota normal dapele do gênero Malassezia.

III. O exame direto das lesões de pitiríase versicolor,realizado a partir de material colhido da raspagemda lesão, mostra células leve duriformes agrupadas e pseudo-hifas curtas e grossas(aspecto de “macarrão com almôndegas”).

IV. A piedra preta é uma infeção fúngica causada pela Piedraia hortae, caracterizada por nódulos enegrecidos aderidos ao cabelo.

Estão corretas as afirmativas:

a) II apenas

b) I e III apenas

c) I e II apenas

d) II, III e IV apenas

e) I, II, III e IV


IBFC 2022 - QUESTÃO 67
Com relação à hanseníase, doença infectocontagiosa com comprometimento da pele e nervos causados pelo bacilo Mycobacteriumleprae, assinale a alternativa incorreta.

a) As vias aéreas superiores e as mucosas são as principais fontes de transmissão do M. leprae

b) Surgimento de novas lesões, exacerbação de lesões preexistentes, neurite, artrite, orquite e uveíte são manifestações observadas na reação hansênica tipo 1

c) A hanseníase de Lúcio-Latapi-Alvara do é caracterizada por infiltração difusa e brilhante do tegumento cutâneo, dando o aspecto de “lepra bonita”

d) Para os casos de eritema nodoso hansênico (reaçãotipo 2), a medicação de escolha é a talidomida

e) No polo tuberculoide há predomínio de resposta celularTh1


IBFC 2022 - QUESTÃO 68
Analise o quadro clínico a seguir: 

Paciente, sexo masculino, 70 anos de idade, refere surgimento de bolhas de conteúdo seroso em abdômen, coxas e membros superiores há 01 mês. Realizada investigação com os seguintes exames complementares:

- Exame histopatológico: bolha subepidérmica com infiltrado inflamatório composto por linfócitos e eosinófilos.

- Imunofluorescência direta: depósitos lineares de IgG e C3 na zona da membrana basal.

Salt-split skin: fluorescência no lado epidérmico da clivagem.

Considerando o caso clínico e os exames complementares realizados, assinale a alternativa correta.

a) O paciente tem o diagnóstico de penfigoide bolhoso cuja patogênese envolve a presença de autoanticorpos contra a desmogleína 3

b) O exame de salt-split skin realizado é umatécnica que permite a diferenciação entre penfigoide bolhoso e a epidermólise bolhosa adquirida. Há fluorescência no lado epidérmico da bolha nos pacientes com penfigoide bolhosoe fluorescência no lado dérmico nos pacientes com epidermólise bolhosa adquirida

c) O paciente tem o diagnóstico de pênfigo vulgar cuja patogênese envolve a presença de autoanticorpos contra antígenos da zona da membrana basal (BP 230 e BP 180)

d) O paciente tem o diagnóstico de epidermólise bolhosa adquirida cuja patogênese envolve a presença de autoanticorpos contra antígenos da zona da membrana basal

e) O paciente tem o diagnóstico de penfigoide bolhoso cuja patogênese envolve a presença de autoanticorpos contra o colágeno VII


IBFC 2022 - QUESTÃO 69
Com relação à sarcoidose, doença granulomatosa multissistêmica, analise as afirmativas abaixo e dê valores Verdadeiro (V)ou Falso (F).

( ) O eritema nodoso manifesta-se geralmente nafase crônica e está associado a um pior prognóstico da doença.

( ) Podem ocorrer granulomas sarcoídeos emáreas de cicatrizes decorrentes de traumas ou em cicatrizes de doenças como o herpes-zóster (fenômeno isotópico).

( ) A característica histopatológica é a presença de granulomas de células epitelioides dérmicos profundos e superficiais desprovidos de infiltrados proeminentes dos linfócitos ou plasmócitos (“granulomas desnudos”).

( ) É uma doença de distribuição bimodal (picos entre 25 e 35 anos e entre 45 e 65 anos), com maior frequência no sexo feminino.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo.

a) F - V - V - V

b) V - V - F - V

c) F - F - V - F

d) V - F - V - F

e) V - V - V - V


IBFC 2022 - QUESTÃO 70
Em relação à classificação (sífilis recente e tardia) e as principais manifestações clínicas da sífilis congênita e adquirida, assinale a alternativa correta.

a) O cancro duro é uma lesão frequentemente única, dolorosa e com sinal inflamatório que surge no ponto de inoculação do treponema

b) As lesões cutâneas da sífilis tardia têm caráter destrutivo e são pobres em treponemas

c) A roséola sifilítica é a primeira manifestação da sífilis terciária

d) A sífilis maligna precoce é uma manifestação adversa grave que ocorre após o tratamento da sífilis terciária com penicilina cristalina ou penicilina G benzatina

e) O cancro duro (protossifiloma) é frequente na sífilis primária e na sífilis congênita


IBFC 2022 - QUESTÃO 71
A doença de Behçet foi originalmente descrita em 1937, como uma tríade constituída por aftas orais e genitais recorrentes, associadas à uveíte anterior. Em relação a essa doença, analise as afirmativas abaixo e dê valores Verdadeiro (V) ou Falso (F).

( ) As aftais orais são geralmente ulcerações indolores sem resolução espontânea.

( ) Eritema nodoso, lesões papulopustulosas ou lesões acneiformes são possíveis manifestações cutâneas da doença.

( ) O diagnóstico é clínico, pois não há exame laboratorial patognomônico que o faça.

( ) O teste de patergia pode ser positivo.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo.

a) F - V - V - V

b) V - V - F - V

c) F - V - V - F

d) F - F - F - V

e) V - V - V - V


IBFC 2022 - QUESTÃO 72
A acne é uma doença multifatorial, inflamatória e imunomediada que afeta a unidade pilossebácea. Em relação à acne vulgar e às erupções acneiformes, assinale a alternativa incorreta.

a) A hiperqueratinização folicular, o aumento da produção e alterações qualitativas do sebo e a colonização microbiana do folículo são fatores implicados na patogênese da acne vulgar

b) A acne conglobata é uma forma grave caracterizada por lesões inflamatórias exuberantes com formação de abcessos e drenagem de material seropurulento

c) A acne fulminante é uma forma grave de acne que afeta mais frequentemente mulheres jovens

d) Pode haver comprometimento renal, hepático e ósseo na acne fulminante

e) Os iodetos, vitaminas do complexo B, corticoides e anticonvulsivantes (fenobarbitúricos) são fármacos que podem estar envolvidos na erupção acneiforme


IBFC 2022 - QUESTÃO 73
Analise o quadro clínico a seguir:

Paciente do sexo masculino, 40 anos de idade, trabalhador rural, procurou dermatologista devido ao surgimento de uma placa infiltrada que evoluiu para um nódulo ulcerado em dorso de mão esquerda. Para investigação diagnóstica, foi realizada cultura da biópsia da lesão que evidenciou:

Cultura em meio Saboraud, em temperatura ambiente (imagem)

indagacao

Considerando o quadro clínico e os exames realizados, assinale a alternativa com o diagnóstico correto do paciente.

a) Fusariose

b) Histoplasmose

c) Lobomicose

d) Paracoccidioidomicose

e) Esporotricose


IBFC 2022 - QUESTÃO 74
Em relação à cromoblastomicose, dermatose infecciosa crônica, classificada entre as micoses subcutâneas, assinale a alternativa incorreta.

a) Os agentes têm sido isolados do solo, vegetais, madeiras e provocam infecção por implantação traumática do fungo na pele

b) A maioria dos pacientes no Brasil apresenta lesões nos membros, principalmente, nos membros inferiores

c) O histopatológico da lesão pode revelar células fúngicas de cor marrom com aspecto de “grão de café”, denominados células muriformes ou corpos escleróticos

d) O exame micológico direto da lesão revela hifas septadas hialinas

e) Há possibilidade de desenvolvimento de carcinoma espinocelular em lesões de cromoblastomicose


IBFC 2022 - QUESTÃO 75
Em relação às dermatoses parasitárias, doenças de pele provocadas por insetos, vermes, protozoários ou celenterados, assinale a alternativa incorreta.

a) A sarna crostosa ou norueguesa é associada aos doentes imunossuprimidos como os submetidos à quimioterapia, HIV positivos, portadores de HTLV-1 e transplantados

b) Na cimedíase, as picadas provocam pápulas e urticas eritematosas algumas em padrão sequencial (“café da manhã, almoço e jantar”)

c) Na miíase furunculoide, a mosca coloca seus ovos em ulcerações cutâneas, e as larvas se desenvolvem nos produtos da necrose tecidual

d) Na miíase cavitária, a mosca deposita ovos em cavidade naturais, como narinas, ouvidos e vagina

e) A demodecidose é causada por um ácaro que é parasita do folículo piloso humano demoninado Demodex folliculorum


IBFC 2022 - QUESTÃO 76
A psoríase é uma doença inflamatória crônica e recorrente, de base imunogenética e ocorrência universal. Em relação à etiopatogenia, clínica, diagnóstico e tratamento da psoríase, assinale a alternativa incorreta.

a) Há alteração imunológica mediada pela resposta Th1, Th17 e Th22

b) As depressões cupuliformes em dedal (pitting ungueal), manchas de óleo e hiperqueratose subungueal são consequentes ao acometimento da matriz ungueal

c) A psoríase de Von Zumbusch pode ser desencadeada em um paciente com psoríase vulgar por interrupção de corticoide sistêmico, hipocalcemia ou infecção. Geralmente, há comprometimento do estado geral, febre e leucocitose

d) O microabcesso de Munro e a pústula espongiforme de Kogoj são alterações que podem ser encontradas na histopatologia

e) O secuquinumabe, anticorpo monoclonal IgG1k que inibe seletivamente a ligação de IL17-A ao seu receptor, pode ser utilizado no tratamento


IBFC 2022 - QUESTÃO 77
Sobre a dermatomiosite, doença do tecido conjuntivo que se expressa através de manifestações cutâneas habitualmente associadas à miopatia, assinale a alternativa correta.

a) As infecções virais e algumas drogas como hidroxiureia, colchicina, estatinas e antimaláricos podem ser precipitantes da doença

b) Pápulas de Gottron, heliotropo, sinal do xale e sinal de keinig são alterações cutâneas patognomônicas

c) A calcinose é mais frequente na dermatomiosite na forma adulta do que na dermatomiosite juvenil

d) A dermatomiosite associada à neoplasia é caracterizada por manifestações cutâneas leves e alterações musculares rapidamente responsivas ao uso de corticoides

e) A associação de dermatomiosite com pneumopatia, vasculite e “sinal do xale” é chamada de síndrome antissintetase


IBFC 2022 - QUESTÃO 78
Sobre a síndrome de Sweet, também denominada de dermatose neutrofílica aguda febril, analise as afirmativas abaixo.

I. A presença de lesões bolhosas ou ulceradas são mais comuns na forma clínica associada à malignidade.

II. O carcinoma pulmonar é a neoplasia mais frequente na síndrome de Sweet associada à malignidade.

III. Comprometimento neurológico, cardíaco, renal e ósseo são manifestações extracutâneas raras da síndrome de Sweet.

IV. Diversas medicações são implicadas no surgimento da síndrome de Sweet, e o fator estimulador de colônia de granulócitos é um dos principais.

Estão corretas as afirmativas:

a) I apenas

b) I, II e IV apenas

c) I, III e IV apenas

d) I e III apenas

e) I, II, III e IV


IBFC 2022 - QUESTÃO 79
O Líquen Plano (LP), protótipo das dermatoses liquenoides, é uma dermatose inflamatória crônica que compromete a pele, as mucosas, as unhas e os pelos. Sobre o líquen plano e as erupções liquenoides, assinale a alternativa incorreta.

a) O líquen plano representa um dano autoimune mediado por células T aos queratinócitos basais que expressam autoantígenos alterados na sua superfície

b) Olíquen plano actínico é uma variante que incide mais em crianças e adultos jovens

c) A histopatologiado líquen plano revela paraqueratose, hipogranulose ou agranulose, acantose regular, degeneração hidrópica da camada basal e infiltrado inflamatório linfocitário em faixa na derme papilar

d) O aparecimento de carcinoma cutâneo pode ocorrer em lesões de líquen plano hipertrófico e líquen plano bucal

e) Alguns dos agentes que podem induzir a erupção liquenoide medicamentosa por contato com a pele ou mucosa são: reveladores de filmes, materiais de restauração dentária (mercúrio) e níquel


IBFC 2022 - QUESTÃO 80
Analise o caso clínico a seguir: Paciente do sexo masculino, 35 anos de idade, HIV positivo (CD4<100), refere surgimento de múltiplas pápulas róseas, indolores em região do tronco, face e extremidades há 1 mês. Para investigação do quadro clínico, realizada biópsia cutânea que revelou no histopatológico a inclusão de grandes corpos intracitoplasmáticos (corpos do molusco ou corpos de Henderson-Patterson).

Considerando o quadro clínico e o histopatológico,

Assinale a alternativa correta.

a) O agente etiológico é o vírus Epstein-Barr (HHV-4)

b) O agente etiológico é o Parvovírus B19

c) Em pacientes imunocomprometidos, essa dermatovirose apresenta como diagnóstico diferencial criptococose, histoplasmose e aspergilose

d) Essa doença acomete preferencialmente idosos, diabéticos e imunocomprometidos

e) A transmissão ocorre entre humanos exclusivamente por via fecal-oral ou através do contato direto com secreções mucocutâneas


IBFC 2022 - QUESTÃO 81
Em relação à tuberculose, doença causada pelo Mycobacterium tuberculosis, também conhecido como bacilo de Koch, analise as afirmativas abaixo.

I. A tuberculose gomosa resulta da inoculação direta da bactéria na pele do hospedeiro não infectado previamente pelo bacilo.

II. O escrofuloderma resulta do envolvimento contíguo da pele a outro foco tuberculoso como a tuberculose óssea ou ganglionar.

III. A inoculação do BCG (bacilo Calmette-Guérin) pode causar processo tuberculose específico como lúpus vulgar.

IV. O eritema indurado de Bazin caracteriza-se por nódulos eritematosos, subcutâneos localizados preferencialmente na face posterior das pernas. Acomete mais o sexo feminino.

Estão corretas as afirmativas:

a) II apenas

b) I e IV apenas

c) I, II e III apenas

d) II, III e IV apenas

e) I, II, III e IV


IBFC 2022 - QUESTÃO 82
Em relação a porfiria cutânea tardia, analise as afirmativas abaixo.

I. É o tipo de porfiria mais frequente.

II. São fatores de risco para seu desenvolvimento o etilismo e uso de estrógenos.

III. É de herança autossômica recessiva.

IV. Fazem parte do quadro clínico urina avermelhada, vesículas e bolhas nas áreas fotoexpostas.

Estão corretas as afirmativas:

a) II e IV apenas

b) I, II e IV apenas

c) I, II, III e IV

d) I e IV apenas

e) I, II e III apenas


IBFC 2022 - QUESTÃO 83
Mucinoses cutâneas caracterizam-se por acúmulo de mucina na derme. Em relação a esta dermatose, assinale a alternativa incorreta.

a) A principal mucina presente é o ácido hialurônico

b) Mixedema pré-tibial é um tipo de mucinose secundária

c) Escleromixedema é um tipo de mucinose primária

d) O depósito de mucina no Linfoma T do tipo folicular pode ser considerado um tipo de mucinose secundária

e) Escleredema de Buchke é uma forma de mucinose primária


IBFC 2022 - QUESTÃO 84
Em relação a acrodermatite enteropática analise as afirmativas abaixo e dê valores Verdadeiro (V) ou Falso (F).

( ) Ocorre por deficiência de zinco de causa hereditária por herança autossômica dominante.

( ) As primeiras manifestações clinicas iniciam durante a amamentação com leite materno.

( ) A diarreia é a manifestação extracutânea mais comum.

( ) Em recém nascidos que iniciam com amamentação com leite de vaca logo após o nascimento, a manifestação clínica inicia-se após alguns dias e semanas após o nascimento.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo.

a) V - F - V - F

b) V - V - F - F

c) V - F - F - V

d) F - F - V - V

e) V - V - V - F


IBFC 2022 - QUESTÃO 85
Sexo masculino, de 34 anos de idade, com lesões amareladas no corpo há cerca de 25 dias, assintomáticas (Imagem). Evoluiu com aumento do número das lesões. Portador de diabetes mellitus tipo 2, em uso de glimepirida e metformina. Ao exame dermatológico, apresentava pápulas e nódulos amarelados e rodeados por halo eritematoso, isolados, localizados no abdome, dorso, glúteos e coxas. Exames laboratoriais: hemograma normal, glicemia de jejum de 210 mg/dl, triglicérides de 2.400 mg/dl, colesterol total de 772 mg/dl e soro lipêmico.

indagacao

Assinale a alternativa correta.

a) As lesões dermatológicas provavelmente não apresentam relação com os exames laboratoriais alterados

b) Trata-se de lesões dermatológicas associadas principalmente a hipercolesterolemia

c) Trata-se de lesões dermatológicas associadas principalmente hipertrigliceridemias

d) Trata-se de lesões dermatológicas associadas tanto a hipercolesterolemia quanto hipertrigliceridemias

e) Trata-se de lesões dermatológicas associadas a hiperglicemia


IBFC 2022 - QUESTÃO 86
Em relação aos diversos fios de suturas que podem ser utilizados em procedimentos cirúrgicos dermatológicos, assinale a alternativa incorreta.

a) O fio mononylon é de origem sintética, não absorvível e causa muita reação inflamatória

b) O fio seda é não absorvível e causa em geral maior reação inflamatória que os fios de origemsintética

c) O fio de ácido poligalactil, conhecido como Vicryl, é um fio sintético e não absorvível

d) O fio catgut é de origem natural, absorvível e causa muita reação inflamatória

e) Os fios 6-0 possuem menos força tensora que os fios 3-0


IBFC 2022 - QUESTÃO 87
Durante a anestesia dermatológica, a combinação de lidocaína e epinefrina, por exemplo, cloridrato de lidocaína 1% ou 2% e epinefrina 1:100.000, tem várias vantagens sobre a lidocaína isolada. Em relação a esta associação, assinale a alternativa incorreta.

a) Promove diminuição do sangramento por vasoconstrição

b) Aumenta o tempo anestesia por diminuição da absorção local da lidocaína

c) Diminui a toxicidade da lidocaína por diminuição da sua absorção sistêmica

d) A epinefrina associa-se à estimulação simpática e reações de sensibilidade

e) É contra-indicação absoluta utilizar lidocaína com epinefrina 1:100.000 no bloqueio digital 


IBFC 2022 - QUESTÃO 88
Em relação à eletrocirurgia, analise as afirmativas abaixo.

I. Eletrólise causa necrose de liquefação química tecidual por corrente elétrica de alta voltagem.

II. O princípio da eletrocauterização é o mesmo da eletrocirurgia de alta frequência.

III. Na eletrocirurgia de alta frequência há passagem de corrente elétrica através do tecido.

IV. Eletrocoagulação é uma das formas de eletrocirurgia de alta frequência.

Estão corretas as afirmativas:

a) II e IV apenas

b) I, II e IV apenas

c) III e IV apenas

d) I, II, III e IV

e) I, III e IV apenas


IBFC 2022 - QUESTÃO 89
Em relação às queratoses seborreicas, analise as afirmativas abaixo e dê valores Verdadeiro (V) ou Falso (F).

( ) São tumores epidérmicos comuns que consistem em uma proliferação benigna de queratinócitos imaturos.

( ) Existe uma predisposição genética para desenvolver número elevado de lesões.

( ) O sinal de Leser-Trélat tem sido associado a uma variedade de malignidades, incluindo cânceres gastrointestinais e de pulmão.

( ) Dermatose papulosa nigra não é considerada uma variante da queratose seborreica.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo.

a) V - F - V - F

b) V - V - F - F

c) V - F - F - V

d) F - F - V - V

e) V - V - V - F


IBFC 2022 - QUESTÃO 90
Menino de 1 ano de idade, com história de bolhas induzidas por trauma ou fricção nas regiões de mãos e pés. Também apresentava lesões na mucosa oral no período de amamentação. Cabelo e dentes são normais. Não há lesões cicatriciais ou milias. O exame histopatológico de uma bolha recente evidenciou clivagem intraepidérmica. No exame de imunomapeamento houve fluorescência para o marcador anticorpo anticolágeno VII no assoalho da bolha.

Assinale a alternativa correta que apresenta o diagnóstico.

a) Epidermólise bolhosa simples localizada

b) Epidermólise bolhosa simples generalizada intermediária

c) Epidermólise bolhosa simples generalizada grave

d) Epidermólise bolhosa juncional

e) Epidermólise bolhosa distrófica


IBFC 2022 - QUESTÃO 91
A doença de Hailey-Hailey é uma genodermatose rara e crônica, mas importante pois causa manifestações clínicas que interferem na qualidade de vida dos pacientes.

Assinale a alternativa incorreta em relação a esta genodermatose.

a) Caracteriza-se por vesículas, exulcerações e maceração nas áreas flexurais

b) Sua herança é autossômica dominante

c) Ocorre com frequência semelhante em homens e mulheres

d) No exame histopatológico da lesão há bolha intraepidérmica acantolítica suprabasal

e) O início da doença ocorre tipicamente nos primeiros dois anos de vida


IBFC 2022 - QUESTÃO 92
Em relação à utilização dos antimaláricos na prescrição dermatológica, analise as afirmativas abaixo.

I. A hidroxicloroquina causa menos toxicidade ocular do que a cloroquina.

II. São indicadas no tratamento de lúpus eritematoso cutâneo, erupção polimorfa a luz e alopecia frontal fibrosante. 

III. A retinopatia é irreversível e independente da dose cumulativa. 

IV. Pode ocorrer depósito da droga na córnea dependendo da dose cumulativa.

Estão corretas as afirmativas:

a) II e IV apenas 

b) I, II e IV apenas 

c) I, II, III e IV

d) I e IV apenas

e) I, II e III apenas


IBFC 2022 - QUESTÃO 93
O imiquimod em forma de creme a 5% é indicado para tratamento de algumas dermatoses. Assinale a alternativa correta quanto a este tratamento.

a) Seu mecanismo de ação é por causar necrose nas células pré neoplásicas e neoplásicas

b) Aprovada para tratamento de carcinoma espinocelular invasivo

c) O esquema terapêutico indicado para tratamento de CBC superficial é de cinco vezes por semana durante seis semanas

d) Não tem indicação para tratamento de verrugas genitais pelo risco de eventos adversos

e) Tem contraindicação para tratamento de lesões na face


IBFC 2022 - QUESTÃO 94
Delírio de parasitose apresenta algumas características que devem ser reconhecidas por dermatologistas. Assinale a alternativa incorreta em relação a esta psicodermatose.

a) Paciente apresenta ideia fixa e falsa de que seu corpo está infestado por parasitas

b) Caracteristicamente a pele não apresenta nenhuma lesão como escoriações ou liquenificações

c) Mais pessoas da família podem apresentar a mesma condição do paciente

d) Podem apresentar queixas como formigamento e ferroadas na pele

e) Outras causas de delirium devem ser afastadas, como por exemplo uso de drogas ilícitas e doenças cardiovasculares


IBFC 2022 - QUESTÃO 95
Em relação aos anti-histamínicos, analise as afirmativas abaixo e dê valores Verdadeiro (V) ou Falso (F).

( ) Os de primeira geração geralmente cruzam a barreira hematoencefálica.

( ) Os de primeira geração tem como principal evento adverso a sedação.

( ) Diminuição do rendimento cognitivo ocorre em igual frequência com os de primeira e segunda gerações.

( ) Antihistamínico de primeira geração como a dexclorfeniramina não são contra-indicados na gestação.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo.

a) V - V - F - V 

b) V - V - F - F 

c) V - F - F - V

d) F - F - V - V

e) V - V - V - F


IBFC 2022 - QUESTÃO 96
Cistos epidérmicos são muito frequentes e apresentam algumas características que permitem seu diagnóstico. Assinale a alternativa correta sobre o exposto.

a) Não ocorrem nas regiões palmares

b) Não ocorrem na porção intradérmica

c) Cistos de inclusão epidérmica é uma variante do cisto epidérmico

d) A parede do cisto ou cápsula consiste em epitélio escamoso estratificado normal derivado do infundíbulo folicular

e) Cisto dermoide é uma variante do cisto epidérmico


IBFC 2022 - QUESTÃO 97
Os cânceres de pele não melanoma são de alta prevalência principalmente na população com foto tipos mais baixos. Assinale a alternativa incorreta quanto estes cânceres.

a) Carcinomas espinocelulares bem diferenciadas geralmente aparecem como pápulas, placas, nódulos endurecidos ou firmes e hiperceratóticos

b) Pacientes com síndrome da imunodeficiência adquirida (HIV) apresentam maior risco de desenvolvimento de carcinoma basocelular (CBC) do que o carcinoma espinocelular (CEC) c) O CBC se origina principalmente da camada basal da epiderme e seus apêndices

d) O diagnóstico histopatológico de CBC basoescamoso ocorre quando há componente de CBC nodular ou superficial sobrejacente a uma porção invasiva que tem características de CEC

e) Carcinoma verrucoso é uma variante do CEC


IBFC 2022 - QUESTÃO 98
Alguns subtipos histológicos de Carcinoma Basocelular (CBC) têm padrão mais agressivo e são considerados subtipos com maior risco de recidiva local. Assinale a alternativa que não apresenta este subtipo de CBC.

a) Micronodular

b) Esclerodermiforme

c) Fibroepitelial

d) Basoescamoso

e) Infiltrativo

 
IBFC 2022 - QUESTÃO 99
Paciente do sexo masculino, 74 anos, referia lesão na face há mais de dez anos de crescimento ao longo deste tempo. No exame dermatológico apresentava as características demostradas nas imagens. No exame histopatológico havia elastose e atrofia da epiderme, aumento do número de melanócitos atípico com propagação pagetoide e dispostos em pequenos ninhos ao longo da junção dermoepidérmica. Na derme havia apenas infiltrado inflamatório.

indagacao

Assinale a alternativa correta quanto ao diagnóstico.

a) Melanoma extensivo superficial

b) Lentigo solar

c) Lentigo maligno

d) Lentigo maligno melanoma

e) Queratose actínica pigmentada


IBFC 2022 - QUESTÃO 100
Paciente do sexo feminino, 32 anos, apresenta xantelasma nas pálpebras superiores há 3 anos. Assinale a alternativa correta quanto a esta dermatose.

a) Pode ocorrer em pacientes normolipêmicos

b) É um tipo de xantoma tuberoso

c) No exame histopatológico há agregados de células espumosas na epiderme e derme superior

d) Não há a necessidade de avaliar dislipidemia nesta paciente

e) Exérese cirúrgica previne a recidiva de novas lesões

COMENTÁRIOS

Nome

administração,9,administração financeira,1,administração orçamentária,1,administração pública,2,ads,39306,advogado,1,agricultura,1,agronomia,8,alberteinstein,26,alfabeto,5,amrigs,3,anasem,1,anatomia,2,aocp,142,arquitetura,1,arquitetura e urbanismo,6,arquivologia,1,arte,10,artes visucais,2,assistente social,2,atividade,289,atividade biologia,8,atividade ciências,68,atividade de português,58,atividade espanhol,17,atividade filosofia,5,atividade física,8,atividade fundamental,213,atividade geografia,6,atividade história,84,atividade inglês,2,atividade literatura,3,atividade matemática,27,atividade quimica,7,atividade sociologia,3,auditor fiscal,1,auditoria,1,autoajuda,1,auxiliar administrativo,3,auxiliar judiciário,1,bem-estar,13,biblioteconomia,4,biografia,1,biologia,65,biomedicina,11,bioquimica,1,blogger,3,bncc,12,bolsafamilia,1,braille,1,callfrom,1,carnaval,2,cecierj,5,cederj,5,cefetba,40,cefetmg,35,celebridades,1,celpebras,1,cesgranrio,52,cfc,13,ciência da computação,1,ciencias,85,ciências biológicas,1,ciências contábeis,21,ciências da saúde,1,ciências econômicas,5,ciências sociais,4,claudiogaleno,1,colunas,11,comercio exterior,1,computação,5,comunicação social,1,concurso,462,conhecimento específico,3,conscam,45,conta pra mim,41,contabilidade,13,contabilidade avançada,1,contabilidade de custos,1,contabilidade pública,10,contabilidadedecustos,1,contador,5,coronavirus,8,criminologia,1,cultura,30,curiosidade,5,datas comemorativas,25,declaracoes,6,desenhos,449,design,6,design de interiores,1,design de moda,1,design grafico,1,destaque,5,detran,2,devry,1,dietética,2,direito,160,direito administrativo,36,direito ambiental,2,direito civil,29,direito constitucional,36,direito do trabalho,27,direito eleitoral,1,direito empresarial,28,direito financeiro,1,direito penal,30,direito processual civil,1,direito processual do trabalho,1,direito processual penal,2,direito tributário,34,direitoadministrativo,2,direitocivil,3,direitos humanos,1,duvidas,5,economia,3,educação,55,educação física,19,educação infantil,351,eleicoes,1,enade,389,enare,1,encceja,44,enem,96,enfermagem,20,engenharia,4,engenharia ambiental,3,engenharia civil,4,engenharia da computação,4,engenharia de alimentos,3,engenharia de controle e automação,2,engenharia de produção,4,engenharia eletrica,3,engenharia florestal,3,engenharia mecanica,3,engenharia quimica,3,ensino fundamental,352,escola,1,espanhol,40,espcex,36,especial,1,espm,7,esportes,1,estatística,2,exame nacional,3,explicacao,48,facid,1,faculdade,30,faculdade dinamica,2,fadip,1,fagoc,2,famema,30,famerp,14,farmacia,12,fasa,9,faseh,1,fatec,29,fcc,107,fdsbc,4,fei,19,fgv,32,filosofia,25,fiscal de obras e posturas,1,fisica,66,física,1,fisioterapia,11,fmabc,5,fmo,2,fonoaudiologia,10,formação geral,8,formula1,1,fps,35,frances,7,frases,1,fuvest,24,gabaritos,35,gastronomia,2,geografia,77,gestao ambiental,3,gestão comercial,2,gestao de qualidade,1,gestao de recursos humanos,3,gestão financeira,3,gestao hospitalar,4,gestão pública,1,habilidades bncc,76,historia,177,ibade,5,ifba,1,ifce,12,iff,1,ifmg,3,ifmt,135,ifnmg,1,ifpe,66,ifpi,12,ifsul,67,ifto,12,imagens,96,ime,68,informatica,11,inglês,60,insper,52,instituto acesso,138,ita,22,jornalismo,16,legislação,10,legislação penal,1,legislação tributária municipal,13,lendas,23,letras,2,libras,2,liceu piauiense,1,literatura,23,lixo,12,logística,2,loja,3,mackenzie,28,marketing,3,matematica,123,matemática financeira,1,medicina,96,medicina legal,2,medicina veterinaria,11,meliuz,1,mtc,1,musica,4,música,1,natal,2,necropsia,1,normal superior,1,noticias,116,nubank,4,nutrição,15,o que e,3,oab,215,obmep,10,odontologia,12,outros,75,pedagogia,7,piaui,1,pnaic,10,portugues,161,praticapsi,14,priuni,1,processos gerenciais,3,procurador,1,professor,18,pronatec,3,prouni,5,provas,1423,provas access,1,provas agirh,8,provas albert einstein,9,provas ameosc,2,provas amrigs,3,provas avança sp,5,provas cecierj,2,provas cefetmg,35,provas cfc,12,provas concurso,286,provas da univesp,2,provas enade,388,provas enare,1,provas encceja,35,provas enem,36,provas espcex,11,provas espm,4,provas famema,17,provas famerp,10,provas faseh,1,provas fatec,23,provas fdsbc,2,provas fei,2,provas fepese,17,provas fgv,11,provas fmabc,3,provas fmj,2,provas fmp,1,provas fundatec,4,provas fuvest,14,provas iades,2,provas ibest,1,provas ibfc,7,provas ieses,3,provas ifba,1,provas ifce,2,provas ifmg,3,provas ifmt,1,provas ifnmg,1,provas ifpi,13,provas ifsul,9,provas ifto,8,provas ime,1,provas ita,12,provas mackenzie,18,provas mestrado,1,provas mpe-go,1,provas nível fundamental,3,provas nível médio,26,provas nível superior,158,provas oab,216,provas puc,9,provas pucgo,2,provas pucrj,4,provas quadrix,2,provas reis&reis,1,provas residencia,51,provas revalida,9,provas santa casa,9,provas ucpel,2,provas uece,16,provas ueg,8,provas uel,5,provas uem,3,provas uema,5,provas uenp,1,provas uepg,1,provas uerj,2,provas uesb,1,provas ufac,5,provas ufgd,9,provas ufpel,1,provas ufpr,1,provas ufrgs,1,provas ufu,1,provas unemat,1,provas unesc,7,provas unesp,9,provas unicamp,11,provas unicentro,1,provas unicesumar,7,provas uniceub,2,provas unichristus,5,provas unifenas,6,provas unifesp,22,provas unifor,7,provas unioeste,3,provas unip,3,provas unirg,9,provas unirv,3,provas unisc,2,provas unitins,4,provas upe,17,provas uri,1,provas usp,52,provas vestibular,469,provas vunesp,1,psicologia,38,publicidade e propaganda,4,publieditorial,2,puc-go,4,puc-pr,2,puc-rs,106,puc-sp,69,pucrj,1,questão agirh,34,questão alemao,8,questão análise e desenvolvimento de sistemas,25,questão analista em tecnologia da informação,30,questão anasem,60,questão arquitetura e urbanismo,151,questão atualidades,50,questão automação industrial,26,questão auxiliar judiciário,48,questão avmoreira,59,questão cecierj,64,questão cederj,128,questão cespe,221,questão comercio exterior,54,questão computação,136,questão comunicação social,24,questão construção de edifícios,27,questão consulplan,20,questão consultor do tesouro estadual,39,questão coronavirus,25,questão cremern,27,questão crespe,659,questão da access,40,questão da agirh,60,questão da albert einstein,507,questão da ameosc,40,questão da amrigs,181,questão da aocp,50,questão da avança sp,110,questão da cebraspe,60,questão da cesgranrio,282,questão da espcex,796,questão da espm,80,questão da famema,521,questão da famerp,230,questão da fasa,102,questão da fatec,1307,questão da fau,96,questão da fcc,460,questão da fepese,489,questão da fgv,2841,questão da fmabc,170,questão da fmp,60,questão da fundatec,60,questão da fuvest,1255,questão da mpe-go,50,questão da oab,3663,questão da obmep,326,questão da puc-pr,103,questão da puc-rj,81,questão da puc-sp,243,questão da santa casa,581,questão da ucpel,64,questão da uece,1134,questão da ueg,380,questão da uel,453,questão da uema,352,questão da uemg,115,questão da uenp,65,questão da uerj,140,questão da ufac,209,questão da ufgd,476,questão da ufpel,106,questão da ufrgs,25,questão da unesc,68,questão da unesp,1061,questão da unicamp,813,questão da unicentro,256,questão da unicesumar,223,questão da uniceub,108,questão da unichristus,381,questão da unifenas,299,questão da unifesp,900,questão da unifor,453,questão da unioeste,164,questão da unip,149,questão da unirg,473,questão da unirv,181,questão da unisc,88,questão da unitins,209,questão da usp,1304,questão da vunesp,60,questão de administração,228,questão de administração financeira,6,questão de administração financeira e orçamentária,7,questão de administração orçamentária,6,questão de administração pública,88,questão de agronomia,179,questão de análise das demonstrações contábeis,2,questão de análise de dados,17,questão de anatomia,20,questão de arte,70,questão de artes,83,questão de artes visuais,55,questão de auditoria,25,questão de auditoria governamental,7,questão de biblioteconomia,39,questão de biologia,1652,questão de biomedicina,269,questão de braille,10,questão de ciências,765,questão de ciências biológicas,74,questão de ciências contábeis,196,questão de ciências da computação,127,questão de ciências da saúde,20,questão de ciências econômicas,200,questão de ciências humanas,219,questão de ciências naturais,249,questão de ciências sociais,123,questão de cirurgia cardiovascular,30,questão de código de defesa do consumidor,10,questão de computação,57,questão de concurso,9838,questão de conhecimento geral,30,questão de contabilidade,499,questão de contabilidade do setor publico,5,questão de controle externo,6,questão de criminologia,5,questão de defesa do consumidor,10,questão de design,116,questão de design de interiores,27,questão de design de moda,80,questão de dietética,40,questão de direito,3783,questão de direito administrativo,317,questão de direito administrativo e constitucional,10,questão de direito ambiental,21,questão de direito civil,233,questão de direito constitucional,289,questão de direito da criança e do adolescente,5,questão de direito da pessoa com deficiência,3,questão de direito do consumidor,5,questão de direito do trabalho,150,questão de direito eleitoral,7,questão de direito empresarial,168,questão de direito financeiro,28,questão de direito penal,227,questão de direito penal militar,6,questão de direito previdenciario,10,questão de direito processual civil,85,questão de direito processual do trabalho,15,questão de direito processual penal,81,questão de direito tributário,246,questão de direito urbanistico,8,questão de direitos humanos,4,questão de economia do setor público,4,questão de educação física,329,questão de enfermagem,322,questão de engenharia civil,115,questão de engenharia da computação,137,questão de engenharia de produção,92,questão de escriturário,10,questão de espanhol,915,questão de estatistica,55,questão de ética e legislação,4,questão de farmácia,317,questão de filosofia,428,questão de finanças públicas,9,questão de física,2113,questão de física médica,55,questão de fisioterapia,284,questão de fonoaudiologia,230,questão de frances,178,questão de geografia,1744,questão de gestão ambiental,92,questão de gestão de recursos humanos,67,questão de gestão financeira,108,questão de gestão hospitalar,108,questão de governança e gestão,40,questão de história,2275,questão de informática,224,questão de inglês,1867,questão de jornalismo,252,questão de legislação,338,questão de legislação estadual e institucional,8,questão de legislação penal,15,questão de legislação tributária,23,questão de licenciatura,57,questão de literatura,420,questão de literatura brasileira,20,questão de marketing,113,questão de matemática,4475,questão de matemática financeira,10,questão de medicina,2715,questão de medicina legal,25,questão de medicina veterinária,271,questão de modelagens e processo,10,questão de música,58,questão de necropsia,20,questão de neurologia pediátrica,30,questão de nutrição,381,questão de odontologia,233,questão de pedagogia,114,questão de planejamento de carreira e sucesso profissional,27,questão de planejamento e orçamento público,30,questão de português,5300,questão de princípios gerenciais de gorretagem,10,questão de processo legislativo,5,questão de processos gerenciais,74,questão de psicologia,467,questão de publicidade e propaganda,108,questão de química,1923,questão de raciocínio lógico,233,questão de radiologia,153,questão de redação,2,questão de relações internacionais,129,questão de saúde pública,75,questão de secretariado executivo,160,questão de segurança pública,5,questão de servico social,155,questão de serviço social,113,questão de sistema normativo anticorrupção,5,questão de sistemas de informação,56,questão de sociologia,239,questão de teatro,48,questão de tecnologia em agroindustria,25,questão de tecnologia em agronegocio,109,questão de tecnologia em análise e desenvolvimento de sistemas,30,questão de tecnologia em análise e desenvolvimentos,24,questão de tecnologia em estética e cosmética,29,questão de tecnologia em gestão e tecnologia da informação,30,questão de tecnologia em redes de computadores,83,questão de terapia ocupacional,204,questão de turismo,135,questão de vestibular,29906,questão de zootecnia,132,questão design de interiores,26,questão design gráfico,52,questão detran,96,questão do cefetmg,1816,questão do cfc,592,questão do enade,8530,questão do enare,50,questão do encceja,1110,questão do enem,3547,questão do ibfc,100,questão do ifba,62,questão do iff,53,questão do ifnmg,26,questão do ifpi,1167,questão do ime,40,questão do ita,554,questão do liceu piauiense,30,questão do mackenzie,1526,questão do revalida,791,questão economia empresarial,29,questão engenharia,72,questão engenharia ambiental,82,questão engenharia civil,27,questão engenharia de alimentos,73,questão engenharia de controle e automacao,73,questão engenharia eletrica,73,questão engenharia florestal,82,questão engenharia mecânica,72,questão engenharia quimica,44,questão espm,239,questão faculdade dinamica,108,questão fadip,54,questão fagoc,50,questão famerp,700,questão faseh,60,questão fdsbc,100,questão fei,210,questão fiscal,40,questão fmj,120,questão fmo,90,questão funcern,240,questão fundatec,149,questão gastronomia,53,questão gestao comercial,53,questão gestão da produção,27,questão gestão de qualidade,54,questão gestão pública,53,questão iades,60,questão iave,89,questão ibade,107,questão ibest,40,questão ibfc,320,questão idib,40,questão ieses,190,questão ifce,90,questão ifmg,126,questão ifmt,130,questão ifsul,357,questão ifto,361,questão italiano,8,questão letras,65,questão lógica,5,questão logística,54,questão máxima,50,questão modelagem de processos,11,questão multidisciplinar,68,questão nucepe,46,questão objetiva,20,questão obras e postura,28,questão princípios gerenciais de corretagem,15,questão processo do trabalho,10,questão processo tributario,15,questão pucgo,186,questão pucrj,70,questão quadrix,120,questão slmandic,70,questão técnico agrícola,15,questão técnico de laboratório,10,questão tecnologia em alimentos,27,questão tecnologia em comércio exterior,8,questão tecnologia em manutenção industrial,27,questão tecnologia em saneamento ambiental,25,questão tecnologia estética e cosmetica,28,questão tecnologia seguranca do trabalho,56,questão tecnólogo de ti,30,questão teologia,81,questão ucb,106,questão udesc,106,questão uem,186,questão uepg,134,questão uesb,60,questão uespi,127,questão ufgd,187,questão ufpe,50,questão ufpr,70,questão ufsc,116,questão ufu,94,questão unemat,77,questão unifaminas,54,questão unifenas,128,questão unifil,29,questão unimontes,3,questão uninassau,90,questão unioeste,81,questão univesp,114,questão upe,1104,questão uri,84,questão urologia,15,questão web design,40,questões,61122,quimica,67,raciocínio lógico,7,radiologia,6,redacao,165,reflexão em texto,8,relações internacionais,4,religiao,5,resumo,5,revalida,11,rhinsight,8,saeb,2,santacasa,92,saude publica,2,secretariado executivo,6,seguranca do trabalho,2,serviço social,10,sesc,1,sexto ano,1,silabas,18,simulado,2,sistemas de informação,1,sisu,2,slmandic,2,sociologia,14,teatro,2,técnico agrícola,1,tecnologia em agroindustria,2,tecnologia em agronegocio,4,tecnologia em alimentos,1,tecnologia em comércio exterior,1,tecnologia em gestão ambiental,2,tecnologia em gestão hospitalar,1,teologia,2,terapia ocupacional,7,textos,45,textos paradidáticos,1,trechos,1,turismo,7,uber,1,ucb,10,udesc,14,uece,50,ueg,8,uel,25,uem,3,uema,11,uemg,13,uepg,4,uerj,73,uespi,3,ufam,3,ufc,2,ufes,2,uffs,4,ufg,1,ufgd,71,ufma,1,ufmg,1,ufpa,1,ufpi,2,ufpr,1,ufrgs,2,ufrn,2,ufsc,5,ufscar,1,uftm,188,unb,1,unemat,2,unesp,21,unicamp,22,unicentro,15,unicesumar,5,uniceub,4,unichristus,14,unifaminas,1,unifenas,8,unifesp,41,unifor,12,uninassau,3,uninove,1,unioeste,6,unip,3,unirg,13,unirv,3,unitins,6,univesp,2,upe,23,urbanismo,1,usp,54,vestibular,942,videos,5,vivo,1,vunesp,1,zootecnia,7,
ltr
item
INDAGAÇÃO: Prova concurso Médico Dermatologia (IBFC 2022) com Gabarito
Prova concurso Médico Dermatologia (IBFC 2022) com Gabarito
Prova concurso Médico Dermatologia (IBFC 2022) com Gabarito
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhFNlZgYWpQRIJcnRuH4R3SgIgLYhdj43R9QWsjjlcSs7SM-QXyTA8Zo-wMwCSD7vZtZ786PNdqnJHJy3Rxb-8rXpOn6x0Sd3P8DaSWcPOZfH2_eJKj-WUhx55M00IH2Yc7Vn-ZHQeJKt_3emYzs7uChBuwZm_qjkn19jKXOZByfpHjej9U68Nlkmq3yg/s16000/INDAGACAO.jpg
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhFNlZgYWpQRIJcnRuH4R3SgIgLYhdj43R9QWsjjlcSs7SM-QXyTA8Zo-wMwCSD7vZtZ786PNdqnJHJy3Rxb-8rXpOn6x0Sd3P8DaSWcPOZfH2_eJKj-WUhx55M00IH2Yc7Vn-ZHQeJKt_3emYzs7uChBuwZm_qjkn19jKXOZByfpHjej9U68Nlkmq3yg/s72-c/INDAGACAO.jpg
INDAGAÇÃO
https://www.indagacao.com.br/2022/08/prova-concurso-medico-dermatologia-ibfc-2022-com-gabarito.html
https://www.indagacao.com.br/
https://www.indagacao.com.br/
https://www.indagacao.com.br/2022/08/prova-concurso-medico-dermatologia-ibfc-2022-com-gabarito.html
true
3110492279122331237
UTF-8
Todas as Postagens Não foram encontradas postagens VEJA TODOS Leia Mais Resposta Cancelar resposta Deletar Por Home PAGINAS POSTS Veja todos RECOMENDADOS PARA VOCÊ Tudo Sobre ARQUIVOS BUSCAR TODOS OS POSTS Nenhuma postagem foi encontrada Voltar para Home Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sab Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Maio Jun Jul Ago Sep Out Nov Dez Agora mesmo 1 minuto atrás $$1$$ minutos agora 1 hora atrás $$1$$ horas atrás Ontem $$1$$ dias atrás $$1$$ semanas atrás mais de 5 semanas atrás Seguidores Seguir CONTEÚDO PREMIUM BLOQUEADO PASSO 1: Compartilhar em uma rede social PASSO 2: Clique no link na sua rede social Copiar todo o código Selecionar todo o código Todos os códigos foram copiados Não é possível copiar os códigos / textos, pressione [CTRL] + [C] para copiar Tabela de conteúdo