Prova FATEC 2022.2 com Gabarito

Prova FATEC 2022.2 com Gabarito FATEC 2022 - QUESTÃO 01 De acordo com um relatório da Organização Mundial da Saúde (OMS), publicado em 2021...
FATEC

Prova FATEC 2022.2 com Gabarito

FATEC 2022 - QUESTÃO 01
De acordo com um relatório da Organização Mundial da Saúde (OMS), publicado em 2021, 3 em cada 10 pessoas em todo o mundo não podiam lavar as mãos com água e sabão em casa durante a pandemia de COVID–19.

O documento afirma ainda que, sem uma injeção urgente de dinheiro, bilhões de pessoas em todo o mundo podem continuar sem acesso à água potável, ao saneamento e a serviços de higiene até 2030.

Apesar dos dados alarmantes, o relatório apresentou algumas boas notícias sobre o acesso universal a serviços de água, saneamento e higiene. Entre os anos de 2016 a 2020, o acesso à água potável aumentou de 70 % para 74 %; os serviços de saneamento subiram de 47 % para 54 %; e instalações de lavagem das mãos com água e sabão passaram de 67 % para 71 %.
<https://tinyurl.com/msv3sc5r> Acesso em: 21.04.2022. Adaptado.

Analisando os dados trazidos pela reportagem, podemos concluir corretamente que

(A) a universalização do acesso à água de maneira adequada acarretará o fim da mortalidade infantil.

(B) o acesso à água potável para a população da Terra não é pleno, mesmo com a melhoria verificada nesse acesso.

(C) é possível erradicar a COVID–19 e aumentar a qualidade de vida das pessoas mais pobres oferecendo a elas acesso adequado a banheiros e a água potável.

(D) mais da metade da população da Terra não tem acesso a saneamento básico, que causa a morte de bilhões de pessoas, principalmente no continente europeu.

(E) o problema do acesso à água potável aos habitantes da Terra cessaria se a água presente nos oceanos fosse distribuída  para as pessoas que não utilizam esse bem, pois essa água é rica em sais minerais.


FATEC 2022 - QUESTÃO 02
Considerando que a vida na Terra é fortemente dependente de água, entre os ODS destaca-se a melhoria da qualidade da água, a fim de se obter a água potável para todos. 

O processo convencional de tratamento de água é dividido em etapas que aparecem numeradas no esquema.

FATEC 2022 - QUESTÃO 02

As etapas numeradas 3, 4 e 5 do esquema são denominadas, correta e respectivamente,

alternativas


FATEC 2022 - QUESTÃO 03
Em Roma, no período do Império, as riquezas geradas pelas conquistas permitiram a realização de inúmeras obras públicas, entre as quais os famosos aquedutos, conforme a figura.

Em Roma, no período do Império, as riquezas geradas pelas conquistas permitiram a realização de inúmeras obras públicas, entre as quais os famosos aquedutos, conforme a figura.

Essas estruturas arquitetônicas

(A) eram cópias de projetos de engenharia desenvolvidos pelos povos nômades da pré-história.

(B) foram construídas para possibilitar a travessia de animais de carga, que levavam armamento pesado.

(C) transportavam água do Mar do Norte para as províncias dos territórios da Gália Romana, da Grécia continental e do norte da África.

(D) utilizavam a força da gravidade, por meio de canais de pedra ou tijolo ligeiramente inclinados, para levar água para cidades e vilas do Império Romano.

(E) eram barreiras militares instaladas em pontos estratégicos para proteção dos rios de fronteira do Império Romano, diante das ameaças de invasão germânica.


FATEC 2022 - QUESTÃO 04
É comum que a camada de gelo da Groenlândia derreta durante o verão do Hemisfério Norte. As altas temperaturas registradas em 2019 fizeram o fenômeno começar mais cedo. Só no mês de julho, a Groenlândia perdeu cerca de 198 bilhões de toneladas de gelo, o equivalente a ____________________ de piscinas olímpicas.
<https://tinyurl.com/qlk43pb> Acesso em: 22.04.2022. Adaptado.

Dados:
• Uma piscina olímpica tem a forma de um bloco retangular de dimensões 50 m de comprimento, 25 m de largura e 2 m de profundidade.
• Densidade do gelo: 0,9 kg/L
• 1 m³ = 1 000 L
• 1 t = 1 000 kg

O valor que preenche corretamente a lacuna do texto é

(A) 75 milhões.
(B) 88 milhões.
(C) 75 bilhões.
(D) 80 bilhões.
(E) 85 trilhões.


FATEC 2022 - QUESTÃO 05
Existem soluções baratas e eficientes para resolver o problema da falta de água potável na região semiárida do país. Um exemplo de solução acessível é o Aqualuz, um dispositivo premiado pela ONU e desenvolvido por uma estudante da Bahia para a desinfecção de água armazenada em cisterna por meio da radiação solar. 

A água armazenada na cisterna passa por um filtro que retém as partículas sólidas. Depois, ocorre a desinfecção da água com a exposição à radiação solar para eliminar microrganismos e impurezas, sem a utilização de compostos químicos nocivos à saúde. O Aqualuz consegue purificar, a cada quatro horas, dez litros de água.
<https://tinyurl.com/2p8u5695> Acesso em: 19.04.2022. Adaptado.

A cerca das informações relacionadas ao tema tratado no texto, complete a frase:

O Aqualuz gasta _____I_____ horas para tratar a água de uma cisterna de 240 litros e não utiliza _____II_____, que é uma substância simples nociva à saúde utilizada para desinfectar a água em uma etapa nas estações de tratamento.

Assinale a alternativa que preenche, correta e respectivamente, os espaços em branco.



FATEC 2022 - QUESTÃO 06
Um dos ODS é assegurar uma vida saudável para todas as pessoas. Para tanto, uma das metas a ser atingida é a de acabar com várias doenças, entre as quais as Doenças Tropicais Negligenciadas (DTN).

Embora existam financiamentos para pesquisas relacionadas às DTN, os conhecimentos produzidos não se revertem em novos medicamentos, métodos diagnósticos e/ou vacinas. Uma das razões para explicar esse quadro é o reduzido potencial de lucro para as indústrias farmacêuticas, porque as DTN são consideradas doenças endêmicas em populações de baixa renda e, presentes, em sua maioria, nos países em desenvolvimento, principalmente, em locais onde há problemas de acesso à água tratada, falta de saneamento básico, ausência de controle dos transmissores e habitação precária.

No Brasil, por meio de dados epidemiológicos e demográficos sobre o impacto de doenças, foram definidas algumas das principais DTN, entre as quais se destacam: dengue, doença de Chagas, leishmaniose, hanseníase, malária, esquistossomose e tuberculose.
<https://tinyurl.com/rmojmk8> Acesso em: 22.04.2022. Adaptado.

Assinale a alternativa correta de acordo com o texto.

(A) As DTN são consideradas endêmicas porque seus agentes causadores se alastram rapidamente, independentemente das condições de higiene, habitação e saneamento dos locais, atingindo grande parcela da população do país. 

(B) As DTN representam a principal necessidade médica dos países desenvolvidos, devido à ausência de condições adequadas de saneamento básico, tratamento de água e habitação precária. 

(C) As DTN associam-se a vários problemas, dentre as quais a falta de opções terapêuticas, o baixo investimento na produção de vacinas e de novos medicamentos para o tratamento.

(D) As DTN, típicas das regiões subdesenvolvidas do planeta, são exclusivamente associadas às tendências genéticas das populações dessas regiões. 

(E) As DTN no Brasil estão diretamente associadas à falta de alimentação adequada, a hipovitaminoses, a traumas físicos externos e à ingestão de água contaminada.


FATEC 2022 - QUESTÃO 07
A dengue, uma doença negligenciada por anos, se alastra rapidamente pelo globo. 

Considerando as características gerais dessa doença, é correto afirmar que 

(A) a contaminação ocorre por contato direto com a saliva ou o muco de uma pessoa infectada, por meio de gotículas respiratórias produzidas ao tossir ou espirrar.

(B) os agentes causadores são microscópicos e dotados de núcleo organizado capaz de orientar a produção de proteínas prejudiciais ao organismo humano.

(C) a transmissão poderia ser evitada com a eliminação de reservatórios de água parada onde se reproduzem os insetos vetores. 

(D) o tratamento é feito por meio de antibióticos, que inibem a proliferação celular dos agentes causadores da doença.

(E) a melhor maneira de prevenção é uma vacina específica produzida a partir de bactérias atenuadas ou mortas.


FATEC 2022 - QUESTÃO 08
Devido ao consumo exagerado de bebidas alcoólicas, vários problemas sociais e de saúde são ocasionados.

O etilômetro (bafômetro) é um aparelho que mede a concentração de etanol no sangue de uma pessoa mediante análise do ar expirado. 

A concentração em gramas por litro expressa a razão entre a massa do soluto dissolvido em um litro de solução. 

Considere que uma pessoa adulta, após ingerir 100 mL de vinho, submeteu-se ao teste do etilômetro. 

Supondo que todo etanol ingerido esteja diluído no sangue, é correto afirmar que a concentração de etanol no sangue dessa pessoa, apresentada pelo etilômetro é, em g/L, aproximadamente,

Dados:
• concentração de etanol no vinho = 80,2 g /L
• uma pessoa adulta apresenta, em média, 5 L de sangue

(A) 1,05.
(B) 1,60.
(C) 2,57.
(D) 3,58.
(E) 4,16.


FATEC 2022 - QUESTÃO 09
Um dos medicamentos mais utilizados para o tratamento do alcoolismo é o acamprosato, cuja estrutura está representada na figura.

Um dos medicamentos mais utilizados para o tratamento do alcoolismo é o acamprosato, cuja estrutura está representada na figura.

Observando a fórmula estrutural do acamprosato, é correto afirmar que esse composto é

(A) inorgânico, formado por 3 elementos químicos.

(B) inorgânico, formado por 4 elementos químicos.

(C) inorgânico, formado por 5 elementos químicos.

(D) orgânico, formado por 4 elementos químicos.

(E) orgânico, formado por 5 elementos químicos.


FATEC 2022 - QUESTÃO 10
SIDA está para AIDS assim como 1246 está para

(A) 1462.
(B) 6421.
(C) 6241.
(D) 2461.
(E) 4612.


FATEC 2022 - QUESTÃO 11
Em 1904, as autoridades propuseram uma política de saúde pública para a cidade do Rio de Janeiro. Esta política gerou uma grande revolta popular.

Tanto a atuação do diretor de saúde pública quanto sua política foram satirizadas pelos jornais da época, que publicaram charges como a da figura.

Tanto a atuação do diretor de saúde pública quanto sua política foram satirizadas pelos jornais da época, que publicaram charges como a da figura.

Assinale a alternativa que apresenta, corretamente, o contexto histórico a que a charge faz referência.

(A) O aumento no número de moradores de rua provocou epidemias de leptospirose, hanseníase e dengue, e levou o governo de Oswald de Andrade a deportar essas pessoas para os morros cariocas.

(B) A Lei do Esgoto, criada por Osvaldo Aranha, sob pressão dos administradores da Companhia City de Urbanização, deslocou famílias pobres para bairros sem acesso a sistemas de tratamento de resíduos. 

(C) A população do Rio de Janeiro reagiu à política sanitarista de Oswaldo Cruz, que incluía a vacinação forçada, iniciando a Revolta da Vacina, que deixou 30 mortos e centenas de pessoas feridas, presas e deportadas. 

(D) O presidente Getúlio Vargas alterou as leis sanitárias e permitiu o escoamento de grandes volumes de esgoto da capital federal, Rio de Janeiro, em direção ao interior de São Paulo, o que prejudicou a população rural. 

(E) O envio forçado de pessoas doentes para colônias de leprosos na Amazônia brasileira provocou uma onda de protestos contra o presidente Arthur Bernardes, reprimidos com violência pela força policial do Rio de Janeiro.


Leia o texto para responder às questões 12 e 13.

No início da epidemia de COVID–19, o governo chinês tomou uma série de medidas na tentativa de inibir a disseminação desse vírus, entre as quais, a suspensão da circulação de trens em três cidades: Wuhan, Huanggang e Ezhou. 

Suponha que, na manhã anterior à suspensão de circulação dos trens, em uma estação, 36 passageiros foram selecionados e examinados. 

Constatou-se que:
• somente 20 dos passageiros selecionados estiveram em Wuhan ou em Huanggang;
• exatamente 6 desses 20 passageiros estiveram em Wuhan e em Huanggang; e
• nenhum desses 20 passageiros esteve em Ezhou.

FATEC 2022 - QUESTÃO 12
Admita que, dos 36 passageiros selecionados, 17 estiveram em Huanggang. 

Logo, é correto afirmar que o número de passageiros que estiveram em Wuhan é

(A) 3.
(B) 6.
(C) 9.
(D) 12.
(E) 15.


FATEC 2022 - QUESTÃO 13
Escolhendo-se um passageiro ao acaso, dentre os selecionados e examinados, a probabilidade de ele ter estado em exatamente duas das três cidades citadas no texto é de



FATEC 2022 - QUESTÃO 14
Considere os grupos A e B que não possuem acesso universal a serviços de água potável.

O plano cartesiano da figura apresenta os gráficos com as previsões de essas populações atingirem o acesso universal a serviços de água potável nos próximos 15 anos.

Suponha que essas previsões tenham crescimentos lineares.

Considere os grupos A e B que não possuem acesso universal a serviços de água potável.

Analise o gráfico e assinale a alternativa correta.

(A) A previsão é de que o grupo B atinja o acesso universal num intervalo de tempo menor do que o do grupo A. 

(B) A previsão é de que o grupo A atinja o acesso universal num intervalo de tempo menor do que o do grupo B.

(C) ao final desses 15 anos, nenhum grupo atingirá o acesso universal.

(D) A taxa de crescimento da previsão de acesso do grupo A é maior do que a do grupo B.

(E) A taxa de crescimento da previsão de acesso do grupo B é maior do que a do grupo A.


FATEC 2022 - QUESTÃO 15
Considere o excerto da música Idiots are taking over, da banda de punk rock NOFX.

Idiots Are Taking Over
(NOFX)

It’s not the right time to be sober
Now the idiots have taken over
Spreading like a social cancer, is there an answer?
[…]
Darwin’s rolling over in his coffin
The fittest are surviving much less often
Now everything seems to be reversing, and it’s worsening
Someone flopped a steamer in the gene pool
Now angry mob mentality’s
no longer the exception, it’s the rule
[…]
There’s no point for democracy when ignorance is celebrated
Political scientists
Get the same one vote
as some Arkansas inbred
[…]
<https://tinyurl.com/twd3lby> Acesso em: 20.04.2022. Adaptado

Glossário:
fittest: mais apto 
worsen: piorar
mob: multidão 
inbred: inato

Segundo o texto, é correto afirmar que

(A) apenas cientistas políticos poderão controlar uma grande massa ignorante.

(B) a democracia atualmente pressupõe a ignorância celebrada pela sociedade. 

(C) há a disseminação de uma doença social causada por vícios como o álcool.

(D) pessoas ignorantes e tolas estão assumindo postos de destaque.

(E) Darwin, cuja teoria criacionista foi banida, está se revirando no caixão.


Leia os quadrinhos para responder às questões 16 e 17.

Leia os quadrinhos para responder às questões 16 e 17

FATEC 2022 - QUESTÃO 16
O humor se constrói nos quadrinhos a partir da ideia que, 

(A) apesar de todo o empenho científico para o desenvolvimento da internet, a rede permite opiniões que contradizem a ciência.

(B) apesar de serem pessoas diferentes, a cientista e Billy compartilham das mesmas opiniões acerca da ciência.

(C) apesar dos esforços dos cientistas, os satélites lançados ainda não conseguiram entrar em órbita.

(D) apesar dos avanços tecnológicos, os cientistas ainda não conseguiram calcular o diâmetro da Terra.

(E) apesar de ter tantos computadores sofisticados, a cientista somente consegue fazer cálculos no papel.


FATEC 2022 - QUESTÃO 17
Para garantir o acesso igualitário e amplo à Educação, cada vez mais são disponibilizados recursos de tecnologia de comunicação via satélite. Para que esses satélites sejam colocados em órbita na Terra, usam-se conceitos básicos da Mecânica Clássica. 

Podemos afirmar corretamente que um conceito representado no segundo quadrinho se refere ao princípio

(A) da incerteza.
(B) da ação e reação.
(C) de Arquimedes.
(D) de Heisenberg.
(E) de Pascal.


FATEC 2022 - QUESTÃO 18
Embora uma das principais atividades econômicas da região de Minas Gerais, desde os tempos da colônia até a atualidade, seja a mineração, essa atividade sofreu alterações significativas ao longo da história.

Assinale a alternativa que apresenta, corretamente, as principais características da mineração nessa região, ao longo do tempo.

(A) No período colonial, o nióbio era o minério mais procurado no mercado internacional, movimentado pela nascente indústria têxtil; atualmente, o principal minério extraído na região das Minas Gerais é o ouro.

(B) No período colonial, a mineração era orientada pela busca de ouro e diamantes e realizada principalmente por mão de obra escravizada; atualmente, o minério de ferro é o principal minério de exportação de Minas Gerais.

(C) No século XV, a região de Minas Gerais respondia por cerca de 80 % do volume de bauxita exportado pelo Brasil; atualmente, os minérios brasileiros enfrentam boicotes internacionais devido aos rompimentos de barragem no estado.

(D) No século XVIII, a região de Minas Gerais era a segunda maior produtora de ouro da colônia, atrás de Goiás; atualmente, no estado de Minas Gerais, a mineração é a terceira maior atividade econômica, atrás do artesanato e do turismo.

(E) No século XIV, a descoberta de jazidas de metais preciosos provocou a colonização da região de Minas Gerais; atualmente, verifica-se a diminuição do número de escravizados nas regiões mineradoras, expulsos pelos sucessivos rompimentos de barragens.


FATEC 2022 - QUESTÃO 19
A taxa de fecundidade de 1,48 filho por mulher foi um dos principais temas destacados pelo presidente russo, Vladimir Putin, em um discurso proferido no início de 2020: “Não é o suficiente para o nosso país”.

Embora a taxa de fecundidade entre as mulheres russas em idade reprodutiva tenha aumentado desde 1999, quando chegou a 1,16 filho por mulher, ainda está em patamares distantes dos desejados por Putin.

O governo anunciou propostas para aumentar a taxa a 1,7 filho por mulher dentro de quatro anos, tais como aumento em um programa de transferência de renda para famílias carentes com filhos e benefícios financeiros para famílias com três ou mais filhos.
<https://tinyurl.com/rcm3vhu> Acesso em: 10.04.2022. Adaptado.

As propostas do governo russo para aumentar a taxa de fecundidade naquele país decorrem da

(A) escassez da mão de obra na Rússia, haja vista que, nos dias de hoje, a população de imigrantes supera a de pessoas nascidas no país.

(B) urgência em diminuir a densidade demográfica do país, a qual está entre as maiores da Terra e contribui para a escassez de recursos naturais.

(C) necessidade de aumentar a população nativa, pois se a taxa de fecundidade continuar em 1,48 filho por mulher, a população absoluta nativa da Rússia tenderá a diminuir.

(D) exigência do Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) de duplicar a população da Eurásia no prazo de 50 anos para suprir os vazios demográficos desse continente.

(E) assimetria na distribuição da população sobre o território russo, uma vez que a maior parte da população se concentra no leste e no norte do país, deixando o oeste e o sul praticamente desabitados.


FATEC 2022 - QUESTÃO 20
João, preocupado com nosso planeta, irá instalar placas solares em sua residência.

Para atender ao consumo de energia de sua casa, serão necessários 2 120 W de potência por dia. Após estudar o problema, adquiriu módulos solares fotovoltaicos com forma retangular e as seguintes características:

• potência diária gerada por módulo: 265 W; e
• dimensão de cada módulo: 1,65 m por 1,00 m, com espessura desprezível.

Os módulos serão instalados no telhado, um ao lado do outro, sem sobreposição.

Assinale a alternativa que apresenta a área total mínima, em m², que será ocupada pelos módulos que João deverá instalar para atender suas necessidades.

Despreze quaisquer formas de perda de energia.

(A) 12,5 
(B) 13,2 
(C) 14,6 
(D) 15,3 
(E) 16,4


FATEC 2022 - QUESTÃO 21
De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), de forma simplificada, são consideradas desempregadas as pessoas com idade para trabalhar (acima de 14 anos) que não estão trabalhando, mas que estão disponíveis e tentam encontrar trabalho. Assim, para alguém ser considerado desempregado, é insuficiente não possuir um emprego.

Segundo dados do IBGE, a taxa de desemprego entre a população de 18 a 24 anos foi de 25,7 % no 3º trimestre de 2019.

Esse grupo tem a 2ª maior taxa de desemprego entre as faixas etárias pesquisadas pelo órgão, ficando apenas atrás da população ainda mais jovem, de 14 a 17 anos. Nesse caso, a taxa chegou a 40,6 %.

A taxa de desemprego no período foi de 10 % entre os homens e de 13,9 % entre as mulheres.

No período, o desemprego entre os que se declaram brancos foi de 9,2 %. Já entre os que se declaram pretos foi de 14,9 % e de pardos, 13,6 %.
<https://tinyurl.com/rsspqcs> Acesso em: 21.04.2022. Adaptado.

Sobre o desemprego no Brasil e de acordo com o texto, é correto afirmar que a taxa de desemprego é maior

(A) entre a população de 18 a 24 anos, pois o mercado de trabalho está com baixa atividade econômica e essa faixa etária é composta majoritariamente por pessoas que possuem qualificação profissional.

(B) entre os homens, pois historicamente as pessoas que compõem esse gênero não aceitam serem chefiados por mulheres, uma vez que elas ocupam a maioria dos cargos de chefia nas empresas brasileiras.

(C) entre as mulheres, pois historicamente as pessoas que compõem esse gênero recebem salários maiores do que os dos homens, além de se enquadrarem em jornadas com menos horas de trabalho. 

(D) entre os que se declaram pretos, pois, por serem mais escolarizados que os brancos, possuem estabilidade no emprego e maior rede de proteção no sistema de seguridade social.

(E) entre a população de 14 a 17 anos, pois um dos fatores é a exigência do mercado de trabalho por experiências e qualificações na área em que se está procurando emprego.


FATEC 2022 - QUESTÃO 22
Leia a reportagem publicada em 21.05.2019.

Segundo estudo do Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getúlio Vargas, o índice que mede a desigualdade de renda dos brasileiros vem subindo consecutivamente desde 2015, e atingiu em março de 2019 o maior patamar desde o começo da série histórica em 2012.

O estudo revela que a variação da renda média acumulada pelos 10 % mais pobres apresentou:

• aumento de 10 % da renda acumulada, no período de 2012 a 2015; e
• redução de 20 % da renda acumulada, no período de 2016 a março de 2019.
<https://tinyurl.com/5bh2rp9v> Acesso em: 22.04.2022. Adaptado.

A partir das informações do texto, assinale a alternativa que apresenta a queda acumulada na variação de renda da população mais pobre, de 2012 a março de 2019.

(A) 10 %
(B) 11 %
(C) 12 %
(D) 13 %
(E) 14 %


FATEC 2022 - QUESTÃO 23
A legislação estabeleceu acessos diferenciados para negros nas escolas, nas praias, nos clubes, nos ônibus, nas universidades e em outros espaços de convivência; classificou os sul-africanos em brancos, mestiços, indianos e negros; proibiu os casamentos inter-raciais. [...] As crianças e os jovens negros recebiam uma educação diferenciada da dos brancos.
Araribá plus: história. 9. 4ªed. São Paulo: Moderna, 2014, p.197.

O texto faz referência ao regime de segregação conhecido como

(A) Apartheid.
(B) Secessão.
(C) Black Power.
(D) Antissemitismo.
(E) Black Lives Matter.


FATEC 2022 - QUESTÃO 24
Leia o texto extraído do site do Ministério da Cidadania.

O Bolsa Família era um programa da Secretaria Nacional de Renda de Cidadania (Senarc), que contribuiu para o combate à pobreza e à desigualdade no Brasil. Ele foi criado em outubro de 2003 e foi extinto em 2021, sendo substituído pelo Auxílio Brasil.

O Bolsa Família possuía três eixos principais: complemento da renda; acesso a direitos; e articulação com outras ações a fim de estimular o desenvolvimento das famílias. Sua gestão era descentralizada, ou seja, tanto a União, quanto os estados, o Distrito Federal e os municípios tinham atribuições em sua execução. Em nível federal, o Ministério da Cidadania era o responsável pelo Programa, e a Caixa Econômica Federal era o agente que executava os pagamentos.
<https://tinyurl.com/2p9abjm6> Acesso em: 10.04.2022. Adaptado.

Esse programa

(A) viabilizou a concretização da reforma agrária no país, concedendo microcréditos às famílias que retornaram ao campo.

(B) possibilitou ao Estado ser agente fundamental de redistribuição de renda e estimular o desenvolvimento econômico.

(C) facilitou a criação de novos bancos, em virtude da expansão das agências bancárias autorizadas a pagar o benefício.

(D) motivou a demissão de milhões de trabalhadores urbanos celetistas que preferiam sair de seus empregos para se tornarem beneficiários do programa.

(E) determinou que Organizações Não Governamentais (ONGs) fossem contratadas pelo governo para cadastrar, escolher e remunerar as famílias beneficiadas.


FATEC 2022 - QUESTÃO 25
Todos os anos, milhares de pessoas tentam chegar a outros países movidas por diversos motivos, como a necessidade de escapar da miséria e fugir de diferentes tipos de violência. 

Suponha que um país deseje implementar políticas de imigração planejadas e bem geridas. Após um estudo, esse país percebe que recebe imigrantes todos os dias. Contudo, apenas aos sábados e domingos, chega o maior número de pessoas, evento denominado Grande Fluxo. 

Para receber esses imigrantes da melhor forma possível, esse país marcou o início da implementação dessas políticas para o primeiro dia de um certo mês, que tem 31 dias. Além disso, sabe-se que, nesse mesmo mês, seus 2 últimos dias coincidem com um Grande Fluxo.

Assinale a alternativa que apresenta, corretamente, o dia da semana em que aconteceu a implementação das políticas de imigração descritas.

(A) Quinta-feira
(B) Sexta-feira
(C) Sábado 
(D) Domingo 
(E) Segunda-feira


Leia o texto para responder às questões de 26 a 28.

Uma noite, há anos, acordei bruscamente e uma estranha pergunta explodiu de minha boca. De que cor eram os olhos de minha mãe? [...]

Sempre ao lado de minha mãe, aprendi a conhecê-la. Decifrava o seu silêncio nas horas de dificuldades, como também sabia reconhecer, em seus gestos, prenúncios de possíveis alegrias. Naquele momento, entretanto, me descobria cheia de culpa, por não recordar de que cor seriam os seus olhos. [...]

Eu me lembrava de algumas histórias da infância de minha mãe. [...] Às vezes, as histórias de minha mãe confundiam-se com as de minha própria infância. Lembro-me de que muitas vezes, quando a mãe cozinhava, da panela subia cheiro algum. Era como se cozinhasse, ali, apenas o nosso desesperado desejo de alimento. As labaredas, sob a água solitária que fervia na panela cheia de fome, pareciam debochar do vazio do nosso estômago, ignorando nossas bocas infantis em que as línguas brincavam a salivar sonho de comida. E era justamente nesses dias de parco ou nenhum alimento que ela mais brincava com as filhas. 

Nessas ocasiões a brincadeira preferida era aquela em que a mãe era a Senhora, a Rainha. Ela se assentava em seu trono, um pequeno banquinho de madeira. Felizes, colhíamos flores cultivadas em um pequeno pedaço de terra que circundava o nosso barraco. 

E foi então que, tomada pelo desespero por não me lembrar de que cor seriam os olhos de minha mãe, naquele momento resolvi deixar tudo e, no dia seguinte, voltar à cidade em que nasci. [...]

E quando, após longos dias de viagem para chegar à minha terra, pude contemplar extasiada os olhos de minha mãe, sabem o que vi? Vi só lágrimas e lágrimas. Entretanto, ela sorria feliz. Mas eram tantas lágrimas, que eu me perguntei se minha mãe tinha olhos ou rios caudalosos sobre a face. E só então compreendi. Minha mãe trazia, serenamente em si, águas correntezas. 
Por isso, prantos e prantos a enfeitar o seu rosto. A cor dos olhos de minha mãe era cor de olhos d’água. [...]
Conceição Evaristo, Olhos d’água. Rio de Janeiro: Pallas – Fundação Biblioteca Nacional, 2016.

FATEC 2022 - QUESTÃO 26
A trajetória de vida da narradora-personagem é marcada pela fome, diante da qual a mãe utilizava brincadeiras para distrair as filhas, gerando no texto uma oposição poética entre a ausência (de alimentos) e a abundância (de imaginação).

Assinale a alternativa em que as expressões representam, respectivamente, o contraste exposto.

(A) “silêncio nas horas” e “cheia de culpa” (2.º parágrafo)

(B) “sonho de comida” e “flores cultivadas” (3.º parágrafo)

(C) “assentava em seu trono” e “cheia de fome” (3.º parágrafo)

(D) “cheiro algum” e “mãe era a Senhora, a Rainha” (3.º parágrafo)

(E) “flores cultivadas” (3.º parágrafo) e “rios caudalosos” (6.º parágrafo)


FATEC 2022 - QUESTÃO 27
Para reforçar a metáfora “cor de olhos d’água”, a autora do texto utiliza duas expressões relacionadas às águas: “rios caudalosos” e “águas correntezas”.

Essas locuções, além de exprimirem os sentimentos vivenciados pela mãe da narradora, também representam, respectivamente,

(A) escassez e insignificância. 
(B) instabilidade e fraqueza.
(C) desilusão e fartura.
(D) fortaleza e miséria.
(E) abundância e força.


FATEC 2022 - QUESTÃO 28
A personificação é uma figura de linguagem amplamente empregada pela autora, por meio da qual ela dá vida ou traços humanos a objetos inanimados. 

Assinale a alternativa em que esse recurso é empregado

(A) Eu me lembrava de algumas histórias da infância de minha mãe.

(B) As labaredas [...] pareciam debochar do vazio de nosso estômago.

(C) ...a brincadeira preferida era aquela em que a mãe era a Senhora, a Rainha.

(D) Felizes, colhíamos flores cultivadas...

(E) ...pude contemplar extasiada os olhos de minha mãe.


FATEC 2022 - QUESTÃO 29
Uma das metas estabelecidas pelos ODS é acabar com o tráfico de espécies da fauna e da flora.

Suponha que, em uma determinada agência governamental,

• todas as investigações sobre tráfico de espécies ou são apenas casos que envolvem espécies da fauna ou são apenas casos que envolvem espécies da flora; e
• as investigações sobre casos que envolvem espécies da fauna não serão arquivadas.

É correto concluir que

(A) toda investigação de casos que envolvem espécies da flora será arquivada.

(B) toda investigação que será arquivada é um caso que envolve espécies da flora.

(C) um caso de uma investigação que não é arquivada com certeza envolve espécies da fauna.

(D) algumas investigações que serão arquivadas envolvem espécies da fauna.

(E) nenhuma investigação que envolve espécies da flora será arquivada.


FATEC 2022 - QUESTÃO 30
Entre os objetivos propostos pela Agenda 2030, destaca-se o de proteger e restaurar ecossistemas relacionados com a água, incluindo montanhas, florestas, zonas úmidas, rios, aquíferos e lagos.

Como exemplos de áreas úmidas, destacam-se: charcos, várzeas, rios, estuários, toda a extensão de pântanos, manguezais, os recifes de coral e a maior planície alagável do planeta, partilhada por três países – Brasil, Paraguai e Bolívia – o Pantanal. 

A fim de conservar melhor o Pantanal, devem-se compreender melhor as riquezas e potencialidades dessa área de planície alagável. 

Sobre esse bioma, assinale a alternativa correta.

(A) Apresenta vegetação constituída predominantemente por gramíneas e fauna de vertebrados formada principalmente por roedores, como hamsters e marmotas, além de carnívoros, como coiotes e alces.

(B) Apesar de estarem em solo encharcado, as plantas desse bioma não absorvem água com eficiência devido às constantes temperaturas do solo abaixo de 5 °C e sofrem com a desidratação, processo chamado de seca fisiológica. 

(C) Ocupa cerca de 10 % do território brasileiro, estendendo-se principalmente pelos estados de Sergipe, Alagoas, Bahia e pelonorte de Minas Gerais. Entre as espécies vegetais, apresenta o pau-brasil, orquídeas e samambaias. A fauna se destaca pela presença do mico-leão-dourado, onças, guepardos e raposas.

(D) Localiza-se na faixa equatorial do planeta, com fauna rica e abundante. A vegetação apresenta árvores de grande porte, cujas copas mais altas formam um “teto” de vegetação, sob o qual existe um patamar interno, formado pelas copas de árvores mais baixas. 

(E) Apresenta elevada biodiversidade, em que a fauna de vertebrados abunda, no meio aquático, em peixes, e no meio terrestre, em aves, capivaras, antas, onças, jacarés e serpentes. A flora é principalmente constituída por ervas, arbustos e árvores diversas, como palmeiras, ipês e aroeiras.


FATEC 2022 - QUESTÃO 31
A prática da Produção mais Limpa (P+L) contribui para o avanço no caminho da sustentabilidade. 

Em relação aos processos de produção, a P+L orienta para a economia de matéria-prima e energia, para a eliminação do uso de materiais tóxicos e para a redução nas quantidades e toxicidade dos resíduos e emissões. 

Hoje, no entanto, constata-se que uma mudança de patamar se faz necessária: a mudança para o patamar do Consumo mais Limpo.

A busca pela minimização dos impactos ambientais deve incluir, obrigatoriamente, o percurso dos produtos a partir de sua produção. 

A trajetória dos produtos, desde a extração dos recursos naturais necessários à sua produção, passando por todos os elos da cadeia produtiva e seguindo pela distribuição, comercialização, uso e destinação final é denominada de Ciclo de Vida dos Produtos. 
<https://tinyurl.com/recsu5q> Acesso em: 10.04.2022. Adaptado.

De acordo com o texto, é correto afirmar que 

(A) o fim dos impactos ambientais ocorrerá no momento em que o percurso dos produtos a partir de sua produção for monitorado pela sociedade.

(B) o rumo a ser seguido para atingirmos a sustentabilidade passa pela utilização dos combustíveis fósseis e sem a utilização de energia nuclear.

(C) o ciclo da vida dos produtos é a redução do uso de materiais tóxicos e a eliminação, pela queima, de todos os resíduos gerados pelos sistemas produtivos. 

(D) a diretriz escolhida na busca pela sustentabilidade passa obrigatoriamente pela desassociação entre produção mais limpa e consumo mais limpo, pois são ações divergentes.

(E) a redução dos impactos ambientais implica buscar a diminuição e mesmo a eliminação de processos nocivos ao meio ambiente, da extração da matéria-prima ao uso e ao descarte final de objetos.


Leia o texto para responder as questões 32 e 33.

O ODS 7 evoca a necessidade de se pensar em Energia Limpa e Acessível, assegurando o acesso confiável, sustentável e moderno. 

Há pouco tempo circulou nas mídias sociais uma fake news de que um grande empresário havia encomendado uma embarcação de luxo movida a hidrogênio. O projeto de fato existia, mas não tinha relação com o empresário.

O conceito base do projeto chamou atenção por contar com tecnologias que combinam hidrogênio e oxigênio para produzir eletricidade e água, assim evitando a queima de carvão e madeira para alimentar a embarcação.

A embarcação conta com 112 m de comprimento, espaço para 14 convidados e 31 tripulantes. 

Possui dois tanques de 28 toneladas cada, selados a vácuo, com hidrogênio líquido resfriado a –253 ºC. Quando for entregue, a embarcação vai atingir 17 nós de velocidade e viajar por 3 750 milhas náuticas, cerca de 6 945 km. 
<https://tinyurl.com/trf8o7x> Acesso em: 10.04.2022. Adaptado.

FATEC 2022 - QUESTÃO 32
Sabendo que “1 nó” equivale a “1 milha náutica por hora”, podemos determinar que a embarcação citada no texto vai atingir, em km/h, a velocidade aproximada de 

(A) 408.
(B) 220.
(C) 31.
(D) 17.
(E) 2.


FATEC 2022 - QUESTÃO 33
De acordo com o texto, o hidrogênio é resfriado à temperatura de

(A) zero absoluto.
(B) 20 K acima do zero absoluto.
(C) 20 K abaixo do zero absoluto.
(D) 526 K acima do zero absoluto.
(E) 526 K abaixo do zero absoluto.


FATEC 2022 - QUESTÃO 34
Na Austrália a temporada de incêndios florestais de 2019 começou em setembro. 

As florestas daquele país enfrentaram queimadas sem precedentes. 

Quase 8 milhões de hectares foram queimados e cerca de 500 milhões de animais morreram. 

Um mês antes, em agosto, a Amazônia enfrentou um dos maiores índices de queimadas já registrados.

Mas os casos não são similares. Apesar da gravidade e dos riscos para a população e para os animais, a vegetação da Austrália é mais acostumada com o fogo e se adapta mais rápido. Além disso, os incêndios são naturais e se espalham pela floresta seca. 

Na Amazônia, as plantas não têm adaptação ao fogo e a floresta úmida só queima se alguém colocar fogo. As mudanças climáticas facilitaram as condições para o fogo se expandir. 
<https://tinyurl.com/2p8dmtm8> Acesso em: 19.04.2022. Adaptado.

De acordo com o texto, é correto afirmar que

(A) as altas temperaturas verificadas tanto na Amazônia quanto na Austrália foram as causas dos incêndios em ambas as matas.

(B) tanto a floresta amazônica quanto as florestas australianas são acostumadas com o fogo e, portanto, poderão se regenerar rapidamente.

(C) as mudanças climáticas contribuíram para a propagação dos incêndios em áreas florestais da Amazônia e da Austrália, apesar de as causas das queimadas não serem semelhantes.

(D) a queimada na Amazônia ocorreu pelo aumento do processo de desertificação a que essa área está exposta, diferentemente da Austrália, país de clima frio, onde não existem desertos.

(E) as florestas australianas, por serem úmidas, não pegam fogo de maneira espontânea, diferentemente da floresta amazônica que, em função do tempo seco, fica exposta a queimadas naturais.


FATEC 2022 - QUESTÃO 35
A reciclagem terciária é a aplicação de processos químicos para quebrar os polímeros constituintes dos plásticos de modo a obter moléculas menores, os monômeros. Esse processo permite que o material, que antes era inutilizável, possa ser polimerizado para ser utilizado na fabricação de novos materiais. 

Um dos processos utilizados na reciclagem terciária de polímeros como o policloreto de vinila (PVC) é a pirólise (decomposição pelo calor). 

A pirólise do PVC libera ácido clorídrico, HCl (reação 1).


Em seguida, o HCl gerado passa por um filtro onde é absorvido pelo hidróxido de cálcio, formando o cloreto de cálcio, X (reação 2). 


O nome do composto orgânico formado na reação 1 e a fórmula do composto X produzido na reação 2 são, respectivamente,



Leia o texto para responder as questões 36 e 37.

Os plásticos são insolúveis em água e apresentam baixo potencial de degradação.

Os ecossistemas marinhos correm o risco de sofrer danos irreparáveis em decorrência de milhões de toneladas de resíduos de plásticos que, descartados de forma incorreta, vão parar no mar todos os anos, A aglomeração dessa grande quantidade de resíduos plásticos forma as chamadas “ilhas de plástico” ou “grandes ilhas de lixo”. 

Pesquisas demonstram que o plástico, no ambiente marinho, sofre ações do meio (sol, altas temperaturas, diferentes níveis de oxigênio, energia das ondas e presença de fatores abrasivos, como areia, cascalho ou rocha), fragmenta-se e passa a ter aparência de alimento para muitos dos animais marinhos e se inalados ou ingeridos bloqueiam as vias respiratórias e a passagem de alimento pelo estômago de várias espécies, podendo, em consequência, causar a morte e interferir na reprodução.
<https://tinyurl.com/t9z9yby> Acesso em: 22.0.2022. Adaptado.

FATEC 2022 - QUESTÃO 36
Acerca das informações relacionadas ao tema tratado no texto, assinale a alternativa correta.

(A) As “grandes ilhas de lixo” constituem-se como a forma adequada para a coleta, reciclagem e tratamento do lixo plástico dos oceanos. 

(B) A poluição causada pelo lançamento de resíduos plásticos nos oceanos pode causar o fenômeno conhecido como maré vermelha, devido ao aumento dos decompositores nas teias alimentares.

(C) As áreas oceânicas conhecidas como “ilhas de lixo” são regiões de intensa degradação dos resíduos plásticos, devido à grande quantidade de bactérias decompositoras anaeróbicas e à falta do gás oxigênio. 

(D) As pesquisas demonstram que os resíduos plásticos lançados aos oceanos, ao sofrerem a ação das correntes marinhas, das variações de salinidade, de pressão, de temperatura e de atrito, em um intervalo de tempo médio, não prejudicam mais os ecossistemas.

(E) Em meio marinho, os plásticos apresentam inúmeras ameaças ecológicas, como a inibição da capacidade reprodutiva dos animais, o bloqueio do trato digestório daqueles que ingerem esses plásticos e a transferência de poluentes para a cadeia alimentar.


FATEC 2022 - QUESTÃO 37
Sobre a degradação do material descrito no texto, é correto afirmar que

(A) ela independe de fatores ambientais, tais como: umidade, temperatura, disponibilidade de oxigênio e luminosidade.

(B) ela ocorre intensamente nas “grandes ilhas de lixo” encontradas nos oceanos, devido à falta de matéria orgânica desses locais.

(C) as bactérias e os fungos decompositores possuem enzimas específicas para transformar rapidamente a matéria mineral em orgânica.

(D) os materiais resistentes à biodegradação, quando descartados incorretamente, representam um grande desafio da gestão ambiental contemporânea.

(E) os resíduos de plásticos após se fragmentarem nos oceanos são benéficos nos processos respiratórios e reprodutivos de muitos animais marinhos, pois são facilmente digeridos.


FATEC 2022 - QUESTÃO 38
Em 2020 no Brasil, 97 % das pessoas com idade entre 7 e 14 anos estavam matriculadas na escola. O restante, correspondente a 1,5 milhão de pessoas com essa idade escolar, estava fora da sala de aula.
<https://tinyurl.com/tfs6qgm> Acesso em: 22.04.2022. Adaptado.

Segundo os dados apresentados, em 2020, o número de pessoas com idade entre 7 e 14 anos que estavam matriculadas na escola, em milhões, era

(A) 48,5.
(B) 45,3. 
(C) 43,5. 
(D) 42,7. 
(E) 40,5. 


FATEC 2022 - QUESTÃO 39
Com o intuito de diminuir significativamente a geração de resíduos, têm-se estimulado a redução de consumo, a reciclagem e o reuso de dispositivos eletrônicos. Atualmente, um dos grandes vilões do meio ambiente é o descarte de baterias. 

Apesar da criação das baterias recarregáveis, o problema ainda persiste. Esse é um dos motivos pelo qual a produção em larga escala de carros elétricos tem sofrido resistência. Devido a essa necessidade de diminuição de resíduos, as indústrias têm investido no sentido de ampliar a durabilidade e a capacidade de operação dessas baterias. Uma das grandezas físicas utilizada para aferir a capacidade dessas baterias tem como unidade de medida “A·h”.

É correto afirmar que essa unidade de medida se refere à grandeza física

(A) carga elétrica.
(B) corrente elétrica.
(C) potencial elétrico.
(D) resistência elétrica.
(E) capacitância elétrica.


FATEC 2022 - QUESTÃO 40
Considere os quadrinhos.

FATEC 2022 - QUESTÃO 40

Os principais personagens dos quadrinhos rejeitam o uso de canudinhos porque

(A) se preocupam com o alto consumo de combustíveis renováveis.

(B) se preocupam que seu descarte final possa gerar um impacto ambiental.

(C) se entediam com essa discussão sobre produtos descartáveis.

(D) são ambientalistas a favor do uso de produtos descartáveis.

(E) são consumistas que não se preocupam com a vida marinha.


Leia o texto para responder as questões 41 e 42.

Em todo o mundo, 1,3 bilhão de toneladas de alimentos, cerca de um terço do que é produzido, é desperdiçado ou perdido por ano. Esses alimentos que seriam descartados podem ser aproveitados nos biodigestores. 

Biodigestor é um compartimento fechado onde ocorre decomposição de matéria orgânica, produzindo o biogás (metano) que pode ser utilizado para a produção de energia.

FATEC 2022 - QUESTÃO 41
Nos biodigestores, ocorre a fermentação da Matéria Orgânica (MO) por microrganismos sem a presença de oxigênio com liberação de energia e de gases tais como CH4, H2, H2S, CO2, NH3, N2 e H2O.

De acordo com o texto, a equação química simplificada que descreve a fermentação ocorrida nos biodigestores é

A) MO + energia → CH4 + H2 + H2S + CO2 + NH3 + N2 + H2O

(B) MO + O2 + energia → CH4 + H2 + H2S + CO2 + NH3 + N2 + H2O

(C) MO → CH4 + H2 + H2S + CO2 + NH3 + N2 + H2O + energia

(D) MO + O2 → CH4 + H2 + H2S + CO2 + NH3 + N2 + H2O + energia

(E) MO + energia → CH4 + H2 + H2S + CO2 + NH3 + N2 + H2O + O2


FATEC 2022 - QUESTÃO 42
Um grupo de alunos construiu um biodigestor a partir de garrafas de polietileno tereftalato (PET) e galões de água para reaproveitar resíduos alimentares da escola. 

No entanto, após uma semana, não observavam formação de biogás como era esperado. Para melhorar a eficiência do biodigestor, os alunos decidiram fazer uma adaptação no gerador de biogás. O biodigestor foi envolvido com saco plástico preto e exposto à radiação solar. Com essa configuração, após dois dias, foram observadas as primeiras bolhas.

Com base na adaptação feita pelos alunos, é correto afirmar que o fator cinético que contribuiu para aumentar a velocidade das reações que ocorreram no biodigestor foi a

(A) luz.
(B) umidade.
(C) temperatura.
(D) forma do recipiente.
(E) área da superfície do gerador.


FATEC 2022 - QUESTÃO 43
Internet, telefone celular e computador pessoal impactaram profundamente diferentes sociedades a partir do último quartel do século XX. Essas inovações são produto de um processo de desenvolvimento tecnológico que se iniciou após a Segunda Guerra Mundial e se estende até os dias de hoje. Esse processo é chamado, pelos estudiosos, de Terceira Revolução Industrial.

Entretanto, a parceria entre ciência, técnica e indústria remonta ao século XIX, período em que ocorreu a chamada Segunda Revolução Industrial, que é marcada pela invenção

(A)  do satélite e da bússola.

(B) do gramofone e da luneta.

(C) do rádio e do sistema GPS.

(D) do automóvel e do telefone.

(E) do tear manual e da imprensa.


FATEC 2022 - QUESTÃO 44
Leia os quadrinhos.

FATEC 2022 - QUESTÃO 44

Os quadrinhos apresentados abordam uma temática relevante para a sociedade utilizando linguagem coloquial.

Analisando-se as informações verbais e não verbais utilizadas na construção da tirinha, afirma-se corretamente que o humor decorre 

(A) do contraste entre as ações politicamente corretas realizadas pelas personagens e suas falas preconceituosas.

(B) da coerência entre o posicionamento das personagens, que acreditam na inutilidade de ações ambientalmente corretas. 

(C) da representação de ações consideradas fisicamente saudáveis realizadas no discurso das personagens, mas não postas em prática.

(D) da oposição existente entre as falas das personagens, que compreendem de formas diferentes o conceito de consumo sustentável. 

(E) da incoerência existente entre o discurso de proteção ambiental das personagens e a concretização das ações representadas nos quadrinhos.


FATEC 2022 - QUESTÃO 45
Leia as informações publicadas em 23.10.2019 no site da World Economic Forum.

In terms of wealth per adult, the biggest winners were in Switzerland in the period 2018–2019, with a growth of $ 17,790. Australia was at the other end of the scale, with losses of $ 28,670 per adult, largely down to exchange rate effects. Australia lost 124,000 millionaires following a fall in average wealth, and was the only country recording a drop of more than 2 % in house prices (–6 %).

Change in wealth per adult 2018-19, biggest gains and losses

Change in wealth per adult 2018-19, biggest gains and losses

Considerando as informações dadas sobre as riquezas de indivíduos entre 2018 e 2019, é correto afirmar que

(A) 124 000 australianos se tornaram milionários no período pré-pandemia.

(B) a Suíça foi o único país que apresentou queda nos preços das residências.

(C) Suécia e Estados Unidos da América são os países com melhores rendimentos per capita.

(D) nos dois países da Oceania mencionados no gráfico, os cidadãos perderam renda. 

(E) Japão e Países Baixos apresentam dados de ganhos semelhantes.


FATEC 2022 - QUESTÃO 46
Aurora é uma garota de 10 anos que ama Lógica e Matemática. Certo dia, em sua sala de aula, foi proposto um desafio.

Dentro de uma caixa trancada por um cadeado com segredo, havia vários bombons, e o primeiro aluno a descobrir o segredo ganharia os bombons.

FATEC 2022 - QUESTÃO 46

Foram dadas as seguintes pistas:

• o segredo do cadeado é composto por 3 algarismos indo-arábicos distintos em ordem decrescente;
• algarismos divisores de 5 não fazem parte deste segredo;
• algarismos múltiplos de 3 não fazem parte deste segredo; e
• o maior algarismo do segredo é ímpar.

Com essas afirmações, Aurora foi a mais rápida e ganhou os bombons ao descobrir que o segredo é 



FATEC 2022 - QUESTÃO 47
Uma pessoa, com 95 kg de massa, preocupada com sua saúde, resolveu procurar um médico especialista que lhe receitou uma dieta para emagrecimento saudável. 

No primeiro trimestre, ela conseguiu reduzir 14 kg. A partir daí, a cada trimestre ela percebe que só consegue reduzir metade da massa reduzida no trimestre anterior. Suponha que essa dieta seja a única maneira para ela reduzir sua massa e que seja mantida indefinidamente.

Assim sendo, mantendo os parâmetros de redução de massa apresentados, sua massa se aproximará cada vez mais de

Lembre-se de que:
Soma S dos infinitos termos de uma Progressão Geométrica:

 em que a1 é o termo inicial e q é a razão da sequência

(A) 55 kg.
(B) 60 kg.
(C) 62 kg.
(D) 67 kg.
(E) 70 kg.


FATEC 2022 - QUESTÃO 48
Apesar da 1ª pessoa a ganhar dois prêmios Nóbeis (e em áreas distintas) ter sido uma mulher, até hoje o ODS 5 nos mostra que a Igualdade de Gênero é algo ainda a se alcançar. Em 1903, o casal Marie e Pierre Curie foi laureado com o Prêmio Nobel de Física por suas pesquisas com Radioatividade (termo criado por eles) devido à descoberta dos elementos rádio e polônio. Além deles, outro casal, Frédéric e Iréne Joliot-Curie (filha do casal Curie), também foi laureado com o Nobel, mas de Química, em 1935.

De uma maneira sintética, podemos definir o fenômeno científico citado no texto como a ação de

(A) núcleos instáveis os quais emitem partículas e radiação eletromagnética.

(B) prótons instáveis os quais emitem subpartículas e radiação eletromagnética.

(C) elétrons instáveis os quais emitem subpartículas e radiação eletromagnética.

(D) pósitrons instáveis os quais emitem partículas e não radiação eletromagnética.

(E) nêutrons instáveis os quais emitem subpartículas e não radiação eletromagnética.


Leia a resenha sobre o filme Radioactive para responder às questões 49 e 50.

Radioactive Review 
Director Marjane Satrapi has made a stuffy and patronising drama that does a great disservice to its undeniably fascinating subject


As of late, it appears that large sectors of the entertainment industry have joined in a nobly intended yet poorly executed project to promote an increased female presence in Stem fields. Call it the Hidden Figures effect if you like, but an increasing number of releases have featured girls and women exploring science and technology. While the real world would be undeniably bettered by gender parity in laboratories and other workplaces, this small movement has made for some frightfully bad art. The messaging errs without exception on the side of the heavy-handed, and characterization often suffers from an imperative to shape a human being into an exemplar of model behavior. When combined, entertainment and moral instruction can have disastrously unstable reactions.
<https://tinyurl.com/rysbdux> Acesso em: 20.04.2022. Adaptado.

Glossário:
stuffy: chata 
patronizing: paternalista 
Hidden Figures (filme): Estrelas Além do Tempo

FATEC 2022 - QUESTÃO 49
De acordo com a resenha, o filme Radioactive obteve crítica negativa, pois

(A) sua diretora comete erros científicos e força uma temática feminista.

(B) apresenta uma produção enfadonha, apesar do tema fascinante.

(C) sua diretora apela para um drama moralista e ultrapassado.

(D) valoriza a participação das mulheres nas ciências.

(E) incentiva a paridade de gêneros nos laboratórios.


FATEC 2022 - QUESTÃO 50
A resenha aponta para o crescente número de

(A) filmes que são patrocinados por corporações comerciais.

(B) mulheres na direção de filmes na indústria cinematográfica.

(C) produções sobre mulheres que se destacam nas áreas científicas.

(D) erros nas representações de conceitos científicos.

(E) filmes com teor moralista e patronal.


FATEC 2022 - QUESTÃO 51
Leia as manchetes apresentadas, veiculadas em janeiro de 2020.

Aplicativo de relacionamento 
usa inteligência artificial como 
arma contra o abuso
<https://tinyurl.com/qufhtur> Acesso em: 05.04.2022. Adaptado.

Inteligência artificial emitiu aviso 
sobre coronavírus em dezembro
<https://tinyurl.com/uoj2s7w> Acesso em: 05.04.2022. Adaptado.

A inteligência artificial invade 
o mundo da arte
<https://tinyurl.com/vqyk5qy> Acesso em: 05.04.2022. Adaptado.

Metas propostas pela Agenda 2030 da ONU, tais como “Igualdade de Gênero” (ODS 5), “Saúde e Bem Estar” (ODS 3) e “Redução das Desigualdades” (ODS 10), recebem reforço com o uso de Inteligência Artificial (IA). 

A IA tem sido uma aliada para estimular o consumo e a produção responsáveis de informações. Basicamente, se utiliza de algoritmos bem definidos para mapear, rastrear, coletar, analisar e armazenar rapidamente informações em forma de dados. Esses dados trafegam por toda a internet em forma de bits (binary digits ou dígitos binários) usando principalmente conceitos de Física.

Podemos afirmar que os campos da Física que apresentam correlação direta com essa transmissão de dados são

(A) Termologia e Termodinâmica, pois o tráfego dos bits depende de quanto eles conseguem alterar as condições térmicas do meio.

(B) Cinemática e Dinâmica, devido à quantidade e à velocidade dos bits a serem processados durante o tráfego de informação.

(C) Eletricidade e Eletromagnetismo, já que os bits podem ser transmitidos usando correntes elétricas ou ondas eletromagnéticas.

(D) Gravitação Universal e Astrologia, porque as transmissões de bits estão diretamente ligadas ao alinhamento universal de estrelas e planetas.

(E) Quântica e Nuclear, uma vez que a coleta e o armazenamento de informações são possíveis mediante a alteração de partículas subatômicas.


FATEC 2022 - QUESTÃO 52
Durante a Revolução Francesa, muitas mulheres reivindicaram direitos civis e cidadania política, participaram de protestos e reuniões da Assembleia Nacional e criaram mais de 60 associações femininas, nas quais eram discutidas as principais questões políticas da época. Entretanto, o desenrolar da Revolução evidenciou uma contradição entre os princípios de Liberdade, Igualdade e Fraternidade, e a legislação que instituiu os direitos dos diferentes grupos sociais. 

No caso das mulheres, essa contradição se expressa

(A) pela equiparação aos escravizados das colônias francesas, que fez com que esses dois grupos passassem a ter mais direitos que os demais.

(B) pela promulgação da Declaração dos Direitos da Mulher, que assegurou a superioridade feminina em relação aos homens.

(C) pela institucionalização do dia 8 de março e, ao mesmo tempo, pela equiparação salarial em relação aos homens.

(D) pela participação das meninas na vida pública e pela abolição do trabalho doméstico para as mulheres.

(E) pela conquista de direitos como o divórcio e, ao mesmo tempo, pela proibição da participação política.


Leia o texto para responder às questões 53 e 54.

Em 12 de julho de 2013, Malala Yousafzai discursou durante uma reunião dos jovens líderes na Assembleia Geral da ONU, em Nova Iorque.

“Queridos irmãos e irmãs, [...] aqui estou eu, uma menina, entre tantas. Eu falo não por mim, mas por aqueles cujas vozes não podem ser ouvidas.

Por aqueles que têm lutado por seus direitos. O seu direito de viver em paz. O seu direito de ser tratado com dignidade. O seu direito à igualdade de oportunidades. 
O seu direito à educação.

Nós percebemos a importância da luz quando vemos a escuridão. Percebemos a importância da nossa voz quando somos silenciados. O sábio ditado que diz “A caneta é mais poderosa que a espada” é verdadeiro. Os extremistas têm medo dos livros e das canetas. O poder da educação os assusta e eles têm medo das mulheres. O poder da voz das mulheres os apavora. 

[...]

Hoje eu estou focando nos direitos das mulheres e na educação das meninas porque elas são as que mais sofrem. Houve um tempo em que as ativistas mulheres pediam aos homens para defender seus direitos. Mas desta vez, nós vamos fazer isto por conta própria. Eu não estou dizendo para os homens não falarem mais dos direitos das mulheres, mas estou focando na ideia das mulheres serem independentes e lutarem por si mesmas.

Queridos irmãos e irmãs, queremos escolas e educação para o futuro brilhante de todas as crianças. Vamos continuar a nossa jornada para o nosso destino de paz e educação. Nós acreditamos no poder e na força de nossas palavras. [...]

Queridos irmãos e irmãs, nós não podemos nos esquecer de que milhões de pessoas estão sofrendo com a pobreza, a injustiça e a ignorância. Nós não devemos nos esquecer de que milhões de crianças estão fora da escola. 

Deixem-nos, portanto, travar uma luta gloriosa contra o analfabetismo, a pobreza e o terrorismo. Deixem-nos pegar nossos livros e canetas porque estas são as nossas armas mais poderosas. 
Uma criança, um professor, um livro e uma caneta podem mudar o mundo.”
<https://tinyurl.com/s7n3xuj> Acesso em: 21.04.2022. Adaptado.

FATEC 2022 - QUESTÃO 53
Após a leitura atenta do discurso, percebe-se que o texto desenvolvido tem por objetivo

(A) relatar o cotidiano de jovens mulheres que lutam pela igualdade de gênero em Nova Iorque.

(B) convencer os homens a abdicarem do direito das mulheres à independência e à educação.

(C) denunciar a violência de professores contrários aos extremistas que lutam pela igualdade de gênero. 

(D) mobilizar a sociedade, principalmente as mulheres, a lutar pelo direito à educação e ao conhecimento.

(E) enaltecer os esforços desempenhados por grandes lideranças mundiais a favor da universalização da saúde.


FATEC 2022 - QUESTÃO 54
Ocorre, no texto, a repetição da expressão “queridos irmãos e irmãs”.

O frequente uso dessa expressão, além de identificar os seus interlocutores, expressa

(A) respeito, pois o contexto formal de comunicação impõe o uso do tratamento coloquial utilizado.

(B) afetividade, uma vez que qualquer contexto comunicativo impõe o uso formal de pronomes de tratamento.

(C) ironia da enunciadora, que, mesmo diante da formalidade do contexto, opta pelo tratamento informal e cômico.

(D) proximidade, pois, embora o contexto seja formal, ela utiliza um tratamento afetivo para sugerir familiaridade.

(E) desenvoltura da enunciadora, que, mesmo reconhecendo a formalidade do discurso, opta por se distanciar do público alvo.


COMENTÁRIOS

CONTEÚDO EM DESTAQUE
Continua após a publicidade..
Nome

administração,9,administração financeira,1,administração orçamentária,1,administração pública,2,ads,39306,advogado,1,agricultura,1,agronomia,8,alberteinstein,26,alfabeto,5,amrigs,3,anasem,1,anatomia,2,aocp,142,arquitetura,1,arquitetura e urbanismo,6,arquivologia,1,arte,10,artes visucais,2,assistente social,2,atividade,288,atividade biologia,8,atividade ciências,68,atividade de português,57,atividade espanhol,17,atividade filosofia,5,atividade física,8,atividade fundamental,209,atividade geografia,6,atividade história,84,atividade inglês,2,atividade literatura,3,atividade matemática,27,atividade quimica,7,atividade sociologia,3,auditor fiscal,1,auditoria,1,autoajuda,1,auxiliar administrativo,3,auxiliar judiciário,1,bem-estar,13,biblioteconomia,4,biografia,1,biologia,65,biomedicina,11,bioquimica,1,blogger,3,bncc,12,bolsafamilia,1,braille,1,callfrom,1,carnaval,2,cecierj,5,cederj,5,cefetba,40,cefetmg,35,celebridades,1,celpebras,1,cesgranrio,52,cfc,13,ciência da computação,1,ciencias,85,ciências biológicas,1,ciências contábeis,21,ciências da saúde,1,ciências econômicas,5,ciências sociais,4,claudiogaleno,1,colunas,11,comercio exterior,1,computação,5,comunicação social,1,concurso,458,conhecimento específico,3,conscam,45,conta pra mim,41,contabilidade,13,contabilidade avançada,1,contabilidade de custos,1,contabilidade pública,10,contabilidadedecustos,1,contador,5,coronavirus,8,criminologia,1,cultura,30,curiosidade,5,datas comemorativas,25,declaracoes,6,desenhos,449,design,6,design de interiores,1,design de moda,1,design grafico,1,destaque,3,detran,2,devry,1,dietética,2,direito,160,direito administrativo,36,direito ambiental,2,direito civil,29,direito constitucional,36,direito do trabalho,27,direito eleitoral,1,direito empresarial,28,direito financeiro,1,direito penal,30,direito processual civil,1,direito processual do trabalho,1,direito processual penal,2,direito tributário,34,direitoadministrativo,2,direitocivil,3,direitos humanos,1,duvidas,5,economia,3,educação,55,educação física,19,educação infantil,347,eleicoes,1,enade,384,enare,1,encceja,44,enem,96,enfermagem,20,engenharia,4,engenharia ambiental,3,engenharia civil,4,engenharia da computação,4,engenharia de alimentos,3,engenharia de controle e automação,2,engenharia de produção,4,engenharia eletrica,3,engenharia florestal,3,engenharia mecanica,3,engenharia quimica,3,ensino fundamental,350,escola,1,espanhol,40,espcex,36,especial,1,espm,7,esportes,1,estatística,2,exame nacional,3,explicacao,48,facid,1,faculdade,30,faculdade dinamica,2,fadip,1,fagoc,2,famema,30,famerp,14,farmacia,12,fasa,9,faseh,1,fatec,29,fcc,107,fdsbc,4,fei,19,fgv,32,filosofia,25,fiscal de obras e posturas,1,fisica,66,física,1,fisioterapia,11,fmabc,5,fmo,2,fonoaudiologia,10,formação geral,8,formula1,1,fps,35,frances,7,frases,1,fuvest,24,gabaritos,35,gastronomia,2,geografia,77,gestao ambiental,3,gestão comercial,2,gestao de qualidade,1,gestao de recursos humanos,3,gestão financeira,3,gestao hospitalar,4,gestão pública,1,habilidades bncc,76,historia,177,ibade,5,ifba,1,ifce,12,iff,1,ifmg,3,ifmt,135,ifnmg,1,ifpe,66,ifpi,12,ifsul,67,ifto,12,imagens,96,ime,68,informatica,11,inglês,60,insper,52,instituto acesso,138,ita,22,jornalismo,16,legislação,10,legislação penal,1,legislação tributária municipal,13,lendas,23,letras,2,libras,2,liceu piauiense,1,literatura,23,lixo,12,logística,2,loja,3,mackenzie,28,marketing,3,matematica,123,matemática financeira,1,medicina,96,medicina legal,2,medicina veterinaria,11,meliuz,1,mtc,1,musica,4,música,1,natal,2,necropsia,1,normal superior,1,noticias,116,nubank,4,nutrição,15,o que e,3,oab,215,obmep,10,odontologia,12,outros,75,pedagogia,7,piaui,1,pnaic,10,portugues,160,praticapsi,14,priuni,1,processos gerenciais,3,procurador,1,professor,18,pronatec,3,prouni,5,provas,1413,provas access,1,provas agirh,8,provas albert einstein,9,provas ameosc,2,provas amrigs,3,provas avança sp,5,provas cecierj,2,provas cefetmg,35,provas cfc,12,provas concurso,282,provas da univesp,2,provas enade,383,provas enare,1,provas encceja,35,provas enem,36,provas espcex,11,provas espm,4,provas famema,17,provas famerp,10,provas faseh,1,provas fatec,23,provas fdsbc,2,provas fei,2,provas fepese,17,provas fgv,11,provas fmabc,3,provas fmj,2,provas fmp,1,provas fundatec,4,provas fuvest,14,provas iades,2,provas ibest,1,provas ibfc,7,provas ieses,3,provas ifba,1,provas ifce,2,provas ifmg,3,provas ifmt,1,provas ifnmg,1,provas ifpi,13,provas ifsul,9,provas ifto,8,provas ime,1,provas ita,12,provas mackenzie,18,provas mestrado,1,provas mpe-go,1,provas nível fundamental,2,provas nível médio,25,provas nível superior,157,provas oab,216,provas puc,9,provas pucgo,2,provas pucrj,4,provas quadrix,2,provas reis&reis,1,provas residencia,51,provas revalida,9,provas santa casa,9,provas ucpel,2,provas uece,16,provas ueg,8,provas uel,5,provas uem,3,provas uema,5,provas uenp,1,provas uepg,1,provas uerj,2,provas uesb,1,provas ufac,5,provas ufgd,9,provas ufpel,1,provas ufpr,1,provas ufrgs,1,provas ufu,1,provas unemat,1,provas unesc,7,provas unesp,9,provas unicamp,11,provas unicentro,1,provas unicesumar,7,provas uniceub,2,provas unichristus,5,provas unifenas,6,provas unifesp,21,provas unifor,7,provas unioeste,3,provas unip,3,provas unirg,9,provas unirv,3,provas unisc,2,provas unitins,4,provas upe,17,provas uri,1,provas usp,52,provas vestibular,468,provas vunesp,1,psicologia,37,publicidade e propaganda,4,publieditorial,2,puc-go,4,puc-pr,2,puc-rs,106,puc-sp,69,pucrj,1,questão agirh,34,questão alemao,8,questão análise e desenvolvimento de sistemas,25,questão analista em tecnologia da informação,30,questão anasem,60,questão arquitetura e urbanismo,151,questão atualidades,50,questão automação industrial,26,questão auxiliar judiciário,48,questão avmoreira,59,questão cecierj,64,questão cederj,128,questão cespe,221,questão comercio exterior,54,questão computação,136,questão comunicação social,24,questão construção de edifícios,27,questão consulplan,20,questão consultor do tesouro estadual,39,questão coronavirus,25,questão cremern,27,questão crespe,659,questão da access,40,questão da agirh,60,questão da albert einstein,507,questão da ameosc,40,questão da amrigs,181,questão da aocp,50,questão da avança sp,110,questão da cebraspe,60,questão da cesgranrio,282,questão da espcex,796,questão da espm,80,questão da famema,521,questão da famerp,230,questão da fasa,102,questão da fatec,1307,questão da fau,96,questão da fcc,460,questão da fepese,489,questão da fgv,2841,questão da fmabc,170,questão da fmp,60,questão da fundatec,60,questão da fuvest,1255,questão da mpe-go,50,questão da oab,3663,questão da obmep,326,questão da puc-pr,103,questão da puc-rj,81,questão da puc-sp,243,questão da santa casa,581,questão da ucpel,64,questão da uece,1134,questão da ueg,380,questão da uel,453,questão da uema,352,questão da uemg,115,questão da uenp,65,questão da uerj,140,questão da ufac,209,questão da ufgd,476,questão da ufpel,106,questão da ufrgs,25,questão da unesc,68,questão da unesp,1061,questão da unicamp,813,questão da unicentro,256,questão da unicesumar,223,questão da uniceub,108,questão da unichristus,381,questão da unifenas,299,questão da unifesp,875,questão da unifor,453,questão da unioeste,164,questão da unip,149,questão da unirg,473,questão da unirv,181,questão da unisc,88,questão da unitins,209,questão da usp,1304,questão da vunesp,60,questão de administração,228,questão de administração financeira,6,questão de administração financeira e orçamentária,7,questão de administração orçamentária,6,questão de administração pública,88,questão de agronomia,179,questão de análise das demonstrações contábeis,2,questão de análise de dados,17,questão de anatomia,20,questão de arte,70,questão de artes,83,questão de artes visuais,55,questão de auditoria,25,questão de auditoria governamental,7,questão de biblioteconomia,39,questão de biologia,1652,questão de biomedicina,269,questão de braille,10,questão de ciências,765,questão de ciências biológicas,74,questão de ciências contábeis,196,questão de ciências da computação,127,questão de ciências da saúde,20,questão de ciências econômicas,200,questão de ciências humanas,219,questão de ciências naturais,249,questão de ciências sociais,123,questão de cirurgia cardiovascular,30,questão de código de defesa do consumidor,10,questão de computação,57,questão de concurso,9714,questão de conhecimento geral,15,questão de contabilidade,499,questão de contabilidade do setor publico,5,questão de controle externo,6,questão de criminologia,5,questão de defesa do consumidor,10,questão de design,116,questão de design de interiores,27,questão de design de moda,80,questão de dietética,40,questão de direito,3783,questão de direito administrativo,317,questão de direito administrativo e constitucional,10,questão de direito ambiental,21,questão de direito civil,233,questão de direito constitucional,289,questão de direito da criança e do adolescente,5,questão de direito da pessoa com deficiência,3,questão de direito do consumidor,5,questão de direito do trabalho,150,questão de direito eleitoral,7,questão de direito empresarial,168,questão de direito financeiro,28,questão de direito penal,227,questão de direito penal militar,6,questão de direito previdenciario,10,questão de direito processual civil,85,questão de direito processual do trabalho,15,questão de direito processual penal,81,questão de direito tributário,246,questão de direito urbanistico,8,questão de direitos humanos,4,questão de economia do setor público,4,questão de educação física,329,questão de enfermagem,322,questão de engenharia civil,115,questão de engenharia da computação,137,questão de engenharia de produção,92,questão de escriturário,10,questão de espanhol,915,questão de estatistica,55,questão de ética e legislação,4,questão de farmácia,317,questão de filosofia,428,questão de finanças públicas,9,questão de física,2113,questão de física médica,55,questão de fisioterapia,284,questão de fonoaudiologia,230,questão de frances,178,questão de geografia,1744,questão de gestão ambiental,92,questão de gestão de recursos humanos,67,questão de gestão financeira,108,questão de gestão hospitalar,108,questão de governança e gestão,40,questão de história,2275,questão de informática,214,questão de inglês,1867,questão de jornalismo,252,questão de legislação,338,questão de legislação estadual e institucional,8,questão de legislação penal,15,questão de legislação tributária,23,questão de licenciatura,57,questão de literatura,420,questão de literatura brasileira,20,questão de marketing,113,questão de matemática,4455,questão de matemática financeira,10,questão de medicina,2715,questão de medicina legal,25,questão de medicina veterinária,271,questão de modelagens e processo,10,questão de música,58,questão de necropsia,20,questão de neurologia pediátrica,30,questão de nutrição,381,questão de odontologia,233,questão de pedagogia,114,questão de planejamento de carreira e sucesso profissional,27,questão de planejamento e orçamento público,30,questão de português,5281,questão de princípios gerenciais de gorretagem,10,questão de processo legislativo,5,questão de processos gerenciais,74,questão de psicologia,421,questão de publicidade e propaganda,108,questão de química,1923,questão de raciocínio lógico,233,questão de radiologia,153,questão de redação,2,questão de relações internacionais,102,questão de saúde pública,75,questão de secretariado executivo,134,questão de segurança pública,5,questão de servico social,155,questão de serviço social,113,questão de sistema normativo anticorrupção,5,questão de sistemas de informação,56,questão de sociologia,239,questão de teatro,48,questão de tecnologia em agroindustria,25,questão de tecnologia em agronegocio,109,questão de tecnologia em análise e desenvolvimento de sistemas,30,questão de tecnologia em análise e desenvolvimentos,24,questão de tecnologia em estética e cosmética,29,questão de tecnologia em gestão e tecnologia da informação,30,questão de tecnologia em redes de computadores,83,questão de terapia ocupacional,204,questão de turismo,110,questão de vestibular,29861,questão de zootecnia,132,questão design de interiores,26,questão design gráfico,52,questão detran,96,questão do cefetmg,1816,questão do cfc,592,questão do enade,8391,questão do enare,50,questão do encceja,1110,questão do enem,3547,questão do ibfc,100,questão do ifba,62,questão do iff,53,questão do ifnmg,26,questão do ifpi,1167,questão do ime,40,questão do ita,554,questão do liceu piauiense,30,questão do mackenzie,1526,questão do revalida,791,questão economia empresarial,29,questão engenharia,72,questão engenharia ambiental,82,questão engenharia civil,27,questão engenharia de alimentos,73,questão engenharia de controle e automacao,73,questão engenharia eletrica,73,questão engenharia florestal,82,questão engenharia mecânica,72,questão engenharia quimica,44,questão espm,239,questão faculdade dinamica,108,questão fadip,54,questão fagoc,50,questão famerp,700,questão faseh,60,questão fdsbc,100,questão fei,210,questão fiscal,40,questão fmj,120,questão fmo,90,questão funcern,240,questão fundatec,149,questão gastronomia,53,questão gestao comercial,53,questão gestão da produção,27,questão gestão de qualidade,54,questão gestão pública,53,questão iades,60,questão iave,89,questão ibade,107,questão ibest,40,questão ibfc,320,questão idib,40,questão ieses,190,questão ifce,90,questão ifmg,126,questão ifmt,110,questão ifsul,357,questão ifto,361,questão italiano,8,questão letras,65,questão lógica,5,questão logística,54,questão máxima,50,questão modelagem de processos,11,questão multidisciplinar,68,questão nucepe,46,questão objetiva,20,questão obras e postura,28,questão princípios gerenciais de corretagem,15,questão processo do trabalho,10,questão processo tributario,15,questão pucgo,186,questão pucrj,70,questão quadrix,120,questão slmandic,70,questão técnico agrícola,15,questão técnico de laboratório,10,questão tecnologia em alimentos,27,questão tecnologia em manutenção industrial,27,questão tecnologia em saneamento ambiental,25,questão tecnologia estética e cosmetica,28,questão tecnologia seguranca do trabalho,56,questão tecnólogo de ti,30,questão teologia,54,questão ucb,106,questão udesc,106,questão uem,186,questão uepg,134,questão uesb,60,questão uespi,127,questão ufgd,187,questão ufpe,50,questão ufpr,70,questão ufsc,116,questão ufu,94,questão unemat,77,questão unifaminas,54,questão unifenas,128,questão unifil,29,questão unimontes,3,questão uninassau,90,questão unioeste,81,questão univesp,114,questão upe,1104,questão uri,84,questão urologia,15,questão web design,40,questões,60814,quimica,67,raciocínio lógico,7,radiologia,6,redacao,165,reflexão em texto,8,relações internacionais,3,religiao,5,resumo,5,revalida,11,rhinsight,8,saeb,2,santacasa,92,saude publica,2,secretariado executivo,5,seguranca do trabalho,2,serviço social,10,sesc,1,sexto ano,1,silabas,18,simulado,2,sistemas de informação,1,sisu,2,slmandic,2,sociologia,14,teatro,2,técnico agrícola,1,tecnologia em agroindustria,2,tecnologia em agronegocio,4,tecnologia em alimentos,1,tecnologia em gestão ambiental,2,tecnologia em gestão hospitalar,1,teologia,1,terapia ocupacional,7,textos,45,textos paradidáticos,1,trechos,1,turismo,6,uber,1,ucb,10,udesc,14,uece,50,ueg,8,uel,25,uem,3,uema,11,uemg,13,uepg,4,uerj,73,uespi,3,ufam,3,ufc,2,ufes,2,uffs,4,ufg,1,ufgd,71,ufma,1,ufmg,1,ufpa,1,ufpi,2,ufpr,1,ufrgs,2,ufrn,2,ufsc,5,ufscar,1,uftm,188,unb,1,unemat,2,unesp,21,unicamp,22,unicentro,15,unicesumar,5,uniceub,4,unichristus,14,unifaminas,1,unifenas,8,unifesp,41,unifor,12,uninassau,3,uninove,1,unioeste,6,unip,3,unirg,13,unirv,3,unitins,6,univesp,2,upe,23,urbanismo,1,usp,54,vestibular,941,videos,5,vivo,1,vunesp,1,zootecnia,7,
ltr
item
INDAGAÇÃO: Prova FATEC 2022.2 com Gabarito
Prova FATEC 2022.2 com Gabarito
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhtSZerhSty67aPBVeSb0A0MoXKWYMgcyMef_5qX91cndrHO4JFW8Yprih9V99nHQtx8UU43YrbWwLIw1_IY-bBAFsDVFNXUdTmHIU17QdcsBZcxV0SqoOQmMufDjSO5hcAIUl8rYZATEk/s16000/prova-fatec-2020-1-questoes-com-gabarito-e-resolucao.jpg
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhtSZerhSty67aPBVeSb0A0MoXKWYMgcyMef_5qX91cndrHO4JFW8Yprih9V99nHQtx8UU43YrbWwLIw1_IY-bBAFsDVFNXUdTmHIU17QdcsBZcxV0SqoOQmMufDjSO5hcAIUl8rYZATEk/s72-c/prova-fatec-2020-1-questoes-com-gabarito-e-resolucao.jpg
INDAGAÇÃO
https://www.indagacao.com.br/2022/08/prova-fatec-2022-2-com-gabarito.html
https://www.indagacao.com.br/
https://www.indagacao.com.br/
https://www.indagacao.com.br/2022/08/prova-fatec-2022-2-com-gabarito.html
true
3110492279122331237
UTF-8
Todas as Postagens Não foram encontradas postagens VEJA TODOS Leia Mais Resposta Cancelar resposta Deletar Por Home PAGINAS POSTS Veja todos RECOMENDADOS PARA VOCÊ Tudo Sobre ARQUIVOS BUSCAR TODOS OS POSTS Nenhuma postagem foi encontrada Voltar para Home Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sab Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Maio Jun Jul Ago Sep Out Nov Dez Agora mesmo 1 minuto atrás $$1$$ minutos agora 1 hora atrás $$1$$ horas atrás Ontem $$1$$ dias atrás $$1$$ semanas atrás mais de 5 semanas atrás Seguidores Seguir CONTEÚDO PREMIUM BLOQUEADO PASSO 1: Compartilhar em uma rede social PASSO 2: Clique no link na sua rede social Copiar todo o código Selecionar todo o código Todos os códigos foram copiados Não é possível copiar os códigos / textos, pressione [CTRL] + [C] para copiar Tabela de conteúdo