Provas UniRV Medicina 2021.2 com Gabarito

Provas UniRV Medicina 2021.2 com Gabarito APARECIDA DE GOIÂNIA LÍNGUA PORTUGUESA Leia o texto abaixo e responda às questões de 01 e 02 . R...
unirv

Provas UniRV Medicina 2021.2 com Gabarito

APARECIDA DE GOIÂNIA

LÍNGUA PORTUGUESA

Leia o texto abaixo e responda às questões de 01 e 02.

ROTINA NÃO É MONOTONIA

Muita gente se queixa da rotina do trabalho. Vale lembrar que rotina não é sinônimo de monotonia. O que faz com que haja um enfado em relação ao cotidiano profissional é a monotonia, não a rotina.

A rotina pode ser, inclusive, altamente libertadora. É ela que permite a organização de uma atividade e, portanto, a utilização inteligente do tempo. A rotina garante maior eficiência e segurança naquilo que se faz. Por exemplo, quando entro num avião, espero que o mecânico tenha seguido a rotina, que o piloto e o copiloto façam o mesmo, bem como o encarregado de abastecer a aeronave. A rotina consiste numa série de procedimentos-padrão com os quais o processo se completa. E esse nível de repetibilidade é o que torna a rotina mais adequada. Uma orquestra sinfônica será tão melhor quanto mais acurada tiver sido a leitura da partitura da peça ali colocada.

O trabalho rotineiro é um trabalho organizado, estruturado. O que, de fato, faz com que haja um enfado, um tédio, é a monotonia. O perigo é quando a rotina deixa de ser algo que me prepara melhor para aquilo que estou fazendo e passa a ser algo no qual eu não presto mais atenção. Isto é, quando a repetibilidade se torna automatismo. Há uma diferença entre a rotina, na qual eu faço uma atividade notando a sequência correta e a completo, e a monotonia, em que a faço sem perceber. Nessa hora, a motivação falece. Seja qual for a profissão.

Um músico que tem uma rotina de viagens, de shows, ao fazer isso de modo automático, quando está no palco e a cabeça está em outra frequência, em que ele não vê a hora daquilo acabar, é então que começa o desgaste.

A monotonia é a morte da motivação!

Isto vale tanto nas relações afetivas como nas de trabalho. Não é por acaso que as pessoas que gerenciam outras no ambiente de trabalho procuram fazer com que a rotina tenha um padrão de sequência, de completude, mas tentam alterar a situação quando veem o risco de virar monotonia. Algumas empresas, como lembrei antes, têm o hábito de fazer um rodízio nas várias funções, em determinados momentos, de modo que o funcionário ganhe um distanciamento em relação àquilo que fazia e possa retornar à atividade sem ficar automatizado no processo.

O automatismo é distrativo. Isso serve até para ver televisão. Quando o escritor mineiro Fernando Sabino dizia, de maneira genial, que “a televisão é o chiclete dos olhos”, era para descrever o estado em que você assiste a algo e não retém nada do conteúdo exibido.

Na leitura, quando lemos de forma automática, chegamos ao pé da página do livro sem lembrar do que estava nas linhas superiores. Já a leitura rotineira é aquela em que você pega o material e vai lendo em sequência, procurando fruir. Quando você se distrai, é sinal de que ela se tornou automática. […]

Nesse sentido, o que as pessoas mais reclamam no dia a dia é de um trabalho automatizado mentalmente e não pela máquina. A finalidade da tecnologia e da robotização é exatamente liberar a gente desse trabalho monótono. A rotina é absolutamente necessária.
(CORTELLA, M.S. Por que fazemos o que fazemos? Aflições
vitais sobre trabalho, carreira e realização. São Paulo: Planeta, 2016).

UNIRV 2021 - QUESTÃO 01
Assinale V (verdadeiro) ou F (falso) para as alternativas de acordo com o texto:

a) ( ) O texto faz as seguintes correlações: rotina = automatismo e monotonia = robotização.

b) ( ) O autor inicia o texto diferenciando rotina de monotonia e afirma que a monotonia é a causa do tédio que se sente em relação à profissão.

c) ( ) O autor enumera várias vantagens da rotina no ambiente de trabalho, entendendo-a como uma repetição que favorece a organização e o desempenho na execução dos procedimentos.

d) ( ) Segundo o texto, a monotonia leva ao erro na execução das tarefas profissionais, uma vez que a repetição faz com que as pessoas deixem de prestar atenção no que fazem.


UNIRV 2021 - QUESTÃO 02
Assinale V (verdadeiro) ou F (falso) para as alternativas de acordo com o texto:

a) ( ) De acordo com o texto, algumas empresas promovem um revezamento de funcionários em diferentes funções com o objetivo de se evitar a monotonia no ambiente de trabalho.

b) ( ) Cortella usa a citação de Fernando Sabino para ilustrar como a monotonia mata a motivação.

c) ( ) O autor compara leitura rotineira com leitura automática, apontando as vantagens desta última.

d) ( ) Cortella defende que a tecnologia e os robôs foram criados com a intenção de dar ao homem maior motivação no trabalho.

LITERATURA BRASILEIRA

UNIRV 2021 - QUESTÃO 03
Sobre os personagens de Memórias póstumas de Brás Cubas, assinale V (verdadeiro) ou F (falso) para as alternativas.

a) ( ) Brás Cubas é filho de uma família abastada e também é o narrador do livro. Ele conta suas memórias após a morte.

b) ( ) O amigo de infância de Brás Cubas é o humanista Dom Casmurro, personagem que anos mais tarde ganharia o seu próprio livro também escrito por Machado de Assis.

c) ( ) Virgília é a grande paixão de Brás Cubas. Ela se casa com o político Lobo Neves e se torna amante de Brás Cubas.

d) ( ) Eugênia foi uma pretendente de Brás Cubas que a rejeitou porque ela era coxa.


UNIRV 2021 - QUESTÃO 04
Leia o trecho abaixo, retirado de O cortiço, de Aluísio Azevedo, e faça o que se pede.

O rumor crescia, condensando-se; o zunzum de todos os dias acentuava-se; já se não destacavam vozes dispersas, mas só um ruído compacto que enchia todo o cortiço. Começavam a fazer compras na venda; ensarilhavam-se discussões e resingas; ouviam-se gargalhadas e pragas; já se não falava, gritava-se. Sentia-se naquela fermentação sanguínea, naquela gula viçosa de plantas rasteiras que mergulham os pés vigorosos na lama preta e nutriente da vida, o prazer animal de existir, a triunfante satisfação de respirar sobre a terra. Da porta da venda que dava para o cortiço iam e vinham como formigas, fazendo compras.

Acerca do enredo da obra, assinale V (verdadeiro) ou F (falso) para as alternativas. 

a) ( ) A trama central gira em torno de um personagem que vê o casamento da filha como solução para as dívidas da família que vive no cortiço.

b) ( ) Narra a história de João Romão, imigrante que tenta enriquecer a todo custo, e de Miranda, um burguês em ascensão que leva uma vida financeiramente equilibrada.

c) ( ) A obra retrata a vida de pessoas simples que vivem em um cortiço, isto é, uma habitação coletiva, no centro da cidade de São Paulo.

d) ( ) O livro faz um esboço sobre o desejo de ascensão social movido pela exploração humana.


HISTÓRIA

UNIRV 2021 - QUESTÃO 05
Tendo em vista que a independência do Brasil, proclamada em 1822, foi um ato político fundamentalmente conduzido pelas elites do Vale do Paraíba (Rio de Janeiro, São Paulo e Minas Gerais) e que, pelo país afora, a partir de então, mudanças ocorreram na esfera político-administrativa e, ainda que pouco profundas, na esfera socioeconômica, analise as afirmações a seguir, no que concerne dos aspectos significativos da história política de Goiás nesse contexto histórico, e em seguida , assinale V (verdadeiro) ou F (falso) para as alternativas.

a) ( ) Um movimento nacionalista explodiu em Goiás quando da abdicação de D. Pedro I, em 1831: liderado por um bispo, um padre e um coronel, esse movimento conseguiu depor os governantes portugueses da região.

b) ( ) Não foram formados em Goiás partidos políticos nos moldes do Liberal e do Conservador, que se revezavam no controle do poder nacional, fato que demonstra o isolamento desse estado em relação ao núcleo de poder imperial.

c) ( ) À época da independência do Brasil, o fato de a pecuária ainda não ter sido introduzida em Goiás, somado às lutas regionais separatistas, justifica a inexistência de correntes migratórias oriundas de outras partes do território brasileiro, o que inibiu o aumento da população goiana.

d) ( ) A partir da independência, a economia de subsistência goiana foi impulsionada devido à redução da tributação devida ao Estado imperial, o que gerou um período de crescente prosperidade em Goiás.


UNIRV 2021 - QUESTÃO 06
A Revolução Russa, tal como a Revolução Francesa, foi um dos principais acontecimentos da História Contemporânea. Ocorrida ao longo do ano de 1917, essa revolução teve como objetivo executar as propostas da ideologia comunista, elaborada por Karl Marx e Friedrich Engels e reformulada por Vladimir Lenin, que a adaptou de acordo com as condições semifeudais da Rússia daquele período. A respeito das revoluções que ocorreram na Rússia entre 1917 e 1921, analise as assertivas abaixo e assinale V (verdadeiro) ou F (falso) para as alternativas.

a) ( ) As revoluções ocorreram numa sociedade condicionada por um império multissecular, opressor, violento, e pela violência exercida contra sua própria gente – os russos. As nações não russas estavam submetidas à dupla dominação da Rússia e de suas elites. A liberdade de expressão era mínima (ou não existente) e não existiam instituições democráticas ou de qualquer natureza que pudessem oferecer um contraste ou oposição à autocracia.

b) ( ) Tratava-se de uma sociedade agrária marcada por um nível de produtividade geral muito baixo, se comparado com o das demais nações europeias, e pela existência de amplas maiorias iletradas ou subletradas.

c) ( ) A Primeira Guerra Mundial desagregou o sistema de três séculos, que foi derrubado por uma segunda revolução em fevereiro de 1917. Ao cair a autocracia, numa sociedade sem instituições intermediárias, irrompeu um processo de múltiplos poderes. As demandas sociais historicamente represadas e radicalizadas pelos anos de guerra despontaram com vigor, assustando as elites locais e até revolucionários experientes.

d) ( ) Movimentos sociais convergiram objetivamente em luta por seus interesses: camponeses, soldados, operários e nações não russas foram os quatro vetores de um processo explosivo. Reclamavam terra, paz, pão e independência nacional. A revolução de outubro de 1917, liderada pelos bolcheviques, assumiu essas reivindicações e a elas conferiu consagração jurídica.


GEOGRAFIA

UNIRV 2021 - QUESTÃO 07
Projeções cartográficas são sistemas de coordenadas geográficas, constituídos por meridianos, semicírculo imaginário traçado de um polo da Terra a outro, e paralelos, linhas imaginárias paralelas à Linha do Equador, sobre os quais pode ser representada a superfície esférica da Terra. Sobre as projeções cartográficas, assinale V (verdadeiro) ou F (falso) para as alternativas.

a) ( ) A projeção conforme é aquela na qual os ângulos são idênticos aos do globo, seja em um mapa-múndi, seja em um regional. As formas terrestres (continentes e ilhas) são representadas sem distorção, porém com alteração do tamanho de suas áreas.

b) ( ) Num mapa-múndi ou regional com projeção equivalente, as áreas mantêm-se proporcionalmente idênticas às do globo terrestre, embora as formas estejam deformadas em comparação com a realidade.

c) ( ) A projeção afilática ou arbitrária não preserva nenhuma das propriedades de conformidade, equivalência ou equidistância, mas em compensação não distorce o planeta de forma tão acentuada como outras projeções.

d) ( ) Nos mapas-múndi com projeção azimutal ou plana equidistante, a representação das distâncias entre as regiões é precisa. Entretanto, ela apresenta enormes distorções nas áreas e nas formas dos continentes, que diminuem com o afastamento do ponto central.


UNIRV 2021 - QUESTÃO 08
O Cerrado é um complexo vegetacional que possui relações ecológicas e fisionômicas com outras savanas da América Tropical e de continentes como a África e a Oceania. A respeito do bioma Cerrado, assinale V (verdadeiro) ou F (falso) para as alternativas.

a) ( ) Além de possuir um solo pobre em nutrientes, com alta toxicidade em razão de grandes quantidades de alumínio, o solo também é muito seco, não havendo Cerrado nas grandes bacias hidrográficas brasileiras.

b) ( ) O Cerrado é um bioma quase totalmente homogêneo, e não existem grandes diferenças entre suas respectivas regiões de ocorrência.

c) ( ) Entre as fitofisionomias do bioma Cerrado, as de formação florestal têm predominância de espécies arbóreas, sendo elas a mata ciliar, a mata de galeria, a mata seca e o cerradão.

d) ( ) O Cerrado é um bioma brasileiro composto por um conjunto de diferentes formações vegetais e ecossistemas, tendo como uma de suas características o alto nível de endemismo das espécies, em função da alta variedade e especificidade dos ecossistemas locais.


MATEMÁTICA

UNIRV 2021 - QUESTÃO 09
Assinale V (verdadeiro) ou F (falso) para as alternativas.

a) ( ) O domínio da função  é o conjunto D = {x ∈ R / x ≠ -3}

b) ( ) O domínio da função  é o conjunto D = {x ∈ R / x > -4}

c) ( ) A imagem da função f(x) = -3x² + 2x - 1 é o conjunto 

d) ( ) A imagem da função f(x) = -3 + 2 sen(5x) é o conjunto Im = {y ∈ R / -1 < y < - 5}.


UNIRV 2021 - QUESTÃO 10
Assinale V (verdadeiro) ou F (falso) para as alternativas.

a) ( ) Considere um hexágono regular com 8 dm de lado. Pode-se afirmar que a área do círculo inscrito a esse hexágono mede 48π dm².

b) ( ) Sabe-se que o raio da circunferência circunscrita a um hexágono tem 2√3 cm. Então, podemos afirmar que esse hexágono possui um apótema medindo 6 cm.

c) ( ) A razão entre o lado de um triângulo equilátero e o apótema de um quadrado, ambos inscritos em uma mesma circunferência de raio igual à 6 dm, é igual a 

d) ( ) Um tetraedro regular que apresenta uma área total de 36√3 cm² possui uma aresta medindo 3 cm.


FÍSICA

UNIRV 2021 - QUESTÃO 11
As disputas de poderes se apresentam nas mais diversas formas. Com frequência, noticiários comunicam a construção de grandiosos prédios, exibindo luxo, empoderamento econômico e tecnológico. O prédio mais alto do mundo se encontra na Arábia Saudita, não é de se espantar! No Brasil, também existem prédios imponentes. Conhecendo o comportamento da Lei da Gravitação de Newton:


Em que, G é a constante gravitacional, M e m são as massas dos corpos que experimentam a força e r é a distância entre os centros de massas dos corpos, julgue as afirmativas em V para verdadeiras ou F para falsas, tomando como base as informações da tabela. (Dados: G = 6,67x10⁻¹¹ Nm²/kg²; massa da Terra = 5,98x10²⁴ kg; raio médio da Terra = 6,77x10⁶ m)


a) ( ) O peso de uma pessoa, no pico do prédio saudita, é mais de duas vezes maior do que o peso da mesma pessoa no pico do prédio mais alto brasileiro.

b) ( ) O peso de uma pessoa, no pico do prédio saudita, é quase a metade do peso da mesma pessoa no térreo do prédio mais alto brasileiro.

c) ( ) A diferença entre o peso de uma pessoa no térreo e o peso da mesma pessoa no ponto mais alto do prédio goiano é de 1,91 N.

d) ( ) A aceleração gravitacional varia tão pouco na ordem de grandeza da altura dos prédios que a variação do peso de uma pessoa no térreo e no pico dos prédios é desprezível.


UNIRV 2021 - QUESTÃO 12
A maioria das pessoas que desejam adquirir um veículo ainda dão mais importância para a potência máxima desenvolvida pelo modelo. Outras levam em conta a cilindrada (tamanho do motor em litros) para fazer sua escolha.

Mas poucos sabem que o que mais importa para o uso rotineiro de um veículo é o torque máximo do motor, e em qual região de rotação ele é disponibilizado para o motorista. A tabela a seguir traz informações de alguns modelos de veículos. De acordo com os seus conhecimentos, julgue as afirmativas em V para verdadeiras ou F para falsas.


a) ( ) A BMW é o modelo que realiza mais trabalho para atingir 100 km/h, consequentemente é o modelo que consome mais energia.

b) ( ) O Uno Mille é o modelo que realiza menos trabalho para atingir 100 km/h, consequentemente é o modelo que consome menos energia.

c) ( ) O Corsa 1.4 é menos eficiente, em termos de energia, comparado à BMW.

d) ( ) O Corsa 1.4 é menos eficiente, em termos de energia, comparado ao Uno.


BIOLOGIA

UNIRV 2021 - QUESTÃO 13
A desnutrição é um grave problema de saúde pública que afeta várias pessoas em diferentes partes do planeta, em especial países em desenvolvimento. Em alguns desses locais, crianças apresentam um quadro de desnutrição conhecido como Kwashiokor, por ter em uma dieta rica em carboidrato e pobre em proteína, sendo considerada uma das formas mais graves. Analise os itens abaixo e assinale V (verdadeiro) ou F (falso) para as alternativas.

a) ( ) Um dos sintomas causados por essa desnutrição é a perda de massa muscular. Com a ausência quase total de proteínas na alimentação, faltam aminoácidos como matéria-prima para a síntese dessa biomolécula pelo próprio organismo.

b) ( ) Caracteriza-se pela presença de edema, irritabilidade, anorexia, dermatoses ulceradas e hepatomegalia, causada pelo acúmulo de gordura no fígado.

c) ( ) A pessoa com desnutrição fica mais sujeita a infecções devido ao comprometimento de suas defesas, já que os lipídeos têm um papel importante na defesa mecânica do organismo,comprometendo assim a resposta imunológica humoral.

d) ( ) Algumas causas secundárias podem gerar a desnutrição severa, não sendo somente a alimentação inadequada o problema. Essas causas encaixam-se em situações como verminoses, anorexia, intolerâncias alimentares, problemas de absorção e câncer.


UNIRV 2021 - QUESTÃO 14
O dogma central da biologia molecular define que a informação é perpetuada através da replicação do DNA e é traduzida por meio de dois processos: a transcrição, que converte a informação do DNA em uma forma mais acessível que é o RNA, e a tradução, que converte a informação contida no RNA em proteínas. Analise os itens abaixo e assinale V (verdadeiro) ou F (falso) para as alternativas.

a) ( ) A síntese de DNA a partir da fita molde contínua é feita em pequenas partes. Esses pequenos fragmentos são chamados de fragmentos de Okazaki, que posteriormente serão ligados pela DNA polimerase I após a retirada dos primers.

b) ( ) A síntese de novas fitas é feita pela enzima DNA-polimerase, sendo que esta enzima não pode sintetizar outra fita a partir de nucleotídeos livres; ela precisa de um “Primer”, que é um pedaço de RNA sintetizado por uma RNA polimerase especial chamada Primase.

c) ( ) As enzimas de restrição são enzimas que cortam o DNA em sequências específicas; fazem parte de um sistema celular de modificação e restrição que tem como função proteger a célula contra DNAs “estranhos”.

d) ( ) O splicing consiste na retirada dos íntrons de um RNA precursor, de forma a produzir um mRNA maduro funcional com a fusão dos éxons; ocorre com o mesmo objetivo em procariotos e eucariotos.


QUÍMICA

UNIRV 2021 - QUESTÃO 15
A descrição do átomo moderno teve a contribuição de vários experimentos e teorias sobre os quais foram feitos alguns apontamentos. Analise-os e assinale V (verdadeiro) ou F (falso) para as alternativas. 

a) ( ) A energia liberada numa reação nuclear é explicada pelo Princípio de De Broglie.

b) ( ) Pelo Princípio da Incerteza de Heisenberg, conclui-se que dois elétrons num mesmo átomo são diferentes em pelo menos um dos quatro números quânticos.

c) ( ) A alta densidade de matéria no núcleo atômico é evidenciada pela teoria de Rutherford.

d) ( ) O conceito de estado fundamental dos átomos é explicado pelo modelo atômico de Thompson.


UNIRV 2021 - QUESTÃO 16
A pandemia causada pela covid-19 intensificou os cuidados de higiene, principalmente em lavar as mãos e usar o álcool (etanol) 70% ou álcool em gel. Em um laboratório tem-se à disposição etanol a 95 ºGL e etanol a 50 ºGL. (Dado: d(etanol) = 0,79 kg.m⁻³) Com base nessas soluções, analise as alternativas e assinale V (verdadeiro) ou F (falso) para as alternativas. 

a) ( ) Serão necessários 736,8 mL de etanol a 95 ºGL para produzir 1 L de etanol a 70 ºGL.

b) ( ) Em condições ideais e sem haver perdas, seriam necessários aproximadamente 715 mL de destilado para obter uma solução a 70 ºGL a partir de 1000 mL do etanol a 50 ºGL.

c) ( ) Para produzir 1000 mL de etanol a 70 ºGL, mistura-se 400 mL do etanol a 95 ºGL e o restante de etanol a 50 ºGL.

d) ( ) A solução de etanol a 95 ºGL apresenta uma concentração de 93,8 INPM.


LÍNGUA ESTRANGEIRA (INGLÊS)

Leia os textos abaixo e responda as questões de 17 e 18.

Are you looking for a free ebook that can really change your life in positive and effective ways? Does itsound even better to you that it’s available for immediate download and you don’t even need to enter your email address to get it?

The free ebook available here can help you with a huge range of issues that will improve your life in many ways. It can help you let go off painful situations from the past and face the future with a happier and more positive attitude. It can help you feel better about yourself, feel better about those you know (and those you have known) and feel better about life. Since I have started using the methods in this book my life has changed dramatically - for the better - and just keeps going more and more that way.People from all over the world are using this book to improve the way they see life and the way the see the world. It brings deep and profound changes that accumulate the more you work with the material and the exercises in the book.

At this point you will rightfully start to think, “Where is the catch?”. But there is no catch – not really. Of course, you will have a bit of work to do to achieve results with this method. But, this is true of everything in life and the results are highly significant relative to the little amount of work you need to put into it.Also, you might need to confront some of your own limiting beliefs and be willing to let those go in order to really make progress. But, all this is normal and should not be a surprise.

You may have an aversion to the topic of the book, because it might initially seem ‘religious’ – which it is not. The principles in this book were around long before there was anything recognisable as a religion - in the modern sense - and will still be around eons from now. Also the topic might be off-putting to you because it is something you feel you should already be doing, but don’t know how. You might initially feel a twang of guilt or shame in response to the title of the book – which is why I have held back mentioning it – but there is not need for this at all. This book will set you free from guilt and shame.

If you have not guessed already – the topic of the book is “How to Forgive”. But it is not a religious book (though if you are religious it won’t offend you either). The book will show you a quick and easy way that you can use to learn how to forgive. It will also explain to you why learning to forgive is such a powerful and life changing thing to do. Everything gets radically better when you learn to forgive.
(Disponível em: https://globalforgivenessinitiative.com/blog/free-ebook-download-as-pdf-epub-orkindle?gclid=CjwKCAiA4rGCBhAQEiwAelVti_zIoBgGbOAw
5w536_JJZv8tGpI6Tza3_AqtAoL08iScPUdVXxIqhoCtAkQAvD_BwE)

UNIRV 2021 - QUESTÃO 17
Assinale V (verdadeiro) ou F (falso) para as alternativas. 

a) ( ) Predomina no texto a função apelativa da linguagem, uma vez que o que se quer é convencer o leitor a ler o livro que está sendo divulgado.

b) ( ) Trata-se de um anúncio escrito em primeira pessoa de um livro eletrônico gratuito, que se propõe a ensinar a perdoar, mas que não toca em questões religiosas.

c) ( ) No penúltimo parágrafo, o autor explica que a razão para, até então, não ter anunciado o tema do livro é o receio de o leitor considerar que o livro seja sobre religião.

d) ( ) O autor assegura que o livro pode ajudar o leitor em uma gama enorme de problemas.


UNIRV 2021 - QUESTÃO 18
Assinale V (verdadeiro) ou F (falso) para as alternativas.

a) ( ) No segundo parágrafo, o autor enumera formas em que o livro pode ajudar o leitor e, em seguida, apresenta testemunho de vários leitores sobre como a leitura os ajudou a superar problemas.

b) ( ) O autor reconhece que o leitor pode suspeitar de que haja alguma “pegadinha” na promoção do livro, mas esclarece que a única coisa que o leitor terá de fazer ao comprar o livro é fornecer o seu e-mail.

c) ( ) O autor avisa ao possível leitor da obra que deverá abandonar crenças limitadoras para fazer progresso real em relação ao tema do livro.

d) ( ) Depreende-se que, para o autor, temas religiosos podem ser aversivos a certos leitores, mas ele afirma que isso não deveria ser assim, uma vez que a religião tem estado entre nós desde tempos ancestrais e continuará desse modo por muito tempo ainda.


FORMOSA

LÍNGUA PORTUGUESA

Leia o texto abaixo e responda às questões de 01 e 02.

VOCÊ ESTÁ CONVERSANDO?

Não lembro o nome dela, mas da frase que me disse ao final de oito horas seguidas de curso: “Adorei tudo o que você disse. É muito inspirador, só que não serve para mim. Eu quero escrever um livro. E acho que o que você ensinou não serve para um livro.”

Fiquei martelando essa frase na cabeça por dias. Até que entendi que, para algumas pessoas, escrita é técnica, e só. A questão é que, para mim, existe um lugar dentro de cada um onde a escrita nasce. Os cursos, diversos deles, ensinam técnica, modos de produzir textos, mas não nos conduzem aos caminhos que as palavras percorrem dentro de nós antes de chegar ao mundo. Ok, técnica a gente aprende. E se você dominá-la, vai conseguir escrever um belo texto, produzir um livro interessante. Só que o risco desse material ser “só 

mais um” é enorme. Então, algo essencial a ser dito já nas primeiras páginas deste livro é que ele não é técnico, não é um manual repleto de regras de como fazer isso ou aquilo. Ele é sobre onde a escrita começa a ser germinada e os caminhos que ela percorre até sair de você e encontrar o outro. Estranho falar assim, não é? Mas é isso mesmo que acontece. A escrita, seja de que natureza for, nasce primeiro dentro da gente, percorre nossas caixas internas, nossos medos, desejos, anseios, e depois é que ganha mundo – vou falar mais um pouquinho sobre isso adiante. E como essa escrita está carregada de alma, vai longe, encontra o outro, entra dentro das caixinhas que também estão fechadas dentro dele e o toca, marca, afeta. É por isso que chamei essa maneira de escrever de Escrita Afetuosa, aquela que marca, toca, afeta, conversa verdadeiramente com o outro. Para mim, essa é basicamente a diferença entre você produzir um texto, um conteúdo, e ele ser lembrado por um, dois, cinco, dez anos depois de escrito, e outro que é descartado, esquecido minutos depois.

Minha experiência mais profunda em relação a isso começou em 2011, quando assumi a coordenação da revista Vida Simples, que naquela época era feita dentro da editora Abril. Eu nunca havia trabalhado em uma publicação em que as pessoas mencionassem tanto a frase “Parece que você está conversando comigo”. Vida Simples era tratada como “a melhor amiga”, e os textos eram quase oráculos para alguns. Lembro a mensagem que recebi de um rapaz que estava vivendo um processo forte de depressão e de ausência de sentido na vida, e que encontrou na revista um caminho ou um motivo para seguir em frente com mais equilíbrio. Ou da mulher que me escreveu para contar o quanto a revista a ajudou a lidar com a morte da filha. Depois de anos trabalhando com texto e edição (me formei em jornalismo em 1995), era a primeira vez que recebia mensagens de pessoas tão apaixonadas por uma publicação, que falavam em transformação da vida. A revista, percebi, era uma voz. Os textos, um amigo. E comecei a questionar qual seria a diferença entre o texto que marca e aquele que é descartado. Quanto mais mergulhei nos processos, percebi que isso tinha relação com o envolvimento de quem escrevia – e que essa relação entre autor e texto acontecia de muitas maneiras. Envolvimento não quer dizer textos escritos em primeira pessoa apenas. Aliás, adoro textos em que o autor sabe se colocar na medida, nem de mais nem de menos. Envolvimento quer dizer que o texto está carregado da alma de quem escreve. Alma. Mais: quanto mais alma existe em um texto, mais ele encontra o outro. E, claro, não estamos acostumados com isso. Sempre achamos que devemos manter uma postura segura de distanciamento, mas a ausência de envolvimento é sempre perceptível no texto, seja ele de que natureza for.
(HOLANDA, Ana. Como se encontrar na escrita: o caminho para
despertar a escrita afetuosa em você. Rio de Janeiro: Bicicleta Amarela/Rocco, 2018).

UNIRV 2021 - QUESTÃO 01
Assinale V (verdadeiro) ou F (falso) para as alternativas de acordo com o texto:

a) ( ) A autora tece uma série de reflexões com o intuito de entender o que faz com que um texto marque o leitor e outro texto seja descartado.

b) ( ) A autora dá aulas de escrita.

c) ( ) Concentrando-se nas técnicas de escrita que tornam um texto bem-sucedido, a autora criou um método que denominou de Escrita Afetuosa.

d) ( ) Segundo a autora, um livro cuja escrita baseia-se apenas em técnica de escrita é incapaz de tocar o leitor.


UNIRV 2021 - QUESTÃO 02
Assinale V (verdadeiro) ou F (falso) para as alternativas de acordo com o texto:

a) ( ) A autora menciona experiências de sua vivência profissional para destacar sua profunda experiência com produção de textos.

b) ( ) Para a autora, o texto que emociona o leitor está carregado da “alma” de quem escreve; esse tipo de texto é resultado do envolvimento do autor com aquilo que escreve.

c) ( ) As mensagens enviadas pelos leitores da revista citada fizeram com que a autora percebesse como alguns textos afetavam intensamente algumas pessoas, coisa que, até então, ela não havia vivenciado em sua carreira como jornalista.

d) ( ) No trecho “não estamos acostumados com isso. Sempre achamos que devemos manter uma postura segura de distanciamento”, a autora se refere à postura dos leitores em relação aos textos jornalísticos.


LITERATURA BRASILEIRA

UNIRV 2021 - QUESTÃO 03
Sobre os personagens de Dois irmãos, assinale V (verdadeiro) ou F (falso) para as alternativas.

a) ( ) Nael é o filho de Domingas e narrador da história. Ele está em busca de descobrir quem é seu pai, e Nael desconfia se tratar de um dos gêmeos.

b) ( ) Zana é mãe de Yaqub, Omar e Rânia, mas tem predileção pelo filho apelidado de “caçula”, Omar.

c) ( ) Domingas é a empregada da família que teve um caso com Halim e, desse relacionamento, nasceu Nael.

d) ( ) Rânia, filha de Halim e Zana, é frequentemente cortejada por rapazes, mas prefere não se envolver em relacionamentos amorosos.


UNIRV 2021 - QUESTÃO 04
Como representante do movimento Naturalista na Literatura, um dos pontos cruciais de O Cortiço, escrito por Aluísio Azevedo, é a zoomorfização, isto é, a animalização dos personagens humanos. Os trechos a seguir foram extraídos da obra. Assinale V (verdadeiro) para o(s) fragmento(s) que traduz(em) o zoomorfismo e F (falso) para o(s) fragmento(s) que não traduz(em) o zoomorfismo.

a) ( ) Zulmira tinha então doze para treze anos e era o tipo acabado de fluminense; pálida, magrinha, com pequeninas manchas roxas nas mucosas do nariz, das pálpebras e dos lábios, faces levemente pintalgadas de sardas.

b) ( ) [...] via-se-lhes a tostada nudez dos braços e do pescoço, que elas despiam, suspendendo o cabelo todo para o alto do casco; os homens, esses não se preocupavam em não molhar o pêlo, ao contrário metiam a cabeça bem debaixo da água e esfregavam com força as ventas e as barbas, fossando e fungando contra as palmas da mão.

c) ( ) Daí a pouco, em volta das bicas era um zunzum crescente; uma aglomeração tumultuosa de machos e fêmeas.

d) ( ) Uma bela noite, porém, o Miranda, que era homem de sangue esperto e orçava então pelos seus trinta e cinco anos, sentiu-se em insuportável estado de lubricidade. Era tarde já e não havia em casa alguma criada que lhe pudesse valer. Lembrou-se da mulher, mas repeliu logo esta ideia com escrupulosa repugnância. Continuava a odiá-la.


HISTÓRIA

UNIRV 2021 - QUESTÃO 05
Se a renda gerada pela economia cafeeira foi fundamental para a implantação e a expansão da indústria brasileira, a indústria goiana também se beneficiou dela.

Até o início do século XX, a indústria goiana baseava-se em atividades artesanais, com o beneficiamento de produtos fornecidos pela agricultura e pela pecuária, como engenhos rudimentares de fabricação de açúcar e aguardente, abate de bovinos e fabricação de doces e produtos do leite.

Com relação ao processo de formação econômica de Goiás, assinale V (verdadeiro) ou F (falso) para as alternativas.

a) ( ) Por volta de 1920, a indústria goiana já apresentava uma significativa participação na produção industrial nacional, superando diversas unidades da Federação.

b) ( ) Apesar da estrutura de transportes restrita, as primeiras décadas do século XX assinalaram importantes fluxos comerciais com os demais estados do Sudeste, que eram os mercados mais dinâmicos de então.

c) ( ) Com a chegada da ferrovia, os municípios de Catalão e Ipameri lideraram a produção industrial e os fluxos comerciais no sudeste de Goiás, tendo sido favorecidos também com melhorias em sua infraestrutura urbana.

d) ( ) A política nacional desenvolvimentista de Getúlio Vargas, não obstante ter promovido grande incremento industrial no País como um todo, pouco impacto apresentou para o crescimento da indústria goiana.


UNIRV 2021 - QUESTÃO 06
A Revolução Puritana aconteceu na Inglaterra no século XVII durante a Guerra Civil (1640-1648) quando o rei e o parlamento se enfrentaram. Tendo como parâmetro os seus conhecimentos sobre as características desta revolução, analise as assertivas abaixo e assinale V (verdadeiro) ou F (falso) para as alternativas.

a) ( ) Era uma insurreição religiosa, política, social e econômica. Estavam em guerra interesses de parlamentares, monarquistas e representantes de diversos grupos protestantes da Inglaterra, dentre eles os menos favorecidos.

b) ( ) É um efeito indireto da Reforma Protestante. Refere-se às necessidades da burguesia e à aristocracia rural, que passaram por intenso desenvolvimento comercial.

c) ( ) Representou um desafio à monarquia e à teoria do direito divino. Esta dizia que o poder do rei era transmitido por Deus e assim ele tinha a legitimidade para governar seus súditos.

d) ( ) Representou uma tentativa de retorno do rei ao seu poder, indo contra medidas parlamentares e isso gerou a Guerra Civil em 1642. O parlamento, que contou com os presbiterianos e os puritanos como aliados, venceu o rei Carlos I, que tinha os anglicanos e os católicos aliados a ele.


GEOGRAFIA

UNIRV 2021 - QUESTÃO 07
As atividades agropecuárias no Brasil atingem mais de 375 milhões de hectares, de acordo com os dados disponíveis. Esse fato, por si só, é um indicativo da importância crucial da agricultura para a compreensão e o enfrentamento dos problemas socioambientais atuais. Sobre esse assunto, são apresentadas as afirmativas a seguir. Assinale V (verdadeiro) ou F (falso) para as alternativas.

a) ( ) Foi a partir da década de 60 e, em especial, desde os anos 70 do século passado, que a crise socioambiental se intensificou e se ampliou em níveis sem precedentes, como decorrência de rápidas e profundas transformações na organização socioeconômica e técnica do espaço rural.

b) ( ) A tendência à homogeneização das práticas produtivas, à simplificação e à artificialização do meio natural, induzida pelos padrões produtivos da “Revolução Verde”, praticamente só causou impactos ambientais no Centro-Oeste do país, nas áreas de fronteira agrícola.

c) ( ) O mesmo processo que promoveu a modernização da agricultura, com seus reflexos ambientais, engendrou, igualmente, a fragmentação e a decomposição social e econômica da pequena agricultura familiar.

d) ( ) Manter e incrementar a produtividade dos sistemas agropecuários e, ao mesmo tempo, valorizar e conservar os recursos naturais são o grande desafio colocado para a sociedade brasileira na atualidade.


UNIRV 2021 - QUESTÃO 08
A Geografia Cultural está vinculada aos estudos das normativas culturais e suas imbricações espaciais, permitindo, no âmbito público, a valorização de múltiplas esferas que sustentam o cotidiano das populações. 

Dessa maneira, sobre a Geografia Cultural, assinale V (verdadeiro) ou F (falso) para as alternativas.

a) ( ) A dinâmica espacial pouco interfere na cultura dos povos, uma vez que o conhecimento universal é, hoje, acessível aos diferentes grupos sociais. Isto implicaria, naturalmente, o sujeito que se faz, ou seja, a autoconstrução.

b) ( ) O espaço produz, por si, as múltiplas representações que entrarão em contato com as sociedades. Este mecanismo analítico se traduz no conceito de “coalisão cultural”, uma vez que os diferentes povos imprimem mais impactos entre si que nos diferentes contextos geográficos.

c) ( ) A proximidade é um fator chave. Foi a partir das locações comuns, ou paralelas, que se pôde construir esta abordagem da ciência geográfica. Todos os povos possuem outros paralelos, oque implica, diretamente, a produção de cultura.

d) ( ) A dinâmica espacial está intimamente ligada às representações, uma vez que o próprio conhecimento do mundo é garantido pela capacidade de representar. A centralidade reside no indivíduo como sujeito em construção, erguido pelos aparatos sociais de transmissão cultural.


MATEMÁTICA

UNIRV 2021 - QUESTÃO 09
Assinale V (verdadeiro) ou F (falso) para as alternativas.

a) ( ) Resolvendo a inequação (x² - 5x + 6)⁸ ∙ (1 - x²)⁵ > 0, obtemos como solução S = {x ∈ R / -1 < x < 1 ou x > 3}.

b) ( ) A inequação 2x - 8 < 2x² - 8 ≤ 2x + 4 possui 4 números naturais que pertencem a sua solução.

c) ( ) A solução da inequação x² - 3x + 2 > 0 é o conjunto S = { x ∈ R / x < 1 ou x > 2}.

d) ( ) O produto dos números inteiros não negativos que satisfazem a inequação  é maior que dois.


UNIRV 2021 - QUESTÃO 10
Assinale V (verdadeiro) ou F (falso) para as alternativas. 

a) ( ) A equação polinomial x³ - 10x² + 31x - 30 = 0 possui uma raiz real e duas raízes imaginárias.

b) ( ) A forma trigonométrica do complexo z = 1 - √3 i é z = 2 

c) ( ) |z| = √13 representa o módulo do número complexo z =

d) ( ) θ = 225° é o argumento do número complexo z = -4+4i.



FÍSICA

UNIRV 2021 - QUESTÃO 11
Os bombeiros de uma cidade desejam resgatar um animal dentro de um poço seco e escuro. Para organizar a parafernália de resgate, os socorristas pretendem descobrir a profundidade do poço (H) utilizando alguns conhecimentos de Física. Desse modo, eles soltam uma bolinha de chocalho infantil e medem o tempo (t) a partir do momento de soltura até escutarem o som emitido pela bolinha ao colidir no fundo do poço. Assinale V (verdadeiro) ou F (falso) para as alternativas.

a) ( ) A profundidade do poço (H) se relaciona com o tempo (t) de acordo com a relação , em que g é aceleração da gravidade.

b) ( ) A profundidade do poço (H) se relaciona com o tempo (t) de acordo com a relação  
em que vs é a velocidade do som.

c) ( ) A profundidade do poço (H) se relaciona com o tempo (t) de acordo com a relação  em que g é aceleração da gravidade e é a velocidade do som.

d) ( ) Considerando que a profundidade do poço é 85 m e a velocidade do som 340 m/s, o tempo
considerado no enunciado corresponde a


UNIRV 2021 - QUESTÃO 12
A figura mostra três condutores cilíndricos com os respectivos valores do comprimento e da área da seção reta da base dos condutores. Tendo em mente as propriedades físicas dos dispositivos necessários para o dimensionamento dos circuitos elétricos e a figura a seguir, assinale V (verdadeiro) ou F (falso) para as alternativas.

UNIRV 2021 - QUESTÃO 12

a) ( ) Caso a tensão aplicada nos três condutores seja a mesma e os condutores feitos do mesmo material, a corrente elétrica é menor no condutor I.

b) ( ) Caso a tensão aplicada nos três condutores seja a mesma e os condutores feitos do mesmo material, a corrente elétrica é menor no condutor II.

c) ( ) A utilização de condutores de bitola maior torna mais barato a execução do projeto elétrico, e pode proporcionar uma melhor segurança desde que os disjuntores eletromagnéticos sejam mantidos em sua corrente de ruptura conforme o cálculo original.

d) ( ) A utilização de condutores de bitola maior torna mais caro a execução do projeto elétrico, mas pode proporcionar uma melhor segurança desde que os disjuntores eletromagnéticos sejam mantidos em sua corrente de ruptura conforme o cálculo original.



BIOLOGIA

UNIRV 2021 - QUESTÃO 13
O sistema endócrino compreende os hormônios que são substâncias formadas por proteínas ou aminoácidos ou esteroides, sendo secretadas por glândulas especializadas e que quando lançadas na corrente sanguínea, apresentam ação local ou sistêmica. Analise as proposições abaixo e assinale V (verdadeiro) ou F (falso) para as alternativas.

a) ( ) A aldosterona reduz a excreção de sódio pelos rins e aumenta a excreção de potássio.

b) ( ) Gonadotrofina coriônica humana promove o crescimento do corpo lúteo e a secreção de estrogênios e de progesterona pelo corpo lúteo.

c) ( ) A tireoide produz a calcitonina que juntamente com o hormônio paratormônio produzido pelas paratireoides são responsáveis pelo controle da taxa de cálcio no sangue. O primeiro retira cálcio do osso e o segundo retira cálcio do sangue.

d) ( ) O ADH (hormônio antidiurético) ou vasopressina age sobre os túbulos distais e ductos coletores dos rins, aumentando a reabsorção de água. O termo vasopressina deve-se à ação vasoconstrictora do hormônio.


UNIRV 2021 - QUESTÃO 14
A lei do equilíbrio de Hardy-Weinberg é uma importante forma de verificar se a seleção natural ou outros fatores evolutivos estão influenciando uma determinada população. Analise as assertivas abaixo e assinale V (verdadeiro) ou F (falso) para as alternativas.

a) ( ) As condições essenciais para que uma população permaneça em equilíbrio de Hardy-Weinberg são: ausência de seleção natural, ausência de mutações, ausência de fluxo gênico, população grande, mesmo número de machos e fêmeas na população, todos os casais deverão ser férteis e gerar o mesmo número de filhotes e cruzamentos ao acaso.

b) ( ) Em uma população em equilíbrio, constituída por 1000 indivíduos, 160 apresentam uma anomalia hereditária causada por um gene recessivo autossômico. Espera-se que sejam heterozigotos um total de 360 indivíduos.

c) ( ) Sabendo-se que em determinada população em equilíbrio a frequência de um alelo autossômico recessivo é de 30%, as frequências esperadas de homozigotos dominantes é de 42% e de heterozigotos é de 49%.

d) ( ) Em uma população em equilíbrio de Hardy-Weinberg, formada por 10.000 indivíduos, existem 900 do tipo Rh negativo. O número de indivíduos Rh positivo homozigoto esperado nessa população é de 4900.

QUÍMICA

UNIRV 2021 - QUESTÃO 15
Num experimento, uma superfície quadrada com 10,0 cm de comprimento, feita de material inerte e condutora, constituiu o cátodo numa cuba eletrolítica onde aplicou-se uma corrente elétrica de 2,0 A durante 420 segundos. De forma independente, usou-se soluções aquosas de cloreto de níquel (II), fluoreto de prata e nitrato de cobalto (III). (Dado: 1 F = 96500 C).

Assinale V (verdadeiro) ou F (falso) para as alternativas. 

a) ( ) A solução de nitrato de cobalto (III) depositou a maior quantidade de metal na placa.
b) ( ) A solução de cloreto de níquel precisaria de um tempo, aproximado, 3,6 vezes maior para depositar a mesma quantidade que o fluoreto de prata.
c) ( ) O maior consumo de carga foi na solução de fluoreto de prata.
d) ( ) Na placa, seria possível observar uma camada de 2,6x10⁻³ g.cm⁻² de níquel metálico.


UNIRV 2021 - QUESTÃO 16
Química orgânica é o ramo da química que estuda os compostos do carbono.

Assim ficou definida a química orgânica segundo Kekulé em 1958. Sobre esta ciência, assinale V (verdadeiro) ou F (falso) para as alternativas. 

a) ( ) O carbono pode formar ligações iônicas em compostos estáveis, como é o caso do carbeto de cálcio.

b) ( ) Para a obtenção dos hidrocarbonetos de cadeias maiores (de 150 a 200 carbonos), usa-se a técnica de craqueamento catalítico do petróleo.

c) ( ) O composto t-butilbenzeno é um exemplo de cadeia mista que apresenta carbonos com todos os tipos de hibridização.

d) ( ) Apenas compostos com números ímpares de carbonos simétricos geram mesômeros.



LÍNGUA ESTRANGEIRA (INGLÊS)

Leia os textos abaixo e responda às questões de 17 e 18.

How Is Inflammation Involved in Swelling? - Kara Rogers

Immediately following an injury, the traumatized area becomes red, warm, and painful, and it begins to swell. The swelling process, also known as edema, is the result of acute inflammation, a response triggered by damage to living tissues.

In the case of injury, the purpose of the inflammatory response is to remove components of damaged tissue in order to allow the body to begin to heal. The first stage of this process is characterized by a change in blood flow in the damaged area. Blood vessels eventually dilate and increase blood flow into the tissue, creating redness in the traumatized area. This is followed by an increase in blood vessel permeability, allowing fluid, proteins, and white blood cells to migrate from the circulation to the site of tissue damage. The flood of fluids, cells, and other substances to the injured site is what produces swelling. Swelling is sometimes so severe that it restricts movement of the affected part of the body.

Swelling, heat, and redness in injured tissue areas are reduced by the work of white blood cells, particularly phagocytes. Phagocytes clean up cellular debris resulting from the injury. Phagocytes known as neutrophils contain granules of digestive enzymes specialized for this process. They typically infiltrate the injured site in large numbers within an hour of injury. One to two days later, other white cells known as monocytes enter the area to complete the process of clearing away dead cells.

An inflammatory response that results from injury generally lasts only a few days. If inflammation continues, it may eventually be referred to as chronic inflammation, with persistent low-level swelling, prolonged tissue damage, and unusually slow healing.
(Disponível em: https://www.britannica.com/story/how-is-inflammation-involved-in-swelling)

UNIRV 2021 - QUESTÃO 17
Assinale V (verdadeiro) ou F (falso) para as alternativas. 

a) ( ) O texto explica o processo de inflamação e como ele se relaciona ao inchaço.

b) ( ) O processo inflamatório, também chamado de edema, surge quando algum tecido vivo passa por algum trauma.

c) ( ) A finalidade da inflamação é ajudar o corpo a se curar por meio da remoção dos tecidos danificados.

d) ( ) O trecho “The first stage of this process is characterized by a change in blood flow in the damaged area” ficaria corretamente reescrito na voz ativa da seguinte maneira: “A change in blood flow in the damaged area characterized the first stage of this process”.


UNIRV 2021 - QUESTÃO 18
Assinale V (verdadeiro) ou F (falso) para as alternativas.

a) ( ) O inchaço é resultado da mudança do fluxo sanguíneo na área traumatizada, podendo impedir que leucócitos e fluidos cheguem até o tecido danificado.

b) ( ) No trecho “Swelling is sometimes so severe that it restricts movement of the affected part of the body”, as palavras sublinhadas introduzem uma ideia de finalidade.

c) ( ) A função dos fagócitos é limpar os resíduos celulares da área lesionada.

d) ( ) Espera-se que a resposta inflamatória dure apenas alguns dias, porém a inflamação pode se tornar crônica, com inchaço acentuado e cicatrização incomum.


GOIANÉSIA

LÍNGUA PORTUGUESA

Leia o texto abaixo e responda às questões de 01 e 02.

CAÇA ÀS BRUXAS

Por que as caças às bruxas foram dirigidas principalmente contra as mulheres? Como se explica que, ao longo de três séculos, milhares de mulheres se tornaram a personificação do “inimigo no meio de nós” e do mal absoluto? E como conciliar o retrato que inquisidores e demonólogos pintavam de suas vítimas como todo-poderosas, quase míticas – criaturas do inferno, terroristas, devoradoras de homens, servas do diabo que, enlouquecidas, percorriam os céus em cabos de vassoura –, com as figuras indefesas das mulheres reais que eram acusadas desses crimes e, então, terrivelmente torturadas e queimadas em fogueiras?

Uma resposta inicial a essa pergunta reconstitui a perseguição às “bruxas” desde os deslocamentos causados pelo desenvolvimento do capitalismo, em especial a desintegração das formas comunais de agricultura que predominavam na Europa feudal e a pauperização a que a ascensão da economia monetária e a expropriação de terras lançaram amplos setores das populações rurais e urbanas. Segundo essa teoria, as mulheres tiveram maior probabilidade de ser vitimizadas porque foram as mais “destituídas de poder” por essas mudanças, em especial as mais velhas, que, muitas vezes, se rebelavam contra a pauperização e a exclusão social e que constituíam a maioria das acusadas. Em outras palavras, as mulheres foram acusadas de bruxaria porque a reestruturação da Europa rural no início do capitalismo destruiu seus meios de sobrevivência e a base de seu poder social, deixando-as sem nenhum recurso além da dependência da caridade de quem estava em melhores condições. Isso em uma época de desintegração dos laços comunais e de cristalização de uma nova moralidade – que criminalizava o ato de pedir esmolas e desprezava a caridade, que no mundo medieval fora um caminho conhecido para a salvação eterna.

Essa teoria, expressa pela primeira vez por Alan Macfarlane em Witchcraft in Tudor and Stuart England (Bruxaria na Inglaterra dos Tudor e dos Stuart, 1970), certamente se aplica a muitos dos julgamentos de bruxas. Há, sem dúvida, uma relação direta entre vários casos de caça às bruxas e o processo dos “cercamentos”, como demonstram a composição social dos grupos acusados, as acusações feitas contra eles e a caracterização comum da bruxa como mulher pobre e idosa que vivia sozinha, dependia de doações da vizinhança, ressentia-se amargamente de sua marginalização e, muitas vezes, ameaçava e amaldiçoava quem se recusava a ajudá-la e inevitavelmente a acusava de ser responsável por seus infortúnios. Essa descrição, entretanto, não explica como aquelas criaturas miseráveis inspiravam tanto medo. Também não justifica o fato de tantas entre as acusadas serem denunciadas por transgressões sexuais e crimes reprodutivos (como cometer infanticídio e causar impotência masculina); entre as condenadas, havia mulheres que tinham atingido certo grau de poder na comunidade trabalhando como curandeiras tradicionais e parteiras ou operando práticas mágicas como localização de objetos perdidos e adivinhação.

Além da resistência à pauperização e à marginalização social, que ameaças as “bruxas” representavam aos olhos de quem planejava exterminá-las? Responder a essa pergunta exige que retomemos não apenas os conflitos sociais gerados pelo desenvolvimento do capitalismo, mas a transformação radical que isso causou em todos os aspectos da vida social, a começar pelas relações reprodutivas/de gênero que caracterizaram o mundo medieval.
(FEDERICI, Silvia. Mulheres e caça às bruxas. São Paulo: Boitempo, 2019).

UNIRV 2021 - QUESTÃO 01
Assinale V (verdadeiro) ou F (falso) para as alternativas de acordo com o texto:

a) ( ) A autora inicia o texto lançando perguntas que serão respondidas, pelo menos em parte, no segundo parágrafo.

b) ( ) No primeiro parágrafo, a autora apresenta um contraste entre a imagem da bruxa como pintada pelos inquisidores e a mulher real, afirmando que a conciliação entre essas duas figuras é impossível.

c) ( ) No trecho “Como se explica que, ao longo de três séculos, milhares de mulheres se tornaram a personificação do ‘inimigo no meio de nós’ e do mal absoluto?”, as vírgulas são usadas para isolar o adjunto adverbial deslocado.

d) ( ) A autora aponta o desenvolvimento do capitalismo na Idade Média como o fator desencadeante de caça às bruxas na Europa, principalmente a criminalização do ato de pedir esmolas.


UNIRV 2021 - QUESTÃO 02
Assinale V (verdadeiro) ou F (falso) para as alternativas de acordo com o texto:

a) ( ) Segundo o texto, mulheres mais idosas foram duramente afetadas pelas transformações econômicas na Europa feudal, como o fim da agricultura em terras comunais e o início dos cercamentos, o que causou um processo de empobrecimento e exclusão social.

b) ( ) Fundamentando-se em uma teoria de Alan Macfarlane, a autora entende que há uma relação entre acusações de bruxaria e conflitos agrários que surgiram no início do desenvolvimento do capitalismo.

c) ( ) As curandeiras e parteiras eram as principais acusadas de bruxaria na época medieval.

d) ( ) De acordo com a autora, as bruxas inspiravam muito medo na população por serem velhas e ressentidas, com o poder de provocar impotência masculina.



LITERATURA BRASILEIRA

UNIRV 2021 - QUESTÃO 03
Sobre o romance Dois irmãos, de Milton Hatoum, leia o fragmento a seguir e, em seguida, responda ao que se pede:

Podia frequentar o interior da casa, sentar no sofá cinzento e nas cadeiras de palha da sala. Era raro eu sentar à mesa com os donos da casa, mas podia comer a comida deles, beber tudo, eles não se importavam. Quando não estava na escola, trabalhava em casa, ajudava na faxina, limpava o quintal, ensacava as folhas secas e consertava a cerca dos fundos. 

No que se refere ao narrador da obra, assinale V (verdadeiro) ou F (falso) para as alternativas.

a) ( ) O narrador encontra-se suficientemente próximo dos fatos para os narrar, mas longe obastante para não participar efetivamente como membro daquela família, o que se deve à sua condição periférica e bastarda.

b) ( ) O narrador recorre à sua própria memória para construir a narrativa. Ele se coloca em vários espaços da casa, fazendo-se perguntas e buscando respostas que preencham as lacunas de sua história.

c) ( ) O romance é narrado em primeira pessoa, por um dos gêmeos, o que fica comprovado pelos detalhes que o narrador conhece a respeito da casa e da personalidade dos membros da família.

d) ( ) A narrativa do livro se dá a partir de memórias contadas por Rânia, a irmã dos gêmeos, em seu diário secreto.


UNIRV 2021 - QUESTÃO 04
O livro Memórias póstumas de Brás Cubas inaugurou o Realismo no Brasil, em 1881. Sobre o Realismo, assinale V (verdadeiro) ou F (falso) para as alternativas.

a) ( ) A proposta do Realismo é traçar uma representação mais objetiva da vida humana em oposição ao idealismo típico do Romantismo.

b) ( ) O Realismo promoveu-se por meio de um posicionamento contra a burguesia, com predileção pela crítica social. Entre os temas principais dessa corrente literária estão adultério, miséria e fracassos humanos.

c) ( ) A obra machadiana é conhecida por seu realismo psicológico, que se caracteriza por um intenso trabalho acerca dos aspectos psicológicos dos personagens, o que ocorre em Memórias póstumas de Brás Cubas.

d) ( ) Embora focado no objetivismo, o Realismo mantém, no cerne de suas publicações literárias, a narrativa de fatos embasados nas manifestações de envolvimento sentimental e no culto ao amor idealizado.


HISTÓRIA

UNIRV 2021 - QUESTÃO 05
A consolidação do espaço geográfico da capitania de Goiás, localizada na região central do Brasil, foi marcada pela política centralizadora de ocupação colonial portuguesa do século 18. Em relação ao exposto, analise as afirmações sobre o processo histórico na formação e desenvolvimento econômico da capitania de Goiás, e assinale V (verdadeiro) ou F (falso) para as alternativas.

a) ( ) Registram-se a limitação da ocupação portuguesa a Oeste do meridiano de Tordesilhas, conforme acordo entre os governos de Espanha e Portugal no ano de 1494.

b) ( ) A adoção do sistema de sesmaria e o incentivo às atividades mineradoras e agropastoris.

c) ( ) A legitimação e ocupação do território de Goiás com o Tratado de Tordesilhas, firmado entre as coroas portuguesa e espanhola, em 1750.

d) ( ) A restrição, pela Coroa portuguesa, da construção de aldeamentos e limitação da entrada de imigrantes na região.


UNIRV 2021 - QUESTÃO 06
Disputando áreas de influência em várias regiões do mundo, soviéticos e estadunidenses geraram um período de graves tensões políticas, que ficou conhecido como Guerra Fria. Entre os principais alvos dos governos dos Estados Unidos e da União Soviética, nesse período, estavam os países subdesenvolvidos, como eram então chamadas as nações mais pobres da América latina, da Ásia e da África. O período foi marcado por guerras em algumas regiões do planeta, alianças militares supranacionais, corrida militar nuclear armamentista e corrida espacial.
(Fonte: COTRIM, G. História global. São Paulo: Saraiva, 2016, p.148).

Sobre a guerra fria, assinale V (verdadeiro) ou F (falso) para as alternativas.

a) ( ) Durante a Guerra Fria ocorreu a Guerra do Vietnã. Os Estados Unidos, contando com o apoio do Vietnã do Sul, em 1975, conseguiram unificar o país por meio do socialismo, criando a República Democrática do Vietnã.

b) ( ) A corrida espacial foi marcada pelo pioneirismo soviético. A União Soviética foi o primeiro país a lançar um satélite artificial denominado Sputnik.

c) ( ) Os Estados Unidos foram os primeiros a produzir e utilizar armas nucleares. A corrida nuclear foi denominada de “equilíbrio pelo terror”.

d) ( ) A Guerra da Coreia (1950–1953) determinou a seguinte divisão: Coreia do Norte socialista e Coreia do Sul capitalista.


GEOGRAFIA

UNIRV 2021 - QUESTÃO 07
As tradicionais explicações que destacam as relações econômicas entre os países e que enfatizam os antagonismos Norte-Sul revelam apenas uma faceta de um problema complexo e encobrem as contradições internas. Nesse sentido, analise as proposições abaixo e assinale V (verdadeiro) ou F (falso) para as alternativas.

a) ( ) Nos países subdesenvolvidos, é comum uma classe social, uma etnia ou um grupo religioso se apropriar dos poderes do Estado, favorecendo monopólios e impedindo políticas sociais distributivas.

b) ( ) Nos países desenvolvidos, a pobreza é tão importante quanto aquela que existe nos países pobres, no entanto, as políticas públicas têm sido eficientes para reduzir os conflitos sociais.

c) ( ) Com poucas exceções, os países subdesenvolvidos são governados por ditaduras ou regimes democráticos pouco consolidados, sob o comando de elites em geral indiferentes ao bem-estar do restante da população.

d) ( ) A globalização abarca o mundo de forma muito desigual, pois alguns lugares, regiões e países estão mais integrados do que outros. Assim, ao mesmo tempo que ela ocorre em escala mundial, ocorre também em escala regional. Esse fato decorre da integração de alguns países em blocos de uniões de mercados ou aduaneiras com as retiradas de barreiras aos fluxos de mercadorias, capitais, informações e pessoas.


UNIRV 2021 - QUESTÃO 08
Intermodalidade é o nome dado à utilização de duas ou mais modalidades de transporte; quando disponibilizada em uma região, ela pode representar um fator estratégico, permitindo uma retenção de custos conectada ao aumento da qualidade nos serviços ofertados. A respeito da infraestrutura de transporte presente no território goiano e de assuntos correlatos, assinale V (verdadeiro) ou F (falso) para as alternativas.

a) ( ) Para um estado com as características econômicas de Goiás, os modais hidroviário e rodoviário seriam os mais indicados.

b) ( ) As ferrovias em Goiás, cujos primeiros trilhos foram implantados ainda no século XIX, concentram-se, em sua maior parte, no sudoeste goiano.

c) ( ) Por absoluta impossibilidade dos meios físicos, como hidrografia e relevo, não há escoamento da produção agrícola goiana por meio de hidrovias.

d) ( ) "Expresso Pequi" é um projeto de ligação ferroviária entre Brasília e Goiânia, ainda em fase de estudos, visando, inicialmente, ao transporte de cargas.


MATEMÁTICA

UNIRV 2021 - QUESTÃO 09
Considerando os seguintes intervalos reais:

A = {x ∈ R / -3 < x ≤ 5}, B = {x ∈ R / -1 ≤ x < 3}, C = {x ∈ R / x > -2} e D = {x ∈ R / x ≤ 0},

assinale V (verdadeiro) ou F (falso) para as alternativas.

a) ( ) (A ∪ B)∩(D-C)=]-3,-2]

b) ( ) (B-C)∪(A∩B)={x ∈ R / -3 ≤ x < 0}

c) ( ) A∩B∩C∩D={x ∈ R / -1 ≤ x ≤ 0}

d) ( ) (C∩A)-(D∪B)=[0, 5]


UNIRV 2021 - QUESTÃO 10
Assinale V (verdadeiro) ou F (falso) para as alternativas.

a) ( ) O valor da expressão  é um número positivo.

b) ( ) O domínio da função f(x) = tgx é o conjunto 

c) ( ) O conjunto solução da equação sen²x=sen x + 2 é múltiplo de 5.

d) ( ) O maior ângulo formado pelos ponteiros de um relógio que marca exatamente 11 horas e 45 minutos é 277,5°.


FÍSICA

UNIRV 2021 - QUESTÃO 11
Uma bola é lançada verticalmente para cima a partir da superfície de um planeta. O gráfico de y em função de t para a bola é mostrado na figura a seguir, em que y é a altura da bola acima do ponto de lançamento, e t = 0 no instante em que a bola é lançada. Sabendo que v0 ∙ senθ0 = 100 m²/s², em que é a velocidade de lançamento, θ0 é a inclinação do lançamento em relação à horizontal, e tendo em mente as informações da tabela, assinale V (verdadeiro) ou F (falso) para as alternativas.

UNIRV 2021 - QUESTÃO 11

a) ( ) Se a altura máxima atingida pela bola for de 125 m, o lançamento ocorreu no Planeta A.

b) ( ) Se a altura máxima atingida pela bola for de 250 m, o lançamento ocorreu no Planeta B.

c) ( ) Se a altura máxima atingida pela bola for de 250 m, o lançamento ocorreu no Planeta C.

d) ( ) Se a altura máxima atingida pela bola for de 125 m, o lançamento ocorreu no Planeta D.


UNIRV 2021 - QUESTÃO 12
Nas alavancas, existem três elementos a se considerar: o ponto fixo, a força potente e a força resistente. Os tipos de alavanca são classificados de acordo com qual dos três elementos fica entre os outros dois elementos.

No nosso corpo, praticamente todos os movimentos são produzidos por meio da criação de um torque, em que as articulações representam os pontos fixos (eixo do movimento), os ossos representam as alavancas e os músculos produzem a força potente. Em relação às figuras a seguir e a classificação das alavancas, assinale V (verdadeiro) ou F (falso) para as alternativas.


a) ( ) A figura I representa uma alavanca interpotente.

b) ( ) A figura II representa uma alavanca interfixa.

c) ( ) A figura III representa uma alavanca inter-resistente.

d) ( ) As figuras I, II e III representam alavancas do tipo interfixa, inter-resistente e interpotente, respectivamente.


BIOLOGIA

UNIRV 2021 - QUESTÃO 13
Em todo o trato gastrintestinal, as glândulas têm duas funções básicas: secreção de enzimas digestivas e produção de muco para lubrificação e proteção de todas as partes do trato digestivo. Sobre esse sistema, assinale V (verdadeiro) ou F (falso) para as alternativas.

a) ( ) O excesso de ácido causa inibição da secreção gástrica por mecanismo de feedback positivo.

b) ( ) As principais glândulas salivares são as parótidas, submandibulares e sublinguais. A saliva possui dois tipos principais de secreção proteica: a ptialina ou amilase salivar e a mucina, que tem funções de lubrificação e proteção.

c) ( ) A secretina estimula a secreção de grande quantidade de bicarbonato que neutraliza a basicidade do quimo.

d) ( ) No estômago, as glândulas oxínticas secretam ácido clorídrico, pepsinogênio, fator intrínseco e muco. As glândulas pilóricas, localizadas no antro, secretam o hormônio gastrina.


UNIRV 2021 - QUESTÃO 14
As biomoléculas são compostos químicos das células de todos os seres vivos. São em geral moléculas orgânicas, compostas principalmente de carbono, além de hidrogênio, oxigênio e nitrogênio. Sobre esse assunto, assinale V (verdadeiro) ou F (falso) para as alternativas.

a) ( ) As proteínas são compostas por subunidades de aminoácidos, os lipídios são compostos por subunidades de ácidos graxos e gliceróis, os glicídios ou carboidratos são compostos por subunidades de monossacarídios e os ácidos nucleicos ou nucleotídeos, compostos por subunidades de monossacarídios (pentoses), ácido fosfórico e bases nitrogenadas.

b) ( ) As proteínas globulares possuem estrutura espacial mais complexa e são esféricas e, geralmente, solúveis em meio aquoso. Fazem parte deste grupo o colágeno do tecido conjuntivo, a queratina do cabelo, a miosina dos músculos, entre outras.

c) ( ) As proteínas dinâmicas têm como função principal a estruturação das células e dos tecidos no corpo humano, realizando funções como defesa do organismo, transporte de substâncias, catálise de reações, controle do metabolismo. Exemplos dessas proteínas são o colágeno e a elastina.

d) ( ) As moléculas de colesterol associam-se às proteínas sanguíneas (apoproteínas), formando as lipoproteínas HDL ou LDL, que são responsáveis pelo transporte dos esteroides.


QUÍMICA

UNIRV 2021 - QUESTÃO 15
O persulfato de amônio é um pó branco com alta capacidade de causar irritação nos olhos, na pele e nas mucosas e pode ocasionar reações alérgicas. Ele pode sofrer a seguinte reação:

(NH4)2s2O8 + AgNO3 + H20 ⟶ AgO2 + (NH4)2SO4 + H2SO4 + HNO3

Analise as alternativas e assinale V (verdadeiro) ou F (falso) para as alternativas. 

a) ( ) A reação é classificada como de oxidorredução.

b) ( ) O primeiro produto é nomeado como dióxido de prata.

c) ( ) A soma dos coeficientes de balanceamento dos reagentes é igual à soma dos coeficientes de balanceamento dos produtos.

d) ( ) O sal formado é classificado como insolúvel em água.


UNIRV 2021 - QUESTÃO 16
Os lipídeos são compostos bioquímicos geralmente conhecidos ou por engordar ou por estarem presentes nas membranas celulares, mas existem lipídeos que atuam como “hormônios locais”, como por exemplo: o leucotrieno B4 (estrutura a seguir) que é produzido pelos glóbulos brancos e pode, entre outras funções, atuar aumentando a degranulação de plaquetas.

Com base nos lipídeos e na estrutura do leucotrieno B4, assinale V (verdadeiro) ou F (falso) para as alternativas.

a) ( ) O leucotrieno B4 gera sabão quando reage com hidróxido de potássio.

b) ( ) Por ser um ácido carboxílico, não apresenta isomeria ótica.

c) ( ) Todas as insaturações do leucotrieno B4 têm configuração trans.

d) ( ) Num laboratório, o leucotrieno B4 pode sofre a reação de auto esterificação em meio de ácido sulfúrico diluído.


LÍNGUA ESTRANGEIRA (INGLÊS)

Leia os textos abaixo e responda às questões de 17 e 18.

Iceland (Icelandic: Ísland) is a mountainous island nation in the north Atlantic Ocean, located between Europe and North America. Though not part of the continental mainland, the country is considered Nordic European. 

The name of the country—Iceland—may not be that appropriate: although 10% of Iceland is covered by glaciers, it has a surprisingly mild climate and countless geothermal hot-spots and hot springs. The native spelling ("Ísland") is appropriate in English as well. Tipping isn't done in Iceland and driving off-road is illegal and destroys the nature.

Understand

Iceland is a stunningly beautiful place if you enjoy strange and desolate landscapes. The amount of daylight varies dramatically by season. The sun sets briefly each night in June, but the sky doesn't get fully dark before the next sunrise. In the March and September equinoxes, days and nights are of about equal length, as elsewhere in the world. If you go in December, it's almost 20 hours of darkness. Summer is definitely the best time to go, and even then the tourist traffic is still mild. The midnight sun is a beautiful sight and one definitely not to be missed. It is easy to lose track of time when the sun is still up at 23:00. Early or late winter, however, can be surprisingly good times to visit. In late January, daylight is from about 10:00-17:00, prices are lower than in the high season, and the snow-blanketed landscape is eerily beautiful. (Some sites are, however, inaccessible in the winter).

People

Iceland was first inhabited by Nordic and Celtic people in the 9th century CE - tradition says that thefirst permanent settler was Ingólfur Arnarson, a Norwegian Viking who made his home where Reykjavik now stands. It is thought that Irish monks had temporarily inhabited the island some years prior to this. The Icelandic people still basically speak the language of the Vikings. Iceland has received a great number of immigrants over the last 10 years. In the last 5 years the population of immigrants has doubled. Most of these people (from Eastern Europe and South East Asia) come for employment. Immigrants in Iceland are now well over 10% of the population. Icelanders also continue to use the old Norse patronymic system, which was formerly in use in Norway, Denmark, Sweden and the Faroe Islands well into the 19th century, until their governments decided that their people should adopt a surname.
(Disponível em: https://wikitravel.org/en/Iceland)

UNIRV 2021 - QUESTÃO 17
Assinale V (verdadeiro) ou F (falso) para as alternativas. 

a) ( ) O texto traz algumas informações sobre a Islândia, mais especificamente dados sobre sua formação geológica vulcânica e sobre a população.

b) ( ) O texto sugere que o nome do país (Iceland – terra do gelo, em inglês) talvez não seja apropriado, pois, apesar de 10% de seu território serem cobertos por geleiras, o clima é agradável.

c) ( ) Segundo o texto, não é costume dar gorjetas na Islândia.

d) ( ) Em junho, o céu só fica completamente escuro pouco antes do amanhecer.


UNIRV 2021 - QUESTÃO 18
Assinale V (verdadeiro) ou F (falso) para as alternativas.

a) ( ) O autor afirma que as paisagens estranhas e desoladas são de uma beleza impressionante, mas que poucas pessoas são capazes de apreciá-las.

b) ( ) Os primeiros habitantes da Islândia foram nórdicos e celtas, sendo que convencionou-se dizer que o primeiro colonizador foi um viking norueguês que construiu a cidade de Reykjavik.

c) ( ) Os islandeses ainda dão nome a seus filhos de acordo com o antigo sistema patronímico nórdico que esteve em vigor em outros países europeus até o século 19.

d) ( ) Muitos imigrantes têm chegado à Islândia à procura de trabalho, principalmente pessoas da Europa Ocidental e Sudeste Asiático.


RIO VERDE

LÍNGUA PORTUGUESA

Leia o texto abaixo e responda às questões de 01 e 02.

LAPIDAR UMA MULHER – Affonso Romano de Sant’Anna (Do livro Vestígios, da Rocco Digital) 

Há quem tente lapidar
uma mulher
como se lapida
joia rara 
e pedra bruta.
Com escalpelo
cinzel
buril
inscrevem nela uma figura, depois
a expõem nos salões
revistas e altares
apregoando quantos camelos
 quantos colares
vale o dote
da criatura.

Na Nigéria também
lapida-se mulher
mas de forma
inda mais dura.

Não bastassem
os muros em que viva
vive emparedada
é sob pedras
que a mulher viva
é pétrea e friamente
sepultada
quando não se conforma
com a forma
como desde sempre
é deformada.

Assim a mulher
que se nega a ser
por eles esculpida
deve morrer como viveu:
-petrificada.

Atiram-lhe
tantas pedras
até que não se veja
a forma e o sangue
da apedrejada,
até que a mulher-alvo
alvejada
desapareça numa maré de pedras
coaguladas.

Desta feita os escultores
foram mais perfeccionistas
deixaram a mãe
amamentar o filho
antes que o leite no seio
se petrificasse.
Assim o filho na fonte beberia
o pétreo ensinamento
 antes
que a fonte secasse.

Ao amante não lapidaram.

Ali o homem já nasce feito
é obra de arte que dispensa
qualquer lapidação.
A mulher, sim, carece
de acabamento
posto que imperfeita figura
na ordem da criação.

UNIRV 2021 - QUESTÃO 01
Assinale V (verdadeiro) ou F (falso) para as alternativas de acordo com o texto:

a) ( ) O poeta usa o verbo “lapidar” com dois significados diferentes, sendo que na primeira ocorrência a ideia é de ato de burilar, polir, e mais adiante no poema, o significado é de apedrejar.

b) ( ) Além da diferença de tratamento dado ao gênero masculino e feminino, o poeta aponta a ideia, também defendida por ele, de imperfeição da mulher, que seria uma criação que necessita de aperfeiçoamento.

c) ( ) Na primeira estrofe, a mulher é apresentada como uma espécie de obra de arte e mercadoria, para ser apreciada e negociada.

d) ( ) O poeta afirma que, na Nigéria, quando a mulher recusa-se a se comportar ou a ser o que a sociedade espera, ela é sepultada viva.


UNIRV 2021 - QUESTÃO 02
Assinale V (verdadeiro) ou F (falso) para as alternativas de acordo com o texto:

a) ( ) O trecho “pedras coaguladas” faz referência ao sangue derramado no apedrejamento da mulher.

b) ( ) O trecho “mas de forma / inda mais dura” (segunda estrofe) sugere que o autor considera que a forma de tratamento dada à mulher mencionada na primeira estrofe também tem algo de cruel.

c) ( ) Nos trechos “Desta feita os escultores / foram mais perfeccionistas / deixaram a mãe / amamentar o filho” e “Ao amante não lapidaram”, temos dois casos de sujeito indeterminado.

d) ( ) Na última estrofe, o termo “Ali” se refere ao local em que o poeta estava quando escreveu esse texto.


LITERATURA BRASILEIRA

UNIRV 2021 - QUESTÃO 03
Milton Hatoum é um dos principais nomes da literatura brasileira da primeira metade do século 20. A coletânea de obras que publicou o inscrevem no bojo dos grandes romancistas regionalistas dos anos 1930-1945, da chamada segunda geração modernista. Uma das características de Hatoum é utilizar a cidade de Manaus – seulugar de origem – como cenário de suas narrativas.

Sobre a obra Dois irmãos, assinale V (verdadeiro) para o(s) fragmento(s) que faz(em) referência à Manaus e F (falso) para o(s) fragmento(s) que não faz(em) referência a Manaus:

a) ( ) “Assistiam, atônitos, à demolição da Cidade Flutuante. Os moradores xingavam os demolidores, não queriam morar longe do pequeno porto, longe do rio. Halim balançava a cabeça, revoltado, vendo todas aquelas casinhas sendo derrubadas”.

b) ( ) “Os acenos intermitentes da metrópole: o dia a dia na Pensão Veneza, os cinemas da São João, os passeios de bonde, o burburinho do viaduto do Chá e os sisudos mestres engravatados, venerados por Yaqub.”

c) ( ) “Por volta do ano 1914, Galib inaugurou o restaurante Biblos no térreo da casa. O almoço eraservido às onze, comida simples, mas com sabor raro. [...] No Mercado Municipal, escolhiauma pescada, um tucunaré ou um matrinxã, recheava-o com farofa e azeitonas e assava-o noforno de lenha e servia-o com molho de gergelim.

d) ( ) “[...] ele parou diante da banquinha de tacacá da Dona Deúsa, tomou duas cuias, sorvendo com calma o tucupi fumegante, mastigando lentamente o jambu apimentado, como se quisesse recuperar um prazer de infância."


UNIRV 2021 - QUESTÃO 04
Sobre o romance Memórias póstumas de Brás Cubas, assinale V (verdadeiro) ou F (falso) para as alternativas. 

a) ( ) O livro introduziu o Realismo no Brasil.

b) ( ) A atuação de Brás Cubas como defunto-narrador altera a sequência do tempo cronológico na obra.

c) ( ) Ironiza costumes burgueses da época.

d) ( ) Promove a idealização do herói por meio da figura de Brás Cubas.



HISTÓRIA

UNIRV 2021 - QUESTÃO 05
Observe a charge:


Sobre as invasões bárbaras ao Império Romano, assinale V (verdadeiro) ou F (falso) para as alternativas.

a) ( ) Desde o governo de Tibério, no século I, houve atritos entre romanos e germânicos e a partir do século III, os conflitos constantes colaboraram para a decadência do Império Romano.

b) ( ) As invasões bárbaras afetaram especialmente o Império Romano do Oriente com sede em Constantinopla e levaram ao declínio deste império em 476 da era cristã.

c) ( ) O Império Romano contou com o apoio dos bárbaros no século III para enfrentar as revoltas de colonos e escravos que desejavam tomar o poder no ocidente.

d) ( ) O Império Romano nunca absorveu a presença dos bárbaros em suas fronteiras e por isso não os assimilou nem culturalmente ou mesmo nas suas fileiras militares.


UNIRV 2021 - QUESTÃO 06
No século XVIII, a vanguarda iluminista estabeleceu transformações notáveis nos modos de administração de várias das monarquias europeias. Inspirados pelas noções de razão e progresso calcados por esse movimento, reis, rainhas e ministros do Velho Mundo empreenderam medidas que procuravam aprimorar o aparelho administrativo e a economia de seus Estados. Seguindo essa tendência, o rei de Portugal, D. José I, indicou Sebastião Carvalho e Melo, marquês de Pombal, como ministro.

Acerca da repercussão, na América portuguesa, das medidas adotadas por Portugal no período pombalino, assinale V (verdadeiro) ou F (falso) para as alternativas.

a) ( ) Com o Tratado de Madri, assinado durante o reinado de D. José I, a Espanha reconheceu a soberania portuguesa sobre extensão territorial, na América, superior à delimitada pelo Tratado de Tordesilhas.

b) ( ) A descentralização administrativa da América portuguesa foi uma das estratégias políticas pombalinas de constituição de um império em dois continentes, no intuito de preservar a integridade do Brasil.

c) ( ) No período referido acima, Portugal reafirmou a sua soberania sobre a província do Maranhão ao reprimir a tentativa do aventureiro inglês Beckman de se apossar dessa província.

d) ( ) A Convenção de Sintra, assinada por Portugal e Inglaterra, por influência do Marquês de Pombal, possibilitou a consolidação da soberania inglesa na Guiana, no norte da Amazônia.



GEOGRAFIA

UNIRV 2021 - QUESTÃO 07
O Estado de Goiás possui grande variedade de aspectos naturais, dessa forma se torna necessário o estudo de tais componentes. Com base nos seus conhecimentos sobre os aspectos naturais do território goiano, assinale V (verdadeiro) ou F (falso) para as alternativas.

a) ( ) O Estado se apresenta como um divisor de águas, por corresponder a uma área de dispersão dos cursos d’água que vão compor grandes bacias hidrográficas brasileiras, sendo que a drenagem do norte vincula-se à Bacia do Tocantins e a do sul à Bacia do Paraná.

b) ( ) Goiás possui uma área de planaltos e serras cristalinas do Proterozoico no sul do estado que, após longos processos intempéricos, resultaram em formas residuais de baixa altitude que se expressam em extensos topos levemente aplainados, circundados de vales fluviais.

c) ( ) O Estado apresenta uma relativa homogeneidade de paisagens que, basicamente, se compõem de planaltos e chapadas de média altitude, esculpidos em terrenos sedimentares recentes; a disposição do relevo dificulta o percurso das águas fluviais no sentido leste-oeste; o cerrado é predominante.

d) ( ) Na porção leste-sudeste de Goiás, existe uma extensa depressão gerada por intensa atuação de processos erosivos ao longo do Terciário; em vários trechos da depressão são encontrados inselbergs associados às rochas cristalinas de maior resistência.


UNIRV 2021 - QUESTÃO 08
No Brasil, parcela considerável do crescimento da população total se instala nas Regiões Metropolitanas. Este fenômeno de macrourbanização e metropolização tem características particulares e ganhou nas últimas décadas importância fundamental. Analise algumas das características da macro urbanização indicadas a seguir e assinale V (verdadeiro) ou F (falso) para as alternativas.

a) ( ) Concentração da população e da pobreza paralelamente à rarefação rural e à dispersão geográfica das cidades médias.

b) ( ) “Involução metropolitana” com a coexistência de atividades com níveis diferentes de capital, tecnologia e organização do trabalho.

c) ( ) Enfraquecimento dos centros de poder pela dispersão dos centros de difusão de ideias, mensagens e ordens pela degradação dos espaços metropolitanos.

d) ( ) No contexto atual, existem forças que impactam de modo diferenciado a dinâmica regional do Brasil, opondo o dinamismo de “ilhas dinâmicas” localizadas nas distintas macrorregiões às áreas menos competitivas.



MATEMÁTICA

UNIRV 2021 - QUESTÃO 09
Assinale V (verdadeiro) ou F (falso) para as alternativas.

a) ( ) A equação |2x - 4| = 6 - |x + 3| apresenta como solução números menores que três.

b) ( ) O gráfico da função f(x) = |x+2|+x-1 é constante para x < -2.

c) ( ) A solução da equação modular 4|x²|=3-11|x| possui 4 elementos.

d) ( ) Resolvendo a inequação modular |2x+5|>-x+1, encontramos como solução de equação


UNIRV 2021 - QUESTÃO 10
Assinale V (verdadeiro) ou F (falso) para as alternativas. 

a) ( ) A reta de equação 4x+3y+8=0 é secante à circunferência de equação x²+y²+2x-4y+4=0.

b) ( ) A distância do ponto P9-2, 5) até a reta de equação 5x+2y=-29 é maior que 5,2 unidades de medida.

c) ( ) A equação reduzida de uma elipse que possui eixo menor medindo 6 cm e focos nos pontos de coordenadas 

d) ( ) A superfície de um polígono de cinco lados, representado pelo pontos cujas coordenadas são: (-2, 1), (0, -4), (2, 1), (0, 4) e (2, 0) é 17 unidades de área.



FÍSICA

UNIRV 2021 - QUESTÃO 11
Em tempos de pandemia, o Brasil enfrenta desafios extras devido a sua extensão territorial. Em 2021, a alta demanda por oxigênio fez com que instituições públicas e privadas se mobilizassem para otimizar a logística de transporte e reabastecimento de cilindros de oxigênio hospitalar. Porém, manipular e transportar gases pressurizados requer conhecimento especializado.

Considerando o oxigênio um gás ideal, assinale V (verdadeiro) ou F (falso) para as alternativas.
 

a) ( ) Deve-se monitorar a temperatura ambiente ao longo do transporte dos cilindros de oxigênio, visto que variações na temperatura ambiente provocam variações na pressão interna do cilindro.

b) ( ) Cilindros de 10 L foram recarregados em uma usina onde a temperatura ambiente era de 0°C e a pressão interna, provocada pelo oxigênio sobre o cilindro, de 15 atm. No local de distribuição dos cilindros, a temperatura ambiente estava em 27ºC, provocando um aumento na pressão interna em cerca de 1,5 atm.

c) ( ) Cilindros de 20 L foram recarregados em uma usina onde a temperatura ambiente era de 0°C e a pressão interna, provocada pelo oxigênio sobre o cilindro, de 15 atm. No local de distribuição dos cilindros, a temperatura ambiente estava em 27ºC, provocando um aumento na pressão interna em cerca de 1,5 atm. 

d) ( ) Cilindros de 20 L foram recarregados em uma usina onde a temperatura ambiente era de 0°C e a pressão interna, provocada pelo oxigênio sobre o cilindro, de 15 atm. No local de distribuição dos cilindros, a temperatura ambiente estava em 27ºC, provocando um aumento no número de mols de oxigênio.


UNIRV 2021 - QUESTÃO 12
Um eixo de latão tem 4 cm de diâmetro em temperatura ambiente. Um anel de aço tem um diâmetro interno de 3,996 cm, também na temperatura ambiente. Considerando que os dois objetos são mantidos em equilíbrio térmico, assinale as afirmativas com V para verdadeiras ou F para falsas. (Dados: coeficiente de dilatação térmica linear do latão = 20x10⁻⁶ °C⁻¹; coeficiente de dilatação térmica linear do aço = 10x10⁻⁶ °C⁻¹; 0 K = -273ºC).

Eixo de latão | Anel de aço

a) ( ) Para que o eixo de latão se ajuste perfeitamente no anel de aço, será necessário esquentar as peças.

b) ( ) Para que o eixo de latão se ajuste perfeitamente no anel de aço, o módulo da variação da temperatura será de aproximadamente 100 K.

c) ( ) Caso a temperatura ambiente seja 30°C, a temperatura na qual o eixo de latão se ajusta perfeitamente no anel de aço será aproximadamente 203 K.

d) ( ) Caso o eixo de latão se ajuste perfeitamente no anel de aço em -100ºC, a temperatura ambiente será aproximadamente 273 K.


BIOLOGIA

UNIRV 2021 - QUESTÃO 13
Apesar de as mutações gênicas serem de extrema importância para a evolução de uma espécie, a sobrevivência do indivíduo depende da estabilidade do seu genoma. Muitos danos sofridos pelo DNA podem ser reparados porque a informação genética é preservada em ambas as fitas da dupla-hélice. Em relação ao tema, assinale V (verdadeiro) ou F (falso) para as alternativas.

a) ( ) Podem acontecer mutações tanto em células somáticas quanto em células germinativas. Somente as mutações somáticas são importantes no aumento da variabilidade genética e da evolução das espécies.

b) ( ) Entre vários agentes mutagênicos físicos encontrados na natureza, temos as radiações não ionizantes, que são capazes de provocar deleção de bases, não estando associadas ao câncer de pele.

c) ( ) Uma mutação silenciosa ocorre quando a substituição de um determinado nucleotídeo do DNA não provoca alterações nos aminoácidos sintetizados.

d) ( ) As mutações de substituição são aquelas em que um par de bases é substituído por outro par de bases. São chamadas de transição, quando a substituição ocorre de purina para purina (A – G) e pirimidina para pirimidina (T – C) ou de transversão, quando a substituição ocorre de purina para pirimidina e pirimidina para purina.


UNIRV 2021 - QUESTÃO 14
O tecido muscular é constituído por células alongadas, altamente especializadas e de capacidade contrátil que proporciona os movimentos dos membros, das vísceras e de outras estruturas do organismo. Analise as afirmativas abaixo e assinale V (verdadeiro) ou F (falso) para as alternativas.

a) ( ) Maratonas exigem resistência muscular, e a musculatura pode ficar dolorida devido ao acúmulo de ácido láctico produzido em processos anaeróbios.

b) ( ) O acúmulo de ácido láctico nos músculos de um atleta durante uma maratona é devido ao excesso de gás carbônico no sangue pela dificuldade de sua eliminação pela respiração.

c) ( ) Com a despolarização do retículo sarcoplasmático no músculo esquelético, há liberação de íons Ca2+ que se ligam, a molécula de troponina C que deforma sua estrutura, causando liberação do sítio de ligação da miosina com as cabeças de actina. Assim as tropomiosinas deslizam sobre os filamentos de actina.

d) ( ) As células do tecido muscular estriado esquelético não têm capacidade mitótica, porém podemse regenerar devido à presença de células satélites. Essas células podem entrar em atividade mitótica, resultando em hiperplasia.



QUÍMICA

UNIRV 2021 - QUESTÃO 15
Gaston Bachelard (1884-1962), em sua publicação “A formação do espírito científico: contribuição para uma psicanálise do conhecimento”, faz várias críticas entre o raciocínio lógico e extrapolação da imaginação.

Em um de seus exemplos, ele cita que uma mistura de limalha de ferro com flor de enxofre sendo coberta por terra para plantar grama, numa mente fértil e nas devidas proporções, seria o Vesúvio entrando em erupção, mas para uma mente científica trataria de uma simples reação exotérmica de síntese do sulfureto de ferro.

Considerando uma mistura de 50% em massa de limalha de ferro com 50% em massa de flor de enxofre (S8), ambos podem ser separados pela adição de sulfeto de carbono (apenas o último é solúvel).

(Dados: Número de Avogadro = 6,02x10²³ unidades, sulfureto = sulfeto).

Com base no texto, analise as alternativas e assinale V (verdadeiro) ou F (falso) para as alternativas. 

a) ( ) A mistura apresenta uma quantidade de átomos de enxofre maior que a quantidade de átomos de ferro.

b) ( ) Para separar a mistura usando o sulfeto de carbono, executa-se a sequência: dissolução fracionada, filtração e destilação. E assim recuperam-se as três substâncias.

c) ( ) A descrição do sulfureto de ferro no texto é inexata, pois existem dois tipos.

d) ( ) O sulfeto de carbono é um composto molecular de fórmula CS.


UNIRV 2021 - QUESTÃO 16
A astaxantina (estrutura abaixo) é um carotenoide responsável pela coloração do rosa ao vermelho da carne do salmão que é encontrada em crustáceos que servem de alimento para ele, assim os salmões de cativeiro, em geral, são alimentados com ração que possuem corantes, caso contrário terão uma carne de cor branca acinzentada. Analise as alternativas e assinale V (verdadeiro) ou F (falso) para as alternativas.

UNIRV 2021 - QUESTÃO 16

a) ( ) Na cadeia aberta da astaxantina, de todas as duplas ligações apenas quatro apresentam isomeria Z.

b) ( ) A astaxantina possui um total de 12 carbonos com hibridação sp³.

c) ( ) A astaxantina apresenta as funções cetona e álcool e essa última com isomeria ótica.

d) ( ) A astaxantina é bastante solúvel em água.



LÍNGUA ESTRANGEIRA (INGLÊS)

Leia os textos abaixo e responda às questões de 17 e 18.

Vaccine passports may be on the way – but are they a reason for hope or a cause for concern?
March 12, 2021

After a year of canceled concerts, closed-door sporting events and restricted air travel, vaccine passports are being touted as a way to quicken the route back to normalcy.

The premise is straightforward: A digital or paper document will indicate whether individuals have received a COVID-19 vaccination or, in some cases, recently tested negative for the coronavirus. This could allow them to travel more freely within their communities, enter other countries or engage in leisure activities that have largely been closed off during the pandemic.

Vaccine passports seem like a desirable alternative to continuing lockdowns until herd immunity – estimated to occur at about a 70%-85% vaccination rate – is achieved.

As a global health management researcher, I can certainly see the benefits of vaccine passports. But I’m also aware of the pitfalls. While vaccine passports may open the world to many, they may lead to discrimination – especially against the poor.

This potential opening up of the world after months of restrictions is welcomed. But the concern is that the benefits will not be distributed equitably, and as a result some groups will be disadvantaged.

After all, a pandemic once considered a “great equalizer” soon turned out to be anything but. [...]

As such, vaccination passports could perpetuate existing inequities within countries if those who are vaccinated can enjoy the freedom to move about their community while others remain in lockdown.
(Disponível em: https://theconversation.com/vaccine-passports-may-be-on-the-way-but-are-they-a-reason-for-hope-or-a-cause-for-concern-156534)

UNIRV 2021 - QUESTÃO 17
Assinale V (verdadeiro) ou F (falso) para as alternativas. 

a) ( ) O texto é uma reportagem sobre os chamados “passaportes de imunidade” na qual o autor-jornalista apresenta prós e contras desses passaportes, tomando uma posição ao final do texto.

b) ( ) O autor apresenta os passaportes de imunidade como uma realidade já definida na Europa.

c) ( ) Além de viajar, o portador do passaporte de imunidade poderia participar de atividades de lazer que ficaram impedidas de acontecer ou funcionar durante a pandemia.

d) ( ) O passaporte de imunidade só seria válido para aqueles que tivessem sido vacinados contra covid-19.


UNIRV 2021 - QUESTÃO 18
Assinale V (verdadeiro) ou F (falso) para as alternativas.

a) ( ) Estima-se que a imunidade de rebanho contra a covid-19 será atingida quando a taxa de vacinação atingir um patamar de 70% a 85%.

b) ( ) No trecho “ I can certainly see the benefits of vaccine passports. But I’m also aware of the pitfalls”, as palavras sublinhadas podem, dentro do contexto, ser consideradas sinônimos.

c) ( ) Uma das preocupações do autor em relação aos passaportes de imunidade seria a discriminação contra os pobres.

d) ( ) O autor reconhece que o passaporte possibilitaria uma certa normalidade no mundo pós-covid, porém teme que haja um agravamento das desigualdades já existentes.


COMENTÁRIOS

CONTEÚDO EM DESTAQUE
Continua após a publicidade..
Nome

administração,9,administração financeira,1,administração orçamentária,1,administração pública,2,ads,39306,advogado,1,agricultura,1,agronomia,8,alberteinstein,26,alfabeto,5,amrigs,3,anasem,1,anatomia,2,aocp,142,arquitetura,1,arquitetura e urbanismo,6,arquivologia,1,arte,10,artes visucais,2,assistente social,2,atividade,288,atividade biologia,8,atividade ciências,68,atividade de português,57,atividade espanhol,17,atividade filosofia,5,atividade física,8,atividade fundamental,209,atividade geografia,6,atividade história,84,atividade inglês,2,atividade literatura,3,atividade matemática,27,atividade quimica,7,atividade sociologia,3,auditor fiscal,1,auditoria,1,autoajuda,1,auxiliar administrativo,3,auxiliar judiciário,1,bem-estar,13,biblioteconomia,4,biografia,1,biologia,65,biomedicina,11,bioquimica,1,blogger,3,bncc,12,bolsafamilia,1,braille,1,callfrom,1,carnaval,2,cecierj,5,cederj,5,cefetba,40,cefetmg,35,celebridades,1,celpebras,1,cesgranrio,52,cfc,13,ciência da computação,1,ciencias,85,ciências biológicas,1,ciências contábeis,21,ciências da saúde,1,ciências econômicas,5,ciências sociais,4,claudiogaleno,1,colunas,11,comercio exterior,1,computação,5,comunicação social,1,concurso,458,conhecimento específico,3,conscam,45,conta pra mim,41,contabilidade,13,contabilidade avançada,1,contabilidade de custos,1,contabilidade pública,10,contabilidadedecustos,1,contador,5,coronavirus,8,criminologia,1,cultura,30,curiosidade,5,datas comemorativas,25,declaracoes,6,desenhos,449,design,6,design de interiores,1,design de moda,1,design grafico,1,destaque,4,detran,2,devry,1,dietética,2,direito,160,direito administrativo,36,direito ambiental,2,direito civil,29,direito constitucional,36,direito do trabalho,27,direito eleitoral,1,direito empresarial,28,direito financeiro,1,direito penal,30,direito processual civil,1,direito processual do trabalho,1,direito processual penal,2,direito tributário,34,direitoadministrativo,2,direitocivil,3,direitos humanos,1,duvidas,5,economia,3,educação,55,educação física,19,educação infantil,347,eleicoes,1,enade,385,enare,1,encceja,44,enem,96,enfermagem,20,engenharia,4,engenharia ambiental,3,engenharia civil,4,engenharia da computação,4,engenharia de alimentos,3,engenharia de controle e automação,2,engenharia de produção,4,engenharia eletrica,3,engenharia florestal,3,engenharia mecanica,3,engenharia quimica,3,ensino fundamental,350,escola,1,espanhol,40,espcex,36,especial,1,espm,7,esportes,1,estatística,2,exame nacional,3,explicacao,48,facid,1,faculdade,30,faculdade dinamica,2,fadip,1,fagoc,2,famema,30,famerp,14,farmacia,12,fasa,9,faseh,1,fatec,29,fcc,107,fdsbc,4,fei,19,fgv,32,filosofia,25,fiscal de obras e posturas,1,fisica,66,física,1,fisioterapia,11,fmabc,5,fmo,2,fonoaudiologia,10,formação geral,8,formula1,1,fps,35,frances,7,frases,1,fuvest,24,gabaritos,35,gastronomia,2,geografia,77,gestao ambiental,3,gestão comercial,2,gestao de qualidade,1,gestao de recursos humanos,3,gestão financeira,3,gestao hospitalar,4,gestão pública,1,habilidades bncc,76,historia,177,ibade,5,ifba,1,ifce,12,iff,1,ifmg,3,ifmt,135,ifnmg,1,ifpe,66,ifpi,12,ifsul,67,ifto,12,imagens,96,ime,68,informatica,11,inglês,60,insper,52,instituto acesso,138,ita,22,jornalismo,16,legislação,10,legislação penal,1,legislação tributária municipal,13,lendas,23,letras,2,libras,2,liceu piauiense,1,literatura,23,lixo,12,logística,2,loja,3,mackenzie,28,marketing,3,matematica,123,matemática financeira,1,medicina,96,medicina legal,2,medicina veterinaria,11,meliuz,1,mtc,1,musica,4,música,1,natal,2,necropsia,1,normal superior,1,noticias,116,nubank,4,nutrição,15,o que e,3,oab,215,obmep,10,odontologia,12,outros,75,pedagogia,7,piaui,1,pnaic,10,portugues,160,praticapsi,14,priuni,1,processos gerenciais,3,procurador,1,professor,18,pronatec,3,prouni,5,provas,1415,provas access,1,provas agirh,8,provas albert einstein,9,provas ameosc,2,provas amrigs,3,provas avança sp,5,provas cecierj,2,provas cefetmg,35,provas cfc,12,provas concurso,282,provas da univesp,2,provas enade,384,provas enare,1,provas encceja,35,provas enem,36,provas espcex,11,provas espm,4,provas famema,17,provas famerp,10,provas faseh,1,provas fatec,23,provas fdsbc,2,provas fei,2,provas fepese,17,provas fgv,11,provas fmabc,3,provas fmj,2,provas fmp,1,provas fundatec,4,provas fuvest,14,provas iades,2,provas ibest,1,provas ibfc,7,provas ieses,3,provas ifba,1,provas ifce,2,provas ifmg,3,provas ifmt,1,provas ifnmg,1,provas ifpi,13,provas ifsul,9,provas ifto,8,provas ime,1,provas ita,12,provas mackenzie,18,provas mestrado,1,provas mpe-go,1,provas nível fundamental,2,provas nível médio,25,provas nível superior,157,provas oab,216,provas puc,9,provas pucgo,2,provas pucrj,4,provas quadrix,2,provas reis&reis,1,provas residencia,51,provas revalida,9,provas santa casa,9,provas ucpel,2,provas uece,16,provas ueg,8,provas uel,5,provas uem,3,provas uema,5,provas uenp,1,provas uepg,1,provas uerj,2,provas uesb,1,provas ufac,5,provas ufgd,9,provas ufpel,1,provas ufpr,1,provas ufrgs,1,provas ufu,1,provas unemat,1,provas unesc,7,provas unesp,9,provas unicamp,11,provas unicentro,1,provas unicesumar,7,provas uniceub,2,provas unichristus,5,provas unifenas,6,provas unifesp,22,provas unifor,7,provas unioeste,3,provas unip,3,provas unirg,9,provas unirv,3,provas unisc,2,provas unitins,4,provas upe,17,provas uri,1,provas usp,52,provas vestibular,469,provas vunesp,1,psicologia,37,publicidade e propaganda,4,publieditorial,2,puc-go,4,puc-pr,2,puc-rs,106,puc-sp,69,pucrj,1,questão agirh,34,questão alemao,8,questão análise e desenvolvimento de sistemas,25,questão analista em tecnologia da informação,30,questão anasem,60,questão arquitetura e urbanismo,151,questão atualidades,50,questão automação industrial,26,questão auxiliar judiciário,48,questão avmoreira,59,questão cecierj,64,questão cederj,128,questão cespe,221,questão comercio exterior,54,questão computação,136,questão comunicação social,24,questão construção de edifícios,27,questão consulplan,20,questão consultor do tesouro estadual,39,questão coronavirus,25,questão cremern,27,questão crespe,659,questão da access,40,questão da agirh,60,questão da albert einstein,507,questão da ameosc,40,questão da amrigs,181,questão da aocp,50,questão da avança sp,110,questão da cebraspe,60,questão da cesgranrio,282,questão da espcex,796,questão da espm,80,questão da famema,521,questão da famerp,230,questão da fasa,102,questão da fatec,1307,questão da fau,96,questão da fcc,460,questão da fepese,489,questão da fgv,2841,questão da fmabc,170,questão da fmp,60,questão da fundatec,60,questão da fuvest,1255,questão da mpe-go,50,questão da oab,3663,questão da obmep,326,questão da puc-pr,103,questão da puc-rj,81,questão da puc-sp,243,questão da santa casa,581,questão da ucpel,64,questão da uece,1134,questão da ueg,380,questão da uel,453,questão da uema,352,questão da uemg,115,questão da uenp,65,questão da uerj,140,questão da ufac,209,questão da ufgd,476,questão da ufpel,106,questão da ufrgs,25,questão da unesc,68,questão da unesp,1061,questão da unicamp,813,questão da unicentro,256,questão da unicesumar,223,questão da uniceub,108,questão da unichristus,381,questão da unifenas,299,questão da unifesp,875,questão da unifor,453,questão da unioeste,164,questão da unip,149,questão da unirg,473,questão da unirv,181,questão da unisc,88,questão da unitins,209,questão da usp,1304,questão da vunesp,60,questão de administração,228,questão de administração financeira,6,questão de administração financeira e orçamentária,7,questão de administração orçamentária,6,questão de administração pública,88,questão de agronomia,179,questão de análise das demonstrações contábeis,2,questão de análise de dados,17,questão de anatomia,20,questão de arte,70,questão de artes,83,questão de artes visuais,55,questão de auditoria,25,questão de auditoria governamental,7,questão de biblioteconomia,39,questão de biologia,1652,questão de biomedicina,269,questão de braille,10,questão de ciências,765,questão de ciências biológicas,74,questão de ciências contábeis,196,questão de ciências da computação,127,questão de ciências da saúde,20,questão de ciências econômicas,200,questão de ciências humanas,219,questão de ciências naturais,249,questão de ciências sociais,123,questão de cirurgia cardiovascular,30,questão de código de defesa do consumidor,10,questão de computação,57,questão de concurso,9714,questão de conhecimento geral,15,questão de contabilidade,499,questão de contabilidade do setor publico,5,questão de controle externo,6,questão de criminologia,5,questão de defesa do consumidor,10,questão de design,116,questão de design de interiores,27,questão de design de moda,80,questão de dietética,40,questão de direito,3783,questão de direito administrativo,317,questão de direito administrativo e constitucional,10,questão de direito ambiental,21,questão de direito civil,233,questão de direito constitucional,289,questão de direito da criança e do adolescente,5,questão de direito da pessoa com deficiência,3,questão de direito do consumidor,5,questão de direito do trabalho,150,questão de direito eleitoral,7,questão de direito empresarial,168,questão de direito financeiro,28,questão de direito penal,227,questão de direito penal militar,6,questão de direito previdenciario,10,questão de direito processual civil,85,questão de direito processual do trabalho,15,questão de direito processual penal,81,questão de direito tributário,246,questão de direito urbanistico,8,questão de direitos humanos,4,questão de economia do setor público,4,questão de educação física,329,questão de enfermagem,322,questão de engenharia civil,115,questão de engenharia da computação,137,questão de engenharia de produção,92,questão de escriturário,10,questão de espanhol,915,questão de estatistica,55,questão de ética e legislação,4,questão de farmácia,317,questão de filosofia,428,questão de finanças públicas,9,questão de física,2113,questão de física médica,55,questão de fisioterapia,284,questão de fonoaudiologia,230,questão de frances,178,questão de geografia,1744,questão de gestão ambiental,92,questão de gestão de recursos humanos,67,questão de gestão financeira,108,questão de gestão hospitalar,108,questão de governança e gestão,40,questão de história,2275,questão de informática,214,questão de inglês,1867,questão de jornalismo,252,questão de legislação,338,questão de legislação estadual e institucional,8,questão de legislação penal,15,questão de legislação tributária,23,questão de licenciatura,57,questão de literatura,420,questão de literatura brasileira,20,questão de marketing,113,questão de matemática,4455,questão de matemática financeira,10,questão de medicina,2715,questão de medicina legal,25,questão de medicina veterinária,271,questão de modelagens e processo,10,questão de música,58,questão de necropsia,20,questão de neurologia pediátrica,30,questão de nutrição,381,questão de odontologia,233,questão de pedagogia,114,questão de planejamento de carreira e sucesso profissional,27,questão de planejamento e orçamento público,30,questão de português,5281,questão de princípios gerenciais de gorretagem,10,questão de processo legislativo,5,questão de processos gerenciais,74,questão de psicologia,421,questão de publicidade e propaganda,108,questão de química,1923,questão de raciocínio lógico,233,questão de radiologia,153,questão de redação,2,questão de relações internacionais,102,questão de saúde pública,75,questão de secretariado executivo,134,questão de segurança pública,5,questão de servico social,155,questão de serviço social,113,questão de sistema normativo anticorrupção,5,questão de sistemas de informação,56,questão de sociologia,239,questão de teatro,48,questão de tecnologia em agroindustria,25,questão de tecnologia em agronegocio,109,questão de tecnologia em análise e desenvolvimento de sistemas,30,questão de tecnologia em análise e desenvolvimentos,24,questão de tecnologia em estética e cosmética,29,questão de tecnologia em gestão e tecnologia da informação,30,questão de tecnologia em redes de computadores,83,questão de terapia ocupacional,204,questão de turismo,110,questão de vestibular,29861,questão de zootecnia,132,questão design de interiores,26,questão design gráfico,52,questão detran,96,questão do cefetmg,1816,questão do cfc,592,questão do enade,8391,questão do enare,50,questão do encceja,1110,questão do enem,3547,questão do ibfc,100,questão do ifba,62,questão do iff,53,questão do ifnmg,26,questão do ifpi,1167,questão do ime,40,questão do ita,554,questão do liceu piauiense,30,questão do mackenzie,1526,questão do revalida,791,questão economia empresarial,29,questão engenharia,72,questão engenharia ambiental,82,questão engenharia civil,27,questão engenharia de alimentos,73,questão engenharia de controle e automacao,73,questão engenharia eletrica,73,questão engenharia florestal,82,questão engenharia mecânica,72,questão engenharia quimica,44,questão espm,239,questão faculdade dinamica,108,questão fadip,54,questão fagoc,50,questão famerp,700,questão faseh,60,questão fdsbc,100,questão fei,210,questão fiscal,40,questão fmj,120,questão fmo,90,questão funcern,240,questão fundatec,149,questão gastronomia,53,questão gestao comercial,53,questão gestão da produção,27,questão gestão de qualidade,54,questão gestão pública,53,questão iades,60,questão iave,89,questão ibade,107,questão ibest,40,questão ibfc,320,questão idib,40,questão ieses,190,questão ifce,90,questão ifmg,126,questão ifmt,110,questão ifsul,357,questão ifto,361,questão italiano,8,questão letras,65,questão lógica,5,questão logística,54,questão máxima,50,questão modelagem de processos,11,questão multidisciplinar,68,questão nucepe,46,questão objetiva,20,questão obras e postura,28,questão princípios gerenciais de corretagem,15,questão processo do trabalho,10,questão processo tributario,15,questão pucgo,186,questão pucrj,70,questão quadrix,120,questão slmandic,70,questão técnico agrícola,15,questão técnico de laboratório,10,questão tecnologia em alimentos,27,questão tecnologia em manutenção industrial,27,questão tecnologia em saneamento ambiental,25,questão tecnologia estética e cosmetica,28,questão tecnologia seguranca do trabalho,56,questão tecnólogo de ti,30,questão teologia,54,questão ucb,106,questão udesc,106,questão uem,186,questão uepg,134,questão uesb,60,questão uespi,127,questão ufgd,187,questão ufpe,50,questão ufpr,70,questão ufsc,116,questão ufu,94,questão unemat,77,questão unifaminas,54,questão unifenas,128,questão unifil,29,questão unimontes,3,questão uninassau,90,questão unioeste,81,questão univesp,114,questão upe,1104,questão uri,84,questão urologia,15,questão web design,40,questões,60814,quimica,67,raciocínio lógico,7,radiologia,6,redacao,165,reflexão em texto,8,relações internacionais,4,religiao,5,resumo,5,revalida,11,rhinsight,8,saeb,2,santacasa,92,saude publica,2,secretariado executivo,5,seguranca do trabalho,2,serviço social,10,sesc,1,sexto ano,1,silabas,18,simulado,2,sistemas de informação,1,sisu,2,slmandic,2,sociologia,14,teatro,2,técnico agrícola,1,tecnologia em agroindustria,2,tecnologia em agronegocio,4,tecnologia em alimentos,1,tecnologia em gestão ambiental,2,tecnologia em gestão hospitalar,1,teologia,1,terapia ocupacional,7,textos,45,textos paradidáticos,1,trechos,1,turismo,6,uber,1,ucb,10,udesc,14,uece,50,ueg,8,uel,25,uem,3,uema,11,uemg,13,uepg,4,uerj,73,uespi,3,ufam,3,ufc,2,ufes,2,uffs,4,ufg,1,ufgd,71,ufma,1,ufmg,1,ufpa,1,ufpi,2,ufpr,1,ufrgs,2,ufrn,2,ufsc,5,ufscar,1,uftm,188,unb,1,unemat,2,unesp,21,unicamp,22,unicentro,15,unicesumar,5,uniceub,4,unichristus,14,unifaminas,1,unifenas,8,unifesp,41,unifor,12,uninassau,3,uninove,1,unioeste,6,unip,3,unirg,13,unirv,3,unitins,6,univesp,2,upe,23,urbanismo,1,usp,54,vestibular,942,videos,5,vivo,1,vunesp,1,zootecnia,7,
ltr
item
INDAGAÇÃO: Provas UniRV Medicina 2021.2 com Gabarito
Provas UniRV Medicina 2021.2 com Gabarito
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhAPQtRUMFbBckDO7-EUa3hNXljKvvyEL7m9mo7Q6UKoVJ5ExkZhPX7ShroPBtUvKp9NZVTmPnmzSyu6cTGGOIfB_SPNaX0Q1_ZagR_gqJtL5_n4AebnkXlwBmbpt32bYoHFBvv-sDCtkI/s1600/UNIRV.jpg
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhAPQtRUMFbBckDO7-EUa3hNXljKvvyEL7m9mo7Q6UKoVJ5ExkZhPX7ShroPBtUvKp9NZVTmPnmzSyu6cTGGOIfB_SPNaX0Q1_ZagR_gqJtL5_n4AebnkXlwBmbpt32bYoHFBvv-sDCtkI/s72-c/UNIRV.jpg
INDAGAÇÃO
https://www.indagacao.com.br/2022/08/provas-unirv-medicina-2021-2-com-gabarito.html
https://www.indagacao.com.br/
https://www.indagacao.com.br/
https://www.indagacao.com.br/2022/08/provas-unirv-medicina-2021-2-com-gabarito.html
true
3110492279122331237
UTF-8
Todas as Postagens Não foram encontradas postagens VEJA TODOS Leia Mais Resposta Cancelar resposta Deletar Por Home PAGINAS POSTS Veja todos RECOMENDADOS PARA VOCÊ Tudo Sobre ARQUIVOS BUSCAR TODOS OS POSTS Nenhuma postagem foi encontrada Voltar para Home Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sab Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Maio Jun Jul Ago Sep Out Nov Dez Agora mesmo 1 minuto atrás $$1$$ minutos agora 1 hora atrás $$1$$ horas atrás Ontem $$1$$ dias atrás $$1$$ semanas atrás mais de 5 semanas atrás Seguidores Seguir CONTEÚDO PREMIUM BLOQUEADO PASSO 1: Compartilhar em uma rede social PASSO 2: Clique no link na sua rede social Copiar todo o código Selecionar todo o código Todos os códigos foram copiados Não é possível copiar os códigos / textos, pressione [CTRL] + [C] para copiar Tabela de conteúdo