Leia o trecho do texto "Paranóia ou mistificação", de Monteiro Lobato, escrito após visitar a exposição de Anita

Leia o trecho do texto "Paranóia ou mistificação", de Monteiro Lobato, escrito após visitar a exposição de Anita
IFPI 2022 - QUESTÃO 31
Leia o trecho do texto "Paranóia ou mistificação", de Monteiro Lobato, escrito após visitar a exposição de Anita Malfatti, no ano de 1917, em que o escritor faz uma crítica ao movimento modernista que estava se consolidando naquele momento, no cenário artístico da cidade de São Paulo. 

Há duas espécies de artistas. Uma composta dos que veem normalmente as coisas e em consequência disso fazem arte pura, guardados os eternos ritmos da vida, e adotados para a concretização das emoções estéticas, os processos clássicos dos grandes mestres (...) A outra espécie é formada dos que veem anormalmente a natureza, e interpretam à luz das teorias efêmeras, sob a sugestão estrábica de escolas rebeldes, surgidas cá e lá como furúnculos da cultura excessiva. São produtos do cansaço e do sadismo de todos os períodos de decadência; são frutos de fim de estação, bichados ao nascedouros.

Quanto ao texto e o movimento modernista da época, marque V para as alternativas VERDADEIRAS e F para as FALSAS. 

( ) O movimento modernista assume suas principais características a partir da exposição de Anitta Malfatti que, apesar de duramente criticada por Monteiro Lobato, é o marco inicial para os preparativos da semana de arte moderna em 1922; 

( ) Monteiro Lobato, em seu texto na íntegra, faz uma crítica não só às rupturas estéticas tradicionais, como também olha para o movimento como uma mistificação das correntes de vanguardas europeias do séc. XX como uma “atitude estética forçada, no sentido das extravagâncias de Picasso e companhia”; 

( ) Após essa crítica de Monteiro Lobato, os artistas modernistas se reúnem insatisfeitos e iniciam os preparativos para a Semana de Arte moderna, no ano de 1922, na cidade do Rio de Janeiro, como proposta de fazer releituras dos movimentos estéticos europeus, rompendo com o classicismo brasileiro;

( ) No ano de 1922, também aconteceu o centenário que comemorava a Independência do Brasil, evento esse que não teve o mesmo sucesso da exposição realizada pelo artistas modernistas, os quais buscavam naquele momento uma nova identidade estética na Arte brasileira. 

Marque a alternativa com a sequência CORRETA:

a) V; F; V; V.
b) V; F; F; V.
c) V; V; F; V.
d) V; V; V; V.
e) F; V; F; V.

QUESTÃO ANTERIOR:

GABARITO:
c) V; V; F; V.

RESOLUÇÃO:
Não temos resolução para essa questão! Você sabe explicar? Copie o link dessa página e envie sua resolução clicando AQUI!

PRÓXIMA QUESTÃO:

QUESTÃO DISPONÍVEL EM:

COMENTÁRIOS

Todas as Postagens Não foram encontradas postagens VEJA TODOS Leia Mais Resposta Cancelar resposta Deletar Por Home PAGINAS POSTS Veja todos RECOMENDADOS PARA VOCÊ Tudo Sobre ARQUIVOS BUSCAR TODOS OS POSTS Nenhuma postagem foi encontrada Voltar para Home Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sab Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Maio Jun Jul Ago Sep Out Nov Dez Agora mesmo 1 minuto atrás $$1$$ minutos agora 1 hora atrás $$1$$ horas atrás Ontem $$1$$ dias atrás $$1$$ semanas atrás mais de 5 semanas atrás Seguidores Seguir CONTEÚDO PREMIUM BLOQUEADO PASSO 1: Compartilhar em uma rede social PASSO 2: Clique no link na sua rede social Copiar todo o código Selecionar todo o código Todos os códigos foram copiados Não é possível copiar os códigos / textos, pressione [CTRL] + [C] para copiar Tabela de conteúdo