Os textos 1, 2 e 3 tematizam o processo de formação étnica do Brasil, abordando, de forma positiva, o encontro e a mistura do colonizador

Considere a imagem e os textos 1, 2 e 3 para responder às questões de 11 a 13 . Pano de boca para a noite de gala no teatro da corte por oca...
Considere a imagem e os textos 1, 2 e 3 para responder às questões de 11 a 13.

Pano de boca para a noite de gala no teatro da corte por ocasião do coroamento de D. Pedro I. Jean-Baptiste Debret, 1822, litografia.
Pano de boca para a noite de gala no teatro da corte por ocasião do
coroamento de D. Pedro I. Jean-Baptiste Debret, 1822, litografia. 
Disponível em: docplayer.com.br/docs-images/93/11798360/
images/115-0.jpg. Acesso em: 30 maio 2022.

Texto 1

Todo brasileiro, mesmo alvo, de cabelo louro, traz na alma, quando não na alma e no corpo [...] a sombra, ou pelo menos a pinga, do indígena ou do negro. No litoral, do Maranhão ao Rio Grande do Sul, e em Minas Gerais, principalmente do negro. A influência direta, ou vaga e remota, do africano.

Na ternura, na mímica excessiva, no catolicismo em que se deliciam nossos sentidos, na música, no andar, na fala, no canto de ninar menino pequeno, em tudo que é expressão sincera de vida, trazemos quase todos a marca da influência negra. Da escrava ou sinhama que nos embalou, que nos deu de mamar. Que nos deu de comer, ela própria amolengando na mão o bolão de comida. Da negra velha que nos contou as primeiras histórias de bicho e de mal-assombrado. Da mulata que nos tirou o primeiro bicho-de-pé de uma coceira tão boa. 

Da que nos iniciou no amor físico e nos transmitiu, ao ranger da cama de vento, a primeira sensação completa de homem. Do moleque que foi o nosso primeiro companheiro de brinquedo.
FREYRE, Gilberto. Casa-grande & senzala. 51. ed.
São Paulo: Global, 2003. p. 367.

Texto 2

Casa-grande & senzala

Casa-grande & senzala,
Grande livro que fala
Desta nossa leseira
Brasileira.

Mas com aquele forte
Cheiro e sabor do Norte
- Dos engenhos de cana 
(Massangana!)

Com fuxicos danados
E chamegos safados
De mulecas fulôs
Com sinhôs.

A mania ariana
Do Oliveira Viana
Leva aqui a sua lambada
Bem puxada.

Se nos brasis abunda
Jenipapo na bunda,
Se somos todos
Octoruns,

Que importa? É lá desgraça?
Essa história de raça,
Raças más, raças boas
- Diz o Boas -

É coisa que passou
Com o franciú Gobineau
Pois o mal do mestiço
Não está nisso.

Está em causas sociais.
De higiene e outras que tais:
Assim pensa, assim fala:
Casa-grande & senzala.

Livro que à ciência alia 
A profunda poesia
Que o passado revoca
E nos toca.

A alma de brasileiro,
Que o portuga femeeiro
Fez e o mau fado quis
Infeliz!
BANDEIRA, Manuel. Estrela da vida inteira.
34. ed. Rio de Janeiro: José Olympio, 1993. p. 308.

Texto 3

Brasil
O Zé Pereira chegou de caravela
E perguntou pro guarani da mata virgem
- Sois cristão?
- Não. Sou bravo, sou forte sou filho da Morte
Teterê tetê Quizá Quizá Quecê!
Lá longe a onça resmungava Uu! ua! Uu!

O negro zonzo saído da fornalha
Tomou a palavra e respondeu
- Sim pela graça de Deus
Canhem Babá Canhem Babá Cum Cum!
E fizeram o Carnaval
ANDRADE, Oswald de. Primeiro caderno do aluno de poesia
de Oswald de Andrade. 4. ed. São Paulo: Globo, 2005. p. 41.

UEG 2022 - QUESTÃO 13
Os textos 1, 2 e 3 tematizam o processo de formação étnica do Brasil, abordando, de forma positiva, o encontro e a mistura do colonizador com os colonizados. Esses textos, em especial o texto de Gilberto Freyre, são considerados peças importantes para a construção do mito da democracia racial brasileira. Estão presentes nos textos os seguintes elementos, entre outros, que dão sustentação a esse mito: [i] discurso da miscigenação como grande virtude da sociedade brasileira; [ii] discurso da romantização do estupro sofrido por mulheres negras; [iii] discurso da alegria e festividade do povo brasileiro. Quais trechos dos textos apresentam, segundo a ordem, esses três discursos?

a) [i] “Todo brasileiro [...] traz na alma, quando não na alma e no corpo [...] a sombra, ou pelo menos a pinga, do indígena ou do negro”; [ii] “Da que nos iniciou no amor físico e nos transmitiu, ao ranger da cama de vento, a primeira sensação completa de homem”; [iii] “Canhem Babá Canhem Babá Cum Cum!/ E fizeram o carnaval”.

b) [i] “O negro zonzo saído da fornalha/ Tomou a palavra e respondeu/ - Sim pela graça de Deus”; [ii] “Da escrava ou sinhama que nos embalou, que nos deu de mamar”; [iii] “Livro que à ciência alia/ A profunda poesia/ Que o passado revoca/ E nos toca”.

c) [i] “Mas com aquele forte/ Cheiro e sabor do Norte/ - Dos engenhos de cana/ (Massangana!)”; [ii] “Com fuxicos danados/ E chamegos safados/ De mulecas fulôs/ Com sinhôs”; [iii] “A mania ariana/ Do Oliveira Viana/ Leva aqui a sua lambada/ Bem puxada”.

d) [i] “Casa-grande & senzala,/ Grande livro que fala/ Desta nossa leseira/ Brasileira”; [ii] “Do moleque que foi o nosso primeiro companheiro de brinquedo”; [iii] “Está em causas sociais./ De higiene e outras que tais:/ Assim pensa, assim fala:/ Casa-grande & senzala”.

e) [i] “em tudo que é expressão sincera de vida, trazemos quase todos a marca da influência negra”; [ii] “Da negra velha que nos contou as primeiras histórias de bicho e de mal-assombrado”; [iii] O Zé Pereira chegou de caravela/ E perguntou pro guarani da mata virgem/ - Sois cristão?”.

QUESTÃO ANTERIOR:

GABARITO:
d) [i] “Casa-grande & senzala,/ Grande livro que fala/ Desta nossa leseira/ Brasileira”; [ii] “Do moleque que foi o nosso primeiro companheiro de brinquedo”; [iii] “Está em causas sociais./ De higiene e outras que tais:/ Assim pensa, assim fala:/ Casa-grande & senzala”.

RESOLUÇÃO:
Não temos resolução para essa questão! Você sabe explicar? Copie o link dessa página e envie sua resolução clicando AQUI!

PRÓXIMA QUESTÃO:

QUESTÃO DISPONÍVEL EM:

COMENTÁRIOS

Todas as Postagens Não foram encontradas postagens VEJA TODOS Leia Mais Resposta Cancelar resposta Deletar Por Home PAGINAS POSTS Veja todos RECOMENDADOS PARA VOCÊ Tudo Sobre ARQUIVOS BUSCAR TODOS OS POSTS Nenhuma postagem foi encontrada Voltar para Home Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sab Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Maio Jun Jul Ago Sep Out Nov Dez Agora mesmo 1 minuto atrás $$1$$ minutos agora 1 hora atrás $$1$$ horas atrás Ontem $$1$$ dias atrás $$1$$ semanas atrás mais de 5 semanas atrás Seguidores Seguir CONTEÚDO PREMIUM BLOQUEADO PASSO 1: Compartilhar em uma rede social PASSO 2: Clique no link na sua rede social Copiar todo o código Selecionar todo o código Todos os códigos foram copiados Não é possível copiar os códigos / textos, pressione [CTRL] + [C] para copiar Tabela de conteúdo