Prova de Odontologia (Residência USP 2023) com Gabarito

Prova de Odontologia (Residência USP 2023) com Gabarito OBS:  As questões de 01 à 15 são comuns a todas as demais provas desse Residência da...
Residência USP

Prova de Odontologia (Residência USP 2023) com Gabarito

OBS: As questões de 01 à 15 são comuns a todas as demais provas desse Residência da USP, com isso você as encontra NESTA PÁGINA!

ODONTOLOGIA

USP 2023 - QUESTÃO 16
De acordo com o código de Ética Odontológica, aprovado pela Resolução CFO-118/2012, é correto afirmar: 

(A) O Código de Ética Odontológica regula os deveres dos cirurgiões-dentistas inscritos no Conselho Federal de Odontologia.

(B) O Código de Ética Odontológica regula os direitos e deveres do cirurgião-dentista, profissionais técnicos e auxiliares, e pessoas jurídicas que exerçam atividades na área da Odontologia, em âmbito público e/ou privado, com a obrigação de inscrição nos Conselhos de Odontologia, segundo suas atribuições específicas.

(C) O Código de Ética Odontológica regula os direitos e deveres do cirurgião-dentista, pacientes, profissionais técnicos e auxiliares, pessoas jurídicas que exerçam atividades na área da Odontologia, em âmbito público e/ou privado, com a obrigação de inscrição nos Conselhos de Odontologia, segundo suas atribuições específicas. 

(D) O Código de Ética Odontológica regula os direitos e deveres do cirurgião-dentista, e profissionais técnicos e auxiliares, que trabalhem diretamente com pacientes, mas não de pessoas jurídicas que exerçam atividades na área da Odontologia, em âmbito público e/ou privado. 

(E) O Código de Ética Odontológica regula os direitos e deveres do estudante de Odontologia, cirurgião-dentista, profissionais técnicos e auxiliares, e pessoas jurídicas que exerçam atividades na área da Odontologia, em âmbito público e/ou privado, com a obrigação de inscrição nos Conselhos de Odontologia, segundo suas atribuições específicas. 


USP 2023 - QUESTÃO 17
De acordo com os Cadernos de Atenção Básica, publicado pelo Ministério da Saúde em 2008, é correto afirmar: 

(A) Mais de 28% dos adultos e 75% dos idosos não possuem nenhum dente funcional em pelo menos uma arcada.

(B) Mais de 50% dos adultos e 75% dos idosos não possuem nenhum dente funcional em pelo menos uma arcada. 

(C) Menos de 10% dos adultos e 30% dos idosos não possuem nenhum dente funcional em pelo menos uma arcada. 

(D) Mais de 28% das crianças, 35% dos adultos e 75% dos idosos não possuem nenhum dente funcional em pelo menos uma arcada. 

(E) Mais de 30% dos adultos e 90% dos idosos não possuem nenhum dente funcional em pelo menos uma arcada. 


USP 2023 - QUESTÃO 18
De acordo com o Manual de Especialidades Odontológicas, sobre a Especialidade Clínica: Cirurgia e traumatologia buco-maxilo-facial (Ambulatorial), é correto afirmar que as causas mais frequentes de encaminhamentos são: 

(A) Cirurgia buco-dentária, patologia cirúrgica, cirurgia buco-maxilo-facial ambulatorial e hospitalar, reconstrução facial. 

(B) Cirurgia buco-dentária e patologia cirúrgica, apenas. 

(C) Cirurgia buco-dentária complexa, apenas. 

(D) Reconstrução facial em caso de trauma. 

(E) Cirurgia buco-dentária, patologia cirúrgica, cirurgia buco-maxilo-facial ambulatorial, reconstrução facial.


USP 2023 - QUESTÃO 19
Sobre os vernizes fluoretados, é correto afirmar: 

(A) A maior parte dos estudos controlados indicam cerca de 60% de redução de cáries quando os vernizes fluoretados são usados. 

(B) É necessária a limpeza profissional dos dentes e isolamento absoluto para aplicação dos vernizes fluoretados. 

(C) É necessária a limpeza profissional dos dentes, posterior secagem, e isolamento absoluto para aplicação dos vernizes fluoretados. 

(D) É necessária a limpeza prévia dos dentes, por meio da escovação, posterior secagem, e isolamento relativo para aplicação dos vernizes fluoretados.

(E) Faltam estudos clínicos do tipo controlado mostrando a redução da cárie quando do uso do verniz fluoretado. 


USP 2023 - QUESTÃO 20
Sobre a antibioticoprofilaxia em Odontologia, é correto afirmar: 

(A) Erupções cutâneas (urticária, dermatite esfoliativa, síndrome de Steven Johnson) são complicações raras na profilaxia antibiótica. 

(B) O uso de antibiótico profilático é indicado para pacientes ortopédicos saudáveis, com pinos, placas ou parafusos pois estas regiões são muito propensas a reter microrganismos. 

(C) Pacientes diabéticos estão enquadrados na Categoria de risco alto (o risco é maior do que o da população em geral), considerando as condições cardíacas associadas à endocardite.

(D) Pacientes com marcapasso cardíaco (intravascular e epicárdico) e desfibrilador implantado são considerados de risco alto (o risco é maior do que o da população em geral), considerando as condições cardíacas associadas a endocardite. 

(E) Dentre os antibióticos indicados para profilaxia que podem ser empregados na prevenção de endocardites bacterianas em adultos, o uso padrão é Amoxicilina 1g via oral, 1 hora antes do procedimento.


USP 2023 - QUESTÃO 21
Sobre a higienização das mãos na prática Odontológica, é correto afirmar: 

(A) Estudos têm demonstrado o uso de anéis como um fator isolado para a persistência de patógenos nas mãos de profissionais, assim, anéis ou alianças podem permanecer no processo de higiene nas mãos do profissional de Odontologia. 

(B) o uso de escova de cerdas duras na higiene de toda a superfície das mãos, incluindo pele e unhas, anteriormente a procedimentos cirúrgicos é obrigatório. 

(C) a conscientização dos profissionais de saúde sobre os mecanismos básicos de transmissão das doenças infecciosas e a necessidade da higienização das mãos é alta, mostrando 80% de adesão. 

(D) a higienização das mãos, antecedendo procedimentos cirúrgicos, deve ser sempre realizada com antissépticos, preferencialmente que apresentem efeito residual, para eliminar a microbiota transitória das mãos da equipe cirúrgica, reduzir a microbiota residente durante o procedimento e manter a multiplicação microbiana lenta.

(E) Ao se optar pela utilização de produtos à base de álcool, a concentração do princípio ativo deve estar acima de 90% p/p, de etanol ou isopropanol (em gel).


USP 2023 - QUESTÃO 22
Sobre as lesões físicas e químicas em tecidos orais moles, é correto afirmar: 

(A) Um tipo histopatológico comum de ulceração crônica traumática da mucosa oral é o processo inflamatório crônico com ulceração e eosinofilia — PICUE. 

(B) O hipoclorito de sódio e os materiais de ataque ácido podem causar danos aos tecidos moles dos pacientes.

(C) Os casos de mucosite associados à quimioterapia e radioterapia são clinicamente e histologicamente diferentes. 

(D) O uso de drogas ilícitas, como cocaína e metanfetamina, pode causar lesões apenas nos tecidos orais moles, como as mucosas das vias aéreas. 

(E) A manifestação clássica da pigmentação intraoral decorrente do uso de medicamentos antimaláricos ou tranquilizantes é uma pigmentação amarelada limitada ao dorso da língua.


USP 2023 - QUESTÃO 23
A respeito dos cistos dentígeros, é correto afirmar: 

(A) Um cisto dentígero é aquele que se forma ao redor da coroa de um dente não irrompido ou supranumerário.

(B) Um cisto dentígero é aquele que se forma ao redor da coroa e raiz de um dente não irrompido ou supranumerário. 

(C) O epicentro de um cisto dentígero pode ser encontrado somente acima ou abaixo da coroa do dente envolvido. 

(D) Nas imagens radiográficas, cistos dentígeros não apresentam cortical bem definida e têm contorno irregular. 

(E) O tamanho do espaço folicular normal é de 5 a 7 mm. Se o espaço folicular excede 15 mm, um cisto dentígero é mais provável. 


USP 2023 - QUESTÃO 24
Sobre a morfologia e características anatômicas de dentes decíduos, é correto afirmar: 

(A) O esmalte vestibular do dente decíduo tem coloração mais branca e brilhante que o dos dentes permanentes. 

(B) As superfícies vestibulares e linguais dos molares decíduos são mais convexas na depressão cervical que as dos molares permanentes. 

(C) As raízes dos dentes decíduos são menores, mais delgadas e mais claras na cor que as dos dentes permanentes.

(D) Na dentição decídua, assim como na dentição permanente, o primeiro molar é maior que o segundo molar. 

(E) O esmalte dos dentes decíduos é menos permeável logo após a erupção e torna-se mais permeável no momento da esfoliação. 


USP 2023 - QUESTÃO 25
Em relação às próteses fixas provisórias, é correto afirmar: 

(A) O contorno da prótese provisória é influenciado pelos seguintes fatores: estética, fonética, posição do dente no arco, forma da raiz, forma do rebordo alveolar e qualidade do tecido gengival.

(B) Com o subcontorno, há maior facilidade de acúmulo de placa pela dificuldade de higienização, o que resulta em inflamação, sangramento, dor e desconforto. 

(C) O paciente deve ser encaminhado para tratamento cirúrgico periodontal anteriormente ao início do tratamento protético provisório. 

(D) Após o tratamento periodontal cirúrgico, o paciente deve ficar sem as próteses provisórias para que elas não interfiram no processo de cicatrização. 

(E) No condicionamento gengival com próteses provisórias, a área condicionada fica comumente ulcerada após o condicionamento.


USP 2023 - QUESTÃO 26
No planejamento para próteses fixas, é correto afirmar: 

(A) A largura ideal da faixa de mucosa ceratinizada é entre 1 e 2 mm. 

(B) Dentes despolpados são indicados para serem os pilares de espaços protéticos extensos.

(C) No caso de próteses tipo cantilever, a indicação é de envolvimento de dois dentes despolpados como pilares.

(D) O tamanho da coroa clínica está intimamente relacionado com o grau de retenção e estabilidade da restauração protética.

(E) Pacientes cujos tecidos periodontais estão normais tem o nível ósseo entre 3 a 4 mm da união amelocementária.


USP 2023 - QUESTÃO 27
Sobre os fatores que podem modificar a suscetibilidade do hospedeiro para a doença periodontal e o fenótipo clínico da doença, incluindo sua extensão, gravidade, progressão e resposta à terapia, é correto afirmar: 

(A) Pacientes tabagistas têm maior inflamação gengival induzida por placa bacteriana. 

(B) Pacientes tabagistas apresentam maior sangramento à sondagem. 

(C) Os efeitos do estresse sobre o periodonto podem ser apenas indiretos. 

(D) Os tecidos gengivais e periodontais contêm receptores para os hormônios sexuais esteroides, e a fisiologia deles é regulada, ao menos em parte, pelos níveis hormonais séricos e salivares.

(E) São necessários estudos futuros para confirmar a associação entre obesidade/síndrome metabólica e doença periodontal. 


USP 2023 - QUESTÃO 28
Há muitos fatores que podem interferir na cicatrização da ferida cirúrgica. Qual das afirmativas a seguir apresenta a relação correta da causa e o efeito na cicatrização da ferida cirúrgica? 

(A) A maior incidência de infecção de feridas associadas ao diabetes está mais relacionada à hiperglicemia e não ao fato de o paciente ter diabetes. 

(B) A terapia com oxigenação hiperbárica estimula o metabolismo celular anaeróbio, aumento do lactato tecidual e diminuição do pH. 

(C) A deficiência nutricional de aminoácidos com diminuição da albumina a menos de 2 g/dL acelera a fase inflamatória e retarda a fase de remodelação da ferida cirúrgica. 

(D) Existe uma grande diferença da cicatrização em função da idade em indivíduos sem comprometimento sistêmico. 

(E) A radiação apresenta danos ao colágeno e reduz sua capacidade para regeneração e reparo. A resposta celular e molecular à radiação ocorre após meses do tratamento e é dose dependente.


USP 2023 - QUESTÃO 29
A incidência de dentes não irrompidos é inversa à ordem de erupção dos dentes. Dessa forma, os terceiros molares superiores e inferiores são os mais frequentemente não irrompidos, seguidos dos: 

(A) Incisivos inferiores. 

(B) Caninos superiores. 

(C) Pré-molares superiores. 

(D) Pré-molares inferiores. 

(E) Segundos molares superiores. 


USP 2023 - QUESTÃO 30
A determinação da dificuldade de extração dos terceiros molares pode ser avaliada pela angulação do dente não irrompido, pela relação do dente não irrompido com a borda anterior do ramo da mandíbula e do segundo molar e pela profundidade do dente não irrompido. Dessa forma, qual angulação apresenta menor dificuldade para a sua extração? 

(A) Vertical. 
(B) Horizontal. 
(C) Mesioangulado. 
(D) Distoangulado. 
(E) Invertido. 


USP 2023 - QUESTÃO 31
Para a confecção de prótese total, o rebordo alveolar precisa apresentar condições de receber a prótese como quantidade de mucosa queratinizada, profundidade do sulco gengival, ausência de patologia, ausência de irregularidades ósseas, dentre outras. Assinale a alternativa correta com relação às cirurgias pré-protéticas: 

(A) A sondagem com agulha do excesso da tuberosidade da maxila é desnecessária, uma vez que ela ocorre por aumento do tecido mole desta região. 

(B) A remoção ou desgaste do tubérculo Geni é contraindicado porque nele está inserido o músculo genioglosso. 

(C) A remoção de torus na maxila está indicada quando estiver grande e deve ser realizada em uma peça única. 

(D) A principal desvantagem da alveoloplastia intra-septal é a redução da espessura do rebordo alveolar que dificultaria a instalação de implantes.

(E) A indicação da redução da crista milo-hióide é comum em virtude da inserção alta do músculo, atrapalhando a adaptação da prótese.


USP 2023 - QUESTÃO 32
O nervo trigêmeo é de extrema importância para a odontologia. Ele é o maior dos 12 nervos cranianos e responsável pela inervação sensorial da face. Em relação ao nervo trigêmeo, é correto afirmar:

(A) Apresenta uma raiz motora que surge separadamente da raiz sensorial.

(B) Na raiz sensorial do nervo trigêmeo, encontra-se um gânglio que está localizado na cavidade de Meckel extra-craniana. 

(C) A divisão oftálmica do nervo trigêmeo sai do crânio e entra na órbita pela fissura orbital inferior, dividindo-se em 3 ramos. 

(D) A divisão maxilar do nervo trigêmeo sai do crânio através do forame oval. 

(E) A divisão mandibular do nervo trigêmeo é um nervo misto e sai do crânio pelo forame redondo. 


USP 2023 - QUESTÃO 33
Qual a dose máxima recomendada para a anestesia com articaína 4% com adrenalina? 

(A) 6 mg/kg 
(B) 7 mg/kg
(C) 8 mg/kg 
(D) 9 mg/kg 
(E) 10 mg/kg 


USP 2023 - QUESTÃO 34
As infecções microbianas orais agudas são condições graves e que exigem tratamento imediato. Considerando os abcessos orais, assinale a alternativa correta: 

(A) Os estafilococos apresentam capacidade de disseminação nos tecidos maior que a dos estreptococos. 

(B) Esse tipo de infecção é polimicrobiana e dominada por aeróbios. 

(C) As infecções de origem microbiana, nas infecções pulpares e osteomielite, diferem mais nas suas características microbiológicas quantitativas do que qualitativas.

(D) A quantidade média de agentes microbianos deste tipo de infeção é superior a 30 tipos de micro-organismos. 

(E) Os anaeróbios orais gram-negativo geralmente apresentam disseminação pelo sangue e raramente pelos tecidos.


USP 2023 - QUESTÃO 35
Os Streptococos do grupo viridans são um dos mais frequentes causadores de infecções orais. Qual dos antibióticos a seguir é o fármaco de primeira escolha para esse microorganismo? 

(A) Ceftriaxona. 
(B) Ciprofloxacina. 
(C) Metronidazol. 
(D) Penicilina G.
(E) Ampicilina. 


USP 2023 - QUESTÃO 36
A produção do raio X pode ser controlado por fatores como tempo de exposição, taxa de exposição (mA), energia do feixe (kVp), forma do feixe e distância alvo-paciente. Com relação a esses fatores, assinale a alternativa correta: 

(A) Dobrando o tempo de exposição e mantendo a taxa de exposição e a energia do feixe constante, o número de fótons gerado é a metade em todas as faixas de energia do espectro de emissão de raios X. 

(B) Aumentando a taxa de exposição e mantendo constante o tempo de exposição e a energia do feixe, a quantidade de fótons que alcança o paciente é inversamente proporcional ao aumento da taxa de exposição. 

(C) Quanto maior a energia média do feixe, maior a absorção dos fótons de raios X. 

(D) Os filtros têm a função de evitar a passagem dos fótons de comprimento de onda longo porque estes apresentam taxa de penetração baixa.

(E) Os colimadores reduzem o feixe de raios X, sendo que colimadores redondos reduzem mais que os colimadores retangulares. 


USP 2023 - QUESTÃO 37
É sabido que as células de um mesmo indivíduo podem responder de forma diferente à radiação. Essa variação foi reconhecida inicialmente em 1906 pelos radiobiólogos franceses Bergonié e Tribondeau. Qual o tipo celular mais radiossensível? 

(A) Fibroblasto. 
(B) Célula parenquimatosa do fígado. 
(C) Célula parenquimatosa do rim. 
(D) Neurônio. 
(E) Célula basal da mucosa oral.


USP 2023 - QUESTÃO 38
“Plano de corte da radiografia panorâmica é uma zona tridimensional (ou plano focal) na qual as estruturas nela posicionadas são razoavelmente bem definidas na radiografia panorâmica. Objetos posicionados fora do plano de corte mostram-se borrados, ampliados ou reduzidos e por vezes ficam tão distorcidos que se tornam irreconhecíveis.” (White e Pharoah, 2015). 

Segundo o conceito de plano de corte ou plano focal, se o objeto estiver anterior ao plano de corte, espera-se qual tipo de distorção do objeto? 

(A) Aumento vertical. 

(B) Redução vertical. 

(C) Aumento horizontal. 

(D) Redução horizontal. 

(E) Redução vertical e redução horizontal. 


USP 2023 - QUESTÃO 39
A osteonecrose associada aos bifosfonatos foi relatada em 2003 e causa lesões predominantemente em mandíbula. 

Sobre a necrose associada a bifosfonato, é correto afirmar: 

(A) Os bifosfonatos com ou sem a cadeia lateral de nitrogênio inibem a atividade dos osteoblasto. 

(B) Os aminobifosfonatos (com cadeia lateral de nitrogênio) são mais potentes que os bifosfonatos sem a cadeia lateral de nitrogênio.

(C) O etidronato de sódio (via oral) potencialmente causa mais necrose óssea que o pamidronato dissódico (via endovenosa). 

(D) Os tratamentos odontológico restaurador e protético são contraindicados em pacientes em uso de bifosfonatos orais. 

(E) Os bifosfonatos apresentam meia vida curta e sua interrupção é uma alternativa eficaz. 


USP 2023 - QUESTÃO 40
Quando se observa em um exame radiográfico que dois dentes estão unidos pelas raízes por uma massa de cemento, essa condição denomina-se: 

(A) Fusão dentária. 

(B) Geminação dentária. 

(C) Concrescência dentária.

(D) Transposição dentária. 

(E) Taurodontia dentária.


COMENTÁRIOS

Todas as Postagens Não foram encontradas postagens VEJA TODOS Leia Mais Resposta Cancelar resposta Deletar Por Home PAGINAS POSTS Veja todos RECOMENDADOS PARA VOCÊ Tudo Sobre ARQUIVOS BUSCAR TODOS OS POSTS Nenhuma postagem foi encontrada Voltar para Home Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sab Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Maio Jun Jul Ago Sep Out Nov Dez Agora mesmo 1 minuto atrás $$1$$ minutos agora 1 hora atrás $$1$$ horas atrás Ontem $$1$$ dias atrás $$1$$ semanas atrás mais de 5 semanas atrás Seguidores Seguir CONTEÚDO PREMIUM BLOQUEADO PASSO 1: Compartilhar em uma rede social PASSO 2: Clique no link na sua rede social Copiar todo o código Selecionar todo o código Todos os códigos foram copiados Não é possível copiar os códigos / textos, pressione [CTRL] + [C] para copiar Tabela de conteúdo