Prova de Psicologia (Residência USP 2023) com Gabarito OBS: As questões de 01 à 15 são comuns a todas as demais provas desse Residência da ...
Prova de Psicologia (Residência USP 2023) com Gabarito
OBS: As questões de 01 à 15 são comuns a todas as demais provas desse Residência da USP, com isso você as encontra NESTA PÁGINA!
PSICOLOGIA
USP 2023 - QUESTÃO 16
Um Código de Ética profissional, ao estabelecer padrões esperados quanto às práticas referendadas pela respectiva categoria profissional e pela sociedade, procura fomentar a autorreflexão exigida de cada indivíduo acerca da sua práxis, de modo a responsabilizá-lo, pessoal e coletivamente, por ações e suas consequências no exercício profissional.
Com relação às responsabilidades do psicólogo estabelecidas em seu Código de Ética profissional, assinale a alternativa correta:
(A) Conhecer, divulgar, cumprir e fazer cumprir este Código nos locais destinados à saúde mental.
(B) Assumir responsabilidades profissionais somente por atividades para as quais esteja capacitado pessoal e tecnicamente.
(C) Prestar serviços psicológicos de qualidade, em condições de trabalho dignas e apropriadas à natureza desses serviços.
(D) Prestar serviços profissionais em situações de calamidade pública ou de emergência, sem deixar de visar os benefícios pessoais.
(E) Estabelecer acordos de prestação de serviços que respeitem os direitos do prestador de serviço de Psicologia.
USP 2023 - QUESTÃO 17
A proposta da Clínica Ampliada engloba alguns eixos fundamentais. Assinale a alternativa que aponta corretamente esses eixos:
(A) Compreensão ampliada do processo saúde-doença, Construção compartilhada dos diagnósticos e terapêuticas, Ampliação do “objeto de trabalho” e Suporte para os profissionais de saúde.
(B) Compreensão ampliada do conceito social de doença, Construção compartilhada dos prognósticos sociais, Ampliação do “objeto de trabalho” e Suporte para os profissionais da saúde.
(C) Compreensão ampliada do conceito social de saúde, Construção compartilhada dos estigmas sociais, Ampliação do “objeto de estudo” e Suporte para os usuários de saúde.
(D) Compreensão ampliada do processo de saúde-doença, Construção compartilhada do paradigma de integração social e Suporte aos beneficiários.
(E) Compreensão ampliada do processo de marginalização social, Construção compartilhada dos saberes científicos, Ampliação do “objeto de estudo” e Suporte social.
USP 2023 - QUESTÃO 18
A Equipe de Referência e Apoio Matricial possibilita uma gestão mais centrada
(A) nos meios de produção, como: consultas por hora.
(B) na neutralidade entre profissional e usuário.
(C) em resultados científicos e mensuráveis.
(D) nos fins, como coprodução de saúde e de autonomia do usuário.
(E) em produzir menor corresponsabilização entre profissionais.
USP 2023 - QUESTÃO 19
O Projeto Terapêutico Singular é um conjunto de propostas de condutas terapêuticas articuladas, para um sujeito individual ou coletivo, resultado da discussão coletiva de uma equipe interdisciplinar, com Apoio Matricial se necessário. Geralmente é dedicado a situações mais complexas. No fundo, é uma variação da discussão de “caso clínico”.
Foi bastante desenvolvido em espaços de atenção à saúde mental como forma de propiciar uma atuação integrada da equipe valorizando outros aspectos além do diagnóstico psiquiátrico e da medicação no tratamento dos usuários.
Portanto, é uma reunião de toda a equipe em que todas as opiniões são importantes para ajudar a entender o sujeito com alguma demanda de cuidado em saúde e, consequentemente, para definição de propostas de ações.
Ainda sobre o Projeto Terapêutico Singular, responda a alternativa correta:
(A) Pode ser confundido com o Projeto Terapêutico Individual, mas são conceitos diferentes.
(B) Deve ser realizado para os indivíduos e não para grupos, pois frisa a singularidade.
(C) Evidencia o quanto os diagnósticos tendem a diferenciar os sujeitos.
(D) Destaca o quanto os diagnósticos aumentam as diferenças de cada indivíduo.
(E) Resulta da discussão coletiva de uma equipe interdisciplinar.
USP 2023 - QUESTÃO 20
As diretrizes para a estruturação da Rede de Atenção à Saúde (RAS) tem como objetivo:
(A) Modificar o funcionamento político-institucional do Sistema Único de Saúde (SUS).
(B) Valorizar os diferentes sujeitos implicados no processo de produção de saúde.
(C) Construir de forma compartilhada os diagnósticos e terapêuticas.
(D) Separar as ações e serviços de saúde para maior organização.
(E) Superar a fragmentação da atenção e da gestão nas Regiões de Saúde.
USP 2023 - QUESTÃO 21
A Educação Interprofissional (EIP) apresenta-se atualmente como uma estratégia para formar profissionais aptos para o trabalho em equipe, prática essencial para a integralidade no cuidado em saúde. Considerando a EIP, assinale a alternativa correta:
(A) Seus princípios são recentes e, por isso, não se aplicam à educação permanente dos profissionais de uma equipe de trabalho já existente.
(B) Consiste em oportunidades de formação conjunta para a aprendizagem compartilhada, na qual duas ou mais profissões aprendem juntas com e sobre as outras.
(C) Trata-se de um modelo de atenção tradicional (hospitalocêntrico) que interfere positivamente no trabalho em equipe de forma integrada.
(D) Pode comprometer a identidade profissional na medida em que compartilha os saberes de duas ou mais profissões sobre as outras.
(E) Segue a linha do cuidado integral prestado ao paciente, com um olhar mais atento e restrito ao processo saúde/doença.
USP 2023 - QUESTÃO 22
Considere o seguinte caso: a médica da Estratégia de Saúde da Família (ESF), ansiosa e preocupada com determinada situação, liga para a psiquiatra que faz o matriciamento na sua equipe, mas não consegue falar imediatamente, pois a matriciadora está ocupada. No final da tarde, a matriciadora retorna a ligação e elas conversam sobre uma puérpera que está com psicose, iniciada no puerpério, e que faz uso de risperidona e periciazina, mas ainda apresenta muitos sintomas delirantes e atitudes bizarras. A matriciadora não conhece esse caso, mas acolhe a médica da ESF, orienta um ajuste de dose da medicação, comenta sobre o possível significado das atitudes da puérpera em relação a seu filho e coloca-se à disposição para marcar uma consulta conjunta, se for necessário.
A usuária melhorou, não sendo necessária uma intervenção na urgência psiquiátrica como a família achava, e manteve-se o seguimento na própria unidade de saúde da família, com o apoio do matriciamento. Nessa situação, pode-se afirmar:
(A) O uso do celular ou de qualquer outro meio de telessaúde é fundamental para que o matriciador esteja sempre online.
(B) O conceito de telessaúde deve ser dirigido a populações de áreas remotas a fim de não desperdiçar os recursos tecnológicos.
(C) Os usuários de saúde mental devem ser sempre encaminhados para consulta presencial na urgência psiquiátrica visto a natureza da doença.
(D) A telessaúde pode ser utilizada mesmo em áreas urbanas, onde a proximidade não garante o acesso a muitos serviços de saúde.
(E) A comunicação a distância facilita o processo, pois não necessita de adaptações nos registros de assistência em saúde.
USP 2023 - QUESTÃO 23
De acordo com Cunha (2000), na dinâmica da interação clínica entre psicólogo e paciente, verificam-se ao longo de todo o processo psicodiagnóstico fenômenos inconscientes e conscientes. A respeitos desses fenômenos, assinale a alternativa correta:
(A) Paciente e psicólogo entram em relação e passam a interagir em um único plano, tendo as mesmas atitudes e motivações.
(B) Ambos têm suas funções e papéis exclusivamente como psicólogo e paciente.
(C) Verifica-se a transferência no psicólogo na medida em que ele assume papéis na sua tarefa, conforme os impulsos de seus padrões infantis relacionados a figuras de autoridade.
(D) A contratransferência é experienciada pelo paciente ao se relacionar, com o psicólogo, não como tal, mas como figura de pai, irmão, mãe.
(E) O silêncio prolongado e sistemático do paciente, assim como sua atitude de falar sem parar, são manifestações de resistência à avaliação.
USP 2023 - QUESTÃO 24
Segundo Cunha (2000), existem diversos elementos e características que compõem a definição de entrevista clínica.
Sobre esses elementos e características, assinale a alternativacorreta:
(A) Técnica: é uma série de testes psicológicos que possibilitam investigar os temas em questão.
(B) Processo: não deve ocorrer em apenas uma sessão e deve ser dirigido apenas ao encaminhamento.
(C) Característica dirigida: mesmo sendo livre, o entrevistador reconhece seus objetivos.
(D) Procedimento poderoso: utilizando de instrumentos padronizados para adaptar-se à diversidade.
(E) Relação profissional: implica a aplicação mecânica e padronizada das diretrizes da entrevista.
USP 2023 - QUESTÃO 25
Conforme Cunha (2000), o exame do estado mental do paciente é importante para qualquer processo psicodiagnóstico. Nele, é frequente o uso das seguintes expressões: hipomnésia anterógrada, hipomnésia retrógrada e hipomnésia retroanterógrada. Tais expressões dizem respeito ao déficit de memória
(A) para os fatos ocorridos antes e depois do fator desencadeante do quadro.
(B) em que há abolição total da memória anterior ao fator desencadeante.
(C) do tipo retrógrado e são explicadas pela repressão histérica.
(D) também denominadas de alucinações da memória.
(E) que gera o exagero patológico da evocação após intervenção especializada.
USP 2023 - QUESTÃO 26
De acordo com Dalgalarrondo (2019), em psicopatologia, a incapacidade total ou parcial de obter e sentir prazer com determinadas atividades e experiências da vida é chamada de:
(A) Indiferença afetiva.
(B) Sentimento de falta de sentimento.
(C) Embotamento afetivo.
(D) Neotimia.
(E) Anedonia.
USP 2023 - QUESTÃO 27
De acordo com Pacheco et al (2007), o conceito explicado como “um modelo médico da deficiência, em que esta é considerada como um problema da pessoa, sendo a pessoa com deficiência quem precisa ser tratada e reabilitada para se adequar à sociedade como ela é” refere-se a:
(A) Inclusão social.
(B) Educação.
(C) Integração social.
(D) Hospitalização.
(E) Reabilitação.
USP 2023 - QUESTÃO 28
É um objetivo geral da Rede de Atenção Psicossocial:
(A) Focalizar o acesso à atenção psicossocial da população com transtornos mentais leves.
(B) Garantir a articulação e integração dos pontos de atenção da rede de saúde no território.
(C) Reduzir danos provocados pelo consumo de crack, álcool e outras drogas.
(D) Promover mecanismos de formação permanente aos profissionais de saúde.
(E) Regular e organizar as demandas e os fluxos assistenciais da Rede de Atenção Psicossocial.
USP 2023 - QUESTÃO 29
É um ponto de atenção à saúde do componente “Estratégias de Desinstitucionalização” da Rede de Atenção Psicossocial:
(A) Unidade de Acolhimento.
(B) Sala de Estabilização.
(C) Centro de Atenção Psicossocial.
(D) Equipe de Atenção Básica para populações específicas.
(E) Serviços Residenciais Terapêuticos.
USP 2023 - QUESTÃO 30
“É uma política pública de inclusão social que visa contribuir e fortalecer o processo de desinstitucionalização, instituída pela Lei nº 10.708, de 31 de julho de 2003, que provê auxílio reabilitação para pessoas com transtorno mental egressas de internação de longa permanência”.
Nesse trecho, descreve-se o:
(A) Programa de Atenção Domiciliar.
(B) Benefício de Prestação Continuada.
(C) Programa de Volta para Casa.
(D) Empreendimento Solidário.
(E) Programa de Braços Abertos.
USP 2023 - QUESTÃO 31
Sobre o acolhimento aos usuários de álcool e outras drogas nos serviços de saúde, é correto afirmar:
(A) A ausência do cartão SUS inviabiliza o primeiro atendimento.
(B) Deve estar condicionado à exigência de abstinência.
(C) É desnecessário respeitar o sigilo e a privacidade nesses casos.
(D) O profissional deve agendar dia e horário para acolhimento.
(E) É uma janela de oportunidade para a construção do vínculo e do cuidado.
USP 2023 - QUESTÃO 32
O termo acessibilidade possui um sentido multidimensional e um caráter social e político no âmbito do SUS. O termo “Acessibilidade Oportuna” refere-se à
(A) disponibilidade, sensibilidade e atenção ao estado de sofrimento.
(B) distribuição e integração dos serviços e da rede intersetorial.
(C) reduzida colaboração entre o setor da saúde e o setor da justiça.
(D) especificação de critérios seletivos e hierarquização da demanda.
(E) alta exigência que o usuário deve cumprir para ter acesso ao tratamento.
USP 2023 - QUESTÃO 33
Conforme a Lei nº 10.216 (2001), a internação psiquiátrica deveser realizada somente mediante laudo médico circunstanciado que caracterize os seus motivos. O tipo de internação no qual há consentimento do usuário é denominado
(A) solicitada.
(B) involuntária.
(C) compulsória.
(D) voluntária.
(E) continuada.
USP 2023 - QUESTÃO 34
As equipes de saúde devem manter compromisso com a garantia dos direitos da pessoa portadora de transtorno mental. Conforme Lei nº 10.216 (2001), é um direito do usuário:
(A) Ter acesso restrito aos meios de comunicação disponíveis.
(B) Ser tratado, preferencialmente, em serviços comunitários de saúde mental.
(C) Receber informações breves sobre sua doença e tratamento.
(D) Ser protegido contra determinadas formas de abuso e exploração.
(E) Ser tratado com respeito e no interesse exclusivo de remitir seus sintomas.
USP 2023 - QUESTÃO 35
Segundo Moretto (2016), a lógica manicomial procura separar os “loucos dos sãos” e atribui aos primeiros uma série de desqualificações. Dentre estas, a autora destaca:
(A) Periculosidade e estranheza.
(B) Pobreza e marginalização.
(C) Improdutividade e fraqueza.
(D) Periculosidade e improdutividade.
(E) Estranheza e marginalização.
USP 2023 - QUESTÃO 36
Os psicólogos inseridos em serviços de saúde utilizam-se de diferentes procedimentos assistenciais. Segundo Moretto (2016), os grupos de sala de espera e os programas psicoeducacionais correspondem aos principais dispositivos clínicos psicológicos de
(A) atendimento.
(B) avaliação.
(C) triagem.
(D) prognóstico.
(E) reflexão.
USP 2023 - QUESTÃO 37
Segundo Spink (2013), a formação básica do psicólogo privilegia a
(A) busca de dados que permitam melhor localizar o psicólogo e seu cliente na dinâmica social e/ou institucional.
(B) compreensão da organização social mais ampla, incluindo as especificidades de classe.
(C) atuação clínica, centrada no indivíduo e localizada no consultório, sem prepará-lo para a atuação no contexto institucional.
(D) compreensão das determinações sociais mais amplas que afetam a relação profissional do psicólogo com seu cliente.
(E) ampliação de seu enfoque, incorporando na atuação profissional as relações vividas pelo conjunto dos atores institucionais.
USP 2023 - QUESTÃO 38
Segundo Moretto (2016), há duas possíveis posições em relação ao adoecimento: a do médico/ciência e a do paciente.
A “resposta subjetiva do paciente ao fato de não estar bem” refere-se à noção de
(A) moléstia.
(B) patologia.
(C) doença.
(D) transtorno.
(E) enfermidade.
USP 2023 - QUESTÃO 39
No âmbito do SUS, há previsão para atuação do psicólogo no atendimento de urgências psiquiátricas, por exemplo, no contexto do hospital geral. Os serviços de urgência psiquiátrica devem
(A) ser regionalizados, atendendo a uma população residente em determinada área geográfica.
(B) ser resolutivos e privilegiar a referência do paciente ao hospital especializado.
(C) contar com equipe técnica mínima, composta por médico, terapeuta ocupacional e psicólogo.
(D) funcionar diariamente durante 12 horas, com equipe multiprofissional.
(E) contar com apoio de leitos de internação para até 24 horas.
USP 2023 - QUESTÃO 40
“O fato de o terapeuta jogar livremente com a criança (...) tem grande importância para o sucesso da técnica, pois não dá à criança a impressão de que está sendo avaliada, como ocorre,com frequência, quando lhe é aplicado um teste psicológico”.
Nesse trecho, Araújo (2007) refere-se ao
(A) Rastreio para a Avaliação da Maturidade Perceptomotora.
(B) Jogo do Rabisco.
(C) Inventário de Percepção de Suporte Familiar.
(D) Inventário de Habilidades Sociais, Problemas e Competências Acadêmicas.
(E) Teste de Apercepção Infantil.
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