Prova de Saúde Pública (Saúde Coletiva) (Residência USP 2023) com Gabarito

Prova de Saúde Pública (Coletiva) (Residência USP 2023) com Gabarito OBS:  As questões de 01 à 15 são comuns a todas as demais provas desse ...
Residência USP

Prova de Saúde Pública (Coletiva) (Residência USP 2023) com Gabarito

OBS: As questões de 01 à 15 são comuns a todas as demais provas desse Residência da USP, com isso você as encontra NESTA PÁGINA!

SAÚDE PÚBLICA / COLETIVA

USP 2023 - QUESTÃO 16
Acerca da constituição do campo da Saúde Coletiva, assinale a alternativa correta: 

(A) É uma continuação das pesquisas e práticas dos departamentos de Medicina preventiva na década de 1970, sendo a epidemiologia o principal referencial. 

(B) A interdisciplinariedade possibilita o conhecimento ampliado sobre a saúde e pode ser operada pela multiprofissionalidade como forma de enfrentar a diversidade interna ao saber/fazer das práticas sanitárias.

(C) A introdução das Ciências Humanas nas temáticas de saúde não alterou os focos das análises e objetos, pois estes já estavam colocados anteriormente. 

(D) As dimensões simbólica, ética e política sobre o discurso biológico tinha presença significativa no campo de conhecimentos da Medicina. 

(E) Foi prioritariamente desenvolvida pela centralidade acadêmica do encontro de áreas de saber, como a epidemiologia e as ciências sociais, alheia aos movimentos da sociedade civil. 


USP 2023 - QUESTÃO 17
A respeito do ideário da Promoção da Saúde, assinale a alternativa correta:

(A) As ações de promoção da saúde são intervenções orientadas a evitar o surgimento de doenças específicas, reduzindo sua incidência e prevalência nas populações. 

(B) O diagnóstico e orientação sobre os fatores de risco, com o controle e monitoramento de doenças e agravos, são operados pelo monitoramento dos hábitos de vida. 

(C) A promoção da saúde compreende um conjunto de medidas para a melhora das condições de saúde da população, bem como um conjunto de políticas, compreendendo a educação e qualidade de vida dos indivíduos e grupos.

(D) A promoção da saúde tem seu processo focado na educação formal por meio das instituições de ensino e em novas práticas de saúde. 

(E) O estímulo à autonomia do indivíduo em relação à sua própria saúde como um princípio da promoção da saúde preconiza um planejamento do conjunto das políticas públicas focada no indivíduo. 


USP 2023 - QUESTÃO 18
Sobre as Cartas da Promoção de Saúde (Ministério da Saúde, 2001), assinale a alternativa correta: 

(A) A Declaração do México entende que a previsão de políticas públicas gerais possibilitou melhoras nas condições de saúde na maioria dos países, contudo, não exigiu atenção relacionada às iniquidades e desigualdades em saúde.

(B) A Declaração de Jacarta foi a primeira a incluir o setor privado no apoio à promoção da saúde e reexaminou os determinantes da saúde, visando identificar as direções e as estratégias necessárias para enfrentar os desafios da promoção da saúde no século XXI.

(C) A Conferência de Alma-Ata consagrou a proposta de Saúde Para Todos no Ano 2000; a priorização da estratégia de Atenção Primária de Saúde, todavia, não previa o vínculo com a comunidade na produção da saúde. 

(D) A Conferência de Sundsvall estabelece que ambientes e saúde são interdependentes e inseparáveis, sendo aspecto fundamental para a promoção da saúde; todavia, não prioriza a discussão das desigualdades em saúde. 

(E) A Carta de Ottawa define que a promoção da saúde é responsabilidade exclusiva do setor de saúde, para além de um estilo de vida saudável, na direção de um bem-estar global construído pelo setor. 


USP 2023 - QUESTÃO 19
Segundo a obra “Como e porque as desigualdades sociais fazem mal à saúde” (Barata, 2009): 

(A) O estilo de vida é o principal responsável pelas desigualdades em saúde. 

(B) Os fatores genéticos explicam as desigualdades em saúde. 

(C) Os fatores de risco explicam a quase totalidade dos problemas crônicos de saúde. 

(D) A doença é o principal determinante da posição social das pessoas. 

(E) As desigualdades sociais em saúde não desaparecem nos países onde existem sistemas nacionais de saúde com garantia de acesso para todos os grupos sociais.


USP 2023 - QUESTÃO 20
Intelectuais do campo da Saúde Coletiva, pesquisadores da Reforma Sanitária Brasileira, publicaram artigo na revista The Lancet, em 2011, no qual afirmam o seguinte: 

(A) Uma característica fundamental da reforma sanitária brasileira é o fato de ela ter sido conduzida por governos e partidos políticos. 

(B) Os desafios enfrentados pelo SUS não são de natureza política e podem ser resolvidos na esfera técnica. 

(C) Na década de 1970, a reforma do setor de saúde no Brasil se coadunava às reformas difundidas no resto do mundo de questionamento do estado de bem-estar social. 

(D) No período da ditadura militar (1964-1985), a centralização do sistema de saúde aliada à fragmentação institucional prejudicava o setor privado da saúde. 

(E) Após o golpe militar de 1964, reformas governamentais fomentaram a expansão de serviços privados de saúde nos grandes centros urbanos.


USP 2023 - QUESTÃO 21
Entre as afirmações que se seguem, qual descreve melhor as características da Atenção Primária/Atenção Básica em Saúde? 

(A) Procura otimizar a saúde das pessoas considerando a constelação de determinantes de saúde, ou seja, o meio social e físico no qual as pessoas vivem e trabalham, em vez de enfocar apenas sua enfermidade individual.

(B) A atenção primária é a porta de entrada no sistema de serviços de saúde e o locus de responsabilidade pela atenção aos pacientes e populações no decorrer do tempo, priorizando a efetividade em virtude da centralização de protocolos e condutas. 

(C) A essência da atenção primária é fundamentalmente simples, com foco em ações simplificadas e universais. 

(D) Constitui-se como retaguarda dos pronto-socorros no que diz respeito ao contato dos usuários do sistema de saúde. 

(E) Define-se por práticas orientadas pelo princípio da universalidade, descartando, portanto, a singularidade dos usuários.


USP 2023 - QUESTÃO 22
Sobre o planejamento em saúde, assinale a alternativa correta: 

(A) As ações de planejamento referem-se exclusivamente à produção de planos, programas ou projetos. 

(B) O planejamento procura identificar os problemas intermediários, relativos aos serviços de saúde, e não se ocupa dos problemas relacionados ao estado de saúde. 

(C) Ao explicitar objetivos e finalidades, o planejamento pode favorecer a democratização da gestão.

(D) No planejamento, a valorização dos meios em detrimento dos fins resulta em ações efetivas em saúde. 

(E) Os momentos do planejamento estratégico − explicativo, normativo, estratégico e tático operacional − devem ser vistos como etapas estanques. 


USP 2023 - QUESTÃO 23
Segundo Paim et al. (2011), o planejamento em saúde é admitido como processo e, quando “visa atender necessidades humanas, pode ter como foco uma imagemobjetivo, definida a partir de valores, ideologia, utopias e vontades ou uma situação-objetivo, projetada com mais precisão”. Qual é a alternativa correta, considerando ainda os quatro momentos fundamentais do planejamento estratégico? 

(A) No caso da imagem-objetivo, as necessidades têm, como foco, problemas, tais como mortes, doenças, agravos e riscos. 

(B) No momento explicativo são definidos os objetivos e metas. 

(C) O momento normativo é centrado no balanço entre o que deve ser e o que o que pode ser feito.

(D) No momento tático-operacional são definidas as atividades e os recursos necessários. 

(E) Na busca de uma situação-objetivo são fundamentais a identificação e a explicação dos problemas da situação atual.


USP 2023 - QUESTÃO 24
No contexto da avaliação na Atenção Básica, pode-se afirmar sobre a contribuição da diversidade de instrumentos para a instituição de uma cultura avaliativa: 

(A) A avaliação em saúde configura-se como uma dimensão bem consolidada e estabelecida no SUS. 

(B) Trata-se de um grande desafio, considerando a complexidade do sistema de Saúde e a heterogeneidade dos serviços.

(C) A institucionalização da avaliação é desvinculada das atividades analíticas e da gestão de intervenções programáticas 

(D) As práticas avaliativas devem ser utilizadas de forma descontínua como ferramentas de prestação de contas à sociedade 

(E) A realização de processos periódicos de avaliação é ferramenta pontual na busca pela melhoria da qualidade da Atenção Básica. 


USP 2023 - QUESTÃO 25
De acordo com Schraiber, Nemes e Mendes-Gonçalves (2006), diante da necessidade de reorganização total dos serviços e da assistência em saúde como uma noção mais complexa, entende-se por trabalhador coletivo da unidade de saúde: 

(A) O trabalhador polivalente que realiza múltiplas tarefas na unidade a fim de responder às demandas da conjuntura. 

(B) O trabalho assistencial coletivo de uma equipe multiprofissional como questão institucional vinculada à resolutividade da atenção primária.

(C) A inserção do trabalhador na divisão social do trabalho da saúde e nas intervenções nas necessidades em saúde no território e comunidades. 

(D) A especialização profissional das categorias de saúde combinadas em um grupo de trabalho na assistência da atenção primária. 

(E) A combinação dos conhecimentos de gestão, clínicos e epidemiológicos no trabalho em equipe na baixa, média e alta complexidade. 


USP 2023 - QUESTÃO 26
Segundo Schraiber e Mendes-Gonçalves (2006), as necessidades em saúde são os aspectos mais importantes para a organização dos serviços de saúde. Conforme os autores, as necessidades em saúde devem ser 

(A) baseadas no carecimento, ou seja, a partir da “falta” entendida pelo próprio indivíduo referente ao seu estado sócio-vital que deve ser corrigida.

(B) baseadas na demanda em saúde, ou seja, a quantidade de serviços técnicos que a população consome, dados os recursos financeiros disponíveis e preferências. 

(C) baseadas na oferta e demanda em saúde, ou seja, conforme a procura ativa do usuário correlacionada à estrutura da rede de serviços. 

(D) baseadas na demanda de saúde, ou seja, na quantidade de serviços estimada pela gestão que os usuários devem consumir num determinado período de tempo. 

(E) baseadas no consumo em saúde, ou seja, na busca que o usuário faz de um serviço assistencial em saúde. 


USP 2023 - QUESTÃO 27
O manejo de agravos à saúde relacionados ao trabalho pelas equipes da Atenção Básica/Saúde da Família inclui a avaliação dos impactos do trabalho sobre a saúde e a qualidade de vida dos(as) trabalhadores(as) e suas famílias. Qual das alternativas a seguir expressa elementos que constam da política elaborada pelo Ministério da Saúde (2018) acerca da Saúde do trabalhador e da trabalhadora? 

(A) No Brasil, inexistem situações de trabalho ilegal como o trabalho análogo ao de escravo e/ou que incorpora crianças e adolescentes. 

(B) O trabalho pode ter um efeito protetor, ser promotor de saúde, mas também pode causar mal-estar, sofrimento, adoecimento e morte dos(as) trabalhadores(as) e aprofundar iniquidades.

(C) Os efeitos positivos na saúde determinados pelo trabalho são geralmente expressos nos acidentes e nas doenças relacionadas ao trabalho. 

(D) A integralidade das ações de saúde pressupõe que haja primazia das ações preventivas e curativas em relação às ações de promoção e da vigilância em saúde. 

(E) A nocividade do trabalho está desvinculada da organização do trabalho e se expressa na duração, intensidade, exigências de produtividade, jornada de trabalho em turnos e noturno e em relações conflituosas com a chefia e os(as) colegas(as).


USP 2023 - QUESTÃO 28
Na atualidade, as mudanças tecnológicas e da organização do trabalho ocorridas nos processos de reestruturação produtiva ocasionam aumento da frequência e do surgimento de novas formas de adoecimento, ainda pouco conhecidos, bem como se assistem a retrocessos no que concerne aos direitos trabalhistas (Ministério da Saúde, 2018).

Analise as afirmações a seguir e assinale a alternativa correta:

(A) Em relação ao Nexo Técnico Epidemiológico Previdenciário (NTEP), o ônus da prova é do(a) trabalhador(a), cabendo-lhe demonstrar a existência de riscos para a saúde no trabalho. 

(B) Profissionais de saúde não se deixam influenciar pela banalização do sofrimento e/ou adoecimento ou pelo preconceito quanto à “simulação” por parte do trabalhador.

(C) O estímulo à competitividade e à individualidade contribui para a autoestima e a solidariedade entre os pares, e é reconhecido como protetor da saúde. 

(D) O assédio moral é um risco psicossocial com alto potencial para causar danos ao(à) trabalhador(a) e aos(às) colegas de trabalho.

(E) Nos processos de reestruturação produtiva, mudanças tecnológicas e da organização do trabalho são responsáveis pela redução dos adoecimentos ocasionados pelo trabalho. 


USP 2023 - QUESTÃO 29
Qual das seguintes alternativas é compatível com a reflexão desenvolvida por Peduzzi et al. (2013) ao analisar a Educação Interprofissional (EIP)? 

(A) A competição entre os profissionais no interior das equipes eleva o grau de resolutividade frente aos problemas de saúde complexos. 

(B) As necessidades em saúde são heterogêneas e complexas e requerem que as ações da equipe sejam focadas na demanda espontânea. 

(C) A prática interprofissional da equipe de saúde dificulta o reconhecimento das contribuições específicas de cada área profissional. 

(D) Na Educação multiprofissional, os alunos aprendem de forma interativa sobre papéis, conhecimentos e competências das demais profissões. 

(E) A Educação interprofissional é complementar à educação uniprofissional e/ou multiprofissional.


USP 2023 - QUESTÃO 30
A respeito do Núcleo de Apoio à Saúde da Família - Nasf (Ministério da Saúde, 2010), assinale a alternativa correta: 

(A) As tarefas do Nasf devem ser desenvolvidas de forma articulada com as equipes de Saúde da Família, e as equipes do Nasf constituem-se como porta de entrada para os casos mais complexos. 

(B) Para maior efetividade das ações, o Nasf deve assumir a coordenação do cuidado aos usuários de saúde mental do território. 

(C) O atendimento direto e individualizado a usuários e famílias é uma das ações prioritárias do Nasf. 

(D) Tendo em vista a especificidade e complexidade das ações de redução de danos, essa estratégia pode ser acompanhada externamente pelo Nasf. 

(E) O Nasf deve buscar superar a lógica fragmentada da saúde para a construção de redes de atenção e cuidado.


USP 2023 - QUESTÃO 31
Sobre a elaboração de modelos tecnoassistenciais sob a perspectiva da micropolítica do trabalho em saúde e da produção do cuidado, assinale a alternativa correta: 

(A) Desde o projeto democrático da constituição do SUS na década de 1990, as práticas de saúde se reconfiguram com o foco na vida do usuário. 

(B) O espaço de encontro entre usuários e trabalhadores deve ser priorizado como locus de construção de práticas de saúde humanizadas e não sob o predomínio biomédico.

(C) Os processos de mudança da formação dos profissionais de saúde são o elemento exclusivo do processo de mudança das práticas de saúde. 

(D) A organização do processo de trabalho refere-se ao modo de fazer e não propriamente enquanto relações políticas entre trabalhadores de saúde e usuários. 

(E) A construção de novos modelos tecnoassistenciais democráticos deve partir do Ministério da Saúde, a despeito do princípio da descentralização administrativa do SUS e da autonomia dos diferentes entes federativos. 


USP 2023 - QUESTÃO 32
As ações de que trata a Política Nacional de Regulação do SUS (Ministério da Saúde, 2008) estão organizadas em três dimensões de atuação: Regulação dos Sistemas de Saúde, Regulação da Atenção à Saúde e Regulação do Acesso à Assistência. Quais das seguintes ações são contempladas pela Regulação da Atenção à Saúde? 

(A) Cadastramento de usuários no Cartão SUS; credenciamento/habilitação para a prestação de serviços de saúde.

(B) Avaliação condições sanitárias estabelecimentos de saúde; auditoria assistencial ou clínica. 

(C) Avaliação dos indicadores epidemiológicos; regulação médica da atenção pré-hospitalar. 

(D) Supervisão e processamento da produção ambulatorial e hospitalar; regulação médica da atenção hospitalar às urgências.

(E) Contratualização de serviços de saúde segundo as normas e políticas específicas do Ministério da Saúde; estabelecimento de referências entre unidades de diferentes níveis de complexidade. 


USP 2023 - QUESTÃO 33
Segundo a Política Nacional de Regulação do SUS (Ministério da Saúde, 2008), a Regulação do Acesso à Assistência contempla as seguintes ações: 

(A) Avaliação da satisfação dos usuários; padronização das solicitações de procedimentos por meio dos protocolos assistenciais. 

(B) Controle dos leitos disponíveis e das agendas de consultas especializadas; avaliação analítica da produção.

(C) Controle das agendas de procedimentos especializados; estabelecimento de referências entre unidades de diferentes níveis de complexidade.

(D) Avaliação dos indicadores das ações nos estabelecimentos de saúde; elaboração de protocolos de regulação que ordenam os fluxos assistenciais. 

(E) Programação Pactuada e Integrada – PPI; cadastramento de estabelecimentos no Sistema de Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde – SCNES. 


USP 2023 - QUESTÃO 34
Conforme documento do Ministério da Saúde (2018), “Saúde Brasil 2017: Uma análise da situação de saúde e os desafios para o alcance dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável”, a mortalidade dos menores de 5 anos, de modo geral, expressa o desenvolvimento socioeconômico e a infraestrutura ambiental precários, que condicionam a desnutrição infantil e as infecções a ela associadas.

Quando se estudam as mortes na infância, em relação ao numerador das taxas que medem os componentes mais relevantes, e que se refere aos óbitos, é correto afirmar: 

(A) Taxa de mortalidade na infância: número de óbitos dos lactentes menores de 2 anos.

(B) Taxa de mortalidade neonatal precoce: número de óbitos dos menores de 28 dias. 

(C) Taxa de mortalidade neonatal tardia: número de óbitos de 28 dias a 6 meses. 

(D) Taxa de mortalidade pós neonatal: número de óbitos de 28 dias a 364 dias.

(E) Taxa de mortalidade infantil: número de óbitos dos menores de 5 anos. 


USP 2023 - QUESTÃO 35
Considerando o uso da Epidemiologia nos serviços de saúde, assinale a alternativa correta: 

(A) Na abordagem da situação de saúde, a política de intervenção proposta, dirigida aos problemas de saúde, é regida pela Epidemiologia enquanto disciplina.

(B) A informação é produto residual do trabalho cotidiano nos serviços de saúde. 

(C) A abordagem dos problemas de saúde é potencializada pela fragmentação das diferentes áreas de conhecimento. 

(D) O espectro de uso da Epidemiologia restringe-se às ações de promoção e prevenção. 

(E) A Epidemiologia trata do processo saúde-doença no coletivo.


USP 2023 - QUESTÃO 36
Em Epidemiologia, as medidas de frequência são definidas a partir de dois conceitos fundamentais: incidência e prevalência. Com base nesses conceitos, assinale a alternativa correta: 

(A) Incidência é uma medida pontual, produto de uma única observação dos indivíduos de uma população. 

(B) Por si só, o número de casos incidentes permite comparação de incidências entre diferentes áreas geográficas ou entre diferentes períodos. 

(C) A mortalidade é uma variável discreta, ou seja, seus valores possíveis são números inteiros.

(D) A letalidade expressa a frequência de óbitos por um determinado agravo na população em um certo período de tempo. 

(E) Prevalência é uma medida dinâmica, que requer que cada indivíduo componente da amostra seja observado mais de uma vez.


USP 2023 - QUESTÃO 37
Indicadores de saúde têm sido utilizados com o objetivo de avaliar, do ponto de vista sanitário, a situação de saúde de grupos populacionais e também fornecem subsídios para o planejamento das ações de saúde. A respeito desses indicadores, é correto afirmar: 

(A) Pode-se utilizar o coeficiente de mortalidade geral em sua forma bruta para comparar países, mesmo com estruturas etárias diferentes 

(B) O indicador de Swaroop Uemura é a proporção de óbitos de indivíduos de 60 anos ou mais em relação ao total de óbitos. 

(C) A classificação de Nelson de Moraes, tipo II, nível de saúde baixo, caracteriza-se pelo predomínio de óbitos de adultos jovens 

(D) O preenchimento incorreto dos atestados de óbitos provoca sempre subestimativa da mortalidade por uma determinada causa 

(E) A proporção de óbitos por causas mal definidas é um indicador da qualidade das informações sobre mortalidade.


USP 2023 - QUESTÃO 38
Os estudos seccionais são ferramentas importantes para orientar os gestores do SUS no planejamento de ações em todos os níveis da atenção. Assinale a alternativa correta a respeito desse tipo de estudo: 

(A) A observação longitudinal da base populacional caracteriza o desenho dos estudos seccionais. 

(B) As unidades de observação costumam ser selecionadas por critério de conveniência. 

(C) Quanto à temporalidade, a coleta de dados referentes às unidades de observação é feita em oportunidades bastante afastadas temporalmente ao longo do período de estudo. 

(D) Da mesma forma que os estudos de casos e controles, os estudos seccionais são adequados para investigar doenças raras. 

(E) Uma das vantagens dos estudos seccionais é a capacidade de inferência dos resultados para uma população definida no tempo e no espaço.


USP 2023 - QUESTÃO 39
Considerando a complexidade das questões envolvidas na área de saúde ambiental, assinale a alternativa correta:

(A) Existem grupos especiais de menor risco aos problemas de saúde ambientais, tais como as crianças e adolescentes, os idosos e, especialmente, as gestantes e as lactantes.

(B) Reconhece-se que o progresso tecnológico tem diminuído novos riscos não só àqueles que trabalham nas fábricas, mas a toda a população. 

(C) Torna-se fundamental aprofundar o problema no âmbito de uma disciplina exclusiva, objetivando gerar conhecimento que auxilie as intervenções e protejam a saúde. 

(D) Incluem-se, dentre os critérios de escolha de indicadores em saúde ambiental, aqueles que são facilmente compreensíveis pelos usuários potenciais.

(E) Devem ser meritocráticos, seletivos desde a escolha e a priorização dos problemas, o planejamento e a gestão das ações de proteção e promoção da saúde ambiental. 


USP 2023 - QUESTÃO 40
A relação entre o trabalho e o processo de adoecimento dos(as) trabalhadores(as) pode ser melhor compreendida ao considerar a classificação proposta por Schilling, que combina a abordagem clínico-individual com a coletivo-epidemiológica e agrupa as doenças, segundo a contribuição ou o “papel causal” desempenhado pelo trabalho no adoecimento (Ministério da Saúde, 2018). Segundo essa classificação, qual grupo de agravos se relaciona ao trabalho como causa necessária? 

(A) Asbestose, intoxicação por chumbo, doenças do aparelho locomotor. 

(B) Dermatite de contato alérgica, doenças mentais, asma. 

(C) Intoxicação por chumbo, varizes dos membros inferiores, bronquite crônica. 

(D) Asbestose, intoxicação por chumbo, silicose.

(E) Doença coronariana, câncer, silicose.


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ciências,765,questão de ciências biológicas,74,questão de ciências contábeis,196,questão de ciências da computação,127,questão de ciências da saúde,20,questão de ciências econômicas,200,questão de ciências humanas,219,questão de ciências naturais,249,questão de ciências sociais,123,questão de cirurgia cardiovascular,30,questão de código de defesa do consumidor,10,questão de computação,57,questão de concurso,9714,questão de conhecimento geral,15,questão de contabilidade,499,questão de contabilidade do setor publico,5,questão de controle externo,6,questão de criminologia,5,questão de defesa do consumidor,10,questão de design,116,questão de design de interiores,27,questão de design de moda,80,questão de dietética,40,questão de direito,3783,questão de direito administrativo,317,questão de direito administrativo e constitucional,10,questão de direito ambiental,21,questão de direito civil,233,questão de direito constitucional,289,questão de direito da criança e do adolescente,5,questão de 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carreira e sucesso profissional,27,questão de planejamento e orçamento público,30,questão de português,5281,questão de princípios gerenciais de gorretagem,10,questão de processo legislativo,5,questão de processos gerenciais,74,questão de psicologia,447,questão de publicidade e propaganda,108,questão de química,1923,questão de raciocínio lógico,233,questão de radiologia,153,questão de redação,2,questão de relações internacionais,102,questão de saúde pública,75,questão de secretariado executivo,134,questão de segurança pública,5,questão de servico social,155,questão de serviço social,113,questão de sistema normativo anticorrupção,5,questão de sistemas de informação,56,questão de sociologia,239,questão de teatro,48,questão de tecnologia em agroindustria,25,questão de tecnologia em agronegocio,109,questão de tecnologia em análise e desenvolvimento de sistemas,30,questão de tecnologia em análise e desenvolvimentos,24,questão de tecnologia em estética e cosmética,29,questão de tecnologia em gestão e tecnologia da informação,30,questão de tecnologia em redes de computadores,83,questão de terapia ocupacional,204,questão de turismo,110,questão de vestibular,29886,questão de zootecnia,132,questão design de interiores,26,questão design gráfico,52,questão detran,96,questão do cefetmg,1816,questão do cfc,592,questão do enade,8417,questão do enare,50,questão do encceja,1110,questão do enem,3547,questão do ibfc,100,questão do ifba,62,questão do iff,53,questão do ifnmg,26,questão do ifpi,1167,questão do ime,40,questão do ita,554,questão do liceu piauiense,30,questão do mackenzie,1526,questão do revalida,791,questão economia empresarial,29,questão engenharia,72,questão engenharia ambiental,82,questão engenharia civil,27,questão engenharia de alimentos,73,questão engenharia de controle e automacao,73,questão engenharia eletrica,73,questão engenharia florestal,82,questão engenharia mecânica,72,questão engenharia quimica,44,questão espm,239,questão faculdade dinamica,108,questão fadip,54,questão fagoc,50,questão famerp,700,questão faseh,60,questão fdsbc,100,questão fei,210,questão fiscal,40,questão fmj,120,questão fmo,90,questão funcern,240,questão fundatec,149,questão gastronomia,53,questão gestao comercial,53,questão gestão da produção,27,questão gestão de qualidade,54,questão gestão pública,53,questão iades,60,questão iave,89,questão ibade,107,questão ibest,40,questão ibfc,320,questão idib,40,questão ieses,190,questão ifce,90,questão ifmg,126,questão ifmt,110,questão ifsul,357,questão ifto,361,questão italiano,8,questão letras,65,questão lógica,5,questão logística,54,questão máxima,50,questão modelagem de processos,11,questão multidisciplinar,68,questão nucepe,46,questão objetiva,20,questão obras e postura,28,questão princípios gerenciais de corretagem,15,questão processo do trabalho,10,questão processo tributario,15,questão pucgo,186,questão pucrj,70,questão quadrix,120,questão slmandic,70,questão técnico agrícola,15,questão técnico de laboratório,10,questão tecnologia em alimentos,27,questão tecnologia em manutenção industrial,27,questão tecnologia em saneamento ambiental,25,questão tecnologia estética e cosmetica,28,questão tecnologia seguranca do trabalho,56,questão tecnólogo de ti,30,questão teologia,54,questão ucb,106,questão udesc,106,questão uem,186,questão uepg,134,questão uesb,60,questão uespi,127,questão ufgd,187,questão ufpe,50,questão ufpr,70,questão ufsc,116,questão ufu,94,questão unemat,77,questão unifaminas,54,questão unifenas,128,questão unifil,29,questão unimontes,3,questão uninassau,90,questão unioeste,81,questão univesp,114,questão upe,1104,questão uri,84,questão urologia,15,questão web design,40,questões,60865,quimica,67,raciocínio lógico,7,radiologia,6,redacao,165,reflexão em texto,8,relações internacionais,4,religiao,5,resumo,5,revalida,11,rhinsight,8,saeb,2,santacasa,92,saude publica,2,secretariado executivo,5,seguranca do trabalho,2,serviço social,10,sesc,1,sexto ano,1,silabas,18,simulado,2,sistemas de informação,1,sisu,2,slmandic,2,sociologia,14,teatro,2,técnico agrícola,1,tecnologia em agroindustria,2,tecnologia em agronegocio,4,tecnologia em alimentos,1,tecnologia em gestão ambiental,2,tecnologia em gestão hospitalar,1,teologia,1,terapia ocupacional,7,textos,45,textos paradidáticos,1,trechos,1,turismo,6,uber,1,ucb,10,udesc,14,uece,50,ueg,8,uel,25,uem,3,uema,11,uemg,13,uepg,4,uerj,73,uespi,3,ufam,3,ufc,2,ufes,2,uffs,4,ufg,1,ufgd,71,ufma,1,ufmg,1,ufpa,1,ufpi,2,ufpr,1,ufrgs,2,ufrn,2,ufsc,5,ufscar,1,uftm,188,unb,1,unemat,2,unesp,21,unicamp,22,unicentro,15,unicesumar,5,uniceub,4,unichristus,14,unifaminas,1,unifenas,8,unifesp,41,unifor,12,uninassau,3,uninove,1,unioeste,6,unip,3,unirg,13,unirv,3,unitins,6,univesp,2,upe,23,urbanismo,1,usp,54,vestibular,942,videos,5,vivo,1,vunesp,1,zootecnia,7,
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INDAGAÇÃO: Prova de Saúde Pública (Saúde Coletiva) (Residência USP 2023) com Gabarito
Prova de Saúde Pública (Saúde Coletiva) (Residência USP 2023) com Gabarito
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INDAGAÇÃO
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