Sobre a história da vida na Terra, a evolução nos vertebrados inclui algumas adaptações evolutivas dos sistemas

Sobre a história da vida na Terra, a evolução nos vertebrados inclui algumas adaptações evolutivas dos sistemas
IFPI 2022 - QUESTÃO 44
Sobre a história da vida na Terra, a evolução nos vertebrados inclui algumas adaptações evolutivas dos sistemas digestórios que são correlacionadas com a dieta: “Os sistemas digestórios dos mamíferos e de outros vertebrados são variações de um plano comum, mas existem muitas adaptações intrigantes, em geral associadas com a dieta do animal [...] A dentição, a diversidade de dentes de um animal, é um exemplo de variação estrutural que refl ete a dieta” 
(REECE et al., 2015, p. 906). Referência citada: REECE, J.B. 
et al. Biologia de Campbell, 10. ed., Porto Alegre: Artmed, 2015.

Analise cada afi rmação que segue como V (verdadeira) ou F (falsa).

( ) Enquanto adaptação mutualística no sistema digestório humano, destaca-se um habitante bacteriano, Escherichia coli, o qual tornou-se tão comum nesse sistema que sua mera presença em lagos e riachos é um indicador de contaminação por esgoto não tratado.

( ) Em humanos, algumas bactérias intestinais produzem vitaminas, como a biotina e o ácido fólico, que suplementam nosso consumo alimentar quando absorvidas no sangue; outras bactérias intestinais regulam o funcionamento do sistema imune inato.

( ) Em cavalos, coalas e elefantes, os microrganismos mutualísticos são alojados no intestino grosso e em um grande ceco; uma parte considerável da energia química nas dietas desses herbívoros provém da lignina de paredes celulares vegetais.

( ) Em termos adaptativos, é desvantajosa a existência de um canal alimentar mais longo para o processamento de material vegetal de difícil digestão; os intestinos do coala, por ex., são muito mais longos, diminuindo o processamento das folhas fibrosas (e pobres em proteínas) do eucalipto, sua dieta quase que exclusiva.

( ) Dentre os invertebrados, algumas espécies de poliquetas gigantes não têm boca nem sistema digestório, mas obtêm energia e nutrientes de bactérias mutualísticas, presentes no seu interior, as quais realizam quimioautotrofia usando dióxido de carbono, oxigênio, sulfeto de hidrogênio e nitrato disponíveis junto aos respiradouros.

A sequência CORRETA, de cima para baixo, é:

a) F – V – F – F - F.
b) V – F – F – F - V.
c) V – V – F – F - V.
d) F – F – V – V - F.
e) V – V – V – F – V.

QUESTÃO ANTERIOR:

GABARITO:
c) V – V – F – F - V.

RESOLUÇÃO:
Não temos resolução para essa questão! Você sabe explicar? Copie o link dessa página e envie sua resolução clicando AQUI!

PRÓXIMA QUESTÃO:

QUESTÃO DISPONÍVEL EM:

COMENTÁRIOS

Todas as Postagens Não foram encontradas postagens VEJA TODOS Leia Mais Resposta Cancelar resposta Deletar Por Home PAGINAS POSTS Veja todos RECOMENDADOS PARA VOCÊ Tudo Sobre ARQUIVOS BUSCAR TODOS OS POSTS Nenhuma postagem foi encontrada Voltar para Home Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sab Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Maio Jun Jul Ago Sep Out Nov Dez Agora mesmo 1 minuto atrás $$1$$ minutos agora 1 hora atrás $$1$$ horas atrás Ontem $$1$$ dias atrás $$1$$ semanas atrás mais de 5 semanas atrás Seguidores Seguir CONTEÚDO PREMIUM BLOQUEADO PASSO 1: Compartilhar em uma rede social PASSO 2: Clique no link na sua rede social Copiar todo o código Selecionar todo o código Todos os códigos foram copiados Não é possível copiar os códigos / textos, pressione [CTRL] + [C] para copiar Tabela de conteúdo