Provas UFPel 2021 (1ª 2ª e 3ª Etapas) com Gabarito

Provas UFPel 2021 (1ª 2ª e 3ª Etapas) com Gabarito PAVE XVIII – ETAPA 1 CIÊNCIAS DA NATUREZA UFPel - QUESTÃO 01 O efeito estufa é um fenômen...
Provas UFPel 2021 (1ª 2ª e 3ª Etapas) com Gabarito
Provas UFPel 2021 (1ª 2ª e 3ª Etapas) com Gabarito

PAVE XVIII – ETAPA 1

CIÊNCIAS DA NATUREZA

UFPel - QUESTÃO 01
O efeito estufa é um fenômeno natural e é responsável por manter a Terra em uma temperatura adequada, garantindo o calor necessário. Quando os raios solares atingem a superfície terrestre, devido à camada de gases de efeito estufa, em torno de 50% deles ficam retidos na atmosfera. A outra parte atinge a superfície terrestre, aquecendo-­a e irradiando calor.

O efeito estufa é um fenômeno natural e é responsável por manter a Terra em uma temperatura adequada, garantindo o calor necessário.

Os últimos 7 anos foram os mais quentes já registrados globalmente “por margem clara”, em virtude do aumento da liberação de gases do efeito estufa, comunicou o serviço de monitoramento do clima da UE (União Europeia).

Em sua avaliação anual mais recente, o C3S (Copernicus Climate Change Service) afirmou que o calor vem aumentando desde o ano de 2015. Segundo as teorias mais aceitas pela comunidade científica, este aumento de temperatura global está relacionado principalmente com o aumento das emissões do gás metano (CH4) e o dióxido de carbono (CO2) para a atmosfera.
Referência: Adaptado de Welle, Deutsche. Clima:
últimos 7 anos foram os mais quentes já registrados. Disponível
em: <https://www.poder360.com.br/internacional/clima­ultimos-
7­anos­foram­os­mais­quentes­ja­registrados­dw/.>.
Acesso em: 26/02/2022.

Com relação a esses gases podemos afirmar que

(a) o dióxido de carbono, um dos vilões do efeito estufa, segundo as teorias mais aceitas da comunidade científica, é uma molécula apolar com ligações covalentes polares, apresentando o carbono com o número de oxidação igual a +4.

(b) as moléculas do metano, um grande vilão do efeito estufa, possuem ligações intermoleculares do tipo ligações de hidrogênio, geometria tetraédrica, apresentando o carbono com o número de oxidação igual a -4.

(c) o gás metano não contribui para o aquecimento global.

(d) o aquecimento global é causado apenas pelo buraco da camada de ozônio.

(e) as configurações espaciais das moléculas que contribuem para aumentar o aquecimento global, conforme cita o texto, apresentam forma geométrica piramidal, com o carbono em ambas as moléculas, com o número de oxidação igual a +4.

(f) I.R.


UFPel - QUESTÃO 02
QUEIMADAS E DEVASTAÇÃO: FLORESTA AMAZÔNICA
JÁ PRODUZ MAIS CO2 DO QUE ABSORVE

Nos últimos 40 anos, o leste da Amazônia foi submetido a mais desmatamento, aquecimento e estresse de umidade do que o oeste

Um estudo divulgado ontem pela revista Nature, liderado por uma pesquisadora do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), mostrou que a Floresta Amazônica já está emitindo mais gás carbônico do que absorvendo. Segundo Luciana Vanni Gatti, trata­se do resultado das queimadas e da devastação promovida por madeireiros e pecuários (...).

“Descobrimos que a intensificação da estação seca e um aumento no desmatamento parecem promover estresse no ecossistema, aumento na ocorrência de incêndios e maiores emissões de carbono no leste da Amazônia. Isso está de acordo com estudos recentes, que indicam um aumento na mortalidade de árvores e uma redução na fotossíntese como resultado de mudanças climáticas em toda a Amazônia”, informa o estudo.

“Após 30 anos, a área queimada ainda é uma fonte de CO2 para a atmosfera, dos quais 73% resultaram da subsequente mortalidade e decomposição das árvores. Esta emissão de decomposição não poderia ser compensada pela absorção de CO2 na fotossíntese. Para florestas não degradadas, o aumento da temperatura e o estresse hídrico podem aumentar a mortalidade das árvores e afetar negativamente a absorção fotossintética de carbono pelas árvores”, afirma o artigo na Nature.
Referência: https://www.correiobraziliense.com.br/brasil/2021/07/4937711­queimadas­e­devastacao­florestaamazonica­ja­produz­mais­co2­do­que­absorve.html. Acesso em: 26/02/2022.

Fotossíntese nas plantas

Fotossíntese nas plantas

Considerando o processo de fotossíntese e as moléculas envolvidas em sua reação química, podemos afirmar que

(a) o excesso de CO2, que pode ser classificado quimicamente como um óxido, é liberado durante o processo de fotossíntese das plantas. Com as queimadas, está sendo responsável por causar um equilíbrio no ecossistema da floresta Amazônica.

(b) o CO2 é classificado quimicamente como um óxido neutro, é absorvido biologicamente durante o processo de fotossíntese das plantas, sendo responsável por causar um desequilíbrio no ecossistema da floresta Amazônica.

(c) o CO2 é uma molécula que pode ser classificada quimicamente como um sal e é liberado durante o processo de fotossíntese das plantas. O aumento da emissão desse gás estaria causando um desequilíbrio na floresta Amazônica.

(d) o CO2 é uma molécula que pode ser classificada quimicamente como uma base e é absorvido durante o processo de fotossíntese das plantas. O aumento dessa absorção desse gás estaria causando um desequilíbrio na floresta Amazônica.

(e) o CO2 é classificado quimicamente como um óxido e é absorvido biologicamente durante o processo de fotossíntese das plantas. Seu excesso, produzido pelas queimadas, está causando um desequilíbrio no ecossistema da floresta Amazônica.

(f) I.R.


UFPel - QUESTÃO 03
Entre dois átomos de hidrogênio, que estão próximos um do outro, se estabelecem continuamente forças de atração e repulsão que geram uma energia potencial.

Quando os átomos de hidrogênio estão relativamente afastados, as forças de repulsão são desprezíveis, predominando as forças de atração.

À medida que os átomos de hidrogênio se aproximam, as forças de atração vão aumentando, e a energia potencial entre os átomos diminui.

No gráfico, podemos verificar que, quando os átomos estão a uma distância de 0,074nm, as forças de atração e de repulsão se compensam, e o sistema adquire uma energia potencial mínima de 436 kJ de energia por mol de moléculas de H2 formadas.

Fonseca, Martha Reis Marques da. Química 1ed Química 1. — São Paulo: Ática, 2013.
Fonte: Fonseca, Martha Reis Marques da.
Química 1ed Química 1. — São Paulo: Ática, 2013.

Observando o gráfico verificamos que

(a) a energia potencial é a energia armazenada e depende da posição dos átomos de hidrogênio, que estabelecem entre si ligações metálicas, visto que há formação do mar de elétrons.

(b) a energia potencial é a energia armazenada e independe da posição dos átomos de hidrogênio, que estabelecem entre si ligações iônicas, visto que há o compartilhamento de elétrons.

(c) a energia potencial é a energia armazenada e depende da posição dos átomos de hidrogênio, que estabelecem entre si ligações iônicas, visto que há a doação de elétrons por parte de um dos átomos.

(d) a energia potencial é a energia armazenada e independe da posição dos átomos de hidrogênio, que estabelecem entre si ligações covalentes, visto que há o compartilhamento de elétrons.

(e) a energia potencial é a energia armazenada e depende da posição dos átomos de hidrogênio, que estabelecem entre si ligações covalentes, visto que há o compartilhamento de elétrons.

(f) I.R.


UFPel - QUESTÃO 04
“Jogos Olímpicos de Inverno — Pequim 2022

“Jogos Olímpicos de Inverno — Pequim 2022
Fonte: Wander Roberto / @anoc_olympic

A gaúcha Nicole Silveira finalizou sua participação nas Olimpíadas de Inverno de Pequim 2022 na 13º posição no Skeleton. Ela é pioneira na modalidade aqui no Brasil e esse resultado é o segundo melhor da história do Brasil nos Jogos e o melhor quando falamos dos esportes de gelo.

Na quarta e última bateria, Nicole não teve uma boa saída, mas conseguiu conduzir a prova com equilíbrio e pegou velocidade ao longo do percurso. Com o tempo de 1min02s40, ela somou 4min10s48 e terminou em 13º lugar, subindo duas posições em relação à terceira descida.”
Referência: https://www.olimpiadatododia.com.br/pequim­2022/418319­brasil
eira­nicole­silveira­faz­historia­e­termina­em­13­no­skeleton/. Acesso em: 20/02/2022.

Considerando a melhor descida de Nicole Silveira, quando o seu tempo foi de aproximadamente 1min e cujo percurso na pista em Pequim 2022 tem 1,9 Km, marque a alternativa que represente corretamente: o material do qual a pista é constituída predominantemente, o percurso realizado na pista e a velocidade média aproximada de descida do trenó.

(a) Dióxido de carbono no estado sólido cristalizado; 60 m e 1900 m/s.

(b) Água no estado sólido cristalizado; 900 m e 31,66 m/s.

(c) Dióxido de carbono no estado sólido cristalizado;19 Km e 1900 m/s.

(d) Água no estado sólido cristalizado; 1900 m e 31,66 m/s.

(e) Água no estado sólido cristalizado; 25 Km e 60 m.

(f) I.R.


UFPel - QUESTÃO 05
Os conhecimentos de Física podem ser grandes aliados na hora de escolher materiais de construção, como, por exemplo, pisos de revestimento para áreas com piscinas ou pátios externos. O coeficiente de atrito e a facilidade de manutenção são os principais aspectos a serem considerados.

Os conhecimentos de Física podem ser grandes aliados na hora de escolher materiais de construção, como, por exemplo, pisos de revestimento para áreas com piscinas ou pátios externos

Segundo um engenheiro civil, “o primeiro passo é conhecer bem o ambiente onde o piso será aplicado. — Na hora de comprar, você tem que especificar um piso antiderrapante para área externa ou piso antiderrapante para área externa molhável e solicitar os laudos dos fabricantes — afirma”.

Se considerarmos a opção de um piso antiderrapante em uma área com piscina, pode-se afirmar que

(a) é uma boa escolha em virtude desse tipo de material diminuir a força normal com os objetos.

(b) é uma boa escolha em virtude desse tipo de material diminuir a força de atrito quando em contato com a água.

(c) é uma boa escolha em virtude desse tipo de material aumentar a força de atrito quando em contato com a água.

(d) é uma escolha inapropriada devido ao fato de os materiais antiderrapantes não influenciarem no atrito estático e cinético.

(e) é uma escolha inapropriada devido ao fato de os materiais antiderrapantes não apresentarem coeficiente de atrito estático e cinético quando em contato com a água.

(f) I.R.


UFPel - QUESTÃO 06
MEDIDAS DE DISTANCIAMENTO SOCIAL NO CONTROLE DA PANDEMIA DE COVID-19

Vários países adotaram medidas de distanciamento social com o objetivo de reduzir as interações em uma comunidade. Houve fechamento de comércio, escolas, eventos e, em alguns grandes picos de transmissão do SARS­CoV­2, adotou­se o lockdown (termo em inglês que significa fechamento total). Um dos grandes motivos para essas medidas é que as doenças transmitidas por gotículas respiratórias exigem certa proximidade física para ocorrer o contágio. Um grupo de pesquisadores, em 2013, estudou o movimento das partículas enquanto uma pessoa espirra. Os resultados mostraram que, em média, a velocidade inicial de um espirro é de 5 m/s, podendo durar cerca de 0,40s.
Referência: adaptado de Aquino, Estela M. L. et al. Medidas
de distanciamento social no controle da pandemia de COVID­19:
potenciaisimpactos e desafios no Brasil. Ciência & Saúde Coletiva
[online]. 2020, v. 25, p. 2423­2446. Disponível em: https://doi.org/
10.1590/1413­81232020256.1.10502020.Acesso em: 20/02/2022.

Sabendo que o movimento das partículas de um espirro se assemelha ao lançamento horizontal, e que a componente da velocidade horizontal influencia no alcance das partículas, determine a classificação do SARS-CoV-2 e qual a distância mínima de segurança para evitar a sua transmissão.

(a) É um vírus por não apresentar células, e a distância mínima é de 1,5m.

(b) É um vírus por não apresentar células, e a distância mínima é de 2m.

(c) É uma bactéria por apresentar membrana, e a distância mínima é de 2m.

(d) É uma bactéria por não apresentar membrana, e a distância mínima é de 1,5m.

(e) É um vírus por apresentar membrana, e a distância mínima é de 1,5m.

(f) I.R.


UFPel - QUESTÃO 07
As células passam por divisões ao longo da vida do indivíduo. Câncer é um termo que abrange mais de 100 diferentes tipos de doenças malignas que têm em comum o crescimento desordenado de células, que podem invadir tecidos adjacentes ou órgãos à distância.

Dividindo­se rapidamente, estas células tendem a ser muito agressivas e incontroláveis, o que determina a formação de tumores, que podem espalhar­se para outras regiões do corpo.

A exposição prolongada a elementos, como o arsênio, pode levar ao desenvolvimento de diversos tipos de câncer.
Referência: adaptado de https://www.inca.gov.br/o­que-e­cance. Acesso em18/02/2022.

O que é câncer?

Com base no texto e em seus conhecimentos, aponte o nome da divisão celular em que as células perdem o seu controle, crescendo cada vez mais e originando um tumor e as descrições corretas quanto ao elemento químico citado.

(a) Meiose; que pode ser gerada pela exposição prolongada de arsênio, um elemento químico de número atômico 33, localizado na quarta coluna da tabela periódica.

(b) Mitose; que pode ser gerada pela exposição prolongada de arsênio, um elemento químico de número atômico 33, localizado no quarto período da tabela periódica.

(c) Ovogênese; que pode ser gerada pela exposição prolongada de arsênio, um elemento químico de número atômico 33, localizado no terceiro período da tabela periódica.

(d) Espermatogênese; que pode ser gerada pela exposição prolongada de arsênio, um elemento químico de número atômico 75, localizado no quarto período da tabela periódica.

(e) Endomitose; que pode ser gerada pela exposição prolongada de arsênio, um elemento químico de número atômico 33, localizado no quarto período da tabela periódica.

(f) I.R.


UFPel - QUESTÃO 08
As cianobactérias são procariontes autotróficos fotossitentizantes que crescem em quase todos os ambientes aquáticos e terrestres. Apresentam distribuição vasta pelo planeta em diferentes habitats, inclusive em temperaturas e condições extremas, porém, seus habitats preferenciais são os aquáticos.

Elas também fazem parte do plâncton, que são os organismos tanto vegetais quanto animais que, devido ao limitado poder de locomoção, são transportados horizontalmente na superfície do mar e possuem uma grande importância ecológica.

Inúmeras cianobactérias de vida aquática têm vesículas gasosas reunidas no interior da célula, conferindo certa mobilidade vertical na coluna d'água.

Considerando seus conhecimentos sobre bactérias e hidrostática, pode-se afirmar que as cianobactérias

(a) contribuem para a produção de oxigênio do planeta, bem como para a captação do dióxido de carbono. Logo, a preservação dos ambientes aquáticos está diretamente relacionada com a presença deste gás na atmosfera. Além disso, sua mobilidade aquática pode ser explicada pela variação na densidade.

(b) são patógenas e apesar de produzirem oxigênio, causam doenças e podem ser um problema de saúde pública, o que alerta para sua eliminação dos mares. Além disso, sua densidade interfere na densidade aquática.

(c) se encontram no ar e eventualmente nos mares. Misturadas com o oxigênio podem ser aspiradas e causar doenças respiratórias. Nessa situação sua densidade torna-se nula.

(d) são alimentos para os animais e plantas aquáticas. Logo, a preservação desses ambientes não está relacionada com a presença de oxigênio nos mares e sim com a densidade absoluta do meio aquático.

(e) como os protozoários e as plantas, possuem núcleo celular organizado e organelas como os vacúolos, que tornam sua densidade igual a zero.

(f) I.R.


UFPel - QUESTÃO 09
UFPel - QUESTÃO 09

A Covid-19 é uma doença do coronavírus provocada pela nova cepa descoberta em 2019, que não havia sido identificada anteriormente em seres humanos.

Sinais comuns da infecção incluem febre e tosse seca e, em menor proporção, sintomas respiratórios, dores no corpo e incômodo na garganta. Algumas pessoas são infectadas, mas não apresentam sintomas e não se sentem mal.

Um estudo verificou que os pacientes assintomáticos apresentaram uma resposta menor de anticorpos Imunoglobulinas G e M (IgG e IgM) quando comparados às dos pacientes sintomáticos. O nosso organismo conta com o sistema imunológico para a sua defesa. As células constituintes desse sistema exercem diferentes funções.

Aquelas que produzem as imunoglobulinas (anticorpos) são

(a) monócitos.
(b) neutrófilos.
(c) linfócitos.
(d) eosinófilos.
(e) basófilos.
(f) I.R.


CIÊNCIAS HUMANAS

UFPel - QUESTÃO 10
Durante o recreio, os alunos conversavam a respeito do filme “Eternos” (heróis do universo da Marvel). Alguns notaram que os personagens eram representações modernas de figuras mitológicas que já tinham visto na aula de História. Um dos alunos, por exemplo, disse que o personagem Thena (Angelina Jolie) era uma referência à deusa grega Atena.

A discussão continuou e alguns fizeram relação entre Gilgamesh (Imagem 1) com um assunto recentemente apresentado em aula, a chamada “Epopeia de Gilgamesh” (Imagem 2).

Um dos alunos destacou que a professora tinha ensinado que se trata de uma das primeiras obras conhecidas da literatura mundial.

Imagem 1: O herói Gilgamesh do filme
“Eternos” (Ma Dong-seok).

Imagem 1: O herói Gilgamesh do filme “Eternos” (Ma Dong-seok).

Imagem 2: Tabuleta V da Epopeia de
Gilgamesh em escrita cuneiforme.

Imagem 2: Tabuleta V da Epopeia de Gilgamesh em escrita cuneiforme.
Fonte: https://ensinarhistoria.com.br/gilgamesh-a-
historia-mais-antiga-do-mundo/. Acesso em: 18/02/2022.

A partir das referências sobre Idade Antiga oriental, assinale a alternativa que corresponde à civilização que produziu a chamada “Epopeia de Gilgamesh”.

(a) Fenícia.
(b) Chinesa.
(c) Persa.
(d) Mesopotâmica.
(e) Egípcia.
(f) I.R.


UFPel - QUESTÃO 11
O professor de História propôs uma atividade para que os alunos confeccionassem um mapa mental. Uma das alunas o elaborou com as informações pertinentes, embora tenha deixado para o final o assunto da atividade.

UFPel - QUESTÃO 11

Assinale a alternativa que completa corretamente o mapa mental.

(a) Feudalismo.
(b) Império Bizantino.
(c) Império Árabe.
(d) Roma Antiga.
(e) Império Carolíngio.
(f) I.R.


UFPel - QUESTÃO 12
Observe o mapa das expedições portuguesas na costa da África.

Observe o mapa das expedições portuguesas na costa da África.
Fonte: https://cursoenemgratuito.com.br/grandes-navegacoes/. Acesso em: 06/03/2022.

Assinale com V (verdadeiro) ou F (falso) as afirmações abaixo, a respeito da Expansão Marítima Portuguesa.

( ) O prematuro surgimento do Estado moderno em Portugal favoreceu seu pioneirismo nas Grandes Navegações.

( ) A chegada em Calicute, na Índia, marca o início da expansão marítima portuguesa.

( ) A assinatura do Tratado de Tordesilhas por Portugal com os demais países europeus permitiu agilidade e legitimidade no processo de conquistas.

( ) Os navegadores portugueses se orientavam através da Estrela Polar ao Norte e da Estrela de Magalhães ao Sul.

( ) A saga do navegador Vasco da Gama foi narrada pelo poeta Luís de Camões (1525–1580) em Os Lusíadas.

A sequência correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:

(a) F — V — F — V — F.
(b) V — V — V — F — V.
(c) V — F — F — V — V.
(d) F — V — F — F — V.
(e) V — F — V — V — F.
(f) I.R.


UFPel - QUESTÃO 13
Algumas civilizações consideravam que o dia só começava logo que o sol aparecia. No século VII a.C, na Babilônia, os astrônomos definiam o início do dia quando o sol estava a pino, em seu ponto mais alto no céu. A semana de sete dias pode ter surgido de acordo com as fases da Lua.
Referência: adaptado de VICENTINO, Bruno;
VICENTINO, Cláudio. Olhares da História: Brasil e Mundo.
São Paulo: Scipione, 2016.

Essas diferentes formas de dividir o tempo correspondem ao tempo físico e ao tempo cronológico. Sobre o tema, podemos afirmar que

(a) o tempo cronológico é importante para a compreensão da História, porém não é o seu objeto de estudo e sim o tempo histórico.

(b) o tempo cronológico é importante para a compreensão da História como objeto de estudo, assim como o tempo histórico.

(c) o tempo cronológico, de acordo com alguns historiadores, pode apresentar longa, média e curta duração.

(d) o tempo cronológico e as ações humanas seguem relógios e calendários, o que subsidia a compreensão da História dividida em longa, média e curta duração.

(e) o tempo cronológico é ferramenta importante para compreender as ações humanas na transformação do espaço físico em que estão inseridas.

(f) I.R.


UFPel - QUESTÃO 14
A reunificação dos territórios chineses só ocorreu com o rei Shi Huang Ti, por volta do ano 260 a.C.­210 a. C., do reino Ch’in, que derrubou a dinastia Zhou. Foi do nome dessa nova dinastia Ch’in que se originou o nome da China.
Referência: adaptado de VICENTINO, Bruno;
VICENTINO, Cláudio. Olhares da História:
Brasil e Mundo. São Paulo: Scipione, 2016

À dinastia Ch’in é possível atribuir também

(a) a expansão do território com enfrentamento com os povos hunos do norte.

(b) a escrita de novos livros e o incentivo aos intelectuais para apagarem a dinastia passada.

(c) as alianças de poder para a sua própria manutenção

(d) o início da construção da Grande Muralha.

(e) a continuidade da chamada Idade de Ouro da filosofia chinesa antiga.

(f) I.R


UFPel - QUESTÃO 15
Texto 1
Segundo as Nações Unidas, para que haja sustentabilidade, deverá haver equilíbrio entre sustentabilidade social, econômica e ambiental. Com o avanço das pautas ambientalistas nas últimas décadas, debates sobre a gestão, preservação e monitoramento de recursos naturais adentraram as discussões de importantes acordos internacionais e de conferências da ONU. As questões referentes ao manejo de florestas, dessa forma, também se tornaram objeto de consideração de importantes medidas locais e internacionais.
Referência: adaptado de Guia de Estudos
UFRGSMUNDI, 2021.

Texto 2
No Brasil há cerca de um terço de florestas tropicais primárias restantes no mundo, e a conservação das florestas é fundamental para que haja equilíbrio ambiental em todo o país, e no mundo. Porém o que se vê é um grande interesse de exploração econômica das florestas deixando de lado o equilíbrio necessário para que haja a sustentabilidade proposta pela ONU.
Referência: https://www.nexojornal.com.br/expresso/
2020/09/24/Qual­foi­o­estrago­nos­biomas­brasileiros­de­2000­a2018. Acesso em: 20/02/2022.

Texto 3
Segundo os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável da ONU, o objetivo 15 propõe: Proteger, recuperar e promover o uso sustentável dos ecossistemas terrestres, gerir de forma sustentável as florestas, combater a desertificação, deter e reverter a degradação da terra e deter a perda de biodiversidade.
Referência: https://brasil.un.org/pt­br/sdgs/15. Acesso em: 20/02/2022.

Observe na imagem dos Biomas:
Observe na imagem dos Biomas
Fonte: https://resumos.mesalva.com/biomas
-brasileiros/. Acesso em: 25/02/2022.

Analisando as alternativas, indique a resposta correta sobre o manejo das florestas tropicais e a sustentabilidade.

(a) Os biomas que mais perderam vegetação original de 2000 a 2018 são os maiores do país em extensão territorial, enquanto os que registraram menos áreas perdidas são os menores, segundo o estudo do IBGE. Ainda assim, estima-se que o Brasil é o país que mais tem conseguido combater o desmatamento das florestas tropicais.

(b) De acordo com a FAO e o PNUMA, entre os principais causadores da expansão das florestas tropicais estão a redução da fronteira agrícola, a mineração controlada, assim como o controle da urbanização. Todos esses processos ocorrem pelo uso legal da terra e da prática de reflorestamento.

(c) A Amazônia viveu uma crise de queimadas que derrubou mais de 70 mil km² de floresta no segundo semestre de 2019. O Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais) divulgou que o desmate na região entre agosto de 2018 e julho de 2019 foi o mais alto para o período em uma década, depois de anos de diminuição dos índices. Esses dados demonstram que a atenção à sustentabilidade da floresta não está no topo das prioridades, o que pode acarretar muitos problemas ainda para o país e o mundo.

(d) O Cerrado está entre os biomas brasileiros que mais sofreram alterações com a ocupação humana, que se intensificou na região a partir do século 20, com o aumento das cidades e da fronteira agropecuária no interior do país. Estudos apontam que o desmatamento da região é quase irrelevante quando considerado o desmatamento da Amazônia, sendo possível afirmar que no Cerrado a sustentabilidade está em equilíbrio.

(e) Estudos recentes sugerem que, se a Amazônia continuar sendo desmatada nas taxas elevadas que vêm ocorrendo, iremos cruzar um limiar em que grandes áreas das florestas se tornarão desertos, com impactos catastróficos para o clima do planeta. Porém, como a Amazônia é o maior bioma do Brasil poderá se regenerar e superar todos os problemas, deixando o alarmismo ambientalista no passado.

(f) I.R.


UFPel - QUESTÃO 16
A Geografia é uma ciência que tem grande diversidade interna, uma vez que procura conhecer, compreender e explicar as complexidades relativas ao espaço geográfico. Em parte, por isso, a Geografia tem contribuído muito para a compreensão dos processos em curso na atualidade, sobretudo os associados a algumas de suas características centrais, como o foco no espaço geográfico, no território, no estudo das regiões, das paisagens, dos lugares, dos fenômenos urbanos etc.

Analise as frases listadas.

I. A paisagem pode ser entendida como a materialização do espaço geográfico. Não se refere somente ao que é considerado natural, mas também ao que as sociedades fizeram e fazem no espaço geográfico. Pode ser compreendida ainda como tudo o que podemos observar somente através da nossa visão, aquilo que nossos olhos alcançam.

II. Não existe um conceito único para espaço geográfico, pois ele é constituído por uma multiplicidade de fenômenos, fatores, elementos e relações. Caracteriza-se também por suas constantes transformações a partir das ações humanas.

III. O lugar é associado em geral à dimensão da existência, ao mundo vivido. Pode ser relacionado a percepções emotivas, às nossas necessidades práticas de nos posicionarmos com objetos e pessoas, sendo assim espaço de existência e coexistência. É comumente associado às relações de poder que limitam as ações em cada espaço ocupado.

IV. A noção de território é compreendida a partir da apropriação ou dominação de determinado espaço. Está ligada ao exercício de poder sobre um espaço e seus recursos, sendo, porém possível dentro de um território existirem outros territórios. São as territorialidades que dão condição de coexistência para grupos que ocupam por vezes um mesmo espaço físico em tempos diferentes.

V. O conceito de região diz respeito a uma porção superficial do espaço, que é designada partindo de características consideradas marcantes. A concepção de região é ainda associada à localização e à extensão e, para isso, deve-se compreender bem o conceito escala. Pode ser também escolhida por quem está produzindo/concebendo uma determinada região, como, por exemplo, as definições regionais realizadas pelo IBGE. Portanto, a região não existe diretamente, pois ela é uma construção humana

Estão corretas:

(a) II, IV e V.
(b) I, III e V.
(c) III, IV e V.
(d) I, III e IV.
(e) Todas as alternativas.
(f) I.R.


UFPel - QUESTÃO 17
Texto 1
A pegada hídrica mede o volume de água utilizada para produzir bens e serviços que consumimos ou usamos. Ela pode ser medida para calcular a água usada em processos específicos, como a produção de produtos alimentícios, para medir o consumo de água de uma empresa inteira, ou mesmo para um país. 

O impacto do consumo de água depende dos lugares de onde ela está sendo retirada e para onde ela vai. Se a água vem de um lugar onde já é escassa, as consequências da pegada hídrica serão muito maiores e requerem mais atenção.
Referência: https://www.nexojornal.com.br/grafico/
2016/11/18/Quanta­%C3%A1gua­%C3%A9­usada­nos­produtosde­nosso­dia­a­dia.
Acesso em: 15/02/2022.

Pegada Hídrica per capita por ano

Texto 2
O consumo de água doce aumentou 6 vezes no último século e continua a avançar a uma taxa de 1% ao ano, fruto do crescimento populacional, do desenvolvimento econômico e das alterações nos padrões de consumo. A qualidade do bem diminuiu exponencialmente e o estresse hídrico, mensurado essencialmente pela disponibilidade em função do suprimento, já afeta mais de 2 bilhões de pessoas. Muitas regiões enfrentam a chamada escassez econômica da água: ela está fisicamente disponível, mas não há a infraestrutura necessária para o acesso. E isso em um horizonte cuja previsão de crescimento no consumo é de quase 25% até 2030.
Referência: https://brasil.un.org/pt­br/123077­agenciasda­
onu­lancam­relatorio­mundial­sobre­o­desenvolvimento­dos
recursos­hidricos. Acesso em: 15/02/20222

Analisando os textos 1 e 2, é possível compreender que um trata do consumo da água no Brasil e no mundo para a produção do que consumimos, e o outro trata de dados sobre o consumo da água no mundo assim como de projeções para o futuro.

Com base nas informações e em seus conhecimentos, identifique a alternativa que NÃO REPRESENTA uma ação favorável à gestão hídrica tanto para o Brasil quanto para o mundo.

(a) Promover acesso a saneamento e higiene adequados e equitativos para todos.

(b) Incentivar a participação das comunidades locais para construir a má gestão da qualidade da água e do saneamento.

(c) Possibilitar o aumento da eficiência do uso da água para reduzir o número de pessoas que sofrem com a sua escassez.

(d) Promover a cooperação internacional e o apoio à capacitação para os países em desenvolvimento em atividades e programas relacionados à água e ao saneamento.

(e) Garantir acesso à água potável para todas as populações do Planeta.

(f) I.R.


UFPel - QUESTÃO 18
Texto 1
(...) em mau latim pode ser traduzido dessa maneira:

Desça à cratera de Yocul do
Sneffels, que a sombra do Scartaris vem
acariciar antes das calendas de julho,
viajante audacioso, e chegarás
ao centro da Terra. Foi o que fiz.
Arne Saknussemm. (...)
Referência: VERNE, Júlio. Viagem ao centro da Terra.
L&PM Editores, 2002.

Texto 2
Ficção científica e realidade se misturam neste clássico que desperta a curiosidade do leitor. O vulcão Sneffels, por exemplo, existe de fato e está localizado na Islândia, porém não entra em atividade há centenas de anos e ficou famoso por ser citado no livro de Júlio Verne.

Muitos conhecimentos foram se concretizando sobre o interior do Planeta Terra e para chegar ao seu interior talvez seja possível somente no mundo da fantasia, ou em algum tempo em que se tenham tecnologias muito avançadas em relação às que existem hoje. 
Referência: Autoria própria.

Considere os dois textos e indique respectivamente as camadas e subcamadas que compõem a estrutura interna da Terra:

(a) Manto (superior e inferior); Crosta Terrestre (continental e oceânica); Correntes de convecção.

(b) Núcleo (externo e interno); Crosta Terrestre (continental e oceânica); Manto (superior e inferior).

(c) Correntes de convecção; Dobramentos; Crosta Terrestre (continental e oceânica).

(d) Dobramentos; Manto (superior e inferior); Núcleo (externo e interno).

(e) Crosta Terrestre (continental e oceânica); Manto (superior e inferior); Núcleo (externo e interno).

(f) I.R.

MATEMÁTICA

UFPel - QUESTÃO 19
Com a era digital, os algoritmos (conjuntos de passos e instruções para resolver problemas), que, em grande parte das vezes, utilizam-­se de fórmulas matemáticas, vêm transformando o mundo à nossa volta.

Um exemplo disso, são as bombas dos postos de combustível, que ao fazerem a leitura da quantidade abastecida, calculam e mostram o valor a ser pago.

Com a era digital, os algoritmos (conjuntos de passos e instruções para resolver problemas), que, em grande parte das vezes, utilizam-­se de fórmulas matemáticas, vêm transformando o mundo à nossa volta

Com a ideia de determinar a fórmula matemática envolvida no algoritmo da programação das bombas de um posto perto da sua casa, Vicente, um estudante do ensino médio, questiona dois de seus tios sobre a quantidade abastecida, na semana, e o valor pago.

Obtém as seguintes informações:

Tio Fabrício: Abasteci 40 litros de gasolina comum e paguei R$ 287,60

Tio Errol: Abasteci 30 litros de gasolina comum e paguei R$ 215,70

Através dos seus conhecimentos sobre funções, Vicente percebe que o valor pago (V),em reais, pela gasolina varia linearmente em função da quantidade (l), em litros, abastecida e, a partir das informações fornecidas pelos tios, conclui que a função utilizada pelo algoritmo é:

(a) V ( l ) = l + 71,9
(b) V ( l ) = 7,19. l
(c) V ( l ) = 7,19 + l
(d) V (l ) = 10. l
(e) V ( l ) = l² + 7.l + 10
(f) I.R.


UFPel - QUESTÃO 20
O Renascimento trouxe consigo novas ideias. Houve um grande avanço científico e tecnológico no período e também nas artes. Na música, em particular, havia a necessidade de se transporem melodias para outras tonalidades, o que na época não era possível, pois a escala pitagórica não favorecia tal procedimento. Com isso, uma peça composta para determinada tonalidade não poderia ser executada em outra, pois a relação entre as notas (intervalos) variava de acordo com o tom escolhido.

Portanto, os intervalos entre as notas pareciam ser “desafinados”. Uma solução encontrada para corrigir esse problema foi o temperamento da escala, isto é, a divisão equânime dos intervalos para que eles pudessem estar a uma mesma distância entre si. Chega-se a um problema matemático interessante: Como encontrar 12 sons, igualmente espaçados, entre os valores 1 e 2 que seriam os valores de referência entre duas oitavas consecutivas?

Aqui, cabe ressaltar que a oitava exerce o papel do 13º som, ou seja, o 1º da próxima sequência de 12 frequências igualmente espaçadas, denominadas graus de escala.

Aqui, cabe ressaltar que a oitava exerce o papel do 13º som, ou seja, o 1º da próxima sequência de 12 frequências igualmente espaçadas, denominadas graus de escala.

Portanto, o temperamento nada mais é do que uma escala que determina uma relação numérica entre os sons através de uma sequência de termos formando uma progressão geométrica (PG) dada por:

(1, f2, f3, f4, f5, f6, f7, f8, f9, f10, f11, f12, 2).

Então, o oitavo termo da sequência acima (f8) tem como valor:



UFPel - QUESTÃO 21
Segundo Paulo de Martino Jannuzzi, no seu artigo publicado A importância da informação estatística para as políticas sociais no Brasil: breve reflexão sobre a experiência do passado para considerar no presente, “as estatísticas públicas, especialmente aquelas levantadas nos Censos Demográficos, têm sido fundamentais na formulação de políticas públicas nos três níveis de governo, ao permitirem a elaboração de diagnósticos socioeconômicos com abrangência temática, detalhe territorial e comparabilidade histórica”.
Referência: PONTO DE VISTA. Rev. bras. estud.
popul. 35 (01). 2018. https://doi.org/10.20947/S0102­3098a0055.
Acesso em: 18/02/2022.

Fica claro que a estatística tem importância direta no desenvolvimento da sociedade, pois, a partir dela, podemos avaliar o desenvolvimento socioeconômico de um país, além de avaliar características de cada região em busca de políticas públicas para a resolução dos mais variados problemas.

Uma pesquisa, em determinada cidade na região sul do Estado do RS, coletou, dentre outros dados, o número de filhos em cada família e apresentou os resultados em forma de dados estatísticos conforme tabela abaixo.


Assinale a alternativa que está de acordo com os dados da tabela:

(a) Mais da metade das famílias não têm filhos.

(b) Metade das famílias tem mais do que 2 filhos.

(c) O mais comum é que as famílias tenham 2 filhos.

(d) O mais comum é que as famílias não tenham filhos.

(e) Uma família padrão tem em média 3 filhos.

(f) I.R.


UFPel - QUESTÃO 22 | ANULADA.

UFPel - QUESTÃO 23
Pelotas é uma cidade na região sul do Brasil, sendo localizada próxima ao Uruguai e à Argentina. A região destaca­-se pela gastronomia, por prédios históricos, paisagem natural, praia e clima frio. A cidade está localizada no estado do Rio Grande do Sul, a 250 quilômetros da capital, Porto Alegre.

A cidade é repleta de estudantes de graduação e pós­-graduação, os quais são responsáveis pela essência acadêmica, científica, cultural e simbólica do lugar.
Referência: https://wp.ufpel.edu.br/placeage/cidade­depelotas/. Acesso em: 16/02/2022.

Com a pandemia do novo coronavírus, os locais ao ar livre passaram a ser os principais destinos para passeios e lazer. Dentre os locais mais frequentados, na cidade, destacam-se a praia do Laranjal, o Museu da Baronesa e o Parque Una.

Visando traçar um perfil dos adolescentes referentes ao lazer, nesse cenário pandêmico, perguntou-se a 80 estudantes quais dos três locais frequentam e obtiveram-se as seguintes respostas:

25 somente praia do Laranjal
12 somente Museu da Baronesa
15 Parque Una, mas não a praia do Laranjal e nem o Museu da Baronesa
10 Praia do Laranjal e Parque Una
8 Praia do Laranjal e Museu da Baronesa
8 nenhum dos três

Além disso, o número de estudantes que respondeu frequentar o Museu da Baronesa e o Parque Una é o mesmo que vai à praia do Laranjal e ao Museu da Baronesa. Desta forma, podemos afirmar que

(a) 20 dos estudantes entrevistados responderam frequentar no mínimo dois dos três locais.

(b) o número de estudantes que frequentam o Parque Una é maior do que o número de estudantes que frequentam a praia do Laranjal.

(c) 35 estudantes responderam que não frequentam a praia do Laranjal.

(d) 52 foram os estudantes que responderam frequentar, pelo menos, um dos três locais.

(e) 48 estudantes afirmaram não frequentar o Museu da Baronesa.

(f) I.R.


LINGUAGENS

Analise os textos 1 e 2 a seguir para a resolução das questões 24 a 27.

Texto 1
Soneto Cara minha inimiga, em cuja mão
Luís de Camões
Cara minha inimiga, em cuja mão
pôs meus contentamentos a ventura,
faltou te a ti na terra sepultura,
porque me falte a mim consolação.
Eternamente as águas lograrão
a tua peregrina fermosura;
mas, enquanto me a mim a vida dura,
sempre viva em minh'alma te acharão.
E se meus rudos versos podem tanto
que possam prometer te longa história
daquele amor tão puro e verdadeiro,
celebrada serás sempre em meu canto;
porque enquanto no mundo houver memória,
será minha escritura teu letreiro.
Referência: Camões, Luís de. Sonetos. http://
www.dominiopublico.gov.br/pesquisa/PesquisaObraForm.jsp.
Acesso em: 01/03/2022.

Texto 2
Deprê
Marília Mendonça
Tá errado, hoje deveria ser feriado
O comércio era pra tá fechado
O Sol não devia ter saído
Por que todo mundo tá sorrindo?
Enquanto a gente tá se despedindo
Se soubessem o que eu tô sentindo
Era paralização geral
Quando a gente tava junto era bonito demais
Dos amigos, elogio, torcida dos seus pais
Agora você vai embora
E quem fica é sempre quem chora
Deprê
Luto absoluto, sem beber, sem comer
Minha doença é grave, eu sinto falta de você
É um sofrimento raro, preciso de atestado
Foi traumático
Referência: Mendonça, Marília. Deprê. https://
www.letras.mus.br/marilia­mendonca/depre/. Acesso em:
01/03/2022.

UFPel - QUESTÃO 24
Sobre a caracterização dos textos, considere as afirmativas e assinale a resposta correta.

(a) O soneto de Camões pode ser caracterizado como um poema hendecassílabo, composto por versos com onze sílabas poéticas.

(b) O primeiro texto pode ser considerado um soneto monostrófico, composto por 14 versos.

(c) Tanto Camões quando Mendonça, apesar de escreverem em verso, não utilizam elementos usuais da poesia como rima e figura de linguagem.

(d) Os textos são escritos em verso: o primeiro é um soneto e o segundo, uma letra de música. Ambos tratam de um amor perdido.

(e) A diferença mais marcante entre os dois textos é seu número de estrofes.

(f) I.R.


UFPel - QUESTÃO 25
Considerando os textos 1 e 2, quanto ao tipo de verso pode-se afirmar que:

(a) Somente o segundo texto apresenta exemplos de redondilha maior (versos irregulares compostos por seis ou sete sílabas poéticas).

(b) Os textos são compostos por estrofes de versos soltos, visto que possuem medidas irregulares.

(c) O primeiro texto é formado por versos regulares (ou isométricos), enquanto o segundo é composto por versos livres.

(d) Não há como classificar o primeiro texto por seu tipo de verso.

(e) O segundo texto pode ser classificado como alexandrino, por sua construção.

(f) I.R.


UFPel - QUESTÃO 26
Identifique quais dos termos destacados estão empregados em sentido conotativo:

(a) Celebrada serás sempre em meu canto.

(b) Por que todo mundo tá sorrindo?

(c) Eternamente as águas lograrão a tua peregrina fermosura.

(d) Minha doença é grave.

(e) Faltou te a ti na terra sepultura.

(f) I.R.


UFPel - QUESTÃO 27 | ANUALDA.

UFPel - QUESTÃO 28
Leia a tira abaixo para responder a questão 28:

Leia a tira abaixo para responder a questão 28

Na tira acima, percebe-se um exemplo de variação linguística. São chamadas de variações linguísticas as diferentes formas de falar o idioma de uma nação, visto que a língua padrão de um país não é homogênea.

No Brasil, por exemplo, essas variantes são percebidas nos diversos dialetos existentes, como o baiano, o carioca, o gaúcho, o mineiro, o paulistano, o pernambucano, etc. Analise as assertivas a seguir, de acordo com os tipos de variações linguísticas.

I. A tirinha aborda exemplos de variação histórica, porque a língua varia no tempo e há uma transição do idioma com base no contexto histórico.

II. Pode-se perceber que a tirinha é exemplo de variação social, pois a língua varia de acordo com quem fala/ classe social que o falante ocupa.

III. Na tirinha, podem-se perceber exemplos de variação geográfica ou regional, pois a língua varia de acordo com o lugar/região/país.

IV. A tirinha é um exemplo de variação situacional porque o falante adapta a oralidade ou a escrita de acordo com a situação, aproximando-se ou distanciando-se da norma-padrão

Está(ão) correta(s):

(a) III, apenas.
(b) I e II, apenas.
(c) II e III, apenas.
(d) I, apenas.
(e) I e IV, apenas.
(f) I.R.


UFPel - QUESTÃO 29
Leia o poema a seguir.

Aula de português

A linguagem
na ponta da língua,
tão fácil de falar
e de entender.

A linguagem
na superfície estrelada de letras,
sabe lá o que ela quer dizer?

Professor Carlos Góis, ele é quem sabe,
e vai desmatando
o amazonas de minha ignorância.
Figuras de gramática, esquipáticas,
atropelam­me, aturdem­me, sequestram­me.

Já esqueci a língua em que comia,
em que pedia para ir lá fora,
em que levava e dava pontapé,
a língua, breve língua entrecortada
do namoro com a prima.

O português são dois; o outro, mistério.
Referência: DRUMMOND, C. A. Boitempo: esquecer
para lembrar. Editora: Record. 7ª ed. 2006.

Analise as proposições abaixo sobre o poema.

I. O poema faz referência ao uso da língua falada e escrita.

II. O poema aborda a ideia de que a língua portuguesa é fácil quando usada em situações diárias.

III. Na segunda estrofe, o poema faz referência à escrita, como modalidade formal da língua portuguesa.

IV. Na primeira estrofe, a expressão “na ponta da língua” tem sentido denotativo.

Estão corretas:

(a) I, II e III, apenas.
(b) I e II, apenas.
(c) I e IV, apenas.
(d) II e III, apenas.
(e) III e IV, apenas.
(f) I.R.

ESPANHOL

Analise o texto a seguir para a resolução das questões 30 a 32.

La Deforestación

La deforestación o tala de árboles es un proceso que sucede con un objetivo de destinar el suelo a otra actividad. El 80% de la deforestación en los países amazónicos se debe en general a la siembra de alimentos destinados para el ganado, para la obtención de espacio para el ganado y para la urbanización de ciudades.

La Deforestación
Fonte: https://procrastinafacil.com/wp-content/uploads/
2020/07/2d4a2821cc6a1dc63b24aa8361dd65bc-1-696x885.jpg

UFPel - QUESTÃO 30
Com base na imagem apresentada, NÃO SE PODE afirmar que

(a) os animais também são vítimas do desmatamento.

(b) o desmatamento causa efeito estufa.

(c) devemos ensinar as crianças a cuidarem da natureza.

(d) o homem está destruindo o seu próprio habitat.

(e) o desmatamento é irreversível.

(f) I.R.


UFPel - QUESTÃO 31
No texto contido na imagem, a palavra PRONTO, pode ser substituída, sem alterar o significado da frase, por qual das alternativas abaixo?

(a) Futuramente.
(b) Urgentemente.
(c) Moderadamente.
(d) Calmamente.
(e) Tranquilamente.
(f) I.R.


UFPel - QUESTÃO 32
Observando o trecho do texto “es hora que nos pongamos todos pronto en acción”, é possível afirmar que o sujeito da frase é:

(a) Nosotros.
(b) Ellos.
(c) Yo.
(d) Ustedes.
(e) Vosotros.
(f) I.R.


FRANCÊS

Analise a entrevista e a figura que seguem para a resolução das questões 30 e 31.

Considerando o atual conflito entre a Rússia e a Ucrânia, leia a transcrição do jornal da Rádio France Internationale de 21 fevereiro de 2022.

Ukraine : l’annonce de Poutine

Ukraine : l’annonce de Poutine
Fonte: https://savoirs.rfi.fr/br/geopolitique/
ukraine-lannonce-de-poutine/ 3. Acesso em: 10/03/2022.

Sylvie Berruet: Vladimir Poutine reconnait l'indépendance des territoires séparatistes prorusses de l'est de l'Ukraine.

Anne Corpet: Juliette Gheerbrant vous nous avez rejoints en studio. Pouvez­vous nous expliquer quelle est la situation de ces territoires dont l'indépendance vient d'être reconnue par Vladimir Poutine? Juliette Gheerbrant: Alors il s'agit des deux républiques frontalières de la Russie qui représentent à peu près la moitié du territoire du Donbass, région qui a été le théâtre du conflit séparatiste après le renversement du président ukrainien Ianoukovytch.

La République populaire autoproclamée de Donetsk compterait environ 2 millions d'habitants et celle de Lougansk, 1 million et demi. Chacun de ces territoires s'est autoproclamé République populaire aprè avoir organisé un référendum d'autodétermination, c'était au printemps 2014. Les militaires russes qui dirigeaient les opérations ont rapidement laissé la place à des Ukrainiens. Le conflit, qui s'est ravivé récemment n'a jamais été réglé et il a déjà fait 14 000 morts, Anne.

Ces territoires dépendent de la Russie aujourd'hui pour leur survie économique, et Moscou a par ailleurs récemment distribué massivement des passeports à la population. 600 à 700 000 habitants, soit 1/4 au minimum de la population, a désormais la nationalité russe.

Anne Corpet: Alors, le président russe avait prévenu le chancelier allemand et le président français de sa décision. Le chancelier allemand a dénoncé une rupture des accords de Minsk, ils ont été signés en 2015. En deux mots, Juliette, que prévoient ces accords?

Juliette Gheerbrant: En deux mots vraiment, les accords de Minsk prévoient que Kiev accorde une large autonomie à ces territoires avec un statut spécial, organise de nouvelles élections, le tout dans le cadre de leur retour au sein de l'Ukraine. Mais le processus n'a jamais avancé, et une partie de l'intense activité diplomatique de ces dernières semaines visait à l'accélérer parce que la Russie menaçait de reconnaître l'indépendance des territoires, vous l'avez dit.

Et cette reconnaissance rend caducs, elle annule en quelque sorte, les accords de Minsk et là Anne, s'ouvre une séquence dont on ne sait rien du tout.
Anne Corpet: Merci pour vos explications Juliette Gheerbrant.
Referência: https://savoirs.rfi.fr/br/geopolitique/ukraine-lannonce­de­poutine/3. Acesso em: 10/03/2022

UFPel - QUESTÃO 30
A partir da entrevista, analise as afirmações e preencha (V) para verdadeiro e (F) para falso:

( ) Os militares russos, em 2014, fizeram um referendo de autodeterminação de Donbass.

( ) Vladimir Putin anunciou sua intenção de reconhecer a independência de Donbass.

( ) A correspondente da Rádio France Internationale está ao vivo em Kiev, a capital da Ucrânia.

( ) Em 2022, a metade da população de Donbass tem nacionalidade russa.

A sequência correta de preenchimento das lacunas é:

(a) F — F — F — V.
(b) V — F — V — F.
(c) V — V — F — F.
(d) V — V — V — F.
(e) F — V — F — V.
(f) I.R.


UFPel - QUESTÃO 31
Segundo a entrevista transcrita, a região de Donesk é o centro do conflito. Ela abriga uma população aproximada de quantas pessoas?

(a) Dois milhões de habitantes.

(b) Três milhões e quinhentos mil habitantes.

(c) Um milhão e quinhentas mil pessoas.

(d) Seiscentos mil habitantes.

(e) Setecentos mil habitantes.

(f) I.R.


UFPel - QUESTÃO 32
A extinção de espécies da fauna e da flora é a cada dia mais alarmante. Leia o extrato do artigo abaixo e responda ao que se pede.

MAMMIFÈRES, POISSONS, PLANTES… QUELLES
SONT LES ESPÈCES LES PLUS MENACÉES?

MAMMIFÈRES, POISSONS, PLANTES… QUELLES SONT LES ESPÈCES LES PLUS MENACÉES?

Par Jean­Paul Fritz
Publié le 28 février 2022 à 9h00

On a bien sûr une liste rouge, celle de l’Union internationale pour la Conservation de la Nature (IUCN), qui recense les espèces sur la voie d’une disparition à éviter d’urgence. Mais avant cette étape, il pourrait être utile de déterminer à l’avance celles qui résisteraient le moins bien à la menace, celles dont les fragilités en feraient les victimes potentielles d’une extinction dramatique. C’est en tout cas ce que viennent de faire trois chercheuses américaines, dans une étude parue ce mercredi dans la revue PLOS One.

Les causes du déclin
Aujourd’hui, l’IUCN a recensé plus de 40 000 espèces à différents niveaux de menace d’extinction. Ce qui représente plus du quart (28 %) du nombre total d’espèces vivantes connues. Mais cette proportion globale ne se retrouve pas de manière égale chez tous les animaux et végétaux.

Ce sont ainsi 41 % des amphibiens, 34 % des conifères ou 33 % des coraux qui figurent au tableau des disparitions possibles, contre 13 % des oiseaux, par exemple, qui figurent sur cette liste, malheureusement non
exhaustive.

A cela viennent s’ajouter de nombreuses études scientifiques qui amènent toutes leur lot d’inquiétudes sur telle ou telle partie de la vie animale ou végétale. Ainsi, on estime que la taille des vertébrés terrestres s’est réduite du tiers, et que de nombreux mammifères ont décliné d’au moins 80 % durant le siècle précédent. (...)
Referência: https://www.nouvelobs.com/sciences/
mammiferes­poissons­plantes­quelles­sont­les­es
peces­les­plusmenacees.html#. Acesso em: Acesso em: 01/03/2022.

Segundo o artigo, estão mais ameaçados de extinção

(a) os anfíbios.
(b) os mamíferos.
(c) os corais.
(d) os pássaros.
(e) as florestas.
(f) I.R.


INGLÊS

Leia o texto que segue para responder as questões 30 e 31.

SOUTH AMERICAN ART
Modernism in Brazil: One Week That Has Changed It All
Vithória Konzen Dill 29 JULY 2021

SOUTH AMERICAN ART

In 1922, the Semana de Arte Moderna (Modern Art Week) was held in Brazil. Marking the official beginning of Modernism in Brazil, the event lasted an entire week. From February 11th to 18th, modern tendencies of visual arts were on display in the city of São Paulo. It was the first collective public manifestation in favor of a new and modern spirit in the arts.

The Turning Point of Modernism in Brazil Artistic manifestations of the group that became the Brazilian Modernist vanguard were already happening since the 1910s. Five influential artists were ahead of the movement: painters Anita Malfatti (1889–1964) and Tarsila do Amaral (1886–1973) along with writers Menotti Del Picchia (1892–1988), Oswald de Andrade (1890–1954), and Mário de Andrade (1893–1945). Known for their pivotal role in the arts, they were called the “Group of Five.”

The Modern Art Week, also called the Week of 22, defined the movement and introduced it to the general public. Organized by artists from São Paulo and Rio de Janeiro, the event took place in the Municipal Theater of São Paulo. In the year that marked 100 years of Independence of Brazil, their purpose was to transform this moment of celebration into one of artistic emancipation.

The organizers didn’t have a common project or an agreed artistic proposal. They were simply united by the desire of going against traditional art with a sense of artistic freedom. Modernism wasn’t a rigid movement with defined rules, but a group of artists that denied outdated art norms. They searched for a new language not only for visual arts, but also literature, music, architecture, and dance.
(...)
Referência: https://www.dailyartmagazine.com/
modernism­in­brazil/. Acesso em: 05/03/2022.

UFPel - QUESTÃO 30
Ao contextualizar o momento em que a Semana de Arte Moderna de 22 ocorreu, a autora afirma que esta “Foi a primeira manifestação pública coletiva a favor de um espírito novo e moderno nas artes”. Entretanto, ao contrário dos movimentos anteriores, o Modernismo possui características únicas.

Dentre elas:

I. Não havia um projeto ou proposta artística comum entre os organizadores.

II. O senso de liberdade artística era valorizado.

III. Propunha o rompimento com o estilo de arte tradicional.

IV. Não era um movimento artístico rígido com regras pré-estabelecidas.

V. Havia a busca por uma nova linguagem nas mais diversas expressões artísticas.

(a) I, II, III e IV estão corretas.
(b) I, II, III e V estão corretas.
(c) II, III, IV e V estão corretas.
(d) I, III, IV e V estão corretas.
(e) Todas as alternativas estão corretas.
(f) I.R.


UFPel - QUESTÃO 31
Neste ano são comemorados os 100 anos da Semana de Arte Moderna de 22. Tal acontecimento é considerado o marco do Modernismo no país. Levando em consideração o ano em que o evento se deu e o objetivo do mesmo é possível dizer que

(a) o movimento modernista busca enaltecer os 100 anos da Independência do Brasil através de diversas obras de artes visuais.

(b) os Modernistas buscavam transpor o momento da celebração dos 100 anos da Independência do Brasil em um movimento pela emancipação artística.

(c) embora com o objetivo claro de buscar uma forma de arte independente que rompia com os padrões anteriores, a Semana de Arte Moderna foi ofuscada pelas celebrações do centenário da Independência do Brasil.

(d) os modernistas se valeram da visibilidade das celebrações da Independência do Brasil para invadir o Teatro Municipal e dar visibilidade ao seu movimento.

(e) as celebrações dos 100 anos da Independência do Brasil enalteceram os objetivos do movimento modernista, que buscava transformar a arte brasileira em algo mais contemporâneo.

(f) I.R.


UFPel - QUESTÃO 32
Quando estudamos o Passado em Inglês, verificamos que alguns verbos mudam sua forma de escrever, sendo chamados de IRREGULARES.

Dentre os verbos destacados no texto, assinale a alternativa que traz sua forma base:

(a) to be — to be — to become — to take.

(b) to wear — to be — to became — to take.

(c) to be — to be — to becomen — to taken.

(d) to been — to been — to become — to take.

(e) to be — to been — to becaman — to taken.

(f) I.R.


PAVE XVIII – ETAPA 2

CIÊNCIAS DA NATUREZA

UFPel - QUESTÃO 01
Segundo dados do MetSul, a temperatura no mês de janeiro de 2022 bateu recordes, com os termômetros marcando valores acima dos 40°C em diversas regiões. Na cidade de Uruguaiana, a máxima chegou aos 41,8°C, no dia 16 de janeiro, sendo a mais alta desde o começo dos registros, em 1912. Na cidade de Pelotas, neste mesmo dia, as temperaturas chegaram a 37°C.

Com esses recordes de temperaturas, associados à falta de chuva, é estimado que a quebra na produção agrícola terá impacto de até R$ 115 bilhões em todos os setores da economia e levará a um recuo de 8% no Produto Interno Bruto, conforme dados da Federação da Agricultura do Estado do RS.

Um pesquisador, que mora na cidade de Pelotas, e desenvolve seu trabalho na área da agricultura, precisa transformar a temperatura de 37°C para a temperatura em graus Fahrenheit. O valor obtido pelo pesquisador será de:

(a) 40°F.
(b) 333,0°F.
(c) 41,8°F.
(d) 98,6°F.
(e) 69,0°F.
(f) I.R.


Leia o texto a seguir para a resolução das questões 2 e 3.

As organizações ambientais têm alertado para questões do desmatamento, da queima de combustíveis fósseis, do consumo consciente da água e da energia elétrica entre outros. Tais fatores são diretamente associados às mudanças climáticas que estamos vivenciando nos dias de hoje, como as fortes secas que assolam as plantações e inviabilizam a criação de animais e, até mesmo, dificultam o consumo de água potável.

A crise hídrica levou o governo a adotar desde 2015 o Sistema de Bandeiras Tarifárias, para determinar o acréscimo no valor da energia elétrica ao consumidor final, dependendo das condições de geração de eletricidade.

A estrutura de uma termelétrica é composta basicamente por uma fonte de calor, gerado pela combustão de gás natural, carvão, diesel ou biomassa, que aquece uma caldeira produzindo vapor de água, que, submetido a altas pressões, faz girar uma turbina que gera a eletricidade.

A água é empregada neste tipo de usina, pois é uma substância barata e ainda abundante, apesar de apresentar uma elevada capacidade calorífica de aproximadamente 4,0 J.°C­⁻¹.g⁻¹. Sendo assim, é necessário mais calor para elevar a temperatura da água quando comparada a uma substância com baixa capacidade calorífica, como, por exemplo, o ar (capacidade calorífica de aproximadamente 1,0 J.°C­⁻¹.g­⁻¹).

A combustão é uma reação exotérmica, portanto, o calor é liberado no sentido direto da reação. Tomemos como exemplo a equação termoquímica para a combustão do metano (CH4), uma das substâncias que compõem o gás natural, na presença de gás oxigênio (O2) gerando água (H2O), dióxido de carbono (CO2) e calor.

CH4(g) + 2 O2(g) → CO2(g) + 2 H2O(l) ∆H = ­ 890 kJ (processo exotérmico)

A cada 1 mol de gás metano que é queimado, são liberados 890 kJ de calor com a capacidade de elevar a temperatura de 10 Kg de água (H2O) em aproximadamente 21,3 °C, se nada de calor for perdido.

Considere os seguintes dados aproximados:


UFPel - QUESTÃO 02 | ANULADA.

UFPel - QUESTÃO 03
Considerando o texto e a situação em que toda a energia gerada foi utilizada para aquecer a água sem nenhuma perda, é correto dizer que:

(a) a capacidade térmica dos 10 Kg de água é igual a 23 Cal/°C.

(b) a água utilizada na termelétrica, quando aquecida, diminui a solubilidade de todos os eventuais sais dissolvidos nela.

(c) para que 10 litros de água sofram uma variação de 21,3°C são necessários 45 Kcal.

(d) a água é considerada um soluto universal, pois apresenta baixa solubilidade na grande maioria dos sais.

(e) o calor específico da água no estado líquido é igual a 1 cal/g°C.

(f) I.R.


UFPel - QUESTÃO 04
Cálculo Nutricional para prato feito:
Consumo ideal para um adulto entre 600 e 700 Kcal

Cálculo Nutricional para prato feito

Você sabe quantas calorias consome quando ingere um prato feito, o famoso “PF”? A nutricionista Juliana Lopez, da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), ajudou a preparar uma calculadora para você descobrir isso.

Segundo ela, o consumo médio ideal de calorias para um adulto é algo entre 600 a 700 Kcal (quilocalorias) por almoço. Mas atenção: esse valor varia dependendo da sua saúde, do seu peso e se você faz exercícios físicos. Para conhecer melhor como você deve se alimentar, o mais indicado é consultar pessoalmente um nutricionista.
Referência: https://www.sabordagraca.com/calcule­as­calorias­de­um­prato­feito.
Acesso em: 18/02/22.

Observando as opções de prato feito, qual das alterações propostas a seguir mantém os valores calóricos dentro dos parâmetros sugeridos pela nutricionista Juliana Lopez?

(a) Adição de um copo de suco na opção com frango.

(b) Adição de um copo de suco na opção com contrafilé grelhado.

(c) Adição de um copo de refrigerante na opção com contrafilé grelhado.

(d) Retirada do azeite na opção com frango.

(e) Retirada da alface e do tomate da refeição com frango.

(f) I.R.


UFPel - QUESTÃO 05
As celebrações para a chegada do ano de 2022 levaram várias pessoas para a praia do Cassino/RS. Entretanto, os festejos foram marcados por um número expressivo de queimaduras causadas por mães d’agua. A Operação Verão já havia registrado 2.503 casos de acidentes relacionados a esses animais na região.

As celebrações para a chegada do ano de 2022 levaram várias pessoas para a praia do Cassino/RS.

O contato de regiões específicas de mães d’agua com a pele do banhista pode provocar a liberação de uma substância urticante com composição química que provoca uma sensação de queimadura.

O animal mencionado acima pertence a qual filo? Como o vinagre pode auxiliar na redução da intensidade da reação?

(a) Moluscos. Depois dos primeiros cuidados, umacompressa com vinagre, uma substância com o pOH inferior a sete, contribui para neutralizar os sintomas.

(b) Artrópodes. Depois dos primeiros cuidados, uma compressa com vinagre, uma substância com o pH inferior a sete, contribui para neutralizar os sintomas.

(c) Cnidários. Depois dos primeiros cuidados, uma compressa com vinagre, uma substância com o pOH igual a sete, contribui para neutralizar os sintomas.

(d) Cnidários. Depois dos primeiros cuidados, uma compressa com vinagre, uma substância com o pOH superior a sete, contribui para neutralizar os sintomas.

(e) Anelídeos. Depois dos primeiros cuidados, uma compressa com vinagre, uma substância alcalina, contribui para neutralizar os sintomas.

(f) I.R.


UFPel - QUESTÃO 06
Emmanuel Macron, presidente francês, postou em sua conta no Twitter: "A Amazônia — o pulmão do planeta que produz 20% do nosso oxigênio — arde em chamas". Influenciadores também divulgaram essa informação, como o jogador Cristiano Ronaldo.

Emmanuel Macron, presidente francês, postou em sua conta no Twitter: "A Amazônia — o pulmão do planeta que produz 20% do nosso oxigênio — arde em chamas". Influenciadores também divulgaram essa informação, como o jogador Cristiano Ronaldo.

Sabendo que as plantas realizam o processo de fotossíntese utilizando do gás carbônico para produzir oxigênio, e, a partir dos seus conhecimentos prévios sobre o funcionamento do pulmão, assinale a alternativa correta.

(a) O gás produzido na fotossíntese é tóxico para os pulmões humanos. Logo, preservar as florestas é mais uma questão moral, já que não influencia na quantidade de gases necessários para os humanos no planeta, o que torna a postagem equivocada.

(b) O gás expelido na respiração humana é o mesmo que é liberado na fotossíntese, através dos néfrons situados nos pulmões.

(c) A postagem faz uma referência biologicamente correta, pois a função da fotossíntese é similar à do pulmão liberando o gás oxigênio carregado pelos neutrófilos na corrente sanguínea.

(d) Como as florestas têm uma função similar à do pulmão humano, o gás produzido pela fotossíntese, o gás carbônico captado pelas hemácias, é o que usamos para respirar.

(e) O pulmão tem uma função inversa à da fotossíntese, o que torna a postagem acima equivocada. Os alvéolos são a estrutura que capta o oxigênio que chega aos pulmões.

(f) I.R.


UFPel - QUESTÃO 07
O guaranazeiro (Paullinia cupana) é uma planta arbustiva e trepadeira oriunda da região amazônica. Leia a lenda indígena sobre a Guaraná

O guaranazeiro (Paullinia cupana) é uma planta arbustiva e trepadeira oriunda da região amazônica. Leia a lenda indígena sobre a Guaraná
Fonte: https://collectprime.com/blog/selos-da-serie-america
-mitos-e-lendasguarana-e-mandioca/. Acesso em: 25/02/2022.

De um casal de Maués, no Amazonas, nasceu um menino, que cresceu bonito e admirado. Jurupari ficou com inveja. Um dia, o menino saiu para coletar frutos. Jurupari, na forma de uma serpente, o matou. Tupã enviou mensagem à mãe do garoto, dizendo que ela deveria enterrar os olhos do filho morto. Do local onde os olhos foram enterrados, nasceu uma planta com frutos que pareciam olhos humanos. De suas sementes, os índios obtinham uma bebida que os tornava fortes e valentes.
Referência: http://congressos.ifal.edu.br/index.php/connepi/
CONNEPI2010/paper/viewFile/1276/818. Acesso em: 25/02/2022.

O guaranazeiro apresenta os maiores teores de cafeína, principalmente em suas sementes. Esta é um estimulante que, além de aumentar a taxa metabólica, aumenta o relaxamento do trato gastrintestinal e de partes do sistema vascular, entre outros efeitos.

I. De acordo com a lenda, os olhos do menino cumpriram o papel de semente.

II. O guaranazeiro pode ser classificado como Angiosperma, pois desenvolve frutos.

III. De acordo com suas propriedades, a cafeína contribui para o mau funcionamento do intestino, pois ele se enrijece com o estimulante.

IV. O sistema digestório, por ser altamente vascularizado, é estimulado pela cafeína.

Os demais sistemas, como o excretor, não são influenciados.

São corretas as informações:

(a) I e III.
(b) I, II e III.
(c) I e II.
(d) II e IV.
(e) I, II, III e IV.
(f) I.R.


UFPel - QUESTÃO 08
Segundo dados do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), Pelotas não é a segunda cidade mais úmida do mundo, mas a umidade pode chegar a 100 % em vários dias, aumentando os riscos para pacientes com rinites, sinusites ou asma.

Estando em Pelotas em dias quentes, e com valores elevados de umidade do ar, observamos que a evaporação do suor é mais lenta, fazendo com que as pessoas tenham uma sensação mais desagradável. O calor pode ser perdido pela pele de duas maneiras: pela troca direta de calor ou pela evaporação da água. Uma das formas de a água evaporar é através da sudorese, conhecida como “suor”.

O calor é uma forma de energia, que se transfere de um corpo para outro em virtude da diferença de temperatura entre eles e esta transferência pode ocorrer por condução, convecção e radiação.

Pode-se considerar correta a afirmativa:

(a) A transferência de calor por radiação se dá por meio de ondas eletromagnéticas, que podem se propagar no vácuo. A sudorese é realizada pelas glândulas sudoríparas, sendo esta uma glândula exócrina que secreta o suor para fora do corpo.

(b) Na transferência de calor por condução, a energia se transfere em virtude da agitação atômica no material, podendo se propagar no vácuo. A glândula sudorípara é uma glândula endócrina que secreta o suor para dentro do corpo.

(c) A transferência de calor nos líquidos ocorre por meio de correntes de convecção, que se formam em virtude da diferença entre densidades das partes mais quentes e mais frias do líquido, podendo se propagar no vácuo. O suor é secretado para fora do corpo através da glândula sebácea, sendo esta endócrina.

(d) A transferência de calor nos líquidos acontece por meio de ondas eletromagnéticas, que não podem ser propagadas no vácuo. A perda de calor pelo suor é realizada pela glândula sebácea, que é exócrina e que secreta o suor para dentro do corpo.

(e) A transferência de calor se dá por meio de ondas eletromagnéticas, que não se propagam no vácuo. A perda de calor pelo suor é realizada pela glândula sebácea.

(f) I. R.


UFPel - QUESTÃO 09
5g

Desde o surgimento dos primeiros celulares, nos anos 80, novas tecnologias relacionadas à transmissão de dados são lançadas, desde a primeira geração (1G), até a chegada do 5G, que promete aumentar a velocidade de download entre 10 e 20 vezes.

Para quem gosta de jogos pela internet, incrementa também a participação de mais jogadores ao mesmo tempo, no mesmo jogo, e novas possibilidades surgem, deixando as cidades mais conectadas e inteligentes.
As faixas de radiofrequências utilizadas pelo 5G no Brasil são de 2,3 a 3,5 GHz.
Referência: Adaptado de https://azeheb.com.br/blog/ofuturo­e­a­fisica­por­tras­do­5g/.
Acesso em: 25/02/2022.

Sabendo que a velocidade da luz no vácuo é c = 3.10⁸m/s, o comprimento de onda, aproximado, dessas ondas eletromagnéticas é de:

(a) 0,777 m e 1,167 m.
(b) 0,130 m e 0,086 m.
(c) 0,690 m e 0,105 m.
(d) 0,460 m e 0,070 m.
(e) 0,077 m e 0,167 m.
(f) I.R.


CIÊNCIAS HUMANAS

UFPel - QUESTÃO 10
O local escolhido para a formação do quilombo era, geralmente, de difícil acesso e localização, para maior proteção dos quilombolas. Em Pelotas, área de grande concentração da atividade saladeril, foi a região da Serra dos Tapes o espaço adequado para a formação desses esconderijos.

Localizada a noroeste de Pelotas, tendo um conjunto de serros que facilitava o esconderijo e sendo banhada pelo arroio Quilombo e outros, as terras eram propícias ao cultivo e a caça era abundante. Foi lá que se formou o Quilombo do Manuel Padeiro, o principal de que se tem notícia na região.

Havia um grande interesse na captura do chamado General do Quilombo, Manuel Padeiro, e de seus nove companheiros que formavam o núcleo central quilombola. Ele teria se formado no segundo semestre de 1834, quando Manuel Padeiro, cativo do comendador Boaventura Rodrigues Barcelos, fugiu e a ele se uniram outros escravos, também fugitivos. Contudo, embora outros quilombolas tenham sido presos, nunca se soube o destino de seu chefe.
Referência: Beatriz Ana Loner, Lorena Almeida Gill, Mario Osorio Magalhães, [organizadores].
3. ed. Dicionário de História de Pelotas [recurso eletrônico] / — Pelotas: Editora da UFPel
[FAU — Fundação de Apoio Universitário], 2017, p. 232–233.

O trecho acima refere-se a um Quilombo estabelecido em Pelotas, no Período Regencial.

I. Quilombos são comunidades constituídas por escravos fugidos, que plantavam, caçavam e, eventualmente, comerciavam ou roubavam, para sua sobrevivência numa sociedade completamente hostil.

II. Durante todo o Período Colonial e Imperial, a mão de obra predominante foi a escrava, sendo utilizados índios ou africanos importados da África e seus descendentes.

III. As charqueadas, atividade econômica mais importante de Pelotas, durante o Período Colonial e Imperial, eram estabelecimentos onde se preparava a carne salgada e seus subprodutos, não sendo utilizada a mãode-obra de trabalhadores escravizados.

Sobre as afirmações anteriores a alternativa correta é:

(a) II e III.
(b) I, II e III.
(c) I, II e III.
(d) I e II.
(e) I e III.
(f) I.R.


UFPel - QUESTÃO 11
A assinatura da Paz de Ponche Verde, a 28 de fevereiro de 1845, nos campos de Dom Pedrito, em plena campanha gaúcha, teve um significado ideológico fundamental para a imagem do movimento, que foi guardado pelas gerações futuras e habilmente explorado pela historiografia oficial.

Os farrapos não sofreram uma derrota final nos campos de batalha, apesar de se encontrarem já bastante desgastados. Além disso, foi­lhes oferecida uma “paz honrosa”, que atendia aos revoltosos em muitas das suas antigas reivindicações. [...]

Todavia, o atendimento às reivindicações dos estancieiros tinha uma intencionalidade muito clara e relacionada com os rumos que tomavam as disputas políticas no Prata. [...] Para fazer frente aos conflitos que se avizinhavam, o Império tinha necessidade do apoio militar e econômico do Rio Grande do Sul, bem como do uso de seu território como base de operações, daí o oferecimento da “paz honrosa” que satisfizesse os rebeldes.
Referência: PESAVENTO, Sandra Jatahy. A Revolução
Farroupilha. São Paulo: Brasiliense, 1990.

Considerando o excerto acima e seus estudos sobre o assunto, analise as afirmações a seguir:

I. As reivindicações dos farrapos foram atendidas devido ao interesse do governo imperial de utilizar o apoio militar e econômico dos estancieiros gaúchos nos conflitos do Prata.

II. As disputas políticas do Prata, mencionadas no texto, são a Guerra do Paraguai e a Guerra Cisplatina.

III. A Revolta Farroupilha teve início em setembro de 1835, durante o Período Regencial, e terminou em fevereiro de 1845, no 2º Império.

Pode-se afirmar que está(ão) correta(s):

(a) I, II e III.
(b) Somente I.
(c) I e II.
(d) II e III
(e) I e III.
(f) I.R.


UFPel - QUESTÃO 12
Texto 1
“Se eu tivesse que responder à seguinte questão: o que é a escravidão?, e a respondesse numa única palavra: é um assassinato, meu pensamento seria logo compreendido. [...] Por que então a essa outra pergunta: O que é a propriedade?, não posso responder da mesma maneira: é um roubo, sem ter a certeza de ser entendido, embora esta segunda proposição não seja senão a primeira transformada?”
Referência: PROUDHON. Pierre­Joseph. Textos
escolhidos. Porto Alegre: L&PM, 1983.

Texto 2
“Aquele que puser as mãos sobre mim, para me governar, é um usurpador, um tirano. Eu o declaro meu inimigo!”
Referência: PROUDHON, Pierre­Joseph. 1849.
Disponível em: https://pt.wikipedia.org/wiki/PierreJoseph
_Proudhon. Acesso em: 26/02/2022.

Considerando os dois fragmentos de texto e com base em seus conhecimentos, assinale a alternativa que identifica a doutrina social e política de Pierre-Joseph Proudhon:

(a) Socialismo Utópico.
(b) Anarquismo.
(c) Nacionalismo.
(d) Liberalismo.
(e) Socialismo Científico.
(f) I.R.


UFPel - QUESTÃO 13
Observe o meme.

O Rei reina, mas não governa!

Assinale com V (verdadeiro) ou F (falso) as assertivas abaixo, a respeito das Revoluções Inglesas.

( ) As Revoluções Inglesas acabaram com a monarquia parlamentar e instauraram o absolutismo monárquico na Inglaterra.

( ) As tentativas do rei Carlos I de criar impostos sem a aprovação do Parlamento desencadearam uma guerra civil entre o rei e o parlamento.

( ) A mais beneficiada pelas revoluções inglesas foi a burguesia, especialmente a parcela dedicada às atividades manufatureiras.

( ) Durante a República de Oliver Cromwell foram promulgados os Atos de Navegação, o que alavancou a economia inglesa.

( ) A Revolução Puritana, que levou à deposição de Jaime II do trono inglês, recebeu esse nome porque ocorreu sem derramamento de sangue.

A sequência correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:

(a) V — F — V — F — V.

(b) F — V — V — V — F.

(c) F — V — F — V — F.

(d) F — V — V — F — V.

(e) V — F — V — V — F.

(f) I.R.


UFPel - QUESTÃO 14
Uma pesquisa recente da Rede Brasileira de Pesquisa em Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional mostrou que 19 milhões de brasileiros e brasileiras passam fome, quase 10% da população. São quatro milhões de crianças e adolescentes no meio dessa tragédia.

A fome é uma das faces cruéis das crises, econômica, política e sanitária, que golpeiam o país [...]. As informações são de dezembro de 2020, a realidade pode ter ficado ainda pior nos primeiros meses de 2021, já que o auxílio emergencial acabou em dezembro [...].

Nos últimos 12 meses, a inflação dos alimentos foi de quase 20%, aumento que chega a 70% no arroz e no feijão. A comida que se comprava com R$ 300 no início da pandemia, agora, são necessários pelo menos R$ 360.

O cenário só não é ainda pior porque coletivos e movimentos populares reagiram rapidamente a partir de março de 2020, arregaçaram as mangas e, como formiguinhas, organizaram milhares de iniciativas de doações de comida nas periferias das cidades.
Referência: https://www.cartacapital.com.br/opiniao/opovo­precisa­comer­frutas­legumes­e­verduras­duas­politicasexistentes­podem­ajudar/. Acesso em: 27/02/2022

O conceito de Soberania Alimentar foi elaborado durante o Fórum Mundial sobre Soberania Alimentar em Cuba, organizado pelo movimento da Via Campesina, no ano de 2001. Assim, sobre o conceito de Soberania Alimentar, o que é correto afirmar?

(a) Diz respeito ao modelo produtivo denominado Plantation.

(b) Liga-se à necessidade de substituir as pequenas e médias propriedades por grandes latifúndios produtores de monocultura.

(c) Refere-se ao acesso da população a alimentos saudáveis, de forma contínua, que esteja alinhado à identidade cultural da região e que valorize a autossuficiência, a sustentabilidade e a autonomia das comunidades.

(d) Relaciona-se ao processo de ampliar a produção de alimentos por meio do uso intensivo de novas tecnologias, como o investimento em sementes modificadas geneticamente e a ampliação da utilização do uso de agrotóxico.

(e) É importante ampliar o desmatamento para aumentar a quantidade de área utilizada para produzir alimentos para as diferentes comunidades; seja a local, a regional, a nacional ou a internacional.

(f) I.R.


UFPel - QUESTÃO 15
“Teve um dia que chamei ele para o trabalho, e ele disse que não ia. Falei que os fiscais não aceitavam ficar no barraco. Ele disse que ia embora, que ia passar na porta da sede. Eu disse para não fazer isso, que podiam matar ele. Ele foi mesmo assim, e não voltou. Não sabia se tinha morrido ou ido embora. Não deu muitos dias e a (Polícia) Federal apareceu e soltou nós. Foi aí que soube que ele tinha conseguido escapar depois de apanhar bastante.

Voltei para casa traumatizado, pensava que tinha gente rondando a minha casa para me matar. Quando não aguentava o medo, passava uns quinze dias entocado na casa da minha mãe, a 35 quilômetros daqui. Depois, voltava. Foram dois anos assim." Relato de trabalhador resgatado em situação análoga à escravidão, no Espírito Santos, Brasil.
Referência: https://reporterbrasil.org.br/brasilverde/
depoimento_francisco_diogo.html. Acesso em: 24/02/2022.

Com relação ao estado do Rio Grande do Sul, analise o gráfico a seguir com dados de pessoas resgatadas em situação análoga à escravidão entre os anos de 2005 e março de 2021.
Fonte: GauchaZH. 18/03/2021. Publicado em: 18/03/2021.

Sobre o trabalho análogo ao escravo, leia as afirmações que seguem:

I. Submeter pessoas ao trabalho forçado ou à jornada de trabalho exaustiva ajuda a configurar a situação de trabalho escravo.

II. Registrar a carteira de trabalho e descontar do pagamento o imposto do INSS ajuda a configurar a situação de trabalho escravo.

III. Sujeitar a pessoa que trabalha em situação de condições degradantes durante a relação de trabalho ajuda a configurar a situação de trabalho escravo.

IV. Restringir, por qualquer meio, a locomoção da pessoa em razão de dívida contraída durante a relação de trabalho ajuda a configurar a situação de trabalho escravo.

V. Cobrar o cumprimento das atividades solicitadas no trabalho, bem como descontar do pagamento os dias de ausência sem justificativa durante a relação de trabalho ajuda a configurar a situação de trabalho escravo.

Assinale a alternativa que apresenta as afirmações corretas.

(a) I, III e IV.
(b) II, IV e V.
(c) I, III, IV e V.
(d) III e V.
(e) I, II, III e IV.
(f) I.R.


UFPel - QUESTÃO 16
Em 28 de outubro de 1962, o mundo evitou a guerra nuclear.

Naquele domingo, 59 anos atrás, o primeiro-ministro soviético Nikita Khrushchev anunciou um acordo com o presidente americano John F. Kennedy para desmantelar e remover de Cuba vários mísseis armados com ogivas nucleares que tinham como alvo os Estados Unidos, cuja costa está a apenas 140 quilômetros de distância.

O episódio, que durou 13 dias de extrema tensão, é conhecido como a Crise dos Mísseis ou Crise de Outubro.

Mas como chegou a esse ponto? [...]

Em 1958 e 1959, sob o comando do presidente Dwight D. Eisenhower [...] Washington colocou mísseis balísticos com ogivas nucleares na Itália e na Turquia, ambos estados membros da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan), procurando proteger seu território da expansão soviética.
Eram os mísseis Júpiter SM­78, com um alcance de 2.400 quilômetros, de acordo com o Centro de Estudos Estratégicos e Internacionais (CSIS).

A ogiva nuclear transportada por cada míssil tinha um poder destrutivo de 1,44 megatoneladas ou a potência equivalente a 100 “Little Boy”, a bomba atômica lançada sobre Hiroshima no final da Segunda Guerra Mundial.
Referência: Adaptado de https://www.cnnbrasil.com.br/
internacional/ha­59­anos­a­crise­dos­misseis­quase­causava­uma-guerra­nuclear/. Acesso em: 23/02/2022.

Sobre a Crise dos Misseis é possível afirmar que

(a) é resultado do conflito bélico e ideológico de nominado Guerra Fria.

(b) é responsável pela desmilitarização da Rússia e de Cuba.

(c) foi a solução encontrada para acabar com o conflito que assola a população curda.

(d) é resultado do conflito regional entre Honduras, Haiti, México e Cuba.

(e) foi motivado pela ampliação territorial da lógica comunista de otimização dos lucros por meio da privatização dos setores estratégicos para a sociedade (petróleo, água e energia).

(f) I.R.


UFPel - QUESTÃO 17
A OMS lançou em abril, com o apoio de mais de quarenta países e parceiros, a iniciativa ACT Accelerator (Access to Covid­19 Tools Accelerator), que reúne governos, cientistas, sociedade civil, fundações filantrópicas, empresas e organizações de saúde global com o objetivo de acelerar o fim da pandemia mediante o apoio no desenvolvimento e distribuição equitativa de medicamentos, vacinas e outras ferramentas essenciais para o combate à Covid­19. AACT Accelerator foi organizada com base em quatro eixos principais: diagnóstico, tratamento, vacinas e fortalecimento dos sistemas de saúde.

O eixo de vacinas da ACT­A foi denominado Covax que é coordenado pelo Cepi, Gavi e OMS, e tem como missão acelerar a busca por uma vacina eficaz para todos os países, apoiar na construção de capacidade de produção e comprar suprimentos com antecedência para garantir que 2 bilhões de doses possam ser distribuídas equitativamente até o final de 2021.

Desde a experiência de pandemias e epidemias anteriores, a discussão sobre bens públicos ou bens comuns tem estado presente. Como reflexo do surto de ebola em 2014, o Banco Mundial propôs que a preparação para pandemias fosse considerada como um “bem público global”, insistindo ainda num fundo para enfrentar o risco de pandemias. Pouco tempo depois, a OMS tentou estruturar um financiamento coletivo para “bens comuns de saúde”, porém só em 2020 foi possível incluir o termo em uma resolução da OMS.
Referência: Adaptado de https://cee.fiocruz.br/?
q=Covid­19­os­desafios­do­acesso­a­tecnologias­no­mundo
-globalizado. Acesso em: 01/03/2022.

Partindo da leitura e da compreensão do texto, identifique a alternativa que relaciona os conceitos de forma correta.

(a) O conceito de localização está evidente, quando-se fala sobre a OMS e mais quarenta países. É possível, ainda, compreender que os conceitos de democracia e sociedade são amplamente explorados, pois cita-se que o eixo de vacinas pretendeu comprar suprimentos para garantir 2 bilhões de doses até o final de 2021. O conceito de poder não é mencionado.

(b) É possível considerar o conceito de globalização porque a pandemia de coronavírus é global. Identificam-se relações de poder descritas através de todos os que se envolvem na busca por medicamentos, vacinas e outras ferramentas essenciais para o combate à pandemia. As ações desenvolvidas são articuladas através de estratégias políticas, não necessariamente partidária.

(d) O conceito de globalização é compreendido de forma correta, justamente porque a pandemia de coronavírus é local. As relações de poder são descritas através da forma como todos se envolvem na busca pela resolução da crise, tentando desenvolver medicamentos, vacinas e outras ferramentas essenciais para combatê-la. As ações desenvolvidas são articuladas através de estratégias políticas, não são necessariamente partidárias.

(e) A necessidade apontada pelo Banco Mundial de um fundo para enfrentar o risco de pandemias demonstra que o conceito de globalização está sendo aplicado no contexto da sociedade, pois trata-se de criar um fundo que seja “comum para todos”. Nesta perspectiva, o conceito de Estado não existe e as relações de poder independem dos atores sociais.

(f) I.R.


UFPel - QUESTÃO 18
UFPel - QUESTÃO 18

O Consenso de Washington foi como ficou conhecido o encontro ocorrido no ano de 1989, na capital dos Estados Unidos da América, quando foi criada uma série de recomendações aos países da América Latina, visando o desenvolvimento e a ampliação do

(a) socialismo.
(b) comunismo.
(c) neoliberalismo.
(d) totalitarismo.
(e) toyotismo.
(f) I.R.


MATEMÁTICA

UFPel - QUESTÃO 19 | ANULADA.

UFPel - QUESTÃO 20
No mundo todo, a preocupação com o meio ambiente e um futuro mais sustentável e verde comanda a pauta em 2021. Segundo o Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares (IPEN), com diversos países se comprometendo a reduzir a emissão de gases do efeito estufa e encontrar formas de ajudar a preservar o meio ambiente, encontrar fontes limpas de geração de energia é essencial.

Hoje em dia, a tecnologia no setor nuclear permite que novos reatores, cada vez mais seguros, sejam desenvolvidos e entrem em operação em breve. Além disso, há diversos protocolos e medidas de segurança que impedem que acidentes de grandes proporções aconteçam. Apesar do menor impacto ao meio ambiente e da energia nuclear ser feita para ser segura, acidentes acontecem. No entanto, não há risco zero.

Figura: Esquema simplificado de funcionamento de uma usina nuclear.

Figura: Esquema simplificado de funcionamento de uma usina nuclear.

Com 440 usinas ao redor do mundo, só ocorreram 3 acidentes de larga escala, o que sugere uma probabilidade baixa de acidentes, conforme afirma o IPEN. Um dos acidentes mais graves registrados foi o de Fukushima no Japão. Uma das principais causas do acidente foi a falta de refrigeração do núcleo depois que as bombas de alimentação de água foram inundadas devido ao tsunami causado pelo terremoto.
Referência: Adaptado de https://www.ipen.br/
portal_por/portal/interna.php?secao_id=40&campo=15724.
Acesso em: 18/02/2022.

A fim de criar um sistema independente de refrigeração, que resista a incidentes, propõe-se um sistema de segurança entre o tanque de alimentação e o vaso de pressão conforme a Figura, onde o triângulo ABC é retângulo. Pede-se para calcular a distância AC, entre o tanque de água de alimentação e o vaso de pressão, sabendo que a distância BC mede 100 metros e o ângulo com o vértice C mede 30º.



UFPel - QUESTÃO 21
O Sistema de Zona Azul Digital da cidade de PELOTAS­RS é composto por vagas de estacionamento regulamentadas e pagas, localizadas nas vias e logradouros públicos, disponíveis para os usuários mediante ativação de TÍQUETES DIGITAIS por meio de Aplicativo para smartphones e Pontos de Vendas credenciados no comércio local.
Referência: https://www.zae.com.br/pelotas/. Acesso
em: 03/03/2022.


Analise um quarteirão localizado no centro de Pelotas e regulamentado pela Zona Azul, conforme está representado pela figura abaixo, sabendo que cada veículo ocupa uma área de 11m².

Analise um quarteirão localizado no centro de Pelotas e regulamentado pela Zona Azul, conforme está representado pela figura abaixo, sabendo que cada veículo ocupa uma área de 11m².

Considerando um dia da semana, no qual é cobrado estacionamento, e sabendo que, a cada 30 minutos estacionado, é cobrado R$1,20, então, a arrecadação máxima que poderá ser feita pela administradora durante este dia, nesse quarteirão, desprezando o tempo para a troca de veículos, será de:

(a) R$960,00.
(b) R$430,00.
(c) R$190,00.
(d) R$480,00.
(e) R$170,00.
(f) I.R.


UFPel - QUESTÃO 22
SOFTBOX (contêiner térmico de transporte)

SOFTBOX (contêiner térmico de transporte)
Fonte: https://iris.paho.org/bitstream/handle/10665.2/54636/
OPASWBRAPHECOVID-19210061_por.pdf?sequence=1&isAllowed=y.
Acesso em: 20/02/2022.

A vacina da covid­19 da Pfizer vai viajar numas caixas onde o calor não entra. Será como levar um pedacinho do polo Sul até aos centros de vacinação.
Referência: https://www.publico.pt/2020/12/03/ciencia/
noticia/vacina­covid19­pfizer­vai­viajar­numas­caixas­onde
calor­nao­entra­1941666. Acesso em: 20/02/2022.

A vacina Pfizer­BioNTech COVID­19 deve ser armazenada em freezer de temperatura ultrabaixa com sua embalagem/bandeja secundária, que deve ser levada em conta no cálculo da capacidade de armazenamento necessária.

Para escolher o freezer de temperatura ultrabaixa com a capacidade de armazenamento adequada, as seguintes informações de embalagem da vacina Pfizer­BioNTech COVID­19 devem ser levadas em conta:

— Cada embalagem/bandeja secundária contém 195 frascos;
— Cada frasco contém 6 doses;
— As dimensões externas da embalagem/bandeja secundária são 232 x 232 x 40 mm.
Referência: https://iris.paho.org/bitstream/handle/
10665.2/54636/OPASWBRAPHECOVID­19210061_por.pdf?
sequence=1&isAllowed=y. Acesso em: 20/02/2022.

Uma prefeitura, que irá receber um lote dessa vacina contendo 10 bandejas secundárias, deverá reservar um espaço em freezer de temperatura ultrabaixa de aproximadamente:

(a) 53824 mm³.
(b) 5382400 cm³.
(c) 5,382400 m³.
(d) 2152,96 cm³.
(e) 21529,6 cm³.
(f) I.R.


UFPel - QUESTÃO 23
No livro As maravilhas da Matemática, o genial Malba Tahan, cujo verdadeiro nome era Júlio César de Mello e Souza (1895­1974), citou o trabalho do matemático belga Maurice Maeterlinek (1862­-1949) sobre a geometria utilizada pelas abelhas para construir os favos de mel. O favo de mel tem uma estrutura hexagonal de forma que otimize a economia, isto é, que apresente o maior volume para a menor porção de material gasto.

Por isso, o homem, ao longo dos anos, observando e investigando essa construção extraordinária das abelhas, constatou que a estrutura hexagonal apresenta alta resistência e rigidez, sendo valiosa para o desenvolvimento de diversas indústrias como a aeroespacial. Por esse motivo, materiais alveolares em alumínio, fibra de vidro e materiais compostos avançados têm sido apresentados em aeronaves e foguetes desde a década de 1950.
Referência: Adaptado de https://super.abril.com.br/
ciencia/a-geometria-instintiva-das-abelhas/. Acesso em: 25/02/2022.

Imagine uma estrutura na forma de um prisma, cuja base é formada por um conjunto de 7 hexágonos, com lados de 2 metros, conforme figura abaixo. Qual o volume desta estrutura, sabendo que a altura é de 50 centímetros?

A área de um triângulo equilátero é 



LINGUAGENS

Analise os textos 1 e 2 a seguir, para a resolução das questões 24 e 25.

Texto 1 — A importância de uma alimentação saudável e equilibrada

Se alimentar de forma saudável e equilibrada é essencial para garantir qualidade de vida. Isso porque, além de fornecer energia e bem­-estar geral, através de uma boa alimentação é possível prevenir e combater doenças, manter o peso corporal saudável e ter um bom desenvolvimento físico.
Um cardápio balanceado ajuda o sistema imunológico; melhora o humor e a memória; reduz o cansaço e o estresse; aumenta a qualidade do sono; previne o envelhecimento precoce da pele; melhora o sistema digestivo; e fornece disposição e mais energia para as atividades diárias.

Uma alimentação saudável requer quantidades certas, sem exageros e sem exclusões e alimentos que forneçam ao corpo: proteínas, carboidratos, gorduras, fibras, cálcio vitaminas e outros minerais. A diversidade de grãos, verduras, legumes e frutas deve fazer parte das refeições do dia a dia. É importante também evitar o consumo de alimentos industrializados. Na maioria das vezes, eles são compostos de substâncias que prejudicam o nosso organismo, como corantes, conservantes, sódio e açúcar em grandes quantidades.

Outras dicas importantes são: ter horários para se alimentar; substituir biscoitos e bolachas por frutas; optar por farinha integral, no lugar da branca, valendo para o consumo de bolos, pães e massas; incluir gorduras saudáveis como coco, abacate, manteiga ou ghee, castanhas, cacau e ômega 3; e evitar frituras.
[...]
Referência: http://www.gssaude.com.br/.
Acesso em: 01/03/ 2022.

Texto 2

Da alimentação se cuida todos os dias
Fonte: https://ptdocz.com/doc/831654/da-alimenta%C3
%A7%C3%A3o-se-cuida-todos-os-dias. Acesso em: 01/03/2022.

UFPel - QUESTÃO 24
Sobre os textos, analise as afirmações a seguir.

I. Os textos destacam a importância de uma alimentação equilibrada e anunciam ações que visam a escolhas alimentares mais saudáveis.

II. O texto 2, cartaz, aborda duas condições de vida que se opõem: uma vida saudável e outra com doenças.

III. Os textos fazem uso apenas da linguagem verbal.

IV. O texto 2 ressalta a importância do consumo de alimentos de todas as regiões para uma exportação no futuro.

Estão corretas:

(a) I e III, apenas.
(b) I e II, apenas.
(c) I, II e IV, apenas.
(d) III e IV, apenas.
(e) II e III, apenas.
(f) I.R.


UFPel - QUESTÃO 25 | ANUALDA.

UFPel - QUESTÃO 26
Para a resolução da questão, leia atentamente os textos a seguir:

Texto I — Letra da canção Flutua.

O que vão dizer de nós?
Seus pais, Deus e coisas tais
Quando ouvirem rumores do nosso amor?
Baby, eu já cansei de me esconder
Entre olhares, sussurros com você
Somos dois homens e nada mais
Eles não vão vencer
Baby, nada há de ser em vão
Antes dessa noite acabar
Dance comigo a nossa canção
E flutua, flutua
Ninguém vai poder querer nos dizer como amar
E flutua, flutua
Ninguém vai poder querer nos dizer como amar
Entre conversas soltas pelo chão
Teu corpo teso, duro, são
E teu cheiro que ainda ficou na minha mão
Um novo tempo há de vencer
Pra que a gente possa florescer
E, baby, amar, amar sem temer
Eles não vão vencer
Baby, nada há de ser em vão
Antes dessa noite acabar
Baby, escute, é a nossa canção
E flutua, flutua
Ninguém vai poder querer nos dizer como amar
E flutua, flutua
Ninguém vai poder querer nos dizer como amar
Como amar, como amar...
Referência: Letra Flutua, HOOKER, Johnny.
Álbum Coração, 2017

Texto II — Fragmentos do Conto "Aqueles dois", de Caio Fernando Abreu.

“A verdade é que não havia mais ninguém em volta. Meses depois, não no começo, um deles diria que a repartição era como “um deserto de almas”. O outro concordou sorrindo, orgulhoso, sabendo­se excluído. [...] Num deserto de almas também desertas, uma alma especial reconhece de imediato a outra — talvez por isso, quem sabe? Mas nenhum se perguntou. Não chegaram a usar palavras como “especial”, “diferente” ou qualquer coisa assim. Apesar de, sem efusões, terem se reconhecido no primeiro segundo do primeiro minuto. Acontece porém que não tinham preparo algum para dar nome às emoções, nem mesmo para tentar entendê­las. [...] Eram bonitos juntos, diziam as moças. Um doce de olhar. Sem terem exatamente consciência disso, quando juntos os dois aprumavam ainda mais o porte e, por assim dizer, quase cintilavam, o bonito de dentro de um estimulando o bonito de fora do outro, e vice­versa. Como se houvesse entre aqueles dois, uma estranha e secreta harmonia.

[...] Os funcionários barrigudos e desalentados trocaram alguns olhares que os dois não saberiam compreender, se percebessem. Mas nada perceberam, nem os olhares, nem duas ou três piadas. Quando faltavam dez minutos para às seis, saíram juntos, altos e altivos, para assistir ao último filme de Jane Fonda. [...] Quando janeiro começou, quase na época de tirarem férias [...] ficaram surpresos naquela manhã em que o chefe de seção os chamou, perto do meio­dia. Suarento, o chefe foi direto ao assunto. Tinha recebido algumas cartas anônimas. Recusou­se a mostrá­las. Pálidos, ouviram expressões como “relação anormal e ostensiva”, “desavergonhada aberração”, “comportamento doentio”, “psicologia deformada”, sempre assinadas por Um Atento Guardião da Moral. Saul baixou os olhos desmaiados, mas Raul colocou­se em pé. Parecia muito alto quando, com uma das mãos apoiadas no ombro do amigo e a outra erguendo­se atrevida no ar, conseguiu ainda dizer a palavra nunca, antes que o chefe, entre coisas como a­reputação­de­nossa­firma, declarasse frio: os senhores estão despedidos.

[...] Pelas tardes poeirentas daquele resto de janeiro quando o sol parecia a gema de um enorme ovo frito no azul sem nuvens no céu, ninguém mais conseguiu trabalhar em paz na repartição. Quase todos ali dentro tinham a nítida sensação de que seriam infelizes para sempre. E foram.
Referência: ABREU, Caio Fernando. Aqueles dois. In: MORICONI, Ítalo.
Os cem melhores contos do século. p. 439­446. Rio de
Janeiro: Objetiva, 2000.

O conto "Aqueles Dois", de Caio Fernando Abreu, foi publicado, originalmente, no livro Morangos Mofados em 1982, e retrata a história de Raul e Saul, dois homens que se conhecem no trabalho. A música Flutua, de Johnny Hooker faz parte do álbum “Coração”, de 2017, e fala explicitamente de uma relação homoafetiva, bem como das impressões dos outros sobre esse relacionamento amoroso. Transcorridos 35 anos entre as duas obras, e considerando todas as mudanças sócio-históricas-culturais presentes na sociedade brasileira, assinale a alternativa correta entre as opções a seguir

(a) O autor das cartas anônimas, que se intitula Um Atento Guardião da Moral, não aceita o relacionamento de Raul e Saul, considerando-os repulsivos e um perigo para a boa moral da empresa e da sociedade como um todo. Todavia, na sociedade contemporânea há plena aceitação de todas as relações amorosas, sobretudo as homoafetivas, que são muito bem-vistas nos ambientes de trabalho, como ressalta a canção Flutua.

(b) Em ambos os textos as relações homoafetivas são punidas pela sociedade, com tendência mais conservadora, e os personagens citados recebem humilhações verbais, agressões físicas, culminando na demissão dos dois amigos Raul e Saul.

(c) Apesar de não ser um fato recente na história da humanidade, mesmo no século 21, ainda há muita rejeição aos relacionamentos com pessoas do mesmo gênero. Dessa forma, esse assunto é considerado um tabu e não é utilizado com muita frequência na literatura ou nas artes, em geral. Sempre que esse tema aparece, os personagens, assim como no conto "Aqueles dois", são retratados de forma vil e têm seus destinos punidos com total desprezo da sociedade.

(d) Por meio de metáforas e imagens que enfatizam o afeto, o narrador vai modelando o início do relacionamento entre os dois amigos. Apesar de não ser tratado de forma explícita, até por ser uma obra publicada durante o regime militar, os fatos levam o leitor a acreditar que Raul e Saul, ao contrário de seus ex-colegas de repartição, poderão ser felizes juntos. A música Flutua, escrita no século 21, possui mais liberdade de expressão para defender abertamente a legitimidade e a aceitação das relações homoafetivas na sociedade contemporânea.

(e) Na letra da música Flutua há uma indicação de que a única forma correta de se amar são os relacionamentos homoafetivos, uma vez que as relações heteronormativas estão à beira da extinção. Todavia, no conto "Aqueles Dois", fica evidente que um relacionamento amoroso entre Raul e Saul não é aceito pelos colegas de trabalho, pelas famílias e pelos amigos dos dois protagonistas.

(f) I.R.


Leia os excertos a seguir para a resolução das questões 27 e 28.

Texto I — Fragmento de O Negro Bonifácio, de João Simões Lopes Neto.

[...] A Tudinha era a chinoca mais candongueira que havia por aqueles pagos. [...] Alta e delgada, parecia assim um jerivá ainda novinho, quando balança a copa verde tocada de leve por um vento pouco, da tarde. Tinha os pés pequenos e as mãos mui bem torneadas; cabelo cacheado, as sobrancelhas finas, nariz alinhado. Mas o rebenqueador, o rebenqueador..., eram os olhos!... Os olhos da Tudinha eram assim a modo olhos de veado­virá, assustado: pretos, grandes, com luz dentro, tímidos e ao mesmo tempo haraganos... pareciam olhos que estavam sempre ouvindo... ouvindo mais que vendo... Face cor de pêssego maduro; os dentes brancos e lustrosos como dente de cachorro novo; e os lábios da morocha deviam de ser macios como treval, doces como mirim, frescos como polpa de guabiju... [...]
Referência: LOPES Neto. João Simões.
Contos Gauchescos & Lendas do Sul. Edição Crítica.
São Leopoldo: Unisinos, 2006.

Texto II — Fragmento de Iracema, de José de Alencar.

Além, muito além daquela serra, que ainda azula no horizonte, nasceu Iracema. Iracema, a virgem dos lábios de mel, que tinha os cabelos mais negros que a asa da graúna, e mais longos que seu talhe de palmeira. O favo da jati não era doce como seu sorriso; nem a baunilha recendia no bosque como seu hálito perfumado. Mais rápida que a corça selvagem, a morena virgem corria o sertão e as matas do Ipu, onde campeava sua guerreira tribo, da grande nação tabajara. O pé grácil e nu, mal roçando, alisava apenas a verde pelúcia que vestia a terra com as primeiras águas. [...]
Referência: ALENCAR, José de. Iracema. Disponível em:
http://objdigital.bn.br/Acervo_Digital/Livros_eletronicos/iracema.pdf.
Acesso em 02/03/2022.

UFPel - QUESTÃO 27
Ao analisarmos, comparativamente, o conto O Negro Bonifácio e o romance Iracema percebemos que, em ambos, a figura da mulher é criada de forma

(a) ambiciosa e bela.
(b) misteriosa e fatal.
(c) insolente e angelical.
(d) manipuladora e feroz.
(e) análoga à natureza.
(f) I.R.


UFPel - QUESTÃO 28
Considerando o entendimento coesivo de todo o excerto e suas conexões semânticas, as palavras sublinhadas no texto I e no texto II, poderiam ser substituídas, sem perda de sentido pelos vocábulos/expressões a seguir:

(a) ambiciosa, generoso, curiosos, forma, olhava.

(b) manhosa, fascinante, ariscos, postura, procurava.

(c) dengosa, orgulho, doces, altura, andava.

(d) orgulhosa, ápice, duros, contorno, corria.

(e) faceira, hostil, misteriosos, feitio, escutava.

(f) I.R.


UFPel - QUESTÃO 29
Leia atentamente os excertos a seguir

Texto I — A Metamorfose

Numa manhã, ao despertar de sonhos inquietantes, Gregório Samsa deu por si na cama transformado num gigantesco inseto. Estava deitado sobre o dorso, tão duro que parecia revestido de metal, e, ao levantar um pouco a cabeça, divisou o arredondado ventre castanho dividido em duros segmentos arqueados, sobre o qual a colcha dificilmente mantinha a posição e estava a ponto de escorregar. Comparadas com o resto do corpo, as inúmeras pernas, que eram miseravelmente finas, agitavam-se desesperadamente diante de seus olhos. Que me aconteceu? — pensou. Não era nenhum sonho. O quarto, um vulgar quarto humano, apenas bastante acanhado, ali estava, como de costume, entre as quatro paredes que lhe eram familiares. Por cima da mesa, onde estava deitado, desembrulhada e em completa desordem, uma série de amostras de roupas: Samsa era caixeiro-­viajante, estava pendurada a fotografia que recentemente recortara de uma revista ilustrada e colocara numa bonita moldura dourada. Mostrava uma senhora, de chapéu e estola de peles, rigidamente sentada, a estender ao espectador um enorme regalo de peles, onde o antebraço sumia! Gregório desviou então a vista para a janela e deu com o céu nublado — ouviam-­se os pingos de chuva a baterem na calha da janela e isso o fez sentir­-se bastante melancólico. Não seria melhor dormir um pouco e esquecer todo este delírio?
Referência: KAFKA, Franz. A Metamorfose. 1915.
Disponível em http://www.dominiopublico.gov.br/download/texto/
ua00106a.pdf. Acesso em: 28/02/2022.

Texto II — A Metamorfose

Uma barata acordou um dia e viu que tinha se transformado num ser humano. Começou a mexer suas patas e descobriu que só tinha quatro, que eram grandes e pesadas e de articulação difícil. 

Acionou suas antenas e não tinha mais antenas. Quis omitir um pequeno som de surpresa e, sem querer, deu um grunhido. As outras baratas fugiram aterrorizadas para trás do móvel. Ela quis segui­las, mas não coube atrás do móvel. O seu primeiro pensamento humano foi: que horror! Preciso me livrar dessas baratas! Pensar, para a ex­barata, era uma novidade.

Antigamente ela seguia seu instinto. Agora precisava raciocinar. Fez uma espécie de manto com a cortina da sala para cobrir sua nudez. Saiu pela casa e encontrou um armário num quarto, e nele, roupa de baixo e um vestido.

Olhou­se no espelho e achou­se bonita. Para uma ex­barata. Maquiou­se. Todas as baratas são iguais, mas as mulheres precisam realçar sua personalidade. Adotou um nome: Vandirene. Mais tarde descobriu que só um nome não bastava. A que classe pertencia?… Tinha educação?…. Referências?… Conseguiu a muito custo um emprego como faxineira. Sua experiência de barata lhe dava acesso a sujeiras mal suspeitadas. Era uma boa faxineira. [...]
Referência: VERISSIMO, Luis Fernando. Antológico: meio século de crônicas,
ou coisa parecida. Rio de Janeiro: Objetiva, 2020. p. 38.

Analise as assertivas a seguir:

I. O texto II é uma crônica, na qual Luis Fernando Verissimo estabelece uma relação de intertextualidade com o romance clássico do autor tcheco Franz Kafka, ao utilizar o tema da metamorfose. No texto clássico, o humano é transformado em animal, num processo de zoomorfização; já no texto de Verissimo temos o oposto: o animal é transformado em ser humano. Em ambas as metamorfoses, a adaptação ao novo é difícil, porém aceita pelos personagens.

II. O uso do conectivo “lhe” na frase: “Sua experiência de barata lhe dava acesso a sujeiras mal suspeitadas.” tem a função de retomar o substantivo Vandirene.

III. No trecho “Pensar, para a ex-barata, era uma novidade. Antigamente ela seguia seu instinto”, o autor utiliza a ironia para criticar, de forma metafórica, os seres humanos que agem unicamente por instinto, tal qual os animais.

Está(ão) correta(s):

(a) I, II, III.
(b) I, apenas.
(c) II, apenas.
(d) I e II, apenas.
(e) I e III, apenas.
(f) I.R.


ESPANHOL 

Leia o texto que segue para responder as questões 30, 31 e 32.

RECIBIRÁN BENEFICIOS LAS FAMILIAS DE PETRÓPOLIS AFECTADAS POR TORMENTA
El Ayuntamiento promete R$ 1 mil mensuales para el alquiler
Publicado en 28/02/2022 — 10:59 Por Akemi
Nitahara — Reportera de Agência Brasil — Rio de Janeiro

Las familias afectadas por la tormenta del 15 de febrero en Petrópolis, en la región montañosa de Río de Janeiro, tendrán acceso a una serie de beneficios y exenciones. Según el Ayuntamiento, las familias que perdieron sus casas recibirán R$ 1 mil mensuales para pagar un alquiler, de los cuales R$ 800 pagados por el gobierno del estado y R$ 200 pagados por el gobierno municipal.

Después de 12 días de búsqueda, la cifra de muertos en la tragedia llega a 229, con 20 personas aún desaparecidas. Las 13 escuelas de la ciudad que funcionan como alojamiento cuentan con 875 personas.

Un proyecto de ley enviado por la alcaldía a la Cámara de Concejales de Petrópolis propone la exención del Impuesto sobre Construcciones y Territorios Urbanos para los inmuebles arrendados por beneficiarios del alquiler social, así como la exención de la tasa de recolección de basura. El alcalde, Rubens Bomtempo, dijo que también pedirá la exención de las tarifas de agua y luz.

El gobierno de la ciudad también busca una alianza con el tercer sector para la compra de kits habitacionales para familias que lo han perdido todo, con muebles y utensilios esenciales como cocina a gas, refrigerador, cama y armario.

Otro beneficio prometido por el ayuntamiento son R$ 70 por persona para la compra de alimentos.
(...)
Referência: https://agenciabrasil.ebc.com.br/es/geral/
noticia/2022­02/familias­de­petropolis­afectadas­por­tormentarecibiran­beneficios#. Acesso em: 28/02/2022.

UFPel - QUESTÃO 30
A partir do texto lido, considere as afirmações:

I. As famílias que perderam suas casas receberão um auxílio de R$ 1.000 por mês para pagar o aluguel, pago integralmente pela prefeitura de Petrópolis.

II. Após 12 dias de busca, os números da tragédia são: 229 mortos, 20 pessoas desaparecidas e 875 pessoas abrigadas em 13 escolas da cidade.

III. Um projeto de lei enviado pela prefeitura à Câmara de Vereadores de Petrópolis propõe a isenção do Imposto sobre Construções e Territórios Urbanos para imóveis alugados por beneficiários de aluguel social, a isenção do imposto de coleta lixo e a isenção das tarifas de água e eletricidade. As famílias deverão optar pela isenção de um, dentre estes impostos citados.

IV. A prefeitura também está buscando uma parceria com o setor privado para a doação de kits moradia para famílias que perderam tudo, com móveis e utensílios essenciais como fogão a gás, geladeira, cama e guarda-roupa.

V. A prefeitura também promete ajudar com outro benefício de R$ 70 por pessoa para a compra de alimentos.

Está(ão) correta(s):

(a) Apenas a alternativa III.
(b) I, II e IV.
(c) II, IV e V.
(d) II e V.
(e) Todas as alternativas.
(f) I.R.


UFPel - QUESTÃO 31
A grafia correta em espanhol, do número destacado no trecho “Las 13 escuelas de la ciudad que funcionan como alojamiento cuentan con 875 personas.” é:

(a) ochosientos setenta y cinco.

(b) ocho cientos setenta y cinco.

(c) ochocientos setenta y cinco.

(d) ochocientos setentaycinco.

(e) ochocientos setenta cinco.

(f) I.R.


UFPel - QUESTÃO 32
As palavras destacadas nos trechos das frases: “con 20 personas aún desaparecidas.” y “Las familias afectadas por la tormenta del 15 de febrero”, significam respectivamente

(a) um, tremendo.
(b) há um, trovoadas.
(c) ainda, tempestade.
(d) antes, tremenda.
(e) uma, tempestade.
(f) I.R.


FRANCÊS

Leia o texto que segue para responder as questões 30, 31 e 32.

«LE PETIT PRINCE» S’EXPOSE EN MAJESTÉ À PARIS

Le Musée des arts décoratifs (MAD) à Paris présente l’exposition la plus complète jamais montée sur le chef-d’œuvre de Saint-Exupéry.
Par Cédric Pietralunga
Temps de Lecture 4 min.

Figura 1: Antoine de Saint-Exupéry, «Le Petit Prince en
tenue d’apparat», illustration pour le chapitre II,
aquarelle et crayon sur papier. COLLECTION
PARTICULIÈRE/SUCCESSION SAINT EXUPÉRY-D’AGAY/
PHOTO: MAD, PARIS/CHRISTOPHE DELLIÈRE

PARTICULIÈRE/SUCCESSION SAINT EXUPÉRY-D’AGAY/ PHOTO: MAD, PARIS/CHRISTOPHE DELLIÈRE
Fonte: https://www.lemonde.fr/culture/article/2022/02/23/arts-le-petit-princes
-expose-en-majeste-a-paris_6114892_3246.html. Acesso em 23/02/2022.

Les amateurs disent que c’est «La Joconde de Saint­Ex». Une illustration connue de tous, représentant le Petit Prince en manteau rouge et vert d’eau, tignasse blonde ébouriffée, étoiles sur les épaulettes et sabre à la main. «Voilà le meilleur portrait que (…) j’ai réussi à faire de lui», écrira l’auteur à son propos.

Utilisé pour illustrer le chapitre II du conte, le dessin était resté à l’abri des regards depuis sa première publication en 1943 et n’avait jamais été montré au public. Une anomalie enfin réparée par le Musée des arts décoratifs (MAD), qui présente à Paris l’exposition la plus complète jamais montée sur Le Petit Prince.

Car ce dessin n’est pas le seul trésor déniché par les commissaires de la manifestation. Anne Monier Vanryb et Alban Cerisier ont aussi obtenu le prêt de trente des cent quarante et un feuillets qui composent le manuscrit original, conservé à la Morgan Library & Museum de New York, jamais exposé en Europe lui non plus. On l’oublie mais c’est en effet aux Etats­Unis qu’Antoine de Saint­Exupéry (1900–1944) rédigea son chef­d’œuvre, au cours d’un exil de vingt­huit mois entamé en 1940. «Il écrivait sur du papier Onionskin, encore plus fin que celui de la Bible. Certaines pages sont si abîmées qu’elles ne pourront jamais voyager», assure Thomas Rivière, l’arrière­petit­neveu de Saint­Ex.
Referência: https://www.lemonde.fr/culture/article/
2022/02/23/arts­le­petit­prince­s­expose­en­majeste­aparis_6114892_3246.html
Acesso em 23/02/2022

UFPel - QUESTÃO 30
Leia as afirmações sobre o texto:

I. O Musée des Arts Décoratifs (MAD), promoveu em Paris a mais completa exposição já vista sobre a principal obra de Antoine de Saint-Éxupéry: Le Petit Prince.

II. O desenho (figura 1) foi usado para ilustrar o capítulo II da obra Le Petit Prince e permaneceu oculto desde sua primeira publicação, em 1943.

III. O manuscrito original da obra Le Petit Prince se encontra no Morgan Library & Museum, na cidade de Nova York.

IV. O desenho não foi o único tesouro encontrado pelos curadores do evento — Anne Monier Vanryb e Alban Cerisier. Eles conseguiram emprestadas trinta, das cento e quarenta e uma páginas que compõem o manuscrito original.

Estão corretas:

(a) II e IV, apenas.
(b) I e II, apenas.
(c) I e III, apenas.
(d) Todas as afirmativas.
(e) Nenhuma das afirmativas.
(f) I.R.


UFPel - QUESTÃO 31
Marque (V) para as afirmativas verdadeiras e (F) para as falsas:

( ) Os amantes da obra O pequeno Príncipe achamam de “A Gioconda de Saint-Exupéry”.

( ) O organizador da exposição é Thomas Rivière.

( ) A figura 1 ilustra o primeiro capítulo do livro Le petit Prince.

( ) O manuscrito original é composto de 141 páginas e se encontra num museu em Nova York.

A sequência correta de V e F é:

(a) F — F — V — V.
(b) V — F — F — F.
(c) V — F — F — V.
(d) F — V — F — V.
(e) V — V — V — F.
(f) I.R.


UFPel - QUESTÃO 32
De acordo com a leitura do texto “Le Petit Prince s’expose en majesté à Paris” e, segundo as informações dadas na Figura 1, assinale a alternativa correta.

(a) Mesmo sendo muito frágil e em papel muito fino, os curadores da exposição conseguiram transportar os manuscritos para expor todas as 141 páginas.

(b) O exílio de Éxupery nos Estados Unidos é o tema central do texto.

(c) O Musée des Arts Décoratifs (MAD) de Paris realiza a mais completa exposição sobre a obra Le Petit Prince, de Antoine de Saint-Éxupery, contando com os manuscritos e desenhos originais da obra nunca antes apresentados ao público.

(d) De acordo com as descrições técnicas da Figura 1, a ilustração é feita em óleo sobre tela.

(e) Anne Monier Vanryb e Alban Cerisier são sobrinhos-netos de Saint-Éxupery e responsáveis pelo acervo exposto em Paris pelo MAD.

(f) I.R.


INGLÊS

Leia o texto que segue para responder as questões 30, 31 e 32.

BEIJING OLYMPICS:
WHAT’S WRONG WITH NATURAL SNOW?
By Wanyuan Song — Published 18th February

BEIJING OLYMPICS: WHAT’S WRONG WITH NATURAL SNOW?

Why is Beijing using artificial snow?
The organizers have insisted on using it to "ensure the quality" at the Games remains high. Artificial snow was first used in winter sports in the 1980s. Vancouver 2010, Sochi 2014 and Pyeongchang 2018 all relied to some extent on artificial snow. Beijing has very limited winter snowfall, and the volume of artificial snow used at these Games has reached an unprecedented high of more than 90%. The Yanqing National Alpine Ski Center has relied almost entirely on the artificial variety. It is estimated that 49m gallons (222.8m liters) of water have been used to produce millions of cubic meters of snow.

Artificial v natural snow
Both are made of frozen water — but under the microscope the differences in their structure is clearly apparent. Natural snow starts as crystals in cold clouds, forming elegant six­sided symmetrical snowflakes that grow as they fall to the ground.

Artificial v natural snow

Which is better for winter sports?
With less air, and more ice, artificial snow is harder and wetter — and also icier, which makes it more suitable for some sports. It's also easier to maintain a consistent quality throughout competitions, providing as similar conditions as possible for all participants. (...) "Artificial snow offers consistent and predictable slope conditions," according to the International Olympic Committee (IOC). "The controllable and adaptable nature of man­made snow makes it a better fit than the natural version for developing ski courses for elite racing.".

How green is artificial snow?
The process of producing artificial snow is both energy­ and resource­intensive. This was an issue that concerned the IOC when it was evaluating candidate cities to host the 2022 Winter Olympics. It said Beijing's "reliance on artificial snowmaking would require the diversion of water from existing reservoirs and may impact other land uses". Beijing insists the water used for the Olympics accounts for less than 2% of the local supply. It also says the snow cannons being used need 20% less energy than ones used in previous games.
Referência: https://www.bbc.com/news/60406195.
Acesso em: 25/02/2022.

UFPel - QUESTÃO 30
O primeiro parágrafo do texto descreve o motivo pelo qual os Comitês Olímpicos de Inverno adotaram o uso de neve artificial. Também informa a partir de quando isso ocorreu e a quantidade de água utilizada para fazê-la nos jogos de 2022. Aponte a alternativa que contém essas informações.

(a) Assegurar a qualidade do evento, 2018, 49 milhões de galões de água.

(b) Compensar a ausência de chuvas, 1980, 222.8 milhões de litros de água.

(c) Garantir que os atletas não se machuquem, 2014, 222.8 milhões de litros de água.

(d) Garantir a qualidade dos jogos, 1980, 49 milhões de galões de água.

(e) Igualar o nível de competitividade entre os atletas, 2014, 222.8 milhões de litros de água.

(f) I.R.


UFPel - QUESTÃO 31
Baseado no estudo do uso dos adjetivos da Língua Inglesa, as palavras sublinhadas no terceiro parágrafo têm a intenção de

(a) destacar os prejuízos do uso da neve artificial.

(b) justificar que não seria possível realizar os jogos sem utilizar neve artificial.

(c) comparar a neve artificial com a neve natural.

(d) buscar apoio para o uso de neve natural nos jogos de 2026.

(e) comparar a performance dos atletas nos diferentes tipos de neve.

(f) I.R.


UFPel - QUESTÃO 32
De acordo com o texto: “Pequim insiste que a água usada para as Olimpíadas representa menos de 2% do abastecimento local. Também diz que os canhões de neve usados precisam de 20% de menos energia do que os usados nos jogos anteriores.” Tais declarações podem ser compreendidas como justificativa para críticas quanto ao:

(a) uso contínuo das reservas hídricas e agrícolas.

(b) uso indiscriminado do dinheiro público.

(c) uso indiscriminado de recursos energéticos e hídricos.

(d) uso indevido dos recursos agrícolas do país.

(e) uso inadequado dos recursos humanos disponíveis.

(f) I.R.


PAVE XVIII – ETAPA 3

CIÊNCIAS DA NATUREZA

UFPel - QUESTÃO 01
A grande maioria dos seres humanos apresenta a característica da assimetria interlateral, que é a predisposição à utilização preferencial de um dos lados do corpo. Isso está relacionado à teoria do desenvolvimento maior de um dos hemisférios cerebrais em relação ao outro. Sendo assim, algumas pessoas acabam sendo destras, outras canhotas e até mesmo ambidestras, sendo esta última característica mais rara.

As mãos direita e esquerda são objetos assimétricos, também chamados de quirais, ou seja, são objetos que, quando colocados em frente ao espelho, não se sobrepõem à imagem que aparece, imagem especular. Apesar de as nossas mãos parecerem iguais, elas não são. Quando colocamos a mão direita em frente ao espelho, a imagem que aparece no espelho é a da nossa mão esquerda e vice­versa, sendo que ambas não são sobreponíveis, diferentemente, por exemplo, de um garfo, diante do espelho, cuja imagem é completamente sobreponível à do objeto que lhe deu origem.

Da mesma forma que nossas mãos, algumas moléculas apresentam a característica de serem quirais e, portanto, sua imagem especular não se sobrepõe a do objeto que o originou.

Espelho

Uma molécula quiral como o ácido 2­hidroxipropanóico (demonstrado na imagem acima) e sua imagem especular são exemplos de isômeros ópticos, o que quer dizer que, enquanto um dos isômeros, isoladamente, possui a capacidade de “girar” o plano da luz polarizada para a esquerda, sendo chamado de levógiro (l ou ­), o outro isômero possui a capacidade de “girar” o plano da luz polarizada para a direita, sendo chamado de dextrógiro (d ou +).

A luz plano polarizada é obtida quando a luz branca, que é formada por um conjunto de ondas eletromagnéticas que se propagam em todos os planos, passa por um filtro polarizador, semelhante ao das lentes polarizadas de óculos de sol, onde somente as ondas eletromagnéticas em um dos planos passa pelo filtro.
Referência:Adaptado de Novais, Vera Lúcia Duarte de;Antunes,
Murilo Tissoni. Química: Volume 3: ensino médio, Curitiba: Positivo, 2016.

De acordo com o texto e seus conhecimentos, é correto afirmar que

(a) toda molécula que apresenta a mesma fórmula molecular é um isômero óptico.

(b) o exemplo de molécula quiral, presente no texto, apresenta um grupo funcional ácido carboxílico.

(c) o exemplo de molécula quiral, presente no texto, apresenta somente a função aldeído.

(d) o exemplo de molécula quiral, presente no texto, apresenta somente o grupo funcional álcool.

(e) todos os isômeros cis e trans são moléculas quirais, ou seja, todos apresentam isomeria óptica.

(f) I.R.


UFPel - QUESTÃO 02
MUTAÇÕES DA PROTEÍNA SPIKE AJUDAM ÔMICRON A ESCAPAR DOS ANTICORPOS

[...]
Mutações da Ômicron

Vale lembrar que a variante Ômicron foi identificada pela primeira vez em novembro de 2021 na África do Sul e, desde então, os números globais de casos da nova cepa não param de crescer. Além de ser altamente infecciosa, a variante consegue "fugir" com mais facilidade dos anticorpos produzidos contra variantes anteriores, o que pode levar a pessoas já infectadas a se reinfectarem e reduzir a proteção das vacinas.

Segundo os pesquisadores, uma das justificativas para a alta transmissibilidade é o grande número de mutações nas sequências de aminoácidos da proteína spike do coronavírus. Para sermos mais precisos, são 37. Estas afetam diretamente a área conhecida como Domínio de Ligação ao Receptor (RBD).

O RBD é o alvo da enzima ACE2, presente nas células humanas e a porta de entrada do coronavírus. A pesquisa concluiu que essas mutações foram responsáveis por aumentar a capacidade do RBD de se ligar ao ACE2 em até 2,4 vezes.
[...]
Referência: https://br.financas.yahoo.com/noticias
/muta%C3%A7%C3%B5es­da­prote%C3%ADna­spike­ajudam
191000865.html. Acesso em: 23/03/2022.

Utilizando informações do texto acima e os seus conhecimentos de Química e Biologia, marque a alternativa correta.

(a) Os aminoácidos que formam a proteína spike são compostos orgânicos de função mista, ou seja, possuem essencialmente a função amina e a função ácido carboxílico na mesma molécula, sendo que as mutações que geraram a variante Ômicron são do tipo cromossômica.

(c) Os aminoácidos que formam a proteína spike são compostos orgânicos de função mista, ou seja, possuem essencialmente a função amida e a função cetona na mesma molécula, sendo que as mutações que geraram a variante Ômicron são do tipo cromossômica.

(c) Os aminoácidos que formam a proteína spike são compostos orgânicos de função única, ou seja, possuem essencialmente apenas a função amina em sua molécula, sendo que as mutações que geraram a variante Ômicron são do tipo gênica.

(d) Os aminoácidos que formam a proteína spike são compostos orgânicos de função única, ou seja, possuem apenas a função amida em sua molécula, sendo que as mutações que geraram a variante Ômicron são do tipo cromossômica.

(e) Os aminoácidos que formam a proteína spike são compostos orgânicos de função mista, ou seja, possuem essencialmente a função amina e a função ácido carboxílico na mesma molécula, sendo que as mutações que geraram a variante Ômicron são do tipo gênica.

(f) I.R.


UFPel - QUESTÃO 03
VEJA COMO DEVE FUNCIONAR O COMPLEXO DE GÁS EM RIO GRANDE, APONTADO COMO NOVO MARCO DE INFRAESTRUTURA NO RS

Planta de regaseificação associada à termelétrica deve aliviar um dos principais gargalos do Estado em geração de energia

VEJA COMO DEVE FUNCIONAR O COMPLEXO DE GÁS EM RIO GRANDE, APONTADO COMO NOVO MARCO DE INFRAESTRUTURA NO RS

1 — O combustível chega em navios na forma líquida (Gás Natural Liquefeito, ou GNL) para facilitar o transporte;

2 — Os navios atracam em um píer no Super-porto de Rio Grande, onde o GNL é injetado em um duto;

3 — Pelo duto, o GNL chega a uma unidade de regaseificação em solo, com capacidade para 14 milhões de metros cúbicos de gás ao dia e volta à forma gasosa;

4 — O gás natural segue para um gasoduto com 8 quilômetros de extensão;

5 — A canalização leva o gás até a futura Termelétrica de Rio Grande com capacidade de gerar 1.280 megawatts;

6 — A termelétrica deve usar menos da metade do gás disponível. O excedente pode ser encaminhado para outros pontos do Estado.
Referência: https://gauchazh.clicrbs.com.br/economia/
noticia/2022/02/veja­como­deve­funcionar­o­complexo­de­gas
em­rio­grande­apontado­como­novo­marco­de­infraestrutura­no
rs­ckzpyh9uz0061015p7acgkt34.html. Acesso em: 24/02/2022.

Sabendo que o GNL é formado em sua maioria por metano, e considerando as informações do texto acima, analise as sentenças abaixo:

I. Supondo que uma residência receba uma corrente de 100A no horário de pico em uma tensão de 127V, podemos afirmar que a quantidade de casas alimentadas simultaneamente por essa termelétrica é de aproximadamente 100.000.

II. O metano, gás usado pela termelétrica, é um hidrocarboneto com cadeia classificada como alifática, normal, saturada e homogênea.

III. O carbono da molécula de CH4 possui hibridização do tipo sp3, e, segundo o texto acima, os 14 milhões de metros cúbicos formarão uma corrente de 1280 megawatss.

Estão corretas:

(a) I e III.
(b) I, II e III.
(c) I e II.
(d) II e III.
(e) Apenas II.
(f) I.R.


UFPel - QUESTÃO 04
TEMPORADA DE RAIOS COMEÇA E O BRASIL É O PAÍS ONDE ELES MAIS CAEM NO MUNDO

TEMPORADA DE RAIOS COMEÇA E O BRASIL É O PAÍS ONDE ELES MAIS CAEM NO MUNDO

Quando há formação de nuvens com raios no horizonte, o melhor a fazer é evitar lugares abertos. Buscar abrigo em prédios, pontos de ônibus ou dentro de carros, por exemplo. A possibilidade de uma pessoa ser atingida por um raio é de uma em 1 milhão, mas, no Brasil, essas descargas elétricas matam cerca de 130 pessoas por ano, segundo o Inpe.
Referência: https://g1.globo.com/jornal­nacional/noticia/
2021/01/12/temporada­de­raios­comeca­e­o­brasil­e­o­pais­onde
eles­mais­caem­no­mundo.ghtml. Acesso em: 23/02/2022.

A reportagem citada relata os cuidados que devemos tomar durante uma tempestade de raios.

Segundo os conceitos científicos

(a) não precisamos ter cuidados durante uma tempestade de raios, pois o nosso corpo é um isolante elétrico.

(b) devemos tomar todos os cuidados possíveis durante uma tempestade de raios, pois as descargas elétricas podem ocorrer da nuvem par a superfície terrestre ou da superfície terrestre para a nuvem, que está neutra.

(c) devemos tomar todos os cuidados possíveis durante uma tempestade de raios, pois as descargas elétricas podem ocorrer da nuvem para a superfície terrestre ou da superfície terrestre para a nuvem, que está carregada positiva ou negativamente.

(d) não precisamos ter cuidados durante uma tempestade de raios, pois as nuvens sempre serão neutras.

(e) não precisamos ter cuidados durante uma tempestade de raios porque não ocorrem descargas elétricas.

(f) I.R.


UFPel - QUESTÃO 05
As tartarugas marinhas são solitárias e permanecem no ambiente marinho durante toda a vida, com exceção das fêmeas adultas, que buscam as praias para desovar. [...] Por isso, grande parte do que se conhece sobre elas refere­-se a estudos realizados com fêmeas em praias de desova.

Apresentam visão, olfato e audição desenvolvidos, além de uma fantástica capacidade de orientação e natação. [...] Em mar aberto, as tartarugas marinhas encontram fortes correntes e, mesmo assim, conseguem navegar regularmente por longas distâncias. Os mecanismos de navegação e orientação que utilizam ainda representam um grande mistério, estudado por várias gerações de pesquisadores ao redor do mundo.

Sabe­se que são capazes de detectar a intensidade do campo magnético terrestre. A presença de magnetita (mineral muito sensível à direção do campo magnético usado para fazer ímãs) no cérebro das tartarugas marinhas sugere uma possibilidade para compreender a capacidade de orientação em mar aberto. [...]
Referência: http://www.tamar.org.br/interna.php?
cod=89. Acesso em: 22/02/2022.

Com base no texto, analise as alternativas sobre comportamento das tartarugas marinhas:

I. A magnetita presente no cérebro das tartarugas sugere que sua orientação ocorre como o funcionamento de uma bússola, ou seja, o polo sul da bússola é atraído pelo pólo norte magnético da Terra e o pólo norte da bússola é atraído pelo pólo sul magnético da Terra.

II. De acordo com a teoria da evolução de Darwin, esse comportamento de desova existe, pois as tartarugas que o realizaram sobreviveram passando seus genes para a próxima geração, que o mantêm.

III. A magnetita presente no cérebro das tartarugas sugere que sua orientação ocorre como o funcionamento de uma bússola, ou seja, o polo sul da bússola é atraído pelo pólo sul magnético da Terra e o polo norte da bússola é atraído pelo pólo norte magnético da Terra.

IV. De acordo com a teoria da evolução de Darwin, esse comportamento é adquirido pelo uso e pelo não uso. Logo, quando a tartaruga não o ativa, ensina a próxima geração a não repeti-lo.

V. As tartarugas possuem uma boa orientação em alto mar, pois não são capazes de detectar a intensidade do campo magnético terrestre.

São corretas as seguintes afirmativas:

(a) I e II.
(b) I, III e V.
(c) I, II e V.
(d) II, III e V.
(e) III, IV e V.
(f) I.R.


UFPel - QUESTÃO 06
O custo de energia elétrica se tornou uma preocupação para as famílias. Para 2022, existem aumentos previstos de até 30%, conforme informa a Companhia Estadual de Distribuição de Energia Elétrica (CEEE).

Com o objetivo de amenizar o consumo de energia elétrica mensal, um estudante propõe que sua família calcule o consumo mensal dos aparelhos que mais gastam energia em sua casa.

Para isso, recolhe informações de potência e do tempo usado de cada equipamento, conforme a tabela a seguir:

Tabela

Considerando que o preço do kW.h seja de R$0,90, o estudante constata que

(a) se não for mais utilizada a jarra elétrica, a economia mensal será de R$ 24,30.

(b) se não for mais utilizado o forno elétrico, a economia mensal será de R$ 20,25.

(c) se o tempo de uso do chuveiro elétrico passar a ser de 30 min por dia, a economia mensal será de R$ 148,50.

(d) se o forno elétrico e a jarra elétrica forem utilizados, apenas 15 min por dia, a economia mensal será de, aproximadamente, R$ 22,30.

(e) o tempo de uso dos aparelhos não interfere nos custo mensal de energia elétrica.

(f) I.R.


UFPel - QUESTÃO 07
Os anexos embrionários têm a função de auxiliar o desenvolvimento do embrião. São estruturas membranosas extraembrionárias que surgem durante o desenvolvimento embrionário de alguns animais vertebrados a partir dos folhetos germinativos.

Os anexos embrionários têm a função de auxiliar o desenvolvimento do embrião. São estruturas membranosas extraembrionárias que surgem durante o desenvolvimento embrionário de alguns animais vertebrados a partir dos folhetos germinativos.

O anexo, exclusivo dos mamíferos, que tem a função de estabelecer a troca de substâncias entre a mãe e o filhote, tendo, portanto, a função de nutrição, respiração e excreção, além de ter relação com a produção de vários hormônios durante a gravidez, é

(a) saco vitelínico.
(b) cório.
(c) âmnio.
(d) alantoide.
(e) placenta.
(f) I.R.


UFPel - QUESTÃO 08
UFPel - QUESTÃO 08

A partir da puberdade, compostos químicos, os hormônios, atuam para que o ovócito secundário seja liberado para a tuba uterina.

Com o advento da fecundação e com a posterior formação do zigoto, qual o primeiro processo embriológico que ocorre?

(a) Segmentação.
(b) Mórula.
(c) Blástula.
(d) Gástrula.
(e) Organogênese.
(f) I.R.


UFPel - QUESTÃO 09
As cianobactérias representam a base do ciclo do nitrogênio porque a capacidade de fixar o N 2 atmosférico é encontrada em toda essa linhagem. As plantas possuem tal característica, juntamente com a capacidade fotossintetizante, pois a presença de clorofila e consequente capacidade fotossintética de algas e plantas são atribuídas a um evento endossimbiótico entre uma cianobactéria e um protista. Diversos estudos moleculares comprovam esta teoria.

Este é um importante marcador evolutivo e uma fundamental prova para reforçar as ideias evolucionistas. Atualmente, tanto a teoria de Darwin, como suas observações são somadas às descobertas da Biologia Molecular, que estuda o código genético da vida, fornecendo evidências sólidas do parentesco entre todas as espécies.

Sobre o Neodarwinismo e as teorias evolutivas, assinale a alternativa correta.

(a) O Neodarwinismo é uma soma da teoria de Darwin com os estudos moleculares e genéticos, como, por exemplo, os estudos de Mendel, que explicam os mecanismos que causam as mudanças das espécies ao longo do tempo. Logo, as plantas possuem um ancestral comum com capacidade fotossintética.

(b) Darwin explicou de forma sucinta como ocorriam as recombinações genéticas com a ajuda dos estudos de Lamarck para apresentar a seleção natural e seus mecanismos. Desta forma, as cianobactérias cruzando seus genes, deram origem às plantas.

(c) O Neodarwinismo, apesar do nome do pesquisador Darwin, nada usa de sua proposição de teoria da evolução, pois descarta a seleção natural como mecanismo de pressão evolutiva. Logo, as plantas terem ancestrais comuns às cianobactérias é um evento ocasional, sem relação, já que não fazem parte do ciclo do nitrogênio.

(d) A capacidade de fixar nitrogênio da atmosfera é apenas das cianobactérias, que possuem como ancestral as angiospermas. Essa ancestralidade só foi defendida no Neodarwinismo, já que Darwin não a abordou na sua teoria evolutiva.

(e) As cianobactérias presentes nas plantas, como o cloroplasto, lhes fornecem oxigênio. Trata-se de um processo importante e que passa de planta para planta na reprodução sexuada através da seleção natural, teoria neodarwiniana proposta após Darwin.

(f) I.R.


CIÊNCIAS HUMANAS

UFPel - QUESTÃO 10
Pela causa da Itália

A partir de 1935, a Itália, governada pelo fascista Benito Mussolini, iniciou uma invasão ao Império da Etiópia — também conhecida por Abissínia, nação africana que jamais foi colonizada por nenhum outro país.

A ação imperialista promovida pelos fascistas repercutiu amplamente, inclusive no Brasil, onde intelectuais de Porto Alegre, de ascendência italiana, lançaram um manifesto, em 1936, nas páginas do jornal Correio do Povo apoiando os planos de conquista de Mussolini sobre a Etiópia. Por outro lado, descendentes de africanos de várias partes do mundo saíram em defesa da nação agredida.

Foi o caso dos militantes da “Frente Negra Pelotense”, que movimentaram uma intensa campanha através das páginas do Jornal “A Alvorada”, visando apontar o barbarismo da ação militar italiana.
Referência: Adaptado de MARQUES, Alexandre
Kohlrausch. A invasão da Abissínia e o jornal A Alvorada.
História em Revista, Pelotas, 69­90, v. 16, dez./2010.

O texto acima descreve um episódio envolvendo países de três continentes, ocorrido no período entre-guerras, caracterizado pela ascensão do nazifascismo e que culminou com a Segunda Grande Guerra. Sobre o período histórico abordado, com base no texto e em seus conhecimentos, é correto afirmar que

(a) a Itália fascista adotou uma atitude imperialista em relação à Etiópia, e contou com apoiadores e críticos dessa postura, inclusive no Brasil, como ficou demonstrado nas páginas dos jornais “Correio do Povo” e “A Alvorada”.

(b) a Itália fascista adotou uma atitude pacifista e diplomática em relação à Etiópia, e contou com apoiadores e críticos dessa postura, inclusive no Brasil, como ficou demonstrado nas páginas dos jornais “Correio do Povo” e “A Alvorada”.

(c) a Itália fascista adotou uma atitude imperialista em relação à Etiópia, e foi apenas criticada por essa postura, inclusive no Brasil, como ficou demonstrado nas páginas dos jornais “Correio do Povo” e “A Alvorada”.

(d) a ação militar da Itália fascista em relação à Etiópia foi muito elogiada, inclusive no Brasil, como ficou demonstrado nas páginas dos jornais “Correio do Povo” e “A Alvorada”.

(e) a ação militar da Itália fascista em relação à Etiópia não está de acordo com o ambiente militarista que caracterizou o período imediatamente anterior à Segunda Grande Guerra.

(f) I.R.


UFPel - QUESTÃO 11
UFPel - QUESTÃO 11

O ano de 1922 foi marcado por importantes acontecimentos políticos, como a primeira revolta dos tenentes e a fundação do Partido Comunista do Brasil (PCB). As cidades cresciam e se modernizavam. Nesse contexto de transformações, surgiu um movimento artístico que propunha a remodelação da arte brasileira, reagindo às formas tradicionais das artes plásticas e da literatura dominadas pela influência europeia.
Referência: COTRIM, Gilberto. História Global II. 3.
ed. São Paulo: Saraiva, 2016.

Qual movimento é descrito pelo texto acima e quando teve início?

(a) Movimento Comunista, que teve como marco inicial a Revolução de 1917.

(b) Movimento Modernista, que teve como marco inicial a Semana de Arte Moderna de 1922.

(c) Movimento fascista, que teve como marco inicial a Marcha sobre Roma.

(d) Movimento Tenentista, que teve como marco inicial a Coluna Prestes.

(e) Movimento Higienista, que teve como marco inicial a Revolta da Vacina em 1904.

(f) I.R.


UFPel - QUESTÃO 12
A República de Platão (428–347 a.C.) aborda diversos temas como política, educação, imortalidade da alma, etc. Entretanto, a República (Politeia) idealizada pelo filósofo se refere a uma cidade ideal, chamada de Kallipolis (em grego, "cidade bela"). Nela, deveria ser adotado um novo tipo de aristocracia. Diferentemente da aristocracia tradicional, a proposta do filósofo é que esta tenha como critério o CONHECIMENTO.
Referência: PLATÃO. República. Tradução de Enrico
Corvisieri. Rio de Janeiro: Editora Best Seller, 2002.

Na História da República brasileira, nos últimos anos, nunca foi tão importante o uso adequado do direito ao voto, como ferramenta de transformação de um país como o nosso. A manipulação da massa populacional ignorante (no sentido de falta de conhecimento) para fins políticos, expôs a estrutura de poder na república brasileira, que perdura até hoje, entre as décadas de 1920 e 1930, fazendo surgir um fenômeno que marcou o período chamado de

(a) voto censitário.
(b) troca de favores.
(c) política dos governadores.
(d) política do encilhamento.
(e) voto de cabresto.
(f) I.R.


UFPel - QUESTÃO 13
[...] O barbudo senhor inglês teria ficado surpreso se alguém o confrontasse com a suspeita de que, no século 20, sua Teoria da Evolução seria a justificativa para crimes horrendos. Pois Charles Robert Darwin jamais foi um racista, afirma Matthias Glaubrecht, diretor do departamento de pesquisa do Museu Etnológico de Berlim [...].
Referência: https://www.dw.com/pt­br/darwinismo
social­nada­tem­a­ver­com­a­ci%C3%AAncia­de­charles­darwin/
a­4011406. Acesso em: 01/03/2022.

Talvez para as novas gerações, as seguidas distorções de conceitos e informações divulgadas à população, de maneira geral, e em toda parte do mundo, nos últimos anos, seja um novo desafio a ser superado. Porém, para os mais experientes, esse fenômeno histórico/social já fazia parte da vida da população europeia no século XX.

Mesmo sendo incompreensível a persistência da ideia de que as pesquisas científicas de Darwin teriam dado impulso à chegada ao poder de um movimento e de um líder cujo solo para a politica já estava preparado. Está se falando aqui do

(a) nazismo e de Benito Mussolini.

(b) nazismo e de Francisco Franco.

(c) nazismo e de Adolf Hitler.

(d) fascismo e de Benito Mussolini.

(e) fascismo e de Francisco Franco.

(f) I.R.


UFPel - QUESTÃO 14 | ANULADA.

UFPel - QUESTÃO 15
UFPel - QUESTÃO 15

EMPRESAS CALÇADISTAS QUE DEIXARAM O RIO GRANDE DO SUL FECHAM FÁBRICAS FORA DO ESTADO

Empresas do setor calçadista que pararam de produzir no Rio Grande do Sul estão fechando unidades em outros Estados e países, pressionadas pelas dificuldades para treinar trabalhadores e pela concorrência de produtos importados. Os casos mais emblemáticos são a Azaleia, que está encerrando atividades de 12 unidades na Bahia, e a Schmidt Irmãos, que abandona a Nicarágua.

[...]
Ainda que os problemas que as atinjam hoje sejam diferentes, para o presidente do Badesul e coordenador do setor coureiro­calçadista da Política Industrial do Estado, Marcelo Lopes, as dificuldades enfrentadas por essas empresas podem apontar um erro de avaliação sobre os riscos de fazer a migração.

— Algumas saíram e acabaram voltando, e outras tantas têm crescido sem deixar o Rio Grande do Sul. Construir um cluster (complexo) calçadista não é fácil, e isso já está estabelecido aqui — afirma Lopes.

Mesmo que as empresas que deixaram o Estado estejam encontrando dificuldades em outros lugares, para o diretor­executivo da Associação Brasileira das Indústrias de Calçados (Abicalçados), Heitor Klein, os empregos que se perderam com o fechamento das fábricas locais não devem voltar ao Estado. Conforme dados do Ministério do Trabalho e da Abicalçados, em 1991, o setor empregava 56,8 mil pessoas. No ano passado, eram 44,6 mil. Em duas décadas, 12,2 mil vagas foram suprimidas.
Referência: https://gauchazh.clicrbs.com.br/geral/
noticia/2012/12/empresas­calcadistas­que­deixaram­o­rio­grande
do­sul­fecham­fabricas­fora­do­estado­3977378.html. Acesso em:
25/02/2022.

Geralmente, as empresas migram para outras regiões do Brasil ou do mundo em busca da otimização dos lucros por meio da diminuição do custo de produção. Assinale a alternativa correta sobre o processo migratório das empresas.

(a) Os incentivos fiscais, bem como o custo da mão de obra, contribuem para a decisão de uma indústria migrar para outras regiões.

(b) O cenário de aumento do custo de produção das indústrias de outras regiões atrai as demais empresas.

(c) A região Norte do Brasil e os E.U.A. são polos de atração de indústrias que buscam otimizar os lucros. Isso se explica pela excelência logística de estradas dos espaços citados.

(d) A localização geográfica da matéria-prima utilizada na indústria é fator que determina a decisão de migrar e, assim, aumentar o custo de produção.

(e) As políticas dos estados e dos municípios pouco podem intervir no processo de escolha da saída de uma indústria de uma região e da instalação em outra.

(f) I.R.


UFPel - QUESTÃO 16
UFPel - QUESTÃO 16

Isabelle Alves, aluna de pós­-graduação em Geografia, explica que a formação histórica da cidade é problemática. No período colonial, a população se estabeleceu às margens dos rios, mantendo o padrão europeu do uso de pontes. ‘A população foi se estabelecendo no fundo do vale e agora ocupa as encostas. Desde a década de 1950 até 2010 a população triplicou. Eles não estão ali porque querem, mas por não terem para onde ir’.

Há ali uma interação de fatores importantes na deflagração do processo de movimentação de massa: chuva, relevo, rocha, solo e vegetação. Do ponto de vista técnico, seria possível prever deslizamentos de terra. ‘Mas para isso é preciso conhecer as características das encostas, sua topografia, a profundidade dos solos, o maciço rochoso que existe sob o solo, as características geológico­geotécnicas desses materiais, a profundidade do nível d´água na encosta, se há depósito de lixo antigo encoberto por vegetação, se a água de chuva se infiltra com facilidade pelos materiais que compõem o terreno, etc.

É um tipo de levantamento que demanda investimentos, mas de posse dessas informações é possível realizar cálculos e avaliar se a encosta é estável ou se ela pode romper em pouco tempo’, explica Ana Elisa Abreu, professora do Departamento de Geologia e Recursos Naturais (DGRN) do IG.
Referência: https://www.unicamp.br/unicamp/ju/
noticias/2022/02/22/petropolis­nao­foi­um­desastre­natural.
Acesso em: 25/02/2022.

Sobre o ocorrido em Petrópolis, é correto afirmar que

(a) a geografia física da cidade de Petrópolis não favorece o surgimento de fenômenos naturais intensos.

(b) o poder público não pode intervir nestas áreas de risco, restando, como se verifica na historiografia, esperar a situação limite e apoiar a família dos mortos e dos desabrigados.

(c) a natureza é imprevisível e, assim, é impossível intuir se uma área é de risco ou não.

(d) a situação não pode ser amenizada com a implementação de uma reforma urbana que promova a transferência de famílias que vivem em áreas de risco para outras áreas seguras.

(e) o desastre social (mortes e desabrigados) poderia ser evitado ou reduzido por meio de políticas públicas.

(f) I.R.


UFPel - QUESTÃO 17
Figura: Charge sobre a morte da criança síria Aylan Kurdi, que morreu tentando chegar à Grécia.

[...] mais de 13,3 milhões de pessoas foram forçadas a deixar tudo para trás. [...]

A Turquia abriga o maior número de refugiados sírios registrados – atualmente mais de 3,6 milhões.

A grande maioria dos refugiados sírios nos países vizinhos vive em áreas urbanas, com apenas 1 em cada 20 acomodado em um campo de refugiados.

Em todos os países vizinhos, a vida é uma luta diária para mais de um milhão de refugiados sírios, que têm pouco ou nenhum recurso financeiro.

Muitos perderam o emprego desde o início da pandemia COVID­19. No Líbano, nove em cada dez refugiados vivem agora em extrema pobreza. Não há campos de refugiados formais e, como resultado, os sírios estão espalhados por comunidades e locais urbanos e rurais, muitas vezes compartilhando pequenos alojamentos básicos com outras famílias de refugiados em condições de superlotação.
Referência: https://www.acnur.org/portugues/siria/.
Acesso em: 25/02/2022.

No caso da Síria, assinale a alternativa que ajuda a compreender este intenso processo migratório registrado em seu território.

(a) A guerra civil em solo sírio, que pode ser entendida como um desdobramento da Primavera Árabe do fim da primeira década do século XXI.

(b) O amplo processo de reforma agrária e urbana, que desapropria milhões de sírios de suas propriedades.

(c) A busca de novas oportunidades de emprego, de novas práticas religiosas e de novos hábitos alimentares.

(d) Uma questão cultural, pois o povo sírio gosta de conhecer novos lugares. Contudo, como não possuem muito dinheiro, não são bem-vindos nos países desenvolvidos.

(e) O amplo processo de expulsão da população síria devido à guerra contra a Rússia.

(f) I.R.


UFPel - QUESTÃO 18
Pessoas que passam as noites dormindo nas ruas, sob marquises, em praças, embaixo de viadutos e pontes são consideradas pessoas em situação de rua. Além desses espaços, também são utilizados locais degradados, como prédios e casas abandonados e carcaças de veículos, que têm pouca ou nenhuma higiene. Os ‘moradores de rua’ são um grupo heterogêneo, isto é, pessoas que vêm de diferentes vivências e que estão nessa situação pelas mais variadas razões.
Referência: https://www.politize.com.br/pessoas­em-situacao­de­rua/.
Acesso em: 25/02/2022

Passados quase dois anos do início da pandemia da covid­19, três instituições que trabalham com pessoas em situação de rua em Porto Alegre estimam que houve um aumento de 19% a 38% no número de pessoas nessa condição na cidade. [...]

[...] No início de 2021, a Fundação de Assistência Social e Cidadania (FASC) também havia identificado o aumento de 38% da população em situação de rua na cidade.

Segundo o órgão, que se baseia nas abordagens e nos atendimentos dos Consultórios na Rua localizados no Centro e Zona Norte, em março de 2020 haveria 2.700 pessoas ocupando as ruas e, no início deste ano, 3.850. Outro dado também aponta um cenário de incremento.

Uma pesquisa amostral realizada pelo centro social da rua Banho Solidário, em dezembro de 2020, mostrou que, das 800 pessoas em situação de rua atendidas, 19,2% passaram a estar nessa condição depois da pandemia.
Referência: https://sul21.com.br/noticias/geral/2021/12/
poder­publico­nao­sabe­quantas­pessoas­vivem­em­situacao­de
rua­em­porto­alegre/. Acesso em: 25/02/2022.

Sobre os motivos que levam as pessoas a entrarem em situação de rua, é correto afirmar que

(a) o alcoolismo, o uso de psicoativos e a diminuição do poder de compra são os únicos fatores determinantes.

(b) o aumento do desemprego estrutural, seguido da diminuição do poder de compra, são fatores que contribuem para o aumento de casos.

(c) os moradores de rua têm o interesse em ressignificar o conceito de morar.

(d) o poder público pouco pode fazer para impediro aumento desses moradores, bem como não tem a obrigação de ofertar serviços específicos para esta população.

(e) o aumento do desemprego estrutural não pode ser considerado como um dos fatores do aumento do problema.

(f) I.R.

MATEMÁTICA

UFPel - QUESTÃO 19
A bicicleta é o meio de transporte que mais beneficia a saúde das pessoas, inclusive quando comparada à caminhada. Seu uso também aumenta o bem­-estar, mantém a mente saudável e diminui a sensação de solidão. Ao contrário de outros meios de transporte como carro, moto, transporte público (ônibus, metrô etc), a bike sempre está associada às respostas mais positivas com relação à saúde.

Dentre os principais benefícios podemos citar: o emagrecimento, melhora na resistência muscular, aumento do fôlego, redução nos níveis de colesterol, regulagem na pressão arterial, elimina as toxinas do corpo, ajuda a criar relacionamentos, promove a longevidade e até mesmo melhora a vida sexual. Com a pandemia, seu uso teve um aumento significativo, em quase todas as cidades do estado do Rio Grande do Sul.

Em Pelotas, a prefeita da cidade sancionou a Lei 6.945/2021 que cria o programa municipal de estímulo ao uso da bicicleta, através do ciclismo e modais alternativos de transporte do município. Atualmente, Pelota possui cerca de 60 quilômetros de vias e espaços destinados ao trânsito de bicicletas e mais de 20 lojas de bicicletas cadastradas no sistema, onde estas vendem tanto bicicletas montadas, prontas para uso, quanto acessórios em geral para manutenção das mesmas.
Referência: Adaptado de https://saude.abril.com.br/fitness/
bicicleta­transporte­ativo­saudavel/. Acesso em 01/03/2022.

Um ciclista foi a uma loja de bicicletas de Pelotas para comprar pneus e câmaras para sua bicicleta.

O vendedor disse que um par de pneus e um par de câmaras juntos custam 600 reais. Caso o ciclista levas-se apenas 1 pneu e 3 câmaras, o valor total seria de 400 reais. Qual o valor unitário do pneu da bicicleta?

(a) 70 reais.
(b) 200 reais.
(c) 250 reais.
(d) 100 reais.
(e) 110 reais.
(f) I. F.


UFPel - QUESTÃO 20
Está em discussão no Senado Federal a lei que regulamenta o valor do imposto sobre circulação de mercadorias e serviços (ICMS) dos estados, incidente sobre o preço dos combustíveis, especificamente.

Sua alíquota varia de estado para estado, respeitando, no entanto, o percentual de 25 a 34% para a gasolina, 12 a 25% para o diesel e 12 a 30% para o etanol.

Na cidade de Pelotas, esse percentual está, em média, 30% para a gasolina, 18% para o diesel e 20% para o etanol. Um dos postos de combustível de Pelotas resolveu fazer uma promoção relâmpago e criou o dia sem ICMS.

O valor cobrado por litro de combustível foi de R$ 5,0 para a gasolina, R$ 3,78 para o diesel e R$ 5,16 para o etanol.

Contabilizando apenas esse imposto, a quantidade de litros a mais que um cliente que abasteceu 200 reais de gasolina levou nesse dia de promoção, foi, em litros, de

(a) 40,0.
(b) 9,2.
(c) 6,4.
(d) 30,7.
(e) 18,7.
(f) I. R.


UFPel - QUESTÃO 21 | ANULADA.

UFPel - QUESTÃO 22
O presidente da Rússia, Vladimir Putin, ordenou no dia 23 de fevereiro a invasão da Ucrânia por tropas russas. O que a princípio seria uma ação restrita ao leste do país, onde estão as regiões separatistas de Luhansk e Donetsk, na verdade se mostrou como uma rápida e intensa ofensiva que chegou à capital Kiev em menos de 48 horas.
Referência: https://g1.globo.com/mundo/noticia/
2022/02/21/mapa­conflito­ucrania­russia.ghtml. Acesso em:
26/02/2022.

Enquanto as forças russas lançavam ataques coordenados com mísseis de cruzeiro e artilharia em várias cidades, incluindo a capital Kiev, famílias temerosas lotavam as fronteiras da União Europeia na esperança de entrar na Polônia, Eslováquia, Romênia e Hungria.
Referência: https://www.cnnbrasil.com.br/internacional/
refugiados­cruzam­fronteiras­da­uniao­europeia­para­fugir­de
bombardeios­na­ucrania/. Acesso em: 26/02/2022.

O mapa abaixo mostra regiões que fazem parte deste cenário de conflitos no início de 2022.

Foi inserido um sistema de coordenadas cartesianas ortogonais xOy, com a origem do sistema posicionada na Romênia.

Foi inserido um sistema de coordenadas cartesianas ortogonais xOy, com a origem do sistema posicionada na Romênia.

Na tabela a seguir, apresentam-se as coordenadas de alguns pontos destacados no mapa.

Na tabela a seguir, apresentam-se as coordenadas de alguns pontos destacados no mapa.

Com base na tabela, marque a alternativa que apresenta, em ordem crescente, as distâncias entre a capital da Ucrânia, Kiev, e cada um desses pontos marcados nos países vizinhos.

(a) Romênia, Polônia, Eslováquia e Hungria.

(b) Polônia, Romênia, Hungria e Eslováquia.

(c) Polônia, Romênia, Eslováquia e Hungria.

(d) Romênia, Eslováquia, Polônia e Hungria.

(e) Romênia, Eslováquia, Hungria e Polônia.

(f) I.R.


UFPel - QUESTÃO 23
Em 2017, foi publicada uma notícia, em um jornal da cidade de Pelotas que entraria em vigor no Município a Taxa de Coleta e Destinação Final de Resíduos Sólidos (TCDR). A cobrança seria realizada mensalmente no mesmo boleto mensal da conta de água, mas constando o valor separado de pagamento.

A renda possibilitaria ao Sanep organizar seu cronograma de investimentos, já que 30% do orçamento da autarquia era usado para cobrir os gastos com o lixo, o que impossibilitava melhorias no abastecimento de água e no saneamento básico de Pelotas.

Essa taxa é prevista na Lei Federal 11.445/ 2007, segundo a qual “os serviços públicos de saneamento básico terão a sustentabilidade econômico­financeira assegurada, sempre que possível, mediante remuneração pela cobrança dos serviços”.
Referência: Adaptado de https://
diariodamanhapelotas.com.br/site/taxa­do­lixo­entra­em­vigor
veja­os­valores­da­cobranca/. Acesso em: 28/02/2022.

Nos últimos anos, a conta mensal da água pelotense tem sofrido outros adicionais além do citado acima. Supondo que a moradora Clair, em 2022, recebeu em sua fatura mensal do mês de fevereiro o valor de R$ 32,32 como consumo de água do Serviço Autônomo de Saneamento de Pelotas (Sanep). Em março, a fatura discriminava R$ 19,39 para o esgoto cloacal, R$ 8,40 para o serviço básico (custo operacional do sistema) e R$ 7,17 para a taxa de lixo. Os adicionais da fatura de março representam um aumento de:

(a) 108%.
(b) 32%.
(c) 120%.
(d) 132%.
(e) 90%.
(f) I.R.


LINGUAGENS

UFPel - QUESTÃO 24
Para a resolução da questão, leia atentamente os três textos a seguir.

Texto I
Retirantes, de Candido Portinari (1944) MASP.

Retirantes, de Candido Portinari (1944) MASP.

Texto II — Fragmento de Vidas Secas.
Olhou as cédulas arrumadas na palma, os níqueis e as pratas, suspirou, mordeu os beiços. Nem lhe restava o direito de protestar. Baixava a crista.

Se não baixasse, desocuparia a terra, largar­se­ia com a mulher, os filhos pequenos e os cacarecos. Para onde? Hem? Tinha para onde levar a mulher e os meninos? Tinha nada! Espalhou a vista pelos quatro cantos. Além dos telhados, que lhe reduziam o horizonte, a campina se estendia, seca e dura. Lembrouse da marcha penosa que fizera através dela, com a família, todos. Haviam escapado, e isto lhe parecia um milagre. Nem sabia como tinham escapado. Se pudesse mudar­se, gritaria bem alto que o roubavam.

Aparentemente resignado, sentia um ódio imenso a qualquer coisa que era ao mesmo tempo a campina seca, o patrão, os soldados e os agentes da prefeitura.

Tudo na verdade era contra ele. Estava acostumado, tinha a casca muito grossa, mas às vezes se arreliava. Não havia paciência que suportasse tanta coisa. — Um dia um homem faz besteira e se desgraça.
Referência: RAMOS, Graciliano. Vidas Secas. Disponível
em: https://cs.ufgd.edu.br/download/Vidas%20Secas%20­
%20Graciliano%20Ramos.pdf. Acesso em 20/02/2022.

Texto III — Fragmento de Torto Arado.
Chegamos à fazenda há muitos anos, cada um aqui sabe como foi. Essa história já foi repetida muitas vezes. Mil vezes. Muitos de nós, a maioria, posso dizer, nasceram nesta terra. Nasceram aqui, nesta terra que não tinha nada, só o nosso trabalho. Isto tudo aqui só existe porque trabalhamos esta terra. [...] Desde os dez mil escravos que o coronel Horácio de Matos usou para encontrar diamante e guerrear com seus inimigos.

Quando deram a liberdade aos negros, nosso abandono continuou. O povo vagou de terra em terra pedindo abrigo, passando fome, se sujeitando a trabalhar por morada. A mesma escravidão de antes fantasiada de liberdade. Mas que liberdade? Não podíamos construir casa de alvenaria, não podíamos botar a roça que queríamos. Levavam o que podiam do nosso trabalho.

Trabalhávamos de domingo a domingo sem receber um centavo. O tempo que sobrava era para cuidar de nossas roças, porque senão não comíamos. Era homem na roça do senhor e mulher e filhos na roça de casa, nos quintais, para não morrerem de fome. Os homens foram se esgotando, morrendo de exaustão, cheios de problemas de saúde quando ficaram velhos.
Referência: VIEIRA Jr. Itamar. Torto arado.
São Paulo: Todavia, 2021.

Considerando os três textos e suas relações sócio-histórico-político-culturais com as áreas predominantemente rurais do Brasil, assinale a assertiva correta.

(a) A pintura de Portinari aponta para a fome, que transforma homens em espectros esqueléticos e, também, “seca” sua esperança e sua vontade de permanecer na terra na qual viveram tantos anos. As duas narrativas ficcionais defendem a fuga para as regiões urbanas, nas quais os trabalhadores teriam melhores condições de vida.

(b) Os textos ratificam que a melhor opção para os trabalhadores rurais é a mudança, com suas famílias, para as áreas urbanas, haja vista que nas cidades há maiores possibilidades de emprego, escola e moradia.

(c) Durante a década de 1950, no auge do regionalismo literário, há um exagero por parte dos autores, os quais procuram retratar um cenário totalmente adverso para os trabalhadores rurais, o que estimula o êxodo rural.

(d) Há nos três textos elementos estéticos e históricos que ilustram a vida dos trabalhadores rurais do sertão nordestino, exaltando a pobreza, a angústia e a solidão que acomete os habitantes desses lugares e sugerindo que eles poderiam ser mais felizes nas cidades.

(e) Os traços impactantes de Portinari, que traz os trabalhadores com formas cadavéricas e os textos literários retratam a vida de muitos trabalhadores rurais, os quais, muitas vezes se encontram em um regime análogo à escravidão, sendo mantidos nessa condição também por meio de dívidas adquiridas para a compra de alimentos, roupas e ferramentas nos armazéns dos donos da terra.

(f) I.R.


UFPel - QUESTÃO 25
Para a resolução da questão 25, analise com atenção o texto abaixo, já apresentado na questão 24, e o Texto II.

Texto I
[...] Olhou as cédulas arrumadas na palma, os níqueis e as pratas, suspirou, mordeu os beiços. Nem lhe restava o direito de protestar. Baixava a crista. Se não baixasse, desocuparia a terra, largar­se­ia com a mulher, os filhos pequenos e os cacarecos. Para onde? Hem? Tinha para onde levar a mulher e os meninos? Tinha nada! Espalhou a vista pelos quatro cantos. Além dos telhados, que lhe reduziam o horizonte, a campina se estendia, seca e dura. Lembrou-se da marcha penosa que fizera através dela, com a família, todos. Haviam escapado, e isto lhe parecia um milagre. Nem sabia como tinham escapado. Se pudesse mudar­se, gritaria bem alto que o roubavam.

Aparentemente resignado, sentia um ódio imenso a qualquer coisa que era ao mesmo tempo a campina seca, o patrão, os soldados e os agentes da prefeitura.

Tudo na verdade era contra ele. Estava acostumado, tinha a casca muito grossa, mas às vezes se arreliava.
Não havia paciência que suportasse tanta coisa.
— Um dia um homem faz besteira e se desgraça.
Referência: RAMOS, Graciliano. Vidas Secas. Disponível
em: https://cs.ufgd.edu.br/download/Vidas%20Secas%20­
%20Graciliano%20Ramos.pdf. Acesso em 20/02/2022.

Texto II
[...] Vivia longe dos homens, só se dava bem com animais. Os seus pés duros quebravam espinhos e não sentiam a quentura da terra. Montado, confundia­se com o cavalo, guardava-­se a ele. E falava uma linguagem cantada, monossilábica e gutural, que o companheiro entendia. A pé, não se aguentava bem. Pendia para um lado, para o outro lado, cambaio, torto e feio. Às vezes utilizava nas relações com as pessoas a mesma língua com que se dirigia aos brutos — exclamações, onomatopéias. Na verdade falava pouco. Admirava as palavras compridas e difíceis da gente da cidade, tentava reproduzir algumas, em vão, mas sabia que elas eram inúteis e talvez perigosas.
Referência: RAMOS, Graciliano. Vidas Secas. Disponível
em: https://cs.ufgd.edu.br/download/Vidas%20Secas%20­
%20Graciliano%20Ramos.pdf. Acesso em 20/02/2022.

Considerando o contexto de produção/recepção da obra Vidas Secas, de Graciliano Ramos, e os Textos I e II, considere as assertivas a seguir.

I. Fabiano é um homem ingênuo que acredita não conseguir falar igual às pessoas da cidade porque mora há muito tempo no sertão, que o deixou fragilizado.

II. As caraterísticas físicas e emocionais de Fabiano revelam sua brutalidade, sua crueza e sua grande dificuldade em se comunicar com as outras pessoas.

III. A enorme dificuldade em se comunicar com os outros, inclusive com sua própria família, demonstra a rudeza de Fabiano, que, apesar de não saber utilizar corretamente a linguagem, reconhece-a como algo poderoso que pode ser usado para o bem ou para o mal.

IV. A falta de expectativas de uma vida melhor para si e para a família fazem o personagem se sujeitar a ser tratado de forma indigna.

Estão corretas:

(a) II e III, apenas.
(b) I, II e III.
(c) II, III e IV.
(d) I e II, apenas.
(e) I e III, apenas.
(f) I.R.


As questões 26, 27, 28 e 29 referem-se ao texto a seguir.

Uma geração de braços cruzados

O Brasil tinha, em meados de 2021, mais de 11 milhões de jovens nem­nem — rapazes e garotas de 15 a 29 anos, que não estudam nem trabalham. O grupo de jovens sem perspectiva de estudo nem trabalho já era expressivo antes da pandemia, mas o isolamento social aumentou o problema, e os nem­nem chegaram a 24% da população jovem do país.

Com receio de violar as regras de distanciamento social, um terço deles sequer tentou encontrar trabalho. O problema se estendeu de tal maneira que, no terceiro trimestre do ano passado, a cada 100 brasileiros desempregados, 37 eram jovens.

A desocupação total na juventude, fase fundamental para definir a carreira de uma pessoa, pode deixar marcas permanentes na trajetória de ascensão social de toda uma geração. A conclusão é de uma pesquisa da Fundação Getulio Vargas (FGV). [...]

A quantidade de jovens brasileiros nem­nem supera a população de alguns países. É o dobro, por exemplo, da população da Dinamarca, que tem 5,9 milhões de habitantes. Se todos os rapazes e moças brasileiros que não trabalham e não estudam migrassem para o território dinamarquês, metade teria de ficar de fora. [...]

O risco de ficar sem trabalho e estudo afeta desigualmente as meninas. No segundo trimestre de 2020, início da pandemia de Covid, 32 a cada 100 moças brasileiras eram consideradas nem­nem. Entre os meninos, a proporção era de 19 a cada 100.
Referência: Adaptado de https://piaui.folha.uol.com.br/uma­gerac
ao­de­bracos­cruzados/. Acesso em: 27/02/2022.

UFPel - QUESTÃO 26
A coesão textual é formada por três princípios básicos: princípio da não contradição, princípio da não tautologia e princípio da relevância.

Sobre o texto acima, é correto afirmar que

(a) a falta de conectivos impede uma conexão lógico-semântica entre os parágrafos, ferindo o princípio da relevância.

(b) a repetição do termo “jovens nem-nem” ao longo do texto não fere o princípio da não tautologia, visto que o autor usa outros termos como “grupo de jovens sem perspectiva de estudo nem trabalho” (linha 2) e “rapazes e moças brasileiros que não trabalham e não estudam” (linhas 10-11).

(c) a alternância entre “garotas” (linha 1), “moças” (linha 10) e “meninas” (linha 12) está de acordo com o princípio da não contradição.

(d) o texto não atende aos princípios básicos da coesão textual, visto que não apresenta o princípio da não tautologia.

(e) o uso de “grupo de jovens” (linha 2) e “população jovem” (linha 4) garante o princípio da não tautologia.

(f) I.R.


UFPel - QUESTÃO 27
A pontuação é, segundo Abaurre e Pontara (2000, p. 303), um “sistema de sinais gráficos, destinados a indicar, na escrita, pausa na linguagem oral.” A vírgula, por sua vez, “indica uma pausa pequena, deixando a voz em suspenso à espera da continuação do período” (TUFANO, 1991, p. 201).

Levando em consideração estas definições, a alternativa que altera a pontuação sem alterar o sentido da frase é

(a) “O Brasil tinha — em meados de 2021 — mais de 11 milhões de jovens nem-nem, rapazes e garotas de 15 a 29 anos, que não estudam nem trabalham.” (linhas 1-2)

(b) “O grupo de jovens sem perspectiva de estudo nem trabalho já era expressivo antes da pandemia mas o isolamento social aumentou o problema, e os nem-nem chegaram a 24% da população jovem do país.” (linhas 2 à 4)

(c) “Com receio de violar as regras de distanciamento social; um terço deles sequer tentou encontrar trabalho.” (linhas 4-5)

(d) “A quantidade de jovens brasileiros nem-nem, supera a população de alguns países.” (linha 9)

(e) “Entre os meninos: a proporção era de 19 a cada 100.” (linhas 13-14)

(f) I.R.


UFPel - QUESTÃO 28
A coesão referencial é um recurso que estabelece vínculo entre as ideias (palavras, orações) de um texto. Indique a alternativa que aponta um exemplo de referenciação utilizada no texto-base.

(a) O determinante ‘dele’ em “Com receio de violar as regras de distanciamento social, um terço deles sequer tentou encontrar trabalho” (linhas 4-5) tem como referente o sujeito “rapazes” (linha 1).

(b) O termo ‘nem-nem’ em “...os nem-nem chegaram a 24% da população jovem do país.” (linhas 3-4) tem como referente “O grupo de jovens sem perspectiva de estudo nem trabalho” (linha 2).

(c) O substantivo ‘meninas’ em “O risco de ficar sem trabalho e estudo afeta desigualmente as meninas” (linha 12) refere-se apenas às meninas dinamarquesas.

(d) Em “metade teria de ficar de fora” (linha 11), o termo ‘metade’ está se referindo à população dinamarquesa.

(e) A FGV considera a fase adulta uma “fase fundamental para definir a carreira de uma pessoa” (linhas 6-7).

(f) I.R.


UFPel - QUESTÃO 29
Sobre o texto, considere as afirmativas e aponte a correta.

(a) O estudo realizado pela FVG, segundo o artigo, buscou correlacionar a população nem-nem com a população total de países europeus.

(b) O estudo da FGV se preocupou primordialmente em comparar a porcentagem de rapazes nem-nem com a de garotas nem-nem.

(c) O artigo trata de uma pesquisa que aponta repercussões econômicas futuras para uma geração inteira de brasileiros e brasileiras.

(d) Pode-se afirmar que o texto é narrativo e redigido em uma linguagem informal, visando maior acesso à pesquisa realizada pela FGV.

(e) O texto pode ser considerado científico, visto que foi produzido por pesquisadores da FGV.

(f) I.R


ESPANHOL

Leia o texto que segue para responder as questões 30, 31 e 32.


TÍTULO


Parlamentarias destacan los logros, pero quieren más avances
Publicado en 25/02/2022 — 13:26 Por Karine Melo —
Reportera de Agência Brasil — Brasília

Los 90 años del voto femenino en Brasil, instituido el 24 de febrero de 1932, fueron celebrados el jueves (24) en una sesión especial a distancia del Senado Federal. [...] Anastasia Divinskaya recordó que hay más mujeres negras en el escenario político brasileño hoy día y que fue elegida la primera mujer indígena, "trayendo diversidad y una representación más justa de la democracia brasileña al Poder Legislativo".

ONU Mujeres es una entidad de las Naciones Unidas cuyo objetivo es promover el empoderamiento de las mujeres y la igualdad de género.

La senadora Leila Barros, quien presidió la sesión, se refirió a la importancia que el derecho al voto aportó al ejercicio de tantos otros derechos por parte de las mujeres y destacó que este logro puede considerarse algo reciente. “También es un recordatorio de que la corta democracia brasileña aún carece de muchos dispositivos que puedan garantizar la igualdad política entre géneros”, dijo.

Para la senadora Lídice da Mata, transformar el derecho al voto de las mujeres en Brasil en el derecho a la participación política y en el derecho efectivo a ser votadas es una tarea central de los movimientos de mujeres y de todas las que ocupan un lugar de poder en la sociedad brasileña, especialmente en el Parlamento. [...]

Juliana recordó la ley que obliga a los partidos a lanzar un 30% de candidatas y añadió: “Entonces tuvimos elecciones en las que solo un 15% de mujeres son elegidas para la Cámara, para todos los escaños de la Cámara. Es la mitad de lo que la ley ya facilita. Por lo tanto, nos queda un largo camino por recorrer en este sentido.”
Referência: https://agenciabrasil.ebc.com.br/es/politica/
noticia/2022­02/senadores­celebran­90­anos­del­sufragio
femenino­en­brasil. Acesso em: 28/02/2022.

UFPel - QUESTÃO 30
A ONU Mulheres é uma entidade das Nações Unidas que tem como objetivo:

(a) promover o empoderamento das mulheres e a igualdade de gênero.

(b) propagar a diversidade e uma representação mais justa da democracia brasileira para o Poder Legislativo.

(c) eleger mulheres negras e indígenas no cenário político brasileiro.

(d) garantir a igualdade política entre os gêneros.

(e) garantir que 30% dos candidatos nas eleições brasileiras sejam mulheres.

(F) I.R.


UFPel - QUESTÃO 31
As palavras destacadas no texto logro, aportó e escaños, podem ser traduzidas ao português, por

(a) largar, contribuiu e assentos.

(b) lugar, apertar e assentos.

(c) conquista, apontar e escândalo.

(d) conquista, contribuiu e assentos.

(e) conquistar, apertar e enganar.

(f) I.R.


UFPel - QUESTÃO 32
Indique a alternativa que contém o título do texto e que deveria preencher a linha pontilhada.

(a) La elección de la primera mujer indígena en el escenario político brasileño

(b) Más una sesión especial a distancia del Senado Federal

(c) El lugar que ocupan las mujeres en la sociedad brasileña

(d) El sufragio femenino cumple 90 años en Brasil

(e) Las mujeres más votadas en Brasil

(f) I.R.


FRANÇÊS
Leia o texto que segue para responder as questões 30, 31 e 32.

Texto 1
BIENFAITS SANTÉ: Véritables trésors nutritionnels, les fruits et légumes représentent une réelle police d’assurance santé. Et les recherches sont unanimes: ces délicieux végétaux ont plusieurs bienfaits sur le bien­être et la santé, notamment en diminuant les risques de nombreuses maladies chroniques.

Selon le Guide Alimentaire Canadien, publié en 2019 (disponible en https://guide­alimetaire.canada.ca/fr/), les fruits et légumes, aliments clés d’une saine alimentation, devraient représenter la moitié de l’assiette pour les personnes adultes et en santé. Crus ou cuits, frais ou surgelés, servis en salades, crudités ou en potages, toutes les façons sont bonnes pour en ajouter à son alimentation chaque jour!

Au menu: vitamines A, B6, C, K, acide folique, magnésium, potassium, fibres, eau, substa antioxydantes, bêta­carotène, et bien plus encore! Ces différents composés se retrouvent en quantité variable dans les fruits et légumes de différentes couleurs, c’est donc pourquoi on entend souvent l’importance de les varier.

Les fruits et légumes ont une valeur nutritive très riche, ce qui fait qu’ils ont été associés à plusieurs effets positifs sur la santé. Les preuves scientifiques sont fortes pour montrer que la consommation de fruits et légumes est particulièrement bénéfique pour la prévention des maladies cardiovasculaires et, en concomitance avec une saine alimentation générale, à plusieurs bénéfices pour la santé:

• Protéger contre les maladies cardiovasculaires;
• Réduire du risque de développer certains cancers;
• Aider au maintien d’une bonne santé osseuse;
• Aider au maintien de la glycémie;
• Favoriser le contrôle de l’appétit et favoriser l’atteinte et le maintien d’un poids santé et
• Aider à la régulation intestinale.

Plusieurs mécanismes sont possibles pour expliquer leurs effets positifs. Les composés antioxydants, composés phytochimiques et les fibres, tous présents dans les fruits et légumes, auraient des rôles à jouer dans la prévention de diverses maladies chroniques et cancer. Les différentes couleurs des fruits et légumes sont associées à des composés différents d’où l’importance d’en consommer une variété. En plus, cela permet de faire de belles assiettes et facilite la présence de fruits et légumes à chacun des repas et collations!

Des fibres profitables pour les intestins, le cœur et la glycémie

Les fruits et légumes figurent parmi les meilleures sources de fibres alimentaires. Leurs fibres insolubles se gorgent d’eau dans l’intestin, comme une éponge, favorisant ainsi une bonne régularité intestinale. De leur côté, les fibres solubles forment un gel dans le tube digestif, ayant pour effet d’entraîner l’élimination du cholestérol, ce qui est donc bénéfique pour la santé cardiovasculaire. Enfin, les fibres solubles (ex. pommes, fraises, choux de Bruxelles) agiraient comme un filtre au niveau de l’intestin, ralentissant l’absorption des glucides. Pour améliorer le contrôle de la glycémie, il importe donc de consommer suffisamment de fibres tous les jours.

La santé du cœur
De nombreuses études et méta­analyses ________________ que la consommation de fruits et légumes serait protectrice pour la santé du cœur. De la même façon, il s’agit d’une allégation
reconnue par Santé Canada. Certaines études mettent de l’avant que les fruits riches en vitamine C et que les légumes feuillus seraient plus fortement protecteurs. D’autres études mettent de l’avant que les populations à risques, telles que les fumeurs, bénéficient encore plus de l’effet protecteur des fruits et légumes pour réduire les risques reliés à la santé cardiovasculaire.

Des fruits et légumes pour faire le poids!
Une alimentation saine, riche en fruits et légumes, peut aider à l’atteinte et au maintien d’unpoids santé. Parce qu’ils sont riches en fibres et peu caloriques, les fruits et légumes favorisent la satiété, aidant au contrôle de l’appétit et du poids. On recommande de remplir la moitié de l’assiette de ces beaux fruits et légumes. Ils deviendront vedettes les fruits et légumes à chacun de nos repas!

Les fruits et légumes et le microbiote intestinal
Le microbiote intestinal est composé des bactéries que l’on retrouve dans l’intestin. Il s’agit d’un nouveau domaine d’études : de plus en plus d’études tendent à montrer que la composition du microbiote aurait un impact sur la santé et la présence d’inflammation chez l’humain. Une alimentation riche en fruits et légumes et en produits de grains entiers a le potentiel de diminuer certains facteurs d’inflammation en comparaison avec une diète riche en aliments raffinés et transformés.
Referência: https://www.jaimefruitsetlegumes.ca/fr/les
fruits­et­legumes/bienfaits­sante. Acesso em: 17/02/2022

UFPel - QUESTÃO 30
De acordo com as informações dadas no texto, assinale (V) quando a afirmativa for verdadeira e (F) quando for falsa.

( ) As frutas e os legumes são verdadeiros tesouros nutricionais.

( ) Pesquisas indicam que o consumo de frutas e legumes diminuem consideravelmente os riscos de doenças crônicas.

( ) Apesar de ricas nutricionalmente, as frutas e os legumes não são as melhores fontes de fibras na alimentação.

( ) A microbiota intestinal é composta de bactérias que se encontram dentro do intestino. Uma alimentação balanceada, onde se consomem frutas, legumes e grãos inteiros, tem o potencial de diminuir certos fatores de inflamação no ser humano.

A sequência correta de V e F é:

(a) V — V — F — V.
(b) V — V — V — F.
(c) V — V — V — V.
(d) F — V — F — V.
(e) F — F — F — V.
(f) I.R.


UFPel - QUESTÃO 31
De acordo com o texto, o consumo regular de frutas e legumes numa dieta balanceada está associado a muitos efeitos positivos e traz inúmeros benefícios à saúde.

Sabendo disso, observe as alternativas:

I. O consumo de frutas e legumes pode evitar doenças cardiovasculares e reduz o risco de desenvolvimento de alguns cânceres.

II. O consumo de frutas e legumes ajuda a manter a glicemia e uma boa saúde óssea dos indivíduos.

III. O consumo regular de frutas e legumes ajuda a regular o intestino, mas não é benéfico para a manutenção do peso e para a redução da fome.

Está(ão) correta(s):

(a) II, apenas.
(b) I e III.
(c) Nenhuma das alternativas.
(d) I e II.
(e) II e III.
(f) I.R.


UFPel - QUESTÃO 32
No trecho em destaque “De nombreuses études et méta-analyses __________ que la consommation de fruits et légumes serait protectrice pour la santé du cœur”, a alternativa que completa corretamente o verbo da lacuna é:

(a) montres.
(b) montrons.
(c) montrez.
(d) montrent.
(e) montre.
(f) I.R.


INGLÊS

Leia o texto a seguir para responder as questões 30, 31 e 32.

GOVERNMENTS FOLLOWS SAME LOGIC TO ADDRESS COVID-19 AND CLIMATE-RELATED DISASTERS, STUDY SHOWS

By Maria Fernanda Ziegler | Agência FAPESP — There is a correlation between dealing with COVID­19 and environmental disasters, and it is a negative one. A study conducted by a Brazilian scientist shows that the problem is due to both underinvestment and a lack of urban development policies to reduce the spatial distribution of vulnerability.

An article on the study is published in Sustainable Cities and Society. The author is Andrea Young, a researcher at the National Disaster Surveillance and Early Warning Center (CEMADEN) in Brazil. The study was supported by FAPESP.

Young began by comparing the Brazilian cities most affected by natural disasters such as drought, flooding and landslides, with the cities most affected by COVID­19. “The 45 cities most affected by natural disasters in the last ten years are the same ones that have suffered most from the pandemic in terms of numbers of cases and deaths,” she told Agência FAPESP. “Given that the cities most affected by environmental disasters and COVID­19 coincide, and that they are vulnerable owing to a lack of green areas, access to healthcare and sanitation, there’s an urgent need to improve _____ deficient infrastructure.”

The front­ranking cities in terms of both natural disasters and the impact of the pandemic were São Paulo, with 38,770 COVID­19 deaths in 2020, Rio de Janeiro, with 34,102, and Belo Horizonte, with 6,636. While acknowledging that investment in civil defense reduced the number of disasters in some cities compared with previous years, Young drew attention to the number of COVID­19 deaths in Campinas, the largest city in São Paulo State after the capital, with more than 4,000 deaths, Santo André and São Bernardo in metropolitan São Paulo and São Gonçalo in metropolitan Rio de Janeiro, with more than 3,000 each, and important port cities such as Santos (São Paulo) and Joinville (Santa Catarina), with 2,000 deaths each.
Referência: https://agencia.fapesp.br/governments­follows­same­logic­to­address
­covid­19­and­climate­related­disasters­studyshows/37743/. Acesso em: 28/02/2022.

UFPel - QUESTÃO 30
Segundo a pesquisadora Andrea Young, as cidades mais afetadas pelos desastres ambientais e pela Covid-19 são consideradas vulneráveis devido a quê?

(a) À falta de áreas verdes e acesso à saúde e ao saneamento.

(b) Ao número de casos e mortes.

(c) Ao investimento em defesa civil.

(d) Ao subinvestimento e ao excesso de políticas de desenvolvimento urbano para reduzir a distribuição especial da vulnerabilidade.

(e) Ao superinvestimento e à falta de políticas de desenvolvimento para reduzir a distribuição especial da vulnerabilidade.

(f) I.R.


UFPel - QUESTÃO 31
De acordo com o texto, no quesito “desastres naturais” e “impacto da pandemia”, as cidades que ocupam o topo do ranking são, respectivamente,

(a) São Bernardo, Santo André e Campinas.

(b) São Paulo, Belo Horizonte e Rio de Janeiro.

(c) Campinas, Santo André e São Bernardo.

(d) São Paulo, Rio de Janeiro e Belo Horizonte.

(e) São Paulo, Rio de Janeiro e Campinas.

(f) I.R.


UFPel - QUESTÃO 32
O adjetivo possessivo que completa a lacuna (linha 13) corretamente é:

(a) hers.
(b) theirs.
(c) her.
(d) their.
(e) your.
(f) I.R.


COMENTÁRIOS

Nome

administração,9,administração financeira,1,administração orçamentária,1,administração pública,2,ads,39306,advogado,1,agricultura,1,agronomia,8,alberteinstein,26,alfabeto,5,amrigs,3,anasem,1,anatomia,2,aocp,142,arquitetura,1,arquitetura e urbanismo,6,arquivologia,1,arte,10,artes visucais,2,assistente social,2,atividade,288,atividade biologia,8,atividade ciências,68,atividade de português,57,atividade espanhol,17,atividade filosofia,5,atividade física,8,atividade fundamental,209,atividade geografia,6,atividade história,84,atividade inglês,2,atividade literatura,3,atividade matemática,27,atividade quimica,7,atividade sociologia,3,auditor fiscal,1,auditoria,1,autoajuda,1,auxiliar administrativo,3,auxiliar judiciário,1,bem-estar,13,biblioteconomia,4,biografia,1,biologia,65,biomedicina,11,bioquimica,1,blogger,3,bncc,12,bolsafamilia,1,braille,1,callfrom,1,carnaval,2,cecierj,5,cederj,5,cefetba,40,cefetmg,35,celebridades,1,celpebras,1,cesgranrio,52,cfc,13,ciência da computação,1,ciencias,85,ciências biológicas,1,ciências contábeis,21,ciências da saúde,1,ciências econômicas,5,ciências sociais,4,claudiogaleno,1,colunas,11,comercio exterior,1,computação,5,comunicação social,1,concurso,458,conhecimento específico,3,conscam,45,conta pra mim,41,contabilidade,13,contabilidade avançada,1,contabilidade de custos,1,contabilidade pública,10,contabilidadedecustos,1,contador,5,coronavirus,8,criminologia,1,cultura,30,curiosidade,5,datas comemorativas,25,declaracoes,6,desenhos,449,design,6,design de interiores,1,design de moda,1,design grafico,1,destaque,4,detran,2,devry,1,dietética,2,direito,160,direito administrativo,36,direito ambiental,2,direito civil,29,direito constitucional,36,direito do trabalho,27,direito eleitoral,1,direito empresarial,28,direito financeiro,1,direito penal,30,direito processual civil,1,direito processual do trabalho,1,direito processual penal,2,direito tributário,34,direitoadministrativo,2,direitocivil,3,direitos humanos,1,duvidas,5,economia,3,educação,55,educação física,19,educação infantil,347,eleicoes,1,enade,385,enare,1,encceja,44,enem,96,enfermagem,20,engenharia,4,engenharia ambiental,3,engenharia civil,4,engenharia da computação,4,engenharia de alimentos,3,engenharia de controle e automação,2,engenharia de produção,4,engenharia eletrica,3,engenharia florestal,3,engenharia mecanica,3,engenharia quimica,3,ensino fundamental,350,escola,1,espanhol,40,espcex,36,especial,1,espm,7,esportes,1,estatística,2,exame nacional,3,explicacao,48,facid,1,faculdade,30,faculdade dinamica,2,fadip,1,fagoc,2,famema,30,famerp,14,farmacia,12,fasa,9,faseh,1,fatec,29,fcc,107,fdsbc,4,fei,19,fgv,32,filosofia,25,fiscal de obras e posturas,1,fisica,66,física,1,fisioterapia,11,fmabc,5,fmo,2,fonoaudiologia,10,formação geral,8,formula1,1,fps,35,frances,7,frases,1,fuvest,24,gabaritos,35,gastronomia,2,geografia,77,gestao ambiental,3,gestão comercial,2,gestao de qualidade,1,gestao de recursos humanos,3,gestão financeira,3,gestao hospitalar,4,gestão pública,1,habilidades bncc,76,historia,177,ibade,5,ifba,1,ifce,12,iff,1,ifmg,3,ifmt,135,ifnmg,1,ifpe,66,ifpi,12,ifsul,67,ifto,12,imagens,96,ime,68,informatica,11,inglês,60,insper,52,instituto acesso,138,ita,22,jornalismo,16,legislação,10,legislação penal,1,legislação tributária municipal,13,lendas,23,letras,2,libras,2,liceu piauiense,1,literatura,23,lixo,12,logística,2,loja,3,mackenzie,28,marketing,3,matematica,123,matemática financeira,1,medicina,96,medicina legal,2,medicina veterinaria,11,meliuz,1,mtc,1,musica,4,música,1,natal,2,necropsia,1,normal superior,1,noticias,116,nubank,4,nutrição,15,o que e,3,oab,215,obmep,10,odontologia,12,outros,75,pedagogia,7,piaui,1,pnaic,10,portugues,160,praticapsi,14,priuni,1,processos gerenciais,3,procurador,1,professor,18,pronatec,3,prouni,5,provas,1415,provas access,1,provas agirh,8,provas albert einstein,9,provas ameosc,2,provas amrigs,3,provas avança sp,5,provas cecierj,2,provas cefetmg,35,provas cfc,12,provas concurso,282,provas da univesp,2,provas enade,384,provas enare,1,provas encceja,35,provas enem,36,provas espcex,11,provas espm,4,provas famema,17,provas famerp,10,provas faseh,1,provas fatec,23,provas fdsbc,2,provas fei,2,provas fepese,17,provas fgv,11,provas fmabc,3,provas fmj,2,provas fmp,1,provas fundatec,4,provas fuvest,14,provas iades,2,provas ibest,1,provas ibfc,7,provas ieses,3,provas ifba,1,provas ifce,2,provas ifmg,3,provas ifmt,1,provas ifnmg,1,provas ifpi,13,provas ifsul,9,provas ifto,8,provas ime,1,provas ita,12,provas mackenzie,18,provas mestrado,1,provas mpe-go,1,provas nível fundamental,2,provas nível médio,25,provas nível superior,157,provas oab,216,provas puc,9,provas pucgo,2,provas pucrj,4,provas quadrix,2,provas reis&reis,1,provas residencia,51,provas revalida,9,provas santa casa,9,provas ucpel,2,provas uece,16,provas ueg,8,provas uel,5,provas uem,3,provas uema,5,provas uenp,1,provas uepg,1,provas uerj,2,provas uesb,1,provas ufac,5,provas ufgd,9,provas ufpel,1,provas ufpr,1,provas ufrgs,1,provas ufu,1,provas unemat,1,provas unesc,7,provas unesp,9,provas unicamp,11,provas unicentro,1,provas unicesumar,7,provas uniceub,2,provas unichristus,5,provas unifenas,6,provas unifesp,22,provas unifor,7,provas unioeste,3,provas unip,3,provas unirg,9,provas unirv,3,provas unisc,2,provas unitins,4,provas upe,17,provas uri,1,provas usp,52,provas vestibular,469,provas vunesp,1,psicologia,37,publicidade e propaganda,4,publieditorial,2,puc-go,4,puc-pr,2,puc-rs,106,puc-sp,69,pucrj,1,questão agirh,34,questão alemao,8,questão análise e desenvolvimento de sistemas,25,questão analista em tecnologia da informação,30,questão anasem,60,questão arquitetura e urbanismo,151,questão atualidades,50,questão automação industrial,26,questão auxiliar judiciário,48,questão avmoreira,59,questão cecierj,64,questão cederj,128,questão cespe,221,questão comercio exterior,54,questão computação,136,questão comunicação social,24,questão construção de edifícios,27,questão consulplan,20,questão consultor do tesouro estadual,39,questão coronavirus,25,questão cremern,27,questão crespe,659,questão da access,40,questão da agirh,60,questão da albert einstein,507,questão da ameosc,40,questão da amrigs,181,questão da aocp,50,questão da avança sp,110,questão da cebraspe,60,questão da cesgranrio,282,questão da espcex,796,questão da espm,80,questão da famema,521,questão da famerp,230,questão da fasa,102,questão da fatec,1307,questão da fau,96,questão da fcc,460,questão da fepese,489,questão da fgv,2841,questão da fmabc,170,questão da fmp,60,questão da fundatec,60,questão da fuvest,1255,questão da mpe-go,50,questão da oab,3663,questão da obmep,326,questão da puc-pr,103,questão da puc-rj,81,questão da puc-sp,243,questão da santa casa,581,questão da ucpel,64,questão da uece,1134,questão da ueg,380,questão da uel,453,questão da uema,352,questão da uemg,115,questão da uenp,65,questão da uerj,140,questão da ufac,209,questão da ufgd,476,questão da ufpel,106,questão da ufrgs,25,questão da unesc,68,questão da unesp,1061,questão da unicamp,813,questão da unicentro,256,questão da unicesumar,223,questão da uniceub,108,questão da unichristus,381,questão da unifenas,299,questão da unifesp,900,questão da unifor,453,questão da unioeste,164,questão da unip,149,questão da unirg,473,questão da unirv,181,questão da unisc,88,questão da unitins,209,questão da usp,1304,questão da vunesp,60,questão de administração,228,questão de administração financeira,6,questão de administração financeira e orçamentária,7,questão de administração orçamentária,6,questão de administração pública,88,questão de agronomia,179,questão de análise das demonstrações contábeis,2,questão de análise de dados,17,questão de anatomia,20,questão de arte,70,questão de artes,83,questão de artes visuais,55,questão de auditoria,25,questão de auditoria governamental,7,questão de biblioteconomia,39,questão de biologia,1652,questão de biomedicina,269,questão de braille,10,questão de ciências,765,questão de ciências biológicas,74,questão de ciências contábeis,196,questão de ciências da computação,127,questão de ciências da saúde,20,questão de ciências econômicas,200,questão de ciências humanas,219,questão de ciências naturais,249,questão de ciências sociais,123,questão de cirurgia cardiovascular,30,questão de código de defesa do consumidor,10,questão de computação,57,questão de concurso,9714,questão de conhecimento geral,15,questão de contabilidade,499,questão de contabilidade do setor publico,5,questão de controle externo,6,questão de criminologia,5,questão de defesa do consumidor,10,questão de design,116,questão de design de interiores,27,questão de design de moda,80,questão de dietética,40,questão de direito,3783,questão de direito administrativo,317,questão de direito administrativo e constitucional,10,questão de direito ambiental,21,questão de direito civil,233,questão de direito constitucional,289,questão de direito da criança e do adolescente,5,questão de direito da pessoa com deficiência,3,questão de direito do consumidor,5,questão de direito do trabalho,150,questão de direito eleitoral,7,questão de direito empresarial,168,questão de direito financeiro,28,questão de direito penal,227,questão de direito penal militar,6,questão de direito previdenciario,10,questão de direito processual civil,85,questão de direito processual do trabalho,15,questão de direito processual penal,81,questão de direito tributário,246,questão de direito urbanistico,8,questão de direitos humanos,4,questão de economia do setor público,4,questão de educação física,329,questão de enfermagem,322,questão de engenharia civil,115,questão de engenharia da computação,137,questão de engenharia de produção,92,questão de escriturário,10,questão de espanhol,915,questão de estatistica,55,questão de ética e legislação,4,questão de farmácia,317,questão de filosofia,428,questão de finanças públicas,9,questão de física,2113,questão de física médica,55,questão de fisioterapia,284,questão de fonoaudiologia,230,questão de frances,178,questão de geografia,1744,questão de gestão ambiental,92,questão de gestão de recursos humanos,67,questão de gestão financeira,108,questão de gestão hospitalar,108,questão de governança e gestão,40,questão de história,2275,questão de informática,214,questão de inglês,1867,questão de jornalismo,252,questão de legislação,338,questão de legislação estadual e institucional,8,questão de legislação penal,15,questão de legislação tributária,23,questão de licenciatura,57,questão de literatura,420,questão de literatura brasileira,20,questão de marketing,113,questão de matemática,4455,questão de matemática financeira,10,questão de medicina,2715,questão de medicina legal,25,questão de medicina veterinária,271,questão de modelagens e processo,10,questão de música,58,questão de necropsia,20,questão de neurologia pediátrica,30,questão de nutrição,381,questão de odontologia,233,questão de pedagogia,114,questão de planejamento de carreira e sucesso profissional,27,questão de planejamento e orçamento público,30,questão de português,5281,questão de princípios gerenciais de gorretagem,10,questão de processo legislativo,5,questão de processos gerenciais,74,questão de psicologia,447,questão de publicidade e propaganda,108,questão de química,1923,questão de raciocínio lógico,233,questão de radiologia,153,questão de redação,2,questão de relações internacionais,102,questão de saúde pública,75,questão de secretariado executivo,134,questão de segurança pública,5,questão de servico social,155,questão de serviço social,113,questão de sistema normativo anticorrupção,5,questão de sistemas de informação,56,questão de sociologia,239,questão de teatro,48,questão de tecnologia em agroindustria,25,questão de tecnologia em agronegocio,109,questão de tecnologia em análise e desenvolvimento de sistemas,30,questão de tecnologia em análise e desenvolvimentos,24,questão de tecnologia em estética e cosmética,29,questão de tecnologia em gestão e tecnologia da informação,30,questão de tecnologia em redes de computadores,83,questão de terapia ocupacional,204,questão de turismo,110,questão de vestibular,29886,questão de zootecnia,132,questão design de interiores,26,questão design gráfico,52,questão detran,96,questão do cefetmg,1816,questão do cfc,592,questão do enade,8417,questão do enare,50,questão do encceja,1110,questão do enem,3547,questão do ibfc,100,questão do ifba,62,questão do iff,53,questão do ifnmg,26,questão do ifpi,1167,questão do ime,40,questão do ita,554,questão do liceu piauiense,30,questão do mackenzie,1526,questão do revalida,791,questão economia empresarial,29,questão engenharia,72,questão engenharia ambiental,82,questão engenharia civil,27,questão engenharia de alimentos,73,questão engenharia de controle e automacao,73,questão engenharia eletrica,73,questão engenharia florestal,82,questão engenharia mecânica,72,questão engenharia quimica,44,questão espm,239,questão faculdade dinamica,108,questão fadip,54,questão fagoc,50,questão famerp,700,questão faseh,60,questão fdsbc,100,questão fei,210,questão fiscal,40,questão fmj,120,questão fmo,90,questão funcern,240,questão fundatec,149,questão gastronomia,53,questão gestao comercial,53,questão gestão da produção,27,questão gestão de qualidade,54,questão gestão pública,53,questão iades,60,questão iave,89,questão ibade,107,questão ibest,40,questão ibfc,320,questão idib,40,questão ieses,190,questão ifce,90,questão ifmg,126,questão ifmt,110,questão ifsul,357,questão ifto,361,questão italiano,8,questão letras,65,questão lógica,5,questão logística,54,questão máxima,50,questão modelagem de processos,11,questão multidisciplinar,68,questão nucepe,46,questão objetiva,20,questão obras e postura,28,questão princípios gerenciais de corretagem,15,questão processo do trabalho,10,questão processo tributario,15,questão pucgo,186,questão pucrj,70,questão quadrix,120,questão slmandic,70,questão técnico agrícola,15,questão técnico de laboratório,10,questão tecnologia em alimentos,27,questão tecnologia em manutenção industrial,27,questão tecnologia em saneamento ambiental,25,questão tecnologia estética e cosmetica,28,questão tecnologia seguranca do trabalho,56,questão tecnólogo de ti,30,questão teologia,54,questão ucb,106,questão udesc,106,questão uem,186,questão uepg,134,questão uesb,60,questão uespi,127,questão ufgd,187,questão ufpe,50,questão ufpr,70,questão ufsc,116,questão ufu,94,questão unemat,77,questão unifaminas,54,questão unifenas,128,questão unifil,29,questão unimontes,3,questão uninassau,90,questão unioeste,81,questão univesp,114,questão upe,1104,questão uri,84,questão urologia,15,questão web design,40,questões,60865,quimica,67,raciocínio lógico,7,radiologia,6,redacao,165,reflexão em texto,8,relações internacionais,4,religiao,5,resumo,5,revalida,11,rhinsight,8,saeb,2,santacasa,92,saude publica,2,secretariado executivo,5,seguranca do trabalho,2,serviço social,10,sesc,1,sexto ano,1,silabas,18,simulado,2,sistemas de informação,1,sisu,2,slmandic,2,sociologia,14,teatro,2,técnico agrícola,1,tecnologia em agroindustria,2,tecnologia em agronegocio,4,tecnologia em alimentos,1,tecnologia em gestão ambiental,2,tecnologia em gestão hospitalar,1,teologia,1,terapia ocupacional,7,textos,45,textos paradidáticos,1,trechos,1,turismo,6,uber,1,ucb,10,udesc,14,uece,50,ueg,8,uel,25,uem,3,uema,11,uemg,13,uepg,4,uerj,73,uespi,3,ufam,3,ufc,2,ufes,2,uffs,4,ufg,1,ufgd,71,ufma,1,ufmg,1,ufpa,1,ufpi,2,ufpr,1,ufrgs,2,ufrn,2,ufsc,5,ufscar,1,uftm,188,unb,1,unemat,2,unesp,21,unicamp,22,unicentro,15,unicesumar,5,uniceub,4,unichristus,14,unifaminas,1,unifenas,8,unifesp,41,unifor,12,uninassau,3,uninove,1,unioeste,6,unip,3,unirg,13,unirv,3,unitins,6,univesp,2,upe,23,urbanismo,1,usp,54,vestibular,942,videos,5,vivo,1,vunesp,1,zootecnia,7,
ltr
item
INDAGAÇÃO: Provas UFPel 2021 (1ª 2ª e 3ª Etapas) com Gabarito
Provas UFPel 2021 (1ª 2ª e 3ª Etapas) com Gabarito
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEj3ZObmIiR0Cq3Idpa2T6-q78K6i_XyvHAOSKQF8TNa4ooWsr88oTwgBEDQv18pRxVCIwapbrh0fB1USIWKyAr5dzpNpsJjRKT4-r58G6hSrPwWkus_sw4fdcNW6tNlZUGYGAzK-_bls-NJo2jm1U7u2alWY-8seejn6AbKAZ4jKjYrxRBfPQ4xbugZaA/s16000/ufpel.jpg
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEj3ZObmIiR0Cq3Idpa2T6-q78K6i_XyvHAOSKQF8TNa4ooWsr88oTwgBEDQv18pRxVCIwapbrh0fB1USIWKyAr5dzpNpsJjRKT4-r58G6hSrPwWkus_sw4fdcNW6tNlZUGYGAzK-_bls-NJo2jm1U7u2alWY-8seejn6AbKAZ4jKjYrxRBfPQ4xbugZaA/s72-c/ufpel.jpg
INDAGAÇÃO
https://www.indagacao.com.br/2022/10/provas-ufpel-2021-1-2-e-3-etapas-com-gabarito.html
https://www.indagacao.com.br/
https://www.indagacao.com.br/
https://www.indagacao.com.br/2022/10/provas-ufpel-2021-1-2-e-3-etapas-com-gabarito.html
true
3110492279122331237
UTF-8
Todas as Postagens Não foram encontradas postagens VEJA TODOS Leia Mais Resposta Cancelar resposta Deletar Por Home PAGINAS POSTS Veja todos RECOMENDADOS PARA VOCÊ Tudo Sobre ARQUIVOS BUSCAR TODOS OS POSTS Nenhuma postagem foi encontrada Voltar para Home Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sab Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Maio Jun Jul Ago Sep Out Nov Dez Agora mesmo 1 minuto atrás $$1$$ minutos agora 1 hora atrás $$1$$ horas atrás Ontem $$1$$ dias atrás $$1$$ semanas atrás mais de 5 semanas atrás Seguidores Seguir CONTEÚDO PREMIUM BLOQUEADO PASSO 1: Compartilhar em uma rede social PASSO 2: Clique no link na sua rede social Copiar todo o código Selecionar todo o código Todos os códigos foram copiados Não é possível copiar os códigos / textos, pressione [CTRL] + [C] para copiar Tabela de conteúdo