Prova da URI (Vestibular 2022 Medicina) com Gabarito

Prova da URI (Vestibular 2022 Medicina) com Gabarito LÍNGUA PORTUGUESA Instruções:  As  questões de 01 a 06  estão relacionadas ao Texto 1. ...
URI

Prova da URI (Vestibular 2022 Medicina) com Gabarito

LÍNGUA PORTUGUESA

Instruções: As questões de 01 a 06 estão relacionadas ao Texto 1.

TEXTO 1 - OS 7 PECADOS CAPITAIS DO MUNDO DIGITAL

Tema de muitos filmes, livros e discussões, os sete pecados capitais já são bem conhecidos das pessoas - independente da religião. O surgimento desses sete vícios antecede, e muito, a história do cristianismo e de outras religiões. Na Grécia Antiga, época em que se acredita que os pecados capitais tiveram origem, eles eram tratados como problemas de saúde.

Mesmo depois de muitos anos, esses vícios ainda fazem parte dos ensinamentos básicos em diversas partes do mundo. Mas como será que eles se aplicariam ao mundo virtual? Ficou curioso?! Então, confira os sete pecados capitais da rede mundial de computadores:

1º Gula
O primeiro pecado capital consiste na gula, ou seja, comer de maneira exagerada, muito além do que o corpo realmente precisa. Mas, e no mundo digital, como ele se aplicaria? Afinal de contas, não há de se empanturrar na internet.

O pecado da gula na internet seria caracterizado por querer todos os gadgets recém-lançados, jogos de videogame e computador, apps de celular. Além disso, ter perfil em todas as redes sociais, ter conta em centenas de serviços de correio eletrônico e utilizar a maioria dos mensageiros instantâneos também podem ser características de um “guloso” da internet.

2º Avareza
Uma característica interessante da avareza é que ela, como pecado capital, tem o mesmo sentido da ganância. Sendo assim, uma pessoa é considerada avarenta quando só pensa no dinheiro, no bem capital. O sentimento das pessoas tem pouca importância. Só o que interessa ao ganancioso é o que ele pode, subjugando os demais.

No mundo virtual, esse pecado capital é caracterizado pela infestação de blog com banners de propaganda. Além disso, nas redes sociais, principalmente no Twitter, ____ avareza aparece na forma de centenas de RTs de promoções no microblog, todos, dados pelo mesmo usuário.

3º Inveja
A inveja é um dos pecados capitais mais conhecidos. Trata-se de um sentimento de aversão, ódio ao que as outras pessoas possuem. O invejoso anseia em ter o que é de outro, seja um bem material ou não.

No mundo digital, o pecado da inveja é muito comum. O invejoso moderno anseia em ter o celular do amigo, quer ser tão popular quanto algum blogueiro famoso, utiliza a ideia dos outros para tentar se autopromover em redes sociais e conseguir seus 15 minutos de fama.

4º Ira
A ira, para quem não sabe, é o ódio – ou a raiva – intensificado.

Na era da tecnologia, das redes sociais e da internet, os usuários encontraram um jeito de espalhar a ira, também, pela rede mundial de computadores.

Crackers e haters são exemplos clássicos de pessoas que liberam sua ira no mundo digital. Além disso, trollaras pessoas na web é, igualmente, uma característica desse pecado capital, mesmo que seja um pouco mais suave dos que as anteriores.

5º Soberba
Uma pessoa soberba quer sempre ser melhor do que os outros em tudo. Os soberbos pensam que são os melhores em qualquer coisa e, quando encontram alguém que não domina determinado assunto, o ridicularizam.

Na internet é muito comum encontrar pessoas assim, principalmente, em fóruns de ajuda. Um usuário soberbo é aquele que se acha “o bom” quando o assunto é tecnologia, mesmo que ele não saiba muita coisa a respeito. O interessante do quinto pecado capital é que, no mundo digital, ele pode ser facilmente identificado.

Como a pessoa tem a necessidade de dizer que sabe tudo sobre tecnologia, muitas vezes, acaba recorrendo a sites de busca, ____ escondidas, para encontrar a resposta ____ uma pergunta.

6º Luxúria
A luxúria consiste no apego excessivo aos bens materiais e carnais. Segundo alguns ensinamentos, esse pecado capital é a porta para outros, como a avareza e a gula. 

E no mundo digital? Dormir com o celular do lado do travesseiro e, antes de se levantar da cama, atualizar o Instagran, ler notícias e (por que não?) jogar joguinhos, podem ser um sintoma de luxúria da era moderna. Se você tira bilhões de fotos e ____ posta em cada um dos seus dez perfis do Facebook, cuidado! Fazer mil e uma selfies também pode ser um sintoma de luxúria digital.

7º Preguiça
A preguiça é a aversão ao trabalho ou a qualquer atividade que exija um pouco mais de esforço. O lema do preguiçoso é “Não faça hoje o que puder deixar para fazer amanhã”. Na sociedade digital em que vivemos, o lema poderia ser: “Evite a fadiga, digite o mínimo que puder”.

O preguiçoso do mundo digital tem aversão ao uso da imaginação para criar senhas, ficando sempre com as opções mais simples como 123456.

Além disso, a preguiça de instalar programas antivírus impede que o usuário utilize aplicativos que protejam seu computador.

O site “let me Google that for you” (deixe-me usar o Google por você) parece ter sido feito em homenagem aos preguiçosos de plantão, que perturbam os amigos ou outros usuários com perguntas, por mera preguiça de procurar. Ele ensina, de maneira bem-humorada, como deixar a preguiça de lado e fazer uma pesquisa na internet

Nem tudo o que é antigo, ou utilizado ____ vários anos, está obsoleto. Assim, embora seculares, os sete pecados capitais continuam mais atuais do que nunca – tanto nas antivirtudes quanto no mundo virtual.

Glossário:
gadgets = aparelhos ou dispositivos eletrônicos
crackers = pessoas que praticam a quebra de um sistema de segurança
hackers = pessoas que elaboram e modificam softwares e hardwares de computadores
haters = odiadores, praticantes de bullying virtual (cyber bullying)
- trollar = provocar, irritar, zoar, chatear

URI 2022 - QUESTÃO 01
A partir do Texto 1, avalie as afirmações a seguir:

I. Os sete pecados capitais tiveram sua origem na Grécia Antiga, sendo temas de filmes, livros e outras produções bem conhecidos do mundo todo.

II. O texto faz uma associação entre os sete pecados mundiais da internet com a história do cristianismo e de outras religiões.

III. Criados há muito tempo, os pecados capitais são considerados dogmas do passado, especialmente com o advento do mundo digital.

IV. Apenas alguns dos pecados capitais podem ser relacionados com a internet, visto a distância temporal entre eles.

Dentre as cinco alternativas abaixo, qual delas está correta?

a. ( ) I, apenas.
b. ( ) I e II, apenas.
c. ( ) I, II e III, apenas.
d. ( ) I e III, apenas. 
e. ( ) I, II, III e IV.


URI 2022 - QUESTÃO 02
Em se tratando do conteúdo do Texto 1, assinale com V (verdadeiro) ou com F (falso) os enunciados abaixo: 

( ) No mundo digital, o pecado da Inveja se configura na pessoa que busca uma popularidade semelhante à de pessoas famosas.

( ) Uma das características do pecado capital, denominado Ira, é difundir, no mundo digital, o ódio, especialmente por meio dos crackers e haters.

( ) Um usuário soberbo, na internet, é aquele que deseja ter todos os perfis nas redes sociais, bem como a maior quantidade de jogos possíveis no computador.

( ) Embora a Gula seja um dos pecados capitais mais conhecidos, ele não é o único que se associa aos pecados virtuais.

( ) A Preguiça evita, muitas vezes, que alguém faça algo de forma precipitada, visto o lema apontado pelo Texto: “Não faça hoje o que puder deixar para fazer amanhã.”

Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta para as afirmações acima.

a. ( ) V – V – F – F – V.
b. ( ) V – F – F – V – F.
c. ( ) V – V – F – V – F.
d. ( ) F – V – V – F – F.
e. ( ) F – F – V – V – V.


URI 2022 - QUESTÃO 03
Infere-se, pela leitura do mesmo Texto, que o gênero lido tem a finalidade de:

a. ( ) Relatar experiências do autor quanto aos pecados capitais do mundo digital.

b. ( ) Relacionar os clássicos sete pecados capitais com outros sete da rede mundial de computadores.

c. ( ) Informar os leitores sobre a atualização, recente, dos sete pecados capitais do cristianismo.

d. ( ) Narrar como aconteceram os sete pecados capitais, na Grécia Antiga, e como se efetivam no século XXI.

e. ( ) Documentar os sentimentos que envolvem os sete pecados capitais.


URI 2022 - QUESTÃO 04
Assinale a alternativa que preenche corretamente as lacunas das linhas 38, 78, 79, 89 e 112, nessa ordem. 

a. ( ) a – às – a – as – há.

b. ( ) a – às – à – as – à.

c. ( ) à – às – a - as – há.

d. ( ) há – as – a – às – há.

e. ( ) a – às – há – às – a.


URI 2022 - QUESTÃO 05
Observe as propostas de reescrita para a seguinte afirmação:

Embora tenham sido criados há muito tempo, os sete pecados capitais podem ser aplicados, também, no mundo digital, o qual passou a fazer parte do cotidiano das pessoas há poucos anos.

I. Os sete pecados capitais, mesmo que tenham sido criados há muito tempo, podem ser aplicados no mundo digital, o qual, também, passou a fazer parte do cotidiano das pessoas há poucos anos.

II. Os sete pecados capitais, embora tenham sido criados há muito tempo, podem ser aplicados, também, no mundo digital, o qual, há poucos anos, passou a fazer parte do cotidiano das pessoas.

III. O mundo digital, que, há poucos anos, passou a fazer parte do cotidiano das pessoas, pode ser aplicado aos sete pecados capitais, embora ele tenha sido criado há muito tempo.

IV. Embora os sete pecados capitais tenham sido criados há poucos anos, podem ser aplicados ao mundo digital que também passou a fazer parte, há muito tempo, do cotidiano das pessoas.

Qual a alternativa que preserva a significação do trecho original? 

a. ( ) Apenas I e IV.
b. ( ) Apenas III.
c. ( ) Apenas I e II.
d. ( ) Apenas I, II e III.
e. ( ) Apenas II.


URI 2022 - QUESTÃO 06
Considere as seguintes propostas de substituição de nexos oracionais do Texto 1. Assinale com 1 aquelas que mantêm o sentido do texto e, com 2, aquelas que o alteram.

( ) Mas, e no mundo digital? (linha 17) por apesar disso.
( ) Além disso, ter perfil ... (linha 22 e 23) por apesar de.
( ) Mesmo que seja (linha 62) por assim que.
( ) Como a pessoa (linha 76) por uma vez que.
( ) Segundo alguns ensinamentos (linhas 82) por de acordo com.

A sequência correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:

a. ( ) 1 – 2 – 1 – 2 –1.
b. ( ) 2 – 2 – 1 –1 – 2.
c. ( ) 1 – 1 – 2 – 2 – 2.
d. ( ) 2 – 2 – 2 – 1 – 1.
e. ( ) 2 – 1 – 2 – 1 – 2.


Texto 2

No quadro acima são destacadas as sete virtudes que se opõem aos pecados capitais. Dentre as virtudes,salientamos a HUMILDADE, muito bem referida por J. J. Camargo, médico cirurgião torácico do setor de transplantes da Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre/RS.

“Não pode ser coincidência que os melhores médicos sejam pessoas humildes, serenas e bem resolvidas. Não há espaço para exibicionismo e arrogância na trilha pantanosa da incerteza e do imprevisto. [...] nunca encontrei um posudo que fosse, de verdade, um bom médico. [...] Tenho reiterado isso aos mais jovens: evitem os pretensiosos, porque eles, na ânsia irrefreável de aparentar, gastam toda a energia imprescindível para ser.” 

URI 2022 - QUESTÃO 07
Considerando-se a frase “nunca encontrei um posudo que fosse, de verdade, um bom médico”, assinale a opção correta quanto à transposição da frase para outras pessoas gramaticais e tempos verbais:

I. 1ª pessoa do singular do Futuro do Presente: “nunca encontrarei um posudo que seja, de verdade, um bom médico”.

II. 1ª pessoa do plural do Pretérito Imperfeito do Indicativo: “nunca encontramos um posudo que seja, de verdade, um bom médico”.

III. 3ª pessoa do plural do Pretérito Perfeito do Indicativo: “nunca encontrarão um posudo que fosse, de verdade, um bom médico”.

IV. 1ª pessoa do singular do Presente do Indicativo: “nunca encontro um posudo que seja, de verdade, um bom médico”.

V. 1ª pessoa do singular do Futuro do Pretérito: “nunca encontraria um posudo que fosse, de verdade, um bom médico”.

Assinale a correta:

a. ( ) Apenas I, II e V.
b. ( ) Apenas I, III, IV e V.
c. ( ) Apenas II, III e IV.
d. ( ) Apenas I, IV e V.
e. ( ) Todas estão corretas.


URI 2022 - QUESTÃO 08
Considerando-se as palavras “coincidência”“trilha pantanosa”“posudo”“irrefreável”“imprescindível”, assinale a alternativa em que a substituição lexical proposta mantém o sentido no contexto em que a palavra é empregada.

a. ( ) casualidade – caminho pedregoso – espevitado – irresistível – forçoso.

b. ( ) eventualidade – caminho alagado – orgulhoso – indomável – declinável.

c. ( ) acaso – senda movediça – arrogante – impetuoso – indispensável.

d. ( ) concomitância – senda brejosa – metido – furioso – desnecessário.

e. ( ) intolerância - rota pantanosa - modesto – positivo – fortuito.


A caridade deve ser anônima, do contrário é vaidade.

URI 2022 - QUESTÃO 09
Transcrevem-se, abaixo, cinco dizeres famosos. Assinale aquele que melhor resume o conteúdo do Texto 3. 

a. ( ) “Quem vê cara, não vê coração”. (Monteiro Lobato)

b. ( ) “Quando tu deres esmola, não saiba a tua mão esquerda o que faz a direita”. (Evangelista Mateus)

c. ( ) “O avarento perde tudo ao querer ganhar tudo”. (La Fontaine)

d. ( ) “Só se vê bem com o coração. O essencial é invisível para os olhos”. (Saint-Exupéry)

e. ( ) “Todos os dias, quando acordo, vou correndo tirar a poeira da palavra amor”. (Clarice Lispector)


URI 2022 - QUESTÃO 10
Acerca dos três Textos apresentados, é correto afirmar:

a. ( ) O efeito humorístico do Texto 3, não diz respeito à ideia da virtude abordada no texto 2.

b. ( ) Os Textos 1, 2 e 3 versam sobre pecados capitais.

c. ( ) O Texto 1 apenas narra episódios sobre os 7 pecados capitais.

d. ( ) O Texto 3 tem como função principal divertir o leitor.

e. ( ) Os Textos 1, 2 e 3 pertencem ao mesmo gênero textual.


LITERATURA BRASILEIRA

TEXTO 1
“Encaminhei-me ao hotel, mas nem tive tempo de almoçar, porque fui chamado à polícia. Apertaram-me com interrogatórios redundantes, perdi o trem das três e não consegui demonstrar ao delegado que ele era ranzinza e estúpido. Aporrinhado, recorri a um bacharel (trezentos mil réis, fora despesas miúdas com automóveis, gorjetas, etc.) e embarquei vinte e quatro horas depois, levando nos ouvidos um sermão do Secretário do Interior.”
Fonte: RAMOS, Graciliano. São Bernardo. Rio de Janeiro: Record, 2009.

URI 2022 - QUESTÃO 11
O Texto 1, da obra São Bernardo, refere-se a uma fala do personagem Paulo Honório, homem rústico, que, apesar da modernização do País, agia feito um antigo coronel. 

Qual dos fatos abaixo lhe valeu a intimação para comparecer à polícia e levar uma severa crítica do Secretário do Interior?

a. ( ) A aspereza das palavras pronunciadas contra a professora Madalena, visto suas ideias esquerdistas.

b. ( ) As chicotadas que deu no jornalista Costa Brito, que o difamava, reiteradamente, na Gazeta.

c. ( ) A cobrança de juros abusivos ao empréstimo feito a Luís Padilha, impedindo que este lhe pagasse a dívida.

d. ( ) A negação do pedido de construção de uma igreja e uma escola, em São Bernardo, deixando as crianças no analfabetismo e expostas ao pecado.

e. ( ) O desentendimento com o jornalista Azevedo Gondim, por este não ter escrito suas memórias, como lhe fora prometido.


URI 2022 - QUESTÃO 12
Relacione os trechos a seguir com a sequência de suas respectivas obras:

“...Trata-se de coisa mais, trata-se de uma experiência científica. Digo experiência, porque não me atrevo a assegurar desde já a minha ideia; nem a ciência é outra coisa, Sr. Soares, senão uma investigação constante. Trata-se, pois, de uma experiência, mas de uma experiência que vai mudar a face da terra. A loucura, objeto dos meus estudos, era até agora uma ilha perdida no oceano da razão; começo a suspeitar que é um continente...” 

“Passei anos de minha vida sem saber se tinha ainda um pai ou não. Lembro-me até de que, um dia, já morando em Santos, pensei ter ouvido minha irmã gritar ‘papai’. Saí correndo feito um louco, rodei pela casa toda, fui pra rua, procurei por todos os cantos, mas não o achei. Ainda com uma tremedeira no corpo fui perguntar pra minha irmã. Era engano meu. Ninguém tinha gritado”.

“- Essa moda que vocês têm, essa de liberdade. Cismou de andar solta demais e não topo isso. Agora inventou de estudar de novo. Entrou num curso de madureza.
- E isso não é bom?
- Só sei que antes de fechar os olhos quero ver a garota casada, é só o que peço a Deus. Ver ela casada.”

“Efetuei transações arriscadas, endividei-me, importei maquinismos e não prestei atenção aos que me censuravam por querer abarcar o mundo com as pernas. Iniciei a pomicultura e a avicultura. Para levar os meus produtos ao mercado, comecei uma estrada de rodagem. Azevedo Gondim compôs sobre ela dois artigos, chamou-me patriota, citou Ford e Delmiro Gouveia.”

“Enquanto eu tiver perguntas e não houver resposta continuarei a escrever. Como começar pelo início, se as coisas acontecem antes de acontecer? Se antes da préhistória já havia os monstros apocalípticos? Se esta história não existe, passará a existir. Pensar é um ato. Sentir é um fato. Os dois juntos — sou eu que escrevo o que estou escrevendo. […] Felicidade? Nunca vi palavra mais doida, inventada pelas nordestinas que andam por aí aos montes.”

a. ( ) A Hora da Estrela – O Alienista – As Meninas – São Bernardo – Feliz Ano Velho

b. ( ) O Alienista – Feliz Ano Velho – A Hora da Estrela – São Bernardo – As Meninas

c. ( ) A Hora da Estrela – Feliz Ano Velho – As Meninas – São Bernardo – O Alienista

d. ( ) O Alienista – Feliz Ano Velho – As Meninas – São Bernardo – A Hora da Estrela

e. ( ) As Meninas – Feliz Ano Velho – A Hora da Estrela – São Bernardo – O Alienista


TEXTO 2
- Eu também acho esquisito mas minha mãe botou ele por promessa a Nossa Senhora da Boa Morte se eu vingasse, até um ano de idade eu não era chamada porque não tinha nome, eu preferia continuar a nunca ser chamada em vez de ter um nome que ninguém tem mas parece que deu certo. – Parou um instante retomando o fôlego perdido e acrescentou desanimada e com pudor: 
– Pois como o senhor vê eu vinguei... pois é...
Fonte: LISPECTOR, Clarice. A Hora da Estrela.
Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1998.

URI 2022 - QUESTÃO 13
O Texto 2 refere-se à personagem Macabéa, protagonista da obra A Hora da Estrela. Considere as alternativas abaixo e assinale a única que NÃO se pode inferir do texto dado:

a. ( ) As marcas da linguagem oral denotam a simplicidade da personagem.

b. ( ) As promessas religiosas são recursos usados, seguidamente, como única saída para a desesperança.

c. ( ) O uso do termo vinguei lembra o crescimento do reino vegetal, por exemplo “A árvore que plantamos vingou.”

d. ( ) A personagem denota uma certa tristeza e apatia diante da vida.

e. ( ) O nome que lhe foi dado, apesar de estranho, não lhe causava desconforto.


URI 2022 - QUESTÃO 14
A respeito da obra Feliz Ano Velho, de Marcelo Rubens Paiva, é correto afirmar:

a. ( ) A narrativa autobiográfica acontece ao mesmo tempo, sobre dois eixos: a vida particular do autor e um importante momento da história política brasileira.

b. ( ) A narração se dá em terceira pessoa, contando a história de um adolescente envolvido em um grave acidente que muda, radicalmente, a sua vida.

c. ( ) A obra narra a luta do autor para recuperar sua mobilidade e a constante melancolia pelas lembranças dos amores do passado.

d. ( ) O período político, narrado na obra, é o do surgimento de novos partidos e o fracasso da economia brasileira.

e. ( ) A perda do pai na infância e o acidente que impede o protagonista de andar dão a ele muita certeza sobre seu futuro, transmitindo força e lições de superação às pessoas.


TEXTO 3
BILHETE
Se tu me amas, ama-me baixinho 
Não o grites de cima dos telhados 
Deixa em paz os passarinhos 
Deixa em paz a mim! 
Se me queres, 
enfim, tem de ser bem devagarinho, Amada, 
que a vida é breve, e o amor mais breve ainda... 
Fonte: QUINTANA, Mário, Poesia Completa.
Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2019.

URI 2022 - QUESTÃO 15
Relativamente ao Texto 3, pode-se afirmar:

a. ( ) “que a vida é breve, e o amor mais breve ainda” sugerem uma visão pessimista da vida.

b. ( ) O amor deixa a vida complicada, conturbada, entre os amantes.

c. ( ) “Não grites de cima dos telhados” alerta para o conflito como sendo fundamental no amor.

d. ( ) A vida é breve e, apenas, o amor é duradouro.

e. ( ) Os passarinhos, a paz, o silêncio são fundamentais na eternização do amor.


URI 2022 - QUESTÃO 16
A obra “Ideias para adiar o fim do mundo”, de Ailton Krenak, é constituída de três textos. Os dois primeiros foram conferências que realizou, em Portugal, em 2019 e 2017. O terceiro, a transcrição de uma entrevista que serviu de base para um texto introdutório de um festival, também de 2017.

A etnia Krenak, à qual pertence Ailton, ocupa um território indígena que vai do Nordeste brasileiro até ao leste de Minas Gerais, por onde passa o Rio Doce; também está presente na Amazônia, na região do Alto Rio Negro, na fronteira do Brasil com Peru e Bolívia.

A partir da obra acima mencionada, avalie as afirmações a seguir:

I. Os brancos, para viverem, abrem mão da liberdade de estar em contato e em harmonia com a natureza, respeitando-a como mãe.

II. Os indígenas têm vínculos profundos com a memória ancestral e com as referências de identidade, que são o que livra as pessoas de enlouquecerem.

III. A ameaça que os povos indígenas sofrem não diz respeito, apenas, ao comprometimento de suas vidas, mas trata-se da sobrevivência de toda a população do Planeta.

IV. A natureza é algo sagrado para os indígenas a ponto de considerarem desrespeitoso que as corporações entrem em territórios indígenas.

V. O branco europeu tinha uma visão do indígena, como se fosse uma “humanidade obscurecida”, que necessitava ser “civilizada”, tal como eles eram.

É correto, apenas, o que se afirma em:

a. ( ) I e II.
b. ( ) I e IV.
c. ( ) III, IV e V.
d. ( ) II, III, IV e V.
e. ( ) I, II, III, IV e V.


LÍNGUA INGLESA

The Seven Deadly Sins of Romantic Texting

Text messaging has permanently altered the way men and women communicate with each other when it comes to dating and love. Many of us over-analyze the romantic dilemmas that occur because of text messaging, but follow this advice to avoid the seven deadly sins of texting your date:

Wrath: Wrath, or anger, happens all too often when texting. When talking in person, you can read your guy’s body language and listen to his tone of voice to understand what he means. Without these cues, deciphering an ambiguous text message can be maddening and can lead to many misunderstandings. Don’t lash out via text message if you’re upset with your man! Call him to talk it out instead.

Greed: If you’re playing the field a bit, it can be tempting to mass text a few guys to see who will “bite,” so to speak. This is greedy and unfair to the poor chaps who think they’re the sole recipient of your message. If you must text multiple dudes at once, you should at least send out individual messages with personalized greetings. Play on, player. Play on.

Sloth: In this day and age, the cell phone is practically a new appendage on the human body. We all know that everyone keeps his or her phone close by, so don’t be a sloth and lazily take hours to reply to a text. This goes double if you’re texting about plans the two of you have later. Sloth-like behavior leaves the other person hanging while making you seem uninterested, both of which negatively impact your relationship.

Pride: So he’s a player – or a sloth – and took one whole day to respond to your text. Many times, a girl’s pride will demand that she wait an equal amount of time before replying. This tactic is counterproductive, as he likely doesn’t care about you or your text very much to begin with, or else he would have responded ASAP. Playing games by timing your reply to his tardy texts is an utter waste of your time and energy.

Lust: The rise of “sexting” has made many a lady vulnerable to the ugly side of text messaging. Never send your guy sexy pictures or suggestive messages if you are not in a committed relationship – and even then, you might want to keep your guard up. Once a lusty message is sent, there is no way of taking it back; if things go awry, you’ve already sent him all of the blackmail material he needs.

Envy: If girl feels jealous, and checks her guy’s phone for evidence of flirtatious texts he may have sent or received, it all goes downhill from there. Never look at the messages in his phone. It’s wrong and breaks trust between the two of you forever. Having the urge to snoop in the first place means there are greater issues at hand in the relationship; express your feelings of envy directly to save time and heartache.

Gluttony: Texting is quick and easy and has conditioned us to expect rapid responses and constant communication. A gluttonous texter can’t put down her phone because she’s texting her guy that her breakfast smells weird or that her shoe is pinching her foot or that she saw a pigeon with one wing. Some things are better left untexted. Use texts sparingly, as a way of checking in or saying hello, and they become all the sweeter.
Fonte: http://www.collegegloss.com/2011/07/seven-deadly-
sins-of-romantic-texting.html (adaptado). Acesso em: 05 out. 2021.

URI 2022 - QUESTÃO 17
The expression lash out (line 13) can be understood as:

a. ( ) Hit or kick out at someone or something.
b. ( ) Spend time with someone.
c. ( ) Send someone a message.
d. ( ) Eliminate someone.
e. ( ) Adore someone.


URI 2022 - QUESTÃO 18
It is true about sloth and pride:

a. ( ) You don’t really care about answering back.

b. ( ) Both mean that the cell phone is an appendage of human body.

c. ( ) They both talk about quick responses.

d. ( ) They both talk about player.

e. ( ) They mean exactly the same.


URI 2022 - QUESTÃO 19
Lust is one of the seven deadly sins. What is the general advice in it?

a. ( ) You can send any kind of picture through internet.

b. ( ) Be attentive only to sexy photos.

c. ( ) If you are committed to a person, it is not a big deal to send him/her suggestive information.

d. ( ) Depending on the type of material sent over the internet, the person is likely to be blackmailed by a scammer.

e. ( ) Depending on the type of material sent over the internet, the person is certain to be blackmailed by the date.


URI 2022 - QUESTÃO 20
Then (line 42) refers to:

a. ( ) even
b. ( ) committed relationship
c. ( ) you
d. ( ) might
e. ( ) committed


URI 2022 - QUESTÃO 21
The expression ASAP (line 36) means:

a. ( ) The sooner the worse.
b. ( ) Whenever you have time.
c. ( ) Very soon.
d. ( ) Don’t worry about answering back.
e. ( ) You have to answer back as soon as possible.


URI 2022 - QUESTÃO 22
A melhor tradução para o excerto “... A gluttonous texter can’t put down her phone because she’s texting her guy that her breakfast smells weird…” (das linhas 57 a 59) é: 

a. ( ) Uma pessoa gulosa que manda mensagem de texto não consegue deixar seu telefone de lado porque está digitando para seu namorado que seu café tem cheiro estranho.

b. ( ) Uma pessoa gulosa que manda mensagem de texto não consegue deixar seu telefone de lado porque está digitando para seu namorado que seu café tem cheiro gostoso.

c. ( ) Uma pessoa gulosa que manda mensagem de texto pode até derrubar seu telefone enquanto está digitando para seu namorado que seu café tem cheiro estranho.

d. ( ) Uma pessoa gulosa não consegue parar de comer sem consultar seu telefone enquanto está digitando mensagem para seu namorado que seu café tem cheiro gostoso.

e. ( ) Uma pessoa invejosa não consegue parar de comer sem consultar seu telefone enquanto está digitando mensagem para seu namorado queseu café tem cheiro ruim.


LÍNGUA ESPANHOLA

Lea con atención el texto y conteste las cuestiones propuestas. Para cada cuestión, hay solamente una alternativa correcta. 

TEXTO 1

Puede que Dios no nos castigue e por nuestra soberbia y avaricia, pero ya se encarga de hecerlo el planeta. 

Vemos lo que tenemos y no tenemos, lo que somos y lo que nos gostaria ser. A lo largo de la historia ha sido motivo de desestabilización social y politica, cuando se ha traducido en rechazo de las injusticias producidas por la desigualdad, y no es extraño por ____ que gozará de tan mala fama no solo eclesiástica; sin embargo, en la edad moderna ya experimentó una cierta rehabilitación a partir de Darwin. Como explica la historiadora Susan J. Matt sobre el nacimiento del darwinismo, “La teoria evolutiva respaldaba la ____ de que la lucha, la competencia y la ira eran naturales”.

De ahí a considerar la envidia como un “instrumento de mejora” había un paso. Y un paso más es el que hadado con la irrupción de las redes sociales: si la envidia nos entra por los ojos, ahora lo tenemos todo a la vista, gracias a Instagram o Facebook. Explica Alexandra Samuel que “casi todo el mundo está de acuerdo en que la envidia es una fuerza social poderosa (ya sea para bien o para mal), lo que significa que hay muchas estructuras sociales establecidas para contenerla y canalizarla.

Y alterar las estructuras sociales es lo que tienden a hacer los medios digitales (y especialmente los sociales). El filósofo Aaron Bem-Ze’ev, en su ensayo Envy and jealousy, organiza un estudio según el cual nuestra envidia es de un 15 por ciento. He ahí otro pecado al que la historia si no ha perdonado, sí ha suavizado.

Como explica Oriol Ponsatí-Murlà en su ensayo paraFragmenta, “es un pecado tan relativo, ____, que, a lo largo de la historia ha podido transitar con suficiente naturalidad, incluso, hacia el terreno de la virtud”.
Fonte: Texto parcialmente adaptado. https://www.lavanguardia.com/
cultura/culturas/20201010/483941418258/pecado-cccb-editorial-
fragmenta-exposiciones.html. Acesso em: 06 de out. 

URI 2022 - QUESTÃO 17
Las palabras que rellenan correctamente los huecos entre las líneas 9 ,14 y 33, son, respectivamente,

a. (A) él – pensamiento – asimismo

b. (B) él – fantasía – como tal

c. (C) lo – concepción – en verdad

d. (D) aquello – imagen – cada vez más

e. (E) eso – concepción – realmente


URI 2022 - QUESTÃO 18
En “hacerlo” (línea 02) el pronombre lo se refiere:

a. ( )A) al Todo Poderoso Diós.

b. ( )B) a nuestra soberbia y avaricia. 

c. ( )C) al Planeta que se encuentra bajo amenazas de asolación.

d. ( ) a la punición que nos impone a nosotros, sus habitantes, la naturaleza, por sufrir agresiones y malos tratos indecibles.

e. ( )D) al processo ininterrupto de agotamiento del medio ambiente a través de los siglos, principalmente en este, por acciones antrópicas funestas.


URI 2022 - QUESTÃO 19
Considere las afirmaciones a continuación, indicando V (verdadero) ou F (falso). 

a. ( ) Se puede reemplazar la locución “sin embargo” (línea 10) por la palabra “pero” sin cambiar su significado en el texto. 

b. ( ) Se puede substituir “lo que” en la estructura “lo que significa” (línea 23), por “lo cual” sin alterar su acepción en el texto.

c. ( ) “De ahí” (línea 15) es una expresión de naturaleza adversativa.

d. ( ) En “hay muchas estructuras sociales” (línea 24) el verbo “hay” tiene como equivalente semántico el verbo “existen”.

e. ( ) “la irrupción de las redes sociales” (línea 18)equivale a decir la existencia de redes sociales.

La secuencia correcta, de arriba hacia abajo, es:

a. ( ) V – F – V – V – F
b. ( ) F – F – V – V – F
c. ( ) V – V – F – V – F
d. ( ) F – F – V – F – V
e. ( ) F – V – V – F – V


URI 2022 - QUESTÃO 20
Según el texto, las expresiones “a lo largo” (línea 5) y “respaldaba” (línea 14) pueden ser reemplazadas, sin cambio de significado, por

a. () desde – apoyaba. 

b. () en el transcurso – sostenía. 

c. () a lo lejos – garantizaba.

d. () a finales – detenía.

e. ( ) a mediados – exponía.


URI 2022 - QUESTÃO 21
De acuerdo con el texto, es posible decir que:

a. Las injusticias derivadas de las desigualdades sociales han producido desestabilización de naturaleza sociopolítica en las naciones.

b. El Supremo Ser puede punir a los hombres, pues estos transgriden las leyes de la naturaleza de siglos em siglos. 

c. Afortunadamente la teoría evolutiva no haprovocado ningún efecto en los concecptos ortodoxos cristianos, respecto a valores morales de la sociedad contemporánea.

d. Las redes sociales no han contribuido para el cambio conceptual de la envidia como uno de los muchos vicios del hombre.

e. Ni Facebook ni Instragram logran ocasionar reconcepciones de valores que constituyen virtudes consideradas intocables en contextos eclesiásticos.


URI 2022 - QUESTÃO 22
La locución “sin embargo” (línea 10) tiene, en el texto, una relación de

a. ( ) causalidad.
b. ( ) conclusión.
c. ( ) contraposición.
d. ( ) alternancia.
e. ( ) suma.


HISTÓRIA

URI 2022 - QUESTÃO 23 - ANULADA.

URI 2022 - QUESTÃO 24
Em 2020 – e estendendo-se por 2021 – o mundo ainda atravessa uma crise, sem igual, em consequência da pandemia da Covid-19. O impacto econômico é a ponta do iceberg de uma grande crise humanitária que pode prolongar-se por vários anos. [...] O Pró-Brasil, projeto de reestruturação do Brasil pós-pandemia, anunciado em abril de 2020, e que chegou a ser conceituado como um ‘Plano Marshall brasileiro’ por alguns integrantes do Governo, é normalmente desacompanhado de detalhes do que ele de fato significou.
Fonte: LASSANCE, A. Recuperação ou reconstrução econômica?
As opções do Brasil diante de uma crise sem igual e de soluções globais 
assimétricas. (Adaptado) Disponível em: https://www.inesc.org.br/wp-
content/uploads/2020/09/. Acesso em: 05 out. 2021.

Acerca do Plano Marshall, organizado pelos Estados Unidos da América no período Pós-Segunda Guerra Mundial, analise as afirmativas a seguir:

I. Além de propiciar a reconstrução das nações da Europa ocidental e do Japão, o Plano Marshall também servia à disseminação ideológica do capitalismo, favorecendo a contenção da influência soviética na Europa.

II. Propiciava a injeção de recursos financeiros de cooperação internacional, em sua maior parte, a fundo perdido, entre 1948 e 1951.

III. Preconizava destinar, também, recursos para viabilizar o desenvolvimento econômico dos países sob influência da União Soviética.

IV. Este Plano também objetivava auxiliar as famílias dos soldados estadunidenses que retornaram da guerra, por meio de financiamentos de imóveis e empréstimos para a reconstrução de suas vidas.

Está correta a alternativa:

a. ( ) I, II e IV.
b. ( ) I e III.
c. ( ) II, III e IV.
d. ( ) III e IV.
e. ( ) I e II.


URI 2022 - QUESTÃO 25
O sistema econômico, social e político do Império Romano funcionou, perfeitamente, nos dois primeiros séculos da Era Cristã. Mas, a partir do século III, começou uma crise que levou esse sistema à desintegração total no século V.
Fonte: ARRUDA, José Jobson de A. História Antiga e Medieval. São 
Paulo: Ed. Ática, 1993. p. 281.

É considerada uma das principais causas para a queda do Império Romano:

a. ( ) As perseguições aos cristãos, que se opunham ao paganismo e aos cultos tradicionais dos romanos.

b. ( ) A redução na produção dos latifúndios, em razão da falta de escravos.

c. ( ) O assassinato de César e a criação do segundo triunvirato.

d. ( ) As sucessivas guerras promovidas por Roma e, consequentemente, a liderança política que alguns generais passaram a exercer.

e. ( ) O impacto causado ao Império pelas Guerras Púnicas, que se estenderam por mais de um século. 


URI 2022 - QUESTÃO 26
Em 2021, de 23 de julho a 8 de agosto, Tóquio foi a sede da 32ª Olimpíada da Era Moderna. É sabido que a origem da Olimpíada está relacionada aos jogos realizados na Grécia Antiga, a partir de 776 a.C. Segundo evidências obtidas pela Arqueologia, os jogos ocorriam na cidade de Olímpia, em homenagem aos deuses do Olimpo e incluíam desde arremessos, saltos em altura e distância até lutas e corridas.

Sobre os Jogos Olímpicos realizados pelos gregos,assinale a afirmação incorreta:

a. ( ) Nessa época (776 a.C.), os reis das principais cidades-Estado gregas aliaram-se para que, durante os jogos, houvesse trégua sagrada em toda a Grécia.

b. ( ) Os atletas juravam lealdade entre si.

c. ( ) Os vencedores recebiam coroas de louros e gozavam do privilégio de serem cantados pelos poetas.

d. ( ) As mulheres participavam dos jogos olímpicos em situação de paridade com os homens, ou seja, nas mesmas modalidades.

e. ( ) De acordo com a mitologia grega, o herói Hércules criou os Jogos Olímpicos para homenagear Zeus, seu pai.


URI 2022 - QUESTÃO 27
De um modo geral, do século XII ao século XV, a economia europeia esteve em ascensão, com tendência a prosperar. Porém, ao olhar detalhadamente para esse período, percebe-se que ocorreu uma grande flutuação no desenvolvimento econômico, por volta da metade do século XIV, e que se prolongou até o final deste século. Historiadores apontam como uma das causas dessa retração econômica, a diminuição brusca da população europeia, em grande parte, devido à Peste Negra. 

É correto afirmar que a difusão do vírus foi facilitada por uma série de fatores, dentre os quais:

a. ( ) A inadequação da estrutura urbana à concentração demográfica da época, uma vez que as cidades surgiram em antigos centros de comércio, localizados próximos a castelos ou outras construções fortificadas.

b. ( ) A formação dos Estados nacionais, os quais asseguravam a unidade político-administrativa e o planejamento da urbanização, fundamentais para que os reis incrementassem o comércio e promovessem a saúde pública.

c. ( ) As condições de vida urbana que, na Idade Média, já dispunham de coleta de lixo e tratamento de resíduos sólidos.

d. ( ) A política de expansão de áreas produtivas, de forma que os camponeses passariam a usar novas técnicas de plantio, o que impactou na urbanização.

e. ( ) O fortalecimento das corporações de oficio, responsáveis pelas construções e pelo planejamento das cidades, a fim de que comportassem a densidade demográfica da população urbana.


URI 2022 - QUESTÃO 28
A relação comercial entre Brasil e Portugal, no Período Colonial, foi regulamentada pelo Estado português, de acordo com o espírito mercantilista. A mais importante medida estabelecida pelo rei foi o exclusivo metropolitano, ou pacto colonial, o qual estabelecia:

a. ( ) Um mecanismo de trabalho compulsório para os habitantes do território brasileiro, os quais produziriam alguns gêneros para sua subsistência, criando, assim, uma forte estrutura de comércio interno.

b. ( ) Um núcleo de integração e intercâmbio das atividades produtivas e industriais entre todas as regiões da colônia brasileira.

c. ( ) Uma política oficial, adotada pelo Estado português, que incentivava o movimento expansionista e a realização de expedições para a interiorização do povoamento.

d. ( ) A comercialização direta dos produtos coloniais brasileiros com vários reinos europeus e vice-reinos coloniais americanos.

e. ( ) A obrigatoriedade do Brasil em comercializar exclusivamente com Portugal, o que assegurava à Coroa Portuguesa controle sobre o que era produzido e explorado na colônia brasileira.


URI 2022 - QUESTÃO 29
Em 2022 o Brasil completará o Bicentenário da Proclamação da Independência. Em 7 de Setembro de 1822, D. Pedro, Príncipe Regente do Brasil, rompeu, definitivamente, os laços de união política com Portugal. Esse rompimento, na verdade, foi a culminância de um processo de emancipação iniciado em 1808, com a vinda da Família Real Portuguesa. 

Em relação ao período que se seguiu à Proclamação da Independência, é correto afirmar que:

a. ( ) Os diferentes grupos liberais existentes no Brasil uniram-se em torno da centralização do poder.

b. ( ) Portugal não resistiu à independência brasileira, defendendo-a, inclusive, frente a tribunais internacionais.

c. ( ) Assim como outros países da América Latina, o Brasil tornou-se uma monarquia.

d. ( ) A emancipação política do Brasil não trouxe alterações significativas na tradicional e elitista estrutura social brasileira.

e. ( ) A grande população de escravos e homens livres não proprietários, dispersa pelo Brasil e distantedos principais centros, foi ferrenha disseminadorada Independência do Brasil.


GEOGRAFIA

URI 2022 - QUESTÃO 30
Carta Topográfica abaixo representa a área de um imóvel rural e as curvas de nível, as quais configuram a sua topografia.

A Carta Topográfica abaixo representa a área de um imóvel rural e as curvas de nível, as quais configuram a sua topografia.

Analise as alternativas a seguir:

I. As curvas de nível possuem equidistância de 5 metros, e o ponto cotado no imóvel apresenta altitude de 794 metros.

II. Se o agricultor quiser utilizar partes do imóvel para agricultura mecanizada, as áreas que possuem melhor aptidão para este tipo de uso da terra estãonas porções central, a norte, a leste e sudeste do imóvel, predominantemente.

III. As menores declividades estão presentes nas porções sul, sudoeste e oeste do imóvel rural,predominantemente.

IV. As áreas propícias à agricultura mecanizada situam-se a sul e a oeste do imóvel, onde as curvas de nível estão mais próximas umas das outras,melhor representando o terreno.

V. As curvas de nível são representações por meio de linhas que unem pontos de mesma altitude,determinados a partir do nível médio do mar.

Está correta a alternativa:

a. ( ) I, III e IV.
b. ( ) I, III e V.
c. ( ) I, II e IV.
d. ( ) I, II e V.
e. ( ) III, IV e V.


URI 2022 - QUESTÃO 31
Na reengenharia da geopolítica mundial, algum espaço privilegiado servirá de estopim para que o mundo venha a se inquietar. As razões para isso podem estar no interesse pela biodiversidade, nas reservas de água, ou até mesmo nas “terras raras” que representam insumos importantes na cadeia de fabricação de produtos gerados por altas tecnologias. No Afeganistão, recentemente, houve o retorno do Talibã ao poder, o que fez com que, na percepção de muitos países, ali possa se tornar um "santuário para grupos extremistas".

Outra grande preocupação é a perda de influência que poderá favorecer adversários como EUA, China, Rússia e Irã. Leve-se em conta, também, que grupos étnicos do Afeganistão não consideram as fronteiras entre ele e os vizinhos, legítimas.

A contextualização descrita acima corresponde ao conceito geográfico de:

a. ( ) Lugar
b. ( ) Região
c. ( ) Território
d. ( ) Paisagem
e. ( ) Resiliência


URI 2022 - QUESTÃO 32
Considerando-se a distância real entre o Pórtico de acesso principal da URI-Erechim (A) e o centro do Campo do Ypiranga Futebol Clube (B) como sendo de 420 metros, a representação cartográfica, abaixo, deverá ser apresentada na escala numérica de 1:2.000.

Considerando-se a distância real entre o Pórtico de acesso principal da URI-Erechim (A) e o centro do Campo do Ypiranga Futebol Clube (B) como sendo de 420 metros, a representação cartográfica, abaixo, deverá ser apresentada na escala numérica de 1:2.000.

Qual das alternativas abaixo apresenta a Distância Gráfica correta entre os pontos A e B?

a. ( ) 0,21 m
b. ( ) 4,74 cm
c. ( ) 8,40 cm
d. ( ) 4,76 m
e. ( ) 0,21 cm


URI 2022 - QUESTÃO 33
Segundo o IPEA (2018), 25% dos jovens brasileiros nem trabalhavam e nem estudavam. Trata-se de um dado preocupante haja vista que a juventude é um grupo importante para a constituição da força de trabalho, com reflexos diretos na questão da previdência social futura.

Esse fenômeno tem dimensão internacional e é conhecido como “adultez emergente”, que ocorre, principalmente, com a “geração Y”. 

Assinale a alternativa que melhor representa esse fenômeno pós-moderno:

a. ( ) Jovens com independência financeira e responsabilidade por suas atitudes.

b. ( ) Tomada de decisões econômicas e sociais autônomas, independentes dos vínculos familiares.

c. ( ) Concretização mais precoce da sua independência familiar em relação às gerações anteriores à sua.

d. ( ) Desejo de antecipação intencional da vida conjugal e da paternidade/maternidade, por esses jovens.

e. ( ) Postergação de compromissos adultos e da experimentação de possibilidades de vivências, cada vez mais tardias.


URI 2022 - QUESTÃO 34
“A Bahia registrou um tremor de 4,6 graus de magnitude na escala Richter, na manhã deste domingo, dia 30 de agosto de 2020. Segundo o site USGS (United States Geological Survey), que registra a atividade sísmica do mundo, o evento aconteceu no município de Mutuípe (Figura a seguir), a 114 km de Salvador. Há relatos do tremor,também, em outras cidades do Vale do Jiquiriçá e Recôncavo Baiano”. 
Fonte: https://www.poder360.com.br/brasil/bahia-tem-terremoto-de-46-
de-magnitude. Acesso em: 05 out. 2021.

A Bahia registrou um tremor de 4,6 graus de magnitude na escala Richter, na manhã deste domingo, dia 30 de agosto de 2020. Segundo o site USGS (United States Geological Survey), que registra a atividade sísmica do mundo, o evento aconteceu no município de Mutuípe (Figura a seguir), a 114 km de Salvador. Há relatos do tremor,também, em outras cidades do Vale do Jiquiriçá e Recôncavo Baiano

Sobre terremotos em geral e, em específico, sobre o evento descrito acima, pode-se afirmar corretamente que:

I. Terremotos são movimentações da crosta terrestre associadas, principalmente, à força das erupções vulcânicas que liberam tensões das placas tectônicas.

II. Têm como causa os processos exógenos que ocorrem na superfície da crosta terrestre, ligados ao intemperismo que movimenta materiais de um local para outro, depositando e gerando peso sobre a crosta terrestre.

III. São gerados pela presença e movimentação de falhas geológicas presentes no território brasileiro, auxiliando, pelas informações que fornecem, no mapeamento e conhecimento da geologia brasileira.

IV. O evento citado teve como causa principal a movimentação das placas Sul-Americana e Placa de Nazca, que possuem movimento divergente entre ambas.

V. Terremotos, no Brasil, têm sua origem na movimentação do assoalho oceânico do Atlântico Sul, com movimento convergente da Placa Sul-Americana com a Placa Africana.

Está correta a alternativa:

a. ( ) Apenas I e IV.
b. ( ) Apenas II e V.
c. ( ) Apenas III e IV.
d. ( ) Apenas a V.
e. ( ) Apenas a III.


URI 2022 - QUESTÃO 35
Na figura abaixo, observa-se a distribuição de diferentes ambientes de um determinado município (eixo X) e as variações de temperatura associadas a esses ambientes (eixo Y).

Na figura abaixo, observa-se a distribuição de diferentes ambientes de um determinado município (eixo X) e as variações de temperatura associadas a esses ambientes (eixo Y).
Fonte: Direção Geral do Ordenamento do Território e Desenvolvimento 
Urbano - DGOTDU, 2008 adaptado de U.S. Environmental Protection 
Agency. Acesso em: 05 out. 2021

A partir, exclusivamente, da avaliação da figura, assinale a alternativa que demonstra um dos serviços ambientais ofertados:

a. ( ) As ilhas de calor e os picos de escoamento superficial hídrico estão associados aos centros urbanos.

b. ( ) A poluição do ar pelas atividades humanas interfere na velocidade e direção dos ventos.

c. ( ) O acúmulo de resíduos sólidos nos centros urbanos ocasiona alterações estéticas pelodesconforto térmico.

d. ( ) As alterações proporcionadas pela quantidade de área construída ocasionam acúmulo de calor, gerando ilhas de calor que estão associadas, principalmente, a centros urbanos.

e. ( ) As chuvas serão mais intensas no centro devido à formação de ilhas de calor.


URI 2022 - QUESTÃO 36
O gráfico abaixo apresenta o nível de ocupação de homens e mulheres, por grau de instrução.

gráfico

Após analisar o gráfico, assinale a alternativa correta:

a. ( ) O nível de ocupação dos homens e das mulheres diminuiu, porém, a desigualdade entre os sexos, segue merecedora de destaque.

b. ( ) Enquanto o nível de ocupação dos homens foi de aproximadamente 46,1%, o das mulheres foi de 65,5%.

c. ( ) Embora a maior escolaridade das mulheres, isso não é suficiente para igualar sua situação no mercado de trabalho.

d. ( ) O nível de ocupação das mulheres com ensino superior completo é, aproximadamente, duas vezes maior que o das mulheres sem instrução ou com ensino fundamental incompleto.

e. ( ) Os dados mostram que a taxa de instrução universitária é mais alta para as mulheres do que para os homens.


SOCIOLOGIA

URI 2022 - QUESTÃO 37
Entre os sociólogos clássicos, é com Émile Durkheim que se observa um maior interesse pelo conceito de representação social. As representações sociais servem para estabelecer a ordem, permitir uma orientação, além de facilitar a comunicação entre as pessoas. É,também, pela representação social que a sociedade se estrutura e originam-se as interações cotidianas, as relações de trabalho e as relações sociais. “A natureza do conceito assim definida, dita suas origens. É por ele que as inteligências humanas comungam.”
(DURKHEIM, Émile. As Regras do Método Sociológico, 1995).

As representações têm um papel predominante na difusão e assimilação dos saberes, das identidades individuais e da formação de grupos. Durkheim considera, pelo menos, dois tipos de representações sociais. 

Qual alternativa está correta?

a. ( ) Representação social e educação.

b. ( ) Representação dos fenômenos e dos saberes.

c. ( ) Representação individual e representação coletiva.

d. ( ) Representação individual e prática social. 

e. ( ) Representação social e simbologia.


URI 2022 - QUESTÃO 38
De acordo com a revista Forbes, a Revolução Tecnológica deve transformar a vida no mundo (2019). Com o avanço da internet, os estímulos e o comportamento humano mudaram. Com seu surgimento, ingressamos de vez na era da informação. A conexão entre pessoas e entre dispositivos – cada vez mais abrangente, veloz e acessível – transformou a forma como as empresas e a sociedade operam e interagem. Agora, estamos diante de mais um ponto de mutação à frente de um mundo digital conectado. 
Fonte: Disponível em www.forbes.com.br . Acesso em: 28 set. 2021.

Diante do exposto, é incorreto afirmar que:

a. ( ) Ainda que passe despercebida, na maior parte do tempo, a tecnologia está presente em praticamente tudo: do pedido de comida e do acesso ao banco pelo celular, à educação a distância, à telemedicina e às cidades inteligentes.

b. ( ) O salto tecnológico ocorreu, de forma intensa, nas últimas duas décadas e meia e colocou a sociedade diante do que muitos classificam como uma nova revolução industrial. 

c. ( ) A internet mudou e vai mudar ainda mais a forma como vivemos. Nesse mundo em transformação, evoluir é uma constante.

d. ( ) As tecnologias vêm proporcionando uma grande revolução na sociedade, e a tendência é ela estar cada vez mais embarcada e imperceptível em nossa rotina diária, seja nas relações de produção, de trabalho e de consumo.

e. ( ) Essa onda não transformará, fundamentalmente, a forma como vivemos, trabalhamos e nos relacionamos. Por sua escala, alcance e complexidade, será algo completamente diferente do que os indivíduos experimentaram até o momento.


FILOSOFIA

URI 2022 - QUESTÃO 39
A pintura abaixo, em óleo sobre tela, foi feita pelo francês Jacques-Louis David, executada em 1787. Ela faz alusão a um assunto clássico da filosofia política. Nela o pintor procura retratar a lição final de um pensador a seus discípulos para, em sequência, encarar a morte calmamente. A referida obra se encontra no Metropolitan Museum of Art em Nova York.

A referida obra se encontra no Metropolitan Museum of Art em Nova York.

A tela faz alusão

a. ( ) à celebração e ritual de César no Império Romano.
b. ( ) aos ensinamentos de Aristóteles à Alexandre, o Grande, seu discípulo.
c. ( ) à morte de Sócrates.
d. ( ) à morte de Platão.
e. ( ) à uma aula na Ágora.


URI 2022 - QUESTÃO 40
O pensador francês _______________ comemorou, no ano de 2021, cem anos de idade com grande lucidez intelectual. Ele é considerado um dos principais expoentes do pensamento contemporâneo por ter escrito no campo daquilo que se pode denominar ______________. Com uma produção intelectual vasta,influenciou diferentes áreas do conhecimento. Dentre suas obras podemos citar _____________ e ______________.

a. ( ) Edgar Morin – pensamento complexo – Método 1-5; Ciência com Consciência.

b. ( ) René Descartes – pensamento cartesiano – Discurso do Método; Meditações Cartesianas.

c. ( ) Pierre Lévy – inteligência coletiva – Cibercultura; As Tecnologias da Inteligência.

d. ( ) Rousseau – pensamento liberal – O Contrato Social; Discurso sobre a Origem e os Fundamentos da Desigualdade entre os Homens.

e. ( ) Zygmunt Bauman – modernidade líquida – O Mal-estar da Pós-Modernidade; Modernidade Líquida.


MATEMÁTICA

URI 2022 - QUESTÃO 41
Considerando a matriz A, de ordem 3, definida por aij = i - 2j e a matriz 

A soma dos elementos da diagonal principal da matriz

C = A ∙ B é:

a. ( ) - 2
b. ( ) - 4
c. ( ) - 8
d. ( ) 8
e. ( ) 16


URI 2022 - QUESTÃO 42
Considere que a meia-vida de um determinado medicamento seja de 8 horas. Lembre que meia-vida é o tempo necessário para que a quantidade inicial do medicamento, no organismo, seja reduzida pela metade. Admitindo que uma dose de 400 mg desse medicamento seja administrada ao meio-dia, a concentração no organismo, nesse mesmo horário do meio-dia, após dois dias, será de:

a. ( ) 3,75 mg
b. ( ) 4,25 mg
c. ( ) 4,75 mg
d. ( ) 6,25 mg
e. ( ) 6,75 mg


URI 2022 - QUESTÃO 43
Considere a relação f de reais em reais definida por f(x) = ax + b, se f(1) = -20 e f(3) = -10, então f(f(6))é igual a

a. ( ) 0
b. ( ) 25
c. ( ) - 20
d. ( ) 150
e. ( ) - 50


URI 2022 - QUESTÃO 44
Analise as afirmações a seguir.

I. Uma urna contém 5 bolas amarelas, numeradas de 1 a 5, e 8 bolas verdes, numeradas de 1 a 8. Uma bola é extraída ao acaso. Se for sorteado um número par, então pode-se afirmar que a probabilidade de ser uma bola amarela é 2/13.

II. Numa prova de 10 questões do tipo verdadeiro (V) ou falso (F), o número de maneiras distintas que a mesma pode ser resolvida é 1.024.

III. Considere os números de 3 algarismos distintos formados com os dígitos 2, 3, 5, 8, 9. O total de números múltiplos de 5 será 12.

Considerando os itens acima, é correto o que se afirma em:

a. ( ) I, apenas.
b. ( ) I e III, apenas.
c. ( ) II e III, apenas.
d. ( ) II, apenas.
e. ( ) III, apenas.


URI 2022 - QUESTÃO 45
Numa pesquisa foram consultados 420 médicos, obtendo-se o seguinte resultado com relação à indicação de medicamentos para determinada infecção: 210 indicam o medicamento A; 190 indicam o medicamento B; e 40 indicam outros medicamentos diferentes de A e B.

Analise as afirmações a seguir: 

I. O número de médicos que indicam os medicamentos A e B é 50.

II. O número de médicos que indicam somente o medicamento A é 190.

III. O número de médicos que indicam somente o medicamento B é 170.

IV. O número de médicos que não indicam o medicamento A é 180.

Considerando os itens acima, é correto o que se afirma em: 

a. ( ) I e III, apenas.
b. ( ) II e III, apenas.
c. ( ) II e IV, apenas.
d. ( ) III e IV, apenas.
e. ( ) Todas corretas. 


URI 2022 - QUESTÃO 46
Considere a seguinte figura.

figura

A respeito dessa função, julgue os itens que seguem:

I. A desigualdade h(1,5) > f(1,5)> g(1,5) é verdadeira.

II. A soma h(x) + f(x) + g(x) é igual a x² - x + 1.

III. O conjunto {-1≤x≤1|h(x)=0} contém apenas um elemento.

IV. A igualdade h(-1)=f(-1)=g(1) é verdadeira.

A alternativa correta é 

a. ( ) somente o item I é verdadeiro.

b. ( ) os itens II e III são verdadeiros.

c. ( ) todos os itens são verdadeiros.

d. ( ) somente os itens I e III são verdadeiros.

e. ( ) somente os itens I e IV são verdadeiros.


URI 2022 - QUESTÃO 47
Um móvel deverá ser construído para acondicionar 10 bolas de vôlei. Sabendo que o móvel deverá ser da forma de um prisma quadrangular regular de 24 cm de aresta de base e que uma bola de vôlei tem 2.304𝜋 cm³, qual deveria ser a altura mínima deste móvel?

a. ( ) 12 cm
b. ( ) 24 cm
c. ( ) 240 cm
d. ( ) 120 cm
e. ( ) 320 cm


URI 2022 - QUESTÃO 48
Considerando 0,48 para log(3) e se 30ˣ = 10ᵞ, então o valor de  é:

a. ( ) 0,48
b. ( ) 0,68
c. ( ) 0,82
d. ( ) 2,48
e. ( ) 1,48


URI 2022 - QUESTÃO 49
Considerando π = 3,14 , determine a área sombreada da figura, em unidades de área (u.a.).

Considerando π = 3,14 , determine a área sombreada da figura, em unidades de área (u.a.).

a. ( ) 3,87
b. ( ) 21,87
c. ( ) 32,13
d. ( ) 38,52
e. ( ) 42,87


URI 2022 - QUESTÃO 50
O termo independente no desenvolvimento do binômio  é igual a:

a. ( ) 120
b. ( ) 160
c. ( ) 220
d. ( ) 240
e. ( ) 260


FÍSICA

URI 2022 - QUESTÃO 51
Em 1853, o empresário americano Elis Graves Otis inventou o elevador de passageiros. Desde então o elevador foi modernizado e está mais seguro e confortável. Ele, basicamente, é constituído pela cabine, contrapeso, motor, roldanas, cabos de aço e uma central de comando automatizada. A Figura mostra o esquema de um elevador.

Em 1853, o empresário americano Elis Graves Otis inventou o elevador de passageiros. Desde então o elevador foi modernizado e está mais seguro e confortável. Ele, basicamente, é constituído pela cabine, contrapeso, motor, roldanas, cabos de aço e uma central de comando automatizada. A Figura mostra o esquema de um elevador.

Considere a seguinte situação: “o elevador de um edifício de 50 andares encontra-se parado no andar térreo. Então, é acionado para ir ao 8º andar”. Analise os quatro gráficos que, pretensamente, refletem o comportamento cinemático do elevador do início do movimento até o 8º andar.

Considere a seguinte situação: “o elevador de um edifício de 50 andares encontra-se parado no andar térreo. Então, é acionado para ir ao 8º andar”.

Assinale a afirmativa correta:

a. ( ) Os gráficos A, B e C refletem o movimento do elevador.

b. ( ) Os gráficos B, C e D refletem o movimento do elevador.

c. ( ) O gráfico D mostra, corretamente, o comportamento da posição do elevador conforme ele sobe.

d. ( ) Somente os gráficos B e C refletem o movimento do elevador.

e. ( ) Nenhuma das alternativas está correta.


URI 2022 - QUESTÃO 52
Após as compras, um pai dá um empurrão no carrinho de compras, por solicitação de sua filha, que se diverte ao ver o carrinho deslocando-se livremente pelo piso regular e horizontal do estacionamento do supermercado.

Após as compras, um pai dá um empurrão no carrinho de compras, por solicitação de sua filha, que se diverte ao ver o carrinho deslocando-se livremente pelo piso regular e horizontal do estacionamento do supermercado.

Analise os esquemas, levando em consideração as forças que atuam no carrinho, logo após cessar o contato das mãos com ele.

Analise os esquemas, levando em consideração as forças que atuam no carrinho, logo após cessar o contato das mãos com ele.

Assinale a alternativa que indica, com mais coerência, as força(s) que atua(m) no carrinho de supermercado, nos instantes imediatamente após o impulso (empurrão):

a. ( ) O esquema da situação A está adequado ao fenômeno físico descrito.

b. ( ) O esquema da situação B está adequado ao fenômeno físico descrito.

c. ( ) O esquema da situação C está adequado ao fenômeno físico descrito.

d. ( ) O esquema da situação D está adequado ao fenômeno físico descrito.

e. ( ) O esquema da situação E está adequado ao fenômeno físico descrito.


URI 2022 - QUESTÃO 53
Um estudante do terceiro ano do Ensino Médio ficou intrigado com uma “pedra” metálica dourada, bastante brilhante, que ganhou de presente do seu tio. Parecia de ouro. Seu tio não sabia o que era. 

Decidido a descobrir o tipo de material, elaborou o seguinte experimento: medir a massa da “pedra” numa balança de precisão da escola e, em seguida, medir o volume dela, utilizando uma proveta com água.

Um estudante do terceiro ano do Ensino Médio ficou intrigado com uma “pedra” metálica dourada, bastante brilhante, que ganhou de presente do seu tio. Parecia de ouro. Seu tio não sabia o que era.

Verificou que a massa era de 125,25 g. Com muito cuidado, observou que o volume de água deslocada, quando mergulhou a “pedra” na mesma, foi de, aproximadamente, 25 ml. Então, resolveu elaborar algumas conclusões obtidas a partir dos dados, que podem ser vistas na sequência.

Dados: g = 10 m/s²; ρágua=1000 kg/m³.

Conclusões:
I. A densidade da “pedra” é de, aproximadamente, 5,01 g/cm³.

II. O empuxo produzido pela água sobre a “pedra” é de, aproximadamente, 0,25N

III. O peso aparente da “pedra” é de, aproximadamente,1,25 N.

IV. O empuxo produzido pela água sobre a “pedra” é de,aproximadamente, 1,00N, deixando-a “mais leve”, enquanto imersa na água.

V. O peso aparente da “pedra” é de, aproximadamente,1,00 N.

Está correta a alternativa:

a. ( ) I, II e III.
b. ( ) II, III e IV.
c. ( ) I, III e IV.
d. ( ) I, II e V.
e. ( ) I, III e V.


URI 2022 - QUESTÃO 54
Segundo uma lenda, Arquimedes de Siracusa (287 a.C. – 212 a.C.), físico, filósofo, matemático, engenheiro, inventor e astrônomo grego, teria dito a seus conhecidos próximos: “Dê-me uma alavanca e moverei o mundo”. Desconhecendo essa história, um rapaz tinha um problema para resolver. Estava ele em sua casa, sob chuva torrencial e ininterrupta há horas.

Segundo uma lenda, Arquimedes de Siracusa (287 a.C. – 212 a.C.), físico, filósofo, matemático, engenheiro, inventor e astrônomo grego, teria dito a seus conhecidos próximos: “Dê-me uma alavanca e moverei o mundo”. Desconhecendo essa história, um rapaz tinha um problema para resolver. Estava ele em sua casa, sob chuva torrencial e ininterrupta há horas.

Precisava, desesperadamente, de um balde, que estava lá fora, distante 2m da varanda. Não podia sair, pois estava tudo inundado e ele estava resfriado e sozinho em casa. Pensa em várias soluções, mas, a mais viável parecia ser utilizar uma vara de bambu bem rígido, de 2,5 m de comprimento e 3 kg de massa, disponível na varanda. 

Rapidamente prendeu um arame em forma de gancho na ponta do bambu. Segurando uma extremidade do bambu com as mãos, prendeu o gancho no cabo do balde e tentou erguer, mas não conseguiu, pois dentro do balde tinha 5 litros de água. Então, teve a ideia de utilizar o parapeito da varanda como ponto de apoio da alavanca de bambu. A distância do ponto de apoio até a extremidade onde foi colocado o gancho era de 2,0 m. Aplicou sua força na extremidade dos 0,5m. Considere g = 10 m/s².

Assinale a alternativa que indica a força mínima necessária para erguer o balde: (1 litro = 1kg)

a. ( ) 275,00 N
b. ( ) 170,00 N
c. ( ) 245,00 N
d. ( ) 12,25 N
e. ( ) Nenhuma das alternativas


URI 2022 - QUESTÃO 55
O fenômeno da dilatação térmica é conhecido há muito tempo. Uma peça metálica de um equipamento precisa ser fixada definitivamente num chassi, por meio de um pino, conforme figura.

O orifício do chassi e da peça tem diâmetro de ∅ = 3,000 mm à temperatura de 10°C. O pino tem diâmetro de ∅ = 3,001 mm à temperatura de 10°C. Todos os elementos envolvidos são feitos de uma liga cujo coeficiente de dilatação linear é de 1,0 x 10⁻⁵ °C⁻¹.

O fenômeno da dilatação térmica é conhecido há muito tempo. Uma peça metálica de um equipamento precisa ser fixada definitivamente num chassi, por meio de um pino, conforme figura.

Considere as seguintes afirmações:

I. A técnica utilizada para essa fixação consiste em resfriar o pino até que seu diâmetro fique menor do que o diâmetro do orifício. Então, é introduzido, fixando os elementos, assim que a temperatura equilibrar.

II. O pino deverá ser resfriado abaixo de - 23,4 °C para que entre no orifício.

III. O pino deverá ser resfriado abaixo de - 43,4 °C para que entre no orifício.

IV. Uma vez atingida a temperatura de equilíbrio térmico dos elementos, só será possível retirar o pino resfriando todo o equipamento a temperaturas inferiores àquela utilizada para introduzi-lo no orifício.

Está correta a alternativa:

a. ( ) I, II e IV.
b. ( ) II e IV.
c. ( ) I e II.
d. ( ) III e IV.
e. ( ) I, III e IV.


URI 2022 - QUESTÃO 56
Um marceneiro decidiu fabricar uma lixadeira de cinta, constituída por uma lixa que gira em torno de dois cilindros, sendo que, em um deles, é acoplado um motor elétrico que fornece força motriz ao conjunto.

A frequência de giro do motor utilizado no mecanismo é de 120 RPM. O diâmetro da polia acoplada ao eixo do motor é de 10 cm. Qual a velocidade linear da lixa na lixadeira?

Lixo

a. ( ) 63 cm/s
b. ( ) 126 cm/s
c. ( ) 245 cm/s
d. ( ) 508 cm/s
e. ( ) 327 cm/s


URI 2022 - QUESTÃO 57
Um pequeno produtor rural possui, em sua propriedade, um riacho com uma queda-d'água. Pensando em aproveitar esse recurso para a geração de eletricidade, mediu a vazão de água e a altura da queda, obtendo os seguintes resultados: altura de queda 3,5 m; vazão 10 litros por segundo.

Quantas lâmpadas de 40 W de potência podem ser ligadas pelo gerador, considerando a eficiência do sistema de 80%? Considere a densidade da água 1000 kg/m³; 1 J/s = 1 W :

a. ( ) 10 lâmpadas.
b. ( ) 15 lâmpadas.
c. ( ) 17 lâmpadas.
d. ( ) 7 lâmpadas.
e. ( ) 5 lâmpadas.


URI 2022 - QUESTÃO 58
Duas ondas mecânicas transversais de frequências ligeiramente diferentes, mas de mesma amplitude, se propagam, simultaneamente, em um meio material. Uma das ondas possui frequência de 832 Hz e a outra possui frequência de 815 Hz.

Assinale a alternativa que descreve o fenômeno ondulatório nessa interação de ondas e o valor da frequência da onda resultante:

a. ( ) Batimento; frequência resultante 17 Hz

b. ( ) Interferência construtiva; frequência resultante de 1647 Hz

c. ( ) Interferência destrutiva; frequência resultante de 32 Hz

d. ( ) Timbre; frequência resultante de 1647 Hz

e. ( ) Amortecimento; frequência resultante 170 Hz


URI 2022 - QUESTÃO 59
As características das radiações Alfa, Beta e Gama, emitidas por núcleos de diversos tipos de átomos, foram descobertas, utilizando-se o método de interação entre os campos magnéticos e as emissões em estudo.

No desenho a seguir, temos uma fonte radioativa emitindo radiação Alfa, Beta e Gama, sendo estas emanações orientadas verticalmente para cima. Sabe-se que a radiação Alfa é constituída de 2 prótons e 2 nêutrons; a radiação Beta, nesse caso, é uma partícula negativa chamada négatron, que possui a massa equivalente a um elétron; a radiação Gama é onda eletromagnética. Nas proximidades da fonte radioativa é colocado um ímã com as polaridades indicadas nas figuras.

figuras

Em qual das quatro figuras é correta a orientação das trajetórias das radiações (todas no mesmo plano), relativamente à configuração do campo magnético? 

a. ( ) Figura a
b. ( ) Figura b
c. ( ) Figura c
d. ( ) Figura d
e. ( ) Nenhuma das figuras.


URI 2022 - QUESTÃO 60
O circuito mostrado, abaixo, mantém acesa uma pequena lâmpada alimentada por uma bateria. Quando o interruptor é aberto, a lâmpada apaga imediatamente.

O circuito mostrado, abaixo, mantém acesa uma pequena lâmpada alimentada por uma bateria. Quando o interruptor é aberto, a lâmpada apaga imediatamente.

Com o objetivo de manter a lâmpada acesa por intervalo de tempo um pouco maior, decidiu-se associar um capacitor ao circuito, uma vez que este componente armazena energia elétrica em suas placas. Observando os circuitos abaixo, assinale a alternativa que contém o capacitor associado corretamente a fim de que a lâmpada se mantenha acesa por mais tempo.








e. ( ) Nenhuma das alternativas



QUÍMICA

URI 2022 - QUESTÃO 61
O álcool etílico hiratado 70º INPM é uma solução aquosa de etanol e está sendo, amplamente, utilizado como desinfetante e antisséptico frente àpandemia ocasionada pelo novo Coronavírus (SARS-CoV-2).

O álcool 70º não desidrata a parede celular dos micro-organismos, podendo penetrar no seu interior, onde irá desnaturar proteínas, fato que não ocorre quando se utiliza álcool 96º INPM.

Com base nesse conhecimento, um professor de Química solicitou que seus alunos produzissem 1 litro de álcool 70º, a partir do álcool 96º.

Marque a alternativa que descreve o procedimento realizado de forma correta.

a. ( ) O volume de álcool 96º utilizado foi de 729,1 mL e completou-se o volume com água destilada,até atingir 1000 mL, isto é, foram adicionados270,9 mL de água.

b. ( ) O volume de álcool 96º utilizado foi de 960,0 mL e completou-se o volume com água destilada até atingir 1000 mL, isto é, foram adicionados 40,0 mL de água.

c. ( ) O volume de álcool 96º utilizado foi de 700,0 mL e completou-se o volume com água destilada até atingir 1000 mL, isto é, foram adicionados 300,0 mL de água.

d. ( ) O volume de álcool puro utilizado foi de 270,9 mL e completou-se o volume com água destilada até atingir 1000 mL, isto é, foram adicionados729,1 mL de água

e. ( ) O volume de álcool 96º utilizado foi de 300,00 mL e completou-se o volume com água destilada até atingir 1000 mL, isto é, foram adicionados700,00 mL de água.


URI 2022 - QUESTÃO 62
De um modo geral, a principal função dos eletrólitos presentes nos fluidos corporais é a de manter o equilíbrio osmótico dentro das células; em outras palavras, manter o equilíbrio químico de uma solução. 

Entre as opções a seguir, que se referem aos eletrólitos presentes no corpo humano, assinale a alternativa que apresenta, respectivamente,

( I ) um cátion monovalente que tem ação fundamental na condução do impulso elétrico e na contração muscular.

(II) um ânion monovalente que regula o equilíbrio ácido/básico, em que participa com o CO2 e H2O, formando o principal sistema tampão do organismo.

a. ( ) K⁺ e F⁻
b. ( ) Na⁺ e HCO3⁻
c. ( ) Ca²⁺ e PO4⁻²
d. ( ) K⁺ e CO3⁻²
e. ( ) Ag⁺ e HCO3⁻


URI 2022 - QUESTÃO 63
Um laboratorista, ao ser contratado, recebeu como demanda otimizar as condições de trabalho. Uma delas seria unificar as soluções do mesmo composto. Nesse sentido, ele verificou a existência de 5 mL de HCl concentrado (37%, d= 1,19 kg/L), 50 mL de HCl 0,5 M e 250 mL de HCl 0,1 M.

Durante a mistura das 3 soluções de HCl, por engano, ele adicionou também 20 mL de uma solução de Ca(OH)23 M. 

Nesse sentido, calcule a concentração da solução resultante e diga se ela será ácida, básica ou neutra:

a. ( ) 0,03 M, ácida
b. ( ) 0,15 M, ácida
c. ( ) 0,03 M, básica
d. ( ) 0,15 M, básica
e. ( ) 0,15 M, neutra


URI 2022 - QUESTÃO 64
Na ausência de hidrogênio molecular (H2) para uma atividade experimental, o professor buscou produzir seu próprio H2. De acordo com a literatura, ele observou que uma das formas de geração de H2 seria mediante a adição de elementos, no estado metálico, em soluções ácidas.

Nesse sentido ele fez três experimentos empregando 100 mL de uma solução de HCl 1,0 M, adicionando em: 

I) 5,0 g de Zn° (s) 
II) 5,0 g de Cu°(s) 
III) 5,0 g de Ni° (s) 

Considerando os potenciais padrão de redução (E°) dos elementos envolvidos, indique: 

- Qual dos experimentos gerou H2?
- Qual o volume gerado? 
- Quem é o agente limitante?

Na ausência de hidrogênio molecular (H2) para uma atividade experimental, o professor buscou produzir seu próprio H2.

a. ( ) I, 22,40 L, HCl
b. ( ) II, 22,40 L, Cu
c. ( ) I, 1,12 L, HCl
d. ( ) III, 11,20L, HCl
e. ( ) I, 1,12L, Zn


URI 2022 - QUESTÃO 65
O mentol é um álcool monoterpênico encontrado em óleo essencial da menta. O mentol também é famoso por suas propriedades anestésicas e anti-inflamatórias, além de ser amplamente usado para combater inflamações na garganta. O nome sistemático (IUPAC) do mentol é: 2-isopropil-5-metilcicloexanol

Com base nessas informações, assinale a alternativa que representa a fórmula molecular do mentol, o número de carbonos assimétricos e o número de estereoisômeros possíveis:

a. ( ) C10H21O, 3 e 6
b. ( ) C10H20O, 3 e 8
c. ( ) C9H22O, 2 e 4
d. ( ) C10H20O, 2 e 4
e. ( ) C9H21O, 3 e 8


URI 2022 - QUESTÃO 66
Durante a reação de combustão completa de etanol, ocorre a formação de um gás que contém átomo de carbono, em sua composição, e vapor de água.

Indique a resposta que corresponde a esse gás, bem como a razão volumétrica entre o O2(g) consumido, e o gás produzido durante a reação, como também a massa de vapor da água formada na combustão de um mol de etanol:

a. ( ) CO; 1:1; 18
b. ( ) CO2; 1:1; 36
c. ( ) CO2; 4:2; 54
d. ( ) CO; 3:2; 54
e. ( ) CO2; 3:2; 54


URI 2022 - QUESTÃO 67
Um aluno de iniciação científica, ao começar a trabalhar em sua pesquisa, no laboratório, deparou-se com uma reação conhecida por liberar 1,78 kJ de calor que ocorre em um calorímetro, contendo 0,100 L de solução.

O aluno verificou que a temperatura do sistema aumentou 3,65 °C. Posteriormente, o mesmo realizou uma outra reação, onde foram adicionados 50 mL de ácido clorídrico e 50 mL de hidróxido de sódio aquoso, sendo que os reagentes foram misturados no mesmo calorímetro, e a temperatura subiu 1,26 °C.

Qual é o calor liberado (q) pela reação de neutralização?

a. ( ) q = + 0,488 kJ.°C⁻¹
b. ( ) q = - 0,512 kJ.°C⁻¹
c. ( ) q = + 0,347 kJ.°C⁻¹
d. ( ) q = - 0,615 kJ.°C⁻¹
e. ( ) q = - 0,127 kJ.°C⁻¹


URI 2022 - QUESTÃO 68
Um laboratorista recebeu a tarefa de recuperar a naftalina, a areia e o sal de cozinha presentes em uma mistura heterogênea.

Após pesquisar, na literatura, informações sobre as propriedades físico-químicas dos respectivos componentes e os processos de separação de misturas, ele procedeu a um experimento com as seguintes etapas:

I. Aqueceu a mistura, recuperando um dos componentes por cristalização, em recipiente acoplado sobre o sistema. 

II. Adição de água à composição resultante da etapa I.A solução resultante foi submetida a uma etapa de separação de fases para recuperação do outro componente.

III. A fase líquida foi submetida ao aquecimento para recuperação do terceiro componente.

Indique a resposta que representa o componente recuperado em cada etapa e qual a propriedade e/ou processo de separação empregado para sua recuperação:

a. ( ) I) naftalina, sublimação; II) areia, filtração; III) sal, evaporação.

b. ( ) I) sal, evaporação; II) areia, filtração; III) naftalina, evaporação.

c. ( ) I) naftalina, sublimação; II) areia, floculação; III) sal, evaporação.

d. ( ) I) sal, sublimação; II) areia, filtração; III) naftalina, evaporação.

e. ( ) I) naftalina, fusão; II) areia, decantação; III) sal, evaporação.


URI 2022 - QUESTÃO 69
A presença de um soluto afeta as propriedades físicas do solvente. Um desses efeitos, a osmose, é de enorme importância, porque contribui para o fluxo de nutrientes através das paredes da célula biológica e para o movimento de soluções através das plantas. 

Sabendo-se que a pressão osmótica de 2,20 g de polietileno (PE), dissolvido em benzeno suficiente para produzir 100 mL de solução, foi de 1,10 x 10⁻² atm a 25oC, qual é a massa molar deste polímero?

a. ( ) 8,94 x 10⁴ g.mol⁻¹
b. ( ) 44,5 x 10⁴ g.mol⁻¹
c. ( ) 12,8 x 10⁴ g.mol⁻¹
d. ( ) 10,4 x 10⁴ g.mol⁻¹
e. ( ) 4,89 x 10⁴ g.mol⁻¹


URI 2022 - QUESTÃO 70
A variação de energia livre (∆G) é uma medida da variação na entropia total de um sistema e suas vizinhanças à temperatura e à pressão constantes.

Os processos espontâneos, à temperatura e à pressão constantes, são acompanhados por uma diminuição da energia. Dessa forma, a energia livre padrão de formação de um composto é uma medida de sua estabilidade em relação aos seus elementos, a qual, conhecendo seu valor, é possível prever tal característica. 

Em relação à estabilidade termodinâmica dos elementos químicos, analise as seguintes afirmações:

I. Um composto termodinamicamente estável é um composto com energia livre padrão de formação positiva (como a água).

II. Um composto termodinamicamente instável é um composto com energia livre padrão de formação negativa (como o benzeno).

III. Substâncias que são termodinamicamente instáveis, mas sobrevivem por longos períodos, são chamadas de não-lábeis ou inertes.

IV. Substâncias que se decompõem ou reagem rapidamente são chamadas de instáveis.

V. Estável e instável são termos que se referem à tendência termodinâmica de uma substância em decompor-se.

VI. Lábil, não-lábil e inerte são termos que se referem à velocidade na qual essa tendência é concretizada.

A alternativa correta é:

a. ( ) I, III e V.
b. ( ) II, IV e V.
c. ( ) I, IV e VI.
d. ( ) III, V e VI.
e. ( ) IV, V e VI.


BIOLOGIA

URI 2022 - QUESTÃO 71
Os fungos são seres eucariontes, uni ou pluricelulares, sempre heterotróficos. Desenvolvem-se com extrema facilidade nos mais diversos ambientes, terrestres e aquáticos, além de se associarem a outros grupos de seres vivos, em diferentes tipos de interação.

Em relação aos fungos, seguem algumas informações:

I. Os fungos filamentosos não apresentam qualquer tipo de pigmento fotossintetizante e nem fazem quimiossíntese. Possuem longas e ramificadas hifas que formam um emaranhado que cresce,irregularmente, no interior dos substratos constituindo o micélio.

II. A parede celular das hifas, é formada,principalmente, por quitina. Muitos fungos desenvolvem uma estrutura de reprodução, o corpo de frutificação, com função de produzir esporos.

III. Entre as associações que os fungos fazem, com outras espécies, existe a relação de inquilinismo com algas formando os líquens. A reprodução dos líquens é feita por sorédios, formados por grupos de algas envoltas por hifas do fungo.

IV. Muitos fungos são parasitas, causando as conhecidas micoses em animais e fitomicoses em plantas. Esses fazem parte do grupo dos Zigomicetos ou Zygomycota que não formam corpo de frutificação.

Assinale a alternativa correta:

a. ( )a) I, II e IV.
b. ( )b) I, II e III.
c. ( )c) II, III e IV.
d. ( )d) I, III e IV.
e. ( )e) Todas as alternativas estão corretas.


URI 2022 - QUESTÃO 72
No início do século XIX, o comércio de sanguessugas constituía uma atividade bastante lucrativa, sobretudo na Europa, onde se realizava sangria. A sangria consistia na aplicação de sanguessugas. As sanguessugas (Hirudo medicinalis) são anelídeos que vivem em riachos, represas, lagos, terra úmida e que se alimentam de sangue de animais que estão nesses locais. São dotadas de uma ventosa na extremidade anterior, por onde sugam o sangue; cada exemplar pode sugar entre 10 e 15 ml de sangue. 
Fonte: REZENDE, J.M. À sombra do plátano: crônicas de história da 
medicina. São Paulo: Editora Unifesp, 2009. Modismos na história da 
medicina. pp. 137-150.

Em relação aos anelídeos, verifique qual das alternativas está incorreta:

a. ( ) Os anelídeos são divididos em três Classes: Oligochaeta, Polychaeta e Hirudinea ou Achaeta.

b. ( ) Os anelídeos possuem o corpo metamerizado, isto é, formado por inúmeros segmentos. Possuem sistema circulatório fechado. A classe dos Hirudíneos inclui as sanguessugas, que são parasitas temporários de muitos vertebrados. Não têm cerdas e vivem em riachos ou na terra úmida.

c. ( ) Os anelídeos possuem o corpo metamerizado. As minhocas (classe dos Oligoquetos) também fazem parte do grupo dos anelídeos. Possuem o corpo metamerizado, clitelo, são hermafroditas e são importantes ecologicamente, pois são organismos que decompõem e transformam resíduos orgânicos em húmus.

d. ( ) Os anelídeos possuem o corpo metamerizado, isto é, formado por inúmeros anéis. São celomados. O celoma cheio de líquido funciona como esqueleto hidrostático. Entre os anelídeos estão os Hirudíneos (sanguessugas). Estes não possuem cerdas, mas ventosas para fixação e locomoção. São hermafroditas e hematófagos.

e. ( ) Os Hirudíneos (sanguessugas) são anelídeos, pois possuem o corpo metamerizado. São celomados e diblásticos. Possuem cerdas para locomoção e ventosas para fixação. São hermafroditas, hematófagos e carnívoros.


URI 2022 - QUESTÃO 73 - ANULADA.

URI 2022 - QUESTÃO 74
A vida humana é iniciada a partir da fecundação, que corresponde ao processo de união dos gametas masculino e feminino.

A partir dessa união, é formada a primeira célula do novo organismo, o zigoto, que passa por sucessivas divisões celulares e também por um processo estritamente regulado de diferenciação celular e tecidual, até gerar um novo indivíduo. 

A respeito da formação de gametas e de desenvolvimento do zigoto, é correto afirmar que:

a. ( ) Os gametas humanos são originados por mitose.

b. ( ) O zigoto possui 46 cromossomos e se divide por meiose.

c. ( ) O zigoto é uma célula diploide que se divide por mitose.

d. ( ) Cada gameta humano possui 46 cromossomos. 

e. ( ) O zigoto é uma célula haploide com 23 cromossomos.


URI 2022 - QUESTÃO 75
Em Biologia, célula é definida como a unidade básica de formação dos organismos vivos. Nesse sentido, os organismos compartilham a característica de serem formados por células, quer sejam uni ou pluricelulares, quer sejam eucariotos ou procariotos. 

Em relação ao conceito de células, pode-se afirmar que:

I. A hereditariedade, que se refere à transferência de informações genéticas de uma geração para outra, é uma das características comuns a todos os tipos de células.

II. Todas as células compartilham a característica de serem envoltas por uma membrana lipoproteica, que tem a função de delimitar o conteúdo celular e mantêlo individualizado do ambiente.

III. Todas as células também compartilham a característica de possuírem uma parede celular externa à membrana plasmática, cuja natureza química pode variar (por exemplo, celulose ou peptideoglicana). A parede confere resistência e é fundamental para a sobrevivência de todas as células.

IV. Todas as células apresentam uma constituição química básica, sendo compostas por quatro grupos de moléculas principais: os lipídios, os carboidratos, as proteínas e os ácidos nucleicos. Estes últimos são o material genético presente tanto em eucariotos quanto em procariotos.

Está correta a alternativa:

a. ( ) Somente a II.
b. ( ) Somente a IV. 
c. ( ) I e II.
d. ( ) III e IV.
e. ( ) I, II e IV.


URI 2022 - QUESTÃO 76
Quanto ao tipo sanguíneo ABO, no que diz respeito às suas características e herdabilidade, é correto afirmar que:

a. ( ) Nas transfusões de sangue, em relação ao sistema ABO, o tipo A é o doador universal e o tipo O é o receptor universal.

b. ( ) De maneira simplificada, o sistema ABO é determinado por um gene com três alelos possíveis (Iᴬ, Iᴯ e i) que se combinam de dois em dois em cada pessoa.

c. ( ) A compatibilidade entre tipos sanguíneos se deve ao tipo de anticorpo na superfície das hemácias e ao antígeno presente no soro sanguíneo.

d. ( ) Um casal, em que ambos sejam do tipo sanguíneo AB, podem ter filhos do tipo O, devido ao alelo iaparecer em dose dupla, vindo um de cada genitor.

e. ( ) O sistema ABO é determinado por um gene com localização em cromossomo sexual.


URI 2022 - QUESTÃO 77
A tabela abaixo apresenta um panorama das principais tecnologias de vacinas que estavam sendo testadas, para Covid-19, no ano de 2020.

As vacinas de vetor viral, basicamente, utilizam uma sequência de DNA que codifica uma proteína antigênica do coronavírus, a qual é transferida para o organismo humano ligada a algum tipo de adenovírus.

A tabela abaixo apresenta um panorama das principais tecnologias de vacinas que estavam sendo testadas, para Covid-19, no ano de 2020.

Com base nessas informações e na tabela acima, analise as alternativas que seguem:

I. A vacina da Novavax é composta por aminoácidos.

II. A tecnologia de desenvolvimento das vacinas de vetor viral (por exemplo, AstraZeneca) e de vírus inativados (por exemplo, Sinovac) são muito semelhantes entre si.

III. As vacinas da Jansen e da Moderna são ambas formadas por sequências de nucleotídeos de DNA.

IV. Indiferentemente da tecnologia usada, todas as vacinas devem carregar ou induzir à produção de proteínas do coronavírus, que atuem como antígenos no organismo humano.

V. O antígeno da vacina da Gamaleya é carregado,diretamente, para o hospedeiro, já na forma proteica.

Está correta a alternativa:

a. ( ) II e III. 
b. ( ) I, II e IV.
c. ( ) III e V.
d. ( ) I e IV.
e. ( ) Somente a IV.


URI 2022 - QUESTÃO 78
A redescoberta das leis de Mendel, em 1900, inaugura uma importante área do conhecimento chamada Genética. Mendel fez experimentos cruzando ervilhas e observando seus padrões resultantes. 

Quanto ao trabalho de Mendel, pode-se afirmar que:

a. ( ) Os fatores (características) que Mendel observava são os genes e, hoje, sabe-se que estes são feitos de proteínas.

b. ( ) As diferentes combinações de fenótipos e suas proporções, que Mendel observou nos cruzamentos de ervilhas, não fazem o menor sentido em relação ao conhecimento atual.

c. ( ) Os fatores que Mendel observava, hoje chamados de genes, são a unidade básica da hereditariedade.

d. ( ) As leis de Mendel referem-se à segregação e a segregação independente das proteínas na formação de gametas.

e. ( ) Mendel, nos seus experimentos de cruzamentos com ervilhas, observou o padrão de herança de características quantitativas e não de características qualitativas.


URI 2022 - QUESTÃO 79
O sistema nervoso humano, pode ser dividido em sistema nervoso central (SNC) e sistema nervoso periférico (SNP). Juntos, esses dois sistemas controlam as ações voluntárias e involuntárias do corpo. 

Em relação ao sistema nervoso humano pode-se afirmar que:

I. O SNP é formado pela medula e pelo encéfalo, sendo responsável pelo processamento dos estímulos recebidos pelo indivíduo.

II. O controle das funções motoras e sensoriais ocorre a partir do SNP.

III. O SNC é formado, exclusivamente, pelo encéfalo, sendo responsável pelo processamento de estímulos motores e sensoriais recebidos pelo indivíduo.

IV. Os gânglios e os nervos são integrantes do SNP.

V. O SNC atua, apenas, no comando de funções sensoriais do organismo. 

Está correta a alternativa:

a. ( ) II e IV.
b. ( ) I e II.
c. ( ) III e V. 
d. ( ) Somente a IV.
e. ( ) Somente a I.


URI 2022 - QUESTÃO 80
O aumento no consumo e na queima de combustíveis fósseis, nas últimas décadas, vem liberando toneladas de gás carbônico (CO2) na atmosfera. Esse gás acaba aprisionando parte do calor, vindo do Sol, dentro da atmosfera da Terra. Quanto mais CO2 na atmosfera, mais alta a temperatura média da superfície do Planeta. 

Esse fenômeno é conhecido, corretamente, como:

a. ( ) Efeito de mudança climática global e tem como consequência a contração das regiões tropicais e temperadas, levando ao aumento na biodiversidade da Terra.

b. ( ) Efeito estufa e tem, como consequência do aumento médio da temperatura, as alterações climáticas, o derretimento de geleiras e o aumento no nível dos oceanos.

c. ( ) Efeito bola de gelo, pois, após o aquecimento global, espera-se que o derretimento das calotas polares jogue muita água doce nos oceanos,interrompendo as correntes oceânicas que regulam o clima do Planeta e acabam esfriando omesmo, levando a uma nova era do gelo.

d. ( ) Efeito de borda, pois o aquecimento diferencial das bordas de uma floresta faz com que esta“imploda” de fora para dentro, tendo como consequência a perda de biodiversidade.

e. ( ) Efeito cascata, pois as cascatas tróficas irão desmoronar devido à mudança climática global, perdendo, assim, biodiversidade.


COMENTÁRIOS

CONTEÚDO EM DESTAQUE
Continua após a publicidade..
Nome

administração,9,administração financeira,1,administração orçamentária,1,administração pública,2,ads,39306,advogado,1,agricultura,1,agronomia,8,alberteinstein,26,alfabeto,5,amrigs,3,anasem,1,anatomia,2,aocp,142,arquitetura,1,arquitetura e urbanismo,6,arquivologia,1,arte,10,artes visucais,2,assistente social,2,atividade,288,atividade biologia,8,atividade ciências,68,atividade de português,57,atividade espanhol,17,atividade filosofia,5,atividade física,8,atividade fundamental,209,atividade geografia,6,atividade história,84,atividade inglês,2,atividade literatura,3,atividade matemática,27,atividade quimica,7,atividade sociologia,3,auditor fiscal,1,auditoria,1,autoajuda,1,auxiliar administrativo,3,auxiliar judiciário,1,bem-estar,13,biblioteconomia,4,biografia,1,biologia,65,biomedicina,11,bioquimica,1,blogger,3,bncc,12,bolsafamilia,1,braille,1,callfrom,1,carnaval,2,cecierj,5,cederj,5,cefetba,40,cefetmg,35,celebridades,1,celpebras,1,cesgranrio,52,cfc,13,ciência da computação,1,ciencias,85,ciências biológicas,1,ciências contábeis,21,ciências da saúde,1,ciências econômicas,5,ciências sociais,4,claudiogaleno,1,colunas,11,comercio exterior,1,computação,5,comunicação social,1,concurso,458,conhecimento específico,3,conscam,45,conta pra mim,41,contabilidade,13,contabilidade avançada,1,contabilidade de custos,1,contabilidade pública,10,contabilidadedecustos,1,contador,5,coronavirus,8,criminologia,1,cultura,30,curiosidade,5,datas comemorativas,25,declaracoes,6,desenhos,449,design,6,design de interiores,1,design de moda,1,design grafico,1,destaque,4,detran,2,devry,1,dietética,2,direito,160,direito administrativo,36,direito ambiental,2,direito civil,29,direito constitucional,36,direito do trabalho,27,direito eleitoral,1,direito empresarial,28,direito financeiro,1,direito penal,30,direito processual civil,1,direito processual do trabalho,1,direito processual penal,2,direito tributário,34,direitoadministrativo,2,direitocivil,3,direitos humanos,1,duvidas,5,economia,3,educação,55,educação física,19,educação infantil,347,eleicoes,1,enade,385,enare,1,encceja,44,enem,96,enfermagem,20,engenharia,4,engenharia ambiental,3,engenharia civil,4,engenharia da computação,4,engenharia de alimentos,3,engenharia de controle e automação,2,engenharia de produção,4,engenharia eletrica,3,engenharia florestal,3,engenharia mecanica,3,engenharia quimica,3,ensino fundamental,350,escola,1,espanhol,40,espcex,36,especial,1,espm,7,esportes,1,estatística,2,exame nacional,3,explicacao,48,facid,1,faculdade,30,faculdade dinamica,2,fadip,1,fagoc,2,famema,30,famerp,14,farmacia,12,fasa,9,faseh,1,fatec,29,fcc,107,fdsbc,4,fei,19,fgv,32,filosofia,25,fiscal de obras e posturas,1,fisica,66,física,1,fisioterapia,11,fmabc,5,fmo,2,fonoaudiologia,10,formação geral,8,formula1,1,fps,35,frances,7,frases,1,fuvest,24,gabaritos,35,gastronomia,2,geografia,77,gestao ambiental,3,gestão comercial,2,gestao de qualidade,1,gestao de recursos humanos,3,gestão financeira,3,gestao hospitalar,4,gestão pública,1,habilidades bncc,76,historia,177,ibade,5,ifba,1,ifce,12,iff,1,ifmg,3,ifmt,135,ifnmg,1,ifpe,66,ifpi,12,ifsul,67,ifto,12,imagens,96,ime,68,informatica,11,inglês,60,insper,52,instituto acesso,138,ita,22,jornalismo,16,legislação,10,legislação penal,1,legislação tributária municipal,13,lendas,23,letras,2,libras,2,liceu piauiense,1,literatura,23,lixo,12,logística,2,loja,3,mackenzie,28,marketing,3,matematica,123,matemática financeira,1,medicina,96,medicina legal,2,medicina veterinaria,11,meliuz,1,mtc,1,musica,4,música,1,natal,2,necropsia,1,normal superior,1,noticias,116,nubank,4,nutrição,15,o que e,3,oab,215,obmep,10,odontologia,12,outros,75,pedagogia,7,piaui,1,pnaic,10,portugues,160,praticapsi,14,priuni,1,processos gerenciais,3,procurador,1,professor,18,pronatec,3,prouni,5,provas,1415,provas access,1,provas agirh,8,provas albert einstein,9,provas ameosc,2,provas amrigs,3,provas avança sp,5,provas cecierj,2,provas cefetmg,35,provas cfc,12,provas concurso,282,provas da univesp,2,provas enade,384,provas enare,1,provas encceja,35,provas enem,36,provas espcex,11,provas espm,4,provas famema,17,provas famerp,10,provas faseh,1,provas fatec,23,provas fdsbc,2,provas fei,2,provas fepese,17,provas fgv,11,provas fmabc,3,provas fmj,2,provas fmp,1,provas fundatec,4,provas fuvest,14,provas iades,2,provas ibest,1,provas ibfc,7,provas ieses,3,provas ifba,1,provas ifce,2,provas ifmg,3,provas ifmt,1,provas ifnmg,1,provas ifpi,13,provas ifsul,9,provas ifto,8,provas ime,1,provas ita,12,provas mackenzie,18,provas mestrado,1,provas mpe-go,1,provas nível fundamental,2,provas nível médio,25,provas nível superior,157,provas oab,216,provas puc,9,provas pucgo,2,provas pucrj,4,provas quadrix,2,provas reis&reis,1,provas residencia,51,provas revalida,9,provas santa casa,9,provas ucpel,2,provas uece,16,provas ueg,8,provas uel,5,provas uem,3,provas uema,5,provas uenp,1,provas uepg,1,provas uerj,2,provas uesb,1,provas ufac,5,provas ufgd,9,provas ufpel,1,provas ufpr,1,provas ufrgs,1,provas ufu,1,provas unemat,1,provas unesc,7,provas unesp,9,provas unicamp,11,provas unicentro,1,provas unicesumar,7,provas uniceub,2,provas unichristus,5,provas unifenas,6,provas unifesp,22,provas unifor,7,provas unioeste,3,provas unip,3,provas unirg,9,provas unirv,3,provas unisc,2,provas unitins,4,provas upe,17,provas uri,1,provas usp,52,provas vestibular,469,provas vunesp,1,psicologia,37,publicidade e propaganda,4,publieditorial,2,puc-go,4,puc-pr,2,puc-rs,106,puc-sp,69,pucrj,1,questão agirh,34,questão alemao,8,questão análise e desenvolvimento de sistemas,25,questão analista em tecnologia da informação,30,questão anasem,60,questão arquitetura e urbanismo,151,questão atualidades,50,questão automação industrial,26,questão auxiliar judiciário,48,questão avmoreira,59,questão cecierj,64,questão cederj,128,questão cespe,221,questão comercio exterior,54,questão computação,136,questão comunicação social,24,questão construção de edifícios,27,questão consulplan,20,questão consultor do tesouro estadual,39,questão coronavirus,25,questão cremern,27,questão crespe,659,questão da access,40,questão da agirh,60,questão da albert einstein,507,questão da ameosc,40,questão da amrigs,181,questão da aocp,50,questão da avança sp,110,questão da cebraspe,60,questão da cesgranrio,282,questão da espcex,796,questão da espm,80,questão da famema,521,questão da famerp,230,questão da fasa,102,questão da fatec,1307,questão da fau,96,questão da fcc,460,questão da fepese,489,questão da fgv,2841,questão da fmabc,170,questão da fmp,60,questão da fundatec,60,questão da fuvest,1255,questão da mpe-go,50,questão da oab,3663,questão da obmep,326,questão da puc-pr,103,questão da puc-rj,81,questão da puc-sp,243,questão da santa casa,581,questão da ucpel,64,questão da uece,1134,questão da ueg,380,questão da uel,453,questão da uema,352,questão da uemg,115,questão da uenp,65,questão da uerj,140,questão da ufac,209,questão da ufgd,476,questão da ufpel,106,questão da ufrgs,25,questão da unesc,68,questão da unesp,1061,questão da unicamp,813,questão da unicentro,256,questão da unicesumar,223,questão da uniceub,108,questão da unichristus,381,questão da unifenas,299,questão da unifesp,875,questão da unifor,453,questão da unioeste,164,questão da unip,149,questão da unirg,473,questão da unirv,181,questão da unisc,88,questão da unitins,209,questão da usp,1304,questão da vunesp,60,questão de administração,228,questão de administração financeira,6,questão de administração financeira e orçamentária,7,questão de administração orçamentária,6,questão de administração pública,88,questão de agronomia,179,questão de análise das demonstrações contábeis,2,questão de análise de dados,17,questão de anatomia,20,questão de arte,70,questão de artes,83,questão de artes visuais,55,questão de auditoria,25,questão de auditoria governamental,7,questão de biblioteconomia,39,questão de biologia,1652,questão de biomedicina,269,questão de braille,10,questão de ciências,765,questão de ciências biológicas,74,questão de ciências contábeis,196,questão de ciências da computação,127,questão de ciências da saúde,20,questão de ciências econômicas,200,questão de ciências humanas,219,questão de ciências naturais,249,questão de ciências sociais,123,questão de cirurgia cardiovascular,30,questão de código de defesa do consumidor,10,questão de computação,57,questão de concurso,9714,questão de conhecimento geral,15,questão de contabilidade,499,questão de contabilidade do setor publico,5,questão de controle externo,6,questão de criminologia,5,questão de defesa do consumidor,10,questão de design,116,questão de design de interiores,27,questão de design de moda,80,questão de dietética,40,questão de direito,3783,questão de direito administrativo,317,questão de direito administrativo e constitucional,10,questão de direito ambiental,21,questão de direito civil,233,questão de direito constitucional,289,questão de direito da criança e do adolescente,5,questão de direito da pessoa com deficiência,3,questão de direito do consumidor,5,questão de direito do trabalho,150,questão de direito eleitoral,7,questão de direito empresarial,168,questão de direito financeiro,28,questão de direito penal,227,questão de direito penal militar,6,questão de direito previdenciario,10,questão de direito processual civil,85,questão de direito processual do trabalho,15,questão de direito processual penal,81,questão de direito tributário,246,questão de direito urbanistico,8,questão de direitos humanos,4,questão de economia do setor público,4,questão de educação física,329,questão de enfermagem,322,questão de engenharia civil,115,questão de engenharia da computação,137,questão de engenharia de produção,92,questão de escriturário,10,questão de espanhol,915,questão de estatistica,55,questão de ética e legislação,4,questão de farmácia,317,questão de filosofia,428,questão de finanças públicas,9,questão de física,2113,questão de física médica,55,questão de fisioterapia,284,questão de fonoaudiologia,230,questão de frances,178,questão de geografia,1744,questão de gestão ambiental,92,questão de gestão de recursos humanos,67,questão de gestão financeira,108,questão de gestão hospitalar,108,questão de governança e gestão,40,questão de história,2275,questão de informática,214,questão de inglês,1867,questão de jornalismo,252,questão de legislação,338,questão de legislação estadual e institucional,8,questão de legislação penal,15,questão de legislação tributária,23,questão de licenciatura,57,questão de literatura,420,questão de literatura brasileira,20,questão de marketing,113,questão de matemática,4455,questão de matemática financeira,10,questão de medicina,2715,questão de medicina legal,25,questão de medicina veterinária,271,questão de modelagens e processo,10,questão de música,58,questão de necropsia,20,questão de neurologia pediátrica,30,questão de nutrição,381,questão de odontologia,233,questão de pedagogia,114,questão de planejamento de carreira e sucesso profissional,27,questão de planejamento e orçamento público,30,questão de português,5281,questão de princípios gerenciais de gorretagem,10,questão de processo legislativo,5,questão de processos gerenciais,74,questão de psicologia,421,questão de publicidade e propaganda,108,questão de química,1923,questão de raciocínio lógico,233,questão de radiologia,153,questão de redação,2,questão de relações internacionais,102,questão de saúde pública,75,questão de secretariado executivo,134,questão de segurança pública,5,questão de servico social,155,questão de serviço social,113,questão de sistema normativo anticorrupção,5,questão de sistemas de informação,56,questão de sociologia,239,questão de teatro,48,questão de tecnologia em agroindustria,25,questão de tecnologia em agronegocio,109,questão de tecnologia em análise e desenvolvimento de sistemas,30,questão de tecnologia em análise e desenvolvimentos,24,questão de tecnologia em estética e cosmética,29,questão de tecnologia em gestão e tecnologia da informação,30,questão de tecnologia em redes de computadores,83,questão de terapia ocupacional,204,questão de turismo,110,questão de vestibular,29861,questão de zootecnia,132,questão design de interiores,26,questão design gráfico,52,questão detran,96,questão do cefetmg,1816,questão do cfc,592,questão do enade,8391,questão do enare,50,questão do encceja,1110,questão do enem,3547,questão do ibfc,100,questão do ifba,62,questão do iff,53,questão do ifnmg,26,questão do ifpi,1167,questão do ime,40,questão do ita,554,questão do liceu piauiense,30,questão do mackenzie,1526,questão do revalida,791,questão economia empresarial,29,questão engenharia,72,questão engenharia ambiental,82,questão engenharia civil,27,questão engenharia de alimentos,73,questão engenharia de controle e automacao,73,questão engenharia eletrica,73,questão engenharia florestal,82,questão engenharia mecânica,72,questão engenharia quimica,44,questão espm,239,questão faculdade dinamica,108,questão fadip,54,questão fagoc,50,questão famerp,700,questão faseh,60,questão fdsbc,100,questão fei,210,questão fiscal,40,questão fmj,120,questão fmo,90,questão funcern,240,questão fundatec,149,questão gastronomia,53,questão gestao comercial,53,questão gestão da produção,27,questão gestão de qualidade,54,questão gestão pública,53,questão iades,60,questão iave,89,questão ibade,107,questão ibest,40,questão ibfc,320,questão idib,40,questão ieses,190,questão ifce,90,questão ifmg,126,questão ifmt,110,questão ifsul,357,questão ifto,361,questão italiano,8,questão letras,65,questão lógica,5,questão logística,54,questão máxima,50,questão modelagem de processos,11,questão multidisciplinar,68,questão nucepe,46,questão objetiva,20,questão obras e postura,28,questão princípios gerenciais de corretagem,15,questão processo do trabalho,10,questão processo tributario,15,questão pucgo,186,questão pucrj,70,questão quadrix,120,questão slmandic,70,questão técnico agrícola,15,questão técnico de laboratório,10,questão tecnologia em alimentos,27,questão tecnologia em manutenção industrial,27,questão tecnologia em saneamento ambiental,25,questão tecnologia estética e cosmetica,28,questão tecnologia seguranca do trabalho,56,questão tecnólogo de ti,30,questão teologia,54,questão ucb,106,questão udesc,106,questão uem,186,questão uepg,134,questão uesb,60,questão uespi,127,questão ufgd,187,questão ufpe,50,questão ufpr,70,questão ufsc,116,questão ufu,94,questão unemat,77,questão unifaminas,54,questão unifenas,128,questão unifil,29,questão unimontes,3,questão uninassau,90,questão unioeste,81,questão univesp,114,questão upe,1104,questão uri,84,questão urologia,15,questão web design,40,questões,60814,quimica,67,raciocínio lógico,7,radiologia,6,redacao,165,reflexão em texto,8,relações internacionais,4,religiao,5,resumo,5,revalida,11,rhinsight,8,saeb,2,santacasa,92,saude publica,2,secretariado executivo,5,seguranca do trabalho,2,serviço social,10,sesc,1,sexto ano,1,silabas,18,simulado,2,sistemas de informação,1,sisu,2,slmandic,2,sociologia,14,teatro,2,técnico agrícola,1,tecnologia em agroindustria,2,tecnologia em agronegocio,4,tecnologia em alimentos,1,tecnologia em gestão ambiental,2,tecnologia em gestão hospitalar,1,teologia,1,terapia ocupacional,7,textos,45,textos paradidáticos,1,trechos,1,turismo,6,uber,1,ucb,10,udesc,14,uece,50,ueg,8,uel,25,uem,3,uema,11,uemg,13,uepg,4,uerj,73,uespi,3,ufam,3,ufc,2,ufes,2,uffs,4,ufg,1,ufgd,71,ufma,1,ufmg,1,ufpa,1,ufpi,2,ufpr,1,ufrgs,2,ufrn,2,ufsc,5,ufscar,1,uftm,188,unb,1,unemat,2,unesp,21,unicamp,22,unicentro,15,unicesumar,5,uniceub,4,unichristus,14,unifaminas,1,unifenas,8,unifesp,41,unifor,12,uninassau,3,uninove,1,unioeste,6,unip,3,unirg,13,unirv,3,unitins,6,univesp,2,upe,23,urbanismo,1,usp,54,vestibular,942,videos,5,vivo,1,vunesp,1,zootecnia,7,
ltr
item
INDAGAÇÃO: Prova da URI (Vestibular 2022 Medicina) com Gabarito
Prova da URI (Vestibular 2022 Medicina) com Gabarito
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEiPh9jW66HNyne8kbeWViCi03aPdNcHcTTPsLvLMRZo3gYnw5bBP8tYXcMUPenW-ajcmc82Ifykv4F9XwNHEhRbSKWpZWDdi0boTW2j6PHi8XIe2ChynWlYWU4K9o_ATFnxXK6bZEFtZCby5h4mifMJ_aBnUu3r24sdPUCH-Q0feuQvL-QtET8ulx67kg/s16000/URI-INDAGACAO.jpg
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEiPh9jW66HNyne8kbeWViCi03aPdNcHcTTPsLvLMRZo3gYnw5bBP8tYXcMUPenW-ajcmc82Ifykv4F9XwNHEhRbSKWpZWDdi0boTW2j6PHi8XIe2ChynWlYWU4K9o_ATFnxXK6bZEFtZCby5h4mifMJ_aBnUu3r24sdPUCH-Q0feuQvL-QtET8ulx67kg/s72-c/URI-INDAGACAO.jpg
INDAGAÇÃO
https://www.indagacao.com.br/2022/11/prova-da-uri-vestibular-2022-medicina-com-gabarito.html
https://www.indagacao.com.br/
https://www.indagacao.com.br/
https://www.indagacao.com.br/2022/11/prova-da-uri-vestibular-2022-medicina-com-gabarito.html
true
3110492279122331237
UTF-8
Todas as Postagens Não foram encontradas postagens VEJA TODOS Leia Mais Resposta Cancelar resposta Deletar Por Home PAGINAS POSTS Veja todos RECOMENDADOS PARA VOCÊ Tudo Sobre ARQUIVOS BUSCAR TODOS OS POSTS Nenhuma postagem foi encontrada Voltar para Home Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sab Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Maio Jun Jul Ago Sep Out Nov Dez Agora mesmo 1 minuto atrás $$1$$ minutos agora 1 hora atrás $$1$$ horas atrás Ontem $$1$$ dias atrás $$1$$ semanas atrás mais de 5 semanas atrás Seguidores Seguir CONTEÚDO PREMIUM BLOQUEADO PASSO 1: Compartilhar em uma rede social PASSO 2: Clique no link na sua rede social Copiar todo o código Selecionar todo o código Todos os códigos foram copiados Não é possível copiar os códigos / textos, pressione [CTRL] + [C] para copiar Tabela de conteúdo