Prova ESPM 2022.2 com Gabarito

Prova ESPM 2022.2 com Gabarito PORTUGUÊS Texto para as questões de 1 a 3 . A Raiz da Corrupção O tema da corrupção e de seu suposto combat...
ESPM

Prova ESPM 2022.2 com Gabarito

PORTUGUÊS

Texto para as questões de 1 a 3.

A Raiz da Corrupção

O tema da corrupção e de seu suposto combate volta à pauta com intensidade de tempos em tempos e deverá ser recorrente neste ano eleitoral. Ainda que debater a corrupção seja de extrema importância, é essencial que façamos, enquanto sociedade, uma discussão atualizada e realista de suas implicações e que saibamos identificar onde ela de fato reside.

Antes, é preciso dizer que a corrupção é um fenômeno milenarmente presente na vida social. Surge com o sentido atual que conhecemos, de apropriação privada de patrimônio público, a partir da modernidade, quando o patrimônio do soberano, que se confundia com o Estado, deixa de existir, e o patrimônio do Estado passa a ser visto como propriedade pública.

No campo teórico, a corrupção não é só um conceito jurídico e penal, mas também uma ideia que pertence ao âmbito filosófico-político e de Justiça. Trata-se de uma iniquidade no plano moral e político porque destrói a capacidade de investimento no serviço público. Na atualidade, o enfrentamento à corrupção é quase sempre associado à ideia de combate, e não de controle. A suposta guerra contra a corrupção é meramente retórica, pois o Estado não pode entrar em guerra contra seus próprios cidadãos.

A história mostra que as tentativas de controle da corrupção por parte do Estado, valendo-se de seus aparelhos de investigação, capturam hoje a corrupção de ontem. Os grandes agentes de corrupção sistêmica são pegos quando não têm mais força relevante nos sistemas político e econômico. A Lava Jato, que levou essa ideia de combate à corrupção ao ápice, com todos os seus abusos, fisgou corrupções praticadas por empreiteiros num momento em que estes não tinham mais tanto relevo na economia e na política.

Pouco se fala, mas a principal fonte das práticas corruptas hoje, no mundo inteiro, é o mercado financeiro. A corrupção, não no sentido jurídico-penal, mas como iniquidade moral, espraia-se por esse ambiente de formas menos evidentes do que a corrupção da obra superfaturada. (...)
(Pedro Serrano, revista Carta Capital, 9 de fevereiro de 2022, p.31)

ESPM 2022 - QUESTÃO 01
Segundo o texto, pode-se afirmar que:

a) A corrupção, que é um fenômeno que sempre existiu ao longo da história das sociedades humanas, manteve seu conceito original inalterado.

b) A corrupção, em um país, não só se torna intensa como também inevitável, sobretudo em ano eleitoral. 

c) Os mecanismos de controle e combate à corrupção têm sua eficácia questionada, pois acabam ocorrendo de forma anacrônica em relação ao fato de origem.

d) O crime organizado, em todas as partes do mundo, mudou seu foco e campo de atuação, passando a agir de modo mais sistêmico.

e) O combate à corrupção vira um ato de fachada, na medida em que o Estado não possui força político-econômica para fazer frente ao crime.


ESPM 2022 - QUESTÃO 02
No trecho inicial: “O tema da corrupção e de seu suposto combate volta à pauta com intensidade de tempos em tempos e deverá ser recorrente neste ano eleitoral.”, o segmento sublinhado exerce a mesma função sintática da expressão:

a) “de tempos em tempos” (1º par.)
b) “uma discussão atualizada e realista de suas implicações” (1º par.)
c) “um fenômeno milenarmente presente” (2º par.)
d) “o patrimônio do soberano” (2º par.)
e) “com o Estado”(2º par.)


ESPM 2022 - QUESTÃO 03
Na frase: “Ainda que debater a corrupção seja de extrema importância,...”(1º par.), o elemento coesivo em negrito pode ser substituído, sem prejuízo semântico, por:

a) Uma vez que, por traduzir ideia de causa.

b) Todavia, por estabelecer ideia de adversidade.

c) À medida que, por estabelecer ideia de proporcionalidade.

d) Desde que, por estabelecer ideia de condição.

e) Mesmo que, por estabelecer ideias opostas coexistentes.


ESPM 2022 - QUESTÃO 04
As frases abaixo, exceto uma, possuem ambiguidade (que se desfaz com aquilo que é chamado de "conhecimento de mundo"). 

Assinale a única que NÃO permite dupla leitura:

a) Polícia dos EUA analisa denúncias de crime sexual contra Silvester Stallone.

b) Barroso suspende decisão que restringiu proteção da Funai a terras indígenas homologadas.

c) Donald Trump admitiu derrota e fala em fraude nas redes sociais.

d) A acusação de envolvimento no caso “partygate” foi o motivo para o pedido de demissão de Munira Mirza, chefe de política do governo Boris Johnson.

e) A convocação de Tite e a escalação de Felipe Coutinho tinham sido questionadas


ESPM 2022 - QUESTÃO 05

Traveco

O cartaz acima tem como principal objetivo:

a) suprir uma deficiência, da sociedade brasileira em geral, no conhecimento de vocabulário da língua portuguesa.

b) criticar o sistema educacional brasileiro por não oferecer à população um repertório lexical mais abrangente.

c) contribuir para o aperfeiçoamento da cidadania ao proporcionar a ampliação de um vocabulário culto. 

d) alertar sobre a existência de uma visão de mundo ou ideologia discriminatória quando no emprego de determinadas palavras ou expressões.

e) divulgar, para todos os cidadãos, as múltiplas possibilidades das variantes linguísticas brasileiras contidas no dicionário da cidadania.


ESPM 2022 - QUESTÃO 06
Ainda no cartaz acima, pode-se afirmar que está em destaque a função:

a) metalínguística, por explorar a carga semântica de um vocábulo.

b) conativa, por empregar verbos no imperativo.

c) referencial, por informar ao público a existência de um dicionário.

d) fática, por tentar estabelecer contato com um público específico.

e) poética, por escolher um vocabulário mais condizente para determinada situação.


ESPM 2022 - QUESTÃO 07
(...) Contudo, toda leitura deve presumir um mergulho profundo na torrente de palavras e expressões que se nos apresentam, bem como um olhar atento para as intenções que se escondem por trás da aparente neutralidade das palavras. Mesmo falando sobre isso a partir de um recorte estético, o poeta Carlos Drummond de Andrade nos alerta para a necessidade de contemplarmos as palavras, a fim de que observemos suas mil faces secretas. 

Neste sentido, o leitor – e particularmente os alunos – se assemelha mais a um caçador (de sentidos, de ideias, de intenções escusas) do que o mero consumidor de um produto supostamente inofensivo e isento de mistérios – o texto.
(Orasir Guilherme Teche Cális, As Mil Faces da
Leitura, revista Língua Portuguesa e Literatura, 17/12/2021, 
p.26, adaptado)

Sobre o trecho acima só NÃO se pode afirmar que:

a) a leitura de um texto pressupõe não se ater à superfície das palavras, mas sim buscar subentendidos ou seus significados de entrelinhas.

b) o procedimento da leitura deve reconhecer a multiplicidade de significações que as palavras ganham num texto.

c) a leitura, para identificar as intenções ocultas do texto, precisa levar em conta sobretudo o sentido neutro das palavras em estado de dicionário.

d) uma leitura deve perseguir a diversidade semântica e as intenções das palavras e expressões.

e) o trecho opõe, dentre outras, a leitura conotativa (“mil faces secretas”) à leitura denotativa (“neutralidade”).


Texto para as questões de 8 a 10:

O Encanto Místico da Petrobras

A visão de que a Petrobras deve estar sob o controle do governo está entranhada na maioria da sociedade brasileira. Trata-se da associação entre um nacionalismo ultrapassado e a ideia equivocada de que o petróleo é um bem estratégico para o desenvolvimento. Ignora-se que a riqueza vem hoje essencialmente da produtividade. 

Cerca de 80% do crescimento da economia americana no pós-guerra se explica por ganhos de produtividade, e não pela abundante disponibilidade de petróleo de então. No Brasil, 94% da expansão da agropecuária nas últimas décadas tem origem na produtividade, e não na extensão de nossas terras.

Assim, apesar do monopólio estatal do petróleo, o crescimento do Brasil tem sido medíocre. Isso se deve à queda da produtividade, decorrente de fatores como a baixa qualidade da educação, insegurança jurídica, o caos do sistema tributário, os riscos fiscais e deficiências da infraestrutura. (...)
A Petrobras inspira, por isso, um encanto místico em líderes e pensadores. (...)

Privatizá-la seria ação lesa-pátria. Por ser estatal, ela deveria exercer um papel social, praticando preços dissociados das cotações internacionais do petróleo. Ou seja, deveria quebrar.

É forte entre nós a oposição à privatização da empresa. Despreza-se que estatais servem para suprir falhas de mercado enquanto o setor privado não tem o apetite nem os recursos para assumir suas funções naturais no sistema capitalista. (...)

Nenhum dos sete países mais ricos do mundo detém o controle de petrolíferas.
(Maílson da Nóbrega, revista Veja, 03/03/2022, adaptado)

ESPM 2022 - QUESTÃO 08
Segundo o autor:

a) A Petrobras está ainda sob controle estatal, porque existe uma opinião da maioria da sociedade brasileira favorável a esse posicionamento.

b) O petróleo é um bem de produção importante para o desenvolvimento econômico de um país.

c) O crescimento econômico do Brasil só se tornou possível com a expansão agropecuária.

d) No pós-guerra, a sociedade brasileira passou a ignorar que a riqueza de uma nação provém da produtividade.

e) Impostos, deficiências de educação, de segurança jurídica, de infraestrutura afetam negativamente a produtividade e, por consequência, o crescimento brasileiro.


ESPM 2022 - QUESTÃO 09
Na visão do autor:

a) a privatização da Petrobras seria altamente prejudicial ao país.

b) a Petrobras deveria ter um papel social, desvinculando o preço interno do petróleo em relação aos preços externos.

c) é preferível deixar quebrar a Petrobras a continuar estatizada.

d) um país para ser rico deve deter o controle de petrolíferas.

e) uma estatal possui a função (temporária) de desenvolver e corrigir mercados, não justificando, deduz-se, uma existência permanente.


ESPM 2022 - QUESTÃO 10
Considerando-se os elementos constitutivos do texto, pode-se afirmar que se trata de um(a):

a) crônica, por tomar por base um acontecimento e adotar um tom confessional, meio-termo entre jornalismo e literatura.

b) artigo de opinião, por fazer uma análise crítica e interpretativa, em 1ª pessoa, de um tema de interesse coletivo.

c) editorial, por expressar ponto de vista sobre um assunto do cotidiano, segundo o posicionamento da revista.

d) reportagem, por relatar fatos e acontecimentos atuais da realidade econômica brasileira.

e) narração, por defender uma tese e apoiar-se, na argumentação, em dados estatísticos e em citação de autoridade.


Texto para as questões 11 e 12:

Solitário em seu mesmo quarto 
à vista da luz do candeeiro porfia 
o poeta pensamentar exemplos 
de seu amor na borboleta

Ó tu do meu amor fiel traslado 
Mariposa entre as chamas consumida, 
Pois se à força do ardor perdes a vida, 
A violência do fogo me há prostrado.

Tu de amante o teu fim hás encontrado, 
Essa flama girando apetecida; 
Eu girando uma penha endurecida, 
No fogo que exalou, morro abrasado. 

Ambos, de firmes, anelando chamas, 
Tu a vida deixas, eu a morte imploro 
Nas constâncias iguais, iguais nas chamas.

Mas ai!, que a diferença entre nós choro;
Pois acabando tu ao fogo, que amas, 
Eu morro, sem chegar à luz, que adoro.
(Gregório de Matos)

ESPM 2022 - QUESTÃO 11
Releia o poema e assinale a única afirmação INCORRETA: 

a) Na primeira estrofe, o eu poético estabelece uma comparação entre a situação real de uma mariposa, que se consome no fogo de uma chama, e a sua situação amorosa, expressa pelo ardor violento das paixões.

b) A expressão “força do ardor”, atribuída à situação da mariposa, pode ser entendida em sentido real; enquanto “a violência do fogo”, relacionada aos sentimentos do eu lírico, apresenta-se de forma conotativa.

c) Na segunda estrofe, as expressões “apetecida” e “penha endurecida”, referem-se, respectivamente, à mariposa atraída pela flama e à figura feminina que, supostamente, não corresponde aos desejos do eu poético.

d) A terceira estrofe confirma a similaridade das situações apresentadas: tanto a mariposa como o poeta são persistentes e famosos, por isso encontram um fim idêntico: morrem sem se aproximar da luz que os atrai.

e) Na última estrofe, o poeta lamenta a diferença entre a situação de sua morte e a da morte da mariposa: esta morre por aproximar-se da chama; ele se consome sem atingir aquela a quem adora e chama de luz.


ESPM 2022 - QUESTÃO 12
Pode-se afirmar, CORRETAMENTE, que o poema de Gregório de Matos:

a) desenvolve apenas o aspecto cultista do Barroco ao voltar-se para as perspectivas sensíveis, valendo-se de linguagem figurada como antíteses, paradoxos e sinestesias, figuras confirmadas nos dois últimos versos.

b) apresenta um raciocínio pautado no silogismo, essencialmente conceptista, pois se detém a uma análise íntima e argumentativa, em que o raciocínio lógico predomina sobre os aspectos lúdicos e imagéticos.

c) expõe aspectos evidentes do estilo cultista como as metáforas (“fogo” para o amor; “penha” e “luz” para a amada), hipérboles e hipérbatos; entretanto, devido ao desenvolvimento engenhoso, evidencia-se também um exercício intelectual típico do Conceptismo.

d) não apresenta influências do Cultismo, de Gôngora; ou do Conceptismo, de Quevedo. É um típico poema de estilo clássico, em que o equilíbrio e a serenidade permeiam a forma (soneto) e o conteúdo (amor platônico).

e) antecipa as características do estilo árcade neoclássico, já que valoriza o Conceptismo nas construções sintáticas; bem como apresenta um tema bucólico antecipado no longo título do poema.


Leia:

Nós tivemos no Brasil um movimento espiritual (não falo apenas escola de arte) que foi absolutamente “necessário”, o Romantismo. (...) Me refiro ao “espírito” romântico, ao espírito revolucionário romântico. (...)

Este espírito preparou o estado revolucionário de que resultou a independência política, e teve como padrão briguento a primeira tentativa de língua brasileira.

O espírito revolucionário modernista, tão necessário como o romântico, preparou o estado revolucionário de 1930 em diante, e também teve como padrão barulhento a segunda tentativa de nacionalização da linguagem
A similaridade é muito forte.
Mário de Andrade, O Movimento Modernista (artigos 
originalmente publicados no jornal O Estado de S. Paulo)

ESPM 2022 - QUESTÃO 13
As considerações de Mário de Andrade, denominadas de “primeira tentativa de língua brasileira” e de “segunda tentativa de nacionalização da linguagem” podem ser ilustradas, respectivamente, pelas seguintes obras:

a) Lira dos Vinte Anos, de Álvares de Azevedo; Quincas Borba, de Machado de Assis.

b) Navio Negreiro, de Castro Alves; Vidas Secas, de Graciliano Ramos.

c) Iracema, de José de Alencar; Macunaíma, de Mário de Andrade.

d) Senhora, de José de Alencar; Contos Novos, de Mário de Andrade.

e) O Guarani, de José de Alencar; Capitães da Areia, de Jorge Amado.


ESPM 2022 - QUESTÃO 14
Fatmé saiu, recuando; o festivo Pote reclinou-se entre nós, abrindo a sua bolsa perfumada de tabaco de Alepo. Então, uma portinha branca, sumida no muro caiado, rangeu a um canto, de leve; e uma figura entrou, velada, vaga, vaporosa.

Amplos calções turcos de seda carmesim tufavam com languidez, desde a sua cinta ondeante até aos tornozelos, onde franziam, fixos por uma liga de ouro; os seus pezinhos mal pousavam, alvos e alados, nos chinelos de marroquim amarelo; e através do véu de gaze que lhe enrodilhava a cabeça, o peito e os braços, brilhavam recamos de ouro, centelhas de joias, e as duas estrelas negras dos seus olhos. 
(A Relíquia, de Eça de Queirós)

Para compor a sua descrição, o narrador fez uso, principalmente, dos cinco sentidos. Assinale a única passagem em que NÃO está presente esse recurso: 

a) "bolsa perfumada de tabaco de Alepo, ..."

b) "portinha branca, (...), rangeu a um canto, de leve;"

c) "os seus pezinhos mal pousavam, ..."

d) "nos chinelos de marroquim amarelo(...)" 

e) "e as duas estrelas negras dos seus olhos."


Texto abaixo para as questões de 15 a 18:

Autobiografia sem fatos

Autobiografia sem fatos
(Fragmento do trecho 171)

Uma só coisa me maravilha mais do que a estupidez com que a maioria dos homens vive a sua vida: é a inteligência que há nessa estupidez.

A monotonia das vidas vulgares é, aparentemente, pavorosa. Estou almoçando neste restaurante vulgar, e olho, para além do balcão, para a figura do cozinheiro, e, aqui ao pé de mim, para o criado já velho que me serve, como há trinta anos, creio, serve nesta casa.

Que vidas são as destes homens? Há quarenta anos que aquela figura de homem vive quase todo o dia numa cozinha; tem umas breves folgas; dorme relativamente poucas horas; vai de vez em quando à terra, de onde volta sem hesitação e sem pena; armazena lentamente dinheiro lento, que se não propõe gastar; adoeceria se tivesse que retirar-se da sua cozinha (definitivamente) para os campos que comprou na Galiza; está em Lisboa há quarenta anos e nunca foi sequer à Rotunda, nem a um teatro, e há um só dia de Coliseu - palhaços nos vestígios interiores da sua vida.

Casou não sei como nem porquê, tem quatro filhos e uma filha, e o seu sorriso, ao debruçar-se de lá do balcão em direção a onde eu estou, exprime uma grande, uma solene, uma contente felicidade. E ele não disfarça, nem [há] razão para que disfarce. Se a sente é porque verdadeiramente a tem. 

E o criado velho que me serve, e que acaba de depor ante mim o que deve ser o milionésimo café da sua deposição de café em mesas? Tem a mesma vida que a do cozinheiro, apenas com a diferença de quatro ou cinco metros - os que distam da localização de um na cozinha para a localização do outro na parte de fora da casa de pasto. No resto, tem dois filhos apenas, vai mais vezes à Galiza, já viu mais Lisboa que o outro, e conhece o Porto, onde esteve quatro anos, e é igualmente feliz.
(PESSOA, Fernando. Livro do Desassossego: composto 
por Bernardo Soares, ajudante de guarda-livros na cidade de Lisboa.
Organização e introdução de Richard 
Zenith. São Paulo: Companhia das Letras, 2002.)

ESPM 2022 - QUESTÃO 15
Segundo o texto:

a) o criado velho que serve café é, certamente, mais feliz do que o cozinheiro, já que aquele tem menos filhos do que este, vai mais vezes à Galiza, conhece melhor Lisboa e já esteve em Porto quatro vezes.

b) mesmo tendo breves folgas e dormindo pouco, o cozinheiro não disfarça sua felicidade, que verdadeiramente a tem, uma vez que consegue armazenar lentamente seu dinheiro.

c) uma vida vulgar se torna monótona, sobretudo para quem substitui o lazer e os prazeres culturais pelo trabalho repetitivo.

d) o encantamento do autor dá-se não somente pela estupidez das vidas vulgares, mas, principalmente, pela inteligência que diz reconhecer nesse estado de espírito da maioria dos homens.

e) os homens passam a ter uma existência medíocre, pois deixam de desfrutar os momentos felizes, em função do trabalho excessivo e da busca do acúmulo de bens.


ESPM 2022 - QUESTÃO 16
No texto, todas as ocorrências de numerais apresentam sentido denotativo, com exceção da passagem:

a) Uma só coisa me maravilha mais do que a estupidez com que a maioria dos homens vive a sua vida: é a inteligência que há nessa estupidez.

b) Há quarenta anos que aquela figura de homem vive quase todo o dia numa cozinha.

c) (...) E o criado velho que me serve, e que acaba de depor ante mim o que deve ser o milionésimo café da sua deposição de café em mesas?

d) (...) Tem a mesma vida que a do cozinheiro, apenas com a diferença de quatro ou cinco metros – (...).

e) (...) No resto, tem dois filhos apenas, vai mais vezes à Galiza, já viu mais Lisboa que o outro, e conhece o Porto, onde esteve quatro anos (...).


ESPM 2022 - QUESTÃO 17
Na afirmação: “armazena lentamente dinheiro lento”, pode-se compreender pelo contexto do trecho que

a) o cozinheiro guarda com desconfiança e impaciência o dinheiro que demora a juntar.

b) o cozinheiro é vagaroso para obter dinheiro porque também não tem pressa ao executar o seu trabalho.

c) o cozinheiro demora para guardar o dinheiro porque, aos poucos, vai lucrando e investindo em seu restaurante. 

d) o lucro do cozinheiro é insignificante, por isso não consegue armazenar sua renda de forma rápida.

e) a sovinice do cozinheiro impede-lhe de gastar o dinheiro que armazena calculadamente


ESPM 2022 - QUESTÃO 18
No segundo período, do último parágrafo, lê-se: os que distam da localização de um na cozinha para a localização do outro na parte de fora da casa de pasto

Quanto à ocorrência de figuras de linguagem, assinale a correta:

a) Pode-se constatar a figura denominada antítese, se comparadas as expressões: “um” e ”outro”; “na cozinha” e “na parte de fora da casa”.

b) Ocorre prosopopeia na passagem: “na parte de fora da casa de pasto”.

c) A sinédoque fica evidente quando uma parte, “cozinha”, passa a ser utilizada para referir-se ao todo, “a casa de pasto”.

d) A expressão “os que distam” pode ser considerada metafórica, pois substitui, alegoricamente, a expressão “quatro ou cinco metros”, citada anteriormente.

e) Há ocorrência de pleonasmo vicioso na repetição desnecessária do termo “localização”.


Leia a seguir um trecho do artigo Paranoia ou Mistificação?, de Monteiro Lobato, a respeito de um quadro de Anita Malfatti, exposto em uma mostra de 1917.

Há duas espécies de artistas. Uma composta dos que veem as coisas e em consequência fazem arte pura, guardados os eternos ritmos da vida, e adotados, para a concretização das emoções estéticas, os processos clássicos dos grandes mestres.

(...) A outra espécie é formada dos que veem anormalmente a natureza e a interpretam à luz das teorias efêmeras, sob a sugestão estrábica das escolas rebeldes, surgidas cá e lá como furúnculos da cultura excessiva. (...) onde se notam acentuadamente tendências para uma atitude estética forçada no sentido das extravagâncias de Picasso & Cia.

(A estudante, 1915. Anita Malfatti)

ESPM 2022 - QUESTÃO 19
Fica evidente no artigo do escritor Monteiro Lobato que ele:

a) Considerava que os quadros de Malfatti eram resultados de “arte pura”, que guardavam “os eternos ritmos da vida”.

b) Compreendia a arte expressionista como uma forma de “concretização das emoções estéticas”.

c) Comparava a pintura da modernista aos processos clássicos dos grandes mestres internacionais das artes plásticas.

d) Criticava Malfatti por considerá-la influenciada por tendências ”efêmeras” e “rebeldes”, com estilo forçado.

e) Percebia na artista uma espécie de rebeldia positiva, herdada das “extravagâncias de Picasso & Cia”.


ESPM 2022 - QUESTÃO 20
Segundo Antônio Cândido, a expressão-limite de um dos aspectos fundamentais da arte poética de Drummond é “a violência – que partindo do prosaísmo e anedótico nos primeiros livros, acentua-se ao ponto de exteriorizar a compulsão interna, num verdadeiro choque contra o leitor...”

Levando-se em conta o texto, assinale a única alternativa cujos versos NÃO se referem ao aspecto observado por Cândido:

a) Não deixarei de mim nenhum canto radioso, / uma voz matinal palpitando na bruma /e que arranque de alguém seu mais secreto espinho. (“Legado”).

b) Que me quer este perfume?/ Nem sequer lhe sei o nome./ Sei que me invade a narina/ como incenso de novena. (“Tempo e Olfato”).

c) Eu plantei um pé-de-sono,/ brotaram vinte roseiras. Se me cortei nelas todas/ (...) não foi culpa de ninguém. (“Cantiga de enganar”).

d) Esse meu verbo antipático e impuro/ Há de pungir, há de fazer sofrer,/ Tendão de vênus sob o pedicuro. (“Oficina Irritada”).

e) Aos navios que regressam/ marcados de negra viagem, / aos homens que neles voltam/ com cicatrizes no corpo/ ou de corpo mutilado, peço notícias de Espanha. (“Notícias de Espanha”)


MATEMÁTICA

ESPM 2022 - QUESTÃO 21
Observando-se o gráfico da função y = log x, representado abaixo, podemos afirmar que um valor aproximado da expressão  é:

ESPM 2022 - QUESTÃO 21

a) 5,25
b) 7,45
c) 6,50
d) 4,25
e) 8,50


ESPM 2022 - QUESTÃO 22
Considere as matrizes 

Se A · B = Aᵗ, o valor de b – a é igual a:

a) – 3
b) – 4
c) 2
d) 1
e) 0


ESPM 2022 - QUESTÃO 23
Um piso quadrado foi totalmente revestido com 40 porcelanatos retangulares iguais, inteiros e dispostos no mesmo sentido.

Considerando desprezíveis os espaçamentos entre eles, a alternativa que apresenta as dimensões, em centímetros, de cada porcelanato é:

a) 35 × 42
b) 42 × 56
c) 35 × 49
d) 42 × 49
e) 35 × 56


ESPM 2022 - QUESTÃO 24
Um quadrado rola sem deslizar sobre uma superfície plana no sentido indicado pela seta, como mostra a figura abaixo:

Um quadrado rola sem deslizar sobre uma superfície plana no sentido indicado pela seta, como mostra a figura abaixo

Assinale a alternativa que mostra a trajetória do vértice P até ele retornar à superfície plana:



ESPM 2022 - QUESTÃO 25
Ao questionar seus 5 filhos sobre quem teria quebrado sua jarra de estimação, uma mãe recebeu as seguintes respostas:

André : “Foi o Eduardo”
Beto : “Não fui eu”
Carlos : “Foi o Beto”
Diogo : “Carlos está mentindo”
Eduardo : “Foi o Diogo”

Sabendo-se que apenas um dos filhos falou a verdade, podemos concluir que quem quebrou a jarra foi:

a) André 
b) Beto
c) Carlos 
d) Diogo 
e) Eduardo


ESPM 2022 - QUESTÃO 26
Um país iniciou a vacinação de crianças para o vírus da Covid-19, apresentando os números registrados na tabela abaixo, em milhares de vacinados:

Um país iniciou a vacinação de crianças para o vírus da Covid-19, apresentando os números registrados na tabela abaixo, em milhares de vacinados

Observando esses dados, percebe-se que, a cada dia, o número de vacinados diminuiu 10% em relação ao dia anterior.

Supondo-se que a vacinação só terminou quando todas as crianças estavam vacinadas e que esse decaimento dos números se manteve constante até o fim, podemos concluir que o número de crianças vacinadas foi aproximadamente:

a) 11,3 milhões 
b) 7,4 milhões 
c) 9,8 milhões
d) 8,5 milhões
e) 6,7 milhões


ESPM 2022 - QUESTÃO 27
Uma das maneiras de se avaliar a evolução de uma pandemia é através da taxa de transmissão do vírus. Uma taxa igual a t significa que uma pessoa transmite o vírus para outras t pessoas.

Veja na tabela abaixo alguns casos hipotéticos:

Veja na tabela abaixo alguns casos hipotéticos

Suponhamos que uma cidade tivesse 200 casos confirmados no primeiro dia e que a taxa de transmissão se mantivesse em 1,1.

Podemos concluir que no quinto dia o número total de casos acumulados foi, aproximadamente:

a) 1220
b) 1650
c) 970
d) 1340
e) 1410


ESPM 2022 - QUESTÃO 28
A figura abaixo representa as curvas de nível de uma região montanhosa onde se pretende construir três torres de mesma altura nos pontos A, B e C. Um cabo de aço será esticado ligando os topos das torres A e B e das torres A e C, para suportar os fios de alta tensão.

A figura abaixo representa as curvas de nível de uma região montanhosa onde se pretende construir três torres de mesma altura nos pontos A, B e C.

Cada curva de nível representa o conjunto de pontos situados à mesma altitude em relação ao nível do mar e essas altitudes, em metros, são marcadas em cada curva.

Com base no exposto, podemos concluir que o comprimento total do cabo de aço utilizado será de:

a) 800 m
b) 700 m
c) 900 m
d) 1000 m
e) 1200 m


ESPM 2022 - QUESTÃO 29
Durante 2 meses, o número de pacientes que deram entrada num hospital público com sintomas de Covid-19 e que necessitavam de internação foi modelado pela função

 

em que x representa o número de dias a partir do início da observação.

O número de pessoas que foram a óbito ou receberam alta nesse mesmo período pôde ser modelado pela função S(x) = 0,2x.

Os valores obtidos por essas funções foram sempre computados ao final do dia e arredondados para o inteiro mais próximo.

De acordo com esses dados, podemos concluir que o número máximo de leitos ocupados por pacientes de Covid nesse período foi:

a) 58
b) 65
c) 40
d) 50
e) 75


ESPM 2022 - QUESTÃO 30
Uma haste metálica cilíndrica de 10 m de comprimento e 12 mm de diâmetro possui uma densidade linear de 0,36 kg/m.

Podemos concluir que a densidade do metal que constitui essa haste, em toneladas por metro cúbico é igual a:








ESPM 2022 - QUESTÃO 31
Dada a proposição lógica “Se Carlos é casado com Ana, então Ana não é irmã de Pedro”, a negação dessa proposição equivale a dizer que:

a) Carlos e Pedro são cunhados.

b) Carlos não é casado com Ana ou Ana é irmã de Pedro.

c) Carlos é casado com Ana mas não é cunhado de Pedro.

d) Se Ana é irmã de Pedro, então ela não é casada com Carlos.

e) Carlos e Ana não são casados, mas Ana é irmã de Pedro.


ESPM 2022 - QUESTÃO 32
Uma circunferência passa pelos pontos A(2,0), B(4,0) e P(5,3). A equação da reta tangente a essa circunferência no ponto P é:

a) x + 2y = 11 
b) 2x + y = 13
c) x + y = 8 
d) 3x + y = 18 
e) x + 3y = 14


ESPM 2022 - QUESTÃO 33
Para um sorteio foram confeccionados cartões numerados consecutivamente de 1 até N, totalizando 288 algarismos impressos. 

Uma pessoa supersticiosa comprou todos os números cujos algarismos somam 8. Se todos os números foram vendidos, a probabilidade de essa pessoa ser a sorteada é igual a:

a) 1/9
b) 1/10
c) 1/11
d) 1/12
e) 1/13


ESPM 2022 - QUESTÃO 34
A soma de todos os determinantes


com n ∈ N e 1 ⩽ n ⩽ 20 é igual a:

a) 1240
b) 980
c) 1060 
d) 1580
e) 1320


ESPM 2022 - QUESTÃO 35
Numa comunidade com 40 pessoas, existem as que falam inglês e as que falam francês.

Os números de pessoas que falam inglês, francês e as duas línguas são dados, respectivamente, por x² , 30 – 5x e x – 4.

Podemos afirmar que o número de pessoas que não falam inglês e nem francês é:

a) 13
b) 11
c) 14
d) 12
e) 15


ESPM 2022 - QUESTÃO 36
No plano cartesiano, são dadas as retas r e s, de equações y = x e x + 2y = 8, respectivamente, que se encontram no ponto P. O quadrilátero ABCD é um trapézio retângulo.

No plano cartesiano, são dadas as retas r e s, de equações y = x e x + 2y = 8, respectivamente, que se encontram no ponto P. O quadrilátero ABCD é um trapézio retângulo.

A maior área que esse trapézio pode ter quando o ponto B percorre o segmento OP é:

a) 8
b) 7
c) 6
d) 7,5
e) 6,5


ESPM 2022 - QUESTÃO 37
Um comerciante de ovos trabalha com dois tipos de ovos, brancos e vermelhos, e os vende em bandejas de uma dúzia, sem misturá-los. No momento, seu estoque é de 36 bandejas de ovos brancos e 32 bandejas de ovos vermelhos.

Se ele decidir por utilizar bandejas maiores com a mesma quantidade de ovos em cada uma, poderá reduzir o número de bandejas para um mínimo de:

a) 18
b) 16
c) 15
d) 17
e) 19


ESPM 2022 - QUESTÃO 38
A curva representada na figura abaixo tem equação x² – y³ = 1.

A curva representada na figura abaixo tem equação x² – y³ = 1.

A área do quadrado ABCD é igual a:

a) 16
b) 25
c) 9
d) 10
e) 12


ESPM 2022 - QUESTÃO 39
Numa prova de 16 questões, divididas em testes e dissertativas, a maior pontuação possível era 44. Cada teste valia 2 pontos e cada questão dissertativa valia 5 pontos. 

A maior nota que um aluno que acertou 9 questões poderia ter obtido é:

a) 25 pontos
b) 27 pontos
c) 24 pontos
d) 32 pontos
e) 30 pontos 


ESPM 2022 - QUESTÃO 40
Os números mostrados na figura abaixo representam as áreas dos respectivos quadrados. O valor da área A do quadrado maior é igual a:


a) 8
b) 13
c) 12
d) 11
e) 15


INGLÊS

The China-Iran Strategic Partnership: 40 Years in the Making
The Iran-Iraq war kickstarted the China-Iran partnership. Understanding that history 
provides valuable context for the relationship today.
By Satgin Hamrah* and Alexander Eliasen** 
December 04, 2021

The China-Iran Strategic Partnership: 40 Years in the Making

The Middle East continues to be one of the most dynamic regions of the world as it undergoes economic, geopolitical, and security changes influencing not only countries in the Persian Gulf, but also global powers that are vying for influence. Relations between Iran and China are key drivers in the changes currently underway.

Cooperation between these two nations is not new and has been developing in its current context since the Iran-Iraq War (1980-1988). Their pragmatic friendship took root during this war, establishing the foundation for a partnership that today is strengthening Iran’s economic and regional position and gives China a strategic foothold in the Middle East. With China’s growing influence in Africa and East Asia, its enhanced position in the Middle East adds another dimension to its challenge to U.S. hegemony and its global reach.

China’s growing influence, coupled with its Belt and Road Initiative (BRI), have major strategic implications as Beijing seeks to link its economic, geostrategic and security interests. Nowhere is this more evident than in its relationship with Iran, as it helps China enhance its points of interest and link the Middle East, Central, and South Asia together. It also gives Iran a much-needed boost to its worrying economic situation as its population continues to grapple with financial and public health challenges. The growth of the China-Iran relationship established during the Iran-Iraq War will not only reshape the political landscape of the Middle East, it will also strengthen each government’s position within their respective country.

How this was done is very important. China’s pragmatic post-Maoist leaders used the Iran-Iraq War to enter the international arms market and cultivated strategic diplomatic relations with key regional players. However, its reach extended beyond the arms market, especially with Iran, as Beijing established the groundwork for a longterm relationship. Interestingly, while the Chinese government had expressed concern over the Iran-Iraq War and stated China’s strict neutrality with the conflict, Beijing also strategically utilized the war to its advantage, maintaining relationships with both sides as it lay the foundation for its later endeavors. This approach allowed China to develop relationships with both Iran and Iraq.

China-Iran relations were also essential from an economic perspective, their trade relationship was so extensive that Iran became China’s number one trading partner in the entire Middle East. This mutually beneficial relationship was extremely important for Iran as it grappled with issues related to the war and other economic and political challenges.

Given their 40-plus year relationship, China and Iran believe in the strength and durability of their partnership and sustained cooperation working toward their mutual interests. While rapprochement between the two countries grew gradually out of wartime necessity and economic needs, their increased diplomatic ties helped foster a strategic relationship that today is vividly clear in Iran’s recently-approved bid to join the Shanghai Cooperation Organization (SCO), the 25-year strategic agreement between Iran and China, and Iran’s participation in China’s Belt and Road Initiative (BRI). Each aspect of this agreement is directly linked to the goals and strategic intentions of Xi Jinping’s BRI, as Iran’s centrality in the Middle East and political power in the region will prove vital to the initiative’s success. In its current state, the China-Iran partnership is integral to both sides: to China, it represents the progression of the BRI in the Middle East, and to Iran it is the key to the success of a heavily sanctioned Iranian economy.

Some Iranians have been cautious in their view of Iran’s relationship with China, arguing that it is more beneficial to China than Iran. Some have gone further, equating it with the 1813 Treaty of Gulistan and 1828 Treaty of Turkmenchay, under which Iran ceded parts of its territory in the Caucasus to Russia. These treaties have become a symbol of defeat to many Iranians. Nonetheless, Iran’s relationship with China, including the recent cooperation agreement is a win for Iran. It will likely strengthen the country on multiple levels, including its negotiations with the U.S. and others in the long term.

Given the extension and scale of influence that this relationship has on Iran, China, and the region it is important to understand its modern context. Unpacking the influence of the Iran-Iraq War on current trends and Iran’s and China’s long game, is an important facet in developing a comprehensive conceptual framework of the current landscape.

*Satgin Hamrah is a Ph.D. candidate in the Department of History at Tufts University and the founder of the Iran-Iraq War Project. Her regions of focus are the Middle East and South Asia, and her research areas include Islamism, sectarianism, state and non--state conflict and violence.

**Alexander Eliasen is a graduate of Tufts University with a B.A. in International Relations. Currently, he works in the U.S. House of Representatives.
Disponível em: https://thediplomat.com/2021/12/
the-china-iran-strategic-partnership-40-years-in-the-
-making/; Acesso em: 18 Jan 2022 (adaptado)

ESPM 2022 - QUESTÃO 41
The article above: 

a) criticizes the American hegemony in the Persian Gulf.

b) is mainly about the Iran-Iraq war.

c) was published at the start of the negotiations between Iran and China.

d) talks about the Iran-China diplomatic relations in a positive tone.

e) was written by two university professors.


ESPM 2022 - QUESTÃO 42
According to the article, the Iran-China partnership:

a) is more beneficial to China than to Iran.

b) benefits the United States.

c) benefits both China and Iran.

d) is more beneficial to Iran than to China.

e) was not meant to benefit any nation.


ESPM 2022 - QUESTÃO 43
The article mentions:

a) two wars and two diplomatic agreements.

b) one war and four international agreements.

c) several armed conflicts in Eurasia.

d) an agreement sealed between China and the USA.

e) a peace treaty between Iran and Iraq.


ESPM 2022 - QUESTÃO 44
The expression ‘in the making’ in the title of the article points to:

a) a cooperation in progress for decades.

b) a partnership ended in the 1980´s.

c) a frustrated attempt of understanding.

d) the construction of Chinese factories in Iran.

e) a threat of conflict between Middle Eastern and Asian countries.


ESPM 2022 - QUESTÃO 45
In the third paragraph, when the article mentions the growing influence of China, it says: “Nowhere is this more evident than in its relationship with Iran (...).

This sentence contains an inversion of the standard position of ‘subject + verb’ to ‘verb + subject’. Identify below the phrase that DOES NOT USE the same syntactic structure: 

a) Never has he committed such a heinous crime.

b) Down the stairs came the prime-minister.

c) Only after entering the room did she realize that she was in danger.

d) Times have changed and so have we.

e) Who is responsible for the organization of the event?


Group of 102 wealthy 
people say tax would help 
tackle gulf between rich 
and poor

Group of 102 wealthy  people say tax would help  tackle gulf between rich  and poor
Gemma McGough, a British entrepreneur and founding member of Patriotic Millionaires UK.
January 19, 2022

More than 100 members of the global super-rich called on Wednesday for governments around the world to “tax us now” to help pay for the pandemic response and tackle the gulf between rich and poor.

The group of 102 millionaires and billionaires, including Disney heiress Abigail Disney, said the current tax system is rigged in their favour and needs to be rewritten to make taxation fairer for hard-working people and restore trust in politics.

“As millionaires, we know that the current tax system is far from being just,” they said in an open letter published on Wednesday. “Most of us can say that, while the world has gone through an immense amount of suffering in the last two years, we have actually seen our wealth rise during the pandemic – yet few if any of us can honestly say that we pay our fair share in taxes.”

The super-rich signatories, who brand themselves as “patriotic millionaires”, called for the introduction of “permanent wealth taxes on the richest to help reduce extreme inequality and raise revenue for sustained, long-term increases in public services like healthcare”.

“Restoring trust requires taxing the rich,” they said in the letter, published as world leaders and business executives meet for a virtual Davos World Economic Forum. “The world – every country in it – must demand the rich pay their fair share. Tax us, the rich, and tax us now.”

The group, which also includes Nick Hanauer, a venture capitalist who made an almost $1bn fortune from an early bet on Amazon, said an annual “wealth tax” on those with fortunes of more than $5m (£3.7m) could raise more than $2.52tr.

That would be enough, they said, to “lift 2.3 billion people out of poverty; make enough vaccines for the world and deliver universal healthcare and social protection for all the citizens of low and lower-middleincome countries (3.6 billion people).”

The proposed tax would see those with more than $5m pay 2%, rising to 3% for those with more than $50m and a 5% rate for dollar billionaires.

Taxing the UK’s wealthiest 119,000 people at these rates would raise an estimated £43.7bn, a year, according to an analysis by campaign groups Fight Inequality Alliance, Institute for Policy Studies, Oxfam and the Patriotic Millionaires.

Gemma McGough, a British entrepreneur and founding member of Patriotic Millionaires UK, said:

“At a time when simply living will cost the average household a further £1,200 a year, our government cannot expect to be trusted if it would rather tax working people than wealthy people. If they do anything in the next few months, they should do this: rather than raising national insurance, tax the rich – tax us – instead.”

Jenny Ricks, global convenor at the Fight Inequality Alliance, said: “The insane reality is that while billions face a daily struggle to survive during this pandemic, billionairewealth is spiralling out of control. This cannot be right. The multiple crises we face from vaccine inequality to climate breakdown have a vice-like grip on people’s lives that is not letting up. For years Davos has shown us the elites cannot and will not end the virus of inequality they have helped to create and built their fortunes on the back of.”
Disponível em: https://www.theguardian.com/business/2022/jan/19/millionaires-call-on-governments-
-worldwide-to-tax-us-now Acesso em: 25 Jan 2022 (adaptado)

ESPM 2022 - QUESTÃO 46
According to the article above:

a) A group of around 100 global super-rich claim the taxes they are demanded to pay are unfair on them.

b) However much Davos struggles for income equality, that doesn’t seem to be ever happening. 

c) The current tax system is instrumental in restoring political confidence.

d) The super-rich group’s main contention is that a fairer taxation on them would boost a much more just welfare system.

e) A fairer taxation system is a worldwide request despite the meager improvement it will bring out.


ESPM 2022 - QUESTÃO 47
The title of the article implies that: 

a) there is an abyss between the rich and the poor that must be dealt with.

b) Tax may hinder solidarity between the rich and the poor.

c) The group of 102 wealthy people advocate for being taxed at a lower rate.

d) Taxing the rich may cause an uproar among the poor.

e) Wealthy and destitute people should be taxed alike.


ESPM 2022 - QUESTÃO 48
One of the reasons for the claim of the super-rich group is that:

a) The trust in politics stems from the current tax system.

b) The current tax system is not in tune with the super-rich's most important needs.

c) Despite the super-rich's fair share in paying taxes, this group is not yet helping to decrease world inequality.

d) A worldwide tax rise is the only way to help an otherwise unequal society.

e) The current tax system is manipulated for the super-rich's gain.


ESPM 2022 - QUESTÃO 49
According to the article, it is INCORRECT to assert that:

a) Higher taxation of the super-rich is very likely to help restore the trust in governments. 

b) The foresight made by the superright signatories of the letter is that a progressive taxation, proportional to people’s wealth, will guarantee better welfare to the most deprived.

c) The super-rich are unanimous in the thinking that they must devote higher attention to an otherwise unequal society.

d) The British government priorities are not in accordance with what Gemma McGough believes to be a priority.

e) An unequal society paves the way for capital accumulation of a few.


ESPM 2022 - QUESTÃO 50
The verbs ‘rise’ and ‘raise’, both used in the article, apparently have a similar meaning. Is there any difference in their use?

a) No, they can be used interchangeably, as both refer to ‘something going up’.

b) Yes, ‘rise’ is intransitive, whereas ‘raise’ is transitive.

c) Yes, ‘raise’ is intransitive, whereas ‘rise’ is transitive.

d) No, they are different spellings of the same verb, just as it happens with ‘enquire’ and ‘inquire’.

e) Yes, while ‘rise’ is used before animated objects, ‘raise’ is used before unanimated objects.


HUMANIDADES E CULTURA GERAL CONTEMPORÂNEA

ESPM 2022 - QUESTÃO 51
A decadência do comércio e o empobrecimento geral haviam aguçado as lutas sociais. Em vista das pressões dos plebeus, os patrícios tiveram de aceitar a criação de uma magistratura unicamente plebeia – chamada de tribunato da plebe.
(GRIMAL, Pierre. História de Roma. São Paulo; UNESP, 2011)

As pressões dos plebeus, que resultaram na criação da magistratura do tribunato da plebe, ocorreram:

a) durante a Monarquia, quando da conquista do território da Itália peninsular.

b) no tempo da República, quando de lutas entre patrícios e plebeus por igualdade jurídica, civil e política.

c) como resultado das reformas promovidas pelos irmãos Tibério Graco e Caio Graco.

d) sob a liderança de Júlio César, líder da plebe romana, com o objetivo de neutralizar a influência do Senado.

e) com as reformas promovidas por Augusto, que visavam apaziguar a plebe romana e colocar fim nas agitações sociais.


ESPM 2022 - QUESTÃO 52
Quando examinamos a cultura na Alta Idade Média, constatamos que:

a) foi caracterizada pelo individualismo.

b) de uma forma geral, a literatura do período foi dominada pela temática camponesa.

c) o clero monopolizou o saber ler e escrever, assim a Igreja dirigiu as atividades culturais.

d) a mentalidade da sociedade daquele tempo valorizava o trabalho.

e) todo instrumental mental, o vocabulário, a estética e a moral eram de natureza laica.


ESPM 2022 - QUESTÃO 53
O padre Antônio Vieira, em um de seus sermões, sustentou que: “os africanos, tirados da barbárie e do paganismo na África, teriam a graça de serem salvos pelo catolicismo no Brasil”.

A partir das palavras do padre Vieira, identifique a alternativa que apresente a posição da Igreja Católica e dos jesuítas em relação à escravidão e ao tráfico de escravos no Atlântico:

a) A Igreja Católica e os jesuítas sempre condenaram a escravidão dos africanos e o tráfico para o Novo Mundo.

b) A Igreja Católica condenava, explicitamente, a escravidão; porém os jesuítas eram donos de escravos e envolveram-se no comércio de cativos.

c) A Igreja Católica nunca se pronunciou, oficialmente, contra a escravidão; entretanto os jesuítas combateram ostensivamente o comércio negreiro.

d) A Igreja Católica nunca se pronunciou oficialmente contra a escravidão, e os jesuítas e outras ordens religiosas participaram do comércio negreiro.

e) A escravidão africana e o tráfico de escravos configuraram um fenômeno estritamente português.


ESPM 2022 - QUESTÃO 54
Com a crise do sistema feudal, surgem os Estados modernos, formados na Europa a partir dos séculos XV e XVI, caracterizando-se:

a) por expressarem os particularismos feudais e regionais.

b) por expressarem o universalismo da Igreja Católica.

c) pelo fracionamento político territorial e a divisão de poderes.

d) pela estruturação de Estados Nacionais que promoveram práticas econômicas apoiadas no livre mercado.

e) pela busca de unidade territorial e a formação de máquinas administrativas poderosas e centralizadas.


ESPM 2022 - QUESTÃO 55
No Brasil do Segundo Reinado, o ano de 1870 revela-se carregado de significados com a fundação do Partido Republicano, com a criação do jornal A República e com o lançamento do Manifesto Republicano.

Um exame do movimento republicano permite assinalar que:

a) o movimento contou com o uso exaustivo da imprensa a serviço da propaganda da causa republicana.

b) o movimento se desenrolou nos círculos jornalísticos do Rio de Janeiro, sendo irrelevante em outras regiões do Brasil.

c) o movimento foi inspirado e conduzido pela aristocracia rural e não contou com a participação de setores médios urbanos.

d) o movimento, tendo como referência o programa do Partido Republicano, abraçou oficialmente, desde o seu início, a campanha abolicionista.

e) o republicanismo floresceu entre setores populares e, de maneira coesa, propunha profundas mudanças sociais.


ESPM 2022 - QUESTÃO 56
O controle, por parte dos Estados Unidos, da base naval de Guantánamo, em Cuba, deve ser relacionado com:

a) a Guerra do Texas de 1845.

b) a aquisição do território aos espanhóis no século XIX.

c) aos desdobramentos da intervenção norte-americana na guerra civil mexicana.

d) aos desdobramentos da Guerra Hispano-Americana, de 1898, e aos efeitos da Emenda Platt de 1902.

e) ao desfecho da Revolução Cubana de 1959.


ESPM 2022 - QUESTÃO 57
A Primeira Guerra Mundial (1914-1918), ao seu tempo, provocou uma série de mudanças na economia brasileira.

Entre as mudanças ocorridas é correto assinalar:

a) O conflito resultou no aumento de produtos manufaturados importados.

b) Ocorreu uma expansão da industrialização, especialmente do setor de bens de consumo duráveis.

c) Ocorreu um processo de ruralização e uma tendência de concentração de investimentos no setor do café.

d) Em termos demográficos, ocorreu um radical recuo por conta da interrupção da imigração europeia. 

e) O conflito contribuiu para a expansão da indústria local, que produzia produtos básicos antes importados.


ESPM 2022 - QUESTÃO 58
A imagem remete ao Show Opinião, de 1964, espetáculo musical que trazia no elenco Nara Leão, João do Vale e Zé Keti.

A imagem remete ao Show Opinião, de 1964, espetáculo musical que trazia no elenco Nara Leão, João do Vale e Zé Keti.

Sabendo disso, assinale o que pode ser considerado uma grande inovação nesse espetáculo.

a) O fato de os atores-cantores intercalarem canções e narrações referentes à problemática social e política do país.

b) O fato de os atores-cantores festejarem a redemocratização do país e o fim da ditadura militar.

c) Por ter ocorrido após a deposição de João Goulart, o espetáculo foi uma demonstração de apoio ao governo militar que se instalou.

d) Com decidido apoio dos estudantes, o show protestava contra a decretação do Ato Institucional no. 5.

e) O lançamento do movimento da Bossa Nova, um modo diferente de música, enfim uma nova linguagem.


ESPM 2022 - QUESTÃO 59
A África é marcada por uma totalidade complexa, constituída por diversas identidades, ou seja, longe de ser um todo homogêneo e unitário.

Na África setentrional, localiza-se o Magreb ("terra do ocidente") - região de cultura islâmica - que, entre o fim do século XIX e a primeira metade do século XX,:

a) permaneceu como parte do império turco otomano.

b) assistiu ao surgimento de vários Estados árabes independentes.

c) foi alvo do imperialismo europeu, vindo a se constituir em parte do sistema imperial francês.

d) foi concedida, por decisão da Conferência de Berlim, ao império alemão, permanecendo sob seu controle até 1945.

e) em relação aos árabes que viviam na região, não passou por nenhum processo de ocidentalização, prevalecendo o respeito aos costumes da população local.


ESPM 2022 - QUESTÃO 60
Em se tratando do fascismo italiano, o episódio conhecido por Marcha sobre Roma, ocorrido em outubro de 1922, deve ser relacionado com:

a) uma reunião de veteranos militares, que haviam lutado na Primeira Guerra Mundial, para a fundação do Partido Nacional Fascista.

b) uma mobilização reunindo fascistas de toda a Itália, em uma demonstração de força, que pressionou o rei Vitor Emanuel III a solicitar ajuda de Mussolini para organizar um gabinete governamental.

c) uma manifestação de apoio fascista a um conjunto de leis de exceção, que impuseram um regime republicano e totalitário.

d) uma mobilização reunindo fascistas de toda a Itália, celebrando a concretização do Tratado de Latrão, acordo que estabeleceu uma conciliação entre a Igreja Católica e o Estado.

e) uma grande manifestação de simpatizantes do fascismo em celebração da assinatura do pacto conhecido por Eixo, acordo entre a Itália fascista e a Alemanha nazista.


ESPM 2022 - QUESTÃO 61
Observe o gráfico a seguir:

Total de água no mundo

É possível constatar que a água doce existente no planeta corresponde a uma pequena porção do total cuja maior parte:

a) provém do processo de evapotranspiração da Floresta amazônica.

b) está armazenada na atmosfera em forma de vapor.

c) são as águas superficiais presentes em rios e lagos.

d) concentra-se nas geleiras.

e) encontra-se nos aquíferos.


ESPM 2022 - QUESTÃO 62
Em 2022 ocorrerá, com dois anos de atraso, o Censo Demográfico brasileiro, cujos dados deverão ser divulgados no período que compreende o final deste ano e o início do próximo, segundo o IBGE. Este fato deverá confirmar tendências ocorridas na sociedade brasileira como:

a) a diminuição da população brasileira já constatada no censo anterior.

b) o aumento da taxa média geométrica de crescimento anual.

c) a elevação do número de idosos no país.

d) aumento da taxa de natalidade.

e) a redução da participação feminina no mercado de trabalho.


ESPM 2022 - QUESTÃO 63
O mapa a seguir corresponde à:

Fonte - IBGE. Atlas geográfico escolar. Rio de Janeiro,  2019. p. 111.

a) faixa de concentração da população brasileira.

b) Mata Atlântica.

c) Amazônia Azul.

d) Área de ocorrência das principais jazidas minerais brasileiras.

e) Principal área de cultivo da cana-de-açúcar.


ESPM 2022 - QUESTÃO 64
Basta abrir os olhos para compreender a vida cotidiana daquele que corre de sua moradia para a estação próxima ou distante, para o metrô superlotado, para o escritório ou para a fábrica, para retomar à tarde o mesmo caminho e voltar para a casa a fim de recuperar as forças para recomeçar tudo no dia seguinte.
LEFEBVRE, H. O direito à cidade.
São Paulo: Centauro, 2010. p. 117-118.

O sociólogo francês Henri Lefebvre faz referência a um tipo específico de movimento migratório que é chamado de:

a) Migração pendular.
b) Êxodo rural.
c) Migração permanente.
d) Transumância.
e) Emigração.


ESPM 2022 - QUESTÃO 65
Considera-se fonte energética renovável e não renovável, respectivamente: 

a) Maremotriz e combustíveis fósseis.

b) Hidrelétrica e eólica.

c) Termelétrica e hidrelétrica.

d) Gás natural e biomassa.

e) Nuclear e solar.


ESPM 2022 - QUESTÃO 66
Podemos depreender da análise da tabela a seguir que:

Brasil: Quantidade de veículos produzidos

a) A matriz de transportes brasileira assemelha-se à de países ricos como Estados Unidos e Japão.

b) Observa-se, no período indicado na tabela, um incentivo ao transporte individual.

c) O transporte coletivo foi priorizado no período indicado na tabela.

d) A indústria automobilística sofreu desaceleração no período observado.

e) Observa-se uma tendência no transporte sobre trilhos em detrimento do transporte individual.


ESPM 2022 - QUESTÃO 67
O gráfico a seguir é um estudo presente no Relatório 2022 do Banco Interamericano de Desenvolvimento. Esse estudo partiu da seguinte pergunta entre os cidadãos dos países indicados:

"De um modo geral, você diria que pode confiar na maioria das pessoas, ou que você nunca pode ser descuidado ao lidar com os outros?"

Trust Levels in Latin American and Caribbean Countries Are Low (continued)

Pode-se concluir que o resultado revela:

a) baixo índice de confiabilidade entre as pessoas no país sul-americano de maior IDH.

b) que a maior economia latino-americana é a que apresenta menor nível de confiança entre seus cidadãos.

c) que é inversamente proporcional o nível de confiança entre as pessoas e o índice de IDH entre os países latino-americanos.

d) que países cujos governos sejam considerados conservadores ou de direita apresentam maior nível de confiança entre as pessoas.

e) que os dois países que apresentam maior nível de confiança entre as pessoas são atualmente governados por regimes progressistas de esquerda.


ESPM 2022 - QUESTÃO 68
O gráfico a seguir refere-se à situação dos refugiados em 2021.

O gráfico a seguir refere-se à situação dos refugiados em 2021.

De acordo com sua interpretação e seus conhecimentos, o gráfico acima demonstra:

a) o número de refugiados de cada país.

b) que o continente africano apresenta o maior número de refugiados no mundo.

c) que países latino-americanos não acolhem refugiados.

d) que não há países europeus abrigando refugiados.

e) os países que mais receberam refugiados no mundo.


ESPM 2022 - QUESTÃO 69
A crise russo-ucraniana retomada no início de 2022 é um prolongamento de outra de 2014; esta, por sua vez, decorrente da crise de 2005 e da própria extinção da União Soviética em 1991. Sobre esse fato geopolítico é correto afirmar: 

a) A Ucrânia é um país culturalmente homogêneo e não aceita perder sua porção oriental, reivindicada pela Rússia.

b) A devolução da Crimeia para a Ucrânia em 2019 foi fruto dos Acordos de Minsk, entretanto a Rússia deseja retomar a península.

c) A anexação da Crimeia pela Rússia em 2014 foi realizada com o consentimento ucraniano que reconheceu a maioria russa na península.

d) A Rússia pressiona a retirada da Ucrânia como membro da União Europeia.

e) Um dos argumentos russos para o ataque fundamentou-se em sua contrariedade quanto à uma possível entrada da Ucrânia na OTAN.


ESPM 2022 - QUESTÃO 70
Observe o gráfico sobre o estágio da pobreza no mundo

a. Share of the world's extreme poor, by region, 1990

b. Share of the world's extreme poor, by region, 2015

Da leitura do gráfico, podemos deduzir que:

a) A África subsaariana deixou de ser a região mais pobre do mundo em termos relativos.

b) A Índia assistiu a uma drástica redução da pobreza.

c) No período observado, a China contribuiu para a redução da pobreza mundial.

d) Não existe pobreza na Europa.

e) Não houve mudanças significativas no continente asiático quanto à redução da pobreza.


ESPM 2022 - QUESTÃO 71
Os dados abaixo refletem a conjuntura econômica mundial e as perspectivas de crescimento das regiões do mundo, para os anos de 2022 e 2023. Esses dados foram extraídos do último Relatório do Banco Mundial, que levou em conta o cenário da pandemia da Covid-19. Observe-o:

Os dados abaixo refletem a conjuntura econômica mundial e as perspectivas de crescimento das regiões do mundo, para os anos de 2022 e 2023.

Relacionada a esses dados, pode-se considerar CORRETA a seguinte afirmativa do órgão que divulgou o estudo:

a) O ritmo de crescimento chinês será seriamente afetado pela pandemia global, impossibilitando o país de ser candidato a figurar como maior economia mundial como se previa.

b) Economia promissora nos últimos anos, a Índia deixará de ser uma das economias que mais crescem no mundo como pode ser constatado pelos índices da região da qual faz parte.

c) A América Latina, a mais desigual região do planeta, beneficia-se do cenário pandêmico, apresentando uma recuperação acima da média mundial.

d) As perspectivas são impactadas por vários riscos negativos, tais como novas variantes do vírus, expectativas de inflação desancorada e estresse financeiro. Se, no futuro, alguns países precisarem reestruturar sua dívida, a recuperação será mais difícil que no passado.

e) Os países ricos são aqueles que apresentam melhor recuperação, não só acima da média mundial, mas também em relação aos dos próprios países emergentes, agravando, dessa forma, o fosso social que caracteriza o cenário internacional.


ESPM 2022 - QUESTÃO 72
Em outubro de 2022 serão realizadas eleições presidenciais no Brasil cujo cenário político no primeiro semestre foi marcado pelo seguinte fato:

a) O ex-juiz Sérgio Moro manteve sua aliança com o atual presidente da República que o convenceu a largar a magistratura para ser seu ministro da justiça.

b) O presidente Jair Bolsonaro sairá candidato pelo mesmo partido que o elegeu em 2018.

c) O ex-presidente Lula selou uma aliança com um ex-rival.

d) Após vencer as prévias de seu partido, o governador João Dória passou a apresentar um discurso antivacina.

e) O ex-ministro Ciro Gomes aproximou-se de Sérgio Moro visando a uma eventual aliança no segundo turno.


ESPM 2022 - QUESTÃO 73
Ainda sobre as eleições brasileiras de 2022, é correto considerar quanto ao instituto das federações partidárias que:

a) esse instituto foi criado pela Constituição de 1988, no cenário da redemocratização.

b) o instituto das federações partidárias foi um projeto debatido e rejeitado pelo Congresso Nacional, em 2022.

c) o instituto das federações partidárias tornou-se motivo de polêmica, pois ao ser aprovado pelo Congresso Nacional, em 2022, foi declarado inconstitucional pelo Tribunal Superior Eleitoral.

d) o instituto das federações partidárias eliminou a possibilidade de coligações nas eleições de 2022.

e) essas federações partidárias podem reunir dois ou mais partidos com registro no TSE e que deverão permanecer na nova instituição por, no mínimo, quatro anos.


ESPM 2022 - QUESTÃO 74
Em fevereiro deste ano celebramos 100 anos da Semana de Arte Moderna, marco do Modernismo no Brasil. Assinale a alternativa cuja obra apresenta características alinhadas a esse movimento artístico.









ESPM 2022 - QUESTÃO 75
Uma significativa discussão, em relação ao uso de agrotóxicos no Brasil, questiona o projeto em debate no Congresso Nacional, chamado por alguns de "pacote do veneno". 

Em relação ao tema é correto afirmar que: 

a) o uso de agrotóxicos no Brasil diminuiu nos últimos cinco anos, o que reflete uma postura mais enérgica das autoridades brasileiras.

b) o uso de agrotóxicos no Brasil cresceu 25% nos últimos cinco anos, sendo o país o maior consumidor desse produto no mundo.

c) o uso de agrotóxicos impacta cultivos menos importantes, pois não afeta lavouras de soja, milho e cana de açúcar.

d) a política do Brasil para o setor é cada vez mais sintonizada com a adotada por Estados Unidos e União Europeia.

e) o Brasil se encontra muito atrasado em relação ao tema, pois até hoje não há nenhum órgão responsável pela análise de resíduos de agrotóxicos em alimentos.


ESPM 2022 - QUESTÃO 76
Em abril de 2022, a University Johns Hopkins apresentava os seguintes dados sobre a Pandemia da Covid-19:

Em abril de 2022, a University Johns Hopkins apresentava os seguintes dados sobre a Pandemia da Covid-19

De acordo com os dados fornecidos e com seus conhecimentos, é correto afirmar:

a) Considerando o período e o número total de casos, o Brasil era quem apresentava na ocasião o mais alto índice mundial de contágio, superando os países europeus.

b) Do total de mais de seis milhões de mortes acumuladas até o período, a China - onde a pandemia de fato começou - era a grande recordista.

c) No período observado, Europa e Ásia eram as regiões que apresentavam os menores índices de contágio, enquanto América do Sul e África, os maiores.

d) Apesar de figurar dentre os países mais populosos do mundo, Estados Unidos, Índia e Brasil apresentavam baixa participação no número total de mortes apresentado no quadro.

e) Apesar de o número de vacinas administradas ter superado a própria população do planeta, isso não refletia a realidade plena, pois a distribuição ao redor do globo foi desigual.


ESPM 2022 - QUESTÃO 77
Leia abaixo um pronunciamento do presidente da Colômbia, Ivan Duque, por ocasião do fim de sua gestão à frente de uma organização sul-americana criada recentemente:

A Colômbia assumiu a Presidência Pro Tempore em 12 de dezembro de 2020, com o claro propósito de continuar a posicioná-lo como o principal fórum político para tratar questões atuais da América do Sul e avançar em uma agenda setorial que preserva e amplia as conquistas de processos anteriores de integração sul-americana, enquanto responde adequadamente aos desafios e oportunidades atuais.
Fonte – Informe de gestión 2021.

Considerando os últimos acontecimentos políticos na América do Sul, podemos afirmar que Ivan Duque esteve à frente da presidência Pro Tempore do (da):

a) Unasul
b) Mercosul
c) Prosul
d) Celac
e) OEA


ESPM 2022 - QUESTÃO 78
Observe a imagem. 

ESPM 2022 - QUESTÃO 78

A imagem remete a importante acordo firmado, em fevereiro de 2022, entre os governos da China (Xi Jinping) e a Argentina (Alberto Fernández).

O enunciado refere-se:

a) à adesão da Argentina ao Belt and Road Initiative, ou também chamado Nova Rota da Seda, projeto chinês que promete investir grande soma em infraestrutura na Argentina.

b) à adesão da Argentina ao Belt and Road Initiative (Nova Rota da Seda), projeto de investimentos chineses que transformam a Argentina no primeiro país latino-americano a integrar o programa.

c) à entrada da Argentina no BRICS, agrupamento de países de mercado emergente em relação ao seu desenvolvimento econômico.

d) à entrada da Argentina na Cooperação Econômica Ásia-Pacífico (APEC), um fórum de países que visa promover o livre comércio.

e) à adesão da Argentina na Organização para a Cooperação de Xangai, movimento que questiona medidas protecionistas e promove a segurança e a defesa.


ESPM 2022 - QUESTÃO 79
Segunda maior economia do planeta, a população da China chegou a 1,411 bilhão de habitantes em 2020, de acordo com dados de seu senso, realizado a cada 10 anos.
(Folha de S. Paulo, 23/01/2022)

A respeito da demografia chinesa é correto apontar:

a) Considerando o incremento da última década, a China viveu seu maior crescimento em um século.

b) A taxa de natalidade vem subindo, aspecto que preocupa as autoridades chinesas.

c) A tendência de incremento da taxa de natalidade fez o governo chinês manter a política do filho único, que vigora desde 1980.

d) A taxa de natalidade vem caindo, o que levou o governo chinês, em 2015, a acabar com a política do filho único, incentivando os casais a terem até três crianças.

e) Contrariando as previsões, em 2020, ano do início da pandemia do coronavírus, a população continuou aumentando o que garantiu um crescimento da atividade econômica.


ESPM 2022 - QUESTÃO 80
Depois de consultas que remontam ao ano de 2017, o Brasil iniciou, em janeiro de 2022, formalmente, negociações para ingressar na Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), o chamado “clube dos países ricos”.

Quanto ao assunto é correto afirmar que:

a) a adesão de um país a OCDE é rápida e depende apenas da aceitação por parte do novo país membro das regras da Organização.

b) a adesão requer certos procedimentos, facilmente superáveis pelo consenso existente entre os 38 países membros favoráveis à admissão do Brasil.

c) a entrada do Brasil na OCDE esbarra em questionamentos de países (como a França) que cobram ações concretas e mensuráveis em áreas quanto ao combate ao desmatamento, mudança climática e proteção da biodiversidade.

d) em caso de ingressar na OCDE, o Brasil se converterá no primeiro país latino-americano a pertencer a essa Organização.

e) a OCDE surgiu após o final da Guerra Fria, em 1991, contando então apenas com os países mais ricos, o que excluiu países emergentes como o Brasil.


COMENTÁRIOS

CONTEÚDO EM DESTAQUE
Continua após a publicidade..
Nome

administração,9,administração financeira,1,administração orçamentária,1,administração pública,2,ads,39306,advogado,1,agricultura,1,agronomia,8,alberteinstein,26,alfabeto,5,amrigs,3,anasem,1,anatomia,2,aocp,142,arquitetura,1,arquitetura e urbanismo,6,arquivologia,1,arte,10,artes visucais,2,assistente social,2,atividade,288,atividade biologia,8,atividade ciências,68,atividade de português,57,atividade espanhol,17,atividade filosofia,5,atividade física,8,atividade fundamental,209,atividade geografia,6,atividade história,84,atividade inglês,2,atividade literatura,3,atividade matemática,27,atividade quimica,7,atividade sociologia,3,auditor fiscal,1,auditoria,1,autoajuda,1,auxiliar administrativo,3,auxiliar judiciário,1,bem-estar,13,biblioteconomia,4,biografia,1,biologia,65,biomedicina,11,bioquimica,1,blogger,3,bncc,12,bolsafamilia,1,braille,1,callfrom,1,carnaval,2,cecierj,5,cederj,5,cefetba,40,cefetmg,35,celebridades,1,celpebras,1,cesgranrio,52,cfc,13,ciência da computação,1,ciencias,85,ciências biológicas,1,ciências contábeis,21,ciências da saúde,1,ciências econômicas,5,ciências sociais,4,claudiogaleno,1,colunas,11,comercio exterior,1,computação,5,comunicação social,1,concurso,458,conhecimento específico,3,conscam,45,conta pra mim,41,contabilidade,13,contabilidade avançada,1,contabilidade de custos,1,contabilidade pública,10,contabilidadedecustos,1,contador,5,coronavirus,8,criminologia,1,cultura,30,curiosidade,5,datas comemorativas,25,declaracoes,6,desenhos,449,design,6,design de interiores,1,design de moda,1,design grafico,1,destaque,4,detran,2,devry,1,dietética,2,direito,160,direito administrativo,36,direito ambiental,2,direito civil,29,direito constitucional,36,direito do trabalho,27,direito eleitoral,1,direito empresarial,28,direito financeiro,1,direito penal,30,direito processual civil,1,direito processual do trabalho,1,direito processual penal,2,direito tributário,34,direitoadministrativo,2,direitocivil,3,direitos humanos,1,duvidas,5,economia,3,educação,55,educação física,19,educação infantil,347,eleicoes,1,enade,385,enare,1,encceja,44,enem,96,enfermagem,20,engenharia,4,engenharia ambiental,3,engenharia civil,4,engenharia da computação,4,engenharia de alimentos,3,engenharia de controle e automação,2,engenharia de produção,4,engenharia eletrica,3,engenharia florestal,3,engenharia mecanica,3,engenharia quimica,3,ensino fundamental,350,escola,1,espanhol,40,espcex,36,especial,1,espm,7,esportes,1,estatística,2,exame nacional,3,explicacao,48,facid,1,faculdade,30,faculdade dinamica,2,fadip,1,fagoc,2,famema,30,famerp,14,farmacia,12,fasa,9,faseh,1,fatec,29,fcc,107,fdsbc,4,fei,19,fgv,32,filosofia,25,fiscal de obras e posturas,1,fisica,66,física,1,fisioterapia,11,fmabc,5,fmo,2,fonoaudiologia,10,formação geral,8,formula1,1,fps,35,frances,7,frases,1,fuvest,24,gabaritos,35,gastronomia,2,geografia,77,gestao ambiental,3,gestão comercial,2,gestao de qualidade,1,gestao de recursos humanos,3,gestão financeira,3,gestao hospitalar,4,gestão pública,1,habilidades bncc,76,historia,177,ibade,5,ifba,1,ifce,12,iff,1,ifmg,3,ifmt,135,ifnmg,1,ifpe,66,ifpi,12,ifsul,67,ifto,12,imagens,96,ime,68,informatica,11,inglês,60,insper,52,instituto acesso,138,ita,22,jornalismo,16,legislação,10,legislação penal,1,legislação tributária municipal,13,lendas,23,letras,2,libras,2,liceu piauiense,1,literatura,23,lixo,12,logística,2,loja,3,mackenzie,28,marketing,3,matematica,123,matemática financeira,1,medicina,96,medicina legal,2,medicina veterinaria,11,meliuz,1,mtc,1,musica,4,música,1,natal,2,necropsia,1,normal superior,1,noticias,116,nubank,4,nutrição,15,o que e,3,oab,215,obmep,10,odontologia,12,outros,75,pedagogia,7,piaui,1,pnaic,10,portugues,160,praticapsi,14,priuni,1,processos gerenciais,3,procurador,1,professor,18,pronatec,3,prouni,5,provas,1415,provas access,1,provas agirh,8,provas albert einstein,9,provas ameosc,2,provas amrigs,3,provas avança sp,5,provas cecierj,2,provas cefetmg,35,provas cfc,12,provas concurso,282,provas da univesp,2,provas enade,384,provas enare,1,provas encceja,35,provas enem,36,provas espcex,11,provas espm,4,provas famema,17,provas famerp,10,provas faseh,1,provas fatec,23,provas fdsbc,2,provas fei,2,provas fepese,17,provas fgv,11,provas fmabc,3,provas fmj,2,provas fmp,1,provas fundatec,4,provas fuvest,14,provas iades,2,provas ibest,1,provas ibfc,7,provas ieses,3,provas ifba,1,provas ifce,2,provas ifmg,3,provas ifmt,1,provas ifnmg,1,provas ifpi,13,provas ifsul,9,provas ifto,8,provas ime,1,provas ita,12,provas mackenzie,18,provas mestrado,1,provas mpe-go,1,provas nível fundamental,2,provas nível médio,25,provas nível superior,157,provas oab,216,provas puc,9,provas pucgo,2,provas pucrj,4,provas quadrix,2,provas reis&reis,1,provas residencia,51,provas revalida,9,provas santa casa,9,provas ucpel,2,provas uece,16,provas ueg,8,provas uel,5,provas uem,3,provas uema,5,provas uenp,1,provas uepg,1,provas uerj,2,provas uesb,1,provas ufac,5,provas ufgd,9,provas ufpel,1,provas ufpr,1,provas ufrgs,1,provas ufu,1,provas unemat,1,provas unesc,7,provas unesp,9,provas unicamp,11,provas unicentro,1,provas unicesumar,7,provas uniceub,2,provas unichristus,5,provas unifenas,6,provas unifesp,22,provas unifor,7,provas unioeste,3,provas unip,3,provas unirg,9,provas unirv,3,provas unisc,2,provas unitins,4,provas upe,17,provas uri,1,provas usp,52,provas vestibular,469,provas vunesp,1,psicologia,37,publicidade e propaganda,4,publieditorial,2,puc-go,4,puc-pr,2,puc-rs,106,puc-sp,69,pucrj,1,questão agirh,34,questão alemao,8,questão análise e desenvolvimento de sistemas,25,questão analista em tecnologia da informação,30,questão anasem,60,questão arquitetura e urbanismo,151,questão atualidades,50,questão automação industrial,26,questão auxiliar judiciário,48,questão avmoreira,59,questão cecierj,64,questão cederj,128,questão cespe,221,questão comercio exterior,54,questão computação,136,questão comunicação social,24,questão construção de edifícios,27,questão consulplan,20,questão consultor do tesouro estadual,39,questão coronavirus,25,questão cremern,27,questão crespe,659,questão da access,40,questão da agirh,60,questão da albert einstein,507,questão da ameosc,40,questão da amrigs,181,questão da aocp,50,questão da avança sp,110,questão da cebraspe,60,questão da cesgranrio,282,questão da espcex,796,questão da espm,80,questão da famema,521,questão da famerp,230,questão da fasa,102,questão da fatec,1307,questão da fau,96,questão da fcc,460,questão da fepese,489,questão da fgv,2841,questão da fmabc,170,questão da fmp,60,questão da fundatec,60,questão da fuvest,1255,questão da mpe-go,50,questão da oab,3663,questão da obmep,326,questão da puc-pr,103,questão da puc-rj,81,questão da puc-sp,243,questão da santa casa,581,questão da ucpel,64,questão da uece,1134,questão da ueg,380,questão da uel,453,questão da uema,352,questão da uemg,115,questão da uenp,65,questão da uerj,140,questão da ufac,209,questão da ufgd,476,questão da ufpel,106,questão da ufrgs,25,questão da unesc,68,questão da unesp,1061,questão da unicamp,813,questão da unicentro,256,questão da unicesumar,223,questão da uniceub,108,questão da unichristus,381,questão da unifenas,299,questão da unifesp,875,questão da unifor,453,questão da unioeste,164,questão da unip,149,questão da unirg,473,questão da unirv,181,questão da unisc,88,questão da unitins,209,questão da usp,1304,questão da vunesp,60,questão de administração,228,questão de administração financeira,6,questão de administração financeira e orçamentária,7,questão de administração orçamentária,6,questão de administração pública,88,questão de agronomia,179,questão de análise das demonstrações contábeis,2,questão de análise de dados,17,questão de anatomia,20,questão de arte,70,questão de artes,83,questão de artes visuais,55,questão de auditoria,25,questão de auditoria governamental,7,questão de biblioteconomia,39,questão de biologia,1652,questão de biomedicina,269,questão de braille,10,questão de ciências,765,questão de ciências biológicas,74,questão de ciências contábeis,196,questão de ciências da computação,127,questão de ciências da saúde,20,questão de ciências econômicas,200,questão de ciências humanas,219,questão de ciências naturais,249,questão de ciências sociais,123,questão de cirurgia cardiovascular,30,questão de código de defesa do consumidor,10,questão de computação,57,questão de concurso,9714,questão de conhecimento geral,15,questão de contabilidade,499,questão de contabilidade do setor publico,5,questão de controle externo,6,questão de criminologia,5,questão de defesa do consumidor,10,questão de design,116,questão de design de interiores,27,questão de design de moda,80,questão de dietética,40,questão de direito,3783,questão de direito administrativo,317,questão de direito administrativo e constitucional,10,questão de direito ambiental,21,questão de direito civil,233,questão de direito constitucional,289,questão de direito da criança e do adolescente,5,questão de direito da pessoa com deficiência,3,questão de direito do consumidor,5,questão de direito do trabalho,150,questão de direito eleitoral,7,questão de direito empresarial,168,questão de direito financeiro,28,questão de direito penal,227,questão de direito penal militar,6,questão de direito previdenciario,10,questão de direito processual civil,85,questão de direito processual do trabalho,15,questão de direito processual penal,81,questão de direito tributário,246,questão de direito urbanistico,8,questão de direitos humanos,4,questão de economia do setor público,4,questão de educação física,329,questão de enfermagem,322,questão de engenharia civil,115,questão de engenharia da computação,137,questão de engenharia de produção,92,questão de escriturário,10,questão de espanhol,915,questão de estatistica,55,questão de ética e legislação,4,questão de farmácia,317,questão de filosofia,428,questão de finanças públicas,9,questão de física,2113,questão de física médica,55,questão de fisioterapia,284,questão de fonoaudiologia,230,questão de frances,178,questão de geografia,1744,questão de gestão ambiental,92,questão de gestão de recursos humanos,67,questão de gestão financeira,108,questão de gestão hospitalar,108,questão de governança e gestão,40,questão de história,2275,questão de informática,214,questão de inglês,1867,questão de jornalismo,252,questão de legislação,338,questão de legislação estadual e institucional,8,questão de legislação penal,15,questão de legislação tributária,23,questão de licenciatura,57,questão de literatura,420,questão de literatura brasileira,20,questão de marketing,113,questão de matemática,4455,questão de matemática financeira,10,questão de medicina,2715,questão de medicina legal,25,questão de medicina veterinária,271,questão de modelagens e processo,10,questão de música,58,questão de necropsia,20,questão de neurologia pediátrica,30,questão de nutrição,381,questão de odontologia,233,questão de pedagogia,114,questão de planejamento de carreira e sucesso profissional,27,questão de planejamento e orçamento público,30,questão de português,5281,questão de princípios gerenciais de gorretagem,10,questão de processo legislativo,5,questão de processos gerenciais,74,questão de psicologia,421,questão de publicidade e propaganda,108,questão de química,1923,questão de raciocínio lógico,233,questão de radiologia,153,questão de redação,2,questão de relações internacionais,102,questão de saúde pública,75,questão de secretariado executivo,134,questão de segurança pública,5,questão de servico social,155,questão de serviço social,113,questão de sistema normativo anticorrupção,5,questão de sistemas de informação,56,questão de sociologia,239,questão de teatro,48,questão de tecnologia em agroindustria,25,questão de tecnologia em agronegocio,109,questão de tecnologia em análise e desenvolvimento de sistemas,30,questão de tecnologia em análise e desenvolvimentos,24,questão de tecnologia em estética e cosmética,29,questão de tecnologia em gestão e tecnologia da informação,30,questão de tecnologia em redes de computadores,83,questão de terapia ocupacional,204,questão de turismo,110,questão de vestibular,29861,questão de zootecnia,132,questão design de interiores,26,questão design gráfico,52,questão detran,96,questão do cefetmg,1816,questão do cfc,592,questão do enade,8391,questão do enare,50,questão do encceja,1110,questão do enem,3547,questão do ibfc,100,questão do ifba,62,questão do iff,53,questão do ifnmg,26,questão do ifpi,1167,questão do ime,40,questão do ita,554,questão do liceu piauiense,30,questão do mackenzie,1526,questão do revalida,791,questão economia empresarial,29,questão engenharia,72,questão engenharia ambiental,82,questão engenharia civil,27,questão engenharia de alimentos,73,questão engenharia de controle e automacao,73,questão engenharia eletrica,73,questão engenharia florestal,82,questão engenharia mecânica,72,questão engenharia quimica,44,questão espm,239,questão faculdade dinamica,108,questão fadip,54,questão fagoc,50,questão famerp,700,questão faseh,60,questão fdsbc,100,questão fei,210,questão fiscal,40,questão fmj,120,questão fmo,90,questão funcern,240,questão fundatec,149,questão gastronomia,53,questão gestao comercial,53,questão gestão da produção,27,questão gestão de qualidade,54,questão gestão pública,53,questão iades,60,questão iave,89,questão ibade,107,questão ibest,40,questão ibfc,320,questão idib,40,questão ieses,190,questão ifce,90,questão ifmg,126,questão ifmt,110,questão ifsul,357,questão ifto,361,questão italiano,8,questão letras,65,questão lógica,5,questão logística,54,questão máxima,50,questão modelagem de processos,11,questão multidisciplinar,68,questão nucepe,46,questão objetiva,20,questão obras e postura,28,questão princípios gerenciais de corretagem,15,questão processo do trabalho,10,questão processo tributario,15,questão pucgo,186,questão pucrj,70,questão quadrix,120,questão slmandic,70,questão técnico agrícola,15,questão técnico de laboratório,10,questão tecnologia em alimentos,27,questão tecnologia em manutenção industrial,27,questão tecnologia em saneamento ambiental,25,questão tecnologia estética e cosmetica,28,questão tecnologia seguranca do trabalho,56,questão tecnólogo de ti,30,questão teologia,54,questão ucb,106,questão udesc,106,questão uem,186,questão uepg,134,questão uesb,60,questão uespi,127,questão ufgd,187,questão ufpe,50,questão ufpr,70,questão ufsc,116,questão ufu,94,questão unemat,77,questão unifaminas,54,questão unifenas,128,questão unifil,29,questão unimontes,3,questão uninassau,90,questão unioeste,81,questão univesp,114,questão upe,1104,questão uri,84,questão urologia,15,questão web design,40,questões,60814,quimica,67,raciocínio lógico,7,radiologia,6,redacao,165,reflexão em texto,8,relações internacionais,4,religiao,5,resumo,5,revalida,11,rhinsight,8,saeb,2,santacasa,92,saude publica,2,secretariado executivo,5,seguranca do trabalho,2,serviço social,10,sesc,1,sexto ano,1,silabas,18,simulado,2,sistemas de informação,1,sisu,2,slmandic,2,sociologia,14,teatro,2,técnico agrícola,1,tecnologia em agroindustria,2,tecnologia em agronegocio,4,tecnologia em alimentos,1,tecnologia em gestão ambiental,2,tecnologia em gestão hospitalar,1,teologia,1,terapia ocupacional,7,textos,45,textos paradidáticos,1,trechos,1,turismo,6,uber,1,ucb,10,udesc,14,uece,50,ueg,8,uel,25,uem,3,uema,11,uemg,13,uepg,4,uerj,73,uespi,3,ufam,3,ufc,2,ufes,2,uffs,4,ufg,1,ufgd,71,ufma,1,ufmg,1,ufpa,1,ufpi,2,ufpr,1,ufrgs,2,ufrn,2,ufsc,5,ufscar,1,uftm,188,unb,1,unemat,2,unesp,21,unicamp,22,unicentro,15,unicesumar,5,uniceub,4,unichristus,14,unifaminas,1,unifenas,8,unifesp,41,unifor,12,uninassau,3,uninove,1,unioeste,6,unip,3,unirg,13,unirv,3,unitins,6,univesp,2,upe,23,urbanismo,1,usp,54,vestibular,942,videos,5,vivo,1,vunesp,1,zootecnia,7,
ltr
item
INDAGAÇÃO: Prova ESPM 2022.2 com Gabarito
Prova ESPM 2022.2 com Gabarito
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEg9lsU2CDtV2b24CrL71yMAck2QEUGkMN3JcSVhjbBsp0l2DrjhGlklSWKwb_WD9_G_ktHWy_EGWB3KRDNn4mrOG1wBOIUBNnH6Nc7k4aaPjHZmxa4chpfu9nUb-LUetTi2ng9I0enLSAA/s16000/espm-logo-indagacao.png
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEg9lsU2CDtV2b24CrL71yMAck2QEUGkMN3JcSVhjbBsp0l2DrjhGlklSWKwb_WD9_G_ktHWy_EGWB3KRDNn4mrOG1wBOIUBNnH6Nc7k4aaPjHZmxa4chpfu9nUb-LUetTi2ng9I0enLSAA/s72-c/espm-logo-indagacao.png
INDAGAÇÃO
https://www.indagacao.com.br/2022/11/prova-espm-2022-2-com-gabarito.html
https://www.indagacao.com.br/
https://www.indagacao.com.br/
https://www.indagacao.com.br/2022/11/prova-espm-2022-2-com-gabarito.html
true
3110492279122331237
UTF-8
Todas as Postagens Não foram encontradas postagens VEJA TODOS Leia Mais Resposta Cancelar resposta Deletar Por Home PAGINAS POSTS Veja todos RECOMENDADOS PARA VOCÊ Tudo Sobre ARQUIVOS BUSCAR TODOS OS POSTS Nenhuma postagem foi encontrada Voltar para Home Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sab Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Maio Jun Jul Ago Sep Out Nov Dez Agora mesmo 1 minuto atrás $$1$$ minutos agora 1 hora atrás $$1$$ horas atrás Ontem $$1$$ dias atrás $$1$$ semanas atrás mais de 5 semanas atrás Seguidores Seguir CONTEÚDO PREMIUM BLOQUEADO PASSO 1: Compartilhar em uma rede social PASSO 2: Clique no link na sua rede social Copiar todo o código Selecionar todo o código Todos os códigos foram copiados Não é possível copiar os códigos / textos, pressione [CTRL] + [C] para copiar Tabela de conteúdo