Em dezembro do ano passado, o presidente do Comitê Organizador da Copa do Mundo de 2022, Nasser Al-Khater

UNICENTRO 2023 - QUESTÃO 02 Leia a charge e a reportagem a seguir. Em dezembro do ano passado, o presidente do Comitê Organizador da Copa do...
UNICENTRO 2023 - QUESTÃO 02
Leia a charge e a reportagem a seguir.

UNICENTRO 2023 - QUESTÃO 02

Em dezembro do ano passado, o presidente do Comitê Organizador da Copa do Mundo de 2022, Nasser Al-Khater, disse em entrevista para a “CNN” que os torcedores da comunidade LGBTQIA+ terão o direito garantido de viajar ao Catar para assistir aos jogos da competição, mas ressaltou que demonstrações de afeto não são bem-vistas.

“Eles virão ao Qatar como torcedores e participantes de um torneio de futebol e poderão fazer o que qualquer outro ser humano faria. As demonstrações de afeto são desaprovadas e isso se aplica a todos. O Catar e seus países vizinhos são muito mais conservadores e pedimos aos torcedores que o respeitem. Temos certeza que o farão, assim como respeitamos as diferentes culturas, esperamos que a nossa também seja”, disse o dirigente na época.

No começo deste ano, o major-general Abdulaziz Abdullah Al Ansari, chefe de segurança do governo do Catar, disse que as bandeiras nas cores do arco-íris, representativas ao movimento LGBTQIA+, poderão ser confiscadas dos torcedores durante o evento como forma de proteção aos possíveis ataques que eles podem sofrer.

“Se ele (um torcedor) levantou a bandeira do arco-íris e eu a peguei dele, não é porque eu realmente quero insultá-lo, mas para protegê-lo. Porque se não for eu, alguém ao redor dele pode atacá-lo. Não posso garantir o comportamento de todo o povo”, declarou.

O chefe de segurança ressaltou ainda que não estava ameaçando a comunidade, mas que espera que as leis do país sejam respeitadas.
(COCCETRONE, Gabriel. A pouco meses da Copa, homossexuais ainda
sofrem com preconceito no Qatar. 25 maio 2022. UOL.
Lei em campo. Disponível em: <https://bit.ly/3ACSMcx>. Acesso em 01 set. 2022.)

Sobre as reflexões acerca da homofobia no país-sede da Copa do Mundo de 2022 propostas na charge e na reportagem, considere as afirmativas a seguir.

I. A noção de homofobia é uma construção ocidental. Tal fato justifica a postura do governo do Catar diante do ativismo do movimento LGBTQIA+ durante a Copa do Mundo.

II. O argumento de proteção à população LGBTQIA+ utilizado pelo chefe de segurança do governo do Catar busca ocultar a violência de gênero legitimada pelo Estado ao legislar contra essa população.

III. A proibição da bandeira constitui-se como ato de violência simbólica por representar o orgulho de ser lésbica, gay, bissexual, transgênero, queer, intersexual, assexual, dentre várias outras orientações sexuais e/ou identidades de gênero.

IV. O movimento LGBTQIA+ é um movimento político e social que tem como bandeira a diversidade e objetiva a representatividade e os direitos para a população LGBTQIA+.

Assinale a alternativa correta.

a) Somente as afirmativas I e II são corretas.

b) Somente as afirmativas I e IV são corretas.

c) Somente as afirmativas III e IV são corretas.

d) Somente as afirmativas I, II e III são corretas.

e) Somente as afirmativas II, III e IV são corretas.

QUESTÃO ANTERIOR:

GABARITO:
e) Somente as afirmativas II, III e IV são corretas.

RESOLUÇÃO:
Não temos resolução para essa questão! Você sabe explicar? Copie o link dessa página e envie sua resolução clicando AQUI!

PRÓXIMA QUESTÃO:

QUESTÃO DISPONÍVEL EM:

COMENTÁRIOS

Todas as Postagens Não foram encontradas postagens VEJA TODOS Leia Mais Resposta Cancelar resposta Deletar Por Home PAGINAS POSTS Veja todos RECOMENDADOS PARA VOCÊ Tudo Sobre ARQUIVOS BUSCAR TODOS OS POSTS Nenhuma postagem foi encontrada Voltar para Home Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sab Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Maio Jun Jul Ago Sep Out Nov Dez Agora mesmo 1 minuto atrás $$1$$ minutos agora 1 hora atrás $$1$$ horas atrás Ontem $$1$$ dias atrás $$1$$ semanas atrás mais de 5 semanas atrás Seguidores Seguir CONTEÚDO PREMIUM BLOQUEADO PASSO 1: Compartilhar em uma rede social PASSO 2: Clique no link na sua rede social Copiar todo o código Selecionar todo o código Todos os códigos foram copiados Não é possível copiar os códigos / textos, pressione [CTRL] + [C] para copiar Tabela de conteúdo