ENADE 2022: A globalização não é um fenômeno recente, seu desenvolvimento histórico adquiriu características próprias

ENADE 2022:  A globalização não é um fenômeno recente, seu desenvolvimento histórico adquiriu características próprias e repercussões especí...
ENADE 2022: A globalização não é um fenômeno recente, seu desenvolvimento histórico adquiriu características próprias e repercussões específicas no contexto social, político e econômico. Seu avanço trouxe a percepção da ampliação das relações sociais, concomitante à de “encolhimento do mundo”. As causas de tal percepção podem ser classificadas historicamente em três períodos. 

O século XV foi palco de conquistas e colonização, com a constituição de rotas internacionais que marcaram o primeiro período. O segundo período, caracterizado pelos grandes eventos do século XVIII, como a Revolução Francesa e a Revolução Industrial, ensejou a globalização do capitalismo e das teorias econômicas, a formação do proletariado e o incremento do comércio mundial.

O terceiro período, com inserção temporal no século XX, caracterizou-se pela demanda substancial das indústrias por novas fontes de energia, pela inovação dos meios de transportes, pelo desenvolvimento da ciência e da tecnologia. Ao mesmo tempo em que as relações sociais se intensificaram, a sensação de “encolhimento” do mundo se tornou ainda mais forte devido, principalmente, à facilidade e à rapidez das comunicações.
RAMALHO, N. A. Processos de globalização e problemas emergentes:
implicações para o Serviço Social contemporâneo.
Revista Serviço Social e Sociedade, p. 345 a 368, n. 110, abr/jun, 2012 (adaptado).

A partir das ideias expostas no texto, avalie as afirmações a seguir.

I. No primeiro período, as rotas internacionais articularam os diferentes mercados espalhados pelo mundo, de maneira que a economia foi a instância propulsora da primeira fase da globalização.

II. O crescimento dos aglomerados urbanos e a distribuição mais equitativa de renda caracterizaram o segundo período, no qual a população rural pauperizada foi incluída no processo industrial.

III. A divisão internacional do trabalho e o crescimento das empresas transnacionais instauradas no terceiro período na América do Norte, na Europa e no Japão provocaram relações de poder assimétricas entre o Norte e o Sul.

É correto o que se afirma em

A) I, apenas.
B) II, apenas.
C) I e III, apenas.
D) II e III, apenas.
E) I, II e III.

RESOLUÇÃO:
Não temos resolução para essa questão! Você sabe explicar? Copie o link dessa página e envie sua resolução clicando AQUI!

GABARITO:
C) I e III, apenas.

PRÓXIMA QUESTÃO:

QUESTÃO DISPONÍVEL EM:

COMENTÁRIOS

Todas as Postagens Não foram encontradas postagens VEJA TODOS Leia Mais Resposta Cancelar resposta Deletar Por Home PAGINAS POSTS Veja todos RECOMENDADOS PARA VOCÊ Tudo Sobre ARQUIVOS BUSCAR TODOS OS POSTS Nenhuma postagem foi encontrada Voltar para Home Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sab Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Maio Jun Jul Ago Sep Out Nov Dez Agora mesmo 1 minuto atrás $$1$$ minutos agora 1 hora atrás $$1$$ horas atrás Ontem $$1$$ dias atrás $$1$$ semanas atrás mais de 5 semanas atrás Seguidores Seguir CONTEÚDO PREMIUM BLOQUEADO PASSO 1: Compartilhar em uma rede social PASSO 2: Clique no link na sua rede social Copiar todo o código Selecionar todo o código Todos os códigos foram copiados Não é possível copiar os códigos / textos, pressione [CTRL] + [C] para copiar Tabela de conteúdo