ENADE 2022: Logo após a Segunda Guerra Mundial, as Nações Unidas criaram a Comissão Econômica para a América Latina e o Caribe (CEPAL)

ENADE 2022:  Logo após a Segunda Guerra Mundial, as Nações Unidas criaram a Comissão Econômica para a América Latina e o Caribe (CEPAL), a f...
ENADE 2022: Logo após a Segunda Guerra Mundial, as Nações Unidas criaram a Comissão Econômica para a América Latina e o Caribe (CEPAL), a fim de promover o desenvolvimento da região. Foi nesse contexto que Raul Prebisch (1901-1986), presidente do Banco Central da Argentina, a partir do final dos anos 1940, contribuiu com uma nova abordagem analítica.
VELOSO, F. et al. Desenvolvimento Econômico: uma
perspectiva brasileira. São Paulo: GEN Atlas, 2012 (adaptado).

A respeito do desenvolvimento da América Latina, na perpectiva do pensamento cepalino, assinale a opção correta.

(A) Os países latino-americanos, para alcançarem um novo patamar de desenvolvimento, deveriam promover investimentos em áreas essenciais, tais como infraestrutura, saúde, educação e saneamento, com fontes privadas e públicas de recursos.

(B) O entrave para as economias periféricas baseava-se na ausência de fontes de financiamento de investimentos para a diversificação do setor exportador, o que levou os países da América Latina a dependerem da exploração de suas vantagens comparativas para o aumento da renda.

(C) Os países da América Latina, para atingirem um nível desejável de desenvolvimento, deveriam se especializar na produção para exportação de produtos que lhes propiciassem vantagens comparativas relativas; dessa forma, atingiriam a renda advinda do setor externo necessária para o aumento do investimento privado no processo de industrialização.

(D) O atraso no desenvolvimento dos países latino-americanos ocorria devido a uma estrutura social tradicional e retrógrada que desestimulava novos investimentos em infraestrutura, o que retardou o processo de industrialização dessas economias e postergou o alcance de um novo patamar de desenvolvimento.

(E) O subdesenvolvimento dos países latino-americanos derivava da deterioração dos termos de troca, pois dependiam da exportação de poucos produtos aos países desenvolvidos; assim, o desenvolvimento da América Latina estava sujeito ao crescimento da renda externa, bem como às importações de máquinas e de produtos industriais.

RESOLUÇÃO:
Não temos resolução para essa questão! Você sabe explicar? Copie o link dessa página e envie sua resolução clicando AQUI!

GABARITO:
(E) O subdesenvolvimento dos países latino-americanos derivava da deterioração dos termos de troca, pois dependiam da exportação de poucos produtos aos países desenvolvidos; assim, o desenvolvimento da América Latina estava sujeito ao crescimento da renda externa, bem como às importações de máquinas e de produtos industriais.

PRÓXIMA QUESTÃO:

QUESTÃO DISPONÍVEL EM:

COMENTÁRIOS

Todas as Postagens Não foram encontradas postagens VEJA TODOS Leia Mais Resposta Cancelar resposta Deletar Por Home PAGINAS POSTS Veja todos RECOMENDADOS PARA VOCÊ Tudo Sobre ARQUIVOS BUSCAR TODOS OS POSTS Nenhuma postagem foi encontrada Voltar para Home Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sab Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Maio Jun Jul Ago Sep Out Nov Dez Agora mesmo 1 minuto atrás $$1$$ minutos agora 1 hora atrás $$1$$ horas atrás Ontem $$1$$ dias atrás $$1$$ semanas atrás mais de 5 semanas atrás Seguidores Seguir CONTEÚDO PREMIUM BLOQUEADO PASSO 1: Compartilhar em uma rede social PASSO 2: Clique no link na sua rede social Copiar todo o código Selecionar todo o código Todos os códigos foram copiados Não é possível copiar os códigos / textos, pressione [CTRL] + [C] para copiar Tabela de conteúdo