ENADE 2022: No single approach can capture all the complexity of contemporary world politics

ENADE 2022:  No single approach can capture all the complexity of contemporary world politics. Therefore, we are better off with a diverse a...
ENADE 2022: No single approach can capture all the complexity of contemporary world politics. Therefore, we are better off with a diverse array of competing ideas rather than a single theoretical orthodoxy.
WALT, S. M. One World, Many Theories. Foreign Policy,
Spring 1998, n. 110, Special Edition: Frontiers of Knowledge.

Em relação às teorias no campo de Relações Internacionais, assinale a opção correta.

A) O realismo, o neorrealismo e o marxismo compartilham premissas analíticas positivistas e a ideia de que a política internacional é o resultado da distribuição de poder, atribuindo-se igual relevância aos processos históricos e econômicos.

B) As perspectivas teóricas de inspiração marxista têm como horizonte discutir possibilidades de transformação e mudança na política internacional, na qual a ideia de Estado unitário e racional é questionada, de modo a destacar a centralidade das relações de produção, o papel das classes sociais e a interconexão entre os processos políticos e econômicos.

C) A discussão teórica dos anos 2000, em comparação com a diversidade de abordagens dos anos 1980, restringiu-se a questões cada vez mais específicas, de modo a garantir a autonomia institucional das Relações Internacionais em relação às outras ciências sociais, como a Sociologia, Ciência Política e História.

D) A teoria neoinstitucionalista não tem por base a ideia de Estado unitário e racional, o que a aproximaria do neorrealismo, no entanto, um dos principais esforços de Robert Keohane, nos anos 1980, foi exatamente distanciar-se dos pressupostos teóricos e metodológicos do neorrealismo, partindo de bases distintas para explicar as razões da cooperação internacional em ambientes institucionalizados.

E) A teoria realista e a teoria neorrealista têm por base a ideia de Estado unitário e racional, sendo que o realismo, ao explicar as motivações centrais do comportamento dos Estados, privilegia questões relacionadas com as consequências da anarquia, ao passo que o neorrealismo enfatiza a dimensão das características das unidades e da natureza humana como elementos que explicam comportamentos específicos do Estado.

GABARITO:
B) As perspectivas teóricas de inspiração marxista têm como horizonte discutir possibilidades de transformação e mudança na política internacional, na qual a ideia de Estado unitário e racional é questionada, de modo a destacar a centralidade das relações de produção, o papel das classes sociais e a interconexão entre os processos políticos e econômicos.

PRÓXIMA QUESTÃO:

QUESTÃO DISPONÍVEL EM:

COMENTÁRIOS

Todas as Postagens Não foram encontradas postagens VEJA TODOS Leia Mais Resposta Cancelar resposta Deletar Por Home PAGINAS POSTS Veja todos RECOMENDADOS PARA VOCÊ Tudo Sobre ARQUIVOS BUSCAR TODOS OS POSTS Nenhuma postagem foi encontrada Voltar para Home Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sab Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Maio Jun Jul Ago Sep Out Nov Dez Agora mesmo 1 minuto atrás $$1$$ minutos agora 1 hora atrás $$1$$ horas atrás Ontem $$1$$ dias atrás $$1$$ semanas atrás mais de 5 semanas atrás Seguidores Seguir CONTEÚDO PREMIUM BLOQUEADO PASSO 1: Compartilhar em uma rede social PASSO 2: Clique no link na sua rede social Copiar todo o código Selecionar todo o código Todos os códigos foram copiados Não é possível copiar os códigos / textos, pressione [CTRL] + [C] para copiar Tabela de conteúdo