Prova Tecnologia em Design de Moda ENADE 2022 com Gabarito

Prova  Tecnologia em Design de Moda  ENADE 2022 com Gabarito OBS:  as  questões de 01 a 08  são de Formação Geral, portanto, cobradas em tod...
ENADE - Indagação

Prova Tecnologia em Design de Moda ENADE 2022 com Gabarito

OBS: as questões de 01 a 08 são de Formação Geral, portanto, cobradas em todas as provas. Para conferir elas, basta acessar essa página.

CONHECIMENTO ESPECÍFICO

QUESTÃO 09
ENADE 2022: Nos anos 1980, as ombreiras invadiram o guarda-roupa das mulheres que, nesse momento, buscavam ocupar espaços predominantemente masculinos no mercado de trabalho. As peças que deixavam os ombros marcados eram um recurso estético que servia para reforçar uma postura feminina mais imponente.

Considerando as informações do texto, avalie as afirmações a seguir.

I. O uso de grandes ombreiras, no período citado, era recurso utilizado para fazer-se alusão à silhueta masculina.

II. A forma de triângulo invertido teve mais destaque nas vestimentas femininas no período mencionado.

III. A característica principal do uso de grandes ombreiras era criar uma silhueta ampulheta, com vestimentas desestruturadas.

É correto o que se afirma em

A) II, apenas.
B) III, apenas.
C) I e II, apenas.
D) I e III, apenas.
E) I, II e III.


QUESTÃO 10
ENADE 2022: No design de moda, os princípios são parte importante do conjunto de ferramentas estéticas e o meio pelo qual os estilistas podem sutilmente ajustar o foco e os efeitos de um modelo.
JONES, S. J. Fashion design: manual do estilista.
São Paulo: Cosac Naify, 2005 (adaptado).

Considerando as informações apresentadas e seus conhecimentos sobre os princípios do design, avalie as afirmações a seguir.

I. O ritmo é caracterizado pela repetição em padrão, elaborado com regularidade na estrutura de um look ou quando aplicado a uma estampa.

II. A harmonia, disposição formal de elementos no todo ou entre partes de um todo, gera a sensação de unidade e continuidade, por meio de combinações de elementos com características próximas.

III. A gradação segue padrão homogêneo, composta por elementos dispostos sempre na mesma proporção, sem divisão nem sequência, podendo ser observados em detalhes, aviamentos, estampas e bordados.

IV. A radiação, uso de linhas que partem de um ponto em comum para direções diferentes, pode ser encontrada, no vestuário, em drapeados e franzidos.

É correto apenas o que se afirma em

A) II.
B) I e III.
C) I, II e IV.
D) I, III e IV.
E) II, III e IV.


QUESTÃO 11
ENADE 2022: A pesquisa é considerada parte essencial do processo criativo quando o assunto é moda, pois ela acaba por influenciar diretamente no desenvolvimento de novos produtos. O processo de pesquisa na moda é voltado para a definição de tema de coleção e tendências, pois é a partir de uma pesquisa ampla e detalhada que o estilista pode começar a interpretar uma série de silhuetas, texturas, cores, estampas e adornos, que terão o seu lugar no processo de criação.

A definição do tema pode levar semanas ou meses, até que todo o conteúdo da pesquisa seja organizado e processado, para que, então, o observador, nesse caso, o designer, tenha um insight sobre o pensamento, as aspirações, os interesses e a visão artística/conceitual do conteúdo pesquisado.
SEIVEWRIGHT, S. Fundamentos de design de moda: pesquisa
e design; tradução Edson Fumankiewicz.
Porto Alegre: Bookman, 2009 (adaptado).

Considerando as informações sobre pesquisas de moda, avalie as afirmações a seguir.

I. O designer deve estar em busca constante de novas ideias, reinventando-se por meio da pesquisa, pois ela o auxilia na escolha do tema da coleção, que irá influenciar diretamente o processo criativo.

II. A definição do tema da coleção envolve pesquisas que apresentem elementos e estimulem a criatividade, como palavras e imagens, que podem ser geradas por meio do processo de brainstorming, etapa inicial da pesquisa.

III. A definição de um tema pode ser feita com base na vivência do designer, que deve ser um observador a ponto de explorar e descobrir o que está à sua volta, deixando-se influenciar por referências históricas, culturais e artísticas.

É correto o que se afirma em

A) I, apenas.
B) III, apenas.
C) I e II, apenas.
D) II e III, apenas.
E) I, II e III.


QUESTÃO 12
ENADE 2022: Antes de a indústria têxtil ter condições de fornecer tecidos para os fabricantes de roupas, ela precisa desenvolver e produzir tanto as fibras naturais quanto as artificiais. A grande diferença entre a indústria de fibras naturais e a de fibras artificias resulta de métodos operacionais e organizacionais totalmente diferentes, embora o objetivo final de ambos os grupos seja o mesmo: produzir fibras que atendam às necessidades dos consumidores.
FRINGS, G. S. Moda: do conceito ao consumidor.
Porto Alegre: Bookman, 2012 (adaptado).

A partir da leitura do texto, assinale a opção que agrupa somente fibras naturais.

A) Seda, elastano, linho e lã.

B) Algodão, linho, rami e seda.

C) Lã, rami, viscose e elastano.

D) Algodão, rami, lã e triacetato.

E) Algodão, linho, poliamida e viscose.


QUESTÃO 13
ENADE 2022: Atualmente, coexistem métodos de transferência de desenhos para superfícies de tecidos artesanais e industriais, em baixa e alta escala de produção e em baixa e alta tecnologia.

A serigrafia detém liderança na constituição de efeitos especiais sobre a superfície, com aplicação de texturas tridimensionais e acabamentos diversos.
RUTSCILLING, E. A.; LASCHUK, T. Processos contemporâneos de impressão sobre tecidos.
ModaPalavra e-periódico, n. 12, jul./dez., 2013 (adaptado).

Considerando o fragmento de texto apresentado, é correto afirmar que o processo de serigrafia

A) ocorre a partir da aplicação de tinta no tecido, por meio de uma tela gravada com imagem a ser revelada no substrato, sendo a tela ultrapassada pela tinta apenas em pontos determinados.

B) consiste na impressão de um desenho sobre a superfície de um tecido, feita com corantes, para se garantir a adesão das cores e evitar o acúmulo de tinta nas impressoras.

C) realiza-se a partir da transferência de um desenho por meio de transfer, que prensa o tecido, deixando a imagem atravessar as fibras e, então, atribui cor ao substrato.

D) acontece por meio de termo impressão, em que a alta temperatura, na presença de cilindros quentes, faz com que os corantes sejam transferidos para o substrato e resultem na imagem.

E) restringe-se ao uso de poucas fibras têxteis, o que resulta em alto custo e baixa gama de cores, com poucas opções de substrato.


QUESTÃO 14
ENADE 2022: Os designers de moda podem expressar suas ideias de diversas formas. As imagens a seguir apresentam exemplos de croqui e colagem.

Desenho de croqui

Colagem de ilustração de moda

Considerando essa temática, avalie as afirmações a seguir.

I. A ilustração de moda, desenho planificado de uma peça de roupa, de fácil interpretação, deve apresentar frente, costas e lateral do produto e indicar as medidas de cada parte da peça.

II. O croqui de moda é uma representação sempre realística que deve apresentar proporção corporal alongada e silhueta afinada.

III. O uso de croqui base e o de colagens na representação gráfica são possibilidades de expressão das ideias do designer de moda.

IV. O trabalho com os componentes de pesquisa de design e com várias técnicas de representação resulta em um esboço confuso, o que dificulta a produção de peças ilustradas.

É correto o que se afirma em

A) III, apenas.
B) I e II, apenas.
C) II e IV, apenas.
D) I, III e IV, apenas.
E) I, II, III e IV.


QUESTÃO 15
ENADE 2022: Para entrar em uma linha de produção industrial, toda peça de roupa precisa ser contemplada por uma ficha técnica, a fim de que os profissionais da área de produção possam entender os detalhes com os quais a roupa será confeccionada. Esse documento deve ser objetivo e seu desenho dotado de precisão, sendo capaz de especificar e comunicar informações técnicas sobre a construção da peça.

Acerca das especificidades do desenho técnico de moda, avalie as afirmações a seguir.

I. O desenho técnico de moda é o desenho da peça planificado, isto é, bidimensional.

II. O desenho técnico de moda deve ser de fácil interpretação e conter as vistas da frente, das costas e, quando necessário, da lateral do produto.

III. O desenho técnico deve destacar detalhes específicos, o que pode ser feito por meio da ampliação focada na imagem.

É correto o que se afirma em

A) I, apenas.
B) III, apenas.
C) I e II, apenas.
D) II e III, apenas.
E) I, II e III.


QUESTÃO 16
ENADE 2022: O desenho técnico é um item importante da ficha técnica de vestuário, pois contém as especificações necessárias para a execução da modelagem.

A imagem a seguir apresenta um desenho técnico de vestuário.

A imagem a seguir apresenta um desenho técnico de vestuário

Considerando as informações apresentadas no texto e no desenho técnico de vestuário, assinale a opção correta, relativa a detalhes (enumerados) que compõem a bermuda.

A) 1. passante; 2. pala; 3. bolso lateral arredondado; 4. prega; 5. zíper com braguilha; 6. bolso chapado.

B) 1. passante; 2. cós; 3. bolso arredondado; 4. zíper com braguilha; 5. pala; 6. bolso chapado.

C) 1. passante; 2. cós; 3. bolso faca; 4. zíper invisível; 5. pala; 6. bolso com ponta chanfrada.

D) 1. cós; 2. passante; 3. bolso chapado; 4. velcro; 5. pala; 6. bolso cargo.

E) 1. cós; 2. passante; 3. bolso italiano; 4. velcro; 5. pala; 6. bolso canguru.


QUESTÃO 17
ENADE 2022: A modelagem tridimensional é o método característico da alta-costura, mas vem sendo empregada no desenvolvimento de peças para a confecção industrial, por meio do uso de manequins de prova, confeccionados em medidas padronizadas. Nesse método, o tecido é ajustado sobre o manequim de maneira a obter o caimento indicado no desenho de moda ou desenho técnico.
TREPTOW, D. Inventando Moda: planejamento de coleção.
São Paulo: Treptow, 2013 (adaptado).

A figura a seguir representa a preparação do tecido para a construção de uma saia básica utilizando-se a técnica de modelagem tridimensional.

ABLING, B. Moulage, modelagem e desenho: prática integrada.
ABLING, B. Moulage, modelagem e desenho: prática integrada.
Porto Alegre: Bookman, 2014 (adaptado).

Com base nas informações apresentadas, avalie as afirmações a seguir.

I. Para calcular o comprimento da saia, deve-se medir a partir da linha da cintura até a linha da lateral.

II. Para encontrar a altura do quadril, deve-se medir a partir da linha da cintura até a linha do quadril.

III. Para marcar o centro da saia, deve-se fazer um traço ou puxar o fio do tecido verticalmente em ângulo reto (90°) em relação à linha do quadril.

É correto o que se afirma em

A) I, apenas.
B) III, apenas.
C) I e II, apenas.
D) II e III, apenas.
E) I, II e III.


QUESTÃO 18
ENADE 2022: A modelagem plana computadorizada é uma ferramenta tecnológica que permite desenvolver moldes bidimensionais por meio de sistemas computadorizados e automatizados que otimizam a produção. Esse tipo de processo auxilia na flexibilidade do desenvolvimento de produtos, pois propõe soluções mais ágeis. Em compatibilidade com o sistema, o software de modelagem 3D tem sido um aliado no desenvolvimento de prototipagem das peças de vestuário, eliminando a necessidade de protótipos intermediários.
GUERREIRO, J. A. Novas tecnologias aplicadas à moda:
design, produção, marketing e comunicação.
Fortaleza: Editora Senac Ceará, 2015 (adaptado).

Considerando o texto apresentado, avalie as afirmações a seguir.

I. A construção de protótipos de roupas em softwares 3D de vestuário proporciona precisão e rapidez na modelagem e no drapejamento, permitindo a criação de várias camadas de roupas.

II. A utilização de softwares 3D de vestuário permite fazer a modelagem de roupas da mesma forma como se modela em um plano 2D, havendo restrição à simulação de tecidos.

III. A modelagem computadorizada 3D proporciona ao projetista noção mais clara do corpo humano em relação às representações bidimensionais estáticas.

IV. O uso de protótipos de roupas em softwares 3D oferece flexibilidade da manipulação direta do protótipo virtual, resultando em representação mais próxima a objetos do mundo real.

É correto apenas o que se afirma em

A) I e II.
B) I e III.
C) II e IV.
D) I, III e IV.
E) II, III e IV.


QUESTÃO 19
Na imagem apresentada, identifique o que significam, respectivamente, os números 1, 2, 3 e 4 e assinale a opção correta

ENADE 2022: Na imagem apresentada, identifique o que significam, respectivamente, os números 1, 2, 3 e 4 e assinale a opção correta.

A) 1. marca de colocação de prega; 2.recortes; 3. corte para encaixe de bolso; 4. dobra de acabamento.

B) 1. dobra de acabamento; 2. marca da costura de pences; 3. corte para encaixe de bolso; 4. gradação de tamanhos.

C) 1. marca para colocação de zíper; 2. drapeados; 3. altura das pences; 4. gradação de tamanhos.

D) 1. abertura; 2. recortes; 3. marca da cintura; 4. dobra de acabamento.

E) 1. tamanho do modelo; 2. drapeados; 3. pences; 4. recortes.


QUESTÃO 20
ENADE 2022: A modelagem tem função participativa e ativa nos movimentos articulares, pois alguns músculos encolhem 30% da sua medida natural na posição anatômica (ou posição zero). Para atender a uma ordem na execução de um movimento, o cuidado com o cálculo determina a construção da peça, pois ela trabalhará simultaneamente com o corpo.
GRAVE, M. A moda-vestuário e a ergonomia do hemiplégico. 
São Paulo: Escrituras Editora, 2010 (adaptado).

Considerando esse contexto, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.

I. Os conhecimentos de ergonomia relativos à metodologia projetual são necessários à moda, sendo de ampla aplicação (do vestuário aos acessórios), visando-se à melhor adequação dos produtos aos seus usuários.

PORQUE

II. A ergonomia de concepção e os estudos antropométricos contribuem diretamente no desenvolvimento da modelagem, proporcionando ao produto segurança, conforto, praticidade, usabilidade e funcionalidade.

A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.

A) As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.

B) As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.

C) A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.

D) A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.

E) As asserções I e II são proposições falsas.


QUESTÃO 21
ENADE 2022: As características dos tecidos que serão escolhidos para a construção de uma peça deverão ser levadas em consideração durante todo o processo, de confecção da criação à execução final. No momento de montar o plano de corte a ser posto sobre o enfesto, a relação entre o tecido e o fio de cada um dos moldes é fundamental para o bom caimento da peça depois de pronta.
ARAUJO, M. Tecnologia do vestuário. Lisboa:
Fundação Calouste Gulbenkian, 1996 (adaptado).

A partir das informações apresentadas no texto, avalie as afirmações a seguir.

I. A linha do fio indicado no molde é responsável pela posição em que esse molde será posto sobre o tecido.

II. A posição da linha do fio é marcada em relação a ourela do tecido e corre paralela a ela.

III. O fio enviesado forma-se na diagonal da trama com o urdume e melhora o aproveitamento de tecido.

IV. A direção do fio longitudinal tem mais estabilidade dimensional do que a direção transversal.

É correto apenas o que se afirma em

A) I e III.
B) II e III.
C) II e IV.
D) I, II e IV.
E) I, III e IV.


QUESTÃO 22
ENADE 2022: No desenvolvimento dos produtos de moda, há várias etapas e profissionais setorizados que se comunicam entre si. Durante a montagem das peças de vestuário, esses profissionais seguem a sequência operacional do produto, descrita em uma ficha técnica.

A esse respeito, analise a montagem de uma camisa, cujo modelo é apresentado na figura a seguir.

A esse respeito, analise a montagem de uma camisa, cujo modelo é apresentado na figura a seguir

Assinale a opção que apresenta corretamente uma sequência operacional de montagem da camisa mostrada na figura.

A) Pesponto de vista, união de ombro, costura da barra, caseado e passadoria.

B) Costura da barra, pesponto de vista, união de ombro, caseado e passadoria.

C) Caseado, pesponto de vista, costura da barra, união de ombro e passadoria.

D) Passadoria, união de ombro, costura da barra, pesponto de vista e caseado.

E) Passadoria, caseado, pesponto de vista, costura da barra e união de ombro.


QUESTÃO 23
ENADE 2022: Suponha que duas sócias tenham decidido empreender uma confecção de camisetas. Para esse empreendimento, será necessária a aquisição de maquinário apropriado para a confecção das peças, cujo tecido base é a malha 100% CO.

A imagem a seguir representa o modelo escolhido.

camisa

Considerando a situação apresentada, verifica-se que, para a produção fabril própria, é ideal a aquisição de máquinas

A) galoneira e reta.

B) de interloque e reta.

C) de overloque e reta.

D) galoneira e de overloque.

E) de overloque e interloque.


QUESTÃO 24
ENADE 2022: Moda refere-se ao gosto ou ao estilo popular atual; o designer de moda expressa o zeitgeist, ou espírito do tempo, em seu trabalho. A moda muda constantemente, e espera-se que o estilista inove a cada estação. Por causa dessa constante pressão pelo novo, é necessário aprofundar cada vez mais as pesquisas de moda e ir além, em busca de nova inspiração e meios de interpretá-la nas coleções.
SEIVEWRIGHT, S. Fundamentos de design de moda:
pesquisa e design. Porto Alegre: Bookman, 2009 (adaptado).

Considerando as informações do texto e a relevância da pesquisa para o desenvolvimento de uma coleção, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.

I. Conforme a metodologia projetual, o designer de moda deve ser um pesquisador que busca conhecer o mundo por várias óticas, um colecionador em busca de novas ideias para o desenvolvimento dos projetos.

PORQUE

II. A função do designer é apresentar novas soluções, considerando fatores socioeconômicos, tecnológicos e culturais no desenvolvimento de produtos que carregam apelos estéticos, simbólicos e ergonômicos.

A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.

A) As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.

B) As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.

C) A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.

D) A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.

E) As asserções I e II são proposições falsas.


QUESTÃO 25
ENADE 2022: O trabalho de marketing de moda necessita de sensibilidade para se compreender o mercado e descobrir tendências, procurando desenvolver coleções que não apenas agradem, mas, sobretudo, também encantem os clientes. Para tanto, a empresa deve saber investir em marca e em preço, quando este for relevante, além de serviços que ajudem o cliente a comprar.

Por certo, precisa-se compreender o composto de marketing, e isso passa pela compreensão da força da marca, das embalagens, que circulam como símbolo de posse e de status, e do preço, esse argumento tão decantado pelos lojistas que, nem sempre, significa restrição à compra; muito pelo contrário, pode ser, em muitos casos, a valorização da marca.

Outro ponto é o entendimento sobre o composto de promoção, o tripé formado por propaganda, promoção de vendas e venda pessoal. Além disso, é também imprescindível que as empresas da moda invistam tempo e recursos para distribuir seus produtos nos mercados de maior potencial.
COBRA, M. Marketing e moda. São Paulo: Senac, 2007 (adaptado).

Considerando o texto apresentado, avalie as afirmações a seguir.

I. O marketing de moda está diretamente relacionado ao investimento em pesquisas de mercado, as quais possibilitam conhecer cada segmento, visando criar um sistema ágil de informações para a tomada de decisão.

II. O visual merchandising de moda é elaborado a partir de um plano que conduza as pessoas pelo ponto de venda, gerando circulação, criando experiências e estabelecendo pontos focais que permitam evidenciar o que se deseja destacar.

III. A distribuição dos negócios de moda implica desenvolver uma rede própria ou de terceiros para colocar seus produtos nos pontos mais atraentes e, ainda, disponibilizar a coleção no mercado, no momento certo e a tempo certo.

É correto o que se afirma em

A) II, apenas.
B) III, apenas.
C) I e II, apenas.
D) I e III, apenas.
E) I, II e III.


QUESTÃO 26
ENADE 2022: Um empreendedor de moda precisa ser criativo e integrado ao setor, além de ter capacidade administrativa para gerenciar negócios. No empreendedorismo, o plano de negócios é um documento utilizado para planejar e delinear a estratégia de ação da empresa. Na sua elaboração, a etapa da pesquisa de comportamento de consumo é essencial para o desenvolvimento dos produtos de moda, pois, com tais dados, a criação de novos produtos terá como referência as preferências do consumidor, garantindo-se maior sucesso nas vendas e no negócio.
DORNELAS, J. C. A. Empreendedorismo: transformando ideias
em negócios. Rio de Janeiro: Elsevier, 2011 (adaptado).

Considerando as pesquisas que servem de base a um plano de negócios e a um perfil empreendedor e criativo, avalie as afirmações a seguir.

I. A ação de pesquisa em desenvolvimento de produtos de moda envolve coleta de informações e referências, tais como amostras de materiais, referências têxteis e informações sobre cores, que servirão de base para o desenvolvimento dos produtos.

II. A pesquisa de mercado analisa o segmento, o público, a concorrência, os fornecedores e a questão ambiental e, a partir disso, é feito um breve histórico do mercado nos últimos anos e uma análise das tendências para os próximos anos, resultados que contribuirão para mais assertividade no desenvolvimento dos produtos.

III. A pesquisa de comportamento referente à moda está inserida no contexto histórico-social, sendo levantadas informações acerca da forma como as pessoas estão se comportando, para interpretar quais são seus anseios e, em consequência, o que elas irão preferir consumir, o que acaba influenciando as tendências de mercado.

É correto o que se afirma em

A) II, apenas.
B) III, apenas.
C) I e II, apenas.
D) II e III, apenas.
E) I, II e III.


QUESTÃO 27
ENADE 2022: Mix de produtos é o nome que se dá à variedade de produtos oferecidos por uma empresa. Ao planejar e desenvolver uma coleção, deve-se considerar qual mix a empresa já possui e definir se ele será mantido, reduzido ou ampliado.
TREPTOW, D. Inventando Moda: planejamento
de coleção. São Paulo:Treptow, 2013 (adaptado).

O mix de produto, em uma coleção, é dividido em três categorias:

1) modelos que trazem as tendências do momento de formas, cores e texturas;

2) peças que trazem tendências atuais ou futuras com atributos mais conceituais, podendo estar ou não em todas as coleções;

3) modelos presentes em quase todas as coleções, peças funcionais, que são garantia de venda em todas as estações.

Com base nas informações apresentadas, assinale a opção que indica, respectivamente, a denominação das categorias de uma coleção.

A) 1) vanguarda; 2) fashion e 3) básico.

B) 1) vanguarda; 2) básico e 3) fashion.

C) 1) básico; 2) fashion e 3) vanguarda.

D) 1) fashion; 2) vanguarda e 3) básico.

E) 1) fashion; 2) básico e 3) vanguarda.


QUESTÃO 28
ENADE 2022: Considere que, na elaboração de uma coleção de moda, o designer de uma empresa tenha utilizado detalhes como bordados, franjas, couro, calças boca de sino, tingimento e estampas com elementos provenientes da natureza.

Com base na situação apresentada, é correto afirmar que os elementos utilizados na criação da mencionada coleção são uma releitura do contexto social da década de

A 1920, após o final da Primeira Guerra Mundial, quando houve, na Europa, o fenômeno da celebração da vida.

B) 1950, quando James Dean e Marlon Brando se transformaram em ícones da juventude.

C) 1970, quando houve a luta pela liberação feminina e o movimento social contra a Guerra do Vietnã.

D) 1980, marcada pela valorização da vitória profissional e pela prosperidade de boa parte do mundo capitalista.

E) 1990, marcada pelas inovações tecnológicas e pelo avanço vertiginoso do mundo da informática.


QUESTÃO 29
ENADE 2022: O produto de moda é um artefato de grande influência no cotidiano das pessoas e, portanto, o mercado da moda necessita, cada vez mais, de profissionais que desenvolvam produtos com aspectos relacionados à ergonomia.

Há, atualmente, grande preocupação em criar e desenvolver produtos de moda viáveis, ou seja, que estejam de acordo com a metodologia projetual que atenda às necessidades de diferentes usuários, como, por exemplo, proporcionar facilidade de manejo no que diz respeito aos dispositivos de abertura/fechamento, bom caimento e mobilidade, o que resulta na elaboração de um vestuário inclusivo.

Considerando as informações do texto, avalie as afirmações a seguir.

I. O design inclusivo deve estar focado no desenvolvimento de alternativas que atendam às limitações do usuário, a fim de permitir a realização das atividades diárias.

II. O design centrado no usuário está embasado na observação de suas necessidades e preferências, tendo como foco a atenção ao usuário e pautando o desenvolvimento do produto em características específicas.

III. O design inclusivo abrange o desenvolvimento de produtos facilitadores para cada necessidade, além de englobar aspectos estéticos, a fim de se criar um produto atrativo ao usuário.

É correto o que se afirma em

A) I, apenas
B) III, apenas
C) I e II, apenas.
D) II e III, apenas.
E) I, II e III.


QUESTÃO 30
ENADE 2022: Na indústria da moda, o desenvolvimento de produtos é um processo crítico e muito desafiador. Isso se deve ao fato de que comumente os produtos são desenvolvidos em coleções em vez de produtos individuais, o que aumenta a necessidade de serem gerenciados simultaneamente. O processo de desenvolvimento de produtos passa por várias etapas: pesquisa, planejamento, criação, prototipagem, produção, dentre outras até a sua disponibilização no mercado.
MERINO, G. S. A. D.; VARNIER, T.; MAKARA,
E. Guia de Orientação para o Desenvolvimento de Projetos—GODP—
aplicado à prática projetual no design de moda. ModaPalavra
e-periódico, v. 13, n. 28, p. 8-47, 2020 (adaptado).

A partir das informações apresentadas no texto, avalie as afirmações a seguir.

I. O setor de criação é responsável pela pesquisa e criação dos esboços, que serão transformados em desenhos técnicos e, posteriormente, passarão para a linha de produção.

II. Nas etapas de pesquisa e planejamento da coleção, buscam-se informações sobre mercado, consumidores e produtos, que servem de apoio para a criação de peças com mais assertividade.

III. Na etapa de prototipagem, verifica-se a materialização dos modelos da coleção, para, então, analisar-se a viabilidade produtiva e comercial do produto.

É correto o que se afirma em

A) I, apenas.
B) III, apenas.
C) I e II, apenas.
D) II e III, apenas.
E) I, II e III.


QUESTÃO 31
ENADE 2022: O produto de “moda” passou a ser entendido como algo útil enquanto estiver “na moda”. Logo, o ciclo de vida desse produto ainda é compreendido por abordagens que presumem as seguintes etapas: introdução, crescimento, desenvolvimento, maturidade e declínio, ou seja, as etapas entre “entrar na moda e sair de moda” ocorrem em espaços de tempo cada vez menores.
BERLIM, L. Moda e Sustentabilidade: uma reflexão necessária.
Barueri, SP: Estação das Letras e Cores, 2012 (adaptado).

Acerca da busca do desenvolvimento de produtos mais sustentáveis no campo da moda, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.

I. O designer de moda, que atua com foco na sustentabilidade, pode desenvolver produtos voltados para a economia circular, passíveis de serem desconstruídos e inseridos em nova cadeia.

PORQUE

II. O manejo dos têxteis voltados para a melhoria dos tecidos, utiliza alto consumo de água e energia, além de liberar vários resíduos poluidores, forma de trabalho que compromete a sustentabilidade na produção de vestuário.

A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.

A) As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.

B) As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.

C) A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.

D) A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.

E) As asserções I e II são proposições falsas.


QUESTÃO 32
ENADE 2022: O conceito de sustentabilidade está pautado no relatório “Nosso futuro comum”, criado pela comissão mundial de meio ambiente em 1937. Nele, se afirma que “o desenvolvimento sustentável é aquele que atende as necessidades do presente sem comprometer que as futuras gerações atendam às suas”. Essa premissa está inclusa na Lei de Educação Ambiental n. 9795/99 e também no artigo 225 da Constituição Federal.

Nesse contexto, algumas empresas e a sociedade em geral vêm desenvolvendo ações baseadas no tripé social, ambiental e econômico que define a sustentabilidade. Um exemplo dessas ações é o cultivo do algodão orgânico com certificações ambientais, visto que é desprovido de agrotóxicos de alto impacto utilizados no cultivo convencional desse produto.

Considerando os textos apresentados e o uso do algodão orgânico na produção têxtil, avalie as afirmações a seguir.

I. A produção certificada da fibra de algodão orgânico é uma das estratégias viáveis para o desenvolvimento sustentável de produtos de menor impacto na cadeia têxtil.

II. O desenvolvimento sustentável baseia-se em uma forma de produção com foco na viabilidade econômica, preservação do meio ambiente, e seus recursos naturais, e no bem-estar social.

III. A produção do algodão convencional contribui para o bem-estar social e, em sua maior parte, provém da agricultura familiar de pequenos produtores.

É correto o que se afirma em

A) I, apenas.
B) III, apenas.
C) I e II, apenas.
D) II e III, apenas.
E) I, II e III.


QUESTÃO 33
ENADE 2022: O marketing tradicional segmenta o mercado em grupos, com base em seus perfis geográficos, demográficos, psicográficos e comportamentais. A segmentação costuma ser seguida pela definição do mercado-alvo, com base na atratividade e na adequação desses segmentos à marca.
KOTLER, P.; KARTAJAYA, H.; SETIAWAN, I. Marketing 4.0: do tradicional
ao digital. Rio de Janeiro: Sextante, 2017 (adaptado).

Em 2022, uma marca firmou parceria com uma emissora de televisão, estreando uma campanha em um reality show. Logo na primeira semana de exposição no reality, a campanha alcançou quase 100 mil interações em seus canais digitais. Seguindo a estratégia de acompanhar o que acontece no reality, explorar em suas redes sociais e monitorar integralmente as oportunidades, a marca reforça o compromisso de estar onde, quando e como o consumidor quiser, por meio de diferentes canais de venda como site, aplicativo e redes sociais.
Disponível em: https://sebraeinteligenciasetorial.com.br/
produtos/noticias-de-impacto. Acesso em: 23 jun. 2022 (adaptado).

Considerando os textos apresentados, avalie as afirmações a seguir.

I. A campanha de marca mencionada no texto é um exemplo de como o marketing digital, devido ao uso de múltiplas plataformas para alcançar o consumidor, inviabiliza a segmentação de mercado, utilizada pelo marketing tradicional.

II. Na mencionada campanha foram utilizadas estratégias de marketing digital explorando-se o reality nas redes sociais como forma de aproximar a marca do seu público, além de conquistar um novo segmento de clientes.

III. As variáveis de segmentação tradicional geográfica e demográfica analisam estilo de vida, aspirações sociais, autoimagem e percepção de valores, permitindo definir-se o perfil do público-alvo por meio das redes digitais.

É correto o que se afirma em

A) I, apenas.
B) II, apenas.
C) I e III, apenas.
D) II e III, apenas.
E) I, II e III.


QUESTÃO 34
ENADE 2022: O produtor de moda é o profissional responsável pela criação da imagem de moda e do conceito transmitido nessa imagem, dando sentido a uma história encenada, criando um life style, uma crônica ou uma narração da vida por meio da fotografia.

É ele quem escolhe e reúne roupas, acessórios, locação e modelos que irão transmitir o conceito da marca ou da coleção. Suas ações são orientadas por um briefing, no qual se abordam todos os detalhes específicos do tema e o que se deseja alcançar com a produção.

Com relação a esse contexto, avalie as afirmações a seguir.

I. Como há muitas pessoas envolvidas em uma sessão de fotos, é possível que a dispersão ocorra, comprometendo-se o cronograma, o que mostra como o briefing e o roteiro são fundamentais para a otimização e conclusão do trabalho conforme planejado.

II. A comunicação com a equipe é essencial para consolidação das ideias, pois, por meio dela, são recapituladas as referências visuais relativas ao ensaio, casting de modelo, poses e opções de cabelo e maquiagem.

III. Uma sessão de fotos é uma produção complexa que envolve muitas pessoas, adereços e equipamentos, sendo assim, o produtor é fundamental na organização de todos esses elementos, orientando a equipe durante a sessão.

É correto o que se afirma em

A) I, apenas.
B) III, apenas.
C) I e II, apenas.
D) II e III, apenas.
E) I, II e III.


QUESTÃO 35
ENADE 2022: Os princípios do design auxiliam o designer na criação de moda, possibilitando a geração de novos arranjos para materiais como tecidos e aviamentos.

Para serem atingidas variáveis de um produto, pode-se, por exemplo, explorar ideias por meio da adição, mistura de outras referências e manipulação desses princípios.

imagem 1

imagem 2

imagem 3
Disponível em: https://soudealgodao.com.br/wp-content/uploads/2021/09/79532601_
460218538224016_1791844620979836881_n.jpg. Acesso em: 10 ago. 2022.

Considerando os princípios do design e analisando as imagens apresentadas, avalie as afirmações a seguir.

I. A imagem 1 apresenta uma peça com volumes que representam o movimento de radiação a partir do centro da silhueta.

II. A imagem 2 apresenta uma peça assimétrica com padrões que ressaltam o princípio do design denominado ritmo.

III. A imagem 3 representa o princípio do design de harmonia, dada a disposição formal e, ao mesmo tempo, equilibrada no conjunto.

IV. As imagens 1 e 2 apresentam gradação, explorada na utilização de pregas e padrões nas duas peças.

É correto apenas o que se afirma em

A) III.
B) I e IV.
C) I, II e III.
D) I, II e IV.
E) II, III e IV.


COMENTÁRIOS

Nome

administração,9,administração financeira,1,administração orçamentária,1,administração pública,2,ads,39306,advogado,1,agricultura,1,agronomia,8,alberteinstein,26,alfabeto,5,amrigs,3,anasem,1,anatomia,2,aocp,142,arquitetura,1,arquitetura e urbanismo,6,arquivologia,1,arte,10,artes visucais,2,assistente social,2,atividade,288,atividade biologia,8,atividade ciências,68,atividade de português,57,atividade espanhol,17,atividade filosofia,5,atividade física,8,atividade fundamental,209,atividade geografia,6,atividade história,84,atividade inglês,2,atividade literatura,3,atividade matemática,27,atividade quimica,7,atividade sociologia,3,auditor fiscal,1,auditoria,1,autoajuda,1,auxiliar administrativo,3,auxiliar judiciário,1,bem-estar,13,biblioteconomia,4,biografia,1,biologia,65,biomedicina,11,bioquimica,1,blogger,3,bncc,12,bolsafamilia,1,braille,1,callfrom,1,carnaval,2,cecierj,5,cederj,5,cefetba,40,cefetmg,35,celebridades,1,celpebras,1,cesgranrio,52,cfc,13,ciência da computação,1,ciencias,85,ciências biológicas,1,ciências contábeis,21,ciências da saúde,1,ciências econômicas,5,ciências sociais,4,claudiogaleno,1,colunas,11,comercio exterior,1,computação,5,comunicação social,1,concurso,458,conhecimento específico,3,conscam,45,conta pra mim,41,contabilidade,13,contabilidade avançada,1,contabilidade de custos,1,contabilidade pública,10,contabilidadedecustos,1,contador,5,coronavirus,8,criminologia,1,cultura,30,curiosidade,5,datas comemorativas,25,declaracoes,6,desenhos,449,design,6,design de interiores,1,design de moda,1,design grafico,1,destaque,4,detran,2,devry,1,dietética,2,direito,160,direito administrativo,36,direito ambiental,2,direito civil,29,direito constitucional,36,direito do trabalho,27,direito eleitoral,1,direito empresarial,28,direito financeiro,1,direito penal,30,direito processual civil,1,direito processual do trabalho,1,direito processual penal,2,direito tributário,34,direitoadministrativo,2,direitocivil,3,direitos humanos,1,duvidas,5,economia,3,educação,55,educação física,19,educação infantil,347,eleicoes,1,enade,385,enare,1,encceja,44,enem,96,enfermagem,20,engenharia,4,engenharia ambiental,3,engenharia civil,4,engenharia da computação,4,engenharia de alimentos,3,engenharia de controle e automação,2,engenharia de produção,4,engenharia eletrica,3,engenharia florestal,3,engenharia mecanica,3,engenharia quimica,3,ensino fundamental,350,escola,1,espanhol,40,espcex,36,especial,1,espm,7,esportes,1,estatística,2,exame nacional,3,explicacao,48,facid,1,faculdade,30,faculdade dinamica,2,fadip,1,fagoc,2,famema,30,famerp,14,farmacia,12,fasa,9,faseh,1,fatec,29,fcc,107,fdsbc,4,fei,19,fgv,32,filosofia,25,fiscal de obras e posturas,1,fisica,66,física,1,fisioterapia,11,fmabc,5,fmo,2,fonoaudiologia,10,formação geral,8,formula1,1,fps,35,frances,7,frases,1,fuvest,24,gabaritos,35,gastronomia,2,geografia,77,gestao ambiental,3,gestão comercial,2,gestao de qualidade,1,gestao de recursos humanos,3,gestão financeira,3,gestao hospitalar,4,gestão pública,1,habilidades bncc,76,historia,177,ibade,5,ifba,1,ifce,12,iff,1,ifmg,3,ifmt,135,ifnmg,1,ifpe,66,ifpi,12,ifsul,67,ifto,12,imagens,96,ime,68,informatica,11,inglês,60,insper,52,instituto acesso,138,ita,22,jornalismo,16,legislação,10,legislação penal,1,legislação tributária municipal,13,lendas,23,letras,2,libras,2,liceu piauiense,1,literatura,23,lixo,12,logística,2,loja,3,mackenzie,28,marketing,3,matematica,123,matemática financeira,1,medicina,96,medicina legal,2,medicina veterinaria,11,meliuz,1,mtc,1,musica,4,música,1,natal,2,necropsia,1,normal superior,1,noticias,116,nubank,4,nutrição,15,o que e,3,oab,215,obmep,10,odontologia,12,outros,75,pedagogia,7,piaui,1,pnaic,10,portugues,160,praticapsi,14,priuni,1,processos gerenciais,3,procurador,1,professor,18,pronatec,3,prouni,5,provas,1415,provas access,1,provas agirh,8,provas albert einstein,9,provas ameosc,2,provas amrigs,3,provas avança sp,5,provas cecierj,2,provas cefetmg,35,provas cfc,12,provas concurso,282,provas da univesp,2,provas enade,384,provas enare,1,provas encceja,35,provas enem,36,provas espcex,11,provas espm,4,provas famema,17,provas famerp,10,provas faseh,1,provas fatec,23,provas fdsbc,2,provas fei,2,provas fepese,17,provas fgv,11,provas fmabc,3,provas fmj,2,provas fmp,1,provas fundatec,4,provas fuvest,14,provas iades,2,provas ibest,1,provas ibfc,7,provas ieses,3,provas ifba,1,provas ifce,2,provas ifmg,3,provas ifmt,1,provas ifnmg,1,provas ifpi,13,provas ifsul,9,provas ifto,8,provas ime,1,provas ita,12,provas mackenzie,18,provas mestrado,1,provas mpe-go,1,provas nível fundamental,2,provas nível médio,25,provas nível superior,157,provas oab,216,provas puc,9,provas pucgo,2,provas pucrj,4,provas quadrix,2,provas reis&reis,1,provas residencia,51,provas revalida,9,provas santa casa,9,provas ucpel,2,provas uece,16,provas ueg,8,provas uel,5,provas uem,3,provas uema,5,provas uenp,1,provas uepg,1,provas uerj,2,provas uesb,1,provas ufac,5,provas ufgd,9,provas ufpel,1,provas ufpr,1,provas ufrgs,1,provas ufu,1,provas unemat,1,provas unesc,7,provas unesp,9,provas unicamp,11,provas unicentro,1,provas unicesumar,7,provas uniceub,2,provas unichristus,5,provas unifenas,6,provas unifesp,22,provas unifor,7,provas unioeste,3,provas unip,3,provas unirg,9,provas unirv,3,provas unisc,2,provas unitins,4,provas upe,17,provas uri,1,provas usp,52,provas vestibular,469,provas vunesp,1,psicologia,37,publicidade e propaganda,4,publieditorial,2,puc-go,4,puc-pr,2,puc-rs,106,puc-sp,69,pucrj,1,questão agirh,34,questão alemao,8,questão análise e desenvolvimento de sistemas,25,questão analista em tecnologia da informação,30,questão anasem,60,questão arquitetura e urbanismo,151,questão atualidades,50,questão automação industrial,26,questão auxiliar judiciário,48,questão avmoreira,59,questão cecierj,64,questão cederj,128,questão cespe,221,questão comercio exterior,54,questão computação,136,questão comunicação social,24,questão construção de edifícios,27,questão consulplan,20,questão consultor do tesouro estadual,39,questão coronavirus,25,questão cremern,27,questão crespe,659,questão da access,40,questão da agirh,60,questão da albert einstein,507,questão da ameosc,40,questão da amrigs,181,questão da aocp,50,questão da avança sp,110,questão da cebraspe,60,questão da cesgranrio,282,questão da espcex,796,questão da espm,80,questão da famema,521,questão da famerp,230,questão da fasa,102,questão da fatec,1307,questão da fau,96,questão da fcc,460,questão da fepese,489,questão da fgv,2841,questão da fmabc,170,questão da fmp,60,questão da fundatec,60,questão da fuvest,1255,questão da mpe-go,50,questão da oab,3663,questão da obmep,326,questão da puc-pr,103,questão da puc-rj,81,questão da puc-sp,243,questão da santa casa,581,questão da ucpel,64,questão da uece,1134,questão da ueg,380,questão da uel,453,questão da uema,352,questão da uemg,115,questão da uenp,65,questão da uerj,140,questão da ufac,209,questão da ufgd,476,questão da ufpel,106,questão da ufrgs,25,questão da unesc,68,questão da unesp,1061,questão da unicamp,813,questão da unicentro,256,questão da unicesumar,223,questão da uniceub,108,questão da unichristus,381,questão da unifenas,299,questão da unifesp,900,questão da unifor,453,questão da unioeste,164,questão da unip,149,questão da unirg,473,questão da unirv,181,questão da unisc,88,questão da unitins,209,questão da usp,1304,questão da vunesp,60,questão de administração,228,questão de administração financeira,6,questão de administração financeira e orçamentária,7,questão de administração orçamentária,6,questão de administração pública,88,questão de agronomia,179,questão de análise das demonstrações contábeis,2,questão de análise de dados,17,questão de anatomia,20,questão de arte,70,questão de artes,83,questão de artes visuais,55,questão de auditoria,25,questão de auditoria governamental,7,questão de biblioteconomia,39,questão de biologia,1652,questão de biomedicina,269,questão de braille,10,questão de ciências,765,questão de ciências biológicas,74,questão de ciências contábeis,196,questão de ciências da computação,127,questão de ciências da saúde,20,questão de ciências econômicas,200,questão de ciências humanas,219,questão de ciências naturais,249,questão de ciências sociais,123,questão de cirurgia cardiovascular,30,questão de código de defesa do consumidor,10,questão de computação,57,questão de concurso,9714,questão de conhecimento geral,15,questão de contabilidade,499,questão de contabilidade do setor publico,5,questão de controle externo,6,questão de criminologia,5,questão de defesa do consumidor,10,questão de design,116,questão de design de interiores,27,questão de design de moda,80,questão de dietética,40,questão de direito,3783,questão de direito administrativo,317,questão de direito administrativo e constitucional,10,questão de direito ambiental,21,questão de direito civil,233,questão de direito constitucional,289,questão de direito da criança e do adolescente,5,questão de direito da pessoa com deficiência,3,questão de direito do consumidor,5,questão de direito do trabalho,150,questão de direito eleitoral,7,questão de direito empresarial,168,questão de direito financeiro,28,questão de direito penal,227,questão de direito penal militar,6,questão de direito previdenciario,10,questão de direito processual civil,85,questão de direito processual do trabalho,15,questão de direito processual penal,81,questão de direito tributário,246,questão de direito urbanistico,8,questão de direitos humanos,4,questão de economia do setor público,4,questão de educação física,329,questão de enfermagem,322,questão de engenharia civil,115,questão de engenharia da computação,137,questão de engenharia de produção,92,questão de escriturário,10,questão de espanhol,915,questão de estatistica,55,questão de ética e legislação,4,questão de farmácia,317,questão de filosofia,428,questão de finanças públicas,9,questão de física,2113,questão de física médica,55,questão de fisioterapia,284,questão de fonoaudiologia,230,questão de frances,178,questão de geografia,1744,questão de gestão ambiental,92,questão de gestão de recursos humanos,67,questão de gestão financeira,108,questão de gestão hospitalar,108,questão de governança e gestão,40,questão de história,2275,questão de informática,214,questão de inglês,1867,questão de jornalismo,252,questão de legislação,338,questão de legislação estadual e institucional,8,questão de legislação penal,15,questão de legislação tributária,23,questão de licenciatura,57,questão de literatura,420,questão de literatura brasileira,20,questão de marketing,113,questão de matemática,4455,questão de matemática financeira,10,questão de medicina,2715,questão de medicina legal,25,questão de medicina veterinária,271,questão de modelagens e processo,10,questão de música,58,questão de necropsia,20,questão de neurologia pediátrica,30,questão de nutrição,381,questão de odontologia,233,questão de pedagogia,114,questão de planejamento de carreira e sucesso profissional,27,questão de planejamento e orçamento público,30,questão de português,5281,questão de princípios gerenciais de gorretagem,10,questão de processo legislativo,5,questão de processos gerenciais,74,questão de psicologia,447,questão de publicidade e propaganda,108,questão de química,1923,questão de raciocínio lógico,233,questão de radiologia,153,questão de redação,2,questão de relações internacionais,102,questão de saúde pública,75,questão de secretariado executivo,134,questão de segurança pública,5,questão de servico social,155,questão de serviço social,113,questão de sistema normativo anticorrupção,5,questão de sistemas de informação,56,questão de sociologia,239,questão de teatro,48,questão de tecnologia em agroindustria,25,questão de tecnologia em agronegocio,109,questão de tecnologia em análise e desenvolvimento de sistemas,30,questão de tecnologia em análise e desenvolvimentos,24,questão de tecnologia em estética e cosmética,29,questão de tecnologia em gestão e tecnologia da informação,30,questão de tecnologia em redes de computadores,83,questão de terapia ocupacional,204,questão de turismo,110,questão de vestibular,29886,questão de zootecnia,132,questão design de interiores,26,questão design gráfico,52,questão detran,96,questão do cefetmg,1816,questão do cfc,592,questão do enade,8417,questão do enare,50,questão do encceja,1110,questão do enem,3547,questão do ibfc,100,questão do ifba,62,questão do iff,53,questão do ifnmg,26,questão do ifpi,1167,questão do ime,40,questão do ita,554,questão do liceu piauiense,30,questão do mackenzie,1526,questão do revalida,791,questão economia empresarial,29,questão engenharia,72,questão engenharia ambiental,82,questão engenharia civil,27,questão engenharia de alimentos,73,questão engenharia de controle e automacao,73,questão engenharia eletrica,73,questão engenharia florestal,82,questão engenharia mecânica,72,questão engenharia quimica,44,questão espm,239,questão faculdade dinamica,108,questão fadip,54,questão fagoc,50,questão famerp,700,questão faseh,60,questão fdsbc,100,questão fei,210,questão fiscal,40,questão fmj,120,questão fmo,90,questão funcern,240,questão fundatec,149,questão gastronomia,53,questão gestao comercial,53,questão gestão da produção,27,questão gestão de qualidade,54,questão gestão pública,53,questão iades,60,questão iave,89,questão ibade,107,questão ibest,40,questão ibfc,320,questão idib,40,questão ieses,190,questão ifce,90,questão ifmg,126,questão ifmt,110,questão ifsul,357,questão ifto,361,questão italiano,8,questão letras,65,questão lógica,5,questão logística,54,questão máxima,50,questão modelagem de processos,11,questão multidisciplinar,68,questão nucepe,46,questão objetiva,20,questão obras e postura,28,questão princípios gerenciais de corretagem,15,questão processo do trabalho,10,questão processo tributario,15,questão pucgo,186,questão pucrj,70,questão quadrix,120,questão slmandic,70,questão técnico agrícola,15,questão técnico de laboratório,10,questão tecnologia em alimentos,27,questão tecnologia em manutenção industrial,27,questão tecnologia em saneamento ambiental,25,questão tecnologia estética e cosmetica,28,questão tecnologia seguranca do trabalho,56,questão tecnólogo de ti,30,questão teologia,54,questão ucb,106,questão udesc,106,questão uem,186,questão uepg,134,questão uesb,60,questão uespi,127,questão ufgd,187,questão ufpe,50,questão ufpr,70,questão ufsc,116,questão ufu,94,questão unemat,77,questão unifaminas,54,questão unifenas,128,questão unifil,29,questão unimontes,3,questão uninassau,90,questão unioeste,81,questão univesp,114,questão upe,1104,questão uri,84,questão urologia,15,questão web design,40,questões,60865,quimica,67,raciocínio lógico,7,radiologia,6,redacao,165,reflexão em texto,8,relações internacionais,4,religiao,5,resumo,5,revalida,11,rhinsight,8,saeb,2,santacasa,92,saude publica,2,secretariado executivo,5,seguranca do trabalho,2,serviço social,10,sesc,1,sexto ano,1,silabas,18,simulado,2,sistemas de informação,1,sisu,2,slmandic,2,sociologia,14,teatro,2,técnico agrícola,1,tecnologia em agroindustria,2,tecnologia em agronegocio,4,tecnologia em alimentos,1,tecnologia em gestão ambiental,2,tecnologia em gestão hospitalar,1,teologia,1,terapia ocupacional,7,textos,45,textos paradidáticos,1,trechos,1,turismo,6,uber,1,ucb,10,udesc,14,uece,50,ueg,8,uel,25,uem,3,uema,11,uemg,13,uepg,4,uerj,73,uespi,3,ufam,3,ufc,2,ufes,2,uffs,4,ufg,1,ufgd,71,ufma,1,ufmg,1,ufpa,1,ufpi,2,ufpr,1,ufrgs,2,ufrn,2,ufsc,5,ufscar,1,uftm,188,unb,1,unemat,2,unesp,21,unicamp,22,unicentro,15,unicesumar,5,uniceub,4,unichristus,14,unifaminas,1,unifenas,8,unifesp,41,unifor,12,uninassau,3,uninove,1,unioeste,6,unip,3,unirg,13,unirv,3,unitins,6,univesp,2,upe,23,urbanismo,1,usp,54,vestibular,942,videos,5,vivo,1,vunesp,1,zootecnia,7,
ltr
item
INDAGAÇÃO: Prova Tecnologia em Design de Moda ENADE 2022 com Gabarito
Prova Tecnologia em Design de Moda ENADE 2022 com Gabarito
https://blogger.googleusercontent.com/img/a/AVvXsEhJnRyPki5DF327YmTXx7ruPUdF4MW_uiedaVFhkokHTzRy7dMNKeZ2Eva6_ICgzHd8XWHsXRzixBv7BWr8PHHcV5w8y88wdUNON5NoVE5qN7rGXGRZF9evkBrsVlnoUECJjLrvDPKScttdz8vl_w_ZIONQjX2oSEjnMFJPzUo__l9gLxj-RWt0d33U=s16000
https://blogger.googleusercontent.com/img/a/AVvXsEhJnRyPki5DF327YmTXx7ruPUdF4MW_uiedaVFhkokHTzRy7dMNKeZ2Eva6_ICgzHd8XWHsXRzixBv7BWr8PHHcV5w8y88wdUNON5NoVE5qN7rGXGRZF9evkBrsVlnoUECJjLrvDPKScttdz8vl_w_ZIONQjX2oSEjnMFJPzUo__l9gLxj-RWt0d33U=s72-c
INDAGAÇÃO
https://www.indagacao.com.br/2022/12/prova-tecnologia-em-design-de-moda-enade-2022-com-gabarito.html
https://www.indagacao.com.br/
https://www.indagacao.com.br/
https://www.indagacao.com.br/2022/12/prova-tecnologia-em-design-de-moda-enade-2022-com-gabarito.html
true
3110492279122331237
UTF-8
Todas as Postagens Não foram encontradas postagens VEJA TODOS Leia Mais Resposta Cancelar resposta Deletar Por Home PAGINAS POSTS Veja todos RECOMENDADOS PARA VOCÊ Tudo Sobre ARQUIVOS BUSCAR TODOS OS POSTS Nenhuma postagem foi encontrada Voltar para Home Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sab Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Maio Jun Jul Ago Sep Out Nov Dez Agora mesmo 1 minuto atrás $$1$$ minutos agora 1 hora atrás $$1$$ horas atrás Ontem $$1$$ dias atrás $$1$$ semanas atrás mais de 5 semanas atrás Seguidores Seguir CONTEÚDO PREMIUM BLOQUEADO PASSO 1: Compartilhar em uma rede social PASSO 2: Clique no link na sua rede social Copiar todo o código Selecionar todo o código Todos os códigos foram copiados Não é possível copiar os códigos / textos, pressione [CTRL] + [C] para copiar Tabela de conteúdo