O excerto apresentado foi extraído da obra “Marília de Dirceu”, escrita por Tomás Antônio Gonzaga, principal

UESB 2022 - QUESTÃO 10 [...] Saio da minha cabana sem reparar no que faço; busco o sítio aonde moras, suspendo defronte o passo. Fito os olh...
UESB 2022 - QUESTÃO 10
[...]
Saio da minha cabana
sem reparar no que faço;
busco o sítio aonde moras,
suspendo defronte o passo.
Fito os olhos na janela;
aonde, Marília bela,
tu chegas ao fim do dia;
se alguém passa e te saúda,
bem que seja cortesia,
se acende na face a cor.
Que efeitos são os que sinto?
Serão efeitos de Amor?
Se estou, Marília, contigo,
não tenho um leve cuidado;
nem me lembra se são horas
de levar à fonte o gado.
Se vivo de ti distante,
ao minuto, ao breve instante
finge um dia o meu desgosto;
jamais, Pastora, te vejo
que em teu semblante composto
não veja graça maior.
Que efeitos são os que sinto?
Serão efeitos de Amor?
[...]
GONZAGA, Tomás Antônio. Marília de Dirceu. São Paulo: 
Ediouro, [199-?]. (Prestígio). Disponível em: 
<http://www.dominiopublico.gov.br/download/texto/bv000301.pdf >.
Acesso em: 20 abr. 2022.

O excerto apresentado foi extraído da obra “Marília de Dirceu”, escrita por Tomás Antônio Gonzaga, principal poeta do Arcadismo no Brasil. Acerca do Movimento Árcade na literatura e considerando a leitura do excerto, marque com V ou com F, conforme sejam verdadeiras ou falsas as alternativas a seguir e assinale a alternativa com a sequência correta. 

( ) Vários poetas do Arcadismo brasileiro estavam ligados ao movimento separatista, que ficou conhecido como Inconfidência Mineira, e seguiam os ideais do Iluminismo.

( ) Em Marília de Dirceu, há o culto à vida pastoril, visto que, na visão dos poetas árcades, o ideal de felicidade consistia na integração entre homem e natureza. 

( ) O culto à natureza e a uma vida simples surge no contexto do Arcadismo como uma resposta ao caos gerado nas novas cidades a partir da desregrada urbanização provocada pela 1ª Revolução Industrial.

( ) Marília de Dirceu enquadra-se como uma poesia sacro-amorosa em que o eu lírico expressa um sentimento de amor arrebatador que o faz perder a razão.

( ) Em contraposição à rebuscada estética barroca, o Arcadismo prega o uso de uma linguagem mais simples e a liberdade formal a partir do uso de versos brancos e livres.

(A) V – V – V – F – V.
(B) F – V – V – V – V.
(C) V – V – F – V – F.
(D) F – V – V – F – F.
(E) V – V – V – F – F.

QUESTÃO ANTERIOR:

GABARITO:
(E) V – V – V – F – F.

RESOLUÇÃO:
Não temos resolução para essa questão! Você sabe explicar? Copie o link dessa página e envie sua resolução clicando AQUI!

PRÓXIMA QUESTÃO:

QUESTÃO DISPONÍVEL EM:

COMENTÁRIOS

Todas as Postagens Não foram encontradas postagens VEJA TODOS Leia Mais Resposta Cancelar resposta Deletar Por Home PAGINAS POSTS Veja todos RECOMENDADOS PARA VOCÊ Tudo Sobre ARQUIVOS BUSCAR TODOS OS POSTS Nenhuma postagem foi encontrada Voltar para Home Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sab Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Maio Jun Jul Ago Sep Out Nov Dez Agora mesmo 1 minuto atrás $$1$$ minutos agora 1 hora atrás $$1$$ horas atrás Ontem $$1$$ dias atrás $$1$$ semanas atrás mais de 5 semanas atrás Seguidores Seguir CONTEÚDO PREMIUM BLOQUEADO PASSO 1: Compartilhar em uma rede social PASSO 2: Clique no link na sua rede social Copiar todo o código Selecionar todo o código Todos os códigos foram copiados Não é possível copiar os códigos / textos, pressione [CTRL] + [C] para copiar Tabela de conteúdo