UNESP 2023: Esses fragmentos associam-se, respectivamente,

Leia os fragmentos. Mas como nenhuma sociedade política pode existir ou subsistir sem ter em si o poder de preservar a propriedade, e, para ...
Leia os fragmentos.

Mas como nenhuma sociedade política pode existir ou subsistir sem ter em si o poder de preservar a propriedade, e, para isso, punir as ofensas de todos os membros daquela sociedade, só existe uma sociedade política onde cada um dos membros renunciou ao seu poder natural e o depositou nas mãos da comunidade.
(Segundo tratado sobre o governo civil, 1994.)

Exploração e governo, o primeiro dando os meios de governar e constituindo a base necessária assim como o objetivo de todo governo, que por sua vez garante e legaliza o poder de explorar, são os dois termos inseparáveis de tudo que se chama política. Desde o início da história, eles constituíram a vida real dos Estados: teocráticos, monárquicos, aristocráticos e até mesmo democráticos.
(Deus e o Estado, 2008.)

UNESP 2023: Esses fragmentos associam-se, respectivamente,

(A) ao socialismo utópico e ao marxismo.
(B) ao marxismo e ao iluminismo.
(C) ao iluminismo e ao anarquismo.
(D) ao leninismo e ao socialismo utópico.
(E) ao anarquismo e ao leninismo.

RESOLUÇÃO (Cursos Objetivo):
O primeiro texto é iluminista porque afirma a legitimidade da propriedade privada e entende que a coletividade nasce de um pacto social, quando os indivíduos abrem mão do seu poder natural (próprio) e a vontade da maioria define as relações entre seus membros.

O segundo excerto é anarquista porque exploração e governo são duas faces de uma mesmo moeda. Todo governo é um agente assegurador da exploração e sempre se manifestou em diversos tipos de poder, em diferentes momentos históricos.

As diversas manifestações de Estado referidas — a teocrática (que relaciona o poder político ao religioso), a monárquica (que concentra o poder na mão de um indivíduo), a aristocrática (que dá o poder político àqueles tidos como os melhores na sociedade) e a democrática (como a escolha popular da organização do poder político) indicam que, para os anarquistas, apesar de algumas mudanças de forma, trata-se sempre de relações de dominação entre grupos sociais.

GABARITO:
(C) ao iluminismo e ao anarquismo.

PRÓXIMA QUESTÃO:

QUESTÃO DISPONÍVEL EM:

COMENTÁRIOS

Todas as Postagens Não foram encontradas postagens VEJA TODOS Leia Mais Resposta Cancelar resposta Deletar Por Home PAGINAS POSTS Veja todos RECOMENDADOS PARA VOCÊ Tudo Sobre ARQUIVOS BUSCAR TODOS OS POSTS Nenhuma postagem foi encontrada Voltar para Home Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sab Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Maio Jun Jul Ago Sep Out Nov Dez Agora mesmo 1 minuto atrás $$1$$ minutos agora 1 hora atrás $$1$$ horas atrás Ontem $$1$$ dias atrás $$1$$ semanas atrás mais de 5 semanas atrás Seguidores Seguir CONTEÚDO PREMIUM BLOQUEADO PASSO 1: Compartilhar em uma rede social PASSO 2: Clique no link na sua rede social Copiar todo o código Selecionar todo o código Todos os códigos foram copiados Não é possível copiar os códigos / textos, pressione [CTRL] + [C] para copiar Tabela de conteúdo