FUVEST 2023: A Biblioteca de Alexandria cria um espaço abstrato do qual sábios de origens diversas vão poder apropriar-se

FUVEST 2023: A Biblioteca de Alexandria cria um espaço abstrato do qual sábios de origens diversas vão poder apropriar-se
FUVEST 2023: “A Biblioteca de Alexandria cria um espaço abstrato do qual sábios de origens diversas vão poder apropriar-se. Esse espaço é o do helenismo, horizonte comum de textos, crenças, modelos intelectuais e tradições, que dependem, doravante, de tarefas coletivas – arquivar, editar, comentar, elaborar mapas, escrever a história, recensear.

Poder-se-ia dizer que uma das chaves da cultura alexandrina é a relação paradoxal que ela mantém com a memória. A ausência de uma tradição e de uma memória locais explica talvez como a biblioteca, esse lugar de memória artificial, criado por uma política voluntarista, terá podido atrair e reter gregos de todas as origens.” 
JACOB, Christian. “Ler para escrever: navegações alexandrinas”. In: BARATIN, Marc e
JACOB, Christian. O poder das bibliotecas. Rio de Janeiro: Ed.UERJ, 
2000, p.53-54. Adaptado. 

Com base na leitura do texto, responda às questões: 

a) O que foi o helenismo? 

b) Cite dois exemplos que indicam a relação entre a cultura alexandrina e a memória. 

c) Indique dois elementos que tornaram possível aos pensadores humanistas (séculos XIV-XVI) se apropriarem do patrimônio cultural clássico.

RESOLUÇÃO (Cursos Objetivo):
a) O helenismo compreende o universo cultural criadopela fusão da chamada cultura greco-macedônica com os valores do Oriente, em especial do Egito e da Pérsia, dominados por Alexandre Magno a partir do século IV a.C.

b) Podemos citar a própria biblioteca de Alexandria como exemplo dessa relação entre cultura alexandrina e memória. Fundada no Egito após a criação da cidade de Alexandria, a biblioteca foi depositária de saberes oriundos de diferentes partes do Ocidente e do Oriente que se entrelaçaram. Um outro aspecto é a construção de uma memória, lapidada a partir dos interesses políticos e sintetizando as particularidades das diferentes sociedades em busca de uma homogeneidade forjada na submissão de diferentes grupos culturais. Por fim, podemos citar também o culto à figura de Alexandre, o Grande como personificador das mais importantes realizações culturais.

c) Elementos: a tradução das obras clássicas preservadas pelos centros culturais muçulmanos, em especial na Península Ibérica; os contatos culturais estabelecidos no movimento das Cruzadas, tanto da parte oriental como ocidental; as relações entre cristãos e islâmicos, intensificadas no Renascimento Comercial e Urbano; a preservação de algumas obras pelos monges copistas do período medieval nas bibliotecas das grandes abadias da Europa Ocidental; e o intercâmbio com os sábios oriundos do Império Bizantino, já decadente.

PRÓXIMA QUESTÃO:

QUESTÃO DISPONÍVEL EM:

COMENTÁRIOS

Todas as Postagens Não foram encontradas postagens VEJA TODOS Leia Mais Resposta Cancelar resposta Deletar Por Home PAGINAS POSTS Veja todos RECOMENDADOS PARA VOCÊ Tudo Sobre ARQUIVOS BUSCAR TODOS OS POSTS Nenhuma postagem foi encontrada Voltar para Home Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sab Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Maio Jun Jul Ago Sep Out Nov Dez Agora mesmo 1 minuto atrás $$1$$ minutos agora 1 hora atrás $$1$$ horas atrás Ontem $$1$$ dias atrás $$1$$ semanas atrás mais de 5 semanas atrás Seguidores Seguir CONTEÚDO PREMIUM BLOQUEADO PASSO 1: Compartilhar em uma rede social PASSO 2: Clique no link na sua rede social Copiar todo o código Selecionar todo o código Todos os códigos foram copiados Não é possível copiar os códigos / textos, pressione [CTRL] + [C] para copiar Tabela de conteúdo