FUVEST 2023: Um processo típico de adulteração do leite envolve uma simples diluição com água

FUVEST 2023: Um processo típico de adulteração do leite envolve uma simples diluição com água. Essa adulteração pode ser avaliada pela quantidade de p
FUVEST 2023: Um processo típico de adulteração do leite envolve uma simples diluição com água. Essa adulteração pode ser avaliada pela quantidade de proteína na amostra. Segundo pesquisadores do CENA-USP (Centro de Energia Nuclear na Agricultura da Universidade São Paulo), as proteínas do leite podem ser precipitadas com sulfato de cobre em meio salino por efeito dos íons Cu²⁺. Pela quantidade de Cu²⁺ remanescente em solução, é possível calcular, por diferença, a quantidade de proteína na amostra.

a) Esboce, na folha de respostas, um gráfico da variação da concentração de proteína em função do volume de água adicionado ao leite. 

b) Suponha que uma amostra de 1L de leite não adulterado foi tratada com uma certa quantidade de sulfato de cobre, de modo que toda a proteína presente na amostra fosse precipitada. Se essa mesma quantidade de sulfato de cobre for utilizada em 1L de uma amostra de leite adulterado por diluição, a solução remanescente terá menor, maior ou a mesma concentração de Cu²⁺ livre em solução? Justifique. 

c) Uma forma de quantificar os íons Cu²⁺ na solução remanescente é por meio de titulação utilizando um agente complexante como o EDTA, que se liga ao Cu²⁺ formando um complexo estável de coloração azul. Sabendo que o ponto final da titulação de 10 mL da solução remanescente ocorre quando 25 mL de EDTA 0,01 mol/L são utilizados para complexar o Cu²⁺, calcule a concentração de Cu²⁺, em mol/L, nessa solução, considerando que a estequiometria do Cu²⁺ com EDTA é de 1:1, ou seja, na viragem, o número de mols de EDTA e de Cu²⁺ são iguais.

RESOLUÇÃO (Cursos Objetivo):
a) Ao se adulterar o leite pela diluição com água, a concentração de proteína no leite adulterado diminui em relação ao leite não adulterado.

quantidade de proteína


b) Ao se tratar o leite com Cu²⁺, ocorre a precipitação da proteína do leite.
Como o leite adulterado apresenta menor concentração de proteína, para uma mesma quantidade de íon Cu²⁺, haverá maior concentração de Cu2+ remanescente no leite adulterado com água do que com o leite não adulterado.

c) Titulação do Cu²⁺ remanescente com EDTA:
1Cu²⁺ + 1EDTA → produtos
1 mol 1 mol

Cálculo da quantidade de matéria de EDTA:
0,01 mol de EDTA ––––––– 1000 mL
x ––––––– 25 mL
x = 2,5 . 10⁻⁴ mol de EDTA

Como a proporção é de 1 mol de Cu²⁺ para 1 mol de EDTA, teremos nos 10 mL da solução renascente 2.5 . 10⁻⁴ mol de Cu²⁺.

Cálculo de concentração em mol/L de Cu²⁺:
10 mL –––––––––––– 2.5 . 10–4 mol de Cu²⁺
1000 mL –––––––––––– y
y = 2,5 . 10⁻² mol
Portanto [Cu²⁺] = 2,5 . 10⁻² mol/L

PRÓXIMA QUESTÃO:

QUESTÃO DISPONÍVEL EM:

COMENTÁRIOS

Todas as Postagens Não foram encontradas postagens VEJA TODOS Leia Mais Resposta Cancelar resposta Deletar Por Home PAGINAS POSTS Veja todos RECOMENDADOS PARA VOCÊ Tudo Sobre ARQUIVOS BUSCAR TODOS OS POSTS Nenhuma postagem foi encontrada Voltar para Home Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sab Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Maio Jun Jul Ago Sep Out Nov Dez Agora mesmo 1 minuto atrás $$1$$ minutos agora 1 hora atrás $$1$$ horas atrás Ontem $$1$$ dias atrás $$1$$ semanas atrás mais de 5 semanas atrás Seguidores Seguir CONTEÚDO PREMIUM BLOQUEADO PASSO 1: Compartilhar em uma rede social PASSO 2: Clique no link na sua rede social Copiar todo o código Selecionar todo o código Todos os códigos foram copiados Não é possível copiar os códigos / textos, pressione [CTRL] + [C] para copiar Tabela de conteúdo