Entre os séculos XV e XVI, o mundo viveu um intenso processo histórico de expansão marítima das potências

UEPG 2022 - QUESTÃO 44
Entre os séculos XV e XVI, o mundo viveu um intenso processo histórico de expansão marítima das potências europeias por meio, especialmente, do Oceano Atlântico. 

Tal movimento naval levou a uma intensa ocupação e exploração de territórios periféricos nos continentes americano, africano e asiático e à formação de um sistema colonial baseado no domínio político e econômico dessas regiões. A respeito das Grandes Navegações, assinale o que for correto.

01) A posição geográfica, o conhecimento náutico e científico e a existência de um governo com poder centralizado na figura real contribuíram para o pioneirismo português nas Grandes Navegações.

02) O investimento monetário de comerciantes genoveses, interessados em criar novas rotas comerciais, contribuiu para intensificar as Grandes Navegações no século XV.

04) Temerosa em perder fiéis para religiões originárias do continente africano, a Igreja Católica adotou uma postura de crítica e oposição ao movimento das Grandes Navegações.

08) Preocupada em estimular a Revolução Industrial, a Inglaterra foi uma das potências europeias que ficou de fora do movimento das Grandes Navegações.

QUESTÃO ANTERIOR:

GABARITO:
01 + 02 = 03

RESOLUÇÃO:
Não temos resolução para essa questão! Você sabe explicar? Copie o link dessa página e envie sua resolução clicando AQUI!

PRÓXIMA QUESTÃO:

QUESTÃO DISPONÍVEL EM:

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.