O cuidado farmacêutico do paciente internado passa pela avaliação da prescrição médica. Para assegurar

USP 2023 - QUESTÃO 28
O cuidado farmacêutico do paciente internado passa pela avaliação da prescrição médica. Para assegurar a qualidade da assistência prestada, é mais seguro que essa avaliação preceda a dispensação dos medicamentos.

Assinale a alternativa que contempla adequadamente os aspectos da prescrição que devem ser analisados pelo farmacêutico em sua avaliação da prescrição: 

(A) A análise da dose dos medicamentos não permite ao farmacêutico identificar erros potenciais, mas é essencial para identificar se a dose está indicada de acordo com o quadro clínico e as alterações fisiológicas. 

(B) O farmacêutico deve questionar a indicação e a necessidade dos medicamentos prescritos em função da necessidade clínica do paciente.

(C) O farmacêutico, independentemente do tipo de acesso venoso do paciente, deve garantir sempre a menor diluição possível dos medicamentos intravenosos para evitar eventos adversos. 

(D) O farmacêutico deve observar a frequência de administração dos medicamentos e adaptá-los às rotinas da unidade de internação, dando preferência à sua administração no período noturno a fim de evitar efeitos adversos por erro de administração. 

(E) Na análise das informações disponíveis, o farmacêutico deve atentar para todas as interações medicamentosas, mesmo as que não possuem relevância clínica, solicitando a substituição dos medicamentos.

QUESTÃO ANTERIOR:

GABARITO:
(B) O farmacêutico deve questionar a indicação e a necessidade dos medicamentos prescritos em função da necessidade clínica do paciente.

RESOLUÇÃO:
Não temos resolução para essa questão! Você sabe explicar? Copie o link dessa página e envie sua resolução clicando AQUI!

PRÓXIMA QUESTÃO:

QUESTÃO DISPONÍVEL EM:

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.