Prova PUC RJ 2021 com Gabarito

Prova PUC RJ 2021 com Gabarito. Questão e respostas das questões da prova.
Prova PUC RJ 2021 com Gabarito

Prova PUC RJ 2021 com Gabarito

MANHÃ

TEXTO 1
A canção do africano
(fragmento)

Lá na úmida senzala,
Sentado na estreita sala,
Junto ao braseiro, no chão,
Entoa o escravo o seu canto,
E ao cantar correm-lhe em pranto
Saudades do seu torrão…

De um lado, uma negra escrava
Os olhos no filho crava,
Que tem no colo a embalar…
E à meia voz lá responde
Ao canto, e o filhinho esconde,
Talvez pra não o escutar!

“Minha terra é lá bem longe,
Das bandas de onde o sol vem;
Esta terra é mais bonita,
Mas à outra eu quero bem!

“O sol faz lá tudo em fogo,
Faz em brasa toda a areia;
Ninguém sabe como é belo
Ver de tarde a papa-ceia!

“Aquelas terras tão grandes,
Tão compridas como o mar,
Com suas poucas palmeiras
Dão vontade de pensar…

“Lá todos vivem felizes,
Todos dançam no terreiro;
A gente lá não se vende
Como aqui, só por dinheiro.”

O escravo calou a fala,
Porque na úmida sala
O fogo estava a apagar;
E a escrava acabou seu canto,
Pra não acordar com o pranto
O seu filhinho a sonhar!
CASTRO ALVES.
Disponível em: <http://www.dominiopublico.gov.br/
download/texto/jp000009.pdf>. Acesso em: 20 ago. 2020.

PUC RJ 2021 - QUESTÃO 01
Dois aspectos presentes no poema de Castro Alves são:

A) ênfase no registro oral e misticismo.

B) sentimentalismo e crítica social.

C) valorização do regionalismo e busca do etéreo. 

D) bucolismo e platonismo amoroso.


PUC RJ 2021 - QUESTÃO 02
Pode-se afirmar que o Texto 1 pertence ao período literário conhecido como

A) Modernismo.
B) Parnasianismo.
C) Barroco.
D) Romantismo.


PUC RJ 2021 - QUESTÃO 03
A expressão que exprime o efeito do canto do africano é

A) provocar a saudade.
B) intensificar a euforia.
C) aprofundar a alienação.
D) despertar o ódio.


PUC RJ 2021 - QUESTÃO 04
No poema de Castro Alves, os referentes dos pronomes lhe (1ª estrofe) e o (2ª estrofe) são respectivamente

A) escravo e filhinho.
B) braseiro e canto.
C) canto e filhinho.
D) escravo e canto.


TEXTO 2
Foi em uma ambiência escolar marcada por práticas pedagógicas excelentes para uns, e nefastas para outros, que descobri com mais intensidade a nossa condição de negros e pobres. Geograficamente, no Curso Primário experimentei um “apartaid” escolar. O prédio era uma construção de dois andares. No andar superior, ficavam as classes dos mais adiantados, dos que recebiam medalhas, dos que não repetiam a série, dos que cantavam e dançavam nas festas e das meninas que coroavam Nossa Senhora. O ensino religioso era obrigatório e ali como na igreja os anjos eram loiros, sempre. Passei o Curso Primário, quase todo, desejando ser aluna de umas das salas do andar superior. Minhas irmãs, irmãos, todos os alunos pobres e eu sempre ficávamos alocados nas classes do porão do prédio. Porões da escola, porões dos navios. Entretanto, ao ser muito bem aprovada da terceira para a quarta série, para minha alegria fui colocada em uma sala do andar superior. Situação que desgostou alguns professores. Eu, menina questionadora, teimosa em me apresentar nos eventos escolares, nos concursos de leitura e redação, nos coros infantis, tudo sem ser convidada, incomodava vários professores, mas também conquistava a simpatia de muitos outros. Além de minhas inquietações, de meus questionamentos e brigas com colegas, havia a constante vigilância e cobrança de minha mãe à escola. Ela ia às reuniões, mesmo odiando o silêncio que era imposto às mães pobres e quando tinha oportunidade de falar soltava o verbo.

Ao terminar o primário, em 1958, ganhei o meu primeiro prêmio de literatura, vencendo um concurso de redação que tinha o seguinte título: “Por que me orgulho de ser brasileira”. Quanto à beleza da redação, reinou o consenso dos professores, quanto ao prêmio, houve discordâncias. Minha passagem pela escola não tinha sido de uma aluna bem-comportada. Esperavam certa passividade de uma menina negra e pobre, assim como da sua família. E não éramos. Tínhamos uma consciência, mesmo que difusa, de nossa condição de pessoas negras, pobres e faveladas.
EVARISTO, Conceição
Disponível em: <http://www.letras.ufmg.br/
literafro/autoras/188-conceicao-evaristo>.
Acesso em 20 ago. 2020.

PUC RJ 2021 - QUESTÃO 05
O depoimento de Conceição Evaristo, uma das mais importantes escritoras contemporâneas, aproxima-se do poema de Castro Alves pela 

A) luta por um ensino público de qualidade.

B) valorização de práticas pedagógicos tradicionais.

C) crítica às políticas e práticas de exclusão.

D) afirmação da arte e da cultura das populações faveladas.


PUC RJ 2021 - QUESTÃO 06
A expressão que resume a mensagem principal do Texto 2 é

A) simpatia pelos marginalizados.
B) raiva dos privilegiados.
C) consciência política.
D) espírito competitivo.


PUC RJ 2021 - QUESTÃO 07
Quanto à beleza da redação, reinou o consenso dos professores, ............., quanto ao prêmio, houve discordâncias.

O sentido entre as orações acima fica preservado se a lacuna for preenchida por

A) contudo.
B) portanto.
C) ademais.
D) inclusive.


TEXTO 3
Queridos,
É desconfortável para mim falar sobre racismo, prefiro falar sobre as coisas que amo, pasmem. Mas às vezes o silêncio sobre esse assunto pesa. Por isso, venho encontrando coragem para me expressar.

Tem sido divertido entender minha própria maneira de fazer isso, estou aprendendo muito sobre mim. Estou cruzando fronteiras e amigos, desmantelando o racismo impregnado na minha pele. Sugiro que vocês embarquem comigo nessa viagem, pois o racismo também está em todos os seus poros. Não sou de apontar dedos, mas vocês o reproduzem inconscientemente o tempo todo. Ainda bem que aprendi desde cedo a força do perdão. Eu não seria amiga de vocês sem isso.

Sou fascinada pela arte como forma de protesto, meus ídolos têm isso em comum. É inspirada por eles que manifesto nesta tímida e honesta carta meu amor por vocês e o imenso descontentamento que sinto ao me lembrar das vezes que não enxergaram minha cor. Para mim, tão importante quanto protestar é louvar a vida que flui milagrosamente neste país há quinhentos anos, em meio a tanta barbaridade. Vida que, desde sempre, cria arte, pensamento, tecnologia, medicina, agricultura, educação. A vida negra é a vida que movimenta este país.

Tenho a sorte de ter vocês como amigos. Reconheço nossa caminhada juntos por uma existência mais consciente. Tenho refletido muito sobre isso. Não sejam ingênuos: viver de forma sustentável mesmo é ouvir os pretos, investir nas ideias geniais que nascem e diariamente morrem nas favelas e periferias do Brasil. É contratar e promover gente preta, criar oportunidades para que outros liderem a mudança que todos queremos ver. É dividir o pão, fazer o dinheiro – meio de troca ainda tão poderoso no mundo da matéria – circular por mais tempo entre aqueles que sofrem mais com o sistema. É reforma agrária e urbana, taxação de grandes fortunas, política de cotas, abolição do sistema penal. Vocês sabem o tamanho do desafio…
Texto adaptado de LIMA, Ligia. Letras sensatas: aos meus amigos brancos.
Revista Piauí. Edição 166, julho de 2020.
Disponível em: <https://piaui.folha.uol.com.br/materia/letras
-sensatas-aos-meus-amigos-brancos/>.
Acesso em: 06 ago. 2020.

PUC RJ 2021 - QUESTÃO 08
Considere as seguintes afirmações tendo como base o Texto 3: 

I - Em sua carta, Ligia Lima aponta o remorso que seus amigos brancos sentem por suas atitudes racistas.

II - A carta revela que o curso e o desenvolvimento do país contam, em sua essência, com a cultura e a participação negra.

III - Na carta, a autora afirma que o racismo está impregnado na realidade do país e tem sido reproduzido ininterruptamente de forma inconsciente.

Estão corretas:

A) I e II, apenas.
B) I e III, apenas.
C) II e III, apenas.
D) I, II e III.


PUC RJ 2021 - QUESTÃO 09
Considerando a leitura integral do Texto 3, é correto afirmar que sua autora mostra-se

A) ingênua por acreditar em amizades antirracistas.

B) resignada por prezar o respeito à cultura negra.

C) reivindicativa por reclamar os direitos da população negra.

D) intransigente por recusar ações de apoiadores antirracistas.


PUC RJ 2021 - QUESTÃO 10
Segundo o Texto 3, é correta a seguinte afirmativa:

A) Depende dos negros a luta para eliminar o racismo na sociedade brasileira.

B) É responsabilidade de todos a implementação de mudanças sociais estruturais para o combate ao racismo.

C) Mais importante que protestar contra o racismo é manter a vida negra naturalmente sujeita a adversidades.

D) A arte, como forma de resistência, é o caminho para a solução definitiva dos problemas raciais.


INGLÊS

Black Lives Matter isn't about statues or TV shows. It's about real lives being ruined
Nosheen Iqbal

In the past six weeks, I’ve lost count of the number of times I’ve been contacted about police brutality in Britain. As a reporter, I’ve been sent photos of a black child picked up and thrown to the ground by an officer on Hampstead Heath. I’ve witnessed a dozen officers chase and aggressively pin an unarmed black 14-year old boy on to his belly in a Tottenham park. I’ve been emailed a video of black teenagers cuffed, harassed and searched by officers while their white friend can only watch. You simply have to open your eyes and look.

These are desperate and enraging stories. Many are barely investigated and rarely reported. It’s difficult to hold the police to account on every individual case when details are lost – the officer’s badge number, or the phone number of a witness – when the victims are traumatised and worn down. Basically, when they’re real people with real lives that don’t fit the script of what makes a newsworthy victim.

It’s harder still when there is an institutional denial that something is wrong, even when the stats tells us otherwise: in London black men aged 15 to 24 were stopped and searched more than 20,000 times during lockdown, a figure that equates to 30% of young black men in the capital, although some may have been searched more than once. More than 80% of these cases led to no further action. 

Every Black Lives Matter event I’ve been to in recent weeks has felt political and urgent. Black, white, brown people and more are marching for equality in jobs, housing and health. Black male graduates, for instance, are paid on average 17% less than their white counterparts; the ethnic pay gap for men and women across industries is wide and it is pronounced. This is the change people are asking for.

They want justice for black police victims, for refugees, for trans people, for Grenfell. They want protection for frontline workers dying at alarming rates from Covid-19 who, because of the way society sifts and sorts itself, disproportionately come from ethnic minorities. They are refusing to shut up and just accept small progressive gains made decade by decade. This should be inspiring for all of us; it shouldn’t be repackaged as a national threat. 

If you simply want a better, more equal world, where justice is real and not simply a slogan, it’s worth attending a Black Lives Matter rally. If you can go to a protest, do. Bear witness to what is genuinely being fought for. Black Lives Matter isn’t just a viral brand. It isn’t a political party. It shouldn’t be defined by its quickest and loudest critics. As a movement, it draws in everyone, and everyone should see that they have a stake in it. Ultimately, it’s about changing all our futures for the better.
Avaiable at: <https://www.theguardian.com/commentisfree/2020/jul/
10/black-lives-matter-statues-tv-shows-police-brutality>.
Retrieved on August 1, 2020. Adapted.

PUC RJ 2021 - QUESTÃO 11
The main objective of the text is to

A) defend the necessity of removing statues of racist historical characters.

B) state that the Black Lives Matter movement is of the interest of black people only.

C) call the readers’ attention to the idea that racism can only be fought against through a politically engaged school system.

D) highlight the fact that Black Lives Matter is a movement that can change the future of the entire society for the better.


PUC RJ 2021 - QUESTÃO 12
In the fragment “a figure that equates to 30% of young black men in the capital, although some may have been searched more than once.” (paragraph 3), “although” conveys an idea of

A) time
B) concession
C) addition
D) implication


PUC RJ 2021 - QUESTÃO 13
Based on the third paragraph of the text, one can state that

A) the London Police show no introjected racism in their actions.

B) black people and white people are equally stopped by the police in London. 

C) the London Police stop and search black people a lot more often than they do in relation to white people.

D) white people are more frequently stopped and searched by Londoner police officers.


PUC RJ 2021 - QUESTÃO 14
“Should” in the fragment “This should be inspiring for all of us” (paragraph 5) expresses an idea of

A) obligation
B) necessity
C) permission
D) advice


PUC RJ 2021 - QUESTÃO 15
In the sentence “It isn’t a political party.” (paragraph 6), the pronoun “it” refers to

A) Black Lives Matter
B) viral brand 
C) protest 
D) slogan


ESPANHOL

HUIR AL LUGAR DEL QUE HUISTE.
¿UN NUEVO ORDEN MIGRATORIO?

En la era de la inmovilidad, el estigma más obvio lo carga el que se mueve. El migrante es la encarnación del movimiento, de todo eso que nos dicen que ahora no se puede hacer. Su protección debería ser más urgente que nunca en plena crisis sanitaria, pero ya hay indicios de que perderán más derechos. Es el estigma duplicado: ser extranjero fuera y en casa. 

El refugio se ha urbanizado: dos de cada tres desplazados internos, por ejemplo, viven en zonas urbanas o semiurbanas. Justo donde el coronavirus está haciendo más daño: en las ciudades.

En un mundo de confinamientos por la pandemia, muchos de los que migran están a la vez dentro y fuera del sistema: bajo estado de excepción según el país, pero sin documentos o protección. Esta es la paradojamás inmediata sobre la que se construye el nuevo atlas de las migraciones: personas señaladas, sujetas a la discriminación y al castigo del Estado, a la vez que invisibles para el sistema en cuanto a sus derechos.

Por eso en países como España —donde hay un gobierno que se define como progresista— hay organizaciones que están pidiendo una regularización de todas las personas migrantes y refugiadas, de momento sin éxito.

Los migrantes llevan a cabo tareas esenciales en muchos países —resignificadas durante la pandemia, porque no se pueden hacer mediante teletrabajo—, como el cuidado de los mayores, la limpieza o el trabajo en el campo, a veces de forma irregular. Para algunos gobiernos no ha bastado el criterio humanitario para protegerlos, regularizarlos o que trabajen de forma legal en medio de una pandemia. Tampoco se ha resuelto el acceso a la salud pública.

La erosión del derecho al asilo está en marcha. Los movimientos de población están bajo sospecha. Hay que articular una respuesta política: más formas legales de migrar para desactivar rutas de la muerte como la del mar Mediterráneo, acceso a la salud y al trabajo, más imaginación en la protección internacional —no solo confiar en el asilo, sino en visados y otras fórmulas— y más reasentamientos en Occidente de personas refugiadas, la mayoría de las cuales está en países pobres. En la era del miedo sanitario, estas ideas deben lograr una nueva vigencia.

Todo esto, quizá, puede ser revertido: pensando que quien se mueve tiene que estar integrado en la salud pública, al margen de los motivos de su huida. O pensando que cruzar mares y muros no es seguro para nadie, ahora que la seguridad está en boca de todos: que se puede hacer de forma legal y ordenada. Quien no se sienta conmovido por el factor humano puede recurrir al planteamiento egoísta: proteger a estas personas es proteger a todos.

La ansiedad identitaria —los inmigrantes borrarán nuestra cultura— y la económica —los inmigrantes nos robarán el trabajo— han sido explotadas por el poder hasta el cansancio durante décadas. La salud tiene otra categoría: no es ansiedad, es miedo, más inflamable y manipulable. ¿Qué haremos con ese miedo? Quién sabe. El nuevo orden migratorio —o desorden migratorio— nacerá de esa gestión emocional.
Texto adaptado, de Agus Morales, publicado en The New York Time, el 19/06/2020

PUC RJ 2021 - QUESTÃO 11
El tema del artículo es

A) el incremento de los brotes de enfermedad por el coronavirus en zonas urbanas o semiurbanas.

B) la importancia de los refugiados en las tareas que no se pueden hacer mediante el teletrabajo.

C) la necesidad de la disminución de las dificultades legales y humanitarias de los migrantes debido a la pandemia.

D) la propuesta de un refugio urbano para los inmigrantes provenientes de los países más pobres.


PUC RJ 2021 - QUESTÃO 12
La locución adverbial a la vez en “… a la vez invisibles para el sistema …” (párrafo 3) tiene la significación de 

A) contrariamente.
B) inadvertidamente.
C) principalmente.
D) simultáneamente.


PUC RJ 2021 - QUESTÃO 13
En el texto, la expresión destacada en “Los migrantes llevan a cabo tareas esenciales…” (párrafo 5) se puede reemplazar por

A) deniegan.
B) ejecutan.
C) incumplen.
D) menosprecian.


PUC RJ 2021 - QUESTÃO 14
El pronombre los en “Para algunos gobiernos no ha bastado el criterio humanitario para protegerlos…” (párrafo 5) ser refiere a 

A) gobiernos.
B) mayores.
C) migrantes.
D) países.


PUC RJ 2021 - QUESTÃO 15
Según el texto se puede afirmar que

A) un nuevo orden migratorio podrá surgir a partir del modo como las personas gestionen sus emociones.

B) el derecho al asilo se fortalece como una respuesta determinante en los países de gobiernos progresistas.

C) una renovadora y amplia política de legalización de visados a los extranjeros está en marcha en Occidente.

D) la desactivación de las rutas migratorias en el mar Mediterráneo nació de la imaginación internacional.


TARDE

LINGUAGENS 
PORTUGUÊS E LITERATURA BRASILEIRA

TEXTO 1 
Solidariedade
Sou ligado pela herança do espírito e do sangue 
Ao mártir, ao assassino, ao anarquista, 
Sou ligado 
Aos casais na terra e no ar, 
Ao vendeiro da esquina, 
Ao padre, ao mendigo, à mulher da vida, 
Ao mecânico, ao poeta, ao soldado, 
Ao santo e ao demônio, 
Construídos à minha imagem e semelhança. 
MENDES, Murilo. Poesia completa e prosa. Org. Luciana Stegagno Picchio. 
Rio de Janeiro: Nova Aguilar, 1994. p. 205-206.

PUC RJ 2021 - QUESTÃO 01
Em relação aos aspectos formais característicos do Texto 1, pode-se afirmar que 

A) a estrutura é de um soneto. 
B) os versos são dodecassílabos. 
C) as rimas são ricas. 
D) os versos são livres e brancos.


PUC RJ 2021 - QUESTÃO 02
O poema de Murilo Mendes apresenta um tom 

A) generoso e inclusivo.
B) heroico e épico. 
C) utópico e ufanista. 
D) pessimista e cético.


PUC RJ 2021 - QUESTÃO 03
O último verso do poema constrói propositalmente referências 

A) econômicas. 
B) científicas. 
C) religiosas.
D) artísticas. 


TEXTO 2
Hoje, de repente, como num verdadeiro achado, minha tolerância para com os outros sobrou um pouco para mim também (por quanto tempo?). Aproveitei a crista da onda, para me pôr em dia com o perdão. Por exemplo, minha tolerância em relação a mim, como pessoa que escreve, é perdoar eu não saber como me aproximar de um modo “literário” (isto é, transformado na veemência da arte) da “coisa social”. Desde que me conheço o fato social teve em mim importância maior do que qualquer outro: em Recife os mocambos foram a primeira verdade para mim. 

Muito antes de sentir “arte”, senti a beleza profunda da luta. Mas é que tenho um modo simplório de me aproximar do fato social: eu queria era “fazer” alguma coisa, como se escrever não fosse fazer. O que não consigo é usar escrever para isso, por mais que a incapacidade me doa e me humilhe. O problema de justiça é em mim um sentimento tão óbvio e tão básico que não consigo me surpreender com ele – e, sem me surpreender, não consigo escrever. E também porque para mim escrever é procurar. O sentimento de justiça nunca foi procura em mim, nunca chegou a ser descoberta, e o que me espanta é que ele não seja igualmente óbvio em todos. 
LISPECTOR, Clarice. Para não esquecer:
crônicas. São Paulo: Ática, 1978, p.25.

PUC RJ 2021 - QUESTÃO 04
De acordo com a visão da autora do Texto 2 

A) a arte é uma busca incessante da beleza e do rigor formal. 

B) as questões sociais são fundamentais para o pensamento de um escritor.

C) a literatura deve evitar os temas políticos e sociais. 

D) a arte está sempre comprometida com os aspectos transcendentes do homem.


PUC RJ 2021 - QUESTÃO 05
O gênero textual utilizado por Clarice Lispector no Texto 2 é a crônica. Uma de suas características é 

A) a utilização de uma linguagem coloquial.

B) a busca de um tom grandiloquente. 

C) a preferência pela narrativa longa. 

D) a valorização da figura do herói.


PUC RJ 2021 - QUESTÃO 06
Observe a seguinte passagem do Texto 2:

[O problema de justiça é em mim um sentimento tão óbvio e tão básico que não consigo me surpreender com ele] 
– e, sem me surpreender, não consigo escrever. 

O sentido do trecho entre colchetes está preservado em

A) Como o problema de justiça é em mim um sentimento tão óbvio e tão básico, não consigo me surpreender com ele – e, sem me surpreender, não consigo escrever.

B) Ainda que o problema de justiça seja em mim um sentimento tão óbvio e tão básico, não consigo me surpreender com ele – e, sem me surpreender, não consigo escrever. 

C) À medida que o problema de justiça é em mim um sentimento tão óbvio e tão básico, não consigo me surpreender com ele – e, sem me surpreender, não consigo escrever. 

D) Desde que o problema de justiça seja em mim um sentimento tão óbvio e tão básico, não consigo me surpreender com ele – e, sem me surpreender, não consigo escrever.


TEXTO 3

Ao se debruçar sobre o estudo da sociedade industrial do século XIX, Émile Durkheim percebeu a importância de se compreender os fatores que explicariam a organização social, isto é, compreender o que garantia a vida em sociedade e uma ligação (maior ou menor) entre os homens. Chegou à conclusão de que os laços que prenderiam os indivíduos uns aos outros nas mais diferentes sociedades seriam dados pela solidariedade social, sem a qual não haveria uma vida social. 

Mas o que seria a solidariedade social? Para compreendê-la é preciso levar em consideração as ideias de consciência coletiva (ou comum) e consciência individual, também estudadas por esse autor. Cada um de nós teria uma consciência própria (individual) a qual teria características peculiares e, por meio dela, tomaríamos nossas decisões e faríamos escolhas no dia a dia. A consciência individual estaria ligada, de certo modo, à nossa personalidade. Mas a sociedade não seria composta pela simples soma de homens, isto é, de suas consciências individuais, mas sim pela presença de uma consciência coletiva (ou comum). A consciência individual sofreria a influência de uma consciência coletiva, a qual seria fruto da combinação das consciências individuais de todos os homens ao mesmo tempo. 

Para Durkheim, a consciência coletiva diria respeito aos valores daquele grupo em que se estaria inserido enquanto indivíduo, e seria transmitida pela vida social, de geração em geração por meio da educação, sendo decisiva para nossa vida social. A soma da consciência individual com a consciência coletiva formaria o ser social, o qual teria uma vida social entre os membros do grupo.

A solidariedade social, para Durkheim, se daria pela consciência coletiva, pois essa seria responsável pela coesão (ligação) entre as pessoas. Contudo, a solidez, o tamanho ou a intensidade dessa consciência coletiva é que iria medir a ligação entre os indivíduos, variando segundo o modelo de organização social de cada sociedade. 
Texto Adaptado de RIBEIRO, Paulo Silvino. "Émile Durkheim: os
tipos de solidariedade social"; Brasil Escola. Disponível em: 
<https://brasilescola.uol.com.br/sociologia/Emile-durkheim
-os-tipos-solidariedade-social.htm>. Acesso em: 17 ago. 2020.

PUC RJ 2021 - QUESTÃO 07
Com base no Texto 3, é correto afirmar que, a partir de seu estudo sobre a sociedade industrial do século XIX, Durkheim 

A) buscou influenciar a compreensão da sociedade da época acerca de suas relações intrínsecas. 

B) procurou identificar os fatores desagregadores da vida em sociedade. 

C) compreendeu a importância de identificar fatores homogeneizantes nas estruturas sociais. 

D) observou a relevância de se entender o que assegurava a vida em sociedade.


PUC RJ 2021 - QUESTÃO 08
Empregando as formas verbais no futuro do pretérito (teriatomaríamosseriam dadosestaria ligada etc.), o autor do Texto 3 

A) sinaliza uma antecipação para que o interlocutor se surpreenda com os argumentos de Durkheim apresentados ao longo do texto. 

B) acentua a validade das informações apresentadas no texto, uma vez que estão baseadas em estudo de um sociólogo. 

C) introduz as ideias de Durkheim, reconhecendo-lhe legitimidade, sem, no entanto, responsabilizar-se diretamente por elas.

D) revela o caráter hipotético de suas próprias ideias, opondo-se à argumentação desenvolvida nos estudos Durkheim.


PUC RJ 2021 - QUESTÃO 09
Com base no Texto 3, avalie as seguintes afirmações: 

I - Segundo Durkheim, a solidariedade social é fundamental para que haja vida social, por ser ela que estabelece a ligação entre os indivíduos nas mais diversas sociedades. 

II - De acordo com Durkheim, a consciência individual está relacionada à personalidade de cada indivíduo e se constitui como o principal fator para que a solidariedade social seja estabelecida. 

III - Para Durkheim, a educação é o meio pelo qual a consciência coletiva é transmitida para os indivíduos de geração em geração. 

IV - Segundo Durkheim, a consciência coletiva engloba os valores do grupo no qual o indivíduo está inserido e dela decorre a solidariedade social. 

Estão corretas: 

A) I, III e IV, apenas.
B) I, II e IV, apenas. 
C) II e III, apenas. 
D) I, II, III e IV.


PUC RJ 2021 - QUESTÃO 10
Os parênteses podem ser usados com diferentes propósitos informacionais e argumentativos nos textos. Considerando os trechos a seguir, transcritos dos Textos 2 e 3, a finalidade da informação parentética está correta em 

A) Hoje, de repente, como num verdadeiro achado, minha tolerância para com os outros sobrou um pouco para mim também (por quanto tempo?). [Texto 2] – finalidade: buscar o envolvimento do leitor do texto

B) Por exemplo, minha tolerância em relação a mim, como pessoa que escreve, é perdoar eu não saber como me aproximar de um modo “literário” (isto é, transformado na veemência da arte) da “coisa social”. [Texto 2] – finalidade: esclarecer o sentido com que um termo foi usado no texto

C) Ao se debruçar sobre o estudo da sociedade industrial do século XIX, Émile Durkheim percebeu a importância de se compreender os fatores que explicariam a organização social, isto é, compreender o que garantia a vida em sociedade e uma ligação (maior ou menor) entre os homens. [Texto 3] – finalidade: incorporar umaavaliação do enunciador ao texto

D) A solidariedade social, para Durkheim, se daria pela consciência coletiva, pois essa seria responsável pela coesão (ligação) entre as pessoas. [Texto 3] – finalidade: apresentar a nomenclatura específica da área de pesquisa


INGLÊS

What makes people stop caring?
 
The death of an individual can have a powerful effect on our emotions, but as numbers rise so does our indifference. Why? 

“If I look at the mass I will never act. If I look at the one, I will." These are the words of a woman whose acts of charity and kindness earned her sainthood – Mother Teresa. 

They exemplify one of the most baffling aspects of the human response to the plight of others. While most of us will see a single death as a tragedy, we can struggle to have the same response to large-scale loss of life. Too often, the deaths of many simply become a statistic. 

The millions of lives lost in natural disasters, wars or to famine, for example, grow too large to fathom. Each death is a tragedy played out on an individual level, with a family left shocked and bereaved. But as we zoom out, can anyone really wrap their head around such large numbers? (…) Our inability to comprehend the suffering that such numbers entail can harm the way we respond to such tragedies. This might be due, in part, to a psychological phenomenon known as psychic numbing, the idea that “the more people die, the less we care”.

“The fast, intuitive gut feeling is miraculous in many ways, but it has some flaws,” says Paul Slovic, a psychologist at the University of Oregon who has been studying psychic numbing for decades. “If we’re talking about lives, one life is tremendously important and valuable and we’ll do anything to protect that life, save that life, rescue that person. But as the numbers increase, our feelings don’t commensurately increase as well.”

In fact, Slovic’s research suggests that as statistical numbers associated with a tragedy get larger and larger, we become desensitised and have less of an emotional response to them. This in turn leaves us less likely to take the kind of action needed to stop genocides, send aid after natural disasters or pass legislation to fight global warming. 

In a series of studies in Sweden in 2014, Slovic and his colleagues demonstrated that we not only become numb to the significance of increasing numbers, but our compassion can actually fade or collapse overall as numbers increase. 

Participants were presented with either a picture of a poor child or a picture of two poor children and asked about their willingness to donate. Rather than feel twice as sad and twice as willing to help, people donated less when they saw two children instead of one. Slovic says that’s because an individual is the easiest unit for humans to understand and empathise with. 

“If you see one child, you can focus on the child,” he says. “You can think about who they are and how they are like your own child. You can concentrate more deeply on one person than two. [With two] your attention starts to lessen and so do your feelings. And our feelings are what drive our behaviour.”
Available at: <https://www.bbc.com/future/article/20200630
-what-makes-people-stop-caring>. Retrieved on August 1, 2020. Adapted;

PUC RJ 2021 - QUESTÃO 11
The communicative intention of the article is to 

A) list several natural disasters that have been affecting mankind lately. 

B) reveal how most human beings react to their own personal tragedies. 

C) present some scientific data that help explain human being’s lack of empathy.

D) criticize people who do not take action against genocides and global warming.


PUC RJ 2021 - QUESTÃO 12
In the fragment “While most of us will see a single death as a tragedy, we can struggle to have the same response to large-scale loss of life.” (paragraph 3), “while” can be replaced, without change in meaning, by

A) whenever 
B) even though 
C) because 
D) in case


PUC RJ 2021 - QUESTÃO 13
In the fragment “This might be due, in part, to a psychological phenomenon known as psychic numbing” (paragraph 4), “might be due” expresses a(n)

A) certainty 
B) obligation 
C) hypothesis 
D) future prediction


PUC RJ 2021 - QUESTÃO 14
According to Paul Slovic’s research, people

A) often fail to respond to large-scale human suffering.

B) will always try hard to prevent tragic events and save lives. 

C) donate more when the children in need are similar to their own kids. 

D) get more sensitive when the statistical numbers associated with a tragedy increase.


PUC RJ 2021 - QUESTÃO 15
According to the experiment described in paragraphs 8 and 9, the more children in need the participants saw in a picture, 

A) the more emotional they felt. 

B) the sadder they became. 

C) the more they donated. 

D) the less they donated.


ESPANHOL

ESTUDIO EXPLICA EL MECANISMO CEREBRAL QUE DETERMINA LA SOLIDARIDAD

La Navidad no es igual para todos. Mientras algunos se desviven por comprar los mejores regalos, esperando recibir de vuelta igual calidad, otros se preocupan de organizar cenas para quienes no tienen recursos o de reunir regalos para niños sin hogar. ¿Qué explica tan diferentes comportamientos? 

La respuesta no está en su buen o mal "corazón", como podría pensarse. Y los rasgos propios de la personalidad, adquiridos en la familia, tampoco serían la única explicación, pues existen mecanismos cerebrales que regularían ese comportamiento. 

Es lo que establece una investigación realizada por Masahiko Haruno, de la Universidad de Tamagawa, Japón, y Christopher D. Frith, del University College de Londres, quienes escanearon el cerebro de 25 personas prosociales y de 14 individualistas, mientras participaban en una prueba en la que se les entregaba una cantidad de dinero que debían repartir entre ellos y una persona hipotética. El grupo prosocial se mostró más proclive a dividir el dinero, mientras que el grupo individualista se mostró en contra de las distribuciones y se quedaron con la mayoría de él. 

En ese simple, pero revelador ejercicio, los investigadores apreciaron que cuando se dieron a conocer los resultados de la distribución injusta de dinero, aquellos con una personalidad más solidaria presentaron mayor actividad en la amígdala cerebral, lo que no se detectó en los individualistas. "Y cuanto más les disgustaba la división, se apreciaba mayor movimiento en esta región", indica Frith. 

Los investigadores se dieron cuenta, además, de que los sujetos no mostraron diferencias en la actividad de su corteza prefrontal, hasta ahora vinculada a estas diferencias de personalidad. 

Archibaldo Donoso, neurólogo del Hospital Clínico de la Universidad de Chile, explica que la amígdala forma parte del sistema que controla las emociones, tales como el miedo y agresividad, según han constatado otros estudios. 

Las diferencias entre las personas egocéntricas y las personas generosas, dice Donoso, muestran cómo el funcionamiento cerebral influye en nuestro comportamiento. "Estos estudios permiten conocer que las emociones tienen un gran componente biológico. Antes se pensaba que eran dos áreas distintas, pero hoy se sabe que están relacionadas, por lo mismo, los siquiatras utilizan fármacos que influyen en el metabolismo de las neuronas, lo que modifica la conducta de las personas, pues químicamente es posible cambiar el modo de reaccionar de un sujeto", aclara. 

Los resultados del estudio concuerdan con el realizado anteriormente por Carolyn Declerck, neuróloga de la Universidad de Amberes, Bélgica, que muestran que la solidaridad estaría motivada por una reacción automática de la moral. "Hasta ahora, todos nuestros experimentos de comportamiento con resonancia magnética confirman que las personas sociales están intrínsecamente motivadas a cooperar", es decir, actúan desde sus cerebros. 
Texto adaptado, de Paulina Sepúlveda, publicado en La Tercera, el 22/12/2009.

PUC RJ 2021 - QUESTÃO 11
El artículo trata sobre 

A) los mecanismos cerebrales que pueden determinar el modo como la gente gasta su dinero. 

B) la estrecha relación entre la actividad de la amígdala cerebral y las acciones de solidaridad.

C) los rasgos de personalidad, adquiridos en familia, que caracterizan las personas solidarias. 

D) la comprobación de que el funcionamiento cerebral señala las personas de buen o mal corazón. 


PUC RJ 2021 - QUESTÃO 12
En “…tampoco serían la única explicación …” (párrafo 2), el término subrayado expresa 

A) negación. 
B) tiempo. 
C) afirmación. 
D) duda.


PUC RJ 2021 - QUESTÃO 13
El pronombre les en “… en una prueba en la que se les entregaba una cantidad de dinero …” (párrafo 3) se refiere a

A) las personas individualistas solamente. 
B) los investigadores que realizaron el estudio. 
C) los individualistas y a los prosociales.
D) las personas hipotéticas de la investigación. 


PUC RJ 2021 - QUESTÃO 14
En el fragmento “El grupo prosocial se mostró más proclive a dividir el dinero…” (párrafo 3), el adjetivo “proclive” tiene la significación de 

A) disgustado. 
B) enojado. 
C) inclinado.
D) desconfiado.


PUC RJ 2021 - QUESTÃO 15
De acuerdo con los neurólogos mencionados en el texto, 

A) los fármacos siquiátricos no influyen en las emociones y en la conducta de las personas. 

B) las diferencias de personalidad están definitivamente relacionadas a la corteza prefrontal. 

C) las pruebas indican que –químicamente– es imposible cambiar las reacciones de una persona. 

D) los estudios plantean que el ejercicio de la solidaridad tiene un gran componente biológico.


COMENTÁRIOS

Nome

administração,9,administração financeira,1,administração orçamentária,1,administração pública,2,ads,39306,advogado,1,agricultura,1,agronomia,8,alberteinstein,26,alfabeto,5,amrigs,3,anasem,1,anatomia,2,aocp,142,arquitetura,1,arquitetura e urbanismo,6,arquivologia,1,arte,10,artes visucais,2,assistente social,2,atividade,288,atividade biologia,8,atividade ciências,68,atividade de português,57,atividade espanhol,17,atividade filosofia,5,atividade física,8,atividade fundamental,209,atividade geografia,6,atividade história,84,atividade inglês,2,atividade literatura,3,atividade matemática,27,atividade quimica,7,atividade sociologia,3,auditor fiscal,1,auditoria,1,autoajuda,1,auxiliar administrativo,3,auxiliar judiciário,1,bem-estar,13,biblioteconomia,4,biografia,1,biologia,65,biomedicina,11,bioquimica,1,blogger,3,bncc,12,bolsafamilia,1,braille,1,callfrom,1,carnaval,2,cecierj,5,cederj,5,cefetba,40,cefetmg,35,celebridades,1,celpebras,1,cesgranrio,52,cfc,13,ciência da computação,1,ciencias,85,ciências biológicas,1,ciências contábeis,21,ciências da saúde,1,ciências econômicas,5,ciências sociais,4,claudiogaleno,1,colunas,11,comercio exterior,1,computação,5,comunicação social,1,concurso,458,conhecimento específico,3,conscam,45,conta pra mim,41,contabilidade,13,contabilidade avançada,1,contabilidade de custos,1,contabilidade pública,10,contabilidadedecustos,1,contador,5,coronavirus,8,criminologia,1,cultura,30,curiosidade,5,datas comemorativas,25,declaracoes,6,desenhos,449,design,6,design de interiores,1,design de moda,1,design grafico,1,destaque,4,detran,2,devry,1,dietética,2,direito,160,direito administrativo,36,direito ambiental,2,direito civil,29,direito constitucional,36,direito do trabalho,27,direito eleitoral,1,direito empresarial,28,direito financeiro,1,direito penal,30,direito processual civil,1,direito processual do trabalho,1,direito processual penal,2,direito tributário,34,direitoadministrativo,2,direitocivil,3,direitos humanos,1,duvidas,5,economia,3,educação,55,educação física,19,educação infantil,347,eleicoes,1,enade,385,enare,1,encceja,44,enem,96,enfermagem,20,engenharia,4,engenharia ambiental,3,engenharia civil,4,engenharia da computação,4,engenharia de alimentos,3,engenharia de controle e automação,2,engenharia de produção,4,engenharia eletrica,3,engenharia florestal,3,engenharia mecanica,3,engenharia quimica,3,ensino fundamental,350,escola,1,espanhol,40,espcex,36,especial,1,espm,7,esportes,1,estatística,2,exame nacional,3,explicacao,48,facid,1,faculdade,30,faculdade dinamica,2,fadip,1,fagoc,2,famema,30,famerp,14,farmacia,12,fasa,9,faseh,1,fatec,29,fcc,107,fdsbc,4,fei,19,fgv,32,filosofia,25,fiscal de obras e posturas,1,fisica,66,física,1,fisioterapia,11,fmabc,5,fmo,2,fonoaudiologia,10,formação geral,8,formula1,1,fps,35,frances,7,frases,1,fuvest,24,gabaritos,35,gastronomia,2,geografia,77,gestao ambiental,3,gestão comercial,2,gestao de qualidade,1,gestao de recursos humanos,3,gestão financeira,3,gestao hospitalar,4,gestão pública,1,habilidades bncc,76,historia,177,ibade,5,ifba,1,ifce,12,iff,1,ifmg,3,ifmt,135,ifnmg,1,ifpe,66,ifpi,12,ifsul,67,ifto,12,imagens,96,ime,68,informatica,11,inglês,60,insper,52,instituto acesso,138,ita,22,jornalismo,16,legislação,10,legislação penal,1,legislação tributária municipal,13,lendas,23,letras,2,libras,2,liceu piauiense,1,literatura,23,lixo,12,logística,2,loja,3,mackenzie,28,marketing,3,matematica,123,matemática financeira,1,medicina,96,medicina legal,2,medicina veterinaria,11,meliuz,1,mtc,1,musica,4,música,1,natal,2,necropsia,1,normal superior,1,noticias,116,nubank,4,nutrição,15,o que e,3,oab,215,obmep,10,odontologia,12,outros,75,pedagogia,7,piaui,1,pnaic,10,portugues,160,praticapsi,14,priuni,1,processos gerenciais,3,procurador,1,professor,18,pronatec,3,prouni,5,provas,1415,provas access,1,provas agirh,8,provas albert einstein,9,provas ameosc,2,provas amrigs,3,provas avança sp,5,provas cecierj,2,provas cefetmg,35,provas cfc,12,provas concurso,282,provas da univesp,2,provas enade,384,provas enare,1,provas encceja,35,provas enem,36,provas espcex,11,provas espm,4,provas famema,17,provas famerp,10,provas faseh,1,provas fatec,23,provas fdsbc,2,provas fei,2,provas fepese,17,provas fgv,11,provas fmabc,3,provas fmj,2,provas fmp,1,provas fundatec,4,provas fuvest,14,provas iades,2,provas ibest,1,provas ibfc,7,provas ieses,3,provas ifba,1,provas ifce,2,provas ifmg,3,provas ifmt,1,provas ifnmg,1,provas ifpi,13,provas ifsul,9,provas ifto,8,provas ime,1,provas ita,12,provas mackenzie,18,provas mestrado,1,provas mpe-go,1,provas nível fundamental,2,provas nível médio,25,provas nível superior,157,provas oab,216,provas puc,9,provas pucgo,2,provas pucrj,4,provas quadrix,2,provas reis&reis,1,provas residencia,51,provas revalida,9,provas santa casa,9,provas ucpel,2,provas uece,16,provas ueg,8,provas uel,5,provas uem,3,provas uema,5,provas uenp,1,provas uepg,1,provas uerj,2,provas uesb,1,provas ufac,5,provas ufgd,9,provas ufpel,1,provas ufpr,1,provas ufrgs,1,provas ufu,1,provas unemat,1,provas unesc,7,provas unesp,9,provas unicamp,11,provas unicentro,1,provas unicesumar,7,provas uniceub,2,provas unichristus,5,provas unifenas,6,provas unifesp,22,provas unifor,7,provas unioeste,3,provas unip,3,provas unirg,9,provas unirv,3,provas unisc,2,provas unitins,4,provas upe,17,provas uri,1,provas usp,52,provas vestibular,469,provas vunesp,1,psicologia,37,publicidade e propaganda,4,publieditorial,2,puc-go,4,puc-pr,2,puc-rs,106,puc-sp,69,pucrj,1,questão agirh,34,questão alemao,8,questão análise e desenvolvimento de sistemas,25,questão analista em tecnologia da informação,30,questão anasem,60,questão arquitetura e urbanismo,151,questão atualidades,50,questão automação industrial,26,questão auxiliar judiciário,48,questão avmoreira,59,questão cecierj,64,questão cederj,128,questão cespe,221,questão comercio exterior,54,questão computação,136,questão comunicação social,24,questão construção de edifícios,27,questão consulplan,20,questão consultor do tesouro estadual,39,questão coronavirus,25,questão cremern,27,questão crespe,659,questão da access,40,questão da agirh,60,questão da albert einstein,507,questão da ameosc,40,questão da amrigs,181,questão da aocp,50,questão da avança sp,110,questão da cebraspe,60,questão da cesgranrio,282,questão da espcex,796,questão da espm,80,questão da famema,521,questão da famerp,230,questão da fasa,102,questão da fatec,1307,questão da fau,96,questão da fcc,460,questão da fepese,489,questão da fgv,2841,questão da fmabc,170,questão da fmp,60,questão da fundatec,60,questão da fuvest,1255,questão da mpe-go,50,questão da oab,3663,questão da obmep,326,questão da puc-pr,103,questão da puc-rj,81,questão da puc-sp,243,questão da santa casa,581,questão da ucpel,64,questão da uece,1134,questão da ueg,380,questão da uel,453,questão da uema,352,questão da uemg,115,questão da uenp,65,questão da uerj,140,questão da ufac,209,questão da ufgd,476,questão da ufpel,106,questão da ufrgs,25,questão da unesc,68,questão da unesp,1061,questão da unicamp,813,questão da unicentro,256,questão da unicesumar,223,questão da uniceub,108,questão da unichristus,381,questão da unifenas,299,questão da unifesp,900,questão da unifor,453,questão da unioeste,164,questão da unip,149,questão da unirg,473,questão da unirv,181,questão da unisc,88,questão da unitins,209,questão da usp,1304,questão da vunesp,60,questão de administração,228,questão de administração financeira,6,questão de administração financeira e orçamentária,7,questão de administração orçamentária,6,questão de administração pública,88,questão de agronomia,179,questão de análise das demonstrações contábeis,2,questão de análise de dados,17,questão de anatomia,20,questão de arte,70,questão de artes,83,questão de artes visuais,55,questão de auditoria,25,questão de auditoria governamental,7,questão de biblioteconomia,39,questão de biologia,1652,questão de biomedicina,269,questão de braille,10,questão de ciências,765,questão de ciências biológicas,74,questão de ciências contábeis,196,questão de ciências da computação,127,questão de ciências da saúde,20,questão de ciências econômicas,200,questão de ciências humanas,219,questão de ciências naturais,249,questão de ciências sociais,123,questão de cirurgia cardiovascular,30,questão de código de defesa do consumidor,10,questão de computação,57,questão de concurso,9714,questão de conhecimento geral,15,questão de contabilidade,499,questão de contabilidade do setor publico,5,questão de controle externo,6,questão de criminologia,5,questão de defesa do consumidor,10,questão de design,116,questão de design de interiores,27,questão de design de moda,80,questão de dietética,40,questão de direito,3783,questão de direito administrativo,317,questão de direito administrativo e constitucional,10,questão de direito ambiental,21,questão de direito civil,233,questão de direito constitucional,289,questão de direito da criança e do adolescente,5,questão de direito da pessoa com deficiência,3,questão de direito do consumidor,5,questão de direito do trabalho,150,questão de direito eleitoral,7,questão de direito empresarial,168,questão de direito financeiro,28,questão de direito penal,227,questão de direito penal militar,6,questão de direito previdenciario,10,questão de direito processual civil,85,questão de direito processual do trabalho,15,questão de direito processual penal,81,questão de direito tributário,246,questão de direito urbanistico,8,questão de direitos humanos,4,questão de economia do setor público,4,questão de educação física,329,questão de enfermagem,322,questão de engenharia civil,115,questão de engenharia da computação,137,questão de engenharia de produção,92,questão de escriturário,10,questão de espanhol,915,questão de estatistica,55,questão de ética e legislação,4,questão de farmácia,317,questão de filosofia,428,questão de finanças públicas,9,questão de física,2113,questão de física médica,55,questão de fisioterapia,284,questão de fonoaudiologia,230,questão de frances,178,questão de geografia,1744,questão de gestão ambiental,92,questão de gestão de recursos humanos,67,questão de gestão financeira,108,questão de gestão hospitalar,108,questão de governança e gestão,40,questão de história,2275,questão de informática,214,questão de inglês,1867,questão de jornalismo,252,questão de legislação,338,questão de legislação estadual e institucional,8,questão de legislação penal,15,questão de legislação tributária,23,questão de licenciatura,57,questão de literatura,420,questão de literatura brasileira,20,questão de marketing,113,questão de matemática,4455,questão de matemática financeira,10,questão de medicina,2715,questão de medicina legal,25,questão de medicina veterinária,271,questão de modelagens e processo,10,questão de música,58,questão de necropsia,20,questão de neurologia pediátrica,30,questão de nutrição,381,questão de odontologia,233,questão de pedagogia,114,questão de planejamento de carreira e sucesso profissional,27,questão de planejamento e orçamento público,30,questão de português,5281,questão de princípios gerenciais de gorretagem,10,questão de processo legislativo,5,questão de processos gerenciais,74,questão de psicologia,447,questão de publicidade e propaganda,108,questão de química,1923,questão de raciocínio lógico,233,questão de radiologia,153,questão de redação,2,questão de relações internacionais,102,questão de saúde pública,75,questão de secretariado executivo,134,questão de segurança pública,5,questão de servico social,155,questão de serviço social,113,questão de sistema normativo anticorrupção,5,questão de sistemas de informação,56,questão de sociologia,239,questão de teatro,48,questão de tecnologia em agroindustria,25,questão de tecnologia em agronegocio,109,questão de tecnologia em análise e desenvolvimento de sistemas,30,questão de tecnologia em análise e desenvolvimentos,24,questão de tecnologia em estética e cosmética,29,questão de tecnologia em gestão e tecnologia da informação,30,questão de tecnologia em redes de computadores,83,questão de terapia ocupacional,204,questão de turismo,110,questão de vestibular,29886,questão de zootecnia,132,questão design de interiores,26,questão design gráfico,52,questão detran,96,questão do cefetmg,1816,questão do cfc,592,questão do enade,8417,questão do enare,50,questão do encceja,1110,questão do enem,3547,questão do ibfc,100,questão do ifba,62,questão do iff,53,questão do ifnmg,26,questão do ifpi,1167,questão do ime,40,questão do ita,554,questão do liceu piauiense,30,questão do mackenzie,1526,questão do revalida,791,questão economia empresarial,29,questão engenharia,72,questão engenharia ambiental,82,questão engenharia civil,27,questão engenharia de alimentos,73,questão engenharia de controle e automacao,73,questão engenharia eletrica,73,questão engenharia florestal,82,questão engenharia mecânica,72,questão engenharia quimica,44,questão espm,239,questão faculdade dinamica,108,questão fadip,54,questão fagoc,50,questão famerp,700,questão faseh,60,questão fdsbc,100,questão fei,210,questão fiscal,40,questão fmj,120,questão fmo,90,questão funcern,240,questão fundatec,149,questão gastronomia,53,questão gestao comercial,53,questão gestão da produção,27,questão gestão de qualidade,54,questão gestão pública,53,questão iades,60,questão iave,89,questão ibade,107,questão ibest,40,questão ibfc,320,questão idib,40,questão ieses,190,questão ifce,90,questão ifmg,126,questão ifmt,110,questão ifsul,357,questão ifto,361,questão italiano,8,questão letras,65,questão lógica,5,questão logística,54,questão máxima,50,questão modelagem de processos,11,questão multidisciplinar,68,questão nucepe,46,questão objetiva,20,questão obras e postura,28,questão princípios gerenciais de corretagem,15,questão processo do trabalho,10,questão processo tributario,15,questão pucgo,186,questão pucrj,70,questão quadrix,120,questão slmandic,70,questão técnico agrícola,15,questão técnico de laboratório,10,questão tecnologia em alimentos,27,questão tecnologia em manutenção industrial,27,questão tecnologia em saneamento ambiental,25,questão tecnologia estética e cosmetica,28,questão tecnologia seguranca do trabalho,56,questão tecnólogo de ti,30,questão teologia,54,questão ucb,106,questão udesc,106,questão uem,186,questão uepg,134,questão uesb,60,questão uespi,127,questão ufgd,187,questão ufpe,50,questão ufpr,70,questão ufsc,116,questão ufu,94,questão unemat,77,questão unifaminas,54,questão unifenas,128,questão unifil,29,questão unimontes,3,questão uninassau,90,questão unioeste,81,questão univesp,114,questão upe,1104,questão uri,84,questão urologia,15,questão web design,40,questões,60865,quimica,67,raciocínio lógico,7,radiologia,6,redacao,165,reflexão em texto,8,relações internacionais,4,religiao,5,resumo,5,revalida,11,rhinsight,8,saeb,2,santacasa,92,saude publica,2,secretariado executivo,5,seguranca do trabalho,2,serviço social,10,sesc,1,sexto ano,1,silabas,18,simulado,2,sistemas de informação,1,sisu,2,slmandic,2,sociologia,14,teatro,2,técnico agrícola,1,tecnologia em agroindustria,2,tecnologia em agronegocio,4,tecnologia em alimentos,1,tecnologia em gestão ambiental,2,tecnologia em gestão hospitalar,1,teologia,1,terapia ocupacional,7,textos,45,textos paradidáticos,1,trechos,1,turismo,6,uber,1,ucb,10,udesc,14,uece,50,ueg,8,uel,25,uem,3,uema,11,uemg,13,uepg,4,uerj,73,uespi,3,ufam,3,ufc,2,ufes,2,uffs,4,ufg,1,ufgd,71,ufma,1,ufmg,1,ufpa,1,ufpi,2,ufpr,1,ufrgs,2,ufrn,2,ufsc,5,ufscar,1,uftm,188,unb,1,unemat,2,unesp,21,unicamp,22,unicentro,15,unicesumar,5,uniceub,4,unichristus,14,unifaminas,1,unifenas,8,unifesp,41,unifor,12,uninassau,3,uninove,1,unioeste,6,unip,3,unirg,13,unirv,3,unitins,6,univesp,2,upe,23,urbanismo,1,usp,54,vestibular,942,videos,5,vivo,1,vunesp,1,zootecnia,7,
ltr
item
INDAGAÇÃO: Prova PUC RJ 2021 com Gabarito
Prova PUC RJ 2021 com Gabarito
Prova PUC RJ 2021 com Gabarito. Questão e respostas das questões da prova.
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjoQIDc1iMv10CYtunHaUgMwDOQ4zIhMywihhyrSRwi6HokZxJLIhAH-Mug-GRE1zNQJ_auQ9hJIkuXJ80kG_iAv5bLUioiWtCCbwtssKLSWPV2qWtf_72Tt4IMXoMp95cvcnTY11tQjGU/s16000/pucrj-logotipo-indagacao.jpg
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjoQIDc1iMv10CYtunHaUgMwDOQ4zIhMywihhyrSRwi6HokZxJLIhAH-Mug-GRE1zNQJ_auQ9hJIkuXJ80kG_iAv5bLUioiWtCCbwtssKLSWPV2qWtf_72Tt4IMXoMp95cvcnTY11tQjGU/s72-c/pucrj-logotipo-indagacao.jpg
INDAGAÇÃO
https://www.indagacao.com.br/2023/04/prova-puc-rj-2021-com-gabarito.html
https://www.indagacao.com.br/
https://www.indagacao.com.br/
https://www.indagacao.com.br/2023/04/prova-puc-rj-2021-com-gabarito.html
true
3110492279122331237
UTF-8
Todas as Postagens Não foram encontradas postagens VEJA TODOS Leia Mais Resposta Cancelar resposta Deletar Por Home PAGINAS POSTS Veja todos RECOMENDADOS PARA VOCÊ Tudo Sobre ARQUIVOS BUSCAR TODOS OS POSTS Nenhuma postagem foi encontrada Voltar para Home Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sab Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Maio Jun Jul Ago Sep Out Nov Dez Agora mesmo 1 minuto atrás $$1$$ minutos agora 1 hora atrás $$1$$ horas atrás Ontem $$1$$ dias atrás $$1$$ semanas atrás mais de 5 semanas atrás Seguidores Seguir CONTEÚDO PREMIUM BLOQUEADO PASSO 1: Compartilhar em uma rede social PASSO 2: Clique no link na sua rede social Copiar todo o código Selecionar todo o código Todos os códigos foram copiados Não é possível copiar os códigos / textos, pressione [CTRL] + [C] para copiar Tabela de conteúdo