Com base no texto 1 e na variedade padrão da língua escrita, indique se as afirmativas abaixo são verdadeiras

Com base no texto 1 e na variedade padrão da língua escrita, indique se as afirmativas abaixo são verdadeiras

Texto 1

Antropoceno: a era do colapso ambiental

O Homo sapiens surgiu e se espalhou pelo mundo no período geológico do  Pleistoceno, mas foi no Holoceno que a civilização floresceu e a espécie humana se tornou  uma força onipresente no território global. A população mundial era de cerca de 5 milhões de  habitantes no início do período Holoceno, há cerca de 12 mil anos. A estabilidade climática  do Holoceno propiciou o desenvolvimento econômico e social, e o ser humano expandiu as  atividades agrícolas e a domesticação dos animais, construiu cidades e montou uma  máquina de produção e consumo de bens e serviços jamais vista nos 4,5 bilhões de anos da  Terra.

O crescimento da população e da produção foi de tal ordem que o Prêmio Nobel de  Química (1995) Paul Crutzen, avaliando o grau do impacto destruidor das atividades  humanas sobre a natureza, afirmou que o mundo entrou em uma nova era geológica, a do  Antropoceno, que significa época da dominação humana. Representa um novo período da  história do planeta, em que o ser humano se tornou a força impulsionadora da degradação  ambiental e o vetor de ações que são catalisadoras de uma provável catástrofe ecológica.

A Terra entrou em uma espiral da morte. A sexta extinção em massa das espécies e  a crise climática são as ameaças mais urgentes do nosso tempo. E o prazo para reverter  essa espiral da morte está se esgotando. Será necessária uma ação radical para salvar a vida no planeta. O progresso demoeconômico tem gerado externalidades negativas para o  meio ambiente.

Em 250 anos, a economia global cresceu 135 vezes, a população mundial cresceu  9,2 vezes e a renda per capita cresceu 15 vezes. Esse crescimento demoeconômico foi  maior do que o de todo o período dos 200 mil anos anteriores, desde o surgimento do Homo  sapiens. Mas todo o crescimento e enriquecimento humano ocorreu às custas do  encolhimento e empobrecimento do meio ambiente.

Portanto, o avanço do progresso humano tem seus limites no processo de  empobrecimento do meio ambiente. A ideia utópica de uma harmonia entre o crescimento da   população e o desenvolvimento está se transformando em uma distopia, pois o desenvolvimento sustentável virou um oximoro. Na história e na natureza, não é incomum a  plenitude e a morte coincidirem no tempo. Assim, também não é despropositado supor que o  Antropoceno – época da dominação antrópica – possa ser também o começo do fim da era  humana.
ALVES, José Eustáquio Diniz. Centro de Estudos Estratégicos da Fiocruz. Disponível em: https://cee.fiocruz.br/?q=node/1106. 
[Adaptado]. Acesso em: 18 jan. 2023. 

UFSC 2023 - QUESTÃO 05
Com base no texto 1 e na variedade padrão da língua escrita, indique se as afirmativas abaixo são verdadeiras (V) ou falsas (F) e assinale a alternativa com a sequência correta de cima para baixo.

( ) Por “o desenvolvimento sustentável virou um oximoro” (linhas 27 e 28) entende-se que há uma relação harmônica e convergente entre as ideias de “desenvolvimento” e “sustentável”. 

( ) Por “força onipresente” (linha 03) entende-se uma força que, de tempos em tempos, está presente em todos os lugares.  

( ) Em “A estabilidade climática do Holoceno propiciou o desenvolvimento econômico e social, e o ser humano expandiu [...]” (linhas 04 e 05), a vírgula é usada para separar orações coordenadas com sujeito distinto. 

( ) Em “o grau do impacto destruidor” (linha 10), “a força impulsionadora da degradação ambiental” (linhas 13 e 14) e “ações que são catalisadoras de uma provável catástrofe ecológica” (linha 14), as palavras sublinhadas estão funcionando como adjetivo. 

( ) Em “a domesticação dos animais” (linha 06), “A sexta extinção em massa” (linha 15), “o avanço do progresso humano” (linha 25) e “processo de empobrecimento do meio ambiente” (linhas 25 e 26), as palavras sublinhadas estão funcionando como substantivo. 

( ) Em “O Homo sapiens surgiu” (linha 01) e “o surgimento do Homo sapiens” (linhas 22 e 23), a forma verbal “surgiu” se alterou para o nome derivado “surgimento” e o termo Homo sapiens passou de sujeito a adjunto adnominal, respectivamente. 

A ( ) F – F – V – V – V – V 

B ( ) V – F – V – F – V – F 

C ( ) V – V – F – F – V – V 

D ( ) F – V – F – V – F – F 

E ( ) V – F – F – V – F – V 

QUESTÃO ANTERIOR:

GABARITO:
A ( ) F – F – V – V – V – V 

RESOLUÇÃO:
Não temos resolução para essa questão! Você sabe explicar? Copie o link dessa página e envie sua resolução clicando AQUI!

PRÓXIMA QUESTÃO:

QUESTÃO DISPONÍVEL EM:

COMENTÁRIOS

Todas as Postagens Não foram encontradas postagens VEJA TODOS Leia Mais Resposta Cancelar resposta Deletar Por Home PAGINAS POSTS Veja todos RECOMENDADOS PARA VOCÊ Tudo Sobre ARQUIVOS BUSCAR TODOS OS POSTS Nenhuma postagem foi encontrada Voltar para Home Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sab Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Maio Jun Jul Ago Sep Out Nov Dez Agora mesmo 1 minuto atrás $$1$$ minutos agora 1 hora atrás $$1$$ horas atrás Ontem $$1$$ dias atrás $$1$$ semanas atrás mais de 5 semanas atrás Seguidores Seguir CONTEÚDO PREMIUM BLOQUEADO PASSO 1: Compartilhar em uma rede social PASSO 2: Clique no link na sua rede social Copiar todo o código Selecionar todo o código Todos os códigos foram copiados Não é possível copiar os códigos / textos, pressione [CTRL] + [C] para copiar Tabela de conteúdo